relatório de atividades abit 2013

92
Relatório de Atividades Abit 2013

Upload: vuongtu

Post on 07-Jan-2017

228 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Relatório deAtividades Abit

2013

082028405066727690

Ações de fortalecimento do Setor

Ações de defesado Setor

Texbrasil

Frente ParlamentarJosé Alencar

Informação:O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Por dentro da AbitApoio aos Associados

Casa AbitSuporte e Manutenção

Equipe Abit

Homenagem

PresidenteAguinaldo Diniz FilhoPresidente Emérito Paulo Antonio SkafPresidente Emérito Josué Christiano Gomes da Silva1º Vice-PresidenteRicardo Steinbruch2º Vice-PresidenteVicente Donini3º Vice-PresidenteFrancisco José Ferraroli dos SantosConselheiro Vice-PresidenteIvo RossetConselheiro Vice-PresidenteFlávio Gurgel RochaConselheiro Vice-PresidenteAlfredo Emílio BondukiConselheiro Vice-PresidenteIvan José Bezerra de MenezesConselheiro Vice-PresidenteFuad MattarConselheiro Vice-PresidenteSonia Regina Hess de SouzaConselheiro Vice-PresidenteRicardo Antonio Weiss

1º Conselheiro SecretárioWolfgang Heins Guderle2º Conselheiro SecretárioUlrich Kuhn3º Conselheiro SecretárioGeorge Tomic1º Conselheiro TesoureiroLuiz Arthur Pacheco de Castro2º Conselheiro TesoureiroAlessandro Pascolato3º Conselheiro TesoureiroJoão Luiz Martins Pereira

ConselheirosAdelmo Percope GonçalvesAndré Luiz Klein da SilvaAntonio C. Berenguer de B. GomesCarlos José Ieker dos SantosClaudio KutnikasDaniel BorgerEduardo RabinovichFabio HeringFlávio Roscoe NogueiraGilmar SprungHeitor Alves FilhoIvan Rodrigues Bezerra

ConselheirosGilmar Valera NabaneteVinício César Pensa

ConSElho dE AdminiSTrAção

ConSElho FiSCAl

Reinaldo José KrogerCarlos Zabani

diretor Superintendente: Fernando Valente Pimentel

João Karsten NetoJosé Carlos DallesJosé Inacio Peixoto NetoLaerte Guião MaroniLucas de Carvalho RochaRoberto DantasLuciano RadiciLuiz Augusto Barreto RochaMarcos GuerraMario Adriano Leão SetteNelson Alvarenga FilhoOskar Fossati MetsavahtOswaldo Sérgio Ferreira BeckPaulo Walter Leme dos SantosPierangelo RossettiRainer ZielaskoRoberto Argelo Gomes DantasRomeu Antonio CovolanRonald Moris MasijahUdo DohlerValquírio Ferreira Cabral JuniorWandér Weege

Cristiano Schaefer BuergerRui Altenburg

*Fibras e filamentos

NaturaisFibras vegetais

e pelos

QuímicasFibras/filamentos

artificiais e sintéticos

FiaçãoFios fiados com fibras

Centros de pesquisa e desenvolvimento*Máquinas e equipamentos

Escolas técnicas e universidades*Insumos químicos

*Seg

men

to d

e fo

rnec

edor

es

Font

e: IB

GE

Font

e: IB

GE

Font

e: IE

MI

Estrutura da cadeia

TecelagemTecidosplanos

MalhariaTecidos

de malha

AviamentosFitas, zíperes, linhas de costura, etiquetas, etc

C onsum

idores

Linha larCama, mesa e

banho

VestuárioRoupas e

acessórios

TécnicosSacaria, encerados, fraldas, correias, automotivos, etc

Vendas eletrônicas

Exportação

Varejo físico

Vendas por catálogo

ConfecçãoTecidos planos e

de malha

Centros de pesquisa e desenvolvimento*Máquinas e equipamentos

Escolas técnicas e universidades*Insumos químicos

BeneficiamentoTecidos planos e

de malha

produtiva e de distribuição têxtil e confecção

Prezado companheiro,

Encerro minha gestão à frente da Abit.

Posso afirmar que esses últimos seis anos foram dos mais intensos da minha vida profissional. Estar à frente da Abit, representando mais de 30 mil empresas em todo o Brasil e com a missão de, no mínimo, manter os empregos de mais de 1,6 milhão de trabalhadores, é de tirar o sono dos mais justos dos homens. Foram anos de sentimentos profun-dos, caminhando da mais latente angústia à mais honesta alegria. Contudo, o sentimento hoje é de dever cumprido. Certamente que não conquistei tudo por que lutei, ou sonhei intimamente, ao contrário, muitas lutas herdadas terei que também passar adiante. Mas, aprendi a festejar as pequenas batalhas vencidas, pois sei que fizeram e ainda farão grande diferença no dia a dia dos empresários.

Acredito que meu maior legado foi dar voz ao setor têxtil e de confecção no Con-gresso Nacional e nos gabinetes executivos de Brasília. A criação da Frente Par-lamentar Mista para o Fortalecimento da Indústria Têxtil e de Confecção José Alencar, em 2008, e seu crescimento representativo alcançado atualmente, com muitas vitórias, mostram que estamos no caminho certo. O setor carecia de re-presentantes políticos que defendessem nossa indústria, articulassem medidas de fortalecimento e lutassem pela competitividade dessa importante cadeia. Ob-tivemos conquistas, mas ainda temos muito por lutar. Ressalto, por exemplo, a importância vital do Regime Tributário Competitivo para a Confecção – RTCC, proposta de desoneração tributária que se tornou meu mantra nos últimos dois anos. Anseio que este projeto, assim como o trabalho da Frente Parlamentar, continue como prioridade no mandato do meu sucessor, o companheiro Rafael Cervone, pois é imprescindível para a indústria da moda brasileira.

Neste meu último Relatório de Atividades, me orgulho das muitas atividades que realizamos, através da dedicada equipe da Abit. Incansáveis, esses colabo-radores já estão preparados para as lutas que nos aguardam em 2014. Agradeço todo o apoio que recebi ao longo desses anos, especialmente dos amigos empre-sários que nunca me deixaram sozinho no campo de batalha e me honraram ao me escolher como líder por duas vezes.

Continuaremos juntos, unidos por este setor que, além gerar riqueza para o Brasil, promover dignidade para os brasileiros, constrói também empresários de muita fibra.

Palavra do Presidente

Forte Abraço, Aguinaldo diniz Filho

Ações de Fortalecimento

do Setor

10| Ações de Fortalecimento do Setor

Cursos para Aduanas e Auditores Fiscais: a Abit realizou neste ano mais quatro cur-sos em unidades da Receita Federal (Aduanas) de identificação de produtos têxteis e de confecção. A estimativa é realizar mais oito cursos com auditores fiscais em 2014.

Encontro de sustentabilidade CNI – Água: dando sequência às ações iniciadas na Rio+20, a Abit reuniu vários cases do setor a respeito de tratamento e reaproveita-mento da água, apresentou no Seminário de Sustentabilidade. A CNI irá publicar os cases que ajudam a enfatizar as exigências e oportunidades de adequação da produ-ção, tendo em vista a escassez hídrica.

Encontros da Qualidade - Pacto Global: realizado em parceria com o Sinditêxtil-SP, o evento contou com a participação de especialistas para falar sobre o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de disseminar como esta ini-ciativa pode contribuir na gestão das empresas e organizações, oferecendo diretrizes de responsabilidade social às mesmas.

Encontros da Qualidade - E-commerce e Tecnologias de Identificação: nesse encon-tro, trouxemos cases de sucesso de algumas empresas e instituições que aprimora-ram seus processos de logística, distribuição e comercialização utilizando a tecnolo-gia global de identificação e de comunicação nas vendas física e no e-commerce na área têxtil.

Pronatec: a Abit está apoiando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O departamento trabalha no rastreamento das demandas e na divulgação das ofertas de cursos de capacitação nas áreas têxtil e de confecção em todo o País.

Gestão da Inovação em Roupas Profissionais: através de rigorosa seleção, 25 con-fecções de Roupas Profissionais iniciaram sua participação no ambicioso projeto de Inovação promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Abit. Atualmente, o programa encontra-se em seu 10º módulo,

Seminários, Cursos e Palestras

|11Ações de Fortalecimento do Setor

Acordos comerciais de integração negociados entre governos podem criar vantagens comparativas e estimular exportações, mas, também, abrir o mercado local para os produtos importa-dos, prejudicando a indústria nacional (ver capítulo 2 “Ações de defesa do Setor” – pág 20). Assim, a Abit participa ativamente de todas as frentes de negociação em que o Brasil está envolvi-do. Neste ano, participamos de várias reuniões, no Brasil e no exterior, e elaboramos diversos documentos de posicionamento para acelerar acordos com países e regiões com os quais temos interesse exportador, como União Europeia, México e Estados Unidos. Todos são importantes, sendo o que mais avançou fo-ram as discussões com a União Europeia que deverão entrar em fase de troca efetiva de ofertas no início de 2014.

A Abit também atua intensamente sobre acordos comerciais já firmados que necessitam de monitoramento e controle para seu funcionamento, como é o caso da Argentina, destino princi-pal de nossas exportações que conta com sistemas de controles de importação, ou com a Colômbia, importante mercado cujo cronograma de desgravação de tarifas está congelado devido a ausência de entendimentos sobre as regras de origem a serem aplicadas sobre produtos têxteis e confeccionados.

tendo mais de 50% de seu andamento concluído. As empresas participantes trabalham, hoje, em seus Planos de Inovação e já vêm encontrando melhorias em seus processos e gestão com o conte-údo absorvido nas capacitações, as quais ocorrem mensalmente na sede da entidade.

Novas Normas de ICMS do Setor Têxtil no Estado de São Paulo - Decreto 58.765/2012: palestra re-alizada por ocasião do decreto do governador Al-ckmin, afetando todas as empresas compradoras que negociavam com empresas paulistas.

Novas Disposições da Resolução 13 do Senado Federal e a flexibilização das regras relativas ao Ajuste SINIEF nº 19/2012: esse tema consumiu muitas horas de atendimento e pesquisa da pró-pria equipe jurídica da Abit, razão pela qual foi necessária uma palestra para dirimir as princi-pais dúvidas quanto ao Ajuste SINIEF.

Guerra dos Portos - Desdobramentos do Convênio ICMS nº. 38/2013 e da Portaria CAT nº. 64/2013: mais uma vez, nova palestra foi marcada para es-clarecer, desta vez, o Convênio que determinava novas orientações a respeito da discriminação de conteúdo importado.

Novo SPED Social Trabalhista – Escrituração Digital da Folha de Pagamento e das Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Fiscais: tema muito solicitado pelos associados, a Abit promo-veu essa palestra para área de RH e Departamen-to Pessoal, além de gerência das empresas

Algodão Sustentável no Varejo: o seminário foi destinado a empresas envolvidas com produto de algodão, apresentando formas sustentáveis de manejo e produção, além da reciclagem no varejo.

Acordos Comerciais

12| Ações de Fortalecimento do Setor

Rede Sibratec

O Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), operado pela Fi-nanciadora de Estudos e Projetos (FINEP), é um instrumento de ar-ticulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica com empresas. A finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras dando condições para o aumento da taxa de ino-vação das mesmas e, assim, contribuir para aumento do valor agre-gado de faturamento, produtividade e competitividade nos mercados interno e externo. O SIBRATEC está organizado na forma de três tipos de redes denominados componentes: Centros de Inovação, Ser-viços Tecnológicos e Extensão Tecnológica e a Abit está coordenando a criação da rede SIBRATEC voltado ao Setor Têxtil e de Confecção.

Ação “Copa das Confederações”: participação na ação promovida pela Apex-Brasil, por meio da qual trouxemos para o Brasil a Eu-ratex e a FITA (Federación Argentina de Industrias Textiles), para discussão de temas de interesse comum como a maior integração comercial, acordo Mercosul-UE, barreiras de exportação para Ar-gentina, entre outros.

Missão à Carolina do Norte: com participação dos governos do Bra-sil e dos EUA, além de instituições acadêmicas brasileiras, para visitar três importantes universidades norte-americanas, para ex-plorar a possibilidade de parcerias e projetos conjuntos nas áreas de inovação e competitividade. Em 2014, continuará o trabalho para o avanço dessas parcerias que podem culminar na assinatura de um Memorando de Entendimento entre os governos com a par-ticipação dos setores privados.

Relações Bilaterais

|13Ações de Fortalecimento do Setor

Normas Técnicas

A Abit é membro do Comitê Brasileiro Têxtil e Vestuário (CB-17) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e gerencia o Conselho Técnico Administrativo. Este ano, foi pu-blicada a nova norma de simbologia de cuidados têxteis (ISO 3758) e a norma de vestimentas de alta visibilidade. Neste mo-mento, está em estudo, neste CB, a norma de referenciais de medidas do corpo feminino, de bandeiras, solidez da cor ao suor, normas de nãotecidos para uso hospitalar, entre outras. No ano que vem será aberta a comissão de estudos sobre substâncias perigosas em produtos têxteis.

União Europeia: em 2014 buscaremos elaborar e executar a continuidade do projeto de Diálogo Setorial entre o Bra-sil e a países da União Europeia, iniciado em 2011 por meio de missões bilaterais com a participação dos governos e setores privados.

Conselho Empresarial Brasil-EUA: a Abit teve oportunidade de participar, nos EUA, de missão do CEBEU (Conselho Empresarial Brasil-EUA), onde estreitou laços com órgãos do governo norte-americano.

Reuniões com entidades têxteis americanas ( AAFA e NCTO): aproveitando a viagem à Carolina do Norte, representantes da Abit aproveitaram para marcar reuniões com a AAFA (American Apparel & Footwear Association) e NCTO (National Council of Textile Organizations), entidades que a Abit mantém Memorando de Entendimento e uma pauta de ações para estreitar comércio entre os dois países

Aceleração das DJAI’s da Argentina: forte participação no processo que visa acelerar a concessão de DJAI’s (Declaração Jurada Antecipada de Importação) de produtos têxteis e confeccionados na Argentina. A Abit manterá vigilância sobre a velocidade de emissão das DJAI´s no próximo ano.

Violação de Regras Internacionais pela Argentina: a Abit intensificou a solicitação de questionamento, por parte do gover-no brasileiro ao governo argentino, das violações das regras internacionais apresentadas em estudo contratado pela Abit, em 2012, que prejudicam as exportações de produtos têxteis e confeccionados. Temas como esse, que envolvem a diplomacia brasileira, levam mais tempo para chegar a uma resolução, porém, iniciamos a discussão e continuaremos a pressionar.

14| Ações de Fortalecimento do Setor

PleitoLavanderiasna desoneraçãoda folha

Apresentação do pleito ao Ministé-rio da Fazenda e Ministério do De-senvolvimento, Indústria e Comér-cio Exterior para inclusão do setor de lavanderias na desoneração da folha de pagamentos.

Nesse ano, assessoramos a Receita Federal e o Exército Brasileiro no sentido de orientá-los acerca dos re-quisitos técnicos existentes no âm-bito de roupas profissionais, visando informá-los das tecnologias existen-tes no País e dos artigos fornecidos por empresas brasileiras.

O Selo QUAL, criado exclusivamente para pro-porcionar mais segurança, conforto e satisfação aos usuários e compradores de uniformes de todos os segmentos do mercado, foi expandido para os setores de Filamentos Têxteis; Fiação Fibra Curta; Tecelagem plana para aplicação geral; Tecelagem plana para aplicação espe-cial; Malharia para aplicação geral; Malharia para aplicação especial; Linhas de costura, bor-dado, tricô e crochê; Vestuário Casual; Confec-cionados para a linha lar – cama, mesa e banho e Zíperes. A obtenção do Selo representa um importante instrumento para o desenvolvimen-to industrial, incremento das exportações e de-fesa do consumidor, além de ser uma maneira de mostrar isso para o mercado.

Criado pelo Ministério da Fazenda em 2008, o Grupo de Apoio à Crise (GAC) ti-nha como objetivo reduzir os impactos da crise mundial sobre Brasil. Em 2010, passou a se chamar Grupo de Aumento da Competitividade reunindo mais de 20 entidades para discutir gargalos da indústria. A Abit é membro permanente do GAC, participou de cerca de 18 encontros e acha muito importante a conti-nuidade dessas reuniões com o Ministro da Fazenda e sua equipe.

Selo Qual

GACComprasGovernamentais

|15Ações de Fortalecimento do Setor

Sistema“Detaxe”

A Abit colocou, em várias oportunida-des para o governo, a demanda para implementação de um sistema de “de-taxe” (devolução dos impostos embuti-dos nas compras de turistas), visando a Copa do Mundo e os Jogos Olímpi-cos. Continuaremos insistindo com o tema em 2014.

Drawbacks

Ex-Tarifário

Atos concessórios de drawback: apresentação e defesa do pleito relativo à extensão do prazo do cumprimento dos atos concessórios de drawback vencidos em 2013, cuja pro-posta foi aprovada pelo Congresso brasileiro em setembro.

Drawback verde-amarelo: manutenção da demanda para aperfeiçoamento do drawback verde-amarelo de forma a permitir a suspensão do ICMS.

Em 2013 (até outubro), foram obtidos 11 Ex-tarifários (publicados) e mais 15 (em andamento) para importação desonerada de máqui-nas e equipamentos têxteis e de confecção sem similar nacional.

16| Ações de Fortalecimento do Setor

AtaCarnet

Parceria Apex-Brasil

BNDEScartão para compra insumos por tinturaria

Um dos temas mais antigos que a Abit luta para imple-mentação é o Ata Carnet ( sistema que permite o não re-colhimento de imposto para circulação internacional de amostras). Aprovado, finalmente, pelo Congresso Nacional junto à Câmara de Comércio Internacional, em 2012, se-guimos agora atuando forte para que implementação seja concluída.

Aplicação deEtiquetaA Abit mantém contínuo trabalho de explicar e orientar as empresas quan-to às regras para aplicação correta das Etiquetas (Resolução n° 02 de 06/05/2008), bem como de outras porta-rias do INMETRO e das normas ABNT.

Parceria que já dura 13 anos, o Programa Texbrasil é referência para a Agência. Leia mais no capítulo Texbrasil, página 28.

Início da interlocução com o BNDES por meio de visitas técnicas para que possam ampliar o escopo de financiamento às empresas do setor, como a compra de insumos pelas tinturarias

|17Ações de Fortalecimento do Setor

Pesquisa de Usos, Hábitos e Costumes: disponível no site da Abit, com mais de 30 mil acessos neste ano. O trabalho de renovação do Convênio com o MDIC para atualizar a pesquisa será feito em 2014.

Linhas de Fomento: manutenção e atualização mensal das Linhas de Fomento disponíveis para consulta no site da Abit, com mais de 15 mil acessos em 2013;

Oficinas de Processo Criativo: em parceria com o programa Texbrasil – que possibilitou duplicar o número de empresas atendidas – concluiu-se a Etapa Três do convênio (Etapa 1: visita técnica ao Bunka/Japão, e, Etapa 2: Pesquisa Hábitos de Consumo), com a vinda da especialista belga em inovação, Sara Pieters, a qual ministrou Oficinas de Processo Criativo em São Paulo e Santa Catarina.

Sistema Moda Brasil (SMB): participação no Conselho de Competitividade (Sistema Moda Brasil) com destaque na coor-denação do Grupo Mercado e participação ativa como uma das entidades gestoras.

Prorrogaçãodo Reintegra

Parceria

MDIC

Obtenção, no início do ano, por meio de pleito conjunto com outras entidades de classe, da prorrogação do REINTEGRA até o final de 2013. Em novembro/13, a Abit participou de audiência pública na CDEIC para defender a prorrogação ao menos até dez/2014

18| Ações de Fortalecimento do Setor

Parceria

CNIMapa Estratégico da Indústria: com o objetivo de definir as ações ne-cessárias para o Brasil crescer mais e melhor, a Abit, juntamente com mais 500 representantes empresariais, participou ativamente das dis-cussões que têm como referência de tempo o ano 2022, quando o País completará 200 anos de independência.

CAL – Comissão de Assuntos Legislativos: com encontros mensais, a Abit tem assento permanente nesta comissão da CNI que acompanha detalhadamente a Agenda Legislativa publicada pela Confederação, seguindo o andamento das matérias no Congresso.

Início, em coordenação com a ABDI, da atua-lização do Planejamento Estratégico do Setor com foco em 2030 (Agenda Tecnológica Seto-rial; Agenda Estratégica Setorial), que deverá ser concluída no próximo ano. A publicação anterior, que focava até 2023, foi amplamen-te distribuída para as empresas que puderam confirmar ou redirecionar seus planejamentos.

Atualizaçãodo planejamentoestratégico

ABDIParceriaSebraeNo próximo ano, será feito o trabalho para formalizar convênio com o Sebrae, com vistas a capacitar empresários do setor nos moldes de outras entidades análogas à Abit.

|19Ações de Fortalecimento do Setor

PlanoBrasilMaiorConselho de Competitividade: par-ticipação ativa nas reuniões, e de-finição de agenda do Conselho de Competitividade Setorial do Plano Brasil Maior (PBM) coordenado pelo MDIC/Apex-Brasil. Como membro efetivo, a Abit continuará partici-pando das reuniões em 2014.

Apresentação do pleito de inclusão de produtos têxteis (linha lar) entre os contemplados pelo Programa Mi-nha Casa Melhor (Minha Casa Minha Vida). O Kit Enxoval, com cerca de 40 produtos, poderá alavancar em 10% o faturamento do segmento de Cama, Mesa e Banho. A Abit entregou o pleito para MDIC e Fazenda, enviou mensa-gem à Presidente Dilma e foi informada que a Casa Civil também encaminhou à diretoria da Caixa Econômica. A Abit está trabalhando em várias frentes em Brasília para a inclusão do Kit.

Após o lançamento do IMPORTÔMETRO (relógio que marca a cada mi-nuto o volume de importação que entra no Brasil e empregos que deixam de ser gerados – www.abit.org.br/empregabrasil)a Abit colocou como prio-ridade neste ano a elaboração e protocolo de proposta de criação do RTCC (Regime Tributário Competitivo para Confecção) visando o fortalecimento e desenvolvimento da confecção, incluindo estudo detalhado dos impactos de arrecadação, produção, emprego, entre outros fatores no setor.

A proposta do RTCC é reduzir a carga tributária federal a 5% sobre a re-ceita bruta (deduzindo exportações, devoluções, vendas canceladas e des-contos incondicionais) com um regime de recolhimento único a ser pago mensalmente. De adesão voluntária, o RTCC enquadraria confecções na-cionais de todos os portes e sem limite de faturamento.

A entrega do RTCC foi feita em julho à Fazenda, MDIC, Casa Civil, e temos realizado, desde então, várias reuniões no executivo e legislativo. Considerada uma proposta sensata, por algumas alas do governo, a Abit irá atuar incansavelmente pelo RTCC em 2014.

Moda BrasileiraEu uso!Eu assino!Kit EnxovalMinha Casa Melhor

RTCC

Ações de Defesa

do Setor

22| Ações de Defesa do Setor

A Abit se concentrou neste ano na elaboração, apresentação e defesa da segunda versão da petição para aplicação de Salvaguarda sobre as importações brasileiras de vestuário para conter o surto que está pro-vocando sérios prejuízos à indústria nacional. A petição não foi aceita pelo governo, dando início a discussões de medidas alternativas que produzam efeito semelhante, como o aprimoramento de medidas admi-nistrativas sobre as importações de vestuário.

A Resolução nº 13/2012 do Senado Federal, batizada pelo setor de “Guerra dos Portos”, contou com a nossa participação nas nego-ciações para racionalizar a regulamentação dessa Resolução que unificou em 4% a alí-quota do Imposto para Circulação de Merca-dorias e Serviços (ICMS) para operações in-terestaduais de produtos importados. Ainda composta de grande complexidade, a Abit continuará trabalhando junto ao governo para buscar formas de simplificação. Essa Resolução foi uma vitória da entidade que via no incentivo aos produtos importados (concedido por alguns estados) uma desca-bida maneira de lesar a indústria nacional.

Medida que só pode ser requerida por empresas, em 2013 a Abit rece-beu algumas solicitações para apoio e suporte técnico aos associados nos processos de antidumping envolvendo produtos do setor têxtil e de confecção. Iremos acompanhar esses processos em 2014, contribuindo no que for possível e, certamente, recebendo novos pedidos de apoio.

Salvaguarda

Antidumping

Guerra dos portos

|23Ações de Defesa do Setor

O Projeto de Lei 90/2011 prevê a divulgação dos dados de comércio exterior, a fim de melhorar o monitoramento e tra-balho de identificação e combate às irregularidades do co-mércio exterior. Após o êxito da defesa feita pela Abit em audiência pública, em 2012, o PL 90 ficou praticamente pa-rado em 2013. Em novembro/13 foi aprovado na CST e se-guiu para CCJ onde, se aprovada, vai à Plenária. A Abit está confiante que em breve esse PL irá virar lei e continuará atuando em 2014 nesse sentido.

Economia de mercado: solicitação ao governo brasileiro para questio-nar o cumprimento das obrigações assumidas pela China em seu pro-tocolo de acessão à OMC e, consequentemente, seu reconhecimento, como economia de mercado previsto para 2016. No próximo ano será dada sequência à articulação com as entidades congêneres, bem como junto ao governo brasileiro para o efetivo questionamento do cumpri-mento dessas obrigações.

Subsídios: estímulo aos segmentos interessados para apresentação de petições para aplicação de direitos compensatórios contra a China de forma a neutralizar os efeitos dos subsídios concedidos por aquele governo aos seus produtores/exportadores, a partir de estudo contra-tado junto a importante consultoria norte-americana.

A Abit manterá aplicação de monitoramen-to das importações por meio do licencia-mento não-automático sobre 211 produtos. Esse trabalho terá continuidade em 2014.

China

Divulgaçãodos dados de comércio exterior

licenciamentonão-automático

24| Ações de Defesa do Setor

regulamento técnico do INMETRO nos Portos

Convêniocom a Receita Federal

Operação Dragão: após sete anos de convênio com a Receita, a Abit continuou em 2013 a contribuir com a fiscalização aduaneira baseada no “Projeto Panos Quentes – Operação Dragão” que contou com 1.428 laudos técnicos e merceoló-gicos (até 04 de outubro) emitidos pela Abit à SRF em todo Brasil.

Dados: manutenção da demanda de obtenção de contrapartida da Receita Fe-deral no fornecimento dos dados detalhados de importação (por porto seco, por exemplo), conforme previsto no Convênio de Cooperação Técnica.

A Abit iniciou neste ano a elaboração da pro-posta para Detalhamento Brasileiro de No-menclatura (DBN). A proposta do DBN visa melhorar a descrição da classificação fiscal de mercadorias, aprimorando o controle das importações de têxteis e vestuário.

Outro tema relevante para 2014 é a doação para países de me-nor desenvolvimento econômico relativo (PMDR) de mercado-rias apreendidas pela Receita Federal em decorrência de im-portações irregulares. A Abit é favorável a essa doação, desde que haja controle efetivo desse procedimento.

Desde que o Plano Brasil Maior anunciou a entrada do INMETRO nos portos, para contribuir com os fiscais na identificação de irregula-ridades, a Abit tem trabalho junto com o Instituto para elaborar um Regulamento Técnico de produtos têxteis e confeccionados que conte-nham produtos químicos nocivos à saúde. Esse trabalho foi aprofun-dado em 2013 e deverá ser concluído no próximo ano.

Detalhamento Brasileirode nomenclatura

doação de mercadoria apreendida

|25Ações de Defesa do Setor

Visitainvestigativa a Feiras Têxteis no Brasil

Técnicos da Abit iniciaram, oficialmen-te, neste ano, a ação de visitar feiras para identificar ocorrência de irregu-laridades nos casos de participação de fornecedores estrangeiros e denunciar às autoridades competentes a presença de produtos piratas, sem documenta-ção, sem etiqueta, etc.

O CERAD (Centro Nacional de Gestão de Riscos Aduaneiros) é um órgão estratégico, pois é neste Centro que se levantam as dúvidas, indícios e as investigações de possíveis irregularidades nas importações. A Abit manteve frequência de reu-niões com o CERAD em 2013, levantando tam-bém suspeitas e contribuindo nas investigações de irregularidades nas importações de produtos têxteis e confeccionados, consolidando um tra-balho permanente de cooperação.

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN): trabalho que deverá ser intensificado em 2014, para colocar em práti-ca o Convênio assinado com a PGFN de forma a estabelecer um canal regular para identificação e atuação nos processos judiciais movidos pelos importadores contra as ações de fisca-lização do governo.

Advocacia Geral da União (AGU): objetivo de assinar um con-vênio com a AGU para cooperação e atuação em processos ju-diciais movidos por empresas importadoras contra as ações de fiscalização do governo, complementando o Convênio já assi-nado com a PGFN.

Varas federais especializadas em comércio exterior: apoio à criação dessas varas com o objetivo de aprimorar os instru-mentos jurídicos para suporte às ações de fiscalização sobre as importações.

Justiça Federal

CERAD

26| Ações de Defesa do Setor

Ações Contra Trabalho EscravoErradicação do Trabalho Análogo ao de Escravo: a Abit é extremamente atuante no que se refere à promoção e adoção das melhores práticas trabalhistas em parceria ou complemento às ações do setor público, entendendo seu grande potencial de gerar mudanças estruturais que beneficiam toda cadeia de produção. Somente no ano de 2013, tivemos a participação em mais de 10 reu-niões e seminários sobre o assunto, os quais contaram com a participação de lideranças comunitárias e par-ceiros governamentais e não governamentais. A exis-tência de empresas que se utilizam de mão de obra em padrões desumanos e ilegais, além de também ser uma concorrência desleal com as empresas que cumprem ri-gorosamente a lei, denigre a imagem de toda a Cadeia Produtiva Têxtil.

Missão à Washington: entrega e defesa de petição jun-to ao Departamento do Trabalho dos EUA (DoL) soli-citando a exclusão do vestuário brasileiro da lista de países com indicação de uso de trabalho forçado. O tra-balho junto ao DoL e governo brasileiro para alcançar o objetivo de retirada do vestuário da lista será um dos temas prioritários da Abit no próximo ano.

|27Ações de Defesa do Setor

moSTrE Tudo o quE A AbiT FAz!Ajude a fortalecer o Setor e conquiste associados

[email protected]

Traga um associado

28| Texbrasil

|29Texbrasil

Texbrasil

Parceria Abit/Apex-Brasil

30| Texbrasil

Em 1º de maio deste ano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associa-ção Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) firmaram o oitavo convênio para manutenção do Texbrasil (Pro-grama de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira). Atualmente, participam do Programa 211 empresas, das quais 31 se inscreveram neste ano. As participantes do Programa são divididas da seguinte forma:

GO2

MS1

RS19

SC37

PR7

SP95

MG37

BA3

CE6

RJ33

ES3

PE2

PB5

RN6

DF4

TOTALGERAL211

Participantes do ProgramaNúmero de empresas por estado

|31Texbrasil

ANÁLISE POR SEGMENTO

ANÁLISE POR FATURAMENTO ANÁLISE POR NÚMERO DEFUNCIONÁRIOSFaturamento Empresas

ATÉ R$ 360.000,00 53DE R$ 360.001,00 A R$ 1.000.000,00 22DE R$ 1.000.001,00 A R$ 3.600.000,00 42DE R$ 3.600.001,00 A R$ 10.000.000,00 9DE R$ 10.000.001,00 A R$ 60.000.000,00 40ACIMA DE R$ 60.000.001,00 45Total Geral 211

ACESSÓRIOS CAMEBA TÊXTIL VESTUÁRIO

7 9 66 129

0 à 19

20 à 99

100 à 500

ACIMA DE 500 52433779

32| Texbrasil

O convênio atual, com duração de 18 meses, conta com investimentos de R$ 34 milhões para promover o posicionamento e a interna-cionalização da indústria da moda brasileira e tornar as empresas referência mundial em inovação, design e sustentabilidade.

O ano de 2013 foi marcante para o Programa, que iniciou uma série de novas atividades e implementou produtos, como o sistema de inteligência competitiva e o apoio à partici-pação das marcas em showrooms internacio-nais. Também foi iniciado o processo de seg-mentação das empresas, com a realização de 185 autodiagnósticos para avaliar a maturi-dade exportadora. E, desse total, 150 já foram auditadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para validar os resultados apresentados.

Em julho deste ano, o Texbrasil lançou uma nova marca, que reforça a produção criativa, com qualidade, cores e estampas diferencia-das, e o posicionamento “Always Inspiring”. Isso porque inspirar é a essência do Progra-ma, que trabalha para mostrar ao público internacional os produtos que traduzem essa indústria e seu espírito criativo. O novo po-sicionamento é resultado de um trabalho de branding desenvolvido pela equipe do Pro-grama sob a coordenação de uma consultoria, que levantou os valores e atributos da indús-tria da moda brasileira, como seu caráter di-nâmico, sustentável, inventivo e provocativo.

A oferta de produtos e serviços do Programa também foi revista e as atividades divididas em três linhas: Be Dynamic, Be Inventive e Be Provocative. Seguem os resultados obtidos de janeiro a outubro de 2013:

Estudos de Mercado: a área de inteligência competitiva realizou 186 aten-dimentos e estudos personalizados de países como Argentina, Austrália, Bolívia, China, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Índia, México, Panamá, Reino Unido, República Dominicana e Rússia. Também foram feitos mais 20 novos estudos de “prateleira”, incluindo análises dos eventos Première Vision NY, Heimtêxtil, Pitti Bimbo, Who’s Next Prêt à Porter, Colombia-tex, Enkvegas, Première Vision Paris, Curve NY, Vendôme Luxury, Curve Las Vegas, Mode City e Miami Swimshow & Lingerie Show.

Portal de Inteligência Competitiva: o Texbrasil formulou e lançou uma plataforma de geração de conhecimento para acesso das empresas do Programa, que compila dados macroeconômicos, de comércio exterior, varejo, consumo, estudos de mercado, contatos e eventos relacionados aos produtos da cadeia têxtil e de confecção.

Inter-com Estados Unidos: a capacitação da Apex-Brasil voltada para conhecimento de estratégias de internacionalização para o mercado norte-americano recebeu quatro participantes do Texbrasil: Bia Brazil, 2 Rios, Dudalina e Patrícia Bonaldi.

Diagnóstico de produto: foram realizadas 31 consultorias de produto.

Capacitação em sustentabilidade: foram capacitadas 15 empresas em Gestão para a Sustentabilidade em parceria com a Fundação Vanzolini.

Capacitação em inovação: também em parceira com a Fundação Vanzoli-ni foram capacitadas 25 empresas em Gestão para a Inovação.

Circuito Texbrasil: realizamos três eventos (Rio de Janeiro, Blumenau e Curitiba), dos quais participaram 255 pessoas, com o objetivo de sensibi-lizar as empresas sobre a importância da internacionalização. No último trimestre, temos mais cinco eventos agendados, em Maringá, Belo Hori-zonte, Salvador, Nova Friburgo e São Paulo.

BE DYNAMICprodutos para informar e capacitar

|33Texbrasil

BE INVENTIVEProdutos para sair do senso comum, ser criativo, vibrante e inovadorPrograma de Inovação: 16 empresas receberam o diagnóstico da Fundação Vanzolini para identificar qual o estágio em que se encontram quanto à sua capacidade para inovar e desenvolveram planos customizados. Essas empresas formaram o Comitê de Inovação com participações da FINEP, CIETEC, Agência USP de Inovação, INPI e especialistas internacionais.

Programa de Sustentabilidade: formulamos e implantamos em parceria com a Fundação Vanzolini o formato deste programa, com previsão de início dos planos no segundo semestre de novembro.

Participações em eventos internacionais: o Núcleo de Inovação & Sustentabilidade do Texbrasil participou do “2° Encontro de Moda em Língua Portuguesa – A Sustentabilidade na Moda”, em Portugal, e da “Sustainability Fashion Summit 2013”, em Copenhagen.

Design Export: foram capacitadas 10 empresas, com o objetivo de torná-las mais competitivas para o mercado internacional.

Apoio a eventos: o Texbrasil apoiou a vinda de dez formadores de opinião dos Estados Unidos e Europa, especialistas nos temas design thinking, sustentabilidade, comportamento e consumo para os sete eventos, dos quais participaram 3,3 mil pessoas.

Workshop Moda e Indústria Têxtil - Inácio Ribeiro (Clements Ribeiro) e Kim Laursen (Christian Lacroix) Rio Moda Discute – Sasha Wilkins (Liberty London Girl) e Yvan Rodic (Face Hunter) Painel Tecidos Tecnológicos no XXV Congresso dos Técnicos Têxteis / Workshop Tecidos Inteligentes – Santa Catarina Moda e Cultura - Juan Pablo Hinestroza (Universidade de Cornell) e António Braz Costa (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal)Oficina de Criatividade Design Thinking – Capacitação em Inovação e I Workshop de Design Thinking – Esco-la Politécnica da Universidade de São Paulo / Reinhold Steinbeck (Universidade de Stanford) e Carlos Teixeira (Parsons School)Seminário Senai de Comportamento e Consumo - Sabrina Donzelli e Francesco Morace (Future Concept Lab)

34| Texbrasil

Feiras Internacionais: 91 marcas brasileiras participaram de 17 eventos, realizando 4.774 contatos e negócios, que geraram US$ 7,9 milhões. Entre os destaques, podem-se citar as feiras Swimshow & Lingerie Show, Colombiatex e Exportêxtil Peru.

Projeto comprador: 33 compradores provenientes de 24 diferentes países vieram ao Brasil, onde realizaram 308 conta-tos e fecharam US$ 4,09 milhões em negócios. No último trimestre do ano, a previsão é de que venham ao País mais 30 compradores para três eventos, gerando mais US$ 4 milhões em negócios.

Projeto Showroms: as marcas Adriana Degreas, Andrea Marques, Auá, Colcci, GIG, Patricia Bonaldi, Patricia Motta e T. Arrigoni receberam apoio para participar dos showrooms internacionais Fiftytwo (NY), Seven (NY), 212 (NY), Fabre (Paris) e AnaLuizaFashionOffice (Paris), gerando cerca de US$ 1 milhão em negócios.

Ações Especiais Apex-Brasil:

Le Bon Marche/abril: a ação Le Brésil Rive Gauche, que inclui o Texbrasil, reuniu 120 marcas brasileiras com aquisição de US$ 2,25 milhões em produtos.

Fórmula Indy SP/ maio: a etapa de São Paula da Fórmula Indy SP 2013, contou com a participação especial de três empresas do Programa Texbrasil: Bia Brazil, Hering e Paramount, com a vinda de 12 compradores internacionais.

Momento Brasil no Festival de Cinema de Cannes/maio: o Texbrasil realizou desfile de moda praia com as marcas Blue Man, Victor Dzenk, Limonada, Lybethrase Alessa no lounge da Apex-Brasil.

Projeto Copa das Confederações/ junho: as empresas Audaces, Cipatex, Dalila, Vicunha e a Abit trouxeram 23 convidados internacionais para assistir aos jogos nas cidades de Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Showroom Monoprix/ julho: o Texbrasil organizou um encontro entre cinco compradores da varejista francesa Monoprix com 148 empresas de 24 entidades de moda, alimentos e bebidas, cosméticos, utensílios domésticos e produtos biotecnológicos.

Be Brasil/outubro: realizado em Nova Iorque, o evento apresentou projetos de inovação, moda, arte e design de mar-cas brasileiras, incluindo duas participantes do Programa: Rhodia e Moovexx. A primeira levou ao evento denim desenvolvido com tecnologia Emana. E a segunda, mostrou sua inovação homônima de ajuste de cós de calça jeans.

BE PROVOCATIVEProdutos para ultrapassar barreiras e gerar negócios

|35Texbrasil

Guia Texbrasil: o total de empresas cadastradas no banco de dados atualmente é de 39.900, sendo 20.985 empresas nacionais e 18.915 internacionais, das quais 2350 foram inseridas neste ano. O acesso mensal médio é de 345 mil page-views. Foram divulgadas 22 oportunidades de negócio para fabricantes nacionais cadastrados. Das 204 empresas que visualizaram as oportunidades, 92 (45%) manifestaram interesse pelas oportunidades oferecidas. Atualizamos 11.5000 e excluímos 1.560 empresas do banco de dados do Guia.

Vídeos: foi feito um novo vídeo institucional Abit/Texbrasil. Também foram divulgados vídeos documentais de cober-tura da nossa participação nas feiras francesas de julho da Who’s Next Prêt-a-Porter Paris e Mode City, da Miami Swimshow, do Programa de Inovação e do evento do BtoBe em Londres.

Redes Sociais: o Texbrasil ingressou no Instagram e alcançou a marca de 30 mil seguidores no Facebook.

Press trips: 47 jornalistas, de países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Argentina, Colômbia, Chile, Itália, Emi-rados Árabes, Portugal e Espanha, vieram para dez viagens de imprensa. Esses jornalistas até o momento publicaram 65 matérias sobre moda brasileira, que somaram R$ 4,3 milhões, em mídia espontânea. No último trimestre do ano, a previsão é de que ainda sejam convidados ao Brasil 30 jornalistas para 4 eventos, com a expectativa de produção de mais 35 matérias, que gerem em torno de R$ 3,1 milhões.

Press trips especiais: 5 jornalistas de veículos renomados da Inglaterra - Elle, Vogue, Marie Claire, The Clothers Whis-perer e How to Spend It (suplemento do Finantial Times) - participaram de uma press trip especialmente formulada para o grupo de marcas premium do Programa, o Texbrasil Design. Uma equipe da How to Spend It também veio ao Brasil para clicar editorial de moda com marcas nacionais no Rio de Janeiro e em São Paulo.

BtoBe: em agosto de 2013, o Projeto Ponto Zero evoluiu para um novo nome e formato, o Brazilians to Be – BtoBe. Em 2013, os estilistas passaram por ciclos de capacitação, mentoria com profissionais britânicos na Embaixada do Brasil em Londres, exposição das coleções no espaço The Laundry, em Londres, participação na edição de verão da feira Who’s Next Paris e pop-up store virtual no site Not Just a Label (notjustalabel.com).

ControladoriaAtravés do SISPROM, foram feitos 243 pedidos de isen-ção, gerando uma economia na ordem de R$ 850 mil.

Recuperou-se R$ 50.522,76 de impostos (VAT), referentes à participação das empresas do Texbrasil em feiras de ne-gócios na França.

Realizaram-se 16 mil lançamentos nos sistemas de controle financeiro.

Em abril desse ano, foi realizada a prestação de contas da última parcela do Convênio 2012-2013, e aprovada pela Apex-Brasil e Price Waterhouse & Coopers sem nenhuma restrição ou observação.

A prestação de contas da primeira parcela foi realizada em outubro/13.

36| Texbrasil

Jornalistas internacionais no Dagrão Fashion

Jornalistas internacionais no Minas Trend Vendôme Luxury

|37Texbrasil

Minas Trend Preview

Workshop de Design Thinking

Showroom Fabre Paris

Copa das Confederações

38| Texbrasil

Première Vision NY Desfile do Brasil na Colombiatex

Rio Moda Discute Internacional

|39TexbrasilEvento BtoBe Londres

Circuito Texbrasil

ColombiatexPremière Vision ParisRio Moda Discute Internacional

40| Frente Parlamentar

|41Frente Parlamentar

José Alencar

Frente

Parlamentar

42| Frente Parlamentar

“A Frente Parlamentar é um canal de diálogo muito importante entre o setor e o governo para construir ações prioritárias para o fortalecimento e desen-volvimento do setor têxtil e de confecção no Brasil. Ao longo dos últimos anos, como coordenador da Frente, trabalhei ao lado deste grupo de parla-mentares e representantes do setor para proteger a indústria nacional da concorrência desleal de produtos importados e para buscar uma melhoria no ambiente tributário. A indústria têxtil é uma indústria enraizada em cada canto do país e gera empregos tanto na pequena quanto na grande empresa, e medidas tomadas pelo governo federal, como a desoneração da folha de pagamento, tiveram impacto positivo sobre a competitividade das empresas. Vamos continuar trabalhando para fortalecer esse setor que é estratégico para o nosso país.”

deputado henrique Fontana (PT-rS)líder da Frente Parlamentar Têxtil na Câmara dos deputados

“ Diariamente, no Congresso Nacional, disputam espaço centenas de Pro-jetos de Lei que buscam, em tese, o melhor para o Brasil e os brasileiros. A Frente Parlamentar Têxtil busca separar o joio do trigo, incentivando os temas que realmente podem fortalecer e desenvolver essa importante cadeia produtiva, como também, barrando os projetos que podem lesar e tirar a competitividade. O apoio intrínseco entre os empresários e seus represen-tantes parlamentares é a estratégia mais concreta para defender e desen-volver um setor. Temos realizado um profícuo trabalho junto à Abit, que vem crescendo e continuará, pois muito há que ser feito ainda pela indústria da moda brasileira. Vamos em frente!”

Senador da república luiz henrique da Silveira (Pmdb-SC)líder da Frente Parlamentar Têxtil no Senado

|43Frente Parlamentar

Em 2008, foi criada a primeira Frente Parlamentar do Setor Têxtil e de Confecção, uma iniciativa do presidente Agui-naldo Diniz Filho com total apoio de seu Conselho Administrativo. A necessidade de um grupo de parlamentares que defendessem a indústria da moda tornou-se vital. Hoje, já estamos na segunda formação da Frente Parlamentar Mista JOSE ALENCAR para Fortalecimento do Setor Têxtil e de Confecção, com cerca de 200 deputados e senadores signatá-rios. Muito temos conseguido através desse trabalho, conquistas realmente importantes. Contudo, é um trabalho que precisa de continuidade, haja vista que a cada dia nossa Frente ganha representatividade e temos muitas propostas em andamento. Veja a seguir, o que já conquistamos com a atuação da Frente e o que está ainda na agenda.

Preservação das linhas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) com custos competitivos.

Desoneração da Folha de Pagamento.

Redução dos encargos incidentes sobre os preços da energia elétrica.

Margem de preferência para compras governamentais, aumentando de 8% para 20% para os produtores nacionais.

Ampliação do Limite de faturamento das empresas enquadradas no Simples.

Excluir do Limite de faturamento do Simples o valor das exportações, para fomentar essa atividade.

Frente Parlamentar:Uma conquista a ser mantida

Ações Realizadas

RealizadoReal

izado

Realizado Realizado Realizado

Em Andamento Em An

damento

Em Andamento Em Andamento Em Andamento

NãoRealizado

Realizado

Em Andamento NãoRealizado

Não R

ealizado

Não Realizado Não Realizado Não Realiza

do

44| Frente Parlamentar

Desonerar os investimentos em produção Consolidar e ampliar o Programa de Educação “ Costurando o Futuro” que visa a compra de uniformes escolares / FNDE

Ampliar os programas de capacitação e qualificação profissional dentre eles o Pronatec.

Capilarizar as linhas de financiamento voltadas à inovação com o objeti-vo de facilitar o acesso às pequenas e micro empresas

Incentivar a realização de consórcios de inovação e ampliar a integração entre empesas e universidades no processo de pesquisa.

Desonerar totalmente as exportações

Aprimorar e intensificar as ações voltadas à identificação de combate de comércio desleal

Tratamento igualitário para produtos nacionais e importados, observando leis sociais, ambientais e trabalhistas.

Reestruturação do sistema brasileiro de defesa comercial, intensificando o uso de instrumentos disponíveis e adequando o quadro de pessoal e demais instrumentos necessários.

Regime Tributário Competitivo para Confecção que fortaleça toda a cadeia produtiva têxtil

Inserção do setor no Programa Minha Casa Melhor, com o Kit Enxoval

Terceirização: Regulamentar essa forma de contratação tão vital para o Setor Têxtil

10% FGTS: Contestar e derrubar a inclusão desse valor no programa Minha Casa, Minha Vida

Renovação da margem de preferência: prorrogar além de 2014 e continuar com ajustes.

Reintegra: Prorrogação até dez/2014 e lutar por sua permanência.

Em Andamento Em An

damento

Em Andamento Em Andamento Em Andamento

Ações em Andamento

|45Frente Parlamentar

Quadro dos deputados e senadores membros da 54ª Legislatura (2011 – 2014)Diretoria Executivalíder na Câmara dos deputados: Deputado Henrique Fontana (PT-RS)

1˚ Vice-líder na Câmara: Deputado Guilherme Campos (PSD-SP)

2˚ Vice-líder na Câmara: Deputado Zeca Dirceu (PT-PR)

líder no Senado Federal: Senador Luiz Henrique (PMDB-SC)

1˚ Vice-líder no Senado: A definir

2˚ Vice-Líder no Senado: A definir

Secretário-Geral: Deputado Odair Cunha (PT-MG)

Coordenadores estaduaisSão Paulo: Deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP)

Fortaleza: Deputado Chico Lopes (PCdoB-CE)

Tocantins: Deputado Agnolin (PDT-TO)

Pernambuco: Deputado Sílvio Costa (PTB-PE)

nome Parlamentar Partido uF

ABELARDO CAMARINHA PSB SPACELINO POPÓ PRB BAAFONSO HAMM PP RSALEX CANZIANI PTB PRALFREDO KAEFER PSDB PRALFREDO SIRKIS PSB RJANDRÉ FIGUEIREDO PDT CEANDRE MOURA PSC SEANDRE VARGAS PT PRANDRÉ ZACHAROW PMDB PRÂNGELO AGNOLIN PDT TOANTONIO BALHMANN PROS CEANTONIO BULHÕES PRB SPANTONIO CARLOS MENDES THAME PSDB SPANTÔNIO ROBERTO PV MGARIOSTO HOLANDA PROS CEARNALDO FARIA DE SÁ PTB SPARNALDO JARDIM PPS SPARNON BEZERRA PTB CEARTUR BRUNO PT CE

Deputados Federais

46| Frente Parlamentar

ASSIS CARVALHO PT PIASSIS DO COUTO PT PRASSIS MELO PCdoB RSAUREO SDD RJBENEDITA DA SILVA PT RJBERNARDO SANTANA DE VASCON-CELLOS

PR MG

BETO FARO PT PABIFFI PT MSBOHN GASS PT RSBONIFÁCIO DE ANDRADA PSDB MGBRUNO ARAÚJO PSDB PECARLOS ALBERTO LERÉIA PSDB GOCARLOS SOUZA PSD AMCELSO MALDANER PMDB SCCÉSAR HALUM PRB TOCHICO ALENCAR PSOL RJCHICO DAS VERDURAS PRP RRCHICO LOPES PCdoB CECLÁUDIO PUTY PT PADANILO FORTE PMDB CEDARCÍSIO PERONDI PMDB RSDÉCIO LIMA PT SCDIEGO ANDRADE PSD MGDOMINGOS DUTRA SDD MADR. ROSINHA PT PRDR. UBIALI PSB SPDUDIMAR PAXIUBA PROS PA

EDINHO ARAÚJO PMDB SPEDIO LOPES PMDB RREDSON EZEQUIEL PMDB RJEDSON PIMENTA PSD BAEDSON SILVA PROS CEEDUARDO AZEREDO PSDB MGEDUARDO CUNHA PMDB RJEDUARDO SCIARRA PSD PREFRAIM FILHO DEM PBERIKA KOKAY PT DFEUDES XAVIER PT CEFÁBIO FARIA PSD RNFÁBIO RAMALHO PV MGFABIO TRAD PMDB MSFÁTIMA BEZERRA PT RNFÁTIMA PELAES PMDB APFELIPE BORNIER PSD RJFELIPE MAIA DEM RNFERNANDO FERRO PT PEFERNANDO FRANCISCHINI SDD PRFRANCISCO PRACIANO PT AMGABRIEL GUIMARÃES PT MGGERALDO SIMÕES PT BAGERALDO THADEU PSD MGGIACOBO PR PRGIOVANI CHERINI PDT RSGIVALDO CARIMBÃO PROS ALGLAUBER BRAGA PSB RJ

|47Frente Parlamentar

GONZAGA PATRIOTA PSB PEGORETE PEREIRA PR CEGUILHERME CAMPOS PSD SPGUILHERME MUSSI PP SPHÉLIO SANTOS PSDB MAHENRIQUE FONTANA PT RSHUGO LEAL PROS RJINOCÊNCIO OLIVEIRA PR PEIZALCI PSDB DFJAIME MARTINS PSD MGJANETE ROCHA PIETÁ PT SPJERÔNIMO GOERGEN PP RSJESUS RODRIGUES PT PIJÔ MORAES PCdoB MGJOÃO ANANIAS PCdoB CEJOÃO CAMPOS PSDB GOJOÃO CARLOS BACELAR PR BAJOÃO MAGALHÃES PMDB MGJOÃO PAULO LIMA PT PEJORGE CORTE REAL PTB PEJOSÉ AUGUSTO MAIA PROS PEJOSÉ CHAVES PTB PEJOSÉ HUMBERTO PSD MGJOSÉ MENTOR PT SPJOSÉ OTÁVIO GERMANO PP RSJOSUÉ BENGTSON PTB PAJÚLIO CESAR PSD PILEONARDO MONTEIRO PT MG

LEONARDO QUINTÃO PMDB MGLILIAM SÁ PROS RJLINCOLN PORTELA PR MGLOURIVAL MENDES PTdoB MALUCI CHOINACKI PT SCLUCIANA SANTOS PCdoB PELUCIANO CASTRO PR RRLUIZ CARLOS PSDB APLUIZ FERNANDO MACHADO PSDB SPLUIZ NISHIMORI PR PRMANATO SDD ESMANDETTA DEM MSMARCIO BITTAR PSDB ACMÁRCIO MARINHO PRB BAMARCON PT RSMAURÍCIO QUINTELLA LESSA PR ALMAURO BENEVIDES PMDB CEMAURO LOPES PMDB MGMAURO MARIANI PMDB SCMENDONÇA FILHO DEM PEMIGUEL CORRÊA PT MGMILTON MONTI PR SPMIRIQUINHO BATISTA PT PAMIRO TEIXEIRA PROS RJNELSON MARCHEZAN JUNIOR PSDB RSNELSON MARQUEZELLI PTB SPNELSON MEURER PP PRNELSON PADOVANI PSC PR

48| Frente Parlamentar

NEWTON CARDOSO PMDB MGNILTON CAPIXABA PTB ROODAIR CUNHA PT MGONYX LORENZONI DEM RSOSMAR SERRAGLIO PMDB PROSMAR TERRA PMDB RSOTONIEL LIMA PRB SPOZIEL OLIVEIRA PDT BAPADRE TON PT ROPAES LANDIM PTB PIPASTOR EURICO PSB PEPAULO ABI-ACKEL PSDB MGPAULO CESAR QUARTIERO DEM RRPAULO TEIXEIRA PT SPPEDRO CHAVES PMDB GOPEDRO EUGÊNIO PT PEPINTO ITAMARATY PSDB MAPOLICARPO PT DFRAIMUNDO GOMES DE MATOS PSDB CEREGINALDO LOPES PT MGRENAN FILHO PMDB ALRENATO MOLLING PP RSRENZO BRAZ PP MGRICARDO BERZOINI PT SPROBERTO BRITTO PP BAROBERTO DE LUCENA PV SPRONALDO BENEDET PMDB SCRONALDO FONSECA PROS DF

ROSE DE FREITAS PMDB ESRUBENS BUENO PPS PRRUBENS OTONI PT GORUY CARNEIRO PSDB PBSANDES JÚNIOR PP GOSANDRO MABEL PMDB GOSARAIVA FELIPE PMDB MGSEBASTIÃO BALA ROCHA SDD APSIBÁ MACHADO PT ACSILVIO COSTA PSC PEVALMIR ASSUNÇÃO PT BAVANDERLEI MACRIS PSDB SPVICENTE CANDIDO PT SPVICENTINHO PT SPVILSON COVATTI PP RSVINICIUS GURGEL PR APVITOR PENIDO DEM MGWALDIR MARANHÃO PP MAWALTER IHOSHI PSD SPWASHINGTON REIS PMDB RJWELITON PRADO PT MGWELLINGTON ROBERTO PR PBWILSON FILHO PTB PBWOLNEY QUEIROZ PDT PEZÉ GERALDO PT PAZECA DIRCEU PT PRZEQUINHA MARINHO PSC PAZOINHO PR RJ

|49Frente Parlamentar

nome Parlamentar Partido uF

ACIR GURGACZ PDT ROAÉCIO NEVES PSDB MGALOYSIO NUNES FERREIRA PSDB SPÁLVARO DIAS PSDB PRANA AMELIA PP RSANGELA PORTELA PT RRANIBAL DINIZ PT ACARMANDO MONTEIRO PTB PEBENEDITO DE LIRA PP ALCASILDO MALDANER PMDB SCCLÉSIO ANDRADE PR MGCRISTOVAM BUARQUE PDT DFDELCÍDIO DO AMARAL PT MSEDUARDO BRAGA PMDB AMEDUARDO SUPLICY PT SPEUNÍCIO OLIVEIRA PMDB CEFRANCISCO DORNELLES PP RJGIM ARGELLO PTB DFINÁCIO ARRUDA PCdoB CEIVO CASSOL PP ROJARBAS VASCONCELOS PMDB PEJOSÉ AGRIPINO DEM RNJOSÉ PIMENTEL PT CEKÁTIA ABREU PMDB TOLUIZ HENRIQUE PMDB SC

MAGNO MALTA PR ESPAULO BAUER PSDB SCRICARDO FERRAÇO PMDB ESROBERTO REQUIÃO PMDB PRROMERO JUCÁ PMDB RRSÉRGIO SOUZA PMDB PRVALDIR RAUPP PMDB ROVICENTINHO ALVES SDD TOWALTER PINHEIRO PT BA

Senadores

Moda BrasileiraEu uso!Eu assino!

50| Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

|51Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

InformaçãoO quê? Quando? Quem? Como? Para que?

52| Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Informação rápida, útil e cla-ra é a matéria-prima que as empresas mais demandam da Abit. Diariamente, circulam pelas áreas da entidade deze-nas de informações que preci-sam ser rapidamente tratadas e enviadas para as empresas, tanto para o mailing geral quanto mailing segmentado.

A Abit também é uma agência de notícias para formadores de opinião, jornalistas, profis-sionais do setor, estudantes, pesquisadores, investidores, autoridades, políticos, com-pradores, estilistas, varejistas, etc., do Brasil e do exterior. Conheça tudo que a Abit pro-duz para a informação chegar mais rápido até você.

RadarBoletim trimestral de análise macroeconômica, com estima-tivas sobre a produção físi-ca, o PIB do setor, empregos, massa de renda, expectativa econômica de mercados inter-nacionais, inflação, com infor-mações e gráficos para têxtil e para vestuário.

Tendências de Curto Prazo Boletim mensal com dados econômicos mais enxutos e que trazem análises e estimativas para o cenário dos próximos 30 dias.

Boletim Meteorológico Bimestral, traz as perspectivas de chuva, estiagem e temperatura para as cinco grandes regiões do Brasil para os próximos três meses, além de uma série histórica para os próxi-mos seis meses.

Abit em Brasília Quinzenal, este boletim reúne os principais temas que estão em tra-mitação no Congresso, seja nas Co-missões ou em Plenária da Câmara ou do Senado. Apresenta também quais serão as principais votações que ocorrerão no horizonte de dez a quinze dias, bem como as reuniões marcadas pelo Executivo de temas que interessam ao setor.

Abit Online A qualquer momento, dada a importância, a Abit solta um boletim com informações que podem mudar o seu dia. Alterações de Leis, prorrogações de recolhimento de im-postos, novos índices, ex-tarifários, listas de preferência, negociações com o gover-no, são alguns do temas mais recorrentes. Quanto mais exclusiva e estratégica a informação, é enviada para os associados em primeira mão (Abit Online Exclusivo). Se é uma informação mais pública, segue para todo o mailing de cerca de 40 mil em-presários e profissionais do setor.

Revista Digital Mensal, reúne as principais notícias que foram destaque no Site da Abit nos últimos 30 dias. Suas matérias de capas ganham grande repercussão nas mídias sociais.

Clipping Online Diário, condensa em um só informativo todas as notícias que saíram na impren-sa sobre o setor têxtil, vestuário, moda em geral, sobre a Abit, algodão e fibras químicas. Também traz a cotação do dó-lar, euro e algodão.

Boletins Eletrônicos

|53Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Confira algumas estatísticas do Site Abit em 2013:

42046.73516.209

Site O Site da ABIT é a principal porta de entrada para quem pesquisa sobre o setor têxtil e de confecção brasileiro, aqui ou no exterior. São mais de 780 mil (33% internacionais) acessos, especialmente na página de notícias e nas áreas de economia e comércio exterior. Em janei-ro/2013 o site estreou sua quarta identidade visual desde que foi criado.

foi o número de notícias publicadas no site neste ano

número de pessoas que acessaram a área de Pesquisa de Hábitos de Consumo

pessoas pesquisaram no site quais as linhas de fomento disponíveis35% dos acessos internacionais

são dos EUA 12%dos acessos vêmda França

10 miné a média que os internautas navegam no Site.

7 3121

é o número de pessoas que trabalham diariamente no Site Abit

Jornalistas

Webdesigner

Programadores

Estagiário

54| Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Redes Sociais Facebook

4000fãs66%

70%

dos fãs estão na faixa etária entre 18 e 34 anos

dos fãs são mulheres

Temos fãs no mundo todo, até na Turquia e no Paquistão

São Paulo é a cidade com mais seguidores da comunidade, em segundo lugar vem o Rio de Janeiro

SP RJ

postagens mensais

São feitas

40

Duas empresas se tor-naram associadas por intermédio da página da Abit.+

271 vezes

A publicação sobre as bandei-ras do Brasil fabricadas na China foi a mais popular da página, sendo vista por quase

pessoas e compartilhada14 mil

A Abit mantém uma interatividade muito grande com seus fãs, que discutem e compartilham praticamente todos os posts. Até fizemos novos associados através das nossas redes sociais. Conheça alguns números.

|55Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Twitter

2650Seguidores

3700Posts Cobrimos eventos simultaneamente

por meio da ferramenta, no formato live blogging

Somos retuítados por importantes perfis para a moda brasileira, como SPFW, Fashion Rio Carlos Tufves-son, Victor Dzenk e Chiara Gadaleta, Juliana Jabour, CNI, dentre outros.

56| Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Instagram

200Posts

350seguidores

10pessoas novas a cada semana de moda

entre fotos

e Filmes de 15 seg

criação há6 meses

|57Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Flickr

Youtube

500fotos

O Flickr da Abit possui cerca de

É usado como banco de imagens para internautas em geral e até mesmo para a imprensa.

O canal Abit Notícias no Youtube é alimentado mensalmente com maté-rias produzidas pela equipe da Casa e, posteriormente, esses vídeos são enviados para a TV Abit, que está hospedada no site da Entidade.

Reúne registros de eventos da Abit.

58| Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

TV AbitA mais recente ferramenta criada, há dois meses, para levar informação ao setor de forma mais dinâmica, curta e com imagens que valem por muitos textos. Os filmes estão padronizados em apenas 3 a 4 minutos, são mensais, porém a periodicidade deverá ser redu-zida em 2014 para, ao menos, um filme novo a cada 15 dias.

|59Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Abit na imprensa

A informação também chega aos mais distantes lugares, alcança empresários de toda a parte do Brasil, através do trabalho junto à imprensa.

Em 2013, foram mais de 1600 matérias citan-do a Abit, tanto em veículos impressos, quanto rádio, TV e Internet. São releases divulgados, artigos encaminhados e centenas de entrevistas solicitadas espontaneamente, resultado de um trabalho forte de construção de imagem ao lon-go de mais de 15 anos, quando a Abit intensifi-cou o trabalho de assessoria.

60| Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

SP322

MG78

BA 5

MA 1

GO 3

MT 2

PA 4

TO 1

MS 1

PI 1

AM 4

RS28

SC 8

PR 7

CE37

RJ31

ES2

PE3

PB1

RN2

AL3SE

1

DF3

ClippingsA Abit apareceu em cerca de 1.600 matérias (1072 de internet, 547 jornais e revistas, 22 rá-dio e TV) em todo o Brasil. A concentração maior se deu na imprensa dos estados onde existe polo têxtil, como São Paulo, Minas, Ceará e Rio de Janeiro, respectivamente. Veja a distribuição geográfica das matérias impressas.

|61Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Flashes de alguns momentos da Abit na imprensa em 2013:

Coletiva de Balanço e Perspectivas para 2013.

Janeiro

Fevereiro

Valor Econômico

Audiência do presidente Aguinaldo com Ministro Pimentel

O Estado de S. Paulo

Brasil Econômico

Folha Online

Correio Braziliense

62| Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Sobre os resultados da Desoneração na Folha de Pagamento / Importação Desleal

Abit critica declarações de embaixador para empresas produzirem no Paraguai

Março

Abril

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Brasil Econômico

Brasil Econômico

O Globo - RJ

|63Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Divulgação do quadrimestre do Setor

Abit concede várias entrevistas sobre a alta do dólar

Maio

Junho

O Globo - RJ

Correio Brasiliense

Brasil Econômico

O Estado de Minas

Valor Econômico

64| Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

A entidade concentra entrevistas contra a desindustrialização e car-ga tributária

Julho

O câmbio ainda é tema recorrenteAgosto

Estado de Minas

Valor Econômico

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

|65Informação: O quê? Quando? Quem? Como? Para que?

Abit e outras entidades fazem mobilização em frente a Feira Chinesa

Outubro

Valor Econômico

O Estado de S. Paulo

Setembro Margem de preferência apresenta primeiros resultados

Folha de S. Paulo

66| Por dentro da Abit

|67Por dentro da Abit

Apoio aos associados

Por dentro

da Abit

68| Por dentro da Abit

Escritório em BrasíliaOrganizamos 142 audiências que foram realizadas neste ano, sendo 62 com órgãos do poder Executivo e 65 com o poder legislativo. Nesses encontros foram tratados 33 assuntos diferentes, de Defesa e de For-talecimento do Setor.

Trabalho minucioso de monitoramento de 2.020 no-vos Projetos de Lei apresentados neste ano, anali-sando os PLs mais importantes para incluir na agen-da de acompanhamento e nas pautas de reuniões.

Neste ano, o escritório em Brasília acompanhou cada passo da tramitação de 68 projetos de alta relevân-cia, dos quais 24 tratados em caráter estratégico, como: Terceirização, fim dos 10% do FGTS, Regu-lamentação Técnica para importados, dentre outros.

Assistência e orientação diária aos deputados e sena-dores da Frente Parlamentar José Alencar quanto aos temas mais urgentes do setor, bem como a interlocução com a Frente para eventos em conjunto com a ABIT.

Acompanhamento e análise dos Decretos e Leis pu-blicadas no Diário Oficial da União para imediata comunicação aos associados.

Auxílio para visitas e reuniões de empresas associa-das com autoridades do Executivo, Legislativo ou Ju-diciário. Orientação quanto aos ritos nas diferentes esferas do governo.

|69Por dentro da Abit

Novos AssociadosNeste ano, foram associados dois novos Sindicatos e uma Associação regional, os quais representaram para a Abit cerca de 900 empresas associadas indire-tamente. Os novos associados são:

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (SIVALE)Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sindivest Birigui)

Associação da Micro e Pequena Empresa de Brusque e Região (AMPE);Associamos ainda 30 empresas ao longo do ano, sendo 11 do segmento têxtil e 19 de confecção.

AssessoriaJurídica

Em 2013, cerca de 780 consultas de empresas foram aten-didas pela área jurídica da Abit sobre os mais diferentes assuntos do cotidiano empresarial. Dentre eles, questões trabalhistas, de fiscalização, ICMS,

Parecer e orientação jurídica para as áreas da Abit no trato de Licitações, Concorrências, contenciosos com fornecedores, além de aconselhamento para evitar processos

Convênios com Governo: ABDI, APEX e MDIC – análise prévia de todos os contratos com o Setor Público, e privado, suas contrapartidas e controles exigidos.

70| Por dentro da Abit

ComitêsSetoriais

Neste ano, assessoramos mais de 80 reuniões de Co-mitês, para as quais remetemos os convites, envia-mos as pautas e convidamos técnicos da Abit para abordagem e esclarecimento de temas específicos. Assessoramos a criação de 3 novos comitês:

Em 2014, pretendemos incentivar mais encontros entre Comitês que se reúnem apenas ocasionalmente e incentivar a integração entre outros elos da cadeia têxtil e de confecção. A seguir, confira os Comitês que a Abit reunirá em 2014:

Para 2014, serão trabalhados também alguns Comitês como: Fios Especiais, E-Commerce, Marcas Esportivas e, Relações com o Varejo.

1- Jovens Empresários, 2- Coletes de Segurança de Alta Visibilidade e, 3- Etiquetas

TinturariaLinhas de costuraTecidos de ÍndigoTecidos de CamisariaMalharia CircularMalharia RetilíneaJovens EmpresáriosVestuário

Tec. De DecoraçãoAlgodãoFiação de AlgodãoQuímica TêxtilRoupas ProfissionaisTexturizadoresZíperesEstamparia Digital

Higienização e Gestão de Confeccionados EtiquetasFiação de AlgodãoQuímica TêxtilColetes de Segurança de Alta VisibilidadeBonés e BrindesSeda

|71Por dentro da Abit

Visitas Regionais: a Abit realiza visita a empresas que podem se tornar futuras associadas, seja durantes eventos ou diretamente na sede das fábricas. Em 2013 dezenas de contatos realizados dessa forma, como o Polo de Birigui e de Uberlândia.

PalestRas em eVentos: representantes da Abit sempre são convidados para palestrar durante eventos, sobre te-

Desde 2008, quando assumiu a presidência da Abit, o presi-dente Aguinaldo Diniz instituiu as reuniões itinerantes do Conselho de Administração e Associados Abit, visando maior interação com os polos e ouvir as necessidades de cada região. Foram realizadas reuniões em Blumenau, Belo Horizonte, Ce-ará, Brasília e Rio de Janeiro.

ReuniõesItinerantes

Prospecção e Relacionamentomas diversos. Em 2014, estão programadas novas apre-sentações da Abit, o que ela faz e suas conquistas, em di-versos Pólos Têxteis do País, em parceria com o Programa Texbrasil.

RecePção de comitiVas: neste ano recebemos a visita de várias empresa vindas do Estado do Acre que tiveram uma ampla apresentação sobre tudo que a Abit realiza.

Reunião durante a feira Maquintex no Ceará

Reunião na CNI em Brasília Reunião no Senai Cetiqt no Rio de Janeiro

72| Casa Abit: suporte e manutenção

|73Casa Abit: suporte e manutenção

Casa Abit suporte e manutenção

74| Casa Abit: suporte e manutenção

Atividades administrativas e financeiras

Administração de Pessoal

Aplicativos de Gestão

Neste ano, tivemos 6.500 títulos pagos/lançamentos para os quais utilizamos sistemas automatizados de controladoria, disponibilizando inúmeros relatórios gerenciais após minuciosa conciliação. Da mesma forma, como entidade de classe que presta serviços, neste ano emitimos 4 mil boletos referentes às contribuições.

Circulam pelos corredores da Abit, diariamente, cerca de 80 pessoas entre contratados, consultores e estagiários. Porém, nem todos estão ligados di-retamente à Abit, visto que outras três entidades (ABRAFAS, Sinditêxtil-SP e ABRIC) dividem o mesmo espaço físico.

O Sinditêxtil-SP absorve boa parte desses colabo-radores e muitos deles atuam conjuntamente com a Abit em várias situações. Toda a administração desse pessoal (folha de pagamento, benefícios, se-guro sáude, adiantamentos, rescisões, exames mé-dicos, etc.) é feita por uma área unificada.

A Abit utiliza o sistema ERP Protheus da Totvs, versão dez, com módulos para diferentes áreas: Financeiro, Compras, Te-souraria, Cadastro e Atendimento ao Associado. A gestão por módulos permite um trabalho com integridade de informações e lançamentos (cerca de 30 mil/ano), que se relaciona com ou-tros aplicativos, especialmente o CRM e o Guia Texbrasil.

No próximo ano, a Abit migrará para a versão 11 do Protheus, com novas funcionalidades, como a disponibilidade de segunda via de boletos aos associados na área restrita do site.

|75Casa Abit: suporte e manutenção

Cuidados com o Patrimônio

Sorria Você Está Sendo Filmado:

InfraestruturaInformática e Telefonia fixa e móvel

16 Câmeras

Diariamente, mais de 90 ocorrências, de hardwa-re, software, telefonia fixa, celular, notebooks, de áudio e vídeo, são solucionadas para a Abit não pa-rar. Neste ano, tivemos que investir no Antivírus “Kaspersky Total Space Security” e Firewall com melhor recurso de monitoramento e segurança, além de novas políticas para blindar os arquivos de informações e registros da casa. Também demos prosseguimos ao plano de “up grade” das estações de trabalho, atualizamos o parque de impressoras sob Contrato de Outsourcing, alteramos e mapea-mos a rede de telefonia e migramos de plano cor-porativo de telefonia móvel. Próximo ano, mais in-vestimentos estão sendo estudados, como um novo Servidor “Proxy Web”, para acompanhar a veloci-dade de atualização e segurança.

Estrutura da Abit:

a Abit possui

instaladas com visor infra-vermelho.

Uma casa erguida no final da década de 20 é um patrimônio histórico, sem dúvida e, portanto, requer contínuo investi-mento para tornar sua ocupação segura, confortável, econô-mica e sustentável. Neste ano, concluímos toda a troca do sistema elétrico que levou quase dois anos. Em termos de segurança, depois de trocar o para-raios, construir reserva-tório de 12 mil litros, instalar todos os hidrantes e implan-tar escada externa para rota de fuga, formamos e treinamos uma Brigada de Incêndio que nos garantiu obter o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Nossa casa também ficou mais bonita: trocamos o estofamen-to das cadeiras, poltronas e sofás da recepção, do salão nobre, da biblioteca e das salas de reunião. A média de uso e troca é de dez anos. Ano que vem, removeremos carpetes e iremos recuperar assoalho original no resto da casa e iniciaremos projeto para substituir carpete e cadeiras do Auditório.

2 terabytes de arquivos 70

estações de trabalho com desktop

110pontos de telefonia fixa

46celulares

6notebooks

3datashows

Equipe Abit

Informática e Telefonia1. Guilherme Visentainer2. Camila Cavalcante3. Wagner Freire

1

2 3

45

Área Internacional

1. Haroldo Silva2. Beatriz Moreira3. Patrícia Pedrosa4. Frank Malaman5. Rachel Runge6. Fernanda Gonçalves7. Domingos Mosca8. Renato Jardim9. Camila Zelezoglo

1

2

3

Administrativo Financeiro e Suprimentos

1. Elisabeth Schradi Yamada2. Bruna Monteiro3. Raquel Santos4. Ana Maria Campos5. Bianca Ribeiro

*Faltou no clique: Janaína Costa

1 2 3

4

5

6

7

89

Comunicação1. Hiago Leal2. Sirlene Farias3. Roberto Lima4. Ligia Santos5. Leandro Mira

1

2

3

Diretoria Executiva

1. Rafael Cervone2. Fernando Pimentel3. Renato Leme

1

2

3

4

5

*Frederico Bernardo está na foto da Equipe Texbrasil

1. Marcelo Tadeu2. Emerson Mascarenhas

Engenharia e manutenção

EquipePortaria1. Jefferson Rocha2. Adilson Lima3. Luiz Terra

Equipe deLimpeza

1. Maria da Silva2. Maria Adelina Arraes3. Maria da Paz Bezerra

1

2

1

23

1

2

3

EquipeTexbrasil

1. Karine Liotino2. Hans Carvalho3. Antonio Carlos Cambauva4. Viviane Cruz5. Simone Bernardes6. Frederico Bernardo7. Evilásio Miranda8. Rodolfo Yamada9. Mariana Toledo

10. Ana Paula Paschoim11. Fabiana Suemi12. Vivian Peres13. Alisson Marques14. Ana Carolina Paiva15. Ana Paula Abi Jaudi 16. Cassia Matsumoto17. Lilian Kaddissi18. Adriana D’Agostini

*Faltaram no clique: Carolina Pazzeto, Gabriela Marques, Raquel Melo e Thiago Silveira

1

18

17

16

15

14

13

1211

10

9

8

7

6

5

4

3

2

1

1

2

2

Escritórioem Brasília1. João Paulo Barroso2. Barbara Layza Santos

EventosNacionais

1. Julieta Pagliuca2. Raquel AguiarJurídico 1. Camila Rodrigues

2. Rosane Ramos

1

2

Motorista Wilson Martin

Recepção 1. Laísa Garcia2. Valkíria Santos

Relacionamento1. Fernanda Tamburus2. Liberta Tumkus

1

2

1

2

Restaurantee cozinha1. Edmilson Lira2. Maires Silva

Secretaria da Presidência e Geral

1. Carla Tamba2. Marisa Machado

1 2

1

2

1

3

Tecnologiae Inovação

1. Sylvio Napoli2. Luiza Lorenzetti3. Mariana Correa

2

1. Sylvio Napoli2. Luiza Lorenzetti3. Mariana Correa

Abit nas Redes Sociais

abit.textilconfeccao @ abit_brasil /abit_textilconfeccao /abit_noticias @ abit_brasil

Siga a moda Brasileira

Outubro Rosa

Pela primeira vez a Abit aderiu ao “Outubro Rosa” campanha internacional de prevenção ao câncer de mama. O casarão ficou todo iluminado na cor rosa durante 31 dias daquele mês, chamando a atenção de quem passava. A explicação da Campanha ficou em banner destacado em nosso site. Em 2014, tam-bém iremos aderir ao “Novembro Azul” que conscien-tiza os homens quanto a importância do exame pre-ventivo do câncer de próstata.

Responsabilidade SocialDesde 2009, os colaboradores da Abit realizam ações sociais. Em 2011, foi criado o Comitê de Ação Social que hoje apoia cerca de 67 crianças e ado-lescentes sob tutela do Estado, divididas em três Abrigos da Prefeitura. Várias ações são realizadas ao longo do ano para viabilizar financeiramente o atendimento às necessidades dos Abrigos. Conhe-ça um pouco desse trabalho voluntário que já conta com alguns parceiros Doação de Lençois

parceria Budmeyer

Dia das Crianças

Dia de Teatro no Sesc

Papai Noel Abit

Funcionários Abit em ação de Natal

Páscoa

Seis anos de lutas e conquistasAguinaldo Diniz Filho teve dois mandatos à frente da Abit (2008 a 2013) totalizando seis anos dedicados à representação patronal do setor têxtil e de confec-ção. São milhares de registros de sua atuação no Exe-cutivo, no Congresso, na Abit, nas várias entidades congêneres, em coletivas de imprensa e junto com os trabalhadores. Destaca-se em sua gestão a criação da Fente Parlamentar, das reuniões itinerantes da Abit e da Medalha Mérito Abit.

Audiência no MDIC

no anuncio do Plano Brasil Maior

Coletiva de imprensa Importômetro

Audiência com o Presidente do Senado, na época, José Sarney

Manifestação “Grito de Alerta“

Medalha Mérito Abit a Fuad Mattar

Este relatório de Atividades é uma publicação da Área de Comunicação da ABITSupervisão: Fernando Valente Pimentel (Diretor Superintendente),Coordenação e Edição: Ligia Santos (Coordenadora da Comunicação);design e diagramação: Leandro Mira (Designer)Colaboradores: Roberto Lima (Jornalista), Sirlene Farias (Jornalista) e Hiago Leal (estagiário)Gráfica: Leograf

Associação brasileira da indústria Têxtil e de Confecçãorua marquês de itú, 968 - São Paulo-SP CEP:01223-000

www.abit.org.br