relatÓrio de atividadesgruposol.org.br/.../uploads/2017/02/161212_relatorio_gruposol2015.pdf ·...

31
RELATÓRIO DE GESTÃO | 1 ATIVIDADES RELATÓRIO DE Campanhas e projetos desenvolvidos pela ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE

Upload: dokhanh

Post on 10-Nov-2018

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIO DE GESTÃO | 1

ATIVIDADESRELATÓRIO DE

Campanhase projetos desenvolvidos pela

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE

2 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 3

Campanhas e projetos desenvolvidos pela

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

4 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 5

Mensagem do presidente ......................................... 6

Quem é o Grupo Sol? ................................................ 8

Impacto social do Grupo Sol ..................................12

Nosso trabalho em 2015 .........................................28

Prestação de contas ................................................36

Comunicação ............................................................40

Instituições atendidas .............................................42

Como apoiar .............................................................50

Parcerias e apoio .....................................................52

Agradecimentos .......................................................56

RELATÓRIO 2015ÍNDICE

6 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 74 5

CAPÍTULO 1Mensagem do Presidente

GRUPO...Durante dois anos a palavra “Grupo” nunca significou tanto em minha vida. Hoje vejo que mesmo um pequeno grupo de pessoas (um número entre 20 e 25) pode transformar um bairro, um povoado, uma cidade, um país, uma sociedade. A dedicação de um grupo a um propósito único é energia transformadora de vidas.

E a transformação de vidas é o mecanismo efetivo (hands-on, prático, de mobilidade) inicial para a mudança cultural em nosso país. Um grupo de pessoas diferentes entre si...difer-entes profissões? Diferentes idades? Diferentes credos e crenças? Diferentes razões políti-cas? Diferentes etnias? Diferentes financeiramente? Diferentes em educação? Diferentes culturalmente? Diferentes experiências de vida? Sim...tudo e todos diferentes!

E mesmo com todas essas diferenças, como conseguimos conviver enquanto grupo e ainda conseguimos fazer bem para uma quantidade considerável de pessoas dentro da cidade de São Paulo? Seguimos o propósito. Nosso propósito é o bem. E o bem? E o bem nada mais é do que aceitação verdadeira recoberta por fartas pitadas de gentilezas. Não há como errar. Aceitação-do-Outro e Gentilezas-para-com-o-Outro...

Somos 25 diferentes. Amanhã mais 25. E depois outros 25 que surjam. Em todos os cantos e meios sociais. Mas que sejam 25 pessoas focadas em fazer o bem e com dedicação incansável.Um desejo: que tenhamos mais e mais grupos desenvolvidos e com capacidades ímpares para o único propósito. O propósito simples de fazer o bem ao próximo emnossa sociedade.

Nosso desafio para os próximos anos é manter o despertar de mais consciências para a leveza, a aceitação e as gentilezas. Não somente dentro ou fazendo parte de nosso tra-balho. Mas que nosso trabalho seja uma extensão e um reflexo daquilo que precisamos ter na vida pessoal de todos que praticam e exercitam sua saúde social!

Muito obrigado, Grupo SOL! Foi uma honra e um grande aprendizado presidir esse Grupo formado de pessoas maravilhosas por esses dois anos!

E isso é muito difícil dadas as qualidades de diversos treinamentos, de amor verdadeiro e de propósitos de vidas que os participantes impõe ritmo de trabalho do Grupo! É muita coisa para aprender e tentar guiar. É muita energia boa para controlar e muitas ideias evo-lutivas para compartilhar. E todos almejam um bem maior. Todos que aceitam conhecer o trabalho com profundidade e os detalhes da coordenação são MESMO pessoas do BEM!

Levarei para minha vida como uma filosofia, sentindo cada pequeno detalhe do trabalho. Uma experiência de vida que não está no mercado para venda! Que um dia todos possam ter o espírito e a vivência de um voluntário e permanecer sempre como grandes aprendizes da vida! Por um país melhor...

Guilherme Cesaro de LimaPresidente da Associação Beneficente Grupo Sol – 2015

“APENAS UM RAIO DE

SOL JÁ É SUFICIENTE

PARA AFASTAR

VÁRIAS SOMBRAS”. SÃO FRANCISCO DE ASSIS

8 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 9< Relatório Anual 2015 >6 7

CAPÍTULO 2QUEM É O GRUPO SOL?

“SORRIR E ACREDITAR EM SI É O CAMINHO PARA

ALCANÇAR A LUZ E O BRILHO QUE IRRADIA DA PRÓPRIA

EXISTêNCIA E QUE ACALENTA A CRIANÇA EM NÓS

MESMOS. ACREDITEMOS NO PRÓPRIO SOL, ELE MORA

NO SEU EU E ILUMINA O TUDO E O TODO”

VICTOR HUGO

QUEM É O GRUPO SOL?A Associação Beneficente Grupo SOL é uma entidade civil, sem fins lucrativos, sem vínculo ou distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso. Começou suas atividades em dezembro de 1996, momento no qual a sua fundadora, Andréa Morganti Thompson e suas amigas Cláudia Tulimoshi e Luciana Rodrigues de Andrade, saíram distribuindo balas em faróis de São Paulo, vestidas de Papai, Mamãe Noel e de duende. Logo depois, conhecidos das três amigas pediram para que elas os ajudassem a distribuir ‘Sacolinhas de Natal’, que foram entregues em orfanatos e asilos, contendo brinquedos e doces. Para surpresa das amigas, por conta desse envolvimento, receberam uma doação

com 60kgs de doces e 100 brinquedos. A pergunta principal foi: “o que fazer com tudo aquilo?”. Então elas começaram a procurar instituições para doar os itens recebidos. E foi assim que nasceu o Grupo SOL, tendo como intuito levar amor, reconhecimento e alegria para crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. O Grupo SOL se mantém por pessoas corajosas o suficiente para fazer a diferença no mundo de alguém desconhecido, mesmo que esse alguém tenha percepções diferentes da nossa realidade. O Grupo continua vivo, depois de 18 anos de atividades, pelo amor empreendido por pessoas que acreditam que é possível tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

MISSÃOGerar energia positiva coletiva. Fomentar o altruísmo e o respeito.

Praticar a cidadania por meio de gestos significativos. Atuar junto às instituições, associações ou comunidades previamente cadastradas, prestando-lhes assistência, colaborando na busca de sua autonomia e sustentabilidade, por intermédio de ações que projetem ao futuro o desenvolvimento, emancipação e a qualidade de vida dos usuários que são atendidos pelas mesmas, em especial crianças, adolescentes, idosos e pessoas com necessidades especiais.

10 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 11

VALORESCOMPROMETIMENTO

SERIEDADE

transparência

ÉTICA

RESPEITO

SOLIDARIEDADE

respeito

EquipeConheça quem são os responsáveis pela administração e coordenação da Associação Beneficente Grupo SOL:

OI, EU SOU O SOLZINHO.

Quando eu apareço, todo mundo fica mais feliz.

O dia ganha cor, os corações aquecem e a esperança

renasce. Vem brilhar comigo!

Guilherme Cesaro de LimaPresidenteAlexandre NakandakariVice-PresidenteKiciana F. Ferreira Mayo 1° SecretáriaJosé Roberto Moura2ª SecretárioElaine Vargas Pontes1ª TesoureiraCarola Cecilia A. Ravelo2ª TesoureiraMaria do Socorro Soares RabeloConselheira Fiscal TitularDouglas MagriConselheiro Fiscal TitularLedivaldo L. de MoraesConselheiro Fiscal Titular

Mariana de M. CargneluttiConselheira Fiscal SuplenteFabiana Pedroso MacucoConselheiro Fiscal SuplenteAngel L. M. da SilvaCoordenadorFrancisco MayoCoordenadorManoel José FreitasCoordenadorThais Cavaletti CoordenadoraAlessandra Miyuki FujimuraCoordenadoraAdriana Tomassi Moraes CoordenadoraCristiana GuerraCoordenadora

Josenildo Quirino da Silva CoordenadorSimone Cristina de Lima Farias CoordenadoraJosé Marcos Motta de Barros CoordenadorAngélica Campos Pires CoordenadoraMarcos GarciaCoordenadorAlexandre Cruz CoordenadorMárcio MendesCoordenadorCristina A. MartinsAdministrativo

12 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 13

IMPACTO SOCIAL Do GRUPO SOL

“A FELICIDADE É UM BEM QUE SE MULTIPLICA AO SER DIVIDIDO”

MARXWELL MALTZ

O DIA DE SOL

As visitações às instituições em conjunto com o ciclo de cursos e palestra à comunidade (familiares, profissionais e o próprio público das instituições assistidas) são os trabalhos principais da Associação Beneficente Grupo SOL. Chamadas de “Dia de Sol”, é um momento especial, de troca, contato e carinho.

Quem pode participar? As visitas são abertas ao público, justamente

porque esse é um momento de envolvimento social.

Quando ocorrem? Os Dias de Sol ocorrem normalmente no primeiro

sábado de cada mês, em dois períodos distintos: um pela manhã, às 8h30, e outro pela parte da tarde, às 13h30.

Qual o ponto de encontro? O encontro entre voluntários acontece no

estacionamento do Atacadista Makro Vila Maria, localizado na Marginal Tietê, entre as Pontes Vila Maria (Jânio Quadros) e Vila Guilherme.

Como acontecem as visitas? Os coordenadores do Grupo SOL apresentam

aos voluntários as instituições a serem visitadas no Dia de Sol. Dentre elas: abrigos de crianças, hospitais de pessoas portadoras de necessidades especiais e abrigos de idosos. O voluntário escolhe uma instituição para onde deseja ir e conhecer no dia, após ouvir a apresentação das instituições. Ou seja, todos os voluntários têm a oportunidade de escolha, dentre esses vários segmentos e tipos de instituições. O deslocamento do ponto de encontro para as instituições é feito por carros dos voluntários e coordenadores. Caso o voluntário não utilize carro, os coordenadores da Associação organizam e oferecem caronas entre os próprios voluntários. Chegando à instituição visitada, a orientação é no sentido de que o voluntário se sinta como em uma visita comum. Os próprios assistidos é que ditam o ritmo. Com as crianças é correr, pular, mudar de brincadeira! Com as vovós, é ouvir ou contar uma história. E nos hospitais a interação é de alma, é no silêncio e no olhar, no toque sutil.

O que levar? Energia para esse campo de amor, alegria, cura e

aprendizado. Qualquer pessoa pode participar e não requer nenhum tipo de treinamento. O Dia de Sol é a melhor porta de entrada para apresentação do trabalho ao público em geral que deseja iniciar um trabalho voluntário e, com isso, entender os projetos desenvolvidos pela Associação que podem ser auxiliados ao longo do ano. A Associação considera que o Dia de Sol - de uma forma leve e descontraída - é o primeiro passo ou contato entre o voluntário interessado e as mazelas sociais, a fim de praticar aquilo que temos como missão: o despertar do altruísmo e da consciência social.

CAPÍTULO 3

14 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 15

Mensalmente, não somente nas visitações, com os recursos recebidos a título de doação, o Grupo SOL compra e distribui em média 500 kg de gêneros de primeira necessidade, propiciando que as instituições assistidas economizem seus recursos, e, com isso, redirecionem diretamente na manutenção da saúde, educação e bem-estar de seus internos. Além disso, toda a arrecadação de gêneros alimentícios, especialmente o leite em pó - pela versatilidade em seu uso, resultado de campanhas de arrecadação de alimentos ou participação em gincanas beneficentes - representa o principal item de direcionamento de doações para as instituições cadastradas.

DOAÇÕES REALIZADAS POR RECURSO PRÓPRIO X DOAÇÕES INTERMEDIADAS

Alimentos (kg/pacotes)

Material Higiene (pacotes/caixas)

Diversos (brinquedos, roupas,

itens)

Doações Intermediadas 9.960 754 2.564

Doações recursos próprios 1.901 833

DOAÇÕES COM RECURSOS PRÓPRIOS

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Fevereiro 15 Quilos Maisena Associação Cruz Verde Hospital 056/2015

Fevereiro 72 Sachê Molho de tomate

Associação Cruz Verde Hospital 056/2015

Fevereiro 72 Unidades Farinha de mandioca

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 057/2015

Fevereiro 96 Sachê Molho de tomate

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 057/2015

Fevereiro 20 Unidades CaféPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 058/2015

Fevereiro 12 Unidades MargarinaPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 058/2015

DOAÇÃO DE GÊNEROS DE PRIMEIRA NECESSIDADE

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Fevereiro 40 Unidades Bolacha Doce Solid Rock Comunidade 061/2015

Fevereiro 24 Sachê Molho de tomate Solid Rock Comunidade 061/2015

Fevereiro 12 Unidades Vinagre Branco Solid Rock Comunidade 061/2015

Fevereiro 1 Fardo Açúcar Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 063/2015

Fevereiro 1 Pacote Papel Higiênico

PIVI Projeto de Incentivo a

VidaHospital 058/2015

Fevereiro 12 Garrafas Álcool GelCasa de

Amparo Tia Marly

Abrigo 059/2015

Fevereiro 2 Frascos DesinfetanteCasa de

Amparo Tia Marly

Abrigo 059/2015

Fevereiro 12 Frascos Limpador Multiuso

Casa de Amparo Tia

MarlyAbrigo 059/2015

Fevereiro 4 Caixas Luva de látexCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 060/2015

Fevereiro 15 PacoteFralda

Geriátrica Tam. G

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 060/2015

Fevereiro 3 BB Água Sanitária Instituto Curumim Crechê 062/2015

Fevereiro 2 Frascos Desinfetante Instituto Curumim Crechê 062/2015

Fevereiro 5 Pacote Sacos de lixo Instituto Curumim Crechê 062/2015

Março 10 Quilos Farinha de Trigo

Associação Cruz Verde Hospital 071/2015

Março 4 Caixas Groselha Associação Cruz Verde Hospital 071/2015

Março 24 Unidades Farinha de mandioca

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 072/2015

Março 24 Sachê Molho de tomate

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 072/2015

Março 1 Unidades Tempero Completo

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 072/2015

Março 10 Quilos CaféPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 073/2015

Março 12 Unidades MargarinaPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 073/2015

16 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 17

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Março 24 Unidades Ervilha Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 076/2015

Março 24 Unidades Milho Verde Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 076/2015

Março 1 Caixas Leite Integral Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 076/2015

Março 24 Unidades Bolacha Maisena

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 078/2015

Março 2 Caixas Leite desnatado

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 078/2015

Março 20 Unidades Óleo de Soja Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 078/2015

Março 1 PacoteFralda

Geriátrica Tam. G

Associação Cruz Verde Hospital 071/2015

Março 1 Pacote Papel Higiênico

PIVI Projeto de Incentivo a

VidaHospital 073/2015

Março 2 Pacote Papel Higiênico

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 074/2015

Março 2 Frascos DesinfetanteCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 074/2015

Março 1 Caixas Luva de látexCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 075/2015

Março 1 PacoteFralda

Geriátrica Tam. GG

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 075/2015

Março 2 Unidades Pomada Assadura

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 075/2015

Março 3 BB Água Sanitária Instituto Curumim Crechê 077/2015

Março 2 Frascos Desinfetante Instituto Curumim Crechê 077/2015

Março 2 Pacote Sabão em pó Instituto Curumim Crechê 077/2015

Abril 10 Quilos Feijão Associação Cruz Verde Hospital 099/2015

Abril 20 Unidades Groselha Associação Cruz Verde Hospital 099/2015

Abril 3 Unidades AchocolatadoFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 100/2015

Abril 6 Caixas Leite desnatado

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 100/2015

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Abril 2 Unidades Tempero Completo

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 100/2015

Abril 10 Quilos CaféPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 101/2015

Abril 6 Unidades Vinagre Branco

Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 104/2015

Abril 4,00 Caixas Leite Integral Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 104/2015

Abril 10,00 Quilos Café Instituto Curumim Creche 105/2015

Abril 10,00 Quilos Açúcar Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 106/2015

Abril 24,00 Unidades Bolacha Maisena

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 106/2015

Abril 10,00 Unidades Aveia Flocos Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 106/2015

Abril 4 Frascos DesinfetantePIVI Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 101/2015

Abril 1 Pacote Papel Higiênico

PIVI Projeto de Incentivo a

VidaHospital 101/2015

Abril 2 Pacotes c/12 DetergenteCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 102/2015

Abril 2 Frascos Limpador Multiuso

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 102/2015

Abril 1 Caixas Luva de látexCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 103/2015

Abril 1 PacoteFralda

Geriática Tam. G

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 103/2015

Abril 2 Unidades Pomada Assadura

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 103/2015

Abril 2 Pacote Detergente Instituto Curumim Crechê 105/2015

Abril 2 Pacote Sacos de lixo Instituto Curumim Crechê 105/2015

Maio 10,00 Quilos Feijão Associação Cruz Verde Hospital 114/2015

Maio 10,00 Quilos Fubá Associação Cruz Verde Hospital 114/2015

Maio 40,00 Quilos Farinha de Trigo

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 115/2015

18 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 19

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Maio 2,00 Caixas Leite desnatado

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 115/2015

Maio 40,00 Unidades Mistura de bolo

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 115/2015

Maio 24,00 Unidades Bolacha Maisena

PIVI - Projeto de Incentivo a

VidaHospital 116/2015

Maio 2,00 Caixas Leite IntegralPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 116/2015

Maio 10,00 Quilos Açúcar Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 119/2015

Maio 3,00 Unidades Achocolatado Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 119/2015

Maio 2,00 Caixas Leite Integral Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 119/2015

Maio 10,00 Quilos Café Instituto Curumim Creche 120/2015

Maio 10,00 Quilos Açúcar Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 121/2015

Maio 10,00 Quilos Café Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 121/2015

Maio 2,00 Caixas Leite Integral Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 121/2015

Maio 48 Unidades Shampoo Associação Cruz Verde Hospital 114/2015

Maio 1 Pacote Papel Higiênico

PIVI Projeto de Incentivo a

VidaHospital 116/2015

Maio 10 Pacote Sabão em póCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 117/2015

Maio 12 Frascos Limpador Multiuso

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 117/2015

Maio 12 Garrafas Álcool GelCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 117/2015

Maio 2 Caixas Luva de látexCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 118/2015

Maio 2 Caixas Lenço umidecido

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 118/2015

Maio 2 Pacote Detergente Instituto Curumim Crechê 120/2015

Maio 2 Pacote Sacos de lixo Instituto Curumim Crechê 120/2015

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Junho 10,00 Quilos Café Associação Cruz Verde Hospital 136/2015

Junho 10,00 Quilos Feijão Associação Cruz Verde Hospital 136/2015

Junho 120,00 Unidades SardinhaFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 137/2015

Junho 2,00 Caixas Leite desnatado

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 137/2015

Junho 12,00 Unidades MargarinaPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 138/2015

Junho 15,00 Caixas Suco SolúvelPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 138/2015

Junho 10,00 Quilos Feijão Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 141/2015

Junho 2,00 Caixas Leite Integral Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 141/2015

Junho 10,00 Quilos Café Instituto Curumim Creche 142/2015

Junho 3,00 Unidades Achocolatado Instituto Curumim Creche 142/2015

Junho 48 Unidades Shampoo Associação Cruz Verde Hospital 136/2015

Junho 48 Unidades ShampooFIC

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 137/2015

Junho 1 Pacote Papel Higiênico

PIVI Projeto de Incentivo a

VidaHospital 138/2015

Junho 02 Pacote Toalha Interfolhas

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 139/2015

Junho 02 Pacote Papel ToalhaCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 139/2015

Junho 02 Pacote Sabão em póCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 139/2015

Junho 1 Caixas Luva de látexCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 140/2015

Junho 3 PacoteFralda

Geriátrica Tam. GG

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 140/2015

Junho 1 Unidades Pomada Assadura

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 140/2015

20 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 21

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Junho 1,00 Pacote Papel Higiênico

Instituto Curumim Crechê 142/2015

Julho 3,00 Unidades AchocolatadoFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 156/2015

Julho 2,00 Caixas Leite desnatado

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 156/2015

Julho 1,00 Pote Tempero Completo

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 156/2015

Julho 12,00 Unidades MargarinaPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 157/2015

Julho 50,00 Caixas Suco SolúvelPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 157/2015

Julho 50,00 Unidades Groselha Associação Cruz Verde Hospital 158/2015

Julho 2,00 Caixas Leite Integral Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 163/2015

Julho 3,00 Unidades Achocolatado Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 163/2015

Julho 1,00 Caixas Bolacha Salgada

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 164/2015

Julho 2,00 Caixas Bolacha Doce Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 164/2015

Julho 3,00 Unidades Achocolatado Instituto Curumim Creche 165/2015

Julho 1,00 Pacote Papel Higiênico

PIVI Projeto de Incentivo a

VidaHospital 157/2015

Julho 60,00 Pacote Desodorante Spray

Associação Cruz Verde Hospital 158/2015

Julho 3,00 BB Água SanitáriaCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 162/2015

Julho 2,00 Pacote Sabão em póCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 162/2015

Julho 2 Pacote Toalha Interfolhas

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 162/2015

Julho 1 Pacote Papel Higiênico

Instituto Curumim Crechê 165/2015

Julho 1 Caixas Luva de látexCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 166/2015

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Julho 3 PacoteFralda

Geriátrica Tam. GG

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 166/2015

Julho 5 Pacote Lenço umidecido

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 166/2015

Agosto 10,00 Quilos Café Associação Cruz Verde Hospital 173/2015

Agosto 10,00 Quilos CaféFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 174/2015

Agosto 2,00 Caixas Leite desnatado

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 174/2015

Agosto 10,00 Quilos CaféPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 175/2015

Agosto 2,00 Caixas Leite IntegralPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 175/2015

Agosto 24,00 Latas Ervilha Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 177/2015

Agosto 3,00 Caixas Leite Integral Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 177/2015

Agosto 24,00 Latas Milho Verde Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 177/2015

Agosto 20,00 Unidades Óleo de Soja Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 177/2015

Agosto 40,00 Pacote Bolacha Salgada

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 178/2015

Agosto 24,00 Pacote Bolacha Maisena

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 178/2015

Agosto 10,00 Quilos Feijão Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 178/2015

Agosto 20,00 Unidades Óleo de Soja Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 178/2015

Agosto 3 FardosFraldas

geriátricas P/M/G

Associação Cruz Verde Hospital 173/2015

Agosto 2 Frascos DesinfetanteFIC

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 174/2015

Agosto 1 Pacote Papel Higiênico

PIVI Projeto de Incentivo a

VidaHospital 175/2015

Agosto 3 Caixas DetergenteCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 176/2015

22 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 23

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Agosto 3 Pacote Toalha Interfolhas

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 176/2015

Agosto 12,00 Frascos Limpador Multiuso

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 176/2015

Agosto 1,00 Pacote Papel Higiênico

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 178/2015

Setembro 5,00 Fardos CaféFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 208/2015

Setembro 60,00 Unidades Margarina com sal

PIVI - Projeto de Incentivo a

VidaHospital 209/2015

Setembro 3,00 Caixas Leite IntegralPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 209/2015

Setembro 6,00 Unidades Vinagre Branco

Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 210/2015

Setembro 3,00 Caixas Leite Integral Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 210/2015

Setembro 2,00 Unidades DesinfetanteCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 206/2015

Setembro 2,00 Frascos Limpador Multiuso

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 206/2015

Setembro 2,00 Unidades Toalha Interfolhas

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 206/2015

Setembro 72,00 Unidades Desodorante Spray

Associação Cruz Verde Hospital 207/2015

Setembro 20,00 Unidades Aparelho Barbear

Associação Cruz Verde Hospital 207/2015

Setembro 80,00 Unidades Shampoo Associação Cruz Verde Hospital 207/2015

Outubro 120,00 Unidades SardinhaFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 231/2015

Outubro 30,00 Quilos CaféFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 231/2015

Outubro 2,00 Unidades AchocolatadoFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 231/2015

Outubro 3,00 Unidades AchocolatadoPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 232/2015

Outubro 40,00 Unidades Suco SolúvelPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 232/2015

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Outubro 3,00 Caixas Leite IntegralCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 234/2015

Outubro 3,00 Unidades Achocolatado Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 235/2015

Outubro 3,00 Caixas Leite Integral Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 235/2015

Outubro 20,00 Quilos Feijão Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 236/2015

Outubro 1,00 Caixas Óleo de Soja Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 236/2015

Outubro 3,00 Unidades Achocolatado Lar da criança Frei Leopoldo Creche 237/2015

Outubro 30,00 Pacote Bisnaguinhas Lar da criança Frei Leopoldo Creche 237/2015

Outubro 80,00 Unidades Shampoo Associação Cruz Verde Hospital 230/2015

Outubro 90,00 Unidades Aparelho Barbear

Associação Cruz Verde Hospital 230/2015

Outubro 2,00 Pacote Papel Higiênico

PIVI Projeto de Incentivo a

VidaHospital 232/2015

Outubro 12,00 Unidades Álcool ComumCasa de

Amparo Tia Marly

Crechê 233/2015

Outubro 12,00 Unidades Limpador Multiuso

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 233/2015

Outubro 2,00 Unidades Toalha Interfolhas

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 233/2015

Outubro 3,00 PacoteFralda

Geriátrica Tam. GG

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 234/2015

Outubro 24,00 Pacote Lenço umidecido

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 234/2015

Outubro 2,00 Pacote Papel Higiênico

Instituto Solid rock Comunidade 235/2015

Outubro 2,00 Pacote Papel Higiênico

Lar da criança Frei Leopoldo Crechê 237/2015

Novembro 30,00 Unidades Groselha Associação Cruz Verde Hospital 250/2015

Novembro 5,00 Caixas Leite desnatado

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 251/2015

Novembro 20,00 Quilos CaféFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 251/2015

24 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 25

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Novembro 15,00 Unidades Mistura de bolo

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 251/2015

Novembro 10,00 Quilos CaféPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 252/2015

Novembro 10,00 Quilos FeijãoPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 252/2015

Novembro 5,00 Caixas Leite IntegralPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 252/2015

Novembro 10,00 Quilos Feijão Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 256/2015

Novembro 1,00 Caixas Molho de tomate

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 256/2015

Novembro 4,00 Unidades Azeite Lar da criança Frei Leopoldo Creche 257/2015

Novembro 1,00 Caixas Creme de Leite Lar da criança Frei Leopoldo Creche 257/2015

Novembro 10,00 Unidades Requeijão Lar da criança Frei Leopoldo Creche 257/2015

Novembro 50,00 Unidades Desodorante Spray

Associação Cruz Verde Hospital 250/2015

Novembro 5,00 Pacotes Creme Dental Associação Cruz Verde Hospital 250/2015

Novembro 10,00 Unidades DetergentePIVI Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 252/2015

Novembro 6,00 Unidades Álcool Casa de

Amparo Tia Marly

Crechê 253/2015

Novembro 1,00 Unidade Amaciante de roupa

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 253/2015

Novembro 1,00 Pacote Papel Higiênico

Casa de Amparo Tia

MarlyCrechê 253/2015

Novembro 10,00 Unidades Desodorante Spray

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 254/2015

Novembro 3,00 Potes Lenço umidecido

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 254/2015

Novembro 3,00 Caixas Luva de látexCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 254/2015

Novembro 15,00 Unidades ShampooCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 254/2015

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Novembro 1,00 Unidades Desinfetante Instituto Solid rock Comunidade 255/2015

Novembro 1,00 Pacote Papel Higiênico

Instituto Solid rock Comunidade 255/2015

Novembro 3,00 Unidades Água Sanitária Instituto Solid rock Comunidade 255/2015

Novembro 2,00 Pacotes Bucha verde e amarela

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 256/2015

Dezembro 20,00 Unidades Groselha Associação Cruz Verde Hospital 271/2015

Dezembro 20,00 Quilos Açúcar Associação Cruz Verde Hospital 271/2015

Dezembro 3,00 Caixas Leite desnatado

FIC - Fraternidade

Irmã ClaraHospital 272/2015

Dezembro 2,00 Caixas Leite IntegralFIC -

Fraternidade Irmã Clara

Hospital 272/2015

Dezembro 10,00 Unidades MargarinaPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 273/2015

Dezembro 20,00 Unidades Suco SolúvelPIVI - Projeto

de Incentivo a Vida

Hospital 273/2015

Dezembro 10,00 Quilos Café Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 276/2015

Dezembro 2,00 Quilos Achocolatado Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 276/2015

Dezembro 2,00 Caixas Leite Integral Instituto Solid Rock Brasil Comunidade 276/2015

Dezembro 6,00 PacotesFraldas

geriátricas P/M/G

Associação Cruz Verde Hospital 271/2015

Dezembro 1,00 Pacote Papel Higiênico

PIVI Projeto de Incentivo a

VidaHospital 273/2015

Dezembro 4,00 Pacote Copo descartável

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 275/2015

Dezembro 2,00 Unidades Papel ToalhaCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 275/2015

Dezembro 5,00 Caixas Luva de látexCasa

Transitória Lar Batuíra

Asilo 275/2015

Dezembro 5,00 Potes Lenço umidecido

Casa Transitória Lar

BatuíraAsilo 275/2015

Dezembro 5,00 Pacote Pano de chão Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 277/2015

26 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 27

Ao longo do ano, o Grupo Sol contou com 1.670 presenças de voluntários ativos, divididos en-tre 9 instituições visitadas, sendo 971 no período da manhã e 699 no período da tarde.

PRESENÇA DE VOLUNTÁRIOS ATIVOS

NOVOS VOLUNTÁRIOS EM 2015

INSTITUIÇÃO Fev Mar abr Mai jun jul ago out set nov dez total

Ammy 01 01 03 0 0 0 0 0 0 0 0 05

Amigos/ Parentes/ Sol 10 12 06 10 05 07 29 06 25 23 28 181

ITK 07 08 07 03 06 03 09 01 04 07 05 59Núcleo 05 01 01 05 02 06 0 0 02 0 04 26

Site 0 0 01 0 0 0 01 0 0 0 02 04

Total 23 22 18 18 13 16 39 27 31 30 38 275

PRESENÇA DE VOLUNTÁRIOS ATIVOS

INSTITUIÇÃOFev/ 2015

Mar/ 2015

abr/2015

Mai/ 2015

jun/2015

jul/ 2015

ago/ 2015

set/ 2015

out/ 2015

nov/ 2015

dez/ 2015

Associação Cruz Verde 21 30 34 17 11 27 26 16 10 13 12

Solid Rock 12 20 28 11 26 11 20 24 10 19 13

Fraternidade Irmã Clara 17 23 13 12 16 21 07 30 18 19 12

Projeto de Incentivo à Vida - PIVI

41 23 35 28 0 19 21 09 15 17 24

Instituto Curumim 0 15 13 0 0 0 0 0 0 0 0

Lar do Idoso Augusto Neves

21 16 21 17 11 27 26 10 16 13 12

Total Manhã 126 132 134 100 89 126 102 79 104 102 101Casa

Transitória - Lar Batuíra

40 18 18 24 27 27 26 18 33 21 40

Casa de Amparo Tia

Marly27 12 12 20 20 27 21 22 12 10 0

Lar Frei Leopoldo 0 0 0 0 0 0 0 17 0 09 0

Total Tarde 67 30 30 44 47 54 47 45 57 40 40TOTAL GERAL 193 162 152 138 136 174 147 124 161 142 194

Mês Qd Unid Descrição do Gênero

Destino Especiali-dade Recibos

Dezembro 5,00 Unidades Bombril Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 277/2015

Dezembro 1,00 Pacote Bucha verde e amarela

Lar do Idoso Augusto Neves Asilo 277/2015

28 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 29

CAPÍTULO 4NOSSO TRABALHO EM 2015

“O BEM QUE FIZEMOS NA

VÉSPERA É O QUE NOS TRAZ A

FELICIDADE PELA MANHÔ PROVÉRBIO HINDU

projetos sociaisConfira os projetos que o Grupo Sol desenvolveu ao longo de 2015Ao longo do ano de 2015, a Associação Beneficente Grupo Sol realizou inúmeros projetos sociais, campanhas e doações, beneficiando um total de 53 instituições. Dentre estas, hospitais, abrigos e comunidades.

projetos sOCIAIS

projetos ASSISTENCIALISTAS

COBERTOREScOMUNIDADE /

OFICINASVISITAÇÃO MENSAL

mATERIAL eSCOLAR CURSOS E PALESTRAS DIA DAS CRIANÇAS

cAFÉ DA MANHÃ

projetos eDUCACIONAIS

projetos DE INCLUSÃO

30 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 31

projetos ASSISTENCIALISTAS

AQUISIÇÃO E DOAÇÃO DE GÊNEROS DE PRIMEIRA NECESSIDADECompra de gêneros de primeira necessidade para atender as oito instituições visitadas e acompanhadas mensalmente pelo Grupo SOL. O valor empregado nas compras no ano de 2015 foi de R$ 14.589,08 distribuídos ao longo do ano, provenientes de recursos recebidos a título de doação e atividades de captação de recursos. Para implementação desta tarefa, com a periodicidade mensal, foi realizado contato com as instituições, visando confirmar em cada uma das instituições, no mínimo três itens de maior necessidade que pudessem ser atendidos e alocados da melhor forma. Para os gêneros recebidos em doação pelo Grupo SOL ou provenientes de participação em eventos e divulgação de nosso trabalho entre os voluntários, foi mantido o critério de distribuição para as demais 46 instituições cadastradas auxiliadas.

CAFÉ DA MANHÃ COM SOLÉ uma ação de voluntários voltada aos moradores de rua.

O nome café da manhã se deve ao fato de ser realizado no período matutino - na contramão de várias ações de outros grupos de voluntários que são feitas no período noturno, para o frio, sopas, cobertores e agasalhos.

Acreditamos que uma manhã possui o significado do nascimento de uma nova oportunidade, uma renovação, um novo sentido para a vida. Ali nasce a chance de você fazer diferente. É com muito carinho, respeito e aceitação que colocamos nossa energia positiva para presentear essas pessoas que tanto precisam de um simples “Bom Dia”.

Ouvir um bom dia, ter um café da manhã reforçado e fazer contato com uma grande quantidade de energias do bem, às vezes é tudo que precisamos para nos motivar a fazer daquele início um novo dia.

Com Sol... Pelo fato de ser realizado com o mesmo amor, dedicação e propósito que fazemos no dia de visitações de nossa Associação, qual seja o “Dia de Sol”. Ocorre no 3º terceiro sábado de cada mês a partir das 7h15 e é realizado em parceria com o Instituto Construir.

Os voluntários preparam o café com mantimentos doados exclusivamente pela iniciativa privada e se dirigem à Praça Marechal Deodoro, onde há grande concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade física, emocional e espiritual.

Campanha do kit escolarA campanha tem como objetivo suprir uma necessidade imprescindível para o futuro de milhares de crianças, de forma a conferir empoderamento a crianças e adolescentes por meio do conhecimento. Além de notar essa oportunidade de atuação, o Grupo SOL também percebeu que as crianças assistidas recebem muitas doações de brinquedos e outros bens no final de ano. Porém, a doação do brinquedo material em si, por vezes, acaba perdendo seu valor pelo desgaste/deterioração do decorrer dos anos, e pelo próprio desinteresse da criança quando atinge determinada maturidade. Por outro lado, o conhecimento e a educação sempre serão aproveitados pela criança donatária, sendo certo que estes jamais perderão seu valor ou serão subtraídos/deteriorados. É nisso que o Grupo SOL acredita e trabalha: no empoderamento dos cidadãos de direito. Ao longo dos anos a Associação conseguiu obter um maior engajamento dos voluntários e de suas redes, atingindo consequentemente um número maior de assistidos. Cientes dos bons resultados das campanhas anteriores, da importância que ela representa e buscando um futuro melhor para as crianças e consequentemente para o país, o Grupo SOL pelo 12º ano consecutivo realizou uma Campanha do Material Escolar, atendendo crianças dos abrigos assistidos e comunidades da cidade de São Paulo. A Campanha arrecadou 2.107 kits de materiais escolares e teve como veículo de comunicação o seguinte material e composição:

Campanha dos CobertoresPor ocasião dos tempos de frio e inverno, o Grupo SOL promoveu no ano de 2015 a arrecadação de 700 cobertores, que foram distribuídos às comunidades de Jacupiranga, litoral sul de São Paulo e também na capital. O investimento foi de R$ 14.000,00.

32 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 33

PROJETO SOL NA COMUNIDADEProjeto educacional e de inclusão voltado a

moradores de comunidades com baixo nível de escolaridade e alto índice de vulnerabilidade social.

O projeto atende 60 crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 17 anos e seus respectivos familiares expostos a riscos sociais e vulnerabilidade, pertencentes à região referenciada à comunidade do Jardim Mirna – Grajaú/SP.

Entre seus objetivos está promover com as crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, ações complementares de prevenção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, incentivando a participação social

e o sentimento de pertencimento e identidade; oferecer quatro oficinas socioeducativas; trabalhar o desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional e afetivo; contribuir para que essas crianças, adolescentes e suas famílias tenham acesso à educação, saúde, cultura e lazer existente no bairro/comunidade; garantir espaços de convivência grupal, comunitário e social para o desenvolvimento das relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; e possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico, cultural e o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos que propicie sua formação cidadã.

PROJETO 3 DIAS DE CARINHOAção em que voluntários de empresa parceira na área de atuação em treinamentos autoconhecimento se unem para realizar eventos beneficentes durante o ano, arrecadando fundos e permitindo que pessoas sem recursos financeiros e que trabalham em instituições ou organizações não-governamentais (ONGS) também participem do treinamento. Assim, um profissional ou voluntário de alguma entidade, por exemplo, pode ampliar o cuidado com aqueles que necessitam e trazer mais harmonia na relação cuidador/cuidado.

projetos Educacionais

OFICINASEntre as oficinas oferecidas em 2015 estão:

Março/2015 PIVI - 30 pessoas Local: R. Capitão João Noronha, 208 - Mandaqui

abril/2015 Luciana Possi Galindo Lar Augusto Neves - 25 pessoas Tema: A importância de uma boa nutrição Local: R. Belisário Pena, 1160 - Vila Maria

Maio/2015 Ricardo PIVI - 20 pessoas Tema: Lei Maria da Penha

Junho/2015 Jô 30 Pessoas Tema: Profissionalização e Mercado de trabalho Local: Centro da Juventude

Julho/2015 Tia MarlyMiyuki - 40 pessoas Tema: Saúde começa pela boca Local: Duarte de Azevedo, 608 – Santana

outubro/2015Alexandre Nakandakari PIVI – 12 jovens Tema: Benefícios da Atividade FísicaLocal: Capitão João Noronha, 208 – Mandaqui

DezeMbro/2015Alexandre NakadakariPIVI – 30 pessoasTema: Capacitando Jovens Local: Capitão João Noronha, 208 – Mandaqui

CURSOS E PALESTRAS EDUCACIONAIS Trata-se de uma atividade exercida pela Associação que consiste em promover, mensalmente, um ciclo de palestras e/ou cursos didáticos e educativos, de forma continuada e gratuita, no mínimo 11 vezes anuais, no período entre fevereiro e dezembro, dentro de algumas das principais instituições atendidas, comprovando sua eficácia na prestação de serviços contínuos à comunidade. O objetivo do projeto é orientar/educar a comunidade (familiares dos internos atendidos pelas instituições e funcionários das próprias instituições) sobre questões ligadas a saúde, psicologia familiar, educação, motivacional, direitos e obrigações de crianças, adolescentes e pacientes das instituições atendidas, com palestrantes conhecedores do tema específico a ser tratado e desenvolvido com as famílias e com a comunidade em geral. Em 2015, as palestras abordaram temas como a importância da boa nutrição, a Lei Maria da Penha e a profissionalização e o mercado de trabalho.

34 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 35

Campanha do Dia das Crianças

O projeto social denominado “Passeio do Dia das Crianças”, realizado em 17/10/2015, consistiu em levar aproximadamente de 90 crianças dos abrigos assistidos pelo Grupo SOL, a terem um dia diferente e especial em suas vidas, desfrutando de um dia de lazer e brincadeiras no sítio/acampamento Sitiolândia. A iniciativa contou com o apoio de empresas de transporte e por captação de recursos para a doação dos lanches e subsídio do valor necessário para o evento de cultura/lazer. O projeto foi desenvolvido com o custo aproximado de R$ 8.000,00 e contou auxílio de organização e logística da rede voluntariada da Associação.

VISITAS – ABRIGOS INFANTIS / ABRIGOS DE IDOSOS / HOSPITAIS ESPECIAISNo ano de 2015, mantendo sua tradicional postura ao longo de muitos anos, a Associação Grupo SOL manteve suas 11 visitas anuais, no período entre fevereiro e dezembro, em oito principais instituições atendidas. Trata-se da proposta de trabalho principal da Associação, a fim de impactar a expansão de consciência social do cidadão, possibilitar a abertura de um processo de envolvimento humanístico, e, principalmente, o fomento ao altruísmo e ao respeito das diferenças existentes entre os seres humanos. Em 2015 foram oito instituições visitadas.

projetos de Inclusão Social Associação Cruz Verde (Hospital de

Pessoas Especiais) – 200 internos; Casa Transitória – Lar Batuíra (Abrigo para Idosos) – 25 internos;

Casa de Amparo ao Menor Tia Marly (Abrigo Infantil) – 20 internos.

Fraternidade Irmã Clara (Hospital de Pessoas Especiais) – 35 internos;

Projeto de Incentivo à Vida – PIVI (Abrigo Infantil/Creche) – 220 asssistidos;

Solid Rock Brasil - (Abrigo Infantil) – 20 internos

Instituto Curumim – (Abrigo Infantil) – 22 internos

Lar do Idoso Augusto Neves – (Abrigo para Idosos) – 21 internos

DOAÇÕES INTERMEDIADASO Grupo Sol intermediou ainda em 2014 a doação de aproximadamente:

9,9 toneladas

de gêneros alimentícios

754 itens de

produtos de higiene e limpeza

2.564 itens

diversos

(brinquedos e roupas)

36 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 37

CAPÍTULO 5PRESTAÇãO DE CONTAS“DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU”

“O AMOR CRESCE COM A DOAÇÃO.

O AMOR QUE DAMOS É O ÚNICO QUE

MANTEMOS. A ÚNICA MANEIRA DE TER

AMOR É OFERECÊ-LO AOS OUTROS”

ELBERT HUBBARD

Mensalmente, mediante parceria com três institutos que promovem treinamentos de autoconhecimento, o Grupo SOL divulga o trabalho desenvolvido, visando não apenas mobilizar as pessoas a participarem ativamente das campanhas doando os itens necessários, como também colaborar financeiramente nos projetos.

PARCERIA COM EMPRESAS DE

TREINAMENTO HUMANO

38 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 39

FESTA JUNINAAnualmente, em colaboração com um dos

institutos parceiros, o Grupo SOL promove uma Festa Junina. Mais do que o resultado final, é possível divulgar o trabalho desenvolvido nas instituições e comunidades atendidas, estimular a participação de novos voluntários neste trabalho e buscar empresas que venham ao longo do ano, ajudar a patrocinar essas atividades.

ALMOÇOS BENEFICENTES Com os almoços beneficentes, além de proporcionar um dia

agradável em família e divulgar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Sol nas instituições e comunidades, a renda obtida por meio desta ação possibilita o patrocínio de atividades. Em 2014, foram realizados três destes eventos para aproximadamente 800 pessoas. Com isso, foi possível arrecadar a quantia aproximada de R$ 8.200,00.

VAloreS ArreCAdAdoS Com AlmoçoS BeneFiCenteS em 2015:Paella Beneficente – R$ 13.662,00 – data 24/10/2015Porco no Rolete – R$ 2.780,00 – data 25/10/2015Festa Junina – R$ 16.182,30 – data do evento 14/06/2015

1º Trimestre 2º Trimestre 3º Trimestre 4º Trimestre Total Geral

RECE

ITAS

Doações Treinamentos 20.253,00 15.180,00 13.971,00 23.263,00 72.667,00

Financeiras 414,48 545,83 613,51 465,52 2.039,34

Outras Doações 12.683,10 11.507,74 12.410,41 40.670,27 77.271,52

Eventos - 21.135,88 10.632,29 17.508,22 49.276,39

reCeitA totAl 33.350,58 48.369,45 37.627,21 81.907,01 201.254,25

DESP

ESAS

Administrativas - LT’s 5.122,00 10.856,01 2.713,00 10.114,00 28.805,01

Compras Instituições 1.970,30 3.367,76 4.602,16 4.648,86 14.589,08

Operacionais 17.320,28 17.337,41 15.688,73 16.960,89 67.307,31

Projetos/ Campanhas 24.342,94 6.500,00 547,00 24.998,28 56.388,22

Eventos 845,00 1.755,00 490,00 468,00 3.558,00

Gerais 5.231,63 4.936,64 4.015,76 3.286,20 17.470,23

deSPeSA TOTAL 54.832,15 44.752,82 28.056,65 60.476,23 188.117,85

CAiXA / BAnCoS 4.584,30 11.081,04 20.306,09 36.794,43

inVeStimentoS 26.934,08 23.080,43 23.693,94 24.159,46

SUPERÁVIT 2015 31.518,38 34.161,47 44.000,03 60.953,89

DEMONSTRATIVO DE FLUXO FINANCEIRO - 2015

40 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 41

CAPÍTULO 6COMUNICAÇÃO COM PÚBLICOS ESTRATÉGICOS

“A ALEGRIA DE FAZER O BEM É A

ÚNICA FELICIDADE VERDADEIRA”

LEON TOLSTOI

SITEPor meio do site do Grupo SOL é possível conhecer um pouco

mais sobre o trabalho da instituição, além de acompanhar as visitas, campanhas, conhecer os projetos, parceiros, entre outros.

REDES SOCIAISNas páginas do Facebook e do Instagram é possível acompanhar

as visitas de modo dinâmico. Esses canais proporcionam maior aproximação e interação com voluntários e instituições, aproximam as pessoas, distribuem carinho por meio de mensagens positivas, além de divulgar as fotos de momentos especiais, como os Dias de Sol.

E-MAILS MARKETINGOs boletins têm como objetivo auxiliar na divulgação online por meio

de um mailing específico, das atividades realizadas pelo Grupo SOL, como visitas às instituições, mobilização de voluntários, divulgação de ações comemorativas e/ou especiais, treinamentos, entre outros.

Com o objetivo de ampliar a comunicação com instituições,

voluntários e apoiadores, o Grupo SOL mantém diversos

canais com conteúdo dinâmico e atualizado sobre tudo o que

acontece nas visitas, eventos e muito mais. Por isso, durante

o ano, são desenvolvidos materiais para divulgação de

atividades, e acompanhamento dos treinamentos das empresas

parceiras, entre outros.

42 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 43

CAPÍTULO 7INSTITUIÇÕES ATENDIDAS

“A AMIZADE DESENVOLVE A FELICIDADE E

REDUZ O SOFRIMENTO, DUPLICANDO A NOSSA

ALEGRIA E DIVIDINDO A NOSSA DOR”

JOSEPH ADDISON

CRITÉRIO PARA ELEGIBILIDADE DA

INSTITUIÇÃO ATENDIDA

O critério para seleção das instituições é baseado nas três principais necessidades informadas, contatos e indicações, sempre mediante prévio cadastramento. A destinação correta de doações pelas instituições visitadas é acompanhada de perto por um Coordenador do Grupo SOL. Para as outras instituições cadastradas que procuram o Grupo SOL por meio da divulgação do trabalho prestado, as doações ocorrem eventualmente, de acordo com a participação em eventos beneficentes. Para melhor visualização da dimensão desta ação, destacamos alguns dos principais itens adquiridos ou recebidos a título de doação, os quais foram distribuídos nas instituições/comunidades.

Material escolar (doação) Higiene e Limpeza (doação)

78.218 itens 1.500 itens

Alimentos (doação) Higiene e Limpeza (compra)

90.000 itens 1.600 itens

Alimentos (compra) Itens diversos (doação)

3.800 itens 5.100 itens

44 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 45

Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 695 Vila Clementino - São Paulo/SP - CEP: 04037-002 - Telefone: (11) 5579-7335

Especialidade: Hospital para Pessoas Especiais

Info: Aproximadamente 200 Internos

Site: http://www.cruzverde.org.br

associação cruz verde

INSTITUIÇÕES ATENDIDAS

Endereço: Rua Duarte de Azevedo, 608 Santana - São Paulo/SP - CEP: 02036-022 - Telefone: (011) 2099-3795

Especialidade: Abrigo Infantil

Info: Aproximadamente 12 crianças

Site: http://www.casatiamarly.org.br

CASA DE AMPARO TIA MARLY

Endereço: Av. Condessa Elisabeth de Robiano, 454, Belenzinho - São Paulo/SP - CEP: 03074-000

Especialidade: Abrigo de Idosos

Info: Aproximadamente 25 Idosos

Site: : http://www.casatransitoriabelenzinho.com.br/

CASA TRANSITÓRIA FABIANO DE CRISTO - LAR BATUÍRA

Endereço: Rua do Bosque, 855 - Barra Funda - São Paulo/SP CEP: 01136-000 - Telefone: (011) 3393-7680

Especialidade: Hospital para Pessoas Especiais

Info: Aproximadamente 40 Internos

Site: http://www.ficfeliz.org.br/

FRATERNIDADE IRMÃ CLARA (FIC)

Endereço: Rua Jose Gonçalves Gomide 336 - Vila Guilherme - São Paulo/ SP CEP: 02075-000

Especialidade: Abrigo Infantil

Info: Aproximadamente 25 Internos

Site: http://www.srcbrasil.org.br

INSTITUTO SOLID ROCK BRASIL

Endereço: Rua Otto Bender, 266 – Jd. Paraíso – São Paulo/SP Telefone: (11) 2548-0773 / (11) 2849-4110

Especialidade: Abrigo Infantil

Info: 22 Crianças atendidas

Site: http://www.InstitutoCurumim.com.br

INSTITUTO CURUMIM

46 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 47

Endereço: Av. Belisário Pena, 1.160 - Vila Maria Alta - São Paulo/SP Telefone: (11) 2905-9036 / 2909-3956

Especialidade: Abrigo de Idosos

Site: http://laridosoaugustoneves.com.br

LAR DO IDOSO AUGUSTO NEVES

Endereço: Rua Capitão João Noronha, 208 - Mandaqui - São Paulo/SP - CEP: 02418-050

Especialidade: Abrigo Infantil

Info: Aproximadamente 25 Crianças

Site: http://www.pivi.com.br

PROJETO DE INCENTIVO A VIDA

Instituição Especialidade Endereço

1ABRAC - Associação Beneficente de Renovação e Assistência a Criança Orfanato - 20 Internos Estrada Antônio Gregório de Paula,

s/n - Jd Aracy - Mogi das Cruzes

2Abrigo Irmã Tereza a Velhice Desamparada Asilo - 73 Internos R. Lourdes, 640 -

São Caetano do Sul

3Aliança de Misericórdia Imaculada

do Espírito Santo Comunidade - 2400 pessoas R. Mon Senhor, 746- Brás

4 Asilo São Vicente de Paulo Asilo - 74 Internos Av. da Saudade, 145- Centro Itatiba

5Associação Assistencial Espírita Anália Franco

Comunidade - 35 Pessoas Alameda São Caetano, 2402

6 ANE - Associação Nossa Escola Escola para Deficientes Mentais - 80 Crianças R. Marquês de Praia Grande, 115

7Associação Assistencial Educacional

Jd. Santo André - Creche São Jerônimo Creche - 151 Crianças R. Maronitas, 271 - Jd. Santo André

8 Associação Espírita Amor à Caridade 100 crianças R. Padre Leão Peruche, 301 - Tucuruvi

9 Cantinho da Mei Mei Orfanato - 23 Internos R. Prof. Oswaldo Coneglian, 1- Jd Icaraí Riacho Grande - SBC

10 Casa da Pequena Ivete Creche - 54 Crianças R. Inhatium, 152- Pinheiros

11Casa de Apoio a Criança c/ Paralisia

Cerebral Profunda - COTICHosp. Paralisia Cerebral -

56 Internos R. do Horto, 805 - Horto Florestal

12 Casa de Apoio À Luz Divina Hosp. Câncer - 8 Internos R. Dr. Cesar Castiglioni Jr, 523 A - Casa Verde

13 Casa de Apoio Estrela Dourada Abrigo - 30 crianças Av. São Miguel, 3678 - Vila Rio Branco

INSTITUIcÕES cadastradas

48 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 49

Instituição Especialidade Endereço

28Instituição Assistencial e Educacional

Amélia Rodrigues Comunidade - 207 crianças R. Tamarutaca, 190 - Santana

29Instituto de Pedagogia Terapêutica

Prof. Norberto de Souza Pinto Hospital Paralisia Cerebral

- 86 internosR. Dr. Miguel Penteado, 787 -

Campinas

30 Lar do Idoso Augusto Neves 20 Internos R. Belisário Pena, 1160 - Vila Maria

31 Lar Social Girassol Creche - 20 internos R. Ricardo Macedo, 05 - Pq S. Miguel - Grajaú

32 Lar da Infância de Nice Orfanato - 20 Internos R. Dentista Barreto, 978 - Vila Carrão

33 Lar da Mamãe Clory Asilo - 7 Internos Creche - 87 Crianças

R. Francisco Visentainer, 438 - São Bernardo do Campo

34 Lar da Redenção Hosp Paralisia Cerebral - 10 Internos R. Cassandoca, 535 - Mooca

35 Lar dos Velhinhos de Campinas Asilo - 72 Internos R. Irmã Maria de Santa Paula Terrier, 300 - Campinas

36 Projeto Mudar Orfanato - 21 Internos R. Mateus Garcia, 553

37 Recanto dos Idosos Luz Divina Asilo - 60 Idosos R. José Carlos Matias dos Santos, 273

38 Serviço Assist. a Família Casa Editinha Comunidade R. Nossa Sra dos Anjos, 711

39 Lar Judith Angela Paganini Corcelli R. Heloisa Penteado, 317

Instituição Especialidade Endereço

14 Casa José Eduardo Cavichio - CAJEC Hosp. Câncer - 25 Internos R. Preciosa, 86 - Taboão da Serra

15 Casa Transitória Nossa Sra Aparecida Creche - 22 crianças Av. Carlos Salles Brock, 845 - Jundiaí

16CEAS - Centro Arujaense de Apoio Ações

Sociais - Abrigo Casa São Jose Abrigo - 24 crianças R. José Basílio Alvarenga, 73 Na 2 centro

17Centro de Apoio a Criança com Câncer

Cândida Bermejo Camargo Hosp Câncer - 35 Internos R. Miguel Gonçalves Correa, 157 - Campo Limpo

18 Centro Espírita Batuíra Comunidade - 125 pessoas R. Espírita, 102 - Liberdade

19 Creche Joana D’arc Creche - 160 crianças R. Taguai, 33 - Jardim São Paulo - Guarulhos

20Acalanto Creche Associação

Fraterna de Arujá Creche - 180 crianças R. Arnaldo Candela, 121 - Arujá

21 Comunidade Missionária Porta do Céu Comunidade Av. Basf, 2131 - Guaratingueta

22 Fraternidade Frei frederico 50 Comunidade R. Bento Luiz, 210 - Pq Boturussu

23 CSMJ -Centro Social Menino Jesus Comunidade - 300 Pessoas

Viela Santa Maria, nº 7 - Parelheiros

24 EMEF Paulo Freire Escola - 850 alunos R. Dr. José Pedro de Carvalho Lima, 150 - Paraisópolis

25Escola Especial para Educação de Excepcio-

nais 4-EExpecionais - 120 Internos R. Bresser, 2701 - Mooca

26 Grêmio Recreativo Vila Albertina Comunidade/Escola de samba - 80 pessoas R. Comend. Armando Pereira, 605

27Instituto de Apoio a Criança e ao Adolescente com Doenças Renais

Comunidade - 170 pessoas R. Loefgreen, 1427

50 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 51

CAPÍTULO 8como apoiar

“NÃO HÁ SOLIDÃO MAIS TRISTE DO QUE A DO

HOMEM SEM AMIZADES. A FALTA DE AMIGOS

FAZ COM QUE O MUNDO PAREÇA UM DESERTO”

FRANCIS BACON

Tornar-se um Sócio SolidárioPor meio de doações mensais fixas, voluntários pessoas físicas ou jurídicas, comprometem-se a colaborar com as doações de gêneros de primeira necessidade, recebendo contrapartidas especiais ou benefícios por lei de incentivos.

Doar cupons fiscais por meio do programa da Nota Fiscal PaulistaO Programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. O Grupo SOL programa o processo de retirada de Notas Fiscais Paulistas que o consumidor não solicita o CPF e pode cadastrá-las como doação.

Ser patrocinador ou parceiro dos diversos projetos promovidos pelo Grupo Sol durante o anoRealizar campanha de divulgação do ideal da Associação do Grupo Sol, por meio de redes sociais e demais mídias digitais ou cadastrando-se nos informativos, onde o usuário passará a receber diversas informações sobre as atividades do Grupo.

VOcê PODE AJUDAR!Manter-se na corrente do bem, agindo com condutas altruístas

de respeito ao próximo, é a melhor e a principal forma de contribuição. Participando ou não com frequência dos encontros e projetos sociais

promovidos pelo Grupo SOL, o ponto fundamental para a Associação é saber que o voluntário que já participou e foi contagiado pela energia positiva, tornou-se um cidadão apto para fazer a diferença no seu meio e ambiente social, no seu agir, na sua postura, no seu comportamento para com o outro.

Em uma visão macro e que vai ao encontro à raiz de nossos problemas, esse apoio é vital para a transformação, em especial, da atual sociedade em que vivemos. De toda a forma, como já destacado, o Grupo SOL arrecada recursos por intermédio de pessoas físicas e jurídicas para financiar suas atividades e projetos sociais, sem qualquer custo aos beneficiados assistidos.

Para isso, algumas formas de se fazer contato com a corrente do bem:

52 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 53

CAPÍTULO 9NOSSOS PARCEIROS

“A GENTE NÃO FAZ AMIGOS, RECONHECE-OS”

VINÍCIUS DE MORAES

NUNCA SE ATINGE O SUCESSO SOZINHO

Ajudando a trilhar um caminho cada vez mais colaborativo e humano, os parceiros e apoiadores são instituições ou empresas que mantém os mesmos objetivos, valores e sinergia do trabalho do Grupo SOL.

Apesar dos trabalhos distintos, essas instituições possuem objetivos em comum, colaborando para a construção de um mundo cada vez mais humano e preocupado com o próximo.

parceirosAmmyuniki

A Ammyuniki nasceu da experiência de quem criou vários treinamentos de autoconhecimento e autodesenvolvimento e que atua nesta área há mais de quinze anos. Contando com uma equipe que compartilha os mesmos sonhos e ideais e tem como missão despertar a consciência de cada pessoa para a essência do Ser, para a responsabilidade e o amor que deve reger suas vidas e fazer sua parte para criar um mundo melhor. Foi por essa afinidade de objetivos e ideais que surgiu a confiança e o convite para “Uma Parceria Pelo Futuro” com o Grupo SOL. www.ammyuniki.com.br

núcleo SerO Núcleo Ser tem como missão contribuir para transformação da

sociedade, despertando o indivíduo para assumir a responsabilidade pela evolução de seu ser, consciente das suas habilidades, atitudes e do amor. O Núcleo Ser conta com Gilberto Katayama, Dirce Katayama e toda uma equipe muito bem preparada para levar as pessoas a uma jornada interior capaz de transformar seu modo de ver e viver a vida. E foi por essa afinidade de objetivos e ideais que surgiu a confiança e parceria com o Grupo SOL, parceria essa que vem se solidificando ao longo dos anos. www.nucleoser.com.br

54 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 55

parceiros

apoiadores

apoiadores

Atados – juntando gente boaO Atados é uma rede social que possibilita às pessoas encontrar

de maneira fácil as mais diversas oportunidades de voluntariado. Os usuários podem compartilhar atividades e experiências e estimular seus amigos a participar de ações voluntárias. O principal objetivo é ampliar o senso de comunidade na sociedade, levando cada vez mais pessoas a entrar nessa corrente de gente boa. Afinal, tudo o que você faz bem, pode fazer bem a alguém. Para começar é muito simples: cadastre-se no site e encontre, entre muitas opções, atividade voluntária mais adequada a você. O que está esperando? ATE-SE! www.atados.com.br

Core GroupA Core Comunicação é uma agência cujos princípios básicos buscam

a estratégia e integração na percepção e comunicação com seus clientes. Planejamento com metas e indicadores, ferramentas que garantem qualidade e eficácia dos projetos realizados. Com o diferencial de gente falando com gente, foco no cliente e soluções específicas para resultados concretos. www.corecomunicacao.com.br

Tadashi KadomotoO Instituto Tadashi Kadomoto conta com uma equipe multidisciplinar

imbuída do mesmo propósito: fazer este mundo um mundo melhor para se viver, um mundo onde as pessoas queiram estar e estejam felizes. Partindo de sua missão pessoal, o diretor do Instituto, Tadashi Kadomoto, vive cada dia com o propósito de que alguém respire melhor, seja por uma flor no jardim, uma conversa amiga e assim, deixar este mundo melhor do que o encontrou. Para Tadashi, a compreensão da sua missão de vida partiu de algo mais profundo ainda, que foi sentir que apenas o fato de existir já pressupõe um agradecimento e, por isso, deveria transformá-lo em ajuda ao próximo, para que ele viva bem consigo mesmo e em grupo. Foi por essa afinidade de objetivos e ideais que surgiu a confiança e Parceria com o Grupo SOL, parceria essa que vem se solidificando ao longo dos anos.www.tadashi.com.br

Grupo terraCom a missão de difundir a visão positiva da deficiência visual,

o Grupo Terra promove passeios que possibilitam o contato das pessoas com deficiência visual com voluntários que enxergam e com a natureza, por meio de caminhadas em trilhas, esportes radicais, mergulho, gincanas, entre outros. Com estes passeios, além de viabilizar o lazer, o Grupo Terra contribui para a desconstrução de ideias pré-concebidas em relação à deficiência visual e oferece aos participantes a oportunidade de vivenciar experiências únicas, contribuindo assim para melhorar a autoestima, a autoconfiança e o desenvolvimento pessoal. E foi essa proximidade de ideais, a percepção da importância de mobilização e conscientização de voluntários em prol de pessoas que realmente necessitam de apoio, o Grupo SOL, considera o Grupo Terra como parceiro. www.grupoterra.org

PfizerApoio à comunidade é um dos valores corporativos da Pfizer

e, no Brasil, a empresa destaca-se como modelo de cidadania empresarial. O compromisso da companhia com o bem-estar da sociedade atende aos postulados de responsabilidade corporativa e estimula a autosustentabilidade das ações. A Pfizer apoia as atividades comunitárias de seus funcionários que realizam trabalho social de atendimento a idosos, crianças, pessoas hospitalizadas e carentes em diversas entidades. A Pfizer foi uma das primeiras empresas a apoiar e acreditar no trabalho do Grupo SOL, por isso, aqui dedicamos nosso respeito e principalmente nosso agradecimento! www.pfizer.com.br

Silva Artes GráficasApoio à comunidade é um dos valores corporaDesde 1968, a Silva

Artes Gráficas presta serviços de alta qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Hoje, em uma nova fase, investimentos estruturais e humanos permitirão o aprimoramento do atendimento, sempre focado na completa satisfação dos nossos clientes, excelência e responsabilidade socioambiental. silva-ag.com.br

56 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 57

CAPÍTULO 10agradecimentos

Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente o ódio.

Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.

Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro. Que as perdas do teu caminho

sejam sempre encaradas como lições de vida.

Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.

Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.

Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.

58 | RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO | 59

Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.

Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.Que em cada amigo o teu coração faça festa

e celebre o encanto da amizade profunda que liga as almas afins.

Que em teus momentos de solidão e cansaço esteja sempre presente em teu coração a

lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.

Que os teus pensamentos, os teus amores, o teu viver, e a tua passagem pela vida

sejam sempre abençoados por aquele amor que se ama sem nome. Aquele amor que

não se explica, só se sente.Que o teu viver seja pleno de paz e luz.

Antiga Oração CeltaNossa imensa gratidão,

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE GRUPO SOL

60 | RELATÓRIO DE GESTÃO

www.associacaogruposol.org.br | [email protected](11) 2642-6584