relatorio encontro regional das mulheres da amazonia

7
Apoio: MULHERES NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA I Encontro Regional de Mulheres da Amazônia 30 Novembro – 3 Dezembro 2014 Informe Narrativo DIA 1: CONTEXTO AMAZÔNICO E O PAPEL DAS GRANDES EMPRESAS No primeiro dia do Encontro foi discutido o papel estratégico da região no âmbito nacional e internacional a partir de uma análise crítica das estratégias e projetos impostos a esses territórios. A atividade foi conduzida por Diana Aguiar, colaboradora do I. EQÜIT e da coordenação da campanha Paremos o Poder Corporativo (http://www.stopcorporateimpunity.org/?lang=pt-br ), segundo o nome em inglês, Stop Corporate Impunity, que articula e fortalece as resistências locais frente à atuação das grandes empresas transnacionais no mundo inteiro. Durante a atividade destacou-se a importância estratégica dos recursos naturais presentes no território amazônico, enormes riquezas para as grandes empresas nacionais e internacionais que deram origem a inúmeros projetos de extração, aproveitamento e exploração dos mesmos. Madeireiras, mineradoras, empresas do agronegócio, da construção, energia, entre outras, vão definindo os confins e os rumos dos territórios e do desenvolvimento das terras amazônicas sem, na maioria dos casos, a participação dos povos que habitam aquelas terras. Durante o debate foram identificadas as principais partes interessadas, não só as grandes empresas, mas também as consultoras de licenciamento, as instituições públicas e os principais bancos públicos envolvidos. A seguir foi proposta uma atividade de grupo com a metodologia do “Rodizio de mesas” na qual as participantes discutiram de forma coletiva acerca de 3 perguntas: 1. Como enfrentar as grandes empresas?

Upload: felipe-mourad

Post on 11-Aug-2015

167 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatorio encontro regional das mulheres da amazonia

Apoio:

MULHERES NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA

I Encontro Regional de Mulheres da Amazônia30 Novembro – 3 Dezembro 2014

Informe Narrativo

DIA 1: CONTEXTO AMAZÔNICO E O PAPEL DAS GRANDES EMPRESAS

No primeiro dia do Encontro foi discutido o papel estratégico da região no âmbito nacional einternacional a partir de uma análise crítica das estratégias e projetos impostos a essesterritórios. A atividade foi conduzida por Diana Aguiar, colaboradora do I. EQÜIT e dacoordenação da campanha Paremos o Poder Corporativo(http://www.stopcorporateimpunity.org/?lang=pt-br), segundo o nome em inglês, StopCorporate Impunity, que articula e fortalece as resistências locais frente à atuação dasgrandes empresas transnacionais no mundo inteiro.

Durante a atividade destacou-se a importância estratégica dos recursos naturais presentesno território amazônico, enormes riquezas para as grandes empresas nacionais einternacionais que deram origem a inúmeros projetos de extração, aproveitamento eexploração dos mesmos. Madeireiras, mineradoras, empresas do agronegócio, daconstrução, energia, entre outras, vão definindo os confins e os rumos dos territórios e dodesenvolvimento das terras amazônicas sem, na maioria dos casos, a participação dospovos que habitam aquelas terras. Durante o debate foram identificadas as principais partesinteressadas, não só as grandes empresas, mas também as consultoras de licenciamento,as instituições públicas e os principais bancos públicos envolvidos.

A seguir foi proposta uma atividade de grupo com a metodologia do “Rodizio de mesas” naqual as participantes discutiram de forma coletiva acerca de 3 perguntas:

1. Como enfrentar as grandes empresas?

Page 2: Relatorio encontro regional das mulheres da amazonia

Entre as respostas apontadas pelas mulheres estão: - a organização, o fortalecimento e a união dos movimentos sociais. - a importância da educação de base e do conhecimento da lei e da constituição federal- a capacidade de definir pontos positivos/negativos sobre a atuação da empresa- a conscientização e organização de atos públicos e ações concretas- parceria com ONGs e imprensa e afins.- a reivindicação dos direitos, mas também o reconhecimento dos deveres cidadãos ou daresponsabilidade pública das empresas.- a coragem e a persistência

2. Como influenciar as políticas públicas e ações do governo?Entre as respostas dadas coletivamente se destacam:- estando organizadas em movimento- participando na construção/contribuindo na elaboração de leis e projetos- apresentando propostas- participando mais das bases nas audiências/seções públicas- indicando lideranças comprometidas com as lutas populares/sociais para os cargospúblicos e acompanhando a política dos elegidos- protestando nas ruas e entregando documentos de reivindicação aos governos oufuncionários.- exigindo a presença de autoridades nos eventos- utilizando ministérios públicos para pressionar o governo a cumprir demandas populares- capacitando mais as bases sobre seus direitos e deveres

3. Como fortalecer as resistências e ampliar as alianças?Entre as soluções propostas aparecem:- com o fortalecimento da política social e de formação- o aprimoramento da informação/comunicação/divulgação/marketing- com lideranças que trabalhem com o coletivo- através do apoio das entidades parceiras (Formaper/LEF) fortalecer o projeto para oescoamento /formação de cooperativas/economia solidaria/feiras regionais- manter os encontros regionais- ampliando a comunicação coletiva- com formação técnica profissional- promovendo a educação formal- com rotatividade das lideranças- manifestação através de audiências públicas- organização de Feiras de Agricultura (Pressão sobre as Secretarias de AgriculturaFamiliar)- ampliando alianças com grupos de comunicação (carro volante)- com o fortalecimento dos grupos por trás dos movimentos

Page 3: Relatorio encontro regional das mulheres da amazonia

Trabalhos em grupo e apresentação dos resultados.

DIA 2: 1 - APRESENTAÇÃO DAS PARCEIRAS DO PROJETO

O segundo dia de atividades começoucom a apresentação das organizaçõesparceiras Formaper e LEF Italia queexpuseram para as integrantes do projetoquais os objetivos, a missão, asatividades e os campos de atuação dasrespectivas organizações. Asrepresentantes das organizaçõesparceiras comentaram sobre os projetosimplementados conjuntamente em outrospaíses, entre eles, Quirguistão, Rússia(na região da Sibéria) e as Seychellesentre outros. Esse momento se reveloumuito interessante para as mulheresbrasileiras; conhecer as realidades e

experiências de outros grupos de mulheres em varias partes do mundo.

2 - RESULTADOS DOS DIAGNÓSTICOS PARTICIPATIVOS MUNICIPAIS E APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE DADOS SECUNDÁRIOS

Dando seguimento à metodologiacomeçada nos encontros estaduais, foramapresentados pelo I. Eqüit os Relatóriosde Dados Secundários relativos a cadamunicípio e cópias impressas foramentregues às representantes dosmunicípios.Os relatórios contêm grande quantidade dedados estatísticos sobre educação, saúde,serviços públicos, vulnerabilidade social,economia, meio ambiente, entro outros. Foiapresentada sua estrutura e facilitada aleitura dos gráficos e das tabelas.

Na parte da tarde as duplas de mulheres de cada município trabalharam na leitura eentendimento dos relatórios para encontrar informações úteis ao entendimento dosproblemas locais e fazer uma comparação com os dados dos Diagnósticos Participativosque elas coletaram no nível local. Várias observações já foram levantadas durante estaprimeira leitura, entre as quais a necessidade de obter maiores dados relativos à agricultura.Ficou entendido que os dois documentos serão a base para a construção do RelatórioMunicipal definitivo, e que isso representa o trabalho dos próximos meses de projeto, tantodo lado dos parceiros (Eqüit, LEF e Formaper), quanto dos grupos de mulheres que

Page 4: Relatorio encontro regional das mulheres da amazonia

compartilharão e trabalharão as informaçõescom as companheiras dos respectivosmunicípios. Fundamental será neste sentido acomunicação e a coordenação entre o trabalhofeito localmente e aquele feito pelas entidadesque coordenam o projeto.

DIA 3: COMUNICAÇÃO

No terceiro dia de atividades dedicamo-nos a questõesrelativas à comunicação.

Iniciamos os trabalhos com um panorama geral acerca deconceitos básicos, como o que é comunicar, quemcomunica, o que são meios de comunicação de massa, suainfluência e interesses, o que é a democratização dacomunicação e qual a importância do Marco Regulatórionesse âmbito.

Durante esse primeiro momento (toda a manhã) houvebastante diálogo por parte das participantes, quedemonstraram interesse nos temas apresentados,engajando-se em expor suas perspectivas eacompanhando o desenrolar da conversa. Ainda,mostramos exemplos de propagandas e matériastendenciosas, outras de cunho mais democrático,facilitando assim a assimilação dos conceitos passados.

Após a pausa para o almoço, retomamos a discussão já focadas na importância dacomunicação para o projeto que, no caso, se desdobra em comunicação interna ecomunicação externa. Nesse momento, foram passadas as primeiras noções sobre comoutilizar as ferramentas de comunicação próprias do projeto para a circulação deinformações:

INTERNA através principalmente dos grupos de email divididos por Estado:

o Amazonas: [email protected]

o Maranhão: [email protected]

o Pará: [email protected]

EXTERNA através do blog do projeto (http://mulheresnaamazonia.blogspot.com.br/no qual a ideia é que as próprias participantes tenham acesso e subam materiais –vídeo, áudio, artigos, convocações...), do site de apresentação do projeto(http://mulheresnaamazonia.org.br) e do folder do projeto, do qual foi preparadauma proposta inicial pelo I. Eqüit a ser discutida e finalizada com as participantes.

Foram ainda criados emails para todas as participantes que ainda não possuíam umendereço virtual.

Depois do panorama sobre a importância da comunicação e articulação das informações,tanto para o projeto quanto para o fortalecimento das mulheres local, regional enacionalmente, finalmente partimos para o exercício, colocando em prática as diversasformas de mídia. Nesse sentido, fizeram-se grupos divididos por interesse para que cada umproduzisse um material: uma declaração, um vídeo, a finalização do folder – desde sua arteaté o texto contido –, e uma matéria elaborada a partir de fotografias das própriasparticipantes.

Page 5: Relatorio encontro regional das mulheres da amazonia

O resultado foi exibido por cada grupo, engajados na proposta com criatividade e gerandointeressantes materiais, alguns deles já disponíveis na internet.

Grupo de Trabalho Folder do Projeto Apresentação Grupo de Trabalho ProduçãoAudiovisual

Grupo de Trabalho Produção de uma “Declaração” Apresentação Grupo de Trabalho

Grupo de Trabalho sobre matéria fotográfica

DIA 4: RECAPITULAÇÃO E PRÓXIMOS PASSOS

Dona Eunice nos lembra da importância de assumir o compromisso com o trabalho coletivo.

1 – PRIMEIRO PASSO: SOCIALIZAR com as COMPANHEIRASNa volta ao Município fazer a recapitulação do encontro com as companheiras do grupolocal utilizando a programação do encontro em Belém, lembrando as atividades realizadasem cada dia.

2- SEGUNDO PASSO: ESTUDAR E ESMIUÇAR OS DIAGNÓSTICOS

Page 6: Relatorio encontro regional das mulheres da amazonia

DRP dos municípios + Relatórios de Dados SecundáriosApós debate com as companheiras locais, definir e nos enviar o que vocês acham que ficou faltando nos dados secundários ou nos próprios Diagnósticos municipais. Fazer uma tabela com duas colunas para que fique registrado:DPR Relatórios EqüitEx. Faltam dados sobre educação. Ex. Faltam dados sobre agricultura.… …

3- TERCEIRO PASSO: FOCAR NOS TEMAS E NAS QUESTÕESComeçar a pensar nas prioridades do município

4- QUARTO PASSO: REFAZER O DIAGNÓSTICO MUNICIPAL

5- QUINTO PASSO: DIVULGAR O QUE ESTAMOS FAZENDO

TODAS JUNTAS!

Encaminhamentos e Tarefas:

- Marcamos o próximo encontro para Abril - Definir data entre 15 e 21 de Abril- Aprofundar temas específicos das mulheres/de gênero- Agendar debate sobre o tema das mudanças climáticas

Lembretes para equipe Eqüit:Mandar a programação do encontro para as listas – estamos enviandoFazer o relatório de Brejo Grande do Araguaia – feito e enviadoComplementar os relatórios com a parte de agricultura – estamos fazendo e enviaremos semana que vem

Page 7: Relatorio encontro regional das mulheres da amazonia