relés e temporizadores

26
Funcionamento, características construtivas,aplicações e fabricantes. ização e normas/Equipamentos e materiais elétricos rson Patrick e Matheus Albuquerque B MG

Upload: matheus45

Post on 12-Jun-2015

10.621 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Apresentação sobre relés e temporizadoresDisciplina: Organização e normas/Equipamentos e materiais elétricos(ONEME)Professor: JosivaldoCefet mg2008

TRANSCRIPT

Page 1: Relés e temporizadores

Funcionamento, características construtivas,aplicações e fabricantes.

Organização e normas/Equipamentos e materiais elétricosWanderson Patrick e Matheus AlbuquerqueELE 1BCefet MG

Page 2: Relés e temporizadores

Relé é um dispositivo eletro-mecânico ou não, destinado a produzir alterações no circuito de saída quando certas condições nos circuitos de entrada dos quais ele sofre ação são preenchidas. A principal função do relé é a proteção do circuito sobre o qual ele atua.

As perturbações que acionam o relé são, geralmente:• Curtos-circuitos;• Sobrecargas;• Variação no nível de tensão;• Freqüência.

O relé tem sua construção baseada num contato metálico que se abre ou fecha sob a influência de campo eletromagnético induzido numa bobina em seu interior. Desse modo, quando os contatos da bobina do relé são percorridos por uma corrente elétrica ele atrai o contato metálico e abre ou fecha o contato, conforme o modelo de relé utilizado. Os relés que ligam circuitos quando percorridos por corrente elétrica são chamados de NA ou normalmente abertos, enquanto que os desligam circuitos quando percorridos por corrente são denominados NF ou normalmente fechados. Há ainda aqueles que alternam entre um e outro contato de modo que um fique ligado enquanto o outro está desligado, e vice-versa e por isso são chamados de comutadores.

Símbolo do relé

Page 3: Relés e temporizadores

Em relação à forma construtiva, os relés podem ser:• Fluidodinâmicos (utilizam líquidos como temporizador): Usado em subestações de

potência pelas concessionárias de energia elétrica;• Eletromagnéticos(constituídos de uma bobina envolvendo o núcleo magnético):

Usados em operação de disjuntores;• Eletrodinâmicos (formado por uma bobina móvel e uma fixa): Usado em proteção

de circuitos primários.• De indução ou secundário (formado por dois magnetos e um disco de indução

entre eles): Usado em instalações de médio e grande porte• Térmicos(atuam sobre sistemas de bobina em disjuntores): Usado em motores,

geradores,transformadores e similares• Eletrônicos(não têm peças móveis): Criados para substituírem os relés

eletromecânicos, são competitivos em quase todas as situações, excetuando-se pequenos sistemas

Page 4: Relés e temporizadores
Page 5: Relés e temporizadores

Modelos de relés vendidos comercialmente

Page 6: Relés e temporizadores

Pinagem de relé comutador

Page 7: Relés e temporizadores
Page 8: Relés e temporizadores

• O funcionamento dos relés de sobrecarga de atuação mecânica baseia-se no princípio da dilatação linear de dois materiais diferentes quando acoplados rigidamente.

Símbolos dos relés de sobrecarga

Page 9: Relés e temporizadores

• O material de maior coeficiente de dilatação é chamado de componente ativo, e o de menor coeficiente é chamado de componente passivo. A curvatura de um bimetal numa dada temperatura depende da diferença entre os dois coeficientes e tende sempre para o lado do material de menor coeficiente de dilatação.

Page 10: Relés e temporizadores

• Composto por duas hastes móveis ligados a uma alavanca móvel que quando chegar em “s”, o dispositivo de falta de fase desarmará o relé. Para uma mesma corrente de defeito, o tempo de desarme do relé é menor para sobrecarga bipolar do que tripolar.

Page 11: Relés e temporizadores

Relés de Impulso

Com Relés de Impulso é possível obter em média um economia de 25% nas instalações elétricas residenciais e prediais.

Substitui com vantagens os antigos interruptores tipo cruz (hotel) e a inserção de mais um interruptor no circuito é muito fácil.

Possibilidade simples e econômica de criar cenários de iluminação.

Economia Simplificação na instalação redução de custos

Flexibilidade Fácil aplicação ,aplicável em diversos setores

Segurança Circuito de comando em baixa tensão Separação do circuito de comando e força

Simplicidade Substituição de interruptores paralelos e intermediários Comando com fio reduzido Botões pulsadores com somente 2 fios

Page 12: Relés e temporizadores

Relé de desarme por falta de fase

UTILIZAÇÃOAparelho de grande eficácia contra proteção de tensão em instalações trifásicas. No caso de instalação com neutro, também será detectada a falta do mesmo. APLICAÇÃOSupervisiona operações de equipamentos com finalidades de levar segurança ao operador e aos equipamentos por ele protegido. Atua desligando seus contatos quando houver falta de qualquer uma das fases ou quando houver extrapolação da voltagem ajustada.

Page 13: Relés e temporizadores

Um temporizador (ou relé

temporizado) é um dispositivo capaz de medir o tempo a partir da energização ou desenergização do seu circuito, sendo um tipo de relógio especializado. Ele pode ser usado para controlar a seqüência de um evento ou processo. Temporizadores podem ser mecânicos, eletromecânicos, digitais, ou mesmo programas de computador, uma vez que os computadores contêm relógios.

Temporizadores analógicos de formatos diversos

Page 14: Relés e temporizadores

Um transitor unijunção, um diodo controlado de silício (SCR) e um relé formam a parte básica deste circuito de grande utilidade. Na parte frontal do relé existe um dial através do qual pode-se ajustar o tempo de funcionamento do mesmo. Passado o tempo ajustado, o relé de saída é ativado ou desativado, segundo sua função no circuito.

Um temporizador digital e o gráfico de ações dos seus relés

Page 15: Relés e temporizadores

• Retardo na energização: cria um intervalo entre a alimentação e a atuação do contato de saída;

• Retardo na desenergização: ao desenergizar, o contato de saída permanece ativo por um tempo determinado;

• Prolongador de impulso: fechando-se o comando, o relé de saída é acionado. Ao abrir o comando, o contato de saída permanece energizado por um tempo determinado;

• Cíclico: O contato de saída é ciclicamente acionado, sendo que os tempos ON e OF podem ser ajustados independentemente.

Temporizador cíclico

Page 16: Relés e temporizadores
Page 17: Relés e temporizadores

Com o Temporizador Digital Didziel 24h. mod. Mini Timer 503, você economiza energia elétrica racionalizando seu uso e diminuindo significativamente o valor de sua conta de energia.

O Mini Timer pode ser programado para ligar e desligar automaticamente qualquer tipo de equipamento de sua indústria, comércio ou residência. Mantém as programações na falta de energia elétrica.

Ele poderá ser instalado no seu quadro de luz junto aos disjuntores de distribuição de energia elétrica.

Aplicações:- bombas de piscinas- condicionamento de curiós e sabiás- aquecimento de estufas- vitrines- lâmpadas simulando presença- sistemas de alarmes

Page 18: Relés e temporizadores

Usando o Temporizador Digital MT 2001, você racionaliza o uso da energia elétrica, diminuindo os gastos com sua conta de energia.

O Temporizador Digital MT 2001 pode ser programado para ligar e desligar automaticamente qualquer tipo de equipamento de sua indústria , comércio ou residência.

 Você poderá usá-lo nas seguintes aplicações: - aquecedores elétricos - ar condicionado- aquecimento de estufas- bombas de piscinas- lâmpadas, fornos- sistemas de alarmes- vitrines- simulação de presença - granjas- sistema de irrigação - sistema de som- hidroponia

Page 19: Relés e temporizadores

Temporizador de 0 à 999 Seg. - Mod. CR902• Com 3 dígitos vermelhos de 0 à 999 segundos; • Relê - NA - NF – Comum;• Alimentação - 110 / 220 Volts ;• Ajustes de tempo para cima/para baixo, reset e start;• Contagem do tempo regressivo;Aplicações: • máquinas para gravação de fotolitos • máquinas para gravação de carimbos• para gravações de telas em silkscreen• equipamentos de esterilização médica e laboratorial.

Page 20: Relés e temporizadores

TEMPORIZADOR ELETRÔNICO DIGITAL MODELO KO 401 • Faixa de tempo: de 0 à 99 minutos - 4 dígitos • 2 dígitos para minutos e 2 para segundos • Ajuste de tempo : teclas de ajuste para cima , para baixo e memorização na parte traseira do

aparelho.• Contagem regressiva• Possui contador mecânico para contagem de crédito de 0 à 999.999• Memorização do último tempo programado por tecla de memória. • Acionamento do tempo aceita micro chave, dispositivo de notas, ficheiro ou qualquer sistema que

feche um contato elétrico. • Relê de contato: 10 Ampères - NA, NF, Comum. • Toca um alarme no início e no final da contagem de tempo.Aplicações:

Este temporizador tem grande de utilidade em acionamentos de máquinas de jogos, vídeo games, Internet, ou qualquer outro serviço prestado de entretenimento público. Sua função básica é a de contar tempo necessário para prestação de serviços de diversões.

Page 21: Relés e temporizadores

Modelo Lab 404 Temporizador de 0 à 99:59 min.- 4 Dígitos sendo 2 para minutos e 2 para segundos.- Contagem de tempo regressiva.- Teclas de ajustes para memória , reset e start .- Ajuste de tempo por teclas para cima/para baixo- 1 Saída de Relê - 7 Ampères - Comum - NA – NF-Programação com memória permanente (não volátil) - Toca um alarme no final da contagem de tempo.Aplicações: - acionamento de máquina e equipamentos elétricos- equipamentos de esterilização médica e laboratoriais.- máquinas para gravação de telas e fotolitos. - máquinas para gravação de carimbos.- fornos e estufas para pequenas temporizações  

Page 22: Relés e temporizadores

Temporizador Mecânico 0 à 60 min. - 13 Ampéres- Escala de 0 à 60 minutos - Alimentação - 110/220 Volts- Desliga automaticamente ventilador, rádio, abajur

etc. Dimensões - 75 mm diâmetro x 80 mm profundidadePlug e tomada de força de pino chato

Programado só para desligar 

Page 23: Relés e temporizadores
Page 24: Relés e temporizadores

Ao realizar este trabalho, pudemos concluir que os relés são

de vital importância para a proteção de circuitos contra perturbações

externas como sobrecarga,sobrecorrente e curtos-circuitos.

Também notamos a grande importância dos relés

temporizados ou temporizadores, que são úteis para medir o tempo

em que um circuito permaneceu ligado ou desligado, além de

possibilitar a programação de desligamento ou religamento do

circuito.

Page 25: Relés e temporizadores

• http://www.industrystock.com

• www.kaltech.com.br

• http://eletronicos.hsw.uol.com.br

• http://www.aecweb.com.br

• www.schneider-electric.com.br

• http://www.automotive-technology.com

• http://www.portalclassicos.com

• http://br.geocities.yahoo.com

Page 26: Relés e temporizadores

• http://www.electronica-pt.com

• http://pt.wikipedia.org

• http://www.idealhome.com.br

• http://www.feiradeciencias.com.br

• http://www.didziel.com.br

• http://www.coel.com.br

• http://www.maxwellbohr.com.br

• http://www.automato.com.br