relatório de atividades comunicação 2011

10
DIRAC Infraestrutura em saúde FIOCRUZ Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMUNICAÇÃO 2011

Upload: dirac-fiocruz

Post on 28-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Relatório de Atividades da área de comunicação da Dirac/Fiocruz em 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de Atividades Comunicação 2011

DIRACInfraestruturaem saúde

FIOCRUZ

Ministério da Saúde

Fundação Oswaldo Cruz

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

COMUNICAÇÃO

2011

Page 2: Relatório de Atividades Comunicação 2011

Relatório de atividades Comunicação 2011

Relatório de atividades 2011

THEREZINHA RODRIGUES

DIRETORA DE ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS

TALITA BARROCOASSESSORA DE COMUNICAÇÃO

CONTATOSTel.: 2209-2160 | E-mail: [email protected]

EDDIE SOUZADESIGNER GRÁFICO / WEB DESIGNER

Page 3: Relatório de Atividades Comunicação 2011

Relatório de atividades Comunicação 2011

Informativos on-line

Mídias DigitaisCampanhas

Atividades Externas

Comunicação Interna

EventosGráficos

Blog

Twitter

Intranet DiracFiocruz-l

Entre Nós

Hora do Planeta

Sensibilização e controle de conduta Rio sem fumo

Entre Nós

De olho na saúde

Semana do Meio Ambiente

Momento Delas

CartazesFundo de Tela

Cartilhas

Plantão

Grupo de Comunicação Interna Fiocruz

Intranet Fiocruz

CCS

Page 4: Relatório de Atividades Comunicação 2011

No ano de 2011, a Assessoria de Comunicação optou por pesquisar e lançar novos meios de comunicação a fim de aproximar os públicos. Com isso, novas mídias sociais foram lançadas, além de jornal mural e o site da unidade.Desde 2011, a Ascom vem tentando transformar a comunicação da Dirac em comunicação 2.0 - mais clara, objetiva e que atinge todos os públicos por diversos meios de comunicação.Após lançadas e pesquisadas as novas mídias, em 2012 será a vez de estruturar o trabalho e disseminar muito mais informações que nos últimos anos. Os pilares para a comunicação da Dirac serão a transparência e a autenticidade. Para 2012, também será medida a eficácia dos novos produtos e como o público gostaria de receber tais informações. Fatores chave, não tão aproveitados em 2011, serão trabalhados para o gerenciamento da comunicação, que são: -Começar e terminar com as necessidades dos empregados em mente e não uma visão corporativa;- Envolver os funcionários em todos os processos; -Estabelecer planos estratégicos de implantação, incluindo programas-piloto;-Alavancar canais formais de comunicação interna e influenciadores informais para gerar envolvimento;-Certificar-se das oportunidades de formação e de diálogo sobre como aproveitar as novas ferramentas.

Nos próximos tópicos encontram-se descritas as atividades produzidas pela Ascom durante todo o ano de 2011.

4

Relatório de atividades Comunicação 2011

Entre NósEm 2011, divulgamos 195 edições do informativo. Houve um pequeno aumento em relação ao quantitativo de 2010.

Plantão Dirac.Comunica34 mensagens de Plantão foram divulgadas. Comparando com 2010, obtivemos uma diminuição de 20% no envio de mensagens. Este dado é muito positivo porque percebe-se que os usuários estão utilizando menos essa ferramenta e planejando com mais eficácia as divulgação das atividades e possíveis emergências. Este era um ponto a ser melhorado em 2011 e que foi sinalizado no relatório de atividades de 2010.

Fiocruz-LEncaminhamos 128 mensagens contra 138 em 2010. Esta diminuição não influencia na utilização da ferramenta e no sucesso da divulgação. Apenas os informes de interesse geral estão sendo enviados pela lista Fiocruz-L. Comunicados de interesse apenas de um grupo/público específico foram encaminhados aos Assessores da unidades envolvidas para serem divulgados internamente.

Intranet Dirac- Atualização contínua da página do Serviço de Gestão do Trabalho;- Atualização contínua da página da Assessoria de Comunicação;- Criação e atualização da página da Gestão de Planejamento Estratégico e Custos;- 25 matérias publicadas na área “Destaque”;- Atualização constante da página, devido a matérias, aniversariantes e outros tópicos.

Mídias Digitais

Introdução

Informativos on-line

Page 5: Relatório de Atividades Comunicação 2011

- Mudança de topo devido as normas do Governo Federal.

Internet DiracO site da unidade foi criado em novembro e nele contém diversas informações institucionais. Nos dois meses de vida, 11 matérias foram publicadas.

Atualmente, as mídias sociais são o “boom” da comunicação empresarial. Quando bem utilizadas aproximam os trabalhadores da empresa e faz com que as notícias sejam divulgadas de forma simples e instantânea.

Twitter120 mensagens postadas.

Blog Perspectiva 16 matérias postadas.

5

Relatório de atividades Comunicação 2010

FacebookO perfil da Dirac no Facebook foi criado em fevereiro de 2011 e desde então é atualizado semanalmente, quase que diariamente, com compartilhamento de notícias da Dirac e da Fiocruz.

YoutubeO Youtube da Dirac foi criado em maio de 2011 com o intuito de publicar e divulgar vídeos das atividades da unidade. Três vídeos foram postados e a intenção é que em 2012, essa ferramenta pode ser aprimorada pela Assessoria de Comunicação com a produção de vídeos internos.

FlickrCriado em dezembro de 2011, já tem três albuns publicados.

Fale ConoscoO Fale Conosco da unidade iniciou em outubro com o intuito de ser um canal de aproximação com os usuários do campus Manguinhos. O Fale Conosco recebeu 24 mensagens e todas foram respondidas dentro do prazo de sete dias úteis.

Destaque – A informação mais perto de você (Jornal Mural)Há muito tempo, a unidade tinha a necessidade de um jornal mural e não apenas um espaço para afixação de cartazes e informes importantes. Cerca de 80% dos trabalhadores da unidade não utilizam computador e precisam se manter informados sobre a Dirac e Fiocruz.No inicio de dezembro, promovemos a primeira edição.

Mídias Sociais

Novas Mídias

Page 6: Relatório de Atividades Comunicação 2011

Atividades Externas

O jornal será atualizado quinzenalmente. Em 2011 tivemos duas edições.

Mural das Portarias do Campus ManguinhosA Assessoria de Comunicação organizou o layout dos murais da Portaria Av. Brasil e Portaria Leopoldo Bulhões. Todos os cartazes e informes devem passar pela Ascom antes de serem afixados nos espaços. Além de divulgações nas unidades, os murais tem informações de serviços como transporte e o mapa ilustrado do campus Manguinhos.

6

Relatório de atividades Comunicação 2010

WebTVTodas as notícias encaminhadas para a lista Fiocruz-L são cadastradas na WebTV pela Ascom da Dirac. Notas de serviços também são postadas esporadicamente para lembrar os usuários de como solicitá-los e entrar em contato com a unidade.

Jornal Linha DiretaO Jornal Linha Direta teve sua primeira edição em 2011 e é responsabilidade da Coordenação de Comunicação Social (CCS), da Presidência. O trabalho é coordenado pela CCS, mas há participação dos Assessores de Comunicação da Fiocruz, principalmente das unidades ligadas direta a Presidência.A Ascom participa das reuniões de pauta e elabora matérias e notas para o veículo de comunicação. Em 2011, cinco edições foram divulgadas. Nestas, a Dirac teve 23 notícias publicadas entre matérias e notas.

Intranet FiocruzEm 2011, todos os serviços oferecidos pela unidade foram cadastrados na Intranet Fiocruz, no item “Serviços”, do menu principal da página. Além disso, todos os informes da unidade encaminhados para a lista Fiocruz-L e matérias produzidas especificamente para o veículo são cadastrados no sistema da Intranet Fiocruz para divulgação.

Ouvidoria FiocruzA Dirac recebeu 103 mensagens da Ouvidoria entre denúncias, sugestões e elogios. Todas as mensagens foram apuradas com os departamentos responsáveis e respondidas.

Grupo de Comunicação Interna da Fiocruz / Intranet FiocruzMembro do grupo que discute a comunicação interna da Fiocruz que é coordenado pela Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz. Participação nas reuniões semanais que abordam meios existentes de se aproximar do usuário, além de discussão de novas mídias, política e interação com outras unidades.O grupo é composto por Assessores da CCS e Unidades Técnico-Administrativas. As reuniões demandam ações para os responsáveis de cada unidade.

Qualidade Fiocruz- Criação de selo para o Programa de Qualidade da

Page 7: Relatório de Atividades Comunicação 2011

Fiocruz;- Elaboração de dez banners para o evento de final de ano do Programa de Qualidade Fiocruz. A Assessoria revisou todo o material, organizou e criou uma identidade visual.

Cobertura fotográfica- Arraial do Forró;- Comemoração dos 25 anos;- Treinamento sobre Qualidade;- De Olho na Saúde;- Palestra Dia da Mulher;- Doações para desabrigados da Região Serrana;- Encontro de Gestores (Angra dos Reis);- Fiocruz pra Você;- Fiocruz pra Você em Farmanguinhos;- Simulação de Plano de Contingência no Centro de Saúde;- Visitas das crianças da Creche Fiocruz no Horto;- Curso Mecânica de Salto Alto;- Programa de Ambientação com novos servidores;- Programa de Ambientação mensal;- Oficina de Qualidade: Plano de ação;- Palestra de Orientações de Segurança na EPSJV;- Palestra Líderes do Futuro;

7

Relatório de atividades Comunicação 2010

- Palestra Líderes do Futuro;- Dia da Árvore: Plantio de mudas;- Semana do Meio Ambiente;- Palestra de Sensibilização em Qualidade;

Entre Nós- Mudança de topo em datas comemorativas;

Fundo de tela- Fundo de telas especiais para eventos da unidade;- Fundo de tela mensal, totalizando doze.

Cartazes avulsos Assuntos:- Missão e Visão da Unidade;- Novas nomenclaturas;- Política de Qualidade;- Divulgação de e-mail da Qualidade;- Fale Conosco;- Horários dos ônibus;- Inscrições para Fiocruz pra Você;- Informes de reunião com profissionais da Expansão e transporte interno;- Utilização do microondas;- Palestra Roedores;- Curso de Mecânica Básica;- Curso Mecânica de Salto Alto- Nova direção;- Campanha de Vacinação;- Informações essenciais para plantão;

Política de Comunicação Interna- Disseminação das orientações do documento internamente.

Manual de utilização da marca Dirac- Disseminação das orientações do documento internamente.

Comunicação Interna

MA

NU

AL

DE

ID

EN

TID

AD

E V

ISU

AL

DIRAC | FIOCRUZ Julho de 2011

6

2. Identidade

2.3 Conceito

DIRACInfraestruturaem saúde

Simbologia de saúde

Figuras Geométricas visualizadas no castelo

Figuras vazadas encontradas no castelo

Infraestrutura, base de sustentação

Page 8: Relatório de Atividades Comunicação 2011

Plano Quadrienal- Revisão e organização do material;- Diagramação do conteúdo.

Uniforme da manutenção- Design para bolso de jaleco a ser utilizado pelos servidores lotados na área de manutenção.

Programa de ambientação para novos servidores- Criação de convite para o evento;- Apoio na elaboração de apresentação da unidade para o evento;- Participação na apresentação abordando as atividades da Assessoria;- Cobertura Fotográfica;- Divulgação pós-evento.

Certificado de Plantio- Design e texto para modelo de certificado oficial de plantio de muda de árvore.

Design para adesivos- Alta voltagem;- Quadro elétrico;

Jornal Mural- Pesquisa de formatos de jornal mural;- Estudo para selecionar colunas;- Estudo para selecionar os espaços que teriam jornal mural;- Design e diagramação do material.

Mapa ilustrado do campus Manguinhos- Divulgação do mapa na Fiocruz;- Impressão e envio do material para todas as unidades;- Inserção do mapa nas mídias digitais.

Plano de Contingência: Pavilhão Hélio e Peggy Pereira - Organização do material, revisão do conteúdo e diagramação.

Plano de Contingência: Pavilhão Mourisco- Organização do material e revisão do conteúdo.

Banners para GCI- Criação de dois banners institucionais para o Grupo de Combate a Incêndio utilizar em eventos.

Ilustração de jogo do meio ambiente

8

Relatório de atividades Comunicação 2010

- Elaboração de ilustração para um jogo de coleta seletiva para ser utilizado com crianças em atividades do Departamento de Gestão Ambiental.

Tags Paisagismo- Criação de tags com informação principais de plantas a serem utilizadas em eventos.

Dia da Secretária- Criação de texto e design para cartão virtual comemorativo.

Criação de crachás- Crachá de visitantes; - Crachá de condutor cadastrado.

Identificação para veículos especiais para pacientes

Notificação de segurança (estacionamento proibido)- Criação do conteúdo, texto e design.

Design de boné para brigada voluntária (GCI)

Cartão virtual com mensagem de final de ano- Criação de roteiro e texto para mensagem de final de ano;- Elaboração de animação em flash com fotos e texto;- Divulgação nos meios digitais e nas mídias sociais.

Cartão virtual de Ano Novo- Criação de texto abordando 2012;- Design para texto e divulgação nas mídias digitais e sociais.

Plano de Execução Orçamentária 2012- Revisão do texto e organização do conteúdo;- Diagramação e criação de layout do material.

Edição de vídeo sobre a Casa Eficiente

Page 9: Relatório de Atividades Comunicação 2011

Eventos

Sorteio de duas caricaturas no Twitter

Criação de sinalização de portas para os departamentos

Exposição de Natal- Fotografias dos profissionais dos departamentos e diagramação do material.

Adesivos para veículos oficiais e terceirizados (de acordo com a IN 03)

Reorganização das portas e chaves do prédio sede (design para números)

Campanha Missão/Visão da Dirac- Criação de redação e design para cartazes e fundo de tela para disseminar a missão e visão da unidade.

9

Relatório de atividades Comunicação 2010

Campanha de Sensibilização e Controle de Condutores dos Usuários do Campus Manguinhos - Reforço com notas e matérias.

A Hora do PlanetaDivulgação nas mídias sociais, Intranet Fiocruz, Portal e lista Fiocruz-L.

Momento Delas (Palestra no Dia Internacional da Mulher)- Criação de design e texto para cartão comemorativo. - Criação de cartaz específico para Sessão Pipoca;- Divulgação do evento internamente;- Cobertura do evento;- Divulgação pós-evento.

111 anos Fiocruz- Apoio na apuração e busca de informações para os banners comemorativos da instituição;- Produção de textos de ações da Dirac relacionadas ao Fiocruz Saudável;- Produção e escolha de fotos da unidade para elaboração dos materiais gráficos do evento.

De Olho na Saúde (Semana da Saúde)- Participação nas reuniões de organização e conceituação do evento;- Texto e design para: cartaz, faixa interna, testeiras, fundo de tela e caça-palavra;- Divulgação do evento internamente;- Cobertura do evento.- Divulgação pós-evento.

Encontro de Gestores (junho)- Apoio na estruturação do evento, cobertura fotográfica e jornalística.

Campanhas

Serviço de Gestão do Trabalho

Este foi um ano de alegrias, frustrações e realizações. Mas o mais importante é de crescimento e aprendizado. Agradecemos a todos os trabalhadores por mais um anode cooperação, confiança, dedicação e trabalho. Desejamos que este Natal seja a consolidação da construção de um caminho de amor, alegria e de esperança.

Feliz Natal e Ano Novo! São os votos dos trabalhadores da Gestão do Trabalho

Page 10: Relatório de Atividades Comunicação 2011

Semana do Meio Ambiente- Participação na estrutura e programação do evento;- Texto e design para: convite, cartaz, faixa, camisetas, folhetos, pasta, fundo de palco, crachá, banners, medalha, troféu, placas de reservado, testeiras, pórtico de chegada e saída (corrida), saco para materiais da corrida, página mestre para apresentação e fundo de tela;- Criação de animação para topo da Intranet Dirac;- Divulgação do evento internamente;- Divulgação do evento na Fiocruz;- Contato e solicitação da divulgação do evento aos profissionais de comunicação da Instituição.- Cobertura do evento;- Divulgação pós-evento.

Fiocruz pra Você- Comunicados internos para disseminar o evento;- Cobertura fotográfica do evento.

Fiocruz pra Você em Farmanguinhos- Criação de tags com informações sobre as mudas a serem entregues no evento.

10

Relatório de atividades Comunicação 2010

- Divulgação do evento internamente;

Aniversário de 25 anos da Dirac- Criação e conceituação do selo dos 25 anos.- Exposição Dirac Hoje: fotografias de todas as áreas da Dirac, diagramação e estruturação da exposição.- Banner Diretores: Ilustração para todos os diretores da unidade.- Linha do tempo (banner): Pesquisa de conteúdo, redação e diagramação.- Banner especial para a comemoração (selo).- Banners comemorativos com as fotos dos profissionais.- Adesivo para selo. - Jornal Mural especial com informações da unidade nesses 25 anos.