relatório socioambiental grendene

8
O sucesso de qualquer empresa depen- de do envolvimento de suas partes inte- ressadas, chamadas de stakeholders e são basicamente: os clientes, os colaboradores, os fornecedores, os acionistas e a socieda- de. Satisfazer simultaneamente as neces- sidades destas cinco partes, respeitando o meio ambiente, com justiça social e de forma lucrativa, envolve um gigantesco e gratificante trabalho em busca da sus- tentabilidade. Para fazer tudo isso, uma empresa precisa aplicar bem seus recursos para gerar um benefício maior do que seu custo total. Se você está lendo este relatório é porque você se interessa pela Grendene. A Grendene está perto de você e faz parte da sua vida, quer seja através da fabricação e comercialização de mais de 146 milhões de pares de calçados em 2009; na geração de emprego e renda para mais de vinte mil pessoas; na contratação de serviços de empresas locais; nas suas ações de saúde e segurança dos trabalhadores ou ainda, nas suas ações sociais junto à comunidade. É para você que se interessa pela Grendene, que apresentamos as principais realiza- ções sociais e ambientais do ano de 2009, pois uma organização como a Grendene pertence a todos nós, que de uma forma ou de outra, nos relacionamos com ela. O ano de 2009 foi desafiador! Mais de 10 mil pessoas foram contratadas nas unidades fabris de Sobral, em pleno alerta nacional contra a Gripe A e em plena crise mundial. Vencemos! Fomos ousados e nos preparamos muito bem para isso. Campa- A Grendene se interessa por você Perfil da empresa Início das atividades maio de 1993 Nº de unidades em Sobral 7 unidades fabris, totalizando 166 mil m 2 Capacidade instalada 166 milhões de pares por ano Principais produtos Calçados sintéticos (termoplásticos injetados) para os públicos masculino, feminino, adolescente e infantil. Pontos de Venda 60.000 no Brasil e 20.000 no exterior em mais de 90 países nhas internas e externas foram feitas. Vencemos a crise financeira mundial – a maior desde 1929 – e colaboramos intensamente para que a Gripe A não chegasse à nossa comunidade. Para comemorarmos estas vitórias conta- mos, sobretudo, com a ajuda da grande maioria dos colaboradores, dos forne- cedores e da comunidade cearense da região de Sobral que se uniu em um esforço extra na reta final de nossas conquistas. Tudo o que fizemos, fizemos com você que se interessa pela Grendene; porque a Grendene se interessa por você. 2007 2008 2009 17.237 14.289 22.937 Número de colaboradores Sobral, CE - 15 de janeiro de 2010 Fonte: Grendene - Administração de Pessoal/RH NOTA: Os relatórios dos anos anteriores eram publicados tradicionalmente no final do mês de de- zembro, portanto, alguns números continham estimativas e arredondamentos. Os números aqui apresentados são quantidades reais e substituem eventuais distorções de divulgações anteriores. EXPEDIENTE Redação: Herbert Rocha Fotografia: Hudson Costa Diagramação: Neil Silveira Revisão: Reinaldo Oliveira

Upload: aurion

Post on 06-Jun-2015

9.499 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Socioambiental Grendene

O sucesso de qualquer empresa depen-de do envolvimento de suas partes inte-ressadas, chamadas de stakeholders e são basicamente: os clientes, os colaboradores, os fornecedores, os acionistas e a socieda-de. Satisfazer simultaneamente as neces-sidades destas cinco partes, respeitando o meio ambiente, com justiça social e de forma lucrativa, envolve um gigantesco e gratificante trabalho em busca da sus-tentabilidade. Para fazer tudo isso, uma empresa precisa aplicar bem seus recursos para gerar um benefício maior do que seu custo total.

Se você está lendo este relatório é porque você se interessa pela Grendene. A Grendene está perto de você e faz parte da sua vida, quer seja através da fabricação e comercialização de mais de 146 milhões de pares de calçados em 2009; na geração de emprego e renda para mais de vinte mil pessoas; na contratação de serviços de empresas locais; nas suas ações de saúde e segurança dos trabalhadores ou ainda, nas suas ações sociais junto à comunidade. É para você que se interessa pela Grendene, que apresentamos as principais realiza-ções sociais e ambientais do ano de 2009, pois uma organização como a Grendene pertence a todos nós, que de uma forma ou de outra, nos relacionamos com ela.

O ano de 2009 foi desafiador! Mais de 10 mil pessoas foram contratadas nas unidades fabris de Sobral, em pleno alerta nacional contra a Gripe A e em plena crise mundial. Vencemos! Fomos ousados e nos preparamos muito bem para isso. Campa-

A Grendene se interessa por você

Perfil da empresa

Início das atividades maio de 1993

Nº de unidades em Sobral 7 unidades fabris, totalizando 166 mil m2

Capacidade instalada 166 milhões de pares por ano

Principais produtosCalçados sintéticos (termoplásticos injetados) para os públicos masculino, feminino, adolescente e infantil.

Pontos de Venda 60.000 no Brasil e 20.000 no exterior em mais de 90 países

nhas internas e externas foram feitas. Vencemos a crise financeira mundial – a maior desde 1929 – e colaboramos intensamente para que a Gripe A não chegasse à nossa comunidade. Para comemorarmos estas vitórias conta-mos, sobretudo, com a ajuda da grande maioria dos colaboradores, dos forne-

cedores e da comunidade cearense da região de Sobral que se uniu em um esforço extra na reta final de nossas conquistas.

Tudo o que fizemos, fizemos com você que se interessa pela Grendene; porque a Grendene se interessa por você.

2007 2008 2009

17.2

37

14.2

89

22.9

37

Número de colaboradores

Sobral, CE - 15 de janeiro de 2010

Fonte: Grendene - Administração de Pessoal/RH

NOTA: Os relatórios dos anos anteriores eram publicados tradicionalmente no final do mês de de-

zembro, portanto, alguns números continham estimativas e arredondamentos. Os números aqui

apresentados são quantidades reais e substituem eventuais distorções de divulgações anteriores.

EX

PE

DIE

NT

E

Redação: Herbert Rocha

Fotografia: Hudson Costa

Diagramação: Neil Silveira

Revisão: Reinaldo Oliveira

Page 2: Relatório Socioambiental Grendene

RELATÓRIO SOCIO-AMBIENTAL2 Sobral, CE - Janeiro de 2010

O tema central de todas as campanhas da Grendene em parceria com a modelo Gisele Bündchen foi o apoio à Causa das Águas. Em 2006, com Y Ikatu Xingu (através do instituto ISA), defendemos a preservação das águas do Rio Xingu. Em 2007, continuamos o apoio ao Y Ikatu Xingu (ISA) e estendemos para os progra-mas Nascentes do Brasil, também do ISA e ao De Olho nos Mananciais (WWF). Em 2008, o tema da campanha foi Sementes e defendemos a preservação das florestas para a preservação do ciclo da água. Naquele ano de 2008, o apoio foi ao programa Florestas do Futuro, da SOS Mata Atlântica. O resultado da parceria foi a Floresta do Futuro Gisele Bündchen Sementes, onde a própria Gisele plantou a primeira árvore.

Grendene e Gisele Bündchen sempre foram parceiras na iniciativa de preservação do meio ambiente. Hoje, a Gisele é reconhecida interna-cionalmente pela ONU como embaixadora do meio ambiente por esses e outros projetos.

Em seu quarto projeto socioambiental em defesa da Causa das Águas, a linha Gisele Bündchen lançou em 2009 sua nova coleção, desta vez voltando suas atenções para as águas dos mares.

Maiores responsáveis pela evaporação no planeta, as águas dos mares dessalinizam na atmosfera e caem sob a forma de chuva, penetram na terra formando fios e olhos d’água que depois se transformam em rios que desembocam novamente nos mares, completando um ciclo perfeito de vida. Além disso, as águas dos mares são grandes reguladoras da temperatura do planeta. Ao preservar a vida marinha e os ecossistemas dos oceanos, estamos combatendo dire-tamente o aquecimento global.

Projeto TamarA nova coleção da supermodelo Gisele

Bündchen foi inspirada nas belezas do fundo do mar. Desta vez, a coleção apoia o Projeto Tamar, que há 30 anos pesquisa e protege as tartarugas marinhas da costa brasileira. A Grendene parti-cipará com os recursos necessários para novos investimentos nos principais centros de estudo do Tamar, na Praia do Forte (BA) e em Floria-nópolis (SC).

O Projeto Tamar cuida de 1.100 km de nossas praias, garantindo a sobrevivência de milhões de tar-tarugas marinhas desde 1979. Educando ambien-talmente comunidades pesqueiras, desenvolvendo projetos sociais que geram renda, ensinando a pesca não-predatória que dizima centenas de milhares de tartarugas marinhas. Resgatando animais em ris-co, tratando, alimentando e devolvendo-os ao mar. Protegendo a desova, o nascimento e crescimento de filhotes. Este ano, quando o Projeto Tamar celebra 30 anos, o filhote de número 10 milhões ganhará as águas dos mares.

Ipanema RJ – 100% recicladaO novo modelo da Ipanema RJ, também lançado em set/09, segue o conceito ecologi-

camente responsável, produzido a partir de uma fórmula exclusiva 100% reciclável, desenhada pelo estilista Oskar Metsavaht, presidente do Instituto E, associação civil, criada e sediada no Rio de Janeiro, cuja principal missão é a promoção do Brasil como o país do desenvolvimento sustentável. A educação, o empoderamento e a valorização dos diversos saberes de nossa popu-lação, assim como da biodiversidade brasileira, pautam suas iniciativas e projetos. Através da comunicação, o Instituto E ajuda a disseminar uma cultura de responsabilidade individual e coletiva, transformando conceitos em atitudes, discursos em ação.

Agenda 21 localUma das máximas do desenvolvimento local sustentável é “pensar globalmente e agir

localmente”, por este motivo a Grendene está atenta às ações da Agenda 21 que visa à melho-ria da qualidade de vida no planeta e na comunidade no século 21. Veja algumas ações locais da Grendene de práticas ambientalmente corretas baseadas na Teoria dos 4R: Repensar, Re-duzir, Reusar e Reciclar.

Repensar – Eventos de sensibilização ambiental

Dia Mundial do Meio Ambiente A Grendene promoveu ações internas de conscientização no Dia Mundial do Meio

Ambiente com exposições de painéis educativos com o tema Responsabilidade Ambiental da Grendene e um ponto de distribuição de mudas de árvores próximo ao restaurante, com a participação de 1.002 colaboradores.

Cursos da Agenda 21Ainda na linha da conscientização, a Grendene vem apoiando cursos de sensibilização

para os temas da Agenda 21 local. Em 2009 foi realizado o curso Licenciamento Ambien-tal que contou a participação de 112 pessoas da comunidade e da Grendene, atingindo um índice de satisfação de 88% entre bom e ótimo.

A Grendene se interessa pelo Meio Ambiente

Reduzir - A Grendene se interessa em reduzir o consumo de águaA Grendene fez adaptações das torneiras e chuveiros das fábricas, instalando um dispo-

sitivo capaz de controlar a vazão água, reduzindo, desta forma, o desperdício. Esta medida re-presenta uma redução no consumo de água de 35% nos banheiros, vestiários e restaurantes.

Reusar - A Grendene pratica o reuso da águaReuso na Irrigação

A Grendene conta com cerca de 16,19 mil m² de área arborizada que são irrigados com água proveniente das estações de tratamento de efluentes (ETE) das cozinhas, vestiários e banheiros.

O parque industrial da Grendene conta com uma barragem de cerca de 19 mil m3 que recebe 38,66% das águas pluviais que chegam aos telhados das unidades fabris e se somam às águas tratadas provenientes da ETE. Mensalmente são consumidos deste reservatório 2,13 mil m3 de água para irrigação.

Reuso no controle da qualidade do arA água utilizada nos sistemas de exaustão das cabines de pintura segue para uma estação

de tratamento de efluentes, onde é feita a remoção da borra e, depois de filtrada, retorna ao processo. A borra residual é recolhida, ensacada e enviada para coprocessamento de energia.

Reciclar – Os produtos Grendene são recicláveisA Grendene recicla 100% do seu resíduo de PVC.

A Grendene conta com uma unidade de recuperação de Vincal (couro sintético) e PVC, onde são separados por cores, recuperados e retornam ao processo. Em 2009 foram reci-cladas 943,22 toneladas de Vincal e 18.176,88 toneladas de PVC.

Linha Mormaii NeocycleDesde 2008 a Grendene vem produzindo

uma linha de sandálias masculinas com neo-prene reciclado das roupas de mergulhadores e esportistas náuticos. Faz parte do conceito do produto uma campanha de recolhimento de roupas descartadas de neoprene para reciclagem.

Programa de Gerenciamento Ambiental – PGAA gestão ambiental da empresa tem como base o atendimento à legislação ambiental

e demais requisitos subscritos por ela, mantendo um programa de gerenciamento ambien-tal, gerido por profissionais especializados. Além de monitorar os aspectos ambientais que envolvem suas atividades, realiza o controle de seus produtos e serviços, assegurando que seus procedimentos sejam implementados e mantidos em plena conformidade. Esse siste-ma de gestão é fundamentado na teoria dos 4R, tendência mundial que classifica as formas de gestão de resíduos e prioriza a redução da geração na fonte – Reduzir, seguida dos outros três R´s: Reutilizar, Reciclar e Repensar, sendo estes, as diretrizes principais do PGA.

Definições dos 4R, na ordem em que os mesmos devem ser considerados estão relacio-nadas a seguir :1. Redução da geração na fonte - Implantação de procedimentos que priorizam a não geração dos resíduos. Estas ações podem variar de implantação de novas rotinas opera-cionais a alterações tecnológicas no processo produtivo.2. Reutilização de resíduos - Neste caso, o resíduo é reaproveitado sem que haja modificações na sua estrutura. 3. Reciclagem de resíduos - No caso da reciclagem, há um beneficiamento no resí-duo para que o mesmo seja utilizado no mesmo processo ou em outro compatível.4. Repensar - Repensar formas para melhor integração entre os processos, seja na ade-quação de matérias-primas que facilitem a reciclagem e reutilização, ou com a diminuição dos resíduos iniciais, obtendo assim a continuidade do ciclo.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Uma questão de responsabilidade ambiental

A Grendene funciona com rigorosa observância dos condicionantes de suas licenças am-bientais e destaca-se com seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, promovendo a cole-ta, armazenagem e destinação ambientalmente adequada de acordo com a Norma NBR10004, informando seus resultados quadrimestralmente ao órgão ambiental estadual (SEMACE).

Destinação Adequada dos Resíduos Sólidos – 2007 a 2009

ResíduosQuantidade em Toneladas Destinação de acordo

com aNBR100042007 2008 2009

Estopas contaminadas c/ óleos ou graxas 229,18 514,25 1.057,97 Co-processamento

Filmes e pequenas embalagens plásticas 76,53 97,83 127,79 Empresa de reciclagem

Óleo lubrificante usado 29.600 37.648 16.280 Re-Refino

Papel e papelão 935,94 1.171,98 1.339,63 Empresa de reciclagem

Resíduo de couro sintético (vincal) 823,61 545,10 943,22 Reciclagem própria empresa

Resíduo plástico (PVC) do processo 6.740,81 13.806,99 18.176,88 Reciclagem própria empresaResíduos de lâmpadas (mercúrio, fluorescente, sódio) 1,40 3,50 4,03 Empresa de de reciclagemResíduos de madeira com substâncias não tóxicas 17,03 11,55 5,77 Empresa de de reciclagemResíduos dos restaurantes (restos de alimentos) 208,72 184,93 211,66 Fazenda de suinoculturaResíduos e lodos de tinta da pintura industrial 120,46 114 87,03 Co-processamentoResíduos gerados fora processo industrial (Escritório) 30,45 22,81 21,91 Aterro sanitário

Resíduos ambulatoriais 0,13 0,16 0,16 Vala séptica do aterro sanitário de Sobral

Solvente contaminado (acetona) 432,28 621,75 442,06 Reciclagem própria empresa

Sucata de metais ferrosos (Ferros em geral) 105,27 206,53 131,88 Empresa de reciclagem

Varrição de fábricas 1.187,97 894,17 858,22 Aterro sanitário

Fonte: Grendene - Segurança do Trabalho - RH

Nota: Os números divulgados nos relatórios de 2007 e 2008 referiam-se ao acumulado dos 3 primeiros trimestres.

Os números aqui apresentados correspondem ao total anual.

Page 3: Relatório Socioambiental Grendene

RELATÓRIO SOCIO-AMBIENTAL Sobral, CE - Janeiro de 2010 3

A Grendene se interessa pelo desenvolvimento profissional

Educação CorporativaEm função do desejo de estar mais preparada para

os desafios do futuro, a Grendene trabalha incansavel-mente para superar seu posicionamento diferenciado no mercado. Na maturidade dos seus quase 40 anos, a Grendene encerra um profundo processo de renova-ção, tendo como destaque a Academia Grendene, em-penhada em capacitar gestores para uma atuação mais estratégica, multidisciplinar e inovadora. A estrutura da Academia Grendene envolve todas as áreas da companhia.

Inovações Metodológicas da Academia Grendene em 2009

INOVAÇÃO OBJETIVO

Banco de Estudos de Caso Trazer situações e problemas reais da Grendene para estudo e geração de aprendizagem.

Grupo de InovaçãoPromover ideias e propostas que provoquem diferenciais marcantes e rupturas positivas no jeito de pensar, ser e agir da empresa.

Grupo de Multiplicadores Capacitar profissionais internos para disseminação dos programas de desenvolvimento.

Nivelamento de Conteúdo Avaliar o conteúdo da fase que antecede ao módulo para subsidiar docentes.

Verificação de Aprendizagem após o Módulo

Verificar a aprendizagem após os módulos dos principais conceitos abordados.

Treinamentos para Gerentes e Supervisores – Público da Academia Grendene Temáticas Participantes Turmas Carga horária

Palestra Alta Performance - Uma Decisão Individual 402 1 3

Excelência em Liderança de Resultados 145 5 16

Lean Manufacturing 39 2 24

Mini Fórum Lean 01 139 6 2

Mini Fórum Lean 02 140 6 2

Mini Fórum Lean 03 26 1 2

PGAP - Liderança Transformadora 19 1 16

Programa de Formação de Multiplicadores 17 1 40

Sustentabilidade nos Negócios 132 5 8

VII Fórum do Conhecimento Compartilhado 123 5 4

HHT - Horas Homens Treinados = 7.521 horas

*Significa Homens Horas Treinadas igual ao cálculo da carga horária do evento

multiplicada pelo seu número de participantes e posterior soma destes resultados.

A Academia Grendene este ano, além de possibilitar ações de desenvolvimento para seus gestores, realizou módulos específicos para seus parceiros. Em 2009 foram realizados 4 eventos para 31 representantes comerciais que atuam em diversas regiões do Brasil.

Treinamentos para Representantes – 2009Temáticas Participantes Turmas

Carga horária total

Palestra: Desenvolvendo Equipes de Alta Performance 31 1 2

Módulo I: Estratégia, negócios e planejamento 31 1 8

Módulo II: Execução, Plano de ação e resultados 31 1 8

Módulo III: Liderando Equipes para Alta Performance 31 1 8

HHT - Horas Homens Treinados = 806 horas

CapacitaçãoA Grendene desenvolve diversas ações voltadas para seus colaboradores nas áreas

de capacitação, desenvolvimento e crescimento profissional, perfazendo em 2009, um total de 333.420 horas homens treinados. Um dos principais propósitos da educação corporativa é criar uma cultura de desenvolvimento de talentos e, para isto, são neces-sárias ações de atração e manutenção de talentos, investimentos em Treinamento e De-senvolvimento (T&D), entre outras atividades que busquem incrementar os resultados globais do negócio e perpetuar os Valores da Grendene: Lucro, Competitividade, Inovação e Agilidade e Ética.

Além dos investimentos da empresa, a Grendene incentiva seus colaboradores a bus-carem o aperfeiçoamento educacional através do auto-desenvolvimento. Mais de 300 cola-boradores estão matriculados em cursos das Universidades locais. A Educação Corporativa desenvolve diversos programas de capacitação:

O Programa de Desenvolvimento Manutenção GrendeneIniciado em 2009, tem como objetivo ampliar, desenvolver e aperfeiçoar os conheci-

mentos técnicos e comportamentais dos profissionais desta área, impactando diretamente no desenvolvimento profissional e organizacional. São 280 profissionais atendidos pelo programa e participando de cursos voltados para sua área.

Programa de Desenvolvimento da Manutenção - 2009

Temáticas Participantes TurmasCarga horária

TotalManutenção de Alto Desempenho 195 3 2Gestão da Manutenção 18 1 1Básico de Qualidade 17 2 5Higiene e Segurança do Trabalho 109 4 10Relações Humanas/Trabalho e equipe 129 6 10Comunicação Eficaz 96 5 10Iniciativa e Liderança 95 6 5Matemática Básica 187 13 60Eletricidade Básica 75 10 60

HHT - Horas Homens Treinados =170.151

LIG - Liderança Integrada GrendeneO Programa de Desenvolvimento LIG - Liderança Integrada Grendene, objetiva possibili-

tar o sucesso e a ascensão em cargos de gestão aos analistas técnicos e preparadores de processos, desenvolvendo, nestes profissionais, as competências de seus cargos de forma integrada, dissemi-nando as ferramentas e as atitudes necessárias à gestão de pessoas e ao negócio Grendene.

Treinamento para Analistas Técnicos – 2009Treinamento Participantes Turmas Carga horária

Palestra: Desenvolvendo o sentimento de dono do negócio

1.256 1 3

Sustentabilidade 373 14 4

Excelência em Liderança de Resultados 257 13 6

Líder de si mesmo 129 1 4

HHT - Horas Homens Treinados = 7.318

“O LIG nos ajuda a crescer profissional-mente, abrindo espaço para um vasto cam-po de conhecimento”

“Participo do LIG desde o seu lançamento e o vejo como uma oportunidade de crescimento para toda a empresa, pois, à medida que nos autoavaliamos e apli-camos os aprendizados no dia-a-dia, todos se desenvol-vem. Sinto-me muito satisfeito em colocar em prática e transmitir os conteúdos à minha equipe. Que em 2010, venham os novos aprendizados!”

Analista técnico Marcelo de Sousa Matos - Unidade 01

Grendene e você: uma parceria de sucessoEste programa visa envolver todos os colaboradores do nível operacional, de forma

corporativa, através do repasse de informações sobre a Grendene e sensibilização quanto à importância do seu trabalho para o fortalecimento desta parceria.

Em 2009, o programa “Grendene e você: uma parceria de sucesso”, foi desenvolvido com o propósito de disseminar o código de conduta instituído em 2008, fortalecer sua práti-ca e trabalhar a importância da garantia da qualidade com a participação de 8.179 pessoas distribuídas em 340 turmas totalizando 32.716 horas/aula.

Alguns depoimentos de participantes do treinamento “Grendene e você: uma parceria de sucesso” durante o evento:

“Com esse treinamento, a Grendene está fazendo com que os colabo-radores sintam-se valorizados.”

“O que aprendi neste treinamento irei aplicar em meu trabalho e a cada dia farei o melhor.”

Cursos TécnicosTreinamentos Técnicos - 2009

Treinamento Participantes Turmas Carga horária

Formação Técnica de Costura em Calçados 99 5 176

Operador de Empilhadeira 40 4 40Formação de Gestores em Técnica de Serigrafia em Calçados

95 6 122

Regulagem de telas 122 3 12

HHT - Horas Homens Treinados = 6.498

Oportunidade de CrescimentoA Grendene é um espaço de crescimento profissional. Com o objetivo de reter talen-

tos, a Grendene mantém um Programa de Seleção Interna, de modo que as vagas dife-renciais abertas sejam preenchidas, preferencialmente, por pessoas que já trabalham na empresa.

Em 2009 tivemos 1.275 vagas, onde 91,56% destas vagas foram supridas internamente.

Promoções Internas – 2009 (%)

2007 2008 2009

59% 83% 91,56%

Fonte: Recrutamento e Seleção – RH

Page 4: Relatório Socioambiental Grendene

RELATÓRIO SOCIO-AMBIENTAL4 Sobral, CE - Janeiro de 2010

Seleção interna

Comecei na Grendene em 2002, trabalhando “no chão de fábrica” (Ajudante de Produção, no jar-gão dos colegas) como preparador de sola, depois como pintor. Fui vendo que a organização ofere-cia vagas, porém não tinha mão-de-obra qualifica-da para ocupar cargos de gestores de pessoas. Foi quando meu Analista Técnico me deu a oportuni-dade de liderar pessoas.

Eu sabia que quando sua meta é definida, o indivíduo tem cerca de 60% de chance de alcançar o objetivo. Então fiz metas pessoais e profissionais e, a cada dois anos, a minha meta era ser promovido. Dois anos depois já estava como Apoiador. Mais dois anos (2008), já estava como Analista Técnico e busco a promoção para Supervisor de Produção em 2010. Hoje lidero 237 pessoas. Mas o que me satisfaz mesmo, é quando meus liderados são promovidos, aí vejo que meu trabalho de liderança está sendo conduzindo da me-lhor forma. Quando eu trabalhava no terceiro turno, consegui treinar seis regula-dores; ajudei a promover três pessoas de Regulador para Preparador de Processos e duas passaram de preparador de processos para analista técnico.

Isto demonstra as oportunidades que temos. Devemos sempre fazer o me-lhor, nunca ficar com medo da mudança e sempre investir nas pessoas, pois empresas são feitas de processos, tecnologias e sobretudo de pessoas. São elas que tem ou não agilidade e conduzem a inovação tecnológica.

Minha principal aspiração profissional é crescer junto com a empresa, pois meu vínculo é muito grande com essa família. Conheci minha esposa aqui; meu irmão trabalha aqui; meu primeiro emprego foi aqui e foi aqui que tive a oportunidade de melhorar tanto pessoal quanto profissionalmente.

O conceito de desenvolvimento é muito forte na nossa organização. Com o início da Academia Grendene, nós saímos na frente no processo de aprendi-zagem, qualificando e acompanhando os resultados dos nossos colaboradores, gerando frutos, sendo cada vez mais produtivos, aprendendo com nossos erros e praticando nossos valores.”

(Wesley Liberato, sobralense, Analista Técnico de Produção, Fáb. 7, Turno 1)

Trabalhe ConoscoO processo de Re-

crutamento e Seleção de uma empresa tem papel estratégico, pois precisa estar alinhado às exigências do mer-cado. Desde 2006, os interessados em inte-grar o quadro de cola-boradores da Grendene têm a possibilidade de cadastrar seus currícu-los no site da empresa, através do link Traba-lhe Conosco. Essa fer-ramenta possibilita o cadastramento de currícu-los de forma rápida, segura e totalmente gratuita para o profissional, gerando assim um grande número de cadastros, possibilitando a captação de profissionais em esca-la global e reduzindo o uso e arquivamento de papel.

Outra importante porta de entrada para uma carreira na Grendene é o estágio profissional. Atualmente, 25 estudantes de universidades locais estagiam na Gren-dene.

Efetivação de Estagiários – 2009 (%)

2007 2008 2009

25% 39,5% 66%

Fonte: Recrutamento e Seleção – RH

Projeto Jovem AprendizO Projeto Jovem Aprendiz é uma excelente forma de captação de talentos para as

áreas técnicas e administrativas da empresa, além de proporcionar a oportunidade de crescimento profissional. Depoimentos espontâneos de jovens que fizeram esta experiên-cia e hoje integram o quadro de funcionários reforçam a credibilidade do projeto. Veja o caso da Ana Thiena:

“Participar do Projeto Aprendiz foi algo que me enriqueceu bastante, tanto no sentido de desenvolver competências profissio-nais como pessoais. Enxerguei na Grendene uma possibilidade de crescer. Foi uma tarefa cheia de desafios. Aos poucos fui aprendendo, tive a oportunidade de estar próxima de pesso-as que me deram suporte para que meu cres-cimento fosse possível. Com a minha própria forma de trabalhar e seguindo os valores da empresa, pude me destacar e enfim conseguir o que a maioria dos aprendizes vislumbra: A PROMOÇÃO. Hoje vejo que cheguei onde queria, mas não pretendo pa-rar por aqui, pois percebo que ainda existem as possibilidades de enri-quecimento de função, crescimento e expansão. “

(Ana Thiena Apoliano Gomes da Silva - Auxiliar de Recrutamento e Seleção)

Fazem parte deste programa 108 estudantes de nível médio e superior que têm entre 14 e 24 anos de idade.

Inclusão SocialA Grendene promove o ingresso de pessoas portadoras de necessidades especiais em seu

quadro de colaboradores. O convívio dos demais trabalhadores com as diferenças, dificuldades e superação daqueles que têm deficiência resulta na humanização das relações de trabalho.

Para isso, a Grendene implementa ações de acolhimento a partir da avaliação médica, fonoaudiológica e a análise das condições individuais para adequação ocupacional das defi-ciências específicas previstas pelo Ministério do Trabalho. Em seguida, uma entrevista avalia o perfil de cada candidato em busca das possibilidades de adaptação ao trabalho. Após estas duas primeiras etapas, o candidato visita os postos de trabalho com a presença de um pro-fissional do RH para que ele avalie as atividades que irá assumir e inicie sua integração no ambiente de trabalho, aproximando-o da supervisão da área de modo que ele compreenda que será um colaborador importante para a empresa.

“Antes eu trabalhava na roça e morava em Cariré. Após sofrer um acidente ficou muito difícil encontrar empresas para tra-balhar, então sem ter opção, fui em busca do INSS para me aposentar. Chegando lá recebi a informação que a Grendene esta-va empregando pessoas com deficiência, então fui ao SINE, pois não me sentia bem sem ter uma ocupação e após 3 dias já es-tava trabalhando na Grendene. Quando cheguei fui bem acolhido pelo meu super-visor e meus amigos, que me mostraram o setor de trabalho e me deram apoio. Muitos se surpreenderam com meu desempenho, conseguia fazer bem meu trabalho e me destacar em outras funções. Hoje já faz 7 anos que estou na Grendene e me sinto uma pessoa realizada, consegui comprar minha moto e passar a morar em Sobral, sou reconhecido e respeitado pelo trabalho que faço.”

Francisco Vagner Pessoa – Embalagem F6 1º turno

Código de CondutaInstituído em 2008, o Código de Conduta da Grendene estabelece as principais respon-

sabilidades dos integrantes da empresa em todos os níveis hierárquicos, baseado nos prin-cípios éticos estabelecidos na Carta de Valores. Foi assegurado que todos os colaboradores recebessem seu exemplar do código, além de participar de treinamento sobre esta temática no Programa Grendene e você, uma parceria de sucesso. A Academia Grendene é a instância máxima de deliberação sobre o Código.

25.000

20.000

15.000

10.000

5.000

Em Sobral Total da Grendene

Cadastros feitos no “Trabalhe Conosco”

0

Fonte: Tecnologia da Informação Grendene

Efetivação de Jovens Aprendizes

2007 2008 20090

15

10

5

20

25

30

4%

13%

37%

Page 5: Relatório Socioambiental Grendene

RELATÓRIO SOCIO-AMBIENTAL Sobral, CE - Janeiro de 2010 5

A Grendene compreende a importância de viver com mais saúde e investe na educação preventiva como forma de orientar seus colaboradores a assumirem atitudes saudáveis, seja na alimentação, na prática de esportes, nos cuidados pessoais e na segurança e saúde ocupacional, objetivando melhorias na qualidade de vida de cada um.

A estruturação das ações que geram o bem estar coletivo da Grendene é feita, primor-dialmente, pelos profissionais de Serviço Social que compõem a Área de Benefícios em estreita parceria com os profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho). São ao todo 96 pessoas das mais diversas profissões, incluindo Assistentes Sociais, Odontólogas, Médicos, Enfermeiras, Fisioterapeuta, Engenheiros, Fonoaudiólogas, dentre outros.

Serviço SocialA Grendene disponibiliza uma equipe de 4 Assistentes Sociais que supervisionam

todos os benefícios oferecidos pela empresa aos seus colaboradores e à comunidade. Em 2009, foram feitos 10.955 atendimentos sociais e 668 visitas hospitalares e domiciliares.

CrecheA Grendene oportuniza o acesso de crianças de zero a seis anos, filhos de mães trabalhadoras,

em 3 creches e escolas conveniadas. São reservadas vagas para os colaboradores em instituições de ensino, abrangendo as salas de Berçário, Infantil III a V. O acesso das crianças é gratuito, mediante prévia autorização do Serviço Social da Grendene.

Número de filhos de funcionários nas creches e pré-escola nos últimos 3 anos2007 2008 2009307 320 318

Dados: Benefícios - RH

Facilidades EletrônicasOs colaboradores da Grendene contam com a comodidade de quatro terminais de consul-

ta para as informações de RH, estrategicamente colocados entre as unidades fabris. Chamados popularmente de quiosques, estes terminais permitem a impressão de contra-cheques e consul-tas de banco de horas, cálculo de horas extras, simulação de empréstimo, confirmação do recebi-mento do creme de proteção (EPI), dados do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), compra interna de calçados, solicitação de crachá e definição do local de recebimento da cesta básica.

O recebimento de salários, pagamento de contas e outros serviços são disponibilizados através de 2 postos bancários e 5 terminais de caixas automáticos Bradesco Dia e Noite – BDN, também localizados em pontos estratégicos da empresa.

Créditos FinanceirosA Grendene costuma liberar adiantamentos salariais em condições especiais para seus colabo-

radores que solicitam e se encontram em situações adversas relativas à moradia, saúde e educação.

Venda interna de calçadosA Grendene promove a venda interna de calçados a preço de custo para seus colaboradores.

Os modelos oferecidos procuram oferecer opções para toda família: infantil e adulto. São produ-tos que estão na moda e cada colaborador pode adquirir quatro pares em cada período da venda. Em 2009, as vendas aconteceram no mês de setembro e temos outra prevista para janeiro de 2010.

Alimentação Suplementar

RestaurantesA Grendene se interessa em asse-

gurar que seus colaboradores tenham uma alimentação saudável no seu dia a dia. Por isso a Grendene dispõe de 2 restaurantes para seus colaboradores e em parceria com a Nutrinor, terceiriza toda a produção de distribuição de re-feições que são acompanhadas por uma equipe de nutricionistas e tecnólogas de alimentos. São oferecidos quatro op-ções diárias de cardápios diversificados e balanceados: o prato light, o prato tra-dicional, a sopa e o prato alternativo. A alimentação é subsidiada pela Grendene em 94,34 % e o custo do colaborador é de apenas 18 centavos por refeição.

Cestas BásicasAs cestas básicas representam um

complemento alimentar para as famílias dos colaboradores, estagiários e jovens aprendizes da Grendene. Distribuída mensalmente a cesta básica é composta por 11 itens e pesando em média 23,50 Kg.

Número de refeições servidas na Grendene(Almoço e jantar)

2007 2008 20090

1.000.000

2.000.000

3.000.000

4.000.000

5.000.000

2.99

4.79

5 3.70

6.08

9

4.54

0.26

7

A Grendene se interessa pelo bem estar dos seus colaboradores

Distribuição de cestas básicas

2007 2008 20090

50.000

100.000

150.000

200.000

180.

622

186.

962

216.

428

Semana da Saúde - Eu me amo, eu me cuidoA Grendene realizou a 3ª Semana da Saúde com atividades diferenciadas e educativas

enfocando sempre o slogan ‘’Eu me amo, eu me cuido’’.Campanha Plantão Gripe A - Diante da forte divulgação sobre os riscos da Gripe

A, vírus H1N1, foi realizada em parceria com a Prefeitura de Sobral uma intensa mobilização de educação preventiva para cerca de 22 mil pessoas. Foi elaborado um Plano de Contingência contra a Gripe A, enfocando diversas ações de prevenção à transmissão do vírus, através de en-trevistas com caminhoneiros, banners específicos, contratação de mais auxiliares de enfermagem para desenvolver orientações e comunicação diária com a equipe da Secretaria de Saúde do Mu-nicípio, além do concurso de paródias e distribuição de panfletos. O vencedor do concurso foi o colaborador Sebastião Santos Rodrigues – Unidade 05.

Se você tiver com a gripe você vai para o hospital,/ lá o médico lhe bota no quarto você não volta pra seu local /para não ter perigo de você transmitir a gripe para o pessoal”.

Antes do alerta dado pela Secretaria de Saúde, a empresa já havia realizado uma Campanha Interna de Vacinação contra a Influenza, com adesão espon-tânea e totalmente gratuita, imunizando 11 mil cola-boradores contra o vírus Influenza.

Outras campanhas preventivas internas também foram realizadas contra a Dengue e Conjuntivite com entrega de material educativo (calendários, adesivos para carro e bicicleta) além da distribuição de sacolas para lixo de carros. Estas ações evitaram a dissemina-ção destas doenças entre os colaboradores.

Número de participantes da semana da saúde2007 2008 20092.035 2.952 3.075

Dados: Benefícios - RH

Saúde da MulherA Grendene promove ações de Saúde da Mulher e da

Proteção à Maternidade porque acredita no futuro e está comprometida com a melhoria da qualidade de vida das próximas gerações. A Central Ilhabela é um espaço espe-cialmente dedicado à saúde feminina, concentrando os atendimentos de enfermagem, médicos e odontológicos.

Em 2009 foram formadas 6 turmas do Encontro de Gestantes que participaram de palestras educativas com Psicólogos, Assistentes Sociais, Ginecologistas, Terapeutas Ocupacionais, Dentistas e Enfermeiros.

Além do trabalho em grupo todas as colaboradoras, gestantes ou não, têm à sua disposição o acesso ao atendi-mento individual de Planejamento Familiar.

As ações de Planejamento Familiar são extensivas aos homens que também são con-vidados para palestras educativas. No período carnavalesco deste ano foram distribuídos preservativos masculinos nas portarias das fábricas 02 e 06.

Saúde da Mulher 2007 2008 2009Consultas Ginecológicas 2.708 2.088 1.969Prevenções Ginecológicas 854 565 589Pré-Natal 1.656 1.737 2.197Atendimentos em Postos de Planejamento Familiar 15.432 19.215 14.172

Fonte: Benefícios - RH

Saúde BucalA saúde começa pela boca. A Grendene conta com uma equipe de sete dentistas, qua-

tro consultórios dentários e três atendentes de odontologia que trabalham na orientação e atendimento aos colaboradores.

Atendimentos Odontológicos2007 2008 2009

15.413 17.201 15.662

Fonte: Benefícios - RH

Projeto Sorriso MaternoEste projeto é uma iniciativa do Setor Odontológico. Funcionando desde fevereiro de

2009, tem por objetivo agilizar a conclusão do tratamento bucal das mulheres gestantes.Logo na primeira consulta do pré-natal, a gestante, após ser atendida, é encaminha-

da ao setor odontológico onde de imediato é feita a avaliação de sua saúde bucal e caso necessário seu atendimento é agendado de forma prioritária para que ela tenha seu trata-mento concluído antes da chegada do bebê. Em 2009, o Projeto Sorriso Materno atendeu 230 gestantes das quais 71 concluíram o tratamento antes do parto.

Atendimentos Médicos e AmbulatoriaisAs ações de saúde promovem atitudes preventivas e a prática de hábitos saudáveis, de

forma multidisciplinar, onde atuam Médicos Clínicos, Médicos do Trabalho, Fisioterapeu-tas, Enfermeiros e Assistentes Sociais, entre outros profissionais.

Por isso, as consultas clínicas realizadas nos 06 Consultórios da Empresa mantêm uma relação de proximidade com as avaliações nos Postos de Trabalho, orientações ergonômicas, visitas domiciliares, convênios para exames e encaminhamentos aos recursos da comunidade.

A Grendene conta com uma equipe de 25 profissionais distribuídos nas unidades fabris para o atendimento aos colaboradores.

Assistência Médica 2007 2008 2009

Consultas de Clínica Geral (com exceção da ginecologia) 24990 13390 19.824Consultas de Medicina do Trabalho 18296 16246 23.697

Fonte: Benefícios - RH

Page 6: Relatório Socioambiental Grendene

RELATÓRIO SOCIO-AMBIENTAL6 Sobral, CE - Janeiro de 2010

ATENDIMENTOS 2007 2008 2009

Audiometrias 20.534 20.869 27.625Participantes nas ações educativas de audiologia 612 3.998 4.457

Dados: Benefícios - RHPrograma de Prevenção e Controle das Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT

Este programa objetiva prevenir doenças ocupacionais a partir das condições ergonômicas do ambiente de trabalho e engloba as seguintes ações:

Comitê de Ergonomia GrendeneO SESMT, juntamente com Fisioterapeuta, Ortopedista, Assistente Social e Psicóloga com-

põem o Comitê de Ergonomia Grendene, responsável pela análise ergonômica dos postos de trabalho, pelo estudo de melhorias a serem implementadas e pela realização de ações educati-vas voltadas à prevenção de doenças ocupacionais.

Em 2009 foi realizado um Estudo Ergonômico nas áreas administrativas e de produção com a finalidade de conhecer e analisar os postos de trabalho, métodos e organização do tra-balho. Foram identificadas as principais necessidades ergonômicas e elaborado um Plano de Ação de modo a implementar mudanças, respeitando as características psicofisiológicas dos funcionários de forma a propiciar conforto e segurança e de acordo com a legislação vigente.

A realização de um Estudo Antropométrico das áreas administrativas permitiu identifi-car as características das medidas corporais individuais e criar condições materiais para que as adaptações realizadas nos postos de trabalho sejam otimizadas tanto quanto possível.

Veja as principais melhorias implementadas em 2009:

MultifuncionalidadeA diversidade de atividades é uma boa prática tanto para o corpo como para a mente e diminui

a ocorrência de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. A empresa está trabalhando a multifuncionalidade, oferecendo ao trabalhador condições de adquirir diversos conhecimentos nas operações de fabricação do calçado e contribuir para a redução dos riscos ergonômicos. Em 2009, 13.615 pessoas foram transferidas de postos de trabalho visando a multifuncionalidade.

Redimensionamento do MobiliárioPequenos ajustes podem fazer grandes diferenças no conforto e na satisfação das pessoas

que trabalham com os antebraços apoiados sobre superfícies planas como bancadas e mesas. Sempre que possível, os cantos retos de mesas de trabalho estão sendo substituídos por bordas arredondadas que são mais anatômicas.

Outro exemplo são os novos apoios para os pés, desenvolvidos para proporcionar maior conforto aos colaboradores. Estas medidas evitam posturas com sobrecarga muscular e melho-ram a circulação sangüínea.

Adaptações de MáquinasAté mesmo as máquinas são passíveis de atualizações e melhorias, como por exemplo, o

ajuste da altura do acionamento bimanual das injetoras de sapatilha da Fábrica 5. Esta medida minimiza o esforço nos membros superiores dos operadores durante o processo. Em 2009, di-versos ajustes como este foram efetuados em máquinas em cada uma de nossas unidades fabris.

Inovação Tecnológica

A automação do abastecimento das injetoras convencionais e rotativas é uma importante melhoria ergonômica que evita o esforço físico humano na atividade. A busca constante por inovações é feita por equipes multidiciplinares, o que garantiu inúmeros resultados satisfatórios no ano de 2009.

Treinamentos de Segurança - 2009

Temáticas Participantes TurmasCarga

HoráriaPrevenção de Acidentes de Trabalho 774 34 13Prevenção de Acidentes de Trajeto 37 1 1Ergonomia 1.174 48 5Operação em Máquinas de Manutenção e Utilização de EPI´s

664 27 3

Manuseio de Produtos Químicos 73 2 2Meio Ambiente 1.002 20 1Higiene 37 1 1Outros Treinamentos de Segurança 242 11 24

HHT - Horas Homens Treinados = 6.277

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

A CIPA da Grendene realiza diversas cam-panhas educativas em prol da segurança e saúde dos colaboradores da empresa, assim como parti-cipa da identificação dos riscos nos ambientes de trabalho, relatando ao SESMT qualquer alteração no ambiente capaz de interferir na concentração ou intensidade dos agentes de risco. A CIPA reali-zou campanhas educativas de segurança do traba-lho com a participação de 2.239 pessoas.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT Dentre as diversas campanhas realizadas pela CIPA, merece destaque a Semana Interna de

Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, que movimenta toda a fábrica, através da realização de palestras educativas com diversos temas voltados para a segurança e saúde do trabalhador, com apresentação de vídeos, concursos de frases e distribuição de prêmios para os colaboradores. Em 2009 participaram da SIPAT 5.219 pessoas.

Ações de Mobilização na SIPAT • Blitz de Ergonomia • Concurso de Frases de Segurança• Jogo de perguntas e respostas sobre o uso correto de EPI´s e EPC´s;• Palestras e orientações sobre as atitudes seguras no trânsito e benefícios na prática de esporte;• DST/AIDS;• Dengue – cuidados e prevenção;

MedicamentosA aquisição de medicamentos é facilitada pelos convênios mantidos com 2 drogarias

locais. Além do desconto de 20%, os colaboradores têm a facilidade de comprar nas farmá-cias internas, ou seja, dentro das dependências da Grendene. Em 2009 foram realizados 93.420 compras individuais.

Clínicas OftalmológicasAtravés do convênio mantido com 3 clínicas particulares e com o consultório do Sindicato

dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Sobral, a Grendene proporciona aos seus co-laboradores o acesso facilitado a consultas oftalmológicas, garantindo um preço diferenciado com opção de pagamento parcelado. Neste ano foram 1.016 atendimentos oftalmológicos.

ÓticasO colaborador da Grendene tem acesso à compra de óculos de grau em quatro óticas

da cidade, com 40/% de desconto sobre a tabela AJOC (Associação dos Joalheiros do Ceará). Este convênio facilita o pagamento que é parcelado e debitado em folha. Este ano, 322 colabo-radores compraram óculos de grau, com o desconto proporcionado pela Grendene.

UltrassonografiasMantemos convênio com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de

Sobral para realização de ultrassonografias, com desconto de 50% para nossos colaboradores. Cuidar da saúde e integridade física dos trabalhadores através de um ambiente de trabalho

seguro e saudável é o objetivo da Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional da Grendene.

EsporteA Grendene incentiva a prática esportiva entre seus colaboradores e permanece com

convênio para disponibilizar 3 quadras e campos de futebol para organização de pequenos campeonatos e torneios.

A Grendene se interessa pelo ambiente de trabalho seguro

Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT

Todas as ações de segurança e medicina do trabalho são planejadas e acompanhadas pelo SESMT, uma equipe de profissionais especializados formada por Engenheiros de Segurança do Trabalho; Médicos do Trabalho; Técnicos de Segurança do Trabalho; Enfermeira do Traba-lho e Auxiliares de Enfermagem do Trabalho. O SESMT da Grendene interage com as demais áreas de RH, notadamente, benefícios, manutenção e lideranças de produção.

Dois grandes programas norteiam a gestão, a segurança e a saúde ocupacional da Grendene:1- PPRA - (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e 2- PCMSO - (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional); sendo, respectivamen-

te, um focado na prevenção e outro no controle e monitoramento.O PPRA serve de base para elaboração do PCMSO, por isso, devem estar em sinergia. Se-

gundo o Eng. Giovanni Moraes (2009) “não pode existir um PCMSO eficaz se não estiver baseado num PPRA atualizado.”

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRAO PPRA é um programa anual de higiene ocupacional – isto é, visa a eliminação da insa-

lubridade – e um dos documentos mais importantes para implementar ações preventivas aos trabalhadores que possam estar expostos aos agentes ambientais. Este programa tem como objetivo estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade física dos colaboradores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

Principais Ações de 2009:• Desenvolvimento de tecnologias de proteção cole-tiva e individual.

• Sinalização de Segurança em todos os setores;

• Redução e controle do ruído; • Controle de gases e vapores;• Adequação ergonômica dos postos de trabalho; • Treinamentos sobre uso adequado de EPI’s;• Prevenção de acidentes de trajeto; • Prevenção contra incêndios;• Inspeção de vasos sob pressão; • Instalação de guarda-corpos;• Instalação de ventiladores e exaustores; • Prevenção de Riscos em Máquinas e Equipamentos.

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSOO objetivo do PCMSO é prevenir doenças ocupacionais através do monitoramento indi-

vidual da saúde dos trabalhadores com a realização de exames médicos; assim como treinar e orientar os colaboradores em temáticas voltadas à saúde.

O PCMSO da Grendene é mais amplo que as exigências legais e se compõe de 6 programas adicionais e diversas outras ações:1.Programa de Conservação Auditiva (PCA); 2.Programa de Assistência ao Pré-Natal, Planejamento Familiar e Prevenção ao Câncer Gineco-lógico e de Mama (já demonstrado na pag. 5);3.Programa de Monitoramento das Pessoas com Deficiência – PcD (já demonstrado na pag. 4)4.Programa de Prevenção e Controle das Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT;5. Programa de Controle Sanitário, Abastecimento e de Tratamento de Efluentes 6. Ações Preventivas em Saúde Bucal. (já demonstrado na pag. 5)7. Ações de Prevenção, controle e combate ao uso de fumo, álcool e drogas.

PCA - Programa de Conserva-ção Auditiva

A Grendene desenvolve um Programa de Conservação Auditiva e de Gerenciamento Au-diométrico, enfocando a prevenção como fator principal para a saúde auditiva de seus colabo-radores. Para isso, conta com três cabines audio-métricas e cinco Fonoaudiólogas que orientam os trabalhadores a assumirem posturas preventi-vas, conservando assim sua audição e qualidade de vida. É fundamental a atuação da equipe de Audiologia Ocupacional mostrando a importân-cia do uso correto dos EPI´s e EPC´s proporcionados pela empresa.

Page 7: Relatório Socioambiental Grendene

RELATÓRIO SOCIO-AMBIENTAL Sobral, CE - Janeiro de 2010 7

Principais treinamento realizados na SIPAT 2009Temáticas Participantes Turmas

Os impactos dos acidentes na vida pessoal e no trabalho 98 2

Segurança na Operação de Máquinas 513 12

Prevenção dos riscos químicos e uso do creme de proteção 51 3

Uso correto de ferramentas do trabalho 81 2

Atitudes seguras no setor de trabalho 92 3

Atitudes seguras no trânsito 51 2

Uso correto de ferramentas no trabalho e a importância do creme de proteção 99 2

Segurança na operação de máquinas e a importância do uso do creme de proteção 78 1

Hipertensão 25 1

Uso racional da água 36 1

Gerenciamento de resíduos e reciclagem 26 1

Minuto de segurança para as atividades em manutenção 216 11

Total 1.366 41

Fonte: Segurança do Trabalho – RH

Brigada de IncêndioA Grendene conta com uma brigada de incêndio formada

por colaboradores da própria empresa, devidamente capacita-da para prevenir e combater eventuais sinistros.

Desde 2005 são realizados internamente os cursos de for-mação em brigada de incêndio por profissionais habilitados no curso de assessor técnico e atendendo os disposto da Nor-ma Técnica 001/04 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Fazem parte da responsabilidade do brigadista, ações preventivas como: avaliação dos riscos existentes;  inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio; inspeção ge-ral das rotas de fuga; elaboração de relatório das irregularidades encontradas, Orientação a população fixa e visitantes e  Prática de exercícios simulados.

O treinamento envolve a prática de primeiros socorros e combate a incêndio, contribuindo para os profissionais da brigada, que atuem de forma preventiva em suas comunidades.

A Grendene se interessa pela comunidade

A fim de garantir a sustentabilidade, a Grendene promove parcerias com instituições nacionais e locais. Organizações sem fins lucrativos como o Instituto Sócio-ambiental - ISA, o Institutos Guga Kuerten e Ayrton Senna, têm mantido contratos de licenciamento de marcas com a Grendene que, através da venda desses produtos possibilita importantes projetos sociais que modificam as comu-nidades onde estamos inseridos. A Grendene realiza doações mensais à fundação Xuxa Meneguel no Rio de Janeiro.

A Grendene incentiva a educaçãoEm Sobral os projetos do Instituto Ayrton Senna em parceria com a Prefeitura tiveram im-

portante papel no desenvolvimento educacional, com excelentes resultados reconhecidos nacional-mente.

Outra contribuição importante tem sido a definição do perfil do trabalhador para o ingresso na Grendene que exige o ensino fundamental completo como pre-requisito. Este fato tem feito com que muitos jovens e adultos voltem a estudar na esperança de conseguir um emprego, o que é com-provado pela evolução das matrículas no Ensino de Jovens e Adultos – EJA em Sobral no segundo segmento, isto é, nos quatro anos finais do ensino fundamental.

Jovens e adultos matriculados no Ensino Fundamental em Sobral (2o. seguimento)

2007 2008 2009448 1.114 1.596

Fonte: Secretaria de Educação de Sobral

“A Grendene tem contribuído para a ampliação da educação formal, especifica-mente, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Percebemos que desde quando a Gren-dene começou a exigir o ensino fundamental completo, houve um relevante aumento na bus-ca pela escolaridade, oportunizando o aumen-to significativo do número de matrículas nesta modalidade. A maioria dos alunos são trabalha-dores que procuram colocação no mercado de trabalho através de uma melhor qualificação dos estudos.”

Júlio Cesar Alexandre, Secretário da Educação de Sobral

Uma grande empresa mantém os micro e pequenos negócios ativos

A Grendene, a partir dos salários pagos, é a principal geradora do ativo circulante de Sobral. Por este motivo a cidade se destaca como uma excelente praça para os micro e pequenos negócios. Uma pesquisa publicada em 2003 demonstra que a sobrevivência das micro e pequenas empresas em Sobral (92,45%) é maior que a média do Brasil (72,26%) gerando mais trabalho e renda. Fonte: Lourenço, Trabalho Pleno – Construção do Desenvolvimento Local , UVA, Sobral, 2003.

Sine-IDTPromovemos a inserção de pessoas no mercado de trabalho mediante convênio com o Sine-

IDT que se encarrega do recrutamento e encaminhamento de pessoas a serem selecionadas pela nossa empresa.

“Agradecemos a parceria com a empresa Grendene, pois, desde sua implantação no Estado do Ceará, em particular a Gren-dene de Sobral, vêm contribuindo de forma expressiva com uma maior oferta de trabalho com Carteira Profissional assinada, em-pregando, por meio do processo de intermediação do SINE/IDT, aproximadamente quarenta mil trabalhadores. Sua presença no município de Sobral concorreu para a elevação do nível de empre-go formal e informal e a qualificação da força de trabalho local e regional.” João Lourenço Portela - Coordenador Regional Norte do SINE/IDT

Outras importantes parcerias realizadas com instituições sobralenses também têm papel fundamen-tal com ações que vão desde a doação de alimentos até a inserção de pessoas no mercado de trabalho.

Projeto Casa da MamãeA Grendene colabora mensalmente com cestas básicas para manutenção da Casa da Mamãe.

Este projeto tem como finalidade abrigar mães carentes de Sobral e de outras localidades, cujos bebês encontram-se em tratamento prolongado na Santa Casa de Misericórdia e necessitam de aleitamento materno. Em 2009 foram doadas 84 cestas básicas que correspondem a 2.011 Kg de alimentos.

Grendene, Empresa Cidadã Em parceria com o Hemoce realizamos campanhas de sensibilização para doação voluntária

de sangue por meio de palestras educativas junto aos colaboradores.Dentro do Programa Empresa Cidadã, garantimos as reservas necessárias para nossos co-

laboradores, familiares e para a comunidade, visando à auto-suficiência dos bancos de sangue de Sobral. Neste ano, 754 pessoas se candidataram para doação de sangue. Além das doações mensais, a Grendene realiza coletas de urgência a pedido do Hemoce. A última coleta deste ano foi realizada no dia 21/12/09, quando foram coletadas em uma tarde, 73 bolsas, somente com o segundo turno.

“A Grendene é uma dos nossos maiores parceiros na cidade de Sobral, ela nos favorece com maior quantidade de doação de sangue na cidade e aumenta muito a porcenta-gem daquilo que conseguimos arrecadar. A Grendene é a menina dos olhos do Hemoce. Esse ano de 2009 foram disponibilizados até dois dias de coleta mês. Por diversas ve-zes solicitamos a empresa coletas extras, uma vez que havia uma iminência de faltar sangue no Município, fomos pron-tamente atendidos, ajudando a toda população, hospitais da sede e municípios de toda região. A empresa tem sido sempre solicita e dá retornos breves.

Recentemente no mês de outubro precisamos contatar a solidariedade da empresa para atender uma criança da comunidade de cinco anos que esta-va na pediatria de um hospital da cidade, que precisava com urgência de sangue O negativo e plaquetas. De imediato três funcionários foram liberados para atender a solicitação. (…). Sangue é vida e só se consegue esse bem precioso através de doações voluntárias e de ações como de empresas cidadãs, como é o caso da Grendene.

Enfermeira Lucila Maria Albuquerque – Coordenadora do Setor de Captação do HEMOCE.

Cheias do Rio Acaraú - A Grendene é solidáriaA Grendene sempre se une à comunidade diante das cheias periódicas que assolam a cidade de

Sobral. Tanto em 2003 como em 2009, as chuvas causaram sérios danos aos sobralenses, levando a Prefeitura a decretar Estado de Emergência. Em 2009 em Sobral, 470 famílias foram atingidas pelas cheias. A Grendene estava de braços dados com a Defesa Civil na ajuda humanitária de trans-porte de famílias. A Grendene arrecadou e distribuiu às vítimas cerca de 10.000 Kg de alimentos e 5.000 litros de água mineral.

Doação de brinquedos no mês das criançasA Grendene em parceria com a Prefeitura de Sobral, iniciou

um projeto de doação de brinquedos no mês das crianças para alunos do ensino fundamental da rede pública municipal. A idéia é beneficiar os distritos de Sobral onde existem maior número de alunos e com os melhores resultados de aproveitamento. A Gren-dene, todos os anos, realiza a doação de brinquedos no mês das crianças, a partir deste este ano, a empresa se propôs a beneficiar os distritos de Sobral, iniciando com o Distrito de Jordão por aten-der aos critérios de número de alunos e aproveitamento escolar.

No dia 08 de outubro de 2009, próximo ao Dia das Crianças foram doados aproximadamente 1.500 brinquedos às crianças de zero a doze anos no distrito de Jordão. O ar de espanto e feli-cidade de cada criança confirmava o depoimento espontâneo da enfermeira Micheline Gomes do PSF local: “tem algumas delas que pela primeira vez tem acesso a um brinquedo desses”.

A Grendene promove valores cristãosRede de Solidariedade Positiva - Casa de Convivência Madre Ana Rosa GattornoO Centro de Convivência Madre Rosa Gattorno oferece gratuitamente aos pacientes soro positivo

da Macro Região de Sobral serviços de acolhimento e hospedagem temporária com alimentação para os pacientes que vêm a Sobral para exames, medicações e outros procedimentos; oficinas socioeduca-tivas sobre diversos temas ligados ao Planejamento Familiar e DST e cursos profissionalizantes.

A Grendene colabora com a suplementação alimentar dos pacientes soropositivo da institui-ção. Em 2009 foram doados 846 Kg de alimentos, beneficiando 728 pessoas.

PáscoaTradicionalmente a Grendene presenteia seus colaboradores durante a Páscoa com cestas de

ovos e coelhos de chocolate. Cestas de Páscoa distribuídas

2007 2008 200914.300 14.840 16.500

Fonte: Benefícios - RH

Page 8: Relatório Socioambiental Grendene

RELATÓRIO SOCIO-AMBIENTAL8 Sobral, CE - Janeiro de 2010

Campanha de Donativos Natal Sem FomeA Grendene se envolve num ato de solidariedade pelas famílias mais carentes, participando

da Campanha de Donativos Natal sem Fome com arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos que são distribuídos pela Paróquia do Patrocínio nas comunidades carentes. A Campanha foi ori-ginalmente idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993 e no mesmo ano foi implantada em Sobral pelo conhecido e respeitado benemérito das causas populares Pe. João Batis-ta Frota, mas só foi oficializada em 1997, conseguindo atingir anualmente cerca de 5.000 famílias necessitadas em na região de Sobral, sobretudo nos bairros periféricos e nas comunidades rurais. A partir do ano 2000, a Grendene ingressou na campanha e, desde então, tem sido uma importante parceira. Em 2009, os colaboradores da Grendene doaram 38 mil quilos de alimentos.

“A parceria da Grendene na Campanha Natal Sem Fome iniciou no ano de 2000 com a contribuição direta dos funcionários da Grendene. Ela iniciava com a doação de 2.560kg de alimentos que foi aumentando cada ano, chegando ao ano de 2008 com mais de 30.000kg de alimentos e grande quantidade de roupas e brinquedos. No último ano, foram mais de 4.307 famílias carentes atendidas de Sobral e Cidades vizinhas como: Massapê, Santana do Acaraú, Meruoca, Groaíras, Mucambo, Alcântaras, Senador Sá, Pacujá, Varjota, Frecheirinha e outras que tiveram um Natal mais alegre e um pouco mais farto. A cesta natalina é um gesto de solidariedade que nos desperta para uma convivência mais fraterna e de mais partilha e para lu-tarmos por um mundo onde todos tenham uma vida digna, já que o desejo de Cristo é que todos tenham vida e vida em abundância! (Jo 10,10). Parabenizamos a todos que fazem a Grendene, de maneira especial aos funcionários e diretores por incentivar este testemunho de solidariedade. Que ele possa despertar outras pessoas e Instituições para atitudes semelhantes.”

Padre João Batista Frota

Natal da GrendeneTodos os anos a Grendene comemora

as principais datas cristãs com as famílias de seus colaboradores, entre elas, o Natal. Os símbolos de reconhecimento se dão através da Festa de Natal das Crianças e da distri-buição de brinquedos e Presentes de Natal a todos os seus colaboradores.

A empresa consultou a opinião de apro-ximadamente 600 colaboradores, entre todos os níveis hierárquicos, o objetivo era ficar mais próximo das necessidades das pessoas e saber quais os itens que mais gostariam de receber. Desta forma, o Presente de Natal da Grendene em 2009 contou de um kit com-posto de:01 Jogo de Cama Casal com 4 peças (2 fro-nhas, um lençol-cama e um lençol com elástico); 01 Toalha de Banho; 01 Toalha de Rosto; 01 Bolsa de Viagem; 01 Conjunto de Talheres com 24 peças (8 colheres, 8 garfos e 8 facas); 01 Rede de Casal.

Natal das crianças e oficina de desenhos infantis

A Grendene realizou no dia 20 de de-zembro, uma grande festa natalina matinal para as famílias dos seus colaboradores foca-da no público infantil.

A Grendene realiza anualmente uma oficina de desenhos infantis com os filhos dos colaboradores com temas natalinos. Os pais inscrevem seus filhos para uma tarde divertida de contação de histórias, teatro de bonecos e a própria oficina de desenhos. O melhor desenho é escolhido pelos funcionários e compõe a capa do convite para a festa de natal das crianças.

A Festa das Crianças veio com o tema NA-TAL GRENDENE KIDS: A aventura de cons-truir um mundo melhor, onde as crianças tiveram atividades lúdicas com foco nos senti-mentos de amor, paz, solidariedade, amizade e respeito. A festa contou com a participação dos personagens Grendene Kids, oficinas recre-ativas, brinquedos infláveis, apresentações musicais, palhaços e a distribuição de aproximadamente 12.674 brinquedos.

Os destaques da festa foram as apresentações do coral com 60 crianças do bairro Suma-ré e a presença do Padre João Batista Frota, trazendo a Mensagem do Menino Jesus a todas as famílias. Para as crianças o ponto alto da festa foi a chegada do Papai Noel trazendo uma mensagem da Grendene para as crianças e de gratidão para todos os pais que se dedicaram ao trabalho durante o ano.

FENAIVA - Feira de Negócios do Vale do AcaraúParticipação como parceiro e exposição institucional na FENAIVA - Feira de Negócios do Vale

do Acaraú. Em Sobral, um dos eventos de destaque local é a FENAIVA, promovida pelo SEBRAE em parceria com diversos empresários e instituições. A Grendene como forma de contribuir com práticas sustentáveis na comunidade distribuiu aproximadamente 2.000 Ecobags (sacolas ecoló-gicas), feitas de material totalmente reciclado e desenvolvida por sua equipe de designers e costu-reiras. Essa iniciativa visa minimizar a utilização de sacolas plásticas. Este ano, a Grendene buscou estreitar ainda mais seu relacionamento com a comunidade, estimulando a interação e divulgação institucional através de atividades lúdicas em seu stand.

1o. de Maio - Dia do TrabalhoEm comemoração ao Dia do Trabalho, a Grendene montou um estande na Praça São João,

centro de Sobral, onde compareceram cerca de 2.000 pessoas. Foram apresentadas ações sociais da empresa, disponibilizado o serviço de esclarecimento em Planejamento Familiar com distribuição de preservativos masculinos.

Grendene de Portas AbertasA Grendene compreende sua importância dentro da comunidade onde estão inseridas suas

unidades fabris, por isso criou o programa de visitas à empresa, promovendo a transparência e integração com a comunidade por meio do acesso de universidades, escolas, instituições públicas e privadas, ONG’s e investidores às dependências da fábrica.

Durante o ano de 2009, foram realizadas 19 visitas à fábrica de Sobral com a presença de 509 pessoas das seguintes instituições Marisol, Votoratim Cimentos, Guarda Mirim Municipal, Univer-sidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Universidade Federal do Ceará - UFC, Faculdade Luciano Feijão - FLF; MBA Excellence Educação Executiva; Instituto de Teologia Aplicada - INTA e Univer-sidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Visitas institucionais2007 2008 2009*

32 instituições e 500 visitantes, 23 instituições e 1161 visitantes 12 instituições 509 visitantes

*Em 2009 a Grendene recebeu menos visitantes devido o alerta contra a Gripe A.

A Grendene agradeceO desempenho da Grendene em 2009 foi fruto da confiança de todas as cinco partes interes-

sadas na organização. Os resultados foram excelentes! A Grendene somos nós! Graças aos nossos clientes que aceitaram os novos lançamentos; aos acionistas que confiaram mais uma vez na ges-tão ousada da Grendene; aos diversos segmentos da sociedade local – governos, imprensa, institui-ções e comunidade – que sempre apostou na parceira em todos os momentos, desde os mais difíceis até as nossas vitórias como a deste ano; aos fornecedores que nos priorizaram e por isso nos fide-lizam e, principalmente, aos nossos valorosos colaboradores que merecem toda a nossa gratidão.

ReconhecimentosA Grendene reconhece e tem sido reconhecida por várias instituições locais, nacionais e inter-

nacionais pelo seu desempenho em diversos setores de atuação.12/03/09: A Grendene foi homenageada pela Revista Amanhã e pela Troiano Consultoria de

Marca com o Prêmio Reputação Corporativa, onde foram premiadas as empresas consideradas mais prestigiadas da Região Sul. A reputação foi medida a partir de cinco dimensões: Qualidade dos Produtos e Serviços; Admiração e Confiança; Inovação; Histórico/Evolução e Responsabilidade Social e Ambiental.

24/03/09: A Grendene recebeu o Prêmio Campeãs da Inovação de 2008, organizado pela Revista Amanhã em parceria com a Edusys. De acordo com o ranking Campeãs da Inovação de 2008, entre as 30 Empresas mais Inovadoras da Região Sul.

16/04/09: A Grendene recebeu dois troféus no “Oscar” do design brasileiro, organizado pela revista Arc Design. Empresa Destaque e Design em Plástico (para as coleções da marca), conquis-tados pela Melissa na segunda edição do Prêmio Top XXI Mercado Design 2009.

28/04/09: A Grendene recebeu destaque da Revista Gestão & RH, no universo de 1.000 Maio-res Empresas (Critério Exame) e nas 150 Melhores Empresas para se trabalhar (critério FIA USP e Great place to Work), na categoria de 100 melhores empresas em Cidadania Corporativa 2009.

13/08/09: A Grendene sagrou-se campeã no Setor Têxtil, Couro e Vestuário no ranking “As Me-lhores da Dinheiro em 2009”; levando em conta o desempenho financeiro, indicadores de gestão nas áreas de inovação, responsabilidade social, meio ambiente, recursos humanos e governança corporativa. Realizado em conjunto com a consultoria Trevisan, o levantamento envolveu mais de 500 das maiores empresas do País.

18/08/09: A Grendene recebeu o Prêmio FGV de Excelência Empresarial, como a melhor empresa do país no segmento Couros e Calçados. Para chegar às melhores do país em diversos ramos de atuação, são avaliados indicadores de origem contábil, parâmetros específicos para a es-trutura de capital, lucratividade, liquidez, desempenho econômico financeiro, posicionamento no mercado, geração de caixa e maior retorno a seus acionistas, entre outros.

01/10/09: A Grendene recebeu destaque da Revista Gestão & RH, na premiação do IDHO - Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional na categoria de Governança Corpo-rativa.

05/10/09: A Grendene ganhou o Prêmio de Licenciado do Mundo Marvel na categoria Sof-tlines - o troféu foi recebido em Las Vegas durante o Licensing Show.

06/10/09: A Grendene ganhou o Prêmio de Licenciado do Ano na categoria Fashion & Home (que engloba calçado, vestuário, acessórios, cama, mesa, banho e produtos para o lar). O evento foi realizado pela Disney em São Paulo, para premiar os melhores licenciados do ano.

14/10/09: A Grendene recebeu o 1º prêmio “Colunistas Design Rio Grande do Sul”, regional e nacional, organizado pela ABRACOMP - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Pro-paganda. Conquistou medalha de ouro na área Design Ambiental recebida pelo Estande Grendene-Francal 2008, considerando os seguintes critérios: Inovação, Adequação Mercadológica, Estética e Usabilidade.

22/10/09: A Grendene recebeu o prêmio “Grandes Líderes” da Revista AMANHÃ - 500 maio-res do Sul. Conquistou o 1º lugar em receita bruta e 2º lugar em rentabilidade da receita líquida no setor de calçados.

16/11/09: A Grendene recebeu o 7º lugar do Prêmio Delmiro Gouveia de melhor desempenho Econômico-Financeiro para empresas com faturamento acima de R$ 60 milhões.

16/12/09: A Grendene recebeu o Prêmio Contribuintes Ceará 2009, na categoria Maiores Con-tribuintes no segmento indústria. Esta homenagem foi conferida às empresas que mais contribuí-ram na arrecada ção e pontualidade do pagamento do ICMS, sendo es te imposto a principal receita para o desenvolvimento do Estado do Ceará. A Grendene foi uma das agracia das com o reconheci-mento de sua contribuição para o crescimento da economia de Sobral e demais regiões.

Síntese das Ações SociaisAção Social Quantidade

Treinamento e Desenvolvimento 333.429 horas homens treinadosAtendimentos Ambulatoriais de Enfermagem 123.166Atendimentos Odontológicos 15.622Atendimentos Sociais e Visitas 10.905 atendimentos e 668 visitas domiciliaresAudiometrias 27.625

Consultas Clínicas e Ginecológicas19.824 consultas clínicas, 1.969 ginecológicas, 589 exames de

prevenção ao câncer de colo de útero,2.197 consultas de pré-natal e 23.697 de medicina do trabalho

Planejamento Familiar 14.172Consultas Oftalmológicas 1.016Refeições 4.540.267Cestas Básicas 216.428Cestas de Páscoa 16.500Presentes de Natal 23.500 para funcionários e 12.674 para criançasDonativos (Natal sem Fome) 38.000 Kg de alimentosDoadores de Sangue 754 pessoas

Presentes distribuídos

2007 2008 20090

10.000

15.000

20.000

25.000

17.300 16.550

23.500