relatório com o compromisso de todos é possível vencer o crack

14

Click here to load reader

Upload: rogerio-craveiro

Post on 07-Jun-2015

405 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

Com o Compromisso de Todos é Possível Vencer o Crack

Documento Norteador

O Programa Crack, é Possível Vencer foi lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2011 na expectativa de fortalecer a parceria da União com os Estados. As ações estão estruturadas em três eixos de atuação que contemplam o trabalho articulado e integrado de diferentes políticas públicas: cuidado, autoridade e prevenção.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico, as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.

O programa vem treinando profissionais das redes de educação, agentes de segurança pública, justiça, saúde e assistência social, e também conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

O programa Crack, é Possível Vencer conta com a atuação direta dos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).   

Um serviço telefônico - Viva Voz 132 - também foi criado para oferecer atendimento gratuito à população sobre o tema. O canal de comunicação é mantido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e funciona 24 horas.

PLANO INTEGRADO

O Plano Integrado tem como fundamento a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de saúde, assistência social, segurança pública, educação, desporto, cultura, direitos humanos, juventude, entre outras, em consonância com os pressupostos, diretrizes e objetivos da Política Nacional sobre Drogas.

Page 2: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

ADESÃO DO ACRE AO PROGRAMA “CRACK, É POSSÍVEL VENCER

O Acre é a segunda unidade da Federação em região de fronteira a aderir ao Programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”, no dia 2 de julho de 2012. No mesmo dia, através do Decreto Governamental nº 4.137, foi criado o Comitê Estadual de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas no Estado do Acre, coordenado pelo Secretario de Segurança Pública Renir Graebner.

O pacto entre as três esferas de governo, prevê investimentos para o Acre até 2014 no valor de R$ 13,3 milhões, para aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.

VISITA TÉCNICA DO GOVERNO FEDERAL PARA MONITORAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA CRACK, É POSSÍVEL VENCER

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2012 aconteceu a Oficina de Alinhamento do Programa com a presença da Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki e com a comitiva de técnicos dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

PROPOSTAS DE ENCAMINHAMENTO DE INTEGRAÇÃO:

Articulação dos serviços em rede, no território:-grupos de discussão;-oficinas de alinhamento das políticas;-formação de comitês temáticos;-qualificação para gestores, trabalhadores e usuários;-divulgação dos serviços;- estudos de caso.

Efetivação do fórum ampliado da criança e adolescente; Responsabilização dos gestores pela participação dos profissionais nos

espaços integrados; Acabar com o tráfico de influências ao acesso dos serviços, programas,

projetos, cursos; Integração com a Secretaria de Estado do Trabalho; Envolvimento das instituições privadas no fortalecimento da rede (Jovem

aprendiz, .....) Ação Integrada da Rede de Atenção dentro das Escolas com

atividades voltadas para servidores (professores, administrativo), alunos, pais e comunidade, prevista no calendário escolar e na agenda dos demais serviços da Rede.

Page 3: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO AO CRACK LANÇA O “FLUXO DO EIXO CUIDADO” NO ACRE

O Governo do Estado, a Prefeitura de Rio Branco e instituições parceiras lançaram no dia 28 de novembro de 2012, o Fluxo do Eixo Cuidado, relacionado ao programa federal “Crack, É Possível Vencer”, que envolve as esferas estadual e municipal. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e apresentou ao público o fluxo: um organograma que será usado para cuidar e tratar dos dependentes químicos do crack que estiverem dispostos a ser ajudados, com a definição do papel de cada instituição dentro do programa.

O fluxo será  repassado a várias instituições em forma de oficina. A oficina proporcionará  um nivelamento de informações atualizadas acerca dos serviços prestados no município de Rio Branco às pessoas que se encontram dependentes do crack e outras drogas.

1- EIXO CUIDADO – Saúde e Assistência Social

- Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

O trabalho de acolhimento dos usuários de drogas é fundamental para garantir o sucesso no combate à dependência química e à violência. 

Para quem quiser procurar ajuda para usuários de crack e outras drogas, o primeiro passo é entrar em contato com as instituições da prefeitura de Rio Branco, responsáveis pelo acolhimento dos usuários:

Pop – (68) 3223-4395 Creas – (68) 3224-7384

2- EIXO AUTORIDADE – Segurança

- Enfrentamento ao trafico de drogas e às organizações criminosas

As ações policiais do programa irão focar nas fronteiras e nos locais de maior concentração de uso do crack nos centros urbanos.O Acre vai receber uma base móvel equipada com sistema de vídeo monitoramento, 20 câmeras fixas, um veículo e duas motocicletas e 200 equipamentos de menor potencial ofensivo, além da capacitação de 120 profissionais de segurança pública.Já a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) realizou desde junho capacitação de 80 profissionais de segurança pública nos módulos CNPMC (Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária) e TEPAC (Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias) e, em setembro, o módulo de abordagem policial a pessoas em situação de risco.

Page 4: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

3- EIXO PREVENÇÃO  - Prevenção nas escolas

- Educação, Capacitação e Informação

Fortalecer fatores de prevenção e reduzir fatores de risco

AÇÕES DE CAPACITAÇÃO DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DO PROGRAMA “CRACK, É POSSÍVEL VENCER”

A capacitação de profissionais perpassa os três eixos do Programa Crack é Possível Vencer. São cursos presenciais e a distância dirigidos para diferentes públicos. Educadores de escolas públicas, profissionais da área da saúde, assistência social e segurança pública, juízes, promotores e servidores do Poder Judiciário, conselheiros municipais e gestores de comunidades terapêuticas são o público alvo de cursos que preparam para a prevenção do uso de drogas, acompanhamento, tratamento e reinserção social de dependentes e repressão ao tráfico de drogas.

Além dos cursos na modalidade à distancia, também são realizados cursos presenciais com policiais rodoviários federais que atuam na fiscalização das estradas. De 2012 a 2013, quatro mil agentes devem receber instruções sobre os tipos de drogas mais usadas, os efeitos no corpo humano, as políticas de prevenção e as ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário no combate ao tráfico.

Os cursos presenciais também são oferecidos em 52 centros de referências regionais (CRRs) espalhados por todo País, ligados a instituições públicas de ensino superior. O objetivo é formar 15 mil profissionais atuantes nas redes públicas de saúde, assistência social e segurança para agir em suas comunidades no enfrentamento ao crack e outras drogas.

Os profissionais capacitados pelos cursos darão continuidade e sustentabilidade ao Programa Crack, é Possível Vencer, uma vez que a população poderá contar com profissionais aptos a prestarem serviços confiáveis e atualizados na área de drogas. É uma segurança a mais para o cidadão.

EIXO CUIDADO

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO ESTADO

Através do Comitê Estadual, foram realizadas reuniões integradas (estado e município) para a construção do fluxo do eixo cuidado;

Lançamento oficial do fluxo do eixo cuidado no dia 28 de novembro de 2012;

Confecção de 50 banners do fluxo;

Page 5: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

Realização de oficinas de nivelamento do fluxo do eixo cuidado para gestores e técnicos de instituições envolvidas no fluxo. Já participaram: delegacias especializadas da polícia civil, atendentes e coordenadores do CIOSP (190); SAMU; 1 de 4 turmas do HUERB (Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco);

continuidade das oficinas de nivelamento do fluxo às instituições envolvidas.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA

SERVIÇOS IMPLANTADOS:

Tabela 1.EIXO CUIDADO/SAÚDE

AÇÕES NR DE PESSOAS

1. Implantação (27/09.12) da Unidade de Acolhimento Paolo PêraDispõe de 20 vagas

ACOLHIDOS: 16 mulheres                          52 homensTOTAL: 68DESTES 6815 permanecem na UA30 desistiram10 voltaram para famílias13 foram inseridos em outras comunidades terapêuticas.

2. Implantação (27.09.12) do Consultório na Rua(*) Setembro/2012 a janeiro 2013

Abordagens: 283Encaminhamentos para outrasInstituições (Conselho Tutelar / CAPS /HUERB/CENTRO POP): 26Testes Rápidos: 208Curativos: 14Glicemia: 04Verificação de PA: 10Outros Encaminhamentos (Realização deentregas de preservativos, ações deredução de danos e orientaçõespreventivas): 103TOTAL: 648

Fonte: Assessoria Técnica SENCAS             Área Técnica de Saúde Mental Álcool e outras Drogas do HUERB

Page 6: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

Tabela 2.EIXO CUIDADO/ASSISTÊNCIA SOCIAL

AÇÕES NR DE PESSOAS ATENDIDAS

1. Implantação do Centro de ReferênciaEspecializado de Assistência Social – CREASCapoeira

131

2. Implantação do Centro de ReferênciaEspecializado Para População em Situação de Rua– Centro POP

98 Adultos55 crianças e adolescentesOBS: 14 adultos voltaramàs suas cidades de origem eforam reinseridos em suasfamílias

3. Ampliação do Serviço Especializado emAbordagem Social – SEAS/Centro POP

286

4. Assinatura de Convênio para AcolhimentoInstitucional de Homens em situação de rua –Albergue Huama/JOCUM

78

OUTRAS AÇÕES DA PREFEITURA

Pactuação com o estado acerca do fluxo para o eixo cuidado Perspectiva de construção do abrigo institucional para população em

situação de rua (homens e mulheres) – recursos do FNAS/MDS Construção do CREAS – bairro Manoel Julião - recursos do FNAS/MDS Perspectiva de contratação de 03 equipes volantes para atendimento na

área prioritária (bairros: Preventório, Dom Giocondo e Cidade Nova); Palestras em escolas de ensino médio - para jovens na prevenção ao

uso de álcool, crack e outras drogas. Responsável: equipe da área técnica em saúde mental do município em conjunto com o núcleo de educação e saúde do município.

Page 7: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

EIXO AUTORIDADE

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO ESTADO

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) realizou desde junho capacitação de 80 profissionais de segurança pública nos módulos CNPMC (Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária) e TEPAC (Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias), em setembro, realizou o módulo de abordagem policial a pessoas em situação de risco e em outubro.

Cursos para 40 PMs: TEPAC I – 80h/a - Multiplicador de Polícia Comunitária com enfoque da Prevenção às Drogas – 10 a 21.09.2012;TEPAC II – 40 h/a - Rede de Atenção e Cuidados a Usuários de Crack e outras Drogas – 01 a 05.10.2012;TEPAC III – 40 h/a - Abordagem a pessoas em Situação de Risco – 15 a 19.10.2012.

Capacitação em Pistola de condução elétrica em capacitantes 50 armas de choque 150 spray de pimenta

Aguardando chegada da Base Móvel, proveniente do Ministério da Justiça;

Criação do Comitê Estadual de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, em julho de 2012;

19 Reuniões Organizadas pelo Comitê Estadual, desde julho/2012.

Sugestão:

Capacitação de Bombeiros para atuar no Projeto Bombeiro Mirim, na temática sobre álcool e outras drogas (Rio Branco: 200 alunos) - CEJA do Bairro São Francisco CONEN e BM

EIXO PREVENÇÃO

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO ESTADO E GOVERNO FEDERAL

Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas

Curso de extensão universitária, gratuito, na modalidade de educação a distancia, dirigido a educadores do ensino básico sobre temas referentes à prevenção do uso e abuso de crack e outras drogas no contexto escolar. O curso faz parte da capacitação prevista  no eixo prevenção. Em todo Estado do Acre se inscreveram 395 educadores.

Page 8: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

Realização de palestras para grupos de mulheres - prevenção à família / CRAS: Sobral, Triângulo e Calafate (39 mulheres) – ago/set/2012

Capacitação para a rede governamental e não-governamental sobre abordagem a pessoas em situação de rua (106 participantes) – 29.08.2012;

Realizamos com a colaboração dos parceiros CONEM, PROERD, Polícia Civil, PM, CRAS, Coordenadoria e Assessoria da Juventude, as seguintes atividades:

Projeto desenvolvido pelo Policiamento Escolar em parceria com a SEE: Violência e Drogas Não! A Vida Vale Mais!

1ª turma – 22.06.2012 – escolas de Ensino Fundamental da Transacreana; (50 professores)

2ª turma – 31.08.2012 – capacitação de professores de 12 escolas de Ensino Fundamental da Regional III; (250 professores)

3ª turma – 02.10.2012 – Capacitação de professores no auditório da SEE (100 professores);

4ª turma – 25.10.2012 e 14.11.2012 – Escola João Paulo I – Culminância do projeto com  diversas atividades com as crianças e palestras para os pais: teatros, folders, banner, mural informativo, gibis, fantoches, cartazes, varal, e entre outras e palestras com alunos e pais de alunos – (manhã e tarde - 306 alunos de EFM).

Curso de Cinotecnia, para 39 alunos do BOPE PM (17.09.2012); Capacitação p/ o 7º BEC - Formação de Multiplicadores sobre o uso

abusivo de Crack e outras Drogas (19 a 21.09.2012); 1º BPM realiza o policiamento ostensivo e preventivo em todas as

escolas que compreende a área do 1º BPM, realiza duas palestras semanais, além de acompanhamentos a alunos com problema de comportamento, a pedido da escola.

2º BPM realiza o policiamento ostensivo e preventivo em todas as escolas que compreende a área do 2º BPM, realiza palestras. Aplica o projeto luz, câmera, prevenção. Está atendendo 06 escolas e já teve a aplicabilidade na escola Terezinha Miguéis, com palestras, filmes, teatro, fanfarra e fundamental com a parceria da igreja. O evento teve a apresentação no dia 17 de agosto de 2012.

3º BPM aplica dois projetos: preparando a juventude com Violência e Drogas Não! A Vida Vale Mais!, encerramento na Transacreana dia 22/08 de 2012, com a participação de 05 escolas e já está em outras escolas da 3ª regional com parceiros como juizado de tóxicos, Prof. Belarmino, RBtrans, etc

4º BPM realiza o policiamento ostensivo e preventivo em todas as escolas que compreende a área do 4º BPM, realiza palestras semanais e temas sugeridos pelas escolas: drogas, bullying, etc.

5º BPM realiza o policiamento ostensivo e preventivo em todas as escolas que compreende a área do 5º BPM, bem como projetos “a

Page 9: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

Escola Faz Direito, uma oportunidade em minha vida e cinema na quadra. conta com a parceria de outras instituições como MPE, IMAC, CONEM, juizado da infância e da juventude, ISE, Juizado Eleitoral, todos com palestras, além da coordenação do policiamento escolar com palestras sobre drogas e bullying.

AÇÕES DESENVOLVIDAS NAS ÁREAS PRIORITÁRIAS COORDENADAS PELA SEE EM PARCERIA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES

Bairro Preventório: Curso de Multiplicador sobre o uso Abusivo de Álcool e outras Drogas (para professores e funcionários das escolas: Heloisa Mourão Marques, Irmã Maria Gabriela Soares e CEJA (27.08 a 12.09.2012) 35 participantes;

Reunião comunitária, coordenada pela SEDS – 35 participantes; Bairro Dom Giocondo (Papôco): Curso PROERD pais - Escola Irmã

Maria Gabriela Soares (30 pais e/ou responsáveis) de 24 a 28.09.2012; Bairro Cidade Nova: Curso de Multiplicador sobre o uso Abusivo de

Álcool e outras Drogas (para professores e funcionários das escolas Terezinha Miguéis Passos e Madre Hildebranda da Prá: 32 participantes.

Curso de "Capacitação para Comunidades Terapêuticas - Curso para Líderes, Voluntários, Profissionais e Gestores de Comunidades Terapêuticas".

O referido Curso está sendo lançado em 2013 pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça. Este é um curso totalmente gratuito e executado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com a oferta de 10 mil vagas para capacitação de líderes, voluntários, profissionais e gestores que atuam em comunidades terapêuticas de todo o Brasil. O curso é desenvolvido na modalidade de Educação a Distância (EaD) com carga horária de 120 (cento e vinte) horas e duração de quatro meses, com certificado de extensão universitária emitido pela Unesp. Os alunos receberão todo o material didático no endereço residencial e terão acesso às novas tecnologias de EaD, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem, portal específico do curso, acompanhamento por tutores especializados e telefonia gratuita para dúvidas e orientações.

As inscrições poderão ser efetuadas pelo site: www.capacitact.senad.gov.br  Mais informações pelos sites: www.obid.senad.gov.br, www.senad.gov.br e www.brasil.gov.br/crackepossivelvencer

Objetivos do Comitê Estadual de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas no Estado do Acre:

Page 10: Relatório   com o compromisso de todos é possível vencer o crack

I - estruturar, integrar, articular e ampliar as ações voltadas à prevenção do uso, tratamento e reinserção social de usuários de crack e outras drogas, contemplando a participação dos familiares e a atenção aos públicos vulneráveis, entre outros, crianças, adolescentes e população em situação de rua;

II - apoiar a estruturação, ampliação e fortalecimento das redes de atenção à saúde e de assistência social para usuários de crack e outras drogas, por meio da articulação das ações do Sistema Único de Saúde – SUS com as ações do Sistema Único de Assistência Social – SUAS;

III - capacitar, de forma continuada, os atores governamentais e apoiar a capacitação dos atores não governamentais nas ações voltadas à segurança pública, prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de crack e outras drogas e ao enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas;

IV - incentivar a participação comunitária nas políticas e ações de segurança pública, de prevenção do uso, tratamento, reinserção social e ocupacional de usuários de crack e outras drogas e fomentar a multiplicação de boas práticas;

V - disseminar informações qualificadas relativas ao crack e outras drogas; e

VI - fortalecer as ações de enfrentamento ao crack e outras drogas ilícitas no Estado do Acre.

Encaminhamentos:

1- Sugerimos a realização de palestras nas escolas: equipe da área técnica em saúde mental em conjunto com a Diretoria de Ensino, Gestão e Saúde na Escola. Envolver jovens de Ensino Médio, na prevenção ao uso de álcool, crack e outras drogas, nas diversas escolas, conforme solicitação das mesmas.

2- A elaboração urgente de um plano de ação da SEE para 2013/2014, dado que em 2012 o mesmo não foi realizado e que, devido à dimensão do problema fica claro que ações pontuais são insuficientes para o enfrentamento dessa grave problemática conforme preconiza o Governo Federal.

3- Como sabemos, o Eixo Prevenção é de responsabilidade da Educação e, apesar de todos os esforços realizados em 2012, faz-se necessário apresentarmos mais ações contínuas, sobretudo nas áreas consideradas prioritárias, pois o Governo Federal exige respostas e os jovens acreanos merecem todo nosso cuidado e respeito nessa intervenção.

Rio Branco-AC, fevereiro de 2013