relatório final expo xangai 2010

80
RELATÓRIO FINAL DA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA Relatório Final Expo Xangai 2010.indd 1 04.03.11 15:42:52

Upload: emerging-markets-research-consulting

Post on 12-Jan-2015

1.753 views

Category:

Business


0 download

DESCRIPTION

Relatório final da Exposição Mundial de Xangai realizada entre 1 de maio e 31 de outubro de 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Final Expo Xangai 2010

RelatóRio Final da paRticipação bRasileiRa

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 1 04.03.11 15:42:52

Page 2: Relatório Final Expo Xangai 2010

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 2 04.03.11 15:42:52

Page 3: Relatório Final Expo Xangai 2010

RelatóRio Final da paRticipação bRasileiRa

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 3 04.03.11 15:42:52

Page 4: Relatório Final Expo Xangai 2010

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 4 04.03.11 15:42:52

Page 5: Relatório Final Expo Xangai 2010

5

Índice

introdução 7

Pavilhão do brasil 13

agenda institucional 25

agenda de negócios 31

agenda teMÁtica 39

agenda cultural 47

estratégia de coMunicação 63

conclusões 75

lista de siglas 77

equiPe 78

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 5 04.03.11 15:42:52

Page 6: Relatório Final Expo Xangai 2010

6

introdução

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 6 04.03.11 15:42:55

Page 7: Relatório Final Expo Xangai 2010

7

E ste relatório apresenta a participação do brasil na exposição universal de Xangai,

contemplando informações sobre o Pavilhão brasileiro e as agendas cultural, temática, de negócios e institucional que o brasil promoveu na china ao longo dos seis meses de duração do evento, de 1º de maio a 31 de outubro de 2010. além dos aspectos técnicos, o relatório trata, também, de aspectos administrativos relacionados à operacionalização da participação do país na expo, contribuindo para a preservação da memória de todo o processo.

em 2007, o Presidente da república, luiz inácio lula da silva, aceitou o convite do Primeiro Ministro da república Popular da china, Wen Jiabao, para participar da exposição universal de Xangai – expo Xangai. como uma grande feira de nações, as exposições universais são eventos tradicionais, que ocorrem desde o século XiX. atualmente, as expo são consideradas o terceiro maior evento do mundo em termos de público alcançado; superadas somente por Jogos olímpicos e copa do Mundo. no caso da expo Xangai 2010, as expectativas apontavam para a maior expo de todos os tempos – e primeira realizada em um país emergente – o que se confirmou com o recorde de 73 milhões de visitantes, além de 246 participantes, entre países, organizações não-governamentais e grandes corporações.

Para coordenar e organizar a participação do brasil na expo Xangai 2010, foi criada por meio de decreto de 17 de junho de 2008 uma comissão interministerial (ci), presidida pelo Ministério do desenvolvimento,

indústria e comércio exterior (Mdic). a ci foi responsável pela definição das orientações gerais relativas à participação do brasil na expo Xangai 2010, articulada com órgãos federais, estaduais e municipais, além de entidades públicas e privadas.

a partir da Portaria Mdic nº73, de 18 de março de 2009, o Presidente da apex-brasil, alessandro teixeira, foi nomeado comissário-geral do brasil na expo 2010 e, em 28 de julho subseqüente, com a assinatura do convênio Mdic 01/2009, a agência passou a ser a responsável pela execução do projeto da participação do brasil na referida exposição universal.

com o tema “Better City, Better Life” (cidade Melhor, vida Melhor), os organizadores do evento propuseram aos participantes a divulgação de práticas que contribuíssem para a elevação do índice de qualidade de vida nos ambientes urbanos. a própria urbanização da área da expo procurou refletir esse conceito, usando materiais e infraestrutura sustentáveis, transporte público de baixa emissão de carbono, além de estratégias de paisagismo que funcionaram como medida preventiva contra inundações.

o brasil participou do evento com um Pavilhão de 2.000 m² que apresentou ao público, por meio de estruturas audiovisuais interativas, um país diverso e pujante. ao longo dos seis meses de presença na expo foram desenvolvidas uma ampla agenda cultural, com shows periódicos; uma agenda institucional, com reuniões de delegações brasileiras e chinesas em busca de novas oportunidades; uma agenda de negócios, envolvendo promoção comercial, atração de

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 7 04.03.11 15:42:57

Page 8: Relatório Final Expo Xangai 2010

8

investimentos e divulgação de roteiros turísticos; além de uma agenda temática, cobrindo discussões técnicas sobre o tema desta expo.

o conceito do Pavilhão brasileiro “cidades Pulsantes: sinta a vida das cidades brasileiras” fez referência aos avanços econômicos, sociais, científicos e tecnológicos alcançados pelo brasil, além da riqueza e da diversidade cultural do país. a tese defendida pelo Pavilhão brasileiro foi a de que “as cidades se transformam pela ação coordenada de governos, entidades da sociedade civil, setor produtivo e de seus habitantes por meio de projetos criativos e inovadores” (secoM-Pr).

de acordo com o arquiteto responsável pelo projeto do Pavilhão brasileiro, Fernando brandão, o Pavilhão e sua

logo pretendem comunicar a imagem de um país de braços abertos, “afetivo, receptivo, tolerante, multicultural, multirracial, multirreligioso”.

o modelo de gestão adotado para viabilizar a participação brasileira no evento consistiu basicamente em:

• Estabelecimento de Comissão Interministerial, com reuniões periódicas, além de encontros regulares para preparar os seminários técnicos do Pavilhão do Brasil;

• Criação de Secretaria-Executiva da Expo 2010, no âmbito da Apex-Brasil, cobrindo questões técnicas e administrativas;

• Criação de pessoa jurídica temporária na China, segundo determinação do governo chinês;

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 8 04.03.11 15:43:01

Page 9: Relatório Final Expo Xangai 2010

9

• Supervisão permanente das estruturas criadas no Brasil e na China pelo Comissário-Geral Adjunto do Brasil na Expo Xangai (Diretor de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil);

• Acompanhamento do projeto por órgãos de controle (CGU e TCU), desde sua fase inicial, além do monitoramento constante do órgão concedente (MDIC);

• Articulação permanente com estados e municípios, garantindo ampla representatividade da participação brasileira;

• Captação de patrocínio privado, desonerando o orçamento público.

seguindo as determinações do regulamento do bureau organizador da expo Xangai, cada país participante teve que constituir uma empresa na china, com formato pré-definido pelo organizador, para facilitar os trâmites, dentro do território chinês, de temas como a construção do Pavilhão, a organização e preparativos da exibição, a operação, as atividades comerciais dentro do Pavilhão, os procedimentos tributários, o desembaraço aduaneiro, inspeção e quarentena relacionados à participação na expo Xangai.

observando exigências previstas, o brasil constituiu a Brazil Section of Expo 2010, cuja aprovação preliminar foi emitida pelo Bureau of Shanghai Expo Coordination em agosto de 2009. Por meio da Brazil Section, a apex-brasil pôde realizar, na china, as operações necessárias ao funcionamento do Pavilhão brasileiro.

a apex-brasil estabeleceu, em brasília, a secretaria executiva da Participação do brasil na expo Xangai,

responsável pelo planejamento das ações necessárias à montagem, funcionamento e desmontagem do Pavilhão brasileiro. a equipe foi se constituindo ao longo de 2009, chegando a ter 23 colaboradores trabalhando em tempo integral.

Paralelamente, constituiu-se equipe baseada na china, com um núcleo pequeno de brasileiros (6 pessoas), coordenando a grande equipe de funcionamento operacional do Pavilhão, composta de 255 colaboradores vinculados a empresas prestadoras de serviços contratadas pela Brazil Section.

a apex-brasil e a brazil section celebraram entre si contrato para esclarecer atribuições e responsabilidades da empresa constituída na china, definindo, num Manual administrativo-Financeiro, obrigações detalhadas de prestação de contas, instrução documental de despesas, processos e autorizações necessárias para realizá-las.

os recursos necessários à participação do brasil no evento foram repassados pelo Mdic à apex-brasil por meio do convênio Mdic 01/2009 já mencionado, de 28 de julho de 2009,

Equipe de Colaboradores

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 9 04.03.11 15:43:03

Page 10: Relatório Final Expo Xangai 2010

10

cujo plano de trabalho prevê atividades relacionadas à montagem, operação e desmontagem do Pavilhão brasileiro em Xangai. ademais, em seguida, a apex-brasil e o Mdic assinaram acordo de cooperação técnica que autorizou a agência a captar recursos de patrocínio para a participação do brasil na expo Xangai. nesse contexto, publicou-se no diário oficial da união o edital de chamamento Público para captação de receitas adicionais.

Foram disponibilizados 50 milhões de recursos do orçamento da união para participação do brasil na expo Xangai 2010. a esses recursos somaram-se a contrapartida da apex-brasil e os recursos de patrocínios captados para este projeto.

Para montagem, operação e desmontagem do Pavilhão brasileiro, a apex-brasil realizou processo seletivo público em Xangai para a escolha, dentre as empresas credenciadas pelo organizador, do consórcio que seria responsável pelo Pavilhão brasileiro. a contratação foi financiada pelos recursos oriundos do convênio acima mencionado. as sessões do processo seletivo público ocorreram no consulado-geral do brasil em Xangai e foram presenciadas por representantes do Mdic, cgu, tcu e representantes da apex-brasil.

além da contratação de solução integrada do Pavilhão brasileiro, a apex-brasil realizou, na china, outros processos seletivos públicos para contratação de material gráfico, material de apoio aos eventos e serviços de tradução, após verificar que a contratação na china seria mais econômica ao projeto. os recursos utilizados

para financiar essas despesas foram decorrentes de patrocínio.

ainda na china, realizou-se processo seletivo público para contratação de empresa responsável pelos restaurantes (comercial e viP) e pela loja do Pavilhão brasileiro, além do serviço de catering necessário para eventos. os custos dessa contratação (catering) foram cobertos com recursos de patrocínio. Por sua vez, as receitas advindas desta cessão onerosa de espaço do Pavilhão foram repatriadas para o brasil e repassadas ao Mdic, com base no convênio acima mencionado.

no brasil, realizaram-se outros processos seletivos públicos: um para a mostra audiovisual do Pavilhão brasileiro, ocorrido em dezembro de 2009, e outro para a coleta e transporte de artesanato entre brasil e china, em março de 2010. recursos de patrocínio cobriram estas contratações.

o projeto do Pavilhão brasileiro foi escolhido no contexto de um concurso conduzido pela associação brasileira de escritórios de arquitetura (asbea) em meados de 2009, numa das ações do Projeto setorial integrado (Psi) que a apex-brasil apóia para promover no exterior os serviços dos escritórios brasileiros de arquitetura.

desde o início do projeto, a apex-brasil incentivou o acompanhamento permanente das ações do convênio por parte do Mdic, órgão convenente, além de órgãos federais de controle (cgu e tcu), promovendo transparência no uso dos recursos. representantes do Mdic, da cgu e do tcu participaram de missões à china, acompanhando as obras e o funcionamento do

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 10 04.03.11 15:43:03

Page 11: Relatório Final Expo Xangai 2010

11

Pavilhão in loco. no dia 18 de maio, em brasília, realizou-se em um evento para apresentar o projeto aos órgãos de controle, antecipando a prestação de informações antes mesmo do fim do convênio.

nessa mesma linha, a apex-brasil tomou a iniciativa de apresentar dois lotes de prestação de contas parcial ao Mdic, antes mesmo da data prevista oficialmente, o que seria ao final do convênio. ao antecipar-se nessa obrigação, a apex-brasil reforçava o compromisso com a transparência do processo e a boa gestão dos recursos públicos.

em dezembro de 2010, data da elaboração deste relatório, a apex-brasil já tinha obtido aprovação integral de contas de seus contratos de patrocínio tanto junto ao bndes quanto à eletrobrás. o relatório final do patrocínio da vale, bem como da embraer, foram também aprovados.

Feito este breve resumo, apresenta-se nos capítulos seguintes o relato detalhado da participação do brasil na expo Xangai, com o objetivo de resguardar a memória deste processo e de contribuir para futuras participações do brasil em eventos de grande porte, tais como as exposições universais.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 11 04.03.11 15:43:03

Page 12: Relatório Final Expo Xangai 2010

12

pavilhão

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 12 04.03.11 15:43:07

Page 13: Relatório Final Expo Xangai 2010

13

capÍtUlo 1 – o pavilhão do brasil na expo 2010

O Conceito da Participação Brasileira

D e acordo com o projeto básico desenvolvido pela secoM-Pr, em conjunto com o

Mdic, o tema do Pavilhão deveria ter por base três eixos conceituais que pautaram tanto o projeto arquitetônico do Pavilhão quanto o conteúdo das salas que compuseram a área de visitação. são eles:

• Eixo de Desenvolvimento Sustentável / Bem estar de todos: as cidades se transformam tendo como referência uma matriz energética limpa, a criatividade traduzida em um design próprio que traduz a alegria, informalidade e beleza da natureza exuberante do país.

• Eixo dos Espaços Democráticos de Inclusão Social / Participação Popular: as cidades são produto da ação das pessoas que propõem soluções, que pensam o futuro e que tomam decisões em conjunto por meio de conselhos, conferências, comitês. A participação popular em diversos níveis permite transformar a energia das pessoas em espaços urbanos vibrantes, dinâmicos e que se renovam em busca da sustentabilidade.

• Eixo da Diversidade Cultural / Cidade Global: as cidades brasileiras respeitam a diversidade étnica e cultural, e acolhem grupos que vieram de outras nações para contribuir com o desenvolvimento deste país. Celebrar os laços de amizade que unem famílias brasileiras a outras pessoas no planeta e reconhecer publicamente os avanços realizados a partir de cooperação internacional

também fazem parte da narrativa temática do Pavilhão brasileiro.

Definição da Imagem Externa e da Logo

de acordo com o arquiteto responsável pelo projeto do Pavilhão brasileiro, a proposta volumétrica do Pavilhão e sua logo nascem “da imagem mais conhecida e apreciada mundo afora, de um país que é aberto, afetivo, receptivo, tolerante, multicultural, multirracial, multirreligioso, do encontro de dois sorrisos”.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 13 04.03.11 15:43:08

Page 14: Relatório Final Expo Xangai 2010

14

houve também inspiração na pulsação das cidades metrópoles. “o Pavilhão brasileiro na expo Xangai 2010 deveria apresentar as cidades Pulsantes brasileiras, cidades dinâmicas, cidades vivas e únicas. o nosso melhor para o mundo” – reforçou o arquiteto.

ainda sobre a inspiração conceitual, observa o responsável pelo projeto: “a arquitetura deve buscar novos valores, que estejam fundamentados no conteúdo do pensamento e da sensibilidade da nossa época. o espírito de uma sociedade se realiza, se transmite e se percebe pelos objetos culturais que ela dá a si própria e no meio dos quais ela vive. nosso artesanato, nossas mãos, nossa cultura, nosso universo lúdico popular e o melhor de nossa tecnologia e design expressam o contemporâneo rural e urbano. nossas brasilidades em um Pavilhão de tal forma que sejamos facilmente reconhecidos e identificados”.

A mostra audiovisual

a mostra audiovisual do Pavilhão brasileiro tinha como propósito central apresentar ao visitante um país alegre, acolhedor e, sobretudo, rico, pujante e diverso. ao mesmo tempo em que trouxe conteúdos já associados ao brasil pelos chineses, tais como futebol e samba, a mostra inovou ao apresentar ao público um país ainda desconhecido na china, com tecnologia avançada, soluções urbanas criativas, roteiros turísticos diversos, indústria e serviços desenvolvidos.

o conceito das cidades pulsantes, assim como os três eixos temáticos da sustentabilidade, diversidade e participação/inclusão social estiveram presentes nas três salas: as cenas cotidianas, da alegria brasileira e sala do coração das cidades pulsantes. a seguir, com a explicação de cada uma das salas, explora-se também o conteúdo audiovisual que apresentaram.

a elaboração dos roteiros das peças audiovisuais foi responsabilidade compartilhada entre apex-brasil e a

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 14 04.03.11 15:43:08

Page 15: Relatório Final Expo Xangai 2010

15

secoM-Pr, com aporte de imagens providas por diversas instituições parceiras. a assinatura das peças ficou a cargo de empresa vencedora de processo de seleção público, realizado pela apex-brasil em dezembro de 2009.

A área de espera externa

objetivo: abrigar grupo de 60 pessoas prestes a adentrar a área de visitação do Pavilhão (capacidade de visitantes no Pavilhão: 1.600/hora).

Funcionamento: a cada 15 minutos, um grupo de 60 pessoas entrava no Pavilhão, sob coordenação de recepcionistas treinadas e uniformizadas. a fila começava às 9h da manhã e posicionava-se na frente e lateral esquerda da edificação até às 21h30. todos os pavilhões receberam

um separador de filas coberto. Para os dias mais quentes, adicionalmente foram instalados ventiladores-umidificadores para ajudar os visitantes a suportarem altas temperaturas.

entretenimento de fila: a fim de entreter o público de aproximadamente 250 pessoas, foram realizadas performances culturais diárias. além disso, nessa área foram posicionados 10 monitores lcd, exibindo vinhetas gráficas com informações e curiosidades sobre o brasil, em inglês e mandarim, bem como a programação diária do Pavilhão, com atividades culturais e de negócios. ainda na área de espera, havia placas indicativas da possibilidade de se fazer download de músicas e imagens brasileiras, por meio de tecnologia bluetooth disponível num raio de 2 m, pelo celular.

Entretenimento de fila – Carlinhos de Jesus Entretenimento de fila – dançarina

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 15 04.03.11 15:43:11

Page 16: Relatório Final Expo Xangai 2010

16

Sala das Cenas Urbanas Cotidianas

característica: tela curva em relação ao eixo horizontal, conformando um semi-túnel.

objetivo: apresentar aos visitantes as cidades brasileiras, bem como a rotina dos brasileiros nessas cidades, combinando desenvolvimento urbano, preservação ambiental e qualidade de vida. enquanto os visitantes acomodavam-se na sala, um mosaico de imagens (alterado periodicamente) apresentava diferentes cidades, de acordo com as quinzenas alocadas para cada cidade sede da copa de 2014. na seqüência, um filme e trilha sonora especialmente desenvolvidos para o Pavilhão apresentavam a vida nas cidades brasileiras, com cenas que remetiam a manifestações culturais, culinária, ecoturismo, turismo urbano e de negócios. Detalhe da Sala das Cenas Urbanas Cotidianas

Sala das Cenas Urbanas Cotidianas

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 16 04.03.11 15:43:16

Page 17: Relatório Final Expo Xangai 2010

17

Sala da Alegria Brasileira

característica: tela arredondada (140 graus).

objetivo: apresentar a alegria do brasileiro por meio do esporte, das festas e das manifestações culturais típicas do país, em filme com trilha sonora exclusiva, numa sala com cenografia concebida para o propósito do ambiente.

Salão das Cidades Pulsantes

característica: grande tela panorâmica, formada por 4 faces com dimensões de 12m x 5m cada, em forma de quadrado horizontal, suspensa a 2m do chão – o cubo suspenso. Piso com projeção de imagens de satélite de diferentes cidades brasileiras, proporcionando a sensação de sobrevoo. na face externa do cubo foram projetados trechos da literatura e poesia brasileiras relacionados a cidades, em inglês e mandarim, algumas especialmente para o evento, como as de Paulo coelho. as laterais do cubo suspenso formavam corredores, que são descritos a seguir.

objetivo: entreter os visitantes com um vídeo marcado por imagens metafóricas, tais como o despertar

de um gigante adormecido sugerido pelas montanhas do rio de Janeiro, que remetiam ao tema central do Pavilhão: “cidades Pulsantes: sinta a vida das cidades brasileiras!”.

o vídeo mencionado, com trilha sonora exclusiva, tinha o intuito de provocar no visitante a sensação de estar em um ambiente brasileiro, marcado pelo dinamismo e pela vitalidade. o filme traduziu o conceito do Pavilhão, enfatizando o binômio “cidade e cidadão”, mesclando cenas da vida cotidiana com cenas dedicadas a temas como transporte, biocombustíveis, energia, gastronomia, turismo, telecomunicações, esporte e infraestrutura.

duração: 8 minutos.

Corte transversal do Pavilhão, demonstrando, da esquerda para a direita, a sala de espera, a sala das cenas cotidianas e o salão das cidades pulsantes

Cubo: o coração da Sala das Cidades Pulsantes

Detalhe da Sala da Alegria Brasileira

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 17 04.03.11 15:43:17

Page 18: Relatório Final Expo Xangai 2010

18

Corredor da Diversidade Humana

característica: jogo interativo, com tela sensível ao toque (touch-screen), exibindo diversos biotipos brasileiros em tamanho natural.

objetivo: apresentar a diversidade étnica, com influência de diversos continentes e a miscigenação do povo brasileiro, remetendo às características de um país aberto e acolhedor. Proporcionar momento lúdico e divertido para público visitante; por conseqüência, contribuindo para percepção positiva da visita ao Pavilhão brasileiro.

Corredor da Sustentabilidade e Inclusão Social

característica: jogo interativo, com tela sensível ao toque (touch-screen), exibindo soluções urbanas oferecidas pelos membros da ci e principais parceiros, segundo suas respectivas especialidades.

objetivo: informar a respeito dos projetos que o brasil vem desenvolvendo nas seguintes áreas: Água para o desenvolvimento regional; energia que Move as cidades brasileiras; ciência, tecnologia e inovação; Participação Pública e inclusão social e arquitetura e design brasileiros

Corredor da Diversidade Humana

Corredor da Sustentabilidade e Inclusão Social

Corredor da Vale, patrocinadora oficial da participação brasileira na Expo

Corredor da VALE – Patrocinador Oficial do Pavilhão

característica: telas lcd justapostas em uma parede com efeitos gráficos e a Marca brasil, exibindo projetos de sustentabilidade da vale.

objetivo: informar aos visitantes quais são os principais projetos da empresa, patrocinadora oficial da participação brasileira na expo.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 18 04.03.11 15:43:17

Page 19: Relatório Final Expo Xangai 2010

19

Parede do Turismo

Entrada Vip

Entrada VIP

objetivo: oferecer entrada preferencial a todos os brasileiros visitantes da expo, às autoridades, aos participantes de agenda de negócios e às pessoas com necessidades especiais.

Lounge VIP

o lounge viP, com capacidade para 66 pessoas sentadas, palco, cabine de tradução para dois idiomas, instalações sanitárias, inclusive para pessoas com dificuldade de locomoção, e área de catering, também contava com cenografia que remetia à silhueta de ícones da arquitetura e das paisagens do brasil.

Foi usado para eventos das agendas temática, de negócios e institucional, coletivas de imprensa, além de atividades culturais, a exemplo da ocasião em que o cartunista brasileiro Maurício de sousa recebeu crianças

Parede do Turismo

características: dois jogos interativos, com tela sensível ao toque (touch-screen), exibindo fotos a partir de mapas do brasil, um com 5 regiões brasileiras e outro com as 12 cidades da copa 2014, apresentados em quadro grandes telas.

objetivo: Promover o turismo no brasil, divertir e encantar os visitantes com imagens dos roteiros turísticos relacionados às regiões brasileiras e às 12 cidades sede da copa de 2014.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 19 04.03.11 15:43:17

Page 20: Relatório Final Expo Xangai 2010

20

chinesas para uma tarde com desenhos e filmes, ou ainda, para a aula de gastronomia de betty Kitchen, apresentadora de um programa de culinária da tv chinesa. Por tratar-se de uma área multifuncional, com montagem possível em diferentes formatos (coquetel, auditório, rodada de negócios ou outros) foi um dos espaços mais utilizados do Pavilhão.

Restaurante VIP

o restaurante viP foi usado para 55 eventos, entre almoços e jantares de negócios ou institucionais, especialmente planejados para promover o relacionamento entre brasileiros e potenciais parceiros chineses. um chefe de cozinha brasileiro, com ampla experiência internacional, assinou um cardápio variado e com importantes alusões à gastronomia brasileira. a cenografia, fazendo referência ao perfil de cidades que possuem monumentos históricos icônicos de cidades brasileiras, como a igreja da Pampulha em belo horizonte, a catedral de brasília e o cristo redentor, entre outros, conferiu ao espaço uma ambientação urbana e elegante. as peneiras trançadas somaram-se à decoração e remetiam à trama externa do Pavilhão, introduzindo mais um componente de brasilidade ao espaço. enquanto não estavam na vitrina dedicada ao artesanato, algumas peças eram expostas no restaurante e ganhavam visibilidade adicional.

Atividade desenvolvida com Maurício de Sousa

Seminário Almoço com a delegação Invest in Brazil: Infraestrutura

Rodada de Negócios

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 20 04.03.11 15:43:20

Page 21: Relatório Final Expo Xangai 2010

21

Mostra de Artesanato Brasileiro

a vitrina de artesanato estava localizada próxima à parede de créditos e no único caminho de saída do Pavilhão, o que lhe deu ampla visibilidade. com capacidade de exibição de cerca de 4 peças médias e 15 peças pequenas por vez, teve seu acervo renovado a cada quinze dias, de acordo com a distribuição de estados e municípios participantes ao longo da expo (conforme o cronograma descrito na página 53).

Vitrine de Artesanato Brasileiro

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 21 04.03.11 15:43:20

Page 22: Relatório Final Expo Xangai 2010

22

Loja

a loja localizava-se na única saída do Pavilhão, obrigatoriamente usada por todos os visitantes, o que garantiu um fluxo constante e intenso de pessoas. os interessados em adquirir algum tipo de souvenir ou presentes encontraram livros de Paulo coelho, gibis do Maurício de sousa, ambos em mandarim, além de outras publicações da expo que incluíam o Pavilhão brasileiro. estavam disponíveis também: camisetas, chaveiros, lápis, óculos, chapéus, bolsas, bolas, dentre outros, nas cores nacionais e com a logo do Pavilhão brasileiro. vale destacar a venda do café brasileiro, que podia ser degustado na saída do Pavilhão, em quiosque desenhado especificamente para esse fim.

Restaurante aberto ao Público

o restaurante da área externa ofereceu, com sucesso, pratos típicos da gastronomia brasileira, como feijoada e moqueca, coxinhas e churrasquinhos. duas áreas externas com mesas, cadeiras e guarda-sóis, determinadas e montadas pelos próprios organizadores da expo, serviam de espaço para os visitantes almoçarem, jantarem e lancharem.

Foram também dispostos três outros pontos de venda: o ponto do café Pelé, o quiosque de bebidas e o da venda de souvenirs, respectivamente na lateral, na esquina e na frente do Pavilhão. as vendas ultrapassaram rapidamente as previsões iniciais e o restaurante se mostrou popular entre os visitantes chineses, brasileiros e internacionais.

Loja do Brasil

Restaurante aberto ao público

Restaurante aberto ao público

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 22 04.03.11 15:43:24

Page 23: Relatório Final Expo Xangai 2010

23

Segundo Andar

Fechado à visitação regular, o segundo andar do Pavilhão brasileiro comportava o espaço administrativo, para as equipes de trabalho, com duas entradas. os funcionários da segurança, restaurante, loja, limpeza, recepcionistas e coordenadores de áreas entravam pela porta dos fundos e dirigiam-se diretamente às suas salas ou instalações para troca de roupas ou ao refeitório de apoio. a entrada da frente do Pavilhão, seja pela escada ou pelo elevador, oferecia acesso aos funcionários brasileiros e chineses que atuavam na secretaria ou na gestão de atividades do Pavilhão. além da recepção, sala do comissário-geral, salas de administração, do protocolo e sala do itamaraty, essa área contava com duas salas de reunião que eram, quando necessário, transformadas em sala única e maior, com o recolhimento da divisória. havia ainda uma central de informática, com senha de segurança de acesso, onde todo o controle e manutenção das peças audiovisuais do Pavilhão eram feitos.

Sala do Comissário-Geral

a sala do comissário-geral foi o espaço mais utilizado para recepcionar as delegações brasileiras, chinesas e internacionais que visitaram o Pavilhão. tanto essa sala quanto a recepção e o corredor adjacentes mostraram-se espaços privilegiados para a exibição de peças do artesanato brasileiro, encantando os visitantes. o ambiente também foi base para diversas entrevistas.

Sala do Comissário-Geral do Brasil Exposição do artesanato na sala do Comissário-Geral

Entrevista com Roberta Sá

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 23 04.03.11 15:43:24

Page 24: Relatório Final Expo Xangai 2010

24

 

agenda institucional

Ministro de Estado Guido Mantega, Comissário-Geral do Brasil na Expo 2010 Alessandro Teixeira, autoridades chinesas e brasileiras presentes no Dia Nacional do Brasil na Expo 2010

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 24 04.03.11 15:43:28

Page 25: Relatório Final Expo Xangai 2010

25

 

capÍtUlo 2 – aGenda institUcional

A agenda institucional da participação brasileira na expo Xangai foi composta

pela programação dos órgãos governamentais, associações empresariais brasileiras e de outros parceiros, bem como da agenda de visitantes estrangeiros no Pavilhão brasileiro, conforme se detalha a seguir.

Para atender as demandas institucionais, a equipe do Pavilhão brasileiro pôde contar, por todo o período da expo Xangai 2010, com o apoio permanente do consulado-geral do brasil em Xangai e, quando necessário, da embaixada do brasil em Pequim. o bureau organizador da expo Xangai também conferiu suporte necessário a visitas de autoridades, nacionais e estrangeiras, ao Pavilhão brasileiro.

Agenda dos órgãos governamentais e associações empresariais brasileiras

representantes de vinte estados e municípios brasileiros estiveram presentes em diferentes momentos no Pavilhão brasileiro em Xangai, totalizando mais de 300 pessoas. Merecem destaque os municípios de são Paulo e Porto alegre, que contavam com pavilhões próprios na expo Xangai, situados na Área de Melhores Práticas urbanas (ubPa). com base permanente em Xangai, os representantes desses Municípios participaram de maneira ativa da agenda do Pavilhão brasileiro.

da mesma forma que o dia do brasil na expo Xangai, celebrado em 3 de junho, fez parte do calendário

Pavilhão de São PauloParte interna do Pavilhão de Porto Alegre

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 25 04.03.11 15:43:30

Page 26: Relatório Final Expo Xangai 2010

26

oficial de dias nacionais na exposição, são Paulo e Porto alegre tiveram os seus dias de destaque, respectivamente em 4 e 5 de junho.

a agenda de estados e municípios envolveu mobilização prévia no brasil, incluindo visitas in loco, com reuniões desde junho de 2009 a respeito da exposição universal e das possibilidades que representava para os entes da Federação. definiu-se um calendário, por quinzenas, de modo a distribuir no período de seis meses a agenda de estados e municípios na exposição e foram apresentadas aos interlocutores locais as diferentes formas de participação no evento, com apoio do Pavilhão brasileiro: agendas de negócios, promoção de turismo, atração de investimentos, apresentações culturais e mostra de artesanato, a depender do interesse e disponibilidade de cada ente da Federação. a secretaria executiva da Participação do brasil na expo Xangai, em brasília, acompanhava e auxiliava a organização da agenda que, posteriormente, era executada em Xangai pela equipe do Pavilhão brasileiro.

representantes dos membros da comissão interministerial da participação brasileira na expo Xangai 2010 também se fizeram presentes nas atividades protocolares do Pavilhão brasileiro, dentre eles Mdic, Mre, secoM-Pr, além dos que participaram ativamente das agendas temática ou de negócios.

registraram sua presença no Pavilhão brasileiro: Secretaria de Indústria e Comércio do Governo do Estado de Goiás (10 e 11/05/2010, com 11 pessoas), Supremo Tribunal Federal (stF) e Câmara dos Deputados (15/05, com 5 pessoas), Fundação de Turismo do Mato

Grosso do Sul (02/07, com 2 pessoas), Conselho Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (19/07, com 20 pessoas), Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (10 e 11/08, com 35 pessoas), Governo do Estado de Minas Gerais (10 e 11/08, com 35 pessoas), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (11/08, com 15 pessoas), Complexo Portuário de SUAPE, Governo do Estado de Pernambuco (18/08, com 15 pessoas), Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, Estado do Pernambuco (18/08, com 10 pessoas), Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Serra, Estado do Espírito Santo (02/09 - 2 pessoas), Representantes da União da Indústria de Cana de Açúcar (01/10, 3 pessoas), Fundação Armando Álvares Penteado (FaaP) (11/10), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) (13/10, com 2 pessoas), Prefeitura Municipal de Salvador e Governo do Estado da Bahia (18 e 20/10, delegação conjunta de 100 pessoas), FECOMERCIO do Estado de Pernambuco (14/10, com 14 pessoas), a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grasso do Sul (13/10, com 17 pessoas). outras associações empresariais, entidades públicas e privadas que tenham realizado eventos específicos de negócios, estão listadas na parte dedicada à agenda de negócios do Pavilhão brasileiro.

cabe ainda destacar a reunião dos setores comerciais de embaixadas brasileiras na Ásia, anualmente organizada pelo Mre, que aconteceu em 17 de setembro, oportunamente no lounge viP do Pavilhão brasileiro na expo, com participação da apex-brasil. o objetivo do encontro foi promover maior coordenação de ações de promoção comercial na região. Para isso, foi discutido entre presentes – representantes de 14

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 26 04.03.11 15:43:31

Page 27: Relatório Final Expo Xangai 2010

27

embaixadas e consulados brasileiros, além da apex-brasil e seu centro de negócios da apex-brasil em Pequim – um estudo de mercado qualificando o comércio entre os países da Ásia e do brasil com a região.

Dia do Brasil na Expo Xangai 2010

no dia do brasil, comemorado em 03 de junho, o Pavilhão brasileiro recebeu a delegação oficial chefiada pelo Ministro da Fazenda, guido Mantega, e composta por autoridades brasileiras que participaram de cerimônia organizada pelo governo chinês. além do Ministério da Fazenda, estavam representados, entre outros, Mdic, Mre, secoM-Pr, bndes e suFraMa. o Ministro da economia da china, sr. Xie Xuren, acompanhou o dia do brasil na expo Xangai e realizou reunião de trabalho com seu contraparte brasileiro. várias empresas e instituições brasileiras também estiveram presentes nesse dia, compondo a mais complexa agenda do Pavilhão brasileiro: vale, FiesP, conselho empresarial brasil-china, bolsa de valores de são Paulo (bM&F / bovespa), banco do brasil, embraer, entre outras. Mais de 180 brasileiros participaram das atividades

protocolares no expo center pela manhã, visitaram o Pavilhão do brasil na expo Xangai e acompanharam as agendas cultural e institucional programadas para aquele dia.

na seqüência do dia do brasil na expo, são Paulo e Porto alegre também celebraram suas datas comemorativas, nos dias 4 e 5 de junho respectivamente, contando com a presença de autoridades locais (no caso de Porto alegre, o próprio Prefeito do município). como mencionado, a Prefeitura Municipal de são Paulo teve um Pavilhão próprio para apresentar o Projeto cidade limpa, selecionado pelos organizadores da expo para figurar entre os 50 pavilhões de melhores práticas urbanas. na mesma linha, a cidade de Porto alegre teve um Pavilhão para apresentar o Projeto do orçamento solidário Participativo, que também figurou entre os selecionados para a Área de Melhores Práticas urbanas (ubPa). nos dias comemorativos das cidades, merecem destaque a apresentação do balé da cidade de são Paulo e o grupo regional os gaúchos.

Dia da Independência do Brasil

no dia 7 de setembro foi realizado jantar comemorativo ao dia da independência do brasil, oferecido pelo consulado-geral do brasil em Xangai, no restaurante viP do Pavilhão brasileiro. uma ampla agenda cultural foi organizada para este dia (vide agenda cultural descrita no capítulo 5).

Agenda de visitantes estrangeiros ao Pavilhão brasileiro

um dos objetivos das exposições universais é promover o intercâmbio e o estreitamento de relações entre

 Visita guiada no Pavilhão

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 27 04.03.11 15:43:31

Page 28: Relatório Final Expo Xangai 2010

28

 Mohammed Ali La Said, Príncipe de Oman, ao lado do diretor do Pavilhão, Pedro Wandler

 

países e organizações participantes. nesse sentido, boa parte da agenda cotidiana dos Pavilhões é composta por visitas de alto nível.

na agenda de visitantes ilustres do Pavilhão brasileiro, incluem-se autoridades de outros países participantes, tais como presidentes, ministros e autoridades diversas da Finlândia, arábia saudita, oman, austrália, tailândia, ilhas Maurício, África do sul, espanha, Portugal, Moçambique, angola, timor leste, Índia, canadá, estados unidos e de praticamente todos os países da américa latina. o Pavilhão brasileiro foi também visitado por representes das nações unidas, do Parlamento europeu e por ceos de grandes multinacionais. o vice Primeiro Ministro da china também visitou o Pavilhão do brasil.

alguns destaques foram:

• 01/05/2010 – China – Li Ke Qiang, Vice Primeiro-Ministro da China

• 01/05/2010 – Colômbia – Francisco Santos Calderón, Vice-Presidente da Colômbia

• 19/05/2010 – Austrália – Simon Crean, Ministro do Comércio da Austrália.

• 26/05/2010 – Oman – Mohammed Ali La Said, Príncipe de Oman

• 29/05/2010 – Parlamento Europeu – Maciej Popowski, Chefe de Gabinete do Presidente do Parlamento Europeu

• 30/05/2010 – Finlândia – Tarja Halonen, Presidente da Finlândia

• 06/06/2010 – México – Bruno Ferrari, Ministro da Economia do México

• 06/06/2010 – Portugal – José Vieira da Silva, Ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento de Portugal

• 15/06/2010 – Estados Unidos – Rick Perry, Governador do Estado do Texas

• 03/07/2010 – Colômbia – Andres Patrana, Ex-Presidente da Colômbia

• 15/07/2010 – Índia – Riva das Ganguly, Cônsul-Geral da Índia em Xangai

• 15/07/2010 – Timor Leste – José Ramos Horta, Presidente; Maria Paixão, Vice-Presidente do Parlamento; Zacarias da Costa, Ministro das Relações Exteriores; Gil Alves, Ministro do Turismo, Comércio e Indústria; Pedro Lay, Ministro de Infraestrutura

Diretor do Pavilhão e a Presidente da Finlândia - Tarja Halonen

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 28 04.03.11 15:43:35

Page 29: Relatório Final Expo Xangai 2010

29

Evento: Fundação 7 Novas Maravilhas Crianças de escolas chinesas brincando na Parede da Diversidade

• 16/07/2010 – Colômbia – Jaime Bermudez Merizalde, Ministro das Relações Exteriores

• 18/07/2010 – Comunidade do Caribe – Edwin Carrington, Secretário Geral do CARICOM

• 20/07/2010 – Bernard Weber, presidente da Fundação New 7 Wonders, com evento para promoção dos destinos turísticos brasileiros candidatos às 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo, a saber: Foz do Iguaçu e Amazônia. Participaram 2 representantes da Fundação tendo o evento 33 convidados e jornalistas

 

 

• 01/09/2010 – Ilhas Maurício – Anerood Jugnauth, Presidente

• 02/09/2010 – África do Sul – Tokozile Xasa, Vice-Ministra do Turismo

• 06/10/2010 – Representantes das Nações Unidas. Na ocasião, participaram do evento de lançamento da Carta do Rio de Janeiro, resultado do V Fórum Urbano Mundial, em abril de 2010 e do anúncio do VI Fórum, previsto para ocorrer em Bahrein

• 07/09/2010 – Portugal – Bernardo Trindade, Ministro de Turismo de Portugal

• 08/10/2010 –África do Sul – BP Sonjica, Ministra do Meio-Ambiente

• 14/10/2010 – Itália – Alemanno Gianni, Prefeito da cidade de Roma

• 31/10/2010 – China – Cai Mingzhao, Vice-Ministro de Estado do Departamento de Publicidade

• 31/10/2010 – China – Wang Qishan, Vice Primeiro Ministro da China

Finalmente, vale destacar que diversos grupos de crianças de escolas chinesas ou internacionais conheceram mais a respeito do brasil por meio da visita ao Pavilhão brasileiro, orientados por seus professores.

 

Ao centro Presidente do Timor Leste - José Ramos Horta

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 29 04.03.11 15:43:40

Page 30: Relatório Final Expo Xangai 2010

30

agenda de negócios

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 30 04.03.11 15:43:43

Page 31: Relatório Final Expo Xangai 2010

31

capÍtUlo 3 – aGenda de neGócios

A china manteve altas taxas de crescimento nos últimos anos e a previsão é que

continue a crescer em média 9% entre 2010-2015. atualmente, o país é o principal parceiro comercial do brasil e o crescimento médio anual das exportações brasileiras para a china, nos últimos 5 anos, foi de 26,8%. em 2009, as exportações brasileiras para a china somaram us$ 20,1 bilhões, o que representou 13,1% do total exportado pelo brasil.

o dinamismo da economia chinesa apresenta diversas oportunidades para comercialização de serviços e produtos brasileiros, inclusive de exportações com maior valor agregado. Para produtos em escala, existem oportunidades para soja e óleo de soja, carnes, milho, couro, café verde, madeira, autopeças e granito. as exportações de nicho de mercado se concentram em gemas e jóias, moda feminina, café gourmet e calçados de couro (high end).

a china está investindo mais no brasil a cada dia. conforme dados do Fdi Market, entre 2003 e 2010, anúncios e estimativas de investimentos no brasil giraram em torno de us$ 13 bilhões nos setores automotivo, máquinas e equipamentos, metalúrgico, serviços financeiros e bancários, extração de petróleo e minérios.

nesse cenário, a expo Xangai 2010 constituiu-se grande oportunidade para promover negócios entre o brasil e a china, aproximando empresários, potenciais investidores e autoridades. além de ter apoiado atividades de

negócios de diversos parceiros, a apex-brasil realizou 3 grandes eventos no Pavilhão do brasil. Foram eles: “invest in brasil”, “seminário para promoção do agronegócio brasileiro e as perspectivas de negócios entre brasil e china” e “os cafés do brasil”.

a apex-brasil apoiou ainda eventos dos seguintes parceiros: eMbratur, embraer, FiesP e representantes da indústria paulista, secretaria de articulação internacional do governo do estado de santa catarina (sai-sc), casa civil e secretaria de agricultura do governo do estado do Paraná, bndes, agência nacional de energia elétrica (aneel), conselho empresarial brasil-china e vale.

os formatos utilizados para tais eventos foram os mais variados: workshops, rodadas de negócios multissetoriais, seminários sobre oportunidades de negócios e reuniões com parceiros ou associados, além de degustação de produtos.

Eventos Realizados pela Apex-Brasil

evento: Invest in Brasil data: 16 de setembroParceiro: Embaixada do Brasil na China, Consulado-Geral do Brasil em Xangai, Câmara Brasileira da Indústria da Construção-CBIC, Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base-ABDIB, Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil -ADIT, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Público: 60 empresários

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 31 04.03.11 15:43:43

Page 32: Relatório Final Expo Xangai 2010

32

na esteira dos bons números apresentados pela economia chinesa, a apex-brasil realizou, no Pavilhão do brasil na expo Xangai, o seminário “invest in brasil”, em parceria com três entidades representativas dos setores mais importantes na área de infraestrutura: adit, a cbic e a abdib.

o objetivo do seminário foi apresentar oportunidades de investimentos no brasil, principalmente no âmbito dos dois grandes eventos esportivos que o país sediará: a copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos olímpicos em 2016. aos investidores chineses foram apresentados projetos de infraestrutura, focando principalmente os setores imobiliário, de transporte e de turismo.

além das três entidades setoriais, a apex-brasil articulou-se especialmente com sete municípios que possuem projetos relacionados à copa do Mundo e às olimpíadas – identificados pela subchefia de assuntos Federativos da casa civil (saF). tais municípios tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos aos potenciais investidores chineses. estiveram presentes representantes das Prefeituras do rio de Janeiro, são Paulo, Jacareí (sP), canoas (rs), Porto alegre, lauro de Freitas (ba) e recife (Pe), assim como do estado de são Paulo.

Participaram membros do conselho de Fomento do comércio internacional da china, do departamento de investimentos da Prefeitura de Xangai,

 

Diretor da Apex-Brasil Ricardo Schaefer apresenta projetos da Copa de 2014

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 32 04.03.11 15:43:48

Page 33: Relatório Final Expo Xangai 2010

33

da câmara de comércio de Xangai, da associação de Planejamento e desenvolvimento industrial da china, além de empresários, representantes de consultorias e formadores de opinião. Pela manhã houve coletiva de imprensa com apex-brasil e as entidades setoriais envolvidas e a mídia chinesa e internacional.

evento: Seminário para promoção do Agronegócio brasileiro e as perspectivas de negócios entre Brasil e Chinadata: 21 de setembroParceiros: Embaixada do Brasil na China, Consulado-Geral do Brasil em Xangai, Ministério da Agricultura e Abastecimento - MAPA, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes -ABIEC, União Brasileira de Avicultura - UBABEF, Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína – ABIPECS.

Público: 60 empresários

Entidades empresariais e Ministério apresentaram o potencial do setor de agronegócios brasileiro

o seminário sobre o setor de agronegócios no brasil foi realizado em parceria com o MaPa e três entidades brasileiras representativas dos setores mais importantes do segmento: abiec, abiPecs, ubabeF. o objetivo do seminário foi apresentar o potencial do setor de agronegócios brasileiro para formadores de opinião, redes de varejo e autoridades do governo da china. além de abordar números expressivos sobre a produção, consumo doméstico, tecnologia e exportações, as entidades e o Ministério foram enfáticos ao apontar os entraves impostos pela china com relação aos produtos brasileiros. a principal mensagem transmitida pela delegação brasileira referiu-se ao interesse em estabelecer negócios diretos com a china, diferentemente das utilizadas atualmente, que passam principalmente por hong Kong.

 

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 33 04.03.11 15:43:51

Page 34: Relatório Final Expo Xangai 2010

34

a ação superou as expectativas em quantidade e qualidade de público. as entidades brasileiras tiveram a oportunidade de estabelecer contato com algumas das principais redes de varejo da china como Metro e cofco (grande compradora de produtos alimentícios), importadores de pequeno e médio porte, a exemplo do restaurante latina (cadeia com 3 estabelecimentos em Xangai), até grandes importadores como a rede KFc.

a apex-brasil, o MaPa e as entidades setoriais (abiec, abiPecs e ubabeF) darão continuidade aos contatos iniciados na expo, com o suporte do centro de negócios da apex-brasil e da embaixada do brasil em Pequim.durante o seminário, a abiec informou que organizará uma ação especial (um churrasco brasileiro) no mercado chinês, com produtos brasileiros. no mesmo sentido, promoverá visitas técnicas de autoridades chinesas ao brasil.

evento: Os Cafés do Brasil data: 23 de setembroParceiro: Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC)Público: 30 empresários.

“os cafés do brasil” foi um evento de promoção do produto no mercado, usando a expo Xangai como plataforma para prospecção de novos negócios. a apex-brasil realizou esse evento no lounge viP do Pavilhão do brasil, em parceria com a abic.o encontro com 25 distribuidores chineses, que hoje representam comercialmente empresas brasileiras, configurou-se como uma oportunidade de atualização sobre o setor de café brasileiro e troca de experiências a respeito de peculiaridades do mercado local em diferentes províncias. atualmente, os representantes de empresas brasileiras atuam somente no segmento de Food service, ou seja, com foco nas vendas para redes de restaurantes, hotéis, entre outros. o próximo passo da abic é desenhar estratégia de vendas para comercialização direta ao consumidor final.

Evento: Os Cafés do Brasil

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 34 04.03.11 15:43:57

Page 35: Relatório Final Expo Xangai 2010

35

Eventos apoiados pela Apex-Brasil:

evento: Workshop para divulgação dos destinos turísticos brasileiros data: 28 de maioParceiro: EMBRATURPúblico: 60 representantes dos operadores de turismo chineses autorizados. O evento foi conduzido pela presidente da EMBRATUR à época e pelo representante do órgão no Japão.

 

evento: Evento comemorativo aos 10 anos da Embraer na China apresentação para jornalistas chineses sobre os 10 anos de atuação da empresa no mercado chinês e as perspectivas de negócios para os próximos anos.data: 29 de maioParceiro: EMBRAER ChinaPúblico: 15 jornalistas

 

evento: Rodada de Negócios multissetorial data: 04 de junhoParceiro: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESPPúblico: 200 empresários chineses e 45 representantes da indústria paulista

 

evento: Seminário sobre oportunidades de negócios em Santa Catarinao objetivo do evento foi a promoção dos principais setores macroeconômicos do estado junto a empresários chineses.data: 28 a 30 de junhoParceiro: Secretaria de ArticulaçãoInternacional do Governo do Estado de Santa Catarina.Público: 50 empresários

 

Evento: 10 anos de Embraer na China

Rodada de Negócios FIESP

Seminário sobre oportunidade de negócios em Santa Catarina

Seminário sobre oportunidades de investimentos no Paraná

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 35 04.03.11 15:44:06

Page 36: Relatório Final Expo Xangai 2010

36

evento: Seminário sobre oportunidades de investimentos no Estado do Paraná.Promoção dos principais projetos da secretaria estadual de agricultura, com uma apresentação do potencial do estado. os convidados também visitaram a cidade irmã de curitiba, hangzhou, onde foram feitos contatos com representantes dos setores governamental, educacional, agrícola e industrial. data: 14 e 15 de julhoParceiro: Casa Civil e Secretaria de Agricultura do Governo do Estado do ParanáPúblico: 60 empresários

evento: Reunião do Conselho Empresarial Brasil-ChinaCEBC reuniu-se com seus associados chineses para discussão das diretrizes de atuação do Conselho para o ano de 2011. data: 12 de outubroParceiro: Conselho Empresarial Brasil-ChinaPúblico: 36 empresários.

evento: Missão Empresarial da Rede CIN / FIESCo grupo de empresários conduzidos pela Fiesc reuniu-se com representantes do centro de negócios da apex-brasil em Pequim, obtendo informações a respeito de como se beneficiar da presença do centro na china para a realização de negócios.data: 21 de outubroParceiro: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESCPúblico: 113 pessoas

Eventos Valea Vale, Patrocinadora oficial do Pavilhão brasileiro na expo Xangai, com apoio da apex-brasil, promoveu 12 encontros com clientes, fornecedores e colaboradores a fim de ampliar a sua atuação no mercado asiático.

 

evento: ANEEL e as oportunidades no setor elétrico brasileiroO Diretor-Geral da ANEEL apresentou a estrutura e atuação da Agência no Brasil para a empresa de eletricidade chinesa State Grid, com a qual fechou parceria para implantação de sistemas de smart grid no Brasil data: 11 de outubroParceiro: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)Público: 20 empresários.

 

Evento: ANEEL e as oportunidades do Setor Elétrico

Reunião do Conselho Empresarial

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 36 04.03.11 15:44:11

Page 37: Relatório Final Expo Xangai 2010

37

 

Evento: Earth Day: A Company Down To Earthdata: 12 de maio Público: 66 colaboradores

evento: Dia da Valedata: 1 de junhoPúblico: 70 convidados, entre executivos, jornalistas, representantes do Governo Chinês e representantes de joint-ventures

evento: Wood Day: Forest Protectiondata: 25 de junhoPúblico: 66 representantes do segmento de ferro e aço

evento: Fire Daydata: 5 de julhoPúblico: 70 representantes do segmento de minas e energia

evento: Metal Day: Metal is all arounddata: 16 de julhoPúblico: 70 representantes do segmento de carvão e joint-ventures

evento: Wood Day: Water is Vitaldata: 06 de agostoPúblico: 70 representantes de diversos segmentos

evento: Vale Procurement Daydata: 27 de agostoPúblico: 80 representantes de diversos segmentos

Evento: Metal is all arounddata: 18 de setembroPúblico: 300 representantes das maiores siderúrgicas compradoras da Vale na China

 

 

Coletia de Imprensa – Dia da Vale

Coletia de Imprensa – Dia da Vale

Seminário promovido pela Vale

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 37 04.03.11 15:44:17

Page 38: Relatório Final Expo Xangai 2010

38

agenda temática

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 38 04.03.11 15:44:19

Page 39: Relatório Final Expo Xangai 2010

39

capÍtUlo 4 – aGenda teMÁtica

C om o intuito de divulgar políticas, programas e projetos do governo brasileiro

a autoridades, empresários e formadores de opinião chineses, ampliando a base de conhecimento a respeito das tendências e diretrizes adotadas pelo país, foram organizados cinco fóruns temáticos:

19 e 20 de maio

tecnologia da informação e

inclusão digital

17 e 18 de junho

ciência, tecnologia e inovação

6 de julho a energia que Move as cidades

8 e 9 de setembro

Água para o dessenvolvimento

8 e 9 de outubro regeneração urbana

os fóruns aconteceram no lounge viP do Pavilhão brasileiro, com capacidade para 66 pessoas em cada um dos dias. a única exceção foi o fórum com o tema “a energia que Move as cidades brasileiras”, que ocorreu em um dos auditórios do expo center, com capacidade para 200 pessoas.

Participaram dos fóruns aproximadamente 730 convidados, em sua maioria chineses

Lounge VIP do Pavilhão brasileiro

representando o setor privado, a academia e o governo chinês. os convites foram feitos por meio de envio de correspondência impressa para os cinco eventos, convites eletrônicos para cada um dos eventos e telefonemas, sob a coordenação da equipe de relações públicas contratada pelo Pavilhão do brasil. o perfil do público alvo foi definido junto aos representantes de cada Ministério, normalmente profissionais da assessoria internacional ou do gabinete da secretaria responsável pela participação do Ministério na expo 2010.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 39 04.03.11 15:44:20

Page 40: Relatório Final Expo Xangai 2010

40

todos os participantes receberam as informações apresentadas pelos palestrantes em um pen-drive, além de um programa encadernado que continha um marco de referência a respeito do tema, o resumo de cada palestra, um breve currículo de cada palestrante e seu endereço de e-mail para futuros contatos.

a agenda temática apresentada pelo brasil durante a expo Xangai 2010 pautou-se na premissa de que o país busca o desenvolvimento sustentável, em cooperação com outros países e blocos econômicos, com grande participação da sociedade e preocupação com a inclusão social, nos mais diversos temas relacionados à qualidade de vida nas cidades.

os fóruns foram concebidos pela ci expo 2010 a partir de projeto básico e plano de comunicação desenvolvidos inicialmente sob a coordenação do Mdic e da secoM-Pr. a apex-brasil deu seqüência ao trabalho de coordenar e definir, em conjunto com representantes da ci-expo 2010, as diretrizes de participação, tanto em conteúdo quanto na organização das delegações. os responsáveis pelas programações de cada fórum foram, respectivamente: Ministério

Envelope do convite aos Fóruns Temáticos, feito em mandarim e inglês

Kit de materiais entregues aos convidados dos fóruns e detalhe de uma das Programações impressas

do Planejamento (MP), Ministério da ciência e tecnologia (Mct), Ministério das Minas e energia (MMe), Ministério da integração nacional (Mi) e Ministério das cidades (M.cidades).

como parceiros internacionais, palestraram representantes da comissão européia e do Ministério de habitação e desenvolvimento urbano-rural da china, nos meses de setembro e outubro, respectivamente. Merece menção a presença das 5 delegações do conselho Federal de engenharia, arquitetura e agronomia (conFea), parceiro da apex-brasil na organização dos fóruns e aporte de palestrantes especializados em quase todos os eventos temáticos.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 40 04.03.11 15:44:20

Page 41: Relatório Final Expo Xangai 2010

41

evento: Tecnologia da Informação e Inclusão Digital

data: 19 e 20 de maio

Parceiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), MDIC, CGU e a equipe de inclusão digital da Presidência da República.

Público: 122 participantes, incluindo Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento de Xangai, Comitê de Economia e Informatização de Xangai, representante de várias universidades, bem como empresas de destaque da área, como Huawei.

com enfoque nas inovações dos sistemas brasileiros que têm aperfeiçoado o acesso aos serviços do governo e reduzido a desigualdade no que diz respeito ao acesso à era digital, o seminário compartilhou os sucessos e os desafios dos serviços implantados no brasil. também serviu como uma plataforma de troca de idéias e reforma de Xangai, identificando o potencial significativo de cooperação. duas entrevistas coletivas foram realizadas nos dois dias, uma com foco em tecnologia da informação, de maneira geral, e outra sobre governo eletrônico, especificamente.

evento: Ciência, Tecnologia e Inovação

data: 16 a 18 de junho

Parceiro: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Agência Brasileira Espacial (AEB), Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Público: 25 brasileiros, 20 convidados internacionais e 58 convidados chineses participaram deste seminário, totalizando 103 pessoas. Entre os convidados havia organizações de alto nível no ramo de espaço e satélites como Ministério da Ciência, Administração Espacial Nacional da China, Instituto de Aplicação de Sensoriamento Remoto, Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, Centro de Dados de Satélites e Aplicação dos Recursos da China, Centro de Engenharia de Satélites de Xangai, comitê cientifico, entre outros.

o fórum teve foco nos avanços brasileiros e na importância da cooperação brasil e china em ciência, tecnologia e inovação. os assuntos variaram em espaço, satélites, nanotecnologia, incubadoras tecnológicas para novos centros de negócios e parques tecnológicos para pesquisas.

a entrevista coletiva foi concedida no dia 17 de junho, destacando a cooperação bilateral entre brasil e china.

Carlos Henrique de Azevedo Moreira e Fernanda Hoffmann Lobato, ambos do MPOG, em entrevista coletiva antes do Seminário.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 41 04.03.11 15:44:20

Page 42: Relatório Final Expo Xangai 2010

42

Assessoria Internacional do MCT, Dr. Carlos Ganem, Presidente da Agência Espacial Brasileira e Dr. José Carlos Epiphanio, da Cooperação Espacial Brasil – China.

Presidente da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Sr. Luís Manuel Rebelo Fernandes com a palestra de abertura “A Inovação como motor do desenvolvimento: casos de sucesso apoiados pela FINEP”.

evento: A Energia que move as cidades brasileiras

data: 6 de julholocal: Expo Center, Salão 620

Parceiro: Ministério de Minas e Energia (MME), Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL), Centrais Elétricas Brasileiras S.A Eletrobrás, Vale, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba S.A (URBs).

Público: O fórum atraiu mais de 220 convidados, com destaque para 178 chineses representantes do governo chinês. A saber: Comissão de Desenvolvimento e Reforma de Xangai, Serviço de Proteção Ambiental de Xangai, Instituto de Energia de Xangai, Associação de Petróleo de Xangai, entre outros.

a discussão deste Fórum foi centralizada na matriz energética brasileira e no empenho para alavancar a produção de tecnologias limpas e energia renováveis, fatores determinantes para o desenvolvimento sustentável urbano. os temas incluíram o uso consciente dos recursos naturais, a preservação da biodiversidade, mineração no brasil, integração de transporte urbano e a redução de fatores da mudança climática, entre outros.

uma entrevista coletiva foi concedida pelo Ministro de estado de Minas e energia para um grupo de 19 jornalistas (incluindo três correspondentes internacionais). o evento gerou mais de 150 reportagens sobre o assunto, em sua maioria sobre a força da sustentabilidade no brasil e sobre energia limpa, com destaque para o potencial de

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 42 04.03.11 15:44:21

Page 43: Relatório Final Expo Xangai 2010

43

Coletiva de imprensa

Ministro Márcio Zimmerman e Embaixador Marcos Caramuru na coletiva de imprensa de 6 de julho.

Entrevista coletiva com os Secretários de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa, e de Infra-estrutura hídrica, Francisco Campos de Abreu, do Ministério da Integração

Os intérpretes trabalham na facilitação da comunicação entre o público e os palestrantes.

investimentos da china no brasil.

evento: Água para o Desenvolvimento Regional

data: 8 e 9 de setembro

Parceiro: Ministério da Integração (MI),

Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Européia e Vale.

Público: O seminário contou com a presença de 80 participantes chineses (46 no dia 8 e 32 no dia 9), entre outros participantes internacionais. Dentre as autoridades presentes, estavam representantes da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma de Xangai e do Bureau de Proteção de Recursos Hídricos do Rio Yangze.

este seminário abordou o tema das melhores práticas no uso dos recursos hídricos, assunto de grande importância para a china também. o seminário configurou-se como plataforma de discussão sobre o desenvolvimento urbano brasileiro e planejamento regional, bem como apresentou as ações governamentais para aperfeiçoá-los por meio de projetos financiados pelo estado e de programas de incentivo livres de impostos.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 43 04.03.11 15:44:22

Page 44: Relatório Final Expo Xangai 2010

44

evento: Regeneração Urbana

data: 8 e 9 de outubro

Parceiro: Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente (MMA), o governo do estado do Rio de Janeiro e dos municípios de São Paulo e Brasília, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB).Público: organizações chinesas incluindo o Ministério da Habitação e Obras da China, o Serviço de Água e Saneamento Municipal de Xangai, o Serviço de Proteção Ambiental Municipal de Xangai e a Associação Imobiliária da China estavam representados no seminário.

o evento teve como objetivo compartilhar a experiência brasileira em relação à habitação, saneamento e urbanização. no âmbito dos dois temas principais: “transformando casas em comunidades sustentáveis” e “saneamento para melhorar saúdes, mais empregos e vida melhor”, o seminário destacou as realizações brasileiras com projetos relacionados à habitação e como o saneamento básico brasileiro foi aperfeiçoado nos últimos anos.

houve a participação de importantes organizações chinesas, incluindo o Ministro da habitação, urbanismo e construção da china, o escritório Municipal de serviços de Água e esgoto, o escritório Municipal de Proteção ambiental de Xangai e a associação imobiliária da china, entre outros.

desdobramentos dos fóruns

alguns brasileiros participantes dos fóruns temáticos aproveitaram sua

viagem para visitar instituições chinesas em Xangai e Pequim, fazendo visitas técnicas ou agendando reuniões de trabalho no Pavilhão brasileiro. Por exemplo:

• O chefe da equipe de inclusão digital da Presidência da República, Cézar Alvarez, foi convidado para fazer uma apresentação no Fórum de Tecnologia da Informação organizado pela Expo na cidade de Ningbo, dois dias antes do Fórum Brasileiro dedicado ao tema, no Pavilhão brasileiro. Sua entrevista coletiva no Pavilhão gerou boa impressão na mídia chinesa e despertou o interesse para os fóruns seguintes.Vale lembrar que a sincronia de datas foi estrategicamente decidida quando do planejamento dos fóruns temáticos brasileiros.

• O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), representando o Ministro de Ciência e Tecnologia (MCT), no dia 16 de junho, durante o Fórum Brasileiro de “Ciência, Tecnologia e Inovação”, anunciou a criação do “China-Brasil Center for Climate Change and Energy Technology Innovation”. Foi assinado um acordo entre a COPPE-RJ (Brasil) e a Universidade de Tsinghua, em Pequim (China), na ordem de 2 milhões de reais. Sob a coordenação do Prof. Segen Farid Estefen, da COPPE-RJ, foram convidados os senhores Sr. Ilan Cuperstein (COPPE/UFRJ), o Prof. Dehua Liu (Tsinghua University) e a Sra. Zeng Jing (Tsinghua University). • O cientista Professor José Carlos Epiphanio, Coordenador do China-Brazil Earth Resources Satellite Program (CBERS) do National

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 44 04.03.11 15:44:22

Page 45: Relatório Final Expo Xangai 2010

45

Institute for Space Research (INPE), se reuniu, no Pavilhão brasileiro, com sua contraparte de Pequim, para discutir aspectos técnicos do satélite produzido no marco do programa CBERS.

• A equipe de apoio do MCT visitou o Museu de Ciência e Tecnologia que busca parceria com museus brasileiros.

• O Reitor da Universidade de Viçosa, Luís Cláudio Costa, aproveitou a visita à China para assinar, em Pequim, acordo de cooperação com universidade agrícola para pesquisas em diversas áreas tecnológicas.

• O CONFEA aproveitou a primeira ida a Xangai para fortalecer relações institucionais com a Shanghai Association for Science and Technology (SAST), o que resultou em um acordo de cooperação assinado por ocasião do terceiro Fórum Temático, de julho.

• O Ministro de Minas e Energia e sua equipe visitaram a empresa chinesa State Grid e estabeleceram contato com diversas entidades presentes no Fórum Brasileiro de julho. Após esse contato, certamente estabelecido no âmbito de longas negociações, a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME) agendou para o dia 13 de outubro de 2010, em Brasília, uma visita da delegação do Gabinete de Consultores do Conselho de Estado da China (GCCEC).

• O Ministério da Integração aproveitou a oportunidade oferecida

pelo fórum de setembro, sobre Água para o Desenvolvimento Regional, para se reunir com Mr. Ronald Hall, Diretor Geral da Unidade de Comunicação e Informação da Comissão Européia, com a qual mantém acordo de cooperação técnica na área de desenvolvimento regional.

• Segundo artigo no Boletim Regional Nº 11, “Informativo da Política Nacional de Desenvolvimento Regional”, produzido pelo Ministério da Integração: “Já há contatos para a elaboração de uma proposta de Memorando de Entendimento entre os dois países [China e Brasil], à semelhança do já assinado entre o Brasil e a União Européia, para estreitamento das ações de gestão de políticas regionais comum a ambos.”

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 45 04.03.11 15:44:22

Page 46: Relatório Final Expo Xangai 2010

46

agenda cultural

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 46 04.03.11 15:44:26

Page 47: Relatório Final Expo Xangai 2010

47

capÍtUlo 5 – aGenda cUltURal bRasileiRa

A agenda cultural do brasil na expo Xangai 2010 teve como principal objetivo apresentar

a diversidade das manifestações artísticas brasileiras, despertando o interesse do público chinês pelo brasil.

ao longo da expo Xangai, o brasil apresentou 197 espetáculos e atividades culturais para uma audiência total de mais 55 mil pessoas. Participaram da agenda artistas das cinco regiões do país, em palcos localizados em praças, auditórios e no próprio Pavilhão brasileiro. três espetáculos foram realizados no salão das cidades Pulsantes, dentro do Pavilhão do brasil: uma apresentação de capoeira, um show do grupo tambolelê, de Minas gerais, em conjunto com um grupo neozelandês de cultura maori, um show do grupo ilê aiyê da bahia e uma apresentação seguida de aula de samba ministrada por carlinhos de Jesus, em conjunto com professores e alunos de escola de dança de Xangai.

a apex-brasil selecionou, com apoio de curadoria especializada, alguns nomes de destaque da música e dança brasileira, como carlinhos brown, Mart’nália e carlinhos de Jesus, com o intuito de marcar com qualidade as datas comemorativas, tais como o dia do brasil na expo Xangai 2010, em 3 de junho, e o dia da independência, em 7 de setembro.

alguns estados também demonstraram empenho técnico e financeiro para retratar a cultura regional, garantindo a performance

dos artistas apresentados adiante, o que resultou em grande sucesso de público e mídia para a participação brasileira no evento.

o consulado-geral do brasil em Xangai contribuiu igualmente para o fortalecimento da agenda cultural, promovendo os shows de roberta sá e Yamandu costa, ambos no Music hall, situado no Performance center, além do grupo bossa negra, no palco do americas square, na semana de encerramento da expo.

os organizadores do Pavilhão de são Paulo também promoveram atividades culturais no Pavilhão brasileiro. realizou-se uma mostra de filmes, em junho, com títulos como “a via láctea”, “cosmópolis”, “crônicas de são Paulo”, “não por acaso”, “o ano em que meus pais saíram de férias” e “bem vindo a são Paulo”. essa mostra marcou a quinzena de são Paulo no Pavilhão brasileiro. outra iniciativa foi uma aula demonstrativa de português e cultura brasileira para alunos chineses. a aula fez parte de uma programação conjunta entre a Fundação armando Álvares Penteado (FaaP) e a Prefeitura Municipal de são Paulo, estimulando o intercâmbio acadêmico entre os dois países.

integrou-se também à agenda cultural do Pavilhão brasileiro a Mostra de artesanato que está descrita em detalhes mais à frente, neste capítulo. as peças de artesanato de brasileiros ficaram expostas na vitrina no corredor de saída do Pavilhão, além de terem composto a decoração da sala

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 47 04.03.11 15:44:26

Page 48: Relatório Final Expo Xangai 2010

48

do comissário-geral e do restaurante viP durante todo o período da expo.

destaque também da agenda cultural do cartunista Maurício de sousa, que fez palestras e demonstrações de desenho para crianças de escolas locais. Finalmente, cabe registrar as atividades diárias de entretenimento na área de espera, que tiveram como objetivo apresentar aos visitantes aspectos da cultura brasileira enquanto aguardavam para entrar no Pavilhão.

segue a programação da agenda cultural do brasil na expo Xangai 2010:

Dia do Brasil

artista: Carlinhos Brown – Cantor, percussionista, compositor, produtor e

promotor da cultura brasileira. Possui vasta discografia e foi ganhador de diversos prêmios ao longo de sua carreira.

data: 3 de junho de 2010local: Green Hall e Red Hall – Expo Centershows realizados: 02Público total estimado: 2.000 pessoas

Entretenimento de fila

Entretenimento de fila

Show de Carlinhos Brown

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 48 04.03.11 15:44:27

Page 49: Relatório Final Expo Xangai 2010

49

na tarde do dia 2 de junho, anterior aos dois shows, carlinhos brown e Mart’nália deram entrevista a 14 veículos de mídia impressa, radiofônica, televisiva e de internet na sala viP do Pavilhão do brasil. entre os jornalistas havia chineses e correspondentes estrangeiros. o encontro com a imprensa durou cerca de uma hora e meia e a repercussão foi bastante relevante, além das matérias espontâneas geradas por press releases e com base em material divulgado por agências noticiosas. um total de 459 matérias foi registrado em clipping, sendo a maior parte relativa ao dia do brasil, com destaque para shows musicais.

artista: Mart´nália - Filha da lenda do samba, Martinho da Vila, Mart’nália nasceu e foi criada na cena do samba no Rio de Janeiro. Hoje é uma das mais expressivas artistas brasileiras prontas a levar o clássico ritmo carioca para o mundo e para o futuro. Mart’nália conquista desde os amantes do estilo clássico ao moderno carioca.

data: 3 de junho de 2010local: Green Hall e Red Hall – Expo Centershows realizados: 02Púbico total estimado: 2.000 pessoas

artista: Grupo de Capoeiristas – Definida como arte, luta, esporte ou dança. É uma herança africana que contribuiu com a formação da identidade cultural de algumas regiões do Brasil.

data: 3 de junho 2010local: Palco do Americas Square e Sala das Cidades Pulsantes do Pavilhão brasileiro.shows realizados: 03 Público total estimado: 850

Show Mart’nália

Coletiva de imprensa com Carlinhos Brown e Mart’nália

Aula de Capoeira no Pavilhão

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 49 04.03.11 15:44:27

Page 50: Relatório Final Expo Xangai 2010

50

Dia da Independência

artista: Carlinhos de Jesus e Corpo de Dança – Carlinhos de Jesus tornou-se um expoente da dança no Brasil, apresentando-se em espetáculos e programas de televisão e premiado por seus trabalhos no Brasil e no exterior. É capaz de representar por meio da dança a pluralidade cultural das diversas regiões brasileiras. Com uma equipe de 40 bailarinos e músicos, Carlinhos encantou as platéias da Expo, interagindo com a audiência, ensinando samba e conferindo muita brasilidade ao período comemorativo da independência do Brasil.

data: 4 a 7 de setembro de 2010local: Americas Square, área de espera e Salão das Cidades Pulsantes do Pavilhão brasileiroshows realizados: 10Público total estimado: 2700

durante a semana em que esteve em Xangai, carlinhos de Jesus concedeu 4 entrevistas exclusivas e uma coletiva para repórteres de 25 veículos, entre rádio, tv, jornal e revista, internet. a mídia chinesa demonstrou grande interesse em conhecer melhor a história do samba, do carnaval e alguns destacaram a forma física do dançarino. uma aula de dança no Pavilhão brasileiro, para 22 professores de dança e a diretora da Fusion school de Xangai (academia de dança), atraiu jornalistas e fotógrafos chineses e correspondentes estrangeiros.

artista: Mauricio de Sousa – O renomado cartunista brasileiro recebeu no Lounge VIP do Pavilhão brasileiro 35 crianças chinesas, com idades entre 7 e 12 anos, alunos do projeto Hope School, que atende as crianças da província de Sichuan atingida por um forte terremoto

Show Carlinhos de Jesus

Entretenimento de fila – Carlinhos de Jesus

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 50 04.03.11 15:44:27

Page 51: Relatório Final Expo Xangai 2010

51

em 2008. Na ocasião, Mauricio contou histórias de seus personagens, desenhou para as crianças e autografou gibis, já traduzidos para o mandarim.

data: 7 de setembro de 2010local: Lounge VIP do Pavilhão brasileiroO cartunista Mauricio de Sousa participou, na China, das comemorações do Dia da Independência realizada no Pavilhão do Brasil. Crianças de três escolas da província de Sichuan, destruídas por terremoto em 2008, e filhos de chineses e brasileiros que moram em Xangai se integraram às atividades que envolveram exibição de filmes, aula de desenhos, lanche, brincadeiras e distribuição de brindes. Mauricio também deu palestra e realizou workshop para universitários da Shanghai Normal University. Por fim, Mauricio foi a uma escola pública de ensino primário de Xangai e também promoveu uma aula de desenho.

em todas as atividades promovidas com Mauricio de sousa a imprensa participou. e ao final de cada uma ele atendeu aos jornalistas. na universidade, 9 jornalistas integraram coletiva de imprensa dada por ele ao final da palestra. na escola pública Mauricio concedeu entrevista para jornalistas mirins.

Outros shows em datas diversas

artista: Mawaca – Grupo que pesquisa e recria a música das mais diversas etnias do globo, buscando conexões com a música brasileira. Formado por sete cantoras que interpretam canções em mais de dez línguas, o grupo despertou interesse própria organização da Expo que, em parceria com o Pavilhão brasileiro, viabilizou as apresentações.

Atividade com Maurício de Sousa

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 51 04.03.11 15:44:28

Page 52: Relatório Final Expo Xangai 2010

52

data: 20 a 27 de maio de 2010local: Music Hall no Performance Center shows realizados: 24Público total estimado: 6.000

os shows do Mawaca tiveram repercussão imediata de business para o grupo que, durante sua temporada na china, assinou contrato de licenciamento de todos os cds e do dvd da banda com a gravadora chinesa a-Peer sinergy, representante da sony na china. os produtos serão comercializados física e digitalmente na china, em hong Kong, Macau e taiwan.

artista: Roberta Sá – Jovem cantora de destaque na atual cena musical brasileira. Com imenso talento vocal e maturidade técnica, Roberta dá a sua visão do que seria o contemporâneo na música popular brasileira. Este foi um dos shows organizados pelo Consulado-Geral do Brasil em Xangai, com apoio do Pavilhão brasileiro.

data: 6 de julho de 2010local: Music Hall no Performance Centershows realizados: 01Público total estimado: 300

artista: Yamandu Costa – Yamandu toca estilos diversos como choro, bossa

Show Mawaca

Show Roberta Sá

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 52 04.03.11 15:44:28

Page 53: Relatório Final Expo Xangai 2010

53

nova, milonga, tango, samba e chamamé, sendo difícil enquadrá-lo em uma corrente musical, em virtude de que mistura todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de sete cordas. As apresentações foram promovidas pelo Consulado-Geral do Brasil em Xangai, com apoio do Pavilhão brasileiro.

data: 12 e 14 de setembro de 2010local: Americas Square e Music Hall, no Performance Center.shows realizados: 02Público total estimado: 300

artista: Bossa Negra – Numa promoção do Consulado-Geral do Brasil em Xangai, o grupo de talentosos músicos brasileiros e asiáticos fez sua estréia internacional na Expo 2010, com um espetáculo de Bossa Nova em mandarim, cantonês e inglês, encerrando a agenda cultural do Brasil na Exposição. data: 26 e 31 de outubro de 2010local: Americas Square e Exposition Square.shows realizados: 11Público total estimado: 3.000

Representantes da Cultura Regional Brasileira

Para garantir ampla representatividade da cultura brasileira ao longo de seis meses de exposição, os

estados brasileiros e as cidades sede da copa de 2014 tiveram suas atividades culturais planejadas no tempo da seguinte maneira:

1ª quinzena 2ª quinzena

MaioRIO DE

JANEIROBRASÍLIA

RJ DF, GO

JunhoSÃO PAULO

PORTO ALEGRE

SP RS, SC

JulhoCURITIBA CUIABÁ

PR, MS MT, TO, RO

AgostoBELO

HORIZONTEFORTALEZA

MG, ES CE, PI, MA

SetembroNATAL RECIFERN, PB AL, PE

OutubroMANAUS SALVADORAM, AP,

AC, PA, RRSE, BA

estado: Rio Grande do Sul

artista: “Os Gaúchos” – O grupo folclórico conta atualmente com um elenco composto por dez casais de dançarinos e um conjunto vocal e instrumental composto de oito músicos e cantores, com escala a quatro vozes. O grupo retrata por meio da música e da dança as tradições gaúchas. Apresentou-se tanto no palco do Americas Square, próxima ao Pavilhão brasileiro, quanto na UBPA, região onde se localizava o Pavilhão de Porto Alegre.

data: 22 e 23 de junho de 2010local: Americas Square e Exposition Squareshows realizados: 03Público total estimado: 500

Show Yamandú Costa

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 53 04.03.11 15:44:28

Page 54: Relatório Final Expo Xangai 2010

54

Estado: Minas Gerais

artista: Chico Lobo – Apontado pela crítica como um dos mais criativos violeiros no processo de valorização e divulgação da viola caipira no cenário brasileiro e mundial.

data: 5 a 11 de agosto de 2010local: Americas Square, US Stage, Exposition Square, Pavilhão ICCOM e programa de televisão “Dragon TV show”shows realizados: 11Público total estimado: 2750

Show Chico Lobo

Entretenimento de fila – Os Gaúchos

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 54 04.03.11 15:44:31

Page 55: Relatório Final Expo Xangai 2010

55

artista: Tambolelê – Grupo formado em Belo Horizonte, cuja principal característica é o forte toque das percussões mineiras no registro de ritmos afro-mineiros.

Outra característica do grupo é fabricar seus próprios instrumentos.Um show de integração cultural entre os pavilhões do Brasil e da Nova Zelândia ocorreu no dia 12 de agosto no Pavilhão brasileiro com a participação do Grupo Tambolelê, representante mineiro da cultura brasileira, em uma atuação compartilhada com o grupo neozelandês Whängärä – Mai – Tawhiti (Kapa Haka). Eventos de integração entre pavilhões de países já são uma tradição nas edições da Expo e traduzem oportunidade de estreitar laços culturais entre países.

data: 3 a 12 de agosto de 2010local: Americas Square, Exposition Square e Pavilhão brasileiroshows realizados: 12 Público total estimado: 3.000

estado: Maranhão

artista: Companhia Barrica – Grupo artístico de São Luís do Maranhão, com 25 anos de permanente atuação voltada para a valorização e afirmação da cultura popular brasileira, que apresenta em seus espetáculos uma variedade de danças, ritmos, músicas e indumentárias das maiores festas tradicionais do Brasil: os festejos de São João, que ocorrem no mês de junho, e o Carnaval, no mês de fevereiro.

data: 20 a 30 de agosto de 2010Local: Americas Squareshows realizados: 34Público total estimado: 8.500

Show do Grupo Tambolelê

Show Chico Lobo e Tambolelê

Show Companhia Barrica

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 55 04.03.11 15:44:31

Page 56: Relatório Final Expo Xangai 2010

56

estado: Bahia

artista: Ilê Aiyê – Trata-se do primeiro bloco afro da Bahia, cuja história remete a 1º de novembro de 1974, no Curuzu-Liberdade, bairro de maior população negra do país. O seu movimento rítmico musical, inventado na década de 70, foi responsável por uma revolução no carnaval baiano. Com três mil associados, o Ilê Aiyê é hoje um patrimônio da cultura baiana.

artista: Bahiana System – É um projeto musical que tem o objetivo de divulgar e explorar novas possibilidades sonoras da Guitarra Baiana.

Esta singular guitarra criada na Bahia em meados dos anos 40 foi responsável pelo surgimento do trio elétrico (grande sistema de som andante) e por uma linguagem instrumental de guitarra para interpretação de frevos, choros e outros estilos musicais que tomaram nova forma a partir da sonoridade deste instrumento.

data: 19 a 22 de outubro de 2010local: Americas Square e Pavilhão brasileiro

shows realizados: 05Público total estimado: 1.500

artista: DJ Sartorello – A música baiana representada também no embalo eletrônico das mixagens dos DJ´s. A versatilidade da música eletrônica, muito apreciada pelos jovens chineses, permitiu a apresentação de um número maior de ritmos e músicas tradicionais e contemporâneas da Bahia.

data: 20 de outubro de 2010local: U.S Stageshows realizados: 02Público total estimado: 1.300

data: 18 a 21 de outubro de 2010local: Americas Square e Pavilhão brasileiro shows realizados: 06Público total estimado: 1.800

Show Ilê Aiyê

Show Bahiana System

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 56 04.03.11 15:44:31

Page 57: Relatório Final Expo Xangai 2010

57

Agenda Cultural Brasileira

Artista/Banda DataQuantidade de apresentações

realizadas

Palco/Local de Realização

Mawaca Maio 24Music hall e

americas square

grupo capoeira Junho 03americas square

e Pavilhão Pocket show

carlinhos brown e Mart’nália

Junho 01 expo center

carlinhos brown Junho 01 expo center

Mart’nália Junho 01 expo center

os gaúchos (rs) Junho 03americas square e exposition square

roberta sá Julho 01 Music hall

chico lobo (Mg) agosto 11americas square,

u.s stage, Pavilhão icoM e dragon tv

tambolelê (Mg) agosto 12americas square, exposition square

e Pavilhão boizinho

barrica (Ma)agosto 34 americas square

carlinhos de Jesus setembro 10americas square,

Pavilhão

Yamandu costa setembro 02americas square

e Music hall

ilê aiyê outubro 02americas square

e Pavilhão

baiana system outubro 02 americas square

dJ outubro 02 u.s stage

bossa negra outubro 11americas square e exposition square

Nesta Agenda Cultural do Pavilhão brasileiro não estão listados os shows realizados pelas cidades de São Paulo e Porto Alegre, que incluem o Balé da Cidade de São Paulo,

Zimbo Trio, Barbatuques, Clube do Balanço, Nenhum de Nós e Os Gaúchos.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 57 04.03.11 15:44:31

Page 58: Relatório Final Expo Xangai 2010

58

Mostra de Artesanato Brasileiro

a Mostra de artesanato brasileiro teve como objetivo divulgar a variedade e a qualidade da produção artesanal brasileira aos visitantes do Pavilhão do brasil na expo Xangai 2010. cerca de 20 peças foram exibidas por quinzena, na vitrina localizada na saída do Pavilhão brasileiro (ver mais detalhes na página 21 deste relatório) por onde passaram cerca de 15 mil pessoas por dia. Muitos visitantes paravam para ver e fotografar as peças que continham informação da procedência.

a sala do comissário-geral, onde os visitantes ilustres eram recebidos pelo comissário-geral ou pelo diretor do Pavilhão também serviu de vitrina para as peças do artesanato brasileiro. no total foram enviadas para participar da Mostra do artesanato aproximadamente 200 peças artesanais dos estados da Paraíba, goiás, santa catarina, Pernambuco, rio de Janeiro, Mato grosso, tocantins, rio grande do sul, espírito santo, rio grande do norte e Paraná, despertando, no público chinês, interesse a respeito da riqueza e diversidade cultural do brasil.

Foram apresentadas aos visitantes do Pavilhão peças em madeira, tecido, cerâmica, metal, barro, palha, entre outras matérias-primas. esculturas, quadros, utensílios, caixas, almofadas e outros objetos feitos por 105 artistas foram expostos no Pavilhão do brasil durante todo o período da expo Xangai 2010.

outras peças foram expostas no restaurante viP durante todos os eventos protocolares e de negócios.

Vitrine de Artesanato Brasileiro

Exibicão das peças Artesanais no Restaurante VIP

Exibição de Artesanato na Sala do Comissário-Geral

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 58 04.03.11 15:44:32

Page 59: Relatório Final Expo Xangai 2010

59

conforme mencionado anteriormente, as peças também foram exibidas em eventos especiais no lounge viP e restaurante.

todas as peças receberam placa de identificação informando a procedência, autoria e material utilizado, em inglês e mandarim. algumas peças foram embrulhadas em papel transparente, outras

em caixas, sempre adornadas com uma fita verde e amarela.

as peças foram doadas a visitantes do Pavilhão e também em ocasiões especiais fora do Pavilhão. Foram presenteados com as peças artesanais representantes de órgãos governamentais, acadêmicos, empresariais, imprensa, entre outros. os artesãos receberam certificados atestando a participação na mostra do artesanato brasileiro na expo Xangai.

alguns destaques são:

a presidente da Finlândia recebe artesanato de Pernambuco e tocantinsno dia 30 de maio, a sra. tarja halonen, presidente da Finlândia, visitou o Pavilhão do brasil e recebeu como recordação de sua visita uma peça de artesanato do estado de Pernambuco e outra do tocantins, compondo uma caixa única. os sabonetes artesanais com essência de canela, erva cidreira, café e maçã-verde foram confeccionados pela artesã eliane vasconcelos de araújo do estado do Pernambuco. do tocantins, uma caixa de capim dourado, feita por cooperativa de artesãos da região do Jalapão compôs o presente.

Exposição de artesanato no Lounge VIP

Peças de artesanato ao fundo, no Lounge VIP

Exposição das peças artesanais no Lounge VIP

Detalhe da etiqueta de identificação das peças artesanais

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 59 04.03.11 15:44:32

Page 60: Relatório Final Expo Xangai 2010

60

Carlinhos de Jesus presenteia a Professora bailarina Grace Wu

no dia 05 de setembro, ao final da aula de samba realizada no Pavilhão do brasil, o renomado dançarino carlinhos de Jesus presenteou a professora, grace Wu, da Fusion dancing schooll com uma bailarina de palha de milho feita pela artesã capixaba Marisa barros.

Homenagem no Fórum Temático do mês de outubro

agradecimento ao Zhang Yue, diretor geral do departamento de desenvolvimento urbano do Ministério de habitação e desenvolvimento urbano e rural da china, que palestrou sobre a organização do setor de saneamento em seu país, vindo de Pequim exclusivamente para o Fórum brasileiro de regeneração urbana.

ao final do evento, o diretor do Ministério das cidades, Márcio galvão, presenteou Zhang Yue com quadros de parede feitos pelo artesão carioca itamar barbosa de oliveira.

Celebração dos visitantes 1 milhão e 2 milhões

os visitantes que foram destaques no Pavilhão: a visitante 1 milhão recebeu um porta-copos verde e amarelo, feito pela artesã luzia das graças, do rio de Janeiro, confeccionado com papel reciclado, no formato de uma bola de futebol; o visitante 2 milhões recebeu uma mochila de tela pintada a mão por Marcelo cocco barçante, com motivos do rio de Janeiro.

Diretor do Pavilhão presenteia a Presidente da Finlândia

Bailarina Grace Wu exibe presente que recebeu das mãos de Carlinhos de Jesus

Diretor do Ministério das Cidades presenteou Zhang Yue com artesanato brasileiro

Visitante 1 milhão foi presentada com artesanato brasileiro

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 60 04.03.11 15:44:32

Page 61: Relatório Final Expo Xangai 2010

61

As sete novas maravilhas da natureza

o fundador do projeto “as sete novas maravilhas da natureza”, bernard Weber, ao visitar o Pavilhão do brasil recebeu do diretor Pedro Wendler uma réplica do quadro “a Última ceia” feita de pinhão pela artesã paranaense doralice horn.Diretor do Pavilhão presenteia o Presidente da Fundação 7 Novas Maravilhas

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 61 04.03.11 15:44:32

Page 62: Relatório Final Expo Xangai 2010

62

estratégia de comunicação

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 62 04.03.11 15:44:35

Page 63: Relatório Final Expo Xangai 2010

63

capÍtUlo 6 – estRatéGia de coMUnicação

C onsiderando a dimensão do evento e o número de países, corporações e organizações

envolvidas, bem como – e conseqüentemente – a disputa por espaço de mídia, para realizar um efetivo trabalho de comunicação da participação brasileira na expo Xangai 2010, foi fundamental a definição de estratégia de comunicação que adicionasse novas informações sobre o brasil àquelas já arraigadas no consciente chinês: futebol e samba.

o planejamento de comunicação, que teve início sob a coordenação secoM-Pr, recomendou a criação imediata de website em português sobre a participação brasileira na expo, bem como alertou para a necessidade de se iniciar a divulgação oficial do projeto. o website em português, posteriormente, serviu de base para o trabalho da equipe contratada na china na construção de releases e na alimentação do website em inglês e mandarim.

ao levantar dados sobre o brasil, foram contemplados aspectos relevantes a respeito do país, incluindo indicadores econômicos, tecnológicos, políticos e até ambientais que ajudassem na construção mais completa de uma imagem de país moderno e plenamente integrado ao competitivo cenário internacional. também houve coleta de informações relacionadas a aspectos positivos da cooperação sino-brasileira em vários campos. Focou-se prioritariamente na repercussão junto à imprensa chinesa e internacional, e não na brasileira.

Coletivas de imprensa

05 de agosto de 2009Participantes: Presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, e Diretor de Gestão e Planejamento da Agência, Ricardo Schaeferobjetivo: anunciar a participação do país no eventolocal: Brasília

08 de setembro de 2009Participantes: Comissário-Geral do Brasil na Expo Xangai, Alessandro Teixeiraobjetivo: anunciar a participação do país no evento, junto à mídia chinesalocal: Xangai, China

19 de janeiro de 2010objetivo: anunciar o patrocínio da Vale à participação do Brasil na Expo XangaiParticipantes: Secretário-Executivo do MDIC, Ivan Ramalho, o Presidente da Apex-Brasil e Comissário-Geral do Brasil na Expo, Alessandro Teixeira, e o Diretor-Executivo de Ferrosos da Vale, José Carlos Martinslocal: Sede do BNDES, Rio de Janeiro

25 de abril de 2010objetivo: apresentar o perfil do Pavilhão brasileiroParticipantes: Diretor de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Ricardo Schaefer, o Diretor do Pavilhão, Pedro Wendler, e o Cônsul-Geral do Brasil em Xangai, Embaixador Marcus Caramuru.local: Hotel Sofitel em Xangai, China

Foram realizadas outras coletivas relacionadas às agendas do Pavilhão. todos os Fóruns temáticos e eventos de negócios foram realizados no período da tarde, antecedidos por

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 63 04.03.11 15:44:36

Page 64: Relatório Final Expo Xangai 2010

64

entrevistas com 5 a 12 jornalistas pela manhã, com as principais autoridades ou porta-vozes da delegação brasileira participante. em julho, a coletiva de imprensa com o Ministro Márcio Zimmerman, do Ministério de Minas e energia, incluiu jornalistas da mídia internacional.

os seminários técnicos e de negócios foram momentos com forte concentração de jornalistas no espaço do Pavilhão brasileiro.

Press Trip

entre 1º e 7 de maio de 2010 realizou-se uma press trip a convite da apex-brasil, envolvendo 7 jornalistas brasileiros, sendo 4 (o globo e ebc) com despesas pagas pela agência e 3 (tv globo e tv band) sem despesas

Coletiva de imprensa dos Fóruns de energia e regeneração urbana, incluindo mídia televisiva e internacional

Coletiva de imprensa

pagas, mas recebendo apoio durante toda a semana de abertura do evento, incluindo levantamento de pautas. esses jornalistas visitaram a expo Xangai 2010, em seus primeiros dias de funcionamento, e diversas matérias foram veiculadas em mídia escrita e televisionada, inclusive em diversos jornais de rede da tv globo e da globo news.

entre os dias 2 e 12 de agosto, foi organizada uma press trip com 5 jornalistas chineses ao brasil das seguintes mídias: People’s daily, china business news, Financial times china e shanghai tv. a missão durou 11 dias, percorreu 7 cidades brasileiras, 4 estados, além de envolver visitas e entrevistas a uma entidade setorial, 6 empresas privadas, 3 empresas públicas, 2 Ministérios e uma secretaria estadual.

é importante destacar que, durante o período mencionado, a equipe de jornalistas visitou e entrevistou autoridades na empresa brasileira de aeronáutica (embraer), união da indústria de cana-de-açúcar (unica), associação brasileira da indústria de higiene Pessoal, Perfumaria e cosméticos (abihpec), espaço natura cajamar, escritório do Maurício de sousa, huawei do brasil telecomunicações ltda., Mdic, Mre, apex-brasil, embrapa, com ênfase em tecnologias e recursos genéticos e biotecnologia, Federação das indústrias do estado do rio de Janeiro (FirJan), centro de Pesquisas e desenvolvimento leopoldo américo Miguez de Mello (cenPes) da Petrobras, secretaria de desenvolvimento do governo do estado do rio de Janeiro, bndes, complexo Minerador de carajás, com destaque para a extração

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 64 04.03.11 15:44:36

Page 65: Relatório Final Expo Xangai 2010

65

e o beneficiamento do minério de ferro, áreas de recuperação ambiental, centro de inteligência operacional e tecnologias da vale que possibilitam uma produção sustentável e com a segurança dos empregados.

um dos jornalistas participantes da missão fez as seguintes observações a respeito desta press trip: “First, i was impressed with middle-sized companies, such as natura, the cartoonist’s studio, it provided vivid experiences; second, the brazilian government was so confident and open-minded, i felt their undivided attention to us on our visit; and,

third, bndes, they went beyond my expectations, they invited business managers (not only communication departments) to meet with us and asked for our suggestions” (sr. gao Yonguy, do china business news).

Websites

Foram construídos três websites para registrar a participação brasileira na expo 2010, respectivamente em português (www.expo2010brasil.com.br), em inglês (www.expo2010brazil.com) e em mandarim (www.expo2010brazil.com).

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 65 04.03.11 15:44:37

Page 66: Relatório Final Expo Xangai 2010

66

Newsletter

Foi desenvolvida uma newsletter em português, armazenado mensalmente no website da participação brasileira na expo 2010, e distribuído para 1.120 representantes do governo federal, estadual e diversos municípios, assim como da iniciativa privada e jornalistas. os newsletters procuravam destacar as principais informações sobre a exposição e a participação brasileira mostrando a variada agenda de atividades realizada nos seis meses. significaram também um feedback aos muitos profissionais que colaboraram na construção da agenda brasil na expo 2010.

Clipping

um total de 2.200 clippings foram coletados na mídia chinesa de maio a outubro de 2010, referente a matérias que citam ações do brasil, sendo 82,76% dessas notícias referentes especificamente ao Pavilhão brasileiro. a geração dos clippings deveu-se principalmente à cobertura de eventos, coletivas de imprensa e emissão de releases.

Exemplo de matéria divulgada pela mídia chinesa, a respeito dos shows promovidos pelo Brasil na Expo 2010.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 66 04.03.11 15:44:38

Page 67: Relatório Final Expo Xangai 2010

67

o número de clippings por mês é relevante e coloca o brasil e o Pavilhão nacional na expo entre os mais populares por clipping de mídia, sendo o mais notório entre os países da américa latina.

no gráfico abaixo percebe-se queda progressiva, ao longo do período, no número de matérias publicadas e alta no mês de setembro. importante ressaltar

que este não é um indicador negativo. a redução era prevista, pois a exposição despertou maior interesse da imprensa quando da abertura, em maio, com uma forte concentração de jornalistas - tanto da china quanto de outros países - na cobertura diária do evento (número preliminar indica 11.479 credenciados). houve, portanto, picos de matérias no início e, posteriormente, a mídia passou a cobrir, preferencialmente, eventos ou a presença de personalidades internacionais. o dia a dia dos pavilhões, bem como a descrição de cada um, cedeu espaço para outro tipo de cobertura de imprensa.

a queda no clipping de agosto, particularmente, teve uma razão adicional: o mês atinge temperaturas acima dos 40ºc, com forte umidade, desestimulando atividades promocionais. neste período, ciente da influência climática, o Pavilhão do brasil reduziu suas ações; inclusive aquelas que repercutem na mídia, como seminários técnicos, de negócios e atividade culturais.

nos dois meses iniciais da expo o brasil foi alvo da mídia, em parte, pela realização da copa do Mundo. tendo em vista o fato de o futebol brasileiro despertar enorme interesse na china, o Pavilhão do brasil, naturalmente, atraiu repórteres ansiosos em falar sobre o brasil. aproveitou-se a oportunidade para ressaltar a copa do Mundo de 2014 que será realizada no brasil, bem como as grandes opções para investidores chineses no país.

vale observar que, da agenda institucional, tiveram destaque na mídia induzida por releases principalmente a visita das crianças atingidas pelo terremoto de Wenchuan e o evento das sete Maravilhas do Mundo, promovendo Foz do iguaçu e o encontro das Águas no amazonas. na agenda cultural, sem contar as coletivas e coberturas feitas dos dias do brasil, são Paulo e Porto alegre na expo, os releases emitidos tiveram mais repercussão nos eventos de setembro, com a presença de carlinhos de Jesus e seu grupo, trazendo o samba à expo (repercussão na ordem de ad value de usd 100.805). nesse mês também estiveram presentes no Pavilhão Maurício de sousa (repercussão de usd 34.164) e o tour pela culinária brasileira, no show televisivo betty Kitchen (repercussão de usd 11.146).

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 67 04.03.11 15:44:39

Page 68: Relatório Final Expo Xangai 2010

68

na agenda de negócios, a repercussão maior foi do evento invest in brazil, focado em atração de investimentos para as cidades da copa 2014. os Fóruns temáticos mantiveram uma presença estável do Pavilhão brasileiro na mídia, mensalmente, exceto por agosto como já foi registrado anteriormente.

a mídia online chinesa deu maior espaço para informações sobre o brasil (50% do total noticiado), seguido da mídia impressa e de canais de tv e rádio. a imprensa de Pequim foi a que mais noticiou o brasil, seguido de Xangai e guangzhou. além de positivas, as matérias evidenciaram outros aspectos do brasil, nos campos econômico, social, político, ambiental e tecnológico.

um total de 785 clippings foi coletado na mídia brasileira de maio a outubro de 2010, referente a matérias que citam ações do brasil na expo Xangai. o gráfico abaixo mostra o que foi publicado na mídia nacional desde o início do ano, tendo em vista as ações junto à imprensa nacional com o intuito de divulgar a importância do evento e as ações realizadas para efetivar a participação do brasil. vale destacar a maior divulgação de notícias na mídia nacional nos meses de junho e julho, marcados pelos dias do brasil, são Paulo e Porto alegre na expo 2010, pelos Fóruns de “ciência, tecnologia

cHina

número de press releases: 29número de entrevistas: 143,

individuais e coletivasnúmero de jornalistas que estiveram no Pavilhão: 1.283 (inclui cinegrafistas

e produtores, além de repórteres)

bRasil

número de press releases: 33número de entrevistas: 55,

individuais e coletivasnewsletters produzidos: 10, enviados para 1.120 contatos governamentais

e do setor privado, incluindo parceiros, jornalistas, empresas etc.

e inovação”, e a “energia que Move as cidades brasileiras”, quando um grande número de autoridades brasileiras estiveram presente no evento. no brasil a mídia online também deu mais espaço para o evento e para a participação brasileira. o foco maior ficou com veículos da região sudeste.

Destaques na mídia

os eventos desenhados com potencial de mídia também colocaram o Pavilhão brasileiro em evidência na mídia chinesa: a aula de samba no Pavilhão, comandada pelo dançarino carlinhos de Jesus, com 40 jornalistas de tv, jornais, revistas e internet registrando o evento, o workshop Maurício de sousa desenha com as crianças, com a presença de vários jornalistas nas diversas atividades realizadas, na shanghai

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 68 04.03.11 15:44:39

Page 69: Relatório Final Expo Xangai 2010

69

normal university, na escola pública e no Pavilhão brasileiro, e a aula de culinária organizada em parceria com a revista betty Kitchen’s club, com tiragem superior a 2 milhões de exemplares.

o Pavilhão do brasil na expo Xangai estabeleceu uma bem sucedida parceria com a qq.com – uma empresa chinesa da área de mídias em redes sociais. com 100 milhões de usuários, a qq.com contribuiu com a comunicação do Pavilhão, promovendo-o por meio do twitter e do seu próprio site. estimulou seu público a responder perguntas sobre o brasil e aqueles que acertaram a resposta, receberam em troca brindes diversos, como sandálias havaianas (com a logo do Pavilhão), o livro “o alquimista” de Paulo coelho, em mandarim, bolas verde-amarela de futebol. no total, aproximadamente 200 mil participantes se envolveram com a brincadeira, aprendendo um pouco mais sobre o brasil. cem foram premiados. o qq.com também postou em sua rede informações diversas sobre as atividades do Pavilhão, ao longo da expo Xangai. um detalhe importante a relatar: ao final do programa, que teve início em setembro e término no dia 31 de outubro, último dia de exposição, é o fato de o brasil ter sido o primeiro na página do twitter da empresa relacionada à expo.

Destaque do mês de Maio:

• Brazil Pavilion holds “Information Technology & Digital Integration” theme forum

On May 19, the international symposium themed “Information Technology & Digital Integration” was held at Brazil Pavilion in a bid to show the achievement and

experiences that Brazil has made in information-based government. At the forum, Brazil shares its great achievement on helping low-income residents buy computers and expanding internet access in campus.

Destaque do mês de junho:

• China Brazil to Deepen Tech Innovation Coop

An international seminar entitled “Science, Technology and Innovation” was held at the Brazil Pavilion in Shanghai, showcasing technology development and innovation activities. The fruits of bilateral cooperation between China and Brazil in cutting edge technologies such as space, earth resource satellites and nanotechnology have also been demonstrated in the seminar held in the Brazil Pavilion. “Brazil-China “Innovative Technology, Climate Change and Energy” Center” has also been established during this seminar to allocate resources of the Federal University of Rio de Janeiro and Tsinghua University, top universities of the two countries, in order to solve problems caused by pollution and climate change. The Brazilian government will invest about 2 million US dollars in the center, which will bring the strategic partnership in the technology field between China and Brazil to a new level

Destaques do mês de julho:

• Brazil Energy Matrix for the Present and the Future: Clean and Renewable Energy for Sustainable Development

The Energy Forum was held on July 7th at Expo Center, Expo 2010 Shanghai. The forum focused on Brazil’s strength

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 69 04.03.11 15:44:39

Page 70: Relatório Final Expo Xangai 2010

70

in leveraging clean technologies and renewable energy in the development of cities and the importance of sustainable development in the urban arena which includes the sensible use of natural resources, the preservation of biodiversity, and the reduction of the factors causing climate change. The Brazilian government’s efforts are focused on following two important guidelines in providing a clean and renewable energy matrix for Brazil: 1) the search for renewable energy sources such as ethanol and biodiesel for fuels, and biomass, the utilization of solid waste, wind, and solar power for the production of electricity; and, 2) reducing consumption, through programs such as the National Electricity Conservation Program (PROCEL), and the Clean Development Mechanism (CDM), in which government, industry, and consumers work together to achieve better product performance and service that consumes less energy and natural resources.

• Vote the Amazon and Iguaçu Falls: New7Wonders

Bernard Weber, founder of the New Seven Wonders Foundation arrived at the Brazil Pavilion to the sound of samba to promote the New 7 Wonders of Nature competition. Presentations were given on the competition and finalists, the Amazon and Iguaçu Falls, by Bernard Weber and Brazil Pavilion Director, Pedro Wendler.

Iguaçu Falls and the Amazon have been voted as two of the 28 Finalists in the one-billion-vote “Official New 7 Wonders of Nature” global campaign. The Iguaçu Falls are waterfalls of the Iguaçu River, located on the

border of Brazil and Argentina. These spectacular falls are one of the world’s largest waterfalls and are a UNESCO World Heritage Site. The Amazon rainforest also accounts for 40% of Brazil’s land area and is home to the world’s most abundant biological diversity, with 2.5 million different kinds of insects, 10,000 different kinds of plants, more than 2,000 kinds of birds and other creatures, that make up more than one-third of the world’s species. As the world’s largest rainforest, it it is said to be the “Lungs of the World.” Every year over one million tourists visit Iguaçu Falls in Brazil.

Destaque do mês de agosto:

• Brazil Welcomes “Wenchuan Earthquake Children Expo Tour” at the Brazil Pavilion

aUGUST 3, 2010, SHANGHAI – Nine children, two of which were survivors of the Wenchuan earthquake, arrived at the Brazil Pavilion this morning to enjoy a unique VIP tour of the Brazil Pavilion under the auspices of Brazil Pavilion Director, Pedro Wendler. The children seemed happy to be at Expo 2010 Shanghai, and to be a part of the tour organized by Shanghai Media Group, that recently launched the program “Happy Together 2010!” After the tour, each child was given gifts by the Brazil Pavilion Director. The Shanghai Media Group was also given an official Brazilian football jersey to be auctioned off, with all contributions going to benefit low income children. Of course, the visit was not complete until a choir of children joyfully chanted in unison “Obrigado!” which in an instant brought Brazil a little bit closer to China.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 70 04.03.11 15:44:39

Page 71: Relatório Final Expo Xangai 2010

71

Destaques do mês de setembro:

• Brazil Brings Carnival to Expo 2010 Shanghai

From September 4th-7th, a cast of Brazilian dancers and thirty-six musicians will give several performances exclusively produced for Expo 2010 Shanghai. At the head of the cast is famous choreographer and dancer Carlinhos de Jesus. He is known for his brilliant performances at Brazilian Carnival in Rio de Janeiro and for his unforgettable shows around the globe. The world renowned dancer, considered the best professional samba dancer in the world, promises to enchant Shanghai with Brazilian rhythms and swing.

• Brazilian Beats of the Heart: Samba Dance Class at Brazil Pavilion

Brazil Pavilion came to life this afternoon as world renowned samba dancer, Carlinhos de Jesus, and a cast of Brazilian dancers and musicians lit up the Pulsing Cities Room to the beats of Brazilian samba. Chinese dancer, Grace Wu from Shanghai’s Fusion Dance School performed a traditional Chinese peacock dance to open up the event at the Brazil Pavilion. Carlinhos de Jesus later said, “Expo 2010 is a true meeting of nations and an opportunity for China to show itself to the world and for Brazil to demonstrate some of its culture. As Brazil opens itself up to the world, samba provides a wonderful window into Brazilian traditions and way of life.”

• Mauricio Draws with Hope on Independence Day

World famous cartoonist, animator, and filmmaker Mauricio de Sousa came straight from Brazil to Expo 2010 Shanghai as a part of the activities planned for Brazil Independence Day. His visit and the presence of children in the Brazil Pavilion VIP Lounge transformed the pavilion into a literary children’s corner replete with colorful pillows, streamers, balloons, cartoon comics, and snacks. Mauricio’s program entitled “Drawing with Mauricio” sponsored by Vale and Huawei provided an exclusive opportunity for 29 children to draw with Mauricio, watch amusing videos, get toys, and receive copies of Mauricio’s books. The children in turn gave Mauricio a traditional piece of Sichuan art and gave an exceptional song and dance performance inside the VIP Lounge. Some of the children sponsored to participate in the activity came from Sichuan Hope Schools in Ya An, Hui Li, and Guang Yuan. Vale helped to build schools in these cities after the devastating earthquake that struck China’s Sichuan province in May 2008.

• A father of ten kids in talks with a father of one

The world-famous cartoonist, animator, and filmmaker, Maurício de Sousa came to Shanghai Normal University to share his artistic creativity and children’s education experience with future teachers. Mauricio’s work has been translated into more than 40 languages, with his most famous work, “Monica’s Gang,” being translated into Chinese and having, according to Mauricio, “Limited copies available for purchase at the Brazil Pavilion.”

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 71 04.03.11 15:44:39

Page 72: Relatório Final Expo Xangai 2010

72

• Brazil Pavilion: Water & Regional Balance Forum

The Brazil Pavilion at the 2010 World Expo in Shanghai held a seminar September 8th-9th to share Brazil’s experience in the effective use of water resources, a topic of similar importance in China. Brazil and China, both BRIC countries, along with Russia and India, share many similarities, including a large land mass and coastal, urban populations. “It is important to exchange best practices to continue strengthening trade and investment ties,” said Mr. Henrique Villa da Costa Ferreira, Brazilian Secretary for Regional Policies and Development– Ministry of National Integration, who opened the Water Development Seminar. Villa da Costa Ferreira also added, “Being able to share the success of Brazil’s current projects with high-level Chinese officials and, in return, learn of their similar efforts is extremely valuable for everyone involved. The Expo and these seminars are a wonderful opportunity for bilateral understanding and cooperation between our countries.

• Brazil Lures Chinese Investors with World Cup And Olympic Games Opportunities

Strong but stable economic growth over the past few years has made Brazil one of the hottest investment destinations for Chinese capital, and Chinese companies are increasingly looking to take advantage of the upcoming soccer World Cup and Olympic Games that will be held in Brazil. To offer guidance on the most promising investment areas for Chinese

companies, the Brazilian Trade and Investment Promotion Agency (Apex-Brasil) today hosted an “Invest in Brazil” forum in the Brazil Pavilion at the 2010 World Expo in Shanghai.

• Brazilian Culinary Tour at Expo Live Shooting

In the midst of the Mid-Autumn Festival, Brazil Pavilion gave Chinese housewives the opportunity to take a culinary tour of Brazil at the Brazil Pavilion this afternoon. It was the first such cooking class for the housewives at expo. In preparation for the event, the Brazil Pavilion VIP Room was transformed into a Brazilian culinary school replete with hot plates, cutting boards, knives, aprons, and Brazilian ingredients for the housewives from Betty’s Kitchen Club to spend the afternoon making traditional Brazilian cuisine. The housewives learned how to prepare 3 dishes under the direction of Marcos Shiro, a celebrated chef from São Paulo.

Destaque do mês de outubro:

• China And Brazil Share Experiences In Sustainability Development Of Urbanization

A two-day forum offering solutions to cities’ housing, health, and job problems is underway at the Brazil Pavilion. Experts and government officials from Brazil and China are meeting to discuss how to achieve sustainable development via “cities’ revival” in the process of urbanization.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 72 04.03.11 15:44:40

Page 73: Relatório Final Expo Xangai 2010

73

• World City Forum Torch Relay: From Brazil To Bahrain

During the National Day golden week holiday, Brazil attended the World City Forum named “From Rio De Janeiro To Bahrain.” The 5th World City Forum was hosted by Brazil. At the forum, Brazil shared how to rise up to common challenges associated with rapid urbanization.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 73 04.03.11 15:44:40

Page 74: Relatório Final Expo Xangai 2010

74

conclusões

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 74 04.03.11 15:44:42

Page 75: Relatório Final Expo Xangai 2010

75

capÍtUlo 7 – conclUsões

A exposição universal de Xangai 2010 encerrou suas atividades no dia 31 de outubro, às 22h.

após 184 dias ininterruptos de visitação, o evento foi comemorado pelos chineses como o maior de toda a história das expos, desde seu início em londres, em 1851. esta foi a primeira exposição universal realizada em um país emergente e superou o número previsto de visitantes, ultrapassando a casa dos 73 milhões.

o Pavilhão do brasil registrou 2,63 milhões de visitantes, o que representa a maior participação já promovida pelo país num evento dessa magnitude, tanto em número de visitantes quanto em ações promovidas. coordenada pelo Mdic e executada pela apex-brasil, a participação do brasil na expo Xangai teve como propósito principal o fortalecimento da imagem país, mesclando mensagens relacionadas ao turismo, esporte, cultura, com conteúdo de tecnologia, produção industrial, design, infra-estrutura. aproveitou-se também a oportunidade para a realização de diversas ações de promoção comercial e de atração de investimentos. concentrou-se na promoção da imagem de um país em busca de desenvolvimento sustentável, com inclusão social e respeito à diversidade cultural.

os números da participação brasileira na expo 2010:

• 2.000m2 de área construída em Pavilhão próprio;

• Mais de 2,63 milhões de visitantes;

• 780 participantes em 5 fóruns temáticos;

• 1.574 participantes de eventos de promoção comercial e a atração de investimentos;

• 197 eventos culturais, com público superior a 55.000 pessoas, além de 184 dias de atividades de entretenimento de fila;

• 55 eventos gastronômicos de relacionamento institucional ou de negócios;

• Exposição artesanato de 11 Estados brasileiros;

• Mais de 300 representantes de 20 Estados e Municípios brasileiros em agenda institucional;

• 1574 participantes da agenda de negócios;

• 2.118 notícias clipadas na mídia chinesa e 785 na brasileira;

• Mais de 300 pessoas trabalhando, no Brasil e na China, para a participação do Brasil no evento.

a apex-brasil, como realizadora da participação brasileira na expo 2010, organizou toda a informação produzida ou coletada durante este projeto no centro de informações da apex-brasil, de forma a permitir consulta por futuros organizadores de eventos dessa magnitude, recuperando detalhes

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 75 04.03.11 15:44:43

Page 76: Relatório Final Expo Xangai 2010

76

do que foi registrado neste relatório técnico, nas prestações de contas e no livro e filme produzidos sobre a participação brasileira na expo Xangai. em Xangai, o Pavilhão brasileiro foi desmontado e algumas peças foram doadas para o Museu das expos que será inaugurado em 2011 na cidade. Foram doados objetos significativos, relevantes ou simbólicos, como uma das logos que marcava a fachada externa e um exemplar do uniforme usado pelas recepcionistas.

a próxima exposição universal acontecerá em 2015, em Milão, itália, com o tema “nutrindo o Planeta: energia para a vida”. na série de eventos promovidos pelo bureau international des expositions (bie), essa expo será antecedida pela exposição internacional de Yeosu, coréia do sul, em 2012, com o tema “The Living Ocean and Coast” e os subtemas: “Preservation and Sustainable Development of the Ocean and Coast,” “New Resources Technology,” and “Creative Marine Activities.” a expo Yeosu estima a participação de mais de 100 países e organizações internacionais, e 8 milhões de visitantes.

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 76 04.03.11 15:44:43

Page 77: Relatório Final Expo Xangai 2010

77

lista de siglas

abdib – associação brasileira da infra-estrutura e indústrias de baseabic – associação brasileira da indústria do caféabiec – associação brasileira das indústrias exportadoras de carnesabiHpec – associação brasileira da indústria de higiene Pessoal, Perfumaria e cosméticosabipecs – associação brasileira da indústria Produtora e exportadora de carne suínaadit – associação para o desenvolvimento imobiliário e turístico do brasilaeb – agência espacial brasileiraanatel – agência nacional de telecomunicações aneel – agência nacional de energia elétricaanpRotec – associação nacional de entidades Promotoras de empreendimentos inovadoresasbea – associação brasileira dos escritórios de arquiteturabie – bureau international des expositionsbndes – banco nacional do desenvolvimento econômico e socialcaesb – companhia de saneamento ambiental do distrito Federalcbic – câmara brasileira da indústria da construçãocebc – conselho empresarial brasil-chinacepel – centro de Pesquisas de energia elétricacGU – controladoria-geral da uniãoci – comissão interministerialcnpq – conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológicoconFea – conselho Federal de engenharia, arquitetura e agronomiadnpM – departamento nacional de Produção MineraleMbRaeR – empresa brasileira de aeronáuticaeMbRapa – empresa brasileira de Pesquisa agropecuáriaeMbRatUR – instituto brasileiro de turismoFaap – Fundação armando Álvares PenteadoFieMs – Federação das indústrias do estado do Mato grosso do sulFiesc – Federação das indústrias do estado de santa catarinaFiesp – Federação das indústrias do estado de são PauloFinep – Financiadora de estudos e ProjetosFiRJan – Federação das indústrias do estado do rio de Janeiroinpe – instituto nacional de Pesquisa espacialM. cidades – Ministério das cidadesMapa – Ministério da agricultura, Pecuária e abastecimentoMct – Ministério da ciência e tecnologiaMdic – Ministério do desenvolvimento indústria e comércio exteriorMi – Ministério da integração nacionalMMa – Ministério do Meio ambienteMMe – Ministério das Minas e energiaMpoG – Ministério do Planejamento, orçamento e gestãoMRe – Ministério das relações exterioressae – secretaria de assuntos estratégicos da Presidência da repúblicasaF – subchefia de assuntos Federativos da casa civilsai-sc – secretaria especial de articulação internacional do governo de santa catarinasecoM-pR – secretaria de comunicação social da Presidência da repúblicasetec – secretaria de educação Profissional e tecnológicastF – supremo tribunal FederalsUFRaMa – superintendência da Zona Franca de ManaustcU – tribunal de contas da uniãoUbabeF – união brasileira de aviculturaUbpa – urban best Practices area / Área de Melhores Práticas urbanasUnica – união da indústria de cana-de-açúcar

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 77 04.03.11 15:44:43

Page 78: Relatório Final Expo Xangai 2010

78

Presidente da república Federativa do brasillUiz inÁcio lUla da silva

Ministro do desenvolvimento, indústria e comércio exterior

MiGUel JoRGe

Presidente da comissão interministerial expo Xangaiivan RaMalHo

comissário geral do brasil na expo Xangai

2010 e Presidente da apex-brasilalessandRo teixeiRa

comissário-geral adjunto do brasil na expo Xangai 2010 e

diretor de gestão e Planejamento da apex-brasilRicaRdo scHaeFeR

gerente geral da secretaria executiva da Participação do brasil na expo Xangaitatiana laceRda pRazeRes

diretor do Pavilhão do brasil na expo Xangai 2010pedRo WendleR

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 78 04.03.11 15:44:43

Page 79: Relatório Final Expo Xangai 2010

79

coordenadorescoordenadora de comunicaçãoana claUdia baRbosa

coordenador de gestãoantônio caRlos codoRniz

Fiscal de obras e serviços (china)cecÍlia ReicHstUl

coordenador de administração e Finanças (china)MaRcos Reis

coordenadora temáticaMaRia do caRMo zinato

coordenador de negóciosRicaRdo santana

coordenadora técnicasUelMa Rosa dos santos

coordenadora de Protocolo e cerimonial (china)viviane URnaU

equipe permanente da secretaria executiva da participação do brasil na expo xangai

ana helena de almeida, edna Mateus de sousa santana, Kátia Moraes, laise aline silva cruz reis, nicole Ferreira Facuri, Patrícia gomes guidi.

colaboradoresadriano campos, alessandra rodrigues teixeira, ana Paula guimarães, ana Paula Prado, boniperti oliveira, camila takayanagi, carlos Frederico gomes Martins, cecília vergara souvestre, cesar Yu, clarice Mosele, edilberto aguiar, eduardo de oliveira Kruger, eloíza belchior dos santos, Fábio alexandre bezerra galvão, Fátima de souza dias ricart, gilson cella, héberto da silva Mendanha, helen oliveira, humberto de Paula ricardi, Jackson silvano de toni, Jair Matoso de oliveira, João Marcos castro da silva, lara cristina silva gurgel, ligia liu, luciana gatto Fonseca, luiza lino, Marcello Martins, Maria da Paz Prisco, Marina Mendes, Melody liu, Mônica de oliveira ramos, osmar José Ferreira dos santos, Paula borges gomes,

rafael olinto, ricardo garrafa, rita sayonara schueller schegerin ribeiro, roquelene de Jesus Moreira Ferreira, rosineide antônia vidal, silvia lima, telma Feher, thiago bueno de oliveira, vinicius rafael terra estrela.

agradecimentos especiais

embaixador do brasil na chinaclodoaldo HUGUeney

cônsul-geral do brasil em XangaiMaRcos caRaMURU

cônsul-geral adjunto do brasil em XangaiJoel saMpaio representante do Ministério das relações exteriores para a expo XangaipaUlo RobeRto de alMeida

comissão interministerial para a participação do brasil na expo xangai

agência brasileira de desenvolvimento industrialagência brasileira de Promoção de exportações e investimentosbanco nacional de desenvolvimento econômico e socialcasa civil da Presidência da repúblicainstituto brasileiro de turismoMinistério da ciência e tecnologia*Ministério da culturaMinistério da integração nacional*Ministério das cidadesMinistério das relações exterioresMinistério de Minas e energiaMinistério do desenvolvimento agrárioMinistério do desenvolvimento, indústriae comércio exteriorMinistério do Meio ambienteMinistério do Planejamento, orçamentoe gestãoMinistério do turismosecretaria de comunicação social da Presidência da república superintendência da Zona Franca de Manaus

* convidados posteriormente a integrar a comissão interministerial

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 79 04.03.11 15:44:43

Page 80: Relatório Final Expo Xangai 2010

PARCEIROS

PATROCINADOR OFICIAL

REALIZAÇÃO COORDENAÇÃO

Relatorio Final Expo Xangai 2010.indd 80 04.03.11 15:44:43