relatorio organica reatividade acido tartarico

18
Centro de Formação Profissional Américo Renê Giannetti Química Orgânica Aline Angélica P.Silva Isabel Moreira Vargas Robson Silva Júnior Características dos compostos orgânicos e reatividade do acido tartárico

Upload: robson-silva

Post on 08-Feb-2016

14 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

Centro de Formação Profissional Américo Renê Giannetti

Química Orgânica

Aline Angélica P.SilvaIsabel Moreira VargasRobson Silva Júnior

Características dos compostos orgânicos e reatividade do acido tartárico

Belo Horizonte

2013

Page 2: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

Centro de Formação Profissional Américo Renê Giannetti

Química Orgânica

Aline Angélica P.SilvaIsabel Moreira VargasRobson Silva Júnior

Características dos compostos orgânicos e reatividade do acido tartárico

Relatório apresentado à disciplina de Química Orgânica do Curso Técnico em Biotecnologia do Centro de Formação Profissional Américo René Giannetti, sob os cuidados do instrutor Cristiano Cota Bandeira.

Belo Horizonte

2013

Page 3: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

Sumário

1. Introdução 2

2. Objetivos 3

3. Materiais 4

3.1. Materiais 4

3.2. Reagentes 4

4. Desenvolvimento 5

5. Resultados 6

5.1. Resultados das vidrarias 6

5.2. Substâncias observadas 8

5.3. Reação do acido tartárico com bicarbonato de sódio 9

6. Discursões 10

6.1. Identificação das propriedades dos compostos 10

6.2. Reação do acido tartárico com bicarbonato de sódio 10

7. Conclusão 11

8. Referencias 12

Page 4: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

1. Introdução

Os compostos orgânicos são compostos que tem o carbono como o elemento principal. Podemos classificar esses compostos analisando suas características químicas, físicas e organolépticas.

Segundo Atkins, P. W. & Beran, J. A.: (Chemie – einfach alles. (VCH, Weinheim 1996)

As propriedades químicas de um composto seriam características dos elementos que formam o composto puro ou mistura, como sua polaridade, Reatividade contra outras substâncias químicas, calor de combustão, entalpia de formação, toxicidade, instabilidade em um determinado ambiente, inflamabilidade, estados de oxidação(s) preferidos, número de coordenação, capacidade de se submeter a um determinado conjunto de transformações, por exemplo, a dissociação molecular combinação química, reações redox, em determinadas condições físicas, na presença de outra substância química, entre outras.

Entre as propriedades físicas encontram-se o ponto de fusão, o ponto de ebulição e o calor específico, tamanho entre outras características que estão relacionadas à composição física da matéria. Já as propriedades organolépticas são aquelas perceptíveis pelos nossos sentidos como cheiro, cor, brilho, textura, sabor entre outras.

Mauricio Gomes e Gil Valdo Jose Da Silva, Fundamentos de química experimental. (2003) sugerem que uma mistura é composta por mais de uma substancia pura, sejam elas compostas ou simples. A proporção entre as substancias de uma mistura pode ser alterada através de processos químicos, como a destilação. São chamadas de misturas todas as substancias que compartilham um mesmo sistema. Devemos ter cuidado para não confundir mistura com solução, pois há diferença entre misturar e dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se, mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução, em uma solução o sistema formado e homogêneo tanto a olho nu quanto visto por microscópio sendo assim é impossível separar as substancias que formaram a solução através de processos físicos.

2

Page 5: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

2. Objetivos

Conhecer alguns dos materiais e vidrarias utilizados no laboratório. Observar e identificar compostos orgânicos através de suas propriedades químicas e organolépticas, observar a reação entre o acido tartárico (C4H6O6) e bicarbonato de sódio (NaHCO3).

3

Page 6: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

3. Materiais e Reagentes

3.1 MateriaisProveta de 50 mlFunil de decantação 250 mlBastão de vidroFunil 100 mmGraal e pistilo de vidroVidro relógioBéquer 100 mlBalão de fundo chato 250 mlBalança analítica Marte capacidade 220g

3.2 ReagentesAcido tartárico (C4H6O6) Vetec 150,09 molBicarbonato de sódio (NaHCO3) Reagentes analítico Dinâmica 84,01 molSolução indicadora Azul de Bromotimol 1% Frasco de reagente de n°8Frasco de reagente de n° 12

4

Page 7: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

4. Desenvolvimento

4.1 Identificação de solventes orgânicos:

Pegou-se os dois frascos de vidro e com tampa de numero 8 e 12 para se determinar as propriedades organolépticas dos Compostos.

Primeiro transferiu-se uma quantidade de aproximadamente 30 ml do composto do frasco 8 para um béquer e observaram-se suas propriedades organolépticas. Depois em outro béquer colocou-se aproximadamente 30 ml do composto do frasco 12 e observaram-se suas propriedades organolépticas listando todas as observações em tabela que será apresentada nos resultados.Depois foram transferidos os dois volumes dos béqueres para o funil de decantação e agitou-se a mistura sem inversão e observaram-se as características da mistura, incluíram-se as observações feitas na tabela de resultados.

4.2 Reação do acido tartárico e bicarbonato de sódio

Colocou-se o vidro relógio na balança analítica, tarou-se a balança com o peso do vidro relógio e iniciou-se a pesagem de 5 g de acido tartárico, depois com outro vidro relógio tarou-se novamente a balança somente com o peso do vidro e pesou-se 5 g de bicarbonato de sódio.Transferiu-se o bicarbonato para o graal de vidro completamente seco e macerou-se o pó até ficar bem finoDepois com o auxilio do funil e do bastão de vidro transferiu-se todo o pó para o balão de fundo chatoMediu-se 50 ml de agua destilada na proveta e adicionou-se ao balãoAdicionou-se 5 gotas de indicador Azul de Bromotimol e homogeneizou-se.Transferiu-se o acido tartárico para o graal de vidro completamente seco e macerou-se os cristais ate se obter um pó bem finoTransferiu-se o pó macerado para o balão com a ajuda de um funil de vidro.

5

Page 8: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

5. Resultados

5.1. Das vidrarias observadas:

Proveta

Funil de decantação

Bastão de vidro

Balão de fundo chato

6

Page 9: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

Funil

Graal e pistilo

Vidro relógio

7

Page 10: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

Béquer

5.2. Substâncias observadas:

TABELA 1: Características dos compostos antes da mistura

Substância n° Característica (Cor e odor)

Viscosidade (Baixa ou Alta)

8 Transparente, lembra álcool ou

acetona pelo cheiro.Baixa

12 Transparente e inodora

Baixa

TABELA 2: Características dos compostos após a mistura

Característica (Cor e odor)

Solubilidade (Miscível ou imiscível)

Viscosidade (Baixa ou Alta)

Transparente pouco amarelada com odor de acetona mais amenizado

Miscível Baixa

8

Page 11: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

5.3. Reação do acido tartárico com bicarbonato de sódio:

Na pesagem do bicarbonato foi pesado 4,9939 g já na pesagem do acido tartárico foi peado exatamente 4,9959 g.A quantidade medida de agua (50 ml) foi insuficiente para dissolver completamente a quantidade pesada de bicarbonato de sódio restando assim bicarbonato no fundo do balão.Ao Colocar o indicador azul de Bromotimol e homogeneizar a solução de agua e bicarbonato de sódio a solução ficou azul. Ao acrescentar o acido tartárico na solução imediatamente houve efervescência e a solução passou para um tom de amarelo claro.

9

Page 12: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

6. Discursões

6.1. Identificação das propriedades dos compostos:

Os compostos dos frascos 8 e 12 se misturaram, pois eram álcool isopropilico e agua destilada respectivamente. Sendo os dois compostos polares se torna possível a miscibilidade dos dois. E perceber que é possível caracterizar compostos pelas suas características organolépticas e que essa caracterização não é tão exata e confiável

6.2. Reação do acido tartárico com bicarbonato de sódio:

Ao usar o indicador Azul de Bromotimol na solução de agua com bicarbonato obteve-se a coloração azul pelo fato da solução ser básica.

A reação ocorrida foi de neutralização onde o hidrogênio ionizável do bicarbonato foi liberado e o acido tartárico foi neutralizado produzindo-se assim Tartarato de sódio, um sal que é muito utilizado na indústria farmacêutica na produção de antiácidos e sais de fruta, dióxido de carbono CO2 e agua.

10

Page 13: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

7. Conclusão

Foi possível conhecer as vidrarias utilizadas, analisar as propriedades

organolépticas e miscibilidade dos compostos propostos, e realizar a reação

entre o acido tartárico e bicarbonato de sódio

11

Page 14: Relatorio Organica Reatividade Acido Tartarico

8. Referencias

QUIMICA 11F MARIA EDUARDA. http://julinhoquimica11f.blogspot.com.br/2012/09/exemplos-de-propriedades-fisicas.html. Acesso em: 22 Jun. 2013.

12