relatório de sustentabilidade acij - 2014/2015

84
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2014/2015

Upload: acij-sua-empresa-mais-forte

Post on 02-Aug-2016

229 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

RELATÓRIO DESUSTENTABIL IDADE

2014/2015

I N F O R M A Ç Õ E S C O R P O R A T I V A S

c o n t a t o

C R É D I T O S

ACIJ – Associação Empresarial de Joinville Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2.550, Saguaçu Joinville/SC - CEP: 89221-750 Fone: (47) 3461-3333 www.acij.com.br

A ACIJ está disponível para oferecer mais informações ou receber comentários sobre este Relatório de Sustentabilidade através do contato:Diogo Haron Diretor-Executivo ACIJE-mail: [email protected] Fone: (47) 3461-3333

Coordenação: Diretoria-Executiva da ACIJ Projeto Gráfico: Marketing e Eventos da ACIJTiragem: 100 exemplaresA ACIJ agradece a todos os colaboradores envolvidos no levantamento das informações contidas neste Relatório de Sustentabilidade.

Palavra do Presidente

A ACIJ

O Relatório

Visão de Sustentabilidade

Estrutura da ACIJ

Partes Interessadas

O Associativismo

Gestão Compartilhada

Serviços e Soluções

Núcleos

Representatividade

Formas de Gestão e Indicadores de Desempenho

Responsabilidade Econômica

Responsabilidade com as Pessoas

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade com a Sociedade

Sumário GRI

04

06

08

10

12

18

22

24

26

36

46

48

50

56

62

68

79

índ i c e

4

5

Palavras do Presidente

Quando se trata de gestão sustentável, a ACIJ se coloca como uma entidade exemplar ao aplicar métodos e processos reconhecidos como fundamentais para o desenvolvimento responsável do relacionamento com as pessoas, com o meio ambiente e com a comunidade.

Além das ações de representatividade, a missão de contribuir para o fortalecimento das empresas da região por meio de serviços e soluções foi o nosso grande objetivo desde que assumimos esta gestão.

O compromisso com uma gestão pautada na sustentabilidade foi reconhecido pelo MCE - Movimento Catarinense pela Excelência no Prêmio Catarinense de Excelência, em que a ACIJ alcançou o Nível I: Primeiros Passos Rumo a Excelência.

Junto a esta importante premiação, a entidade ainda foi destaque em três categorias no Programa FACISC de Excelência na Gestão de ACIs, promovido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

Presente em causas importantes para a comunidade, a ACIJ envolveu-se em questões ligadas ao transporte coletivo,

aeroporto, sistema viário, BR-280, iluminação pública, inovação, LOT, licenciamento ambiental, segurança pública, entre outras.

Ações encabeçadas pela ACIJ, como a instalação do sistema de pouso por instrumentos, conhecido como ILS (Instrument Landing System), trouxe ganho operacional de 70,6% ao aeroporto de Joinville.

Já em defesa de uma atuação exclusiva por parte dos bombeiros voluntários, a ACIJ mobilizou encontros e comitivas em prol da corporação. A ideia é manter a qualidade da prestação de serviços sem a necessidade de interferência militar.

Internamente, a ACIJ estimula a reciclagem de lixo, a destinação correta de resíduos, o aproveitamento da água da chuva e a redução do uso de energia elétrica com medidas que estão apresentadas neste relatório.

Desta forma, o Relatório de Sustentabilidade da ACIJ tem por objetivo principal apresentar ao associado e à sociedade a atuação da entidade em relação a todos os seus públicos de interesse em um formato transparente e próativo de prestação de contas.

pal avra d o pres i d e n te

João Joaquim MartinelliPresidente da ACIJ • Gestão 2014-2016

6

7

a acij

MissãoContribuir para o aumento da competitividade das empresas associadas; para a busca da melhoria da qualidade de vida da comunidade; na discussão das grandes causas que possam impactar o ambiente de negócios e a segurança das instituições.

VisãoSer reconhecida entre os associados pela sua representatividade e pela qualidade dos serviços prestados e na comunidade, estado e país pela contribuição no encaminhamento de assuntos relevantes.

Práticas e Valores» Representar e defender os interesses dos associados com base nos princípios legais e éticos, observando e respeitando as leis;» Promover e incentivar o associativismo empresarial e o fortalecimento e a competitividade dos associados; » Disseminar as melhores práticas de gestão e liderança e o desenvolvimento sustentável e socialmente responsável;» Incentivar a prática do voluntariado, respeitando o princípio da não remuneração, a qualquer título, mesmo indiretamente, de seus associados e administradores.

a ac i jUma entidade que trabalha para o empresário e para a comunidade de Joinville. Assim é a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Oficialmente fundada no município de Joinville, no norte catarinense, em 16 de fevereiro de 1911, a então en-tidade levava o nome de Associação Comercial e Industrial de Joinville. Naquela época a instituição já tinha como suas bandeiras discussões sobre impostos, transporte e comu-nicação.

E a essência permanece no decorrer dos anos. Fortalecer as empresas e buscar soluções para Joinville e região por meio do associativismo é o principal propósito, o principal produto da Associação.

A ACIJ abriga atualmente 21 Sindica-tos Patronais, 25 Núcleos e 4 Progra-mas Gestão Compartilhada, levando a representatividade da Associação para todos os cantos da cidade. Hoje mais de 61% das empresas associa-das são da área de serviços; 23% do setor industrial e 16% do comércio.

À frente de importantes discussões com foco no desenvolvimento local, a ACIJ busca ser reconhecida como uma associação atuante e pujante em Joinville. Capacitações, mobiliza-ções e debates, soluções e serviços, organizações setoriais e ações de representação são atividades de es-tímulo ao associativismo, que fazem da Instituição uma entidade distinta.

A ACIJ é reconhecida de utilidade pública municipal pela Lei nº 824 de 06 de outubro de 1966. Tem per-sonalidade jurídica distinta de seus associados, os quais não respondem subsidiariamente pelas obrigações contraídas pela Associação.Como uma associação civil de fins não econômicos, a ACIJ tem por finalidade defender, amparar e reunir empresas e pessoas que se dedicam ao comércio, indústria, atividades auxiliares e, em geral, toda a classe produtora. A Entidade busca, especialmente, o fortalecimento das empresas da região, através de um trabalho que objetiva o desenvol-vimento da economia como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade joinvi-lense.

Premiações

Em outubro de 2015, a ACIJ foi agraciada com o Prêmio Catari-nense de Excelência no Nível I: Primeiros Passos Rumo a Excelência, promovido pelo MCE - Movimento Catarinense pela Excelência. Em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), a instituição ainda promove o Programa FACISC de Excelência na Gestão de ACIs, no qual a ACIJ teve destaque em três categorias: Relacionamento com o Associado, Desenvolvimento Local e Gestão.

7

8

9

o relatório

Dimensão Econômica: relata o desempenho e os impactos econômicos da entidade;

Para facilitar a localização das dimensões, aspectos e indicadores e sua correlação com os critérios da FNQ recomenda-se utilizar o Sumário GRI, um índice remissivo que se encontra ao final do Relatório, na página 79.

Dimensão Ambiental: aborda assuntos relacionados ao consumo de recursos e questões legais relacionadas a produtos e serviços, emissões, efluentes e resíduos;

Dimensão Social:apresenta o desempenho da ACIJ em temas como Práticas Trabalhistas, Direitos Huma-nos, Sociedade e Reponsabili-dade pelo produto.

O r e l a t ó r i o é d i v i d i d o e m t r ê s g r a n d e s d i m e n s õ e s e s u a s d e v i d a s a t i v i d a d e s :

D I M E N S Ã O A S P E C T O

Como forma de prestar contas com seus associados e todos os seus públicos de interesse, a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) torna público o seu Relatório de Sustentabilidade – Edição 2014/2015. Pela quarta vez consecutiva, o documento esclarece o desempenho social, econômico e ambiental da entidade no período de maio de 2014 a abril de 2015.

A produção do relatório levou novamente em consideração as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional sem fins lucrativos, que desenvolve parâmetros estruturais de sustentabilidade adotados por organizações em todo o mundo. Segundo os critérios de aplicação do GRI, a ACIJ se autodeclara

nível C, pois responde ao mínimo de 10 indicadores de desempenho apresentados na estrutura. Além deste parâmetro, a entidade também integra neste documento os fundamentos e critérios do Modelo de Excelência em Gestão da Fundação da Qualidade (FNQ), metodologia adotada pela ACIJ que objetiva aprimorar os seus processos de gestão.

O equilíbrio entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social e ambiental é mantido através de um trabalho que visa o desenvolvimento da economia como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade para, então, cumprir o maior objetivo da ACIJ: fortalecer as empresas da região.

Definição de conteúdo O conteúdo deste Relatório de Susten-tabilidade baseou-se no processo de materialidade para identificar os aspec-tos materiais fundamentais para a ACIJ. Foram consultados diversos públicos de interesse, assim como representantes da Associação Empresarial de Joinville, a fim de ampliar o diálogo da entidade com suas partes interessadas. O cruzamento entre essas opiniões resultou nos assun-tos relatados neste documento.

Da mesma forma que ocorreu na última edição do relatório, a ACIJ correlacionou os temas e aspectos do GRI aos Critérios de Excelência da FNQ para identificar características em comum e comple-mentares para integrar o documento.

o r elató r io

Econômica

Ambiental

Social

Práticas Trabalhistas

Direitos Humanos

Sociedade

Responsabilidade pelo produto

1. Desempenho Econômico 2. Impactos Econômicos

1. Materiais 2. Água 3. Energia 4. Produtos e Serviços 5. Emissões, efluentes e resíduos

1. Treinamento e educação

1. Emprego 2. Saúde e segurança no trabalho 3. Diversidade e igualdade de oportunidades

1. Práticas de investimento e compra

1. Comunidade 2. Políticas Públicas 3. Corrupção

1. Comunicação 2. Saúde e segurança do produto

9

10

1 1

visão sustentável

A discussão em torno da sustentabili-dade está definitivamente presente na comunidade empresarial. Por ser uma entidade de referência, a ACIJ entende a responsabilidade de acompanhar e participar ativamente do processo de transformação da comunidade e do desenvolvimento organizacional da sociedade.

As soluções para questões da cidade de Joinville são pautas constantemente defendidas pela Associação, que está presente em todas as ações que visam, por exemplo, a ampliação da malha ferroviária e rodoviária, a modernização e ampliação do aeroporto e do sistema portuário, o saneamento básico, a refor-ma administrativa e a segurança pública. A ACIJ também se envolve em discus-sões sobre o futuro Complexo Inter-modal Catarinense (CIC), um projeto que pretende, em longo prazo, apoiar de forma sustentável o crescimento da região norte catarinense, uma vez que, segundo estudos demográficos, Joinville deve dobrar de tamanho nos próximos 10 anos.

A representatividade da entidade é a força motriz de uma série de encon-tros, palestras, propostas, sugestões e reivindicações que defendem práticas sustentáveis de desenvolvimento local e regional. A busca pelo equilíbrio entre as dimensões econômica, ambiental e social está na pauta junto a todos os seus associados, que acreditam e corroboram o trabalho da Associação.

» Ambiente Sócio, Econômico e Ambiental: Posicionar a ACIJ como entidade de representação da classe empresarial, que trabalha para a melhoria do ambiente de negócios e da comunidade, com foco no equilíbrio financeiro, conservação do meio ambiente e valorização das pessoas.

» Fortalecimento do Associado: Utilizar a expertise da entidade para desenvol-ver serviços e programas de capacitação que possam tornar empresas mais competi-tivas e com profissionais mais preparados.

» Desenvolvimento Organizacional da ACIJ: Estruturar a entidade a fim de que sua gestão possa ser ainda mais eficiente, do ponto de vista econômico, financeiro e operacional, suportando as demais atividades.

Três grandes objetivos representam a atuação da ACIJ, determinados a partir de um planejamento estratégico definido em discussão compartilhada. São eles:

visão de su ste n ta bi l i d a d e

1 1

12

1 3

estrutura da acij

A S S E M B L E I A G E R A L

C O M P O S I Ç Ã O D O S C O N S E L H O S

O órgão superior da ACIJ é representado pela Assembleia Geral, composta pelas empresas associadas, seguida pelos Conselhos Superior, Deliberativo, Fiscal, dos Núcleos e das Entidades Patronais.

» Conselho Superior: é o órgão de entrância especial da Associação. Seus membros devem ser titulares, sócios-gerentes, diretores ou gerentes de empresas e, ainda devem, preferencialmente, estar vinculados às organizações com apreciável expressão econômica ou notável projeção nos meios empresariais.

» Conselho Deliberativo: é o órgão orientador dos trabalhos da Associação. Os seus membros devem, preferencialmente, representar um determinado e distinto ramo de atividade econômica.

» Conselho Fiscal: é o órgão controlador das finanças da Associação. É composto por seis membros especialistas no campo de finanças e contabilidade.

» Conselho dos Núcleos: é o órgão coordenador das atividades pertinentes à categoria dos associados coletivos.

» Conselho das Entidades Patronais: composto pelos Presidentes de cada uma das entidades vinculadas à Associação, através de convênios de manutenção para uso de estrutura física e serviços compartilhados, o Consep é o órgão coordenador das atividades pertinentes à categoria dos associados coletivos, conforme dispõe o Estatuto Social da Entidade.

» Diretoria: é composta pelo Presi-dente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor de Relacionamento com Associados e de 15 Vice-Presidentes. Ao Presidente da Associação compete convocar e presidir as reuniões da Direto-ria e do Conselho Deliberativo; convocar e instalar as Assembleias Gerais e as reuniões do Conselho Superior; convocar e presidir, anualmente, a reunião do Con-selho Deliberativo, conforme determinam os estatutos da Associação; decidir sobre todos os assuntos que demandarem pronta solução, dando conhecimento

à Diretoria, em sua primeira reunião; representar a Associação em juízo ou fora dele, podendo constituir procuradores, quando necessários, e outorgar-lhes poderes; superintender todos os serviços e atividades desenvolvidas pela Asso-ciação. Aos Vice-Presidentes compete cooperar com o Presidente da Associação no desempenho de suas atribuições e bem assim substituí-lo em suas ausências ou impedimentos, a critério do Presiden-te. Ao Diretor Administrativo compete supervisionar os serviços gerais da secre-taria e zelar pelo patrimônio. Ao Diretor Financeiro cabe superintender os serviços gerais da tesouraria e do departamento jurídico. E ao Diretor de Relacionamento com o Associado compete zelar pela ampliação das fontes de recursos da Associação.

Gestão Estratégica

estru tu r a da ac i j

Assembleia GeralEmpresas associadas

Conselho Superior

Diretoria

Conselho Deliberativo

Conselho das Entidades Patronais

Conselho Fiscal

Conselho dos Núcleos

1 3

14

estrutura da acij

P R O C E S S O E L E I T O R A L N A A C I J

d i r e t o r i a

C o n s e l h o S u p e r i o r

S Ó C I O S B E N E M É R I T O S

O processo eleitoral da entidade aconte-ce no mês de junho, quando são empos-sados os representantes da Associação Empresarial de Joinville. A condução e validação são de responsabilidade da Assembleia Geral da entidade. Segun-do o estatuto da ACIJ, é obrigatória a renovação de pelo menos três nomes da diretoria, da mesma forma que é vedada a possibilidade da presidência exercer

o cargo por mais de dois períodos consecutivos.

As eleições para presidência e vice--presidência do Conselho dos Núcleos, escolhidos entre os presidentes dos Núcleos, acontecem uma vez ao ano, assim como as eleições para presidên-cia e vice-presidência do Conselho de Entidades Patronais (Consep), que são

escolhidos entre os presidentes dos Sindicatos Patronais Conveniados. Neste período, a Assembleia Geral ainda realiza a deliberação sobre o balanço de gestão e a prestação de contas da Diretoria e aprova o parecer do Conselho Fiscal.

Em seguida, conheça os integran-tes da Diretoria e dos Conselhos da ACIJ.

PresidenteJoão Joaquim Martinelli

Diretora AdministrativaHeleny Mendonça Meister

Diretora FinanceiraAna Carolina Brüske

Diretor de Relacionamento com o AssociadoAndré Chedid Daher

Vice-PresidentesCarlos Rodolfo SchneiderCésar Pereira DöhlerClayton SalferEvair OenningIngo DoubrawaJaime Romagna GrassoLuiz Tarquínio Sardinha FerroMarcelo HackMaria Regina de Loyola Rodrigues AlvesMario Cezar de AguiarMoacir Gervázio ThomaziMoacir Luiz BogoOvandi RosenstockPaulo de Andrade Nascentes da SilvaRoberto Holthausen Campos

Carlos Rodolfo SchneiderErnesto HeinzelmannFelinto KoerberGermano Carlos SteinIvo KoentoppJaime Romagna GrassoLaércio CosentinoLuiz Antônio SelbachLuiz Tarquínio Sardinha FerroMarcelo HackMário KrugerMário ZendronMiguel AbuhabMoacir Luiz BogoNey Osvaldo Silva FilhoPaulo Harry SchmalzRoberto Holthausen CamposTirone MeierWilmar Arthur Hansen

Baltasar Buschle (in memorian)Wittich Freitag (in memorian)José Henrique Carneiro de LoyolaUdo Döhler

Albano SchmidtClaudio Roberto NielsonCláudio SalferGeorg Wigand SchmidtHeleny Mendonça MeisterHirio Antônio WolfIngo DoubrawaMario Cezar de AguiarMário Eugênio BoehmMoacir Gervázio ThomaziNinfo Valtero KönigNivaldo NassNorberto Cubas da SilvaOdorico FortunatoOsvaldo Moreira DouatOvandi RosenstockRoberto Jorge KellerRosane Fausto HansenSérgio Rodrigues AlvesUdo Döhler

Mandato: 06/2014 a 06/2015

Mandato: 06/2014 a 06/2016

Mandato: 06/2015 a 06/2017

1 5

estrutura da acij

Adelir Hercílio Alves Adriano Bornschein SilvaAlceu Roberto PoffoAlvaro de Calazans Gayoso Neves FilhoAna Luiza WetzelAnderson TrappAvelar Pascoal SwarowskyBruno WatteCésar Pereira DöhlerDinorá Solange Nass Allage

Edson Nascimento BorgesEvair OenningFernando Cestari de RizzoFernando RosaFrancisco Maurício Jauregui PazIvandro de SouzaJorge Luiz Correia de SáJosé Antônio Barcelos de MeloJuliana Cristina MartinelliLuiz Felipe Lepeltier

Luiz Otávio LoboNathan GuntherPaulo César Daniel ZendronPaulo de Andrade Nascentes da SilvaSandro Murilo SantosSilvano SilvaVicente Lourival do NascimentoWaldir HargerWaldir Marcos FruitZeno Fischer

EfetivosJocelino GallianiNatólio de SouzaVeríssimo da Cunha Batista

SuplentesJamir Valdemar da SilvaLuiz Willibaldo JungYolanda Robert

PresidenteDouglas Steffen

PresidenteMarco Antônio Corsini

Vice-PresidenteGleidson Henrique Karnopp

Vice-PresidenteHamilton Cardoso de Aguiar

Alberto BornscheinAlexandre RosenstockAlonso José TorresAna Carolina BrüskeAndré Chedid DaherAndré DaherAndré Luiz Wetzel da SilvaAntônio Carlos WolfClayton SalferEly Diniz da Silva Filho

Fabricio PereiraFelipe HansenGuilherme Fessel BertaniHarry WeegeHélio Juarez SchuetzlerHelio SarfatyHilário WolfgrammJonas TilpKarin SlivaLuiz Carlos Presente

Marco Antônio CorsiniMarconi BartholiMaria Regina de Loyola Rodrigues AlvesNagib DaherNicole Schuetzler ThumNivaldo DamianiRodrigo Fallgatter ThomaziStefan Rodrigo Soares e BogoWaldir Albrecht Werner Weege

C o n s e l h o D e l i b e r a t i v o

C o n s e l h o F i s c a l C o n s e l h o d o s N ú c l e o S

C o n s e l h o d a s E n t i d a d e s P a t r o n a i s C o n v e n i a d a s

Mandato: 06/2014 a 06/2016

Mandato: 06/2015 a 06/2016 Mandato: 06/2014 a 06/2015

Mandato: 06/2014 a 06/2015

Mandato: 06/2015 a 06/2017

16

estrutura da acij

A gestão operacional da ACIJ é representada pela Diretoria-Executiva, composta pelas áreas de Comunicação e Marketing, Gestão da Qualidade, Assessoria Jurídica e Sindicatos Patronais, que por sua vez são representados pelas áreas Administrativa/Financeira/RH, Relacionamento com o Associado, Núcleos e Gestão Compartilhada e Conselhos das Entidades Patronais.

D I R E T O R I A - E X E C U T I V AGestão Operacional

Diretoria-Executiva

Comunicação e Marketing

Administrativo/Financeiro/RH

Relacionamentocom o associado

Núcleos e GestãoCompartilhada

Conselho dasEntidades Patronais

1 Coordenador, 1 Assessor de Marketing, 1 Assessor

de Comunicação e 1 Analista de Capacitação

1 Coordenador e 1 Assistente

1 Coordenador, 4 Consultores e 1 Assistente de

Consultoria

1 Coordenador, 2 Assessores de

Negócios, 2 Analistas Comerciais, 1 Analista

Administrativo e 1 Estagiário

1 Coordenador, 1 Analista Financeiro,

1 Assistente Financeiro, 1 Analista

Administrativo, 1 Analista de RH e 2

Recepcionistas

Gestão da Qualidade

26 colaboradorese 1 estágiário

Assessoria Jurídica

Sindicatos Patronais

1 7

estrutura da acij

Os critérios para a contratação de cola-boradores na ACIJ estão relacionados ao número necessário de profissionais, bem como às competências técnicas e comportamentais essenciais para o de-sempenho adequado de suas funções.

As funções e responsabilidades das pes-soas são definidas através de um docu-mento do setor de Gestão da Qualidade intitulado “Descrição de Cargo/Função”. Além de descrever as atividades do cargo, o documento apresenta os proce-dimentos da área, como Mapeamento de Processos, Fluxograma, Instruções de Trabalho e registros da Qualidade.

O processo de recrutamento e seleção é feito pela área de Recursos Humanos em conjunto com a coordenação da área que oferta a vaga. Quando há necessi-dade, a entidade conta com o apoio de empresas especializadas em recruta-mento e seleção. Para cada vaga ofertada, seja no nível operacional, de analista, de gestão ou de direção, são priorizados candidatos do município de Joinville, região ou de Santa Catarina.

Com base na descrição de cargos o setor de RH realiza o recrutamento e seleção. Após a contratação, o colaborador participa da integração e recebe todas as

orientações institucionais e técnicas da sua função, entre as quais, detalhes das suas funções e da cultura organizacional.

O novo colaborador participa de duas etapas de integração. A primeira é de responsabilidade do Analista de RH, que apresenta as áreas institucional e organizacional da Associação. A segunda etapa da integração acontece com cada coordenador de área para explanação dos seus processos. A cooperação entre as áreas é importante para que o novo colaborador tenha a visão de todos os setores, alcançando assim a excelência na integração.

Cuidar do público interno representa zelar pelo bom clima organizacional. A ACIJ reconhece que através da Gestão de Pessoas é possível garantir melhores oportunidades de desenvolvimento e ascensão profissional. A Associação valoriza o desenvolvimento humano, a diversidade e o bem-estar de seus colaboradores. A organização tam-bém aplica anualmente a Pesquisa de Satisfação do Colaborador, através do RQ 0028, sendo um indicador de análise para alta direção e retorno de feedback para os colaboradores.

A pesquisa tem o intuito de conhecer a opinião do público interno em relação a Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração, Benefícios, Segurança e Condições de Trabalho, Clareza e Comu-nicação Interna, Acesso e Comunicação com a ACIJ, Credibilidade e Confiança na Gestão Executiva, Credibilidade e Confiança na sua Coordenação, Orgulho do Trabalho e da ACIJ, Camaradagem no Ambiente de Trabalho, Qualidade de Vida/Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional e Opinião sobre a atual dire-toria. A Diretoria-Executiva se pauta nos resultados desta pesquisa para analisar, estudar e implementar melhorias.

c a p t a ç ã o d e t a l e n t o s

g e s t ã o d e p e s s o a s

18

1 9

partes interessadas

O primeiro passo para estreitar o relaciona-mento e buscar uma comunicação trans-parente é identificar as partes interessadas de uma instituição. Desde a primeira edição do seu Relatório de Sustentabilidade (2010/2011) a ACIJ definiu seu mapa de

stakeholders para facilitar o diálogo com seus públicos de interesse.

O mapa é apresentado em seguida e consi-dera o grau de influência, a importância e o interesse das partes em relação à organi-

zação. Portanto, são considerados públicos de interesse aqueles que podem afetar ou influenciar, direta ou indiretamente, a estrutura e as atividades da entidade, assim como aqueles que a ACIJ pode influenciar ou interferir com suas atividades.

A C I J

G O V E R N O

C O N S E L H O S

F O r N E C E D O R E S

S O C I E D A D E

A S S O C I A D O S

F O R Ç A D e T R A B A L H O

E N T I D A D E SE M P R E S A R I A I S

M Í D I A E F O R M A D O R E S D E O P I N I Ã O

par tes inter es s ad as

1 9

20

e n t e n d a q u e m i n t e g r a a s p a r t e s i n t e r e s s a d a s d a A C I J

r e l a c i o n a m e n t o c o m a s p a r t e s i n t e r e s s a d a s

Devido à grande força institucional da ACIJ, o relacionamento com suas partes interessadas deve ser contínuo, de forma a tornar a entidade cada vez mais presente na sociedade. A ACIJ se relaciona de diferentes maneiras com seus públicos de interesse, sobretudo mediante ações de comunicação institucional e por meio das interações dos Núcleos e do Gestão Compartilhada. É nestes ambientes que a Associação levanta demandas relevantes para os diferentes setores de empresas e para as regiões do município.

Conselhos

Força de Trabalho

Associados

Sociedade

Governo

Entidades Empresariais

Fornecedores

Mídia e Formadores de Opinião

Superior, Deliberativo, Fiscal, Conselho dos Núcleos e das Entidades Patronais Conveniadas

Colaboradores em regime celetista (26), estagiário (1)

Associados singulares e coletivos

Comunidades e organizações não governamentais

Órgãos do governo municipal, estadual e federal

Entidades de classe (sindicatos patronais) e associações empresariais setoriais

Empresas que fornecem materiais e serviços

Jornalistas e diferentes mídias utilizadas pela ACIJ

partes interessadas

2 1

partes interessadas

Como já mencionado, anualmente a ACIJ também realiza a Pesquisa de Clima com o público interno, de forma a coletar informações para a melhoria dos processos de Gestão de Pessoas. O relacionamento com demais públicos de interesse acontece por meio deste Relatório de Sustentabilidade, ampliando o diálogo com os stakeholders através do posiciona-mento, mensuração e prestação de contas. Dependendo do perfil, a ACIJ utiliza diferentes canais para se comunicar com seus públicos de interesse.

Conselhos

Força de Trabalho

Associados e Sociedade

Associados e Entidades Empresariais

Associados e Fornecedores

Governo

Mídia e Formadores de Opinião

Revista 21, Atas de reuniões, reuniões de Conselho e Relatório de Sustentabilidade

Revista 21, reuniões periódicas de disseminação, de análise critica da Qualidade e reuniões com a Coordenação, Portal ACIJ e Relatório de Sustentabilidade

Ofícios, cartas, expedientes em geral e encontros sistemáticos nos conselhos em que a ACIJ faz parte

Releases, comunicados à imprensa, agendamento de entrevistas e acompanhamento de eventos

Revista 21, Newsletter ACIJ, E-mail Marketing, Coluna ACIJ nos jornais A Notícia e Notícias do Dia, reuniões abertas do Conselho, Contato Telefônico, Portal ACIJ, redes sociais e Relatório de Sustentabilidade

Revista 21, envio de publicações, Portal ACIJ e Relatório de Sustentabilidade

Revista 21

22

2 3

o associativismo

De forma acadêmica, o Associativismo é definido como o movimento em que as pessoas se agrupam em torno de interesses em comum, constituindo insti-tuições com objetivos de cooperação, na maioria das vezes de forma voluntária. No universo corporativo, o Associativismo foi a maneira encontrada pela comunidade empresarial para defender seus interesses e buscar soluções para os problemas comuns ao seu setor e ao bom desempe-nho de suas atividades.

Além de defender os interesses da classe empresária, a ACIJ sempre esteve presen-te de forma decisiva em questões ligadas à Educação, Saúde Pública, Segurança e Mobilidade. O desenvolvimento empresa-rial, o conforto e a segurança da comu-nidade são contemplados com obras de infraestrutura e mobilidade, como a modernização do aeroporto da cidade, a duplicação de importantes avenidas e a ampliação da malha viária. A população de Joinville atualmente é estimada em 515 mil habitantes e a cidade é conside-rada o mais importante polo econômico, tecnológico e industrial do estado de Santa Catarina.

Na ACIJ, o Associativismo e o volunta-riado caminham juntos, representados, por exemplo, na estrutura da entidade, que conta com Conselhos e Diretorias atuando de forma totalmente voluntária. A efetividade do slogan “Sua Empresa Mais Forte” está na realização de ações e

programas que visam a simplificação do sistema tributário, a redução da carga de impostos, a melhoria constante da infra-estrutura e a eficiência na gestão pública.

Através do Código de Ética, que foi cons-truído ao longo dos últimos dois anos e teve seu lançamento no início de 2016, a ACIJ consolida formalmente os princípios do Associativismo, do Voluntariado, da Representatividade e da Responsabilida-de Social pelos quais reforça sua atenção à reputação e à imagem da Entidade. Sua aplicação indica como as partes interessadas devem agir de acordo com os melhores interesses e princípios éticos, privilegiando a justiça, o bom-senso e a correção, com base em pilares funda-mentais para o ambiente institucional e coletivo.

A ACIJ fomenta o desenvolvimento social e econômico de Joinville realizando, por meio do associativismo, simpósios, even-tos, palestras, debates, reuniões, entre outras atividades promovidas pelos ser-viços de consultoria de Núcleos e Gestão Compartilhada. Essa influência também é disseminada com a representação em associações estratégicas, zelando pela proximidade com órgãos públicos e privados.

O Relatório de Sustentabilidade é uma das formas encontradas pela ACIJ de prestar contas das principais questões en-caminhadas em cada período de gestão.

o a s s oc i at i v i s mo

24

2 5

gestão compartilhada

Na ACIJ, a organização das ações de Associativismo é realizada por meio do programa Gestão Compartilhada, considerado o “braço” da entidade na comunidade. O programa reúne empresas de diversos setores, em diferentes regiões da cidade, para discutir problemas, identificar soluções em conjunto e compartilhar boas práticas de gestão com intuito de desenvolver e capacitar o empresário, aproximando-o da comunidade onde está inserido. O programa Gestão Compartilhada estende-se pelas regiões do Vila Nova, Sul, Norte e Leste de Joinville.

r e g i ã o e m p r e s a h o r á r i o p r i n c i p a i s a ç õ e s

Temas abordados nas reuniõesProdutividade; Desdobramento de custos; Formação de preço de venda; Bloco K, Legislação trabalhista (Menor Aprendiz, terceirização, prevenção aos principais passivos trabalhistas); Liderança Coach; Desenvolvimento de liderança; entre outros.Principal bandeiraMais segurança pública com aumento de efetivo e instalação de câmeras de vigilância e central de monitoramento.

Vila Nova

Indústria de Borrachas NSO

Encontros quinzenais, às quartas-feiras, das 07h45 às 09h15

Encontros quinzenais, às terças-feiras, das 07h45 às 09h15

Encontros quinzenais, às terças-feiras, das 07h45 às 09h15

Encontros quinzenais, às quintas-feiras, das 07h45 às 09h15

Sul Cordaville

Leste Daelco

Norte Auditório SOCIESC Perini Business Park

Temas abordados nas reuniõesProdutividade; Desdobramento de custos; Formação de preço de venda; Bloco K, Legislação trabalhista (Menor Aprendiz, terceirização, prevenção aos principais passivos trabalhistas); Liderança Coach; Desenvolvimento de liderança; entre outros.Principal bandeiraConclusão das obras da UFSC e instalação do PIT – Parque de Inovação Tecnológica.

Temas abordados nas reuniõesProdutividade; Desdobramento de custos; Formação de preço de venda; Bloco K, Legislação trabalhista (Menor Aprendiz, terceirização, prevenção aos principais passivos trabalhistas); Liderança Coach; Desenvolvimento de liderança; entre outros. Principal bandeiraDuplicação do Eixo Industrial Norte com destaque para as Rodovias Edgar Meister e Hans Dieter Schmidt.

Temas abordados nas reuniõesProdutividade; Desdobramento de custos; Formação de preço de venda; Bloco K, Legislação trabalhista (Menor Aprendiz, terceirização, prevenção aos principais passivos trabalhistas); Liderança Coach; Desenvolvimento de liderança; entre outros. Principal bandeiraAmpliação da rede de coleta de esgoto. Pretende-se, até 2023, atender à região com a ampliação da rede “Vertente Leste”, que será ligada ao bairro Jardim Paraíso.

gestão co m part i l ha d a

2 5

26

2 7

serviços e soluções

s e s s õ e s d e n e g ó c i o s

A ACIJ se preocupa em promover a interação e a negociação entre os associados, realizando diferentes eventos. Um deles, a Sessão de Negócios, tem a finalidade de criar uma rede de relacionamento e propiciar novos negócios ou parcerias por meio de um encontro organizado em formato de reuniões comerciais entre diversos segmentos da indústria, comércio e serviços. No evento, empresários apresentam seus produtos ou serviços a diferentes empresas em um espaço de tempo previamente definido.

Número de empresas participantes 49 153 139

P e r í o d o 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

ser v iço s e s oluç õesAlém de atuar como representante da classe empresarial e na defesa dos interesses da comunidade, a ACIJ trabalha diretamente em favor de seus associados, buscando contribuir para que ganhem força e competitividade perante o mercado. Uma forma de atingir esse objetivo é por meio de um amplo leque de serviços e soluções específicas para os associados dos

mais diferentes setores. Nesse aspecto, a Associação realiza atividades com resultados expressivos e procura aprimorar suas ações conforme as demandas de cada momento.

Sempre atenta às necessidades e às expectativas dos seus associados, a ACIJ mantém um sistema de qualidade e uma pesquisa sistemática de opinião

para gerenciar a qualidade de seus serviços e inovar nas soluções ofertadas.

Dessa maneira, novos serviços foram implantados pela a Associação até abril de 2015. Em seguida, conheça estes e os demais serviços da ACIJ por meio dos indicadores que demonstram a sua atuação nos últimos dois anos.

2 7

28

C a p a c i t a ç ã o E m p r e s a r i a l

C e r t i f i c a d o d e O r i g e m

Nem sempre as empresas têm condições de trazer palestrantes/consultores de referência para compartilhar ensinamentos em atividades formativas ou organizar cursos internos em áreas específicas. Por isso, a ACIJ oferece cursos, seminários e palestras nas áreas técnicas, de gestão, de liderança e comportamental. No período de maio de 2014 a abril de 2015 a Associação realizou 64 eventos de capacitação profissional, beneficiando 3.644 profissionais, conforme comparativo abaixo.

Documento que comprova a origem brasileira da mercadoria a ser exporta-da, o Certificado de Origem permite a obtenção de benefícios tarifários em acordos comerciais internacionais. Por

meio de parcerias com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), a ACIJ é a única entidade de Joinville

habilitada a emitir esse documento, com facilidades e descontos aos associados. Confira os números de Certificados de Origem emitidos no período de maio de 2014 a abril de 2015.

Número de eventos (cursos e palestras realizados)

Número de empresas exportadoras de Joinville

Número de pessoas capacitadas

Número de certificados emitidos

58

70

1733

2392

58

40

2910

448

64

44

3644

397

P e r í o d o

P e r í o d o

2 0 1 3

2 0 1 3

2 0 1 4

2 0 1 4

2 0 1 5

2 0 1 5

serviços e soluções

2 9

serviços e soluções

P r o g r a m a C o n s u m o I n t e l i g e n t e d e E n e r g i a

P r o g r a m a O r i e n t a r

A sustentabilidade é uma importante causa defendida pela ACIJ, que busca estimular essa cultura com o programa Consumo Inteligente de Energia. Por meio de consultoria gratuita, os associa-dos são enquadrados no grupo tarifário

de energia elétrica mais adequado ao seu perfil e recebem orientações que possibilitam a economia de recursos naturais e financeiros. O programa tem apoio técnico do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de

Santa Catarina (CREA/SC), das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e ainda conta com a parceria do Banco Re-gional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que oferece linhas de crédito para esse fim.

Oferecido gratuitamente, o Programa Orientar consiste em consultorias técnicas sobre diferentes assuntos que influenciam o dia a dia das organizações, tanto no âmbito operacional quanto no gerencial e, por consequência, aprimora a competitividade das empresas. A con-sulta tem duração de aproximadamente

uma hora. Dependendo da necessidade da empresa, as consultorias podem abordar temas como carga tributária, assessoria em rotinas operacionais e administrativas, comércio exterior, meio ambiente, gestão empresarial, contábil e fiscal. A ACIJ também oferece assessoria jurídica, por intermédio de uma equipe

de advogados especializados nas mais diversas áreas do Direito, e consultoria individual, a partir de um diagnóstico personalizado com metodologia e ferramentas consolidadas e criação de um planejamento estratégico voltado a resultados e adequação de processos.

Unidades Consumidoras atendidas

Número de atendimentos

88

3

21

5

22

3

P e r í o d o

P e r í o d o

2 0 1 3

2 0 1 3

2 0 1 4

2 0 1 4

2 0 1 5

2 0 1 5

30

R e d e d e V a n t a g e n s e n t r e A s s o c i a d o s

u t i l c a r d

Para a criação de um apoio mútuo e divulgação da marca, a ACIJ oferece espaço gratuito dentro do seu site para que as empresas divulguem promoções oferecidas especialmente

aos demais associados. Os produtos e serviços oferecidos são diversos, desde restaurantes até planos de saúde e cursos profissionalizantes, com descontos de até 70%. Além do

fortalecimento da marca, também há a possibilidade de fomentar negócios por meio da Associação. Hoje, 21 organizações utilizam a Rede de Vantagens para promover sua marca.

Para facilitar a gestão de benefícios, a ACIJ oferece às empresas associadas o UtilCard, um cartão criado pela FACISC. O serviço traz benefícios para o colaborador, para a empresa e, por extensão, para o comércio local, que movimenta cerca de R$ 442 mil mensais. Ao todo são 112 empresas conveniadas, com um total de 9.566 cartões. O sistema é informatizado e online, facilitando o controle do setor Administrativo/Financeiro/RH. Os usuários podem utilizar o cartão para realizar compras nos estabelecimentos credenciados, como farmácias, postos e supermercados.

Empresas cadastradas no portal 22 46 21

P e r í o d o 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

Número de conveniados

Número de credenciados

45

213

84

486

112

525

P e r í o d o 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

serviços e soluções

3 1

E s p a ç o E m p r e s a r i a l

A n ú n c i o s n a R e v i s t a 2 1

Semanalmente, a ACIJ realiza uma reu-nião plenária para discussão de assuntos de interesse das empresas. O Espaço Empresarial é um momento de 15 minutos, durante essas reuniões, em que os associados podem divulgar produtos, projetos ou ainda cases de sucesso. Trata-se de uma estratégia de promo-ção que atinge um público altamente qualificado, composto pelos diretores da Associação, grande parte dos associados e representantes da comunidade.

Com mais de dois anos de existência, a Revista 21 já se consolidou na região de Joinville como importante veículo informativo sobre tendências, negócios, gestão e outros assuntos relevantes para a comunidade empresarial. A publicação bimestral é coordenada pela ACIJ e propicia visibilidade das empresas junto aos públicos-alvo. Os associados têm direito a preços diferenciados para anúncios publicitários veiculados na publicação.

Número de empresas que utilizaram o Espaço Empresarial

Empresas que anunciaram na Revista 21

34

163

4

18 18

1

P e r í o d o

P e r í o d o

2 0 1 3

2 0 1 3

2 0 1 4

2 0 1 4

2 0 1 5

2 0 1 5

serviços e soluções

32

“ F e i t o e m J o i n v i l l e ” n a R e v i s t a 2 1

l o c a ç ã o d e s a l a s

Uma coluna fixa que oportuniza que, a cada edição da Revista 21, até quatro empresas associadas divulguem gratuitamente seus diferenciais, além dos seus principais produtos e serviços.

Com estrutura ideal para reuniões ou eventos de negócios, a ACIJ dispõe de dez salas, de diferentes formatos e capacidades, destinadas à locação. Esse é um dos principais serviços oferecidos pela Associação.

Empresas que utilizaram o espaço 18 10 15

P e r í o d o 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

Salas locadas

Pessoas beneficiadas

6243

161.499

2078

63.066

2005

56.143

P e r í o d o 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

serviços e soluções

3 3

L i s t a d e E m p r e s a s A s s o c i a d a s

L i n h a s d e C r é d i t o d o B R D E

S e r v i ç o C e n t r a l d e P r o t e ç ã o a o C r é d i t o

Para facilitar a integração entre os associados, a ACIJ disponibiliza um documento (Lista de Empresas Associadas) com a relação de todas as

empresas que participam da Associação, divididas por segmento. O material contém informações como razão social, endereço, telefone, pessoa para contato,

ramo de atividade e segmento de mercado em que a empresa atua. Os nomes e contatos também podem ser solicitados em formato de etiquetas.

Para estimular a maior oferta de crédito em longo prazo e o consequente desenvolvimento econômico das empresas e do município, a ACIJ formalizou um convênio com o

Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), instituição financeira pública de fomento, que implantou uma agência na sede da Associação, em novembro de 2011. Desse modo,

o atendimento do banco às empresas ganhou agilidade e os associados passaram a ter orientações técnicas sobre linhas de crédito e financiamento.

A Boa Vista Serviços administra a mais completa e tradicional base de dados do país para crédito e apoio a negócios: o SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito. A riqueza das informações

permite a instituições financeiras e empresas de todos os segmentos da economia tomar decisões mais seguras em todas as etapas do ciclo de negócios. As soluções e plataformas

da Boa Vista são disponibilizadas por todos os meios eletrônicos de acesso, com a flexibilidade e a rapidez de que o mercado necessita. Abaixo, confira o número de logons instalados.

Número de empresas que utilizaram o serviço

Número de empresas atendidas

Número de logons instalados

29

12

21

40

303

46

418

25

P e r í o d o

P e r í o d o

P e r í o d o

2 0 1 3

2 0 1 3

2 0 1 4

2 0 1 4

2 0 1 4

2 0 1 5

2 0 1 5

2 0 1 5

serviços e soluções

34

C e r t i f i c a ç ã o D i g i t a l

P R I N T E

A partir de novembro de 2014, a ACIJ instalou em sua sede um posto de atendimento para certificação digital com uma agente de registro treinada para o atendimento. Este serviço é um

convênio com a FACISC. O Certificado Digital é uma identidade eletrônica que carrega, dentro de si, os dados de identi-ficação da empresa, pessoa ou site, que realiza a validação digital do cadastro do

empresário, atribuindo segurança digital e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente.

O PRINTE - Programa de Proteção Intelectual é um serviço desenvolvido para facilitar o acesso à proteção do capital intelectual das empresas. Entre as vantagens do serviço para os associados, estão 10% de desconto e parcelamento

em até três vezes. Além disso, o PRINTE conta com um conjunto de profissionais altamente qualificados e habilitados atuando no âmbito administrativo e judicial. O serviço tem grande experiência, atuando há 10 anos no

mercado de marcas, patentes, direitos autorais, entre outros. A ACIJ oferece o PRINTE em parceria com a Cerumar Propriedade Intelectual e com a FACISC.

Número de empresas atendidas

Número de empresas atendidas

8

O serviço ainda não existia

177

5

P e r í o d o

P e r í o d o

2 0 1 4

2 0 1 4

2 0 1 5

2 0 1 5

C 100 M 70 Y 0 K 10C 0 M 60 Y 100 K 0

X M L E M P R E S A R I A L

O XML Empresarial é um serviço online de armazenamento de notas fiscais eletrônicas compatível com qualquer

software de gestão. O XML realiza a validação junto ao Sefaz e seu formato de armazenamento automático atende

à legislação e demanda um baixo investimento das empresas associadas.

Número de associados que utilizaram 2 7

P e r í o d o 2 0 1 4 2 0 1 5

serviços e soluções

3 5

Para atender bem seus associados, a ACIJ assinou convênio para instalação do posto de atendimento da CEF – Caixa Econômica Federal, que implantou uma agência na sede da Associação para atendimento de pessoa jurídica. Desse modo, os associados passaram a ter orientações técnicas sobre linhas de crédito e financiamento com maior facilidade.

A ACIJ firmou convênio em julho de 2015, com a JUCESC - Junta Comercial do Estado de Santa Catarina com o objetivo de aprimorar e melhorar o atendimento à comunidade empresarial. Com isso, o associado tem vantagens como agilidade nos processos e integração com outros serviços empresariais essenciais, como Certificação Digital, Emissão de Certificado de Origem, Consultoria, além do fácil acesso e o amplo estacionamento da entidade.

Para aprimorar constantemente seu relacionamento e os serviços oferecidos aos associados, a ACIJ, em sintonia com as demandas das empresas, está em fase de negociação para implantação, em 2016, de um convênio de plano de saúde e novas parcerias para linhas de crédito e financiamento para seus associados.

Atender bem o associado, com serviço de qualidade, é primordial à ACIJ. Faz parte da metodologia de trabalho da Associação aplicar a Pesquisa de Satisfação junto aos seus clientes. Com isso, a entidade busca conhecer a percepção do seu público-alvo a respeito dos serviços, bem como estudar formas para aprimorá-los de forma contínua, na busca da excelência.

E s c r i t ó r i o d e A t e n d i m e n t o d a C a i x a E c o n ô m i c a F e d e r a l - C E F

JUCESC – Escritório da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

S e r v i ç o s e m f a s e d e i m p l a n t a ç ã o

serviços e soluções

Certificado de origem 2014

SICAD 2014

Núcleos – Média Anual 2014

Capacitação Empresarial - Média Anual 2015

9,23

8,27

87

9,64

P r o d u t o / S e r v i ç o P e s q u i s a d e S a t i s f a ç ã o d o C l i e n t e

36

3 7

núcleoS

N ú c l e o d e A u t o m a ç ã o

N ú c l e o d e N e g ó c i o s I n t e r n a c i o n a i s

Ação: Capacitação em ISO9000 Objetivo: Capacitar as empresas nucleadas paraa implantação da ISO 9000Público: 30 profissionais, entre Empresários, Diretores,Gerentes e demais colaboradoresPeríodo: Início em Abril/2015

Ação: Rodadas de Negócios do SetorObjetivo: Aumentar a rede de relacionamento entre empresas de Automação e possíveis clientes Público: 60 profissionais de indústrias de JoinvillePeríodo: Abril /2015

Ação: 4º Meeting ComexObjetivo: Capacitar profissionais das mais diversas áreas ligadas ao Comércio Exterior e aumentar a rede de relacionamento dos participantesPúblico: 300 profissionaisData: 15/04/2015

Ação: Reuniões de IntervenientesObjetivo: Estreitar laços com os órgãos anuentes de Joinville e região a fim de promover que o setor de Co-mércio Exterior trabalhe de forma rápida e correta Público: 200 profissionais Período: Fevereiro/2014 - Abril/2015

nú cleo sOs Núcleos são considerados a parcela mais organizada do Associativismo na ACIJ. A proposta deles é agrupar empresas do mesmo ramo e com os mesmos interesses. Elas se reúnem com regularidade para debater problemas do

segmento empresarial a que pertencem, buscando soluções coletivas e criando vantagens competitivas. Juntos, os Nú-cleos desenvolvem iniciativas e projetos para fortalecer a classe empresarial, promovendo a qualidade de vida e o

bem-estar da sociedade.

Em seguida, conheça as principais contribuições dos Núcleos da ACIJ para a gestão de maio de 2014 a abril de 2015.

3 7

38

núcleoS

N ú c l e o d e S u p e r m e r c a d o s

N ú c l e o d e S e g u r a n ç a e S a ú d e n o T r a b a l h o

N ú c l e o d e E m p r e s a s C o n t á b e i s

N ú c l e o d e E d u c a ç ã o S u p e r i o r

Ação: Aproximação com Órgãos FiscalizadoresObjetivo: Estreitar laços com órgãos fiscalizadores para criar uma comunicação única e diretaPúblico: 30 empresários Período: Início em Fevereiro/2015

Ação: Aproximação com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) Objetivo: Criar uma aproximação junto ao MTE para que possam ser discutidas as revisões das normativas para evitar grandes impactos ao empresário Período: Início em Fevereiro/2015

Ação: Acompanhamento do Grupo Municipal de DesburocratizaçãoObjetivo: Discutir possíveis mudanças nas leis municipais que favoreçam os empresáriosPúblico: Comunidade em geralPeríodo: Fevereiro/2015

Ação: Capacitação do corpo Docente das IESObjetivo: Capacitar o corpo docente das IES (Instituições de Ensino Superior) nas novas tendências de ensinoPúblico: 350 profissionaisPeríodo: Fevereiro/2015

3 9

núcleoS

N ú c l e o d e A g ê n c i a s d e P r o p a g a n d a e M a r k e t i n g

N ú c l e o d e D e c o r a ç ã o e I n t e r i o r e s

N ú c l e o d e E s c o l a s d e E d u c a ç ã o P r o f i s s i o n a l

Ação: 5º Melhores Fornecedores e VeículosObjetivo: Valorizar os fornecedores e veículos efortalecer o relacionamento com as agênciasPúblico: 200 pessoasData: 10/09/2014

Ação: Revista Decora JoinvilleObjetivo: Dar visibilidade ao núcleo e nucleados, forta-lecer o segmento e consolidar o canal de comunicaçãoPúblico: Profissionais do setor Período: 2014/2015

Ação: Reforma do Ancionato BethesdaObjetivo: Adequar a Sala de Ativação e o Jardim do Ancionato conforme solicitação do Corpo de BombeirosPúblico: 100 hóspedesPeríodo: Agosto/2014

Ação: 4º Workshop das Profissões e Empregabilidade Objetivo: Divulgar a importância profissional e os cursos oferecidos pelas escolas do núcleo; promover a integração entre os jovens e adolescentes com a realidade das profissõesPúblico: 4 mil pessoasPeríodo: 18 – 20/09/2014

40

N ú c l e o d e M e i o A m b i e n t e

N ú c l e o d e G e s t o r e s d a S a ú d e

N ú c l e o d a Q u a l i d a d e

Ação: 3º Workshop de Licenciamento AmbientalObjetivo: Dar visibilidade ao Núcleo e oferecer espaço para aprimoramento da comunidade empresarial Público: 300 pessoasData: 30/10/2014

Ação: Avaliação de FornecedoresObjetivo: Reduzir custos na contratação de auditorias das empresas nucleadas e compartilhar informações sobre os prestadores de serviço de gestão ambientalPúblico: Todas as empresas nucleadasPeríodo: Janeiro/2015

Ação: 7º Diabetes em FocoObjetivo: Divulgar ações e informações que possam tornar mais saudável a vida da pessoa com diabetes, além de cons-cientizar sobre cuidados com a saúde em geralPúblico: 500 pessoasData: 08/11/2014

Ação: 4ª Campanha do Pé QuentinhoObjetivo: Doar roupas e calçados para entidades assistenciais na época do invernoPúblico: Casa Marta e MariaData: 18/07/2014

Ação: Outubro Rosa - Campanha Fique Sempre AlertaObjetivo: Conscientizar sobre a importância da prevenção e autoexame para o combate ao câncer de mama e de colo do úteroPúblico: 80 pessoasData: 23/10/2014

Ação: 4º Fórum de Gestão da Qualidade Objetivo: Aumentar a visibilidade do núcleo e discutir boas práticas nas empresas Público atendido: 70 pessoas Data: 04/12/2014

núcleoS

4 1

N ú c l e o d e G e s t ã o E m p r e s a r i a l

N ú c l e o d e J o v e n s E m p r E e N D E D O R E S

N ú c l e o d e C o n s u lt o r i a A m b i e n t a l e S a n e a m e n t o

Ação: 1º Simpósio de LiderançaObjetivo: Difundir conhecimentos de gestão através da apresentação de cases de presidentes de empresasPúblico: 200 pessoasData: 19/11/2014

Ação: Feirão do ImpostoObjetivo: Divulgar e conscientizar a população a respeito dos impostos sobre materiais escolaresPúblico: 700 pessoasData: 13/09/2014

Ação: Workshop “Qual o valor da sua Consultoria?”Objetivo: Difundir a importância da valorização do trabalho do consultorPúblico: 50 profissionaisData: 08/04/2015

Ação: 6º Simpósio de SustentabilidadeObjetivo: Disseminar o conceito de sustentabilidade nas esferas pública e privada e promover o desenvolvimento focado em responsabilidade econômica, social e ambiental.Público: 200 pessoasData: 22/04/2014

Ação: 3º Painel de Cases de Gestão - Governança CorporativaObjetivo: Disseminar estudos, adaptações e imple-mentações de práticas de excelênciaPúblico: 200 pessoasData: 11/05/2014

Ação: Canal Papo de Gestão - YoutubeObjetivo: Comunicar que os nucleados fazem parte de um grupo de pessoas que geram desenvolvimento através da troca de conhecimentoPúblico: 6 mil visualizações Período: A partir de 29/07/2014

núcleoS

42

N ú c l e o d e I n d ú s t r i a s P l á s t i c a s

N ú c l e o J u r í d i c o

N ú c l e o d e M u l h e r e s E m p r e s á r i a s

N ú c l e o d e P o s t o s d e R e v e n d a d e C o m b u s t í v e i s

Ação: Palestra e Workshop “Desenvolvimento de Produtos com Inovação”Objetivo: Disseminar os melhores métodos para desenvolvimento de produtos inovadoresPúblico: 30 pessoasData: 05/06/2014

Ação: Jurídico InformaObjetivo: Divulgar informações, notícias e curiosidades jurídicas de interesse aos empresários associados e comunidade em geralPúblico: Mailing da ACIJPeríodo: 2014/2015

Ação: Missão IX CONGREJURObjetivo: Difundir informações sobre gestão de escritórios de advocacia de pequeno e médio portePúblico: 12 participantesData: 07/11/2014

Ação: Palestras Outubro RosaObjetivo: Conscientizar sobre a prevenção do câncer de mamaPúblico: 80 empresáriasData: 23/10/2014

Ação: 4º Painel Mulheres de Sucesso - Conquistas e Desafios Objetivo: Fortalecer o papel e a contribuição da mulher no desenvolvimento social e empresarial da cidade de JoinvillePúblico: 100 pessoasData: 08/04/2015

Ação: Campanha Natal da AlegriaObjetivo: Arrecadar e distribuir brinquedos para crianças carentes na zona sul de JoinvillePúblico: 600 criançasPeríodo: Novembro – Dezembro/2014

Ação: Campanha Dia da Árvore Objetivo: Promover a educação ambiental da população Público: 8 mil pessoasPeríodo: Setembro – Outubro/2014

núcleos

4 3

N ú c l e o d e I m o b i l i á r i a s

N ú c l e o d e C o n c e s s i o n á r i a s

Ação: Palestra “Atitude ou Nada”Objetivo: Comemorar o Dia do Corretor e arrecadar alimentos para o Lar Abdon BatistaPúblico: 250Data: 12/08/2014

Ação: 5º Simpósio Catarinense do Mercado Imobiliário em JoinvilleObjetivo: Discutir e defender os interesses principalmente dos processos imobiliários junto a órgãos públicos e cartórios/tabelionatos de notas.Público: 279 profissionaisData: 17/10/2014

Ação: Pesquisa do Mercado ImobiliárioObjetivo: Levantar informações e dados estratégicos sobre os mercados de venda e locação de JoinvillePeríodo: Julho – Novembro/2014

Ação: Campanha Dá Pra FazerObjetivo: Fortalecer as vendas em período atípico, movimentar o mercado e oferecer à comunidade as melhores oportunidades de negócioPúblico: 6 mil pessoasPeríodo: Fevereiro – Maio/2015

Ação: Megafeirão 2014Objetivo: Fortalecer as vendas em período atípico, movimentar o mercado e oferecer à comunidade as melhores oportunidades de negócioPúblico: 5 mil pessoasData: 5 – 7/12/2014

núcleos

44

N ú c l e o d e R e p a r a ç ã o A u t o m o t i v a

Ação: IVG - Inspeção Veicular Gratuita Objetivo: Oportunizar à comunidade uma avaliação da condição técnica de parte da frota de veículos e enfatizar a importância da manutenção preventiva do veículoPúblico: 50 pessoasData: 20/09/2014

Ação: Curso de Mecânica Básica para MulheresObjetivo: Apresentar a importância da manutenção preventiva e incentivar sua práticaPúblico: 25 pessoasData: 21 - 22/11/2014

Ação: Consolidação do consórcio de empresas virtuaisObjetivo: Criar um ambiente para a criação de empresas virtuais dentro do NúcleoPúblico: 11 empresas Data: Novembro/2014 - Maio/2015

Ação: Missão empresarial à Feira Euromold em FrankfurtObjetivo: Conhecer novos produtos/serviços, ampliar opções de fornecedores e realizar novos negócios Público: 30 empresáriosPeríodo: 22 – 30/11/2014

Ação: Pesquisa de Mercado de Cargos e SaláriosObjetivo: Levantar e tabular os níveis de cargos e salários praticados na cidade, padronizar a terminologia e facilitar a caracterização de um plano de cargos e salários que possa ser adotado pelo mercadoPúblico: 12 empresasPeríodo: Outubro/2014 – Março/2015

N ú c l e o d e U s i n a g e m e F e r r a m e n t a r i a

N ú c l e o e n c e r r a d o

Durante o período de relato deste documento, o Núcleo de Agências Digitais foi extinto.

núcleos

4 5

P r ê m i o N ú c l e o R e f e r ê n c i a

A e d i ç ã o 2 0 1 4 d o P r ê m i o N ú c l e o R e f e r ê n c i a d e s t a c o u :

P r i n c i p a i s I n d i c a d o r e s d o s N ú c l e o s

O Prêmio Núcleo Referência reconhece os núcleos que se destacaram nas suas ações e obtiveram efetivos resultados para os empresários e suas empresas, bem como para o seu segmento e para a sociedade. A premiação tem como objetivo incentivar a aplicação das melhores práticas e processos em Núcleos.

» Ouro: Núcleo de Agências de Propaganda e Marketing» Prata: Núcleo de Escolas de Educação Profissional» Bronze: Núcleo de Imobiliárias

Em 2015 destacam-se o aumento do número de Núcleos, que passou para 25, e o número total de empresas com participação efetiva nas suas atividades, chegando a 466, 26 empresas a mais que no ano anterior. É interessante notar que o número

de empresas cadastradas com participação eventual caiu consideravelmente em um ano, o que demonstra a importância da comunidade empresarial em relação à presença nas atividades dos seus respectivos Núcleos.

Núcleos

Empresas cadastradas com participação eventual

Empresas cadastradas com participação efetiva

Empresas que contribuem financeiramente

23 24 25

469 568 488

229 440 466

399 303 478

i n d i c a d o r e s 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

núcleos

46

4 7

As ações de representação estão no DNA da ACIJ. Para realizá-las, a ACIJ constitui comissões com o objetivo de entender e traçar efetivamente as suas prioridades. Conforme a complexidade de cada uma delas, a Associação realiza ações, promove encontros e debates, encaminha pleitos e projetos de lei e realiza articulações entre os setores público e privado com o objetivo de buscar melhorias ao empresariado, ao cidadão joinvilense e à cidade.

No período que compreende o presente Relatório, é possível destacar a campanha Vote Certo, Vote em Joinville, que buscou aumentar o colégio eleitoral e estimular os moradores de Joinville a atualizarem seu domicílio eleitoral.

Uma participação relevante da Associação está no Conselho das Entidades Empresariais que agrega as quatro entidades

representativas da cidade: ACIJ, Ajorpeme - Associação de Joinville e Região da Pequena e Microempresa, ACOMAC - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção e CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas. Mensalmente, as entidades se reúnem para tratar de assuntos de comum interesse para o desenvolvimento do município. Juntas, as entidades são atuantes e fortes quando há solicitação de pleito e reivindicação junto às esferas federais, estaduais e municipais.

A ACIJ ainda participa de conselhos municipais e estadu-ais, além de câmaras, comitês, institutos, secretarias e federações. Desta forma, a Associação possui represen-tantes nos órgãos abaixo relacionados.

• Conselho da CidadeGT 1 - Câmara Comunitária e Promoção Econômica

• Área de Saúde e Saneamento Conselho Municipal de Saúde Conselho Municipal de Terras, Habitação Popular e Saneamento (CTHPS) Conselho Municipal de Água e Esgoto (AMAE) Companhia Águas de Joinville

• Área de Educação e Cultura Conselho Municipal de Educação (CMD) Instituto Festival de Dança de Joinville Conselho Consultivo do SENAC

• Área de Meio AmbienteComitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão (Norte)Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA)

• Área de Capacitação Empresarial e Formação de Mão de Obra Conselho de Administração da Fundação SoftvilleConselho Curador da FundamasConselho da Administração da UNIVILLEConselho Universitário da FURJ – UNIVILLE Conselho Curador da FURJ – UNIVILLE Conselho do Centro de Ciências e Tecnológicas – CCT da FEJ/UDESC Fundação Empreender Conselho de Administração da SOCIESC

• Área de Segurança PúblicaConselho Carcerário da Comunidade de JoinvilleCentro de Direitos Humanos Maria da Graça (CDH) Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC) Conselho Deliberativo da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (SCVBJ) Conselho Municipal de Segurança (CONSEG)

• Participações especiaisConselho da Previdência Social em Joinville (CNPS) Conselho Municipal da Cidadania e Defesa do Consumidor (PROCON)Conselho de Acompanhamento do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (CONURB) Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) Conselho Municipal do Trabalho e Emprego (SINE) Conselho Municipal de Combate à Pirataria (SIDE) Casa do Empreendedor Conselho de Administração do Instituto Joinville Conselho Deliberativo do Programa de Desenvolvimento da Empresa Joinvilense - Pró-Empresa Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) Conselho Municipal da Juventude Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade – Nós Podemos Joinville Conselho de Desenvolvimento de Joinville – Desenville Secretaria Municipal da Fazenda – Projeto Atender Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)

repr esentat iv i d ad e

representatividade

P A R T I C I P A Ç Ã O E M Ó R G Ã O S

4 7

48

4 9

Um dos objetivos estratégicos da ACIJ é estruturar a entidade para que sua gestão possa ser ainda mais eficiente econômica, financeira e operacionalmente, apoiando de forma sustentável as demais atividades. As 15 vice-presidências da Associação conduzem as principais prioridades estratégicas da Associação.

Ferramentas reconhecidas no mercado aprimoram continuamente os processos de gestão da Associação. Há mais de dez anos, a ACIJ é reconhecida pela certificação NBR ISO 9001, que ratifica o seu sistema de qualidade por meio de um Comitê. Para assegurar a qualidade dos serviços oferecidos aos seus associados, o Comitê tem mapeados e formalizados todos os processos da organização, além de realizar reuniões frequentes de análise crítica de seus indicadores. Nestas ocasiões, o objetivo é avaliar e executar ações por área a fim de alcançar as metas estabelecidas.

Desde 2012, a ACIJ reforça o seu compromisso por uma gestão profissional com a aplicação do Modelo de Excelência em Gestão desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A metodologia propõe uma visão sistêmica de gestão organizacional baseada em onze fundamentos para uma boa administração:

1. Pensamento sistêmico; 2. Aprendizado organizacional; 3. Cultura de inovação; 4. Liderança e constância de propósitos;

5. Orientação por processos e informações; 6. Visão de futuro; 7. Geração de valor; 8. Valorização de pessoas; 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado; 10. Desenvolvimento de parcerias; 11. Responsabilidade social.

A aplicação destes parâmetros vem ampliando a abordagem dos fatores de sucesso de uma organização, como a compreensão do seu ambiente de atuação e a capacidade de atender con-tinuamente às necessidades e expecta-tivas dos seus associados. Um dos frutos desta prática se refletiu na oferta de um serviço voltado à proteção financeira do associado, o Serviço Central de Proteção ao Crédito. Em parceria com a admi-nistradora Boa Vista, os associados têm acesso a dados sobre consumidores, empresas e grupos econômicos.

Entre outras ações, conforme mencio-nado anterioramente, o ano de 2015 encerra com a elaboração do Código de Ética da ACIJ. O documento serve como instrumento para reforçar os princípios e valores da Associação e orientam a conduta considerada adequada aos colaboradores, conselhos, núcleos e demais partes interessadas que ocupam posições ou se relacionam direta ou in-diretamente com a entidade. Produzido em um longo e exigente processo, o Código de Ética da ACIJ discorre acerca da preocupação da Associação com a qualidade das relações, através de dire-cionadores éticos, claros e transparentes,

reforçando o compromisso assumido pela ACIJ na atuação pela legalidade, correção, bom-senso e justiça.

O desempenho e o direcionamento da organização são avaliados em reuni-ões semanais entre o Comitê Gestor, formado pelo, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro e Diretor de Relacio-namento com o Associado da ACIJ. O conselho monitora os planos de ação de curto e médio prazo para analisar se os recursos são devidamente adequados para assegurar a implementação desses planos e a pertinência das prioridades estratégicas com as mudanças nos am-bientes interno e externo da entidade. Sendo assim, a pauta principal da ACIJ é formada por temas como infraestrutura, educação, plano diretor, Conselho da Cidade, competitividade da indústria, meio ambiente, segurança pública e saúde.

De forma geral, o modelo de gestão praticado pela ACIJ procura conhecer, entender e satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade e das comu-nidades que representa e com as quais interage, reconhecendo e exercendo a sua responsabilidade social. Em seguida, são apresentados quatro capítulos com indicadores de Responsabilidade Econômica, Responsabilidade com as Pessoas, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade com a Sociedade.

FORMA DE GESTÃO E INDICADORES DE DESEMPENHO

FORMA DE GESTÃO E INDICADORES DE DESEMPENHO

4 9

50

51

RESPONSABILIDADE ECONÔMICA

RESP O NSABIL ID A D E EC ON ÔMI C A

C o m p o s i ç ã o d a s r e c e i t a s o p e r a c i o n a i sEvolução 2012/2013 – 2013/2014 – 2014/2015

2012/2013

3.500.000

2.500.0002.498.129

2.653.446

2.961.0503.061.4593.249.347

1.274.9381.500.000

3.000.000

2.000.000

1.000.000

500.000

-2013/2014 2014/2015

A ACIJ preza pela idoneidade da entidade e zela pelos recursos arrecadados entre os associados por meio do cumprimento das obrigações legais e de premissas em relações éticas e transparentes.

Uma das principais fontes de receita da Associação se caracteriza pela contribuição das mensalidades dos associados, categorizados como sócio-singulares (empresas individuais) e sócios-coletivos (participantes de núcleos

e sindicatos). Por meio desses recursos, que atualmente correspondem a 49% da receita da entidade, a ACIJ oferece serviços que geram benefícios diferenciados aos seus associados. Os demais 51% de receita da Associação são caracterizadas pelos serviços prestados pela ACIJ, como consultas ao Serasa, emissão de Certificado de Origem, locação de salas, cursos e palestras, além de demais serviços que podem ser observados no capítulo sobre Serviços e Soluções deste Relatório de Sustentabilidade.

Mensalidades Serviços

51

52

D e m o n s t r a t i v o d o V a l o r A d i c i o n a d o

O perfil econômico da ACIJ é apresentado no Demonstrativo do Valor Adicionado, composto pelas receitas, custos operacionais, salários e benefícios e pagamento de tributos ao governo. Como forma de prestação de contas, os dados a seguir foram compilados a partir de demonstrações financeiras que são auditadas e apresentadas anualmente ao Conselho Fiscal.

Receitas (serviços e mensalidades)

Insumos adquiridos de terceiros (fornecedor)

Valor adicionado bruto (1-2)

Retenções (depreciação, amortização e exaustão)

Valor adicionado líquido produzido pela entidade (3-4)

Valor adicionado recebido em transferência

Valor adicionado total a distribuir (5+6)

R$ 5.171.041,49

R$ 2.347.891,13

R$ 2.823.150,36

R$ 279.823,17

R$ 2.543.327,19

R$ 13.050,58

R$ 2.556.377,77

R$ 5.902.793,18

R$ 4.323.339,70

R$ 1.579.453,48

R$ 172.018,25

R$ 1.407.435,23

R$ 51.756,67

R$ 1.459.191,90

R$ 6.022.509,32

R$ 3.432.811,51

R$ 2.589.697,81

R$ 172.564,29

R$ 2.417.133,52

R$ 77.104,82

R$ 2.494.238,24

d e s c r i ç ã o 0 5 / 2 0 1 2 a 0 4 / 2 0 1 3

0 5 / 2 0 1 3 a 0 4 / 2 0 1 4

0 5 / 2 0 1 4 a 0 4 / 2 0 1 5

T a b e l a D V A – M o d e l o d a D e m o n s t r a ç ã o d o V a l o r A d i c i o n a d o

RESPONSABILIDADE ECONÔMICA

53

Circulante

Caixa e equivalentes de Caixa

Contas a receber de clientes

Contas correntes

Adiantamentos

Despesas do exercício seguinte

Não circulante

Realizável em longo prazo

Depósitos Judiciais

Imobilizado

TOTAL DO ATIVO

ATIVO

R$ 739.995

R$ 644.156

R$ 57.609

R$ 4.113

R$ 31.862

R$ 2.255

R$ 6.415.228

R$ 6.562

R$ 6.562

R$ 6.408.666

R$ 7.155.223

R$ 796.916

R$ 684.544

R$ 65.856

R$ 6.715

R$ 37.311

R$ 2.490

R$ 10.749.330

R$ 6.562

R$ 6.562

R$ 10.742.768

R$ 11.546.246

R$ 1.158.814

R$ 1.078.730

R$ 53.694

R$ 5.236

R$ 19.929

R$ 1.225

R$ 10.605.566

R$ 5.506

R$ 5.506

R$ 10.600.060

R$ 11.764.380

2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

B a l a n ç o P a t r i m o n i a lAssociação Empresarial de Joinville. Balanços Patrimoniais dos Exercícios Findos em 30 de abril (em reais).

RESPONSABILIDADE ECONÔMICA

54

Circulante

Fornecedores

Empréstimos e Financiamentos

Salários e Encargos

Provisões trabalhistas

Obrigações tributárias

Partes relacionadas

Não circulante

Empréstimos e financiamentos

Patrimônio Social

Patrimônio Social

Doações

Fundo Patrimonial

Resultado exercício

TOTAL DO PASSIVO E PATRIMÔNIO SOCIAL

R$ 1.106.411

R$ 58.378

R$ 226.298

R$ 88.727

R$ 84.543

R$ 1.213

R$ 647.252

R$ 56.575

R$ 56.575

R$ 5.992.237

R$ 4.397.180

R$ 711.843

R$ 492.304

R$ 390.910

R$ 7.155.223

R$ 1.298.243

R$ 365.896

R$ 41.357

R$ 99.620

R$ 91.851

R$ 2.226

R$ 697.293

-

-

R$ 10.248.003

R$ 9.192.985

R$ 711.843

R$ 492.304

(R$ 149.129)

R$ 11.546.246

R$ 936.452

R$ 277.776

-

R$ 104.440

R$ 152.626

R$ 266

R$ 401.344

-

-

R$ 10.827.928

R$ 9.044.143

R$ 711.843

R$ 492.304

R$ 579.638

R$ 11.764.380

2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

B a l a n ç o P a t r i m o n i a lAssociação Empresarial de Joinville.Balanços Patrimoniais dos Exercícios Findos em 30 de abril (em reais).

RESPONSABILIDADE ECONÔMICA

PASSIVO E PATRIMÔNIO SOCIAL

55

Receitas Operacionais

Mensalidades

Receita de Serviços

Eventos Núcleos

Receitas (Despesas) Operacionais

Despesas Administrativas

Cursos e Eventos

Eventos Núcleos

Resultado Financeiro

Receitas Financeiras

Despesas Financeiras

Custo Imobilizado Baixado

RESULTADO DO EXERCÍCIO

R$ 5.171.041

R$ 2.489.129

R$ 1.274.938

R$ 1.406.974

(R$ 4.637.870)

(R$ 3.339.055)

(R$ 296.116)

(R$ 1.002.699)

(R$ 142.261)

R$ 13.051

(R$ 155.312)

-

R$ 390.910

R$ 5.902.793

R$ 2.653.446

R$ 1.853.898

R$ 1.395.449

(R$ 5.976.105)

(R$ 4.158.896)

(R$ 343.627)

(R$ 1.473.582)

(R$ 75.817)

R$ 51.757

(R$ 108.401)

(R$ 19.173)

(R$ 149.129)

R$ 6.022.509

R$ 2.961.050

R$ 1.724.841

R$ 1.336.618

(R$ 5.415.109)

(R$ 3.843.942)

(R$ 467.806)

(R$ 1.103.361)

(R$ 27.762)

R$ 77.105

(R$ 104.867)

-

R$ 579.638

2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

B a l a n ç o P a t r i m o n i a lAssociação Empresarial de JoinvilleDemonstração do Superávit ou Déficit dos Períodos de 01 de maio a 30 de abril (em reais).

RESPONSABILIDADE ECONÔMICA

56

57

Diretoria-executiva e jurídico

Comunicação e Marketing

Relacionamento com associado/estagiário

Consultoria e Gestão Compartilhada

Administrativo/Financeiro/RH

Conselho das Entidades Patronais

Total

2

0

4

7

7

0

20

2

3

7

6

7

1

26

2

4

7

6

7

1

27

N º d e c o l a b o r a d o r e s p o r á r e a d a e m p r e s a 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

RESPONSABILIDADE COM AS PESSOAS

R ESP O NSABI L I D A D E C OM A S PE S S OASC on trata ç ão e Relações de Trabalho

A força de trabalho da Associação Empresarial de Joinville é composta por 27 pessoas, responsáveis pela execução dos diferentes serviços oferecidos pela entidade. Deste quadro, 41% são homens e 59% mulheres, sendo que as faixas etárias se caracterizam em 48% até 30 anos e os outros 52% de 30 a 50 anos.

Nos últimos anos, a ACIJ assumiu a administração do Conselho dos Sindicatos Patronais. Para atender essas novas atividades e em substituição ao

serviço jurídico terceirizado, a Associação realizou a contratação de uma advogada e uma estagiária que, em alguns meses, tornaram-se Coordenadora e Assistente do Conselho.

A ACIJ também iniciou internamente o desenvolvimento da área de Comunicação e Marketing, anteriormente terceirizada. Com isso, além de um Coordenador, a equipe hoje é composta por um Assessor de Comunicação, cargo criado em 2014, um Assessor de

Marketing, cargo criado em 2015, e um Analista de Capacitação.

A Associação tem 100% dos seus trabalhadores em regime celetista, que realizam jornada de trabalho de 44 horas semanais. Este grupo é regido por acordos de negociação coletiva, assegurados pelos sindicatos das categorias SINDASPI e SESCON. Além dos profissionais contratados via CLT, a Associação ainda conta com o apoio de profissionais autônomos e estagiários.

57

58

R e m u n e r a ç ã o e B e n e f í c i o s

A ACIJ respeita estritamente a legislação trabalhista e pratica o piso salarial estabelecido na Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), considerado superior ao salário mínimo nacional. As faixas salariais da Associação também levam em conta os valores prati-cados no mercado em três níveis: Júnior, Pleno e Sênior. O menor salário oferecido pela ACIJ durante o período de relato deste docu-mento foi de R$ 1.091,00 ou seja, 38,45% a mais do que o salário mínimo nacional, atualmente no valor de R$ 788,00.

Além de assegurar os direitos trabalhistas de seus colaboradores, a ACIJ também mantém um grupo de benefícios composto por Auxílio-Creche, Seguro de vida, Vale-transporte, Vale-alimenta-ção, Plano de Saúde, Auxílio-Educação, entre outros. Em seguida, conheça os públicos atendidos e os valores investidos no período de agosto de 2014 a julho de 2015.

R e c r u t a m e n t o e S e l e ç ã o

O processo de Recrutamento e Seleção da ACIJ é caracterizado inicialmente pelo recrutamento interno. Caso a vaga não seja preen-chida, a Associação busca profissionais no mercado de trabalho, seja pelo setor de Recursos Humanos ou com o apoio de empresas especializadas em recrutamento e seleção. Foi o que ocorreu com o desenvolvimento da área de Comunicação e Marketing que, em 2014 e 2015, ganharam os cargos de Assessor de Comunicação e Assessor de Marketing, respectivamente.

RESPONSABILIDADE COM AS PESSOAS

59

Auxílio-Creche R$ 3.642,00

R$ 8.536,46

R$ 4.567,25

R$ 62.150,40

R$ 78.791,55

R$ 2.892,76

R$ 1.750,00

R$ 5.590,04

R$ 176.969,56

R$ 4.524,55 +Bolsa de 50% da

Sustentare para a ACIJ = R$ 9.049,10

Oferecido para atendimento de crianças de 0 a 6 anos de idade; o reembolso mensal é de R$ 130,00 por criança

3 colaboradores em 2014Atualmente 1 colaborador

R$ 58.230,59 por pessoa + R$ 3.000,00 por pessoa (con-sidera-se só o colaborador)

Atualmente 25 colaboradores

Concedido aos colaboradores conforme CLT e para os estagiários sem desconto em folha

Colaboradores que precisaram utilizar o Transporte Coletivo

Cada colaborador recebe por dia útil R$ 9,60, valor creditado no Cartão Alimentação de cada profissional

Para todos os colaboradores e dependentes (é cobrado 20% de coparticipação sobre a tabela da Agemed, somente quando os ser-viços de consultas e exames são utilizados)

Atualmente todos os colaboradores celetistas

Confraternização dos colaboradores e condôminos da ACIJ

Aproximadamente 35 pessoas, entre colaboradores e condôminos

R$ 70,00 creditados no mês de aniversário do colaborador da ACIJ

Atualmente 25 colaboradores

Atualmente 25 colaboradores

Total dos Investimentos

Realizada para duas turmas, três vezes por semana: terças, quintas e sextas-feiras

Agemed Saúde

Sustentare Escola de Negócios

Atualmente 3 colaboradores cursam Pós-Graduação e MBA empresarial

Seguro de vida + Auxílio Funeral

Vale-transporte

Vale-alimentação

Plano de Saúde

Auxíio-Educação (Pós-Graduação)

Coffee Break para Aniversariantes

Vale-Presente de Aniversário

Ginástica Laboral

b e n e f í c i o D e s c r i ç ã oV a l o r i n v e s t i d o

A g o s t o / 2 0 1 4 - J u l h o / 2 0 1 5

P ú b l i c o a t e n d i d oA g o s t o / 2 0 1 4 - J u l h o / 2 0 1 5

RESPONSABILIDADE COM AS PESSOAS

60

RESPONSABILIDADE COM AS PESSOAS

E d u c a ç ã o

P e s q u i s a d e S a t i s f a ç ã o

O perfil de escolaridade dos colaborado-res da ACIJ, em 2014, é caracterizado por 92% com nível superior completo, com a maioria cursando ou com pós-gradu-ação concluída. Por compreender que a qualidade dos serviços prestados ao associado dependem do nível educacio-nal de seus colaboradores, a ACIJ realiza com frequência os cursos operacionais de longa e curta duração (8 horas), com meta anual por colaborador de 30 horas.

Os cursos de curta duração são contro-lados através do LNT - Levantamento de Necessidades de Treinamentos, cuja sistemática é identificar as necessidades de treinamentos para suprir competên-cias, bem como estabelecer o método de avaliação da eficácia e geração de indicadores de treinamentos.

O procedimento é feito desde a implan-tação da Certificação ISO 9001, com 19 revisões de 2003 a 2014, apresentando

diversas melhorias. As responsabilidades são do Analista Administrativo/RH e do Diretor-Executivo, junto à cooperação de todos os coordenadores. Vale ressaltar que os coordenadores realizam diversas capacitações junto às suas equipes, como desenvolvimento da liderança, atendimento ao cliente, redação em-presarial e participação de palestras de diferentes temas.

A sustentabilidade da ACIJ também está diretamente ligada ao envolvimento do seu público interno com os valores e causas da entidade. Para manter os colaboradores engajados, a ACIJ realiza anualmente a Pesquisa de Satisfação de forma a ouvir e entender o colaborador. Com os resultados, a Diretoria-Executiva da Associação se mune de informações para analisar, estudar e implementar melhorias.

O objetivo é conhecer a avaliação do público interno em relação a Treinamento

e Desenvolvimento, Gestão do Desempenho e Oportunidades de Carreira, Remuneração, Benefícios, Segurança e Condições de Trabalho, Clareza, Credibilidade e Confiança na Gestão, Camaradagem no Ambiente de Trabalho, Qualidade de Vida - Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional - e Satisfação Geral em Trabalhar na ACIJ.

Na última pesquisa, a menor nota registrada foi no item Comunicação ACIJ que ficou com 8,3. Para melhorar esse

índice, a Associação tem despendido uma importância fundamental às áreas de Comunicação e Marketing, o que fica evidenciado com a criação de dois novos cargos em 2014 e 2015. Já as maiores pontuações concentraram-se nos itens Orgulho de trabalhar na ACIJ, que registrou nota 9,4, além de Benefícios, Treinamento, Segurança e Diretoria, esses últimos tendo alcançado nota 9,0.

Colaboradores 41 33 31,5

M é d i a d e h o r a s d e t r e i n a m e n t o p o r c o l a b o r a d o r 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

61

1: Orgulho ACIJ2: Benefícios3: Satisfação ACIJ4: Gestão Executiva 5: Comunicação ACIJ

6: Camaradagem 7: Qualidade de vida8: Treinamento9: Segurança10: Atual Diretoria

11: Coordenação12: Gestão do Desempenho13: Carreira 14: Comunicação Interna 15: Remuneração

A c o m p a n h e o r e s u lt a d o d a P e s q u i s a d e S a t i s f a ç ã o n o s ú lt i m o s c i n c o a n o s .

8,5

8,8

8,8

8,7

8,7

8,5

8,8

9,3

9,1

9,0

7,7

8,2

8,5

8,0

-

9,0

9,3

9,3

9,4

8,9

8,4

8,4

8,4

8,4

8,7

8,5

8,6

8,7

8,5

8,9

7,9

9,1

8,8

8,7

9,0

9,2

9,5

9,5

9,6

9,0

8,1

8,2

8,3

7,7

7,8

8,2

8,4

8,6

8,4

8,5

-

9,2

-

9,0

8,8

8,5

9,1

9,1

9,0

-

8,2

7,8

7,9

8,0

-

8,5

9,0

9,0

8,6

8,3

8,6

8,6

8,9

9,2

9,0

9,1

9,4

9,3

9,3

9,42014

2013

2012

2011

2010

1 53 7 10 11 12 13 14 15MÉDIA GERAL2 6 94 8

10,0

9,0

8,0

7,0

6,0

5,0

RESPONSABILIDADE COM AS PESSOAS

62

63

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A ACIJ compreende e reconhece que a responsabilidade ambiental é uma im-portante vertente. Por isso, tem atentado cada vez mais a esse eixo. A Associação considera que os aspectos ambien-tais centrais de suas atividades estão relacionados ao consumo e descarte de materiais, ao consumo e descarte de água e ao consumo e a eficiência de energia. Sendo assim, esses indicadores prioritários são monitorados constan-temente pela Associação. A utilização racional dos recursos naturais contribui tanto para o meio ambiente como para Associação, sociedade e para a cidade de Joinville.

Para a redução do consumo de recursos naturais e da geração de resíduos, a ACIJ capta e aproveita a água da chuva, reutiliza papéis nas atividades adminis-trativas, pratica a coleta seletiva, faz a destinação correta de resíduos e busca a redução do uso de energia elétrica. A preocupação com a preservação do meio ambiente e dos recursos natu-rais também é compartilhada com os seus associados. Como uma entidade representativa de classe, a ACIJ busca,

especialmente por meio do Núcleo de Meio Ambiente e do Núcleo de Gestão Ambiental e Saneamento, influenciar seus associados, compartilhando novos hábitos, iniciativas e ações de preserva-ção.

C o n s u m o d eM a t e r i a i s

Por sediar muitos eventos, os materiais de consumo da ACIJ são voltados a atividades como encontros, palestras, workshops e reuniões. Nas atividades ad-ministrativas, o papel sulfite é o principal material utilizado. Para reduzir o seu uso, a Associação orienta os colaboradores a darem preferência à comunicação eletrô-nica. Quando possível, os colaboradores também reutilizam o verso, confeccio-nam blocos de rascunhos e ainda enca-minham os papéis para a reciclagem, em caso de disposição final. Esse indicador passou a ser medido e monitorado pela ACIJ em abril de 2011.

RESPONS ABIL IDADE AMBIENT AL

64

M a t e r i a i s c o m p r a d o s

M a t e r i a i s r e c i c l a d o s

Papel Sulfite A4

Cartucho/toner

Copinhos de água

Garrafas de água (500 ml)

Galão de água (20 litros)

Copos plásticos

Guardanapos

Papéis toalha/higiênico

Revista ACIJ

Revista ACIJ

Papel Sulfite A4

Garrafas e Copos Plásticos

300 resmas

246 unidades

11.520 unidades

2.880 unidades

2400 litros

90.000 unidades de 180ml 120.000 unidades de 50ml

96.000 unidades

576.000 unidades/36.864 rolos

40.000 unidades

400 resmas

250 unidades

3.402 unidades

25.392 unidades

8.052 litros

32.500 unidades de 120ml20.000 unidades de 50ml

20.000 unidades

24.000 unidades

17.640 unidades

480 resmas

120 unidades

4.536 unidades

34.800 unidades

10.536 litros

72.500 unidades de 120ml30.000 unidades de 50ml

30.000 unidades

130.000 unidades

22.800 unidades

600 exemplares

8 resmas

240 sacos de lixo de 100 litros

450 exemplares

10 resmas

240 sacos de lixo de 100 litros

300 exemplares

8 resmas

240 sacos de lixo de 100 litros

D e s c r i ç ã o

D e s c r i ç ã o

2 0 1 3 ( P e s o / V o l u m e )

2 0 1 3 ( P e s o / V o l u m e )

2 0 1 4 ( P e s o / V o l u m e )

2 0 1 4 ( P e s o / V o l u m e )

2 0 1 5 ( P e s o / V o l u m e )

2 0 1 5 ( P e s o / V o l u m e )

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

65

C o n s u m o d e E n e r g i a

A ACIJ utiliza energia da rede elétrica municipal, de responsabilidade da rede de Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC). A Associação acompanha mensalmente seu consumo, a fim de controlá-lo e gerenciá-lo.

» Troca de lâmpadas florescentes por lâmpadas de LED na sala do Diretor-Executivo e do diretor Moacir Thomazi;» Instalação de sensor de presença nos banheiros.

» Acompanhamento por parte de um colaborador para gerenciar o sistema ANALO – sistema de gerenciamento de demanda de energia;» Alteração de demanda contratada junto à CELESC.

Elétrica (média mensal) 16.710KW 19.666KW 21.584KW

F o n t e d e E n e r g i a 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

Nos últimos anos, a ACIJ implantou as seguintes ações para o controle de energia:

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

66

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

C o n s u m o d e Á g u a

De maio de 2014 a abril de 2015, o consumo de água na ACIJ diminuiu em cerca de 25% comparado ao mesmo período do ano anterior. A principal fonte de abastecimento de água da ACIJ provém da Companhia de Abastecimento Municipal Águas de Joinville. A Associação monitora mensalmente seu consumo de água.

A água utilizada nos banheiros do prédio da ACIJ é coletada da chuva. A Associação dispõe de um sistema que possibilita a captação da água da chuva em um volume total de 30.000 litros, armazenando-a em uma caixa d’água e duas cisternas, onde é reciclada e depois reutilizada nas atividades de limpeza.

Em relação ao descarte de água, a ACIJ realiza constantemente o estudo do seu volume conforme estabelece a Norma Brasileira 13.969/97, que define o sistema de tratamento a ser utilizado. No caso da Associação, é utilizado o serviço de coleta pública de esgoto, oferecido pela Companhia Águas de Joinville.

Companhia de Abastecimento Municipal Águas de Joinville 95m³ 1063m³ 844m³

F o n t e d e Á g u a 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

67

R e s í d u o s g e r a d o s

I n v e s t i m e n t o s e m P r o t e ç ã o A m b i e n t a l

Os resíduos gerados pela ACIJ são mensurados por meio de duas classificações: Reciclável e Não Reciclável. Desde novembro de 2011 a Associação faz o acompanhamento destes indicadores. Para destinar corretamente os resíduos dos setores administrativos, a ACIJ, em parceria com o Núcleo de Meio

Ambiente, desenvolveu um procedimento para a implantação da Coleta Seletiva na entidade. Em todo o prédio, é possível encontrar lixeiras identificadas para a separação de papel, plástico, metal, vidro, resíduo orgânico, resíduo contaminado e resíduos perigosos.

No último ano, a ACIJ investiu R$ 6.080,00 na implementação de ações voltadas à proteção ambiental.

Reciclável

Não Reciclável

Materiais e Equipamentos para Eficiência Energética

Tratamento e Disposição de Resíduos

Total

R$ 1.200,00

R$ 1.660,00

R$ 2.860,00

R$ 320,00

R$ 5.760,00

R$ 6.080,00

R$ 2.600,00

0,00

R$ 2.600,00

910kg

73 sacos de 100 litros

1.200kg

120 sacos de 100 litros

3.200kg

160 sacos de 100 litros

R e s í d u o p o r t i p o 2 0 1 3 M é d i a M e n s a l

2 0 1 4 M é d i a M e n s a l

2 0 1 5 M é d i a M e n s a l

F o n t e d e E n e r g i a 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

68

69

Para a ACIJ, o voluntariado é um caminho para a conscientização das pessoas, a mobilização de grupos sociais na defesa dos seus direitos, uma porta de entrada para o desenvolvimento da responsabilidade social das empresas e uma forma de fortalecer a sociedade civil em sua cidadania.

Com esta visão, uma sintonia de propósitos, vocações complementares e convergência de ideais, a entidade estruturou o Programa de Voluntariado da ACIJ, coordenado pelo Conselho dos Núcleos.

Uma das grandes novidades foi o lançamento, em 2015, do Banco Social da ACIJ. O objetivo do programa é cadastrar as iniciativas do terceiro setor nas áreas da cultura, educação, esportes e saúde, bem como promover o encontro desses projetos com empresas e pessoas físicas que tenham interesse em fazer doações e ter o benefício da dedução fiscal, através de leis de incentivo.

A Associação deu início ao processo de cadastramento de projetos que já estão aprovados, como por exemplo, a Escola do Teatro Bolshoi, que tem aprovado para 2016 a captação de recursos junto ao Ministério da Cultura via Lei Rouanet na ordem de R$ 5 milhões de reais. Pela falta de conhecimento da comunidade e empresas que podem contribuir com a iniciativa, até então a instituição vinha captando apenas metade deste valor.

Estes projetos, aprovados via leis de incentivo, permitem que os recursos provenientes de tributos permaneçam na cidade, através do apoio e incentivo a ações que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, seja no fomento à cultura, à educação, ao esporte ou mesmo na pesquisa e investimentos em saúde.

A ACIJ tem recebido algumas manifestações de interesse de outros projetos sociais, que em sua maioria não estão aprovados junto aos órgãos fiscalizadores. Estes, por sua vez, não permitirão a dedução fiscal pelas Empresas ou pessoas físicas. A Associação está estudando maneiras de contribuir com estes projetos de fora, já que, independentemente do benefício fiscal, as empresas querem promover alguma ação social apoiando projetos desta natureza, a fundo perdido.

Participação e Posicionamento sobre Políticas Públicas

A atuação da ACIJ vai além de defender as necessidades da classe empresarial. A entidade também atua em prol do bem-estar da comunidade, impactando, direta e indiretamente, na economia e na geração de negócios em toda a região. Entre os principais temas e pleitos defendidos pela Associação, destacam-se: transporte coletivo, sistema viário, iluminação pública, licenciamento ambiental, segurança pública e melhorias para o aeroporto de Joinville.

RE S PON S ABI L I D A D E C OM A S OC I E D AD E

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

70

A s s u n t o s d e I n t e r e s s e P ú b l i c oDe maio de 2014 a abril de 2015, estiveram na pauta da Associação:

T R A N S P O R T E C O L E T I V O

A E R O P O R T O

Consciente de que uma das formas de reduzir a tarifa é diminuindo o ISS, a ACIJ apresentou, em julho de 2014, um ofício ao prefeito Udo Döhler reivindicando a medida. Com relação à isenção do pagamento do ICMS sobre o óleo diesel, a exemplo do que ocorre no Paraná, a entidade se dirigiu ao governo do Estado. Seria também uma alternativa para baratear o custo das passagens. O pleito do ICMS foi apresentado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que engrossou o coro.

No dia 26 de junho de 2014, finalmente o sistema de pouso por instrumento, conhecido como ILS (Instrument Landing System), entrou em operação no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Dois meses depois, o superintendente Rones Heidemann anunciava na ACIJ um ganho operacional de 65% e planos de investimento. Um ano depois, a movimentação do aeroporto já é 70,6% melhor e o índice de cancelamento, quase zero. A Infraero fez outras melhorias, como a instalação do Finger terrestre. Atingido esse horizonte, a entidade passou a brigar pela redução das tarifas.

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

7 1

S I S T E M A V I Á R I O

B R - 2 8 0

Como a prefeitura alegava não existir um projeto executivo da Dona Francisca, em outubro de 2014 a ACIJ pleiteou ao governo esta-dual a contratação desse projeto. Foram feitas adequações e, em março de 2015, o projeto foi entregue. Já para a Santos Dumont, a entidade mobilizou os proprietários das áreas confrontantes da avenida recomendando a doação voluntária dos terrenos, uma vez que as obras valorizarão os imóveis. Com ajustes no projeto, a obra foi retomada depois de alguns meses de interrupção.

Em 2014, a ACIJ se juntou à Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e a outras associações empresa-riais, cobrando providências para a duplicação tantas vezes adiada. Além disso, encaminhou ofício ao DNIT pedindo informações. Em 4 de setembro de 2014, foi lançado o Movimento Nossa 280, a fim de cobrar agilidade nas obras. No encontro em que a ACIJ esteve presente foi lançada uma carta-manifesto com quase duas mil assinaturas para tentar sensibilizar as empresas a não entrar com recursos que inviabilizassem a conclusão do processo licitatório e a definição da construtora responsável pelo Lote 1 (trecho da BR-101 até São Francisco do Sul).

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

72

I L U M I N A Ç Ã O P Ú B L I C A

Á G U A S D E J O I N V I L L E

A obra nas ruas centrais de Joinville está em fase de finalização. Concluída a escavação e disposição dos dutos, a empresa responsá-vel tem se concentrado na colocação dos cabos. A nova rede contempla as ruas Nove de Março (da Blumenau à Itajaí), do Príncipe (da Ministro Calógeras até a Luiz Niemeyer), São Francisco (da Engenheiro Niemeyer até a Nove de Março), Eugênio Lepper (da Engenheiro Niemeyer até a Nove de Março) e São Joaquim. Com a fiação subterrânea, o Centro ficará mais limpo visualmente, além de reduzir o trabalho de manutenção, sem constantes interrupções no fornecimento de energia, garante a CELESC.

A ACIJ tem cobrado da Companhia Águas de Joinville mais investimentos para a cidade, tanto nas questões de abastecimento e re-servatórios quanto no tratamento de esgoto. Atenta à crise hídrica que ocorreu em São Paulo, a diretoria voltou ao tema convidando representantes da Águas de Joinville a falar aos empresários. A Associação também está alertando sobre o mal do desperdício, seja por causas físicas ou de comportamento. Há representantes da entidade nos conselhos da agência reguladora AMAE. É recorrente o pedido por redução do desperdício de água tratada.

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

7 3

I N O V A Ç Ã O

B O M B E I R O S V O L U N T Á R I O S

A expectativa da ACIJ é de que o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) seja instalado próximo ao futuro campus da UFSC. O projeto se iniciou em 2011, com a contratação do Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação CERTI) para um estudo de viabilidade do projeto. A proposta visa otimizar a relação universidade e empresa, com base em inovação, tecnologia e competitivi-dade, levando em conta as vocações, tendências e o potencial da região. Concluído o estudo, a equipe da Fundação CERTI apresen-tou na ACIJ o projeto para o Parque de Inovação Tecnológica do Norte Catarinense.

Sempre houve uma relação muito próxima e participativa da ACIJ nas discussões que envolvem a corporação. Nos últimos anos, isso se intensificou com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza os municípios a celebrar convênios com os bombeiros voluntários para a fiscalização e certificações quanto ao atendimento às normas de segurança contra incêndio. Em outubro de 2013, a mobilização se repetiu, agora para acompanhar a votação do projeto de lei 65/2013, que altera normas de combate a incêndios no Estado e dá poder de polícia aos bombeiros militares.

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

74

L O T

S A Ú D E

A Associação atua pela celeridade da Lei de Ordenamento Territorial, que define novas regras para uso e ocupação do solo. A ACIJ entende que a lei já foi ampla e democraticamente debatida no Conselho da Cidade. Por isso, quer que o Legislativo não interrom-pa o trâmite normal do projeto. Para a entidade, o município está perdendo com a demora em aprovar a LOT, deixando de atrair investidores e, consequentemente, emprego e renda. Ainda em setembro de 2014, um documento com contribuições da ACIJ foi encaminhado ao prefeito.

Todas as causas que impactam na vida da comunidade, como saúde pública, têm amplo envolvimento da ACIJ. Nos últimos anos, a entidade passou a cobrar com mais força a construção de um hospital com 300 leitos para atender o crescimento da Região Sul e também municípios vizinhos. No dia da posse para a primeira gestão à frente da ACIJ, o advogado João Martinelli já levantava essa bandeira, também apresentada aos candidatos ao governo do Estado. Depois da campanha, deputados de Joinville se comprome-teram com a causa.

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

7 5

C O M U N I D A D E

L I C E N C I A M E N T O A M B I E N T A L

A luta da diretoria da ACIJ tem sido para que o Sistema S (SESI, SENAI e SENAC), que é um forte aliado do empresário na capacita-ção de trabalhadores e aperfeiçoamento profissional, melhore e amplie suas bases de atendimento, oferecendo cursos nos bairros. Como a cidade é muito espalhada, a entidade cobra que os serviços do sistema S estejam realmente próximos do usuário final.

Já na posse para a primeira gestão, João Martinelli cobrou mais agilidade na liberação de licenças para empresas. Havia, e ainda há, muita reclamação da classe empresarial nesse quesito. Por meio dos núcleos de Meio Ambiente e Consultoria Ambiental e Saneamento, a entidade passou a tratar o problema como sistêmico e não localizado, dado que não se restringe à FUNDEMA (Fundação Municipal do Meio Ambiente).

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

76

P O L Í T I C A

S E G U R A N Ç A P Ú B L I C A

A diretoria da ACIJ pretende seguir com as articulações para encaminhamento de projetos importantes para Joinville. Como a Associação procura interpretar as necessidades das empresas, usa todas as ferramentas para influenciar os gestores públicos e garantir que as demandas sejam atendidas nas diferentes esferas de poder. É o lobby eficiente em nome da cidade, da indústria e da comunidade. Um dos exemplos foi a mudança no Simples, com redução da carga tributária e a simplificação. Outro exemplo foi o Movimento Brasil Eficiente, surgido ainda em 2010. A ACIJ também trouxe a Junta Comercial para dentro da entidade, a fim de ganhar agilidade e eficiência na abertura de empresas.

Em seus dois discursos de posse, o presidente João Martinelli revelou grande preocupação com a segurança pública. No primeiro ano, cobrou a instalação de 300 câmeras de segurança. Comparou Joinville com a cidade de Chapecó, no Oeste, que já tinha 200 câmeras instaladas, embora com população menor. Em junho de 2014, a ACIJ promoveu um encontro com representantes da se-gurança pública e empresários, que relataram suas reivindicações, reiterando a necessidade de maior efetivo. Em agosto do mesmo ano, uma comitiva entregou ao governador a cobrança por mais 350 policiais civis e 600 militares.

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

7 7

C O M P E T I T I V I D A D e

U F S C

A fim de melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia, buscar a racionalização da gestão pública e, principalmente, diminuir a carga tributária, a ACIJ criou movimentos, como o Feirão do Imposto, iniciativa do Núcleo de Jovens Empresários da ACIJ que visa mostrar para a população como os impostos elevam os preços de produtos e serviços. Além disso, motiva a população a se indignar com a cobrança e falta de atendimento em serviços públicos. O movimento nasceu em 2003, em Joinville. Em setembro do ano passado, ocorreu o 12º Feirão do Imposto. Nesta ação, também foram coletadas assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente, cujo objetivo é a aplicação de uma reforma tributária por iniciativa popular.

LLuta antiga, mas nunca abandonada. Em 25 de agosto de 2015, em documento encaminhado à então ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, a ACIJ pedia celeridade nas obras do campus local da UFSC. Logo depois da posse para o primei-ro mandato, João Martinelli manteve contato com o Ministério da Educação, pedindo providências. Há na entidade uma comissão formada por professores, reitores e iniciativa privada com o intuito de avaliar os cursos, o projeto de expansão e a construção do campus.

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

78

R e l a c i o n a m e n t o c o m F o r n e c e d o r e s

Para promover o associativismo e contri-buir para o desenvolvimento da econo-mia da cidade, a ACIJ tem como política de aquisição priorizar a contratação de serviços e a compra de materiais de seus associados.

Nos casos em que a entidade não encon-tra um fornecedor associado, a ACIJ busca no mercado local o fornecedor adequa-do para atender à demanda solicitada. Para realizar a seleção do fornecedor, a Associação solicita três indicações de

usuários de seus serviços e dos requisitos da qualidade.

Em todos os grupos, são incluídas cláusu-las contratuais sobre a responsabilidade pelo cumprimento das obrigações legais, fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Para monitorar o cumprimento desses requisitos, mensalmente são solicitados os documentos que evidenciam o seu cumprimento, como as Guias e Certidões Negativas de Débito.

Como forma de manter a qualidade dos serviços prestados, o desempenho dos fornecedores também é avaliado anu-almente pelo Índice de Qualificação de Fornecedores, cuja nota deve ser superior a 80%. Os fornecedores com pontuação inferior são notificados ou descontinua-dos, podendo retomar ao fornecimento três meses após interrupção e depois de serem submetidos a uma nova avaliação.

Material de expediente

Serviços

Manutenção

Copa

Total

R$ 26.147,87

R$ 146.083,86

R$ 34.428,33

R$ 43.017,77

R$ 249.677,83

C l a s s i f i c a ç ã o d o s F o r n e c e d o r e s ( p o r t i p o d e s e r v i ç o )

V a l o r p a g o a o s F o r n e c e d o r e s ( M a i o d e 2 0 1 4 a A b r i l d e 2 0 1 5 )

RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE

7 9

SUMÁRIO GRI

O índice remissivo GRI é utilizado para mostrar quais indicadores da versão G3 do Global Reporting Iniciative (GRI) foram respondidos neste Relatório de Sustentabilidade.

su m ár io gr i

1.1 Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização (como diretor-presidente, presidente do conselho de administração ou cargo equivalente) sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia

5

7

7

7/13

2

7

7

2.1 Nome da organização

2.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços

2.3 Estrutura operacional da organização, incluindo principais divisões, unidades operacionais, subsidiárias e joint ventures

2.4 Localização da sede da organização

2.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade

2.7 Mercados atendidos

I n d i c a d o r p á g i n a

1 . V i s ã o e E s t r a t é g i a

2 . P e r f i l O r g a n i z a c i o n a l

80

sumário gri

2.8 Porte da organização

2.9 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório referente a porte, estrutura ou participação acionária

2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório

3 . P e r f i l d o R e l a t ó r i o

3.1 Período coberto pelo relatório

3.2 Data do relatório anterior mais recente

3.3 Ciclo de emissão de relatórios

3.4 Dados para contato em caso de perguntas relativas ao relatório ou seu conteúdo

3.5 Processo para a definição do conteúdo do relatório

3.6 Limite do relatório

3.7 Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou ao limite do relatório

3.9 Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para tais reformulações

3.11 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório

3.12 Sumário de conteúdo GRI

7

7

Número de Associados passou para 1912 e número

de funcionários diminuiu

9

Abril/2014

Anual

2

9

9

9

9

7

79

81

SUMÁRIO GRI

4 . G o v e r n a n ç a , C o m p r o m i s s o s e E n g a j a m e n t o

4.1 Estrutura de governança da organização

4.2 Indicação caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor-executivo

4.3 Membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança

4.4 Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou deem orientações ao mais alto órgão de governança

4.8 Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes para o desempenho econômico, ambiental e social

4.13 Participação em associações

4.14 Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização

4.15 Base para a identificação e seleção de stakeholders com os quais se engajar

4.16 Abordagens para o engajamento dos stakeholders, incluindo a frequência do engajamento por tipo e por grupos de stakeholders

4.17 Principais temas e preocupações que foram levantados por meio do engajamento dos stakeholders eque medidas a organização tem adotado para tratá-los

13

13

13

20/21

7

47

19

20

21

9

EC1 - Valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados (salário+encargo), doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital (banco+acionista) e governos (impostos)

I n d i c a d o r e s d e D e s e m p e n h o E c o n ô m i c o p á g i n a

D e s e m p e n h o E c o n ô m i c o

51

82

sumário gri

EN30 - Total de investimentos e gastos em proteção ambiental, por tipo

EN1 - Materiais usados por peso ou volume

EN3 - Consumo de energia direta discriminado por fonte de energia primária

EN8 - Total de retirada de água por fonte

EN10 - Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada

EN22 - Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição

EC8 - Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos, principalmente para benefício público, por meio de engajamento comercial, em espécie ou atividade pro bono

EC9 - Identificação e descrição de impactos econômicos indiretos significativos, incluindo a extensão dos impactos

EC5 - Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes

EC6 - Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes

I n d i c a d o r e s d e D e s e m p e n h o A m b i e n t a l p á g i n a

G e r a l

E n e r g i a

Á g u a

E m i s s õ e s , E f l u e n t e s e R e s í d u o s

I m p a c t o s E c o n ô m i c o s I n d i r e t o s

P r e s e n ç a n o M e r c a d o

58

78

70

70

64

65

66

66

67

67

83

SUMÁRIO GRI

LA1 - Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região

LA3 - Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados pelas principais operações

LA4 - Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva

LA10 - Média de horas de treinamento por ano, por empregado, discriminadas por categoria funcional

LA13 - Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros

I n d i c a d o r e s d e D e s e m p e n h o S o c i a l p á g i n a

E m p r e g o

R e l a ç ã o e n t r e o s T r a b a l h a d o r e s e G o v e r n a n ç a

T r e i n a m e n t o e E d u c a ç ã o

D i v e r s i d a d e e I g u a l d a d e d e O p o r t u n i d a d e s

SO1 - Natureza, escopo e eficácia de quaisquer programas e práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades, incluindo a entrada, operação e saída

HR2 - Percentual de empresas contratadas e fornecedores críticos que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos, e medidas tomadas

SO5 - Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políticas públicas e lobbies

S o c i e d a d e

D i r e i t o s H u m a n o s

p á g i n a

p á g i n a

C o m u n i d a d e

P r á t i c a s d e I n v e s t i m e n t o e d e P r o c e s s o s d e C o m p r a

P o l í t i c a s P ú b l i c a s

57

58/59

57

60

57

69

78

69

84

w w w. a c i j . c o m . b r