relatorio circunstanciado das atividades...

14
SERVIÇO PUBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA Brasília, DF, 21 de fevereiro de 2018 RELATORIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA GESTÃO DA ccrKQ 2016 RESOLUÇÃO N' 1.012, de 10 de dezembrode 2005 -- Regulamenta as reuniões de representantes dos ConselhosFederal e Regionais e aprova os regimentos do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA/CRIA e das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos CREAS. ,atendimento ao disposto no inciso IXdo urt. 19, e no inciso ll do art. 31. Damaris Klirsch Pinheiro CREA-RS RS098223 Engenheira Química Coordenadora Nacional-- Gestão20 1 7 Marmelo Alexandre Prado CREA-SP 5060483 1 63 Engenheiro de Alimentos Coordenador Nacional Adjunto -- Gestão 2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 1. Reuniões Ordinárias 1-- Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil -- Brasília, DF Data: 20 a 21 de fevereiro de 2017 -- Durante o 6' Encontro de Líderes do SistemaConfea/Cria Mútua. Principais assuntos: Eleição do Coordenador e Coordenador Adjunto, plano de trabalho da CCEEQ 2017, participação em seminários da fiscalização do Sistema Confea/Cria e distribuição dos exemplaresda "Cartilha da Engenharia Química" Coordenadora Nacional Pinheiro Coordenador Nacional Marmelo Alexandre Prado Eleita 2017: Engenheira Química Damaris Kirsch Adjunto Eleito 2017: Engenheiro de Alimentos CCEEQ - CONFEA - Relatório de Gestão Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro - Gestão 2017 2#g 4 l de 13(/y#

Upload: ngotruc

Post on 20-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

Brasília, DF, 21 de fevereiro de 2018

RELATORIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDASNA GESTÃO DA ccrKQ 2016

RESOLUÇÃO N' 1.012, de 10 de dezembro de 2005 -- Regulamenta as reuniões derepresentantes dos Conselhos Federal e Regionais e aprova os regimentos do Colégiode Presidentes do Sistema CONFEA/CRIA e das Coordenadorias de CâmarasEspecializadas dos CREAS.,atendimento ao disposto no inciso IXdo urt. 19, e no inciso ll do art. 31.

Damaris Klirsch PinheiroCREA-RS RS098223Engenheira Química

Coordenadora Nacional -- Gestão 20 1 7

Marmelo Alexandre PradoCREA-SP 5060483 1 63

Engenheiro de AlimentosCoordenador Nacional Adjunto -- Gestão

2017

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. Reuniões Ordinárias

1 -- Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil -- Brasília, DFData: 20 a 21 de fevereiro de 2017 -- Durante o 6' Encontro de Líderes do

Sistema Confea/Cria Mútua.Principais assuntos: Eleição do Coordenador e Coordenador Adjunto, plano de

trabalho da CCEEQ 2017, participação em seminários da fiscalização do SistemaConfea/Cria e distribuição dos exemplares da "Cartilha da Engenharia Química"

Coordenadora NacionalPinheiro

Coordenador NacionalMarmelo Alexandre Prado

Eleita 2017: Engenheira Química Damaris Kirsch

Adjunto Eleito 2017: Engenheiro de Alimentos

CCEEQ - CONFEA - Relatório de Gestão Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro - Gestão 2017 2#g 4l de 13(/y#

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHA]UA E AGRONOMIA - CONFEA

11 - Local: Círculo Militar de Recite, Av. Agamenon Magalhães, 2807, Boa Vista,Recite-PE.Data: 3 1 de maio à 02 de junho 2017

Principais assuntos:a. Discussão e aprovação da súmula da I' RO de Brasília.b. Elaboração de critérios, na Engenharia modalidade Química, a ser utilizados

como parâmetro para a verificação da efetiva participação do profissional nasatividades técnicas relacionadas na obra ou serviço, a partir das informaçõesconstantes da ARTs registradas, como forma de fiscalizar o acobertamento.

c. Fiscalização da Engenharia da Modalidade Química no Sistema Confea/Creas.d. Resposta à demanda da CEEP sobre a Proposta i7/2013-CCEEQ, referente à

criação do Decreto para a Engenharia da Modalidade Química.e. Resposta à demanda da CEAP sobre retirada do Técnico em Petróleo e Gás da

área da Engenharia modalidade Química na tabela de títulos, anexa daResolução 473/2002.

f. Resposta à demanda da CEAP sobre PT 1442/2016, referente à atribuiçãoprofissional do Técnico Ambiental e Tecnólogo em Gestão Ambiental.

g. Resposta à demanda da CEEP sobre a Proposta 12/2015-CCEEQ, referente àsResoluções CFQ 240 e 245 sobre atribuição profissional. Solicitação desubsídios para tomada de decisão do Plenário do Confea e ProcuradoriaJurídica com vistas à necessária medida judicial.

h. Discussão sobre o Prometo de Lei n' 864, de 2011, o qual permiti que oEngenheiro de Alimentos possa exercer o cargo de Fiscal FederalAgropecuário.

i. Definição do tema central e possíveis palestrantes convidados para o Workshopda CCEEQ de 2017, a ser realizado em São Paulo.

j. Discussão sobre uma possível realização do 2' Encontro Nacional daModalidade Química.

k. Levantamento de material de divulgação da Engenharia modalidade Químicanos Crias.

Palestrante Convidado: Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho MarinoJosé Grego, Gerente de Fiscalização do Cria-RS.

Tema da palestra: "As Experiências de Fiscalização do CRER-RS"

CCEEQ CONFEA - Relatório de Gestão Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro Gestão 20172 de l

&SERVIÇO PUBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

111 - Local: Hotel Golden Tulip - Rua Monte Conselho, n' 505, Rio Vermelho,Salvador-BA.Data: 30 de outubro à 01 de novembro 2017

Principais assuntos:

a. Discussão e aprovação da súmula da 2' RO de Recite.

b. Discussão e elaboração de Proposta contendo petição padrão visando o ingresso,pelos regionais, de ação judicial contra o CFQ no sentido de impedir o registrode profissionais da engenharia naquele conselho, semelhante à ação impetradapelo CREA-RS e ganha em I'. Instância na Justiça Federal.

c. Discussão sobre a criação de Matriz Curricular que defina os conteúdosnecessários para fins de concessão de atribuições na Engenharia ModalidadeQuímica, nos termos da Resolução n' 1 .073, de 2016.

d. Inserção dos Engenheiros Químicos na atividade de inspeção de caldeiras evasos de pressão, considerando as DN 29/88, 45/92, NR-13 e análise dosconteúdos curriculares que fornecem essa atribuição.

e. Discussão de proposta visando a atuação da Assessoria Parlamentar do Confeano sentido de implementar a aprovação do Prometo de Lei n' 864, de 201 1, queautoriza o Poder Executivo a acrescentar atribuição ao cargo de Fiscal FederalAgropecuário, de que trata a Lei n' l0.883, de 16 de junho de 2004, inserindo osprofissionais da Engenharia de Alimentos.

f. Discussão sobre a criação de Grupos de Trabalho -- GTs, nos Creas, visando amelhoria da fiscalização da Engenharia, modalidade Química, em cada estado.

g. Resposta à demanda da CEEP referente à análise sobre o estudo feito peloGrupo Técnico relacionado às indústrias da engenharia modalidade químicaconstantes da Resolução n' 417, de 1998,e estabelecimento deGlossário definindo os conhecimentos específicos descritos no estudo.

Palestrante Convidado: Engenheiro Químico Norberto Holz, professor daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, e Presidente da Associação dosProfissionais Engenheiros Químicos do Rio Grande do Sul - APEQ.

Tema da palestra: "Concessão de Atribuições nos termos da Resolução n' 1.073, de2016"

#CCEEQ - CONFEA - Relatório de Gestão Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro - Gestão 2017 13ij:l

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

Visita Técnica: Fábrica da Cervdaria Petrópolis, em Alagoinhas, com destaque noprocesso fabril em todas as suas etapas, desde a aquisição da matéria-prima até oenvase dos produtos finais por tipologia, áreas de domínio da Engenharia deAlimentos, Engenharia Bioquímica e Engenharia Química.

2. Reuniões ExtraordináriasPor definição da Plenária do Confea, foram canceladas as realizações de Reuniões

Extraordinárias em 2017. Portanto, a CCEEQ não fez reuniões extraordinárias esteano

3. Realização de Workshop

Realizado nos dias 3 1 de agosto e I' de setembro de 2017, no Cria-SP, das 8 às 18horas.

Local: CREA-SP, São Paulo, SP

Tema. '' Consolidação da identidade da engenharia modalidade química junto àsInstituições de Ensino Superior -- IES e empresas do ramo da engenhariamoda/idade química". Autorizado pela Decisão Plenária n' PL-0822/2017, deacordo com a Proposta n' 004/2017-CCEEQ, a realização do workshop teve comoobjetivo fomentar discussões sobre a atuação do Sistema Confea/Cria frente àsinovações tecnológicas em implementação nas indústrias, principalmente sobre asferramentas usadas na Indústria 4.0.

Participantes: Coordenadores de Câmaras Especializadas de Engenharia Química,Conselheiros e Diretores do CREA-SP e convidados.

Palestrantes convidados:Palestra l: "Condução de Processos Éticos no CREA-SP':'. Palestrantes: Arq. UrbSarah Brum e Arq. Urb. Rosely Muniz -- Assistentes Técnicas da CPEP do CREA-SP

CCEEQ - CONFEA - Relatório de Gestão - Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro - Gestão 2017 / / /'»

~ '' :t, çw

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFIA

Palestra 2: "Indústria 4.0 Revolução Industrial". Palestrante: EngOsvaldo Lahoz Maia -- professor do SENAI.Palestra 3: "Sistema Eletrânico de Inforação -- SEl". Palestrante: Erick Mandes --Gerente do Departamento de Informática -- DIF do CREA-SPPalestra 4: "Fiscalização no CREA-SP". Palestrantes: Estevão Masur Takemure(Assistente técnico da Unidade de Fiscalização e Registro -- UFR do CREA-SP) eEng. Quim. Zeinar Hilsin Sondahl (conselheiro da Câmara Especializada deEngenharia Química - CEEQ do Crea-SP e membro do Grupo de TrabalhoTécnico Fiscalização), os quais participaram em substituição ao convidado JoséAntonio Pires do Chão que não pode estar presente no evento.Palestra 5: "Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada". Palestrantes: Eng. Além.Antonio Carlos Dantas Cabral e Eng. Prod. Mec. Ari Nelson Rodrigues Costaambos professores do Instituto Mauá de Tecnologia -- IMT.Mesa Redonda: com o tema ''Indústria 4.0". Palestrantes: Eng. Além. AntonioCarlos Dantes Cabral e Eng. Prod. Mec. Ari Nelson Rodrigues Costa.

Observação: A palestrante Patrícia Franco Leal não pode comparecer ao evento.Em sua substituição, o palestrante Antonio Cabral participou da palestra e mesaredonda referente ao tema Indústria 4.0 junto com o palestrante Ari Costa.

4. Eventos Nacionais e Internacionais

SOEA -- Participação na 74' Semana OHlcial da Engenharia e da Agronomia de 08a 1 1 de agosto de 2017, em Belém, PA. Participação do Eng. Marmelo AlexandrePrado, Coordenador Adjunto da CCEEQ, na reunião com a CEEP e demaiscoordenadorias no dia 07 de agosto de 2017, que antecedeu o evento.

Evento Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8' Fórum Mundial dasAguas, de 14 a 16 de setembro de 2017, no Balneário Camboriú, SC.

CCEEQ - CONFEA

&SERVIÇO PUBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

10th Mor/d Co/zgress of C/zem/ca/ .Eng/neering (10' Congresso jMundial deEngenharia Química), cujo tema este ano foi "C/zemlca/ íz/zd .Bíoc/zemica/

Engineering in a Global Wortd -- Solutions 4 Global Chattenges (F.l:L99Maúa.

Química e Bioquímica no Mundo Globalizado -- Soluções para os desafiosglobais)", realizado de l a 5 de outubro de 2017 no Fira Grand Via, em Barcelona,na Espanha.

5. Reuniões Regimentais CONFEA

Evento I' Reunião Regimental da CEEP com os Coordenadores Nacionais dasCâmaras Especializadas dos CREA'S dia 20 de fevereiro de 201 7, Brasília-DFDiscussão sobre a atual situação e andamento dos trabalhos dasCoordenadorias Nacionais.

Evento 2' Reunião Regimental da CEEP com os Coordenadores Nacionais dasCâmaras Especializadas dos CREA'S dia 07 de agosto de 2017 (véspera daSOEA), na cidade de Belém, PA.Discussão sobre a atual situação e andamento dos trabalhos dasCoordenadorias Nacionais.

Evento 3' Reunião Regimental da CEEP com os Coordenadores Nacionais dasCâmaras Especializadas dos CREA'S dia 05 de dezembro de 2017, Brasília-DFParticipação do Eng. Marmelo Alexandre Prado, Coordenador Adjunto da CCEEQ.Discussão sobre a finalização dos trabalhos das Coordenadorias Nacionais noano de 2017.

6. Participação em Sessão Plenária do CONFEA

Participação pela CCEEQ a convite do Presidente do CONFEA na abertura eacompanhamento da Sessão Plenária OjZDINÁRIA 1444 do CONFEA, realizadade 25 a 27 de outubro de 2017, em Brasília, DF

#cceEQ - CONFEA - Relatório de Gestão Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro - Gestão 2017 JZél6 ddt3

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

7. Propostas da CCEEQ discutidas em 2017

Proposta 01/2017 -- Eleição - Exercício 2017Res\)3].ado obüdol "Encaminhamento N' 055/2017-CEEP: A CEEP conheceu aproposta e decidiu pelo encaminhamento à GRI para anular ao processo daCCEEQ/201 7. (Anexado ao Processo 0074/201 7-- CCEEQExercício 201 7y'

Proposta 02/2017 -- Programa de Trabalho para o exercício 201 7ç!.es\3\lado (Sb«dol "Deliberação n' 0663/2017-CEEP. 1. Apto-'Par o Plano deTrabalho com a inclusão do Manual de Fiscalização. 2. Encaminhar ao Plenáriodo ConÍea para conhecimento. 3. Encaminhar à GRI para dar conhecimento àCCEEQ e atacar o protocolo ao pt"ocesso referente à CCEEQ 201 7. ''.

Proposta 03/2017 -- Calendário de Reuniões para o exercício 2017Resultado obtido: "aprovada. .Decisão P/e/záría .PZ,-0/7ó/20/7. '»orunanimidade: 1) Apto-var as reuniões ordinárias das Coordenadorias de CâmarasEspecializadas e da Coordenadoria Nacional das Comissões de ética dos Creaspara o exercício de 2017, conforme anexo. 2) Aprovar o custeio de passagens ediárias para o coordenador nacional, o assistente técnico do Confea, o assistentetécnico do Creu do Coordenador Nacional e l(um) convidado ivtdicado pelocoordenador nacional, ouvida a CEEP, para participação nas reuniões ordináriasda respectha coordenadoria.(...)4) Aprovar a participação dos ConselheirosFederais da CEEP, ou seus suplentes, responsáveis pela Coordenadoria e deConselheiros Federais da modalidade ncls reuniões ordin(irias dascoordenadorias.(...)6) Informa?' às Coordenadorias Nacionais e aos Crias que aorganização e a logística das reuniões ordinárias $carão a cargo do Creu quereceber o evento. 7) Informar que os coordenadores regionais irão aos a'entoacom os recursos do próprio Creu ou do Prodesu do seu Regional.'' (anexado aoProcesso 0074/201 7-- CCEEQ Exercício 201 7). ''

Proposta 04/201 7 -- Workshop da CCEEQ 2017Resultado obtido: "Aprovada. Decisão Plenária PL-0822/2017: 'Aprovar a realização dos Workshops dasCoordenadorias de CâmarasEspecializadas dos Crias para o exercício 2017, com duração de até dois dias,conforme datas rlo quadro anexo. 3) Apt"oval o custeio de passagens e diáriaspara coordenador nacional, o assistente técnico do Con$ea, o assistente técnico doCria que acompanha o coordenador nacional, 2(dois) palestrantes especialistas

CCEEQ - CONFEA

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

no tema do workshop indicados pelo coordenador, ouvida a CEEP. 4) Determinarque as despesas do item ''3'' sejam apropriadas no centro de custos l.l0.01.00 --Coordenadorias de Câmaras Especializadas, dentro do centro de custos de

cada coordenadoria. 5) Aprovar a participação dos Conselheiros Federais daCEEP, ou seus suplentes, responsáveis pela Coordenadoria e de ConselheirosFederais da modalidade nas reuniões ordinárias das coordenadorias. 6)Determinar que as despesas do item ''4'' sejam apropriadas no centro de custos111.40.11 CEEP. 7) Informar às Coordenadorias Nacionais e aos Crias que aorganização e a logística das reuniões ordinárias $carão a cargo do Creu. quereceber o evento. 8) Informar que os coordenadores regionais irão aos exlentos

com os recursos do próprio Creu ou do PRODESU do seu Regional. 9)Determinar que os coordenadores nacionais e seus respectivos assistentestécnicos, juntamente com os assistentes técnicos do Con$ea, apresentem ore/afór/o do wor&s/zop à CIEEPpara ap/"Colação. (anexado ao Processo 0074/2017-- CCEEQ Exercício 2017)."

Proposta 05/2017 Indicação de representantes da CIAM -- Engenharia Química.Indicado o nome da representante da Engenharia Química Mana Helena Cafío deAndrade, eleita, mediante aclamação, para a CIAM, para exercer o mandato em2017

Res\üX.ado (ibüdo\ "Encaminhamento N' 055/2017-CEEP: A CEEP conheceu aproposta e decidiu pelo encaminhamento à GRI para anncar ao processo daCCEEQ /201 7. (anexado ao Processo 0074/201 7-- CCEEQ Exercício 201 7). ''

Proposta 06/2017 -- Participação no /0/b Mor/d Congress of Cbemíca/.Eng/neeríng 20/ 7 ( 1 0' Congresso Mundial de Engenharia Química).

Resultado obtido: "Aprovada. Decisão Plenária PL-1204/2017: 'tZ)EC/Z)/Z./. 7)Aprovar a participação de l(um) representante da Coordenadoria de CâmarasEspecializadas de Engenharia Química - CCEEQno 10th Wortd Congress ofChemicat Engineering 2017, no período de I' a 5 de outubro de 2017, emBarcelona-Espinha. 2) Determinar que as despesas com diárias, locomoção einscrições no mento sejam apropriadas no Centro de Custo 1.01.02.01 -- Missõese Eventos Internacionais e as despesas com passagens sejam apropriadas noCentro de Custo 2. 02. 03. 12 -- SELOG. 3) Determinar que o participante apresenteao Conselho Diretor do Con/ea, no prazo de 60(sessenta) dias após o término da

CCEEQ CONFEA

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

missão, relatório detalhado de sua participação, conforme disposto no art. 6' daResolução n' 1.009, de 2005. 4) Determinar que no mesmo prazo o participanteprepat"e uma apresentação referente à missão para ser proferida na CCEEQ,objetivando a disseminação dos conhecimentos obtidos no referido mento,conforme disposto na Resolução n' 1. 009, de 2005. ''

Proposta 07/2017Confea/Cria.

Participação em seminários da fiscalização do Sistema

R.es\üJtado (b«do: "Parecer n' 0310/2017-GTE (sugere à CEEP a aprovação daproposta). Encaminhamento N' 048/2017-CEEP: A Decisão PL-0256/2017suspende o Seminário de Fiscalização 201 7 e a Decisão PL-0823/201 7 suspendeuo Seminário de Gerentes de Fiscalização 201 7. Destajorma, a CEEP conheceu aproposta n' 07/20i7-CCEEQ e decidiu pelo encaminhamento da proposta à GRIpara dar conhecimento à CCEEQ da perda do objeto e após anexar ao processoda CCEEQ 201 7. ''

Proposta 08/2017 -- Controle e fiscalização sobre acobertamento profissional.

Resultado obtido: ",4nexczdo ao .processo CF./224/20/7 - .Regra/ámen/açâo decritérios para $scatização de pro$ssionais suspeitos da prática de acobertamentopro$ssionat com base nas informações constantes da RT (DN n' 111, de 30 deagosto de 2017).

Proposta 09/20]7 -- Manifestação sobre alteração do anexo da Resolução n'473/2002 acerca do título de Técnico em Petróleo e Gás.

Resultado obtido: "Z)e/íóeraçâo n' 03ó0/20/ 7-CE,4P. 7) .apesar de /lavar uma

certa sobreposição de modalidades relativas ao título pro$ssionat de Técnico emPetróleo e Gás, o título tem fortes características da modalidade da Engenhariaquímica, não estando, portanto, equivocado o enquadramento anual, s.m.j., análisetécnica posterior referente à proposta de resolução para atuatizar a Tabela deI'ítutos do Sistema Con/ea/Cria; 2) Atacar as propostas ao Processo CF-2537/2016, que h'ata de proposta de resolução para atuatizar a Tabela de Títulosdo Sistema Con#ea/Crer. (anexado ao Processo 253 7/2016). ''

CCEEQ CONFEA

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFIA

Proposta l0/201 7 -- Fiscalização da Engenharia da Modalidade Química.

Resultado obtido: "Parecer n' 0.8/3/20/7-G7Z 6'zzge/"e à CEEIP cz aprovczção daproposta). Deliberação n' 1.272/2017-CEEP, de 6/9/2017: Aprova o mérito daproposta e solicita à SIS o encaminhamento de o$cio circular aos Crias dandoconhecimento do inteiro teor do protocolo. Despacho n' 027/2017-SIS, de22/9/20i 7: anexar o protocolo ao processo CCEEQ-2017 tendo em vista o enviode cópia da proposta a todos os presidentes de Creas.(anexado ao Processo0074/201 7 -- CCEEQ Exercício 201 7y' .

Proposta 11/2017 -- Participação do Assessor Técnico na Reunião da CCEEQdurante a SOEA N' 74.

R.es\atado (Sb&\do. ''Deliberação n' 0845/2017-CEEP: impossibilidade deatendimento da proposta em vista de o calendário de reuniões da CCEEQ-2017não contemplar a realização de reuniões durante a SOEM em Betém. (anotado aoProcesso 0074/201 7-- CCEEQExercício 201 7).''

Proposta 12/2017 -- 2' Encontro Nacional da Modalidade Química.

Res\ü\ado (ibfxdo\ ''Delibet"ação n' 1060/2017-CEEP: Encaminhar ao ConselhoDiretor para manifestação. Não aprovada. Decisão Plenária PL-010/2017:DECIDIU: 1) Não apto'par a Proposta n' 12/20i7-CCEEQ, face a inexistência

de verbas orçamentárias para cobrir os custos com passagens e diárias. 2)Solicitar à Gerência de Relacionamentos Institucionais GRI dar conhecimentodo inteiro teor do protocolo à CCEEQ, atuatizar o quadro de demandas e anexaro protocolo ao processo da CCEEQ''. (an©cado ao Processo 0074/201 7-- CCEEQExercício 201 7).

Proposta 13/2017 -- Aprovação do PL-864/201 1.

Resxütado (Sbfxdo\ 'Decisão PL-287S/2017: ''Decidiu, por unanimidade: l)Aprovar o mérito da Proposta n' 13/201 7-CCEEQ e manifestar-selbvoravetmenteao Projeto de Lei PL n' 864/2011, de autoria do Senador .Arthur Virgílio, PSDB-AM, que autoriza o Poder E)cecutivo a acrescentar ao cargo de $scal federalagropecuário a atribuição de inspeção sanitária do acondicionamento,preservação, disü'ibuição, processamento, transporte e abastecimento de produtosda indústria alimentícia. 2) Determinar que a .Assessoria Parlamentar promova de

CCEEQ - CONFEA - Relatório de Gestão - Engenheira Química Damarls Kirsch Pinheiro - Gestão 2017 /// ,dl

'' '' :V M/

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

imediato articulação política e ação formalizada pela manifestação favorável aoPrometo de Lei.'' (Anexado ao Processo CF- 3083/2008 - PROJETO DE LEI DOSENADO N' 734/2007 - ALTERA A LEI N' I0.883, DE 16 DE JUNHO DE 2004,PAriA ACRESCENTAR ATMBUIÇÃO AO CARGO DE FISCAL FEDERALAGROPECUAmO. TRANSFORMADA NO PL 0864/11). ''

Proposta 14/2017 Ação Judicial contra Resolução 198/2004 do CFQ

ResxxXtado silo\ido\ ''Decisão N': PL-2874/2017: 'Decidiu, por tlnanimidade: l)Aprovar o mérito da Proposta n' 14/20i7-CCEEQ. 2) Determinar à Procut"adornaJurídica -- PROJ do Con#ea propor ação dectaratória de nulidade do art. 2' daResolução n' 198, de 2004, do Conselho Federal de Química -- CFQ, nos moldesdo processo n' 501 1266-28. 2016.4. 04. 7100/RS, de autoria do Creu-RS. ''

Proposta 15/2017 -- Atribuições referentes a vasos sob pressão aos Engenheirosda Modalidade Química.

Res\atado obüdol ''Decisão N': PL-2876/2017: ''DECIDIUinformarà CCEEQ que os engenheiros da modalidade química que desejarem atribuiçõesreferentes a vasos de pressão deverão requerer ao Cria de sua jurisdição análisedo seu currículo escolar e do referido projeto pedagógico do seu curso deformação, submetendo à análise das câmaras especializadas competentes,conforme determina o $2' do art. 6' da Resolução n' 1.073, de 2016. ''

Análise das Demandas do Confia, provenientes tanto da CEEP quanto

l PT 1442/2016 - Atribuição profissional do Técnico Ambiental - Despacho daCCEEQ, na 2' Reunião Ordinária, em Recite, entre 3 1 de maio e 2 de junho de2.ç)\l: ''(...) tomou conhecimento do protocolo e decidiu que cabe oencaminhamento da matéria à Coordenadoria de Câmaras Especializadas deEngenharia CNil para apl"eciação e manifestação tendo em vista que o título deI'étnico Ambiental está enquadrado na modalidade Civil na Tabela de Títulosdo Sistema Con#ea/Crer, anata à Resolução n' 473, de 2002. ''

CCEEQ - CONFEA , Relatório de Gestão Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro Gestão 201711 de

&SERVIÇO PUBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

2. PT 5021/2015 - Resoluções CFQ 240 e 245 sobre atribuição profissional --Despacho da CCEEQ, na 2' Reunião Ordinária, em Recite entre 3 1 de maio e 2de junho de 2017: "(1..) /amou con/zecímé?n/o da .De/lberaçâo e e/aborda aAnálise Técnica que segue anexa a esse despacho. A CCEEQ recomenda aindaque o protocolo sqa encaminhado para a Coordenadoria de CâmarasEspecializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho para apreciação emanifestação tendo em vista que o objeto das resoluções do CFQ se refere aoregistro dos Engenheiros de Segurança do Trabalho nos Conselhos Regionaisde Química quando desempenharem as suas funções na área da Química.''Processo reenviado a CEEP que deliberou em sua DELIBERAÇÃO N'L.5Q'812b\l-CIE.tlN': ''Informar à CCEEQ que a Procuradoria Jurídico -- PROJdo Con$ea não conseguiu atender a demanda, por considerar que a análisetécnica apresentada não está devidamente fundamentada na abordagempontual da questão das atribuições da Resolução n' 240, de 201 1. ''

3. PT 5453/2013 - Decreto para a Engenharia Química - Despacho da CCEEQ,na 2' Reunião Ordinária, em Recite, entre 31 de maio e 2 de junho de 2017:' (...) tomou conhecimento do protocolo, analisou e deliberou por aprovar o

Parecer Técnico elaborado pela Eng. Quem. Murta Hetena Cano de .Andrade,Doutora em Engenhctria Química, em anuco. A CCEEQ aprovou a manutençãoda proposta e texto do Decreto constante no processo, e seu encaminhamentonovamente à CIEZiP para de/íóerczçõo. '' O protocolo foi remetido pela CEEP àCAIS para manifestação, em 2 de agosto de 2017. .De/ióeraçâo n' 34ó/20/7-CAIS -- ''Encaminhar o protocolo CF-5453/2013 à APOR a Pm de que avaliese, estrategicamente, o Sistema Confia/Creu possui condições de dar entradajunto aos entes competentes da esfera Federal na pt"oposta de decreto em

4. PT 1739/2016 - CCEGM mudança na tabela de títulos da Resolução473/2002 do título de Técnico em Petróleo e Gás EEQ tomouconhecimento do protocolo e se manifestou durante a 2' Reunião Ordináriaocorrida entre 31 de maio e 2 de junho de 2017, em Recite/PE, conformeProposta n' 09/201 7-CCEEQ, apresentada anteriormente.

5. PT CF-1363/2017 -- Análise do Relatório do "Grupo Técnico para detalharos conhecimentos técnicos das profissões abrangidas pelo SistemaConfea/Crea na modalidade engenharia química" e elaboração deGlossário de Termos Técnicos. - O despacho da CEEQ, feito na 3' Reunião

#CCEEQ - CONFEA - Relatório de Gestão - Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro - Gestão 201111lllÉg

.f

SERVIÇO PUBLICO FEDEjiALCONSELHO FEDEjiAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

Ordinária, em Salvador, entre 30 de outubro e I' de novembro de 2017, foi:'(...) tomou conhecimento do estudo e elaborou o Glossário referente aos

conhecimentos da modalidade engenharia química, que segue anexo a essedespacho. Salienta-se que não joi posshel a elaboração do glossário referenteaos conhecimentos da engenharia de alimentos, tendo em vista que arepresentante dessa pro$ssão estava envolvida na elaboração de outraproposta. Assim, esse trabalho deverá ser feito pela CCEEQ no exercício de20/8. '' Após apreciação, a CEEP deliberou no seguinte sentido, conformeDeliberação n' 1.938/201 7-CEEP: "P'rapar ao P/encírio do Co/laca. ./. aprovaro Relatório Técnico elaborado pelo Grupo Técnico instituído para detalhar osconhecimentos técnico das pro$ssões abrangidas pelo Sistema Con$ea/Cria namodalidade engenharia química e as etapas dos processos realizados nasindústrias da modalidade engenharia química previstas na Resolução n' 41 7,de 1998, do Con$ea; 2. Aprovar o Glossário de termos técnicos de$nindo osconhecimentos especí$cos descritos de forma a facilitar a sua compreensão,elaborado pela Coordenadoria de Câmaras Especializadas de EngenhariaQuímica CCEEQ; 3. Solicitar à Superintendência de Integração do Sistema --.SIS encaminhar o Relatório Técnico e o Glossário aos Regionais; e 4. Solicitarà Gerência de Comunicação GCOpublicar o Relatório Técnico e o Glossáriona pcíg/ncz do (:o/zÚea." A Deliberação ainda não foi apreciada pelo Plenário doConfea.

Desta forma, das quinze propostas enviadas à CEEP no ano de 2017, dozeforam aprovadas e somente três não foram aprovadas, sendo que uma delaspor perda do mérito (cancelamento dos Seminários de Fiscalização).

(-'(l ('

MarcJ2Ko Alexandre Pi:adoCREA-SP 5060483 163

/ Engenheiro de AlimentosCpígPdenador Nacional Adjunto -- Gestão

2017

CREA-RS RS098223Engenheira Química

Coordenadora Nacional -- Gestão 20 1 7

CCEEQ - CONFEA - Relatório de Gestão Engenheira Química Damarís Kirsch Pinheiro Gestão 201713 de 13

SERVIÇO PUBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHA]UA E AGRONOMIA - CONFEA

[' REUNIÃO ORDINÁ]UA DA COORDENADORIA DE CÂMARASESPECIALIZADAS DE ENGENHA]UA QUÍMICA - CCEEQ

Brasília-DF, 21 a 23 de fevereiro de 2018

FOLHA DE VOTAÇÃO

Não aprovado

**Representante de outra modalidade#Creas

Eng. Quem. Damaris Kirsch Pinheiro

Coord enadorias deFolha de Votação

Assunto Relatório do Coordenador da CCEEQ -- Exercício 20 1 7Proponente Ena. ruim. Damaris Kirsch Pinheiro Crer-RSProposta n'    

CRIA SIM NAO ABSTENÇÃO OBSERVAÇÃOAcre       #

Alagoas       #

Amapá       #

Amazonas X      Bahia X      Ceará X      Distrito Federal        Espírito Santo     X  Golas X      garanhão       #

Mato Grosso       +

M.ato Grosso do Sul       #

Minas Gerais     X  Para       #

Paraíba X      Paraná X      Pernambuco       AusentePiauí       #

Rio de Janeiro       Ausente

Rio Grande do Norte X      Rio Grande do Sul X      Rondânia       +

Roraima       +

Santa Catarina       Ausente

São Paulo X      Sergipe X      Tocantins       #

TOTAL ]0   2  Desempate do Coordenador