relatório de atividades - aspf - 2013

50
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 PELA ASSOCIAÇÃO PELA FAMÍLIA

Upload: associacao-pela-familia

Post on 05-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O relatório de atividade da Associação Pela Família (ASPF) é um documento de caráter público, que procura prestar contas à sociedade quanto a suas ações e projetos. O relatório tem periodicidade anual e é divulgado na mídia digital e impressa.

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de atividades - ASPF - 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

ASSOCIAÇÃOPELAFAMÍLIA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

ASSOCIAÇÃOPELAFAMÍLIA

Page 2: Relatório de atividades - ASPF - 2013

2

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 3: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Índice

P. 4 Carta do Presidente

P. 6 Missão, Visão e Princípios

P. 7 Histórico

P. 8 Estrutura Organizacional

P. 10 Abrangência

P. 12 Serviço Educacional

P. 15 Escola Colibri

P. 21 Gracinha - Escola Nossa Senhora das Graças

P. 27 Nova Escola

P. 33 Serviço Socioassistencial

P. 35 Centro de Convivência Clarisse Ferraz Wey

P. 39 Centro de Convivência Gracinha

P. 44 Cenário Financeiro

P. 46 Convênio, Parcerias, Doações e Voluntariado

P. 48 Reconhecimento

3

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 4: Relatório de atividades - ASPF - 2013

A Assembleia Geral Ordinária aprovou, no dia 27 de março de 2014, as contas relativas ao exercício de 2013 e o respectivo relatório de atividades.O trabalho descrito no relatório e os valores despendidos adquirem maior relevância, quando se conhecem os objetivos e a qualidade dos projetos com os quais se compromete a instituição.

A Associação Pela Família, fiel à sua missão, empenha-se, com competência e eficácia, em contribuir para a educação das crianças, jovens e adultos com os quais trabalha, atenta ao aperfeiçoamento dos profissionais que sustentam o seu trabalho.

Anima a todos os seus membros, voluntários e contratados, a convicção de colaborar na difícil tarefa da transformação da sociedade, de modo que ela seja justa e solidária. Visando a esse objetivo maior, destacam-se no exercício de 2013:

1) Institucional: realização da Assembleia Geral, no mês de agosto, para a eleição do novo corpo diretivo, que, dando continuidade aos projetos iniciados na gestão anterior, desenvolveu a gestão participativa, aproximando em grupos-tarefa, associados e profissionais das diferentes unidades. Houve reforma do Estatuto Social da entidade.

2) Serviço Educacional: além do trabalho conjunto de estudo e elaboração do Projeto Político-Pedagógico Institucional, realizado por representantes de todas as unidades, merecem menção:

a) Escola Nossa Senhora da Graças - Gracinha: comemoração dos seus 70 anos de atividades, com a participação de toda a comunidade e registro de sua história no livro: 70 anos, um mosaico de histórias. Realizou importante projeto de modernização tecnológica e prepara-se para iniciar obra em imóvel adquirido, para ampliação e melhoria de suas atividades. Durante o ano, a equipe pedagógica preparou a implantação, em 2014, da educação em período complementar para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

b) Nova Escola: além do trabalho cuidadoso de renovação e formação do corpo docente, foi criado um grupo com a participação de associados, para apoio às atividades, em especial para a criação da Educação Infantil em período complementar, incluindo a adequação do espaço destinado a essas novas turmas e a busca de equilíbrio financeiro.

Carta doPresidente

4

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 5: Relatório de atividades - ASPF - 2013

c) Escola Colibri: foram criados os Quintais da Educação Infantil, com o objetivo de integrar o trabalho de crianças de 3 a 5 anos, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolver a autonomia, compartilhando o aprendizado. Finaliza investimentos para atender alunos do 5º ano.

3) Serviço Socioassistencial: a) Centros de Convivência Clarisse e Gracinha, onde foram realizadas

ações que visam não só assegurar o fortalecimento de vínculos familiares e o convívio social, como também promover o acesso ao serviço público, estimulando a formação da consciência cidadã.

b) Projeto Passarim: as atividades de música realizadas com crianças e adolescentes dos Centros de Convivência têm encantado os integrantes, familiares e comunidade, ampliando-lhes o repertório cultural, o senso estético e o compromisso com o trabalho conjunto.

4) Gestão: são relevantes os estudos e a atuação do:a) Núcleo Administrativo, cuja tarefa é acompanhar, propor e avaliar

as atividades de todas as unidades, buscando seu aperfeiçoamento e a criação de novas formas de serviço.

b) Administração Corporativa, responsável pelo planejamento, coordenação e controle dos processos administrativos e dos departamentos de planejamento orçamentário, financeiro e contábil, recursos humanos e tecnologia da informação.

c) Relações Institucionais, responsável pela comunicação e captação de recursos.

d) Conselho Consultor e Comitê Gestor, criados para apoio e fortalecimento pedagógico e administrativo da Nova Escola.

A verba destinada à filantropia, nesse exercício, merece destaque, pois alcançou o total de 6,9 milhões de reais, assim distribuídos: 5,4 milhões de reais referentes à concessão de bolsas nas escolas, beneficiando 349 crianças e adolescentes; 1,5 milhão de reais referentes à manutenção dos Centros de Convivência, onde foram atendidas 363 crianças e adolescentes, e 260 famílias. Esses valores ultrapassam em 11% o previsto na legislação, evidenciando assim o compromisso social da Associação Pela Família.

Encerrando o exercício de 2013 e começando o de 2014, fica a palavra de agradecimento e incentivo a todos os que constituem a Associação Pela Família. Seja a nossa atuação competente, lúcida e criativa diante dos desafios, e plena de esperança, pois ”a educação não transforma o mundo; a educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo” (Paulo Freire). Um mundo de paz e fraternidade, como é a aspiração de todos.

Claudio DamascenoPresidente

5

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 6: Relatório de atividades - ASPF - 2013

MissãoPromover a efetivação do direito das pessoas à educação de qualidade, por meio de ações educativas e culturais, visando à formação do espírito crítico e à transformação pessoal e social.

VisãoSer referência como instituição de excelência em educação, comprometida com: formação integral da pessoa, reflexão crítica, defesa da igualdade e reconhecimento e acolhimento da diferença.

PrincípiosJustiçaSolidariedade Respeito Ética Competência Responsabilidade

6

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 7: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Nossas ações educacionais e sociais iniciaram-se no ano de 1929, pela ação conjunta de um grupo de operárias na periferia da cidade de São Paulo.Em 1943, foi constituída a Escola Nossa Senhora das Graças (ENSG) e, em 1956, a Associação Pela Família (ASPF), que é a mantenedora das nossas unidades escolares e das nossas ações socioassistenciais e culturais.Em 1959, a ASPF adquiriu a Escola Nossa Senhora das Graças, e, ao longo dos anos, criou unidades socioassistenciais para o atendimento de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.Os atuais Centros de Convivência Clarisse Ferraz Wey e Gracinha foram criados, respectivamente, em 1987 e 1992. Em 1996, nasce o Centro Educacional Colibri.As atividades de mais uma unidade escolar, a Nova Escola, iniciaram-se em 2004.O ano de 2010 foi marcado por profundas transformações, em face

da mudança da legislação que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes. Para se adequar a essas novas exigências, o Centro Educacional Colibri foi transformado em escola formal de educação infantil e ensino fundamental I. No ano seguinte, em 2011, a ASPF inaugurou o Projeto Passarim – orquestra e coral e, em 2013, para viabilizá-lo por meio de parcerias, alterou seu Estatuto Social, integrando ao objetivo da instituição as atividades culturais.Em 2013, a Associação Pela Família manteve o trabalho nos Centros de Convivência Clarisse Ferraz Wey e Gracinha, onde foram desenvolvidas atividades assistenciais, educativas e culturais com crianças e adolescentes, e nas três unidades escolares – Escola Colibri, Gracinha – Escola Nossa Senhora das Graças e Nova Escola – nas quais, além dos alunos pagantes, há também a concessão de bolsas de estudo.

Histórico

7

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 8: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Estrutura Organizacional

Assembleia deAssociados

Conselho Diretor

Núcleo Administrativo

UnidadesEscolares

UnidadesSocioassistenciais

ConselhoFiscal

ConselhoConsultivo

8

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 9: Relatório de atividades - ASPF - 2013

AssociadosAlcino Junqueira Bastos Ana Lúcia Prado Catão Celina de Carvalho Collet e Silva Claudio Damasceno Junior Deniz Caetano MonteiroElisa Guimarães Eurico Pereira de Souza Francisco Augusto Carmil Catão Giselda de Figueiredo Bastos Gisele Alves da Silva e Damasceno Guilhermina Paula Santos Jayme Altomar Julita Maria Moreira de Azevedo Laura Souza Pinto Lélia Natalina Pasculli Visani Luiz Marcello Moreira de Azevedo Filho Magno José Vilela Marcelo de Oliveira Monteiro Diniz Junqueira Márcia Teresa Campos Necyk Maria Apparecida Ferraz Wey Maria Cecília Coutinho de Arruda Maria Ester Brito Moreira de Azevedo Massola Marie Françoise Andriollo Vilela Paulo Brito Moreira de Azevedo Rosana de Souza Marques Corso Ubirajara de Souza PintoWalter Barelli Zilda Noronha Miné

Conselhos

Conselho DiretorClaudio Damasceno Junior – PresidenteAlcino Junqueira Bastos – Vice-presidenteMagno José Vilela - Secretário

Conselho FiscalPaulo Brito Moreira de Azevedo – DiretorGuilhermina Paula Santos – SecretáriaMarcelo de Oliveira Monteiro Diniz Junqueira - Suplente

Conselho ConsultivoWalter Barelli - DiretorMaria Cecília Coutinho de Arruda - Secretária Francisco Augusto Carmil Catão - Suplente

Gestão

Núcleo AdministrativoCoordenadora do Núcleo Administrativo e de Administração Corporativa: Dulce Cristina Beserra LimaCoordenador de Desenvolvimento Pedagógico Institucional e Diretor do Gracinha - Escola Nossa Senhora das Graças Antonio Barbosa Pacheco JuniorCoordenadora da Ação Social e de Relações Institucionais: Anna Thereza Guolo dos Santos

Diretores das UnidadesCentro de Convivência Clarisse Ferraz Wey: Maria do Carmo Risi Moreira de AzevedoCentro de Convivência Gracinha: Hilda Setsuko HashimotoEscola Colibri: Maria Cecília Mello FernandesGracinha - Escola Nossa Senhora das Graças: Antonio Barbosa Pacheco JuniorNova Escola: Ricardo Luiz Riberi Lobo

Colaboradores

Funcionários das unidades escolares 317

Funcionários das unidades socioassistenciais 28

Funcionários da gestão corporativa 25

Total de funcionários registrados - CLT 370

Estagiários remunerados 1

Total de pessoal ocupado remunerado 371

Associados 28

Voluntários 21

Total de pessoal ocupado não remunerado 49

9

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 10: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Abrangência

1

Unidades Escolares

Sede

Unidades Socioassistenciais

3

4

56

2

Sede

1 - Associação Pela FamíliaRua Bento de Andrade, 324 - Jardim PaulistaSão Paulo - SP - Tel.: (11) 3054-2464comunicacaoinstitucional@[email protected]

Unidades Escolares

2 - Escola ColibriVia das Magnólias, 176 - Jardim ColibriEmbu das Artes - SP - Tel.: (11) [email protected]

3 - Gracinha - ENSGRua Tabapuã, 303 - Itaim BibiSão Paulo - SP - Tel.: (11) [email protected]

4 - Nova EscolaRua Palestina, 474 - Vila MascoteSão Paulo - SP - Tel.: (11) [email protected]

Unidades Socioassistenciais

5 - Centro de Convivência Clarisse Ferraz WeyRua Carlantônio Carlone, 102 - Jardim JaquelineSão Paulo - SP - Tel.: (11) [email protected]

6 - Centro de Convivência GracinhaRua Osíris Magalhães de Almeida, 144 - Jardim Monte KemelSão Paulo - SP - Tel.: (11) [email protected]

10

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 11: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Unidades Escolares

Unidades Socioassintênciais

UNIDADES NÚMERO DEMATRÍCULAS

BOLSAS CONCEDIDAS - LEI12.101 ETAPA

Escola Colibri 254 241*Educação Infantil e

Ensino Fundamental I

Gracinha - ENSG 1107 35Ensino Fundamental I, II

e Médio

Nova Escola 300 73Educação Infantil, Ensino Funda-

mental I, II e Médio

TOTAL 1661 349

UNIDADES NÚMERO DEMATRÍCULAS FAMÍLIAS IDADE

Centro de ConvivênciaClarisse Ferraz Way

155 113 6 a 14 anos

Centro de ConvivênciaGracinha

208 147 6 a 14 anos

TOTAL 363 260

*todos os alunos do Escola Colibri têm bolsas de estudo, no entanto, 13 bolsas não se referem à Lei 12.101, mas à concessão prevista em convênção coletiva para filhos de funcionários.

11

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 12: Relatório de atividades - ASPF - 2013

A Associação Pela Família acredita que a educação é fundamental para a criação de um mundo justo, pacífico e solidário. Grande parte da população não tem acesso à escola de qualidade, ficando à margem da sociedade. A desigualdade de condições, causa da marginalização, é o desafio que o governo, a comunidade e as organizações sociais devem, juntos, enfrentar.

A Associação Pela Família reconhece os limites da sua atuação, porém sabe que o seu esforço contribui para minimizar o vasto, profundo e grave problema da educação no país.

Serviço Educacional

12

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 13: Relatório de atividades - ASPF - 2013

13

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 14: Relatório de atividades - ASPF - 2013

14

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 15: Relatório de atividades - ASPF - 2013

ContatosVia das Magnólias, 176 - Jardim Colibri

Embu das Artes - SP - Tel.: (11) [email protected]

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Crianças com faixa etária entre 3 e 9 anos de idade.

Público-alvo

15

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 16: Relatório de atividades - ASPF - 2013

O Projeto Político-Pedagógico do Colibri objetiva que o aluno seja capaz de assimilar, elaborar e construir conhecimentos, por meio do desenvolvimento de suas competências básicas. Espera-se que na construção das diferentes relações e interações a escola promova aos alunos:• oportunidade de expressar os sentimentos;• compreensão do lugar no grupo, criando e estabelecendo vínculos

essenciais para a construção da aprendizagem;• convivência em grupo, conhecendo a si mesmo e ao próximo;• participação nas atividades promovidas pela escola, favorecendo a

aplicação dos princípios de convivência, solidariedade e fraternidade;• interesse e curiosidade em aprender cada vez mais;• capacidade de relações entre os conteúdos aprendidos e o contexto,

podendo exercitar a autonomia, responsabilizando-se por suas escolhas de forma consciente;

• capacidade de posicionar-se frente ao mundo, sendo sujeito de sua história e de transformação social.

Neste ano, a escola enfatizou a leitura como atividade permanente. A partir disso, os projetos foram desenvolvidos abrangendo as demais áreas de ensino.

Objetivos

Educação Infantil

Escola Colibri

Projeto: Os Quintais da Educação Infantil

O objetivo do trabalho nos quintais é promover um clima que permita às crianças sentirem-se à vontade para comunicar suas vivências e ideias, exercitarem a autonomia, compartilhando o que sabem e construindo conjuntamente novos conhecimentos. Misturando as faixas etárias de 3 a 5 anos e pensando em intervir e criar um ambiente brincante, foram explorados diferentes espaços da escola e eleitas áreas do conhecimento: identidade, autonomia, vida/sociedade, linguagem artística e corpo e movimento. As professoras planejam as atividades puxando a âncora do brincar, que acreditamos ser a essência do universo infantil.

Principais ações

16

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 17: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I deve garantir ao aluno instrumentos para uma inserção participativa na sociedade em que vive. Para isso, a escola precisa trabalhar no domínio de conhecimentos e sua aplicabilidade na sociedade, de forma democrática e solidária.

Nossos alunos do Ensino Fundamental I são objeto de uma atenção específica quanto às suas características e prioridades educativas. Acreditando ser possível e necessário dar-lhes uma educação mais condizente com o mundo atual, procuramos oferecer-lhes uma escola viva, agradável, alegre e produtiva, em que aprender seja sinônimo de interesse, descoberta e prazer.

Linguagem Oral e Escrita

1º ANO Cantando MPB, Pra brincar de... (SEQUÊNCIA DIDÁTICA), Galeria de personagens- HQ, Monteiro Lobato

2º ANO Limeriques e Poemas, Regras de brincadeira

3º ANO Cartas

4º ANO Contos Árabes, Cordel

Projetos Desenvolvidos

Ciências

1º ANO Aves do Entorno

2º ANOOs Cinco Sentidos

3º ANO Horta e Ervas Medicinais

4º ANO Colibri Sustentável

17

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 18: Relatório de atividades - ASPF - 2013

18

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 19: Relatório de atividades - ASPF - 2013

19

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 20: Relatório de atividades - ASPF - 2013

20

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 21: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Ensino Fundamental e Ensino Médio

ContatosRua Tabapuã, 303 - Itaim Bibi

São Paulo - SP - Tel.: (11) [email protected]

www.gracinha.g12.br

Crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 6 a 18/19 anos.

Público-alvo

21

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 22: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Principais ações

Outras atividades foram realizadas com o objetivo de estimular e mobilizar os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.:• Dinamídia. Pelo sétimo ano consecutivo os alunos participam do

programa de educação para a mídia, produzindo o documentário “ISSO DARIA UM FILME” .

• MISG – Modelo Interno de Simulação Gracinha. Alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental II organizaram o IX MISG, projeto que se propõe a reproduzir a ONU e seu funcionamento, com comitês temáticos e debates sobre situações de crise internacional. É organizado também o Comitê de Imprensa, com alunos responsáveis pela cobertura jornalística diária das discussões com edições diárias de jornais, simultaneamente à divulgação no site da escola. O tema norteador das discussões foi “PRIMAVERA ÁRABE – CONFLITOS NA SÍRIA”.

Ensino Fundamental

1º ano – Brinquedos e Brincadeiras no Tempo dos Avós2º ano – Criança como Eu3º ano – Na Trama dos Fios4º ano – A Criança e a Cidade de São Paulo5º ano – A Diversidade nas Comunidades Brasileiras6º ano – Terra – Conhecer para Preservar7º ano – Estas Águas Brasileiras8º ano – Conciliar Desenvolvimento e Preservação: é possível? PETAR - Parque Estadual do Alto Ribeira9º ano – Preservar para quê? Para quem? Cidade de São Paulo

Ensino Médio

1ª série – “Baixo Ribeira: transformações e resistências na memória dos ecos-sistemas e da sociedade”.2ª série – “Metrópoles e Cidadania”3ª série – “Memória“ e “Comunidades ribeirinhas do Amazonas”

Gracinha - Escola Nossa Senhora das Graças

ObjetivosOs objetivos educacionais, explícitos na proposta pedagógica da escola, visam contribuir para que o aluno se aproprie de saberes constituídos e legitimados socialmente, a partir do desenvolvimento de suas potencialidades e suas capacidades cognitivas, afetivas e sociais. Deverá tornar-se sujeito de sua aprendizagem, assumindo o compromisso de atuar como cidadão reflexivo, crítico, autônomo, solidário, consciente de seu papel transformador, na construção de um mundo melhor, mais humano e mais fraterno.

22

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 23: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Centro de Estudos Gracinha

Em 2013 foram realizados 4 cursos, 3 palestras e 1 oficina, que contaram com a presença de educadores da ASPF e de outras instituições de ensino.

Palestras realizadas: “Os desafios da educação na nova sociedade do conhecimento” – Prof.ª Viviane Mosé“Os acontecimentos mundiais e brasileiros nos últimos 70 anos” – Prof. Dr. Rubens Ricupero“TIC e a escola: a tecnologia possibilitando uma educação de qualidade” Profª Lilian Bacich

Cursos realizados:“Os gêneros discursivos em um contexto significativo” Prof.ª Elody Nunes Moraes“Novas mídias na sala de aula – aluno como protagonista” – Prof. Alexandre Le Voci Sayad“A Matemática da incerteza” – Prof. Luiz Marcio Imenes“Atividades diversificadas” – Prof.ª Gabriela Kose

Oficina realizada:“O ensino da ortografia de forma reflexiva” – Prof.ª Elody Nunes Moraes

Celebração dos 70 anos da escola

Iniciamos o ano de 2013 com a logomarca comemorativa dos 70 anos do Gracinha, resultado de concurso realizado no 2º semestre de 2012, em que alunos do 6º ao 9º ano foram convidados a participar apresentando desenhos alusivos à data. Trezentos trabalhos produzidos concorreram à votação.

Foi produzido o livro comemorativo “70 anos – um mosaico de histórias” tendo como fio condutor de sua elaboração o conceito de pertencimento, que norteou os depoimentos de funcionários, alunos, pais, ex-funcionários e ex-alunos, colhidos em festa inaugural do ano comemorativo. Nele também estão registradas diversas atividades, das quais foram escolhidas algumas das mais significativas para representar o nosso empenho em desenvolver uma educação de qualidade para a aprendizagem de nossos alunos. 23

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 24: Relatório de atividades - ASPF - 2013

24

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 25: Relatório de atividades - ASPF - 2013

25

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 26: Relatório de atividades - ASPF - 2013

26

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 27: Relatório de atividades - ASPF - 2013

ContatosRua Palestina, 474 - Vila Mascote

São Paulo - SP - Tel.: (11) [email protected]

www.novaescola-sp.com.br

Educação Infantil, Ensino Fundamental eEnsino Médio

Crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 03 a 18/19 anos.

Público-alvo

27

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 28: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Nova Escola

ObjetivosA Nova Escola, inspirada nos princípios de igualdade e liberdade, e de acordo com a diretriz nacional para o ensino, de articulação entre mundo do trabalho e prática social, estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, explicita como objetivo central do trabalho educativo o aporte de condições objetivas de compreensão e crítica das relações com a natureza, a sociedade e a produção científica, visando à sustentação das escolhas.

Principais ações

Oficina de Leitura e Escrita

A formação do leitor e do escritor crítico se faz na diversidade de estratégias de convívio com as “produções modelo”, como os clássicos da literatura ou com a ousadia dos pós-modernos. O objetivo é estimular e apoiar os alunos na realização de boas leituras e na produção de bons textos.Ofertada na grade de disciplinas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Tecnologia Educacional

As tecnologias educacionais contribuem para o desenvolvimento do currículo, apresentando-se ora como ferramenta de trabalho, ora como fonte de informação, ora como meio de interação. Tem por objetivo estimular e apoiar os alunos nas experimentações com o uso das tecnologias. Ofertadas na grade de disciplinas do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental.

Orientação de estudos

Apoio para o enfrentamento das dificuldades intrínsecas a cada ano/série. E também para dificuldades pessoais com os estudos. O objetivo é apoiar os alunos na ampliação e no exercício de procedimentos metodológicos e na organização de seus estudos.Ofertada na grade de disciplinas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

28

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 29: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Treinos para jogos competitivos em futebol

Proporcionar situações de convívio entre alunos de diferentes anos/séries com objetivos e interesses compartilhadose proporcionar também reflexões sobre a prática do principal esporte competitivo do país.Ofertada para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em horários determinados.

Representação por classe

Ampliar as possibilidades de atuação dos alunos em situações diversificadas, tais como: – participação e representação democráticas. – criação de grêmio.Foram organizadas em reuniões quinzenais com a direção e orientação, com levantamento de temas e debates sobre questões do cotidiano escolar.

Estudo de campo

O Estudo de Campo é atividade curricular que visa proporcionar aos alunos contato direto com situações capazes de dar mais sentido e contexto aos estudos realizados em sala de aula e expressar conflitos reais. Trata-se de uma etapa metodológica do currículo.

Espera-se que sua proposição se ancore nos eixos:• dinâmica econômica atual.• cenário das políticas públicas.

O território e a pauta:• Estado de São Paulo – locais em que se encontram situações

representativas das diferentes movimentações da dinâmica econômica e das políticas públicas do Estado.

• Vinculações com a Cidade de São Paulo – conhecer, ocupar e transformar a cidade.

Os objetivos: Desenvolver no aluno o comportamento cooperativo:• a prática do trabalho em equipe.• a capacidade de diálogo com o outro (com a população do lugar).

Levar o aluno a um maior domínio do discurso acadêmico/científico:• utilização consciente de metodologias de trabalho científico.• capacidade de sintetizar os dados analisados num produto final.

29

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 30: Relatório de atividades - ASPF - 2013

30

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 31: Relatório de atividades - ASPF - 2013

31

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 32: Relatório de atividades - ASPF - 2013

32

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 33: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Serviço Socioassistencial

A Associação Pela Família presta serviço socioassistencial de forma inteiramente gratuita, respeitando os níveis de complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, na categoria da Proteção Social Básica, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, nos Centros de Convivência Clarisse Ferraz Wey e Gracinha.

O trabalho realizado nas unidades e a participação na rede de proteção social visam minimizar a situação de vulnerabilidade social em que se encontram as famílias, como consequência da pobreza, do precário acesso aos serviços públicos ou da fragilidade de vínculos.

Convênio:

33

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 34: Relatório de atividades - ASPF - 2013

34

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 35: Relatório de atividades - ASPF - 2013

ContatosRua Carlantônio Carlone, 102 - Jardim Jaqueline

São Paulo - SP - Tel.: (11) [email protected]

www.centroclarisse.org.br

Proteção social básica, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 14 anos.

Público-alvo

35

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 36: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Centro de Convivência Clarisse Ferraz Wey

Tema do ano:Trailer - jogando com o cinemaDurante dois anos trabalhamos o resgate das brincadeiras, trazendo o brincar como eixo das ações multiplicadoras dos saberes. A partir de 2013, a proposta foi ter o brincar contextualizado como metodologia para, através dele, estudar a linguagem cinematográfica. O brincar foi o fio condutor do processo de aprendizagem, desde o levantamento histórico até o seu processo final.

Principais açõesLinguagem oral e escrita

Teve como objetivo principal apresentar aos educandos diferentes gêneros textuais, estimulando o gosto pelo cinema. Foram utilizadas rodas de conversa, jogos lúdicos, contação de histórias, produção de biografia pessoal, construção de um diário pessoal, apreciação de fotos de diferentes épocas, leitura de livros, apreciação de filmes, tradução de trilhas sonoras, composição de músicas, construção de personagens entre outros.

Linguagem matemática

Tendo como objetivo que os educando estabeleçam comparação e expressão de quantidades, foram desenvolvidas atividas com jogos de tabuleiros, dados, jogos de percurso, baralho, jogo da memória, resta um, uno e outros desafios matemáticos.

Artes

O objetivo foi aproximar os educandos da arte cinematográfica. Para isso, focamos esforços na apreciação de diversos filmes, assim como na releitura de obras cinematográficas, na produção de curtas e longas-metragens e documentários, na confecção de figurinos, entre outras atividades.

36

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 37: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Música

Canto Coral Passarim

Buscamos oferecer os benefícios éticos e estéticos do aprendizado e da prática coletiva de música, desenvolvendo qualidades como a disciplina, o respeito ao outro e ao conjunto, a responsabilidade do indivíduo no resultado do conjunto e a noção de interdependência com seus parceiros. Lançamos mão de estratégias de aulas coletivas, preservando-se, no entanto, o individual., além da criação e improvisação, audições de variados estímulos e produção sonora.

Orquestra de Cordas Dedilhadas Ipê

A orquestra visa estimular a participação dos educandos na linguagem musical como ouvintes, intérpretes, compositores, improvisadores e pesquisadores. A aulas coletivas e individuais, sensibilização e apreciação musical, teoria e prática instrumental foram as estratégias abordadas.

37

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 38: Relatório de atividades - ASPF - 2013

38

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 39: Relatório de atividades - ASPF - 2013

ContatosRua Osíris Magalhães de Almeida, 144 - Jardim Monte Kemel

São Paulo - SP - Tel.: (11) [email protected]

www.centrogracinha.org.br

Proteção social básica, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 14 anos.

Público-alvo

39

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 40: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Tema do ano:O coletivo somos nósConquistar os valores da interdependência é um processo de amadurecimento de pessoas, de grupos e instituições rumo ao processo de interação com o outro. É necessário criar vínculos que sustentem o nosso amadurecer e a nossa constituição como humanos, valorizando e aprendendo com as diferenças, fortalecendo o diálogo, facilitando a convivência e respeito mútuo, o que permite abrir laços de confiança e cooperação.A proposta para 2013, “O Coletivo Somos Nós”, teve como foco a criação de vínculos e a compreensão de como se dá o processo de maturação das relações humanas no mundo contemporâneo, seguindo seus passos: cuidar, importar-se, compartilhar, cooperar.

Principais açõesConvivência e cidadania

Primou-se por: possibilitar o conhecimento de si próprio, da história, do contexto em que vive e da diversidade natural e sociocultural; incentivar atitudes de autonomia e solidariedade; conviver com o semelhante de forma pacífica e respeitosa; valorizar e cuidar dos espaços de convívio; possibilitar a valorização e participação em ações coletivas que repercutam na melhoria das condições de vida da localidade; possibilitar a compreensão dos espaços de poder e opressão a partir do território; e favorecer a atuação em fóruns temáticos e conferências do direito da Criança e do Adolescente.

Para isso, foram realizadas leituras de textos relacionados ao tema, promovidas conversas e reflexões sobre os assuntos abordados e feitas pesquisas. A cultura cinematográfica e musical sobre o temas também foi apresentada, assim como dinâmicas de grupo e visitas a espaços culturais ou estudos de meio. Houve efetiva participação nas atividades sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, com grupos de outras instituições como a Escola da Vila e o Educandário Dom Duarte.

Artes

Teve como objetivos: promover o contato com a memória pessoal e coletiva por meio da arte e suas representações; possibilitar a observação da influência de várias culturas no cotidiano brasileiro; estimular a comunicação e expressão do pensamento por meio de objetos artísticos; e promover o contato com diferentes gêneros artísticos contemporâneos.

Centro de Convivência Gracinha

40

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 41: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Música

Orquestra e Canto Coral Passarim

Buscamos oferecer os benefícios éticos e estéticos do aprendizado e da prática coletiva de música, desenvolvendo qualidades como a disciplina, o respeito ao outro e ao conjunto, a responsabilidade do indivíduo no resultado do conjunto e a noção de interdependência com seus parceiros. Lançamos mão de estratégias de aulas coletivas, preservando-se, no entanto, o individual., além da criação e improvisação, audições de variados estímulos e produção sonora.

Trono literário

O projeto tem como objetivos: estimular o aperfeiçoamento da linguagem oral nas diversas situações comunicativas; possibilitar o desenvolvimento da concentração e escuta do outro; e desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos.

Ele concretiza-se por meio da leitura de diversos gêneros literários, rodas de conversa, representações teatrais, contação de histórias, participação em saraus e intervenções artísticas e rodas de leitura compartilhada.

Grupo de danças brasileiras

Cultura Corporal

Buscou-se : promover a vivência das manifestações de danças brasileiras com origem africana; compreender as relações entre corpo, dança e sociedade; desenvolver e aprimorar as danças: Bumba Meu Boi, Coco de Pernambuco, Quadrilha, Pau de Fitas e Maracatu.

Foram praticadas quatro horas semanais de ensaios com vivências práticas das danças e oficinas de percussão, além das apresentações internas e externas.

História

Como parte do projeto do Grupo de Danças Brasileiras, são desenvolvidos conteúdos de história, apresentando a história do Brasil através das manifestações culturais, tendo como ferramenta a dança. O objetivo é possibilitar a reflexão sobre a importância da dança como patrimônio histórico e movimento de construção da identidade do povo brasileiro. através de rodas de conversas e pesquisas e contato com grupos externos de danças da cultura popular brasileira.

O estudo das artes se deu através de vivências sensoriais, saídas pedagógicas (museus, teatros, bibliotecas, livrarias, sebos, cinemas e parques), leitura de imagens, produção de desenhos, criação de objetos artísticos que falam sobre memória, filmes, rodas de conversa, apreciação de obras de diversos artistas, discussão de temas da atualidade.

41

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 42: Relatório de atividades - ASPF - 2013

42

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 43: Relatório de atividades - ASPF - 2013

43

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 44: Relatório de atividades - ASPF - 2013

CenárioFinanceiro

Origem dos recursos

Receitas com serviçoseducacionais

91,04%

Convênios, parcerias, doações e voluntariado

2,43%Outras receitas

6,53%

ANO 2013

RECEITA %

Receitas com serviços 31.782.644 91,04%educacionais

Receitas financeiras 1.106.047 3,17%

Receitas diversas 984.734 2,82%

Recuperação de despesas 189.446 0,54%

RECEITA OPERACIONAL 34.062.871 %

Convênios, parcerias, 849.418 2,43%doações e voluntariado

TOTAL DAS RECEITAS 34.912.289 100%

A ASPF conta com diferentes frentes de captação de recursos, incluindo convênios com o poder público e parcerias com organizações sociais e empresas.

Por ser certificada como instituição sem fins lucrativos, a ASPF obtém isenções fiscais e, como contrapartida, aplica, no mínimo, 20% da receita proveniente das unidades escolares na concessão de bolsas de estudo e no atendimento realizado nas unidades socioassistenciais.

fonte: Demonstração do Resultado do Período

44

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 45: Relatório de atividades - ASPF - 2013

fonte: Demonstração do Resultado do Período

Aplicação dos recursos em gratuidade

ISENÇÕES FISCAIS REALIZADO %

Base de cálculo: 31.352.998 100 Receita efetivamente recebida

ISENÇÕES FISCAIS 6.270.600 20%

APLICAÇÃO DOS RECURSOS EM GRATUIDADE

Socioassistencial 24%

Educacional 87%

APLICAÇÃO DAS ISENÇÕES FISCAIS REALIZADO %

Socioassistencial 1.528.965 24%

Educacional 4.741.635 76%

Recursos Próprios 693.670 11%

TOTAL APLICADO 6.964.270 111%

A Associação Pela Família utilizou a verba de isenções fiscais em 2013 de acordo com a Lei 12.101/2009 e o decreto 7237/2010:20% (vinte por cento) da receita anual efetivamente recebida com educação.

Deste valor, 25% (vinte e cinco por cento) são destinados à atividade socioassistencial e 75% (setenta e cinco por cento) são utilizados em atividade educacional (bolsas de estudos).

fonte: Demonstração de Cálculo das Isenções

45

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 46: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Convênio, parcerias, doações e voluntariado

Parcerias Apoio Técnico e de ServiçosCentro de Voluntariado de São PauloConsciência Emocional – Núcleo de Transformação HumanaMattel do BrasilTeatro Alfa UNS Idiomas

Apoio na Campanha Nota Fiscal PaulistaAtelier Du ChocolatCafé Pistache Doces e Salgados Ltda. MECasa da ReformaDrogaria Risos Express - Farma 100Mercado PalomaOKI Materiais de ConstruçãoPadaria Barcelos - Tereza Vicentini Vitorelo Cotia MEPadaria Cinco QuinasRestaurante Caruzzo - Vila Gabriela Restaurante e Pizzaria Ltda. MERestaurante Martins – Conceito Comércio de Alimentos

Apoio FinanceiroEmbracon – Administradora de Consórcios

Doadores Pessoa FísicaRomildo SerafimFrancisco Bezerra

Doadores Pessoa JurídicaBrasilprev Seguros e Previdência S.AColégio SidartaFaculdade Paulus de Tecnologia e ComunicaçãoMonique Pedreira GardenbergPortal d’Ajuda – Instituto Candido de Desenvolvimento SocialSociedade Brasileira de Dermatologia

Convênios

Os Centros de Convivência Clarisse Ferraz Wey e Gracinha mantém convênios com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, para a prestação do serviço de atendimento a crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, denominado Centro para Crianças e Adolescentes.

O Centro de Convivência Clarisse Ferraz Wey mantêm convênio com o FUMCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para o desenvolvimento do projeto Brincar e Educar – Trailer, jogando com o cinema.

VoluntariadoA Associação Pela Família contou com a colaboração de 21 voluntários.

46

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 47: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Como colaborar com nosso trabalhoExistem várias formas de colaborar com a Associação Pela Família em sua missão. Veja como você pode ajudar:

ParceriasInvista em um dos projetos realizados em nossas unidades socioassistenciais ou contribua para manter nossos alunos bolsistas..

DoaçõesDoações periódicas são bem-vindas e podem contribuir com nosso atendimento social. Deposite no Banco do Brasil, agência 3336-7, conta corrente nº 10002-1.

VoluntariadoTorne-se um voluntário, doando seu tempo, trabalho e talento em prol da nossa causa.Para mais informações, escreva para [email protected]

47

ASPF R

ELATÓR

IO D

E ATIVID

AD

ES 2013

Page 48: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Reconhecimento

Inscrições, certificações e títulos públicos

• Inscrição na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social nº: 30.451/2012

• Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nº: 426/CMDCA/94

• Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social: Serviço 611/12 - Centro Gracinha / Serviço 612/2012 - Centro Clarisse Ferraz Wey• Inscrição na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social nº:

9.486/58• Inscrição no Cadastro Estadual de Entidades - CREE nº: 1652/2012• Credenciamento na Secretaria Estadual de Educação - Portaria 690/11• Certificado de Entidade Beneficiente de Assistência Social: Processo nº

23000.009615/2012-49, de 27/6/2012, correspondente ao requerimento de RENOVAÇÃO.

• Utilidades públicas: Municipal: Decreto nº 9.892 de 13 de março de 1972; Estadual: Decreto nº 540 de 07 de novembro de 1972; Federal: Decreto nº 50.517/61 de 02/05/61.

48

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 49: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Ficha Técnica

Comunicação Institucional

CoordenaçãoAnna Thereza Guolo dos Santos

Assistente de ComunicaçãoGleice Silva Araújo

Projeto gráfico e diagramaçãoAção & Contexto

Revisão de textoAgnaldo Alves de Oliveira

FotografiaRicardo Lucas Renato SuzukiAção e Contexto

49

ASP

F RELATÓ

RIO

DE ATIV

IDA

DE

S 2013

Page 50: Relatório de atividades - ASPF - 2013

Mantenedora Unidades Escolares Unidades Socioassistenciais