relatÓrio de atividades 2015 -...

32
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 PRELIMINAR

Upload: trankhanh

Post on 27-Nov-2018

236 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIODE ATIVIDADES2015PRELIMINAR

Palavra dos Diretores(Presidência e Diretoria Executiva)

Este relatório de atividades reúne os principais resultados das atividades re-alizadas pela ABCON e pelo SINDCON no ano de 2015. As ações foram norte-adas pelo planejamento estratégico das entidades realizado para o biênio 2014-2016 e no seu Plano de Ação 2015.

O planejamento estratégico ABCON/SINDCON está dividido em quatro ei-xos: Institucional, Gestão, Comunicação e Técnico. Para facilitar o acompanha-mento deste relatório as ações foram relatadas com o mesmo critério. Entre-tanto, vale reforçar que os eixos e equi-pes trabalham em conjunto para cons-truir e executar os projetos.

Destacamos algumas ações, fruto deste esforço de planejamento firmado em 2013 que suportam hoje as atividades das entidades, que já conquistaram o seu espaço e afirmaram sua relevân-cia para o setor e para os nossos asso-ciados. São os chamados “produtos” das entidades, como: o Panorama da Participação Privada no Saneamento, o SPRIS – Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor de Sanea-mento, o SIRI – Sistema de Integração e Representação Institucional, o ENA - Encontro Nacional das Águas, a Revista Canal, os Informativos on line, o Progra-ma Capacitação Sindcon, entre outros.

Eixo Institucional

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Com o objetivo de defender, preservar e fortalecer o segmento privado no setor de saneamento e infraestrutura no Brasil, a ABCON buscou fortalecer e ampliar o relacionamento institucional a fim de defender as propostas Abcon para o Governo Federal.

PROPOSTAS ABCON PARA O GOVERNO FEDERAL

Em função da alteração do cenário po-lítico, a ABCON reuniu seus associados para atualização dos temas e propos-tas para o Governo Federal. A agenda prioritária para 2015 envolveu os se-guintes temas:

1 - Segurança Jurídica2 - Isonomia competitiva3 - Financiamento de Projetos 4 - Complementaridade entre recursos públicos e privados5 - Aperfeiçoamento Regulatório

PROPOSTAS ABCON PARA O LEGISLATIVO FEDERAL

A Comissão de Desenvolvimento Urba-no da Câmara dos Deputados (CDU), por iniciativa do deputado federal João Paulo Papa, presidente da Subcomissão Especial de Universalização do Sanea-mento Básico e Uso Racional da Água (SubÁgua), realizou uma série de audi-ências com representantes de entida-des nacionais e do Governo Federal. A ABCON, representada pelo presiden-

Fortalecer a representatividade e estabelecer novo posicionamento das instituições

te executivo Roberto Muniz, esteve presente na segunda audiência públi-ca, realizado no dia 05 de agosto de 2015, para expor a realidade e os de-safios do setor, sob o ponto de vista do segmento privado.

PROPOSTAS ABCON AOS ÓRGÃOS FINANCIADORES – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Devido as alterações do cenário eco-nômico e político, a ABCON se reuniu no dia 06/11 com a Vice-Presidência da Caixa Econômica Federal. O propósito da reunião era endereçar as dificulda-des encontradas pelos seus associados na tomada de financiamentos e apro-vação de projetos de engenharia. No

dia 09/12 a Abcon se reunirá novamen-te com a Caixa Econômica Federal para apresentar propostas e sugestões de aprimoramento de processos, visando a eliminação de barreiras e entraves, ganhando celeridade nos projetos e investimentos que promovem a univer-salização dos serviços de saneamento.

ALIANÇA ESTRATÉGICA COM WORLD WATER COUNCIL (WWC)

Abcon e Sindcon tornaram-se mem-bros, no final de 2014, da Seção Brasil do WWC, que culminou na filiação da Abcon no Conselho Mundial em no-vembro de 2015. O WWC, e seu cole-giado brasileiro, terão como respon-sabilidade organizar o próximo Fórum

Mundial da Água que será realizado em Brasília em 2018. O representante da ABCON e SINDCON, Roberto Muniz, fez parte da delegação brasileira no 7º Fórum Mundial da Água, de 12 a 17 de abril de 2015, em Daegu e Gyeongbuk, na Coréia do Sul.

ALIANÇA ESTRATÉGICA COM AQUAFED

ABCON recebeu no dia 20 de março o presi-dente da Aquafed, Federação Internacional de Operadores Privados de Saneamento, Mamadou Dia. O encontro reuniu repre-sentantes do Conselho Diretor da entidade e associados. Acompanhando o presidente da Aquafed estava o diretor executivo da Federação, Thomas Van Waeyenberge.Este encontro promoveu uma maior siner-gia entre Abcon e Aquafed, o que resultou na publicação de cases brasileiros na bro-chura apresentada no Fórum Mundial da

Coréia; além da participação em dois gru-pos de trabalho. Em 15 de setembro, Yves Besse, represen-tante da ABCON e membro do Conselho Executivo da Aquafed, participou da As-sembleia Geral, onde foram discutidos o plano de trabalho da Aquafed e os desafios e oportunidades do segmento privado no mundo. A Aquafed tem recebido regularmente os informativos de comunicação como: ABCON SINDCON News e Revista Canal.

FÓRUM PERMANENTE DAS ASSOCIAÇÕES DE SERVIÇOS OUTORGADOS DE INFRAESTRUTURA

A mais recente iniciativa da ABCON é a participação na fundação do Fórum Permanente das Associações de Ser-viços Outorgados de Infraestrutura, composto por ABCON, ANEAA, ABRA-DEE, TELCOMP, ANPTRILHOS, ABEGÁS, ANTF e ABCR. O fórum é um espaço de discussão apartidária e de sentido plu-ralista, com representatividade no ce-nário nacional para promover o debate em torno das questões e das soluções para o desenvolvimento da infraestru-tura nacional. Os debates pretendem criar confiança dos órgãos reguladores, do poder concedente e dos usuários. A carta foi assinada no evento CBRC Bras-vias no dia 15 de setembro.

Fundação do Fórum Permanente das Associações de Serviços

Outorgados de Infraestrutura

PARCERIAS E EVENTOSAfim de manter e ampliar a presença ins-titucional, buscando a definição de temas de interesse comum (bilateral ou multi-lateral) com outras entidades do setor: AESB, ASSEMAE, ABES, ABIMAQ, CNM, ABDIB, entre outras e a manter o relacio-namento estratégico com a imprensa, a ABCON e o SINDCON realizaram diversos tipos de participação em 2015: em conse-lhos, órgão colegiados, eventos do setor, mesas de debates. Estes espaços também representaram oportunidades para pro-mover os diferenciais do segmento privado.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA DA ÁGUA

Aconteceu em Brasília, nos dias 16 a 18 de março, o Congresso Internacional de Segurança da Água. O representante da ABCON, Bruno Baldi da AEGEA, realizou a palestra sobre o Estado da Arte da

Regulação. O conteúdo da palestra foi o resultado de uma pesquisa realizada entre os nossos associados sobre a si-tuação da regulação nas diferentes re-giões operadas pelo segmento privado.

IX SEMANA DE TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

A FATEC/SP promoveu, em maio, sua IX Semana de Tecnologia e Meio Ambien-te, e convidou a ABCON e o SINDCON para apresentar a visão da iniciativa pri-vada sobre a crise hídrica. A represen-tante Giuliana Talamini participou ati-

vamente da discussão dos estudantes do curso de Hidráulica e Saneamento. A contribuição para a formação de novos profissionais é um objetivo estratégico do SINDCON.

Giuliana Talamini na IX Semana de Tecnologia e Meio Ambiente

da FATEC

CONGRESSO BRASILEIRO DE MUNICÍPIOS

Com o tema “Gestão Pública Participati-va, Inovadora e Eficiente nos Municípios Paulistas”, o evento teve como objetivo capacitar os gestores públicos a presta-rem melhores serviços para a população. Nesta linha e para aproximar a iniciativa privada do setor público, a ABCON apre-sentou a visão da iniciativa privada sobre o saneamento durante o Congresso Bra-sileiro de Municípios (CBM), realizado nos dias 27 e 28 de agosto, em Ubatuba, litoral paulista.

Roberto Muniz no Congresso Brasileiro de Municípios (CBM),

em Ubatuba

WORKSHOP SOBRE REGULAÇÃO NA FIESP

No dia 16 de setembro, a ABCON par-ticipou do workshop sobre Regulação dos Serviços de Saneamento Básico, promovido pela FIESP, em São Paulo. A entidade foi representada pelo pre-sidente executivo Roberto Muniz, que mostrou a visão da iniciativa privada sobre o assunto, ressaltando a impor-tância da regulação para as empresas de saneamento e, consequentemente,

para a melhoria dos serviços prestados. Participaram do encontro Ivo Teixeira Gico Jr, consultor jurídico da Assemae; Ubiratan Pereira da Silva, secretário executivo da Aesbe; José Bonifácio de Souza Amaral Filho, diretor de regula-ção técnica e fiscalização dos serviços de saneamento básico da Arsesp; e Dal-to Favero Brochi, diretor da Agência Re-guladora do PCJ.

ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO (ENIC)

O encontro que aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro, em Salvador (BA) contou com a participação da ABCON. A associação foi representada no painel “Gestão e Soluções para Escassez de Recursos Hídricos” pelo presidente exe-cutivo, Roberto Muniz, que defendeu a

contribuição da iniciativa privada para combater a escassez hídrica e também desmistificar algumas ideologias recor-rentes sobre o segmento privado no se-tor de saneamento.

PROJETO MOVIMENTO PELA REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA NA DISTRIBUIÇÃO - PACTO GLOBAL - ONU

A ONU, por meio da Rede do Pacto Global criou o Projeto Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição. A ideia é desenvolver um compromisso nacional para reduzir significativamente as perdas de água nos sistemas de distribuição, atra-vés da criação de um Movimento ende-reçando o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS 6 “Garantir disponibilida-de e manejo sustentável da água e sanea-

mento para todos”. O movimento prevê uma pauta de trabalho até a sua conclusão no Fórum Mundial da Água em 2018. Di-versas empresas fazem parte do movimen-to.:Sanasa, Braskem, Odebrecht Ambiental, ENOPS, são alguns dos participantes.

FITABES E CONGRESSO DA ABES

O SINDCON e a ABCON estiveram presen-tes na Fitabes – 11ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que aconteceu no Riocentro, Rio de Janei-ro, de 4 a 7 de outubro com um estande de 50m2 com um bar da água, um videowall com informações sobre a participação pri-vada no saneamento e uma pesquisa mó-vel para sondar a imagem da participaçção privada no saneamento. Já no Congresso da Abes, evento paralelo, o presidente executivo Roberto Muniz participou do Painel Setorial que debateu a construção de uma Agenda para o Saneamento e tam-bém compôs a mesa do Workshop de Co-operação Técnica para Regulação do Setor de Água e Saneamento.

Além dele, profissionais de empresas associadas ao SINDCON, SAAB e Enops, apresentaram trabalhos técnicos. As em-presas Enops e Aegea também estiveram presentes na Fitabes representando o seg-mento privado.

Roberto Muniz no 28º Congresso Brasileiro de Engenharia

Ambiental e Sanitária

Stand da Abcon Sindcon na Fitabes e evento de abertura do

Congresso da ABES

CONSELHO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DA ABIMAQ

A ABCON participou da reunião do Con-selho de Saneamento Ambiental da ABIMAQ realizada no dia 19 de outubro 2015. O representante Roberto Muniz

participou do debate sobre Escassez Hí-drica, ao lado de representantes do Mi-nistério das Cidades, AESBE, Assemae e ABES.

visitas nostand Abcon

Sindcon

600

FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO E ÉTICA EMPRESARIAL (IBDEE)

A ABCON participou do evento de fundação do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Em-presarial (IBDEE), realizado em 11 de agos-to, cujo presidente, Rodrigo Bertoccelli, é mebro do Comitê Jurídico da ABCON.O evento contou com as exposições do Dr. André Lemos Jorge (juiz do TRE-SP), Dr. Gil-

berto Bercovici (Professor Titular de Direito Econômico e Economia Política da USP), Dr. Rafael Valim (Professor de Direito Adminis-trativo da PUC-SP) e Rodrigo de Grandis (Procurador da República), além da parti-cipação dos associados e convidados do IBDEE.

3º FÓRUM NACIONAL DE DIREITO E INFRAESTRUTURA

A ABCON apoiou o 3º Fórum Nacional de Direito e Infraestrutura, organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurí-dicos da Infraestrutura – IBEJI. O evento serviu para refletir sobre as principais fontes de insegurança jurídica nos di-versos ramos da infraestrutura nacional e, ao mesmo tempo, as formas de re-mediá-las.

Fundação do Instituto de Direito e Ética Empresarial - IBDEE (a cima) e 3º Fórum

Nacional de Direito e Infraestrutura (abaixo)

SIRI- SISTEMA DE INTEGRAÇÃO E REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

O SIRI é o Sistema de Integração e Represen-tação Institucional do Sindcon e Abcon que está estruturado em Representações Inter-nas e Externas. Enquanto os Comitês Temá-ticos estão voltados para assuntos internos das entidades, as Representações Externas são as participações do SINDCON ou da AB-CON em inúmeros colegiados externos de interesse do setor.Formulado para atingir o objetivo de aperfeiçoar os sistemas de informação e representação a fim de sub-sidiar o discurso do segmento privado, criar produtos, fortalecer a imagem e estabele-cer um padrão de excelência e inovação, o SIRI encontra-se como um objetivo do eixo técnico do Planejamento Estratégico que suporta as ações do eixo institucional.

Os comitês internos que integraram o SIRI em 2015 foram:

COMITÊ DE ASSUNTOS JURÍDICOS E REGULATÓRIOS

Este Comitê reuniu-se mensalmente para discutir e monitorar os Projetos de Lei que impactam nossa atividade e foi assesso-rado pela Assessoria Parlamentar RN e a Assessoria Jurídica do escritório Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Scho-veri Advogados. O grupo também traba-lhou neste ano na revisão das Propostas

da Abcon para o Governo Federal. Além disso, incorporou a pauta de Regulação, agregando representantes interessados no tema e promovendo debate com es-pecialistas. O CT se propôs a trabalhar na construção da visão do segmento privado para um modelo de Regulação.

COMITÊ DE INDICADORES

O Comitê de Indicadores reuniu-se duas vezes este ano. A primeira tratou de revi-sar os indicadores do SPRIS para a coleta

2014, e a segunda para atender uma de-manda do Ministério das Cidades de revi-são dos indicadores do SNIS. O ministério

COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS

O comitê tem trabalhado na discussão de temas relevantes para a área de RH, mo-nitorando informações, padronizando mé-todos de cálculo de indicadores, tais como turnover, acidentes do trabalho, capacita-ção, entre outros, para que o segmento privado possa ter benchmarking entre os operadores. O controle e gestão dos in-dicadores deve evidenciar a eficiência de

gestão para o mercado. Atualmente, uma consultoria coleta as informações mensal-mente e ao final do período consolida os resultados . O ano de 2015 é o segundo ano de coleta de dados e o banco de dados deve integrar-se ao SPRIS num futuro pró-ximo. Aproximadamente 70% dos associa-dos, participam mensalmente fornecendo dados.

Participação em órgão colegiados externos:

está trabalhando na construção do SINISA, sistema que vai além dos módulos de água e esgoto do atual SNIS, incluindo os com-ponentes drenagem, regulação e adminis-tração/gerenciamento. Devido à extensão do material e os impactos das mudanças, o grupo se reuniu para discutir a proposta

do Ministério das Cidades. Os represen-tantes deste comitê nas duas oficinas re-alizadas pelo Ministério das Cidades foram Ana Lia de Castro, Giuliana Talamini e Edu-ardo Roma (SAAB). A ação está prevista para finalizar em 2018.

CONSELHO NACIONAL DAS CIDADES (CONCIDADES)

A Abcon integra o Conselho das Cidades desde sua criação no ano de 2003, com o objetivo de promover a participação priva-da nos serviços de água e esgoto, além de defender o segmento contra as entidades da sociedade civil e representantes do Go-verno Federal que defendem a estatização do setor.O Conselho reúne-se a cada três meses. A Abcon integra dentro deste Conselho:o Comitê Técnico de Saneamento, o Grupo de Trabalho Interinstitucional PLANSAB, o Grupo de Trabalho de Regulação, o Grupo

de Trabalho de Indicadores ,o Grupo de Tra-balho ONU Habitat III, e o Grupo de Traba-lho Orçamento do Ministério das Cidades.Destaque de 2015 foi a participação da ABCON no GT Regulação, responsável pela elaboração de Portaria que instituirá nor-mas de referência para a elaboração de estudos de Viabilidade Técnica e Econômi-co-Financeira de Contratos (EVTE) previstos no art. 11, inciso II, da Lei nº 11.445. Essas representações, desde 2003 são feitas por Ana Lia de Castro, diretora Executiva do ABCON SINDCON.

CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS (CNRH)

Em maio deste ano, a Abcon foi eleita como representante dos prestadores de serviços públicos de abastecimen-to de água e esgotamento sanitário no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Giuliana Talamini é a represen-tante da ABCON para este conselho que pretende tratar principalmente as questões de escassez hídrica. As pes-quisas sobre novas tecnologias que têm sido desenvolvidas pelo segmento pri-vado , assim como pela experiência que possui no combate a perdas, proteção de mananciais e reuso da água, serão indispensáveis para a abordagem da questão.

Dia de posse no Conselho Nacional de Recursos

Hídricos (CNRH)

NOVOS ASSOCIADOS

Tendo em vista o objetivo do planeja-mento, de conquistar novos associados, a empresa Degremont Tratamento de Água Ltda. passou a fazer parte do qua-dro de associados a partir de dezembro de 2015 e mais empresas já se mostra-tam interessadas.

GRUPO DE TRABALHO DA REVISÃO DA LEGISLAÇÃO DE POTABILIDADE - VIGIÁGUA

O Ministério da Saúde promoveu neste ano duas reuniões do grupo de trabalho para revisão da Portaria 2.914/2011. Os representantes, Eugenio Lammel (CAB Ambiental) e Giuliana Talamini

do SINDCON representam a ABCON e SINDCON com o intuito de contribuir para a revisão, prezando pela viabilidade técnica das exigências elencadas na Portaria. A ação deverá ser concluída em 2017.

Eixo Comunicaçãoe TécnicoConstruir a imagem unificada, potencializada, positiva e diferenciada do segmentoEstabelecer um padrão de excelência e inovação para o segmento

Os projetos e seus “produtos” estão agrupados conforme o seu público alvo, para os quais são destinados, sendo eles público externo e público interno, ou seja, seus associados. Os itens abaixo são especificamente formulados com os objetivos de pro-mover os diferenciais e enfrentar os mitos sobre o segmento privado, além de manter e aperfeiçoar as publicações dirigidas e potencializar e Fortalecer a imagem das entidades perante associa-dos e setor.

PUBLICAÇÕES PARA O PÚBLICO EXTERNO

ABCON NEWS

Entre os meses de janeiro e novembro, foram publicados 7 informativos ABCON News, voltados a divulgação da entidade para público amplo. O mailing é composto por outras associações do setor, entidades governamentais, universidades, consultorias e também para os associados da ABCON e SINDCON.

publicações no ano

7

IMPRENSA E SITE ABCON/SINDCON

O site da ABCON e SINDCON tem o objeti-vo de se comunicar com o público no geral, jornalistas, mercado, governo, sociedade civil e, também para o publico interno, co-laboradores de nossas associadas. Há uma rotina de atualização do site, por meio das notícias dos associados e também dos ar-tigos escritos pelos nossos presidentes e diretores.Além dos releases enviados a importantes veículos de imprensa que resultaram em grande número de clippings, este ano a Abcon e Sindcon foram procurados para

ceder entrevista sobre diversos assuntos. As duas entidades juntas concederam ao todo 21 entrevistas para jornais, revistas e agencias de grande circulação e acesso, como Folha de São Paulo, Agencia Estado, Valor Econômico, Carta Capital, Época Ne-gócios, Revista Exame, Revista Saneamen-to Ambiental. Foram publicados também dois artigos: um na Revista Hydro assinado por Roberto Muniz e outro para a revista Habitat do Cidadão 2015, assinado por Giuliano Dragone.

Matérias publicadas no Valor, Revista Exame e Tribuna

Piracicabana

entrevistasconcedidas21

PANORAMA DA PARTICIPAÇÃO PRIVADA NO SANEAMENTO

Pelo segundo ano consecutivo a ABCON, com apoio do Sindcon, lançou a segunda edição do PANORAMA, publicação que reúne os números do segmento privado em saneamento. Tanto em 2014 como em 2015, houve um evento de lançamen-to, sendo este último engrandecido com a presença do Ministro das Cidades Gil-berto Kassab. Ambas as edições encon-tram-se disponíveis no site para consulta.

Lançamento da segunda edição do Panorama da Participação

Privada no Saneamento

presentes nolançamento

45

PUBLICAÇÕES E INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO INTERNO

SINDCON NEWS

Publicação mensal voltada para o público externo, o SINDCON News privilegia a di-vulgação das iniciativas das concessionárias associadas. Foram 12 edições em 2015.

SINDCON DESTACA

Publicação que privilegia um colaborador de empresa associada, para mostrar uma experiência ou ação especifica sobre um tema relevante para os associados. Foram 5 edições em 2015.

REVISTA CANAL

A Revista do SINDCON, dirigida ao público internos (associados) tem como princi-pal objetivo posicionar o Sindicato como braço técnico da ABCON e mostrar suas ações e das concessionárias associadas transmitindo a força, moderno modelo de gestão e maturidade para contribuir com o avanço da universalização do saneamento nacional - uma plataforma com notícias di-rigidas aos profissionais das empresas pri-vadas associadas de forma proativa.A Revista é quadrimestral, com versão im-pressa e eletrônica com distribuição gra-tuita para as empresas associadas. Ao todo foram 3 edições em 2015, totalizando 30 mil exemplares e somando-se a 2014 são 4 edições e 40 mil exemplares.

publicações no ano

12

publicações no ano

5

publicações no ano

4

MÍDIAS SOCIAIS

Com o objetivo de se aproximar ainda mais de seus públicos, engajar associados, de-senvolver relacionamentos com os diferen-tes stakeholders, o SINDCON entrou nas mídias sociais no mês de Março de 2015, com bons resultados tornando-se uma re-ferência on-line quando o assunto é atuali-zação sobre o segmento privado do sanea-mento básico. A estratégia de conteúdo é baseada na tría-de – real, aspiracional e correlata – em que se podem encontrar conteúdos informa-tivos sobre o setor, investimentos e atua-ção das concessionárias, dicas sustentáveis simples e aplicáveis ao dia a dia, além de conteúdos lúdicos e interativos, que visam a projeção da marca nos canais. Entre toda essa estratégia, um pilar se destaca: a valo-rização e a alimentação do sentimento de pertencimento do associado, objetivo nor-

teador do trabalho atual. Presente nos principais canais sociais – Fa-cebook, Twitter, LinkedIn e Youtube – a marca se destaca com picos de alcance de publicação orgânica – onde não há investi-mentos em mídia – de mais de 3.200 pesso-as, considerando uma base de fãs de apro-ximadamente 400 pessoas, pertencentes a ambos os sexos e moradoras de grandes centros comerciais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Cuiabá, Recife, entre ou-tras. Desde março a marca acumula mais de 400 publicações entre as quatro plata-formas.

CLIPPING

O clipping de notícias é um serviço ofertado pela ABCON aos associados diariamente. Uma recente pesquisa reafirmou a impor-tância, e interesse dos associados. O proje-to despertou a necessidade para repensar

a revisão do mailing da entidade que está sendo estudada em 2015 para propor no-vas soluções. São 90 pessoas atendidas pelo clipping.

MAILING

A base de associados internos e de públi-co externo atualmente totalizam 3.000 endereços. Em 2015, a equipe se dedicou a compreender melhor a segmentação do mesmo e a trabalhar para expandir a base

cadastral. Para isto, iniciou-se uma visita aos grupos associados para obtenção destes novos endereços de modo que os produ-tos das entidades se tornem cada vez mais acessíveis e de larga difusão.

curtidas noFacebook

371

EVENTOS PARA OS ASSOCIADOSO Premio Sustentabilidade e os Cursos de Capacitação são ações que corres-pondem a implementação dos objeti-vos do eixo técnico de capacitar para qualidade em alta performance Tam-bém responde ao objetivo do eixo de institucional de ampliar a participação dos Associados nas nossas entidades e do eixo de comunicação de potenciali-zar e fortalecer a imagem das entidades perante os associados e o setor.

1º PREMIO SUSTENTABILIDADE

O projeto Prêmio Sustentabilidade teve a sua primeira edição e cerimônia de premia-ção em agosto de 2015. Lançado durante a 5ºedição do ENA em 2014, o projeto con-tou com um vídeo especial para o seu lan-çamento e um hotsite para abarcar as ins-crições e avaliações.

Dividido em três categorias, institucional, gestão e técnica, para abranger os diferentes

tipos de projeto, os vencedores receberam premiação no valor de R$ 15 mil. Concor-reram 44 projetos e a Comissão Julgadora foi formada por 18 profissionais de diversas áreas e entidades, como a ANA (Agência Nacional de Águas), Instituto Ethos, Unicef, Finep, UFMG, UFSC, Faculdade de Saúde Pública da USP, Eletrobrás, Abes, BNDES e Caixa Econômica Federal.

Cerimônia de premiação doPrêmio Sustentabilidade

CAPACITAÇÃO

Os cursos de capacitação ofertados pelo Sindcon tem o objetivo de trazer conhe-cimento técnico e proporcionar a troca de experiências entre os associados. No ano de 2015 foram realizados 3 (três) cursos. O primeiro curso Sociedade em Rede – Conceito e Impacto nas infor-

mações, foi ministrado por Augusto de Franco realizado em abril. O segundo, com o tema Reúso de Água – Aplicações no Setor de Saneamento, contou com a participação do professor Ivanildo Hes-panhol, e com visita técnica a estação de tratamento de reuso da SANASA em

junho. E o Encontro de Controladoria e Finanças, realizado em novembro, con-tou com palestrantes do BNDES, FINEP, INSPER e do escritório Negrão, Ferrari e Bumlai Choudrai Advogados Neste últi-

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO – NÚMEROS DO SETOR

As atividades abaixo são realizados para subsidiar os objetivos estratégicos do eixo técnico de aperfeiçoar os sistemas de in-formação e representação a fim de subsi-diar o discurso do segmento privado, criar produtos, fortalecer a imagem e estabele-cer um padrão de excelência e inovação; e de estimular a produção tecno- científica em alta performance e inovação. Por fim, ambas as ações também suportam o obje-tivo do eixo de comunicação de enfrentar mitos sobre o segmento privado.

SPRIS (TEMPO, QUALIDADE DA COLETA E DAS INFORMAÇÕES)

O SPRIS realizou a sua coleta anual em ju-lho de 2015, a terceira desde a sua criação. De todas as coletas já realizadas a de 2015 foi a mais rápida e, cujas informações fo-ram mais assertivas.

Este terceiro ciclo de coleta demonstrou a consolidação do sistema entre os associa-dos e também, para todo o segmento pri-vado, pois passa a ser reconhecido como fonte de informações.

PESQUISAS E ESTUDOS

Para suportar as ações do planejamento estratégico e subsidiar o discurso do seg-mento privado, o SINDCON e a ABCON tem contratado e também apoiado diversos es-tudos realizados por outras instituições.

O estudo sobre o “Impacto dos Serviços de Saneamento na Qualidade de Vida” dos 116 Municípios onde as concessionárias privadas atuam, particularmente no que se refere às Doenças Relacionadas ao Sanea-

mo, foi realizado um piloto para trans-missão online, com o intuito de ampliar o acesso do conteúdo do Sindcon aos associados. A participação nos cursos de 2015 somou 59 associados.

mento Ambiental Inadequado”, será con-cluído em dezembro de 2015 e a partir de então será integrado ao SPRIS. Em 2016 os dados serão divulgados conforme o plane-jamento de comunicação das entidades.No caso de apoio a estudos de outras en-tidades, o Sindcon facilita o acesso da enti-dade aos gestores das operações, de modo que as informações sejam enviadas pron-tamente. Em 2015 a ABCON e o SINDCON participaram com este apoio logístico em três estudos: “Ociosidade das Redes de Es-gotamento Sanitário no Brasil” produzido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Reinfra Consultoria. − O Estudo contou com a participação das concessionárias privadas de saneamento básico para determinar a quantidade de ligações de esgoto ociosas no país publicado em outubro. O segundo estudo também elaborado pe-las mesmas entidades, recebeu o apoio da Abcon e Sindcon para a realização do Estu-

do “A situação da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sa-nitário em assentamentos irregulares” com publicação prevista para janeiro de 2016. O terceiro estudo é de realização da Agencia Nacional de Águas (ANA) para contribuir com a coleta de informações para a realiza-ção do Atlas da Despoluição – um mapa do esgotamento sanitário. O apoio se limita a colocar os gestores das associadas em con-tato com a ANA. O quarto Estudo patrocinado pela Abcon e Sindcon está sendo desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil juntamente com a Fundação Getúlio Vargas / Rio de Janeiro e analisa o Impacto dos Investimentos e dos Financiamentos pelos bancos públicos nas empresas de saneamento públicas e priva-das desde 1995. O objetivo é constatar se os recursos públicos aplicados resultaram em aumento da cobertura dos serviços de água e esgoto.

Gestão: Administrativo e FinanceiroNo ano de 2015, o sistema de gestão administrativa passou por um processo de atualização, reformulando o sistema de cadastro de associados e unificando base de dados para aperfeiçoamento do mailing.Em função do volume de atividades para o ano de 2015 e visualizando o plano de ação para 2016 foi contrata-

da uma estagiaria de comunicação para dar suporte as atividades e organização.Com relação a gestão orçamentária, apesar das contribuições sindicais e associativas terem sido inicialmente maiores que o previsto para o ano, as despesas também foram maiores que o previsto. Entretanto, fecharemos o ano de 2015 com saldo de caixa positivo.

ORÇAMENTO PRELIMINAR ABCON E SINDCON 2015/2016

1 2 3 4 5 6

REALIZADO 2015

R$ MIL

ORÇAMENTO 2016

R$ MIL

REALIZADO 2015

R$ MIL

ORÇAMENTO 2016

R$ MIL

REALIZADO 2015

R$ MIL

ORÇAMENTO 2016

R$ MIL

Anual Anual Anual AnualAnual(1 + 3)

Anual(2 + 4)

I. Saldo Anterior (2015/2016) 362,74 260,96 254,85 83,28 617,60 344,24II. RECEITAS ORDINÁRIAS 1. Contribuições Sindicais ,00 ,00 1.012,58 1.113,84 1.012,58 1.113,84 2. Contribuições Associativas 1.304,25 1.500,00 395,12 434,63 1.699,37 1.934,63 3. Recuperação de receitas (2014/2015) 13,14 59,07 4,33 4,76 17,47 63,83 4. Projetos Compartilhados (RH) ,00 ,00 4,86 150,00 4,86 150,00 5. Reembolsos diversos ,00 ,00 15,09 16,60 15,09 16,60 6. Contrato de Mútuo - Abcon x Sindcon ,00 52,00 52,00 ,00 52,00 52,00 7. Receitas Financeiras 22,91 22,91 65,34 71,88 88,25 94,78

TOTAL ENTRADAS ORDINÁRIAS 1.340,30 1.633,98 1.549,32 1.791,70 2.889,62 3.425,68SALDO ANTERIOR + ENTRADAS 1.703,04 1.894,94 1.804,17 1.874,98 3.507,22 3.769,92

VALOR MENSAL 141,92 157,91 150,35 156,25 292,27 314,16

III - DESPESAS ORDINÁRIAS 1. Despesas Administrativas 573,27 630,60 323,31 355,65 896,59 986,25 2. Despesas Operacionais 222,79 200,53 78,63 86,49 301,42 287,02 3. Despesas com Assessorias 394,52 438,49 462,69 510,87 857,22 949,35 4. Despesas com Projetos 180,06 308,32 856,26 743,12 1.036,33 1.051,44

TOTAL DESPESAS ORDINÁRIAS 1.370,66 1.577,93 1.720,90 1.696,12 3.091,55 3.274,06VALOR MENSAL 114,22 131,49 143,41 141,34 257,63 272,84

IV - DESPESAS EXTRAORDINÁRIAS 1. Revisão do Planejamento Estratégico 13,88 ,00 ,00 ,00 13,88 ,00 1.1. Honorários 13,69 ,00 ,00 ,00 13,69 ,00 1.2. Despesas Workshop ,19 ,00 ,00 ,00 ,19 ,00 2. Revisão do Estatuto - Acquafons 5,54 ,00 ,00 ,00 5,54 ,00 3. Contrato de Mútuo - Abcon x Sindcon 52,00 ,00 ,00 52,00 52,00 52,00

TOTAL DESPESAS EXTRAORDINÁRIAS 71,42 ,00 ,00 52,00 71,42 52,00TOTAL DESPESAS (ORDINÁRIAS +

EXTRAORDINÁRIAS) 1.442,08 1.577,93 1.720,90 1.748,12 3.162,98 3.326,06V - SALDO ACUMULADO 260,96 317,01 83,28 126,85 344,24 443,86

ABCON SINDCON ABCON + SINDCON

24/11/2015 13:20

ORÇAMENTO PRELIMINAR ABCON E SINDCON 2015/2016

* Devido a data de fechamento deste relatório, os dados de novembro e dezembro são estimados

STAFFDiretora executivaAna Lia de CastroAssessora técnicaGiuliana Talamini e Patrícia MisturaGestão FinanceiraEliana BurattoGestão administrativaElaine Cristina ChagasComunicaçãoAna Rizzo - Comunicação IntegradaAssessoria de ImprensaEm Foco Assessoria de ComunicaçãoEstagiária em comunicaçãoMariana ZitoAssessoria JurídicaLacaz Martins

Presidente do Conselho DiretorPaulo Roberto de OliveiraVice-Presidente do Conselho DiretorSantiago CrespoPresidente ExecutivoRoberto Muniz CONSELHO DIRETORAegea Saneamento e ParticipaçõesSantiago CrespoYaroslav Memrava NetoCAB Companhia de Águas do BrasilOtávio Ferreira da SilveiraEduardo Carlos TorzeckiEnops Engenharia LtdaCarlos José Botelho BerenhauserAlexandre Ferreira LopesGS Inima Brasil LtdaPaulo Roberto OliveiraEduardo CastagnariOAS Soluções Ambientais LtdaFausto VassereLuiz Felipe Pinto Lima GrazianoPerenge Engenharia e Concessões LtdaPaulo Eduardo Raposo

Diretor PresidenteGiuliano DragoneDiretor de Relações InstitucionaisCarlos Henrique da Cruz LimaDiretor de Gestão e FinançasAlexandre Ferreira LopesDiretor de Tecnologia e QualidadeCarlos Roberto FerreiraDiretor de Relações TrabalhistasLeonardo Silva Macedo

CONSELHO DIRETORPresidente do Conselho DiretorPaulo Eduardo Raposo (Águas de Guarantã S/A)Águas Guariroba S/A Julio de Oliveira MoreiraÁguas do Imperador S/AMárcio Salles Gomes Prolagos S/ACarlos Henrique Paganetto Roma Junior Cab SpatLeonardo Silva Araújo Ambient-Serv. Ambientais de Ribeirão PretoHeraldo José de Lima Latam Water Participações LtdaElisa Ribeiro TuksaCompanhia Águas do Brasil – Cab AmbientalMaria Elena Simonin Ibertis

CONSELHO FISCALÁguas de Guará S/A Elizete Fazza Sagua – Soluções Ambientais de Guarulhos S.A.Eduardo Berrettini Nascentes do XinguFelipe Bueno Marcondes Ferraz

ABCON

Paula Regina Fujisawa RaposoSaneamento Ambiental Águas do Brasil S/AClaudio Bechara AbducheRonaldo Oller TossiSolvi Part. Proj. Saneamento LtdaMarcelo Batista GomesOsvaldo Rodrigues de Souza

SINDCON

COMITÊ INDICADORES

Oswaldo Cruz (AEGEA)Ana Paula Achcar (AEGEA)André Ferreira (CAB AMBIENTAL)Fabrício Carvalho (CAB AMBIENTAL)Eduardo Torzecki (CAB AMBIENTAL)

COMITÊ FINANCEIRO

Lenon Delgado (Águas de São Francisco) José Braga (Águas do Mirante) Joao Fernando Ocampos (Águas Guarioba) Laryssa Lya Martins (Nascentes do Xingu) Murilo Seixas (Nascentes do Xingu) Luis Felipe Messias (Nascentes do Xingu/CMS) Andrea Klem(Prolagos)Percival Gratti (Prolagos) Danilo Filardi Ribeiro (CAB AMBIENTAL) Maria Elena Ibertis (CAB AMBIENTAL) Carlos Roberto Ferreira (GS INIMA)Heraldo José de Lima (GS INIMA)Luciana da Costa Melo (GS INIMA)João Guilherme (Sesamm) Felix Antonio de Moura (Ambient) Elizete Fazza (LATAM WATER)Eduardo Berrettini (OAS)Claudio Mendes (Samar) Felipe Rios Ribeiro (Samar) Eduardo Roma (SAAB)Munique Tardin (SAAB)Rodrigo Ripper (SAAB)Melissa Santos de Souza Vieira ( Foz Águas 5) Ivan Moura (Águas das Agulhas Negras) Ivan Mininel (Águas de Araçoiaba) Carlos Gontijo (Águas de Juturnaíba) Nelson Gomes (Águas de Niterói)Diogo Camara (Águas de Nova Friburgo) Marcio Salles Gomes (Águas do Imperador) Liviane Queiroz De Lima (Manaus Ambiental) Luciana Segato Águas de Mandaguahy) Leonardo Silva Macedo (SOLVI)Rodolpho Toninello (São Gabriel Saneamento) José Augusto (CSJ)Marcilene Fogaça (CSJ) Thiago Venturi CSJ)

Fernando Schlieper (GS Inima)Adriana Lucas Alcaraz Lopez (GS Inima)Fausto Vassere (OAS)Eduardo Berrettini (OAS)Marcelo Motta (SAAB)Izabel Martelleto (SAAB)Leonardo Righetto (SAAB)

COMITÊ JURÍDICOBruno Martins Baldi (AEGEA)Bruno Miguel de Castro (AEGEA)Eugenio Antonio Ribas Filho (Ambiental)Guilherme Luna (CAB Ambiental)Márcia Pacianotto Ribeiro (CAB Ambiental)Robson Tadeu Pereira (CAB Cuiabá)Cesar Menezes (Conasa)Marcos Costa Santos (Emissão)Marcos Fey Probst (Emissão)Paulo Roberto de Oliveira (GS Inima)Rodrigo Bertoccelli (GS Inima)Thamires Cupola Ganino(GS Inima)Camila Rodrigues da Silva (Lacaz Martins)Eduardo Gurevich (Lacaz Martins)Maria Beatriz Penetta (Lacaz Martins)Mariana Campos de Souza (Lacaz Martins)Jaqueline Ernandes (Uniáguas)Elisa Ribeiro Tuksa (Uniáguas)José Clibas Macedo (Manaus Ambiental)Luiz Felipe Pinto Lima Graziano (OAS)Julia Grieco Paes Leme (OAS)Paulo Eduardo Raposo (Perenge)Fernanda Cristina F. Raposo (Perenge)Reginalva Mureb (Prolagos)Fábio Fernandes (RN Consultores)Lisa Marini (RN Consultores)Glaucus Pimenta de Sousa (SAAB)Ronaldo Tossi (SAAB)Rodrigo Daflon (SAAB)Felipe Gushiken (Ságua)Claudio Mendes (Samar)Carlos Roberto Ferreira (Sesamm)Leonardo Silva Macedo (Solvi)Osvaldo Rodrigues de Souza (Solvi)

AFILIADOS E ASSOCIADOS ABCON E SINDCON 2015Aegea Saneamento e Participações S/A Águas das Terras do Sol Alt Abast Agua LtdaÁguas de Agulhas Negras S/AÁguas de Andradina S/AÁguas de Araçoiaba S/AÁguas de Barra dos GarçasÁguas de Cajamar S/AÁguas de Campo Verde LtdaÁguas de Carlinda LtdaÁguas de Castilho S/AÁguas de Cláudia LtdaÁguas de Confresa S/AÁguas de Diamantino S/AÁguas de Guará LtdaÁguas de Guarantã LtdaÁguas de Jauru Abastecimento e Distribuição LtdaÁguas de Juturnaíba S/AÁguas de Mandaguahy S/AÁguas de Marcelândia LtdaÁguas de Marília Ltda.Águas de Matão S/AÁguas de Matupá LtdaÁguas de Mineiros Tietê Conc. Serv. Saneamento LtdaÁguas de Niterói S/AÁguas de NortelândiaÁguas de Nova Friburgo LtdaÁguas de Novo Progresso LtdaÁguas de Paraty S/AÁguas de Peixoto de Azevedo S/AÁguas de Poconé LtdaÁguas de Porto Esperidião San. E DistribuiçãoÁguas de Primavera LtdaÁguas de Santa Carmen LtdaÁguas de São Francisco Conc. De San. Ltda MEÁguas de São José LtdaÁguas de SinopÁguas de Sorriso LtdaÁguas de União do Sul LtdaÁguas de Vera Águas de Votorantim S/AÁguas do Imperador S/AÁguas do Mirante Ltda

COMITÊ DE RHLiriane Celante (AEGEA)Andrea Terra Debortoli (AEGEA)Juliane Conceição (AEGEA)Darcio Henrique Benichio (Águas do Mirante)Antonio Gerrero (Águas Guariroba)Vivian Scaquete Cáceres (Águas Guariroba)Eder Camilo da Silva (Ambient)Luciana Melo (Ambient/ GS Inima)Fabricio Rosa Vitoriano (Cab Ambiental)Pedro de Paula Freitas Junior (Cab Ambiental)Marcilene Fogaça (CJS)Cezar Menezes (CONASA)Renato Ribeiro (CONASA)Mario Vieira Marcondes (CONASA)Eduardo Cerquetani (ENOPS)Adailsa (FOZ ÁGUAS 5)Elizabeth Maia (Grupo Águas do Brasil)Alessandra Ferrari (Grupo Águas do Brasil)Rebeca Laurindo (Grupo Águas do Brasil)Sergio Braga (Grupo Águas do Brasil)Marlei Octacílio da Silva (GS Inima)Elisa Ribeiro Tuksa (Latam Water)Jimmy Ramos (Manaus Ambiental)Osvaldo de Souza (Manaus Ambiental)Márcia Ragassi (Manaus Ambiental)Luiz Felipe Pinto Lima Graziano (OAS)Juliana Bellak (OAS) Maria Eugênia Neves (OAS)Paula Raposo Valente (Perenge)Andreza Mayworm (Prolagos)André Veloso (Sanesalto)Lia Dias (Sanesalto)José Miguel Maia (SGA)

Águas do Paraíba S/AÁguas Guariroba S/AAmbient Servs.Amb.de Rib.Preto S/AAmbiental Limpeza Urbana e Saneamento LtdaAqua Pérola Ltda. Aquapolo AmbientalAraucária Saneamento S/ACAB Águas de Paranaguá S/ACab Águas do Agreste S/ACab Alta Floresta LtdaCab Ambiental - Companhia Águas do BrasilCab Atibaia S/ACab Canarana LtdaCab Colider LtdaCab Comodoro LtdaCab Cuiabá S/ACab Gerenciadora LtdaCab Guaratinguetá S/ACab Piquete S/ACab Pontes e Lacerda LtdaCab Projetos e Investimentos em Saneamento BásicoCab Sistema Produtor Alto Tiete S/ACDN Serviços de Água e Esgoto S/AConasa - Companhia Nacional de SaneamentoCMS - Companhia Matonense de SaneamentoConsórcio Cembra GerconsultCSJ - Companhia de Saneamento de JundiaíDegremont Tratamento de Águas LtdaDistribuidora de Águas Triunfo S/AEmissão Engenharia e Construções LtdaEnops Engenharia LtdaESAP - Empresa de Saneamento de PalestinaF.AB Zona Oeste S/AGestão e Manutenção de Saneamento Básico LtdaGestão Est. Técn. Sist. San. Básico LtdaGSS - Gestão de Sistemas de Saneamento LtdaGS INIMA Brasil LtdaItapoá Saneamento LtdaLatam Water Participações LtdaLatampart ConcessõesManaus Ambiental S/ANova Ecoaqua Soluções S/AOAS Soluções Ambientais LtdaOdebrecht Ambiental S/AOdebrecht Ambiental Blumenau S/A

Odebrecht Ambiental Capivari S/AOdebrecht Ambiental Cachoeiro S/AOdebrecht Ambiental Exxi S/AOdebrecht Ambiental Goiás S/AOdebrecht Ambiental Reg. Metr. Do Recife Goiana S/AOdebrecht Ambiental Jaguaribe S/AOdebrecht Ambiental Jeceaba S/AOdebrecht Ambiental Limeira S/AOdebrecht Ambiental Macaé S/AOdebrecht Ambiental Manso S/AOdebrecht Ambiental Maranhão S/AOdebrecht Ambiental Mauá S/AOdebrecht Ambiental Oceanpact S/AOdebrecht Ambiental Pará Saneamento S/AOdebrecht Ambiental Porto Ferreira S/AOdebrecht Ambiental Rio Claro S/AOdebrecht Ambiental Rio das Ostras S/AOdebrecht Ambiental Santa Gertrudes S/AOdebrecht Ambiental Sumaré S/AOdebrecht Ambiental Uruguaiana S/AOdebrecht Utilities S/APerenge Engenharia e Concessões LtdaPrólagos S/AReuso Rio S/ASAAB - Saneamento Ambiental Águas do Brasil LtdaSagua Soluções Ambientais de GuarulhosSamar Soluções Ambientais de Araçatuba S/ASanama Saneamento Alta Maceió S/ASaneamento Básico de Jangada Saneamento Básico de Pedra PretaSaneamento de Mirassol - Sanessol S/ASaneaqua Mairinque S/ASanear Saneamento de Araçatuba S/ASaneatins - Companhia de Saneamento do TocantinsSANEJ Saneamento de Jaú Ltda.Sanesalto Saneamento S/ASanevap - Saneamento do Vale do Paraíba S/ASão Gabriel Saneamento S/ASESAMM Serviços de Saneamento de Mogi Mirim S/ASerrana Águas LtdaSGA - Sistema de Gestão Ambiental LtdaSistema Produtor São Lourenço S/ASolvi Participações em Projetos de Saneamento LtdaTera Ambiental LtdaUVR Grajaú S/A