relatório pará-brasília 2011

17
Promoting Leadership, Understanding and Opportunity in the Americas Maria Helena Mommensohn - Presidente Rua Antonio Barreto, 377, Bloco B – Apto. 503 Umarizal – Belém-PA. CEP: 66055- 050. Fone: 00 (55)(21)(91) 3223-0203 - 00 (55)(21)(91) 9186-7291 HTTP://br.geocities.com/para.mis souri [email protected] CGC/MF: 15.296.254/0001-76 RELATÓRIO DE ATIVIDADES – ABRIL 2011 Brasília - DF

Upload: embaixadores-da-esperanca

Post on 30-Jun-2015

360 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Relatório da visita da presidente do comitê Pará-Missouri, sobre a visita ao comitê Brasília-Washington. [Por Ivanildo Lima]

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Pará-Brasília 2011

Promoting Leadership, Understanding and Opportunity in the Americas

Maria Helena Mommensohn - PresidenteRua Antonio Barreto, 377, Bloco B – Apto. 503Umarizal – Belém-PA. CEP: 66055-050.Fone: 00 (55)(21)(91) 3223-0203 - 00 (55)(21)(91) 9186-7291HTTP://br.geocities.com/[email protected]

CGC/MF: 15.296.254/0001-76

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – ABRIL 2011Brasília - DF

Page 2: Relatório Pará-Brasília 2011

EMBAIXADORES DA ESPERANÇAEDIÇÃO V

RELATÓRIO BRASÍLIA ABRIL 2011

Page 3: Relatório Pará-Brasília 2011

No Brazil Connect 2010, em Salvador, BA, conhecemos Lia Takahashi, Coordenadora do Projeto Embaixadores da Esperança e o Brian Alves Prado, Embaixador da Esperança de 2008 ambos do Comitê de Brasília, pessoas entusiasmadas e que vestem a camisa do Projeto. Na ocasião, Lia nos falou das dificuldades e das adversidades que encontram pelo caminho para levar adiante a magnitude do programa. Falou, também, do empenho de cada um: dos alunos, dos professores, dos pais, dos amigos e todos os voluntários engajados nesta boa causa.  O objetivo do convite do Presidente Gersion de Castro Silva, do Comitê DF-DC, à Presidente do Comitê Pará-Missouri, Maria Helena Mommensohn e à Jovem Embaixadora do Pará, Marina Paula Rolim, centrou na formalização de parceria de apoio mútuo entre os comitês do Brasil, colocando em prática o que foi discutido no Brazil Connect, realizado em Salvador-BA em 2010, fortalecendo assim, os laços de amizade, difusão cultural, troca de conhecimentos e propagação do voluntariado global.

Maria Helena (Presidente PAMO) com Lia Takahashi.

Marcela Takahashi (Voluntária), Brian Prado e Paula Lee (Jovem

Embaixadora)

Centro Interescolar de Línguas Sobradinho - DF

Page 4: Relatório Pará-Brasília 2011

Ponto de encontro para o início das atividades.CIL – Sobradinho - DF

Durante uma semana, acompanhamos as atividades do Projeto Embaixadores da Esperança, em Brasília-DF. Interagimos e sentimos na pele essa pressão e o impacto que atinge tanto a sociedade brasiliense como os estudantes americanos escolhidos pra vivenciarem a experiência.

Page 5: Relatório Pará-Brasília 2011

Passeio por Brasília – DF

No dia 21 de abril, participamos de visitas a pontos importantes da capital federal, tais como a Torre de TV, Feira de Artesanato no Eixo Monumental, Monumento JK - fundador de Brasília, Memorial dos Povos Indígenas, dentre outros.

Page 6: Relatório Pará-Brasília 2011

Comunidade “Alagado da Suzana”As atividades do dia 22 de abril, principalmente a visita a Comunidade “Alagado da Suzana” nas adjacências de Brasília, serviram como uma experiência maravilhosa de contato e proximidade com a realidade das crianças carentes que são assistidas pela ONG Service for Peace. Do ponto de vista da troca e vivência brasileira, os Embaixadores da Esperança tiveram uma ótima oportunidade que foi guiada por João Breyer representante daquela ONG.

Page 7: Relatório Pará-Brasília 2011

Gruta dos Ecos

No dia 23 de abril, visitamos o Município de Cocalzinho de Goiás – GO, ocasião em que tivemos a oportunidade de conhecer e explorar a Gruta dos Ecos – uma caverna com 1.600 metros de extensão. Uma visita longa e cansativa que rendeu uma ótima experiência em uma caverna que requer um grande preparo físico, equilíbrio emocional e espírito aventureiro para a atividade. Nosso muitíssimo obrigado aos guias da ONG Gira Girassol que nos acolheram e cuidaram de todos com esmero e eficiência.

Paula e Maria Helena. Situação no final da prova

de resistência, após 7 horas.

Page 8: Relatório Pará-Brasília 2011

Visitas Oficiais

No dia 25 de Abril, visitamos a Embaixada Americana, onde fomos recebidos pela Senhora Márcia Mizumo e a Casa Thomas Jefferson pela Diretora Professora Ana Maria Assunção. A primeira, necessária devido ao cunho diplomático, nos deu a oportunidade de conhecermos mais sobre o funcionamento da Embaixada e também sobre a trajetória para se chegar ao cargo de Embaixador. A segunda, um Centro bi-nacional que difunde a cultura Americana em todos os seus aspectos.

Page 9: Relatório Pará-Brasília 2011

Visita à Associação dos Idosos de Taguatinga

No dia 26 de abril, as atividades serviram como uma injeção de ânimo e imersão na cultura brasileira. A Capoterapia foi bastante apreciada pelos estudantes e para nós, um projeto com uma missão incrível, voltada especialmente para a terceira idade e que gostaríamos de manter contato, futuramente.

Page 10: Relatório Pará-Brasília 2011

Visita à Escola São Sebastião

No dia 27 de abril, visitamos e ficamos impressionadas com as atividades culturais preparadas pela Escola Publica de São Sebastião que nos acolheu com uma grande hospitalidade, apresentando-nos uma programação cultural intensa e bem brasileira, encerrando com um lauto almoço.

Page 11: Relatório Pará-Brasília 2011

Visita ao Museu dos Povos Indígenas – nas fotos, índios da tribo Funiô, do Nordeste.

Page 12: Relatório Pará-Brasília 2011

Visita à ONG Clube dos Descalssos

Na tarde do dia 27, visitamos a ONG Clube dos Descalssos (com “SS” mesmo), do nosso atleta olímpico Joaquim Cruz, cuja finalidade é desenvolver o esporte entre as crianças carentes da comunidade Parque das Emas. Participou dessa atividade o velocista norte-americano Michael Walton, patrocinador do DC TEAM. As crianças daquela comunidade não se cabiam de alegria em receber tão ilustre velocista que os agraciou com instruções de como correr bem e vir a ser um campeão.

Page 13: Relatório Pará-Brasília 2011

Visita ao Estúdio de Artes CactusArtista Gersion de Castro Silva

Na mesma tarde visitamos o Estúdio de Artes e uma bela exposição especialmente preparada para os participantes do Projeto Embaixadores da Esperança – V Edição e convidados do Artista Plástico e atual Presidente do Comitê DF-DC, Gersion de Castro Silva (Foto) que nos recebeu com muita cordialidade e atenção, oportunidade em que discorreu sobre os projetos de seu atelier junto à comunidade de São Sebastião.

Page 14: Relatório Pará-Brasília 2011

Para a visita dos alunos do Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho (CILSob), de Brasília – DF houve uma mobilização e uma integração incrível entre todos os professores, alunos, coordenadores e parceiros. Essa integração é fruto de um árduo trabalho de conscientização, desde a visita aos familiares, a seleção dos alunos até a viagem a Washington DC programada para outubro de 2011. Toda essa movimentação foi coordenada pela guerreira e entusiasta Lia Takahashi do CILT de Taguatinga-DF que, neste ano de 2011, escolheu o CIL de Sobradinho-DF com uma inovação: convidar o nosso comitê Pará-Missouri para conhecer e colaborar com os nossos irmãos de Brasília - DF.Percebemos que todas as atividades, mesmo as não mencionadas aqui, foram preparadas com grande carinho para bem receber os alunos de Washington-DC e convidados.

A partir das impressões adquiridas e do fortalecimento da parceria entre os dois comitês, gostaríamos de reiterar nossa disposição e alegria de termos vivenciado esta semana extraordinária e que possamos mantê-la a partir da multiplicação do projeto no norte do país, na cidade de Belém-PA.

Page 15: Relatório Pará-Brasília 2011
Page 16: Relatório Pará-Brasília 2011

Agradecemos a DEUS por ter nos dado a oportunidade de compartilharmos e vivenciarmos momentos abençoados. Por termos conhecido pessoas e lugares interessantes, mas também por termos vivido momentos extenuantes, difíceis, de pura adrenalina que exigiram força, coragem, determinação, raça, equilíbrio emocional e muita fé, para superarmos e vencermos , sem experiência alguma, a GRUTA DOS ECOS, em Cocalzinho de Goiás - GO.

Agradecemos, ainda aos que se orgulharam de nossa presença. Todos, indistintamente, têm a sua importância e serão sempre lembrados com o nosso respeito e com o nosso afeto.

Aos professores do CIL – Sobradinho:Manoel Thibyriçá do Valle JuniorTarsila Gomes Rodrigues da Costa

Aos Embaixadores da Esperança de 2011

Ao João Breyer – NGO – Service for Peace (Suzana do Alagado)

Aos nossos “Anjos “ da Gruta dos Ecos: Thiby (CILSob), Calvin Ruffin (DC), Trayon Barber (DC), Ismael e Aureni Nobre, Ivanildo Lima, Seu Chiquinho (Driver).

Aos guias: Tucano, Gilmar Santos, Gil Anísio.

Page 17: Relatório Pará-Brasília 2011

Belém – PA, 02 de Maio de 2011.

Maria Helena Mommensohn Marina Paula RolimPresidente Jovem Embaixadora do ParáComitê Pará-Missouri

Arte: Afonso MommensohnFotos: Maria Helena Mommensohn & Ivanildo Lima (Brasília-DF)Colaboradores: Paula Lee / Afonso Mommensohn

Márcia Misuno - Embaixada Americana

Ana Maria Assunpção – Casa Thomas Jefferson

Ulisses Ridiel - União Planetária (Movimento “Nós Podemos”)

Evaristo e Ricardo (Parque das Emas)

Elizete Fonseca (Escola São Sebastião)

Gersion de Castro (Estúdio Cactus)