relatório de gestão 2012 - crcsp · pela equipe de colaboradores da entidade, que deram muito de...

105
Relatório de Gestão 2012 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO Rua Rosa e Silva, 60 | Higienópolis | São Paulo SP E-mail: [email protected] | web: www.crcsp.org.br Tel. (11) 3824-5433 (Teleatendimento) | Fax (11) 3662-0035

Upload: dothuan

Post on 11-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Relatório de Gestão 2012

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO Rua Rosa e Silva, 60 | Higienópolis | São Paulo SP

E-mail: [email protected] | web: www.crcsp.org.br Tel. (11) 3824-5433 (Teleatendimento) | Fax (11) 3662-0035

Relatório de Gestão 2012

Página 2 de 105

Índice

1. Considerações Preliminares................................................................. 3

2. Finalidade e Legalidade ....................................................................... 4

3. Plano de Trabalho ................................................................................ 4

4. Execução Orçamentária ..................................................................... 60

5. Resultado Orçamentário.................................................................... 60

6. Resultado Patrimonial ....................................................................... 60

7. Demonstrações Contábeis ................................................................. 62

8. Relatório das demais atividades efetuadas por Departamento ........ 63 8.1. Fiscalização ................................................................................ 63 8.2. Registro ...................................................................................... 65 8.3. Desenvolvimento Profissional ................................................... 67 8.4. Eventos....................................................................................... 72 8.5. Tecnologia da Informação.......................................................... 75 8.6. Atendimento .............................................................................. 77 8.7. Recursos Humanos ..................................................................... 78 8.8. Financeiro .................................................................................. 80 8.9. Jurídico ....................................................................................... 82 8.10. Compras e Licitações ................................................................ 82 8.11. Comunicações .......................................................................... 82 8.12. Ouvidoria ................................................................................. 85 8.13. Controles Internos ................................................................... 85

9. Outras Atividades .............................................................................. 86

10. Conclusão ....................................................................................... 105

Relatório de Gestão 2012

Página 3 de 105

Relatório de Gestão Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo 2012

1. Considerações Preliminares No final de 2012, como Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, com a colaboração de todos os Conselheiros, temos o grato prazer de apresentar o Relatório de Gestão da Entidade, descrevendo as atividades ocorridas ao longo do ano. Formamos uma equipe coesa que, com muito trabalho e dedicação, nos permitiu alcançar as metas traçadas, sempre em prol dos interesses do CRC SP e de toda a classe contábil. Destacamos aqui a atuação dos Senhores Vice-Presidentes Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, de Administração e Finanças, Gildo Freire de Araújo, de Fiscalização, Ética e Disciplina, Marcia Ruiz Alcazar, de Desenvolvimento Profissional, e Ari Milton Campanhã, de Registro, além de Edeson Figueiredo Castanho, Diretor Executivo, Luiz Isao Miyata, Diretor Administrativo, e Claudio Rafael Bifi, Diretor Operacional, que muito nos apoiaram em suas respectivas áreas de atuação, possibilitando-nos levar a bom termo o nosso trabalho à frente desta casa de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Agradecemos também, o trabalho desenvolvido pelos demais Conselheiros, pelos Delegados e pela equipe de colaboradores da entidade, que deram muito de si para que a meta por nós planejada fosse alcançada. Congraçamento com as Entidades Contábeis de São Paulo Como de hábito, neste ano, o CRC SP e as demais Entidades Contábeis Congraçadas de São Paulo se reuniram para interagir, discutir e encontrar soluções para os problemas que afligem a nossa classe. Neste exercício, foram realizadas reuniões com a participação dos Presidentes e Vice-Presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – FECONTESP, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – SINDCONT/SP, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – SESCON/SP, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON – 5ª Seção Regional, da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – AESCON e da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – APEJESP. O aperfeiçoamento técnico e a consequente valorização de nossa profissão foram e continuam sendo uma das metas principais dos líderes da classe contábil paulista, sendo o lema dessas proveitosas reuniões.

Relatório de Gestão 2012

Página 4 de 105

Reuniões do Conselho Federal de Contabilidade Como sempre acontece, neste exercício, também participamos das reuniões de Presidentes dos Conselhos Regionais, promovidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em que foram discutidos assuntos referentes ao exercício da profissão contábil, assim como problemas pertinentes à nossa classe. 2. Finalidade e Legalidade O Conselho Federal de Contabilidade e seus Conselhos Regionais foram criados pelo Decreto-Lei nº 9.295/1946 (com alterações introduzidas pela Lei nº 12.249/2010), que em seus artigos 1º, 2º, 10 e 12 atribuem aos Conselhos Regionais, além de outras, as funções básicas de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional, além da aplicação de Programas de Educação Continuada para os Profissionais da Contabilidade. 3. Plano de Trabalho O Plano de Trabalho do CRC SP é constituído de projetos que especificam atividades, ações e metas a serem alcançadas pela administração. O Plano de Trabalho é desenvolvido anualmente e constitui uma ferramenta importante para o efetivo desenvolvimento de ações que busquem os resultados pretendidos em seu planejamento. Os projetos do Plano de Trabalho do CRC SP definem os objetivos e metas a ser alcançadas, bem como o detalhamento das ações, o cronograma de execução, os investimentos necessários à implementação do projeto e a definição das áreas envolvidas. Apresentamos a seguir cada um dos projetos integrantes do Plano de Trabalho do CRC SP desenvolvido no exercício de 2012, detalhando o projeto e os resultados alcançados em sua execução.

Relatório de Gestão 2012

Página 5 de 105

PROJETO 1 REGISTRO

PROGRAMA SUBPROGRAMA REGISTRO PROFISSIONAL E CADASTRAL

Registro PROJETO REGISTRO

JUSTIFICATIVA Registrar profissionais com a necessária aptidão para o exercício da profissão. Identificar as Organizações Contábeis, disponibilizando-as ao conjunto da sociedade.

OBJETIVOS Colocar à disposição da sociedade o maior número de profissionais aptos ao exercício da profissão, quer na condição de empregados, autônomos ou como titulares de organizações contábeis.

METAS Efetuar 2.500 registros de pessoas físicas, 840 cadastros de sociedades, 600 cadastros de Empresário Individual e 150 cadastros de escritórios individuais.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Palestras em Escolas Técnicas e Faculdades. X X X X X X X X X X X X

2. Distribuição de Material Institucional.

X X X X X X X X X X X X

3. Redução da Anuidade no Primeiro Registro. X X X X X X X X X X X X

4. Promover Diligências de Fiscalização, identificando as Organizações Contábeis.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Registro de Pessoa Física 2.500 registros 2.584 registros 103,36%

Relatório de Gestão 2012

Página 6 de 105

PROJETO 2 EFETUAR CONTATO JUNTO AOS APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA

PROGRAMA SUBPROGRAMA REGISTRO PROFISSIONAL E CADASTRAL

Registro PROJETO EFETUAR CONTATO JUNTO AOS APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA

JUSTIFICATIVA Registrar profissionais com a necessária aptidão para o exercício da profissão.

OBJETIVOS Aumentar o número de registros ativos no cadastro do CRC SP, alcançando a meta proposta no projeto nº 01/2012.

METAS Contatar os aprovados no exame de suficiência que ainda não requereram registro, incentivando-os a requererem.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Efetuar o contato. X X X X X X X X X X X X 2. Falar sobre o CRC SP. X X X X X X X X X X X X 3. Incentivar e requerer o registro. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Contatar os aprovados no Exame de Suficiência Projeto não executado

COMENTÁRIOS

Não foi possível executar esse projeto devido ao acúmulo de serviços mais prioritários no Departamento de Registro. Apesar de não terem sido contatados os aprovados no exame, a meta de registros para 2012 foi cumprida, conforme consta no projeto nº 1.

Relatório de Gestão 2012

Página 7 de 105

PROJETO 3 CADASTRAMENTO DE ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

PROGRAMA SUBPROGRAMA REGISTRO PROFISSIONAL E CADASTRAL

Registro PROJETO CADASTRAMENTO DE ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

JUSTIFICATIVA Fazer com que as empresas registradas na JUCESP com objeto social de prestação de serviços contábeis regularizem sua situação no CRC SP.

OBJETIVOS Aumentar o número de registros de Organizações Contábeis ativos no cadastro do CRC SP, alcançando a meta proposta no projeto nº 01/2012.

METAS Firmar parceria junto com o Departamento de Fiscalização com o objetivo de inibir o registro de Organizações Contábeis na JUCESP sem antes ter o devido visto no CRC SP.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Pesquisar junto à JUCESP a relação das empresas com objeto social de prestação de serviços contábeis que não possuem registro no CRC SP.

X X X X X X X X X X X X

2 – Contatar as empresas para que requeiram o registro de organização contábil no CRC SP.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Registro de Escritório Sociedade 840 registros 385 registros 45,83%

Registro de Empresário Individual 600 registros 669 registros 111,5%

Registro de Escritório Individual 150 registros 71 registros 47,33%

COMENTÁRIOS

Não atingimos no ano de 2012 as metas de aprovação dos registros de sociedade e escritório individual, que são estabelecidas com base nas médias dos registros aprovados nos anos anteriores. Com a criação do Cadastro de Empresário Individual, nos últimos anos tem-se notado uma diminuição nos pedidos de cadastro de sociedade e cadastro de escritório individual, pois os profissionais estão migrando para essa nova modalidade de organização contábil, cujo crescimento é demonstrado pelos números apresentados.

Relatório de Gestão 2012

Página 8 de 105

PROJETO 4 ENTREGA DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

PROGRAMA SUBPROGRAMA REGISTRO PROFISSIONAL E CADASTRAL

Registro PROJETO ENTREGA DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

JUSTIFICATIVA Valorização da Classe Contábil e apresentação do Órgão Fiscalizador.

OBJETIVOS Colocar o CRC SP à disposição do Contabilista, mostrando quais são os benefícios que o Órgão oferece.

METAS Efetuar, em 2012, a entrega solene de 500 Carteiras de Identidade Profissional na Capital.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Realizar eventos solenes. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Entrega solene de carteiras de identidade

profissional em 2012 500 456 91,2%

COMENTÁRIOS

Durante o ano 2012 foram efetuadas 6 (seis) entregas solenes de carteiras de identidade profissional (01/02, 14/03, 02/05, 18/07, 19/09 e 28/11) onde foram convidados 1.129 (mil, cento e vinte e nove) profissionais da contabilidade, porem apenas 456 (quatrocentos e cinquenta e seis) compareceram. O cumprimento da meta ficou prejudicado pela não obrigatoriedade da retirada do referido documento durante o evento.

Relatório de Gestão 2012

Página 9 de 105

PROJETO 5 FISCALIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS (INCLUSIVE AS DE AUDITORIA) NA CAPITAL E NO INTERIOR

PROGRAMA SUBPROGRAMA FISCALIZAÇÃO OSTENSIVA E PREVENTIVA

Fiscalização PROJETO FISCALIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS (INCLUSIVE AS DE AUDITORIA) NA CAPITAL E NO INTERIOR

JUSTIFICATIVA

Verificar se os executores de trabalhos privativos de contabilistas encontram-se aptos ao exercício da profissão contábil, tanto no aspecto profissional e técnico como no aspecto cadastral e ainda, assegurar a qualificação e valorização do trabalho contábil e auxiliar o profissional no delineamento da responsabilidade técnica e resguardar os interesses dos clientes. Na capital verificando a cada exercício 1/3 das organizações contábeis, sendo que no exercício de 2012 serão fiscalizadas 2.542(1/3); No interior, também a cada exercício serão fiscalizadas 1/3 das organizações contábeis, sendo estabelecida para o ano de 2012 a quantidade de 4.001 (1/3).

OBJETIVOS Evitar a exploração e o exercício da contabilidade por leigos e pessoas formadas exercendo a profissão sem o registro profissional e assegurar o fiel cumprimento da legislação da profissão contábil.

METAS

Diligenciar nas Organizações Contábeis....................................................6.543 Diligenciar as Demonstrações Contábeis..................................................1.308 Diligenciar os Trabalhos de Auditoria................................................... ......508 Diligenciar os Trabalhos de Perícia Contábil.............................................1.308 Elaboração da Escrituração Contábil........................................................1.308 Elaboração de Contratos de Prestação de Serviços.................................1.308 Fiscalização de DECORE....................................................................... ....1.308 Oficiar as Organizações Contábeis............................................................8.500

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Verificar situação cadastral. X X X X X X X X X X X X 2. Verificar situação do registro profissional. X X X X X X X X X X X X

3. Verificar cumprimento da Res. CFC 872/2000. X X X X X X X X X X X X

4. Papéis de Trabalho de Auditoria.

X X X X X X X X X X X X

5. Combater o leigo. X X X X X X X X X X X X 6. Analisar a Estrutura das Demonstrações Contábeis. X X X X X X X X X X X X

7. Verificar o respaldo legal. X X X X X X X X X X X X 8. Verificar os trabalhos de Auditoria por meio dos PT’s. X X X X X X X X X X X X

9. Verificar a elaboração dos Contratos de Prestação de Serviços Profissionais.

X X X X X X X X X X X X

Relatório de Gestão 2012

Página 10 de 105

PROJETO 5 FISCALIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS (INCLUSIVE AS DE AUDITORIA) NA CAPITAL E NO INTERIOR

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL DILIGENCIAR NAS ORGANIZAÇÕES

CONTÁBEIS

CAPITAL 2.542 INTERIOR 4.001 TOTAL 6.543

CAPITAL 2.604 INTERIOR....4.093 TOTAL 6.697

102,35%

DILENCIAR AS Demonstrações

Contábeis 1.308 11.101 848,70%

Diligenciar Trabalhos de auditoria 508 1.209 237,99%

Diligenciar trabalhos de Perícia Contábil 1.308 2.133 163,07%

Elaboração de Escrituração Contábil 1.308 11.463 876,37%

Elaboração de Contratos de Prestação

de Serviços 1.308 11.060 845,56%

Fiscalização de DECORE 1.308 24.351 1.891.69%

Oficiar as Organizações Contábeis 8.500 21.750 255,88%

Relatório de Gestão 2012

Página 11 de 105

PROJETO 6 FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS NÃO CONTÁBEIS

PROGRAMA SUBPROGRAMA FISCALIZAÇÃO OSTENSIVA E PREVENTIVA

Fiscalização PROJETO FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS NÃO CONTÁBEIS

JUSTIFICATIVA

Face as inúmeras irregularidades constatadas nas empresas de um modo geral, visto que não há por parte do empresário a consciência e o conhecimento das prerrogativas do contabilistas, torna-se necessária uma ação ativa e intensiva por parte do CRC, bem como para o fiel cumprimento das NBC’s.

OBJETIVOS Conscientizar os empresários da importância de sua empresa ser assistida por profissionais habilitados e qualificados, evitando dessa forma as irregularidades existentes no exercício da profissão contábil, além de preservar o campo de atuação dos profissionais da contabilidade.

METAS

Diligenciar nas empresas comerciais / prestadoras de serviços................3.297 Verificar a elaboração da Escrituração Contábil...........................................659 Verificar as Demonstrações Contábeis.........................................................659 Oficiar as empresas comerciais / prestadoras de serviços........................3.000

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Verificar situação do registro profissional do responsável pela contabilidade.

X X X X X X X X

2. Verificar situação do registro profissionais dos funcionários que exerçam atividades privativas de contabilistas e no caso de empresas com departamento contábil ou outros cujos trabalhos sejam privativos de contabilistas.

X X X X X X X X

3. Combate ao leigo. X X X X X X X X 4. Analisar a Estrutura das Demonstrações Contábeis. X X X X X X X X

5. Verificar o respaldo legal. X X X X X X X X 6. Verificar a elaboração da Escrituração Contábil. X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL Diligenciar nas

empresas comerciais/prestadoras

de serviços

3.297 36.314 1.101,42%

Verificar a elaboração da Escrituração

Contábil 659 33.190 5.036,41%

Verificar as Demonstrações

Contábeis 659 34.746 5.272,53%

Oficiar as empresas comerciais/prestadoras

de serviços 3.000 7.663 255,43%

Relatório de Gestão 2012

Página 12 de 105

PROJETO 7 FISCALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

PROGRAMA SUBPROGRAMA FISCALIZAÇÃO OSTENSIVA E PREVENTIVA

Fiscalização PROJETO FISCALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

JUSTIFICATIVA

O provimento de cargos na área contábil em entidades públicas nem sempre ocorre através de profissionais legalmente habilitados perante o CRC’s, portanto, deve-se coibir a admissão no serviço público de profissionais em situação irregular ou leigos para funções privativas de contabilistas, verificando também a elaboração da escrituração contábil.

OBJETIVOS Assegurar que o exercício da atividade contábil seja preservado aos contabilistas devidamente habilitados perante o CRC’s e assegurar também o fiel cumprimento da legislação da profissão contábil.

METAS

Diligenciar nos Órgãos Públicos.................................................................220 Verificar a Elaboração da Escrituração Contábil...................................... ...44 Verificar a Estrutura das Demonstrações Contábeis.............................. ....44 Oficiar os Órgãos Públicos..........................................................................250

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Verificar a situação do registro profissional. X X X X X X X X X

2. Combate ao leigo. X X X X X X X X X 3. Verificar o cumprimento da Legislação Contábil. X X X X X X X X X

4. Verificar a Elaboração da Escrituração Contábil. X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Diligenciar nos Órgãos Públicos 220 1.458 662,72%

Verificar a Elaboração da Escrituração Contábil 44 1.458 3.313,63%

Verificar a Estrutura das Demonstrações

Contábeis. 44 1.458 3.313,63%

Oficiar os Órgãos Públicos 250 652 260,80%

Relatório de Gestão 2012

Página 13 de 105

PROJETO 8 CONVÊNIO COM PREFEITURAS

PROGRAMA SUBPROGRAMA FISCALIZAÇÃO OSTENSIVA E PREVENTIVA

Fiscalização PROJETO CONVÊNIO COM PREFEITURAS

JUSTIFICATIVA

O CRC SP cumprindo uma de suas missões principais – fiscalização – vem junto às Prefeituras do Estado de São Paulo oferecer um convênio no sentido de certificar que os profissionais, que se utilizam dos serviços do órgão municipal, são profissionais de ilibada conduta e plenamente habilitados para o exercício da profissão.

OBJETIVOS Firmar convênios junto às Prefeituras Municipais do Estado de São Paulo para que verifiquem se os profissionais que executam trabalhos contábeis nas Prefeituras estão devidamente habilitados.

METAS Visitar e celebrar convênios com todas as Prefeituras do Estado de São Paulo, que possuem estrutura informatizada adequada.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Acionar os Delegados Regionais para que visitem os Prefeitos de sua jurisdição e agendem reuniões.

X X X X X X X X X X X

2. Participar das reuniões com os Prefeitos ou Secretários. X X X X X X

3. Firmar efetivamente os convênios. X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Visitar e celebrar convênios com todas as Prefeituras do Estado de São Paulo, que possuem

estrutura informatizada adequada.

No exercício de 2012 foram celebrados os convênios com os municípios: Artur Nogueira,

Barueri, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Jaboticabal, Mogi das Cruzes, Paulínia,

Presidente Prudente e Vinhedo

COMENTÁRIOS

Foram encaminhadas propostas de convênios as demais Prefeituras do Estado de São Paulo e há propostas em tramitação nas demais Prefeituras.

Relatório de Gestão 2012

Página 14 de 105

PROJETO 9 CONVÊNIO COM A JUCESP

PROGRAMA SUBPROGRAMA FISCALIZAÇÃO OSTENSIVA E PREVENTIVA

Fiscalização PROJETO CONVÊNIO COM A JUCESP

JUSTIFICATIVA

O CRC SP cumprindo uma de suas principais missões – fiscalização – vem propor à Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) um convênio no sentido de certificar que os Contabilistas que utilizam os serviços daquele Órgão, são profissionais de ilibada conduta e plenamente habilitados para o exercício da profissão.

OBJETIVOS Manter convênio com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) para verificar se os profissionais que executam trabalhos contábeis estão devidamente habilitados.

METAS Profissionais verificados por mês......................................................1.300 Total verificado no ano....................................................................15.600

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Verificar se os documentos apresentados na JUCESP são firmados por pessoas habilitadas para o exercício da profissão contábil.

X X X X X X X X X X X X

2. Verificar a regular situação do registro profissional dos Contabilistas.

X X X X X X X X X X X X

3. Verificar laudos de avaliação e balanços.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Profissionais verificados por mês. 1.300 2.644 203,38%

Total verificado no ano. 15.600 31.732 203,41%

Relatório de Gestão 2012

Página 15 de 105

PROJETO 10 FISCALIZAÇÃO DAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

PROGRAMA SUBPROGRAMA FISCALIZAÇÃO OSTENSIVA E PREVENTIVA

Fiscalização PROJETO FISCALIZAÇÃO DAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

JUSTIFICATIVA

O CRC SP cumprindo o que determina o artigo 10 letra “c” do Decreto-lei 9295/46, vem junto as Entidades sem fins lucrativos, verificar se os executores de tarefas privativas de contabilistas são habilitados e aptos para o exercício profissional, bem como, se as Demonstrações Contábeis estão de acordo com a legislação contábil.

OBJETIVOS Evitar o exercício da profissão contábil por não habilitados ou pessoas sem o registro profissional e o cumprimento da legislação contábil.

METAS

Diligenciar nas Entidades sem Fins Lucrativos...........................................400 Verificar a Elaboração da Escrituração Contábil..........................................80 Verificar as Demonstrações Contábeis........................................................80 Oficiar as Entidades sem Fins Lucrativos...................................................800

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Verificar a situação do registro profissional. X X X X X X X X

2. Combate ao leigo. X X X X X X X X 3. Verificar o cumprimento da Legislação Contábil.

X X X X X X X X

4. Verificar a Elaboração da Escrituração Contábil. X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Diligenciar nas Entidades sem Fins Lucrativos 400 604 151%

Verificar a Elaboração da Escrituração contábil 80 604 755%

Verificar as Demonstrações

Contábeis 80 604 755%

Oficiar as Entidades sem Fins Lucrativos 800 2.543 317,87%

Relatório de Gestão 2012

Página 16 de 105

PROJETO 11 FISCALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROGRAMA SUBPROGRAMA FISCALIZAÇÃO OSTENSIVA E PREVENTIVA

Fiscalização PROJETO FISCALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

JUSTIFICATIVA

O CRC SP cumprindo o que determina o artigo 10 letra “c” do Decreto-lei 9295/46, vem junto as Instituições financeiras, verificar se os executores de tarefas privativas de contabilistas são habilitados e aptos para o exercício profissional, bem como, se as Demonstrações Contábeis estão de acordo com a legislação contábil.

OBJETIVOS Evitar o exercício da profissão contábil por não habilitados ou pessoas sem o registro profissional e o cumprimento da legislação contábil.

METAS

Diligenciar nas Instituições Financeiras......................................................100 Verificar a Elaboração da Escrituração Contábil...........................................20 Verificar as Demonstrações Contábeis.........................................................20 Oficiar as Instituições Financeiras..............................................................200

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Verificar a situação do registro profissional. X X X X X X X X

2. Combate ao leigo. X X X X X X X X 3. Verificar o cumprimento da Legislação Contábil.

X X X X X X X X

4. Verificar a Elaboração da Escrituração Contábil. X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Diligenciar nas Instituições Financeiras. 100 - -

Verificar a Elaboração da Escrituração Contábil 20 3 -

Verificar as Demonstrações

Contábeis 20 3 -

Oficiar as Instituições Financeiras. 200 - -

COMENTÁRIOS

Tendo em vista o ocorrido no Banco Panamericano, as metas previstas para este projeto foram concentradas no acompanhamento do processo do Banco Panamericano e acompanhamento dos processos que envolvem os Bancos: BIC, Schaim e Cruzeiro do Sul.

Relatório de Gestão 2012

Página 17 de 105

PROJETO 12 CURSOS, SEMINÁRIOS E PALESTRAS

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO CURSOS, SEMINÁRIOS E PALESTRAS

JUSTIFICATIVA Os Contabilistas devem estar bem preparados para exercer suas funções com segurança, integridade sem denegrir a imagem da categoria e cumprir toda a legislação pertinente.

OBJETIVOS Realizar cursos, seminários e palestras para atualização dos profissionais nas mais diversas áreas, em todo Estado.

METAS Efetuar 300 atividades com a finalidade de colocar à disposição da sociedade, profissionais devidamente capacitados. (Meta participações: 18.000)

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS

CRC SP

CFC, Entidades Contábeis, Instituição de Especialização ou desenvolvimento profissional que forneça curso ao público em

Geral, Órgãos de Fiscalização de outras Profissões, Receita Federal, Previdência Social, Junta Comercial, Secretaria de

Estado dos Negócios da Fazenda, Instituições de Ensino Superior e Capacitadoras.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1-Identificação das necessidades conforme mudança na legislação e através da fiscalização do CRC SP (falhas detectadas).

X X X X X X X X X X X X

2- Verificar necessidades de realização de convênios para implementar a Educação Continuada em todo Estado.

X X X

3- Desenvolver projetos com as Entidades envolvidas ao processo para o desenvolvimento dos programas conforme necessidades identificadas.

X X X X X X X X X X X X

4-Realização de cursos, palestras e seminários em todo Estado nas áreas: contábil, de auditoria, financeira, tributária fiscal, trabalhista, previdenciária, comércio exterior, perícia entre outras.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Realizar cursos, seminários e palestras para atualização dos

profissionais da contabilidade

Realizar 300 atividades com 18.000

participações

445 atividades com 27.425 participações

Meta superada em 48% nas atividades - 52% em relação às

participações

Relatório de Gestão 2012

Página 18 de 105

PROJETO 13 ENSINO À DISTÂNCIA

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO ENSINO À DISTÂNCIA

JUSTIFICATIVA As ferramentas de aprendizagem à distância permitem que as pessoas possam se manter atualizadas com muita comodidade. Em contrapartida, exigem um outro tipo de estudante: mais pró-ativo e questionador.

OBJETIVOS

Oferecer cada vez mais novas formas de capacitar e divulgar temas de interesse do Contabilista, utilizando-se dos recursos de ensino à distância “e-learning”, teleconferência, videoconferências, buscando parcerias, sempre com objetivo de ampliar a área de conhecimento do Contabilista, por meio da Tecnologia da Informação.

METAS

Atingir um maior número de profissionais que estão buscando aperfeiçoamento e atualização em diversas áreas. Oferecer 12 temas no decorrer do ano. (Meta participações: 15.000).

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS

CRC SP

CFC, Entidades Contábeis, Instituição de Especialização ou desenvolvimento profissional que forneça curso ao público em

Geral, Órgãos de Fiscalização de outras Profissões, Receita Federal, Previdência Social, Junta Comercial, Secretaria de

Estado dos Negócios da Fazenda, Instituições de Ensino Superior e Capacitadoras.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1 - Identificação das necessidades conforme mudança na legislação e através da fiscalização do CRC SP (falhas detectadas).

X X X X X X X X X X X X

2 - Verificar necessidades de realização de convênios ou contratação de empresa para transmissão e recepção do sinal seja via internet ou satélite.

X X X X X X X X X X X X

3 - Desenvolver projetos com as Entidades envolvidas ou Empresas para execução dos programas conforme necessidades identificadas.

X X X X X X X X X X X X

4 - Realização de cursos, palestras e seminários em todo Estado nas áreas: contábil, de auditoria, financeira, tributária fiscal, trabalhista, previdenciária, comércio exterior, perícia entre outras.

X X X X X X X X X X X X

Relatório de Gestão 2012

Página 19 de 105

PROJETO 13 ENSINO À DISTÂNCIA

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Oferecer cada vez mais novas formas de

capacitar e divulgar temas de interesse do

Contabilista, utilizando-se dos

recursos de ensino à distância “e-learning”

12 temas – 15.000 participações

1 tema – 228 participações

Autoestudo – 9 temas

– 438 participantes

83% em relação às atividades -

4.4% em relação às participações

COMENTÁRIOS

Foi realizada uma atividade em parceria com o Sistema COC de Ensino a distância. Autoestudo – Foi disponibilizada a nova ferramenta de Ensino a Distância via CRC SP, disponibilizando ao profissional o conteúdo a ser abordado e Procedimentos, Referência Bibliográfica, Material para Estudo e os Procedimentos para resposta as questões referentes ao tema abordado. No exercício de 2013 o programa de Ensino a Distância será realizado com recursos próprios.

Relatório de Gestão 2012

Página 20 de 105

PROJETO 14 ÁREA ACADÊMICA

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO ÁREA ACADÊMICA

JUSTIFICATIVA O Perfil do Formando em Ciências Contábeis deve atender as exigências requeridas pelo Mercado de Trabalho.

OBJETIVOS Realizar palestras, seminários e reuniões com os Dirigentes, Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis e Professores periodicamente para avaliação de resultados dos exames aplicados pelo sistema CFC/CRCs, discussão quanto às perspectivas e desafios da Profissão.

METAS

Efetuar 6 atividades com a finalidade de manter contato permanente para colaborar com a melhoria do ensino na área contábil, visando promover o desenvolvimento dos professores contabilistas através de cursos e palestras. (Meta participações: 500)

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS

CRC SP

CFC, Entidades Contábeis, Instituição de Especialização ou desenvolvimento profissional que forneça curso ao público em

Geral, Órgãos de Fiscalização de outras Profissões, Receita Federal, Previdência Social, Junta Comercial, Secretaria de

Estado dos Negócios da Fazenda, Instituições de Ensino Superior e Capacitadoras.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1 - Reuniões com dirigentes, coordenadores e professores da área contábil (diversas regiões).

X X

2 - Realização de workshops ou seminários com a participação do Ministério da Educação.

X X

3 - Visita dos Conselheiros às Universidades e Faculdades. X X X X X X X X X

4 - Reuniões específicas para avaliação dos resultados e ações para o exame de suficiência/ou sistema de avaliação.

X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL Realizar palestras,

seminários e reuniões com os Dirigentes,

Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis e

Professores periodicamente para

avaliação de resultados dos exames aplicados

pelo sistema CFC/CRCs, discussão quanto às

perspectivas e desafios da Profissão.

6 Atividades com 500 participações

1 Oficina Técnica – “Metodologias Ativas”

– 65 participantes

16,6% Em relação ao temas -

13% em relação aos participantes

COMENTÁRIOS

Projeto piloto realizado, sendo retomado no exercício de 2013 com objetivo de alcance da meta.

Relatório de Gestão 2012

Página 21 de 105

PROJETO 15 ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JUSTIFICATIVA O número de pessoas que se registram é menor em relação à quantidade de formandos nas Instituições de Ensino.

OBJETIVOS

Incentivar aqueles que já estão estudando a concluir o curso (mostrar oportunidades sobre a carreira); Apresentar os desafios e as perspectivas da Profissão Contábil, bem como a legislação inerente ao exercício da sua futura profissão através de cursos e palestras (áreas específicas).

METAS Promover 100 atividades para alunos do curso de Ciências Contábeis, visando o aumento de registros. (meta participações: 10.000)

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS

CRC SP

CFC, Entidades Contábeis, Instituição de Especialização ou desenvolvimento profissional que forneça curso ao público em

Geral, Órgãos de Fiscalização de outras Profissões, Receita Federal, Previdência Social, Junta Comercial, Secretaria de

Estado dos Negócios da Fazenda, Instituições de Ensino Superior e Capacitadoras.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1 - Contato com as Instituições de Ensino para verificar o número dos possíveis formandos.

X X X X

2 - Cadastro dos dados dos formandos para comunicação X X X X X X X X X X X X

3 - Realização de eventos sobre o Exame de Suficiência e assuntos voltados à área contábil.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Incentivar aqueles que já estão estudando a

concluir o curso (mostrar

oportunidades sobre a carreira)

100 atividades com 10.000 participações

138 atividades com 11.618 participações

Meta superada em 38% em relação às

atividades - 16% em relação às

participações

Relatório de Gestão 2012

Página 22 de 105

PROJETO 16 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA OBRIGATÓRIA

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA OBRIGATÓRIA

JUSTIFICATIVA Os auditores independentes e os demais contadores que compõem o seu quadro funcional técnico, deverão cumprir a carga horária estabelecida pela Resolução CFC nº. 1146/08, através das capacitadoras, devidamente credenciadas pela CEPC – CRC SP e CEPC – CFC

OBJETIVOS Credenciamento de Capacitadoras, cursos e Instrutores de acordo com a norma vigente. Oferecer um programa de atualização profissional, para o cumprimento da pontuação exigida referente à Educação Profissional Continuada.

METAS Realizar em parceria com IBRACON, 25 atividades visando auxiliar o cumprimento da Resolução CFC nº. 1146/08. (Meta participações: 3.200)

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS

CRC SP

CFC, Entidades Contábeis, Instituição de Especialização ou desenvolvimento profissional que forneça curso ao público em

Geral, Órgãos de Fiscalização de outras Profissões, Receita Federal, Previdência Social, Junta Comercial, Secretaria de

Estado dos Negócios da Fazenda, Instituições de Ensino Superior e Capacitadoras.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1 - Reunião da Comissão de Educação Profissional – CRC SP. X X X X X X X X X X X X

2 - Divulgação das Normas para Educação Profissional Continuada (Ofícios).

X X X X X X X X X X X X

3 - Realização de atividades (Seminários; Cursos e Palestras) direcionados a Educação Profissional Continuada.

X X X X X X X X X X X X

4 - Recebimento dos pedidos de Credenciamento. X X X X X X X X X X X X

5 - Aprovação dos pedidos de Credenciamento. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL Credenciamento de

Capacitadoras, cursos e Instrutores de acordo com a norma vigente.

Oferecer um programa de atualização profissional, para o cumprimento da

pontuação exigida referente à Educação

Profissional Continuada.

25 atividades – 3.200 participações

4 atividades – 118 participações

16% em relação às atividades –

3,6% em relação às participações.

COMENTÁRIOS

Do total de atividades realizadas, 234 foram pontuadas em atendimento à Resolução CFC 1146/08, com 11.425 participações, sendo destas, 4 atividades com 118 participações em parceria com o IBRACON. Atualmente, são 102 capacitadoras credenciadas e 1.700 cursos e eventos ativos.

Relatório de Gestão 2012

Página 23 de 105

PROJETO 17 DIVULGAÇÃO DA PROFISSÃO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO DIVULGAÇÃO DA PROFISSÃO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

JUSTIFICATIVA O número de alunos que ingressam no Curso de Ciências contábeis é menor que das outras áreas.

OBJETIVOS Divulgar a profissão junto aos alunos do ensino médio e participar de feiras referentes às profissões destacando o curso de ciências contábeis (nova visão).

METAS Promover 50 visitas com a realização de palestras em todo o Estado; participar de Feiras sobre as profissões; confecção de folheto sobre a profissão e o mercado de trabalho. (Meta participações: 5.000)

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS

CRC SP

CFC, Entidades Contábeis, Instituição de Especialização ou desenvolvimento profissional que forneça curso ao público em

Geral, Órgãos de Fiscalização de outras Profissões, Receita Federal, Previdência Social, Junta Comercial, Secretaria de

Estado dos Negócios da Fazenda, Instituições de Ensino Superior e Capacitadoras.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1- Contato com as escolas de ensino médio X X X X X X X X

2- Realização de palestras e distribuição de folhetos. X X X X X X X X

3- Participação em Feiras sobre a Profissão. X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Divulgar a profissão junto aos alunos do

ensino médio e participar de feiras

referentes às profissões destacando

o curso de ciências contábeis (nova visão).

50 visitas – 5.000 participações Não executado -

COMENTÁRIOS

Livreto institucional desenvolvido em fase de impressão (gráfica).

Relatório de Gestão 2012

Página 24 de 105

PROJETO 18 VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL JUNTO AOS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE (EMPRESÁRIOS E GESTORES)

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL JUNTO AOS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE (EMPRESÁRIOS E GESTORES)

JUSTIFICATIVA

Valorização da profissão contábil fortalecendo a relação entre empresário e contabilista, com a percepção pelo primeiro da importância do segundo, como conhecedor e aplicador destacado da ferramenta de gestão e da capacidade desse profissional nas ações de controle e estratégia, visando agregar valor ao trabalho e ao negócio.

OBJETIVOS Realizar palestras destacando a importância do Profissional da Contabilidade na gestão dos negócios.

METAS Promover 10 encontros em todo o Estado, confeccionar folheto específico. (Meta participações: 2.000)

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1- Contato com os órgãos do governo e Entidades de classe para chegar até os Empresários.

X X X X X X X X X X

2- Cadastro dos dados de acordo com o segmento dos Empresários.

X X X X X X X X X X X X

3- Realização de palestras ou workshops evidenciando a importância do Profissional Contábil e da contabilidade como ferramenta de gestão.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Realizar palestras destacando a

importância do Profissional da

Contabilidade na gestão dos negócios.

10 encontros com 2.000 participações

3 encontros – 663 participações

30% em relação aos encontros –

33,1% em relação às participações

COMENTÁRIOS

Projeto piloto realizado, sendo retomado no exercício de 2013 com objetivo de alcance da meta.

Relatório de Gestão 2012

Página 25 de 105

PROJETO 19 CONVÊNIOS – ENTIDADES; EMPRESAS e INSTITUIÇÕES DE ENSINO

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO CONVÊNIOS – ENTIDADES; EMPRESAS e INSTITUIÇÕES DE ENSINO

JUSTIFICATIVA

Com a implementação deste projeto, o CRC SP põe em execução a sua atribuição legal e regulamentar de fiscalização preventiva, ao fornecer instrumentos para que o Contabilista aperfeiçoe a atuação profissional, dentro dos parâmetros exigíveis das normas da profissão contábil, detendo o necessário domínio dos limites e interferências de outras ciências que, direta ou indiretamente, venham afetar esse desempenho.

OBJETIVOS Os resultados esperados são o aperfeiçoamento técnico e melhoria no oferecimento dos serviços dos Contabilistas à sociedade.

METAS Promover 40 atividades referentes a cursos, palestras, seminários e ampla divulgação com relação ao convênio firmado. (meta participações: 3.500)

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CONVÊNIOS

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1 – Estabelecer procedimentos de divulgação dos cursos, treinamentos, seminários, palestras com relação aos convênios.

X X X X X X X X X X

2 – Realizar cursos, palestras, seminários, treinamentos para contabilistas e usuários da contabilidade.

X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Os resultados esperados são o

aperfeiçoamento técnico e melhoria no

oferecimento dos serviços dos

Contabilistas à sociedade.

Promover 40 atividades referentes a

cursos, palestras, seminários e ampla

divulgação com relação ao convênio firmado. (meta participações:

3.500)

Convênios firmados: - IBRACON, SESCON SP, APEJESP, FECONTESP e

SINDCONT SP.

Realizado em parceria com o SESCON SP, 22 atividades, com 124

participantes.

Realizado em parceria com o IBRACON:

- 2 atividades com 63 participantes

60% em relação às atividades -

5,5% em relação às participações

COMENTÁRIOS

Novas diretrizes sendo desenvolvidas pela nova gestão (2012/2013) a ser aplicada em 2013.

Relatório de Gestão 2012

Página 26 de 105

PROJETO 20 HOMENAGEM AOS MELHORES FORMANDOS

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO HOMENAGEM AOS MELHORES FORMANDOS

JUSTIFICATIVA Incentivar o aluno a dedicar-se permanentemente aos estudos para uma melhor formação.

OBJETIVOS Destacar e oferecer à sociedade um profissional com uma formação adequada.

METAS Homenagear 200 melhores alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS

CRC SP

CFC, Entidades Contábeis, Instituição de Especialização ou desenvolvimento profissional que forneça curso ao público em Geral, Órgãos de Fiscalização de outras Profissões, Instituições

de Ensino Superior e Capacitadoras.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1 – Indicação do patrono Diploma de Mérito.

X X X

2 – Confecção do Diploma de Mérito e pastas. X X X

3 – Ofícios para as Instituições de Ensino solicitando indicação do aluno.

X X

4 – Indicação do aluno pela Instituição de Ensino.

X X X X X X X X X X

5 – Entrega do Diploma. X X X X X X 6 – Organização e Promoção de Solenidade para entrega do Diploma aos formandos da Capital.

X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Incentivar o aluno a dedicar-se

permanentemente aos estudos para uma melhor formação.

Homenagear 200 melhores alunos

Foram homenageados 145 melhores alunos

em 2012 75%

COMENTÁRIOS

Em 2012, apenas 145 Instituições de Ensino de todo Estado indicaram os melhores alunos.

Relatório de Gestão 2012

Página 27 de 105

PROJETO 21 EXAMES

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO EXAMES

JUSTIFICATIVA O CFC por meio da Lei 12.249/2010 alterou as Normas da Profissão Contábil instituindo Exames para obtenção de registro e manutenção para os profissionais da área de auditoria (CNAI).

OBJETIVOS

Comprovação de conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de Técnico em Contabilidade. Garantir a esses profissionais contábeis, que atuam como auditores independentes, o nível de capacitação e qualificação técnica e ética que o mercado de trabalho exige.

METAS Até 3 exames no ano de acordo com as Resoluções do CFC, sendo 2 Exames de Suficiência nos meses de março e setembro com aproximadamente 10.000 participantes e 1 Exame de Qualificação Técnica no mês de junho com 600 participantes.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CFC e CRCs

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1- Divulgação dos Editais e inscrições. X X X X X X X X X

2- Reserva de salas. X X X 3- Materiais e identificação visual. X X X X X X 4- Aplicação dos Exames. X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Realizar 2 Exames de suficiência com 10.000 participantes e 1 Exame de Qualificação Técnica

com 600 participantes no ano

Foram Realizados 2 Exames de Suficiência com 8.041 participantes em março e 9.974 em

setembro e 1 exame de Qualificação Técnica com 577 participantes.

Relatório de Gestão 2012

Página 28 de 105

PROJETO 22 PROGRAMA DE VISITA AO CRC SP

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO PROGRAMA DE VISITA AO CRC SP

JUSTIFICATIVA Os alunos e Contabilistas precisam conhecer o CRC SP, sua função, suas ações para a valorização da profissão, suas dependências e todos os serviços prestados pela Entidade.

OBJETIVOS Programa de visitas para alunos, Contabilistas, Empresários e Sociedade estendendo aos outros estados e países, inclusive com palestras expositivas sobre a Profissão.

METAS Recepcionar 60 (sessenta) instituições de ensino com a finalidade de proporcionar informações dos serviços prestados de forma ampla para os profissionais e à sociedade. (Meta participações: 3.000)

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1 – Divulgação do programa de visitas a sede do CRC SP. X X X X X X X X X

2 - Treinamento dos funcionários e conselheiros que atenderão os grupos.

X X X

3 - Visitas à sede do CRC SP. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Programa de visitas para alunos,

Contabilistas, Empresários e

Sociedade

Recepcionar 60 instituições de ensino

com 3.000 participações

96 instituições com 3.576 participações

Meta superada em 60% em relação às

instituições recepcionadas e 19%

em relação às participações

Relatório de Gestão 2012

Página 29 de 105

PROJETO 23 MATERIAIS DIDÁTICOS

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO MATERIAIS DIDÁTICOS

JUSTIFICATIVA O material didático-pedagógico é o componente essencial ao processo de ensino-aprendizagem seja impresso ou por meios eletrônicos.

OBJETIVOS Oferecer conteúdos específicos voltados a Profissão Contábil e sua valorização por meios de materiais didáticos (impresso ou eletrônico) sejam em caráter institucional, normativo ou educacional.

METAS 10 conteúdos específicos utilizando se de todos os meios para ampla divulgação aos Contabilistas, alunos e sociedade ampliando o atendimento quantitativo sem prejudicar a qualidade.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1) Identificação das áreas e conteúdos específicos. X X X

2) Formatação do conteúdo e formato levando em consideração natureza do conteúdo e meios de modo atingir maior número de profissionais.

X X X X X X X X X X

3) Plano de divulgação. X X X X X X X X X 4) Criação de sistema de avaliação para orientar a eficácia do programa e determinar alterações que se tornem necessárias.

X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Oferecer conteúdos específicos voltados a Profissão Contábil e sua valorização por meios de

materiais didáticos (impresso ou eletrônico) sejam em caráter institucional, normativo ou

educacional.

- Seminários: IFRS - As Novas Normas Contábeis para Pequenas e Médias Empresas

Módulo I - Seções: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09 e 10

Módulo II - Seções: 11, 12, 13, 14, 15 e 16 Módulo III - 17, 18, 20, 25 e 27 Módulo IV - Seções: 21, 23, 24, 26, 28 e 29 Módulo V - Seções: 22, 30, 31, 32, 33, 34 e 35

- Auto Estudo: As Novas Normas de Auditoria – Módulo I As Novas Normas de Auditoria – Módulo II As Novas Normas de Auditoria – Módulo III As Novas Normas de Auditoria – Módulo IV Investimento em Controlada e em Coligada Imobilizado e Ativos Intangíveis Provisões, Ativos e Passivos Contingentes Adoção Inicial – Contabilidade para PME’s Redução ao Valor Recuperável de Ativos

Relatório de Gestão 2012

Página 30 de 105

PROJETO 24 INCENTIVO À PRODUÇÃO INTELECTUAL

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO INCENTIVO À PRODUÇÃO INTELECTUAL

JUSTIFICATIVA Necessidade de disseminar os conhecimentos adquiridos e incentivar a produção intelectual dos Profissionais, Professores e alunos da área contábil.

OBJETIVOS Oferecer conteúdos específicos das questões mais atuais e relevantes ligados a Contabilidade e valorização da Profissão.

METAS 06 publicações envolvendo as Regionais utilizando se de todos os meios para ampla divulgação aos Contabilistas, alunos e sociedade.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Definição e divulgação dos critérios. X X

2. Plano de Divulgação do programa.

X X X X X X X X X X

3. Envolver as Comissões específicas para análise e definição melhores trabalhos.

X X X X X X X X X

4. Divulgação melhores trabalhos e logística para apresentação ao público.

X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Premiação de teses e dissertações.

Foram executadas as seguintes etapas: 1. Elaboração do regulamento para

premiação de teses e dissertações. 2. Divulgação da premiação às instituições

de ensino. 3. Recebimento dos trabalhos. 4. Análise dos trabalhos recebidos. 5. Escolha das três melhores teses e das

cinco melhores dissertações. 6. Premiação dos vencedores.

COMENTÁRIOS

Este projeto terá continuidade em 2013 com a publicação do livro da História da Contabilidade Paulista e criação do Prêmio Professor Nota 10.

Relatório de Gestão 2012

Página 31 de 105

PROJETO 25 ATIVIDADES CULTURAIS DO CRC SP

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO ATIVIDADES CULTURAIS DO CRC SP

JUSTIFICATIVA A Sede e as Delegacias Regionais do CRC SP se ressentem de obras de arte e esculturas sobre a profissão.

OBJETIVOS Manter os espaços destinados à Educação/Cultura/Lazer e Social do Edifício Sede e das Delegacias Regionais do CRC SP, onde poderão ser realizadas manifestações artísticas do universo cultural contemporâneo.

METAS Dotar a Sede e as Delegacias Regionais do CRC SP de quadros e esculturas sobre motivos da profissão contábil e outros, e dar oportunidade aos artistas.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Buscar Expositores – São Paulo. X X X X X X X X X X X X 2. Realizar Exposições – São Paulo. X X X X X X X X X X X X

3. Buscar Expositores – Interior. X X X X X X X X 4. Realizar Exposições – Interior. X X X X 5. Buscar Palestrantes – CRC Melhor Idade. X X X X X X X X

6. Realização – Palestras. X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Realizar 12 exposições em São Paulo (Capital) 12 (100%)

Realizar 4 exposições no Interior 0 (0%)

Realizar 4 palestras do CRC SP Melhor Idade 5 (125%)

COMENTÁRIOS

Como parte do Projeto Social foram arrecadados 2.350 Kg de alimentos, que foram doados a entidades assistenciais.

Relatório de Gestão 2012

Página 32 de 105

PROJETO 26 REALIZAÇÃO DE CONVENÇÕES REGIONAIS DE CONTABILISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO REALIZAÇÃO DE CONVENÇÕES REGIONAIS DE CONTABILISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

JUSTIFICATIVA A Profissão Contábil, por ser uma profissão dinâmica e por necessitar de constante divulgação, clama pela realização de eventos, de forma generalizada.

OBJETIVOS Congregar os profissionais da contabilidade, propiciando-lhes uma atualização e um desenvolvimento profissional, melhorando assim o nível profissional.

METAS Realizar 4 (quatro) Convenções Regionais de Contabilistas do Estado de São Paulo em regiões do Interior do Estado e 1 (um) Fórum Mulher Contabilista em região a definir.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Elaboração de programa. X X X X 2. Formular convites para palestrantes. X X X X X X X X

3. Imprimir material. X X X X 4. Distribuir material. X X X X 5. Contratar empresas. X X X X 6. Realizar as Convenções. X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Convenções Regionais de Contabilistas do Estado de São Paulo

4

Convenções Realizadas:

Campinas (14 a 16 de

março de 2012) Piracicaba (1º e 02 de

junho de 2012) Jundiaí (04 e 05 de

outubro de 2012) Marília (25 e 26 de

outubro de 2012)

100%

Fórum Mulher Contabilista 1 São Paulo (08 de

março de 2012) 100%

Relatório de Gestão 2012

Página 33 de 105

PROJETO 27 CONCESSÃO DE MEDALHAS

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO CONCESSÃO DE MEDALHAS

JUSTIFICATIVA Valorizar os profissionais que contribuem para a elevação do nível da Profissão Contábil, através de um reconhecimento, que será demonstrado com a concessão de medalhas.

OBJETIVOS Reconhecer, em vida, todo um trabalho em prol da sociedade e da profissão.

METAS Premiar, através da concessão de medalhas, os profissionais que se dedicam para a elevação da Profissão Contábil.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Eleger quem deve ser premiado.

X X

2. Premiar os destaques contábeis. X X

3. Realizar solenidade para promover a entrega das medalhas.

X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Entrega de Medalhas na Solenidade em Comemoração ao Dia do Contabilista

(14 de maio de 2012)

Concessão de Medalhas: - 5 Medalhas Joaquim Monteiro de Carvalho - 1 Medalha Francisco D’Áuria

Entrega de Medalhas na Solenidade em Comemoração aos 66 anos de instalação

do CRC SP (17 de dezembro de 2012)

Concessão de Medalhas: - 2 Medalhas Joaquim Monteiro de Carvalho - 1 Medalha Pedro Pedreschi - 1 Medalha Ernani Calbucci

Relatório de Gestão 2012

Página 34 de 105

PROJETO 28 PARTICIPAÇÕES EM CONGRESSOS, CONVENÇÕES, CONFERÊNCIAS E OUTROS EVENTOS

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO PARTICIPAÇÕES EM CONGRESSOS, CONVENÇÕES, CONFERÊNCIAS E OUTROS EVENTOS

JUSTIFICATIVA A participação nesses eventos permite uma troca de experiências que ajudarão no engrandecimento da categoria, bem como, no aperfeiçoamento dos integrantes do CRC SP, para melhor desempenharem suas funções.

OBJETIVOS Permitir aos Conselheiros que a experiência adquirida nos eventos seja repassada ao maior número de Contabilistas.

METAS Promover a participação do CRC SP em eventos estaduais, nacionais e internacionais, tais como: seminários, convenções, conferências e congressos.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Selecionar os eventos que o CRC SP se fará representar. X X X X X X X X X X X X

2. Promover a escolha e classificação dos representantes do CRC SP para cada evento.

X X X X X X X X X X X X

3. Solicitar aos Conselheiros a elaboração de trabalhos que serão apresentados nesses eventos.

X X X X X X X X X X X X

4. Solicitar aos participantes a elaboração de relatórios. X X X X X X X X X X X X

5. Fazer inscrições e aquisição de passagens. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Promover a participação de Conselheiros em eventos estaduais, nacionais e internacionais.

Houve 156 participações de Conselheiros em 22 eventos, sendo 8 estaduais, 8 nacionais e

6 internacionais.

Relatório de Gestão 2012

Página 35 de 105

PROJETO 29 BOLETIM CRC SP

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO BOLETIM CRC SP

JUSTIFICATIVA Os Contabilistas precisam de um canal de comunicação com o CRC SP e devem ter acesso às informações de interesse da classe contábil.

OBJETIVOS Manter permanentemente atualizados os profissionais, com a inserção de matérias informativas de conteúdo prático.

METAS Editar 12 números do Boletim CRC SP, veiculados eletronicamente no Portal do CRC SP.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Obter matérias para divulgação.

X X X X X X X X X X X X

2. Solicitar matérias técnicas a profissionais qualificados. X X X X X X X X X X X X

3. Disponibilizar no Portal do CRCSP. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

As 12 edições do “Boletim CRC SP”, propostas no projeto, foram publicadas no Portal do CRC SP. O projeto foi 100% executado.

Relatório de Gestão 2012

Página 36 de 105

PROJETO 30 DELECON: INFORMATIVO PARA OS CONSELHEIROS, DELEGADOS E CHEFIAS DO CRC SP

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO DELECON: INFORMATIVO PARA OS CONSELHEIROS, DELEGADOS E CHEFIAS DO CRC SP

JUSTIFICATIVA A informação de todas as atividades que acontecem no CRC SP deve circular entre conselheiros, delegacias regionais e locais para que o Conselho possa ser administrado com excelência.

OBJETIVOS Fazer com que a sede do CRC SP, as delegacias regionais e locais fiquem informadas sobre as atividades para que haja uniformidade de condutas.

METAS Enviar o DELECON mensalmente por e-mail para todos os conselheiros, delegacias regionais e locais, para conhecimento de todos. Será, também, colocado no Portal do CRC SP (www.crcsp.org.br), no link Publicações.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Obter junto aos departamentos do CRC SP, Delegados e Conselheiros informações a serem divulgadas.

X X X X X X X X X X X X

2. Elaborar o DELECON. X X X X X X X X X X X X 3. Expedir o DELECON via e-mail e colocar no Portal do CRC SP. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Editar e enviar por e-mail 12 edições do informativo. O projeto foi 100% executado.

Relatório de Gestão 2012

Página 37 de 105

PROJETO 31 CRC SP ONLINE

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO CRC SP ONLINE

JUSTIFICATIVA Os Contabilistas devem ter acesso a todas as informações de interesse da profissão.

OBJETIVOS Fazer uma seleção das notícias sobre legislação e assuntos contábeis e enviá-las, semanalmente, por e-mail, aos Contabilistas cadastrados para recebê-las, além de colocar o informativo no Portal do CRC SP.

METAS Abastecer os Contabilistas com as notícias que interessam à profissão, como um complemento à execução de seu trabalho.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Pauta aprovada pelo Diretor Administrativo e pelo Departamento de Comunicação.

X X X X X X X X X X X X

2. Montagem do Informativo. X X X X X X X X X X X X 3. Revisões necessárias. X X X X X X X X X X X X 4. Aprovação pelo Conselho Diretor. X X X X X X X X X X X X

5. Envio aos e-mails cadastrados. X X X X X X X X X X X X 6. Colocação no Portal do CRC SP. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Editar o informativo e enviar, semanalmente, para mais de 100 mil e-mails cadastrados. O projeto foi 100% executado.

Relatório de Gestão 2012

Página 38 de 105

PROJETO 32 TV CRC SP – TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA DO CICLO DE PALESTRAS

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO TV CRC SP – TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA DO CICLO DE PALESTRAS

JUSTIFICATIVA Os serviços oferecidos aos Contabilistas pelo CRC SP, além dos eventos culturais e educacionais, precisam ser divulgados pela mídia mais moderna e rápida dos nossos dias: a Internet.

OBJETIVOS Continuar a desenvolver os programas da TV CRC SP para que os Contabilistas e usuários da internet possam receber as informações de grande interesse para a profissão e a sociedade de forma rápida e diretamente do computador.

METAS A divulgação de temas imprescindíveis aos profissionais contábeis, disponíveis a partir de modernas ferramentas tecnológicas, a serviço do desenvolvimento da profissão.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Produção, redação e formatação de programas jornalísticos, educacionais e culturais do CRC SP.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Meta não atingida. Projeto não foi executado.

COMENTÁRIOS

O projeto ainda está em fase de estudos por envolver tecnologia de custo elevado e logística que depende de terceiros.

Relatório de Gestão 2012

Página 39 de 105

PROJETO 33 RÁDIO WEB CRC SP

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Continuada

PROJETO RÁDIO WEB CRC SP

JUSTIFICATIVA Divulgar, de forma rápida e clara, informações institucionais sobre o CRC SP, sobre os serviços oferecidos aos Contabilistas e todas as notícias de interesse da profissão.

OBJETIVOS Criar a RÁDIO CRC SP para que os Contabilistas e usuários da internet possam receber, via web, as informações de grande interesse para a profissão e a sociedade, de forma rápida e diretamente do computador.

METAS A divulgação de temas imprescindíveis aos profissionais contábeis, disponíveis em modernas ferramentas tecnológicas, a serviço do desenvolvimento da profissão.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Produção, redação e formatação de programas jornalísticos, educacionais e culturais do CRC SP.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Meta não atingida. Projeto não foi executado.

COMENTÁRIOS

A execução do projeto demanda altos custos financeiros e detalhes jurídicos que ainda devem ser considerados, tratando-se o CRC SP de uma autarquia.

Relatório de Gestão 2012

Página 40 de 105

PROJETO 34 REFORMA, MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DA SEDE

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO REFORMA, MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DA SEDE

JUSTIFICATIVA Readequar o prédio para atender às necessidades do CRC SP para melhor prestar serviços aos seus usuários.

OBJETIVOS

Dar continuidade na ampliação e manutenção do edifício, no que tange as áreas de Civil, Hidráulica e Elétrica, sendo: - Realocação dos geradores. - Readequação do Plenário do CRC SP. - Readequações das áreas do CRC SP. - Espaço para recepcionar Conselheiros, Delegados e visitantes.

METAS Dotar o prédio de condições para atender o público em geral.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Dar continuidade nas manutenções e adaptações.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Dotar o prédio de condições para atender o público em geral.

Obras executadas em 2012: Projeto para realocação dos geradores. Projeto para adequação das áreas para recepção dos Conselheiros, Delegados e Visitantes. Substituição de uma unidade climatizadora (Chiller de 80 TR). Instalação de uma nova Central de Telefonia.

COMENTÁRIOS

As obras de readequação da Sede do CRC SP terão continuidade em 2013.

Relatório de Gestão 2012

Página 41 de 105

PROJETO 35 RENOVAÇÃO DA SOLUÇÃO DE INFORMATIZAÇÃO DO PLENÁRIO

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO RENOVAÇÃO DA SOLUÇÃO DE INFORMATIZAÇÃO DO PLENÁRIO

JUSTIFICATIVA O Projeto visa efetuar atualização tecnológica dos equipamentos e solução de informatização, utilizados no Plenário do CRC SP para dar maior agilidade, conforto e melhor estética ao local de realização das Sessões Plenárias.

OBJETIVOS

Troca dos Thin-Clients por equipamentos mais novos, mais potentes, menores e de melhor tecnologia.

Troca dos monitores LCD de 15” para monitores de 20” de tecnologia LED, para melhor visualização de documentos e melhor adequação ao projeto estético do Plenário.

Renovação da Atualização do Software de Gerenciamento dos Thin-Clients (Citrix). Contratação de Serviço de Especializado para a implementação dos Servidores e

Configuração do Ambiente.

METAS Prover o os Conselheiros do CRC SP e toda a Diretoria a acesso com boa performance de todos os novos recursos de Sistemas OnLine que o CRC SP está disponibilizando.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Confecção dos Editais. X 2. Aquisição. X 3. Instalação X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Prover o os Conselheiros do CRC SP e toda a Diretoria a acesso com boa performance de

todos os novos recursos de Sistemas OnLine que o CRC SP está disponibilizando.

O projeto foi concretizado com a implementação de Notebooks com processadores Core i5, 4Gb

Memória RAM da marca Lenovo que foram adquiridos na modalidade de locação.

COMENTÁRIOS

Efetuamos uma mudança no conceito da implementação técnica. Em vez de atualizarmos os equipamentos e softwares da solução anterior baseada em tecnologia de Server Based Computing (ThinClients, Servidor, Software Citrix) que se mostrou pouco eficaz e de pouca performance para nossa necessidade, optamos pela aquisição dos Notebooks para acesso às Atas OnLine e Votação Eletrônica.

Relatório de Gestão 2012

Página 42 de 105

PROJETO 36 IMPLEMENTAÇÕES DA SOLUÇÃO TOTVS ECM

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO IMPLEMENTAÇÕES DA SOLUÇÃO TOTVS ECM

JUSTIFICATIVA Para estender o conceito do Projeto CRC SP Sem Papel a todas às áreas e funcionários do CRC SP, e criar integrações automáticas com o Sistema de Gestão ERP Protheus.

OBJETIVOS

Prover o CRC SP de repositório de dados sumarizados, atualizado periodicamente, permitindo um rápido acesso às informações nele guardadas. Acesso ao sistema de GED em qualquer lugar, a qualquer hora via Web (Intranet, Extranet e Internet) Capacitar a equipe de TI para dar continuidade ao Projeto e desenvolver novas necessidades.

METAS Disponibilizar todas as soluções necessárias para a implementação total do Projeto CRC SP Sem Papel em todas as áreas do órgão.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Confecção de Editais. X 2. Aquisição. X 3. Instalação. X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Disponibilizar todas as soluções necessárias para a implementação total do Projeto CRC SP Sem Papel em

todas as áreas do órgão.

Projeto foi apenas implementado em parte.

Implantado: Prover o CRC SP de repositório de dados sumarizados, atualizado periodicamente, permitindo

um rápido acesso às informações nele guardadas.

COMENTÁRIOS

Não Implantado: Acesso ao sistema de GED em qualquer lugar, a qualquer hora via Web (Intranet, Extranet e

Internet). Capacitar a equipe de TI para dar continuidade ao Projeto e desenvolver novas necessidades. Houve outras necessidades de maior prioridade de implementação que nos obrigou a remanejar as implementações restantes para o ano de 2013.

Relatório de Gestão 2012

Página 43 de 105

PROJETO 37 GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS – GED CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS – ARQUIVO

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS – GED CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS – ARQUIVO

JUSTIFICATIVA Retomada da celeridade operacional através da utilização de melhores estruturas para guarda documental integrada a processos de tecnologia da informação.

OBJETIVOS

Liberação de espaço físico para os funcionários e colaboradores, desobstruindo áreas produtivas com a guarda de todo o acervo documental do CRC SP em instalações de empresa especializada. Digitalização de todos os documentos envolvendo o registro de pessoa física, pessoa jurídica e processos em geral, com a disponibilização de ferramenta de consulta destes documentos pela internet.

METAS Dar continuidade na digitalização e manutenção da organização, guarda e gerenciamento de documentos, informações e arquivos do CRC SP.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Controle de Qualidade. X X X X X X X X X X X X 2. Digitalização. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Guarda do acervo documental – 100% das solicitações das áreas do CRC SP

Guarda do acervo documental – 100% das solicitações

Digitalização de documentos em guarda permanente do Departamento de Registro –

50% dos previstos em estudo.

Digitalização de documentos em guarda permanente do Departamento de Registro –

0% Digitalização de documentos por

demanda de Departamentos – 90% das solicitações

Digitalização de documentos por demanda de Departamentos –

100% das solicitações

Recuperação de documentos – 90% das solicitações

Recuperação de documentos – 100% das solicitações

COMENTÁRIOS

A digitalização de documentos em guarda permanente do Departamento de Registro foi paralisada em decorrência de definição operacional, devendo ocorrer no próximo exercício.

Relatório de Gestão 2012

Página 44 de 105

PROJETO 38 MODERNIZAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO E MANUTENÇÃO DA BIBLIOTECA DO CRC SP

PROGRAMA SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Registro e Fiscalização

PROJETO MODERNIZAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO E MANUTENÇÃO DA BIBLIOTECA DO CRC SP

JUSTIFICATIVA

Reestruturação e Modernização da Biblioteca do CRC SP, com a retomada da celeridade operacional nos controles documentais por meio da utilização de melhores estruturas integrada a processos de tecnologia da informação, no novo edifício anexo. Também há necessidade de atualização de seu acervo, pois os profissionais da Contabilidade necessitam estar atualizados, conhecendo tudo o que está acontecendo na profissão, tanto no Brasil, como no mundo.

OBJETIVOS

Informatização da Biblioteca, reestruturação de espaço físico, atualização do acervo e constatação de valores reais das obras que compõem o acervo da Biblioteca do CRC SP, por intermédio da confrontação de relatórios gerados pelo Depto. de Contabilidade e Patrimônio e os emitidos pelo presente sistema informatizado.

METAS Efetuar a alocação da Biblioteca em novo espaço físico, a alimentação do sistema de informatização e organização para a guarda e gerenciamento do acervo de obras da Biblioteca do CRC SP e manter atualizada a biblioteca do CRC SP.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Alimentação do Software. X X X X X X X X X X X X 2. Readequação do espaço físico. X X X X X X X X X X X X 3. Adquirir obras. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Transferir a biblioteca para o novo prédio.

Foi efetuada a transferência, aumentando o espaço, adquirindo novos móveis, e está em fase a aquisição de novas obras para atualização do

acervo.

Relatório de Gestão 2012

Página 45 de 105

PROJETO 39 COBRANÇA DE DÉBITOS

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO COBRANÇA DE DÉBITOS

JUSTIFICATIVA O exercício da profissão por Contabilistas devedores é irregular, gerando problemas para o CRC SP e para a Sociedade.

OBJETIVOS Criar dispositivos que permitam a agilização dos planos de trabalho e exigir dos devedores sua regularização, colocando-se, assim, em igualdade de condições aos que se encontram quites.

METAS Atingir o índice de inadimplência abaixo de 9% (nove por cento).

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Motivar os devedores a quitarem seus débitos. X X X X X X X X X X X X

2. Contatos telefônicos e/ou por correspondências.

X X X X X X X X X X X X

3. Oferecer alternativas para liquidação dos débitos (parcelamento).

X X X X X X X X X X X X

4. Encaminhar expedientes para a Fiscalização. X X X X X X X X X X X X

5. Encaminhar para inscrição em Dívida Ativa e/ou Execução Fiscal. X X X X X X X X X X X X

6. Encaminhar para inscrição no CADIM. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

ASSUNTO META EXECUTADO PERCENTUAL

Projeto de Cobrança 2012

Reduzir para um dígito o número de profissionais

inadimplentes.

Efetuamos cobranças administrativas da

anuidade do exercício e anteriores.

Anuidade de 2012......16,77% Anuidade de 2011....... 9,34% Anuidade de 2010.......7,81% Anuidade de 2009.......6,33% Anuidade de 2008.......5,66% Anuidade de 2007.......4,53% Anuidade de 2006.......5,14%

Acumulado: Anuidades de 2006 a 2012 = 7,98%

COMENTÁRIOS O Departamento Financeiro/Cobrança está incumbido de realizar as cobranças do exercício e anteriores, de contabilistas e escritórios, dos profissionais devedores com endereços, na capital, no interior do estado e fora do Estado. Utilizamos, também, nossos Delegados Regionais, para cobranças de 50% (cinquenta por cento) dos devedores em suas respectivas cidades, conforme decisão da Diretoria do Órgão. Fizemos a inclusão de 14.935 (catorze mil, novecentos e trinta e cinco) nomes de profissionais e/ou escritórios no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal do Banco Central), visando à regularização dos débitos, após devidamente notificados, via ofício.

Relatório de Gestão 2012

Página 46 de 105

PROJETO 40 EXECUÇÃO JUDICIAL DOS DÉBITOS INSCRITOS EM DÍVIDA ATIVA (ANUIDADES E MULTAS)

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO EXECUÇÃO JUDICIAL DOS DÉBITOS INSCRITOS EM DÍVIDA ATIVA (ANUIDADES E MULTAS)

JUSTIFICATIVA Inadimplência de profissionais e organizações contábeis, cujos débitos inscritos em dívida ativa devem ser cobrados judicialmente. Evitar a prescrição dos débitos.

OBJETIVOS Recolher aos cofres da autarquia os valores devidos, bem como diminuir a inadimplência.

METAS Distribuir ações de execução fiscal. Acompanhar o andamento das ações de execução fiscal.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Distribuir e acompanhar as ações de execução fiscal da dívida ativa.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Distribuir ações de execução fiscal. Acompanhar o andamento das ações de

execução fiscal.

1. Distribuição: - Execuções Fiscais: 116

2. Acompanhamento:

- Petições protocoladas: 8.635

COMENTÁRIOS

Distribuições reduzidas em razão: - valor mínimo correspondente a 04 (quatro) anuidades do exercício; - audiências pré-processuais realizadas na cidade de São Paulo.

Relatório de Gestão 2012

Página 47 de 105

PROJETO 41 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

JUSTIFICATIVA Há necessidade de se manter atualizado o corpo de funcionários do CRC SP para poder prestar um bom serviço aos profissionais.

OBJETIVOS Manter os funcionários permanentemente em condições de prestar a melhor das informações aos usuários em geral.

METAS Treinar os funcionários por departamento e as diversas áreas da administração.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Verificar a necessidade do tipo de treinamento.

X X X X X X X X X X X X

2. Selecionar empresas que executam treinamento. X X X X X X X X X X X X

3. Promover licitação. X X X X X X X X X X X X 4. Efetuar contratação. X X X X X X X X X X X X 5. Treinar o pessoal. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Treinamento de funcionários

Em abril/2012 foi aplicado o treinamento “Liderança Persuasiva e Relacionamentos” a todos os funcionários nas datas abaixo: 12 e 13 de abril de 2012 com 32 participações. 16 e 17 de abril de 2012 com 72 participações. 18 e 19 de abril de 2012 com 75 participações. Além do treinamento acima foram realizados mais 28 treinamentos com 258 participações.

Relatório de Gestão 2012

Página 48 de 105

PROJETO 42 TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS DO CRC SP

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS DO CRC SP

JUSTIFICATIVA Há necessidade de treinar e capacitar o corpo de Conselheiros, tendo em vista as representações realizadas, perante Contabilistas, Sociedade, Instituições de Ensino, Órgãos Públicos e demais instituições.

OBJETIVOS Manter capacitado o Corpo de Conselheiros do CRC SP, tendo em vista que representam este Órgão.

METAS Treinar todos os Conselheiros.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Treinamento dos Conselheiros. X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Treinamento dos Conselheiros Nos dias 16 e 17 de janeiro de 2012 foi realizado,

na Sede do CRC SP, treinamento a todos os Conselheiros eleitos para a gestão 2012/2013.

Relatório de Gestão 2012

Página 49 de 105

PROJETO 43 TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA DELEGADOS DO CRC SP

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO OPERACIONAL ÀS DELEGACIAS

Registro e Fiscalização

PROJETO TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA DELEGADOS DO CRC SP

JUSTIFICATIVA

Há necessidade de se manter atualizado o corpo de Delegados do CRC SP e os seus colaboradores responsáveis pelo atendimento aos contabilistas, para poder prestar um bom serviço para os profissionais e a sociedade em geral e de fornecer o treinamento adequado aos Delegados a serem empossados no ano de 2012.

OBJETIVOS Treinar os novos Delegados e manter permanentemente os já empossados e os seus colaboradores responsáveis pelo atendimento aos contabilistas em condições de prestar a melhor das informações aos usuários dos serviços do CRC SP.

METAS Treinar todos os Delegados a serem empossados e os que já exercem o cargo, juntamente com os seus respectivos responsáveis em prestar atendimento aos contabilistas.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Realizar treinamentos. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Treinamento dos Delegados

Em 2012, foram realizados os seguintes treinamentos com a participação de todos os Delegados: Em 14 de fevereiro de 2012 foi realizado treinamento na Sede do CRC SP sobre o funcionamento do Conselho e rotinas administrativas. No período de 25 a 27 de julho de 2012 foi realizado o Programa de Integração e Capacitação na cidade de Embu das Artes/SP, com atividades visando o desenvolvimento de habilidades e competências para os participantes.

Relatório de Gestão 2012

Página 50 de 105

PROJETO 44 TORNAR O CRC SP UMA ENTIDADE SEM PAPEL

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO TORNAR O CRC SP UMA ENTIDADE SEM PAPEL

JUSTIFICATIVA

É grande a responsabilidade das empresas na questão ambiental, que buscam reduzir o impacto causado por suas atividades no meio ambiente. O CRC SP busca ampliar sua contribuição nessa área, visando tornar-se uma entidade sem papel.

OBJETIVOS Implementar programas e conscientizar funcionários sobre o uso racional do papel e, assim, contribuir para a preservação do meio ambiente.

METAS Reduzir gradativamente o uso do papel, racionalizando processos e utilizando de forma mais intensiva a informática.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Implantar o Software ECM e treinar os funcionários. X X X X X X X X X X X X

2. Racionalizar processos de forma a evitar o uso desnecessário de papel.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Reduzir gradativamente o uso do papel, racionalizando processos e utilizando de forma mais intensiva a informática.

Projeto concluído com sucesso. Implementamos os seguintes processos:

Implantação Completa do Sistema de Processo Eletrônico de Fiscalização – Incluindo CFC;

Disponibilização de Upload para Documentação do Processo Eletrônico;

Desenvolvimento de Assinador Digital de Documentos (OnLine e Aplicação);

Disponibilização Senha para Acesso de Partes Interessadas ao Processo Eletrônico em andamento;

Implementação dos Formulários de Avaliação Técnica OnLine;

Desenvolvimento e Implantação do Sistema de Processo Eletrônico de Registro;

COMENTÁRIOS

Esse é um processo contínuo, que além de soluções informatizadas também depende da absorção desta nova cultura pela empresa.

Relatório de Gestão 2012

Página 51 de 105

PROJETO 45 REUNIÕES DE TRABALHO COM DELEGADOS REGIONAIS

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO REUNIÕES DE TRABALHO COM DELEGADOS REGIONAIS

JUSTIFICATIVA Manter a uniformidade de procedimentos quanto aos serviços administrativos do órgão. Estabelecer o grau de representatividade dos Delegados Regionais perante a coletividade local e junto aos Delegados de sua jurisdição.

OBJETIVOS Avaliação da uniformidade e do nível dos procedimentos e informações prestadas pelas Delegacias.

METAS Dar continuidades às reuniões de trabalho com os Delegados Regionais e a Diretoria do CRC SP, realizando 4 (quatro) encontros em 2012.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Preparar o local para as reuniões. X

2. Convocar os Delegados. X X X X 3. Preparar o material. X X X X 4. Realizar reuniões. X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Realizar 4 Encontros de Delegados Regionais

Encontros realizados: São Sebastião (02 a 04 de março de 2012) Cesário Lange (29 de junho a 1º de julho de 2012) Campos do Jordão (26 a 28 de setembro de 2012) Lins (30 de novembro a 02 de dezembro de 2012)

Relatório de Gestão 2012

Página 52 de 105

PROJETO 46 REUNIÕES DE TRABALHO DOS DELEGADOS REGIONAIS COM OS DELEGADOS LOCAIS

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO REUNIÕES DE TRABALHO DOS DELEGADOS REGIONAIS COM OS DELEGADOS LOCAIS

JUSTIFICATIVA

A fim de manter a uniformidade de procedimentos quanto aos serviços administrativos do órgão, tanto os Delegados Regionais quanto os Delegados Locais necessitam ter os mesmos níveis de informação repassados pela Diretoria do CRC SP sobre as ações desenvolvidas pela entidade.

OBJETIVOS Dar condições aos Delegados Regionais e aos Delegados Locais para que possam repassar aos Contabilistas e à Sociedade o Plano de Trabalho do CRC SP, bem como melhor congregar os profissionais.

METAS Realizar reuniões periódicas entre os Delegados Regionais e os Delegados Locais para estabelecer uma única política no CRC SP.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Convocar os Delegados. X X X X 2. Realizar as reuniões. X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Realizar reuniões periódicas entre os Delegados Regionais e os Delegados Locais

Em 2012 foram realizadas 48 reuniões em 15 Delegacias Regionais.

Relatório de Gestão 2012

Página 53 de 105

PROJETO 47 VISITA DO CONSELHO DIRETOR ÀS DELEGACIAS REGIONAIS

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO VISITA DO CONSELHO DIRETOR ÀS DELEGACIAS REGIONAIS

JUSTIFICATIVA As Delegacias Regionais necessitam de maior intercâmbio de informações vindas da Alta Direção do CRC SP, visando alinhar as metas estabelecidas pela atual gestão, mantendo assim a uniformidade de procedimentos.

OBJETIVOS Realizar reuniões de trabalho junto às Delegacias Regionais com a presença dos Delegados Locais.

METAS Visitar todas as Delegacias Regionais durante o ano de 2012.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Agendar reuniões com os Delegados. X

2. Realizar as reuniões. X X X X X X X X X X X X 3. Feedback. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Visitas do Conselho Diretor às Delegacias Regionais

Em 2012 foram realizadas 5 visitas do CD às Delegacias Regionais, conforme abaixo: Presidente Prudente (26/01/2012) São José do Rio Preto (29/03/2012) Araçatuba (24/05/2012) Marília (20/07/2012) Bauru (16/08/2012)

COMENTÁRIOS

Este projeto terá continuidade em 2013.

Relatório de Gestão 2012

Página 54 de 105

PROJETO 48 CRIAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL CRC SP

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO CRIAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL CRC SP

JUSTIFICATIVA As Redes Sociais têm adquirido uma grande importância na sociedade moderna, sendo um meio de comunicação rápido e abrangente.

OBJETIVOS Inserir o CRC SP em Redes Sociais para disseminar, discutir e compartilhar assuntos pertinentes à profissão contábil.

METAS Compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns entre profissionais, empresários, professores e estudantes.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Estudo sobre o assunto, bem como de ferramentas e estruturas necessárias.

X X X X X X X X X X X X

2. Inserir o CRC SP em Redes Sociais. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Inserir o CRC SP em Redes Sociais

Foram criados os seguintes perfis do CRC SP nas Redes Sociais: Facebook (CRC SP Oficial) Twitter (@CRCSP_Oficial) You Tube (TV CRC SP)

Relatório de Gestão 2012

Página 55 de 105

PROJETO 49 MANUTENÇÃO DO CORPO FUNCIONAL

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO MANUTENÇÃO DO CORPO FUNCIONAL

JUSTIFICATIVA Manutenção do Corpo Funcional.

OBJETIVOS Para realização dos trabalhos do CRC-SP, faz-se necessária a manutenção do seu corpo funcional.

METAS Elaborar a folha de pagamento, relatórios gerenciais de controles internos dos benefícios e toda parte trabalhista exigida pela legislação vigente.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Efetuar o cálculo mensal da folha bem como o recolhimento dos respectivos encargos.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Trabalhos de rotina a serem executados em 2012 Meta totalmente cumprida.

Relatório de Gestão 2012

Página 56 de 105

PROJETO 50 AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSUMO

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSUMO

JUSTIFICATIVA Adquirir materiais de consumo para suprir as necessidades dos Departamentos a fim de cumprir com suas atividades operacionais do dia a dia.

OBJETIVOS Atender no exercício as demandas de consumo das diversas áreas, otimizando recursos, evitando sobras, mantendo um controle total dos materiais.

METAS Atender a demanda dos diversos Departamentos de acordo com o planejamento realizado.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Efetuar planejamento para garantia das necessidades.

X X X X X X X X X X X X

2. Adquirir, armazenar e distribuir os materiais de acordo com as solicitações.

X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Trabalhos de rotina a serem executados em 2012 Meta totalmente cumprida.

Relatório de Gestão 2012

Página 57 de 105

PROJETO 51 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS

JUSTIFICATIVA Dotar o CRC-SP de estrutura logística e predial adequada ao bom funcionamento de suas atividades.

OBJETIVOS Garantir o bom funcionamento das atividades diárias do CRC-SP englobando manutenção predial, contas de consumo, tarifas e encargos para que as atividades aconteçam.

METAS Manter os contratos, contas de consumo, atividades e encargos, para atender as necessidades.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Dar manutenção aos contratos de serviços de terceiros. X X X X X X X X X X X X

2. Cumprir com o pagamento das contas de consumo e encargos.

X X X X X X X X X X X X

3. Elaborar atividades afins. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Trabalhos de rotina a serem executados em 2012 Meta totalmente cumprida.

Relatório de Gestão 2012

Página 58 de 105

PROJETO 52 CONTRIBUIÇÕES REGIMENTAIS E ESTATUTÁRIAS

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO CONTRIBUIÇÕES REGIMENTAIS E ESTATUTÁRIAS

JUSTIFICATIVA

COTA PARTE - Cumprir o artigo 8º do DL 9295/46 e suas alterações que determina o repasse de 20% da arrecadação dos Regionais ao CFC. FIDES - Cumprir a Res. CFC 968/03 que determina a contribuição ao FIDES de 1º sobre a arrecadação das Anuidades dos Regionais.

OBJETIVOS Repassar diariamente os valores da Cota Parte ao CFC e mensalmente a Contribuição do FIDES no vencimento estipulado na Resolução.

METAS Quitar as contribuições a fim de atender as exigências legais em vigor.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Remeter ao CFC os valores das contribuições legais em vigor. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Trabalhos de rotina a serem executados em 2012 Meta totalmente cumprida.

Relatório de Gestão 2012

Página 59 de 105

PROJETO 53 AQUISIÇÃO DE BENS PERMANENTES – MÓVEIS, UTENSILIOS E DE INFORMÁTICA

PROGRAMA SUBPROGRAMA APOIO ADMINISTRATIVO A REGISTRO E FISCALIZAÇÃO

Registro e Fiscalização

PROJETO AQUISIÇÃO DE BENS PERMANENTES – MÓVEIS, UTENSILIOS E DE INFORMÁTICA

JUSTIFICATIVA Efetuar as trocas de instalações e utensílios que apresentarem problemas pelo tempo de uso e a implantação de novos sistemas e equipamentos de processamento de dados para as novas necessidades dos Departamentos.

OBJETIVOS Disponibilizar aos Departamentos condições de trabalho com os recursos mais modernos a fim de agilizar seus procedimentos.

METAS Atender de pronto as necessidades dos Departamentos.

EXECUTORES ENTIDADES ENVOLVIDAS CRC SP CRC SP

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES A DESENVOLVER JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Atender às necessidades dos Departamentos. X X X X X X X X X X X X

EXECUÇÃO DO PROJETO

METAS EXECUTADO

Trabalhos de rotina a serem executados em 2012 Meta totalmente cumprida.

Relatório de Gestão 2012

Página 60 de 105

4. Execução Orçamentária As receitas e despesas foram realizadas seguindo o regime da competência, obedecendo à legislação e normas em vigor, sendo devidamente aprovadas pela Câmara de Controle Interno e Plenário deste CRC SP, e homologadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

DEMONSTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

PREVISÕES

RECEITAS Inicial Final Arrecadada

R$ 52.000.000,00 R$ 58.000.000,00 R$ 58.641.856,15

DOTAÇÕES

DESPESAS Inicial Final Realizada

R$ 52.000.000,00 R$ 58.000.000,00 R$ 57.231.776,27

EVOLUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

RECEITAS 2012 2011 %

R$ 58.641.856,15 R$ 56.541.174,71 3,72

DESPESAS 2012 2011 %

R$ 57.231.776,27 R$ 49.006.715,16 16,78

A principal diferença nas despesas foi em relação às Despesas de Capital com a adequação do novo edifício agregado à sede e a reforma e ampliação do edifício sede. 5.Resultado Orçamentário Os recursos financeiros foram direcionados, prioritariamente, para as áreas básicas do CRC SP, que são as despesas com registro e fiscalização profissional da classe contábil.

a) RECEITA ARRECADADA R$ 58.641.856,15 b) DESPESA REALIZADA R$ 57.231.776,27 c) SUPERÁVIT ORÇAMENTÁRIO R$ 1.410.079,88

6. Resultado Patrimonial O CRC SP, no exercício de 2012, investiu parte dos recursos em: Aquisição de Equipamentos e Programas de Informática No exercício de 2012, foram adquiridos os seguintes equipamentos e programas de informática:

Hardware:

Aquisição de solução de Firewall com redundância;

Aquisição de solução corporativa de Filtro de Conteúdo (WebFilter);

Aquisição de Notebooks para o Novo Plenário, Fiscais e Equipe de Conciliação;

Aquisição de Equipamentos de Projeção e gravação de áudio para o Novo Plenário;

Relatório de Gestão 2012

Página 61 de 105

Aquisição de Solução de Telefonia IP (Pabx, Gateways, Servers, Aparelhos IP, Tarifador, Switchs PoE, Bastidores, NoBreak, etc.)

Aquisição de Nobreak de 40Kva – Sala Servidores

Aquisição de 10 Totens para uso exclusivo dos colaboradores do CRC SP

Aquisição de Modens Vivo – 50 Tokens

Software:

Atualização da Solução Corporativa de Antivírus;

Aquisição de MS SQL Server 2012 Core Licence – 12 Licenças;

Aquisição de MS Windows Std 2008 R2 – Server 03 Licenças e Call 250 Licenças;

Aquisição de MS Exchange 2010 - Server 01 Licença e Call 250 Licenças;

Aquisição de MS Office Std 2010 – 340 Licenças;

Aquisição de MS Visual Studio Pro w/ MSDN – 05 Licenças

Aquisição de Software de Suporte Remoto LogMeIn – 05 Licenças

Aquisição Dicionário Web Houaiss

Aquisição de Software Coreldraw X6 – 03 Licenças

Migração do Sistema Totvs Protheus 10 para a Versão 11

Aquisição do Módulo de Gerenciamento de Contratos

Aquisição do Módulo de Gerenciamento de Projetos

Aquisição do Módulo de Avaliação Desempenho

Aquisição do Módulo de Cargos e Salários

Outros:

Aquisição de 180 Certificados Digitais e-CPF para utilização de usuários dos Sistemas de Processos Eletrônicos;

Ampliação da Rede IP de 10Mb para 50Mb em Fibra ótica com redundância em Dupla Abordagem Física

Reforma e ampliação da Sede do CRC SP Em 17 de dezembro de 2012 foi inaugurado o novo Plenário do CRC SP, localizado no 8º andar da Sede, que inclui o salão da plenária, sala de reuniões, sala com isolamento acústico para receber profissionais que participarão de sustentação oral, sala de som, copa e depósito. O antigo plenário, localizado no 1º andar, será utilizado para atender solicitações de reuniões de outras entidades. O Departamento de Desenvolvimento Profissional e a Biblioteca foram transferidos para um novo espaço na Torre III da Sede (Edifício Ynel Alves de Camargo). O espaço da Biblioteca do CRC SP foi remodelado para melhor atender aos usuários, incluindo a atualização de seu acervo. As obras na Sede do CRC SP terão continuidade em 2013 com o projeto para a adequação das áreas de recepção dos Conselheiros, Delegados e visitantes, além de transferência de departamentos para a Torre III da Sede. Inventário físico dos bens do CRC SP A Comissão para Levantamento de Inventário Físico dos Bens do CRC SP, criada em 2008, efetuou o inventário de todos os bens da sede, in loco, no final do exercício de 2012.

Relatório de Gestão 2012

Página 62 de 105

DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES

Resultado Patrimonial a) Variações Aumentativas R$ 72.242.930,42 b) Variações Diminutivas R$ 85.668.247,63 Déficit R$ (13.425.317,21)

O déficit Patrimonial ocorrido teve como principal causa a constituição da Provisão para Perdas de Créditos, a fim de atender à NBC T SP 16.10.

PATRIMÔNIO

DEMONSTRAÇÃO DO ATIVO REAL LÍQUIDO

a) Saldo do Patrimônio Líquido em Dezembro/2011 R$ 72.178.163,45 b) Resultado das Variações Patrimoniais R$ (13.425.317,21) c) Ajuste de Exercícios Anteriores R$ 84.672.838,81 d) Saldo do Patrimônio Líquido em Dezembro/2012 R$ 143.425.685,05

Foram considerados como ajustes de exercício anteriores, os fatos decorrentes de mudança de critério contábil e a reavaliação dos bens móveis e imóveis atendendo à NBC T SP 16.10 7. Demonstrações Contábeis O CRC SP manteve a contabilidade regular, tendo sido encaminhados, periodicamente, os demonstrativos contábeis para a Vice-Presidência de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade, não existindo, na data de encerramento deste exercício, qualquer pendência com aquela instância. Anexamos os balanços e demais demonstrações contábeis, que espelham a realidade desta gestão.

Relatório de Gestão 2012

Página 63 de 105

8. Relatório das demais atividades efetuadas por departamento 8.1 Fiscalização

Além das metas estabelecidas no Plano de Trabalho 2012, o Departamento de Fiscalização executou as seguintes atividades:

Foram estabelecidas metas para o exercício de 2012 de acordo com o Plano de Trabalho, tendo este Regional cumprido, em sua totalidade, o que foi proposto na área de fiscalização.

O Departamento de Fiscalização contou com 39 fiscais divididos em 28 contadores, 11 técnicos em contabilidade e, ainda, 5 Coordenadores Fiscais, 1 Chefe de Departamento e 16 funcionários da área administrativa que, juntos, realizaram 217.349 atividades, sendo 199.145 na capital e 18.204 no interior e litoral do Estado.

Essas atividades foram desenvolvidas em 276 cidades e 141 delegacias.

ATIVIDADES TOTAL Na Capital 199.145 No Interior 18.204 Total de Atividades 217.349 Total de Visitas a Delegacias 141 Total de Visitas a Cidades 276 Total de Visitas 417 Ofícios Expedidos 2.100 Denúncias Recebidas 309 Notificações 32.608 AUTOS DE INFRAÇÃO Total de Ocorrências 1.587 Contrato de Prestação de Serviços 4 Escrituração Contábil 14 Decore 491 Demonstração Contábil 51 Auditoria 52 Perícia 5 Não qualificada 970 Total de Autos de Infração 1.485

O Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Conselheiro Gildo Freire de Araujo, despachou expedientes, autos de infração, processos disciplinares e éticos/disciplinares, antes de serem encaminhados para análise e julgamento às Câmaras de Fiscalização I, II e III e Câmaras de Ética e Disciplina I, II e III.

Por sua vez, as Câmaras de Fiscalização I, II e III, Câmaras de Ética e Disciplina I, II, III e a Câmara de Recursos se reuniram por 180 vezes, neste exercício, julgando 1.978 processos, cujo demonstrativo segue abaixo.

PROCESSOS JULGADOS EM 2012 NAS CÂMARAS Arquivamento 594 Arquivamento com recomendação 3 Multa 887 Multa e Suspensão 10 Suspensão 73 Advertência Reservada 637 Censura Reservada 60 Censura Pública 23 Total 2.287

Relatório de Gestão 2012

Página 64 de 105

Os programas especiais de fiscalização das empresas “não contábeis” e demais entidades, tiveram a sua sequência normal, todos eles visando verificar a habilitação profissional dos responsáveis pelos serviços contábeis, a estrutura das demonstrações contábeis e os respectivos pareceres de auditoria, quando necessários, e demais procedimentos fiscalizatórios, preservando, com isso, o mercado de trabalho dos contabilistas legalmente habilitados.

ATIVIDADES REALIZADAS Capital 199.145 Interior 18.204

VISITAS A CIDADES E DELEGACIAS Cidades 276 Delegacias 141 Foram desenvolvidos todos os projetos na área de fiscalização referentes ao Plano de Trabalho de 2012, a saber:

a) Fiscalização de Decores. b) Fiscalização dos Trabalhos de Perícia Contábil. c) Fiscalização das entidades públicas e sem fins lucrativos. d) Fiscalização da atividade contábil das empresas de auditoria. e) Fiscalização das Organizações Contábeis. f) Fiscalização dos Contratos de Prestação de Serviços. g) Fiscalização da Escrituração Contábil. h) Fiscalização de Demonstrações Contábeis. i) Fiscalização dos profissionais e escritórios com registro irregular, sem registro e combate ao

leigo. j) Atendimento a denúncias.

Convênios de Cooperação com Prefeituras

Em 2012, o CRC SP assinou convênios de cooperação com as prefeituras de Artur Nogueira, Barueri, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Jaboticabal, Mogi das Cruzes, Paulínia, Presidente Prudente e Vinhedo. O objetivo do convênio é incrementar a fiscalização preventiva e garantir mais segurança à prefeitura, assegurando que os documentos recebidos que envolvem a atuação de contabilistas foram elaborados por profissionais legalmente habilitados.

Capital95,96%

Interior4,04%

Cidades66,97%

Delegacias33,03%

Relatório de Gestão 2012

Página 65 de 105

8.2 Registro As atividades afetas ao Departamento de Registro, que extrapolaram as que foram estabelecidas no Plano de Trabalho 2012, apresentaram os seguintes resultados: O Departamento de Registro apresentou os seguintes números em 2012:

ESTATÍSTICA DE REGISTROS PROFISSIONAIS E CADASTRAIS DURANTE O EXERCÍCIO DE 2012

ASSUNTO TOTAL REGISTRO DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE CONTADOR 1.276 REGISTRO DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 468 REGISTRO PROVISÓRIO DE CONTADOR 702 REGISTRO PROVISÓRIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 51 REGISTRO DEFINITIVO TRANSFERIDO DE CONTADOR 69 REGISTRO DEFINITIVO TRANSFERIDO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 18 RESTABELECIMENTO DE REGISTRO DE CONTADOR 237 RESTABELECIMENTO DE REGISTRO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 183 BAIXA DE REGISTRO DE CONTADOR POR SOLICITAÇÃO 1.495 BAIXA DE REGISTRO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE POR SOLICITAÇÃO 1.682 ALTERAÇÃO DEFINITIVA DE CATEGORIA 172 ALTERAÇÃO DE NOME 332 TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO DE CONTADOR PARA OUTRO REGIONAL 73 TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE PARA OUTRO REGIONAL 36 RESTABELECIMENTO DE REGISTRO POR RETORNO A ESTE REGIONAL 14 ALTERAÇÃO PROVISÓRIA DE CATEGORIA 53 CONVERSÃO DE REGISTRO PROVISÓRIO EM DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE CONTADOR 2.409 CONVERSÃO DE REGISTRO PROVISÓRIO EM DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE TÉC. EM CONTABILIDADE 438 CANCELAMENTO DE REGISTRO DE CONTADOR POR FALECIMENTO 126 CANCELAMENTO DE REGISTRO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE POR FALECIMENTO 200 COMUNICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE CONTADOR EM SÃO PAULO 409 COMUNICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE EM SÃO PAULO 112 REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 385 ALTERAÇÃO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 880 BAIXA DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 65 CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 81 RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 8 REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 669 RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIG. DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 0 ALTERAÇÃO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 34 BAIXA DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 14 CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 3 REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE EIRELI 35 CADASTRO DE ESCRITÓRIO INDIVIDUAL (CEI) - APROVADOS 71 CADASTRO DE ESCRITÓRIO INDIVIDUAL (CEI) - RESTABELECIDOS 16 CADASTRO DE ESCRITÓRIO INDIVIDUAL (CEI) - ALTERADOS 49 CADASTRO DE ESCRITÓRIO INDIVIDUAL (CEI) - BAIXADOS 663 CADASTRO DE ESCRITÓRIO INDIVIDUAL (CEI) - CANCELADOS 34 OUTROS 100 CORRESPONDÊNCIAS EXPEDIDAS 6.308

TOTAL 19.970

Relatório de Gestão 2012

Página 66 de 105

O CRC SP findou o exercício de 2012 com os seguintes registros ativos:

ESTATÍSTICA DE CONTABILISTAS ATIVOS POR SEXO DEZEMBRO/2012

HOMENS Contadores Técnicos Total

Resp. Escritório 10.517 12.014 22.531

Não-Responsáveis 36.740 28.024 64.764

Total 47.257 40.038 87.295

MULHERES Contadoras Técnicas Total

Resp. Escritório 3.503 4.470 7.973

Não-Responsáveis 28.409 16.764 45.173

Total 31.912 21.234 53.146

GERAL Contadores Técnicos Total

Resp. Escritório 14.020 16.484 30.504

Não-Responsáveis 65.149 44.788 109.937

Total 79.169 61.272 140.441

O Vice-Presidente de Registro, Ari Milton Campanhã, examinou e despachou os processos e expedientes relativos ao registro.

A Câmara de Registro realizou 37 sessões neste ano, deliberando sobre 13.662 processos que lhe foram encaminhados.

A Câmara de Recursos analisou 17 processos de registro.

Contadores56,37%

Técnicos em Contabilidade

43,63%

PERCENTUAL DE REGISTROS ATIVOS DE CONTABILISTAS POR CATEGORIA

Relatório de Gestão 2012

Página 67 de 105

8.3 Desenvolvimento Profissional O Departamento de Desenvolvimento Profissional que tem por objetivo capacitar os Profissionais da Contabilidade, com a finalidade de poderem executar um trabalho técnico condizente com as exigências do mercado, no exercício de 2012 apresentou os seguintes resultados: Programa de Educação Continuada O CRC SP com seu Programa de Educação Continuada (PEC), com temas direcionados e oportunos para o aprimoramento e reciclagem profissional, tem como objetivo a fiscalização preventiva. Os cursos, palestras seminários, entre outras atividades, seja de forma presencial ou à distância, foram formatados obedecendo às características dos assuntos, estágio de desenvolvimento profissional e perfil de cada região. Sob coordenação da Vice-Presidência, da Câmara de Desenvolvimento Profissional, com apoio de diversas Comissões e através de convênios e parcerias, o PEC foi dirigido aos profissionais da contabilidade, autônomos ou empregados, empresários da Contabilidade, Auditores Internos e Independentes, consultores, peritos, professores registrados no CRC SP e demais CRC’S e para alunos da área contábil, com atividades das instituições de ensino e, em algumas circunstâncias, para usuários da Contabilidade. Quanto as Normas para Educação Profissional Continuada Resolução CFC nº 1.377/2011 a serem cumpridas pelos contadores com registro em Conselho Regional de Contabilidade (CRC) inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); àqueles com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); àqueles que exercem atividades de auditoria das demonstrações contábeis nas instituições financeiras e nas demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), nas sociedades seguradoras e de capitalização e nas entidades abertas de previdência complementar; aqui denominados auditores independentes e os demais contadores que compõem a firma de auditoria, estando ou não exercendo a atividade de auditoria independente, e demais contadores que integram o quadro técnico de auditores da firma, sejam eles empregados, terceirizados ou responsáveis técnicos. Foram realizadas 129 Atividades para alunos, 9 Atividades para alunos no Programa de Férias – CRC Jovem, 1 Atividade para Empresários/usuários, 9 Auto Estudos, 65 Atividades por meio do Ciclo de Palestras, 1 Fórum, 96 Oficinas Técnicas, 127 Palestras, 1 Pós-graduação, 18 Reuniões da Comissão de Educação Profissional Continuada, 5 reuniões Técnicas, 147 Seminários, 1 Transmissão ao vivo, 3 Treinamentos e 96 Visitas à Sede do CRC SP. No total foram 708 atividades com 44.070 participações, conforme quadro abaixo: ATIVIDADES REALIZADAS E PARTICIPAÇÕES

TÍTULO DO EVENTO ATIVIDADES PARTICIPAÇÕES Atividades para alunos 129 10.782 Atividades para alunos Programa de Férias CRC SP Jovem 9 836 Atividades para Empresários/Usuários 1 600 Auto Estudo 9 438 Ciclo de Palestras 65 8.974 Fórum 1 152 Oficinas Técnicas 96 4.119

Relatório de Gestão 2012

Página 68 de 105

Palestras 127 7.085 Pós-graduação 1 21 Reuniões da Comissão EPC 18 144 Reuniões Técnicas 5 148 Seminários 147 6.657 Transmissão ao Vivo – 1 em 19 pontos 1 228 Treinamentos 3 310 Visitas a Sede do CRC SP 96 3.576

TOTAL 708 44.070 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS Especialistas, Mestres e Doutores foram credenciados por meio de Edital publicado no Diário Oficial da União. O credenciamento é efetuado mediante análise da Câmara de Desenvolvimento Profissional e Comissão de Assessoramento à Câmara. Atualmente o CRC SP conta com 153 (cento e sessenta e dois) profissionais cadastrados, sendo 71 (setenta e um) na titulação de Especialistas, 61 (sessenta e um) Mestres e 21 (vinte e um) Doutores, que a cada atividade são avaliados pelos participantes, tendo como meta mínima 75%.

PESQUISA POR AMOSTRAGEM

(QUESTIONÁRIO APLICADO A CADA ATIVIDADE) Parâmetros dos

Participantes Atividades Participações Fichas respondidas Percentual Índice

alcançado Atividades para Profissionais

da Contabilidade 352 20.905 16.922 81% 79%

Atividades para Alunos 210 12.722 10.736 84% 82%

TOTAL 562 33.627 27.658 82% 80,5%

Índice de Satisfação em relação aos Palestrantes/Instrutores Credenciados, Conselheiros e Colaboradores (Meta: 75%)

ITENS AVALIADOS ATIVIDADES PARA PROFISSIONAIS DA

CONTABILIDADE

ATIVIDADES PARA ALUNOS

O conteúdo do tema apresentado foi abordado de maneira clara e objetiva? 82% 90%

O esclarecimento das dúvidas foi eficaz? 78% 85% O material didático foi bem elaborado e de fácil compreensão? 78% 78%

A utilização de recursos audiovisuais facilitou a compreensão do programa? 85% 89%

O tema atende as suas necessidades imediatas ao desenvolvimento de seu trabalho? 75% 74%

O objetivo foi alcançado? 72% 69% A duração foi adequada? 73% 92% O programa foi cumprido pelo palestrante/instrutor? 86% 72%

MÉDIA GERAL 79% 82%

Relatório de Gestão 2012

Página 69 de 105

Perfil dos participantes e subsídios para implementação do programa

ÁREA DE ATUAÇÃO ATIVIDADES PARA PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE ATIVIDADES PARA ALUNOS

Empresas de Contabilidade 38% Estudante 77% Empresa Privada 35% Funcionário 11%

Pública 4% Estagiário 3% Auditoria 4% Empresas Privada 2%

Terceiro Setor 3% - - Instituição de Ensino (Prof. / Coordenador) 1% - -

Perícia 1% - -

PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE 81%

ALUNOS 27%

SUGESTÕES PARA PRÓXIMAS ATIVIDADES – INDICAÇÕES DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE

ÁREAS DE INTERESSE CICLO DE PALESTRAS, OFICINAS TÉCNICAS, PALESTRAS E SEMINÁRIOS

Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 17% Tributária 14%

Área Contábil ( Contabilidade de Custos e Rural) 10% Sistema de Escrituração Digital 6%

Auditoria Interna e Externa 4% Contabilidade do Terceiro Setor 4% Trabalhista / Previdenciária / RH 3%

Direito Tributário 3% Contabilidade Pública 3%

Perícia 3%

SUGESTÕES PARA PRÓXIMAS ATIVIDADES – INDICAÇÕES DE ALUNOS ÁREAS DE INTERESSE / TEMAS ATIVIDADES PARA ALUNOS

A Auditoria Contribuindo para a segurança e Transparência nos negócios 12%

Micro e Pequena Empresa e a Contabilidade 10% Perícia 10%

As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho 9%

A Contabilidade e a Tecnologia 9% A Contabilidade como instrumento de apoio na

Gestão Empresarial 8%

A Importância do Contador Frente a Globalização 6% Perspectiva da Profissão Contábil 5% A Contabilidade do Terceiro Setor 5%

Os Reflexos da Lei 11.638/07 na Contabilidade 4% A Credibilidade dos Trabalhos de Auditoria e a

Ética Profissional 3%

Normas e Organismos Internacionais de Contabilidade 3%

Mediação e Arbitragem 3% Responsabilidade Social do Contabilista 2% Sistema CFC CRC’S e Ética Profissional 2%

Relatório de Gestão 2012

Página 70 de 105

Equipe Técnica Vice-Presidência: Marcia Ruiz Alcazar

Câmara de Desenvolvimento Profissional Coordenador: Walter Iorio Vice-Coordenador: Vera Lúcia Vada Membros: Angela Zechinelli Alonso José Carlos Melchior Arnosti José Donizete Valentina Comissões, Diretoria Operacional e Departamento de Desenvolvimento Profissional COMISSÕES Comissão de Educação Profissional Continuada Finalidade: Responsável pelo Credenciamento de Capacitadoras, cursos e instrutores, atribuindo classificação e pontos para fins do Programa de Educação Profissional Continuada, conforme Resolução CFC nº 1377/11, em vigor a partir de janeiro de 2012, em especial o Anexo I, que dispõe sobre as Tabela de Eventos e Horas, visando o cumprimento das Normas para Educação Profissional Continuada, pelos contadores com registro em Conselho Regional de Contabilidade (CRC) inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); àqueles com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); àqueles que exercem atividades de auditoria das demonstrações contábeis nas instituições financeiras e nas demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), nas sociedades seguradoras e de capitalização e nas entidades abertas de previdência complementar; aqui denominados auditores independentes e os demais contadores que compõem a firma de auditoria, estando ou não exercendo a atividade de auditoria independente, e demais contadores que integram o quadro técnico de auditores da firma, sejam eles empregados, terceirizados ou responsáveis técnicos. Realizou 14 reuniões em 2011 e, 18 em 2012. Atualmente, são 102 capacitadoras credenciadas e 1.700 cursos e eventos ativos, um aumento de aproximadamente 9% em relação às capacitadoras e uma redução de 6% em relação número de cursos no ano de 2011. Comissão do Ciclo de Palestras Finalidade: Elaboração da Resenha de Matérias Técnicas SEMANAL contendo as principais publicações de atos legais, de artigos e comentários, da área contábil ocorridas no período, sendo encaminhado o link através do CRC On-line, com 48.283 acessos até 31 de dezembro de 2012. As palestras são realizadas semanalmente na Sede do CRC SP. Em 2012, foram realizadas 65 palestras com 8.974 participações. Comissão CRC Jovem Finalidade: Voltada para os estudantes da área contábil e para jovens profissionais, além de promover atividades de capacitação, a Comissão incentiva a participação nas entidades contábeis. Em 2012 na sede do CRC SP ocorreu o 4º Programa de Férias entre os dias 10 e 31 de julho, com 836 participações Em parceria com a Câmara de Desenvolvimento Profissional, a Comissão CRC SP Jovem promoveu 225 atividades (visita + atividade para alunos), com um total de 14.448 participações. Comissão de Acompanhamento do Exame de Qualificação Técnica para o Registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade Finalidade: Responsável pela aplicação do Exame de Qualificação Técnica no Estado de São Paulo. Em 2012, na 12ª edição do Exame, realizada entre os dias 27 e 29 de junho, contou com 557 candidatos inscritos. Em 24 de julho de 2009, o CFC alterou o item 5.5.2 da Resolução CFC nº 1109/07, passando a vigorar com a seguinte redação: “O Exame será aplicado pelo menos uma vez em cada ano, no mês de

Relatório de Gestão 2012

Página 71 de 105

junho, ou mais de uma vez, a critério do Plenário do CFC, em dia, data e hora fixados no Edital pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)”. Comissão de Projetos Sociais Finalidade: O CRC Social tem como meta o desenvolvimento de programas sociais junto à comunidade contábil e, também, junto à sociedade e, para isso, a missão de incentivar os Profissionais da Contabilidade à prestação de serviços voluntários, inclusive técnicos para o exercício da cidadania e a busca da integração social. Foram realizadas 15 atividades em todo o Estado de São Paulo, com 586 participações. Comissão de Assessoramento à Câmara de Desenvolvimento Profissional Finalidade: Desenvolvimento de trabalhos envolvendo processos de Cadastro de Palestrantes e Instrutores, programas de convênios com instituições de ensino para os Cursos de Pós-graduação, entre outros processos gerenciados pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional. Comissão de Desenvolvimento Científico Finalidade: A Comissão tem como finalidade de intensificar esforços para conscientizar os graduandos em Ciências Contábeis e Profissionais da Contabilidade com registro no CRC SP, sobre as ameaças quanto aos riscos e oportunidades à sua profissão, para que esta possa cumprir adequadamente seus deveres frente à sua responsabilidade pública e dadas as pressões para estar em constante processo de modernização, mormente em face da adesão do Brasil aos Padrões Internacionais na Elaboração e Divulgação de Relatórios Financeiros, bem como a implantação das Normas Internacionais de Auditoria. Comissão de Representação junto a Área Pública Finalidade: A parceria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) resultou na criação de grupos de trabalhos, imbuídos em fornecer aos entes públicos meios de disponibilizarem informações contábeis transparentes e comparáveis. Vale lembrar que o Ministério da Fazenda publicou a Portaria n.º 184, de 25 de agosto de 2008, que estabelece diretrizes para tornar a Contabilidade Aplicada ao Setor Público convergente com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e que é de responsabilidade da STN promover o alinhamento contínuo dessas normas editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Foram realizadas por este CRC SP no exercício de 2012, 9 atividades, com 332 participações. CONVÊNIOS FIRMADOS E PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROGRAMAS ESPECÍFICOS Convênios e parcerias com as Entidades IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; SESCON/SP – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo; APEJESP – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo; FECONTESP – Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; SINDICONT – Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. Convênios e parcerias com Instituições de ensino (Graduação, Pós-Graduação e Mestrado) EPDec – Faculdade Escola Paulista de Direito; FACULDADE ESPA – Escola de Ensino Superior de Guarulhos Ltda; FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado; SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; POLICAMP – Faculdade Politécnica de Campinas; UNISIG – Universidade Educacional de Ensino Superior LTDA; FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.

Relatório de Gestão 2012

Página 72 de 105

Convênios com Empresas ENAD – EDU-SAT Comércio de Materiais Didáticos e Serviços Educacionais LTDA; LEFISC – Editora de Publicações Periódicas LTDA; SRRF8 – Superintendência Regional da Receita Federal 8ª Região Fiscal. Parcerias Receita Federal, Previdência Social, Junta Comercial, Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda, Instituições de Ensino Superior, SEBRAE/SP – Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, Empresas de Auditoria e Capacitadoras. Homenagem aos Melhores Alunos dos Cursos de Contabilidade

Todos os anos, o CRC SP homenageia os melhores formandos das faculdades de Ciências Contábeis e dos cursos técnicos em Contabilidade agraciando-os com o Diploma de Mérito, tornado permanente a partir de 1985, por meio da Resolução CRC SP nº 232/85. O objetivo da criação do Diploma de Mérito é incentivar o aprimoramento técnico-profissional dos alunos de Contabilidade e divulgar o bom exemplo dos patronos, notáveis Profissionais da Contabilidade que contribuíram para o desenvolvimento da profissão.

Em 2012, o patrono do Diploma de Mérito foi o Profissional da Contabilidade Mário Martins de Almeida. Os melhores alunos, indicados pelas instituições de ensino, recebem certificados e placas como uma homenagem do CRC SP.

Na capital a cerimônia de entrega do Diploma de Mérito “Mário Martins de Almeida” oferecido pelo CRC SP, aconteceu na Sede do CRC SP no dia 20 de dezembro de 2012, no espaço do Teatro Professor Hilário Franco.

Em 2012, 145 Instituições de Ensino de todo Estado indicaram os melhores alunos. 8.4 Eventos O Departamento de Eventos do CRC SP que tem por finalidade realizar atividades que colaborarão com o desenvolvimento da área contábil, no exercício de 2012 executou as seguintes atividades: Convenções Regionais de Contabilistas Procurando aprimorar e estreitar ainda mais o relacionamento entre os profissionais, empresários e estudantes de contabilidade, o CRC SP realizou, em 2012, 04 Convenções Regionais onde foram discutidos assuntos a respeito da atualização da profissão contábil, a saber:

Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Campinas, realizada nos dias 14 a 16 de março de 2012, com aproximadamente 425 participantes.

Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Piracicaba, realizada nos dias 01 e 02 de junho de 2012, com aproximadamente 360 participantes.

Relatório de Gestão 2012

Página 73 de 105

Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da Área Contábil de Jundiaí, realizada nos dias 04 e 05 de outubro de 2012, com aproximadamente 250 participantes.

Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da Área Contábil de Marília, realizada nos dias 25 e 26 de outubro de 2012, com aproximadamente 280 participantes.

Fórum da Mulher Contabilista No dia 08 de março de 2012 foi realizado o 10º Fórum Mulher Contabilista, na cidade de São Paulo, na Sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, que contou com a presença de, aproximadamente, 180 participantes. Encontros de Estudantes 2012

Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis do Grande ABCD Mais de 2.000 estudantes participaram do 8º Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis do Grande ABCD, em 08 de maio de 2012, no CENFORPE (Centro de Formação dos Profissionais de Educação), em São Bernardo do Campo/SP.

Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo

Mais de 5.000 estudantes participaram do 3º Encontro Estadual de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo, em 10 de novembro de 2012, na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo/SP.

Palestras promovidas pela Comissão CRC SP Mulher Em 2012, a Comissão CRC SP Mulher realizou 02 palestras dirigidas as mulheres contabilistas, a saber:

Tema: “A Precisão na Decisão – O Segredo dos Negócios Vitoriosos do Século XXI” Palestrante: Antonio de Loureiro Gil Data: 14 de agosto de 2012 Participantes: 180

Tema: “Marketing de Serviços Contábeis” Palestrante: Anderson Hernandes Batista Data: 21 de novembro de 2012 Participantes: 80

Palestras promovidas pela Comissão CRC SP Melhor Idade Em 2012, a Comissão CRC SP Melhor Idade realizou 05 palestras dirigidas ao público da terceira idade, a saber:

Tema: “A Correta utilização dos Medicamentos” Palestrante: Rosangela Pereira Santos Data: 04 de abril de 2012 Participantes: 110

Relatório de Gestão 2012

Página 74 de 105

Tema: “Viagem pelo Universo da Ópera” – As Mulheres de Puccini Palestrante: Sergio Casoy Data: 21 de junho de 2012 Participantes: 120

Tema: “Educar – Educação Financeira” Palestrante: Tércia Bispo Rocha Data: 16 de agosto de 2012 Participantes: 100

Tema: “A Importância Econômica e Social do Futebol no Brasil e no Mundo” Palestrante: Raul A. Correa da Silva Data: 18 de setembro de 2012 Participantes: 100

Tema: “Qualidade de Vida e a Importância da Atividade Física na 3º Idade” Palestrante: Rui de Oliveira Data: 22 de novembro de 2012 Participantes: 120

A quantidade de alimentos arrecadados com as palestras da Comissão CRC SP Melhor Idade somou cerca de 550 kg, que foram doados a entidades assistenciais. Espaço Cultural do CRC SP Em 2012, foram realizadas as seguintes atividades no Espaço Cultural do CRC SP:

No período de 12 a 31 de janeiro de 2012, foi realizada a exposição “Terra Brasilis” do artista Ricardo Augusto. Na abertura da exposição houve a apresentação da Cia de Dança Estilos.

No período de 02 a 28 de fevereiro de 2012, foi realizada a exposição “A arte Shippô” da artista Kasuko Iwai. Na abertura da exposição houve a apresentação do Grupo Vocal Fantasia Italiana.

No período de 01 a 30 de março de 2012, foi realizada a exposição “Barcos de Outrora” do artista Lafraia. Na abertura da exposição houve a apresentação do Movimento Poético Nacional.

No período de 12 de abril a 04 de maio de 2012, foi realizada a exposição “Naturezas Transparentes” da artista Maria Thereza Fernandes. Na abertura da exposição houve a apresentação do Grupo NAEM.

No período de 10 de maio a 06 de junho de 2012, foi realizada a exposição “Magia e Fantasia” do artista Carlos Herglotz. Na abertura da exposição houve a apresentação de Alex Dupas & Thiago Rabay.

No período de 14 de junho a 06 de julho de 2012, foi realizada a exposição “Meditação sobre a biodiversidade” do artista Carla Prates. Na abertura da exposição houve a apresentação do Coral Interlúdio.e Alex Dupas & Thiago Rabay.

Relatório de Gestão 2012

Página 75 de 105

No período de 12 de julho a 03 de agosto de 2012, foi realizada a exposição “As Mãos em Foco” do artista Walmir Binhotti. Na abertura da exposição houve a apresentação do Grupo Vocal ComoCanto.

No período de 09 de agosto a 06 de setembro de 2012, foi realizada a exposição “Poesia Floral” do artista Edu das Águas. Na abertura da exposição houve a apresentação do Cantor lírico Dannilu.

No período de 13 a 28 de setembro de 2012, foi realizada a exposição “Forças Cósmicas” da artista Mitiko Yanagui. Na abertura da exposição houve a apresentação da Dupla Inahiá e André de Souza.

No período de 04 de outubro a 01 de novembro de 2012, foi realizada a exposição “Alma Cabocla” do artista Vilson Palaro. Na abertura da exposição houve a apresentação com o Musical Resplendor.

No período de 08 de novembro a 30 de novembro de 2012, foi realizada a exposição “Universo Floral” da artista Agnes Franchini. Na abertura da exposição houve a apresentação com Mestro Akihisa Kitagawa.

No período de 06 de dezembro a 28 de dezembro de 2012, foi realizada a exposição “Viagem Através do Desenho” do artista Vinícius Pellegrino. Na abertura da exposição houve a apresentação com os Violeiros Matutos.

A quantidade de alimentos arrecadados com as atividades do Espaço Cultural do CRC SP somou cerca de 1.800 kg, que foram doados a entidades assistenciais. Encontros de Delegados Regionais Foram realizados os seguintes encontros de trabalho com Delegados Regionais:

Encontro de Delegados Regionais, realizado no período de 02 a 04 de março de 2012, em São Sebastião/SP. Encontro de Delegados Regionais, realizado no período de 29 de junho a 01 de julho de 2012, em Cesário Lange/SP. Encontro de Delegados Regionais, realizado no período de 26 a 28 de setembro de 2012, durante o 23º EESCON, em Campos do Jordão/SP. Encontro de Delegados Regionais, realizado no período de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2012, em Lins.

Observação: À Gerência de Eventos cabe a parte logística.

Relatório de Gestão 2012

Página 76 de 105

8.5 Tecnologia da Informação O Departamento de Tecnologia da Informação que dá suporte às todas as atividades executadas pelo CRC SP, quer seja no desenvolvimento de novos sistemas, bem como dar suporte e atualizar os sistemas já implantados, no exercício de 2012 apresentou os seguintes resultados:

A área de Tecnologia da Informação desenvolveu os seguintes projetos/atividades no ano de 2012:

Aplicações de Sistemas desenvolvidas pelo CRC SP:

Adequação da Aplicação de DHP/Decore OnLine para as novas resoluções do CFC;

Desenvolvimento da Certidão de Regularidade em substituição da DHP Outras Finalidades;

Aplicação de Inscrições do Encontro de Estudantes 2012;

Implantação Completa do Sistema de Processo Eletrônico de Fiscalização – Incluindo CFC;

Disponibilização de Upload para Documentação do Processo Eletrônico;

Desenvolvimento de Assinador Digital de Documentos (OnLine e Aplicação);

Disponibilização Senha para Acesso de Partes Interessadas ao Processo Eletrônico em andamento;

Implementação dos Formulários de Avaliação Técnica OnLine;

Desenvolvimento e Implantação do Sistema de Processo Eletrônico de Registro;

Desenvolvimento do Módulo de Recadastramento – Ação Nacional do CFC;

Inclusão de Devedores em Lote no Cadin;

Análise de Requisitos para Desenvolvimento do CFC do Sistema de Inscrições do Evento da Mulher;

Disponibilização de Avaliação de AutoEstudo para Desenvolvimento Profissional

Disponibilização de Avaliação OnLine dos Eventos do CRC SP, para os participantes;

Adaptação do Sistema de Desenvolvimento Profissional – CNAI às novas normas do CFC;

Disponibilização de Upload de Comprovantes de Atividades e Publicações realizadas;

Desenvolvimento de Aplicação para o Processo de Pré-Conciliação;

Implementação no Sistema Financeiro do Redam III;

Desenvolvimento de Relatório de Provisão de Perda e Arrecadação;

Disponibilização de Pesquisas OnLine – Para público Contábil e ações internas com colaboradores;

Relatório de Gestão 2012

Página 77 de 105

Aplicações Web/Portal.

Desenvolvimento e Implementação do Novo Portal do CRC SP para a Gestão 2012-2013;

Desenvolvimento de Aplicação para acompanhamento da Reunião Plenária;

Criação de newsletters, divulgações, ficha de inscrição, acompanhamento de inscrição para o 10° Fórum Mulher Contabilista;

Criação de newsletters, divulgações para Evento de Estudante, Novo Portal, Recadastramento;

Formulário “Solicitação de atividade”. Formulário eletrônico para as delegacias do CRC SP solicitarem atividades (palestra, oficina técnica ou seminário) ao Departamento de Desenvolvimento Profissional.

Serviços

Auditorias de computadores do CRC SP. 8.6 Atendimento

O Departamento de Atendimento, em sua função de atender profissionais da contabilidade, as organizações contábeis e o público em geral que procura o CRC SP, pessoalmente, por telefone, por e-mail ou via correio, nas mais diversas situações, tais como obtenção de registro e conseqüentes alterações, cadastramento e alterações das organizações contábeis e demais serviços, incluindo-se o protocolo das correspondências recebidas, apresentou, em 2012, o seguinte resultado:

MÊS DOCUMENTOS PROTOCOLADOS TELEATENDIMENTO ATENDIMENTO

AO PÚBLICO TOTAL GERAL

Janeiro 5.641 5.713 2.152 13.506 Fevereiro 5.055 4.306 1.548 10.909

Março 4.398 4.981 2.130 11.509 Abril 3.360 3.647 1.271 8.278 Maio 3.716 4.394 1.844 9.954

Junho 3.016 3.032 1.531 7.579 Julho 3.336 2.808 1.801 7.945

Agosto 3.758 3.488 2.077 9.323 Setembro 2.912 2.547 1.707 7.166

Outubro 4.094 2.875 2.143 9.112 Novembro 5.162 2.147 2.196 9.505 Dezembro 6.558 6.000 3.000 15.558

TOTAL 51.006 45.938 23.400 120.344

Além dos atendimentos especificados acima, o CRC SP mantém em sua sede o Posto de Atendimento da Receita Federal do Brasil (RFB), que atende aos Profissionais da Contabilidade em situação regular junto ao Conselho. O posto presta os seguintes serviços: inscrição, alteração e baixa de CNPJ, pesquisa de situação fiscal e cadastral de pessoa física, baixa de conta corrente e REDARF, bem como processos administrativos (alteração de data de abertura, alteração de sócios perante o CNPJ e exclusão de nome da sociedade por saída no quadro societário) e, ainda, os serviços previdenciários como: cadastro (inscrição e alteração), ajuste de guia, emissão de guia e pesquisa previdenciária de pessoa jurídica.

Relatório de Gestão 2012

Página 78 de 105

Em 2012, foi registrada a seguinte movimentação de profissionais atendidos por este posto, conforme itens apresentados no quadro abaixo:

Posto de Agendamento de Serviços da Receita Federal Movimento Anual – 2012

Serviços Total CNPJ (Inscrição / Alteração) 7.603 Conta Corrente 84 REDARF 166 Processos Administrativos 32 CNPJ (Baixa) 2.121 Pesquisas 7 CND Pessoa Física 0 Cadastro Previdência 7 Ajuste de Guia da Previdência 40 Emissão de Guia da Previdência 0 Pesquisas – Previdência 21 Total de Serviços 10.081 Atendimentos Pessoais 9.401 Total Geral 19.482

8.7 Recursos Humanos Para dar atendimento aos 140.000 Profissionais da Contabilidade e às 20.000 Organizações Contábeis, que compõem o cadastro do CRC SP, há necessidade de termos um corpo funcional muito bem preparado e motivado, diante dessa necessidade, o Departamento de Recursos Humanos do CRC SP apresentou o seguinte resultado: Em 31 de dezembro de 2012, o CRC SP contava com 230 colaboradores em seu quadro funcional, todos alocados na sede, conforme quadro abaixo:

DEPARTAMENTO HOMENS MULHERES TOTAL %

Departamento de Atendimento 11 13 24 10,43% Departamento de Compras e Licitações 4 3 7 3,04% Departamento de Comunicação 1 3 4 1,74% Departamento de Contabilidade e Patrimônio 3 1 4 1,74% Departamento de Fiscalização 43 18 61 26,52% Departamento de Manutenção 13 0 13 5,65% Departamento de Recursos Humanos 4 1 5 2,17% Departamento de Registro 8 9 17 7,39% Departamento de Secretaria 6 1 7 3,04% Departamento Financeiro 7 10 17 7,39% Diretoria Executiva 11 6 17 7,39% Gerência de Assessoria Jurídica 8 5 13 5,65% Gerência de Auditoria Interna 2 2 4 1,74% Gerência de Desenvolvimento Profissional 7 12 19 8,26% Gerência de Eventos 2 3 5 2,17% Gerência de Tecnologia da Informação 12 1 13 5,65% TOTAL GERAL 142 88 230 100%

Relatório de Gestão 2012

Página 79 de 105

Para prover as necessidades de capacitação dos colaboradores, foram ministrados os seguintes treinamentos em 2012:

No período de 12 a 14 de janeiro de 2012 foi realizado o curso “Analista de Administração de Pessoal”, com a participação de 03 funcionários.

Nos dias 17 e 18 de janeiro de 2012 foi realizado o treinamento “Administração de Cargos e Salários”, com a participação de 1 funcionário.

No período de 23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012 foi realizado o curso “Photoshop CS5”, com a participação de 1 funcionário.

Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2012 foi realizado o treinamento “Desenvolvimento Analista de Treinamento”, com a participação de 2 funcionários.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2012 foi realizado o treinamento “Planejamento Estratégico de RH”, com a participação de 1 funcionário.

No período de 13 a 17 de fevereiro de 2012 foi realizado o curso “Photoshop CS5”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 27 de fevereiro de 2012 foi realizado o curso “Organização e Controle de Almoxarifado”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 17 de fevereiro de 2012 foi realizado o treinamento “Atualização de Serviço de Copa”, com a participação de 5 funcionários.

No período de 19 a 22 de março de 2012 foi realizado o evento “VII Congresso de Pregoeiros”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 30 de março de 2012 foi realizado o curso “Demonstração do Fluxo de Caixa”, com a participação de 45 funcionários.

Nos dias12 e 13 de abril de 2012 foi realizado o treinamento “Liderança Persuasiva e Relacionamentos”, com a participação de 32 funcionários.

Nos dias 16 e 17 de abril de 2012 foi realizado o treinamento “Liderança Persuasiva e Relacionamentos”, com a participação de 72 funcionários.

Nos dias 18 e 19 de abril de 2012 foi realizado o treinamento “Liderança Persuasiva e Relacionamentos”, com a participação de 75 funcionários.

No período de 23 a 25 de abril de 2012 foi realizado o treinamento “Montagem de Coffe Break”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 27 de abril de 2012 foi realizado o treinamento “Oficina DRE, DMPL e DRA”, com a participação de 40 funcionários.

No período de 14 a 18 de maio de 2012 foi realizado o evento “Capacitação em Contabilidade aplicada ao Setor Público”, com a participação de 4 funcionários.

No período de 14 a 16 de maio de 2012 foi realizado o treinamento “Comunicação Verbal”, com a participação de 1 funcionário.

Relatório de Gestão 2012

Página 80 de 105

No dia 25 de maio de 2012 foi realizado o Seminário “Controvérsias Jurídico - Contábeis”, com a participação de 3 funcionários.

No dia 26 de maio 2012 foi realizado o evento “TechNet Community”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 01 de junho de 2012 foi realizado o evento “Encontro Regional de Sophia”, com a participação de 2 funcionários.

Nos dias 05 e 06 de julho de 2012 foi realizado o treinamento “Avaliação de Desempenho”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 05 de julho de 2012 foi realizado o treinamento “Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis”, com a participação de 44 funcionários.

No dia 05 de julho de 2012 foi realizado o treinamento “Demonstrações Contábeis de Notas Explicativas”, com a participação de 44 funcionários.

No dia 11 de agosto de 2012 foi realizado o curso “Formação Básica em Fotografia”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 30 de agosto de 2012 foi realizado o treinamento “Formação de Instrutores para Brigada de Incêndio”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 17 de agosto de 2012 foi realizado o treinamento “Digitalização de documentos com validade legal”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 06 de setembro 2012 foi realizado o treinamento “Imobilizado e Perda de Recuperabilidade”, com a participação de 42 funcionários.

No período de 18 a 20 de setembro de 2012 foi realizado o treinamento “CIPA Gestão 2012/2013”, com a participação de 8 funcionários.

Nos dias 05 e 06 de outubro de 2012 foi realizado o treinamento “Gerenciamento Estratégico de Transporte e Frota”, com a participação de 1 funcionário.

No período de 10 a 13 de dezembro de 2012 foi realizado o curso de “MP Arquitetura e Instalação”, com a participação de 1 funcionário.

No período de 17 a 21 de dezembro de 2012 foi realizado o curso de “MP Configurador”, com a participação de 1 funcionário.

Relatório de Gestão 2012

Página 81 de 105

8.8 Financeiro O Departamento Financeiro do CRC SP buscou em 2012, baixar o nível de inadimplência para menos de dois dígitos, para tanto contou com o auxílio além do corpo funcional dos Delegados do CRC SP, apresentando ao final o seguinte resultado:

Posição das Anuidades de 2012 Quantidades Físicas

PESSOA FÍSICA ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS TOTAL Contabilistas Sociedades Individuais 31/12/2012

Incluídas

128.069 11.837 7.223 147.129 100,00% 100,00% 100,00% 100,00%

(-) Recebidas (Integrais)

66.875 7.956 4.918 79.749 52,22% 67,21% 68,09% 54,20%

(-) Baixadas (Integrais)

2.141 86 216 2.443 1,67% 0,73% 2,99% 1,66%

(-) Parcelamentos Concedidos

43.624 3.129 1.260 48.013 34,06% 26,43% 17,44% 32,63%

(-) A Receber (Parcelamentos)

7.100 375 273 7.748 5,54% 3,17% 3,78% 5,27%

A Receber (Integrais)

15.429 666 829 16.924 12,05% 5,63% 11,48% 11,50%

Total a Receber

22.529 1.041 1.102 24.672 17,59% 8,79% 15,26% 16,77%

Com a finalidade de agilizar o processo de cobrança, o Departamento Financeiro deu continuidade à verificação e acertos dos cadastros incorretos, especialmente quanto aos endereços, oferecendo, em seguida, a cobrança amigável na forma de parcelamento e reparcelamento de débitos. Esgotada essa possibilidade, o Departamento Financeiro encaminhou os processos à Assessoria Jurídica, que tomou as providências cabíveis.

Relatório de Gestão 2012

Página 82 de 105

8.9 Jurídico A Assessoria Jurídica do CRC SP, no auxílio ao Departamento Financeiro, efetuou execuções fiscais, inscrições no CADIN, e conciliações judiciais, com a finalidade única de executar o Plano de Trabalho 2012 no tocante ao recebimento de recursos, para que o CRC SP pudesse efetuar o trabalho que lhe é imputado pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, conforme poderá ser observado no quadro a seguir:

SERVIÇOS EFETUADOS PELO DEPARTAMENTO JURÍDICO EM 2012

Petições extra-sistema 1.400 Pareceres 368 Ofícios 247 Informações 605 Minutas 103 Mandados 71 Correspondências 78 Demonstrativos de Dívida Ativa 95 Processos/Expedientes Analisados 801 Números para Contrato 151 Pedidos de cópias de Processos 97 Solicitação de cheques 45 Distribuição de Processos 189 Total 4.250

8.10 Compras e Licitações O Departamento de Compras e Licitações deu suporte a todas as atividades do CRC SP, no tocante a aquisições, reformas, etc., através das seguintes atividades: Foram instaurados 134 processos, discriminados abaixo: - 5 processos na modalidade de convite; - 6 processos na modalidade de concorrência pública; - 23 processos na modalidade de pregão presencial; - 25 processos na modalidade de pregão eletrônico; e - 75 processos por dispensa e/ou inexigibilidade de licitação. O departamento também foi responsável pelo gerenciamento da parte comercial de 73 processos dos contratos com obrigações futuras (prestação de serviços de terceiros).

Relatório de Gestão 2012

Página 83 de 105

8.11 Comunicações O Departamento de Comunicação, que tem por objetivo passar aos Profissionais da Contabilidade as alterações de nossa legislação, a implementação de novas atividades que dizem respeito à nossa profissão, no exercício de 2012 efetuou o seguinte: O Departamento de Comunicação do CRC SP, durante o ano de 2012, realizou a cobertura de diversos eventos como as solenidades do Dia do Contabilista; solenidade de comemoração do 66º aniversário de instalação do CRC SP, em dezembro, quando foram homenageados ilustres Profissionais da Contabilidade; o Programa de Férias do CRC SP Jovem; entrega do Diploma de Mérito; eventos culturais; cerimônias de entrega de Carteiras de Identidade Profissional; posse de novos delegados da entidade; encontro dos delegados; atividades das Comissões CRC SP Mulher, CRC SP Social e CRC SP Melhor Idade e visitas de alunos da área contábil à sede do Conselho. O departamento também cumpriu a prerrogativa de assessorar a presidência. Ao longo de 2012, o CRC SP editou diversas publicações e assessorou a realização dos programas da TV CRC SP, com o objetivo de estreitar a comunicação com os profissionais da Contabilidade, conselheiros, delegados e colaboradores. Também gerenciou a empresa terceirizada que presta serviços de assessoria de imprensa ao CRC SP. Boletim CRC SP

O Boletim CRC SP é mensal e teve 12 edições em 2012, do número 197 ao número 208. O Boletim CRC SP é uma publicação exclusivamente eletrônica, podendo ser acessado pelo Portal do Conselho (www.crcsp.org.br) em dois formatos: o de revista eletrônica e também em pdf.

O conteúdo da publicação está dividido em editorias que abordam temas atuais e de interesse dos profissionais da área: artigos, legislação contábil, notícias e entrevistas.

O Boletim CRC SP contou com sete anunciantes para as edições de 2012. Delecon

O boletim informativo Delecon é um periódico interno dirigido a conselheiros, delegados e chefias do CRC SP. O conteúdo divulga novidades administrativas do CRC SP e as atividades dos conselheiros e delegados.

Enviado mensalmente por e-mail para um mailing específico com 252 endereços eletrônicos, o Delecon traz também matérias sobre eventos do CRC SP e temas de interesse dos Profissionais da Contabilidade. CRC SP Online

O CRC SP Online é elaborado semanalmente com o intuito de oferecer aos profissionais da Contabilidade informações completas e atuais.

A publicação está dividida nas editorias: “Resoluções e Normas de Contabilidade” (com as principais regulamentações que afetam o dia a dia dos profissionais), “Resenha de Matérias Técnicas” (elaborada pelos membros da Comissão do Ciclo de Palestras do CRC SP), “CRC SP Notícias” (informações sobre atividades do Conselho), “Por Dentro da Contabilidade” (novidades da área contábil), “Carreira” (matérias para quem está começando e para quem já atua na área) e “Opinião” (entrevista com especialistas da área contábil).

Relatório de Gestão 2012

Página 84 de 105

A elaboração do informativo é de responsabilidade da empresa terceirizada que presta assessoria de imprensa para o CRC SP. Além de ser disponibilizado no Portal do Conselho, o CRC SP Online é enviado todas as quintas-feiras para 100.457 Profissionais da Contabilidade que cadastraram seus e-mails para receberem mensagens eletrônicas do CRC SP. CRC SP Hoje

O CRC SP Hoje é um informativo enviado para conselheiros, delegados e os colaboradores do Conselho. O conteúdo é focado nas atividades dos departamentos do CRC SP, reuniões, eventos, férias, contratações e aniversários dos colaboradores. De periodicidade diária, também traz dicas para o dia a dia e textos sobre qualidade de vida, curiosidades, meio ambiente, além de dicas culturais.

Há 451 e-mails cadastrados no mailing de conselheiros, delegados e funcionários. CRC SP Informa

A coluna CRC SP Informa é o porta-voz da direção do Conselho. Publicada em jornais de todo o Estado de São Paulo, traz informações sobre as atividades do CRC SP e as novidades na legislação que interessam à classe contábil.

Na capital, um jornal e no Interior do Estado, 17 jornais veiculam a coluna, sem qualquer custo ao CRC SP. TV CRC SP

A TV CRC SP, hospedada no Portal do Conselho (www.crcsp.org.br), tem quatro programas mensais:

- Espaço Técnico: programa de 30 minutos, divulgado todo dia 10, com temas recentes da legislação, explanadas por especialista e por um convidado. Em 2012, foram veiculados 12 programas.

- CRC SP Conversa: bate-papo informal de 30 minutos sobre temas de interesse dos profissionais da Contabilidade, realizado por especialista e um convidado. A divulgação se dá todo dia 20. Em 2012, foram veiculados 7 programas.

- CRC SP Notícias: jornalístico de 10 minutos, divulgado todo dia 30. Na pauta constam matérias ligadas à Contabilidade, um resumo do mês anterior das atividades do CRC SP, uma agenda do próximo mês e uma entrevista. Em 2012, foram veiculados 12 programas.

- Canal IFRS para PMEs: programa de 30 minutos sobre as Normas Internacionais de Contabilidade para pequenas e médias empresas, veiculado todo dia 25. Em 2012, foram veiculados 13 programas.

Os programas da TV CRC SP são realizados por uma produtora terceirizada, com a supervisão da Comissão da TV CRC SP e assessoria das Gerências de Desenvolvimento Profissional e Tecnologia da Informação e do Departamento de Comunicação.

CRC SP na Mídia

Em 2012, a mídia veiculou inúmeras matérias em que o CRC SP foi citado.

Relatório de Gestão 2012

Página 85 de 105

8.12 Ouvidoria A Ouvidoria é um canal de comunicação dos Profissionais da Contabilidade com a direção e os departamentos da entidade. Sua função é receber sugestões de aprimoramento e informações sobre os serviços prestados pela entidade, críticas, reclamações ou elogios. Em 2012, a Ouvidoria apresentou os seguintes números:

Manifestações recebidas pela Ouvidoria em 2012 (Por Departamento)

Ouvidoria (Outros assuntos) 850 Registro 557 Financeiro/Cobrança 223 Atendimento 176 Fiscalização 131 Assessoria Jurídica 103 Desenvolvimento Profissional 64 Secretaria 53 Eventos 8 TOTAL 2.165

8.13 Controles Internos As contas do CRC SP foram examinadas, julgadas e aprovadas pela Câmara de Controle Interno. Neste exercício, as contas do CRC SP foram auditadas pela HLB Audilink Auditores e Consultores Associados, empresa contratada pelo Conselho Federal de Contabilidade, que fizeram a primeira parte da auditoria referente ao exercício de 2012 no período de 05 a 14 de novembro de 2012. A auditoria de fechamento do exercício de 2012 está prevista para abril/2013. A Gerência de Auditoria Interna, durante o exercício de 2012, realizou as seguintes atividades:

Foram analisados 18.601 documentos incluindo documentos de fornecedores para pagamentos, prestações de contas de suprimentos (viagens e sede), solicitações de reembolso de profissionais, etc.

A área secretariou 45 sessões da Câmara de Controle Interno com análise de processos de compras, processos mensais de balancetes do CRC SP, processos relativos ao orçamento e suas alterações, processo de prestação de contas anual, disponibilidade semanal, exclusões de débitos e pareceres de auditorias externas (CFC).

Foram efetuadas auditorias internas nos departamentos de Fiscalização, Comunicação, Atendimento, Registro e Assessoria Jurídica.

Relatório de Gestão 2012

Página 86 de 105

9. Outras atividades

Acompanhamento de Projetos de Lei

O acompanhamento de todos os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, que envolvem o interesse dos contabilistas, continuou a ser feito neste ano.

Para os projetos que mereceram estudo por parte deste Conselho, foi dada ciência aos Presidentes e Vice-Presidentes das Entidades Contábeis Congraçadas de São Paulo, por meio de ofício, para exame e posterior manifestação junto aos parlamentares.

Convênio com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Em setembro de 2000, o CRC SP firmou convênio com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, possibilitando ao contabilista receber a DECA – Declaração Cadastral por meio eletrônico, destinada ao cadastramento e inscrição estadual das sociedades e suas alterações.

O convênio teve continuidade no exercício de 2011, possibilitando ao profissional o acesso aos serviços do Posto Fiscal Eletrônico, acessado via Internet, disponibilizado por meio de senha pessoal de acesso. Esta pode ser solicitada diretamente via Internet e, posteriormente, encaminhada pelo CRC SP através de correspondência ao endereço do profissional solicitante.

O convênio facilitou o acesso dos contabilistas aos serviços desse órgão e eliminou alguns procedimentos burocráticos, além de contribuir para evitar fraudes e dar segurança à sociedade.

Convênio com o Ministério da Previdência Social

O CRC SP assinou um convênio com o Ministério da Previdência Social e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com a finalidade de divulgar aos Contabilistas e empresas de serviços contábeis o agendamento de perícia médica pela internet, no site: www.previdencia.gov.br, onde poderão acessar o formulário no ícone: "Auxílio-Doença/Perícia/PR".

A finalidade do convênio é reduzir as filas e agilizar o atendimento dos segurados que necessitam do auxílio-doença.

A Previdência e o INSS propuseram esse acordo aos Contabilistas pela facilidade que os 140 mil profissionais e as 20 mil organizações contábeis do Estado de São Paulo têm para orientar os usuários de Contabilidade e as empresas a agendar pela internet a perícia médica para os empregados que precisam requerer os benefícios de auxílio-doença, sem esquecer dos próprios empregados das empresas contábeis.

Conselheiros do CRC SP tomam posse e elegem novos integrantes do Conselho Diretor e das Câmaras

Em sessão plenária realizada em 02 de janeiro de 2012 foram empossados os Conselheiros do CRC SP, eleitos entre 10 e 19 de novembro de 2011 para o preenchimento de um terço das vagas do plenário, composto por 36 Conselheiros Efetivos.

Relatório de Gestão 2012

Página 87 de 105

Após a posse dos novos Conselheiros, houve a eleição da única chapa que se apresentou. Com 33 votos, pois estavam ausentes 3 Conselheiros Efetivos, a chapa foi eleita por unanimidade, com a escolha do Conselho Diretor e componentes das Câmaras do CRC SP.

O Conselho Diretor ficou composto pelo presidente Luiz Fernando Nóbrega; vice-presidente de Administração e Finanças, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi; vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Gildo Freire de Araújo; vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marcia Ruiz Alcazar, e vice-presidente de Registro, Ari Milton Campanhã.

Os Conselheiros elegeram também os Coordenadores, Vice-Coordenadores e membros das Câmaras de Recursos, Controle Interno, Fiscalização 1, 2 e 3, Desenvolvimento Profissional e Registro, que assinaram o termo de posse e compromisso.

CRC SP promove reunião com Entidades para debater novidades do Programa de Educação Continuada

Para prestar esclarecimentos sobre a nova redação da NBC PA 12 – Educação Profissional Continuada, aprovada pelo Conselho Federal de Contabilidade por meio da Resolução CFC nº 1.377/2011, o CRC SP promoveu uma reunião com profissionais que atuam na área de Auditoria. O encontro aconteceu na sede do Conselho, no dia 11 de janeiro de 2012.

A abertura foi feita pelo Presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, e pelo Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sergio Prado de Mello.

Em seguida, a conselheira do CFC Ana Tércia Rodrigues, que representou a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Maria Clara Cavalcante Bugarim, falou sobre os objetivos do Conselho Federal ao promover as mudanças na norma. “O CFC busca uma melhor qualificação profissional tanto no aspecto técnico, quanto no ético”, afirmou.

Outra característica das novidades foi tornar o Programa de EPC (Educação Profissional Continuada) mais dinâmico. Ao mesmo tempo em que apresenta algumas facilidades para os profissionais, o CFC, atendendo à demanda de órgãos reguladores, foca num controle mais efetivo nessa área, incluindo o cruzamento de dados. Secretário de Energia de São Paulo visita CRC SP

O secretário de Energia do estado de São Paulo, José Aníbal, esteve no CRC SP no dia 20 de janeiro de 2012. Recebido pelo presidente da entidade, Luiz Fernando Nóbrega, o secretário pôde conhecer um pouco mais sobre o CRC SP.

Acompanhado por Luiz Fernando, José Aníbal visitou o plenário, onde os conselheiros se reúnem a cada 15 dias para discutir assuntos da profissão; o Teatro Professor Hilário Franco e o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho, com a história do surgimento da Contabilidade e os fatos mais marcantes dessa ciência no Brasil. Representantes da Procuradoria-Regional da Fazenda Nacional visitam o CRC SP

O procurador-chefe da Divisão de Assuntos Fiscais, Victor Jen Ou, e a procuradora Tatyana Simões Zacharias, ambos da Procuradoria-Regional da Fazenda Nacional, estiveram em visita ao CRC SP no dia 23 de janeiro de 2012.

Eles foram recebidos pelo presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, pelos vice-presidentes Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Administração e Finanças), Gildo Freire de

Relatório de Gestão 2012

Página 88 de 105

Araújo (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcia Ruiz Alcazar (Desenvolvimento Profissional), Ari Milton Campanhã (Registro) e pelo diretor administrativo, Luiz Isao Miyata. Presidente do CRC SP visita diretor superintendente do Sebrae-SP

O presidente do CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Luiz Fernando Nóbrega, visitou, no dia 24 de janeiro de 2012, o diretor superintendente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), Bruno Caetano, na sede da entidade, em São Paulo.

O objetivo da visita foi aproximar as duas entidades e estimular uma parceria para criar projetos de capacitação voltados ao empreendedorismo, focados na boa administração da empresa, apoiada pelos profissionais da Contabilidade, que devem atuar como consultores para os empresários, orientando-os na gestão e nas demandas burocráticas. CRC SP e Fipecafi renovam convênio para a área de educação continuada

CRC SP e Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) renovaram por mais dois anos um convênio relacionado à Educação Profissional Continuada. A assinatura do documento aconteceu no dia 13 de fevereiro de 2012, na sede do Conselho.

O objetivo do convênio é oferecer aos Contabilistas atividades como pós-graduação, seminários, palestras, cursos presenciais, tele-presenciais e via web, sempre com foco na atualização dos profissionais. Além de atividades gratuitas, fica acordado que a Fipecafi oferecerá 30% de desconto nos cursos pagos aos Contabilistas em situação regular no CRC SP.

Do CRC SP, assinaram o documento o presidente Luiz Fernando Nóbrega e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marcia Ruiz Alcazar. As assinaturas pela Fipecafi foram do diretor presidente, Iran Siqueira Lima, e do diretor administrativo financeiro, Carlos Alberto Pereira, além da professora da área de e-learning Maria Rosa Trombetta. Professor pesquisador da Turquia visita CRC SP

Em visita ao Brasil, o professor da Universidade Gumushane, da Turquia, Hilmi Erdoğan Yayla esteve no CRC SP no dia 23 de fevereiro de 2012. Ele e a professora Maria Thereza Pompa Antunes foram recebidos pelo presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega.

O objetivo da visita foi conhecer um pouco mais sobre a profissão no Brasil e sobre o órgão de registro e fiscalização.

Especialista em história da Contabilidade, Contabilidade comportamental e marketing de CPAs (Certified Public Accountant – certificação de Contadores nos Estados Unidos), Yayla atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre Contabilidade e Linguagem, Contabilidade e Genocídio e os Contadores Otomanos.

O pesquisador entregou ao presidente Luiz Fernando uma cópia do livro de sua autoria “Os Fundamentos Sociológicos da Contabilidade” (em tradução livre).

Relatório de Gestão 2012

Página 89 de 105

CRC SP e Fiesp discutem novas parcerias

CRC SP e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) possuem convênios para atender demandas dos profissionais da Contabilidade e dos empresários.

Para discutir a possibilidade de outras parcerias, o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, e os vice-presidentes Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Administração e Finanças), Gildo Freire de Araújo (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Ari Milton Campanhã (Registro) receberam o diretor titular da CSER (Central de Serviços), Paulo Henrique Schoueri, o gerente Marcelo Lemos, e o diretor executivo do Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo), Paulo Cesar A. de Aguiar.

Os representantes da Fiesp estiveram na sede do CRC SP no dia 9 de abril de 2012. Dia do Profissional da Contabilidade: CRC SP e Entidades Contábeis recebem homenagem na Assembleia Legislativa

Para homenagear o Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou uma sessão solene no dia 16 de abril de 2012.

A propositura, apresentada pelo deputado Itamar Borges (PMDB), foi aprovada por unanimidade pelos 94 deputados estaduais paulistas. Em nome dos profissionais e empresários contábeis, o CRC SP e as Entidades Contábeis de São Paulo receberam a homenagem do Legislativo no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Ibirapuera.

O presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, acompanhado pelos vice-presidentes Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Administração e Finanças), Gildo Freire de Araújo (Fiscalização), Marcia Ruiz Alcazar (Desenvolvimento Profissional) e Ari Milton Campanhã (Registro), recebeu uma placa alusiva à data.

Em companhia dos deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Walter Ihoshi (PSD-SP) e da vereadora paulistana Edir Sales (PSD), o deputado Itamar Borges entregou a homenagem ao presidente do CRC SP.

Receberam igual homenagem, os presidentes do Sindcont-SP, Victor Domingos Galloro; Sescon-SP e Aescon-SP, José Maria Chapina Alcazar; Ibracon – 5ª Seção Regional, Adelino Dias Pinho, e Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos. O vice-presidente da Fecontesp, José de Souza, representante do presidente Almir da Silva Mota, também foi homenageado. Ao ex-deputado e empresário contábil Hatiro Shimomoto, Itamar Borges presenteou com a cópia de um artigo de sua autoria, “Contabilistas, a serviço do progresso”, publicado, nesse dia, no jornal “DCI”.

CRC SP participa de Encontro Estadual de Alimentação Escolar

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC SP, Gildo Freire de Araújo, foi um dos palestrantes do IV Encontro Estadual de Alimentação Escolar, realizado no dia 16 de maio de 2012, no Centro do Professorado Paulista, em São Carlos.

“O Papel dos Órgãos de Fiscalização na Alimentação Escolar” foi o tema abordado por Gildo Freire, junto com o representante do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo)

Relatório de Gestão 2012

Página 90 de 105

Alexandre D. L. Carvalho. A coordenadora da palestra foi a representante do CEAE-SP (Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo) Inês Hiromi Hendo.

O Encontro foi promovido pelo Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo. Neste ano, 457 pessoas participaram, representando 183 municípios.

Com apoio institucional do CRC SP, o evento é um dos projetos do Programa de Voluntariado da Classe Contábil promovido pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo é homenageado pela Assembleia Legislativa

A categoria contábil foi homenageada no dia 28 de maio de 2012 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Alex Manente (PPS), foi oferecida ao CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) e às Entidades Contábeis Congraçadas de São Paulo.

Durante os trabalhos, Alex Manente e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) ressaltaram a importância do Profissional da Contabilidade para o setor econômico.

Receberam a homenagem o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Sergio Prado de Mello, em nome do presidente Juarez Domingues Carneiro; os presidentes da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), Almir da Silva Mota; do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo), Victor Domingos Galloro; do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São) e Aescon-SP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar; do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Eduardo Augusto Rocha Pocetti; do Ibracon – 5ª Seção Regional, Adelino Dias Pinho, e da Apejesp (Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo), José Vanderlei Masson dos Santos.

Esta é a segunda homenagem que a Assembleia Legislativa oferece ao CRC SP em 2012. A primeira ocorreu em 16 de abril, por ocasião da celebração do Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril.

Empreendedorismo é pauta de visita ao CRC SP

Em visita ao CRC SP, o deputado estadual Itamar Borges (PMDB-SP) participou da abertura da sessão plenária da entidade, no dia 2 de julho de 2012. Ele estava acompanhado do secretário executivo da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Silvério Crestana, e do consultor jurídico da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Carlos Antônio de Agostino.

Recepcionado pelo Conselho Diretor do CRC SP, o deputado falou sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do País e citou a desburocratização e a simplificação das obrigações como pontos fundamentais nessa empreitada.

Visando contribuir para o desenvolvimento dos negócios, o CRC SP possui um representante na Frente Parlamentar do Empreendedorismo, o conselheiro Wanderley Antônio Laporta.

Relatório de Gestão 2012

Página 91 de 105

Lixo eletrônico pode ser descartado no CRC SP

Como forma de contribuir para a preservação do meio ambiente, o CRC SP, em parceria com a ONG Ecobraz, disponibilizou em sua sede lixeiras destinadas à coleta de lixo eletrônico. Os recipientes estão localizados no corredor na lateral do prédio. Foi instalado também um coletor específico para pilhas e baterias, localizado no piso térreo, próximo ao Departamento de Atendimento ao Público.

Nas primeiras duas semanas de implantação, foram coletadas 200 pilhas, além de baterias e outros materiais. Espera-se ampliar este número, por meio da conscientização dos colaboradores e visitantes do CRC SP. Estudos apontam que cada pilha descartada incorretamente pode contaminar o solo por mais de 50 anos.

Por lixo eletrônico compreendem-se aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, bem como seus componentes. Entre os quais se destacam: alarmes, microondas, aparelhos de som, baterias, cabos, calculadoras, câmeras fotográficas, carregadores, CD ROM, celulares, chips GSM, computadores, controles remotos, aparelhos de fax, filtros de linha, fones de ouvido, lâmpadas, máquinas de escrever, rádio, ventilador, entre outros.

Considerado um dos mais nocivos ao meio ambiente, o lixo eletrônico tem em sua composição metais pesados de grande toxicidade, como o mercúrio e o chumbo, que, caso não sejam descartados adequadamente, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos e causar diversas doenças às pessoas que tiverem contato com este tipo de material.

No Brasil foram instituídas normas e procedimentos para o descarte deste material, entre as quais a Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, e a Lei Estadual nº 13.576/2009, que estabelece diretrizes no estado de São Paulo para o descarte do lixo eletrônico. Educação Continuada é tema de reunião com capacitadoras

Como forma de esclarecer dúvidas sobre a Norma NBC PA 12 – Educação Profissional Continuada, aprovada pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) por meio da Resolução CFC nº 1.377/2011, o CRC SP promoveu reunião com capacitadoras. O encontro foi realizado na sede do Conselho, no dia 18 de julho de 2012.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marcia Ruiz Alcazar, o coordenador da Comissão de Educação Profissional Continuada, Marco Antonio de Carvalho Fabbri, e o conselheiro Walter Iório apresentaram as mudanças na Norma NBC PA 12 e suas implicações práticas, que visam dar dinamismo e objetividade ao processo de análise.

Por exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), do Bacen (Banco Central) e da Susep (Superintendência de Seguros Privados), todos os Profissionais da Contabilidade que atuam na área de Auditoria em empresas regulamentadas por estes órgãos necessitam, além de estarem inscritos no Cnai (Cadastro Nacional de Auditores Independentes), participarem regularmente da EPC.

Outra orientação importante para as capacitadoras refere-se à oferta de cursos. A fiscalização irá atuar especificamente no intuito de adequar a oferta ao número de cursos efetivamente realizados.

Relatório de Gestão 2012

Página 92 de 105

Presidente do CRC SP toma posse na Academia Paulista de Contabilidade

Após sua reinstalação, a APC (Academia Paulista de Contabilidade) realizou cerimônia de posse de algumas das cadeiras da entidade na noite de 6 de agosto de 2012, na Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

O presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, estava entre os empossados, assumindo a cadeira nº 33, do patrono Américo Ferdinando Furlanetto.

O presidente da APC e presidente do CRC SP na gestão 1998-1999, Irineu De Mula, tomou posse da cadeira nº 38, cujo patrono é Hilário Franco.

O deputado federal e Profissional da Contabilidade Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) esteve presente, prestigiando a solenidade.

A cerimônia foi encerrada pelo educador e empresário Antoninho Marmo Trevisan, que discorreu sobre a necessidade de valorização da profissão. Escola Aberta do Terceiro Setor é lançada durante seminário no CRC SP

O CRC SP sediou o Seminário Doar (Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos) no dia 10 de agosto de 2012. A atividade, que trata da "Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor, Orçamento Familiar e Controle Social" está sendo realizada em todo o País ao longo deste ano e visa contribuir para a gestão eficiente e transparente dos recursos públicos.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Juarez Domingues Carneiro, o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, o presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social, Leo Charles Henri Bossard II, o promotor do Ministério Público de São Paulo, Airton Grazzioli, a coordenadora geral do PVCC (Programa do Voluntariado da Classe Contábil), Gardênia Maria Braga de Carvalho, a presidente da APF (Associação Paulista de Fundações), Dora Silvia Cunha Bueno, e o presidente do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social), Thiago Szolnoky de B. Ferreira Cabral.

O presidente do CRC SP, Luiz Fernando, ressaltou a importância do incentivo à responsabilidade social dos Profissionais da Contabilidade e do papel que eles podem desempenhar em questões sociais, ambientais e de sustentabilidade da sociedade.

Em seguida, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, teceu elogios à parceria entre as entidades. Segundo ele, é o trabalho em equipe que possibilita a realização de projetos sociais.

Uma das ações do CFC é voltada para o orçamento familiar, visando evitar o endividamento das famílias.

De acordo com o presidente do CFC, as entidades do Terceiro Setor possuem algumas limitações e, por isso, nem sempre têm condições de elaborar prestações de contas adequadas. O CFC e o Ministério Público trabalham para reverter esse quadro.

O promotor Airton Grazzioli focou na necessidade de capacitação de quem trabalha com o Terceiro Setor e de transparência com as informações. Ele apresentou o projeto Escola Aberta do Terceiro Setor, que, por meio do ensino à distância, oferecerá diversos cursos gratuitos de formação de agentes do Terceiro Setor em todo o Brasil. Contabilidade, Direito, Gestão, Ética, Cidadania, Comunicação e Prestação de Contas são algumas das disciplinas. Os cursos terão aulas expositivas, leituras complementares, provas e resumos das aulas. Para obter o diploma, será necessário um aproveitamento de 70%.

Relatório de Gestão 2012

Página 93 de 105

A Escola Aberta do Terceiro Setor é um projeto social que surgiu da iniciativa da Secretaria do Estado de Justiça e Defesa da Cidadania; Escola Superior do Ministério Público; CRC SP; OAB/SP e Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).

A Comissão de Projetos Sociais, que está sob a coordenação da vice-presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina, vai compartilhar esse projeto com a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional.

A gerência de Desenvolvimento Profissional do CRC SP desenvolverá o conteúdo, dará orientação pedagógica e assessorará a Comissão.

O promotor Airton Grazzioli reconheceu a importância da Contabilidade para entidades do Terceiro Setor e, por isso, agradeceu o CRC SP, parceiro no desenvolvimento do projeto, e o CFC, pelo apoio.

Novos colaboradores do CRC SP participam de Programa de Integração

Em 13 de agosto de 2012, o CRC SP promoveu o Programa de Integração e Capacitação para novos colaboradores. O evento faz parte do PECF (Programa de Educação Continuada para Funcionários), e contou com palestras, dinâmicas de grupo interativas e visitas monitoradas às dependências do Conselho.

Os participantes foram recepcionados pelo presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, e o diretor executivo do CRC SP, Edeson Figueiredo Castanho.

Castanho apresentou a estrutura e os valores preservados no CRC SP. O diretor executivo destacou ainda a importância de se criar um bom ambiente de trabalho.

Os novos colaboradores ainda conheceram o plenário e o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Joaquim Monteiro de Carvalho.

Cadu é o nome da mascote do CRC SP

Foi decidido o nome da nova mascote do CRC SP. Entre as sugestões enviadas pelos colaboradores do Conselho, a escolhida foi Cadu. O nome, uma contração de caduceu, o cajado de ouro do deus Mercúrio, foi sugerido pelo delegado regional do CRC SP em São Vicente, Marcelo Rocha, e pelo colaborador João Carlos Cândido Lima, da gerência de Desenvolvimento Profissional.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 13 de agosto de 2012, no plenário do Conselho. Na ocasião cada um dos “pais” da mascote foi homenageado pelos conselheiros. Os autores receberam ainda um notebook cada, como prêmio por sua sugestão.

O caduceu é um dos símbolos da atividade contábil e simboliza a sabedoria, dedicação e o poder. Ele é composto por um bastão, que representa o poder exercido pelos Profissionais da Contabilidade, entrelaçado por duas serpentes, símbolo da sabedoria, com um par de asas ou um elmo alado na parte superior, que significam a dedicação, a presteza e os pensamentos elevados necessários para o exercício da profissão.

Relatório de Gestão 2012

Página 94 de 105

CRC SP promove palestra e Audiência Pública sobre NBC ITG 1000

No dia 14 de agosto de 2012 o CRC SP, em parceria com o CFC e as entidades congraçadas, realizou audiência pública para coletar sugestões dos Profissionais da Contabilidade sobre a norma NBC ITG 1000 - Modelo Contábil Simplificado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O evento ocorreu no auditório do CRC SP, e foi precedido por palestra com o doutor em Controladoria e Contabilidade, Álvaro Ricardino.

A ITG 1000 é um plano de contas simplificado destinado a pequenas e micro empresas. O objetivo é dar um tratamento diferenciado e tornar os procedimentos contábeis mais claros e específicos, de forma a facilitar o exercício contábil nestes empreendimentos.

Conforme o regulamento, o micro e pequeno empresário estarão obrigados a apresentar um modelo mais simples de Balanço Patrimonial e do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Outras demonstrações, como o Fluxo de Caixa, seriam opcionais. Os procedimentos descritos pela ITG 1000 estão todos em conformidade com a legislação e regulamentos contábeis, porém com uma aplicação específica às micro e pequenas empresas.

Autoridades mirins visitam o Conselho

Na tarde de 12 de setembro de 2012, alunos da 5ª série tiveram uma aula especial sobre ética e cidadania na sede do CRC SP. A visita faz parte da 16ª edição do programa “Autoridades Mirins”, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo do município de Barueri em parceria com diversas entidades dos setores público e privado.

Os alunos foram acompanhados pelo diretor do programa, Wilson Paulo dos Santos, pela coordenadora, Nilza Charântola, e pela professora Solange da Silva Sposito Peçanha. A comitiva foi recebida pelo ex-conselheiro José Joaquim Boarin e pelo diretor executivo Edeson Figueiredo Castanho.

Era nítido o interesse das crianças em aprender, pois elas fizeram muitas perguntas enquanto exploravam o Espaço Cultural, o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho e a biblioteca do Conselho. Os monitores da visita retribuíram com uma aula sobre a história da Contabilidade, da moeda, sobre os créditos de carbono e outros temas.

No plenário, os alunos tiveram uma aula de ética e cidadania. O conselheiro José Joaquim Boarin explicou como funciona o CRC SP, falou sobre a importância dos estudos e de se manter uma conduta correta no dia a dia.

Ao todo 44 crianças, representando 22 escolas da cidade de Barueri, estiveram na sede do CRC SP. As crianças foram eleitas por seus colegas de sala como representantes e cada uma possui um cargo simbólico, como Liliane Carla Cabral, que foi, por um dia, a presidente do CRC SP.

Conselho Diretor recebe visita do presidente em exercício da OAB-SP

Em 15 de outubro de 2012, o Conselho Diretor do CRC SP recebeu a visita do presidente em exercício da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo), Marcos da Costa.

O encontro ocorreu na sede do CRC SP e contou com a presença do presidente Luiz Fernando Nóbrega, do vice-presidente de Administração e Finanças, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Gildo Freire de Araújo, do vice-presidente

Relatório de Gestão 2012

Página 95 de 105

de Registro, Ari Milton Campanhã, e dos conselheiros, Celso Carlos Fernandes, Daisy Christine Hette Eastwood, Marilene de Paula Martins Leite e Mauro Manoel Nóbrega.

Acompanhando Marcos da Costa estavam o advogado Uriel Carlos Aleixo, o advogado e vereador de São Bernardo do Campo Tunico Vieira (PMDB) e o ex-delegado regional do CRC SP em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira.

Vencedores do Prêmio de Teses e Dissertações do CRC SP são escolhidos

Os primeiros colocados do Prêmio de Teses e Dissertações do CRC SP foram definidos. Foram classificadas três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado. Seus autores e orientadores serão homenageados durante solenidade na sede do Conselho, no dia 17 de dezembro de 2012. A premiação foi criada com o objetivo de incentivar a produção científica na área da Contabilidade.

O doutor em Contabilidade Gilberto José Miranda ficou em primeiro lugar em sua categoria. Ele defendeu a tese “Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil”, sob a orientação da professora doutora Sílvia Pereira de Castro Casa Nova.

O segundo lugar foi de Fabiano Gabriel, que recebeu orientação do professor doutor Alexandre di Miceli da Silveira e apresentou a tese “Impacto da adesão às práticas recomendadas de governança corporativa no índice de qualidade da informação contábil”.

O terceiro colocado foi Arthur Roberto do Nascimento, que elaborou a tese "Controle gerencial como prática social e organizacional: análise crítica a partir de três paradigmas de pesquisa", cabendo a orientação ao professor doutor Fábio Frezatti. Todas as teses foram defendidas na USP (Universidade de São Paulo).

Primeira colocada na categoria de dissertações, a mestre em Contabilidade Marlene de Fátima Campos Souza elaborou o trabalho “Uma contribuição da Contabilidade na melhoria do processo das prestações de contas nas entidades do terceiro setor”. A defesa ocorreu na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), cujo orientador foi o professor doutor Napoleão Verardi Galegale.

A dissertação de Alexandre Franco de Godói, sob a orientação do professor doutor José Carlos Marion, ficou em segundo lugar. Ele defendeu o tema “Contabilidade ambiental: um estudo do disclosure de informações ambientais, das empresas dos setores de autoimpacto ambiental, integrante do ISE – índice de Sustentabilidade Empresarial”, também pela PUC-SP.

A terceira colocação foi para Zósia Angélica de Sant'ana, da USP, com a dissertação "Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no sentido de conceito de juros", sob a orientação do professor doutor Edgard Bruno Cornacchione Júnior.

Também da USP, o quarto colocado foi Josué Pires Braga, cuja pesquisa foi sobre "Padrões contábeis, incentivos econômicos e reconhecimento assimétrico de perdas", com a supervisão acadêmica do professor doutor Bruno Meirelles Salotti.

Mestre pela PUC-SP, Andréa Regina Ueba Lopes obteve o quinto lugar na premiação após apresentar a dissertação “Os reflexos da implantação do BSC no desempenho organizacional – Estudo de caso da Degrémont Tratamentos de Água Ltda.”, sob a orientação do professor doutor Roberto Fernandes dos Santos.

Relatório de Gestão 2012

Página 96 de 105

Presidente do CRC SP e representantes da classe contábil visitam governador para oferecer cooperação técnica

Representantes da classe contábil reuniram-se com o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no dia 29 de novembro de 2012, para oferecer cooperação técnica e uma participação mais ativa nas questões tributárias, principalmente no que se refere às obrigações acessórias. O encontro foi intermediado e agendado pelo deputado estadual Pedro Tobias.

O presidente do CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Luiz Fernando Nóbrega, colocou o Conselho e toda a categoria à disposição para discutir uma forma de simplificar o recolhimento de impostos.

O presidente do CRC SP falou sobre aos problemas que as micro e pequenas empresas estão enfrentando com a nova obrigação do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

A proposta de cooperação foi bem recebida pelo governador, que solicitou ao grupo que envie sugestões de melhoria para a legislação tributária paulista.

O governador também se prontificou a visitar o CRC SP e sinalizou que alguns eventos do governo ligados à área contábil podem ser promovidos na entidade.

O grupo também pediu ao governador para ser criado um curso de Ciências Contábeis na Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

O presidente do Sindcont Bauru (Sindicato dos Contabilistas de Bauru), Paulo Sérgio Gobbi, ressaltou que a unidade de Bauru, pela estrutura que possui, poderia abrigar o curso.

Além de Nóbrega e Gobbi, também participaram da reunião o diretor do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo), João Edison Deméo; o presidente da Apejesp (Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo), José Vanderlei Masson dos Santos; o vice-presidente da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), José de Souza e o presidente do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) da 5ª Seção Regional, Adelino Dias Pinho.

Representantes do CRC SP e da Secretaria da Fazenda planejam convênio

Discutir um convênio de atuação conjunta entre o CRC SP e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Foi com este objetivo que o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Gildo Freire de Araújo, reuniu-se, em 4 de dezembro de 2012, na sede do Conselho, com os coordenadores da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, Osvaldo Santos de Carvalho e Edson Takashi Kondo.

Por meio da parceria, os fiscais do CRC SP terão acesso ao banco de dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, ampliando assim o campo de atuação da Fiscalização. Segundo Gildo Freire de Araújo, a medida irá minimizar fraudes e a ocorrência de erros no cumprimento das obrigações fiscais das empresas.

A reunião contou também com a participação do diretor operacional, Claudio Rafael Bifi, e da chefe do Departamento de Fiscalização do CRC SP, Verônica Moreira Nunes.

Relatório de Gestão 2012

Página 97 de 105

CRC SP sedia encontro do Cilea

“Medir la riqueza producida por las Pymes, mas allá del balance: proyecto Cilea de información integrada para Pymes (medir a riqueza produzida pelas PMEs, além do balanço: projeto Cilea de informação integrada para PMEs)”, este foi um dos temas da reunião do Cilea (Comitê de Integração Latino Europa-América), realizada em 11 de dezembro de 2012. O encontro foi realizado na sede do CRC SP e contou com a presença de representantes de entidades do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha, França e Portugal.

As reuniões do Cilea têm o objetivo de integrar instituições contábeis e econômicas dos países de língua latina e discutir políticas que promovam a cooperação e o desenvolvimento. Nesta reunião foi votado o calendário de reuniões do Comitê para 2013 e debatidos assuntos referentes à sustentabilidade e ao balanço social para PMEs (Pequenas e Médias Empresas), além das pautas específicas dos organismos participantes.

Durante a abertura do evento, o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, agradeceu a participação dos presentes e destacou a importância que a reunião possui para a comunidade contábil.

O Cilea foi criado em 1997 e congrega instituições voltadas às áreas de Economia e Contabilidade de nações de origem latina dos dois continentes. Ao todo, 18 países o integram: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Espanha, França, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Romênia, Uruguai e Venezuela.

Representando o Brasil, participaram do encontro o vice-coordenador do Cilea e ex-presidente do CFC, José Maria Martins Mendes, o presidente do CFC e do Glenif (Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira), Juarez Domingues Carneiro, o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC SP, Gildo Freire de Araújo, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SC, Marisa Luciana Schwabe de Morais, e o diretor executivo do CRC SP, Edeson Figueiredo Castanho.

CRC SP e Jucesp discutem parceria

Visando aprimorar os procedimentos fiscalizatórios, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC SP, Gildo Freire de Araújo, e a chefe do Departamento de Fiscalização, Verônica Moreira Nunes, reuniram-se, na sede da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), com o presidente da entidade, José Constantino de Bastos Júnior.

O encontro, realizado em 13 de dezembro de 2012, teve foco na fiscalização, buscando ampliar os resultados obtidos pelas instituições no combate às fraudes e erros no cumprimento das obrigações legais por parte das empresas.

Foi discutida a criação de um convênio de cooperação mútua entre as entidades, intensificando a fiscalização da regularidade dos registros dos Profissionais da Contabilidade que atuam no mercado.

CRC SP comemora 66 anos inaugurando novo plenário

A solenidade em homenagem ao aniversário da instalação do CRC SP (comemorado em 14 de dezembro) foi feita em duas etapas no dia 17 de dezembro de 2012. Nesse dia, às 16h, o

Relatório de Gestão 2012

Página 98 de 105

Conselho Diretor inaugurou e o presidente Luiz Fernando Nóbrega deu início à sessão no novo plenário do Conselho, situado no 8º andar da sede.

Um novo espaço para as sessões plenárias fazia-se necessário porque o Conselho recebe solicitações para sediar reuniões de entidades de todo o País e do exterior e o antigo plenário, que fica no 1º andar da entidade, cumprirá essa incumbência.

Com instalações funcionais e modernas, o novo plenário é ocupado por bancadas para o Conselho Diretor, num plano mais alto, e para os conselheiros, alternadamente.

Composto pelo salão da plenária, uma sala de reuniões, sala com isolamento acústico para receber profissionais que participarão de sustentação oral, sala de som, copa e depósito, o novo espaço também é dotado da mais moderna tecnologia.

Por um laptop, a presidência da sessão plenária será avisada quando um dos conselheiros, usando seu computador, solicitar a palavra. Assim que a palavra for concedida, o conselheiro que estiver falando poderá ser visto por todos em dois telões disponibilizados no salão.

A sessão solene prestou homenagem a personalidades ligadas ao mundo contábil e concedeu, pela primeira vez, prêmio aos autores e orientadores das melhores teses e dissertações com temas ligados a Contabilidade.

Faziam parte da mesa diretora dos trabalhos, na solenidade da noite, o presidente Luiz Fernando; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); o deputado estadual Itamar Borges (PMDB); o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Sérgio Prado de Mello, representando o presidente Juarez Domingues Carneiro; o presidente do Sescon-SP e Aescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo e Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar; o presidente do CRCSC (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina), Adílson Cordeiro; o vice-coordenador da Comissão de Desenvolvimento Científico do CRC SP, Mauro Fernando Gallo, representante do coordenador da Comissão, José Carlos Marion; o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Irineu De Mula, e o prefeito de Dracena, Célio Rejani.

Certificação ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade

O CRC SP obteve a manutenção da Certificação do Sistema de Gestão – ISO 9001:2000. A decisão foi tomada pela entidade certificadora Fundação Carlos Alberto Vanzolini, durante reunião da Comissão Técnica realizada no dia 26 de março de 2012.

Isso significa que o CRC SP mantém um padrão de qualidade de acordo com as normas técnicas da entidade ISO (Internacional Organization for Standardization – Organização Internacional para Normatização). Por meio da normatização, o objetivo da ISO é melhorar a qualidade de produtos e serviços.

A certificação do Sistema de Gestão do CRC SP ocorreu em 2000. A realização de auditorias permanentes garante a recertificação da entidade.

O escopo do Conselho para a ISO é Registro Profissional, Fiscalização do Exercício das Profissões de Contador e Técnico em Contabilidade, Atendimento ao Contabilista e Usuário, Publicações, Eventos, Programas de Educação Continuada e Biblioteca.

Relatório de Gestão 2012

Página 99 de 105

Substituição de Delegados

Neste exercício, foram substituídos e empossados 5 (cinco) Delegados do CRC SP, cujos nomes e cidades relacionamos abaixo:

CIDADE DELEGADO(A)

Americana Valmir Frizzarin (CT 1SP137669/O-6) Caçapava Felipe Intrieri Neto (CT 1SP209036/O-3)

Dois Córregos Nilton Pedro Furlanetto (TC 1SP113122/O-7)

Itaquaquecetuba Caio Augusto Stoppa Martins (TC 1SP188982/O-7)

Palmital Adilson Zanchetta Filho (CT 1SP164401/O-6)

Treinamento de Delegados

No ano de 2012, o CRC SP realizou 2 (dois) eventos de que participaram todos os Delegados do CRC SP, sendo que no primeiro tiveram a oportunidade de conhecer o planejamento estratégico desta Casa, e no outro, os procedimentos cotidianos por meio de atividades práticas e lúdicas, recebendo treinamento nas áreas em que atuam como representantes do Órgão em suas regiões, visando melhor capacitação, padronização e melhorias na prestação dos serviços destinados aos profissionais contábeis.

PERÍODO EVENTO LOCAL PARTICIPANTES

13 a 14/02/2012 Encontro de Delegados – Reunião Estratégica São Paulo 130

26 a 27/07/2012 Programa de Integração e Capacitação Embu 121

Delegacias Regionais

O CRC SP possui 18 (dezoito) Delegacias Regionais instaladas nas principais cidades da região metropolitana, do interior e do litoral do Estado de São Paulo que, além do atendimento aos profissionais de sua circunscrição, dão suporte para as 127 (cento e vinte e sete) Delegacias locais.

Dessa forma, o CRC SP faz-se presente em todo o Estado de São Paulo por intermédio de seus representantes em 145 (cento e quarenta e cinco) cidades da região metropolitana, do interior e do litoral paulista.

Substituição de Conselheiros

Em 2012, ocorreram as seguintes renúncias de Conselheiros:

O Conselheiro Suplente Hermenegildo Vendemiatti solicitou renúncia com efeito a partir de 22/07/2012.

O Conselheiro Suplente Edison Ferreira Rodrigues solicitou renúncia com efeito a partir de 27/07/2012.

Relatório de Gestão 2012

Página 100 de 105

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)

O CRC SP deu prosseguimento à efetivação do projeto que substitui o sistema de microfilmagem, digitalizando todos os microfilmes e documentos de seu interesse, como registro cadastral de pessoa física e jurídica. Este projeto está sob responsabilidade da empresa TCI Business Process Outsourcing, que também guarda e organiza o acervo arquivístico. A digitalização destes documentos permitiu uma consulta rápida, confiável e confortável ao usuário, uma vez que a consulta é realizada em qualquer micro que possui acesso à Internet, estando esta ferramenta disponível a todos os funcionários do órgão, desde que o acesso seja autorizado pelo responsável do Departamento.

Comissões do CRC SP

O Conselho Diretor do CRC SP, dentro do plano de trabalho elaborado pelo Presidente para esta gestão, criou comissões com finalidades específicas, a saber:

COMISSÃO DO CICLO DE PALESTRAS. Objetivo: Elaborar resenhas técnicas, com temas voltados para atualização profissional do contabilista, conduzindo as palestras ministradas na sede do CRC SP ou outro recinto exigido pela demanda. Coordenador: Júlio Linuesa Perez. Vice-Coordenador: Neusa Prone Teixeira da Silva. Membros: Ana Maria Costa, Antonio Eugênio Cecchinato, Bruno Roberto Kalkevicius, Cibele Pereira Costa, Luiz Bertasi Filho, Manoel do Nascimento Veríssimo, Nobuya Yomura, Oswaldo Pereira, Ronaldo Raymundo Saunier Martins, Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, Wanderley Antonio Laporta e Wanderley Aparecido Justi.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA. Objetivo: Análise e credenciamento das capacitadoras e de cursos para atualização, inclusive para pontuação de auditores independentes, na forma regulada pelo Conselho Federal de Contabilidade. Coordenador: Marco Antonio de Carvalho Fabbri. Vice-Coordenador: Angela Zechinelli Alonso. Membros: José Aparecido Maion, José Donizete Valentina e Nelmir Pereira Rosas. Colaboradores: Claudio Gonçalo Longo, Clinton Leandro Fernandes, Fernando Melo Monteiro, Guilherme Augusto de Almeida Neto, Jorge Alberto da Cunha Moreira, Paulo Cesar Raimundo Peppe e Vagner Ricardo Alves.

COMISSÃO CONSULTIVA. Objetivo: Dar suporte técnico e de estratégia para o Conselho Diretor, quando solicitada, nas questões que envolvem a profissão contábil. Coordenador: Domingos Orestes Chiomento. Vice-Coordenador: Sergio Prado de Mello. Membros: Arthur Magalhães Andrade, Célia Regina de Castro, Custódio Guimarães Filho, Irineu De Mula, João Gondim Sobrinho, José Antonio de Godoy, José Rojo Alonso, José Serafim Abrantes, Luiz Antonio Balaminut, Luiz Carlos Vaini, Pedro Ernesto Fabri, Sergio Approbato Machado, Tikara Tanaami e Victor Domingos Galloro.

COMISSÃO CRC SP MULHER. Objetivo: Continuar promovendo o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo à maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do país e nas entidades de classe, direcionando esforços em locais onde tal fato não ocorre, conscientizando-as de sua importância no mercado de trabalho. Coordenadora: Marilene de Paula Martins Leite. Vice-Coordenadora: Ana Maria Costa. Membros: Ana Maria Galloro Laporta, Camila Severo Facundo, Cibele Pereira Costa, Daisy Christine Hette Eastwood, Inez Justina dos Santos, Neusa Prone Teixeira da Silva, Teresinha da Silva, Vitória Lopes da Silva e Yae Okada. Colaboradoras: Eliane Aparecida Maia e Lilian Ricci Ghizzi.

COMISSÃO CRC JOVEM. Objetivo: Tem como finalidade a criação de grupos de trabalho para incentivar a participação de jovens nas entidades contábeis, visitando e dando palestras nos cursos médios e em faculdades, despertando interesses para a área contábil, bem como promover eventos priorizando a participação desse segmento. Coordenador: Antonio Baesso

Relatório de Gestão 2012

Página 101 de 105

Júnior. Vice-Coordenador: Paulo Roberto Martinello Júnior. Membros: Adriano Gilioli, Alexandre Juniti Kita, Camila Severo Facundo, Cibele Costa Amorim, Flávia Augusto, Inez Justina dos Santos, Jairo Balderrama Pinto, Sandra Regina Nogueira Pizzo Sabathé, Teresinha da Silva e Wanderley Aparecido Justi Júnior. Colaboradores: Fernando Nunes de Lima, Fernando Claro Iglesias, Josefa Possidonio Dapper, Luis Gustavo de Souza e Oliveira, Marcio Massao Shimomoto e Ronaldo Frois de Carvalho.

COMISSÃO CRC MELHOR IDADE. Objetivo: Manter os contabilistas integrados à classe e às entidades, promovendo palestras. Coordenador: Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho. Vice-Coordenador: Angela Zechinelli Alonso. Membros: Edison Ferreira Rodrigues, Gilberto Benedito Godoy, Ronaldo Raymundo Saunier Martins, Rubens Monton Coimbra e Wanderley Antonio Laporta. Colaboradores: Arthur Magalhães Andrade, Arthur Verna, Cloriovaldo Garcia Baptista, Custódio Guimarães Filho, Luiz Bertasi Filho, José Joaquim Boarin, Odilon Luiz de Oliveira, Sergio Approbato Machado, Sérgio Roberto Monello, Tikara Tanaami e Zoilo de Souza Assis.

COMISSÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Objetivo: Dar suporte nas questões de envolvimento dos contabilistas em projetos sociais de iniciativa própria ou de terceiros legitimados em que a potencialidade do contabilista seja de reconhecida importância. Coordenador: Marcelo Roberto Monello. Vice-Coordenadora: Marina Marcondes da Silva Porto. Membros: Jairo Balderrama Pinto, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, José Aparecido Maion, José Maria Ribeiro, Mariano Amádio, Marilene de Paula Martins Leite, Neusa Prone Teixeira da Silva, Sandra Regina Nogueira Pizzo Sabathé, Vitória Lopes da Silva e Yae Okada. Colaboradores: Edeno Teodoro Tostes e Jair Gomes de Araújo.

COMISSÃO DE PROJETOS CULTURAIS. Objetivo: Encetar ações que visem inserir o profissional da contabilidade no contexto da cultura em toda a sua abrangência. Coordenadora: Vera Lúcia Vada. Vice-Coordenador: Antonio Eugenio Cecchinato. Membros: Ana Maria Costa, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Oswaldo Pereira, Rita de Cássia Bolognesi, Sandra Regina Nogueira Pizzo Sabathé, Vitória Lopes da Silva, Wanderley Aparecido Justi Júnior e Yae Okada. Colaboradores: Emanuel Von Lauenstein Massarani e Victor Domingos Galloro.

COMISSÃO DE ASSESSORAMENTO AO REGISTRO. Objetivo: Apreciar expedientes ou questões que sejam inéditos ou que efetivamente a área de registro não tenha convicção, sugerindo medidas ao Vice-Presidente de Registro. Coordenadora: Umberto José Tedeshi. Vice-Coordenador: Bruno Roberto Kalkevicius. Membros: Antonio Carlos Gonçalves, Hermenegildo Vendemiatti, José Carlos Duarte Leardine, José Maria Ribeiro, Mariano Amádio, Paulo Roberto Martinello Júnior, Rita de Cássia Bolognesi, Sergio Vollet e Valdimir Batista.

COMISSÃO DE ASSESSORAMENTO À FISCALIZAÇÃO. Objetivo: Apreciar expedientes ou questões que sejam inéditos ou que efetivamente a área de fiscalização não tenha convicção, sugerindo medidas ao Vice-Presidente de Fiscalização. Coordenador: Mauro Manoel Nóbrega. Vice-Coordenador: Niveson da Costa Garcia. Membros: Celso Carlos Fernandes, Gilberto Freitas, José Carlos Duarte Leardine, Mariano Amádio, Paulo Roberto Martinello Júnior, Roberson de Medeiros, Sergio Vollet, Valdimir Batista, Vera Lúcia Vada e Wanderley Aparecido Justi. Colaboradora: Lilian Ricci Ghizzi.

COMISSÃO DE ASSESSORAMENTO À CÂMARA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Objetivo: Dar apoio à Câmara de Desenvolvimento Profissional. Coordenadora: Telma Tibério Gouveia. Vice-Coordenador: Noboya Yomura. Membros: Adriano Gilioli, Bruno Roberto Kalkevicius, Celso Carlos Fernandes, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira e Roberson de Medeiros.

COMISSÃO DE CONTROLE DE DELEGACIAS. Objetivo: Acompanhar os procedimentos de remanejamento, exoneração e nomeação dos Delegados Regionais e Delegados, propondo o que se fizer necessário às instâncias superiores. Coordenador: Paulo Roberto Martinello Júnior. Vice-Coordenador: José Carlos Duarte Leardine. Membros: Antonio Carlos Gonçalves, Daisy Christine Hette Eastwood, Edison Ferreira Rodrigues, Emir Castilho, Mauro Manoel Nóbrega,

Relatório de Gestão 2012

Página 102 de 105

Sergio Vollet, Valdimir Batista e Wanderley Aparecido Justi. Colaborador: Antonio Baesso Neto, Eliane Aparecida Maia e Valdir Donizete Segato.

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO. Objetivo: Intensificar esforços para conscientizar os graduandos em Ciências Contábeis e Contabilistas com registro no CRC SP sobre as ameaças quanto aos riscos e oportunidades à sua profissão, para que esta possa cumprir adequadamente seus deveres frente à sua responsabilidade pública e dadas as pressões para estar em constante processo de modernização, mormente em face da adesão do Brasil aos Padrões Internacionais na Elaboração e Divulgação de Relatórios Financeiros, bem como a implantação das Normas Internacionais de Auditoria. Coordenador: José Carlos Marion. Vice-Coordenador: Mauro Fernando Gallo. Membros: Adriano Gilioli, Artemio Bertholini, Claudio Parisi, Edgard Bruno Cornachione Júnior, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, José Carlos Melchior Arnosti, José Donizete Valentina, Masayuki Nakagawa, Maria Thereza Pompa Antunes, Nobuya Yomura, Roni Cleber Bonizio e Tânia Regina Sordi Relvas. Colaboradores: Adriana Maria Procópio de Araújo, Fernando Nunes de Lima, José Fernando Fontes, Sidney Leone, Valdir Donizete Segato e Vinícius Aversari Martins.

COMISSÃO DE ESTUDOS DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM. Objetivo: Promover estudos no âmbito da mediação e da arbitragem, suprindo e dando suporte a cursos, palestras e demais iniciativas dessa natureza. Coordenador: Rubens Monton Coimbra. Vice-Coordenadora: Daisy Christine Hette Eastwood. Membros: Júlio Linuesa Perez, Manasses Efraim Afonso, Marilene de Paula Martins Leite e Mauro Manoel Nóbrega. Colaboradores: Gabriel de Carvalho Jacintho, José Joaquim Boarin, Luiz Bertasi Filho, Ricardo Guisado e Silvio Lopes de Carvalho.

COMISSÃO DE RÁDIO E TV. Objetivo: Dar continuidade às operações da TV CRC SP e viabilizar o projeto da rádio, via portal do CRC SP, aprimorando e ampliando os canais de comunicação com os profissionais da contabilidade. Coordenador: Carlos Roberto Matavelli. Vice-Coordenador: Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos. Membros: Ana Maria Galloro Laporta, Gilberto Benedito Godoy, José Aparecido Maion, Júlio Linuesa Perez, Marcelo Roberto Monello, Moacir da Silva Netto, Nelmir Pereira Rosas, Niveson da Costa Garcia, Telma Tibério Gouveia e Walter Iório. Colaboradora: Eliane Aparecida Maia.

COMISSÃO DE PUBLICAÇÕES. Objetivo: Opinar sobre matérias de autoria do CRC SP ou de terceiros, a serem inseridas em nossos veículos de comunicação. Coordenador: Walter Iório. Vice-Coordenador: José Joaquim Boarin. Membros: Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, José Carlos Melchior Arnosti, Moacir da Silva Netto e Nelmir Pereira Rosas.

COMISSÃO DE CONCESSÃO DE DIPLOMAS E MEDALHAS. Objetivo: Assessorar o Conselho Diretor na escolha das personalidades a serem agraciadas pelo CRC SP, para aprovação pelo Plenário. Coordenador: Luiz Bertasi Filho. Vice-Coordenador: Sergio Prado de Mello. Membros: Antonio Eugênio Cecchinato, Domingos Orestes Chiomento, Emir Castilho, Neusa Prone Teixeira da Silva, Ronaldo Raymundo Saunier Martins e Rubens Monton Coimbra. Colaboradores: José Joaquim Boarin e Odilon Luiz de Oliveira.

COMISSÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMEs). Objetivo: Dar suporte e incrementar o desenvolvimento de trabalhos relativos às novas normas contábeis aplicáveis às PMEs. Coordenador: Júlio Linuesa Perez. Vice-Coordenador: Carlos Roberto Matavelli. Membros: Antonio Baesso Junior, Domingos Orestes Chiomento, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Manoel do Nascimento Veríssimo, Marcelo Roberto Monello, Marco Antonio de Carvalho Fabbri, Marilene de Paula Martins Leite, Mauro Manoel Nóbrega, Paulo Roberto Martinello Júnior, Rubens Monton Coimbra, Telma Tibério Gouveia, Umberto José Tedeschi, Vera Lúcia Vada e Walter Iório. Colaborador: Luiz Bertasi Filho.

COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO JUNTO À ÁREA PÚBLICA. Objetivo: Estreitar as relações com as esferas da área pública para, em conjunto, buscar alinhamento com as normas de contabilidade voltadas a este segmento. Coordenador: Manoel do Nascimento Veríssimo. Vice-Coordenadora: Rosmary dos Santos. Membros: Celso Carlos Fernandes, Jairo Balderrama Pinto, José Carlos Melchior Arnosti, José Maria Ribeiro, Marcelo Roberto Monello e Vera Lúcia

Relatório de Gestão 2012

Página 103 de 105

Vada. Colaboradores: Fabiana Ferreira Pascoaloto, Marcos Vinício Bilancieri, Valdir Campos Costa e Valmir Leôncio da Silva.

COMISSÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Objetivo: Elaborar modelo de planejamento estratégico mediante proposição ao Conselho Diretor de objetivos, projetos e planos de ação, que integrarão o planejamento estratégico da entidade. Coordenador: Claudio Avelino Mac-Knight Filippi. Membros: Luiz Isao Miyata, Angela Ovidia de Almeida, Simone Sill de Andrade, Verônica Moreira Nunes, Domingos Sávio Mota, Edgar Alves da Silva e Marco Cezar Ruiz Lopez.

COMISSÃO PARA LEVANTAMENTO PERIÓDICO DO INVENTÁRIO FÍSICO DOS BENS DO CRC SP. Objetivo: Efetuar o levantamento periódico dos bens do CRC SP. Coordenador: Zilton Mendes da Silva. Membros Efetivos: José Rocha de Oliveira e Israel Maciel Aureliano. Membros Suplentes: Ewerton Rodrigues Moitinho, Miler Leão Moraes e Adelino José da Rocha.

Participação e Representação em Eventos Estaduais, Nacionais e Internacionais

1. Estadual

Nos dias 14 a 16 de março de 2012, foi realizada a Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Campinas, em Campinas/SP, com a participação de 06 Conselheiros.

No dia 08 de maio de 2012, foi realizado o 8º Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis do Grande ABCD, em São Bernardo do Campo/SP, com a participação de 05 Conselheiros.

Nos dias 14 a 18 de maio de 2012, foi realizada o Curso de Capacitação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em São Paulo/SP, com a participação de 04 Conselheiros.

Nos dias 01 e 02 de junho de 2012, foi realizada a Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Piracicaba, em Piracicaba/SP, com a participação de 06 Conselheiros.

Nos dias 26 a 28 de setembro de 2012, foi realizada o 23º EESCON – Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão/SP, com a participação de 27 Conselheiros.

Nos dias 04 e 05 de outubro de 2012, foi realizada a Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da Área Contábil de Jundiaí, em Jundiaí/SP, com a participação de 07 Conselheiros.

Nos dias 25 e 26 de outubro de 2012, foi realizada a Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da Área Contábil de Marília, em Marília/SP, com a participação de 07 Conselheiros.

No dia 10 de novembro de 2012, foi realizado o 3º Encontro Estadual de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo, em São Bernardo do Campo/SP, com a participação de 14 Conselheiros.

Relatório de Gestão 2012

Página 104 de 105

2. Nacional

Nos dias 09 e 11 de maio de 2012, foi realizada a Convenção dos Contabilistas do Estado do Ceará, em Fortaleza/CE, com a participação de 05 Conselheiros.

Nos dias 19 e 20 de junho de 2012, foi realizado a 2º Conferencia Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, em São Paulo/SP, com a participação de 05 Conselheiros.

Nos dias 16 e 17 de julho de 2012, foi realizado o II Seminário Conciliação Arbitragem, em Florianópolis/SC, com a participação de 01 Conselheiro.

Nos dias 26 a 29 de agosto de 2012, foi realizado o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Belém/PA, com a participação de 44 Conselheiros.

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2012, foi realizado o 4º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade do Mato Grosso, em Cuiabá/MT, com a participação de 01 Conselheiro.

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, foi realizado o V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, em Matinhos/PR, com a participação de 01 Conselheira.

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2012, foi realizado o 3º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, em São Luiz/MA, com a participação de 05 Conselheiros.

Nos dias 07 a 09 de novembro de 2012, foi realizado o III Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte/MG, com a participação de 05 Conselheiros.

3. Internacional

No dia 09 de março de 2012, foi realizado o XXV Seminário Internacional do CILEA, em Braga/Portugal, com a participação do Presidente.

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2012, foi realizado o IV Congresso Nacional dos TOC – Uma Nova Atitude, em Lisboa/Portugal, com a participação de 02 Conselheiros.

Nos dias 20 a 23 de setembro de 2012, foi realizado o Cumbre de Las Américas, em Punta Cana/República Dominicana, com a participação de 02 Conselheiros.

Nos dias 17 a 19 de outubro de 2012, foi realizado o 19º Congresso Nacional de Profissionales en Ciencias Ecónomicas, em Mendonza/Argentina, com a participação de 03 Conselheiros.

Nos dias 30 a 31 de outubro de 2012, foi realizado o CReCER – “Informacion Financiera de Calidad para el Desarrollo Economico Regional”, em Manágua/Nicarágua, com a participação de 03 Conselheiros.

Nos dias 31 de outubro a 02 de novembro de 2012, foi realizado o UNCTAD – ISAR and IFRS Foundation Accounting Education Forum, em Genebra/Suíça, com a participação de 02 Conselheiros.

Relatório de Gestão 2012

Página 105 de 105

10. Conclusão Ao concluirmos o presente relatório, fazemos as seguintes considerações sobre algumas medidas tomadas durante o exercício de 2012, que contribuíram para o bom desempenho do CRC SP.

Plano de Trabalho

Apresentamos no item 3 deste relatório a execução do plano de trabalho proposto para este exercício, expondo os resultados alcançados em cada projeto, tendo sido cumprida a maioria das metas fixadas. Eficiência e Economicidade da Ação Administrativa

Os próprios números e atividades, que compõem este relatório, são testemunhas da eficiência e eficácia com que o CRC SP desenvolveu suas atividades, alcançando metas e executando um trabalho sério e exaustivo, no sentido de cumprir com sua finalidade básica, que é o registro e a fiscalização do exercício profissional, dentro de um custo razoável e utilizando os meios de que o CRC SP dispõe.

Gostaríamos de reiterar os nossos sinceros agradecimentos aos Senhores Conselheiros, Efetivos e Suplentes, que conosco trabalharam nas reuniões realizadas neste exercício, colaborando decisivamente para que atingíssemos os resultados verificados no final do presente ano. Agradecemos a orientação e a colaboração recebida do Conselho Federal de Contabilidade que, com a sua costumeira eficiência e solicitude, nos guiou nas decisões mais polêmicas e essa colaboração foi importante para que o nosso trabalho de registro e fiscalização profissional chegasse a bom termo.

Não podemos deixar de agradecer o apoio recebido dos demais Conselhos Regionais, Federações, Sindicatos, Associações Profissionais, Institutos, Clubes e das Entidades da Classe Contábil de todo o país. Agradecemos, também, a preciosa colaboração recebida dos Delegados, que representam o CRC SP por todo o Estado, funcionando como intermediários em todos os serviços executados na Sede, facilitando, sobremaneira, a vida profissional dos nossos colegas de outras cidades. Finalmente, os nossos agradecimentos ao corpo de colaboradores do Órgão, que são a nossa linha de frente constante, sempre batalhando em prol das causas e finalidades do CRC SP.

São Paulo, 31 de dezembro de 2012.

Contador LUIZ FERNANDO NÓBREGA Presidente