relatório de mcf - pressão atmosférica

4
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO RELATÓRIO PRESSÃO ATMOSFÉRICA LICENCIATURA EM FÍSICA MECÂNICA DOS SÓLIDOS E FLUIDOS ALEX CORREA - 1160788 ANGÉLICA INOCENTE - 1165933 BRUNO ALMEIDA - 1160745 GLAUCIA BERNARDES - 1162918 RENATO GORSKIS - 1166794 SALA 605 – BANCADA 02

Upload: glaucia-bernardes

Post on 26-Jul-2015

369 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de MCF - Pressão Atmosférica

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

RELATÓRIOPRESSÃO ATMOSFÉRICA

LICENCIATURA EM FÍSICA

MECÂNICA DOS SÓLIDOS E FLUIDOS

ALEX CORREA - 1160788ANGÉLICA INOCENTE - 1165933

BRUNO ALMEIDA - 1160745GLAUCIA BERNARDES - 1162918

RENATO GORSKIS - 1166794SALA 605 – BANCADA 02

PROFº LUIS ALVES E C. ROCHA09/01/2012.

Page 2: Relatório de MCF - Pressão Atmosférica

OBJETIVO

Compreender como a Pressão atmosférica atua em cada experimento.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A Pressão atmosférica pode ser definida como a pressão dos gases existentes na superfície da Terra sobre os corpos nela presentes.

A definição de pressão é: P=F/A Onde: P = Pressão (N/m² ou Pa) / F = Força (N) / A = Área (m²)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1) Este experimento foi feito com um copo cheio de água e um pedaço de papel. Após encher o copo foi colocado um papel na superfície dele e o copo foi virado. O papel não caiu.Pode-se explicar este experimento a partir do conceito de pressão. Como ela é exercida tanto dentro como fora do copo igualmente o papel não cai.

2) Com um pote com álcool dentro e um pavil mergulhado tendo uma ponta para fora do pote, foi colocado fogo nele e ele foi colocado dentro de uma vasilha com água e tampado com um béquer, de repente, a água começa a entrar dentro do béquer.Isto pode ser explicado a partir da fórmula PV=nRT, em que o número de partículas do oxigênio diminui, influenciando diretamente na Pressão interna, que vai acabar se igualando com a de fora.

3) Com uma proveta em mãos, foi colocada uma bolinha delntro dela e depois foi dado um assopro na abertura da proveta. Ao assoprar a bolinha saiu de lá. Isto ocorreu pois foi a Pressão interna da proveta foi maior que anteriormente.

4) Foi colocado fogo em um palito, e este foi colocado dentro da proveta com uma bexiga um pouco cheia na abertura de cima. Quando o palito apagou a bexiga começou a ser puxada para dentro da proveta. Isto acontece pois a pressão dentro da proveta diminui e a pressão externa é exercida na beixiga querendo entrar na proveta para que haja equilibrio.

5) Foi montado um aparato com um rolo de papel encaixado em um tipo de béquer, conhecido como Cascata de fumaça. Ao colocar fogo neste papel a fumaça começou a encher o bequer, porém a fumaça caía como uma cascata.

Page 3: Relatório de MCF - Pressão Atmosférica

Isto ocorre porque a densidade do ar quente é menor que a do ar frio, portanto a presão diminui também.

6) Este experimento doi feito com um bequer, um copo, água e uma proveta. Encheu-se o béquer de agua, e sem deixar entrar água colocou-se o copo e depois o béquer nela. A agua não entrou devido ao copo ter sua pressão interna somada a altura x gravidade x ρ maior que a pressão externa.

7) Com um pouco de água dentro de uma latinha de refrigerante, esta foi aquecida em um fogareiro e logo depois virada rapidamente dentro de uma forma com água fria. Neste contato a latinha deformou-se. Isto ocorreu pois com o vapor da água, o ar dentro da lata foi forçado a sair, ao colocar lata em contato com a água fria a temperatura diminuiu rapidamente e o vapor condendou a água. Como a pressão externa era maior que a interna a lata foi deformada.

BIBLIOGRAFIA

Pressão Atmosférica e a Experiência de Torricelli Disponível em: HTTP://WWW.ALGOSOBRE.COM.BR/FISICA/PRESSAO-ATMOSFERICA-E-A-EXPERIENCIA-DE-TORRICELLI.HTML ACESADO EM JANEIRO/2012