relatÓrio de visitas tÉcnicas - engminas.cefetmg.br · os circuito de rebritagem do minério, bem...

4
RELATÓRIO DE VISITAS TÉCNICAS LOCAL: Vale Fertilizantes – Complexo de Mineração de Tapira-MG (CMT) DATA: 01 de novembro de 2012 FREQUÊNCIA: Anual PERÍODO(S): 1º e 3 º Períodos PROFESSOR: Francisco de Castro Valente Neto OBJETIVOS DA VISITA Visita a uma mina a céu aberto de grande porte e identificação, em escala industrial, das operações unitárias utilizadas no tratamento de minérios, aprendidas em sala de aula. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO Primeiro foi realizada uma palestra para conhecimento das políticas da empresa e normas de segurança. Então o Engenheiro de minas responsável pela mina conduziu a visita ao Mirante da Mina e a britagem primária. Os alunos acompanharam uma detonação. Após essa etapa, os alunos foram ao circuito de rebritagem. Depois do almoço os alunos foram conhecer as instalações da usina acompanhados do engenheiro de minas responsável pela usina de beneficiamento. Então após responder a um questionário os alunos retornaram ao CEFET. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Na entrada do Complexo observaram-se os espessadores da unidade. Primeiro foi realizada a visita à mina a céu aberto, do mirante da empresa observou-se uma das frentes de lavra e alguns equipamentos utilizados no carregamento e transporte do minério e estéril. Além disso, os alunos acompanharam uma detonação. Depois, os alunos e professores foram conduzidos até a britagem primária, onde observou-se as instalações do britador giratório e depois o pátio de homogeneização com empilhadeira e retomador. Durante a visita às instalações de beneficiamento, primeiro identificou-se os circuito de rebritagem do minério, bem como peneiramento em peneiras vibratórias. Após, visualizou-se o circuito de moagem, moinhos de bolas e barras, separadores magnéticos de tambor e passou-se pelas baterias de hidrociclones. Prosseguiu-se para a etapa de concentração, onde

Upload: vulien

Post on 28-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIO DE VISITAS TÉCNICAS

LOCAL: Vale Fertilizantes – Complexo de Mineração de Tapira-MG (CMT)

DATA: 01 de novembro de 2012

FREQUÊNCIA: Anual

PERÍODO(S): 1º e 3 º Períodos

PROFESSOR: Francisco de Castro Valente Neto

OBJETIVOS DA VISITAVisita a uma mina a céu aberto de grande porte e identificação, em escalaindustrial, das operações unitárias utilizadas no tratamento de minérios,aprendidas em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHOPrimeiro foi realizada uma palestra para conhecimento das políticas daempresa e normas de segurança. Então o Engenheiro de minas responsávelpela mina conduziu a visita ao Mirante da Mina e a britagem primária. Osalunos acompanharam uma detonação. Após essa etapa, os alunos foramao circuito de rebritagem. Depois do almoço os alunos foram conhecer asinstalações da usina acompanhados do engenheiro de minas responsávelpela usina de beneficiamento. Então após responder a um questionário osalunos retornaram ao CEFET.

ATIVIDADES DESENVOLVIDASNa entrada do Complexo observaram-se os espessadores da unidade.Primeiro foi realizada a visita à mina a céu aberto, do mirante da empresaobservou-se uma das frentes de lavra e alguns equipamentos utilizados nocarregamento e transporte do minério e estéril. Além disso, os alunosacompanharam uma detonação. Depois, os alunos e professores foramconduzidos até a britagem primária, onde observou-se as instalações dobritador giratório e depois o pátio de homogeneização com empilhadeira eretomador.Durante a visita às instalações de beneficiamento, primeiro identificou-seos circuito de rebritagem do minério, bem como peneiramento em peneirasvibratórias. Após, visualizou-se o circuito de moagem, moinhos de bolas ebarras, separadores magnéticos de tambor e passou-se pelas baterias dehidrociclones. Prosseguiu-se para a etapa de concentração, onde

identificou-secondicionadores, bancos de células de flotação mecânicas ealgumas colunas. Depois passou-sepelas salas de controle, onde osprofissionais controlavam a operação da usina.

RESULTADOSCom a visita conseguiu-se mostrar aos alunos uma mina á céu aberto,alguns equipamento de carregamento e transporte, além de umadetonação.Foi possível a identificação de equipamentos como britadores,moinhos, hidrociclones, separadores magnéticos, bombas de polpa, células,colunas de flotação, espessadores. A observação das operações em escalaindustrial é importante para amadurecimento da visão dos alunos acerca doprocesso e motivação com o curso.

FOTOGRAFIAS DA VISITA

Professorese alunos na palestra

Vista da Mina

Pátio de homogeneização

Alunos na usina de beneficiamento

Professor e alunos na mina