relatório final de estágio supervisionado em matemática

3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITARIA DE PORANGATU CURSO: LICENTURA PLENA EM MATEMÁTICA COORDENAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA Em cumprimento do regimento da disciplina Prática de ensino e estágio supervisionado, conforme o disposto no Art.7º parágrafo 1º alínea I, da Lei 9131, de 25 de Novembro de 1995, resolução nº 02, 19/02/02, inciso II em atendimento à LDB para a formação de professores da Educação Básica em nível Superior, Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela UEG/ Unidade Universitária de Porangatu, realizei o estágio, na Escola Estadual José Porfírio, onde participei de atividades docentes e vivenciei um pouco do cotidiano escolar de um profissional da educação. O estágio é um processo de aprendizagem que nos permite o desenvolvimento de habilidades educacionais, visando uma melhor qualificação do futuro profissional, além de cumprir a função de auxiliar na formação acadêmica ético-profissional de cada estagiário. Durante esse período, conhecemos, vivenciamos e colocamos em prática nossos conhecimentos de matemática, transmitindo aos alunos através de aulas ministradas e avaliadas constantemente. Através da realização das atividades realizadas, pude ter uma visão melhor da educação em si e sua projeção na vida escolar. Realizei diversas atividades referentes ao Estágio Supervisionado, como: diagnose, observação, semi-regência, elaboração e participação de projetos e aulas. Através da realização destas atividades pude ter uma visão melhor da educação em si e sua projeção na vida escolar.

Upload: wbiratan-nobres

Post on 29-Nov-2015

37 views

Category:

Documents


17 download

TRANSCRIPT

Page 1: relatório final de estágio supervisionado em matemática

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁSUNIDADE UNIVERSITARIA DE PORANGATU

CURSO: LICENTURA PLENA EM MATEMÁTICACOORDENAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA

Em cumprimento do regimento da disciplina Prática de ensino e estágio supervisionado, conforme o disposto no Art.7º parágrafo 1º alínea I, da Lei 9131, de 25 de Novembro de 1995, resolução nº 02, 19/02/02, inciso II em atendimento à LDB para a formação de professores da Educação Básica em nível Superior, Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela UEG/ Unidade Universitária de Porangatu, realizei o estágio, na Escola Estadual José Porfírio, onde participei de atividades docentes e vivenciei um pouco do cotidiano escolar de um profissional da educação.

O estágio é um processo de aprendizagem que nos permite o desenvolvimento de habilidades educacionais, visando uma melhor qualificação do futuro profissional, além de cumprir a função de auxiliar na formação acadêmica ético-profissional de cada estagiário. Durante esse período, conhecemos, vivenciamos e colocamos em prática nossos conhecimentos de matemática, transmitindo aos alunos através de aulas ministradas e avaliadas constantemente. Através da realização das atividades realizadas, pude ter uma visão melhor da educação em si e sua projeção na vida escolar. Realizei diversas atividades referentes ao Estágio Supervisionado, como: diagnose, observação, semi-regência, elaboração e participação de projetos e aulas. Através da realização destas atividades pude ter uma visão melhor da educação em si e sua projeção na vida escolar.

Através da diagnose escolar pude conhecer melhor a estrutura organizacional de uma unidade escolar, suas atividades mais corriqueiras até as mais diferenciadas, as atribuições dos funcionários, aspectos pedagógicos e como são realizados os trabalhos durante o ano letivo.

A observação e a semi-regência, me deram uma noção bem verdadeira do que seria de fato a prática docente e suas implicações, bem como métodos a serem aplicados de forma mais efetiva.

Devemos despertar no educando a consciência de que ele não está pronto, aguçando nele o desejo de se complementar, capacitá-lo ao exercício de uma consciência crítica de si mesmo.

Nesse curto período esse aprendizado foi de suma importância uma experiência para se tirar o máximo de proveito. Posso afirmar que fiquei mais enriquecido e confiante em estar presente em sala de aula, uma vez que pude vivenciar a rotina discente e docente da escola, é somente a partir do estágio que começamos assimilar realmente o que é um curso de Licenciatura.

A conclusão a que chego é a de que o estágio é mais do que uma experiência, é uma afirmação do que se esperava e do que não era previsto. Uma experiência

Page 2: relatório final de estágio supervisionado em matemática

riquíssima e indispensável ao crescimento humano e profissional de qualquer ‘’candidato’’ a arte docente.

Trombas, 12 novembro de 2012.

________________________Acadêmico (a)

________________________Supervisor (a)