relatório de actividades 2011-2012

22
te? Relatório das atividades desenvolvidas no âmbito do PMSE Escola Híbrida 2011-2012 Agrupamento de Escolas de Valbom - 151970 Escola Secundária de Valbom

Upload: cristina-couto-varela

Post on 23-Jun-2015

375 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de actividades 2011-2012

te?

Relatório das atividades desenvolvidas no âmbito do PMSE Escola Híbrida

2011-2012

Agrupamento de Escolas de Valbom - 151970

Escola Secundária de Valbom

Direção Regional de Educação do Norte

Coordenação Educativa do Porto

Page 2: Relatório de actividades 2011-2012

Identificação do Agrupamento de Escolas/ Escola

Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Valbom

Escola: Escola Secundária de Valbom

DRE: DREN

Código: 151970

Morada: Rua José Marques Pinto

Telefone: 224664510

E-mail institucional: [email protected]

E-mail alternativo: [email protected]

Fax: 224664511

Director: Jorge Portugal

E-mail de contacto: [email protected]

Coordenadora do PMSE: Ana Zita Rocha

E-mail de contacto: [email protected]

Relatório 2011-2012

Iden

tifica

ção

do A

grup

amen

to

2

Page 3: Relatório de actividades 2011-2012

Índice

Pág.

1. Atividades 4

1.1. Campo da prática letiva na sala de aula das disciplinas envolvidas 4

1.2. Campo do trabalho com os alunos extra-aula 4

1.3. Campo do trabalho com os encarregados de educação 5

1.4. Campo da organização - organização da equipa, liderança no projeto e relação com a direção da escola/agrupamento 6

2. Meta-avaliação 7

2.1. Sucesso na disciplina de Língua Portuguesa 7

2.2. Sucesso na disciplina de Matemática 10

2.3. Sucesso na disciplina de Inglês 13

2.4. Sucesso nas disciplinas não intervencionadas 13

2.5. Abandono escolar 14

3. Reflexão e considerações finais 15

Relatório 2011-2012

Ativi

dade

s

3

Page 4: Relatório de actividades 2011-2012

1. Atividades

1.1. Campo da prática letiva na sala de aula das disciplinas envolvida

Dando continuidade ao trabalho do ano anterior, com o mesmo grupo base de alunos (foram integrados nove alunos retidos no 9º ano) e com as mesmas disciplinas intervencionadas (Língua Portuguesa, Matemática e Inglês) as tarefas propostas, os modos de trabalho e a forma como os professores se organizaram para preparar essas tarefas e para analisar os resultados da sua realização em sala de aula foram semelhantes aos já implementados nos anos anteriores, salvaguardando as adaptações e as especificidades inerentes ao 9º ano, ano terminal de ciclo e sujeito a avaliação externa, quer pela realização de testes intermédios à maioria das disciplinas, quer pela realização dos exames nacionais.

Foram ainda elaboradas, implementadas e avaliadas as duas tarefas específicas propostas pelo Instituto de Educação para cada uma das disciplinas de intervenção, das quais foram também elaborados os respetivos relatórios. O desenvolvimento destas tarefas contou com a participação de mais professores dos três grupos disciplinares, para além dos já diretamente envolvidos com as turmas. Estes procedimentos, apesar de constituírem um desafio estimulante e enriquecedor, exigem grande disponibilidade de tempo e de esforço por parte dos professores envolvidos no PMSE.

1.2. Campo do trabalho com os alunos extra-aula

Apesar da exigência e necessidade de grande envolvimento nas atividades e tarefas na sala de aula, procurou-se dar continuidade a algumas das atividades a desenvolver fora da sala de aula que pudessem de alguma forma contribuir para a promoção do sucesso dos alunos. Assim, durante o primeiro período, na disciplina de Matemática foram construídos sólidos geométricos, octaedros esqueléticos, para a decoração de uma grande árvore de natal. No âmbito da disciplina de Educação Física os alunos continuaram a participar no corta mato escolar. Foram dinamizadas algumas atividades integradoras, como “Educação para a Saúde”, “Educação Sexual” e “Direitos Humanos”, de caráter interdisciplinar e globalizante.

No âmbito do PMSE foram realizadas ao longo dos meses de Janeiro e Fevereiro as tarefas e atividades específicas nas disciplinas de Matemática, de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. A tarefa de Língua Portuguesa envolveu alguns textos/conceitos de Ciências Naturais, relacionados com a importância da alimentação na promoção da saúde, e a de Língua Inglesa foi realizada com o envolvimento de Formação Cívica e de TIC. No seguimento da tarefa de Língua Portuguesa os alunos apresentaram os seus trabalhos na aula de Ciências Naturais.

No segundo período foram realizadas as atividades “Amar em várias línguas”, dinamizadas pelas disciplinas de Língua portuguesa, Inglês e Francês e com a colaboração da disciplina de Educação Visual os alunos realizaram postais, marcadores e cartas; uma palestra no âmbito “Direitos Humanos”; “Olimpíadas da Física e da Química”; concursos de ideias para o logótipo do agrupamento; elaboração de cartazes do 25 de Abril (dinamizado pela autarquia) na disciplina de Educação Visual; participação nos jogos matemáticos;

Relatório 2011-2012

Ativi

dade

s

4

Page 5: Relatório de actividades 2011-2012

participação no projeto “Escola Electrão”, nas disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, na festa “Estendal da Poesia”, em colaboração com a Associação FIDES – Orfeão de Valbom, também apresentado na “Semana Concelhia da Leitura” e, na disciplina de Língua Francesa, participação na atividade “La Chandeleur”.

No 3º período salienta-se a participação no encontro de alunos de EMRC da diocese do Porto no parque da cidade no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católicas; participação numa palestra dinamizada pela equipa de Educação para a Saúde no âmbito do tema “Hábitos alimentares saudáveis”, na sequência da tarefa realizada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências Naturais e participação nas atividades realizadas no agrupamento no âmbito da comemoração do “Dia mundial da Criança”.

Alguns alunos participaram ainda nas atividades do desporto escolar designadamente na dança.

1.3. Campo do trabalho com os encarregados de educação

No início do ano escolar o PMSE foi apresentado, pela Coordenação do Projeto, aos Pais e Encarregados de Educação a quem foi solicitado o compromisso, por escrito, de aceitação e colaboração na implementação do mesmo.

Os Diretores de Turma procuraram implicar os Encarregados de Educação, através de contactos regulares, no acompanhamento continuado da situação dos seus educandos coresponsabilizando-os pelas aprendizagens e sucesso educativo dos mesmos.

A Mediadora Educativa da escola efetuou contactos com as famílias e com as instituições que apoiaram, direta ou indiretamente, os alunos e respetivas famílias.

O Psicólogo dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), em conjunto com a Mediadora Educativa da escola, trabalhou com os alunos e com as famílias no sentido de os orientar na definição dos projetos de vida de todos os alunos.

Por outro lado, procurou-se implicar as famílias na vida da escola solicitando a participação dos Pais e Encarregados de Educação nos órgãos de gestão do Agrupamento e consequentemente nos documentos orientadores, em atividades da escola prevista no Plano Anual de Atividades (PAA) e a sua colaboração na realização de pequenas tarefas propostas aos alunos no âmbito das diferentes disciplinas de forma a fomentar o diálogo e o envolvimento das famílias nos projetos escolares.

No âmbito do PAA os Pais e Encarregados de Educação participaram na 23.ª Expo-Feira do Livro, na Festa “Estendal da Poesia”, em colaboração com a Associação FIDES – Orfeão de Valbom e nas atividades de comemoração do “Dia Mundial da Criança”.

Relatório 2011-2012

Ativi

dade

s

5

Page 6: Relatório de actividades 2011-2012

1.4. Campo da organização - organização da equipa, liderança no projeto e relação com a direção da escola/agrupamento

A coordenação do PMSE foi partilhada pelas duas docentes que estiveram na conceção do projeto.

As coordenadoras tentaram fomentar a participação democrática efetiva dos professores no PMSE, fazendo com que se sintam satisfeitos e realizados pela sua contribuição na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Procedeu-se à apreciação do desempenho, transmitiu-se confiança, respeito e entusiasmo. Proporcionaram-se momentos de reflexão e de diálogo que tentaram promover a valorização e incentivar o desenvolvimento profissional.

Todos os incidentes críticos foram rapidamente comunicados aos Diretores de Turma e às coordenadoras, muitas vezes de forma informal. As Diretoras de Turma tiveram um papel determinante, tanto na prevenção como na resolução destes pequenos incidentes.

A Equipa de Coordenação do projeto participou ainda nas duas reuniões com a equipa de acompanhamento e nos três seminários nacionais de escolas de tipologia híbrida.

Realizou, ainda, a tarefa, proposta pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, de avaliação do modelo organizacional do PMSE implementado na escola. Esta avaliação teve por base a análise e tratamento dos dados recolhidos através dos questionários aplicados aos alunos e professores envolvidos.

Durante todo o ano letivo foram enviados relatórios de avaliação intermédia para análise em sede de Conselho Pedagógico, e assim foram comunicados os progressos atingidos aos órgãos de gestão intermédia da escola.

Relatório 2011-2012

Ativi

dade

s

6

Page 7: Relatório de actividades 2011-2012

2. Meta-avaliação

A geração de alunos do PMSE não se manteve constante ao longo destes três anos letivos.

No 7º Ano de Escolaridade esta coorte de alunos era constituída por 71 alunos, com um percurso de ensino e de aprendizagem com várias retenções (Tabela 1), distribuídos por 4 turmas.

Tabela 1: Análise do percurso escolar da geração de alunos do PMSE no 7º Ano de escolaridade

7º Ano de escolaridade

Sem retençõesCom 1 ou 2 retenções

Com 3 ou mais retenções

(f) (%) (f) (%) (f) (%)

2009/2010(NA=71)

40 56 22 31 9 13

Ao longo de todo o 3º Ciclo a geração do PMSE foi oscilando de acordo com a Tabela 2.

Tabela 2: Constituição da geração do PMSE ao longo do 3º Ciclo do Ensino Básico

Ano de escolaridade

Nº de alunos que se matricularam

Nº de alunos transferidos Nº de alunos

que desistiram

Nº de alunosno final do ano

letivopr outropercurso escolar

pr o mesmopercurso escolar

1ª Vez Retidos Retidos Aprovados

7º Ano 62 10 3 1 0 7 61

8º Ano 58 6 2 0 0 8 54

9º Ano 58 9 3 1 0 11 52

2.1. Sucesso na disciplina de Língua Portuguesa

Pela análise dos dados verificamos que a geração de alunos do PMSE diminuiu o sucesso escolar na disciplina de Língua Portuguesa ao longo de todo o 3º Ciclo do ensino básico (Tabela 3).

Relatório 2011-2012

Met

a-av

alia

ção

7

Page 8: Relatório de actividades 2011-2012

Tabela 3: Evolução da taxa de Sucesso da geração de alunos do PMSE (2009/2012) – 7º, 8º e 9º Anos de escolaridade

Ano letivo09/10\

Taxa de sucesso na disciplina de Língua Portuguesa

Ano letivo10/11

Taxa de sucesso na disciplina de Língua Portuguesa

Ano letivo11/12

Taxa de sucesso na disciplina de Língua Portuguesa

1º P - 7ºN=71 83,6

1º P - 8ºN=62 77,0

1º P - 9ºN=63

60,3

2º P - 7ºN=71 78,8

2º P - 8ºN=62 73,8

2º P - 9ºN=63

57,1

3º P - 7ºN=71 86,4

3º P - 8ºN=62 90,2

3º P - 9ºN=61

82,0*

Nota de Frequência.

As taxas mais baixas de sucesso registam-se em todos os anos de escolaridade na avaliação sumativa do 2º Período letivo.

No entanto, verificamos que a geração de alunos do PMSE foi a coorte de alunos com maior sucesso histórico na disciplina de Língua Portuguesa (Tabela 4).

Tabela 4: Taxa histórica de Sucesso, relativa ao 3º Período, na disciplina de Língua Portuguesa – 7º, 8º e 9º Anos de escolaridade

Anos lectivos

Taxa de sucesso na disciplina de Língua

Portuguesa no 3º Período – 7º Ano

Taxa de sucesso na disciplina de Língua

Portuguesa no 3º Período – 8º Ano

Taxa de sucesso na disciplina de Língua

Portuguesa no 3º Período – 9º Ano

2006-2007 72 87

2007-2008 58 81 92

2008-2009 63 72 92

2009-2010 86 (PMSE) 75 77

2010-2011 70 (PMSE) 90 (PMSE) 60

2011-2012 68 72 82 (PMSE)

No que respeita à avaliação externa verificamos que a geração de alunos do PMSE diminuiu o desempenho relativamente à avaliação interna na disciplina de Língua Portuguesa (Tabela 5).

Relatório 2011-2012

Met

a-av

alia

ção

8

Page 9: Relatório de actividades 2011-2012

Tabela 5: Diferença do Sucesso alcançado nas Avaliações Interna e Externa

Língua Portuguesa

Níveis5 4 3 2 1

(f) % (f) % (f) % (f) % (f) %

Avaliação interna 2 3,3 9 14,8 39 63,9 11 18,0 0 0

Avaliação externa

0 0 6 9,8 33 54,1 22 36,1 0 0

No entanto, no que respeita ao sucesso histórico na avaliação externa, verificamos que a geração de alunos do PMSE foi a coorte de alunos com maior sucesso histórico na disciplina de Língua Portuguesa (Tabela 6).

Tabela 6: Taxa histórica de Sucesso, relativa à avaliação externa, na disciplina de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Níveis 5 4 3 2 1Média de SucessoNacional

Média de SucessoEscola

2009-2010 0 11,4 34,2 54,2 0 46%

2010-2011 0 8,57 31,4 60,0 0 40%

2011-2012PMSE 0 9,8 54,1 36,1 0 64% 64%

Por outro lado, verificamos que a geração de alunos do PMSE que realizou a prova de aferição do 6º ano em 2009, embora tenha diminuido o seu desempenho no exame nacional do 9º ano em 2012 aproximou-se da média nacional (Tabela 7).

Relatório 2011-2012

Met

a-av

alia

ção

9

Page 10: Relatório de actividades 2011-2012

Tabela 7: Evolução do Sucesso alcançado na Avaliação Externa

Língua Portuguesa

NíveisA/5 B/4 C/3 D/2 E/1 Média de

SucessoNacional

Média de SucessoEscola (f) % (f) % (f) % (f) % (f) %

P. Aferição2008/2009

2 4,9 11 26,8 28 68,3 0 0 0 0 89% 100%

Exame 9º Ano

2011/20120 0 6 14,6 23 56,0 12 29,2 0 0 64% 71%

Nota: Estes dados referem-se apenas aos alunos que realizaram a prova de aferição em 2009 e o exame nacional em 2012 (n=41).

2.2. Sucesso na disciplina de Matemática

Pela análise dos dados verificamos que a geração de alunos do PMSE também diminuiu o sucesso escolar na disciplina de Matemática ao longo de todo o 3º Ciclo do ensino básico (Tabela 8).

Tabela 8: Evolução da taxa de Sucesso da geração de alunos do PMSE (2009/2012) – 7º, 8º e 9º Anos de escolaridade

Ano letivo09/10

Taxa de sucesso na disciplina de Matemática

Ano letivo10/11

Taxa de sucesso na disciplina de Matemática

Ano letivo11/12

Taxa de sucesso na disciplina de Matemática

1º P - 7ºN=71 71,6

1º P - 8ºN=62 52,5

1º P - 9ºN=63 50,8

2º P - 7ºN=71 71,2

2º P - 8ºN=62 67,2

2º P - 9ºN=63 65,1

3º P - 7ºN=71 80,3

3º P - 8ºN=62 68,9

3º P - 9ºN=61 60,7*

Nota de Frequência.

As taxas mais baixas de sucesso registam-se em todos os anos de escolaridade também na avaliação sumativa do 2º Período letivo.

No entanto, verificamos que a geração de alunos do PMSE foi a coorte de alunos com maior sucesso histórico na disciplina de Matemática (Tabela 9) no 7º Ano de escolaridade e apresenta um desempenho mediano no 8º e 9º Anos.

Relatório 2011-2012

Met

a-av

alia

ção

10

Page 11: Relatório de actividades 2011-2012

Tabela 9: Taxa histórica de Sucesso, relativa ao 3º Período, na disciplina de Matemática – 7º, 8º e 9º Anos de escolaridade

Anos lectivosTaxa de sucesso na

disciplina de Matemática no 3º Período – 7º Ano

Taxa de sucesso na disciplina de Matemática

no 3º Período – 8º Ano

Taxa de sucesso na disciplina de Matemática

no 3º Período – 9º Ano

2006-2007 54 67

2007-2008 64 53 65

2008-2009 60 74 75

2009-2010 80 (PMSE) 63 58

2010-2011 78 (PMSE) 69 (PMSE) 58

2011-2012 62 62 61 (PMSE)

No que respeita à avaliação externa verificamos que a geração de alunos do PMSE diminuiu o desempenho relativamente à avaliação interna na disciplina de Matemática (Tabela 10).

Tabela 10: Diferença do Sucesso alcançado nas Avaliações Interna e Externa

Matemática

Níveis5 4 3 2 1

(f) % (f) % (f) % (f) % (f) %

Avaliação interna 0 0 7 11,5 30 49,2 24 39,3 0 0

Avaliação externa 1 1,6 3 4,9 13 21,3 35 57,4 9 14,8

No entanto, no que respeita ao sucesso histórico na avaliação externa, verificamos que a geração de alunos do PMSE foi a coorte de alunos com maior sucesso histórico na disciplina de Matemática (Tabela 11).

Relatório 2011-2012

Met

a-av

alia

ção

11

Page 12: Relatório de actividades 2011-2012

Tabela 11: Taxa histórica de Sucesso, relativa à avaliação externa, na disciplina de Matemática

Matemática

Níveis 5 4 3 2 1Média de SucessoNacional

Média de SucessoEscola

2009-2010 0 2,8 16,6 63,8 16,6 20%

2010-2011 0 7,9 18,4 52,6 21,0 26%

2011-2012PMSE 1,6 4,9 21,3 57,4 14,8 54% 28%

Por outro lado, verificamos que a geração de alunos do PMSE que realizou a prova de aferição do 6º ano em 2009 diminuiu o seu desempenho no exame nacional do 9º Ano em 2012 (Tabela 12).

Tabela 12: Evolução do Sucesso alcançado na Avaliação Externa

Matemática

NíveisA/5 B/4 C/3 D/2 E/1 Média de

SucessoNacional

Média de SucessoEscola (f) % (f) % (f) % (f) % (f) %

P. Aferição2008/2009

2 4,9 5 12,1 27 65,8 7 17,0 0 0 80% 83%

Exame 9º Ano

2011/20121 2,4 3 7,3 10 24,3 23 56,0 4 9,8 54% 34%

Nota: Estes dados referem-se apenas aos alunos que realizaram a prova de aferição em 2009 e o exame nacional em 2012 (n=41).

Relatório 2011-2012

Met

a-av

alia

ção

12

Page 13: Relatório de actividades 2011-2012

2.3. Sucesso na disciplina de Inglês

Pela análise dos dados verificamos que a geração de alunos do PMSE manteve o sucesso escolar na disciplina de Inglês ao longo de todo o 3º Ciclo do ensino básico (Tabela 13).

Tabela 13: Evolução da taxa de Sucesso da geração de alunos do PMSE (2009/2012) – 7º, 8º e 9º Anos de escolaridade

Ano letivo09/10

Taxa de sucesso na disciplina de Inglês

Ano letivo10/11

Taxa de sucesso na disciplina de Inglês

Ano letivo11/12

Taxa de sucesso na disciplina de Inglês

1º P - 7ºN=71 79,1

1º P - 8ºN=62 59,0

1º P - 9ºN=63 81,0

2º P - 7ºN=71 75,8

2º P - 8ºN=62 67,2

2º P - 9ºN=63 65,1

3º P - 7ºN=71 81,8

3º P - 8ºN=62 83,6

3º P - 9ºN=61 88,5*

Nota de Frequência.

Por outro lado, verificamos que a geração de alunos do PMSE foi a coorte de alunos com maior sucesso histórico na disciplina de Inglês (Tabela 14).

Tabela 14: Taxa histórica de Sucesso, relativa ao 3º Período, na disciplina de Inglês – 7º, 8º e 9º Anos de escolaridade

Anos lectivosTaxa de sucesso na

disciplina de Inglês no 3º Período – 7º Ano

Taxa de sucesso na disciplina de Inglês no 3º

Período – 8º Ano

Taxa de sucesso na disciplina de Inglês no 3º

Período – 9º Ano

2006-2007 60 69 78

2007-2008 68 75 77

2008-2009 61 70 80

2009-2010 82 (PMSE) 81 70

2010-2011 80 (PMSE) 84 (PMSE) 83

2011-2012 47 69 89 (PMSE)

2.4. Sucesso nas disciplinas não intervencionadas

Pela análise dos dados verificamos que a geração de alunos do PMSE manteve um sucesso escolar relativo nas disciplinas não intervencionadas ao longo de todo o 3º Ciclo do ensino básico (Tabelas 15).

Relatório 2011-2012

Met

a-av

alia

ção

13

Page 14: Relatório de actividades 2011-2012

Tabela 15: Evolução da taxa de Sucesso da geração de alunos do PMSE (2009/2012) – 7º, 8º e 9º Anos de escolaridade

Anos lectivos

Taxa de sucesso nas disciplinas não contratualizadas

LFR HIST GEO CN CFQ EV EF AI ET AP EAC FC EMRC

09/101º P - 7º

68,7 82,1 83,6 88,1 68,7 83,7 91 91,7 93,8 92,7 86,6 94 100

09/102º P - 7º

74,2 78,8 69,7 78,8 65,2 85,1 93,9 96,8 97,1 95,5 84,9 95,5 100

09/103º P - 7º

78,8 84,9 83,3 83,3 75,8 88,1 93,9 97,0 97,0 95,5 93,9 87,9 100

10/111º P - 8º

73,8 78,7 - 77,0 67,2 73,8 90,2 96,7 85,2 93,4 100

10/112º P - 8º

83,6 70,5 62,3 86,9 65,6 77,0 98,4 100 82,0 100 100

10/113º P - 8º

83,6 70,5 62,3 86,9 65,6 77,0 98,4 100 82,0 100 100

11/121º P - 9º

71,4 69,8 68,3 92,1 46,0 88,9 85,7 73,0 100 100 71,4

11/122º P - 9º

77,8 68,3 66,7 82,5 52,4 77,8 93,7 96,8 84,1 98,4 77,8

11/123º P - 9º

2.5. Abandono escolar

Durante os três anos letivos de implementação do PMSE não houve alunos da geração PMSE com abandono escolar no 7º ano de escolaridade.

Relatório 2011-2012

Met

a-av

alia

ção

14

Page 15: Relatório de actividades 2011-2012

3. Reflexão e considerações finais

O PMSE tipologia híbrida constitui um projeto de investigação e inovação educacional no âmbito do combate ao abandono e melhoria dos resultados escolares dos alunos do 3º ciclo, contratualizado para 2009/2013 entre a Escola Secundária de Valbom e a DREN em representação da DGIDC.

O apoio da equipa de acompanhamento do PMSE e a supervisão do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que mostraram sempre grande disponibilidade e sensibilidade para os problemas específicos de cada escola, bem como a troca de experiências com as outras escolas envolvidas no mesmo programa constituíram momentos importantes de reflexão e desenvolvimento pessoal e profissional de todos os docentes envolvidos.

A possibilidade de constituir uma turma de maior intervenção com um reduzido número de alunos e o crédito de 16 horas letivas para assessorias/desdobramentos foram os dois pontos fortes de desenvolvimento do projeto.

A retenção de alunos é dispendiosa e ineficaz na produção de resultados na área educacional e produz efeitos negativos nos alunos e famílias1. Além disso, uma vez que os alunos com retenções são mais propensos a comportamentos de risco ou de abandono escolar, a retenção aumenta os gastos noutros serviços sociais (OCDE, 2012). Assim, apesar de, no presente ano letivo, não se ter atingido a taxa de sucesso contratualizada relativamente aos resultados escolares, a taxa de insucesso diminuiu cerca de 20%, relativamente à média histórica, durante os três anos de implementação do projeto, o que representa uma diminuição significativa de custos ao erário público. Acresce ainda o facto de a geração de alunos do PMSE representar a coorte de alunos com maior sucesso histórico na avaliação externa.

Por outro lado, o impacto que o PMSE teve junto dos professores dos diferentes grupos disciplinares foi muito significativo, uma vez que todos propuseram que no próximo ano letivo o modelo organizacional de práticas de assessoria/desdobramento seja generalizado a todos os anos e turmas, mesmo que para isso se utilize uma parte da componente não letiva dos professores. Isto deve-se ao facto de o PMSE ter constituído ao longo dos três anos uma enorme mais-valia para a escola, quer na diminuição do insucesso e taxa de retenção, quer na diminuição do abandono escolar e da indisciplina, que eram considerados problemas muito graves e limitantes do sucesso escolar.

Tendo consciência de que se fez o melhor possível e que houve um esforço na prossecução de um bom trabalho de implementação e de coordenação pedagógica, a continuidade do PMSE contribuiria para a melhoria da ação educativa e da eficácia profissional, assim como para a valorização e desenvolvimento pessoal e profissional de Professores e Alunos.

1 Em 2009 Portugal gastou cerca de cinco mil euros com cada aluno no setor público (OCDE, 2012).

OECD (2012). Equity and Quality in Education: Supporting Disadvantaged Students and Schools. OECD Publishing.doi: 10.1787/9789264130852-en

Relatório 2011-2012

Refle

xão

e co

nsid

eraç

ões

finai

s

15