relatório de sustentabilidade 2010 - teixeiraduarte.pt · essa postura está consagrada nos...

42
Relatório de Sustentabilidade 2010

Upload: tranbao

Post on 13-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Relatório de Sustentabilidade 2010

Relatório Sustentabilidade 2010

2

SOBRE ESTE RELATÓRIO

Este é o primeiro Relatório de Sustentabilidade do Grupo Teixeira Duarte divulgado ao exterior e o seu âmbito circunscreve-se ao sector da Construção do Grupo em Portugal, incluindo também a empresa do sector de Concessões e Serviços, TDGI - Tecnologia de Gestão de Imóveis, S.A..

A Construção não só está na génese do Grupo Teixeira Duarte, que remonta a 1921, como constitui o seu core business, tendo por isso sido a base inicial para elaboração deste tipo de reporte de informação, ainda que seja propósito da Teixeira Duarte vir a alargá-lo a outros sectores e geografias.

Assim, este documento reflecte o desempenho económico, social e ambiental, em Portugal, das seguintes entidades do Grupo:

– TEIXEIRA DUARTE - Engenharia e Construções, S.A. (adiante designada TD-EC)– BEL - ere - Engenharia e Reabilitação de Estruturas, S.A. (adiante designada BEL)– E.P.O.S. - Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A. (adiante designada EPOS)– SOMAFEL - Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A. (adiante designada SOMAFEL)– OFM - Obras Públicas, Ferroviárias e Marítimas, S.A. (adiante designada OFM)– TDGI - Tecnologia de Gestão de Imóveis, S.A. (adiante designada TDGI)

Com excepção do capítulo 1, as referências feitas neste texto a “Grupo Teixeira Duarte” ou “Teixeira Duarte” reportam-se apenas ao conjunto das empresas atrás referidas.

Este Relatório, cuja periodicidade se pretende anual, foi elaborado de acordo com as directrizes do Global Reporting Initiative (GRI G3) para o nível de “B”, reflectindo de forma transparente e equilibrada o desempenho das empresas referidas acima no âmbito da sustentabilidade.

Na informação reportada, transparece a estratégia, as políticas, os sistemas de gestão e práticas implementadas para gerir os aspectos ambientais, sociais e económicos com maior relevância para o sucesso, a longo prazo, do Grupo.

Esta informação foi reportada por uma equipa multidisciplinar, com responsabilidade e experiência na relação com as principais partes interessadas do Grupo Teixeira Duarte, permitindo incluir no reporte os principais impactos, positivos e negativos, resultantes da actividade do Grupo Teixeira Duarte nessas entidades e vice-versa.

A leitura deste documento deve ser complementada com a leitura do Relatório de gestão da “Teixeira Duarte, S.A.” referente ao exercício de 2010, disponível em www.teixeiraduarte.pt.

Qualquer questão ou sugestão relativa a este Relatório deve ser dirigida ao Senhor Dr. José Pedro Cobra Ferreira:

Tel. +351 217 912 415

Fax. +351 217 912 421

E-mail: [email protected]

Relatório de Sustentabilidade 2010

3

SOBRE ESTE RELATÓRIO

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO

1. GRUPO TEIXEIRA DUARTE

1.1. APRESENTAÇÃO

1.2. O GRUPO TEIXEIRA DUARTE NO MUNDO

1.3. INDICADORES CHAVE

2. RESPONSABILIDADE ECONÓMICA

2.1. INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE

2.2. A CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO

3. RESPONSABILIDADE SOCIAL

3.1 COLABORADORES

3.2. DESENVOLVIMENTO

3.3. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

3.4. SAÚDE E SEGURANÇA

3.5. FORNECEDORES E SUBEMPREITEIROS

3.6. CLIENTES

3.7. INICIATIVAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

4. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

4.1. GESTÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS

4.2. RESÍDUOS

4.3. ENERGIA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

4.4. ÁGUA

4.5. RUÍDO

4.6. BIODIVERSIDADE

4.7. COMPROMISSOS

5. NOTAS METODOLÓGICAS

Índice2

4

5

6

7

8

9

11

13

15

16

20

21

22

26

27

28

31

32

33

34

36

37

37

39

40

Relatório Sustentabilidade 2010

4

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO

Na TEIXEIRA DUARTE a sustentabilidade não é um objectivo autónomo, mas antes o resultado de um modo de estar e de agir, com sentido de responsabilidade que se espelha no relacionamento com os seus stakeholders.

O principal factor para a sustentabilidade hoje vivida é a constante preocupação que a Empresa teve, desde a sua génese, em preparar e formar um conjunto de colaboradores com reconhecido prestígio no mercado e focados nas respectivas áreas de actuação da Teixeira Duarte, revelando-se inclusivamente capazes para assumir a Administração daquele que é hoje o Grupo Económico, tornando-o mais forte na área da Construção e concretizando oportunidades para desenvolvimento de novos sectores, tanto em Portugal como noutros países.

O crescimento sustentado da TEIXEIRA DUARTE ao longo dos anos reflecte-se também em múltiplas outras vertentes que passam pela persistente obtenção de resultados, ao enorme alargamento das suas áreas de actividade e de países em que está implantada, até às suas políticas de distribuição de dividendos aos accionistas, de reforço dos capitais próprios e da melhoria das condições de trabalho.

Essa postura está consagrada nos Valores da Empresa, nomeadamente e com maior ênfase na Confiança, na Eficiência, na Verdade, no Compromisso e no Respeito, prosseguidos por todos os seus colaboradores que, também desta forma, integram a sustentabilidade no seu dia-a-dia.

Estes traduzem a forma enraizada de actuar ao longo de várias gerações, e que contribuem para uma sustentabilidade global, nas suas perspectivas económicas, sociais e ambientais.

A abrangência das actividades das Empresas do Grupo, tanto pela diversidade dos seus sectores como das geografias onde operam, contribui para uma maior exposição a factores externos e aumenta a responsabilidade dos diferentes modus operandi junto de outras culturas, sempre regidos pelos princípios mais exigentes.

Nesse enquadramento, a TEIXEIRA DUARTE tem-se empenhado no desenvolvimento, implementação e certificação dos seus sistemas de gestão nas áreas da Segurança, Qualidade, Ambiente, Responsabilidade Social e Investigação, Desenvolvimento e Inovação, garantindo os mais elevados padrões de gestão.

Neste cenário, os objectivos assumidos visam a integração e sistematização das práticas de sustentabilidade de forma transversal ao Grupo.

É objectivo da Teixeira Duarte aumentar a amplitude e abrangência do relato em sustentabilidade, que passará por incluir outras áreas de negócio e relatar mais indicadores de sustentabilidade.

A elaboração de um Relatório de Sustentabilidade é encarada como um desafio para a Teixeira Duarte, na perspectiva de permitir identificar os principais riscos e oportunidades do Desenvolvimento Sustentável.

Optou-se, contudo, por elaborar um Relatório objectivo, com dados relevantes e adequados à realidade da Empresa, que possam acompanhar e reflectir a sua evolução e desempenho e que possibilitará que o Grupo Teixeira Duarte passe a ter um Relatório de Sustentabilidade integrado no reporte anual da sua actividade e que constituirá um instrumento não só de estudo interno como também de reconhecimento pelo mercado e principais stakeholders.

O Grupo Teixeira Duarte

Relatório Sustentabilidade 2010

6

1. O GRUPO TEIXEIRA DUARTE

1.1. APRESENTAÇÃO

O início de actividade da Teixeira Duarte, através do seu fundador Engenheiro Ricardo Esquível Teixeira Duarte, remonta a 1921.

A actividade inicial centrou-se na Geotecnia e Fundações, alargando-se depois a outras áreas do sector da Construção, cujo desenvolvimento sustentado permitiu que, mais tarde, o seu âmbito de actuação se estendesse a outras oportunidade de negócio em sectores como os Cimentos Betões e Agregados, as Concessões e Serviços, a Imobiliária, a Hotelaria, a Distribuição, a Energia, o Automóvel, para além da aquisição e gestão de participações financeiras estratégicas.

Construção 59%

Cimentos, Betões e Agregados

1%

Concessões e Serviços4%

Imobiliária9%

Hotelaria 6%

Distribuição2%

Energia10%

Automóvel9%

Distribuição do volume de negócios do Grupo Teixeira Duarte por sector de actividade

Assente nos seus valores estruturantes: O Engenho, a Eficiência, o Empenho, a Verdade, o Compromisso, a Confiança e o Respeito, a Teixeira Duarte tem cumprido a sua Missão: Fazer, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Fiel a essas orientações, a Teixeira Duarte conseguiu um constante e sustentado crescimento, sobretudo nas últimas décadas, que a habilitaram com uma capacidade empresarial forte, com meios e recursos, nomeadamente humanos, que lhe permitiram múltiplos processos de internacionalização e a diversificação da sua actividade a diversos outros sectores.

O Grupo Teixeira Duarte conta em 2010 com um número médio de 13.036 trabalhadores a operarem em 4 continentes e 14 países. A sua sociedade de topo está cotada em bolsa desde 1998, sendo a família Teixeira Duarte a detentora da maioria das acções do seu capital social.

Tendo optado por um modelo societário designado por latino, a gestão da Teixeira Duarte está a cargo de um Conselho de Administração, no âmbito do qual a estratégia de sustentabilidade do Grupo é por todos partilhada, sendo a sua coordenação e operacionalização atribuída a um membro desse Conselho.

Existem depois um conjunto de Direcções Centrais com âmbito de actuação específico no apoio especializado aos Centros de Exploração, em particular nas áreas dos Estudos, Projectos e Equipamentos, das quais se destaca para efeitos deste Relatório, a Direcção Central de Segurança, Qualidade e Ambiente.

Outros3%

Portugal43%

Angola33%

Brasil12%

Moçambique4%

Argélia5%

Distribuição do volume de negócios do Grupo Teixeira Duarte por país

Relatório de Sustentabilidade 2010

7

1.2. O GRUPO TEIXEIRA DUARTE NO MUNDO

Presente em 14 países e quatro continentes

ANGOLA

VENEZUELA

MOÇAMBIQUE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPENAMÍBIA

BRASIL

UCRÂNIA

RÚSSIA

CHINA (MACAU) ESPANHA MARROCOSCABO VERDE

PORTUGAL ARGÉLIA

Conselho de Administração

De�ne a Estratégia e Política de Sustentabilidade para todo o Grupo

Direcções CentraisImplementam as acções e desenvolvem as iniciativas decorrentes da Estratégia e Política de Sustentabilidade de�nidas pelo Conselho de Administração

Direcção Central de Segurança, Qualidadee Ambiente

Coordena e monitoriza a implementação da Estratégia e Política de Sustentabilidade de�nida pelo Conselho de Administração

Modelo de Governo de Sustentabilidade do Grupo

Teixeira Duarte

Relatório Sustentabilidade 2010

8

1.3. INDICADORES CHAVE

Indicadores do Grupo 2010 2009 Variação %

Indicadores Económicos e Financeiros (Milhares de €)Activos totais 2.721.252 3.512.471 (22,5%)

Volume de negócios 1.379.628 1.320.474 4,5%Resultado líquido 46. 392 116. 284 (60,1%)Custos com o pessoal 253.299 235.811 7,4%Impostos pagos 48.164 41.190 16,9%Donativos 447 345 29,6%Multas e penalidades 423 364 16,2%Pagamentos a Fornecedores 909.523 993.339 (8,4%)Número de colaboradores 13.036 13.530 (3,7%)

Indicadores do Sector da Construção e TDGI 2010 2009 Variação %

Indicadores Económicos e Financeiros (Milhares de €)Activos totais 1.629.029 1.514.166 7,6%Volume de negócios 887.326 808.409 9,8%Resultado líquido 101.539 85.076 19,3%Custos com o pessoal 153.480 157.951 (2,8%)Impostos pagos 26.795 31.024 (13,6%)Donativos 87 16 443,7%Multas e penalidades 36 39 (7,7%)Pagamentos a Fornecedores 651.445 669.019 (2,6%)

Número de colaboradores 2.782 2.747 1,3%Número de colaboradores no quadro permanente 1.673 1.626 2,9%Taxa de rotatividade (%) 25,6% 27,2% (6,1%)Idade média dos colaboradores 40 39 2,6%Taxa de absentismo (%) 2,7 2,9 (7,9%)

Indicadores AmbientaisConsumo total de energia (Gj) 249.487 204.529 22,0%Consumo total de água (m3) 101.010 124.950 (19,2%)Consumo de água da rede pública (%) 96% 90% 6,7%Investimento na área do ambiente (€) 213.340 NDTotal de resíduos produzidos (tons) 25.147 32.535 (22,7%)Total de resíduos para aterro (tons) 8.214 7.483 9,8%Resíduos valorizados (%) 67 77 (13,0%)Resíduos não perigosos (%) 99 99 0Emissões totais de CO2 (tons) 22.342 20.970 6,5%Coimas Ambientais (€) 2.677 ND

Indicadores de Saúde e SegurançaNúmero de acidentes em serviço 150 145 3,4%Índice de gravidade dos acidentes 488 555 (12,1%)Índice de frequência dos acidentes 29,4 27,8 5,8%

Responsabilidade Económica

Relatório Sustentabilidade 2010

10

2. RESPONSABILIDADE ECONÓMICA

A Teixeira Duarte iniciou a sua actividade no sector da Construção em 1921, em Portugal. No ano de 1952 desenvolveu os primeiros trabalhos em Angola, mais tarde em Espanha e em Goa, na Índia, sendo que a partir de meados dos anos 70 consolidou a sua actividade no estrangeiro com a presença em Angola e também na Venezuela, países nos quais tem actuado continuadamente desde então até aos dias de hoje. Nos anos 80 alargou os seus trabalhos a Macau e a Moçambique, tendo igualmente neste período actuado na Argélia e Vietname. Actualmente, a Teixeira Duarte está presente em 14 países, com especial enfoque em Angola, Argélia, Brasil, Espanha, Moçambique e Venezuela.

TEIXEIRA DUARTE - ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A.

www.teixeiraduarte.pt

A sociedade tem por objecto o exercício da indústria de construção civil e obras públicas, em todos os seus domínios e actividades conexas, bem como a realização de estudos e projectos nomeadamente nos ramos da geotecnia e da engenharia de fundações.

BEL - ERE - ENGENHARIA E REABILITAÇÃO DE ESTRUTURAS, S.A.

www.bel.pt

A Sociedade é especializada nos domínios do diagnóstico, conservação e restauro, em trabalhos de engenharia civil, do património arquitectónico e construções antigas, bem como na reabilitação e reforço de estruturas.

E.P.O.S. - EMPRESA PORTUGUESA DE OBRAS SUBTERRÂNEAS, S.A.

www.epos.pt

A Sociedade distingue-se na construção de todo o tipo de obras subterrâneas. Está também presente na área das obras rodoviárias, ferroviárias, hidráulicas e mineiras.

SOMAFEL - ENGENHARIA E OBRAS FERROVIÁRIAS, S.A.

www.somafel.pt

A Sociedade é especializada na construção, renovação e manutenção de vias-férreas, electrificação de infra-estruturas ferroviárias, soldadura eléctrica de carris, esmerilagem de carris e instalação de vias betonadas em sistema de transporte urbano (metros e transvias).

OFM - OBRAS PÚBLICAS, FERROVIÁRIAS E MARÍTIMAS, S.A.

www.ofm.pt

A Sociedade desenvolve a sua actividade no sector das obras pública, sendo especializada em trabalhos marítimos, nomeadamente em obras portuárias e de protecção costeira, e na execução de infraestruturas ferroviárias.

Relatório de Sustentabilidade 2010

11

TDGI - TECNOLOGIA DE GESTÃO DE IMÓVEIS, S.A.

www.tdgi.pt

A sociedade tem por objecto a prestação de serviços nas áreas da gestão de projectos, planeamento, gestão global, análise, diagnóstico, condução e manutenção técnica em todo o tipo de edifícios, empreendimentos e instalações, designadamente desportivas, imobiliárias e industriais, bem como a coordenação e execução de projectos e obras de construção civil e obras públicas, remodelações, instalações técnicas especiais, em particular na área da electricidade, electromecânica, aquecimento, ventilação, refrigeração, ar condicionado, instalações técnicas associadas, energias renováveis e outras conexas.

2.1. INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE

A Sustentabilidade não é um conceito novo para a Teixeira Duarte, mas um caminho que tem vindo a ser percorrido com o contributo dos sistemas de gestão implementados nas empresas abrangidas pelo presente relatório, que dispõem de Sistemas de Gestão da Segurança, Qualidade e Ambiente certificados pelas normas OHSAS 18001, ISO 9001 e ISO 14001, respectivamente.

As responsabilidades específicas para o pelouro do Sistema Integrado de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Qualidade, Ambiente, Responsabilidade Social e Investigação, Desenvolvimento e Inovação, foram atribuídas, pelos respectivos Conselhos de Administração de cada uma daquelas seis sociedades, a um dos seus membros, os quais são apoiados, na implementação destas matérias e na operação diária, por elementos das suas estruturas com responsabilidades nessas áreas.

Os colaboradores recebem formação ministrada pelas respectivas empresas, nas áreas dos domínios dos Sistemas de Gestão, como um veículo de incentivo e monitorização da prossecução das boas práticas no, e para o desenvolvimento de uma melhoria contínua.

Sistemas de Gestão e processos de

certificação de Gestão/ CertificaçãoTD-EC BEL-ere EPOS Somafel OFM TDGI

Sistema de Gestão de Responsabilidade Social

Sistema de gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Certificação Qualidade (ISO 9001)

Certificação Ambiental (ISO 14001)

Certificação SHST (OHSAS 18001)

Certificação em Responsabilidade Social (SA8000)

Certificação em IDI (NP 4457)

Os Sistemas de Gestão

Relatório Sustentabilidade 2010

12

Inovação

Os processos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), assumem-se como elementos estratégicos para o reforço da competitividade das empresas da Teixeira Duarte, permitindo-lhes, inclusivamente, outras capacidades para acederem ao mercado global. Todavia, os processos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação não se esgotam nas vertentes tecnológicas aplicadas aos produtos e processos. Manifestam-se, também, de uma forma cada vez mais abrangente, a nível das pessoas e das organizações. Com efeito, a inovação, nas empresas, pode ser encarada a nível de:

– Produtos;

– Processos;

– Organizacional ou novas formas de gestão;

– Marketing ou oferta de serviços.

As empresas do Grupo Teixeira Duarte encontram-se num processo de implementação do Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, baseado na norma NP 4457, que visa normalizar e centralizar toda a matéria associada à temática de IDI. Este processo revela a continuidade de uma prática que a Teixeira Duarte desde sempre desenvolveu, sendo disso exemplo a patente de uma “sonda-cravadeira” registada no ano de 1938 pelo seu fundador, Eng. Ricardo Esquível Teixeira Duarte.

Empresa Estado de desenvolvimento

OFM Certificação obtida em Julho de 2010

TD-EC Em fase de implementação. Certificação prevista para o primeiro trimestre de 2011

TDGI Em fase de implementação. Certificação prevista para o terceiro trimestre de 2011

SOMAFEL Em fase de implementação. Certificação prevista para o quarto trimestre de 2011

EPOS Implementação prevista ser iniciada no final de 2011

DesignaçãoNº de Patente

NacionalAno Empresa

Sistema de alinhamento por meio de tirantes na construção de vias férreas 102.941 2005 Somafel

Argamassa de reparação de betão fluida 103.260 2007 BEL-ere

Argamassa de reparação de betão tixotrópica 103.261 2007 BEL-ere

Sistema de tensionamento para laminados de CFRP 103.262 2007 BEL-ere

Montagem de tabuleiros por avanço incremental 104.365 2009 TD-EC

A certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Portfólio de patentes das empresas do Grupo Teixeira Duarte

Relatório de Sustentabilidade 2010

13

Processo de Investigação e Desenvolvimento Entidades exteriores envolvidas

Publicação da dissertação para obtenção do grau de mestre em engenharia mecânica: “Método expedito de estimativa de consumos energéticos e potências em edifícios – Aplicação a um edifício hospitalar”.

Instituto Superior Técnico

Publicação da dissertação para obtenção do grau de mestre em engenharia electrotécnica; “Túneis rodoviários - Incêndios: acidente ou risco. Uma análise aplicada à regulamentação portuguesa”.

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Participação no projecto de investigação “Ventilação de impulso em parques de estacionamento cobertos”, PTDC/ ECM/ 68064/ 2006: (Projecto financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Contribuição para o “Dimensionamento e controlo da qualidade de paredes moldadas auto-endurecidas”.

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Estudo para “Avaliação das condições que conduziram à liquefacção das areias quando do sismo de Boumerdes, Argélia, 2003”.

Faculdade de Engenharia da Universida-de do Porto

Redução da vulnerabilidade sísmica de edifícios antigos em alvenaria Universidade do Minho

2.2. A CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO

O sucesso da inovação nas empresas do Grupo Teixeira Duarte passa também pelo fomento da Investigação, Desenvolvimento e Inovação como um dos vectores fundamentais do comportamento de todos os seus colaboradores e também através do envolvimento com entidades exteriores, nomeadamente do meio académico e científico.

O objectivo é que a Investigação, Desenvolvimento e Inovação seja um processo pró-activo, suportado num conjunto de metodologias e ferramentas facilitadoras e potenciadores quer da vigilância e actualização tecnológica, quer da circulação da informação e do conhecimento.

A disponibilização e o acesso a tecnologias, equipamentos e sistemas avançados de informação e de comunicação, constituem factores potenciadores de inovação empresarial na medida em que possibilitam e estimulam uma maior partilha e interacção entre os diversos elementos da organização.

Neste contexto, foi adoptada uma plataforma digital para publicação e circulação de informação em ambiente controlado, designado de “espaço IDI”, ao qual todos os utilizadores do Portal Corporativo têm acesso.

Associada a esta plataforma, foi criado um “Fórum de Discussão”: espaço virtual disponibilizado para a troca, discussão, emissão e debate de opiniões e comentários sobre temas associados à temática do IDI, sectorizado por áreas de interesse ou intervenção, reflectindo a estratégia da Empresa neste domínio.

Projectos de IDI com envolvimento de entidades exteriores

Responsabilidade Social

Relatório Sustentabilidade 2010

16

3. RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Grupo Teixeira Duarte assume como compromisso a integração da Responsabilidade Social, no âmbito da Norma SA8000, nos seus sistemas de gestão.

Em 2010 foi obtida a certificação na TD-EC e na TDGI.

Esta nova abordagem de gestão tem uma influência prática não só na gestão de recursos humanos, mas também no relacionamento com fornecedores.

Objectivos estratégicos da Teixeira Duarte

– Implementação de um Sistema de Gestão em Responsabilidade Social, baseado na norma SA8000, com vista à sua certificação.

– Implementação de Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, baseado na norma NP 4457, com vista à sua certificação.

– As Empresas demonstram também o seu empenhamento em alargar os padrões de exigência da Responsabilidade Social à sua cadeia de valor.

Alguns dos requisitos previstos pela norma estão, de certo modo, abrangidos ou subentendidos na legislação, no entanto, a Teixeira Duarte ao assumir publicamente este compromisso, pretende garantir a sua evidência e monitorização.

3.1. COLABORADORES

Os colaboradores da Teixeira Duarte são um elemento fundamental para a criação de valor. Cada vez mais as organizações têm vindo a enfrentar novos e mais complexos desafios, que exigem por parte de todos uma maior capacidade de adaptação e de resposta a situações diferentes,.

Dentro deste enquadramento, a Teixeira Duarte tem vindo a desenvolver esforços no sentido de conjugar as novas necessidades das organizações e as expectativas dos seus colaboradores através da definição e implementação de políticas de gestão de recursos humanos que promovem o desenvolvimento e bem-estar de cada colaborador.

Selecção e Recrutamento

O processo de recrutamento na Teixeira Duarte segue diferentes vias: (i) as entrevistas de selecção, (ii) a participação em acções promovidas pelas escolas e universidades de referência (“jobshops” e visitas de estudo) e (iii) a realização de estágios.

Através dos contactos estabelecidos, transmite-se a cada candidato que a sua acção não se esgota num perfil técnico, mas assim que a mesma envolve uma vertente humana e social bem mais vasta e que se pretende que seja valorizada para si e para e para os seus colegas.

A contratação tem implícito:

– Cumprir com as disposições normativas em vigor, com particular destaque para a legislação aplicável, para os instrumentos de regulamentação colectiva do trabalho e para a Norma SA8000.

– Promover o devido acolhimento, a melhor integração e o adequado desenvolvimento dos colaboradores, de modo a garantir-lhes sucesso pessoal, integrado no crescimento da própria organização.

Relatório de Sustentabilidade 2010

17

– Manter a estabilidade contratual dos colaboradores, mesmo que estejam na condição de inactivos, procurando-se deste modo promover o emprego e combater a exclusão social. Postura assumida também com a motivação de evitar situações de precariedade para os colaboradores.

A tradição no sector da construção de predominância de maior número de colaboradores do sexo masculino, acaba por explicar o desequilíbrio existente entre homens e mulheres na estrutura de recursos humanos da Teixeira Duarte, conforme resulta deste gráfico.

No ano em análise, 55,3% dos trabalhadores estavam incluídos na faixa etária dos entre os 25 e os 44 anos.

A média etária dos colaboradores tem subido, situando-se, em 2010, nos 40 anos.

Masculino Feminino

2.5722.5482.5832.519

197 198 199 210

2007 2008 2009 2010

Colaboradores

25 - 34 anos735

< 25 anos174

35 - 44 anos803

> 45 anos1.070

Escalões Etários Análise Global de 2010

2007 2008 2009 2010

38

39 39

40

Idade Média (em anos)

Relatório Sustentabilidade 2010

18

Este facto também é reforçado pelo maior número de admissões relativamente às saídas, que em 2010 se traduziu num acréscimo de 6,3%. Para tal, concorreu, em particular, o aumento de 16,6% verificado no escalão etário entre os 25 e os 44 anos.

De realçar a tendência crescente dos últimos três anos do número de colaboradores com contratos de trabalho sem termo, os quais representam sempre a maioria, cifrando-se em 62,4% do total da contratação, o que, atendendo à natureza da actividade do sector da construção, se considera significativo.

Com efeito, esta percentagem resulta de uma política de valorização do capital humano, que promove e concilia a competência com os requisitos para a função.

À excepção da TDGI, todos os colaboradores das restantes empresas estão abrangidos pelo Contrato Colectivo de Trabalho para a Indústria da Construção Civil e Obras Públicas.

A sindicalização dos colaboradores na Teixeira Duarte é, naturalmente, opcional, sendo que em 2010 a taxa é de 1,7%, sobre o total.

Ao abrigo do Contrato Colectivo de Trabalho para a Indústria da Construção Civil e Obras Públicas e da Lei Geral do Trabalho, estão fixados os períodos de pré-aviso a observar no caso de qualquer mudança organizacional com impacto nas relações de trabalho, designadamente em caso de mudança de horário ou de local de trabalho, encerramento de instalações ou outros processos conducentes à alteração ou cessação das relações de trabalho.

Admissões e Saídas em 2010 Rotatividade por Género

0

Masculino Feminino

Admissões Saídas

46 33

636665

Vínculo Contratual dos Colaboradores

2007

2008

2009

2010 1673

1626

1590

1570

1121

1191

1146

1109

Contrato a TermoContrato Sem Termo

Em 2010, voltou a ser promovida pela TD-EC, uma iniciativa de apoio financeiro, no valor global de 50.000,00 € (cinquenta

mil euros), destinado a colaboradores já há alguns anos em situação de reforma e cuja realidade revelava carências

económicas.

Foram contemplados 6 antigos colaboradores da empresa, tendo sido constituído um seguro de reforma para 4 deles,

através do qual os beneficiários ficam a receber uma renda mensal vitalícia. Aos outros 2 elementos foi atribuída uma

única prestação monetária.

Relatório de Sustentabilidade 2010

19

Remuneração e Benefícios

A remuneração dos colaboradores é feita em conformidade com o previsto no Contrato Colectivo de Trabalho para a Indústria da Construção Civil e Obras Públicas e em função da avaliação de desempenho.

Adicionalmente, existem um conjunto de benefícios dos quais se destacam uma carteira de Seguros facultativos, que garantem protecção nas situações de acidente pessoal, morte, invalidez e reforma por velhice.

De realçar também a existência de um Seguro de Saúde que visa comparticipar os encargos que os trabalhadores têm com os cuidados de saúde. Estes seguros são atribuídos a todos os trabalhadores que pertencem ao quadro permanente e a todos os que exercem a sua actividade profissional no estrangeiro.

Cabe ainda referir, neste domínio, a aplicação de 2 milhões de euros para reforço do capital do seguro constituído pelas Empresas TD-EC e BEL, com o objectivo de facultar aos seus colaboradores benefícios de reforma.

No âmbito da política social, existem alguns planos de complemento de reforma, onde se inclui o objectivo de apoiar os colaboradores que se reformam aos 65 anos de idade.

Após o termo do contrato de trabalho por reforma, a relação com muitos desses ex-trabalhadores não se extingue, havendo uma prática de acompanhamento e o convite para participação em diversos eventos de confraternização.

Medicina Curativa

Ainda no âmbito dos benefícios disponibilizados aos colaboradores, existe um Serviço de Medicina Curativa que tem como missão proporcionar-lhes um acompanhamento clínico subsidiário ao prestado pelos diversos Serviços de Medicina do Trabalho.

Com este Serviço pretende-se, de algum modo, contribuir para a redução dos tempos de absentismo dos trabalhadores, evitando ausências prolongadas que resultam da necessidade dos mesmos se deslocarem aos seus médicos de família.

Ao mesmo tempo, procura-se disponibilizar um serviço que efectue uma primeira filtragem sobre eventuais problemas de saúde que existam, procedendo-se ao encaminhamento para as especialidades clínicas adequadas. Paralelamente ao acompanhamento clínico dos colaboradores, a equipa médica do Serviço disponibiliza-se para prescrever o receituário adequado, bem como eventuais exames auxiliares de diagnóstico que se revelem necessários.

Este Serviço funciona no posto médico existente em Lagoas Park, podendo a marcação das consultas ser efectuada directamente junto dos Recursos Humanos ou utilizando o Portal Corporativo da Teixeira Duarte, que dispõe de serviços electrónicos de marcação de consultas.

Aos colaboradores em situações de baixa prolongada, por doença ou por acidente de trabalho superior a 30 dias, é feito um acompanhamento personalizado. A Direcção de Recursos Humanos contacta os ausentes, com uma periodicidade mensal, para aferir da evolução da sua situação clínica e para prestar todo o apoio que for necessário.

Relatório Sustentabilidade 2010

20

3.2. DESENVOLVIMENTO

As políticas de desenvolvimento dos colaboradores assentam em três pilares:

– Avaliação de Desempenho;

– Formação e Certificação profissional;

– Escolaridade.

Avaliação de desempenho

A totalidade dos colaboradores da Teixeira Duarte tem avaliação de desempenho, a qual é registada centralmente apenas para cerca de 80%.

Os mecanismos de avaliação implementados permitem aos gestores avaliar as necessidades de formação, confirmar competências para o exercício das funções e tomar decisões quanto à progressão na carreira de cada colaborador.

Formação

Em 2010, a formação assumiu particular importância na Teixeira Duarte, tendo sido desenvolvidos planos de formação específicos por colaborador, que resultaram dos diagnósticos de necessidades identificadas no desempenho da função e no respectivo processo de avaliação.

Em 2010, o número de horas de formação por colaborador sofreu significativo aumento, fruto também de formação interna em contexto laboral que assentou num programa formativo, estruturado e assistido por um tutor, de modo a alcançar melhores índices de acolhimento e de desenvolvimento dos colaboradores visados.

As acções de formação permitem robustecer a partilha de conhecimento e de experiências entre colaboradores de diferentes áreas, sectores, mercados e gerações.

Certificação profissional

A certificação profissional é uma componente muito relevante na política de desenvolvimento dos colaboradores da Teixeira Duarte.

Neste âmbito, destaca-se a continuidade do investimento na certificação dos colaboradores, em particular na obtenção dos Certificados de Aptidão Profissional (CAP).

Média de horas de formação por colaborador - 2010

Quadros Superiores26,3

Funções Técnicas / Administrativas33,8

Operacionais41,7

Relatório de Sustentabilidade 2010

21

Ainda no que se refere aos CAP, a Teixeira Duarte assume uma postura de cooperação com as entidades públicas certificadoras, nomeadamente na definição do tipo de provas para obtenção de títulos de aptidão profissional de técnico de obra nas áreas das infra-estruturas e da geotecnia, assim como para condutores manobradores, sendo agora possível obter a referida titularidade por diferentes tipologias de máquinas.

Em 2010, foram também realizadas certificações profissionais em passaporte de segurança, socorrismo e certificados de qualificação de soldadores.

Escolaridade

Em 2010, foi feito um investimento de cooperação no sentido de garantir a obtenção de graus escolares mais elevados aos colaboradores da Teixeira Duarte, através da frequência na iniciativa “Novas Oportunidades”, básico (9.º ano) e secundário (12.º ano). A formação decorreu na sede, nos estaleiros centrais e em algumas obras.

Iniciativa Novas Oportunidades realizada na obra do Douro Litoral

Na empreitada do Douro Litoral, foi estabelecida uma parceria pioneira com a Escola Profissional de Gondomar, através da qual foi instalado, no próprio estaleiro em Sandim, um Centro de Novas Oportunidades.

A particularidade deste facto resulta de ter sido a primeira vez que uma iniciativa desta natureza foi realizada em obra.

De salientar que o programa funcionou em horário pós-laboral, entre as 20h00 e as 23h00, nas instalações do estaleiro, disponibilizadas para o efeito, o que implicou um esforço e dedicação por parte de todos os envolvidos neste projecto, em particular, dos próprios trabalhadores.

3.3. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A preocupação em dar referenciais sobre as empresas, em assegurar a actualização sobre as realidades relevantes e que envolvem os colaboradores, a partilha de resultados e a ligação entre as diferentes estruturas, levou a Teixeira Duarte a desenvolver uma política de comunicação interna suportada em diferentes meios e veículos comunicacionais.

Portal Corporativo

O Portal do Grupo Teixeira Duarte é uma plataforma acessível a todos os colaboradores através do qual se disponibiliza informação e serviços úteis. Este é o veículo privilegiado de ligação dos colaboradores com as empresas.

Outros1.762

Com cursosuperior

669

Com curso denível médio

351

Habilitações Literárias

Relatório Sustentabilidade 2010

22

Manual de Acolhimento

O Manual de Acolhimento tem sido adoptado na Teixeira Duarte como instrumento de apresentação das respectivas empresas ao trabalhador recém-admitido, possibilitando, dessa forma, uma melhor e mais eficaz integração.

É feito um breve enquadramento histórico, são apresentadas a Missão, os Valores e as Políticas das empresas, bem como um conjunto adicional de informações relevantes em matérias de Recursos Humanos, Saúde e Segurança e Responsabilidade Social.

Boletim de Sumários

O Boletim de Sumários é um documento publicitado mensalmente no Portal Corporativo que constituí um repositório de todo o tipo de publicações que a Teixeira Duarte recebe, de um modo regular ou avulso. Contém a reprodução dos títulos e índices de todas as publicações, permitindo a todos os interessados requisitar os artigos que lhes interesse consultar.

Reuniões de Empresa e Sectoriais

Com periodicidade, têm vindo a realizar-se reuniões entre a Administração e a Alta Direcção do Grupo Teixeira Duarte através das quais é promovida a divulgação de informações sobre sectores, mercados e áreas de actuação da Teixeira Duarte, bem como sobre a situação económico-financeira do Grupo e outras de cariz transversal e estratégico.

Reunião Anual de Quadros

O Encontro Anual de Quadros da Teixeira Duarte é, sem dúvida, um dos principais veículos de comunicação interna, não só pela cumplicidade que se promove entre todos e pela informal transmissão de informação sobre a vida da Empresa, mas também porque nele se integra uma reunião de trabalho na qual são partilhados múltiplos elementos sobre a Teixeira Duarte.

Em 2010, o tema escolhido foi “VESTIR A CAMISOLA”, com o intuito de continuar a estimular o forte “espírito de equipa” que caracteriza a Teixeira Duarte. Esta reunião teve a participação de cerca de quinhentos quadros da TD-EC e de algumas outras empresas do Grupo. O desenvolvimento do tema principal contou com a intervenção directa de todos os elementos do Conselho de Administração.

3.4. SAÚDE E SEGURANÇA

A segurança é um aspecto fundamental na gestão da actividade da Teixeira Duarte, sendo as empresas que integram o âmbito deste relatório titulares de políticas e sistemas de gestão certificados segundo o referencial OSHAS 18001.

A formação assume aqui um papel preponderante, sendo realizadas acções de formação com recurso a meios próprios ou a entidades externas especializadas, as quais são destinadas aos colaboradores da Teixeira Duarte e também aos colaboradores de subempreiteiros.

Neste último caso, destacam-se as sessões de sensibilização e formação, bem como as auditorias efectuadas a fornecedores e prestadores de serviços no âmbito da responsabilidade social.

Relatório de Sustentabilidade 2010

23

A organização da função segurança e saúde

Cada uma das empresas do Grupo Teixeira Duarte tem a responsabilidade e capacidade de intervir em matéria de Segurança e Saúde, recorrendo quando necessário ao apoio dos respectivos serviços centrais.

– A Segurança e Saúde estão descentralizadas nas estruturas organizativas das diversas empresas.

– As empresas possuem serviços centrais de apoio para a área da Segurança.

– As empresas dispõem de serviços próprios para a Medicina no Trabalho.

No Grupo Teixeira Duarte não existem Comissões de Trabalhadores para as matérias da Segurança e Saúde, cabendo as respectivas tarefas e responsabilidades a técnicos e hierarquias, que cooperam no sentido de promover a segurança e saúde dos trabalhadores. Porém, existem comissões formais de segurança que têm sido promovidas pelos donos de obra, sendo que os colaboradores que as integram são, na maior parte das vezes, nomeados e não sufragados. Esta prática de alguns donos de obra, não prejudica a existência dos representantes dos trabalhadores para a Responsabilidade Social.

Saúde no trabalho

No âmbito dos serviços de medicina do trabalho, realizam-se exames médicos obrigatórios de admissão, exames periódicos e exames ocasionais.

Na maioria dos exames médicos são aplicados protocolos de vigilância da saúde, tendo em conta os riscos das actividades, nomeadamente trabalho em altura, ruído, trabalho nocturno, trabalho expostoexposição a substâncias químicas como o amianto e também para os destacados para diferentes meios ambientes e geografias, nomeadamente no Estrangeiro.

Em 2010, foram também administradas vacinas antitetânicas contribuindo para a actualização do Plano Nacional de Vacinação, bem como vacinas contra a Gripe Sazonal, a Hepatite A e B, a Pneumonia e contra o papiloma vírus.

Manual de Informação e Educação para a Saúde

Neste ano, foi criado o Manual de Informação e Educação para a Saúde, que compila um conjunto de informações relevantes em matérias que o Serviço de Medicina do Trabalho considerou terem maior probabilidade de afectar a saúde dos colaboradores da Teixeira Duarte, nomeadamente o exercício físico, a hipertensão arterial, a displidémia, o consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, o trabalho com visores e o ruído. O Manual é entregue aos colaboradores quando estes realizam os exames médicos periódicos.

Serviços de Segurança ede Saúde no Trabalho

Segurança Saúde

Organização dos Serviços de Segurança e Saúde do Trabalho

2007 2008 2009 2010

1312

18

10

Doenças profissionais participadas à CNPCRP

Relatório Sustentabilidade 2010

24

Mês do coração

O mês de Maio é o mês em que a Teixeira Duarte realiza iniciativas dedicadas à prevenção de doenças do Coração.

Em 2010, realizaram-se duas sessões sobre o tema “Alimentação e Doenças Cardiovasculares”, na Sede e em Vale Figueira, com a intervenção de uma dietista.

Estas sessões tiveram a presença de mais de 50 participantes.

Manual do Viajante

A forte presença internacional da Teixeira Duarte conduziu à necessidade de desenvolver um manual com um conjunto de informações importantes, sobre os cuidados que os colaboradores deverão ter quando estiverem a trabalhar num país estrangeiro.

O manual tem como objectivo ajudar a prevenir situações de risco clínico para a saúde dos colaboradores e funcionar como guia comportamental em matérias de saúde.

Monitorização

Todas as questões relativas à Segurança e Saúde no Trabalho são acompanhadas e sujeitas a várias formas de controlo:

– Autocontrolo por parte das diversas estruturas organizativas.

– Controlo interno independente, realizado pelos serviços centrais de apoio da área da segurança e saúde.

– Controlo interno independente efectuado por entidades externas habilitadas para o efeito.

– Controlo externo, levado a cabo por clientes e por entidades acreditadas e/ou certificadas.

Objectivos Método de monitorização Indicadores

Construir com segurança

SinistralidadeÍndice de FrequênciaÍndice de GravidadeTaxa de incidência

SaúdeDoenças profissionais participadasExames médicos realizadosAlcoolemia

Cumprimento dos requisitos legais e outrosActividade das entidades fiscalizadoras Multas não fiscais

Auditorias internas e externas Incumprimentos detectados

Recursos adequados Formação e qualificação

Avaliação de desempenhoCertificação do pessoalFormaçãoRecursos na área da SHST

Rentabilização de Recursos Quantidades de trabalhoÍndice de absentismoÍndice de trabalho extraordinário

Relatório de Sustentabilidade 2010

25

Indicadores de Desempenho na área da SHST, nos últimos quatro anos

2007 2008 2009 2010

40

20

30

Valo

r d

o IF

2007 2008 2009 2010

1.500

1.000

500

0

Valo

r d

o IG

2007 2008 2009 2010

Teixeira Duarte Subempreiteiros

3,0

2,0

0,0

5,0

4,0

1,0Test

e Po

siti

vos

(%)

2007 2008 2009 2010

3.000

1.500

750

0

2.250

Teixeira Duarte Subempreiteiros

de

Test

es

Índice de Frequência (IF)

Índice de Gravidade (IG)

Testes de Alcoolémia Efectuados

Controle de Alcoolémia

Relatório Sustentabilidade 2010

26

3.5. FORNECEDORES E SUBEMPREITEIROS

Fornecedores, subempreiteiros e outros prestadores de serviços, são identificados como partes interessadas relevantes pela Teixeira Duarte, sendo que o seu desempenho é avaliado anualmente, mediante critérios que entram em linha de conta com os requisitos de segurança, qualidade, prazos e responsabilidade social.

O Grupo Teixeira Duarte, certificado em Responsabilidade Social, assumiu o compromisso de trabalhar com empresas que também respeitem os requisitos da norma SA8000, procurando dar, dessa forma, um contributo para a promoção das condições de trabalho de todos aqueles que, de alguma forma, são estão ligados à actividade da Teixeira Duarte.

Quando a Teixeira Duarte actua nos mercados exteriores, privilegia a contratação de empresas e fornecedores locais, promovendo uma competitividade leal, contribuindo, também desta forma, para o desenvolvimento da sociedade e da melhoria das condições de vida da população desses países.

Formas de relacionamento Assuntos relevantes identificados Resposta da Teixeira Duarte

Requisitos nos contratosFornecedores e Subempreiteiros elegem como prioritário o cumprimento dos prazos de pagamento

A Teixeira Duarte cumpre as condições de pagamento definidas com Fornecedores e Subempreiteiros

A Teixeira Duarte considera relevante a conformidade legal e regulamentar das empresas

Exigência aos subempreiteiros– do alvará correspondente à actividade contratada– seguro de acidentes de trabalho– regularidade da Segurança Social dos seus trabalhadores

Avaliação dos fornecedores Para a Teixeira Duarte é relevante o cumprimento dos critérios de Qualidade, Prazo e Responsabilidade Social

Realização da auditorias às instalações dos fornecedores.Comunicação dos resultados que obtiveram nas avaliações, explicando-lhes todos os procedimentos de avaliação a que foram sujeitos e medidas a adoptar

Avaliação de subempreiteirosPara a Teixeira Duarte é relevante o cumprimento dos critérios de Segurança, Qualidade, Prazo e de Responsabilidade Social

Realização de auditorias às actividades dos subempreiteiros:– Controle normativo e regulamentar do seu pessoal– Formação na área da SHST aos seus trabalhadores– Controle de alcoolemia aos seus trabalhadores– Disponibilização aos trabalhadores de equipamentos de

protecção individual caso se verifique falfa da sua entidade patronal.

Sendo a actividade da construção civil e obras públicas considerada de potencial risco de acidente, julgamos dever

continuar a manter os mecanismos que conduzem à diminuição do uso ou abuso de bebidas alcoólicas.

A melhor forma de atingir estes objectivos tem sido através da prevenção educativa através da informação, formação

e prestação de esclarecimentos aos colaboradores a fim de o levar a aderir e gerir os valores que se opõem ao abuso do

álcool e consequentes riscos. Estas medidas têm como fim último o bem-estar físico, psíquico e social dos colaboradores

do Grupo TD. Contudo torna-se importante e eficaz o controle legal que é efectuado quer aos colaboradores do Grupo TD

quer aos colaboradores de subempreiteiros.

Relatório de Sustentabilidade 2010

27

3.6. CLIENTES

No âmbito dos Sistemas de Gestão, a Teixeira Duarte dispõe de metodologias para avaliação da satisfação dos seus Clientes relativamente às suas prestações.

Com o objectivo de estreitar o relacionamento no mercado onde actua, foi levada a cabo pelo Grupo Teixeira Duarte uma consulta às Partes Interessadas estratégicas (os Clientes mais representativos em termos de volume de negócio e de recorrência, e Entidades Reguladoras) com o objectivo de identificar os assuntos por estas consideradas como mais relevantes em matéria de Sustentabilidade.

Pudemos concluir que mais de metade dos Clientes (55%) e das Entidades Reguladoras (67%) que responderam ao inquérito analisam informação sobre o desempenho sustentável das empresas dos sectores de actividade das empresas do Grupo Teixeira Duarte, nomeadamente o sector da Construção. Todas (100%) consideram importante a publicação de informação sobre o desempenho sustentável das empresas.

Esta Consulta surge na sequência e em complemento a outras actividades entretanto realizadas neste âmbito: Diagnóstico Interno, Análise ao Mercado das Melhores Práticas de Sustentabilidade no Sector da Construção, Hierarquização de Temas Relevantes e Identificação das Partes Interessadas.

Após efectuada a consulta às Partes Interessadas podemos concluir que as áreas mais relevantes por estas identificadas são:

– Cumprimento da legislação, governo da sociedade e ética.

– Aspectos sociais internos.

– Produtos e Serviços.

Já as estruturas da própria Teixeira Duarte, às quais também foram feitos inquéritos internos em sessões de trabalho, valorizaram os seguintes temas, aqui expostos por ordem decrescente de importância:

– Questões de conduta, ética, corrupção e fraude.

– Acidentes de trabalho e segurança.

– Direitos humanos.

– Cumprimento de regulamentações e legislação.

– Contratação ilegal.

– Qualidade de produtos e serviços.

– Gestão de substâncias perigosas.

Relatório Sustentabilidade 2010

28

3.7. INICIATIVAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Dia da Empresa

A TD-EC comemora o seu “Dia da Empresa” a 15 de Outubro, data que coincide, simbolicamente, com a do nascimento do seu fundador, Eng.º Ricardo Esquível Teixeira Duarte.

Como já vem sendo habitual, em 2010 também foi neste dia que foi prestada homenagem aos colaboradores que, nesse ano, completaram 30 anos de serviço na Empresa. Para o efeito, realizou-se um almoço, no qual o Conselho de Administração e a alta Direcção da Empresa prestaram homenagem aos referidos “trintanistas”.

Após a refeição, foram entregues aos homenageados os já tradicionais “Capacetes de Cristal”, bem como um Livro sobre o ano da sua admissão – 1980.

Livro 1980

Baseados nos arquivos disponíveis e nos testemunhos de diversos intervenientes nos principais acontecimentos ocorridos na Empresa em 1980, apresentou-se o que era a Teixeira Duarte nesse período, referenciando as obras mais emblemáticas e destacando aqueles que, ao longo desse ano, se juntaram a um projecto que se tornou naquilo que é actualmente a Teixeira Duarte.

Almoço de Natal

Trata-se de um encontro promovido pela Teixeira Duarte com o intuito de reunir todos os seus colaboradores. Em 2010, este evento realizou-se na obra do Pólo Operacional Teixeira Duarte, no Montijo, que contou com a presença de mais de 700 colaboradores.

Nesse evento o Presidente do Conselho de Administração partilhou com os presentes alguns dos factos mais relevantes sobre a actividade do Grupo, tendo abordado também alguns temas internos da Teixeira Duarte. Posteriormente, transmitiu algumas das ideias difundidas no Encontro de Quadros, que decorrera a 20 e 21 de Maio de 2010, relembrando o tema central desse evento – “Vestir a Camisola”. Referiu-se, também, ao dia 15 de Outubro – Dia da Empresa – como momento em que é prestada homenagem aos colaboradores que completam 30 anos de serviço na Teixeira Duarte, aos quais também dirigiu uma palavra especial de reconhecimento.

Sessões de Recolha de Sangue

Em 2010, realizaram-se três sessões de recolha de Sangue, organizadas em conjunto com o Centro Regional de Sangue de Lisboa (CRSL).

Há cada vez mais pessoas que tomam consciência das necessidades em sangue e procuram dar o seu contributo. Dessa forma, ao organizar estas sessões, funcionamos como facilitadores, permitindo a todas as partes envolvidas – CRSL e dadores de sangue – alcançar os seus objectivos. Campanhas de Solidariedade Social No mês de Outubro de 2010, foi desenvolvida uma Campanha de Solidariedade pelos colaboradores da Teixeira Duarte, que visou a recolha de material didáctico e lúdico para entrega na instituição Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Porto Salvo.

Relatório de Sustentabilidade 2010

29

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social tem como móbil prestar apoio à população da freguesia de Porto Salvo, nas valências de creches, ATL, Centro de Dia para idosos e apoio domiciliário a famílias carências.

Foram entregues na Instituição materiais diversos, desde lápis, borrachas, cadernos, barro, pasta de moldar, jogos infantis e livros escolares. Esta acção apoiou um total de 250 crianças que frequentam desde o Jardim-de-Infância até ao 2º Ciclo.

Investimento na comunidade Durante o ano de 2010 a TD-EC prestou apoio pecuniário no valor de €20.000 a algumas instituições de carácter social.

Responsabilidade Ambiental

Relatório Sustentabilidade 2010

32

4.1. GESTÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS

A preservação e o respeito pelo ambiente constituem, desde há vários anos, um aspecto essencial na visão e na estratégia do Grupo Teixeira Duarte. Esta preocupação está expressa nas Políticas de Gestão, que definem os objectivos e os princípios estratégicos associados à gestão ambiental da Teixeira Duarte, destacando-se:

– Cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, bem como de recomendações associadas aos aspectos ambientais identificados;

– Minimização dos impactes ambientais decorrentes da sua actividade nas diversas áreas de negócio, de forma a garantir um desenvolvimento sustentado do Grupo;

– Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental que, desenvolvendo as metodologias de planeamento, execução e verificação a adoptar, garanta completo cumprimento aos requisitos legais e dos compromissos assumidos;

– Sensibilização de todos os colaboradores e subempreiteiros para a responsabilidade da preservação e protecção do ambiente, assegurando a formação e educação adequadas a cada função;

– Estabelecimento de programas de monitorização e controlo para a verificação dos parâmetros de qualidade fundamentais, de modo a permitir uma avaliação contínua da implementação e eficácia dos procedimentos;

– Avaliação da eficácia do Sistema de Gestão Ambiental implementado, a fim de o corrigir ou aperfeiçoar, com o objectivo de garantir a melhoria contínua do desempenho ambiental.

As empresas do Grupo Teixeira Duarte abrangidas neste Relatório têm o seu Sistema de Gestão Ambiental certificado, de acordo com a norma NP EN ISO 14001. O sector da construção caracteriza-se por apresentar um consumo de materiais extremamente diversificados, dependente, em larga medida, do tipo de actividades desenvolvidas. Em termos qualitativos é possível identificar dois tipos de consumidores de materiais: as obras e as instalações fixas. A nível das obras, o consumo de matérias-primas encontra-se associado, inevitavelmente, à quantidade e tipo de obras em curso. A variação destes consumos está dependente de factores exógenos, como as características do projecto, sendo limitada a capacidade de intervenção na alteração das características dos materiais.

É já prática corrente a reutilização de materiais em obra, sobretudo no que se refere a materiais com elevado potencial de valorização como solos, betão e betuminoso.

Inertes

Betão

Ferro/Aço

Cimento

Explosivos

Papel

1 100 10.000 1.000.000

tons

Consumo de Matérias-Primas em 2010

Relatório de Sustentabilidade 2010

33

No que se refere ao consumo de materiais de escritório, o papel assume especial relevância, uma vez que constitui a principal matéria-prima utilizada. Neste sentido, têm sido implementadas diversas medidas, importando destacar o processo progressivo de arquivo e transmissão digital de documentos, que vem permitindo uma redução significativa daquele consumo nos últimos anos.

4.2. RESÍDUOS

A produção de resíduos constitui para o Grupo Teixeira Duarte um importante desafio, caracterizando-se por ser um dos aspectos ambientais com maior relevância ao nível do sector da construção.

O Grupo Teixeira Duarte tem desenvolvido nos últimos anos diversas campanhas de sensibilização e formação, com o objectivo de promover a segregação de resíduos e, consequentemente, a sua valorização. Estas campanhas são direccionadas não só para os colaboradores da empresa, como também para todas as partes interessadas e intervenientes na gestão de resíduos, nomeadamente subempreiteiros e fornecedores.

O crescimento da taxa de resíduos valorizados reflecte a eficácia das medidas adoptadas nos últimos anos no que respeita à gestão de resíduos, que visam garantir um desempenho ambiental em conformidade com os objectivos do grupo e de acordo com a legislação e documentos normativos em vigor. Importa referir que desde 2007 se obteve um aumento de mais de 40% nos resíduos valorizados, consequência das medidas implementadas ao longo dos últimos anos, das quais se destacam:

– Formação e sensibilização de todas as partes activas na gestão dos resíduos, nomeadamente clientes, fornecedores e subempreiteiros.

– Desenvolvimento e implementação de sistemas informáticos de controlo e registo de resíduos.

– Desenvolvimento e divulgação de documentos informativos relativos à gestão de resíduos em obra.

– Auditorias, vistorias e consultoria permanente a obras e instalações fixas, garantindo um apoio contínuo no que respeita à gestão de resíduos.

387 Ton

Betão reutilizado

878 m3

Betuminoso reutilizado

67.153 m3

Solos reutilizados

60

50

40

30

20

10

02007 2008 2009 2010

ton

Consumo de Papel (ton)

2007 2008 2009 2010

Resíduos Valorizados Resíduos Eliminados

76,2% 60,2% 23,0% 32,7%100%

80%

60%

40%

20%

0%

Resíduos Valorizados vs. Resíduos Eliminados

Relatório Sustentabilidade 2010

34

A transposição da nova Directiva Quadro de Resíduos a nível Europeu, irá constituir para a Teixeira Duarte um importante desafio para 2011, a par do desenvolvimento de uma nova plataforma informática interna para a gestão de resíduos, com o objectivo de flexibilizar e facilitar o processo associado à gestão de resíduos em obra. Pretende-se com este novo sistema garantir um fluxo de informação mais rápido e fiável, bem como agilizar o processo de registo e reporte de dados de produção de resíduos.

4.3. ENERGIA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

A Teixeira Duarte tem actuado com vista a minimizar os consumos energéticos e, consequentemente, a redução da emissão de gases de efeito estufa.

A sensibilização dos colaboradores da Teixeira Duarte e dos colaboradores de subempreiteiros, bem como a gestão de equipamentos e dos projectos imobiliários têm sido os vectores de actuação nesta área.

A gestão e manutenção de equipamentos são efectuadas com o objectivo de garantir elevados níveis de eficiência dos sistemas de climatização e iluminação (instalações fixas) e das máquinas associadas ao processo produtivo.

O consumo energético e as emissões de gases de efeito estufa constituem indicadores fundamentais e estratégicos na melhoria do desempenho ambiental das empresas do Grupo.

Relativamente ao ano de 2010, destacam-se as seguintes medidas:

– Sensibilização e formação dos colaboradores para a utilização racional dos recursos energéticos;

– Início do processo de certificação energética de edifícios no complexo empresarial Lagoas Park, em Oeiras, onde se encontram sediadas as empresas do Grupo Teixeira Duarte;

– Incorporação de sistemas energéticos renováveis no Pólo Operacional Teixeira Duarte, no Montijo, nomeadamente painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas;

– Monitorização e controlo permanente dos sistemas de climatização e iluminação de todas as instalações fixas;

– Substituição progressiva de máquinas e equipamentos do parque de máquinas por outras menos poluentes;

– Monitorização periódica das fontes de emissão atmosférica fixas.

Gasóleo97,4%

Gás Natural1,8%Gás Butano

0,3%Gasolina

0,5%

Consumo de Energia Directa

Relatório de Sustentabilidade 2010

35

Adicionalmente, o Grupo Teixeira Duarte efectuou progressivamente uma substituição dos equipamentos que contêm substâncias deplectoras da camada do ozono, não se identificando qualquer emissão durante o ano de 2010.

A qualidade do ar a nível local constitui também uma preocupação do Grupo TD, procurando adoptar medidas que minimizem a emissão de poeiras para a envolvente. A emissão de partículas tem origem essencialmente na movimentação de máquinas e equipamentos, armazenamento de materiais e execução de actividades associadas ao processo construtivo, adoptando-se, por norma, as seguintes medidas:

– Instalação de sistemas de lavagem de rodados para limpeza de equipamentos e máquinas;

– Humedecimento de solos e de vias de circulação através de meios de aspersão de água;

– Transporte de terras e materiais através de veículos com cobertura;

– Instalação de silos encapsulados e estanques no armazenamento de materiais;

– Desenvolvimento de locais cobertos e confinados para armazenamento de materiais pulverulentos.

Pólo Operacional Teixeira Duarte

Durante o ano de 2010, iniciou-se a construção da nova unidade industrial da Teixeira Duarte, no Montijo, denominada de Pólo Operacional

Teixeira Duarte, estando prevista a sua inauguração em Abril de 2011.

O Pólo Operacional Teixeira Duarte foi projectado tendo como objectivo desenvolver uma unidade industrial energeticamente eficiente. Para tal

efectuou-se um levantamento exaustivo das necessidades energéticas da instalação e planeou-se a implementação de diversos sistemas, dos

quais se destacam:

– Sistema de isolamento térmico e acústico de alta eficiência;

– Instalação de 18 painéis fotovoltaicos de 225 W na cobertura dos edifícios;

– Turbina eólica com 1750 W de potência;

– Instalação de sistema de 16 colectores solares para produção de Agua Quente Sanitária;

– Implementação de sistemas de ventilação natural;

– Instalação de lâmpadas de baixo consumo e LED’s;

– Desenvolvimento de sensores de luminosidade e de presença e seccionamento dos espaços administrativos em várias zonas para iluminação;

– Instalação de programadores horários de iluminação;

– Sistemas de tratamentode efluentes gasosos provenientes de fontes fixas.

Combustíveis83%

Viagens7%

Electricidade10%

Emissões de CO2 por fonte (ton CO2 eq)

Relatório Sustentabilidade 2010

36

4.4. ÁGUA

A eficiência na gestão da água (quer de rede quer de captação directa) nos processos produtivos constitui também uma preocupação das Empresas TD. As actividades que por norma decorrem junto a linhas de água são frequentemente alvo de monitorização dos recursos hídricos superficiais com o objectivo de identificar qualquer alteração a nível quantitativo ou qualitativo. Paralelamente são efectuadas monitorizações das captações e descargas de água em solo ou meio hídrico, sempre que se verifiquem potenciais impactes no meio envolvente.

A água consumida pelas empresas tem como fonte principal a rede pública (96%), sendo a restante proveniente de furos de captação, reutilização e abastecimento por meio de autotanques (4%).

À semelhança do que sucede nas matérias-primas e de recursos energéticos, o consumo de água encontra-se fortemente dependente da quantidade e do tipo de obras em curso. A caracterização quantitativa dos consumos de água, devido às questões anteriormente referidas, evidencia uma grande variabilidade ao longo dos anos, impossibilitando a elaboração de uma correcta análise comparativa.

Decorrente dos sistemas de gestão ambiental, a Teixeira Duarte avalia os impactes ambientais resultantes da utilização de recursos hídricos, procurando actuar na redução do consumo e na minimização da carga poluente descarregado em solo ou meio hídrico. É prática comum nas empresas a reutilização de água para actividades paralelas como rega/aspersão sobre superfícies pulverulentas, lavagem de rodados à saída do estaleiro, na lavagem de betoneiras, entre outras. Esta temática é, também, amplamente divulgada em acções de formação e sensibilização, com o objectivo de eliminar desperdícios e maximizar os recursos disponíveis em obra.

A descarga de efluentes é efectuada através de sistemas pré-existentes, nomeadamente rede pública, ou através de outros sistemas instalados em unidades temporárias/móveis como ETAR’s compactas e fossas estanques. Sempre que se verifique a existência de efluentes contaminados com substâncias perigosas, as águas residuais são sujeitas a um pré-tratamento através de separadores de hidrocarbonetos ou outro sistema que permita a redução/eliminação da carga poluente.

Pólo Operacional Teixeira Duarte

A rede de abastecimento de águas e a descarga de efluentes do novo Pólo Operacional Teixeira Duarte, no Montijo, foi projectado visando garantir

uma correcta gestão dos recursos hídricos.

O projecto desta instalação foi desenvolvido com o objectivo não só de minimizar o consumo de água, como também reduzir o teor em carga

poluente nas águas descarregadas na rede pública.

No planeamento desta unidade foram considerados diversos mecanismos de controlo, monitorização e tratamento, dos quais se destaca:

– Sistema de reutilização das águas de lavagem de máquinas e equipamentos;

– Aproveitamento das águas pluviais para a rede de rega, rede de incêndios e instalações sanitárias;

– Instalação de sistemas temporizadores nas torneiras e chuveiros;

– Sistema de tratamento de águas residuais industriais através de um separador de hidrocarbonetos.

19%Redução de consumo de água

relativamente a 2009

Relatório de Sustentabilidade 2010

37

4.5. RUÍDO

As actividades de construção encontram-se associadas, na generalidade dos casos, à emissão de níveis incomodativos de ruído. Esta tem sido uma preocupação crescente da Teixeira Duarte ao longo dos últimos anos, procurando não só dar resposta aos requisitos legais e normativos vigentes, como também às questões humanas de todas as populações expostas.

Nos últimos anos foram desenvolvidas diversas operações de monitorização e controlo de ruído em actividades consideradas críticas, das quais se destacam:

– Instalações fixas produtoras de ruído com presença de diversos receptores sensíveis na envolvente;

– Obras de construção, sobretudo urbanas, com envolvente habitacional ou com serviços considerados críticos (hospitais, escolas ou estabelecimentos similares);

– Projectos de novas instalações com receptores sensíveis no espaço envolvente.

A Teixeira Duarte investe regularmente na formação dos seus colaboradores nesta área, para o que conta com um grupo de 13 técnicos qualificados e dois equipamentos para a realização de ensaios de ruído ambiental, estando prevista a acreditação do laboratório de ruído e vibrações para o ano de 2011.

4.6. BIODIVERSIDADE

A minimização de impactes na biodiversidade é encarada pela Teixeira Duarte como uma consequência da implementação de medidas relativas à prevenção e gestão de outros impactes considerados pelos Sistemas de Gestão, nomeadamente os relativos aos descritores ambientais, água, resíduos, ruído e emissões atmosféricas.

Além disso, na selecção de locais para instalação de estaleiros temporários e móveis são tidas em conta quer as áreas protegidas quer os locais onde a biodiversidade possa ser afectada. Nas empreitadas que estão sujeitas a Avaliação de Impacte Ambiental, as medidas de prevenção destes impactes estão perfeitamente definidas e o seu cumprimento monitorizado.

O quadro seguinte caracteriza as principais actividades realizadas em zonas protegidas e respectivos planos de monitorização desenvolvidos, com o objectivo de analisar e minimizar eventuais impactes no meio envolvente.

Não se verificaram por parte de nenhuma das Empresas TD, durante os anos em análise, derrames significativos que pudessem pôr em causa a biodiversidade.

Relatório Sustentabilidade 2010

38

ObraZonas Afectadas Monitorização

Designação Localização Área

Atravessamento ferroviário do Sado e viadutos de acesso

Alcácer do Sal 4,4 ha

- Reserva Natural do Estuário do Sado- Zona de Protecção Especial do Estuário

do Sado- RAN- Rede Natura 2000

- Avifauna- Dragados- Recursos Hídricos Superficiais- Água para Consumo Humano- Efluentes de ETAR’s- Efluentes dos Separadores de Hidrocarbonetos

Conclusão da construção da Barragem de Odelouca

Odelouca 872 ha - Rede Natura 2000- Recursos Hídricos Superficiais- Água para Consumo Humano- Efluentes de ETAR’s

Descarregador de cheias complementar da Barragem da Paradela

Paradela 47 ha- Parque Nacional Peneda Gerês- REN

- Ruído

Auto-estrada A41/ IC24/nó da Ermida (IC25) A43/IC29 – Gondomar/Aguiar de Sousa IC24/A41 e Auto-estrada A32/IC2

Porto 257 ha- REN- RAN

- Recursos Hídricos Superficiais- Recursos Hídricos Subterrâneos- Água de captação- Ruído- Flora e Vegetação

10 Campanhas

Monitorização Avifauna

0 Derrames

com impacto Significativo

4 Obras

em Zonas Protegidas

Monitorização Avifauna – Alcácer do Sal

No âmbito da empreitada de construção do Atravessamento Ferroviário do Sado e viadutos de acesso, a TD-EC realizou várias campanhas de

monitorização da avifauna local.

Esta monitorização teve como objectivo caracterizar a comunidade de avifauna, identificar a presença de ninhos de espécies protegidas e cartografar

os locais mais favoráveis para as várias espécies.

Desta forma, identificando-se os elementos biológicos relevantes e a sua distribuição, é possível avaliar a exclusão causada pela construção

da Variante de Alcácer, determinando a capacidade de resposta da comunidade aos impactes directos e indirectos, permitindo a avaliação das

medidas de minimização propostas, assim como a definição de novas medidas

No âmbito desta obra, foram previstas e executadas algumas medidas de minimização dos impactes que incluíam, entre outras, a execução dos

caminhos de acesso e a instalação dos estaleiros fora do período crítico (entre Março e Julho) e a construção de uma barreira (vedação), ao nível do

solo, entre a área de intervenção e as zonas húmidas envolventes.

Da análise global dos resultados, verifica-se que o local apresenta uma riqueza específica considerável, tendo sido inventariadas 103 espécies de

aves diferentes, num total de 1314 indivíduos, em 8 quadrantes. Destas, cerca de um terço encontram-se expectavelmente associadas a zonas

húmidas/habitats aquáticos.

Nas campanhas realizadas em 2010 verificou-se que os valores de abundância de aves e riqueza específica são bastante maiores comparativamente

aos apurados aquando das campanhas de monitorização de 2008 e 2009.

Relatório de Sustentabilidade 2010

39

4.7. COMPROMISSOS

Área temática Acções

Comunicação

Desenvolver o Portal Corporativo e o novo sítio na Internet do Grupo Teixeira Duarte.

Integrar o reporte de Sustentabilidade no Relatório de Gestão.Alargar o âmbito do Relatório de Sustentabilidade a outras áreas de negócio do Grupo.

Aquisição de bens e serviços

Aumentar o número de adjudicações efectuadas com base em consultas ao mercado lançadas através do portal mercadoaberto.net da Construlink.

Aumentar a eficiência das acções de melhoria do desempenho de fornecedores.

Infra-Estruturas

Desenvolver o processo de codificação dos equipamentos e acessórios com o sistema de código de barras.

Transferir os serviços localizados em Vale Figueira e em Coina para o novo Pólo Operacional Teixeira Duarte, no segundo trimestre de 2011.

Colaboradores

Realizar acções de formação relevantes para qualificação dos trabalhadores.

Transformar as cadernetas de competências em CAP e obter novos CAP.

Proceder à certificação da formação interna.

Cumprimento integral da legislação em matéria de medicina no trabalho.

Responsabilidade Social

Analisar os contactos recebidos através do Portal Corporativo.

Organizar, duas campanhas de solidariedade social, pelo menos e três sessões de colheita de sangue.

Diminuir o número de horas de trabalho suplementar relativamente ao ano anterior.

Ambiente

Continuar o processo de acreditação dos ensaios de avaliação de ruído ambiental e vibrações do corpo humano no âmbito do laboratório de materiais.

Desenvolver uma metodologia de registo de resíduos através da plataforma SAP.

Desenvolver uma metodologia de avaliação de riscos ambientais para o estabelecimento de garantias financeiras.

Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Certificar os respectivos sistemas de gestão com base na norma NP 4457, com as seguintes metas:- TD-EC no primeiro trimestre de 2011;- TDGI no terceiro trimestre de 2011;- Somafel no quarto trimestre de 2011.

Criar um grupo de trabalho ad-hoc para analisar as implicações introduzidas pelo Código dos Contratos Públicos nas empreitadas de valor superior a 25 milhões de euros.

Relatório de Sustentabilidade 2010

Relatório Sustentabilidade 2010

40

5. NOTAS METODOLÓGICAS

Recursos Humanos Na contabilização de Colaboradores por categoria profissional poderão existir ligeiras oscilações entre os dados apresentados relativos a qua-dros superiores e quadros médios. Estas decorrem das diferentes classificações que as empresas realizam para os seus quadros. No entanto, estas não resultam em alterações significativas na caracterização global dos Recursos Humanos da Teixeira Duarte.

Taxa de rotatividade Taxa de rotatividade = (N.º de saídas de Colaboradores da Empresa / N.º Total de Colaboradores no final do período)

Índices de Sinistralidade Índice de frequência de acidentes = (Nº total de acidentes X 1.000.000/Nº de horas trabalhadas) Índice de gravidade de acidentes = (Nº de dias perdidos por baixa X 1.000.000/Nº de horas trabalhadas)Índice de frequência de doenças profissionais = (Nº doenças profissionais X 1.000.000/Nº total de horas trabalhadas)

Taxa de absentismo Taxa de Absentismo = (Nº de horas por absentismo/Nº de horas trabalhadas) As horas por absentismo correspondem a faltas por doença, baixa por sinistro, faltas justificadas e faltas não justificadas.

Matérias-primas Para cálculo dos consumos de papel assumiu-se que todo o papel consumido tem gramagem igual a 30g/m2.Os consumos de matérias-primas nas empresas TD-EC e OFM foram apurados tendo em consideração os preços médios das matérias-primas durante os anos em análise.

Energia Os consumos de combustíveis foram calculados com base nos preços médios dos combustíveis.

Combustível Factor de emissão Fonte

FE Gasolina 68,6 kg CO2/GJ APA, 2008

FE Gasóleo 74,1 kg CO2/GJ APA, 2008

FE Gás Propano 63,1 kg CO2/GJ APA, 2008

FE Gás Butano 63,1 kg CO2/GJ APA, 2008

FE Gás Natural 56,1 kg CO2/GJ APA, 2008

FE Electricidade 0,487 kg CO2/kWh DGGE

Factores utilizados para a conversão da dados (EN3 e EN4) PCI – Poder calorifico inferior

Relatório de Sustentabilidade 2010

41

Os consumos de electricidade das unidades fixas da TD-EC não incluem o consumo relativo aos escritórios de Vila Nova de Gaia, dado que a Empresa só possui uma fracção alugada no edifício e não existem valores disponíveis.

Água Os consumos de água da TD-EC não incluem os escritórios de Vila Nova de Gaia (dado que a Empresa só possui uma fracção alugada no edifício), por não existirem valores disponíveis. Também não está incluído o consumo de água de um poço licenciado, pertencente à SOMAFEL, por não haver meio de contabilização do respectivo consumo.

Emissões de GEE

Princípios de Relevância O método usado para definir os assuntos relevantes (materiais) a reportar baseou-se na metodologia GRI – Global Reporting Initiative.

Inclusão das Partes Interessadas e clareza O Grupo Teixeira Duarte identifica as suas Partes Interessadas e explica a forma como responderam às expectativas e questões por estas levantadas. Para além disso, explica igualmente, no presente documento, o processo utilizado para identificação dessas Partes Interessadas estratégicas, bem como as acções que planeiam desencadear no futuro para aprofundar o seu nível de relacionamento com as mesmas.

Combustível Factor de conversão Fonte

PCI Gasolina 44,8 GJ/ton APA2008

PCI Gasóleo 43,3 GJ/ton APA2008

PCI Gás Natural 0,03846 GJ/Nm3 APA2008

PCI Gás Propano 48,55 GJ/ton APA2008

PCI Gás Butano 48,55 GJ/ton APA2008

Densidade Gasolina 0,735 ton/m3 APA2008

Densidade Gasóleo 0,837 ton/m3 APA2008

Densidade Gás Propano 0,511 ton/m3 BP

Densidade Gás Butano 0,578 ton/m3 BP

1kWh=3,6 MJ=860kcal DGGE

Viagens de avião Factor de emissão Fonte

Viagem inferior a 1500Km 338 g CO2/pKm APA, 2005

Viagem 1500Km-6000Km 217 g CO2/pKm APA, 2005

Viagem superior a 6000Km 197 g CO2/pKm APA, 2005

Viagens de automóvel Factor de emissão Fonte

FE 129 g CO2/pKm APA, 2008

1 Milha 1,609 km APA, 2005

Factores de Emissão (FE) utilizados para a conversão de

dados (EN17)

Factores de Emissão (FE) utilizados para a conversão de

dados (EN16)

Relatório Sustentabilidade 2010

42

Contexto da Sustentabilidade No presente Relatório de Sustentabilidade reporta-se informação sobre os grandes desafios e tendências globais na área da Sustentabilidade. O desempenho em Sustentabilidade das Empresas TD encontra-se expresso ao longo de todo o documento.

Equilíbrio O Relatório reflecte aspectos positivos e negativos do desempenho em Sustentabilidade da Teixeira Duarte. Os aspectos menos positivos são encarados e descritos como desafios e oportunidades de melhoria.

Comparabilidade A informação reportada neste Relatório tem como objectivo permitir a avaliação do desempenho em Sustentabilidade Grupo Teixeira Duarte com anos anteriores. Por outro lado, todos os dados quantitativos foram calculados de acordo com a metodologia GRI, de maneira a que a comparação com o desempenho em Sustentabilidade de outras Empresas seja possível.

Precisão e fidedignidade Toda a informação disponibilizada no relatório é precisa e fidedigna. Sempre que são feitas estimativas, as respectivas notas metodológicas são apresentadas para que os leitores possam saber, de uma forma exacta, como foram obtidos os valores em questão.

Abrangência No que diz respeito ao âmbito, neste Relatório são reportadas informações sobre todas as actividades relevantes no contexto de Sustentabi-lidade desenvolvidas pelas seis Empresas do Grupo Teixeira Duarte englobadas neste Relatório (TD-EC, BEL, EPOS, SOMAFEL, OFM e TDGI). Em termos de limite, a informação relatada refere-se a todas as actividades relevantes desenvolvidas por estas empresas, salvo nas excepções identificadas ao longo do Relatório.