relatório de jogo vianense maria da fonte (campeonato)

6
João Pedro Araújo 1 RELATÓRIO DE JOGO JOGO: Vianense VS Maria da Fonte Local: Viana do Castelo Data: 18 / 09 /2011 Hora: 17:00h Competição: Campeonato nacional da terceira divisão Resultado 3-0 Condições Climatéricas: Tarde de sol, mas com muito vento Estado Relvado: Um pouco esgotado SISTEMA DE JOGO INICIAL 4-3-3 Equipa Inicial Nome Posição João Pedro 1 GR Pedro Coentrão 14 DD Bruno Graça 28 DC Gomes (C) 23 DC Pedro Branco 13 DE Israel 42 MDC André 8 MC Luís Coentrão 27 MC Abílio 86 ED Nandinho 16 EE Alex 77 AV NOTAS As substituições ocorreram na 2ª parte do encontro, tendo sido substituído o nº 86 Abílio para a entrada do nº17 Bertinho. Saiu o nº16 Nandinho para a entrada do nº18 João Vítor. Saiu o nº 27 Luís Coentrão para a entrada do nº 10 Miguel Mota já no final da partida. De referir que na primeira alteração efectuada, o avançado Alex (nº77) passou a jogar a extremo direito, o recém entrado Bertinho entrou para a posição de ponta de lança.

Upload: joao-araujo

Post on 25-Jun-2015

894 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

RELATÓRIO DE JOGO Vianense - Maria da Fonte (1ª volta - 2011-2012)

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de jogo vianense   maria da fonte (campeonato)

João Pedro Araújo 1

RELATÓRIO DE JOGO

JOGO: Vianense VS Maria da Fonte

Local: Viana do Castelo Data: 18 / 09 /2011 Hora: 17:00h

Competição: Campeonato nacional da terceira divisão Resultado 3-0

Condições Climatéricas: Tarde de sol, mas com muito vento Estado Relvado: Um pouco esgotado

SISTEMA DE JOGO INICIAL

4-3-3

Equipa Inicial

Nome Nº Posição

João Pedro 1 GR

Pedro Coentrão 14 DD

Bruno Graça 28 DC

Gomes (C) 23 DC

Pedro Branco 13 DE

Israel 42 MDC

André 8 MC

Luís Coentrão 27 MC

Abílio 86 ED

Nandinho 16 EE

Alex 77 AV

NOTAS

As substituições ocorreram na 2ª parte do encontro, tendo sido substituído o nº 86 Abílio para a entrada do nº17 Bertinho. Saiu o nº16 Nandinho para a entrada do nº18 João Vítor. Saiu o nº 27 Luís Coentrão para a entrada do nº 10 Miguel Mota já no final da partida. De referir que na primeira alteração efectuada, o avançado Alex (nº77) passou a jogar a extremo direito, o recém entrado Bertinho entrou para a posição de ponta de lança.

1

1

4

Page 2: Relatório de jogo vianense   maria da fonte (campeonato)

João Pedro Araújo 2

ORGANIZAÇÃO OFENSIVA

Esta equipa do Vianense é uma equipa com processos de jogo bastante simples, ou seja a sua construção de jogo incide essencialmente pelo corredor do lado direito e a maior parte do jogo é conduzido para lá. A movimentação consiste na subida constante do lateral Pedro Coentrão que funciona como um extremo puro, fazendo com que o extremo direito vá para uma posição mais interior causando situação de superioridade numérica naquela zona do terreno, o objectivo final da jogada passa por tabelas colocando a bola na linha de fundo para o cruzamento do lateral direito destinado ao avançado e ao extremo esquerdo que entra ao 2º poste. Há uma basculação de toda a equipa direccionada para o lado direito. Do meio campo para a frente a bola circula muito rápido a um e dois toques com tabelas e penetrações dos elementos muito móveis da frente do ataque.

COMBINAÇÕES OFENSIVAS

Pontapé de Baliza

Os pontapés de baliza são cobrados de forma longa e direccionada para o lado direito após o sinal do GR, o médio defensivo Israel sobe um pouco no terreno juntando-se ao homens da frente o extremo direito Abílio e o médio centro Luís Coentrão, devidamente compensado para pelo nº8 o médio André, é uma situação bem mecanizada com o objectivo de colocar a bola no avançado e no extremo esquerdo, processo este em que o médio Israel ganha muitas bolas no jogo aéreo. As bolas foram quase sempre bem colocadas devido ao forte pontapé e colocação do GR João Pedro apesar do forte vento que se fez sentir.

No processo de transição ofensiva, o jogador mais procurado pelos companheiros de equipa é o médio Luís Coentrão, a bola é colocada rapidamente neste jogador veterano, que sobressai essencialmente pela excelente visão de jogo e qualidade de passe, esta equipa quando está neste processo rápido tem dois objectivos, através deste jogador mencionado, a bola é colocada de forma rápida nos homens da frente (efectuam muitas trocas entre eles) através de passes de ruptura, ou então como acima mencionei, a bola é conduzida de forma rápida e com passes curtos para o lado direito, juntando-se o defesa direito para concluir o cruzamento.

Page 3: Relatório de jogo vianense   maria da fonte (campeonato)

João Pedro Araújo 3

ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA

Esta equipa organiza-se em 4-5-1 nos processos defensivos ou seja, os dois extremos transformam-se em médios ala juntando-se aos dois médios centro ficando uma linha de 4 elementos á frente do bom trinco Israel. O adversário nunca conseguiu criar lances de perigo para esta equipa, optando sempre por bolas longas e directas quase sempre anuladas pelo forte jogo aéreo dos centrais, e do trinco da equipa. Os dois extremos são muito rápidos a defender e a fechar espaços, um jogador também importante neste processo é o nº 8 (André) pela capacidade de recuperação que empresta a este meio campo.

COMPORTAMENTOS DEFENSIVOS

Na transição defensiva, no momento em que perde a bola esta equipa tenta organizar-se em 4-5-1, como referi anteriormente. A equipa contrária jogou em 4-3-3, sendo facilmente anulada pela organização defensiva do Vianense mas mais por demérito da Equipa da Póvoa de Lanhoso. De salientar é, a rapidez em organizar-se enquanto bloco defensivo e a superação no jogo aéreo.

Page 4: Relatório de jogo vianense   maria da fonte (campeonato)

João Pedro Araújo 4

BOLAS PARADAS A FAVOR

Livre (lance do 3ºgolo), a bola é colocada no homem que está em fora de jogo, no momento em que o livre é cobrado, o médio Israel recua rapidamente tendo a bola entrado de forma directa na baliza.

Canto Lado Esquerdo (Cobrado pelo nº27 Luis Coentrão, a importunar o GR, fica o nº 77 Alex).

Canto Lado Direito (Cobrado pelo nº 13 o defesa esquerdo Pedro Branco, este Canto é o mais perigoso tendo saido o primeiro golo do jogo, são dois jogadores a importunar o GR e a bola é colocada entre o 1ºposte e a pequena área, este canto é muito bem cobrado).

BOLAS PARADAS CONTRA

Quer em livres, quer em cantos, esta equipa deixa sempre 1 homem na frente, o nº86 (Abílio) mais tarde, função desempenhada pelo nº16 (Nandinho). Esta equipa, nas bolas paradas efectua marcação Homem a Homem.

Page 5: Relatório de jogo vianense   maria da fonte (campeonato)

João Pedro Araújo 5

RESUMO Pontos Fortes, Pontos Fracos e Sugestões

Resumo: O jogo foi dominado pelo Vianense, até ao 1º golo da partida, o jogo estava a ser muito confuso, com muitas bolas pelo ar de parte a parte, quando o Vianense se colocou em vantagem, os niveis de confiança subiram e a equipa começou a ter um jogo mais organizado e com maior esclarecimento no jogo. Acabou por ser uma tarde tranquila e um adversário bastante acessível para o Vianense. 2golos de bola parada e um de contra ataque Pontes fortes: Organização Ofensiva. Mobilidade e velocidade dos três homens da frente. Equipa com jogadores experientes. Bolas Paradas. Forte no seu tipo de jogo, ou seja conduzir a bola pelo flanco direito com grande profundidade do lateral direito. Capacidade de desmarcação, penetração e muitas tabelas no meio campo ofensivo. Joga rápido e simples. Pontes fracos: Centrais pesados e lentos. A linha mais recuada tem dificuldades em trocar a bola, o médio Israel foi exemplo disso com muitos passes errados. O lado mais forte a atacar é também o lado mais permeável a defender, ficando muito espaço naquela zona. É uma equipa acessível.

Page 6: Relatório de jogo vianense   maria da fonte (campeonato)

João Pedro Araújo 6

Caracterização individual dos jogadores do Vianense

GR- João Pedro (nº1): Um GR com grande poder de comunicação orientando sempre o posicionamento da equipa, forte no jogo de pés e com bons reflexos. No global é um GR alto e seguro também no jogo aéreo. DD- Pedro Coentrão(nº14): É um jogador de estatura média, não é forte fisicamente sendo até um pouco magro, é bastante rápido e ofensivo, é melhor a atacar do que a defender, acaba por ser fundamental nesta equipa, sempre em alta rotação nos 90 minutos. DC-Bruno Graça (nº28): É um jogador alto e pesado, não émuito forte no jogo de pés e é bastante falível em velocidade. Destaco o bom posicionamento deste jogado DC- Gomes (nº23): É também um jogador alto e pesado, a velocidade também não é o seu forte, prima mais pelo posiconamento e experiência como o seu colega de posição. É o lider da equipa, uma voz de comando. DE- Pedro Branco (nº13): Destaco neste jogador, a marcação de bolas paradas, conduz a bola pelo seu flanco com qualidade, não dá tanta profundidade como o defesa direito da sua equipa, junta-se mais aos centrais para compensar a subida do lateral. É um jogador de estatura média, não sendo também muito rápido. TRINCO- Israel (nº42): É alto e forte fisicamente, defende muito bem e com agressividade, participa muito pouco no jogo ofensivo sendo apenas solicitado no pontapé de baliza porque é forte no jogo aéreo, vejo-o como um líder da equipa, no geral é um bom trinco e experiente jogador. Médio Centro- Luís Coentrão (nº27): É um ex jogador da primeira liga, é bastante alto mas um pouco gordo, é muito experiente, grande visão de jogo e qualidade no passe, em termos físicos é muito lento e pouco participa nos processos defensivos da sua equipa. MC- André(nº8): Vejo este jogador como um Box to Box, muito trabalhador e forte fisicamente, tanto está a defender e bem no seu meio campo defensivo, como se desdobra em termos ofensivos, é um bom médio centro e um recuperador de bolas. Marcou um bom golo aparecendo na área após cruzamento do lateral direito numa jogada de contra ataque. Extremo Direito- Abílio(nº86): Passou um pouco ao lado do jogo, é alto e veloz, trocou muitas vezes de posição mas pouco ou nada deu á equipa tendo sido substituido e bem pelo avançado Bertinho nº17. Extremo Esquerdo-Nandinho (nº16): É de estatura média e forte fisicamente, é muito rápido o seu movimento preferido é estar do lado esquerdo colado á linha e fazer movimentos interiores pois é um destro, procura sempre o pé direito, não cruza de esquerdo. É forte também no jogo defensivo e nas recuperações de bola. AV- Alex (Nº77): Não é um jogador fixo bem pelo contrário, muito móvel, participa muito no jogo ofensivo, é um jogador forte no 2x1 ou seja nas tabelas, é muito solicitado pela velocidade e jogo de pés, o seu ponto fraco é o jogo aéreo. Jogador de estatura média, boa qualidade de passe e boa técnica. Suplentes: Avançado- Bertinho (nº17): é um jogador que trouxe mais qualidade á equipa, fisicamente é parecido com o jogador Alex, mas mais vertical ou seja não tem tanta mobilidade mas assume mais a baliza. É lutador e tem uma boa técnica individual. EE- João Vitor (nº18): Pouco tempo de jogo teve, é muito novo ainda, trouxe mais frescura e velocidade ao seu corredor. MC-Miguel Mota (nº10): Entrou nos descontos, nem tocou na bola.