relatório_calor especifico da agua

7
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CALOR ESPECÍFICO DA ÁGUA JEFFERSON ARAÚJO MACENA (201410945) LUCAS DA SILVA SANTOS CUNHA (201410714)

Upload: jefferson-araujo

Post on 10-Dec-2015

4 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório_calor Especifico Da Agua

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CALOR ESPECÍFICO DA ÁGUA

JEFFERSON ARAÚJO MACENA (201410945)

LUCAS DA SILVA SANTOS CUNHA (201410714)

ILHÉUS - BAHIA

2015

Page 2: Relatório_calor Especifico Da Agua

JEFFERSON ARAÚJO MACENA (201410945)

LUCAS DA SILVA SANTOS CUNHA (201410714)

CALOR ESPECÍFICO DA ÁGUA

ILHÉUS - BAHIA

2015

Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET833– Física Experimental II. Turma P02. Dia de execução do experimento: 04 de setembro de 2015.

Professora: Fabiane de Jesus

Page 3: Relatório_calor Especifico Da Agua

3

SUMÁRIO

1- RESULTADOS E DISCUSSÕES...............................................................................................

2- CONCLUSÃO.........................................................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................................

Page 4: Relatório_calor Especifico Da Agua

4

1 RESULTADOS E DISCUSSÕES

O Calor específico define a variação térmica de uma determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. É também chamado de capacidade térmica mássica, sendo que além disso é constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza uma substância, em um determinado estado físico.

Calor específico é a quantidade de calor necessária para elevar em 1°C a temperatura de 1g de uma substância, ou seja, calor específico (c) é a quantidade de calor (Q) dividido pelo produto da massa (m) pela variação de temperatura (ΔT), que é o mesmo que capacidade térmica (C) dividida pela massa.

Segundo a termodinâmica, quando corpos de diferentes temperaturas se aproximam em um sistema isolado, começa a haver transferência de calor. A soma das quantidades de calor recebida pelas substancias que eram mais frias é igual a quantidade de calor cedida pelas substâncias inicialmente mais quentes. A troca de calor persiste até que todo o sistema se encontre na mesma temperatura (equilíbrio térmico). Utilizando-se desse conhecimento é possível mensurar, de forma aproximada, o calor especifico de uma amostra, colocando dois corpos com temperaturas diferentes e conhecidas em um ambiente isolado (calorímetro).