relatório de atividades 2013 - 2014

95
2013/2014 Elos

Upload: instituto-elos-brasil

Post on 22-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Este é o relatório de atividades do biênio 2013/2014 do Instituto Elos, criado para registrar acontecimentos e aprendizados do período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014 e compartilhar com as pessoas que fizeram parte desta trajetória

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de atividades 2013 - 2014

2013/2014Elos

Page 2: Relatório de atividades 2013 - 2014

Este é o relatório de atividades do biênio 2013/2014 do Instituto Elos, criado para registrar acontecimentos e aprendizados do período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014 e compartilhar com as pessoas que fizeram parte desta trajetória

Page 3: Relatório de atividades 2013 - 2014

Indice

1. Introdução2. Uma mensagem, uma inspiração3. Propósito4. Nossa Jornada5. Afinal de contas, o que é o Elos? a. O que somos b. O que fazemos c. Como fazemos d. Com quem – nossa rede e. Governança, compromisso e engajamento6. Como atuamos no mundo a. Prática de mudança b. Desenho de uma filosofia7. Desempenho a. Cenário Geral b. Em detalhes, as ações realizadas em 2013 e 2014 c. Mobilização de recursos com foco na abundância d. Check list 2013 e 2014 e. Estratégia e análise8. Sonhos para o futuro9. Agradecimentos10. Sobre o relatório11. Sobre o Elos

Page 4: Relatório de atividades 2013 - 2014

Uma mensagem, uma inspiraçãoConstruindo, juntos, o mundo que todos sonhamos!

A trajetória do Instituto Elos vem sendo construída há 15 anos baseada no trabalho com comunidades e jovens no Brasil e em outros países. Em todas as etapas deste percurso, sempre convidamos pessoas a saírem da posição de alguém que espera que algo aconteça por forças externas, para tornar-se alguém capaz de descobrir seu próprio poder de realização e o prazer de ser empreendedor de sua história. Neste caminho, descobrimos que existe uma energia enorme de realização quando o convite é para a mobilização em torno de um sonho comum.

Em meio às inúmeras conquistas imateriais, também construímos uma escola, duas creches, dois centros culturais, diversas praças, parquinhos, murais e pontes e conquistamos o segundo lugar do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais na categoria Gestão Pública. Aprendemos que nosso negócio é fazer junto, e assim, chegar muito mais longe do que imaginávamos.

Percebemos também que para realizar sonhos maiores e garantir a continuidade de tantas iniciativas era preciso envolver os diferentes setores da sociedade. Para nós, é cada vez mais evidente que a maior riqueza do planeta é a diversidade, e contamos com ela na hora de construir estratégias para transformar o mundo.

Em nossa visão de melhor mundo, empresas e comunidades, adultos e crianças, governos e sociedade civil trabalham, convivem, e oferecem o seu melhor para a transformação das relações, dos espaços comuns, das políticas públicas.

Este relatório apresenta mais um capítulo de uma história que estamos construindo juntos com todos nossos parceiros. Convidamos você a celebrar junto. Boa leitura!

Rodrigo Rubido Alonso

Diretor executivo - Instituto Elos Brasil

Page 5: Relatório de atividades 2013 - 2014

*Quer ouvir o Rodrigo falando sobre como foi o nosso ano em 2013? Assista o vídeo: http://institutoelos.org/relatoriodeatividades2013/

*Já para saber como foi 2014, a dica é dar uma lida no resumo retrospectiva produzido por Ricardo Oliveros na Boas Novas de janeiro, disponível no link http://goo.gl/pt7Ufg

Page 6: Relatório de atividades 2013 - 2014

3

Page 7: Relatório de atividades 2013 - 2014

Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos.

Este é o propósito do Instituto Elos. Construído em um processo coletivo em 2008, traduz a contribuição mais preciosa que queremos e podemos dar à construção do melhor dos mundos.

Este propósito está no centro de cada tomada de decisão e cumpri-lo de forma cada vez mais ES-PE-TA-CU-LAR é nosso constante desafio: um caminho que começou a ser trilhado um pouco antes do nascimento do Elos como organização.

Page 8: Relatório de atividades 2013 - 2014

Nossa Jornada

MOVIMENTO ESTUDANTIL DE ARQUITETURA E A PERGUNTA: QUAL É O PAPEL SOCIAL DO ARQUITETOPonto de partida para um conjunto de experimentações que envolviam em sua essência o aprender fazendo e junto. Esta experimentação está diretamente ligada ao nascimento do Instituto Elos

ARQUITETURA DO LADO DE FORA, QUANDO A INQUIETAÇÃO GERA AÇÃO TRANSFORMADORAOrganizado em Santos o Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura coloca estudantes em contato direto com pessoas reais em situações reais.

MUSEU DE PESCA DE SANTOS: A HISTÓRIA DE UMA CIDADE TRANSFORMADA POR MUITAS MÃOSMais de 100 estudantes se envolvem no processo de projetar e viabilizar, de forma coletiva, a recuperação de um dos maiores patrimônios culturais da cidade de Santos.

REPLICAR UMA EXPERIÊNCIA, É ASSIM QUE NASCE UMA METODOLOGIAA experiência do Museu de Pesca de Santos dá origem à Escola de Guerreiros Sem Armas: um curso de 32 dias para jovens da América Latina que querem transformar a sociedade pela identificação de potenciais e pela escuta e mobilização da comunidade para a realização de um sonho comum.

19991996

1995ANOS 90

Page 9: Relatório de atividades 2013 - 2014

CRIAÇÃO DO INSTITUTO ELOS que nasce para dar continuidade às ações das 6 comunidades an-fitriãs das ações realizadas até en-tão pela Escola de Guerreiros Sem Armas.

A CRIAÇÃO DO JOGO OASIS*

atende à necessidade de impulsionar a mobilização de comunidades através de uma transformação real viabilizada com recursos e talentos locais e com um resultado desafiador concreto materializado em um curto espaço de tempo

CONEXÃO MUNDIAL, O ELOS ENTRA NA REDEao se tornar Learning Center da Rede Berkana Exchange e um dos seus fundadores se torna fellow da Ashoka, a partir dai as redes se tornam parte da forma de aprender e realizar da organização.

CRISE = OPORTUNIDADE PARA CRESCERComo garantir a sustentabilidade financeira da organização e resguardar nosso propósito? O Elos se reinventa com o desafio de criar formas de transformar o mundo e viver deste ofício

20062005

20032000

*O JOGO OASIS é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos.

Page 10: Relatório de atividades 2013 - 2014

2007 GUERREIROS SEM ARMAS VERSÃO 2.0A reorganização do Elos impacta também o seu principal o programa, o Guerreiros Sem Armas assume o seu caráter internacional e recebe 59 jovens de 17 países.

2008 DISSEMINAÇÃO E REPLICAÇÃOsão as palavras chave deste ano que marca a estratégia de criar condições para que a essência da forma de fazer do Elos seja aplicada por diferentes atores. As ações são marcadas pelas parcerias estabelecidas com Universidades, Governos e ONGs internacionais.

JOGO OASIS É CERTIFICADO COM UTILIDADE PÚBLICA, DEPOIS DE APOIAR AÇÃO DE 300 JOVENS EM ÁREA DE CATÁSTROFE.O reconhecimento da Fundação Banco do Brasil reforça o valor e a importância da ferramenta na ação do movimento Oasis Santa Catarina que realizou ações em 12 comunidades nas cidades atingidas pelas cheias de 2008.

METODOLOGIA APLICADA COMO FERRAMENTA DE POLÍTICA PÚBLICA EM ESCALA NACIONAL E INTERNACIONALEnquanto o Elos no Canteiro Mais Cultura realiza 20 ações em em15 municípios do Brasil. A parceria com a Agência Brasileira de Cooperação utiliza a Metodologia Elos como instrumento para promover cooperação técnica entre o Brasil e Guiné Bissau.

20102009

20082007

Page 11: Relatório de atividades 2013 - 2014

Ano marcado pela aplicação da Filosofia Elos** em novos contextos e foco na formação de disseminadores. Um exemplo é a realização do Dia dos Voluntários Telefônica, ação onde a Filosofia Elos foi aplicada de forma inovadora no voluntariado corporativo, envolvendo 2 mil vol-untários.

Aplicação da Filosofia Elos em processo de desenvolvimento local na comunidade Caiçara da Juréia é o piloto de aplicação da Metodologia em projeto de médio prazo. Neste ano também acontece pela primeira vez o Guerreiros Sem Armas de inverno.

Ampliação do conjunto de ferramentas desenvolvido a partir da Filosofia Elos: Carta dos Elementos, Baralho da Filosofia Elos, Mapa de Re-evolução, e aperfeiçoamento do Jogo Oasis, apontam tendência a investir na continuidade dos projetos e formas de garantir autonomia de comunidades e Guerreiros após as ações realizadas com o Elos.

Aplicação da Filosofia Elos em dois projetos de continuidade marcam o ano da organização: com o Comunidades Empreendedoraa trabalhamos o desenvolvimento local com as 4 comunidades anfitriãs do GSA 2014, e o piloto da Jornada de Re-evolução oferece a jovens egressos do GSA 2014 e do Círculo de Re-evolução uma estrutura de apoio para o desenvolvimento dos seus projetos. Ambas as experiências com duração de 18 meses

**FILOSOFIA ELOS é o conjunto de 7 disciplinas - Olhar, Afeto, Sonho, Cuidado, Milagre, Celebração e Re-evolução que guia to-das as ações do Elos. Apoiada sobre nossos princí-pios e crenças, foi desenhada a partir de nossas experiências junto a diversas comunidades.

20142013

20122011

Page 12: Relatório de atividades 2013 - 2014

O Instituto Elos é uma organização não governamental, sem fins lucrativos fundada em Santos, onde se localiza até hoje.

Consideramos que nossa melhor oferta para o mundo está em criar espaços para encontros entre pessoas e seus propósitos, em materializar exemplos inspiradores e, finalmente, desenhar ferramentas que apoiem o processo de construção de um melhor mundo diverso e abundante.

O que somos?

Afinal de contas, o que é o Elos?

Page 13: Relatório de atividades 2013 - 2014

Trabalhamos com desenvolvimento humano e comunitário através de 5 frentes de atuação, mesclando diferentes setores da sociedade e envolvendo jovens e comunidades como agentes de transformação.

O que fazemos?

Page 14: Relatório de atividades 2013 - 2014

COM QUEM?

IMPULSIONAR O MOVIMENTO DE FAZER

ACONTECER JÁ O MUNDO QUE TODOS SONHAMOS.

COMO?

POR QUE?

PARA QUE?

A HORA DE MUDAR O MUNDO

É TODA HORA. COM GRUPOS DE

PESSOAS.

A PESSOA PARA MUDAR O MUNDO É TODA PESSOA.

O RECURSO PARA MUDAR O MUNDO

É AQUELE QUE TEMOS.

O LUGAR PARA MUDAR O

MUNDO É TODO LUGAR.

DESPERTANDO, INSPIRANDO E APOIANDO

COMUNIDADES PARA CRIAREM O MUNDO QUE

SONHAM, DE FORMA ALEGRE, RÁPIDA E

COOPERATIVA.

FORMANDO JOVEM MULTIPLICADORES,

CRIANDO METODOLOGIAS

FÁCEIS DE REAPLICAR, CRIANDO ELOS E

FAZENDO CONEXÕES. (AÇÃO)

PARA FAZER AS PESSOAS EXPERIMENTAREM E ACREDITAREM QUE É

POSSÍVEL CONSTRUIRMOS, DE FORMA PRAZEROSA, O

MUNDO QUE TODOS SONHAMOS.

Page 15: Relatório de atividades 2013 - 2014

Faça uma rápida viagem e conheça um pouco da história do Instituto Elos através da nossa linha do tempo: http://institutoelos.org/o-elos/linha-do-tempo/

Page 16: Relatório de atividades 2013 - 2014

Todo mundo tem um sonho,

nosso negócio é realizar

Page 17: Relatório de atividades 2013 - 2014

junto.

Page 18: Relatório de atividades 2013 - 2014

Como fazemos Acreditamos que é possível construir o mundo que todos sonhamos a partir de toda riqueza e diversidade existente, uma visão construída a partir do que chamamos de Lógica da Abundância.*

Para materializar esta visão de melhor mundo, o Elos se estrutura em quatro esferas estratégicas, que animam os núcleos de ação e gestão da organização:

Com metodologias: criando caminhos para realizar sonhos coletivos valorizando o prazer, a beleza e a vida;

Com pessoas: conectando sonhos, desenvolvendo estratégias e compartilhando informações que as levem a ação;

Com ações: construindo exemplos de transformação de espaços e relações a partir de talentos, recursos e sonhos locais, com cooperação alegria e beleza;

Com estratégia: impulsionando e re-evolucionando as ações do Instituto Elos, fortalecendo sinergias e maximizando resultados.

núcleo de relacionamento

núcleo de design

núcleo de realização

núcleo de consolidação

LÓGICA DA ABUNDÂNCIA é uma forma de enxergar o mundo através de um

olhar apreciativo, identificando soluções possíveis e inclusivas, aplicando e

otimizando o uso dos recursos que já estão disponíveis.

Page 19: Relatório de atividades 2013 - 2014

proatividade . exemplaridade . cooperação

utopia . precisão . pra

zer

empatia . confiança .

acolh

imento

o mundoque todossonhamos

comunhão

propagação

entusiasmo

design

relacionamento realizaçãode fazer acontecer jáimpulsionar

o movimento

fogointerior

abundânciainterdependência

Page 20: Relatório de atividades 2013 - 2014

nossa redeEQUIPE

ELOS

COMUNIDADESPARCEIRAS

APOIADORES + PARCEIROS

DISSEMINADORES

MOVIMENTO OASIS

Page 21: Relatório de atividades 2013 - 2014

Fazer junto é parte integrante do modelo de ação do Elos.

A nossa visão de mundo se apoia em uma comunidade ampliada que assume papéis diversos na materialização do melhor mundo. Alguns colocam a mão na massa e aplicam a Filosofia lado a lado com o Elos, alguns abrem espaço para que a Filosofia apoie a realização dos seus propósitos e objetivos, outros inspiram a nossa ação através da sua trajetória e outros a replicam.

Conheça um pouco mais sobre os parceiros de realização que estiveram ao nosso lado em 2013 e 2014.

Com quem

Page 22: Relatório de atividades 2013 - 2014

EQUIPE ELOS = COMUNIDADE ELOS

Partilhar o que é o Elos vai além de descrever a estrutura jurídica e organizacional; é preciso falar da comunidade que o anima. Criado inicialmente por 5 cofundadores, em 2013 a organização contou com uma equipe de 18 pessoas que se ampliou para 23 em 2014. Estas pessoas são as guardiãs do propósito e dos valores e princípios desta comunidade. 21 delas se distribuem entre os núcleos de ação e gestão, enquanto 2 delas dedicam-se a cultivar a nossa comunidade no cuidado com a casa onde funciona o escritório e com as 5 crianças, filhas e filho de membros da equipe, que frequentam diariamente a sede do Elos.

Page 23: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 24: Relatório de atividades 2013 - 2014

Um conjunto de organizações parceiras nos apoiou seja aplicando a Filosofia Elos em seu propósito, seja colocando-se à disposição para nos estruturarmos ainda melhor. Estas organizações realizaram uma ou mais das seguintes ações:

- Apoiaram financeiramente ou patrocinaram ação ou programa realizado pelo Instituto Elos;

- Apoiaram o desenvolvimento Institucional através de cooperação técnica e ou metodológica;

- Contrataram consultoria e/ ou execução de aplicação da Filosofia Elos.

APOIADORES + PARCEIROS

Page 25: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 26: Relatório de atividades 2013 - 2014

Seja aplicando as ferramentas desenvolvidas pelo Elos, seja participando de formações, processos seletivos ou ações, eles estiveram, e estão, presente ao nosso lado.

2013- 882 jovens participaram em 22 formações realizadas em 2013 (186 em 4 Oasis Training + 400 em 7 palestras + 296 em 11 workshops)

- 946 Jovens realizaram ações para atender aos desafios do Caminho do Sim*

- 882 Jovens participaram de Oasis realizando ações para materializar sonhos de comunidades do Brasil e do mundo.

*O CAMINHO DO SIM é um processo seletivo que oferece uma estrutura para que o jovem, em 18 dias por meio da realização de 5 tarefas disponibilizadas on-line, dê passos concretos no seu processo de desenvolvimento pessoal e gere impacto positivo para o mundo.

946JOVENS

DISSEMINADORES

882JOVENS

22FORMAÇÕES

186JOVENS

4OASIS

TRAINING

400JOVENS

7PALESTRAS

296JOVENS

11 WORKSHOPS+

=

+

Page 27: Relatório de atividades 2013 - 2014

2014- 682 jovens participaram em 29 formações realizadas em 2014 (60 no Guerreiros Sem Armas + 342 em 9 palestras + 287 em 8 Oasis Training + 175 em 12 workshops + 26 no Elos Novos Líderes + 17 no Círculo de Re-Evolução)

- 880 pessoas tiveram contato com a Filosofia Elos através de eventos que impulsionam a ação (488 participações em eventos de sensibilização + 274 jovens aceitaram os desafios de 4 rodadas do Caminho do Sim + 59 participantes em encontros e visitas comunitárias)

- E quando chegou a hora de fazer acontecer nas comunidades foram 11.461 participações em 271 eventos! (2.788 participações em 184 reuniões comunitárias + 2.125 pessoas em 4 processos seletivos + 3.939 em 45 Oasis + 180 participações em 2 diagnósticos apreciativos + 2.379 participações em eventos culturais e de mobilização comunitária)

287JOVENS

8OASIS

TRAINING

342JOVENS9

PALESTRAS

175JOVENS

12 WORKSHOPS+

682JOVENS

29FORMAÇÕES

=

+

60JOVENS1

GUERREIROS SEM ARMAS

+

26JOVENS

1ELOS NOVOS

LÍDERES+17

JOVENS1

CÍRCULO DE RE-EVOLUÇÃO+

880PESSOAS TIVERAM

CONTATO COM A FILOSOFIA ELOS

488PARTICIPANTES

EVENTOS DE SENSIBILIZAÇÃO

247JOVENS

4 RODADAS DO CAMINHO DO

SIM

59PARTICIPANTES

ENCONTROS + VISITAS

COMUNITÁRIAS

11.461PARTICIPAÇÕES

271EVENTOS

2.788PARTICIPANTES

184REUNIÕES

COMUNITÁRIAS

2.125PESSOAS4

PROCESSOS SELETIVOS

3.939PESSOAS45

OASIS

180PARTICIPAÇÕES

2DIAGNOSTICOSAPRECIATIVOS

2.379PESSOAS

EVENTOS CULTURAIS

Page 28: Relatório de atividades 2013 - 2014

vila progresso

alemoavila pantanal

paquetátiro naval

prainha

vila dos criadores

mangue secovila são bento

aldeia

morro santa maria

praia do goes

ilha diana

dique da vila gilda

rio do meio

monte cabrão

penha

barra do ribeira

vila margarida

saboó

Caminho da União

Guapurá

santos

guarujá

Em 14 anos de existência foram 269 Oasis em 235 comunidades. Em 2013, 32 comunidades e em 2014 23 novas comunidades.

COMUNIDADES PARCEIRAS

são vicente

1999- Dique da Vila Gilda- Ilha Diana- Praia do Goes

2000- Monte Cabrão- Morro da Penha - Rio do meio

2007- Paquetá

2009- Vila dos Criadores- Alemoa- Prainha- Vila Margarida

2011- Mangue Seco- Tiro Naval- Vila Pantanal

2012- Aldeia- Morro Santa Maria- Vila São Bento- Barra do Ribeira

2013- Saboó

2014- Prainha- Vila Progresso- Caminho da União- Guapurá

BAIXADA SANTISTA

Page 29: Relatório de atividades 2013 - 2014

269OASIS

235COMUNIDADES

NÚMERO DE OASIS NO MUNDO

1-5

6-10

11-15

210

Foi com estas comunidades que encontramos os talentos e recursos necessários para materializar sonhos, que incluem pontes, hortas, praças, espaços de uso comunitário. a essas realizações, soma-se a construção de exemplos de colaboração entre empresas e comunidades de entorno, responsabilidade social e desenvolvimento humano em ambientes corporativos e parcerias entre poder público e comunidades.

14ANOS

BRASIL

Page 30: Relatório de atividades 2013 - 2014

Chamamos o conjunto de pessoas que fazem parte da rede que utiliza o Jogo Oasis de Movimento Oasis. De 2003 a 2008, o Elos realizou 8 oasis. Torná-lo uma ferramenta de uso livre em 2009 impactou de forma definitiva o número de disseminadores e o número de ações realizadas e hoje o total de Oasis registrados chega a 269.

5

10

15

20

25

30

35

40

45

50

MOVIMENTO OASIS

Ao todo, 25 mil pessoas se envolveram diretamente nestes Oasis. Estimamos que cada Oasis realizado dá origem a espaços e equipamentos de uso comum com potencial de beneficiar indiretamente cerca de 200 pessoas. O número de beneficiários estimado é superior a 53 mil pessoas.

Page 31: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 32: Relatório de atividades 2013 - 2014

Governança, compromisso e engajamento

Ser uma organização estruturada e, ao mesmo tempo, trabalhar com redes, comunidades e disseminadores exige de nós grande coerência na construção dos nossos procedimentos de governança. Em 2013, concluímos um processo de 2 anos ao lado da Quintessa que foi especialmente relevante na consolidação de uma gestão inovadora e eficiente e de uma estrutura organizacional que é um reflexo coerente da Filosofia Elos. O que permitiu ao Elos dar passos concretos de expansão e continuidade. 2014 foi o ano em que assumimos a responsabilidade de levar a cabo o processo de Re-Evolução com as comunidades anfitriãs e os participantes do Guerreiros Sem Armas, um processo desenhado para 18 meses de duração e com uma frequência intensa que resultou na ampliação da equipe. Ainda em 2014 demos inicio ao processo de re-estruturação do Núcleos de ação, com a consultoria de Hânia Ribeiro. A estrutura legal do Elos prevê 1 diretor executivo e 3 conselheiros fiscais.

O diretor executivo faz parte do Núcleo de Consolidação, onde atua junto com os demais integrantes. Seu mandato tem duração de 4 anos e a substituição se dá em assembléia por meio de votação. Rodrigo Rubido, cofundador da organização, é o diretor executivo até dezembro de 2015.

Anualmente, revemos o planejamento e os objetivos estratégicos de cada um dos núcleos com a contribuição de todos os membros da equipe e à luz do propósito da organização. Estes objetivos norteiam as ações a serem desenvolvidas e priorizadas pelos núcleos pelo período de 2 anos.

Para garantir o fluxo interno de informações, realizamos conversas por projeto e reuniões de equipe semanais. Estes são os momentos em que colocações, dúvidas e sugestões são compartilhadas e as decisões são tomadas coletivamente.

Page 33: Relatório de atividades 2013 - 2014

Como atuamos no mundo

Page 34: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 35: Relatório de atividades 2013 - 2014

Prática de mudança

O processo de materializar sonhos coletivos a partir de recursos disponíveis aplicando os talentos existentes, com resultados concretos e metas espetaculares alcançadas em curto pra-zo alavanca a criação de novos e mais ambici-osos processos, valoriza a contribuição humana e potencializa o poder realizador das pessoas que a partir daí geram transformações rel-evantes na sua realidade.

Atuamos baseados em 3 eixos que refletem as-pectos presentes em iniciativas que considera-mos exitosas:

- A ativação do potencial de uma comunidade gerar valor através dos seus talentos e recur-sos, e, assim, nutrir as suas necessidades de forma digna, inclusiva e justa.

- Socioeconômico- A valorização das relações humanas e suas manifestações culturais como essenciais à sig-nificação da vida, através da criação de es-paços propícios a dar visibilidade à dinâmica comunitária e estimular o surgimento de novas iniciativas.

- Sociocultural- A criação de estratégias que garantem uma convivência equilibrada entre as pessoas e o meio ambiente, minimizando os impactos nega-tivos da ação humana, agregando qualidade de vida e estimulando uma atitude responsável para com o ambiente.

- Socioambiental

Page 36: Relatório de atividades 2013 - 2014

O Elos busca o bem comum que perdura no tempo, com uma visão de abundância que coloca à disposição e a serviço da humanidade os recursos necessários à manutenção da vida com dignidade e alegria, mas que também coloca a serviço da vida e do planeta a riqueza de recursos que é a humanidade.

equilibrar e cuidarconectar e valorizar

gerar e nutrir

Page 37: Relatório de atividades 2013 - 2014

O desenho de uma filosofia

“A semente da transformação brota nas relações e no compartilhamento de sonhos, que fluem por meio do reconhecimento da abundância e da valorização do poder de cada um aqui e agora, e se manifestam em ações conjuntas que nutrem de beleza, alegria e prazer a realização do melhor mundo para todos.” Filosofia Elos

Assim como o propósito do Elos nasceu de uma experiência viva, foi também a partir da vivência e da busca da essência do nosso modo de fazer que surgiu a Filosofia Elos como abordagem para a materialização cotidiana deste propósito. Acreditamos que a mudança que queremos ver no mundo vem de uma postura ética que guia nossas ações - a filosofia se relacio-na intimamente com o propósito. O conjunto de valores que a suporta, assim como o conjunto de crenças que a guia, estão distribuídos a partir dos três elementos essenciais do propósito. Estes elementos essenciais deram origem aos três núcleos de ação da organização, que são complementados por um núcleo de gestão, que é central.

Expressamos a Filosofia Elos através de 7 disciplinas conectadas entre si. Cada disciplina é complementar à outra e é no conjunto delas que visualizamos a espiral ascendente que une desenvolvimento humano e comunitário e leva à materialização do melhor mundo para todos.

Page 38: Relatório de atividades 2013 - 2014

Nossa história mostra: a melhor forma de aprender é fazendo

A nossa ferramenta de trabalho é a Filosofia Elos, que serve de base para a criação de todas as Metodologias do instituto e para a estrutura e gestão organizacional. As aplicações práticas desta Filosofia são diversas e as mais utili-zadas e conhecidas são o Guerreiros Sem Armas* e o Jogo Oasis. Nos últimos dois anos o Elos ampliou o seu leque de ferramentas metodológi-cas criando o Baralho da Filosofia Elos, Cartas dos Elementos, a Plataforma de Jogos de Transformação Elos, além de ter avançado no desenvolvimento do Jogo Oasis caixa, cujos novos elementos físicos estão em fase de teste - as cartas em português e inglês, com os novos personagens, estão disponíveis para o público através do site da organização: http://institutoelos.org/jogo-oasis/

Aprendemos a OLHAR A ABUNDÂNCIA onde muitos vêem escassez.

CRIAMOS O AFETO antes do medo e do julgamento.

VALORIZAMOS O SONHO como o melhor impulso para a mudança.

PROJETAMOS JUNTOS cuidando ao mesmo tempo de nós mesmos, do outro e de um sonho comum.

COLOCAMOS A MÃO NA MASSA cooperando para que o resultado seja extraordinário, como um sonho que se realiza.

RECONHECEMOS E CELEBRAMOS a contribuição de cada um na conquista coletiva.

E EVOLUÍMOS NA JORNADA, impulsionando a CONSTRUÇÃO DE NOVOS SONHOS!

*Guerreiros Sem Armas é um programa internacional de formação vivencial em liderança e empreendedorismo social. Saiba mais em: www.institutoelos.org/GSA

Page 39: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 40: Relatório de atividades 2013 - 2014

Desempenho

Page 41: Relatório de atividades 2013 - 2014

Fechamos o biênio 2013/2014 com muitas realizações para celebrar e novos sonhos a nos inspirar o futuro. Neste período o Elos, em especial o Guerreiros Sem Armas, foi escolhido, para o prêmio Rebeldes Com Causa, um projeto que apoia 11 realizadores na área social no Brasil e no mundo.

Além disso o Jogo Oasis foi premiado como Ferramenta de Política Pública pela Fundação Banco do Brasil, coroando um período de muitos investimentos do Elos na metodologia. Que está cada vez mais próximo de ter a sua versão física disponibilizada para contribuir com iniciativas de transformação comunitária de forma ainda mais concreta.

Trabalhar no jogo não significa que ficamos trancados dentro do escritório. Enquanto o design gráfico e a estrutura metodológica são refinados em nossa sede, é lá fora, nas comunidades, que a maior parte da ação acontece. Em 2013/2014, o Jogo Oasis foi aplicado pelo Elos e por outros disseminadores em 21 cidades de 11 estados brasileiros e em mais 9 países

– Alemanha, Aruba, Bolívia, Curaçao, Espanha, Holanda, Índia, México, Montenegro e Zimbábue.

Firmamos novas parcerias que ajudaram a ampliar o impacto de nossas metodologias. Destacam-se o uso da Filosofia Elos no desenvolvimento de pessoas na Brasilândia em parceria com o ONU-Habitat e no Programa Conjunto, que envolve 6 agências da ONU além de outras organizações, em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Foi também um período importante para a consolidação do uso da Filosofia Elos por fundações e empresas que desejam materializar seu propósito. Destacamos a parceria para o processo seletivo da Fundação ARYMAX, e da Natura. Com o Instituto Lina Galvani, houve uma formação em Angico dos Dias, na Bahia, assim como o fechamento de ciclos de médio prazo com a CIPASA (2 anos) e a Agência Bra-sileira de Cooperação (4 anos) em processos de desenvolvimento comunitário.

Page 42: Relatório de atividades 2013 - 2014

Cenário geral O que fizemos em 2013 e 2014

Realizamos ações, aproximamos pessoas e desenhamos ferramentas. Saiba como o que fizemos ao longo do ano impacta nosso propósito.

Page 43: Relatório de atividades 2013 - 2014

Realização é um mantra aqui no Elos, e a realização de Oasis é uma das formas de fazer isso acontecer já!

20131.177 PESSOAS envolvidas em 11 OASIS realizados pelo Elos (4 dentro de formações Oasis Training)+ 1.445 PESSOAS envolvidas em 20 OASIS realizados por Guerreiros Sem Armas= 2.622 PESSOAS envolvidas em 31 OASIS

20143.285 PESSOAS envolvidas em 32 OASIS (8 dentro de formações Oasis Training)+ 627 PESSOAS envolvidas em 12 OASIS realizados por Guerreiros e outros jovens empreendedores= 3.912 PESSOAS envolvidas em 44 OASIS

Oasis

6.534PESSOAS

75OASIS

Page 44: Relatório de atividades 2013 - 2014

Formação de empreendedores sociais

Oasis Training é uma experiência guiada com o Jogo Oasis. No processo de amadurecer o conceito do programa passamos a entender que ele implica necessariamente uma continuidade por meio de acompanhamento com os participantes, uma vez que queremos formar disseminadores do Jogo Oasis. A partir deste entendimento, estamos reformulando o processo e a medição de seu impacto a partir do follow up das ações realizadas pelos participantes após o programa, utilizando para isso um formulário on-line.

Em 2013 e 2014, 12 Oasis Training foram realizados, sendo que 01 deles seguiu o modelo acima. e os jovens da rede AIESEC receberam apoio de facilitadores experientes do Instituto Elos para tirar dúvidas e aumentar as chances de sucesso das ações replicadas, através da implementação de um programa com o objetivo de impulsionar a disseminação.

As 12 formações com duração de 8 dias aconteceram nos estados da Bahia, Espírito Santos, Pará e São Paulo no Brasil, e em Barcelona, na Espanha. Ao todo, 473 pessoas passaram pelo processo de formação com potencial de se tornarem disseminadores da Filosofia Elos (186 em 2013 e 287 em 2014).

Em 2014 implementamos duas novas e ousadas formações avançadas para Guerreiros Sem Armas: o Circulo de Re-evolução que trouxe 17 jovens de 6 Países (África do Sul, Bolívia, Brasil, Curaçao, India e Zimbabue) para participar da imersão de 17 dias que resultou na materialização de sonhos coletivos na comunidade do Guapurá em Itanhahém, ampliando para 4 o número de comunidades atendidas pelo Guerreiros Sem Armas.

A segunda inovação ficou por conta do piloto da Jornada de Re-evolução que contou com 47 Guerreiros que participaram dos encontros virtuais, roteiros de estudo e ação, fóruns e grupos de e-mail e sessões de acompanhamento de projetos individuais e coletivos.

Page 45: Relatório de atividades 2013 - 2014

Se você participou de um OT, adoraríamos saber como foi sua experiência. Conte pra nós respondendo o formuláriohttps://www.getfeedback.com/r/vFubAs0i

Page 46: Relatório de atividades 2013 - 2014

Desenvolvimento e aperfeiçoamento de ferramentas metodológicas para o melhor mundo

Desenvolvimento pedagógico e gráfico do JOGO OASIS, que está se transformando: os personagens foram revisitados e a estrutura do jogo, reformulada. Se você aprendeu a jogar o jogo nas versões anteriores, não se preocupe – elas seguem validas, e você pode acessar a nova versão das cartas on-line no site do Elos: http://institutoelos.org/jogo-oasis/.

Desenho e aplicação de PROCESSOS SELETIVOS que apoiam o desenvolvimento de pessoas, organizações e comunidades. O Caminho do Sim – chamado de Caminho do Guerreiro até 2012 – foi aplicado em 3 rodadas para seleção de Guerreiros Sem Armas para o GSA 2014 e mais 2 rodadas para a edição de 2015 e também foi utilizado para selecionar jovens para o Programa Jovens Talentos ARYMAX 2013 e 2014. O Elos também desenvolveu e aplicou parte do processo seletivo presencial para trainees e estagiários da Natura no Brasil e no Chile.

Estas duas iniciativas marcam positivamente o objetivo de transformar as relações humanas e a experiência proporcionada em um processo seletivo.

Page 47: Relatório de atividades 2013 - 2014

1. OLHAR

2. AFETO

3. SONHO

5. MILAGRE

6. CELEBRAÇÃO

7. RE-EVOLUÇÃO

4. CUIDADO

filosofia elos

perfil

O QUE?AÇÕES

QUANDO?DATA

COM QUEM?

MAPA DA

DA COMUNIDADE

NOME DO GRUPO:

CULTIVASONHOSNOME:tel:

CULTIVASONHOSNOME:tel:

O GRUPO:NOSSAS BELEZAS E RECURSOS

PARA ESTE PROJETO

NOSSOS TALENTOSNOSSOS SONHOS

PRIMEIROS PASSOS - 1 MÊS: LISTE 1º PASSOS PARA CHEGAR LÁ

O QUE?AÇÕES

QUANDO?DATA

COM QUEM?9 MESES

O QUE?AÇÕES

QUANDO?DATA

COM QUEM?12 MESES

O QUE?AÇÕES

QUANDO?DATA

COM QUEM?3 MESES

O QUE?AÇÕES

QUANDO?DATA

COM QUEM?6 MESES

O QUE?AÇÕES

QUANDO?DATA

COM QUEM?15 MESES

O QUE?AÇÕES

QUANDO?DATA

COM QUEM?18 MESES

processo seletivoCaminho do Sim

Jogo Oasis

Baralho da Filosofia Elos

Mapa da Re-evolução

Passaporte da Re-evolução

Baralho dos Elementos

Page 48: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 49: Relatório de atividades 2013 - 2014

Outra ferramenta desenvolvida em 2013 é o BARALHO DA FILOSOFIA ELOS, um jogo para praticá-la no dia a dia consigo mesmo, com sua comunidade e com o mundo por meio de atividades individuais ou em grupo.

Já para os participantes do Guerreiros Sem Armas, foram desenhados três novos instrumentos:

- CARTAS DOS ELEMENTOS: traz as qualidades dos 5 elementos da Pedagogia Indígena (Terra, Água, Fogo, Ar e Nhanderekó), onde está baseado o nível mitológico do programa;

- MAPA DA RE-EVOLUÇÃO DE GUERREIRO: material de apoio ao planejamento das ações de futuro a curto, médio e longo prazo;

- PASSAPORTE DE RE-EVOLUÇÃO: apresenta a jornada de desenvolvimento dos guerreiros. É nele que o Elos certificará as aprendizagens de cada um, a começar pela participação no GSA.

- PLATAFORMA DE JOGOS DE TRANSFORMAÇÃO ELOS: Desenvolver todas estas ferramentas nos animou a dar um passo ousado com relação à forma de disponibilizá-las para a sociedade: em 2014 lançamos a Plataforma de Jogos de transformação Elos, para hospedar a comunidade de pessoas que faz uso deste instrumental e estimular interações que gerem impacto positivo no mundo. A plataforma está em fase piloto com 350 membros e um jogo ativo (o Caminho do Sim). www.institutoelos.org/games

Page 50: Relatório de atividades 2013 - 2014

Sensibilização para o melhor mundo

47EVENTOS

VIVÊNCIAS

WORKSHOPS

PALESTRAS

1.487PESSOAS

2ESPANHA

41BRAZIL

Uma das estratégias para ampliar o contato entre os nossos públicos de interesse e a Filosofia Elos é a participação e realização de eventos.

Em 2013, participamos de 25 eventos entre vivências, workshops e palestras que levaram a Filosofia Elos a 940 pessoas;Quanto à localização geográfica, foram: 3 na Holanda, 2 na Espanha e 21 no Brasil;Quanto à duração dos eventos, foram: 18 eventos de 2 a 4 horas, 6 eventos de 4 a 8 horas e 3 eventos de 48 horas.

Já em 2014, foram 22 eventos com 547 pessoas participando. 20 destes eventos aconteceram no Brasil e 1 na Belgica. Quanto à duração foram 9 eventos de 2 a 4 horas, 11 eventos de 4 a 8 horas e 2 eventos de 48 horas.

1BÉLGICA

3HOLANDA

Page 51: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 52: Relatório de atividades 2013 - 2014

Nossa voz

Estatísticas do Site e dos Blogs

artigos é outra forma de disponibilizar conteúdo para a sociedade, desta vez de forma massiva. É uma área onde temos muito para crescer e aprender e, por isso, celebramos os resultados alcançados em 2013 e 2014.

O clipping de matérias sobre o Instituto Elos está disponível no link: https://www.pinterest.com/institutoelos/clipping-elos/

PRESENÇA ON-LINE

SITE ELOS

22.034 SESSÕES EM 2013

66.189VISUALIZAÇÕES

EM 2013

12.474USUÁRIOS

EM 2013

35.169VISITAS

Os blogs do GSA receberam 35.169 visitas, sendo: 23.403 português, 8.728 ingles e 3.038 espanhol

BLOG DO GSA

131.383SESSÕES EM

2014

244.037VISUALIZAÇÕES

EM 2014

109.363USUÁRIOS

EM 2014

Page 53: Relatório de atividades 2013 - 2014

Depois de um longo período editando as mais de 200 horas de gravação, os diretores Eliza Capai e Patrick Vanier finalizaram o média metragem “Encontros, Sonhos e Realizações”, um filme emocionante sobre o Guerreiros Sem Armas que contou com exibições em São Paulo e Santos para cerca de 300 pessoas. O vídeo de 51 minutos está disponível no canal do Instituto Elos no youtube http://goo.gl/Jl70tp, onde conta com outras 1391 visualizações.

Em 2014 a mesma dupla talentosa contou as histórias dos Guerreiros em 7 vídeos que revelam, a partir da perspectiva dos participantes como as disciplinas da Filosofia Elos impactam o processo de aprendizagem dos Guerreiros Sem Armas e somam 1.576 visualizações. Todos os vídeos estão disponíveis no site do Elos: http://goo.gl/1NQA13

VÍDEOS QUE CONTAM HISTÓRIAS E INSPIRAM

1.391VISUALIZAÇÕES

Page 54: Relatório de atividades 2013 - 2014

Utilizamos a estratégia de manter duas páginas de fãs, Instituto Elos e Guerreiros Sem Armas, que fecharam 2014 com 5.840 (352% de crescimento) e 12.025 curtidas respectivamente em 31 de dezembro de 2014(219%). As duas páginas juntas levam nossos conteúdos a mais de 1 milhão de pessoas de acordo com as estatísticas do Facebook.

REDES SOCIAIS

12.025CURTIDAS

20142013

JAN AGO SET OUT NOV DEZFEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET NOVJAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL OUT DEZ

20142013

JAN AGO SET OUT NOV DEZFEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET NOVJAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL OUT DEZ

12.000

6.000

10.000

4.000

8.000

6.000

2.000

20142013

JAN AGO SET OUT NOV DEZFEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET NOVJAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL OUT DEZ

20142013

JAN AGO SET OUT NOV DEZFEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET NOVJAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL OUT DEZ

12.000

6.000

10.000

4.000

8.000

6.000

2.000

5.840CURTIDAS

Page 55: Relatório de atividades 2013 - 2014

Uma pequena comunidade de pesquisa focada na construção de referências e tutoriais para a construção de equipamentos e técnicas sustentáveis para uso em espaços públicos, clipping Elos e acompanhamento das ações realizadas por participantes do Guerreiros Sem Armas mundo a fora. http://www.pinterest.com/institutoelos/

Page 56: Relatório de atividades 2013 - 2014

Em detalhes, as ações realizadas em 2013 e 2014

Para realizar tudo isso, foi essencial ter uma equipe muito dedicada e capacitada para aplicar as ferramentas desenvolvidas pelo Elos. Para o Guerreiros Sem Armas foram 30 horas de capacitação da equipe de facilitação e, em todos os nossos projetos, temos um formato de gestão que implica a tutoria e aprendizado contínuos. Outro aspecto essencial foi a presença de comunidades inspiradoras que trouxeram seus sonhos e seu poder de realização. A esta equação, juntaram-se ainda parceiros com os quais nos alinhamos por propósito. Conheça nas páginas a seguir cada um dos projetos realizados e seus principais destaques.

Page 57: Relatório de atividades 2013 - 2014

Guerreiro Sem Armas leva Elos para Curaçao: empresa PWC e moradores de comunidade materializam sonho coletivo

OBJETIVO: Em parceria com as empresas stichting eksplora e UNU Projects, do gsa 2012 Kurt Schoop, promover relacionamento entre a PWC e a comunidade localizada nas proximidades da sede da empresa em Curaçao, mapeamento de talentos e recursos locais para realização de um sonho comunitário através de ação co-letiva, aproximação entre comunidade e co-laboradores da empresa, criação de uma rede de apoio ao desenvolvimento da comunidade, além da expansão do movimento Oasis Caribe.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: maio e junho de 2013

RESULTADOS: estabelecimento de uma relação entre moradores da comunidade e colaboradores da empresa, criação de um espaço de lazer comunitário, antes inexistente no bairro, comunidade impulsionada a realizar próximos passos e fortalecimento do movimento Oasis Caribe.

Page 58: Relatório de atividades 2013 - 2014

ONU-Habitat utiliza a Filosofia Elos em projeto de apoio ao desen-volvimento comunitário e ao empreendedorismo juvenil na Vila BrasilândiaA convite da ONU-Habitat, Elos uniu-se ao órgão, a CDHU e a BASF Stiftung no projeto “Apoio ao Desen-volvimento Comunitário e ao Empreendedorismo Juvenil na Vila Brasilândia”, realizando formação e en-volvendo diretamente mais de 300 pessoas em dois mutirões comunitários. A experiência está disponível em uma publicação digital através do link XXXXX

OBJETIVO: fortalecer as competências dos membros da comunidade e potencializar o seu desenvolvimento baseado na reativação de sua própria cultura de mutirão e convivência utilizando recursos locais.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: junho de 2013

RESULTADOS: articulação entre organizações da Brasilândia e governo local em prol do fortalecimento dos sonhos da comunidade e empoderamento de líderes locais, com impulso do desenvolvimento de projetos a médio e longo prazo, além de uma nova praça.

Page 59: Relatório de atividades 2013 - 2014

Filosofia Elos apoia a materialização do propósito da AIESEC, uma das maiores redes de jovens do Brasil

Uma parceria inédita entre a AIESEC Brasil e o In-stituto Elos juntou a força realizadora dos mem-bros da rede de jovens com uma metodologia estru-turada para gerar impacto na sociedade brasileira. O projeto envolveu representantes dos escritórios do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Sorocaba, Santa Maria, Curitiba, São José dos Campos, Lorena, Bra-sília, Uberlândia e Londrina, além de 100 inter-cambistas de vários países.

OBJETIVO: disseminar e aumentar a quantidade de mul-tiplicadores da metodologia e fortalecer a relação dos jovens da AIESEC Brasil com as comunidades.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: julho de 2013

RESULTADOS: 40 jovens formados na Filosofia Elos, uma ação realizada no Morro do Saboó, em Santos, e replicações em várias cidades.

Page 60: Relatório de atividades 2013 - 2014

Filosofia Elos presente no Programa Jovens Talentos ARYMAX

Fundação ARYMAX investe no fortalecimento das competência de jovens participantes do Programa Jovens Tal-entos Arymax através de vivência real em uma comunidade aplicando a Filosofia Elos.

OBJETIVO: convidar jovens líderes a refletirem sobre a sua atuação a partir de uma experiência prática re-alizada em uma comunidade.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: julho de 2013 e Maio de 2014

RESULTADOS: jovens inspirados a replicar esta postura na sua atuação e, ao mesmo tempo, utilizar a lógica da abundância para fazer uma leitura apreciativa dos recursos presentes em si mesmos e em sua rede.

Page 61: Relatório de atividades 2013 - 2014

Instituto Elos e Instituto Alcoa realizaram o Dia dos Voluntários em parceria com a Escola Estadual Antonio Manoel Alves de Lima en-volvendo toda comunidade escolarRealizar uma ação que promovesse o real envolvimento entre funcionários e a comunidade parceira do Dia dos Voluntários. O Instituto Elos, por sua vez, buscava também construir uma experiência de sucesso de aplicação da Filosofia Elos na educação.

OBJETIVO: A meta do Instituto Alcoa era envolver os funcionários com a comunidade que recebesse a ação no Dia dos Voluntários. E para o Instituto Elos a meta era utilizar a Filosofia Elos na Educação.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: maio a outubro de 2013

RESULTADOS: gestores, professores, alunos, pais e voluntários mobilizados e envolvidos para sonhar, planejar e realizar a escola dos seus sonhos, a ponto dos funcionários se mobilizarem para dedicar mais tempo para o sucesso da ação. Esse projeto também reacendeu o sonho do Elos de atuar junto a escolas.

Page 62: Relatório de atividades 2013 - 2014

Filosofia Elos apoia a política da CIPASA com comunidades de entorno e empresas parceiras em projeto no Espírito Santo e Rio Grande do sul

A ação indica uma direção para aproximação entre empresas e os moradores dos locais de atuação da empresa,envolvendo colaboradores e empresas parcei-ras diretamente envolvidas nos empreendimentos imo-biliários, nas ações comunitárias. Em 2013 fomos ao Espírito Santo e Rio Grande do sul, já em 2014 o projeto se concentro no Rio Grande do Sul e envolveram a CIPASA, Cipasa Urbanismo e Ur-banizadora Concórdia.

OBJETIVO: desenvolver e fortalecer o relacionamento da construtora Cipasa Urbanismo com os moradores das comunidades Campos Leopoldina,em Cachoeiro do Itapemirim/ES e Guajuvíras em Canoas/RS a partir do estímulo a ações de fortalecimento das relações de parceria e cooperação entre diferentes atores pre-sentes nas comunidade e no seu entorno, com foco em impulsionar iniciativas de colaboração que expressem os sonhos dos moradores.

criando assim as bases para o desenvolvimento de políticas de relacionamento com comunidades de en-torno da empresa e dos empreendimentos.

Page 63: Relatório de atividades 2013 - 2014

PERÍODO DE EXECUÇÃO: outubro de 2013(ES) e julho a dezembro de 2014 (RS)

RESULTADOS: 11 mutirões na Praça da Reci, 20 mobilizadores sociais ativos, 50 reuniões com a comunidade, 600 moradores que participaram das atividades, 3000 pessoas beneficiadas.

Além do fortalecimento da Cipada com a comunidade do Guajuviras (RS) e ampliação da rede de parcerias da comunidade: sEscritório Modelo de Arquitetura da UFRGS; apoio técnico em editais da equipe COOARLAS na via-bilização da creche; apoio da Escola Nancy Panserapara criação do plano pedagógico da Creche Comunitária; envolvimento da Escola Waldorfde Educação Infantil Arco Iris com as educadoras comunitárias; empresas do município dispostas a apoiar a viabilização do projeto da creche e da Praça da Reci. Não menos importante, eles estão bem articulados com os canais das políticas públicas. Além de elaborarem o planejamento estra-tégico para continuidade das ações em 2015.

Page 64: Relatório de atividades 2013 - 2014

Comunidade anfitriã do Guerreiros Sem Armas 2012 adota Jogo Oasis como ferramenta de mobilização comunitária

A Aldeia, no Guarujá, firma parceria com o Instituto Elos para realizar seu 3° OASIS.

OBJETIVO: fortalecer competências dos mora-dores e potencializar uma comunidade em-preendedora que realiza seus próprios sonhos coletivos.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: outubro de 2013

RESULTADOS: Moradores fortalecidos vivenciar-am mais uma vez a aplicação da metodologia, o que estimulou que o jovem Felipe Ferreira, morador da comunidade, participasse do pro-grama GSA 2014, tornando-se um disseminador da metodologia.

Page 65: Relatório de atividades 2013 - 2014

Filosofia Elos como estratégia para alavancar desenvolvimento humano em processos seletivos Natura

OBJETIVO: desenhar a fase presencial do processo seletivo para jovens aprendizes, estagiários e train-ees da empresa, que buscava trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os que che-garam até aquela etapa.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: julho, agosto e outubro de 2013 e junho, julho e dezembro de 2014

RESULTADOS: processo inovador que apoia a empresa e jovens cujas jornadas de desenvolvimento se al-inham, além de oferecer aos jovens não selecionados a inteligência coletiva para apoiá-los a decidir estratégias para seu caminho profissional, recebimento de feedbacks positivos dos participantes, destacando que o processo seletivo foi colaborativo e não competitivo.

Page 66: Relatório de atividades 2013 - 2014

Instituto Elos em parceria com Elos Holanda, Favela da Paz, Lush Cosmetics e Tamera realiza OASIS Training na comunidade Jardim Nakamura e fortalece redes de açãoOBJETIVO: oferecer uma experiência prática para pessoas que sonham o melhor mundo colocarem seus melhores talentos a serviço de uma comunidade que já está fazendo acontecer seus sonhos, unindo organizações a fim de potencializar e ampliar as transformações na comunidade.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: novembro de 2013

RESULTADOS: mobilização da comunidade e expansão da rede do Jardim Nakamura, melhoria no relacionamento do Favela da Paz com organizações locais, revitalização da escola com criação de jardim, construção de parquinho e mobiliário e formação de empreendedores sociais do Brasil, Holanda, Caribe, Alemanha e Portugal.

foto

s: Simone du Vinage

Page 67: Relatório de atividades 2013 - 2014

Instituto Elos e Instituto Lina Galvani realizam projeto de desenvolvimento local em Angico dos Dias, Bahia

OBJETIVO: Propiciar aos envolvidos, entre lideranças comunitárias, voluntários de empresas, empreende-dores locais, jovens e moradores em geral, uma experiência real em um contexto que lhes permitirá de-senvolver atitudes cooperativas e empreendedoras, além do exercício da criatividade e do olhar apre-ciativo.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: novembro e dezembro de 2013

RESULTADOS: fortalecer habilidades de moradores para a realização e captação de recursos para próximos mutirões, descoberta de lideranças, ressaltando a jovem Cássia Quele, que participou do programa GSA 2014 e hoje é mais uma disseminadora da metodologia.

Page 68: Relatório de atividades 2013 - 2014

Instituto Elos e Escoteiros do Brasil unindo-se para disseminar Jogo Oasis junto a mais de 1300 jovens de 15 países

OBJETIVO: Potencializar o relacionamento entre as organizações parceiras e criar oportunidade para que os escoteiros vivenciassem a Filosofia Elos na prática.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: dezembro de 2013

RESULTADOS: Disseminação da metodologia pela América Latina; escoteiros exercitando o processo de mo-bilização para a realização de um mutirão e abertura para novos projetos envolvendo as organizações parceiras.

Page 69: Relatório de atividades 2013 - 2014

Jovens do mundo inteiro colocam sua melhor versão a serviço da construção do melhor mundo

Foram 60 jovens de 18 países, com a participação mais que especial da Vila Progresso, Prainha, Caminho da União e Guapurá. Este ano foi marcado também pelo Círculo da Re-Evolução, um programa que trouxe de volta 18 GSAs de outros anos para aprofundarem seus conhecimentos. Tivemos a quarta edição do Elos Novos Líderes com 26 participantes de organizações e empresas. Além disso, 30 jovens das comunidades parceiras fizeram as oficinas de comunicação do Tá Ligado.

OBJETIVO: formar líderes de diferentes setores que lidam com ambientes urbanos ou rurais altamente com-plexos e multiculturais, e desejam aprimorar competências para reunir grupos e comunidades numa ini-ciativa de alto impacto, seja uma intervenção em um espaço público, uma nova estratégia dentro de or-ganizações públicas e privadas, ou um novo negócio/projeto coletivo.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: Caminho do Sim: março à outubro, Jogo da Abundância: outubro à janeiro, programa: janeiro à fevereiro

RESULTADOS: a realização dos sonhos coletivos nas 4 comunidades anfitriãs do guerreiros sem armas e a realização pela primeira vez do circulo de re-evolução – programa de continuidade do guerreiros sem armas – abriram o ano e marcaram o processo de acompanhamento, tanto na relação com as comunidades, quanto com os Guerreiros após o período vivencial de 32 dias. Os detalhes do programa estão disponíveis na publicação através do link http://issuu.com/elos/docs/gsa_2014/0

Page 70: Relatório de atividades 2013 - 2014

Filosofia Elos aplicada à construção de comunidade na escala da cidade

GVT na praça é sociedade civil e empresa privada construindo vizinhança! O programa de fortalecimento e construção de uma relação com as comunidades de entorno onde a empresa inicia sua operação aplica a Filosofia Elos.

OBJETIVO: criar vínculo efetivo com as comunidades no entorno dos escritórios da empresa em 5 bairros de São Paulo estabelecendo um canal de diálogo e confi-ança a partir da revitalização de espaços que val-orizam a coletividade.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: março a novembro de 2014

RESULTADOS: Durante nove meses, entre março e novem-bro de 2014, 5 praças foram revitalizadas nos bairros da Vila Madalena, de Santo Amaro, do Tatuapé, de San-tana e do Brooklin. O Elos fez 5 Oasis Training com um total de 100 pessoas formadas, e um total de 2055 participações em eventos diversos nas cinco regiões.

Page 71: Relatório de atividades 2013 - 2014

Formação e Prática da Filosofia Elos para Mercur (RS)

OBJETIVO: formar 35 gestores da Mercur na Filosofia Elos de transformação e na metodologia do Jogo Oasis com a para a ação na comunidade do bairro Progresso, cidade Santa Cruz do Sul, culminando com a mate-rialização de um sonho coletivo dos moradores.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 28 de julho a 04 de agosto de 2014

RESULTADOS: Construção de área para encontros comunitários, lazer e diversão, com participação ativa dos participantes da Mercur e de 100 moradores ativos de todas as faixas etárias. Além disso, as pessoas foram convidadas a se conectar com o seu melhor potencial, suas mais altas aspirações pessoais (sonhos), desenvolver competências que estimulam a formação de times criativos, visualizar o que está emergindo (oportunidades), inovar coletivamente e implementar soluções rápidas de alto impacto.

Page 72: Relatório de atividades 2013 - 2014

Mão na massa no centro educacional e cultura marca etapa final do projeto de cooperação na Guiné Bissau

O projeto inovador de cooperação técnica entre o Brasil e Guiné Bissau levou a Filosofia Elos ao país. A estratégia foi, a partir de um diagnóstico apreciativo, implementar um projeto de formação gradativa que levou os membros desta comunidade a realizar empreitadas que foram da pavimentação de uma estrada à construção de uma escola que é referencia para todo um país.

OBJETIVO: fortalecer lideranças, apoiar o Desenvolvimento Comunitário, promover a Educação Integral de crianças e jovens da comunidade do Bairro São Paulo por meio da construção de um Centro Educacional e Cultural onde serão desenvolvidas oficinas no contra turno escolar e nos finais de semana, além das aulas da própria escola.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: março de 2010 a dezembro de 2014.

RESULTADOS: Nestes quatro anos, foram feitos o diagnóstico apreciativo; Oasis Training com o pessoal da comunidade; ; a vinda de jovens da comunidade para o Guerreiros Sem Armas, muita mobilização comunitária e vários mutirões e acontrução da escola estão entre os resultados.

PARCEIROS DO PROJETO: A Unesco, a Agência Brasileira de Cooperação, o Ministério das Relações Exteriores, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), a Fundação Gol de Letra, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vitória, o Ministério da Educação de Guiné Bissau e a Associação Amizade (da comunidade São Paulo, na cidade de Bissau, em Guiné Bissau) também são parceiros do projeto, além da consultoria do Henrique Pinheiro e do Tomaz Lotufo Lotufo em Bioconstrução.

Page 73: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 74: Relatório de atividades 2013 - 2014

Comunidades empreendedoras brilham com apoio do plano de aplicação do fundo socioambiental da caixa

OBJETIVO: Acompanhamos as comunidades parceiras do GSA 2014 com o apoio do Plano de Aplicação do Fundo Socioambiental da CAIXA, que faz parte da estraté-gia conhecida como DIST (Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios). A experiência iniciada em março de 2014 será concluída em outubro de 2015, se chama Comunidades Empreendedoras e envolve o Gua-purá, a Prainha, a Vila Progresso, e o Caminho da União, todas localizadas na Baixada Santista.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: março de 2014 a outubro de 2015.

RESULTADOS: 253 ações com 5.005 participações (re-uniões comunitárias, oficinas, reuniões de articu-lação estratégica, mutirões, SARAU, festas comuni-tárias, Cinema de rua); 04 Visitas de inspiração com 140 participações. 20 mutirões comunitários de manutenção dos espaços contruídos no GSA 2014; 04 Vivencias na Filosofia Elos com 91 participações dos sonhadores das comunidades; Mais de 1500 exemplares de Alo Alo das comunidades distribuídos

Page 75: Relatório de atividades 2013 - 2014

Guerreiros Sem Armas aprofundam seus projetos e a troca de aprendizagem através da Jornada de Re-evolução

OBJETIVO: fortalecer a atuação do guerreiro sem armas na construção do melhor mundo.

É uma oportunidade para que possam acessar conteúdos sobre a Filosofia Elos através de vídeos e artigos, interagir com o Elos e com outros guerreiros e guerreiras, mesmo estando a distância e, assim podermos compartilhar as experiências que todos nós estamos tendo a partir de nossas realidades.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: Agosto de 2014 a Março de 2015

RESULTADOS: 47 participantes, 12 encontros virtuais, 5 mapas dos Sonhos e 24 mapas de Re-evolução entregues e analizados, 96 horas de coaching para 31 jovens empreendedores sociais.

Page 76: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 77: Relatório de atividades 2013 - 2014

Mobilização de recursos com foco na abundância

A realização dos projetos em parceria com empresas, governos e organizações internacionais tem impacto direto sobre a saúde financeira do Elos, que se mantém ativo a partir de conhecimento gerado na organi-zação, doações de pessoas físicas, apoios e patrocínios de personalidades jurídicas.

A origem e aplicação dos recursos se dá a partir do planejamento estratégico anual e o acompanhamento das contas e dos projetos é feito internamente e auditado externamente. Conheça nas páginas a seguir o panorama geral da origem e da aplicação dos recursos da organização no exercício do último biênio.

FONTES E APLICAÇÃO DE RECURSOS EM 2013 E 2014

Page 78: Relatório de atividades 2013 - 2014

ORIGEM DE RECURSOS2013RECEITAS

1%

Prestação de serviçosR$ 408.25425%

DoaçõesR$ 660.62040%

Convênios e projetosR$ 560.91334%

Receitas financieras provenientes de aplicaçõesR$ 14.035

Arquitetura FinanceiraTodas as pessoas que trabalham no Instituto Elos são remuneradas e a política de remuneração reflete nossos valores e princípios. Para cobrir o nosso orçamento anual - que inclui infraestrutura e logística, equipe e investimento em programas e projetos - lançamos mão de uma estratégica financeira multíplice.

Page 79: Relatório de atividades 2013 - 2014

APLICAÇÃO DE RECURSOS2013DESPESAS

Custo de projetos 2013R$ 590.14039%

5,75%4%

14%

Recursos já comprometidos para projetos GSA e GVT 2014R$ 560.301

Contratação de serviçoR$ 209.992

37%

0,25%

Infraestrutura e logísticaR$ 79.728ProduçãoR$ 62.554Despesas diversasR$ 4.128

Page 80: Relatório de atividades 2013 - 2014

ORIGEM DE RECURSOS2014RECEITAS

Prestação de serviçosR$ 161.855Prestação de serviçosR$ 161.855

Convênios e projetosR$ 634.42045%

DoaçõesR$ 446.48832%

Prestação de serviçosR$ 161.855

PatrocínioR$ 174.150

11%

12%

0,09% Receitas financieras provenientes de aplicaçõesR$ 1.234

Page 81: Relatório de atividades 2013 - 2014

APLICAÇÃO DE RECURSOS2014DESPESAS

Custo de projetosR$ 838.22176%

4%

19% Contratação de serviçoR$ 211.801

1%

ProduçãoR$ 47.989

Despesas diversasR$ 14.067

Page 82: Relatório de atividades 2013 - 2014

Relatório dos Auditores Independentes

Page 83: Relatório de atividades 2013 - 2014
Page 84: Relatório de atividades 2013 - 2014

Checklist 2013 e 2014

As ações realizadas ao longo de 2013 e 14 foram sonhadas nos planejamentos estratégicos dos anos anteriores, e estas aspirações foram publicadas no final do último relatório. Por isso, começamos esta análise revisitando o que estava planejado a partir dos núcleos e seus objetivos estratégicos.

Design projetar, formatar e visualizarDesenhar caminhos para realizar sonhos coletivos valorizando o prazer, a beleza e a vida.

FORTALECER A FILOSOFIA ELOS EM TODAS AS AÇÕES DO ELOS- Discutir e criar as bases e procedimentos de facilitação Elos;- Criar programa de aprimoramento a facilitadores da equipe.

DESENHAR PROCESSOS, PROGRAMAS, PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O ELOS

* Programa de Desenvolvimento Local do Elos que começou a ser executado em 2014, estruturado da seguinte forma:- bairro e território: mobilização da rede de parceiros atuantes no bairro- comunitária ampla: reuniões semanais para traçar novos sonhos nos territórios e acompanhar ações sociais, ambientais, econômicas e culturais. - Comunitária focal/ lideranças: empreendedores comunitárias protagonizando o desenvolvimento local das suas comunidades a partir da formação comunitária.

- Desenvolver e consolidar brochuras com toda a metodologia utilizada pelo Elos nos idiomas inglês, português e espanhol- Desenvolver o Jogo Oasis em formato de jogo de tabuleiro nos idiomas inglês, espanhol e português- Desenhar o programa Comunidades Empreendedoras*- Desenhar o processo de construção do projeto do Centro de Aprendizagem.- Consolidar o processo de desenvolvimento local no pós-Oasis;- Consolidar o programa de aprendizagem e acompanhamento dos guerreiros sem armas.

SISTEMATIZAR E DISPONIBILIZAR MATERIAIS E FERRAMENTAS METODOLÓGICAS- Disponibilização de conteúdos pedagógicos.

SISTEMATIZAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO ELOS

ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO ANO

legenda:100% realizado em processo de realização não realizado

Page 85: Relatório de atividades 2013 - 2014

Realização continuar, formar e agirConstruir exemplos de transformação de espaços e relações, a partir de talentos, recursos e sonhos locais, com cooperação, alegria e beleza.

COLHER APRENDIZADOS DAS EXPERIÊNCIAS E ALIMENTAR DESIGN E RELACIONAMENTO- Realizar encontros de aprendizagem e encontros de avaliação do Jogo Oasis;- Formar gestores de projetos;- Acompanhar e monitorar resultados dos guerreiros e comunidades;- Desenvolver vivências de modelos de construção para o Centro de Aprendizagem.

APLICAR E DISSEMINAR A FILOSOFIA ELOS, PROGRAMAS E FERRAMENTAS EM DIFERENTES CONTEXTOS GARANTINDO O PROPÓSITO E IMPULSIONANDO A PROSPERIDADE DO ELOS- Realizar programas de formação como estratégia de disseminação;- Aprofundar a Filosofia Elos na educação.

FOMENTAR ESPAÇOS DE RELACIONAMENTO E NOVOS EMPREENDIMENTOS A PARTIR DAS AÇÕES DE REALIZAÇÃO- Realizar o Círculo de Re-evolução;- Realizar Elos Novos Lideres 2014;- Realizar Guerreiros Sem Armas 2014;- Realizar o Encontro de Comunidades;- Realizar Oasis Training em parceria com a ONU-

Habitat, UNESCO e AIESEC;- Realizar Oasis Training na Holanda, Espanha e Curaçao;

Relacionamentocompartilhar, convidar e cultivar Conectar pessoas e seus sonhos desenvolvendo estratégias e compartilhando informações que as levem a ação.

CONSOLIDAR E GERENCIAR UMA POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS, AUMENTANDO O NÚMERO DE RELACIONAMENTOS ATIVOS, DIRETAMENTE ENVOLVIDOS NAS AÇÕES E COM O PROPÓSITO – CULTIVAR- Lançar do novo website - Lançar versão melhorada do Caminho do Sim em plataforma própria;- Ampliar alcance das páginas do Facebook;- Promover e realizar encontros significativos de propósito envolvendo diferentes públicos.- Revisar o banco de dados; Ter ações para manter a relação com os participantes de formações.- Reestruturar da gestão do núcleo;- Desenvolver o plano de comunicação de 2014: gestão, procedimento, estratégia e parceiros.

CAPTAR E FORTALECER PARCERIAS ESTRATÉGICAS - CONVIDAR- Prospectar parcerias estratégicas e financei-ras;- Participar em eventos importantes de inovação, empreendedorismo social e juventude;- Desenvolver ferramentas para monitoramento de

Page 86: Relatório de atividades 2013 - 2014

ações utilizando a Filosofia Elos.

DAR MAIOR VISIBILIDADE FORTALECENDO A IMAGEM INSTITUCION-AL DO ELOS, SEUS PROGRAMAS E SUAS AÇÕES - COMPARTILHAR- Produzir de materiais de comunicação para ações e produtos metodológicos; - Realizar o lançamento dos produtos GSA 2014: vídeo e relatório.

REALIZAÇÃO DENTRO DO RELACIONAMENTO- Avaliar e encaminhar projeto de comunicação comunitária - Tá Ligado?;- Aprimorar a leitura do perfil dos participantes do Guerreiros Sem Armas e aplicar processo seletivo;- Criar, sistematizar e formatar produtos de relacionamento: tá ligado? e processos seletivos.

Impulso e Consolidaçãoplanejar, polinizar e identificarImpulsionar e re-evolucionar as ações dos outros núcleos, fortalecendo sinergias e maximizando resultados.

AUDITORIA FINANCEIRA - A empresa AR Assessoria foi contratada e, pelo segundo ano, realiza a auditoria externa das contas do Elos

VIABILIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE APRENDIZAGEM

- Avaliação e compra do terreno em fase de negociação- Estudos de projeto e implantação em andamento- Envisionamento do modelo de negócio em fase inicial

GARANTIR AS BASES E ESTRATÉGIAS DE UMA ESTRUTURA E GESTÃO ORGANIZACIONAL PRÓSPERAS QUE ATENDAM AO PROPÓSITO EQUIPE- Fortalecer o processo de formação da equipe a partir de seus talentos e necessidades;- Encontro anual de conexão;- Estruturar crescimento da equipe

GESTÃO- Desenvolver, sistematizar e compartilhar o procedimento de gestão, governança e finanças;- Planos de metas individuais e coletivo;- Montar e acompanhar o conselho consultivo;- Desenvolvimento de uma gestão jurídica e financeira e governança que atenda a expansão territorial e o Centro de Aprendizagem.

ESTRUTURA- Ampliar a infraestrutura da equipe;- Software de gestão financeira.

MOBILIZAR RECURSOS E CRIAR ESTRATÉGIAS QUE OTIMIZEM SEU USO NA REALIZAÇÃO DO PROPÓSITO- Aplicar piloto de captação com pessoas físicas;- Estudo de viabilidade do Jogo Oasis;- Criar sistema de feedback e acompanhamentos com os parceiros e empreendedores Elos.

Page 87: Relatório de atividades 2013 - 2014

ENVISIONAR NOVAS OPORTUNIDADES/POSSIBILIDADES DE RE-EVOLUCIONAR AS AÇÕES DO ELOS- Desenvolver e empreender o Centro de Aprendi-zagem;- Desenhar o plano de sustentabilidade do Elos nos próximos 5 anos;- Estabelecer e consolidar parcerias estratégicas institucionais.

Page 88: Relatório de atividades 2013 - 2014

A palavra do período é continuidade, uma tradução para o que chamamos na Filosofia Elos de Re-evolução - a sétima disciplina, que propõe a decisão de estratégias para trans-formar as experiências já vividas em um ponto de partida para a realização de novos e mais ambiciosos projetos. 2013 levou a termo o que começamos em 2012 ao implementar um projeto de médio prazo com a comunidade da Juréia e em 2014 estes aprendizados foram essenciais para a realização do Comunidades Empreendedoras, quando apoiamos a Re-Evolução de 4 comunidades simultaneamente. Os aprendizados da experiên-cia de 2 anos foram sistematizados e deram forma ao Passaporte da Re-evolução e ao Mapa da Re-evolução, documentos desenvolvidos para apoiar a jornada de desenvolvimento de indi-víduos e de comunidades. Em 2014, estas ferra-mentas foram utilizadas pelos participantes e comunidades parceiras do Guerreiros Se em 2013 nos esforçamos para desenhar ferramentas que pudessem estruturar este processo, 2014 foi marcado pela aplicação destas e pela busca por resultados que vão além da quantidade e mate-rializam o conceito de Comunidades Empreende-doras do melhor dos mundos através de exemplos concretos.

Estimar o número de pessoas impactadas pe-las ações realizadas é um desafio, e em 2015 pretendemos chegar a indicadores e formas de monitorar estes resultados.

Estratégia e AnáliseUM OLHAR SOBRE O QUE REALIZAMOS NO ÚLTIMO BIÊNIO

Page 89: Relatório de atividades 2013 - 2014

Sonhos e Compromisso, planejamento estratégico

Em março de 2014, realizamos duas imersões para definir que aspectos do Elos queremos manter, abandonar ou re-evolucionar. Este processo deu origem a um rico material a ser utilizado pelos núcleos de gestão e ação para a elaboração dos planos de ação para 2014.

Três projetos se destacaram e simbolizam a aplicação dos esforços do Elos nos próxi-mos anos:

- CENTRO DE APRENDIZAGEM- COMUNIDADES EMPREENDEDORAS- RE-EVOLUÇÃO DOS GUERREIROS SEM ARMAS

Estas diretrizes se desdobram em uma série de ações previstas, apresentadas a seguir.

2015 - 2016

Page 90: Relatório de atividades 2013 - 2014

Planejamento 2015-2016OBJETIVOS E METAS 2015-2016

Design - Projetar/finalizar o programa Re-evolução GSA 2015 e aprimorar materiais e programação: Projeto até Julho/2015, Aprimorar até Janeiro/2017, Material GSA até Maio/2015- Desenvolver o projeto conceitual e pedagógico do Elos Campus (centro de aprendizagem): apresentação até Maio-Junho/2015- Detalhar programas e atividades do centro de aprendizagem: Lançar algumas oficinas no GSA 2015, estruturar GSA/Elos Master em 2016 - lançar em 2017, Relacionamento com comunidade de entorno – iniciar em Agosto/2015- Aprimorar/sistematizar materiais pedagógicos Jogo Oasis Cartas e desenvolver o curso de formação de facilitadores (versão digital): Aprimorar até Maio/2015, Versão digital (piloto) até Julho 2015, Formação de facilitadores até Julho/2016- Aprimorar o Comunidades Empreendedoras até Outubro/2015 (1ª fase) e sistematizar método até Agosto/2016 (2ª fase)- Formar menu de serviços (pacotes, produtos) Elos e aprimorar os materiais customizados para empresas e organizações até Julho/2015 (1ª versão) até Julho/2016 (2ª versão)- Estruturar equipe fixa de design e elaborar o plano de ação do Núcleo (processo, recursos, pessoas

OBJETIVOS E METAS 2015-2016

Relacionamento - Desenvolver estratégias de comunicação para os principais públicos: Reorganizar a lista de públicos de interesse do Elos,Refinar e aplicar estratégias diferenciadas para diferentes públicos- Aprimorar a gestão do Núcleo para melhorar fluxo entre os Núcleos: Processamento para monitoramento de horas, Desenvolver fluxo de entrada e saída de jobs- Fortalecer a imagem institucional para os principais públicos Elos (inclusive Conselho): Criar campanha Elos 2015 (Elos 15 anos, Centro de Aprendizagem), Consolidar e compartilhar as estratégias de produção de conteúdo, Implementar assessoria de imprensa- Estruturar portfolio de produtos e divulgar para principais públicos da frente de empreendimento Proposta de Soluções: Diagnóstico, Proposta, Procedimento- Apoiar a definição das novas frentes empreendedoras do Elos para ajustes do posicionamento do Elos em 2016

Page 91: Relatório de atividades 2013 - 2014

OBJETIVOS E METAS 2015-2016

Realização- Formar disseminadores da Filosofia Elos à (GSA, OT)- Fortalecer o eixo sócio-econômico à 3 experiências de sucesso por 6 meses (até 2016)- Realizar ações já contratadas Elos nas empresas à (GVT, Holcim)- Concluir com sucesso e alegria o DISTExperiência de 4 comunidades simultâneasAté 16/11/15 entregar 4 planos de desenvolvimento comunitário, 4 encontros de reflexão e sistematização, Ser vencedor do Prêmio Melhores Práticas (escrever proposta até 31/03/15)- Qualificar, inspirar e estimular equipeTrocar aprendizagem, Mergulhar no Núcleo, Definir fluxos, Realizar uma viagem de aprendizagem da equipe- Engajar público que ainda não temos acesso: menores 18 anos, 1 experiência de sucesso da Filosofia elos com comunidade escolar durante 1 ano, 1 experiência de formação de aprendizes (em 2016)

OBJETIVOS E METAS 2015-2016

Consolidação- Propiciar maior fluidez aos procedimentos de gestão, à Sistema de gerenciamento e unificação das iniciativas de captação de recursos, à Transformar as ações dos Núcleos em processos bem definidos com clareza das funções de cada membro da equipe- Implantar um modelo econômico prósper que propicie maior continuidade e estabilidade no fluxo de recursosàEstabelecer pelo menos 3 parcerais com entradas recorrentes para o movimento de transformaçãoàEstrutura fundo patrimonial de pelo menos 1 milhão de reais até 31/12/2016àElaborar plano de negócio das Frentes de Empreendimentos Elos- Criar uma cultura de troca, reflexão, busca de conhecimento para o aprimoramento da atuação do Elos- Criação e gestão de um Conselho Consultivo- Organizar sistema de propostas e orçamentos por Frentes de Empreendimentos e cruzar com uma nova visão de orçamento geral

Page 92: Relatório de atividades 2013 - 2014

AgradecimentosA história do Elos tem sido desenhada sobre uma linha que equilibra o fazer e o refletir. Todo aprendizado e todo conhecimento produzido nesta jornada nasceu da experimentação. Ao longo dos anos, esta forma de atuar foi sistematizada e ganhou o nome de Filosofia Elos. Seus contor-nos foram ficando cada vez mais claros com o apoio de parceiros de grande valor como Quin-tessa, Maria Barreto, Ricardo Oliveros, Hânia Ribeiro, Aser Cortines, Oscar Motomura e Papel Solidário, entre outros. Agradecemos a cada um que dedica ou já dedicou tempo e carinho à co-munidade Elos.

Page 93: Relatório de atividades 2013 - 2014

Sobre o RelatórioEste relatório cobre as atividades realizadas pelo Instituto Elos no período de 1o de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2014 e foi precedido pelo relatório 2012, publicado no link http://goo.gl/5Pfgfh. O relatório apresenta ainda, em tópicos, os caminhos apontados no planejamento estratégico 2015.

Os relatórios do Elos são publicados anual-mente desde 2009, pela primeira vez publicamos um relatório beinal. Todos os relatórios pub-licados estão disponíveis no site da organi-zação. Confira: http://goo.gl/GgSrDL.Este conteúdo foi desenhado e executado com o objetivo de registrar não apenas as ativi-dades, mas nosso processo de desenvolvimento institucional. É destinado aos nossos princi-pais parceiros, e aqui incluímos a equipe Elos, apoiadores, comunidades e jovens empreende-dores sociais que aplicam as ferramentas por nós desenvolvidas. Acreditamos e desejamos que este documento sirva de apoio ao aprofunda-mento da aplicação da Filosofia Elos e também como uma plataforma para aqueles que criam seus empreendimentos comunitários buscando uma estrutura organizacional e modelo de negócios que estejam alinhados aos seus propósitos.

Dar a conhecer as ações realizadas pelo Elos e com parceiros, também faz parte da construção de uma postura transparente na qual cada ação

realizada está alinhada ao propósito do Elos.Entendemos que, pelos objetivos com quais lan-çamos este documento, cabe aqui apontar alguns resultados indiretos, que não foram realizados pelo instituto, mas por pessoas que o fizeram através da aplicação de ferramentas por nós desenvolvidas; é o caso do Movimento Oasis.

As informações aqui apresentadas foram col-hidas através de registros realizados em cada uma das ações, tais como listas de presença, depoimentos, fotografias e emails.

A organização deste relatório foi livremente inspirada na estrutura sugerida pelo Global Reporting Initiative.

Este registro foi feito para você e, por isso, é muito importante para nós saber sua opinião. Pedimos que dedique 1 minuto para nos dizer como foi a sua experiência com este documento e nos ajude a garantir um conteúdo ainda melhor na próxima edição. Para isso, basta preencher o formulário (link http://goo.gl/B79qBe)

Page 94: Relatório de atividades 2013 - 2014

Em 14 anos de trajetória, tivemos nossas ações referendadas por diversas personalidades e organizações nacionais e internacionais:

Sobre o Elos

Em 2013, a Fundação Banco do Brasil premia o Jogo Oasis como ferramenta de política pública;

Em 2010, o Ministério da Cultura considerou o Elos uma organização de Notório Saber por seu trabalho com mobilização comunitária;

A metodologia desenvolvida pelo Instituto Elos é citada na pesquisa “O Sonho Brasileiro” de abrangência nacional realizada com jovens de todo o País;

Pela natureza dos serviços oferecidos à sociedade, o Instituto Elos recebeu e mantém os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal;

Em 2013 Oxfam reconhece o Jogo Oasis e o Instituto Elos como uma das duas melhores práticas apoiadas pela organização naquele ano em celebração realizada na Holanda

A best seller americana Margaret Wheatley dedicou um capítulo do seu livro “Walk Out, Walk on” às ações do Elos, em especial o programa Guerreiros Sem Armas;

Renomado teórico da atualidade, o físico Fritjof Capra citou publicamente o Instituto Elos como exemplo de mudança verdadeira.

Page 95: Relatório de atividades 2013 - 2014

Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos

Rua Marechal Hermes - 37Boqueirão - Santos - SP, BrasilCEP: 11025-040

+55 (13) 3326-4472www.institutoelos.org

Realização da publicação e projeto editoral: Instituto Elos BrasilCoordenação: Val RochaProjeto e Produção Gráfica: Ariane MatesTexto e Edição: Val RochaRevisão: Mariana Felippe e Ricardo Oliveros

Esta obra está licenciada por Creative Commons;Atribuição de uso-não-comercial;Não-a-obras-derivadas.

Este material foi criado pelo Instituto Elos para fins específicos. Fique à vontade para utilizar para o seu próprio aprendizado e para compartilhar conhecimento com outros, reconhecendo a autoria.Qualquer dúvida entre em contato conosco através do e-mail [email protected]