relatorio2012 - cegodomaio.braga.cne-escutismo.pt · disponibilização do centro, para que fosse...

26
Relatório & Contas 2012 Testemunhos de Esperança Corpo Nacional de Escutas Núcleo Cego do Maio Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende

Upload: trannga

Post on 11-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Relatório & Contas

2012

Testemunhos de Esperança

Corpo Nacional de Escutas Núcleo Cego do Maio Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende

Relatório & Contas 2012

2 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

Autoria

O presente documento, é emitido pela Junta de Núcleo Cego do Maio, da Região de

Braga, do Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português, relativo ao ano de 2012.

Introdução e Organização

Visando a descrição, ainda que sumária, das atividades de directa responsabilidade de cada órgão

pertencente à Junta de Núcleo Cego do Maio, dividiu e organizou este relatório sumário, em dez (10) partes, sendo estas:

1. Chefia de Núcleo

2. Secretaria Pedagógica

3. Departamento da I.ª Secção

4. Departamento da II.ª Secção 5. Departamento da III.ª Secção 6. Departamento da IV.ª Secção

7. Secretaria para a Formação de Adultos 8. Secretaria para o Plano e Desenvolvimento 9. Secretaria Administrativa 10. Secretaria Financeira (Contas)

Relatório & Contas 2012

3 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

1. Chefia de Núcleo

O Ano 2012 com o tema “CAMINHO” teve como modelo de vida neste triénio Testemunho de Esperança, Alexandrina Maria da Costa, mais conhecida como Beata Alexandrina de Balasar, nascida em Balasar - Póvoa de Varzim, e que foi ainda declarada Beata pelo Papa João Paulo II, a 25 de Abril de 2004.

O caminho que Beata Alexandrina percorreu na sua vida foi muito acidentado, mas nunca se desviou dele e nele encontrou Cristo. Espero que ela tenha sido luz para todos nós escuteiros do Núcleo Cego do Maio.

O Testemunho vivido em 2011, fez Caminho em 2012, sendo este um ano muito ativo, para os nossos rapazes, raparigas e dirigentes.

As atividades realizadas em 2012 foram muitas e bem conseguidas. O espirito escutista permaneceu em todas elas, e nas quais o programa educativo deixou de ser o novo programa educativo para passar a ser algo que está já implícito na idealização das atividades. Neste aspeto os departamentos tem tido um papel muito importante na vida do Núcleo, das Unidades e dos nossos Agrupamentos.

Nós somos educadores e, tal como a Beata Alexandrina, temos o caminho bem definido e esse caminho é o de ajudar os jovens a crescer:

… para se tornar consciente do Ser … para se tornar detentor de Saber … para se tornar preparado para Agir ...para que com o Ser, Saber e Agir se tornem homens e mulheres responsáveis e membros ativos de

comunidades, na construção de um mundo melhor. (Programa Educativo) A Ceia de Reis em Aguçadoura, contou com a presença que sempre nos honra do Chefe Regional - Ivo Faria

e do Chefe Regional Adjunto / Secretário Pedagógico - Mário Correia, e o Secretário das Atividades Regionais Hugo. O belíssimo serviço dos escuteiros do Agrupamento de Aguçadoura, o bom acolhimento dos elementos e a presença do Assistente do Agrupamento Padre João e do Assistente de Núcleo Padre Domingos Lopes. Aproveito para felicitar o Chefe José Ferreira e toda a sua equipa, e também a chefe Esmeralda por solicitar a disponibilização do Centro, para que fosse possível este convívio de escuteiros adultos do Núcleo.

Amorim foi a casa que recebeu os Dirigentes, Cil’s e Caminheiros do Núcleo para a primeira noite de formação “O Incentivo à Formação dos Adultos” com a presença dos oradores Ana Rita Mesquita e o Chefe Bernardino.

Relatório & Contas 2012

4 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

Não posso deixar de realçar os dois Cursos Acreditar, nos quais participaram 36 adultos, numa formação que teve a duração de 20 semanas. Atualmente a Igreja tem formação de elevado valor para catequistas que deve ser aproveitada pelos escuteiros e por toda a comunidade católica. Como cristãos, não devemos ficar pela catequese da nossa infância mas olhar em frente e aprofundar conhecimentos catequéticos para nós adultos enquanto educadores.

Em 2012, no dia 28 de Abril, o fim-de-semana das artes visuais e musicais foi acolhido pelo Núcleo de Cego do Maio, que resultou numa fusão de alegria, criatividade e mística, tão próprios do CNE. Sob o tema “dizer SIM como MARIA”, os festivais ESCURTAS e MONSENHOR AMÉRICO foram momentos importantes no nosso Núcleo, tendo enchido o Centro Social das Caxinas de escuteiros de todas as idades, e dos diversos Núcleos da nossa região de Braga. A avaliação foi muito positiva.

No mês de Maio, em Esposende, decorreu o Indaba - “Dia do Padre Aurélio e Padre Fonte”, com um número significativo de participantes, embora ainda muito aquém do número de adultos existente no Núcleo. Foi um dia que enriqueceu a nossa amizade e testou os nossos conhecimentos no novo Programa Educativo. Contamos com a presença do Chefe Hermenegildo no período da noite e fomos também privilegiados com a presença do nosso Assistente Sr. Padre Domingos Lopes. O Fórum foi moderado pelo Chefe Armando Marques e teve a presença do Assistente Sr. Padre Domingos Lopes, e dos convidados Chefe Hermenegildo e Chefe Bernardino.

O ACAJUV - XIX Acampamento Juvenil das Escolas de Póvoa de Varzim, decorreu dentro da normalidade, tendo sido do agrado de todos os escuteiros, professores, e alunos, principalmente destes últimos porque é a eles que queremos chegar. A avaliação foi positiva, e embora os recursos tenham sido reduzidos, a Câmara e as Associações de Pais levaram em frente o projeto, pois alunos merecem a alegria e vivência em campo durante os três dias em que decorre este acampamento. A Missa Campal, presidida pelo nosso Assistente Sr. Padre Domingos Lopes, e o coro de escuteiros do Agrupamento de Terroso, acompanhados pela professora de música, animaram quanto baste a assembleia, que se mostrou sempre participativa.

O Acampamento Nacional foi mais uma atividade onde o Núcleo teve grande representatividade. Uma equipa composta por 17 Chefes e Caminheiros no Oásis, integraram o espaço de animação de água, ar, trabalhos manuais e radicais, tendo sido uma experiencia muito positiva.

Refiro ainda a saída do nosso Assistente, Sr. Padre Domingos Lopes, que se retirou para viver um ano Sabático. O Sr. Padre Domingos Lopes adaptou-se muito bem ao funcionamento do Núcleo, embora, como todos sabemos, também fazia um grande esforço para estar presente e presidir o maior número possível de atividades de Núcleo. O Sr. Padre Paulo César foi nomeado pelo arciprestado de Póvoa de Varzim / Vila do Conde, assistente do Núcleo, sendo apresentado ao Núcleo no Conselho de Núcleo de Novembro.

Salientamos também a presença do Núcleo na Abertura do Ano Escutista, em Braga, onde elementos do Núcleo Cego do Maio deram grande apoio na animação.

Relatório & Contas 2012

5 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

As visitas da Equipa de Núcleo aos Agrupamentos foram também decorrendo, e aproveito para agradecer desde já o acolhimento familiar dos Agrupamentos de Aguçadoura, Matriz da Póvoa de Varzim, Junqueira e Rates.

Mais uma vez louvo o esforço e a coordenação criada entre Chefes de Departamento e Chefes de Unidade, que conseguiram atingir os objetivos propostos. Os Chefes de Agrupamento e as suas Equipas de Animação têm um papel importantíssimo, pois tiveram o cuidado de estarem atentos às datas programadas pelos Departamentos e Núcleo, para facilitarem a participação dos rapazes e raparigas nas atividades.

Quero por fim agradecer a toda a equipa de Núcleo o fabuloso desempenho pautado pela qualidade, simplicidade e eficácia de cada um no seu Departamento, Secretaria ou Serviço.

“Façamos todos, dirigentes e rapazes parte desta grande equipa do Núcleo Cego do Maio”.

José Maria Fonte

2. Secretaria Pedagógica

"O escutismo é simples! A um estranho, o escutismo há-de parecer à primeira vista coisa complicada, e há provavelmente muitas

pessoas que desistem de se tornarem dirigentes devido ao número e à variedade enorme de coisas que julgam necessário saber, para ensinar aos jovens. Mas não passa de um engano, é fácil convencer-se disso atendendo ao que se segue:

“A finalidade do escutismo é muito simples; O trabalho do chefe escuteiro consiste unicamente em dar ao jovem a ambição de aprender por ele próprio,

sugerindo-lhe atividades atraentes para que ele aprenda executando-as mal ao princípio, e cada vez melhor na sucessão das experiências.

O chefe exerce a sua atuação por intermédio dos guias de patrulha. (In: manual do dirigente). " A equipa pedagógica tem exercido as suas funções baseando-se neste lema que B. P. nos deixou, tentando

mostrar aos dirigentes, através dos departamentos, que o escutismo é simples. Conseguimos também pôr em prática este princípio através do Indaba, onde transmitimos formas concretas e

fáceis de implementar vários temas. Este ano contámos com a presença de 52 dirigentes. Através de jogos de conhecimento conseguimos transmitir aos dirigentes presentes formas simples de fazer o diagnóstico dos seus rapazes.

Em cooperação com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e com os chefes do Núcleo organizámos mais um ACAJUV sob o tema "Energias renováveis".

Relatório & Contas 2012

6 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

Ao longo do ano, fizemos algumas visitas aos agrupamentos escutando as suas necessidades e ajudando a colmatá-las da melhor forma possível!

Acompanhámos todas as atividades desenvolvidas pelos departamentos, realizadas pelo Núcleo!

Terminamos deixando uma frase de B. P. que pautou todo o nosso trabalho ao longo deste ano:

"A recompensa do chefe: Houve um homem que ousou dizer-me que era a pessoa mais feliz do mundo! Eu tive de lhe dizer que havia um ainda mais feliz – eu próprio!

Não se deve supor que, para atingir esta felicidade, qualquer dos dois nunca tivera dificuldades a enfrentar. Muito pelo contrário.

É a satisfação de ter enfrentado com êxito as dificuldades e ter sofrido contrariedades que completa o prazer de as ter vencido.

Não espereis que a vida seja para vós um mar de rosas; não teria graça nenhuma se o fosse. Portanto, lidando com os escuteiros, é forçoso que tenhais desilusões e reveses. Tende paciência! Tereis de

suportar com paciência, críticas irritantes e empecilhos burocráticos, até certo ponto mas... a vossa recompensa há de chegar."

Zulmira Rodrigues e Vânia Magalhães

3. Departamento da I.ª Secção

Atividades levadas a cabo pelo departamento da I

1. Dia de Aquelá

Local: Laúndos Data: 17 de Março de 2012 Este dia dedicado à formação de Aquelás teve como tema “ Como aplicar o novo método na planificação de

uma atividade. Estiveram representadas 9 alcateias ( 23 elementos ), nomeadamente:

• Forjães

• Amorim

• Esposende

• Beiriz

• Terroso

Relatório & Contas 2012

7 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

• Junqueira

• Matriz

• Marinhas

A manhã foi dirigida pelo Chefe Ernesto (Guimarães) e pela Chefe Joana (Porto), sendo a parte da tarde o reflexo do que foi apresentado na palestra com a realização de trabalhos de grupo. Para terminar, tivemos um momento de reflexão guiado pela Chefe Ana Paula que nos levou à procura de Deus em nós mesmos e a partilha de um lanche.

Receitas: 178.50€ Gastos: 172.51€ Saldo: 5.99€

2. Curso de Guias

Local: Matriz Data: 21 e 22 de Abril de 2012 Pela primeira vez o departamento da I realizou o Curso de Guias. Conseguimos juntar 55 lobitos( guias e sub-

guias) e 30 elementos das equipas de animação. Trataram conteúdos como: Lobitismo, o papel do guia, músicas e danças da selva, Fé, Técnicas de pioneirismo

e montagem de tendas. Receitas: 296.00€ Gastos: 128.03€ Saldo: 167.97€

3. S. Francisco de Assis

Local: Estádio Municipal/Parque da Cidade – Póvoa de Varzim Data: 06 de Outubro de 2012 Desta vez S. Francisco de Assis teve a oportunidade de, juntamente com os Lobitos, participar nas Lobitíadas

que tinham como lema + Longe, + Alto, + Forte. Esta atividade tinha como imaginário os jogos Olímpicos, assim cada alcateia representou um país para da parte da manhã realizar diversas provas desportivas organizadas em parceria com o Estádio Municipal.

Na parte da tarde concentramo-nos no parque da cidade para almoçar e disfrutar da natureza com a realização de jogos, desta feita criados pelas alcateias.

Após um dia repleto de caçadas, os lobitos tiveram um momento com Deus que se seguiu de umas belas dentadas no lanche.

Os lobitos receberam ainda uma anilha com a logótipo da atividade. Receitas: 240.00€ Gastos: 190.96€ Saldo: 49.04€

Relatório & Contas 2012

8 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

4. Encontro de Natal

Local: Amorim Data: 15 de Dezembro de 2012 Mais uma vez a grande alcateia do nosso núcleo celebrou a magia do Natal numa festa em que estiveram presentes as seguintes alcateias:

• Amorim

• Junqueira

• Terroso

• Caxinas

• Marinhas

• Forjães

• Arcos

• Beiriz

• Aguçadoura

• Esposende

• Laúndos

• Rates

A partilha e solidariedade foram palavras de ordem pois cada alcateia repartiu um doce tradicional de Natal e cada lobito contribuiu com bens alimentares que foram entregues posteriormente à Casa de Santa Maria da Estela.

Receitas: 49.04€ Gastos: 39.40€ Saldo: 9.64€

Nicolas Areias e Suzete Gonçalves

4. Departamento da II.ª Secção

Neste relatório são apresentadas as atividades realizadas pelo Departamento da II secção durante o ano de 2012.

1. Atividade de Verão

Realizado em Esposende, no dia 7 de Julho de 2012. Participantes: Total: 183 (146 Exploradores + 37 Dirigentes / Equipa de Animação)

Relatório & Contas 2012

9 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

Participantes: 12 Agrupamentos (Caxinas, Arcos, Matriz, Aguçadoura, Amorim, Terroso, Esposende, Laúndos, Marinhas, Rates, S. Bartolomeu do Mar).

2. Encontro de Guias

Realizado no Centro Social da Aguçadoura, durante os dias 24 e 25 de Novembro de 2012; Tema: “O Guia” - João Paulo II Participantes: Total: 98 (59 Guias + 39 Dirigentes / Equipa de Animação) Participantes: 15 Agrupamentos: (Caxinas, Arcos, Matriz, Forjães, Esposende, Aguçadoura, Beiriz, S. José, Marinhas, Amorim, Terroso, Laúndos, Rates, Junqueira, S. Bartolomeu do Mar).

Ana Cadilhe e Elisabete Costa

5. Departamento da III.ª Secção

Neste relatório são apresentadas as atividades realizadas pelo Departamento da III secção em 2012. 1. Encontro de Guias. Realizado em Balazar, durante o fim-de-semana de 16-17-18 de Março de 2012. Este encontro teve como tema “ Da Oração o Caminho” e com o imaginário da Beata Alexandrina de Balazar. Este encontro começou no dia 16 em Arcos com a formação de Equipas, seguido de uma adoração ao

Santíssimo Sacramento na Igreja de Arcos, presidida pelo Assistente de Núcleo Padre Domingos Lopes. Seguindo-se uma peregrinação até Balazar com paragens para momentos de oração. Durante este encontro foi dado a conhecer aos Guias várias técnicas para preparação e enriquecimento de um

empreendimento. Para o efeito foi feito um raid com vários postos onde foram apresentados e trabalhados os seguintes itens; Imaginário, Objectivos, oportunidades educativas, Atividades típicas, Técnicas de apresentação e Enriquecimento.

Estiveram representadas neste encontro 12 Comunidades num total de 57 Guias e Sub Guias a equipa de Animação foi constituída por 19 Dirigentes, 3 CIL’s e 4 Caminheiros

Num total de 81 participantes. Comunidades representadas – S.B. Mar, São José de Ribamar, Junqueira, Esposende, Beiriz, Terroso,

Amorim, Arcos, Laúndos, Marinhas, Caxinas, Aguçadoura. Orçamento Atividade: 607,50€ Despesas: 498,15€

Relatório & Contas 2012

10 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

2. Conselho de Guias Preparação para o ACANAC Realizado em Amorim no dia 23 de Junho de 2012. Este conselho serviu para apresentar aos Guias o ACANAC, cuidados a ter, Tema, Imaginário

e hino do mesmo assim como regras e distribuição pelo campo. Formação das famílias agrupando as Comunidades.

Participaram 25 conselheiros 9 Guias, 8 Sub-Guias, 7 Dirigentes, sendo 2 deles da Equipa de Departamento e orientadores

do conselho, 1 CIL. A participação neste conselho destinava-se só aos Guias das Comunidades que participariam no ACANAC,

São José, Caxinas, Terroso, Matriz, Vila do Conde. Orçamento do conselho – 37,50€ Despesas – 66,50€ a diferença foi suportada pelo Departamento. 3. Atividade de Verão Realizada nos concelhos da Póvoa de Varzim e Barcelos, mais concretamente passando por Rates, Laúndos,

Vilar de figos, Paradela, Cristelo, Faria e Vila seca nos dias 21, 22 e 23 de Setembro de 2012. Esta atividade teve como tema “Um só Mundo 1000 Culturas” e com o imaginário da “Volta ao mundo em três

dias” Onde cada Elemento era desafiado a viver diferentes experiências e diferentes culturas. Estiveram presentes 12 Comunidades num total de 145 Elementos, acompanhados por uma Equipa de

Animação composta por 19 Dirigentes, 1CD, 4CIL, 3 Cam. Num total de 171 participantes. Estiveram representadas as seguintes Comunidades: Matriz - S. B. Mar – Junqueira - Esposende – Beiriz – Terroso - Amorim – Arcos - Laúndos - Marinhas –

Caxinas - Aguçadoura. Orçamento da Atividade = 1. 670,00€ Despesa = 678,78€

4. Atividade de Natal Realizada nos Concelhos de Póvoa de Varzim, Vila do conde, Esposende, Barcelos. Esta atividade teve como

tema “Solidariedade” e com o Imaginário a “Visita dos Magos”. Decorreu durante todo o mês de Dezembro de 2011 e teve o fim a 19 de Janeiro de 2013. Durante este período as Comunidades foram recolhendo bens

Relatório & Contas 2012

11 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

alimentares, material de Higiene pessoal os quais depois devidamente selecionados foram entregues nas casas de acolhimento temporário previamente escolhidas para o efeito.

Casa da Criança – Vila do Conde. Maria da Paz Varzim – Póvoa de Varzim Santa Maria da Estela – Estela Casa do Regaço – Terroso ASCRA – Apúlia Abel Varzim – Cristelo Esta atividade terminou no dia 19 de Janeiro com a entrega de todos os bens recolhidos, e com a visita das

Comunidades a estas instituições, onde o convívio brincadeiras e jogos foram uma constante durante a tarde toda.

Para terminar o convívio entre Escuteiros e crianças institucionalizadas foi servido um lanche num espírito de partilha dos nossos Escuteiros.

Além disso, foi também entregue a cada criança das casas uma pequena prenda (Chocolate) para o qual os nossos elementos contribuíram com uma ajuda de 1.00€

Estiveram presentes nesta atividade 12 Comunidades num total de 144 Elementos, acompanhados por uma equipa de Animação composta por 19 Dirigentes, 2 CIL., 1 CAM.

Num Total de 166 Participantes. Estiveram representadas as seguintes Comunidades: Matriz – São José - Junqueira – Esposende – Beiriz – Terroso – Amorim – Arcos – Laúndos – Marinhas –

Caxinas – Aguçadoura- Orçamento da Atividade = 138,00€ Despesa = 111,72€ 5. Reuniões de Departamento

Foram Realizadas 11 Reuniões de Departamento em 2012

Rui Gueiral e João Amorim

Relatório & Contas 2012

12 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

6. Departamento da IV.ª Secção

Neste relatório são apresentadas as atividades realizadas pelo Departamento da IV secção

durante o ano de 2012.

1. Ceia de S. Paulo

Realizada a 28 de Janeiro 2012, na Aguçadoura A atividade teve como tema “Cear com S. Paulo” e viveu sobre o imaginário da Beata

Alexandrina de Balasar. A atividade realizou-se no Pavilhão de Aguçadoura, pelas 14h30 de Sábado. Ao longo da tarde, os Caminheiros confeccionaram diferentes pratos, sendo depois, ao jantar, partilhados por

todos. Todo o programa seguiu dentro do planeado. Participaram nesta atividade, 78 Caminheiros e 12 Dirigentes / Equipa de Animação. Estiveram presentes os Clãs de Junqueira, Terroso, Laúndos, Amorim, Marinhas, Aguçadoura, S. José, Vila do

Conde, Mar, Forjães e Rates.

2. Acaclãs

Realizado dos dias 23 a 25 de Março de 2012, no Castelo do Neiva Realizou-se nos dias 23, 24 e 25 de Março, o Acampamento de Clãs (Acaclãs 2012), no Centro Escutista de

Castelo do Neiva e teve como tema “Carpe Diem”. O imaginário foi sobre a Beata Alexandrina e ainda sobre os Poetas.

Ao longo deste fim-de-semana, os Caminheiros, realizaram várias tarefas, destacando-se a atividade de serviço de limpeza e manutenção do Campo, e construção dos bancos para o espaço do fogo de conselho.

Participaram nesta atividade os Clãs de Junqueira, Terroso, Laúndos, Amorim, Marinhas, Aguçadoura, S. José, Mar, Forjães e Rates num total de 50 Caminheiros e 10 Dirigentes / Equipa de Animação.

3. Feira de Projetos Rover

Realizou-se no dia 14 de Julho de 2012 , em S. José de Ribamar Realizou-se na tarde e noite do Sábado, dia 14 de Julho, a Feira de Projetos do Rover que teve como objectivo,

a apresentação dos projetos para o ROVER e votação e enriquecimento do projeto vencedor.

Relatório & Contas 2012

13 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

O tema principal para a feira dos projetos foi “O Guia – João Paulo II” tendo em conta que o ROVER realiza-se com maior enfâse no ano 2013.

Foram apresentados 7 projetos e venceu o projeto apresentado pelo Clã de Terroso com o tema “ser mais e não ter mais”.

Estiveram presentes na Feira de Projetos um total de 50 Escuteiros, 43 Caminheiros e 7 Dirigentes / Equipa de Animação, dos Clãs de Laúndos, Amorim, Mar, Junqueira, Terroso, S. José, Marinhas e Rates.

4. ENATRIN 2012

Realizou-se nos dias 3 e 4 de Novembro de 2012, na Junqueira, o Encontro Anual de Tribos do Núcleo

(ENATRIN 2012). Esta atividade teve como objectivo principal lançar o modelo de vida para o ano Escutista 2013, Beato João

Paulo II – O Guia. Ao longo destes dois dias, os Caminheiros realizaram atividades no âmbito do sistema de progresso e tendo

como principais objectivos um conhecimento mais aprofundado do “Papa Peregrino”. Participaram nesta atividade 59 Caminheiros e 9 Dirigentes / Equipa de Animação num total de 68 Escuteiros.

João Cepa e Sara Pilar

7. Secretaria Formação de Adultos

“A capacidade de formação e de evangelização do C.N.E. depende, de maneira preponderante, dos dirigentes ou animadores do movimento. São eles que dão forma concreta à pedagogia do Escutismo católico e exercem uma influência marcante no estilo e nos frutos de cada agrupamento. Assim a renovação do C.N.E. passa primeiramente pelo perfil humano e cristão e pela adequada formação dos dirigentes. A formação sólida integra concretamente: a formação cristã de base que fundamenta a identidade cristã; a formação especializada em ordem a conhecer por dentro o projeto educativo do Escutismo; e, ainda, a formação permanente que conduz a um aperfeiçoamento contínuo das capacidades educativas.”

(In “O Escutismo, Escola de Educação” – Exortação Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa 6/1995de 29/12/1995, página 16 – Os Dirigentes, Educadores e Evangelizadores.)

Permito-me ainda citar Baden-Powell no "Auxiliar do Chefe Escuta", pág. 15, onde emite a sua opinião acerca do CHEFE:

"Bastará que ele seja um homem-rapaz, o que para mim significa que:

Relatório & Contas 2012

14 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

1. Deve possuir em si o espírito de um jovem; precisa de colocar-se espontaneamente ao mesmo nível dos jovens com que contacta.

2. Deve compreender os principais traços psicológicos das diferentes fases da vida de um jovem.

3. Deve ter mais em atenção cada um dos jovens individualmente, do que do conjunto. 4. Deve desenvolver entre os jovens um espírito de unidade, para alcançar os melhores

resultados". Na sequência do que foi previamente definido e aprovado em Conselho de Núcleo como

propósito para o ano de 2012, procurar facultar mais e melhores ferramentas e formação adequada para um melhor desempenho de cada dirigente na função que lhe é solicitada pelo CNE, a Secretaria para a Formação de Adultos conseguiu cumprir de forma satisfatória os objetivos traçados.

Assim, foi possível concretizar o Encontro que visou “O Incentivo à Formação dos Adultos” levado a cabo no dia 3 de Fevereiro, com a participação de mais de 50 elementos, no Agrupamento de Amorim, e participar no Indaba do Núcleo e no Fórum subsequente, realizado no Agrupamento de Esposende, em 5 de Maio.

Em relação aos Cursos de Formação do 1.º Nível, foi possível que fossem chamados a participar nos CI’s e CIP’s todos os candidatos que entregaram as suas fichas de Inscrição, corretamente preenchidas, antes de 29 de Maio de 2012. Todos os outros serão chamados nos primeiros cursos a realizar no início de 2013.

Quanto aos cursos de 2.º Nível, há 3 dirigentes a frequentar o GAF que se iniciou em Outubro e, infelizmente, só foi possível inscrever 3 dirigentes nos CAP’s (porque só se disponibilizaram estes), 2 na CAP da I Secção e 1 na CAP da II Secção estando um e outro em fase de conclusão.

Foi possível inscrever 2 dirigentes no CCF (foram inscritos 3 mas um não pôde participar por motivos de doença), realizado em Outubro, estando em fase de apresentação de trabalhos e/ou relatórios dos mesmos.

Havia a esperança de uma participação no CDF, mas tal não foi possível por questões burocráticas, que já foram resolvidas, embora a responsabilidade das mesmas não possa ser imputada a esta Secretaria ou ao Núcleo Cego do Maio.

Em relação a assuntos pendentes do antecedente, à exceção de um CAP da III Secção e um CAL, quer um quer outro já em fase terminal de resolução, todos os que foram apresentados ao Secretário foram resolvidos e espera-se que mais nenhum apareça.

O Secretário participou em todos os CREFA’s, embora num deles tenha estado presente só durante o tempo necessário para a entrega das Fichas de Inscrição, uma vez que já tinha reunido horas antes com o Secretário Regional. Participou também, integrado na Equipa Regional, no Comité Nacional para a Formação de Adultos realizado em Viseu no mês de Julho e ainda, integrado na Equipa do Núcleo que visitou os Agrupamentos, participou nas reuniões havidas nos agrupamentos de Aguçadoura e Junqueira.

Relatório & Contas 2012

15 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

Quanto às verbas envolvidas e previamente orçamentadas, a Secretaria apresenta apenas gastos de 75,00€ referentes ao subsídio atribuído pelas deslocações para Fátima dos 2 participantes no CCF, uma vez que o Secretário tem assumido as suas despesas de deslocações e/ou outras, a Equipa do Programa Educativo assumiu por inteiro as despesas do INDABA do Núcleo e o Agrupamento de Amorim assumiu as despesas da ação de formação de Fevereiro.

Não conseguiu por inteiro a Secretaria e o seu Secretário os objetivos previstos no Plano de Ação, sobretudo na participação nos Cursos de 2.º Nível, pois as inscrições para os mesmos continuam a ser exíguas, mesmo que em desrespeito pelas Normas Regulamentares, o que torna impossível a concretização de objetivos previamente traçados/estabelecidos. É tempo de os Chefes de Agrupamento e os seus dirigentes assumirem por inteiro as suas responsabilidades em relação à formação dos adultos pois cada Agrupamento, Unidade ou Secretaria terá, como preceituam os regulamentos, de ter um dirigente devidamente formado a dirigi-lo(a) /chefiá-lo(a); o laxismo e a falta de interesse pelo conhecimento não se coadunam com a nossa missão/função de educadores e evangelizadores de crianças e jovens.

Armando Marques

8. Secretaria para o Plano e Desenvolvimento

Em 2012, o portal do Núcleo Cego do Maio registou mais de 30000 consultas, ou seja, mais que duplicou

as visitas do ano transacto de 2011. A gestão e atualização deste portal tem sido feita regularmente, tentando divulgar e alertar para as atividades e ações dos departamentos, secretarias e agrupamentos quando o solicitam. Todos podem contribuir!! Este meio informático é sem dúvida nenhuma, um dos principais meios de informação e divulgação do Nosso Núcleo.

No ano de 2012 e por indicação da equipa nacional de informática do CNE, foi levada a cabo a migração das contas de email dos agrupamentos do Núcleo para a aplicação gratuita Google Apps. As contas de emails dos agrupamentos que juntamente com o site (caso possuíssem) podiam ocupar 200MB de espaço em servidor, passaram a ter um espaço de 2,5GB, ou seja, multiplicou-se por 12,5 o espaço disponível evitando assim a limitação de espaço de e-mails que normalmente bloqueava o acesso ao webmail devido a quota ultrapassada. O secretário foi o responsável por este processo, tendo também assumido na equipa regional de informática da Junta Regional de Braga este processo para todos os agrupamentos e núcleos da Região.

2013 é ano de ACANUC, pois bem, a secretaria do plano e desenvolvimento tem trabalhado nessa atividade, tendo já disponibilizado informações no portal, nomeadamente localização, informações, regulamentos contador temporal decrescente e sistema de inscrições online. Já te inscreveste no ACANUC, está atento ao portal, novas informações vão surgindo.

Nuno Gueiral

Relatório & Contas 2012

16 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

9. Secretaria Administrativa

É com muito agrado que a secretaria administrativa vos apresenta alguns dos resultados do que foi o ano escutista transacto no que respeita a movimentos de dirigentes e efetivos nos agrupamentos.

Conforme se pode verificar, nos gráficos apresentados, em comparação entre os anos de 2010, 2011 e 2012

vemos que o número de efetivos do nosso núcleo pequenos mas significativo teve um crescimento, existindo um equilíbrio entre o número de elementos existentes em cada secção e o número de adultos responsáveis pelos mesmos.

Relatório & Contas 2012

17 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

No que respeita aos processos administrativos de movimentos de dirigentes e alterações nas chefias dos

agrupamentos, a partir deste ano de 2012 todos os impressos MAF, podem ser feitos através do sistema integrado (SIIE) que automaticamente comunica aos níveis superiores as alterações efectuadas.

Mantendo contudo os prazos e os tempos para serem feitos. As alterações devem ser enviadas logo após as eleições ou após a promessa de dirigentes, caso não o façam na devida altura devem sempre referenciar os retroativos e a data correta. Se acontecer na altura de entrega dos censos devem ser enviadas sempre dentro do mês de Dezembro (dia 15 de preferência), nunca devem ser deixadas para o mês de Janeiro. Nenhum tipo de documento deve ser requerido sem conhecimento da Junta de Núcleo.

Relembro mais uma vez que, para serem passados recibos em géneros é necessário haver uma factura da empresa que faz o donativo em géneros e não uma declaração, orçamento ou outra coisa qualquer que não seja uma factura discriminada do material doado. A Empresa pode oferecer serviços ou material, mas não pode oferecer o que é do estado, ou seja, tem que fazer a liquidação do IVA ao estado. Os donativos em dinheiro têm que vir com cópia do cheque e talão de depósito na conta do agrupamento, ou com cópia de transferência bancária.

Recordo ainda que todos os adultos que lidam diretamente com os elementos menores devem apresentar, conforme o decreto-lei que o exige, o respectivo criminal na Junta de Núcleo o mais breve possível ficando sempre com uma cópia na secretaria do agrupamento.

A secretaria administrativa e financeira também vos lembra que estamos sempre Alerta para Vos servir, sempre que existir um problema ou uma simples duvida não hesite em nos contactar estamos sempre disponíveis ou através de e-mail ou por telemóvel e sempre que achem necessário na Junta de Núcleo.

Financeiramente a Junta de Núcleo, fruto de uma rigorosa gestão, está bem, cumprindo todos os encargos a que está sujeito. O resultado do exercício financeiro de 2012 pode ser visualizado no seguinte capítulo.

Susana Pilar

Relatório & Contas 2012

18 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

10. Secretaria Financeira

Relatório de Contas de Núcleo e DMF 2012

Os mapas financeiros foram elaborados de acordo com as normas do SNC para as entidades do sector não lucrativo, sendo os modelos os constantes da Portaria nº105/2011, de 14 de Março, com as devidas adaptações.

São apresentadas as contas de forma consolidada e de forma autónoma para a Junta de Núcleo (Núcleo) e Depósitos de Material e Fardamento (DMF).

São apresentados os seguintes mapas:

• Mapa de Pagamentos e recebimentos – Núcleo;

• Mapa de Pagamentos e recebimentos – DMF

• Mapa de pagamentos e recebimentos consolidados (DMF + Núcleo)

• Mapa comparativo entre o orçamento e as contas finais.

• Mapa de Direitos e compromissos futuros.

• Mapa com as contas consolidadas de 2011 e 2012 para comparação de resultados.

Relatório & Contas 2012

19 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

Mapa de recebimentos e pagamentos do Núcleo - Ano 2012 Recebimentos Pagamentos

1. Recebimentos atividades 1. Pagamento atividades Joias e quotas 21.515,00 Quotas 18.642,10 Atividades 4.679,71 Despesas especificas atividades 7.079,81

Act. financeiras - Calendários /Outros 5.847,75 Act. Financeiras - Calendários / Outros 7.787,82

Doações Formação 1.309,74 Subsídios 2.800,00 Formação 1.356,00 2. Funcionamento Outros 101,00 Pessoal Seguros 172,09 2. Recebimentos comerciais Condomínios 471,60 Vendas Manutenção 192,67 Água, eletricidade, gás 294,11 3. Recebimentos Capitais Representação e deslocações Juros 134,01 Comunicações 543,63 Material de escritório 72,00 4. Recebimentos prediais Higiene, segurança e conforto Outras 404,85 3. Pagamentos comerciais Compras 4. Investimentos Aquisição de equipamentos

Aquisição ou construção de instalações

Outras Total 36.433,47 Total 36.970,42

Saldo do ano Anterior 18.273,98 Receitas 36.433,47 Despesas 36.970,42 Saldo para o ano seguinte 17.737,03

_______________________________ O Financeiro,

Portaria nº 105/2011, de 14 de Março

Relatório & Contas 2012

20 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

Mapa de recebimentos e pagamentos DMF - Ano 2012 Recebimentos Pagamentos

1. Recebimentos atividades 1. Pagamento atividades Joias e quotas Quotas Atividades Despesas especificas atividades 434,80 Act. financeiras - Calendários /Outros Act. Financeiras - Calendários / Outros 6,97 Doações Formação Subsídios Formação 2. Funcionamento Outros Pessoal 111,10 Seguros 2. Recebimentos comerciais Condomínios Vendas 35.079,86 Manutenção Outros 160,00 Água, eletricidade, gás Representação e deslocações 3. Recebimentos Capitais Comunicações 50,29 Juros 402,03 Material de escritório 65,10 Higiene, segurança e conforto 4. Recebimentos prediais Outras 0,80 3. Pagamentos comerciais Compras 32.711,90 4. Investimentos Aquisição de equipamentos Aquisição ou construção de instalações Outras

Total 35.641,89 Total 33.380,96 Saldo do ano Anterior 47.214,51 Receitas 35.641,89 Despesas 33.380,96 Saldo para o ano seguinte 49.475,44

_______________________________ O Financeiro,

Portaria nº 105/2011, de 14 de Março

Relatório & Contas 2012

21 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

Mapa de recebimentos e pagamentos Núcleo e DMF - Ano 2012 Recebimentos Pagamentos

1. Recebimentos atividades 1. Pagamento atividades Joias e quotas 21.515,00 Quotas 18.642,10 Atividades 4.679,71 Despesas especificas atividades 7.514,61 Act. financeiras - Calendários /Outros 5.847,75 Act. Financeiras - Calendários / Outros 7.794,79 Doações Formação 1.309,74 Subsídios 2.800,00 Formação 1.356,00 2. Funcionamento Outros 101,00 Pessoal 111,10 Seguros 172,09 2. Recebimentos comerciais Condomínios 471,60 Vendas 35.079,86 Manutenção 192,67 Outros 160,00 Água, eletricidade, gás 294,11 Representação e deslocações 3. Recebimentos Capitais Comunicações 593,92 Juros 536,04 Material de escritório 137,10 Higiene, segurança e conforto 4. Recebimentos prediais Outras 405,65 3. Pagamentos comerciais Compras 32.711,90 4. Investimentos Aquisição de equipamentos Aquisição ou construção de instalações Outras

Total 72.075,36 Total 70.351,38 Saldo do ano Anterior 65.488,49 Receitas 72.075,36 Despesas 70.351,38 Saldo para o ano seguinte 67.212,47

_______________________________ O Financeiro,

Portaria nº 105/2011, de 14 de Março

Relatório & Contas 2012

22 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

Mapa de direitos e compromissos futuros - Ano 2012 Direitos Descrição Valor Ano previsto recebimento Quotas Subsídios Rendas Outros 501,47 € 2013 Total 501,47 € Compromissos Descrição Valor Ano previsto pagamento Empréstimos Associados Fornecedores Locadoras Outros Total

_____________________ Portaria nº 105/2011, de 14 de Março O Financeiro,

Relatório & Contas 2012

23 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

RELAÇÃO ENTRE O ORÇAMENTO E AS CONTAS FINAIS DO NÚCLEO

Mapa  de  recebimentos  e  pagamentos  -­‐  Ano  2012  

Recebimentos  (Núcleo  +  DMF)   Previsto   Real       Pagamentos  (Núcleo  +  DMF)   Previsto   Real  

           1.  Recebimentos  atividades                        1.  Pagamento  atividades          

Joias  e  quotas   20.018,00   21.515,00           Quotas   18.618,00   18.642,10  

Atividades   3.200,00   4.679,71           Despesas  especificas  atividades   4.500,00   7.514,61  

Act.  Financ.  -­‐  Calendário/outro   4.000,00   5.847,75           Act.  Financ.  -­‐  Calendários/Outros   4.125,00   7.794,79  

Doações               Formação   5.640,00   1.309,74  

Subsídios   2.500,00   2.800,00                      

Formação   4.245,00   1.356,00                    2.  Funcionamento            

Outros       101,00           Pessoal     200,00   111,10      

                Seguros   250,00   172,09  

         2.  Recebimentos  comerciais               Condomínios   500,00   471,60  

Vendas   33.000,00   35.079,86           Manutenção   250,00   192,67  

Outros       160,00           Água,  eletricidade,  gás   600,00   294,11  

                Representação  e  deslocações   600,00      

         3.  Recebimentos  Capitais               Comunicações   800,00   593,92  

Juros   250,00   536,04           Material  de  escritório   60,00   137,10  

                Higiene,  segurança  e  conforto   60,00      

         4.  Recebimentos  prediais               Outras   800,00   405,65  

                           

                         3.  Pagamentos  comerciais          

                Compras   28.500,00   32.711,90      

                           

                       4.  Investimentos          

                Aquisição  de  equipamentos          

                Aquisição/construção  instalações          

                Outras          Total   67.213,00   72.075,36       Total   65.503,00   70.351,38  

                                                                                     Saldo  do  ano  Anterior   65.488,49   65.488,49                                                                                        Receitas   67.213,00   72.075,36                                                                                        Despesas   65.503,00   70.351,38                                                                                        Saldo  para  o  ano  seguinte   67.198,49   67.212,47      

           _______________________________      O  Financeiro      

     

           

Relatório & Contas 2012

24 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

       

           

 

Movimento Financeiro relativo ao ano escutista de 2012

NUCLEO e DMF

RECEBIMENTOS 2011 2012 PAGAMENTOS 2011 2012 Saldo do Ano Anterior 56.883,58 € 65.488,49 € Quotas pagas 17.522,50 € 18.642,10 € Quotas Recebidas 20.271,00 € 21.515,00 € Atividades 3.600,16 € 7.514,61 € Atividades 3.305,73 € 4.679,71 € Atividades Financeiras 0,00 € 7.794,79 € Atividades Financeiras 4.953,62 € 6.383,79 € Funcionamento 1.348,49 € 1.390,69 € Subsídios, Patrocínios e Donativos 0,00 € 2.800,00 € Formação 3.180,83 € 1.309,74 €

Vendas a associados 36.856,83 € 35.079,86 € Compras 30.579,54 € 32.711,90 € Formação 1.930,00 € 1.356,00 € Outros 709,23 € 987,55 € Outros 61,75 € 261,00 € Equipamentos 1.833,27 € 0,00 € Saldo Ano Seguinte 65.488,49 € 67.212,47 € TOTAL RECEBIMENTOS 124.262,51 € 137.563,85 € TOTAL

PAGAMENTOS 124.262,51 € 137.563,85 €      

       

                           

Relatório & Contas 2012

25 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

 

                         

Notas ao Relatório de Contas

1. A Junta de Núcleo fechou o ano de 2012 com um saldo negativo de 536,95 € (670,96 € se não considerarmos

os juros do Depósito a Prazo cujo valor capitaliza e neste momento perfaz o total de 5.303,16 €). Para este resultado negativo contribuem essencialmente duas rúbricas cujos desvios em relação às previsões foram significativos, a saber:

Actividades: Dentro desta rúbrica destacam-se as despesas que o Núcleo teve com o ACANAC – deficit de 2.333,79 € embora ainda faltem receber parte das despesas apresentadas à Junta Central (501,47 €). Actividades Financeiras: A justificação para o desvio apresentado por esta rúbrica prende-se com o pagamento efectuado em Novembro de 2012 dos Calendários da campanha de 2013 (3.987,50 €) e assim conseguirmos receber uma comissão por cada calendário vendido.

Relatório & Contas 2012

26 Núcleo Cego do Maio – Escutismo Católico Português – Corpo Nacional de Escutas

2. O DMF fechou o ano de 2012 com um resultado positivo de 2.260,93 € (1.858,90 € se não considerarmos os juros do Depósito a Prazo cujo valor capitaliza e neste momento perfaz o total de 15.909,49 €). O ano foi fechado sem quaisquer dívidas a fornecedores.

3. Como podemos verificar pelas contas consolidadas, no ano de 2012 é apresentado um resultado positivo de 1.723,98 €.

4. No quadro comparativo entre o orçamento e as contas finais há a salientar os desvios entre os valores previstos e os valores reais nas rúbricas de Atividades e atividades Financeiras, pelos motivos atrás referidos. Também a rúbrica da Formação teve um desvio considerável quer nos recebimentos quer nos pagamentos devido à baixa adesão de inscrições para Cursos ministrados pela Junta Regional bem como nas formações promovidas pelo Núcleo.

As previsões das compras e das vendas do DMF também têm um desvio significativo resultante da contração

das vendas e consequentemente das compras. Em termos de resultados finais os valores previstos estão muito próximos dos reais fruto do cuidado que houve

na elaboração do orçamento.

José Ferreira