relatÓrio da aÇÃo social - loja de rua- natal/rn 2017 · consultório de rua e pastoral da...

2

Click here to load reader

Upload: hadieu

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO DA AÇÃO SOCIAL - LOJA DE RUA- NATAL/RN 2017 · Consultório de Rua e Pastoral da Sobriedade, Grupo Esperança Viva CEASA e SESI/RN. Ficamos

CENTRO LOCAL DE HUMANIDADE NOVA NO RIO GRANDE DO NORTE

RELATÓRIO DA AÇÃO SOCIAL_- LOJA DE RUA- NATAL/RN 2017

O Movimento Humanidade Nova, no Estado do Rio Grande do Norte, dando continuidade às suas atividades, realizou no dia 08 de julho de 2017, das 14 às 18h, na área externa da Catedral Metropolitana de Natal, a ação social denominada Loja de Rua – Natal/RN, a iniciativa tem como objetivo a organização de uma loja temporária de rua, gratuita, que atenderá pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, promovendo a dignidade humana, com atendimento de medição de pressão, corte de cabelo e lanche. Oferecendo a elas a oportunidade de escolherem as roupas que estão necessitando. Durante o mês de junho preparamos o projeto também com o objetivo de despertar nas pessoas a arte da caridade e a fraternidade em ação da população de rua (invisível) e com vulnerabilidade social. Oferecendo a elas a oportunidade de serem amados como pessoas e filhos de Deus.

Arrecadamos donativos: roupas, sapatos, lençóis, toalhas, brinquedos e higiene pessoal (pasta de dente, escova, sabonete e shampoo). Fizemos as divulgações nas igrejas, condomínios, amigos e familiares. Confeccionamos um convite especifico, para os moradores de rua, entregamos nos albergues e locais públicos onde havia essa população.

Realizamos parceria com algumas instituições: o Centro Pope e Toca do Assis, Consultório de Rua e Pastoral da Sobriedade, Grupo Esperança Viva CEASA e SESI/RN.

Ficamos surpresos e impressionados com a solidariedade das pessoas, como existem nelas o espírito de fraternidade. Distribuímos pontos de coletas: Paróquias, empresas e condomínios. Logo chegaram os donativos, todos em boas condições de uso e muitas roupas ainda com as etiquetas. As pessoas também se colocavam à disposição como voluntários. Eis os escritos de algumas:

1. Bom dia!

Com muita alegria recebi uma mensagem do whatsap com a informação de mais um acontecimento da loja de rua em Natal, participei como voluntária nas vendas do primeiro evento em Natal. Gostaria de saber se estão precisando de voluntários? Ofereço-me para mais uma oportunidade de colaborar na melhoria de vida dessa população de direitos violados.

Agradeço e aguado retorno. (Walquiria Oliveira)

Organizamo-nos por equipes no dia da ação.

◦ Equipe Saúde (medição de pressão arterial)

◦ Lanche (preparação e distribuição do lanche)

◦ Corte de cabelo

Page 2: RELATÓRIO DA AÇÃO SOCIAL - LOJA DE RUA- NATAL/RN 2017 · Consultório de Rua e Pastoral da Sobriedade, Grupo Esperança Viva CEASA e SESI/RN. Ficamos

◦ Controle da entrada e entrega de senhas

◦ Acompanhantes (auxiliando às pessoas na escolha dos donativos)

◦ Organização da loja

◦ Musical (jovens do MJPU, gen e outros jovens voluntários)

◦ Equipe cadastro (caso a pessoa queira deixar registrado, seu nome, idade e necessidades).

Abrimos os portões às 14h, todos estavam na fila aguardando, explicamos a metodologia da ação um(a) voluntario(a) acompanhava a pessoa até as tendas para fazer a sua escolha, depois tomava o lanche e quem queria cortava o cabelo, ouvia musica, conversava com os voluntários), aceitaram com tranquilidade. Foi a oportunidade de cada um escolher o que estava precisando, pensando também no outro, como Jesus na multiplicação dos pães, e no final foi possível retornarem e escolherem novos itens.

Cada pessoa era acompanhada por um(a) voluntario(a) e escolhia sua necessidade. Os jovens do MJPU, GEN 2 e outros jovens voluntários animaram o ambiente tocando e cantando durante a ação. Contamos a presença do(a)s gen 3 e 4, que acolhiam os moradores com muito amor e sem medo.

No clima de muita harmonia e fraternidade, as pessoas escolhiam suas roupas, o acompanhante(a)s os ajudavam com muito amor, depois eram orientados ao lanche, corte cabelo e a equipe de saúde. Todos se sentiam irmãos, ali não havia diferença entre as pessoas. Com esta realidade as pessoas se deixavam acompanhar com naturalidade, faziam suas escolhas e saiam felizes.

Com o empenho de todos em ter Jesus em Meio, acreditando que com Ele tudo é possível, fizemos o atendimento de 250 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, demos a oportunidade de alguns voltarem, assim foi num total de 350. CONCLUSÃO

A realização da Loja de Rua-Natal/RN, nos mostrou concretamente que somos chamados a prestar conforto, propiciar paz, luz, esperança e, sobretudo a alegria, a fazer o mundo voltar a sorrir, a construir diálogos indo ao encontro do irmão. Que a Paz Verdadeira é possível com amor e a presença de Jesus entre nós. Diante de inúmeras recomendações de sermos cautelosos com essa população, suas atitudes nos mostraram que estão de corações abertos para receberem e retribuírem a solidariedade. Constatamos que essa população invisível, excluída é capaz de se expressar e dialogar. Tem sede de justiça e de amor.

Mesmo diante da agravante situação que estamos vivendo em nosso país, verificamos que existem pessoas independente de religião, cultura, nível social e etc.., dispostas em construírem um mundo melhor.

Foi uma oportunidade de concretizarmos e estarmos em sintonia com a igreja e o Papa Francisco, e também com a Obra de Sair, Juntos e Preparados, na cooperação para a realização da fraternidade, colocando o nosso pequeno tijolo para a concretização de “Que todos Sejam Um.”