relatório de atividades cabergs saúde 2013

74

Upload: vanessa-cerutti

Post on 13-Apr-2017

70 views

Category:

Design


0 download

TRANSCRIPT

  • 3

    5

    20

    29

    35

    46

    50

    54

    72

  • 3

    Como administradores da Cabergs Sade, indispensvel informao, anlise e entendimento sobre a dinmica de funcionamento da sade suplementar no Brasil. E, quanto mais aprofundamos isso, mais evidentes ficam as contradies e desafios deste mercado. Se nossa expectativa de vida aumen-tou, os procedimentos que garantem essa longevidade se tornaram mais complexos e caros.

    Ao mesmo tempo em que cresce o nmero de idosos, os que mais necessitam e utilizam nossa assis-tncia, a Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) aumenta o rol de procedimentos cobertos. Contudo, a conduo firme do setor pela agncia no se resume ao aumento de cobertura dos planos. Resolues Normativas aprovadas pelo rgo regulamentador mudam, mesmo que timidamente, a forma como as operadoras se organizam. Um exemplo a RN 323/2013 que determina a criao das Ouvidorias, que comearam a ser implementadas ainda em 2013 por planos de sade de grande porte e que entra em operao, na Cabergs, a partir de maio de 2014. Segundo dados da Associao Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), as despesas vm consu-mindo uma parte cada vez maior das receitas. Se, em 2007, o gasto assistencial da totalidade das entidades representava R$ 41,2 bilhes e consumia 80,6% da receita total, em 2013, as despesas subiram para R$ 88,3 bilhes, equivalente a 82,7% da receita. Fora isso, ainda necessrio pagar gastos administrativos, impostos, entre outros, de forma que a margem lquida de remunerao das operadoras foi inferior a 1%. Para muitas, a realidade foi de dficit em 2013.

  • 4

    Isto posto, acrescido dos avanos da tecnologia aplicada medicina, nos deparamos com uma questo fundamental: de que forma podemos preservar a vida dos beneficirios e garantir a susten-tabilidade financeira dos nossos planos e da instituio Cabergs?

    Cada vez mais, especialistas indicam como necessria a adoo de um novo modelo de sade no Brasil e no mundo. Trata-se do sistema de Ateno Primria Sade APS, surgido no final da dcada de 1970, como uma diretriz da Organizao Mundial da Sade (OMS). A ideia oferecer um atendi-mento focado nas necessidades do paciente, por meio de equipe multidisciplinar, que fica respons-vel por um grupo de pessoas e o acompanha ao longo de anos. Sabe-se que doenas crnicas, quando no prevenidas ou controladas, significam gastos que poderiam ser evitados. Por isso a importncia da promoo da educao sobre hbitos de vida saudvel, estimulando a preveno do aparecimen-to das patologias crnicas.

    Nesse sentido, acreditamos na conscientizao e na informao sobre as consequncias de maus hbitos como uma forma objetiva de preservar a sade do nosso associado. Tanto que proporciona-mos diversas aes que, durante 2013, atingiram mais de 11 mil pessoas e visaram preveno de doenas como cncer de mama, pele e prstata. Em muitas dessas atividades, fomos para o interior do Estado buscando estender e dividir a presena da Cabergs com um maior nmero de beneficirios.

    Melhor que tratar a doena e curar o paciente impedir que essas doenas se manifestem. Alm das aes, que continuaro em 2014, mantivemos diversos programas prprios, como o do Tabagismo, que auxilia quem quer parar de fumar e cujos resultados podem ser conhecidos nas prximas pgi-nas.

    O ambulatrio mdico, localizado na sede da operadora em Porto Alegre, outra rea que merece destaque. Promovemos no somente sua reestruturao fsica, como seu quadro funcional foi reformulado, contando, agora, alm de mdicos de famlia, com uma nutricionista. Hoje, o atendimen-to no ambulatrio focado no modelo de Medicina de Famlia, caracterizada pela ateno integral sade e por levar em considerao a insero do paciente na famlia e na comunidade. Os profissio-nais buscam acompanhar o paciente constantemente e encaminh-lo para determinados mdicos especialistas, se necessrio.

    Tambm seguimos desenvolvendo importantes projetos que iro facilitar a vida dos beneficirios e credenciados nos prximos anos. O Portal Cabergs Sade, que contempla a nova carteira com tarja magntica, uma das iniciativas que iro mudar a forma como vamos nos relacionar em breve: controlar, trocar, comunicar e oferecer servios de assistncia online.

    O tamanho da importncia e responsabilidade em administrar a operadora ficam claros ao analisar-mos alguns nmeros. So 43,5 mil vidas assistidas pela Cabergs, que realizaram, em 2013, 179,5 mil consultas, 718,1 mil exames e 6,51 mil internaes. Quando assumimos a entidade, traamos como um dos nossos principais objetivos a melhora do atendimento e dos servios aos beneficirios, que so os que motivam a existncia da nossa operadora e a busca determinada por fazer da Cabergs uma das melhores operadoras do Brasil. Encontramos uma entidade com uma estrutura defasada na questo tecnolgica e buscamos investir nessa rea. Na nossa avaliao, j passava da hora da Cabergs inovar, automatizando e trazendo mais segurana, confiabilidade, convenincia e agilidade para os servios oferecidos.

    Muita sade a todos!

  • 5

  • Os grandes nmeros

    179,5 mil consultas mdicas

    718,1 mil exames

    6,51 mil internaes

    88,6 mil procedimentos odontolgicos

    7,6 mil pontos de atendimento

    43,5 mil vidas nos Planos Mdico-Hospitalares

    237,2 mil contatos de associados11,1 mil pessoas em aes de preveno

    6

  • 7

    O nmero total de associados representa a soma dos beneficirios inscritos no PAM, PAM II, ASCP e POD.

    Um dos fatores que mais contriburam para o aumento no nmero de beneficirios nos ltimos trs anos foi o Projeto Seja Cabergs, cujo objetivo atrair novas adeses. Por meio dele, os funcionrios recm-contratados pelas patrocinadoras so apresentados aos planos mdicos e odontolgicos da Cabergs Sade, podendo esclarecer suas dvidas sobre a operadora e sade suplementar.

  • 8

    A leve reduo no nmero de conveniados ao longo dos ltimos quatro anos motivada por ajustes naturais na rede. Hoje, so contabilizados apenas profissionais e entidades que efetivamente atendem os beneficirios.

    Cabe ressaltar que os pontos de atendimento esto alinhados rede e poltica de valorizao e reconhecimento dos profissionais e entidades credenciados.

  • 9

    493 consultas foram realizadas

    por dia.

  • 10

    Houve um leve crescimento no nmero de consultas por beneficirios/ano, que acompanha a tendncia do trinio.

    -1,21%32,57%4,56%

    Por semana, foram realizados 13810 exames.

  • 11

    -3,03%

    Foram registradas 287 internaesclnicas por ms.

    Houve uma elevao de 10,51% no nmero de internaes clnicas registradas em 2013 em relao ao ano anterior, modificando a tendncia histrica do ltimo trinio.

  • 12

    O nmero de internaes cirrgicas continuou apresentando aumento, da mesma forma que havia apresentado no binio 2011/2012. Os dados refletem o crescimento na utilizao dos planos mdicos e a consequente elevao dos custos assistenciais como um todo.

    Por ms, foram realizadas 223 internaes

    cirrgicas.

  • 13

  • 14

    DESE

    MPE

    NHO

    DOS

    PLAN

    OS

  • 15

    Receitas Assistenciais - apresentaram um crescimento de 14% no ano. Os principais fatos foram: crescimento de 879 beneficirios, impacto do Acordo Coletivo do Banrisul 2012/2013 e o reajuste das tabelas dos planos.

    Despesas Assistenciais - cresceram 24% em relao ao ano anterior, em decorrncia dos reajustes de consultas e honorrios mdicos ocorridos em 2013. Alm disso, as renovaes de contratos com hospitais e a elevao na utilizao dos servios mdicos, com destaque para terapias e internaes, contriburam para o crescimento das despesas.

  • 16

    Este grfico apresenta dados de consultas mdicas e nutricionais, atestados, receitas, curativos, aferio de presso arterial, exame de colesterol, entre outros. O aumento do nmero de atendimen-tos reflete a ampliao do quadro de funcionrios do Ambulatrio Mdico, atualmente com trs mdicas e uma nutricionista.

  • 17

    PRO

    FARM

    Prog

    ram

    a de

    Ass

    ist

    ncia

    Farm

    acu

    tica

    O PROFARM visa possibilitar a aquisio de medicamentos e outros produtos comercializados em

    farmcias credenciadas a preos mais atrativos. Os descontos so negociados pela operadora e o

    valor gasto debitado integralmente na folha de pagamento do associado titular.

  • 18

    PRO

    MED

    Prog

    ram

    a de

    Aux

    lio

    Med

    icam

    ento

    A partir do programa, os beneficirios podem adquirir medicamentos cobertos junto s farmcias

    credenciadas com subsdio de 50%. Os medicamentos devem ser prescritos por mdicos ou dentis-

    tas e destinados ao tratamento de enfermidades graves e crnicas. O desconto possvel por meio de

    subsdio financeiro dos patrocinadores.

    A quantidade de medicamentos adquiridos ao longo dos anos por meio do PROMED e a evoluo do

    valor do ticket mdio podem ser conferidos na tabela acima. Houve aumento de 10%, em relao a

    2012, no Auxlio Medicamento para compras diretamente na rede credenciada, que corresponde a

    mais de 95% dos benefcios concedidos pelo programa.

    J os reembolsos tiveram acrscimo de 4% no volume de operaes. O total de benefcios concedi-

    dos pelo PROMED manteve a tendncia de crescimento.

  • 19

  • 20

  • 21

    Os 237.294 atendimentos realizados pela operadora no perodo abrangem tanto os realizados na sede da Cabergs quanto no posto da Santa Casa de Misericrdia de Porto Alegre. Foram considerados todos os meios de contato, como telefone, site, malote, fax, presencial e SABECEL.

    Informaes sobre dbitos mensais, autorizaes prvias de procedimentos e rede credenciadas foram os assuntos que mais originaram contato dos beneficirios.

    Percebe-se uma migrao dos meios tradicionais para o site-rea-restrita que representou em torno de 46% dos atendimentos, o que mostra o sucesso da Cabergs em sua inteno de facilitar o acesso, por parte dos beneficirios, a servios por meio de ferramentas digitais. Pelo site, os associados podem verificar despesas mensais, como TPD e contribuio aos planos de sade. E a tendncia que, cada vez mais, estejam disponveis servios aos associados por meio da Internet, agilizando o atendimento.

    O acrscimo do nmero de atendimentos registrados ao longo dos ltimos quatro anos se d em funo do incremento na qualidade do atendimento dispensado aos beneficirios pelos meios de contato. Agrega-se a isto o aumento do nmero de atendentes e o trabalho para que todos os tipos de atendi-mentos sejam registrados em nossos sistemas de Gesto.

  • 22

    IPAM - Informaes sobre O PAM/PAM II

    OPME - Solicitao de OPMES para cirurgias

    NREE - Informaes sobre reembolso no pago

    REEP - Informaes gerais sobre reembolso PAM/POD

    CART - Solicitao de Carteira de Identificao Social-CIS

    PDAC - Protocolo de recebimentos de documento de adeso Cabergs

    GHOS - Solicitao de Guia Hospitalar

    CRED - Informaes sobre rede credenciada

    IPOD - Informaes gerais sobre POD

    TPDS - Informaes sobre dbitos de TPDS

    Assuntos mais demandados em 2013

  • 23

    -0,31%

    Refere-se ao servio disponibilizado pela Cabergs aos beneficirios fora do horrio comercial, em situaes de urgncia\emergncia. Em 2013, foi realizado investimento em dispositivos mveis (tablet) em substituio queles em uso desde o ano de 2004 (PALM).

    SABE

    CEL

    Aten

    dim

    ento

    For

    a

    do H

    orr

    io C

    omer

    cial

  • Refere-se ao servio disponibilizado pela Cabergs aos beneficirios fora do horrio comercial, em situaes de urgncia\emergncia. Em 2013, foi realizado investimento em dispositivos mveis (tablet) em substituio aqueles em uso desde o ano de 2004 (PALM).

    AUTO

    RIZA

    ES

    24

  • -67.63

    A queda no nmero de autorizaes prvias odontolgicas emitidas a partir de 2010 se deu em

    virtude da eliminao da exigncia de emisso de APO - Autorizao Prvia Odontolgica - para uma

    srie de procedimentos da Lista de Procedimentos Odontolgicos - LPO. A partir de 2011, passamos a

    exigir a GPO - Guia de Autorizao Prvia Odontolgica - para alguns procedimentos da LPO.

    25

  • 26

    Um dos diferenciais da Cabergs em relao a outras operadoras o servio desenvolvido por Assis-

    tentes Sociais, que acompanham os beneficirios e levam apoio e conforto em situaes de crises,

    buscando auxiliar na resoluo de problemas.

    Alm de orientar associados e familiares, os profissionais buscam identificar recursos e minimizar as

    dificuldades vivenciadas pelo paciente. So realizadas visitas hospitalares, domiciliares e elabora-

    dos pareceres sociais.

  • 27

    -10,14%

    O aumento no nmero de atendimentos do Servio Social passa pela reorganizao da rea, segmen-tando tais atendimentos por regio de sade, com uma Assistente Social responsvel por regio.

  • 28

    Banrisul SANTA CASA

    Projeto Seja Cabergs

  • 29

  • Em 2013, 11.163 pessoas, entre beneficirios dos planos de sade da Cabergs e comunidade, partici-param das aes e programas desenvolvidos pela operadora. Dessa forma, houve um aumento de 24% no nmero de pessoas atingidas pelos projetos em relao ao ano anterior.

    Com objetivo de sensibilizar e estimular doaes voluntrias de sangue, auxiliando no atendimento das necessidades dos beneficirios dos planos de sade, por meio da reposio das unidades de san-gue utilizadas, o PROSANGUE atendeu 45 beneficirios, representando um crescimento de 164% com relao a 2013.

    Foi efetuada a reposio de 155 unidades de sangue aos bancos de sangue credenciados. O PROSANGUE encerrou 2013 com 472 doadores cadastrados, 5% a mais com relao a 2012.

    Programa de Doao de Sangue PROSANGUE

    30

  • Programa de Orientao Gestante POG

    Visa orientar sobre o desenvolvimento da gestao, parto e cuidados com o recm-nascido, bem como proporcionar a troca de experincias entre as participantes do programa. Em 2013, foram for-mados 5 grupos, com participao de 35 gestantes e 12 cnjuges.

    Programa de Preveno e Tratamento do Tabagismo

    Tem por objetivo desenvolver aes educativas sobre a preveno e o tratamento do tabagismo, des-mistificando o preconceito, prestando esclarecimentos em relao dependncia qumica, e propor-cionando incentivo e subsdio financeiro ao tratamento. Em 2013, 69 beneficirios inscreveram-se no programa. O nmero 54% maior do que em 2012.

    31

    67

    54

    45

    69

    0

    10

    20

    30

    40

    50

    60

    70

    80

    2010 2011 2012 2013

    Inscritos

  • Cabergs Criana

    Realizado nas dependncias do Centro Social Banrisul, durante as frias escolares de vero, o

    Cabergs Criana uma opo de lazer e recreao, e visa iniciao a diversas prticas esportivas e

    vivncia de hbitos saudveis, como cuidados com a pele, sade oral, entre outros. Em 2013, foram

    formados 7 grupos, com a participao de 121 crianas de 5 a 12 anos.

    32

  • Programa de Preveno ao Cncer de Mama

    Em 2013, a Cabergs Sade integrou aes de preveno sobre os cnceres de mama e prstata, con-

    centrando-as nos meses de outubro e novembro a partir da promoo das Campanhas Outubro Rosa

    e Novembro Azul. Foram realizadas blitz em agncias, campanha virtual nas redes sociais, participa-

    o de colaboradoras da Cabergs, Fundao Banrisul de Seguridade Social e Banrisul no flashmob

    promovido pelo IMAMA e uma esquete teatral. As Blitz Outubro Rosa e Novembro azul percorreram as

    SUREGs Alto Uruguai, Leste e Noroeste, visitando 28 agncias e realizando interveno teatral sobre

    o tema, entrega de material educativo e orientaes sobre os planos e programas de assistncia

    sade. As Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul atingiram 1.465 pessoas, entre beneficirios da

    Cabergs e clientes do Banrisul.

    Campanha de Vacinao contra a Gripe

    Com o objetivo de proporcionar a imunizao contra a gripe com valores promocionais, a Campanha de Vacinao beneficiou 5.544 beneficirios, em Porto Alegre e 59 municpios do interior do Estado. No total, 24% da populao-alvo foi atingida pela Campanha (beneficirios com idades entre 02 e 59 anos) e houve um acrscimo de 297% a mais do que em 2012 no nmero de doses distribudas em 2012.

    33

    611

    1867 1871

    5.544

    0

    1000

    2000

    3000

    4000

    5000

    6000

    2010 2011 2012 2013

    Beneficirios Imunizados

  • Aes de Educao e Promoo da Sade

    So aes permanentes, de carter educativo e informativo, sobre promoo da sade e preveno dos fatores de risco para doenas, que visam conscientizar e modificar maus comportamentos dos beneficirios.

    Em 2013, foram realizadas as seguintes aes: Campanha de Preveno ao Cncer de Pele, Blitz da Hipertenso, Diabetes e Colesterol, Semana da Mulher, Dia do Corao e participao nas Semanas Internas de Preveno de Acidentes de Trabalho - SIPATs - das patrocinadoras. Foram beneficiadas 3.439 pessoas e realizadas 1.284 avaliaes de sade: exames de colesterol, glicose e triglicerdeos, e verificao de presso arterial.

    As aes de educao e promoo da sade ocorreram em 48 cidades que integraram 7 Superinten-dncias Regionais do Banrisul - SUREGs.

    34

  • 35

  • Reajuste nas consultas busca ampliao e qualificao da rede

    H mais de 10 anos Cabergs no promovia campanha de recadastramento

    Portal de Sade segue em desenvolvimento

    Responsabilidade social

    Em abril, a Cabergs Sade reajustou o valor das consultas em 20%. O aumento teve o objetivo de

    ampliar a rede de profissionais credenciados e atrair mais mdicos qualificados. Dessa forma, a ope-

    radora segue na busca de prestar, ao associado, o melhor atendimento possvel.

    A Cabergs Sade promoveu em 2013 uma campanha de recadastramento de beneficirios, o que no

    acontecia desde 2002. Por meio do procedimento, que podia ser realizado a qualquer momento e em

    qualquer lugar, diretamente do site da operadora, buscou atualizar dados como e-mail, telefone e

    endereo. O principal objetivo foi garantir a segurana no envio da nova carteira.

    Uma novidade que promete mudar a forma como os credenciados interagem com a Cabergs o Portal

    de Sade. A ferramenta facilitar procedimentos e garantir mais conforto e segurana aos usurios

    do convnio.

    Em 2013, em razo da elaborao do Balano Social de 2012, a Cabergs Sade recebeu o Certificado

    de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

    30

    Melhoria no Atendimento

    36

  • 30

    Democracia

    Eleies do Conselho, por meio eletrnico, diminuem custos e aumentam segurana

    As eleies para o Conselho de Administrao da Cabergs Sade ocorreram, em 2013, integralmente

    de forma eletrnica. Foram computados 3356 votos, sendo 2217 para a Chapa 1, eleita pelos associa-

    dos. A partir da votao no site, mediante a identificao com nome de usurio e senha, a Cabergs

    reduziu os custos da eleio anteriormente, as cdulas de papel eram enviadas s residncias dos

    beneficirios, e garantiu mais segurana na apurao dos votos.

    Porto Alegre

    Credenciados anestesistas no Instituto de Cardiologia

    Os beneficirios que realizam intervenes no Instituto de Cardiologia passaram a contar, desde

    julho, com 22 anestesistas conveniados. Com isso, a Cabergs buscou preencher uma lacuna existente

    na lista de profissionais desta especialidade credenciados pela operadora.

    3037

  • 38

    Centro de Medicina Hiperbrica atende beneficirios da Cabergs em Rio Grande

    Renal Clnica passa a atender em Rosrio do Sul

    Em Camaqu, Nefro Clnica credenciada

    Instituto de Oftalmologia de Bento Gonalves passa a atender pela Cabergs

    Beneficirios de Vacaria passam a usufruir dos servios da Poprev Policlnica Odontolgica da

    Preveno

    Cardioclnica Dr. Solono passa a atender em Santa Cruz do Sul

    A clnica especializada em Oxigenoterapia, modalidade de tratamento mdico que utiliza a admi-

    nistrao de Oxignio O2 a 100% em presses superiores a atmosfrica.

    A Renal Clnica passou, em 2013, a atender pela Cabergs. Ela presta atendimentos nefrolgicos e

    hemodilise ambulatorial, especialidade que no estava contemplada na regio.

    nico credenciado na regio de Camaqu, a Nefro Clnica especializada em atendimentos nefrol-

    gicos e hemodilise ambulatorial.

    Os beneficirios da Cabergs residentes em Bento Gonalves e regio passaram a usufruir de um con-

    vnio com o Instituto de Oftalmologia de Bento Gonalves. A instituio realiza procedimentos como

    Facectomia com implante de Lente Intraocular, Vitrectomia anterior, Tratamento quimioterpico com

    Antiangiognico, Fotocoagulao a Laser, Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa, Pterigio Exerese,

    Recobrimento Conjuntival, em complemento aos demais exames e procedimentos que a Cabergs d

    cobertura.

    Residentes em Vacaria e regio passaram a usufruir, em 2013, dos servios da POPREV Policlnica

    Odontolgica da Preveno. A instituio contempla especialidades como: Cirurgia Traumatotolgia -

    Buco - Maxilo - Facial, Radiologia, Clnica Geral, Ortodontia e Ortopedia Facial, Periodontia e Endo-

    dontia.

    Os beneficirios de Santa Cruz e regio passaram a ter atendimento na Cardioclnica Dr. Solono, espe-

    Interiorizao

  • Em Passo Fundo, destaque a Fundao Lions

    Em Pelotas, Hospital Esprita credenciado

    Clnica de Diagnstico Vascular, em Cruz Alta, conveniada

    Em Vereanpolis, Clnica Pro-Vida - Me credenciada

    A Fundao Lions, especializada em oftalmologia, passou a atender os beneficirios de Passo Fundo e

    regio.

    nico credenciado na regio para atendimento psiquitrico.

    Em Cruz Alta, o destaque foi convnio com a Clnica Mdica de Diagnstico Vascular, especializada

    em cardiologia.

    A Clnica passou a oferecer especialidades ainda no contempladas na regio, como Cancerologia,

    Oncologia e ainda complementa opo de Medicina Interna ou Clnica Mdica.

    39

  • Santa CatarinaHospital da Unimed de Chapec passa a atender pela Cabergs

    Os beneficirios residentes em Chapec e regio passaram a usufruir, em 2013, de convnio com o

    Hospital da Unimed do municpio. A instituio de sade possui Centro Cirrgico e Obsttrico, Urgn-

    cia, Emergncia e Pronto Atendimento.

    Cabergs SegurosLanado novo site

    Uma das novidades apresentadas pela Cabergs Seguros aos seus clientes foi um novo site, mais fcil

    de usar e melhor adaptado s novas tecnologias. A principal inovao foi a criao de uma rea restri-

    ta em que, por meio de senha e nome de usurio, o interessado pode acessar informaes sobre ap-

    lices, certificados, dados cadastrais, cotaes, entre outros.

    40

  • Ao encerrar o exerccio de 2013, a Entidade contava com 162 colaboradores, sendo 116 na rea de

    gesto dos planos e programas de assistncia sade e suporte administrativo, e 46 nas atividades

    mantidas pela Patrocinadora Instituidora.

    Na busca de melhor qualificao do atendimento, aperfeioamento e fortalecimento dos processos e

    controles, a Cabergs Sade intensificou os investimentos em treinamentos ao longo de 2013. Os des-

    taques foram o Projeto Integrao, que contou com a participao de todos os colaboradores da admi-

    nistrao, alm de treinamentos nas reas de atendimento, regulao e tecnologia da informao. O

    Valor investido foi de R$ 133 mil, que corresponde a um crescimento de 161% em relao ao ano

    anterior.

    Investimentos em Treinamentos

    EnsinoFundamental; 22;

    14%Ps-Graduados 25;

    15%

    Graduados; 32;20%

    Graduandos; 27;17%

    Ensino Mdio; 56;34%

    Escolaridade

    Treinamentos

    150.000,00

    100.000,00

    50.000,00

    0,002010 2011 2012 2013

    R$

    41

    Dados de Pessoal

  • 42

    Comunicao

    ComuniCabergs

    Durante o ano de 2013, houve aumento na base de e-mails cadastrados, o que colaborou ainda mais

    para a diminuio das impresses em papel, uma vez que o peridico s remetido em meio fsico

    para aqueles que no tenham um endereo eletrnico cadastrado.

    Foram produzidas onze edies regulares do ComuniCabergs e uma especial, em outubro, referente

    s eleies do Conselho de Administrao, atingindo cerca de 14 mil beneficirios responsve-

    is/ms. A periodicidade mensal e a distribuio hbrida: cerca de 3.400 unidades so remetidas

    pelos Correios e o restante, 10.400, recebem via e-mail um link de acesso ao material.

    72,51%66,88%

    As redes sociais Facebook e Twitter continuaram sendo importantes meios de interao, relaciona-

    mento e comunicao com nossos beneficirios em 2013.

    No Facebook, houve um acrscimo de 72,5% no nmero de fs da pgina

    (https://www.facebook.com/pages/CABERGS/198544390182081), que passou de 713 para 1.230.

    J no Twitter (@cabergssaude), o incremento foi de 66,9%, passando de 157 para 262 seguidores.

    Redes Sociais

    Com o crescimento exponencial do acesso internet e, decorrente disso, maior uso de e-mails, redes

    sociais, celulares e tablets, a tendncia natural foi de migrao do contedo da comunicao para o

    formato digital. Esta medida demonstra o compromisso com o uso racional dos recursos, reduzindo

    custos, e gerando menor impacto ao meio ambiente. A assessoria de comunicao da operadora

    uma das reas mais atingidas por essa poltica, que promove a responsabilidade socioambiental den-

    tro da entidade.

    Alm da diminuio da tiragem do peridico ComuniCabergs, cujo principal meio de acesso passou a

    ser o site www.cabergs.org.br, a operadora intensificou sua presena nas redes sociais. Cada vez mais

    pessoas curtem a pgina da entidade e acessam as notcias do site por meio das publicaes no Twit-

    ter e Facebook.

    Dessa forma, a Cabergs Sade vai ficando mais presente e prxima de seus associados.

  • Nmero de Visitas ao SiteSite

    Somente em 2013 foi possvel ter um panorama da performance de um ano completo do site da

    Cabergs Sade, uma vez que esse entrou em operao com novo conceito em meados de 2012. No

    perodo de janeiro a dezembro de 2013, foram computadas 390.478 mil visitas ao site, numa mdia

    mensal de 32.500 acessos. Em agosto observou-se um nmero significativamente superior de aces-

    sos se comparado aos demais meses. Este fato se deu em funo da campanha de recadastramento

    realizada no referido ms, quando houve mais de 46 mil visitas pgina.

    43

  • 44

    Categoria dos Dispositivos de Acesso ao Site

    Das 390.478 mil visitas ao site, 95,62% foram por meio de desktop e 4,38% via mobile, ou seja,

    smartfone (celular) e tablets. Fica evidente a prevalncia pelo acesso ao site por meio dos computa-

    dores pessoais, porm a tendncia de um progressivo aumento da utilizao dos meios mveis.

    Do total de 390.478 mil acessos, 32,80% foram de novos usurios. Essa taxa representa a quantida-

    de de novas pessoas (tecnicamente novos IPs) que entraram no site, no perodo. Em geral sites com

    uma situao de otimizao saudvel apresentam uma alta taxa de novas visitas. Quanto maior a por-

    centagem de novos visitantes, mais a marca vai sendo disseminada internet afora.

    Essas visitas foram feitas por um total de 135.335 mil usurios, que permaneceram, em mdia, 5 minu-

    tos navegando pelas pginas do site, perfazendo um somatrio de 1.807.243 mi visualizaes de

    pgina (contabilizando as visualizaes repetidas de uma nica pgina), o que d uma mdia de 4,63

    pginas/visita.

    Foi observada uma taxa de rejeio na ordem de 21%. A taxa de rejeio a percentagem de visitas

    de pgina nica em que a pessoa abandona o site na pgina de entrada sem interagir com essa.

    Novos Visitantes x Visitantes Recorrentes

  • Pginas Mais Visualizadas

    As seis pginas mais visitadas do site somaram juntas 75,73% do total de 1.807.243 milhes de visu-

    alizaes. O cadastro/recadastro de beneficirios aparece em segundo lugar com 16,13%, atrs da

    pgina inicial. Houve campanha junto aos associados para atualizarem seus dados junto Cabergs e

    os nmeros demonstram uma grande participao no processo. Em terceiro lugar, est a pesquisa da

    rede credenciada com 11,73% do total de acessos, que se configura no servio mais utilizado pelos

    beneficirios, seguido pela consulta ao extrato mensal de despesas, com 9,07% das visitas.

    3745

  • 46

  • 47

    Em 2013, a economia brasileira cresceu 2,3%. A inflao medida pelo IPC-A encerrou o ano em 5,91%, ligeiramente acima dos 5,8% de 2012, em conformidade com as metas estabelecidas pelo COPOM, que estipulou um teto de 6,5%. Ao longo do ano, o esforo do governo para conter a inflao passou pela elevao na taxa Selic Meta de 7,25% no inicio de 2013 para 10% no final do ano.

    A taxa Selic Mdia de 2013, que serve como parmetro para as aplicaes de renda fixa, encerrou o ano em 8,44%. O principal ndice da bolsa de valores BM&FBovespa, (Ibovespa mdio) variou -14,94% no mesmo perodo.

    A Cabergs aloca seus recursos disponveis em conformidade com os parmetros fixados na poltica de investimentos, de forma conservadora para obter a maior rentabilidade possvel com nveis adequados de exposio a risco.

    Os recursos foram alocados no segmento de renda fixa, por meio de Fundo de Investimento Exclusivo no Banrisul, em Ttulos Pblicos Federais (LFT, NTN-B) e em Renda Varivel - Carteira Prpria de Aes; Fundo Rio Bravo Fundamental SMC FI em Aes e Fundo de Investimento Imobilirio - BANRISUL Novas Fronteiras FII.

    O total dos Ativos apresentou um crescimento de 15,59%, passando de R$ 198.059 mil em dez/2012 para R$ 228.934 mil em dez/2013. O total do patrimnio evoluiu no mesmo perodo de R$ 198,763 mil para R$ 233.409, representando uma variao de 17,43%.

    A rentabilidade das aplicaes financeiras de renda fixa, que representam 94,25% do total de recursos, foi de 9,74%, correspondendo a 121% do CDI que variou 8,05%. O retorno dos investi-mentos em renda varivel, que representam 5,75% do total dos recursos, foi de -1,70%. A rentabili-dade total das aplicaes em 2013 foi de 9,11%.

    Cabergs

  • 48

    Composio dos Ativos

    Rentabilidade Total das Aplicaes Financeiras em 2013 Crescimento das Aplicaes Financeiras em 2013 Crescimento do Patrimnio em 2013 Variao do CDI em 2013

    9,11%

    15,59%

    17,43%

    8,05%

  • 49

  • 50

    Contraprestaes Efetivas de Plano de Assistncia Sade

  • 51

    Supervit do Exerccio

    Saldos em

    Supervit/Dficit

  • 52

  • 53

  • 54

    Cabergs

    abergs

    abergs

    abergs

  • 55

  • 56

  • 57

    4. APLICAES FINANCEIRAS

  • 58

    Planos Mdico-Hospitalares e OdontolgicosPlanos Coletivos 3.689.608,01 2.828.099,23

  • 59

  • 60

  • 61

    Total Longo Prazo - 1.283.025,85

  • 62

  • 63

    Descrio

  • 64

    Empresa

    abergs

  • 65

    (i) Registram-se os valores dos eventos conhecidos decorrentes de procedimentos mdico- hospitalares e odontolgicos prestados aos beneficirios da entidade;

    (ii) Neste grupo, so registrados os valores de coparticipao dos beneficirios em eventos de assistncia mdico-hospitalares, odontolgica e glosas;

    (iii) Valores referentes aos reembolsos do custo operacional da administrao e a recuperao de custos previdencirios decorrentes da utilizao, de acordo com os regulamentos dos planos e programas da entidade.

  • 66

  • 67

    abergs

  • 68

  • 69

  • 70

  • 71

  • 72

    Ricardo Parla Bidesi - Presidente

    Antonio Carlos Jorge Moscoso

    Vitor Hugo Arpini

    Digenes Bonfanti dos Santos

    Mrcia Beatriz Guerra Dalms

    Humberto Schwertner

    Jorge Alberto Barcelos Panta

    Suelene Muller Lermen

    Altamir Baldin

    Simone Denise Milbradt

    Jefferson Valente Marin

  • 73

  • 74