relatório de introdução à engenharia química iii

2
O mercado de cimento está bem atualmente devido ao setor de construção civil que está em alta no país. Mesmo assim, esse mercado é naturalmente estável, apesar do cimento não ser exportado, não é viável. Existem dois modos de representar a planta de uma fábrica: Em forma de diagrama, no qual cada bloco representa uma operação unitária; Em forma de fluxograma, no qual são representados os equipamentos principais da linha de produção. A produção de cimento, de forma bem geral, consiste primeiramente na mistura de minério de ferro, calcário e argila de modo a homogeneizar as reações. Depois de misturado, ocorre um processo chamado calcinação, no qual o carbonato de cálcio é aquecido por volta de 900°C, nessa reação costuma-se retirar o produto gasoso para deslocar o equilíbrio da reação e obter maior produtividade. CALCINAÇÃO O próximo processo é a sinterização, adição de cristais à mistura anterior. Esses aditivos, na sua maioria, fazem com que o cimento renda mais em volume, nesse caso, são chamados de escória (ex. areia). Além da escória, pode se adicionar gesso para retardar a cura do cimento, ou seja, retardar o endurecimento. A quantidade de escória determina a resistência do cimento e, consequentemente, seu preço. Por exemplo: 1. CP-ARI – cimento de alta resistência inicial ( baixo teor de escória e alto preço de mercado); 2. CPII – cimento de resistência média (médio teor de escória e médio preço de mercado); 3. CPIII – cimento de baixa resistência (alto teor de escória e baixo preço de mercado).

Upload: emanuel-oliveira

Post on 22-Nov-2015

3 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

O mercado de cimento est bem atualmente devido ao setor de construo civil que est em alta no pas. Mesmo assim, esse mercado naturalmente estvel, apesar do cimento no ser exportado, no vivel.Existem dois modos de representar a planta de uma fbrica: Em forma de diagrama, no qual cada bloco representa uma operao unitria; Em forma de fluxograma, no qual so representados os equipamentos principais da linha de produo.A produo de cimento, de forma bem geral, consiste primeiramente na mistura de minrio de ferro, calcrio e argila de modo a homogeneizar as reaes. Depois de misturado, ocorre um processo chamado calcinao, no qual o carbonato de clcio aquecido por volta de 900C, nessa reao costuma-se retirar o produto gasoso para deslocar o equilbrio da reao e obter maior produtividade.

CALCINAOO prximo processo a sinterizao, adio de cristais mistura anterior. Esses aditivos, na sua maioria, fazem com que o cimento renda mais em volume, nesse caso, so chamados de escria (ex. areia). Alm da escria, pode se adicionar gesso para retardar a cura do cimento, ou seja, retardar o endurecimento. A quantidade de escria determina a resistncia do cimento e, consequentemente, seu preo. Por exemplo:1. CP-ARI cimento de alta resistncia inicial ( baixo teor de escria e alto preo de mercado);2. CPII cimento de resistncia mdia (mdio teor de escria e mdio preo de mercado);3. CPIII cimento de baixa resistncia (alto teor de escria e baixo preo de mercado).Depois realizado dois processos de destruio, a britagem (destruio primria) e a moagem (destruio secundria). Logo aps, a gua da mistura secada a temperaturas em torno de 200C para secar tambm a gua de cristalizao e o cimento j pode ser transportado.A carreira na indstria de cimento oferece vrias possibilidades de crescimento seja trabalhando direto com o processo ou gerenciando o processo.

Relatrio de Introduo Engenharia QumicaPalestra: Cimento