relatorio chapada in jazz

25
Relatório 2009

Upload: midia-acao-cultural

Post on 26-Jun-2015

1.001 views

Category:

Entertainment & Humor


1 download

DESCRIPTION

Cravada no centro geodésico da América do Sul a cidade de Chapada dos Guimarães está prestes a receber pela primeira vez o Chapada in Jazz. Baixos, contrabaixos, baterias, saxofones e pianos vindos de alguns cantos do país aportam na pequena e aconchegante Chapada para formar nos dias 13 e 14 de novembro um festival que, segundo o músico e curador do evento, Ebinho Cardoso, já nasce grande. “Temos grandes nomes do jazz nacional vindo à Mato Grosso participar do Chapada in Jazz e também temos que mostrar que nosso estado é capaz de fazer um belo festival de jazz”, reforça.

TRANSCRIPT

Page 1: Relatorio Chapada In Jazz

Relatório 2009

Page 2: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in Jazz- release -

Cravada no centro geodésico da América do Sul a cidade de Chapada dos Guimarães está prestes a receber pela primeira vez o Chapada in Jazz. Baixos, contrabaixos, baterias, saxofones e pianos vindos de alguns cantos do país aportam na pequena e aconchegante Chapada para formar nos dias 13 e 14 de novembro um festival que, segundo o músico e curador do evento, Ebinho Cardoso, já nasce grande. “Temos grandes nomes do jazz nacional vindo à Mato Grosso participar do Chapada in Jazz e também temos que mostrar que nosso estado é capaz de fazer um belo festival de jazz”, reforça.   

Entre um dos nomes mais aguardados está o de Celso Pixinga, de São Paulo, considerado o maior baixista do Brasil e um dos melhores do mundo. Pixinga, que começou estudar piano erudito aos 6 anos de idade, afirma que o rock entrou em sua vida através de Beatles, Led Zepellin, Jimmy Hendrix. A troca do piano pela guitarra seria a primeira de sua vida. A segunda, já no início da década de 1980, foi uma “troca eterna”. "Foi quando escolhi o baixo. A troca da guitarra pelo baixo foi a coisa mais importante da minha vida musical".

Além de Celso, aportam em Chapada os irmãos potiguares Eduardo e Roberto Taufic. O primeiro mestre no piano e o segundo, com carreira consolidada há muitos anos na Itália, rei do violão. Juntos, prometem fazer um show memorável. Do Distrito Federal chega o Galinha Caipira Completa, com um nome estranho e um som envolvente, com o melhor que o jazz pode oferecer ao público presente.      No último dia Chapada recebe do Rio de Janeiro Nelson Faria e seu violão mágico, que aproveita as belas paisagens cariocas para se inspirar em músicas da Bossa Nova e tantos outros clássicos brasileiros, como Caprichoso, além de trazer toda sua vasta experiência como músico profissional há 25 anos. Além dele, tocam o saxofonista Ademir Junior, o Quarteto, única banda mato-grossense a se apresentar e o pianista David Feldman, que toca o instrumento desde os quatro anos de idade, época em que aprendeu que a improvisação é a grande força motriz de inspiração do jazz.

Chapada dos Guimarães (MT) recebe o primeiro Festival de Jazz

Page 3: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in Jazz- release -

Histórico – Vamos falar de Jazz?

Originário da região de Nova Orleans, Estados Unidos, o jazz foi historicamente marcado por preconceitos e por algum tempo não considerado música por sua origem mais próxima à cultura afro-americana. Nascido no início do século XX e marcado a princípio pela blue notes (canções de trabalho praticadas pelos povos afro-americanos),  polirritmia, chamada e resposta e, muito comumente, pela improvisação o jazz teve como grandes intérpretes Ray Charles, Billie Holiday, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, entre outros. No Brasil os instrumentistas dominam a cena e revelam nomes como Toninho Horta, que recentemente se apresentou em Cuiabá, além de Ademir Jr, Idriss Boudrioua, Fábio Korsakov, Marcos Motta e tantos outros.

Do gueto o jazz tomou os palcos e o respeito e Mato Grosso recebe o evento inédito com a certeza de movimentação cultural e econômica. “A realização do Chapada in Jazz no município de Chapada dos Guimarães é a certeza de ligar as belezas naturais com um festival que tem tudo para dar certo, acarretando desenvolvimento turístico e econômico para a região onde acontece. Será uma celebração única da exuberante música brasileira no centro do país e uma oportunidade fascinante de intercâmbio entre a produção musical local e os músicos convidados”, finaliza Ebinho Cardoso.

O Chapada in Jazz é uma realização da Casa de Guimarães e tem patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e do Governo de Mato Grosso.

Serviço:O que: Chapada in JazzQuando: 13 e 14 de novembro, a partir das 20hOnde: Chapada dos Guimarães, Rua dos RestaurantesQuanto: entrada gratuita

(continuação)

Page 4: Relatorio Chapada In Jazz

O Chapada in Jazz foi realizado na Rua dos Restaurantes, região central da cidade de Chapada dos Guimarães, e como público-alvo tinha uma estimativa de 10 mil pessoas. A expectativa foi superada e o Chapada in Jazz atingiu oito mil pessoas diretamente e 24 mil pessoas indiretamente. Desse total, a classe social era A e B, em sua maioria, e a faixa etária de 25 a 60 anos.

Chapada in JazzPúblico - Alvo

Page 5: Relatorio Chapada In Jazz

O Diário de Bordo foi uma ferramenta utilizada pela equipe de Assessoria de Comunicação do Chapada in Jazz, mantida através do blog (www.chapadainjazz.blogspot.com), para que o público ficasse informado de tudo que estava acontecendo no festival.

Chapada in JazzDiário de Bordo

1) Chapada in Jazz começa hoje – 13 de novembro (Isa Sousa)

A sexta feira é treze, mas o clima em Chapada dos Guimarães (MT) é o mais agradável possível para receber o Chapada in Jazz, primeiro festival de jazz do município, que promete uma noite intimista ao som dos melhores nomes nacionais da música instrumental.

O primeiro a aportar em Cuiabá foi Celso Pixinga com todo seu humor. O músico é considerado o maior baixista do Brasil e também o mais rápido do mundo. Pixinga, que acaba de chegar de Belém (PA) do festival Baixo Brasil, em que é um dos idealizadores, esteve recentemente em Cuiabá para o mesmo festival. Em Chapada, segundo o músico, a noite tem tudo para ser a melhor. “Existem as diferenças de se tocar em locais abertos e fechados, porém, tocar em Chapada dos Guimarães e em um local aberto será totalmente diferente. A cidade é especial e tem o lance espiritual, no qual o músico está muito ligado também. Música é algo divino e a expectativa é que a noite seja incrível”, conta. Com Pixinga tocam os músicos Giba Faveri, que acompanha o músico há dez anos, e Bruno Alves, revelação nos teclados.

Depois de Pixinga foi a vez do Galinha Caipira Completa chegar. Márcio Marinho (cavaquinho), Rafael dos Anjos (violão), Hamilton Pinheiro (baixo) e Rafael dos Santos (bateria) formam o quarteto vindo de Brasília. Pela primeira vez tocando em Mato Grosso a ansiedade é um dos fatores determinantes. “A paisagem e o clima geram uma expectativa muito grande em tocar aqui em Chapada. Além disso, tudo isso fará certamente que haja uma grande inspiração e que o show seja bem legal”, revela Hamilton. (cont.)

Page 6: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzDiário de Bordo

Chapada in Jazz começa hoje – 13 de novembro (continuação)

Para José Namen, também pela primeira vez em Chapada dos Guimarães, o reencontro com Nelson Faria (os músicos são primos) e o próprio encontro com músicos de outros estados fará do Chapada in Jazz uma grande confraternização. Juntos em Cuiabá os primos tocaram pela última vez em 2003, quando apresentaram uma releitura totalmente instrumental dos Beatles. Seis anos depois é a vez de pisarem novamente em solo mato-grossense e, melhor ainda, com o clima gostoso de Chapada. “Acredito que será uma grande vibração construtiva da boa música”, acrescenta Namen.

O Chapada in Jazz começa às 20h, na Rua dos Restaurantes. O local será coberto e haverá mesas e cadeiras para o público. Quem abre a noite são os primos Nelson Faria (RJ) e José Namen (MG), logo após Celso Pixinga (SP) e, fechando a noite, a banda Galinha Caipira Completa. Você já pode conferir as primeiras imagens no Flickr do Festival

ServiçoO que: Chapada in JazzQuando: 13 e 14 de novembroHorário: às 20hEntrada gratuita

Page 7: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzDiário de Bordo

2) O Jazz sobre a serra... (Anderson Monstrinho)

Primeira noite do Chapada in Jazz, e como todos nós planejávamos tudo ocorreu dentro do planejado e o resultado foi uma rua lotada de amantes da boa música, em uma clima de muita descontração. Bares, restaurantes, enfim, em todos os cantos encontrávamos pessoas inertes com olhos e ouvidos atentos a espera deles, os mestres Celso Pixinga Trio, Nelson Faria, José Namen e Galinha Caipira Completa. Os mestres da noite e público esperaram ansiosos para ver e ouvir e por volta das 20h40 sobe ao palco a primeira em um clima de muita responsabilidade, sem perder a descontração, essa que transbordava destes senhores.

Nelson Faria, acompanhado do seu parceiro e primo José Namen, este que já esteve outras vezes por essas regiões, declarou que é muito gratificante estar na Chapada dos Guimarães fazendo parte deste grande evento. Com um repertório maravilhoso Nelson F. José N. nos devolveram os tempos da década de 1930, com clássicos da MPB e arranjos para lá de instigantes que arrancaram aplausos e deixaram o público de boca aberta, contando com a participação mais do que especial de dois dos maiores músicos da atualidade, Sandro Souza, “baterista de renome nacional”, e Ebinho Cardoso que além de ser curador do festival, está entre os melhores baixistas do Brasil e do mundo. Com muito carisma e um repertório cheio de arranjos e improvisações os quatro mestres inauguraram a noite, mostrando ao público chapadense a boa música jazzista.

Logo em seguida sobe Celso Pixinga Trio. Formado por Celso Pixinga (baixo), Bruno Alves (teclados) e Giba Faveri (bateria), o baixista já era esperado por muitos fãs do jazz e, claro, que mais uma vez correspondeu as expectativas do grande público, que com uma ajudinha de Deus nos proporcionou uma refrescante chuvinha que só fez esquentar mais a noite. Mesmo com o dedo machucado de Pixinga quem esteve presente sentiu o jazz tripidante do músico, com seus grooves, fazendo com que fosse fácil a plateia gritar “mais um! mais um !!! “. Atendendo a pedidos ele voltou ao palco, mas agora acompanhado de outro mestre, Nelson Faria. Em cima do palco os dois pareciam duas crianças e presentearam a plateia com o mais celebre jazz. Pixinga levou todos ao mais puro êxtase, comprovando porque é considerado pela crítica especializada como o baixista mais rápido do mundo e que, mesmo com o dedo machucado, continua sendo um lord.

Page 8: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzDiário de Bordo

2) O Jazz sobre a serra... (Anderson Monstrinho) - continuação

Ainda aproveitando o embalo dos grooves, sobe ao palco com toda a sua “brasileiridade”, presente até no nome, Galinha Caipira Completa, uma mistura bem original dos ritmos nacionais com jazz. Com muito talento o Galinha misturou o tão conhecido cavaquinho, presente em estilos como pagode e samba de roda, agora unidos com os sons harmoniosos do contrabaixo, bateria e guitarra fazendo disso uma verdadeira sinfonia aos nossos ouvidos. No repertório músicas do falar popular, transformando o jazz, antes só visto como música de pessoas intelectuais, agora unindo-se ao popular fazendo todos cantarem em um imenso coro fechando a primeira noite com chave de ouro. O público correspondeu até o ultimo segundo. E foi assim a primeira noite do CHAPADA IN JAZZ.

3) Chapada in Jazz (Kaka Maragno)

Pois é genteeee... o Festival Chapada in Jazz aconteceu. Primeiro foi uma ideia que virou sonho, depois veio um projeto e atraves de pessoas que correm atras dos sonhos... ele se tornou realidade... o que vivemos nestes dias de festival em Chapada dos Guimaraes, foi lindo, foi magico, foi histórico... iniciamos uma história que já nasceu grandiosa, bem sucedida, querida, vencedora! pra gente que está anos na luta pela música instrumental, um acontecimento desse tipo, mais um espaço pra divulgação do nosso jazz brazuca, é de chorar... de arrepiar... de dançar de alegria e gritar... uhuuuuuul... e pra quem pensa que a coisa é facil... eu afirmo é muito dificil fazer acontecer... são mil obstaculos, um monte de nãooooossss, muita descrença de quem não está nesta vibe, acidentes de percurso... mas a energia de quem faz acontecer e acredita que pode fazer é bem maior. No caso da Chapada, uma energia super extra da região localizada entre o Atlântico e o Pacífico onde se encontra o centro geodésico da América do Sul. É a energia da terra aliada a energia musical... fórmula mágica que resultou num evento mágico... (cont.)

Page 9: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzDiário de Bordo

3) Chapada in Jazz (Kaka Maragno)

Quer saber mais? visitem o http://uhzine.blogspot.com/2009/11/diario-de-bordo-chapada-in-jazz.html - neste espaço os queridos Anderson Monstrinho e Isa Sousa narram o diário de bordo do evento...

transcrevo aqui um pedacinho deste diário sensacional:

"Em uma noite mais voltada aos últimos ajustes, mas claro sem stress sentados a mesa estavam Isa Sousa “assessoria de imprensa “ , Karla Maragno “ uma das maiores produtoras do ramos musical na atualidade “ , Eu Monstrinho “ UH!zine “ Rafael e companhia “ Galinha Caipira “ em um clima totalmente descontração discutimos as expectativas para mais a noite, embalados com uma bela cerveja gelada, e muitas historias umas engraçadas outras nem tanto “ como foi o caso da quase morte de todos os músicos do Galinha Caipira (DF)..."

Então é isso... ano que vem tem mais... e quando eles me mandarem as fotos do segundo dia eu posto aqui pra compartilhar um pouco mais desta festa sensacional!!!

Page 10: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzProgramação e Artistas

O Chapada in Jazz recebeu de sete atrações de renome nacional e internacional do Jazz, totalizando 18 artistas que levaram para a agradável cidade de Chapada dos Guimarães o melhor que esse estilo musical poderia oferecer. São eles:

Nelson Faria (RJ) e José Namen (MG)

Celso Pixinga Trio (SP)

Galinha Caipira Completa (DF)

Primeira Noite

Page 11: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzProgramação e Artistas

Eduardo Taufic (RN) e Roberto Taufic (Itália)

Ademir Júnior (DF) Quarteto (MT)

David Feldman (RJ)

Page 12: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzPeças Gráficas Cartaz

Banner

Banner com programação

completa

Programação - Frente

Programação - Dentro

Page 13: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 06/11/09

Veículo: Blog Factóide

Data: 09/11/09

Veículo: Blog Selzy

Data: 09/11/09

Veículo: Site 24 Horas News

Data: 09/11/09

Veículo: Site Olhar Direto

Page 14: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 10/11/09

Veículo: Site TVCA

Data: 09/11/09

Veículo: Site Gazeta Digital

Data: 09/11/09

Veículo: Site O Documento

Data: 10/11/09

Veículo: Site Bom Dia MT

Page 15: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 10/11/09

Veículo: Site RD News

Data: 10/11/09

Veículo: Rádio SecomData: 10/11/09

Veículo: Site Secom

Data: 10/11/09

Veículo: Site Movimento de Teatro

Page 16: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 10/11/09

Veículo: Jornal Página Única

Data: 10/11/09

Veículo: Jornal GazetaData: 10/11/09

Veículo: Jornal Correio de Mato Grosso

Page 17: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 10/11/09

Veículo: Site Sinfra

Data: 11/11/09

Veículo: Site Peixoto OnlineData: 11/11/09

Veículo: Site Expresso MT

Page 18: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 11/11/09

Veículo: Site Resumo Online

Data: 11/11/09

Veículo: Site Meu PalcoData: 11/11/09

Veículo: Jornal Diário de Cuiabá

Page 19: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 11/11/09

Veículo: Jornal Diário de Cuiabá

Data: 11/11/09

Veículo: Jornal A Gazeta

Data: 11/11/09

Veículo: Site Diário de Cuiabá

Data: 11/11/09

Veículo: Revista Única

Page 20: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 11/11/09

Veículo: Blog Cá Entre Nós

Data: 12/11/09

Veículo: Jornal Folha do EstadoData: 12/11/09

Veículo: Site Guitar Player

Page 21: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 12/11/09

Veículo: Blog Twetmeme

Data: 12/11/09

Veículo: Rádio Software Livre

Data: 12/11/09

Veículo: Site Tô Sabendo

Data: 14/11/09

Veículo: Site TVCA

Page 22: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzClipping

Data: 14/11/09

Veículo: Site Overmundo

Data: 15/11/09

Veículo: Blog Cá Entre Nós

Data: 16/11/09

Veículo: Blog Baixo Brasil

Data: 18/11/09

Veículo: Blog Meu Palco

Page 23: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzFicha Técnica

CuradoriaEbinho Cardoso

Produção Viviene Lozi

Karla MaragnoEduardo EspíndolaRejane de Musis

Eriká Abdala

Coordenador de PalcoLuciano Cardoso

DesignerAnderson Monstrinho

Ahmad Jarrah

Assessoria de imprensaIsa Sousa

FotografiaAnderson Monstrinho

Isa Sousa

Som

Lade Sonorização

Page 24: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzAgradecimentos

Secretário de Estado de Cultura Paulo Pitaluga, Secretário de Turismo Yuri Bastos, Secretário de Ciência e Tecnologia Chico

Daltro, Prefeito de Chapada dos Guimarães Flávio Daltro, Secretária de Cultura e Turismo de Chapada dos Guimarães

Telma Rezende, Johnny Everson, Conselho Estadual de Cultura, Sgto Zé Carlos, Celso Pixinga e Henrique Godoy.

Page 25: Relatorio Chapada In Jazz

Chapada in JazzFotos