relatório anual - camed 2011

72

Upload: camed-na-web

Post on 09-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Relatório anual

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Anual - Camed 2011
Page 2: Relatório Anual - Camed 2011
Page 3: Relatório Anual - Camed 2011

CAMED SAÚDECaixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil

Page 4: Relatório Anual - Camed 2011

MantenedorBanco do Nordeste do Brasil S.A. – BNB

PatrocinadoresCaixa de Assistência dos Funcionários do BNB – CamedCaixa de Previdência dos Funcionários do BNB – CapefCamed Administradora e Corretora de Seguros Ltda. - Camed CorretoraCamed Operadora de Plano de Saúde Ltda. – Camed Vida

Conselho Deliberativo – TitularesEliane Libânio Brasil de Matos - PresidentaEdgar Arilo Saldanha Fontenele - Vice-presidenteAntônio Nogueira FilhoFrancisco das Chagas SoaresRoberto Figuerêdo ValeRobério Gress do Vale

Conselho Deliberativo – SuplentesCélia de Matos Ferreira Sônia Maria do Vale RochaJosé Nilton FernandesAntônio Adons de OliveiraMarcelo Alcântara de OliveiraHenrique Jorge Tinoco de Aguiar

Conselho Fiscal – TitularesPaulo Afonso Lopes Ribeiro - PresidenteJosé Leorne Jucá de MoraisRosanna Márcia Sá Bustamante

Conselho Fiscal – SuplentesFrancisco Marcelo Teixeira LuzMauro de OliveiraIzabel Christina de Carvalho Colares Maia

Diretoria ExecutivaAndrea Cavalcanti Correia Lima - Diretora PresidentaLuciano Comin Nunes - Diretor de Promoção e Assistência à SaúdeLuiza Leene Holanda Lima - Diretora Administrativa e Financeira

Projeto Gráfico, Diagramação e Edição:Gerência de Desenvolvimento Organizacional e Comunicação Érika Pessoa - GerenteIsabelle Bento - Jornalista (Mtb 2190 CE)Jorge Carvalho - Designer

Foto capa: Marcos StudartNa foto, os beneficiários Camed: Maria Ronilda de Oliveira, Francisco Kened Pereira Barros, Verônica Margarida Nunes Campos Ávila, Carlos Eduardo Siqueira Gaspar, Ivna de Oliveira Silveira e Magno Valença de Barros (da esquera para a direita).

Page 5: Relatório Anual - Camed 2011

SumárioMensagem da Diretoria Executiva

Identidade Corporativa

Apresentação

Conheça a Camed

Governança Corporativa

Produtos

Serviço

Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida

Projetos Estratégicos

Área Administrativa

Ações de Destaque

Compromisso Social

Gestão Estratégica

Participações Societárias

Perspectivas para 2012

Desempenho Econômico-Financeiro

Demonstrações Contábeis

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

Pareceres

06

09

11

12

19

20

21

22

24

26

28

32

33

34

36

37

41

48

61

Page 6: Relatório Anual - Camed 2011

6

Mensagem da

DiretoriaSe a apresentação do relatório a seguir pudesse se resumir em uma única palavra esta seria “obrigada”. É assim, em formato de agradecimento, que apresentamos as conquistas de 2011, obtidas sobretudo pela confiança que os Conselhos Deliberativo e Fiscal desta Caixa e a Diretoria do Banco do Nordeste depositaram no nosso trabalho. Nosso agradecimento é também a todos os colaboradores da Camed, que dedicaram os seus esforços para a obtenção dos resultados aqui apresentados e nos possibilitaram superar desafios e sonhar com conquistas ainda maiores.

E para chegar até aqui foi fundamental a aproximação da Camed com o seu público, possível a partir dos encontros com superintendências estaduais do BNB, com a Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB (Capef) e entidades representativas dos associados ativos e aposentados (Associação de Funcionários do BNB - AFBNB e Associação dos Aposentados do BNB - AABNB). Além disso, ampliamos a comunicação no ambiente web, inaugurando um novo portal e novos canais de relacionamentos nas mídias sociais.

A ampliação da rede credenciada, com uma atenção especial para as localidades mais afastadas dos grandes centros, foi uma prioridade da nossa gestão em 2011. Ao final do ano registramos a inclusão de 156 prestadores e 335 ampliações de rede somente no interior dos estados, conquista obtida a partir de um trabalho de visitas às localidades com carência de profissionais médicos e negociações diferenciadas com clínicas e hospitais. Destaque também para os 24 intercâmbios registrados ao final de 2011, ou seja, convênios com outras operadoras de saúde para a utilização compartilhada dos serviços de rede credenciada.

Os projetos estratégicos foram fundamentais para acompanhar a ampliação da rede em 2011. Essa linha contempla: a Conectividade, que proporciona agilidade no faturamento e otimiza processos nas áreas de negócios da Camed; a Biometria, sistema de reconhecimento do beneficiário no atendimento por meio da impressão digital, tecnologia que agrega agilidade e segurança à identificação; o novo Sistema de Gestão da Camed, que busca integrar as áreas financeira e administrativa ao negócio da empresa; e a Gestão da Sinistralidade, que trabalha na análise do custeio assistencial e receitas da empresa, proporcionando tomadas de decisões assertivas tendo em vista o equilíbrio econômico-financeiro da nossa Caixa.

A Camed sempre teve sua atuação pautada pela atenção e o cuidado com o associado e seus dependentes. E 2011 foi um marco nessa trajetória, uma vez que tivemos a oportunidade de integrar os serviços de cuidados preventivos aos atendimentos em consultórios. Para isso, a CliniCamed foi transferida para o prédio da Camed sede, em Fortaleza, e assim oferecemos ao beneficiário em um só espaço o cuidado de uma equipe multidisciplinar em um ambiente confortável e acolhedor. Nesse tempo, também assumimos o compromisso de reformar as nossas Lojas de Relacionamentos. E já foi possível obter o primeiro resultado com a reforma da loja de Fortaleza, que agora dispõe de uma estrutura totalmente renovada para a recepção dos seus 2 mil visitantes por mês. Assumimos para 2012 o compromisso de levar o padrão de estrutura física para as lojas de Recife e Salvador, buscando a satisfação dos públicos da Camed nessas cidades.

Page 7: Relatório Anual - Camed 2011

7

E a proximidade é mesmo o que nos move. Essa é a proposta dos nossos programas preventivos, a exemplo do Promovendo Saúde, com o acompanhamento dos beneficiários da terceira idade (Vitalidade) e dos portadores de doenças crônicas (Vida Saudável). Destaque ainda para o Amigo da Família, com uma atenção especial em casa para quem dela necessita, e o Prevfone, que ao final de 2011 registrou o monitoramento periódico de mais de 1.200 beneficiários, provando que para cuidar não medimos esforços ou distância. E orgulhosamente apresentamos mais uma vez o sucesso do Programa de Prevenção Odontológica, que chega aos seus 27 anos comemorando uma geração sem cárie e registrando mais de 12 mil atendimentos em 2011.

E como reconhecimento do empenho da nossa equipe, a Camed Saúde foi classificada na segunda melhor faixa do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), integrando os 28% das operadoras de todo o Brasil que obtiveram essa pontuação. O IDSS é adotado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e leva em consideração os desempenhos das operadoras de saúde avaliando critérios assistenciais, organizacionais e financeiros, além da satisfação dos beneficiários. Recebemos ainda Status Verde no monitoramento assistencial da própria ANS, indicando baixo índice de risco assistencial. Os resultados comprovam o compromisso da Camed com a qualidade do seu serviço e o seu posicionamento como referência no setor de saúde suplementar. Reflexo disso é a participação da nossa diretoria no Conselho Deliberativo da União Nacional das Instituições de Autogestão (UNIDAS), exemplo de representatividade nacional conquistada pela nossa Caixa em 2011.

Em 2011 comemoramos também resultados positivos com as empresas nas quais a Camed Saúde tem participação societária. A Camed Vida obteve um incremento do ticket médio e aumentou seu faturamento em 44% em relação a 2010. Já com a Camed Corretora, em um ano registramos a duplicação do seu patrimônio líquido. Poderemos constatar também neste relatório que a Creche Paulo VI passou ainda por várias reformas na sua estrutura física, oferecendo ainda mais conforto e segurança ao processo de ensino-aprendizagem das nossas 128 crianças.

Ao chegar ao final do ano com o cenário que registramos nas páginas deste relatório, constatamos que estamos caminhando com assertividade para o cumprimento de mais um mandato. Para 2012, os desafios são muitos; entre eles ampliar os nossos cuidados de saúde preventiva para demais cidades do Nordeste, investir na parceria da Camed com o ambiente de Recursos Humanos do BNB, continuar oferecendo uma atenção especial à rede credenciada e, claro, fortalecer ainda mais o relacionamento com o nosso associado, que constitui o maior motivo para mantermos a Camed entre os melhores planos de autogestão do País.

Andrea Cavalcanti Correia LimaDiretora - Presidenta

Luciano Comin NunesDiretor de Promoção a Assistência a Saúde

Luiza Leene Holanda Lima Diretora Administrativa e Financeira

Page 8: Relatório Anual - Camed 2011
Page 9: Relatório Anual - Camed 2011

9

www.camed.com.br

Negócio EstratégicoCuidar da saúde das pessoas.

Visão de FuturoSer reconhecida como a empresa que melhor cuida da saúde das pessoas.

MissãoCuidar da saúde das pessoas por meio de ações preventivas e assistenciais, primando pela ética, excelência nos serviços e sustentabilidade empresarial.

ValoresÉtica, acolhimento e cuidado com o cliente, qualidade e excelência, confiabilidade, inovação e responsabilidade social.

Identidade

Corporativa

Page 10: Relatório Anual - Camed 2011
Page 11: Relatório Anual - Camed 2011

11

www.camed.com.br

Para apresentar os resultados alcançados em 2011, a Camed – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – reuniu e registra no presente relatório a seguir algumas das suas ações de destaque ao longo do ano citado. Neste documento constam ainda as demonstrações econômico-financeiras, devidamente aprovadas por auditores independentes e pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo, bem como por seu mantenedor, o Banco do Nordeste do Brasil S.A. - BNB.

Entre os destaques contemplados a seguir constam as ações que tiveram mais relevância ou influência na relação entre a Camed e o seu público, seja beneficiário, prestador ou colaborador. Ao longo das páginas são registrados: a integração dos programas de saúde preventiva aos atendimentos em consultórios médicos oferecidos pela CliniCamed; a ampliação das opções de serviços credenciados; a consolidação do Projeto Conectividade com Prestadores; a participação da Camed no Conselho Deliberativo da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS); a inauguração de mais um canal de comunicação com os beneficiários, com o lançamento de perfis nas mídias sociais; a segunda edição da Corrida do Coração, realizada pela Camed Saúde em Fortaleza(CE), além de outras ações que também foram destaques.

Apresentação

Page 12: Relatório Anual - Camed 2011

12

Conheça a Camed Com o propósito de oferecer assistência médico-hospitalar e odontológica aos funcionários do Banco do Nordeste, a Camed Saúde iniciou suas atividades em 1979 como operadora de autogestão. Desde então esta Caixa de Assistência oferece aos seus beneficiários o que existe de melhor em cuidado à saúde, primando pela excelência dos seus serviços e concentrando esforços e investimentos em saúde preventiva. Em 2011 a Camed Saúde chegou ao seu 32° aniversário comemorando uma história de compromisso com o seu público, hoje estimado em 40 mil beneficiários, oferecendo antes de tudo bem-estar e qualidade de vida.

PÚBLICO-ALVOFuncionários ativos e aposentados do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB (Capef), Camed Saúde, Camed Vida e Camed Corretora, incluindo seus familiares até o terceiro grau de parentesco.

REDE CREDENCIADACiente de que o prestador de serviços constitui um dos principais atores no cuidado com o beneficiário, a Camed Saúde mantém uma rede credenciada alinhada ao seu negócio, oferecendo a atenção e o profissionalismo que a saúde exige. Os beneficiários da Camed são atendidos por uma rede credenciada de mais de 6 mil prestadores de serviços de saúde (entre médicos, odontólogos, hospitais, clínicas, dentre outros) distribuídos nas áreas de abrangência da Camed. Os serviços contemplam atendimentos em diversas especialidades médicas, terapias afins e odontologia.

Em 2011 foram realizados 292 credenciamentos - sendo a maior parte para ampliar as opções de atendimento aos beneficiários residentes nas localidades mais distantes dos grandes centros urbanos - por meio do trabalho de revisão e formação de redes credenciadas. Dos credenciamentos realizados no ano de 2011, registra-se a inclusão de 136 prestadores nas capitais e 156 no interior dos estados. No mesmo período foram incluídas 582 especialidades na rede de prestadores já credenciada. Desse número, 247 inclusões foram registradas nas capitais e 335 em cidades do interior.

Para atendimento aos beneficiários que residem em localidades que não possuam sede, lojas ou representações Camed, esta Caixa realiza alguns atendimentos por meio de intercâmbios com demais operadoras. Essa modalidade também é utilizada para suprir a carência de rede credenciada em localidades onde a Camed encontra dificuldade para firmar credenciamentos. Em dezembro de 2011, a Camed possuía 24 operadoras de saúde cadastradas para utilização recíproca dos serviços de prestadores de saúde.

Page 13: Relatório Anual - Camed 2011

13

www.camed.com.br

GESTÃO DE PESSOASBuscar uma equipe comprometida com o cuidado aos seus beneficiários vem sendo uma das condutas adotadas pela Camed ao longo dos seus 32 anos.

Ao final do exercício de 2009 a Camed Saúde registrou 721 colaboradores. No ano seguinte, esse número foi de 618. Já em 2011, a operadora fechou o exercício com um quadro funcional de 547 colaboradores, distribuído entre funcionários, terceirizados, jovens aprendizes e estagiários1.

Em 2010 a Camed Saúde apresentou um turnover2 médio de 0,98%, taxa que foi reduzida em 2011 para 0,77%. O quadro de pessoal da Camed Saúde é formado por um público jovem, em contínuo aperfeiçoamento profissional, cuja maioria se concentra na faixa etária de 26 a 35 anos. Quase a totalidade possui nível superior ou está cursando a graduação.

A maior concentração de colaboradores da Camed Saúde está em Fortaleza (86%), pois é onde se encontra a sede da empresa, que concentra a Diretoria e as áreas operacionais, como Financeiro, Contabilidade, Desenvolvimento Humano, Tecnologia, Contas Médicas, além das Centrais de Autorização e Suporte a Prestadores e de Relacionamento com o Cliente. As áreas fins são as que detêm a maior quantidade de pessoas, a exemplo das unidades responsáveis pelas atividades de atendimento e autorização, bem como pagamento de serviços, que, juntas, somam cerca de 50% dos colaboradores da empresa. Além de atender as demandas recebidas pelas equipes de Fortaleza, todas as áreas da Camed sede dão suporte às estruturas da Camed em Recife e Salvador e às 16 representações distribuídas em sua área geográfica de atuação.

1 Os serviços administrativos, financeiros e de promoção e assistência à saúde da Camed Saúde são realizados de forma compartilhada com os colabora-dores da Camed Vida, sendo a Camed Saúde ressarcida a partir de contrato de rateio específico firmado entre as partes.

2 O turnover mensal representa a média de entrada (admissão) e de saída (desligamento) de funcionários em relação ao mês anterior e objetiva mensurar a flutuação no quadro de pessoal em determinado período.

Page 14: Relatório Anual - Camed 2011

14

Conheça a Camed

Ensino médio incompleto

Ensino médio completo

Educação superior incompleto

Educação superior completo

Pós-graduação incompleta

Pós-graduação completa

Mestrado incompleto

Mestrado completo

Doutorado incompleto

Doutorado completo

52

141

161

266

41

1

3

17

GRÁFICO 1 - DIVISÃO DOS FUNCIONÁRIOS POR PRAÇAPosição em 31/12/2011

Fonte: Gerência de Desenvolvimento Humano

GRÁFICO 2 – DISTRIBUIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS POR FAIXA ETÁRIAPosição em 31/12/2011

Fonte: Gerência de Desenvolvimento Humano *Do total, excluem-se terceirizados e estagiários.

GRÁFICO 3 – DISTRIBUIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS POR GRAU DE INSTRUÇÃOPosição em 31/12/2011

Fonte: Gerência de Desenvolvimento Humano *Do total, excluem-se terceirizados e estagiários.

4,24%

86,22%

Fortaleza

Recife

Salvador

Representações

5,83%

3,71%

18 a 25 anos

26 a 30 anos

31 a 35 anos

36 a 40 anos

41 a 45 anos

46 a 50 anos

51 a 55 anos

56 a 60 anos

Acima de 60 anos

38

93

107

47

36

1715 6

53

Page 15: Relatório Anual - Camed 2011

15

www.camed.com.br

CAPACITAÇÃO PROFISSIONALNa Camed, conhecimento e motivação sempre foram essenciais para a realização de um bom trabalho. Por isso, constantemente a Camed investe em treinamentos externos e internos e no aperfeiçoamento superior dos seus colaboradores. Em 2011, a empresa destinou aproximadamente R$176 mil para a realização de 66 treinamentos, envolvendo 104 colaboradores. Um total de 10 funcionários recebeu auxílio da Camed Saúde para a realização de cursos de pós-graduação, por meio do Programa de Aperfeiçoamento Superior (PAS), que em 2011 destinou cerca de R$19 mil para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de colaboradores em áreas relacionadas às estratégias organizacionais.

TABELA 1 – CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS E BENEFÍCIOSValores expressos em R$

Fonte: Gerência de ContabilidadePosição em 31/12/2011

  2009 2010 2011

Despesas com Encargos Sociais3 4.745.927,73 3.361.792,96 3.459.275,50

Auxilios Diversos ao Funcionalismo4 3.654.351,74 2.346.451,64 3.357.462,29

Fundos de Seguridade e outros Planos sociais5 60.972,44 52.757,45 37.846,72

TOTAIS 8.461.251,91 5.761.002,05 6.854.584,51

3 FGTS, PIS, Previdência Social, BNB Clube, Contribuição Patronal e Seguro de Vida4 Auxílios Diversos, Vale Transporte e Formação Profissional5 Contribuições para a Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB (Ativos, Aposentados e Pensionistas)

Page 16: Relatório Anual - Camed 2011

16

Em todo o Brasil o beneficiário Camed conta com a atenção e o cuidado da sua Caixa de Assistência, seja por meio da sua rede credenciada ou pelo intercâmbio com outras operadoras. Com Lojas de Relacionamentos e Representações, a Camed Saúde se encontra em toda a região Nordeste, no norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e nas cidades do Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, a empresa conta com 3 Lojas de Relacionamentos - em Fortaleza-CE, Recife-PE e Salvador-BA - e 16 Representações, unidades que exercem importante papel na atenção e no cuidado com os seus beneficiários e prestadores de serviços.

ABRANGÊNCIA

Page 17: Relatório Anual - Camed 2011

17

www.camed.com.br

Page 18: Relatório Anual - Camed 2011
Page 19: Relatório Anual - Camed 2011

19

www.camed.com.br

Desde 2007 a Camed Saúde conta com um Conselho Deliberativo composto por seis representantes (três eleitos pelo corpo social e três indicados pelo Banco do Nordeste) e com um Conselho Fiscal formado por três membros (dois eleitos pelo corpo social e um designado pelo Banco do Nordeste).

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização dos atos de gestão da Camed, cabendo-lhe as funções de acompanhamento e orientação das atividades da empresa. Já o Conselho Deliberativo é um órgão de instância superior que se reúne todos os meses para deliberar sobre os assuntos estratégicos da Camed Saúde. O Conselho Deliberativo escolhe os membros da Diretoria Executiva da Camed Saúde. Esta é composta por três diretores, cabendo-lhes a execução das diretrizes e normas gerais fixadas pelo Estatuto Social da empresa.

A Diretoria Executiva da Camed Saúde é composta por uma Diretora Presidenta, uma Diretora Administrativa e Financeira e um Diretor de Promoção e Assistência à Saúde. Ao final de 2011, os membros da Diretoria Executiva foram reconduzidos aos seus cargos para o cumprimento de um mandato de mais quatro anos, ou seja, até 31 de dezembro de 2015. Unânime, a decisão do Conselho Deliberativo atendeu uma disposição estatutária da Caixa de Assistência.

No decorrer do exercício de 2011, a Diretoria Executiva intensificou o exercício de governança corporativa ao continuar conduzindo uma gestão transparente por meio da participação em Fóruns das Superintendências Estaduais do BNB e em encontros com associados da ativa e aposentados, além de entidades representativas.

Governança

Corporativa

Page 20: Relatório Anual - Camed 2011

20

ProdutosPara oferecer ao seu público o melhor cuidado, a Camed Saúde mantém no seu portfólio de produtos os Planos Natural e Família, que possuem as atenções voltadas para a qualidade de vida e a saúde preventiva. Em 2011, a Camed integrou seus programas de saúde preventiva ao atendimento em consultório médico, dedicando atenção integral ao beneficiário da infância à terceira idade. Ao final do ano, a Camed Saúde contava com 39.192 beneficiários, além de 27.130 usuários de outras operadoras atendidos via intercâmbio.

PLANO NATURALO Plano Natural oferece o que existe de melhor em atenção à saúde, contando com profissionais e unidades preparados para oferecer excelência no cuidado com o beneficiário Camed. Para isso, o produto contempla vários serviços, entre eles: assistência médica ambulatorial e hospitalar, com assistência odontológica, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e nutrição. É exclusivo para funcionários, aposentados e pensionistas do BNB, Capef, Camed Saúde, Camed Vida e Camed Corretora, incluindo seus dependentes que atendam a condições específicas.

PLANO FAMÍLIAPara estender aos familiares dos seus associados a atenção e o cuidado que oferece por meio do Plano Natural, a Camed possui o Plano Família. O produto contempla assistência médica ambulatorial e hospitalar, com serviços de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e nutrição. É destinado a familiares de funcionários, aposentados e pensionistas do BNB, Capef, Camed Saúde, Camed Vida e Camed Corretora.

Page 21: Relatório Anual - Camed 2011

21

www.camed.com.br

SAÚDE 24 HORASServiço de atendimento médico pré-hospitalar de urgência e/ou emergência visando à comodidade e satisfação dos beneficiários, que podem utilizá-lo a qualquer hora do dia ou da noite com aconselhamento médico por telefone. Durante a ligação, o beneficiário recebe orientações sobre primeiros socorros e como agir diante de situações de urgência/emergência. Além do serviço de aconselhamento e dos transportes aéreo e terrestre, o Saúde 24 horas disponibiliza atendimento médico domiciliar com transporte e remoção inter-hospitalar para os beneficiários de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP). De janeiro a dezembro de 2011 foram realizados 8.452 atendimentos pelo Saúde 24 Horas, que possui uma central de atendimento exclusiva (0800 723 3331).

Serviço

Page 22: Relatório Anual - Camed 2011

22

Promoção da Saúde e da

Qualidade de VidaCom o propósito de estar cada vez mais próxima do seu beneficiário, a Camed busca influenciar diretamente na qualidade de vida das pessoas com quem se relaciona. Para isso, incentiva hábitos saudáveis que contribuem para o bem-estar dos seus beneficiários. Como exemplos dessa conduta, a Camed Saúde dispõe de ações e programas que objetivam, sobretudo, a saúde preventiva.

PROGRAMA PROMOVENDO SAÚDEEm eventos institucionais de saúde ou aproveitando datas comemorativas, a Camed Saúde desenvolve ações com o objetivo de estimular o autocuidado com a saúde e a qualidade de vida dos beneficiários por meio de ações educativas e preventivas. Entre essas iniciativas está a oferta de serviços básicos de saúde (aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, cálculo do Índice de Massa Corpórea - IMC, testes de estresse, qualidade de vida e memória), palestras educativas, oficinas, orientações nutricional, médica e psicológica e distribuição de materiais educativos. Em 2011, cerca de 5 mil pessoas foram beneficiadas em 99 ações promovidas em eventos institucionais realizados em diversas cidades.

Além dessas ações, o programa possui ainda gerenciamento de grupos específicos para os beneficiários acometidos de patologias ou que demandem cuidados especiais, por meio de equipe interdisciplinar. O acompanhamento é presencial, por meio de encontros mensais ou quinzenais. São eles:

GRUPO VIDA SAUDÁVELContempla o acompanhamento de beneficiários acometidos de obesidade, hipertensão e diabetes e que demandam uma atenção especial. O grupo tem por objetivo estimular o aprimoramento dos conhecimentos sobre saúde, debatendo conceitos importantes para a prevenção de complicações dessas enfermidades, estimulando hábitos como alimentação saudável, uso da medicação, prática de atividade física, combate ao estresse, entre outros.

GRUPO VITALIDADECom a proposta de oferecer uma atenção especial à terceira idade, o Grupo Vitalidade tem como foco a conscientização de práticas que proporcionem bem-estar aos beneficiários a partir de 60 anos de idade. Em 2011, oficinas e programações culturais fizeram parte da agenda do programa, que realizou mensalmente ações abordando diversos temas, como memória, saúde da mulher, cuidados com os ossos, entre outros. Com o Vitalidade, a proposta da Camed Saúde é: promover momentos de descontração, interação, socialização e integração em grupo; oferecer atividades físicas adaptadas às necessidades da terceira idade, melhorando a autoestima; e motivar os participantes, por meio de atividades estimulantes, a adotarem uma vida mais saudável e equilibrada.

Page 23: Relatório Anual - Camed 2011

23

www.camed.com.br

PROGRAMA DE PREVENÇÃO ODONTOLÓGICAPioneiro entre os programas de saúde preventiva da Camed Saúde, o Programa de Prevenção Odontológica – PPO - possui 27 anos. Nesse tempo, vem realizando ações preventivas que orientam sobre a importância do autocuidado com a saúde bucal. Um exemplo de resultado positivo do programa é a geração sem cárie, formada por beneficiários que participam do PPO desde os primeiros anos de vida (muitos com a mesma idade do programa) e hoje não possuem cáries. Em 2011, 12.476 beneficiários foram assistidos pela iniciativa. Nesse mesmo ano a rede credenciada foi renovada e o PPO chegou ao final de 2011 com 49 prevencionistas distribuídos em 15 cidades.

PROGRAMA AMIGO DA FAMÍLIAEm 2011, o Amigo da Família chegou ao seu 9º ano de trabalho voltado à assistência personalizada a beneficiários que demandam cuidados especiais e que, em sua maioria, têm dificuldades de locomoção. Os beneficiários assistidos pelo programa recebem visitas domiciliares de médicos, enfermeiros e assistentes sociais, que elaboram um plano terapêutico para assistência visando à estabilização do quadro clínico, à humanização dos serviços e à melhoria da qualidade de vida do paciente e de sua família, além de incentivar o autocuidado. O Amigo da Família passou por uma série de melhorias desde a sua criação, em 2002. Um total de 252 pessoas de Fortaleza, Recife e Salvador foram assistidas pelo programa em 2011, com investimento mensal na ordem de R$ 50 mil.

PREVFONEPara cuidar da saúde não pode existir distância. É pensando nisso que a Camed Saúde mantém o Prevfone na sua lista de programas preventivos. Em 2011, o programa completou dois anos de existência e comemorou os resultados do trabalho, que envolve o acompanhamento, por meio de monitoramento telefônico, de beneficiários de todo o Brasil portadores de diabetes e hipertensão. Ao final do ano, o Prevfone registrou uma carteira de 1.207 beneficiários com acompanhamento periódico (854 acometidos por diabetes e 353 por hipertensão). A atenção aos beneficiários concentra-se na busca pela melhoria da qualidade de vida, levando-se em consideração as especificidades de cada um. Ao final de 2011, o programa monitorava pacientes de 107 cidades, registrando um investimento de aproximadamente R$ 263 mil ao longo do ano. Para quem se encaixa no perfil de atendimento e deseja integrar o monitoramento, basta manifestar interesse entrando em contato com a Camed pelo 0800 704 7886, [email protected] ou ainda pelo www.camed.com.br (atendimento online).

Page 24: Relatório Anual - Camed 2011

24

CONECTIVIDADE COM PRESTADORESPara facilitar e automatizar atendimentos e faturamentos de serviços realizados pelos seus prestadores credenciados, a Camed Saúde ampliou a utilização do sistema Conectividade via internet em 2011, o que compreende a autorização de serviços e faturamento via web. Com a expansão, o projeto chegou ao final do ano com 3.062 prestadores conectados, possibilitando a geração de 26% das guias de atendimento e cerca de 30% das autorizações realizadas por meio eletrônico, resultando em agilidade nas transações e em redução de custos administrativos para a Camed Saúde e sua rede credenciada.

Ao chegar em dezembro de 2011 com 87% da sua meta concluída, o Projeto Conectividade proporcionou agilidade no faturamento e otimização nas áreas de negócios da Camed Saúde. Além de obter um ganho de produtividade, com a iniciativa a Camed automatizou processos e em 2011 deixou de contratar mais de 200 colaboradores, o que gerou uma economia anual de aproximadamente R$ 3,5 milhões para a Caixa. O projeto permitiu ainda um tratamento otimizado de glosas e uma maior transparência no processo de aquisição de materiais e medicamentos, uma vez que o prestador, ao realizar o faturamento eletronicamente, especifica cada item utilizado no atendimento do beneficiário.

BIOMETRIAO ano de 2011 foi um período em que a Camed Saúde deu um grande salto na segurança do atendimento e na eficiência de operações em tecnologia da informação. A implantação da biometria, com a identificação do beneficiário por meio da impressão digital, foi uma das ações que geraram esse resultado, otimizando processos de atendimento aos usuários do plano e de pagamento aos prestadores.

Em dezembro de 2011, o processo de identificação por meio da biometria havia sido implantado em 515 prestadores de serviços que realizam atendimentos ambulatoriais de consultas, exames e terapias, o que corresponde a 100% da meta estabelecida. Esses prestadores encontram-se localizados nos estados da Bahia e de Pernambuco, além das capitais Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, São Paulo, Belo Horizonte e Teresina.

Ao final do ano, alguns resultados desse trabalho já puderam ser claramente observados. Foram contabilizados 11.384 cadastros biométricos e 48.280 verificações biométricas de beneficiários ao longo de 2011, período em que foram registradas aproximadamente 5.400 guias por mês referentes a atendimentos de consultas, exames e terapias com validação biométrica.

Projetos

Estratégicos

Page 25: Relatório Anual - Camed 2011

25

www.camed.com.br

SISTEMA DE GESTÃOPara oferecer inovação e melhorar o desempenho da gestão dos seus processos, a Camed Saúde iniciou, em 2010, a implantação do sistema Protheus, que ao final de 2011 já era operado por várias áreas da empresa, como financeiro, contabilidade, controladoria, logístico e CliniCamed. Com o novo sistema em pleno funcionamento nessas áreas da empresa, já foi possível ao longo do ano otimizar o controle de processos internos apontados por consultoria especializada contratada pela Camed. Para a utilização do Protheus, processos foram mapeados e capacitações foram realizadas, todas acompanhadas, em paralelo, por um trabalho de ajustes, migração de dados e correções no sistema, ações que possibilitaram chegar ao final de 2011 com 82% das atividades concluídas.

GESTÃO DA SINISTRALIDADEO controle da sinistralidade é hoje um dos principais desafios das empresas que trabalham com planos de saúde. Para monitorar os seus índices de sinistralidade, a Camed Saúde completou, em outubro de 2011, 12 meses do Projeto Gestão da Sinistralidade, que foi concluído dentro do prazo estabelecido para seu cumprimento e com 92% dos objetivos alcançados. Ao longo de 2011 foi possível para a Camed Saúde implantar uma série de estudos e análises com vistas à aplicação de ações técnicas e administrativas, além de ações educativas, para o uso adequado dos serviços oferecidos aos seus beneficiários. Divulgação de campanhas preventivas, renegociação de preços de serviços com prestadores e um melhor aproveitamento de informações obtidas sobre a utilização de serviços foram alguns dos resultados obtidos pela equipe de Gestão Sinistralidade, que hoje presta consultoria às áreas negociais da Camed.

Estratégicos

Page 26: Relatório Anual - Camed 2011

26

ESTRUTURA ORGANIZACIONALCom o compromisso de perseguir a sustentabilidade econômico-financeira da Camed, a Diretoria Executiva, com o apoio do Conselho Deliberativo, elaborou um novo modelo de saúde preventiva, adotado a partir de uma reavaliação da viabilidade econômico-financeira de se manter mais uma empresa vinculada ao Grupo Camed. O resultado desse estudo técnico levou a administração da empresa a transferir a estrutura de serviços e profissionais da CliniCamed para uma nova área da Camed Saúde.

REDUÇÃO DE DESPESAS

BIOMETRIAA implantação de um sistema que permite a identificação do usuário do plano por meio da biometria impactou positivamente no custeio assistencial, que apresentou em 2011 uma redução de cerca de R$ 200 mil, valor referente a atendimentos não realizados pelos beneficiários que apresentaram incompatibilidade na identificação.

CONECTIVIDADEDe janeiro a dezembro de 2011, o projeto possibilitou uma redução de despesas administrativas no valor de aproximadamente R$ 367 mil, resultado de renegociações contratuais e automação de processos.

CERTIFICADO DIGITAL WEB A Camed passou a utilizar certificados digitais adquiridos por meio de solução gratuita disponível em ambiente de internet, garantindo confiabilidade, segurança e solidez aos serviços da empresa, como emissão de nota fiscal eletrônica, acesso remoto de e-mail institucional, entre outros. Com a medida, a Camed deixou de dispender aproximadamente R$ 5,8 mil com a renovação/aquisição de certificados digitais.

INTERNET MÓVEL A renegociação de contrato de Internet móvel com uma empresa de telefonia possibilitou uma redução de valor na tarifa, gerando uma economia média anual de R$ 7,5mil.

Área

Administrativa

Page 27: Relatório Anual - Camed 2011

27

www.camed.com.br

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICAAo final de 2011, uma campanha envolvendo o uso consciente de ar-condicionado, lâmpadas e aparelhos elétricos possibilitou uma redução mensal de 9,8% na conta de energia elétrica.

CARTÕES DE IDENTIFICAÇÃOMudança de fornecedor dos cartões/folheteria, trazendo como resultado mais agilidade e gerando uma redução estimada de R$20 mil em 2011.

PROGRAMA SAÚDE 24 HORAS A negociação contratual com a empresa Emergências Médicas do Nordeste (EMN) possibilitou a manutenção do valor per capta do serviço do Programa Saúde 24 Horas estabilizado por dois anos.

REVISÕES CONTRATUAIS A renegociação de contratos de prestação de serviços de Tecnologia da Informação com fornecedores permitiu uma redução inicial de custos na ordem de R$ 2 mil em 2011. No mesmo período, a implantação de alguns módulos do novo sistema operacional possibilitou a desativação de alguns subsistemas, permitindo o cancelamento de contratos de prestação de serviços de T.I. e a consequente redução de custos de R$ 4 mil.

Page 28: Relatório Anual - Camed 2011

28

PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIAO ano de 2011 foi marcado pela implantação de um novo modelo de cuidado com a saúde do beneficiário, que consistiu na integração dos serviços oferecidos pela nova área denominada CliniCamed com os programas de prevenção e assistência. Com a mudança, que possibilitou oferecer um completo acompanhamento do beneficiário, a CliniCamed passou a constituir uma área da Camed Saúde. Dessa forma, a Camed procurou dar ainda mais destaque à valorosa contribuição que programas de prevenção e assistência dão para a saúde dos seus beneficiários, bem como no controle dos custos assistenciais. Com a incorporação dos programas ao atendimento médico da CliniCamed, a Caixa aperfeiçoa sua política de cuidado e atenção, buscando estar sempre mais próxima do seu público.

CLINICAMEDUma mudança física marcou as atividades da CliniCamed em 2011. No período, a unidade passou a oferecer atendimento em Fortaleza na própria sede da Camed, em uma estrutura segura e confortável. Com a mudança, alguns serviços foram aprimorados e entre os destaques constam: a ampliação do horário de atendimento dos consultórios, que agora funcionam das 7h30 às 19h30, a aplicação de vacinas e o investimento em material educativo e de incentivo ao cuidado preventivo com a saúde. Ao final de 2011, a CliniCamed havia registrado 8.286 atendimentos, com 2.265 beneficiários assistidos.

AMIGO DA FAMÍLIA E PREVFONEEm 2011, os Programas de Prevenção Amigo da Família e Prevfone foram apresentados em importantes eventos nacionais na área de saúde, constituindo assim exemplos de referência do trabalho da Camed no cuidado com o seu beneficiário. O Programa Amigo da Família foi apresentado na 6ª Conferência de Gestão de Doentes Crônicos e Idosos, realizada em São Paulo em setembro. No mês seguinte, o Programa Prevfone foi um dos temas expostos no Congresso do Departamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o que demonstra o reconhecimento da Camed como uma empresa de práticas exemplares em saúde preventiva.

Ações de

Destaque

Page 29: Relatório Anual - Camed 2011

29

www.camed.com.br

RELACIONAMENTO COM ASSOCIADOS E ENTIDADES REPRESENTATIVASA Camed Saúde participou de diversos encontros com os seus associados em 2011 contando com a presença de funcionários do Banco do Nordeste da ativa e de aposentados. Nos encontros, a Camed Saúde esteve representada por membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, Superintendentes e Ouvidor. As reuniões tiveram como premissa aproximar os associados da sua Caixa de Assistência por meio de uma política de relacionamento com transparência, diálogo e boa comunicação.

OUVIDORIACom a proposta de aprimorar cada vez mais o relacionamento com os seus públicos, desde 2008 a Camed Saúde dispõe de uma Ouvidoria, canal de comunicação preparado para receber as manifestações - sugestões, denúncias, reclamações e elogios – de beneficiários, prestadores credenciados e fornecedores. E para discutir e enriquecer o seu trabalho, a Ouvidoria promoveu em 2011 o I Fórum de Ouvidoria Camed, cujo objetivo consistiu em destacar a Ouvidoria como ferramenta de gestão para a empresa. A participação da Ouvidoria em diversos fóruns do Banco do Nordeste também foi uma estratégia adotada pela Camed Saúde para se aproximar ainda mais do seu público. Durante as visitas, a explanação dos trabalhos oportunizou aos presentes em cada evento conhecer a existência do órgão, finalidade e sobretudo em quais circunstâncias esse deve ser acionado. Ao longo do ano, as sinalizações dos beneficiários possibilitaram à Ouvidoria contribuir com diversas melhorias no ambiente organizacional. De janeiro a dezembro de 2011, o órgão registrou 431 manifestações.

Page 30: Relatório Anual - Camed 2011

30

Ações de Destaque

STATUS VERDE – MONITORAMENTO ASSISTENCIALAo final de 2011 a Camed Saúde recebeu, no processamento de dezembro, o status verde da Agência Nacional de Saúde Suplementar, indicando baixo índice de risco assistencial, portanto sem anormalidades. O monitoramento assistencial, realizado por meio de processamentos trimestrais, é composto por 21 indicadores e divididos em 5 dimensões. A partir da avaliação dos indicadores, é calculada uma nota que varia de 0 a 1; a partir de 0,40 representa a obtenção do parâmetro esperado, indicando que a operadora possui menor risco assistencial, classificando-a no status verde.

IDSSA classificação da Camed Saúde na segunda melhor faixa do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) alusivo ao exercício de 2010 foi um dos destaques obtidos por esta Caixa em 2011. Para obter o resultado, a Camed Saúde foi submetida ao monitoramento contínuo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que leva em consideração: desempenho de atenção à saúde; situação econômico-financeira; estrutura e operação; e satisfação dos beneficiários.

CAMED NA UNIDASMais um dos destaques da Camed em 2011 foi a representatividade em âmbito nacional que esta Caixa obteve com a eleição e posterior nomeação do seu diretor de Promoção e Assistência à Saúde Luciano Comin Nunes para o Conselho Deliberativo da UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) - biênio 2011-2013. A nomeação ocorreu em Assembléia Geral Ordinária (AGO) da entidade em Brasília. Essa participação na UNIDAS, além de inserir a Camed nos debates e nos círculos de decisões do setor, fortalece ainda mais sua marca no setor de saúde suplementar.

Organização ética e comprometida com a qualidade da assistência à saúde de mais de 5 milhões de beneficiários, a UNIDAS trabalha na defesa dos interesses das operadoras filiadas no mercado de saúde suplementar perante as entidades de classe, prestadores de serviços e poderes públicos. Também realiza estudos, análises, pesquisas e eventos que promovam a aquisição de conhecimentos, debates entre suas filiadas, possibilitando o aperfeiçoamento do sistema de autogestão e o constante repensar da política de saúde suplementar.

Page 31: Relatório Anual - Camed 2011

31

www.camed.com.br

CORRIDA DO CORAÇÃOO dia 12 de junho, data dedicada ao romantismo, entrou mais uma vez no calendário das ações de qualidade de vida dos fortalezenses em 2011. Com a Corrida do Coração, a Camed Saúde realizou a segunda edição da sua corrida de performance urbana, reunindo cerca de 1.300 participantes no Parque do Cocó em Fortaleza.

A Corrida do Coração, assim denominada em homenagem ao Dia dos Namorados e aos cuidados que devemos ter com a saúde do coração, ofereceu opções de percurso de 4Km (caminhada e corrida) e 8Km (corrida), reunindo praticantes e não-praticantes do esporte. Ao abrir espaço para a caminhada e para a diversão daqueles que buscam adotar a atividade física como rotina, a Camed Saúde ofereceu ainda espaço para serviços básicos de saúde e massagem terapêutica. A Corrida do Coração, além das operadoras do Grupo Camed, contou como realizadores o Hospital São Carlos, a Clínica Medicar (ambos credenciados Camed) e o Banco do Nordeste.

LOJA DE RELACIONAMENTOS DE FORTALEZAPara melhor recepcionar o seu cliente, a Camed Saúde reformou a sua Loja de Relacionamentos de Fortaleza, inaugurando um espaço confortável e com uma comunicação visual que reflete o cuidado da Camed com o seu público. Com foco no acolhimento, a nova Loja de Relacionamentos de Fortaleza atende cerca de 2 mil clientes por mês.

MÍDIAS SOCIAISInvestir em comunicação com o seu público sempre foi uma das preocupações da Camed. E em 2011, acompanhando a tendência de interatividade no ambiente web, a Camed passou a divulgar dicas de saúde e ações de qualidade de vida nas mídias sociais, criando perfis no Twitter e no Facebook. Nesses ambientes, a empresa interage com o internauta, investindo em um relacionamento ainda mais próximo com o usuário. O trabalho na Internet contempla ainda o monitoramento de sites e blogs.

OUTROS DESTAQUES OBSERVADOS EM 2011:Credenciamento da Cooperativa dos Anestesiologistas do estado de Sergipe, facilitando o acesso dos beneficiários aos serviços de anestesiologia na região;

Reajuste de honorários para 4.100 prestadores pessoas física e jurídica da classe médica de todo o País, garantindo a continuidade dos serviços e o controle do custeio assistencial;

Reajuste da tabela de preços na especialidade de Odontologia, gerando satisfação aos prestadores de serviços;

Estudo e definição de novo modelo remuneratório para honorários médicos e terapias afins com a proposta de uniformizar a maneira de negociar, cobrar e pagar procedimentos.

Page 32: Relatório Anual - Camed 2011

32

MÃO SOLIDÁRIAEm janeiro de 2011, por quase duas semanas a Camed Saúde se mobilizou com arrecadação de donativos para a Campanha Mão Solidária em prol das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. A iniciativa arrecadou 2.621 itens, entre peças de vestuário, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, água e alimentos. Na ocasião, os colaboradores organizaram uma gincana de solidariedade e, ao final, repassaram a arrecadação à Defesa Civil de Fortaleza.

CAMPANHA SOLIDÁRIA 2011A 19ª edição da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos, promovida pelo Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e o Banco do Nordeste, contou mais uma vez com o apoio da Camed, que, em 2011, realizou uma campanha de arrecadação de recursos para crianças e adolescentes do Conjunto Graça Aranha, em Fortaleza. A iniciativa, que teve participação ativa dos colaboradores Camed, arrecadou e doou 257 livros e 351 brinquedos, além de eletrodomésticos como televisor de 29 polegadas, aparelho de DVD, geladeira, fogão, sanduicheira e liquidificador.

Na Bahia, a Camed, por meio da sua Representação de Feira de Santana, fez a alegria da criançada da Associação Semeadores de Cristo – ASSEC com a entrega dos presentes arrecadados na Campanha Natal Solidário. A entidade acolhe cerca de 150 crianças em situação de pobreza, orientando-as para o pleno e harmonioso convívio social e familiar, onde – por meio de assistência médica-odontológica, cursos, atividades culturais, esportivas e religiosas – contribui com a autoestima das crianças. Já em Salvador, as doações foram para a Creche e Orfanato Minha Vó Flor, que recebeu 74 brinquedos e uma geladeira.

Ao longo do ano, a Camed também realizou dois atos ecumênicos (Páscoa e Natal), ocasiões em que arrecadou alimentos não perecíveis para doação às comunidades assistidas pelo pastor e padre celebrantes.

Compromisso

Social

Page 33: Relatório Anual - Camed 2011

33

www.camed.com.br

Em 2011, a Camed Saúde conduziu a implantação do seu Planejamento Estratégico com base na metodologia Balanced ScoreCard (BSC), cujo escopo abrange resultados financeiros, relação interna com seus colaboradores, processos e tecnologia, além da relação externa da empresa com clientes, prestadores de serviços, mercado, governo, órgãos reguladores e mantenedor.

Os sete objetivos estratégicos da Camed englobam fatores de sustentabilidade, satisfação dos associados e beneficiários e o desenvolvimento de tecnologias e de colaboradores, conforme abaixo:

• Garantir a sustentabilidade no patamar mínimo de 3% de superávit até 2012;• Reduzir 10% do custeio assistencial projetado até 2012;• Intensificar a atuação em saúde preventiva, utilizando 100% da capacidade efetiva, com

foco nas doenças crônicas;• Elevar a satisfação dos beneficiários para um patamar mínimo de 85%;• Fortalecer a imagem institucional com um patamar mínimo de aceitação de 85% por

parte de seus públicos;• Oferecer soluções inovadoras na geração eficiente da TI até 2012;• Mitigar com conformidade em 100% riscos identificados nos processos críticos;• Reter e atrair pessoas de alto desempenho atingindo um crescimento da produtividade

em 91,77% até 2012.

Os desafios estratégicos das demais empresas do grupo estão delineados no Planejamento Estratégico da Camed Saúde a fim de mensurar a contribuição dessas empresas aos resultados finais da controladora.

A avaliação dos resultados do Planejamento Estratégico é feita mensalmente em Fóruns de Gestão Estratégica com a participação da diretoria, superintendentes e assessores, sendo posteriormente replicado para os níveis gerencial e operacional como forma de fazer as informações e desafios permearem toda a Camed Saúde. As metas e os respectivos indicadores estratégicos são gerenciados e vinculados aos objetivos estratégicos da empresa. Além disso, são analisados os fatores que interferem nos resultados dos indicadores e monitoradas as ações para a melhoria dos resultados.

Gestão

Estratégica

Page 34: Relatório Anual - Camed 2011

34

CAMED VIDAA Camed Vida, operadora de plano de saúde criada pela Camed Saúde para abrigar a carteira de beneficiários que não possuem ligação com os seus patrocinadores, registrou em 2011 um faturamento total de R$ 248 milhões. Com 99,9% de participação societária da Camed Saúde, a Camed Vida apresentou, em 31 de dezembro de 2011, um patrimônio líquido de R$ 67 milhões.

CAMED CORRETORA DE SEGUROSCom 28 anos de atuação oferecendo as melhores opções de seguros, a Camed Administradora e Corretora de Seguros Ltda. dispõe de uma equipe multiprofissional e de uma sólida parceria com seguradoras de todo o Brasil. Com mais de 1,3 milhão de seguros ativos, a empresa investe constantemente na capacitação da sua equipe, seguindo as tendências do mercado com áreas específicas para atendimento.

Entre os destaques da Camed Corretora em 2011 estão a informatização do sistema de atendimento e a criação de novas áreas na empresa, como a de recuperação de seguros e a de renovação de seguros com o Banco do Nordeste.

O patrimônio líquido da Camed Corretora de Seguros registrado na posição de 31 de dezembro de 2011 foi de R$ 473mil.

A Camed Saúde detém 83,49% das cotas sociais da Camed Corretora de Seguros.

CRECHE PAULO VIPara oferecer atenção integral aos filhos dos seus beneficiários vinculados ao Banco do Nordeste, há 27 anos a Camed Saúde fundou a Creche Paulo VI, onde uma equipe multidisciplinar - com pedagogos, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga e educadores

Participações

Societárias

Page 35: Relatório Anual - Camed 2011

35

www.camed.com.br

físicos - incentiva o desenvolvimento do potencial criativo e do senso crítico de crianças entre quatro meses e cinco anos de idade, do Berçário ao Infantil V.

Em 1996, a Creche Paulo VI passou a atender, além dos filhos, sobrinhos e netos de funcionários do BNB. Após a mudança, o atendimento foi ampliado e começou a contemplar também o público externo, com a criação de convênios e de matrículas particulares. Localizada na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, a Creche Paulo VI vem sendo reconhecida pela qualidade na prestação de seus serviços, atendendo, em dezembro de 2011, um público de 128 crianças distribuídas em 10 salas do Berçário ao Infantil V. Com uma média de 51 profissionais em 2011, o quadro funcional da creche contempla 2,5 crianças por colaborador. Com o seu público, a equipe da creche desenvolve uma educação de qualidade e promove autonomia e organização do senso crítico, tudo por meio de atividades lúdicas e criativas. A Creche Paulo VI é mantida a partir das receitas oriundas das contribuições mensais de seus usuários.

Em 2011 foram realizadas algumas ações para renovar as instalações da creche e oferecer ao cliente ainda mais conforto, como a estruturação do sistema de som do auditório e a substituição dos aparelhos de TV e DVD, agora mais modernos, e a ampliação da sala de informática, com a aquisição de novos equipamentos.

Para 2011 a Creche Paulo VI possui como principal desafio dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem com qualidade e segurança, objetivando o crescimento sustentável da empresa e aderindo às inovações mercadológicas.

A Camed Saúde detém 70% das cotas sociais da Creche Paulo VI.

Page 36: Relatório Anual - Camed 2011

36

• Intensificar as iniciativas de prevenção e assistência para cidades além de Fortaleza, ampliando programas e serviços para as demais capitais e algumas cidades do interior e contribuindo com o fortalecimento do modelo integrado de prevenção e assistência;

• Aperfeiçoar o acesso à Central de Atendimento, melhorando os índices e oferecendo maior conforto e comodidade aos beneficiários;

• Reformar e ambientar as Lojas de Relacionamentos de Recife e Salvador de acordo com a comunicação visual e o design adotados na loja de Fortaleza;

• Inscrever os programas Promovendo Saúde – Grupo Vitalidade, Promovendo Saúde – Grupo – Grupo Vida Saudável, Amigo da Família e Prevfone na ANS;

• Consolidar ainda mais a parceria com a Área de Qualidade de Vida do Banco do Nordeste, proporcionando a ocorrência de ações integradas de promoção da saúde e qualidade de vida para os beneficiários Camed;

• Implantar novos protocolos médicos de atendimento na CliniCamed, ampliando a atuação da unidade e, assim, favorecendo um maior número de beneficiários;

• Visitar cidades para onde convergem atendimentos com o propósito de ampliar a oferta de credenciamentos e possibilitar maior acesso dos beneficiários aos serviços de saúde credenciados;

• Finalizar a implantação do novo sistema Protheus, consolidando-o como principal sistema de apoio a todos os processos de negócio da empresa;

• Expandir a implantação do sistema de Biometria em 500 prestadores de serviços que possuem atendimentos ambulatoriais de consultas, exames e terapias;

• Implantar novo Plano de Cargos e Salários;

• Revisar a estrutura organizacional.

Perspectivas

Para 2012

Page 37: Relatório Anual - Camed 2011

37

www.camed.com.br

Desempenho

Econômico e Financeiro

Ao longo do exercício de 2011, a Camed Saúde buscou o melhor gerenciamento de recursos financeiros com a responsabilidade de manter os serviços assistenciais de qualidade e com produtos viáveis economicamente para os seus associados. Para isso, deu continuidade a diversas medidas de ajuste para a manutenção do equilíbrio financeiro e a racionalização dos processos em sintonia com as tendências dos serviços de saúde.

O resultado do exercício foi superavitário em R$ 10.185 mil, montante incorporado ao patrimônio líquido da Camed Saúde para aplicação integral em sua finalidade social. A seguir podem ser conferidos o resultado do exercício de 2011 e a margem de contribuição gerada pelos planos assistenciais.

O superávit apresentado em 2010 foi superior ao de 2011, em função do BNB como entidade mantenedora da Camed, junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, ter transferido para a Camed, em 2010, contribuições no montante de R$ 96 milhões. As referidas contribuições possibilitaram ainda a constituição de ativos garantidores a serem observados pela operadora perante aquele órgão regulador.

TABELA 2 – DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIROValores em R$ mil

Fonte: Gerência de ContabilidadePosição em 31/12/2011

RUBRICAS 2011 2010 % H

RECEITAS OPERACIONAIS 99.798,61 91.934,37 8,6 Contraprestações Líquidas 99.798,61 88.967,24 12,2

Variação das Provisões Técnicas - 2.967,13 -100,0

(-) DESPESAS (Eventos Indenizável Líquidos) (86.982,91) (91.089,74) -4,5 Eventos Indenizáveis (110.135,47) (101.874,67) 8,1

Recuperação de Eventos 22.899,01 13.517,36 69,4

Variação da Provisão de Eventos Ocorridos e Não Avisados 253,54 (2.732,43) 109,3

Despesas de Comercialização - - 0,0

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 12.815,69 844,63 1417,3DESPESAS ADMINISTRATIVAS (25.518,02) (27.561,75) -7,4OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS (32.346,83) (40.357,84) -19,8 Despesas com Convênios de Reciprocidade (27.591,67) (24.283,75) 13,6

Outras Despesas Operacionais (4.755,17) (16.074,09) -70,4

OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS 42.658,76 130.953,41 -67,4 Ressarcimento de Despesas com Convênios de Reciprocidade 28.306,06 24.955,85 13,4

Outras Receitas Operacionais 14.352,69 105.997,56 -86,5

RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO 3.029,71 1.749,63 73,2RESULTADO OPERACIONAL 638,97 65.628,08 -99,0RESULTADO PATRIMONIAL 9.546,06 (7.543,14) 226,6RESULTADO NÃO OPERACIONAL - - 0,0SUPERÁVIT/DÉFICIT 10.185,37 58.084,94 -82,5

Page 38: Relatório Anual - Camed 2011

38

O resultado positivo apresentado em 2011 foi decorrente de ajuste anual realizado nas contribuições de dependentes dos Planos Natural e Família, do resultado da equivalência patrimonial de participação da Camed Saúde no capital das empresas Camed Operadora de Plano de Saúde Ltda. e Camed Administradora e Corretora de Seguros Ltda., dos rendimentos de aplicações financeiras no período e das contribuições paritárias dos patrocinadores (BNB, CAPEF, CAMED SAÚDE, CAMED VIDA e CAMED CORRETORA).

Para avaliação dos resultados apresentados pelos planos assistenciais, a Camed vem utilizando a metodologia de margem de contribuição como sendo a diferença entre receitas de mensalidades líquidas (Contraprestações Pecuniárias) e despesas líquidas com serviços médicos, hospitalares, odontológicos e afins (Eventos Indenizáveis), representando o valor que cada plano contribui para a cobertura dos custos fixos e a formação de resultado. A margem de contribuição gerada no exercício foi positiva em R$ 12.816 mil, tendo contribuído para a cobertura das despesas fixas da operadora e geração de superávit.

Em relação aos custos assistenciais líquidos, no total de R$ 86.983 mil (R$ 91.090 mil em 31/dez/10), houve uma redução quando comparado com o ano de 2010 em função da redução no valor do cálculo da PEONA com base na IN 274/11, que beneficia operadoras de pequeno e médio porte, com menos de 100 mil vidas. A Camed Saúde foi beneficiada por se enquadrar como operadora de médio porte.

DESEMPENHO DO PLANO NATURALO Plano Natural é destinado aos funcionários, aposentados e pensionistas das entidades patrocinadoras e aos seus dependentes do núcleo familiar básico.

O Plano Natural é custeado basicamente por mensalidades vinculadas aos salários dos associados, além das mensalidades de seus dependentes, e por contribuições dos patrocinadores.

Os patrocinadores contribuem de forma paritária às contribuições dos associados, ou seja, para cada R$ 1,00 que o associado contribua para o Plano Natural, os patrocinadores aportam igual valor.

Com o retorno dos dependentes genitores ao Plano Natural, aprovado em 2010, houve uma elevação nas contribuições patronais e nas receitas operacionais do Plano Natural. Essa medida, aliada ao ajuste anual nas mensalidades e taxas para manutenção de dependentes naturais, possibilitou manter a margem de contribuição superavitária em R$ 7.040 mil ao final do exercício de 2011.

O Plano Natural possui uma carteira consideravelmente estática, dado que a inclusão de beneficiários nesse plano está atrelada à entrada de novos funcionários concursados no BNB.

TABELA 3 - MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E QUANTIDADE DE BENEFICIÁRIOS PLANO NATURALValores em R$ mil

Fonte: Gerência de Suporte Financeiro e Controladoria Posição em 31/12/2011

Desempenho Econômico e Financeiro

RUBRICAS 2011 2010 A/H

Receitas 75.122,13 67.304,48 11,62%

(-) Despesas Variáveis (68.082,53) (62.140,29) 9,56%

(=) Margem de Contribuição 7.039,61 5.164,19 36,32%

QUANTIDADE DE BENEFICIÁRIOS

dez/10 26.763

dez/11 26.399

Variação % -1,36%

Page 39: Relatório Anual - Camed 2011

39

www.camed.com.br

DESEMPENHO DO PLANO FAMÍLIAO Plano Família foi criado para contemplar os dependentes agregados do associado que não fazem parte de seu núcleo familiar básico e com parentesco até o terceiro grau consanguíneo ou por afinidade.

Os recursos para a manutenção do Plano Família são oriundos das mensalidades pagas pelos associados segundo faixas etárias, não havendo aporte de recursos por parte dos patrocinadores da Camed.

Com a migração dos dependentes genitores do Plano Família para o Plano Natural, em 2010, e ainda com os ajustes nas mensalidades dos beneficiários, nos últimos dois anos, foi possível reverter o quadro deficitário do Plano Família, que no ano de 2011 apresentou uma margem de contribuição positiva no valor de R$ 5.776 mil.

O Plano Família, similar ao Plano Natural, possui uma carteira consideravelmente estática, com poucos incrementos e evasões.

TABELA 4 - MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E QUANTIDADE DE BENEFICIÁRIOS PLANO FAMÍLIAValores em R$ mil

Fonte: Gerência de Suporte Financeiro e ControladoriaPosição em 31/12/2011

CONVÊNIOSOs convênios de reciprocidade possibilitam aos beneficiários da Camed Saúde maior leque de atendimento na rede de prestadores de serviços em localidades com carência em determinada especialidade médica. Da mesma forma, os usuários das operadoras conveniadas utilizam a rede credenciada da Camed mediante ressarcimento de despesas assistenciais e de custos operacionais quando da utilização dos serviços.

Em 2011, a Camed manteve o número de convênios de reciprocidade próximo ao existente no final de 2010, perfazendo um total de 24 contratos.

RUBRICAS 2011 2010 A/H

Receitas 24.676,47 24.629,88 0,19%

(-) Despesas Variáveis (18.900,17) (28.949,46) -34,71%

(=) Margem de Contribuição 5.776,30 (4.319,58) 233,72%

QUANTIDADE DE BENEFICIÁRIOS

dez/10 12.908

dez/11 12.793

Variação % -0,89%

Page 40: Relatório Anual - Camed 2011
Page 41: Relatório Anual - Camed 2011

41

www.camed.com.br

Demonstrações

Contábeis

Page 42: Relatório Anual - Camed 2011

42

Demonstrações Contábeis

TABELA 5 -BALANÇO PATRIMONIALValores expressos em R$Encerramento em 31/12/2011Fonte: Gerência de Contabilidade

DECLARAMOS QUE OS VALORES CONSTANTES NESTE BALANÇO EXPRIMEM COM FIDELIDADE OS SALDOS APRESENTADOS PELA ESCRITA DESTA EMPRESA, NA POSIÇÃ

Andrea Cavalcanti Correia LimaCPF: 229.181.163-00Diretora - Presidenta

Luiza Leene Holanda Lima CPF: 109.957.063-87

Diretora Administrativa e Financeira

ATIVO 2011 2010

CIRCULANTE 43.555.537,46 20.245.943,80  

Disponível 164.645,61 443.635,91  

Realizável 43.390.891,85 19.802.307,89  

Aplicações 32.357.044,62 5.010.360,49  

Créditos de Operações com Planos de Assistência à Saúde 3.293.945,95 8.686.740,14  

Contraprestação Pecuniária a Receber 198.135,39 32.464,70  

Operadoras de Planos de Assistência a Saúde - 5.070.193,70  

Outros Créditos de Operações com Planos de Assst. à Saúde 3.095.810,56 3.584.081,74  

Créditos de Oper. Assist. à Saúde Não Relacionados com Planos de Saúde da Operadora 2.580.346,78    

Títulos e Créditos a Receber 2.698.307,28 3.624.220,44  

Outros Valores e Bens 2.461.247,22 2.480.986,82  

NÃO CIRCULANTE 87.205.885,75 107.006.805,32  

Realizável a Longo Prazo 14.506.609,08 37.896.198,79  

Aplicações - 23.987.098,14  

Títulos e Créditos a Receber 1.573.244,91 1.439.194,43  

Valores e Bens 10.772.569,19 9.197.030,20  

Outros Créditos a Receber a Longo Prazo 2.160.794,98 3.272.876,02  

Investimentos 67.441.040,45 64.140.313,68  

Participações Societárias - Investimentos no País 66.942.222,77 63.636.783,96  

Outros Investimentos 498.817,68 503.529,72  

Imobilizado 1.273.517,15 1.250.964,32  

Imóveis de Uso Próprio - Não Hospitalares / Não Odontológico - -  

Bens Móveis - Hospitalares / Odontológicos 9.897,90 7.966,75  

Bens Móveis - Não Hospitalares / Não Odontológicos 1.263.619,25 1.236.624,98  

Outras Imobilizações - Não Hospitalares / Não Odontológicos - 6.372,59  

Intangível 3.984.719,07 3.719.328,53  

-    

TOTAL DO ATIVO 130.761.423,21 127.252.749,12  

   

COMPENSAÇÃO - ATIVO 14.079.284,12 4.409.935,75  Ativos Garantidores do Mantenedor 14.079.284,12 4.409.935,75  

Page 43: Relatório Anual - Camed 2011

43

www.camed.com.br

ALORES CONSTANTES NESTE BALANÇO EXPRIMEM COM FIDELIDADE OS SALDOS APRESENTADOS PELA ESCRITA DESTA EMPRESA, NA POSIÇÃO DE 31.12.2011, CUJA EXATIDÃO NOS RESPONSABILIZAMOS.

Luciano Comin NunesCPF: 112.681.583-72

Diretor de Promoção a Assistência a Saúde

Ana Patricia Vieira LinsContadora

CRC-CE 022415/P-0

PASSIVO 2011 2010

CIRCULANTE 24.736.422,86 37.996.169,88

Provisões Técnicas de Operação de Assistência a Saúde 16.473.208,38 16.472.847,10

Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar 10.705.018,20 10.451.119,58

Eventos a Liquidar de Operações de Assistência à Saúde 10.705.018,20 10.451.119,58

Provisão de Eventos/Sinistros Ocorridos e Não Avisados 5.768.190,18 6.021.733,17

Provisão Para Eventos Ocorridos e Não Avisados 5.768.190,18 6.021.733,17

Débitos de Operações de Assistência a Saúde 46.137,22 3.085.187,98

Outros Débitos de Operações com Planos de Assistência a Saúde 46.137,22 3.085.187,98

Débitos de Oper. Assist. à Saúde Não Relacion. com Planos Saúde da Operadora 2.420.486,21 -

Tributos e Contribuições a Recolher 1.203.685,04 1.022.075,14

Empréstimos e Financiamentos a Pagar 25.780,45 -

Débitos Diversos 4.567.125,56 17.416.059,66

NÃO CIRCULANTE 27.645.505,01 20.948.955,05

Exigível a Longo Prazo 27.645.505,01 20.948.955,05

Tributos e Contribuições a Recolher 15.544.363,67 14.200.921,35

Empréstimos e Financiamentos a Pagar 168.005,03 -

Provisões 6.363.396,35 6.748.033,70

Provisões para Contingência Cível 2.743.722,90 2.941.185,23

Provisões para Outras Contingências 3.619.673,45 3.806.848,47

Débitos Diversos 5.569.739,96 -

   

PATRIMÔNIO LIQUIDO / PATRIMONIO SOCIAL 78.379.495,34 68.307.624,19

Reservas 78.379.495,34 68.307.624,19

Reservas de Reavaliação 565.070,15 587.873,83

Prejuizos (Défi cits) Acumulados ou Resultado 77.814.425,19 67.719.750,36

TOTAL DO PASSIVO 130.761.423,21 127.252.749,12

   

COMPENSAÇÃO - PASSIVO 14.079.284,12 4.409.935,75 Ativos Garantidores do Mantenedor 14.079.284,12 4.409.935,75

Page 44: Relatório Anual - Camed 2011

44

Demonstrações Contábeis

TABELA 6 - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIOValores expressos em R$Encerramento em 31/12/2011Fonte: Gerência de Contabilidade

Andrea Cavalcanti Correia LimaCPF: 229.181.163-00Diretora - Presidenta

Luiza Leene Holanda Lima CPF: 109.957.063-87

Diretora Administrativa e Financeira

Luciano Comin NunesCPF: 112.681.583-72

Diretor de Promoção a Assistência a Saúde

Ana Patricia Vieira LinsContadora

CRC-CE 022415/P-0

2011 2010Contraprestação Efetiva de Plano de Assistência à Saúde 99.798.605,32 91.934.365,04

Contraprestações Líquidas 99.798.605,32 88.967.236,60

Variação das Provisões Técnicas - 2.967.128,44

Eventos Indenizáveis Líquidos (86.982.913,68) (91.089.746,61)Eventos Indenizáveis (110.135.465,63) (101.874.674,59)

Recuperação de Eventos Indenizáveis 22.899.014,61 13.517.355,31

Variação da Provisão de Eventos Ocorridos e Não Avisados 253.537,34 (2.732.427,33)  

RESULTADO DAS OPERAÇÕES COM PLANOS DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE 12.815.691,64 844.618,43

Outras Receitas Oper. de Assist. à Saúde Não Relacionadas com Planos de Saúde da Operadora

28.306.064,16 24.955.846,75

Outras Despesas Oper. de Assist. à Saúde Não Relacionadas com Planos de Saúde da Operadora

(27.591.666,12) (24.283.749,01)

 RESULTADO BRUTO 13.530.089,68 1.516.716,17

 Despesas de Comercialização - -

Despesas Administrativas (25.518.017,03) (27.561.745,08)

Outras Receitas Operacionais 14.352.693,56 105.997.564,20

Outras Despesas Operacionais (4.755.168,45) (16.074.094,45)Provisão Para Perdas Sobre Créditos (1.216.397,20) (426.512,66)

Provisão Para Contigências -Operacional (1.601.304,82) (14.200.921,35)

Outras (1.937.466,43) (1.446.660,44)  

Resultado Financeiro Líquido 3.029.712,27 1.749.625,84 Receitas Financeiras 3.985.385,41 1.751.224,14

Despesas Financeiras (955.673,14) (1.598,30)

RESULTADO OPERACIONAL 639.310,03 65.628.066,68  

Resultado Patrimonial 9.546.060,14 (7.543.141,33)Receitas Patrimoniais 15.446.079,20 10.417.878,92

Despesas Patrimoniais (5.900.019,06) (17.961.020,25)

Outras Receitas/Despesas não Operacionais - -  

RESULTADO ANTES DOS IMPOSTOS E PARTICIPAÇÕES 10.185.370,17 58.084.925,35 -

Imposto de Renda -

Contribuição Social -

Impostos Diferidos -

Participações no Resultado -

RESULTADO LÍQUIDO 10.185.370,17 58.084.925,35

Page 45: Relatório Anual - Camed 2011

45

www.camed.com.br

TABELA 7 - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO SOCIALValores expressos em R$Encerramento em 31/12/2011Fonte: Gerência de Contabilidade

  Patrimônio Social de

Apropriação de Superavit e/ou Defi cit Acumulados

Reservas de Reavaliação

TOTAL

SALDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 9.634.825,01 610.677,51 10.245.502,52

Reservas de Reavaliação:      

Realização   (22.803,68) (22.803,68)

Superávit /Défi ct Líquido do Exercício 58.084.925,35   58.084.925,35

SALDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 67.719.750,36 587.873,83 68.307.624,19

Ajustes de Exercícios Anteriores  (90.695,34)   (90.695,34)

Retifi cação de erros de exercícios anteriores (90.695,34)   (90.695,34)

Reservas de Reavaliação:   (22.803,68)  (22.803,68)

Realização   (22.803,68) (22.803,68)

Superávit /Défi ct Líquido do Exercício 10.185.370,17   10.185.370,17

SALDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 77.814.425,19 565.070,15 78.379.495,34

Page 46: Relatório Anual - Camed 2011

46

Demonstrações Contábeis

TABELA 8 - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PERMANENTEValores expressos em R$Encerramento em 31/12/2011Fonte: Gerência de Contabilidade

 SALDO

31/12/2010ADIÇÕES  BAIXAS  TRANSF 

SALDO31/12/2011

INVESTIMENTOS 64.140.313,68 12.065.972,87 (8.765.246,10) - 67.441.040,45

IMÓVEIS 117.800,00 - - - 117.800,00 TERRENOS 452.300,00 - - - 452.300,00 PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS - INVESTIMENTOS NO PAÍS 63.636.783,96 12.061.653,50 (8.756.214,69) - 66.942.222,77

(-) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA (66.570,28) 4.319,37 (9.031,41) (71.282,32)

IMOBILIZADO 1.250.964,32 896.854,19 (874.301,36) - 1.273.517,15

IMÓVEIS DE USO - - - - - EDIFICAÇÕES - - - - -

EQUIPAMENTOS DE USO 3.749.569,43 507.421,63 (8.209,60) - 4.248.781,46 MÓVEIS E UTENSÍLIOS 689.288,12 23.920,98 (1.772,30) - 711.436,80 MÁQUINAS 235.421,37 38.082,58 (323,11) - 273.180,84 COMPUTADORES E PERIFÉRICOS 2.810.713,83 441.847,07 (5.610,19) - 3.246.950,71 APARELHOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS 14.146,11 3.571,00 (504,00) - 17.213,11

   OUTRAS IMOBILIZAÇÕES 84.534,72 - - - 84.534,72 INSTALAÇÕES 84.534,72 - - - 84.534,72 DIREITOS DE USO - - - - - SISTEMAS DESENVOLVIDOS - - - - - MARCAS E PATENTES - - - - -

   (DEPRECIAÇÃO ACUMULADA) (2.583.139,83) 389.432,56 (866.091,76) - (3.059.799,03)

   EQUIPAMENTOS DE USO (2.504.977,70) 388.606,85 (864.413,54) - (2.980.784,39) MÓVEIS E UTENSÍLIOS (289.241,76) 56.961,24 (119.621,55) - (351.902,07) MÁQUINAS (82.639,23) 20.646,23 (43.497,12) - (105.490,12) EDIFICAÇÕES - - - - - COMPUTADORES E PERIFÉRICOS (2.126.917,35) 309.982,38 (699.142,02) - (2.516.076,99) APARELHOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS (6.179,36) 1.017,00 (2.152,85) - (7.315,21)

   OUTRAS IMOBILIZAÇÕES (78.162,13) 825,71 (1.678,22) - (79.014,64) INSTALAÇÕES (78.162,13) 825,71 (1.678,22) - (79.014,64) DIREITOS DE USO - - - - - SISTEMAS DESENVOLVIDOS - - - - - MARCAS E PATENTES - - - - -

  INTANGÍVEL 3.719.328,53 3.096.441,76 (2.831.051,22) - 3.984.719,07

SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 2.142.111,23 1.135.965,40 (77.500,60) - 3.200.576,03 PROGRAMA AMIGO DA FAMÍLIA 481.103,36 124.992,33 (606.095,69) - - PPO-PROGRAMA DE PREVENÇÃO ODONTOLÓGICA 641.892,65 723.328,28 (139.112,30) - 1.226.108,63 SOFTWARE - 228.559,47 (228.559,47) - - DIREITOS DE USO 765.303,84 - - - 765.303,84 SISTEMAS DESENVOLVIDOS 398.420,86 - - - 398.420,86 MARCAS E PATENTES 11.671,50 - - - 11.671,50

(AMORTIZAÇÃO ACUMULADA) (721.174,91) 883.596,28 (1.779.783,16) - (1.617.361,79) AMORITIZAÇÃO DO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO (6.064,97) 310.791,49 (702.524,06) - (397.797,54) AMORITIZAÇÃO PROG AMIGO DA FAMILIA - 572.804,79 (572.804,79) - - AMORITIZAÇÃO PROG DE PREV. ODONT - PPO - - (438.768,58) - (438.768,58) AMORTIZAÇÃO DIREITOS DE USO (323.517,71) - (59.039,09) (382.556,80) AMORITIZAÇÃO SISTEMAS DESENVOLVIDOS (391.592,23) - (6.646,64) (398.238,87)

DIFERIDO - - - - - GASTOS COM DESENVOLVIMENTO SISTEMA

CORPORATIVO - - - - -

GASTOS COM SISTEMA RM 203.676,45 - - - 203.676,45

(AMORTIZAÇÃO ACUMULADA) (203.676,45) - - - (203.676,45) GASTOS COM SISTEMA RM (203.676,45) - - - (203.676,45)

TOTAL PERMANENTE 69.110.606,53 16.059.268,82 (12.470.598,68) - 72.699.276,67

Page 47: Relatório Anual - Camed 2011

47

www.camed.com.br

TABELA 9 - DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXAValores expressos em R$Encerramento em 31/12/2011Fonte: Gerência de Contabilidade

ATIVIDADES OPERACIONAIS ANO 2011 ANO 2010

( + ) Recebimentos de Planos de Saúde 127.543.164,78 128.793.570,22

( + ) Outros Recebimentos Operacionais 50.592.556,92 124.330.909,48

( - ) Pagamentos a Fornecedores/Prestadores de Serviços de Saúde (135.686.496,44) (129.611.635,62)

( - ) Pagamentos de Comissões - -

( - ) Pagamentos de Pessoal (21.420.125,43) (14.781.891,79)

( - ) Pagamentos de Serviços de Terceiros (8.951.498,38) (3.397.605,63)

( - ) Pagamentos de Tributos (75.851,65) (126.345,48)

( - ) Pagamentos de Contingências ( Cíveis/Trabalhista/Tributárias) (2.298.628,31) (1.075.743,22)

( - ) Pagamentos de Aluguel (1.106.509,81) (735.986,18)

( - ) Pagamentos de Promoção/Publicidade (11.135,93) (18.960,03)

( - ) Outros Pagamentos Operacionais (12.665.914,03) (16.759.136,94)

Caixa Líquido das Atividades Operacionais (4.080.438,28) 86.617.174,81

 

ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS ANO 2011 ANO 2010

( + ) Recebimento de Venda de Investimentos - 2.400.000,00

( + ) Outros Recebimentos das Atividades de Investimento 4.101.498,36 1.567.240,45

( - ) Pagamentos de Aquisição de Ativo Imobilizado - Outros (301.442,21) (229.241,01)

( - ) Pagamentos Relativos ao Ativo Diferido - -

( - ) Pagamentos de Aquisição de Participação em Outras Empresas - (12.000.000,00)

( - ) Outros Pagamentos das Atividades de Investimento - (61.023.409,05)

Caixa Líquido das Atividades de Investimentos 3.800.056,15 (69.285.409,61)

ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO ANO 2011 ANO 2010

( + ) Resgate de Aplicações Financeiras 3.329.000,44 12.122.069,97

( + ) Outros Recebimentos das Atividades de Financiamento - 10.201.802,63

( - ) Aplicações Financeiras (3.327.505,35) (37.400.000,00)

( - ) Outros Pagamentos das Atividades de Financiamento - (3.000.810,86)

Caixa Líquido das Atividades de Financiamento 1.495,09 (18.076.938,26)

VARIAÇÃO LÍQUIDA DO CAIXA (278.887,04) (745.173,05)

CAIXA - SALDO INICIAL 443.436,28 1.188.609,33

CAIXA - SALDO FINAL 164.549,24 443.436,28

Page 48: Relatório Anual - Camed 2011

48

Notas Explicativas às Demonstrações ContábeisNOTA 1. CONTEXTO OPERACIONALA CAMED SAÚDE - Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, sociedade civil e pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, CNPJ 05.814.777/0001-03, foi fundada no dia 28/jul/1978, com registro no Cartório 6º Ofício de Notas de Fortaleza-CE.

Reconhecida como uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, estando isenta da tributação do imposto de renda, em conformidade com o Ato Declaratório no 39/78, expedido em 26/set/1978 - DRF - CE.

Registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, sob o n° 38.569-7, como operadora de plano de saúde, classificada como Autogestão com Mantenedor.

A entidade atua em localidades onde existe representação do Banco do Nordeste do Brasil S.A. e tem como objetivo principal a assistência aos associados e seus dependentes inscritos por meio da concessão de auxílios destinados à cobertura ou ao ressarcimento de despesas com a promoção, proteção e recuperação da saúde.

Em sua gestão, além das normas que regem o setor, são observadas as disposições contidas em seu Estatuto Social, no Regulamento Geral de Auxílios – RGA e nas decisões e normativos aprovados por sua Administração. A CAMED SAÚDE tem por missão “cuidar da saúde das pessoas por meio de ações preventivas e assistenciais, primando pela ética, excelência nos serviços e sustentabilidade empresarial”.

NOTA 2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEISAs demonstrações contábeis foram elaboradas e estão sendo apresentadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, em conformidade com as normas instituídas pela ANS e disposições da Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 11.638/07 e 11.941/09). Em 28/dez/07, foi promulgada a Lei 11.638, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2008, que altera, revoga e introduz novos dispositivos à Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações). Essa Lei teve principalmente o objetivo de atualizar a legislação societária brasileira para possibilitar o processo de convergência das práticas contábeis adotadas no Brasil com aquelas constantes nas normas internacionais de contabilidade (IFRS) e permitir que novas normas e procedimentos contábeis sejam expedidos pelos órgãos reguladores em consonância com os padrões internacionais de contabilidade. A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, por meio da Resolução Normativa nº 184, de 19/dez./08, estabeleceu que as Operadoras de Plano de Assistência à Saúde devem atender aos dispositivos na Lei nº 11.638/07 e na Medida Provisória nº 449, de 03/dez/08, e posteriormente convertida na Lei nº 11.941, de 27/05/09.

Em 22 de dezembro de 2009, a ANS publicou a Instrução Normativa nº 37 incorporando

Page 49: Relatório Anual - Camed 2011

49

www.camed.com.br

à legislação de Saúde Suplementar as diretrizes dos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC e aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade. Para o exercício de 2011, conforme estabelecida na referida IN, estão sendo observados os seguintes Pronunciamentos Contábeis Técnicos aplicáveis à operadora:

CPC nº 01 – Redução do Valor Recuperável de Ativos;CPC nº 03 – Demonstração do Fluxo de CaixaCPC nº 04 – IntangívelCPC nº 05 – Partes RelacionadasCPC nº 12 – Ajuste a Valor PresenteCPC nº 18 – Coligadas e ControladasCPC nº 23 – Políticas contábeis, Mudança de Estimativas e Retificação de ErrosCPC nº 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos ContingentesCPC nº 27 – Ativo ImobilizadoCPC nº 30 – ReceitasCPC nº 33 – Benefícios a Empregados

NOTA 3. PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADASa) O regime contábil adotado é o de competência;

b) As aplicações financeiras estão demonstradas ao custo, acrescido dos rendimentos apurados até a data do balanço, não excedendo ao valor de mercado;

c) Os investimentos em outras sociedades estão avaliados pelo método da equivalência patrimonial, aplicando-se o percentual de participação societária sobre o patrimônio líquido da controlada. Os investimentos em imóveis para rendas de aluguel estão avaliados pelo custo de aquisição, deduzido da depreciação acumulada, conforme prerrogativa da IN nº 47, de 21/07/2011, da Diretoria de Normas e Habilitação de Operadoras, da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS;

d) As obrigações estão demonstradas por valores conhecidos ou calculáveis, incluídos os encargos e as variações monetárias incorridas até a data do balanço;

e) Os ativos e passivos com registros a valor presente são classificados como circulantes quando sua realização ou liquidação é provável que ocorra nos próximos doze meses. Caso contrário, são demonstrados como não circulantes;

f) O Imobilizado está demonstrado ao custo de aquisição, sendo as depreciações calculadas pelo método linear, considerando-se o prazo de vida útil dos bens, conforme prerrogativa da IN nº 47, de 21/07/2011, da Diretoria de Normas e Habilitação de Operadoras, da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. As taxas utilizadas são as definidas pela legislação fiscal;

Page 50: Relatório Anual - Camed 2011

50

g) No intangível estão registrados os direitos que tenham objeto bens incorpóreos de acordo com as disposições do CPC 04;

h) Ativos não circulantes, exceto imobilizado e propriedade para investimentos, e os ativos circulantes relevantes foram revisados ao final do exercício, por empresa especializada, com o objetivo de verificar a existência de indícios de perdas não recuperáveis. A análise realizada em conformidade com o pronunciamento técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC nº 01 demonstrou que não há indicadores de desvalorização, bem como são realizados em prazos satisfatórios.

NOTA 4. MUDANÇAS NAS POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVA E RETIFICAÇÃO DE ERROObjetivando a comparabilidade das demonstrações contábeis e em atendimento às recomendações do item 42 da Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TG nº 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erros, aprovada pela Resolução CFC nº 1.179, de 24 de julho de 2009, a Entidade reelaborou retrospectivamente as demonstrações de 2010, realizando os ajustes de exercícios anteriores mencionado na nota 12 “a.1”, os quais influenciaram nas contas do quadro abaixo:

NOTA 5. ATIVO CIRCULANTEa) Os recursos financeiros em curto prazo encontram-se aplicados no Banco do Nordeste do Brasil S.A. como títulos de renda fixa, estando registrados a valor de mercado. O valor desses recursos aplicados totalizou em 31/dez/11 em R$ 32.357 mil (Em 31/dez/10 R$ 5.010 mil);

b) Os recursos financeiros mencionados no item anterior estão registrados da seguinte forma:

b.1) Conforme as disposições contidas no artigo 34 da RN nº 159/07 e disposto na RN 227/10, ambas da ANS que trata de ativos garantidores, a CAMED SAÚDE realizou a abertura de conta de custódia junto ao Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC, do Banco Central do Brasil, para vinculação dos ativos garantidores às provisões técnicas, junto à ANS, objeto da nota 9. Foram oferecidos como ativos garantidores aplicações em Títulos Públicos de renda fixa, administradas pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A - BNB. Essas aplicações em 31/dez/11 corresponderam ao total de R$ 5.675 mil (R$ 2.580 mil em 31/dez/10);

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

DESCRIÇÃO 2011 Exercício 2010 Reapresentado

Exercício 2010

PublicadoATIVO  

Disponível 164.645,61 446.145,72 443.635,91

Créditos de Operações com Planos de Assist à Saúde 3.293.945,95 8.767.122,16 8.686.740,14

Outros Créditos Oper c/ Planos Assist Saúde 3.095.810,56 3.585.083,14 3.584.081,74

Créditos de Oper de Assist Não Relac com Planos de Saúde da Operadora 2.580.346,78 120,00 -

Títulos e Créditos a Receber 2.698.307,28 3.386.665,91 3.624.220,44

Total Ativo 11.833.056,18 16.185.136,93 16.338.678,23

PASSIVO  

Provisão de Eventos a Liquidar 10.705.018,20 10.443.051,93 10.451.119,58

Débitos Diversos 4.567.469,46 17.360.924,05 17.416.059,66

Tributos e Contribuições a Recolher 1.203.685,04 1.022.432,44 1.022.075,14

Total Passivo 16.476.172,70 28.826.408,42 28.889.254,38

TOTAL - (Ativo - Passivo) 12.641.271,49 12.550.576,15

Ajustes de Exercícios Anteriores     (90.695,34)

Page 51: Relatório Anual - Camed 2011

51

www.camed.com.br

b.2) Para complementar os valores constituídos pela CAMED SAÚDE, como ativos garantidores às provisões técnicas, mencionadas na nota 9, o Banco do Nordeste do Brasil S.A. – BNB, entidade mantenedora da Camed, por meio de Termo de Garantia Financeira, de 18/dez./09, com registro no Cartório Melo Junior da cidade de Fortaleza-CE, aprovado pela ANS, ofereceu em garantia o valor de R$ 14.079 mil (Em 31/dez/10 R$ 4.409 mil) em Letras Financeiras do Tesouro – LFT, em cumprimento ao disposto no Art. 1º e no inciso II do Art 2º da RDC 159/07, emitida pela ANS. O referido valor encon tra-se registrado em conta de compensação no Ativo e Passivo, conforme recomendação da ANS por meio da IN 46, de 25/fev/2011;

b.3) Como Aplicações Não Vinculadas

Representa o saldo do total dos recursos financeiros deduzidos das aplicações financeiras oferecidas como ativos garantidores, objeto do item b.1. Os referidos ativos não são vinculados à ANS e podem ser movimentados livremente pela operadora. Essas aplicações em 2011 totalizaram R$ 26.682 mil (R$ 2.430 mil em 31/dez/10);

c) No grupo Créditos de Operações com Planos de Assistência à Saúde, destacamos a rubrica Contraprestação Pecuniária a Receber, com um total de R$ 198 mil (R$ 32 mil em 31/dez/10), alusivo às contribuições dos associados, às mensalidades dos beneficiários do segmento de mercado e aos saldos devedores de associados desligados das patrocinadoras, sendo apresentadas de forma líquida já deduzida da Provisão para Perdas sobre Créditos. As contraprestações (mensalidades) são emitidas para liquidação no próprio mês de cobertura contratual;

d) Em Operadoras de Planos de Assistência à Saúde estavam registrados os valores decorrentes de atendimentos realizados a usuários de empresas que mantêm convênios de reciprocidade com a CAMED SAÚDE. O saldo dessa rubrica, que encerrou o exercício de 2010 com um total de R$ 5.070 mil, foi transferido para a Conta do mesmo grupo Créditos de Operações de Assistência à Saúde Não Relacionados com Planos de Saúde da Operadora para adequação ao Plano de Contas Padrão da ANS (IN 46/2011), apresentando ao final do exercício o saldo de R$ 2.580 mil;

e) Na rubrica Outros Créditos de Operações com Planos de Assistenciais à Saúde do mesmo grupo, no total de R$ 3.096 mil (R$ 3.584 mil, em 31/dez/10), estão registrados os valores de coparticipação e parcelamento de coparticipação dos associados e de seus dependentes quando da utilização de serviços assistenciais cobertos pelos Planos Natural e Família. Em 2011 essa rubrica representou 93,99% do total do grupo;

f) A rubrica Títulos e Créditos a Receber encerrou o exercício com um saldo de R$ 2.698 mil (R$ 3.624 mil, em 31/dez/10), representando 6,22% do total do Realizável. Nesta rubrica estão registrados como mais relevantes os valores referentes aos seguintes itens:

f.1) Exames anuais e periódicos de funcionários do BNB, R$ 280 mil;f.2) Lucros a receber, repasse de cota patronal de plano de saúde de funcionários da Camed Corretora e Camed Vida, R$ 674 mil;f.3) Adiantamentos a convênios de reciprocidade por utilização de serviços assistenciais dos nossos beneficiários, R$ 994 mil.

Page 52: Relatório Anual - Camed 2011

52

g) A rubrica Outros Valores e Bens encerrou o exercício com um saldo de R$ 2.461 mil (R$ 2.481 mil, em 31/dez/10), representando 5,67% do total do Realizável. Nesta rubrica estão registrados como mais relevantes os valores referentes aos seguintes itens:

g.1) Valor a curto prazo da alienação parcial voluntária da Carteira para a CAMED VIDA, ocorrida em agosto de 2009 que totalizou ao final do exercício, R$ 1.112 mil;

g.2) Saldos de depósitos bancários bloqueados vinculados às demandas de natureza jurídica que totalizou R$ 1.184 mil.

NOTA 6. NÃO CIRCULANTE - REALIZÁVEL A LONGO PRAZO a) O saldo desse grupo, em 2011, importou em R$ 14.507 mil (R$ 37.896 mil, em 31/dez./10). Os valores mais relevantes foram registrados nas contas abaixo, constantes do mesmo grupo;

b) Os recursos financeiros a longo prazo aplicados no Banco do Nordeste do Brasil S.A. como títulos de renda fixa (CDB), que totalizavam em 31/dez/10 em R$ 23.987 mil, em 2011 foram reclassificados como de curto prazo, dada a característica de liquidez dos títulos; c) Na rubrica Títulos e Créditos a Receber são registrados os valores referentes a parcelamento de coparticipação a longo prazo, mencionado na letra “e” da nota 5, no valor de R$ 1.573 mil (R$ 1.439 mil em 31/dez/10); d) Em Valores e Bens constam Depósitos Judiciais e Fiscais que, por decisão judicial, a CAMED vem depositando em juízo, que totalizaram em 2011 a cifra de R$ 10.773 mil (R$ 9.197 mil, em 31/dez/10), a saber:

d.1) No Banco do Brasil S/A estão sendo depositadas as contribuições dos dependentes naturais dos associados que moveram Ação Cautelar contra a CAMED SAÚDE para não pagar as referidas contribuições. No final do exercício essa rubrica totalizou R$ 549 mil (R$ 433 mil em 31/dez/10);

d.2) Na Caixa Econômica Federal vem sendo depositado, em juízo, desde 29/ago./08, cota patronal em favor do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, alusiva à contribuição equivalente a 15% sobre as faturas de serviços prestados por cooperativas de trabalho, com argumentação de inconstitucionalidade, conforme nota 11, letra c.2, totalizando no final de 2011 a importância de R$ 10.023 mil (R$ 8.563 mil em 31/dez/10), que representa 93,04% do subgrupo e 7,67% do ativo total;

e) Ainda neste grupo foi registrado o valor a receber a longo prazo pela alienação parcial voluntária da Carteira para a CAMED VIDA, no total de R$ 1.761 mil (Em 31/dez/10 R$ 2.873 mil), bem como o valor de R$ 400 mil, referente a nota promissória da empresa CRI Participações, referente ao compromisso assumido para entrega futura de duas salas comerciais, objeto de negociação de parte do pagamento, pela aquisição de imóvel de propriedade da Camed Saúde, situado na Av. Santos Dumont, 900 – Fortaleza-CE.

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

Page 53: Relatório Anual - Camed 2011

53

www.camed.com.br

NOTA 7. PROVISÕES PARA PERDAS SOBRE CRÉDITOSa) A Provisão para Perdas sobre Créditos, relativamente às contraprestações pecuniárias com preços pré-estabelecidos e à coparticipação dos beneficiários nas despesas assistenciais, considera o montante dos créditos, cuja inadimplência tenha superado a 60 (sessenta) dias da data de vencimento para planos individuais e 90 (noventa) dias para planos coletivos ou empresariais, conforme recomendação da ANS por meio do Anexo – Capitulo I - IN 46, de 25/fev/2011; b) A provisão mencionada no item anterior é ajustada com base na perda real ocorrida, depois de decorridos seis meses do vencimento dos títulos não pagos, com concomitante baixa desses títulos. Ao final do exercício esta provisão totalizou R$ 1.178 mil (R$ 1.905 mil em 31/dez/10);

c) A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa, sobre a conta parcelamento de coparticipação Financeira dos beneficiários em eventos indenizáveis, do grupo Créditos de Operações com Planos de Assistência à Saúde, foi computada considerando o saldo devedor de beneficiários desligados da operadora, acrescido de 5% (cinco por cento) sobre o saldo restante dessa conta, totalizando em R$ 189 mil, ao final do exercício (R$ 66 mil em 31/dez/10). O mesmo procedimento foi adotado para o saldo de parcelamento de coparticipação nos eventos indenizáveis da rubrica Créditos a Receber do Ativo Não Realizável, sendo deduzido nessa última, o montante de “Recálculo de Dívidas de Associados”, conforme esclarecimento na alínea “d” abaixo. Ao final do exercício o saldo dessa rubrica totalizou R$ 348 mil (R$ 80 mil em 31/Dez/10);

d) Na rubrica Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa do grupo Títulos e Créditos a Receber, do Ativo Não Circulante - Realizável em Longo Prazo, também estão registrados os valores referentes ao recálculo de dívidas de associados. Trata-se do saldo das dívidas de associados com a Camed, as quais foram recalculadas em 2004, visando o seu recebimento em até 24 meses. À medida que os associados firmam termo de acordo pela assunção do novo valor da dívida, os valores provisionados são baixados em contrapartida à conta do Ativo. Esses valores totalizaram R$ 85 mil (R$ 85 mil em 31/dez/10).

NOTA 8. INVESTIMENTOS, IMOBILIZADO E INTANGÍVEL a) Neste exercício, a movimentação do investimento em participação societária da CAMED SAÚDE, com 83,49%, do capital da Camed Administradora e Corretora de Seguros Ltda., sofreu as seguintes alterações:

a.1) Valor a receber pela CAMED SAÚDE a título de distribuição de lucros no valor de R$ 2.546 mil (R$ 2.181 mil em 31/dez/10);a.2) Registro de equivalência patrimonial do exercício no valor de R$ 2.753 mil (R$ 1.659 mil, em 31/dez/10).

b) Neste exercício, para cálculo da equivalência patrimonial da participação da CAMED SAÚDE, com 99,99%, do capital da Camed Operadora de Plano de Saúde Ltda, foi considerado o valor a título de ganhos decorrentes da participação societária no exercício no valor de R$ 3.098 mil (R$ 17.949 mil em 31/dez/10);

c) Os registros das movimentações citadas nas alíneas “a” e “b” foram realizados na rubrica Participações Societárias – Investimentos no País do Ativo Não Circulante -

Page 54: Relatório Anual - Camed 2011

54

Investimentos. A referida conta encerrou o exercício com um saldo de R$ 67.441 mil (R$ 63.637 mil, em 31/dez/10), esse aumento decorreu dos ganhos com equivalência patrimonial;

d) As principais movimentações no Ativo Imobilizado deste exercício estão relacionadas a aquisições de equipamentos de informática visando a atualização do parque tecnológico da operadora. A referida rubrica, já deduzida da depreciação, encerrou o exercício com um saldo de R$ 731 mil (Em 31/dez/10 R$ 684 mil).

e) No Ativo Intangível estão registrados como mais relevantes às rubricas abaixo relacionadas:

e.1) Valores despendidos com Sistemas Informatizados para dar suporte às atividades operacionais e de controle da operadora. O montante desses valores até 2011 foi de R$ 3.186 mil (R$ 2.585 mil em 31/dez/10), já deduzido do valor da amortização;

e.2) Gastos em Programas de Prevenção e Assistência a Saúde, objeto da Instrução Normativa Conjunta nº 002, de 02/07/10 e alterações posteriores mediante Instrução Normativa Conjunta nº 004, de 28/02/11 da ANS, encerrou o exercício com um saldo já deduzido da amortização de R$ 787 mil (Em 31/dez/10 R$ 1.123 mil). Em julho de 2011, a ANS efetuou o descadastramento do programa de Prevenção e Assistência à Saúde denominado de “Amigo da Família”, destinado ao gerenciamento de beneficiários portadores de patologias crônicas ou degenerativas, doenças incapacitantes em estágio avançado e com dificuldade de locomoção, tendo sido baixado do Ativo Intangível o total de R$ 572 mil. Foi mantido o cadastramento do Programa de Prevenção Odontológica-PPO com o objetivo de melhoria da saúde bucal, por meio da redução de riscos de cáries e doenças periodontais. O PPO finalizou o exercício com um saldo de R$ 787 mil (Em 31/dez/10 R$ 642 mil). Em 2011 foram realizadas amortizações no Programa no valor total de R$ 439 mil.

NOTA 9. PASSIVO CIRCULANTE - PROVISÕES TÉCNICASa) De acordo com as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, por meio da Resolução Normativa nº 209/09, foi estabelecido os critérios de Constituição de Provisões Técnicas;

b) Na conta Provisão de Eventos a Liquidar de Operações de Assistência à Saúde estão registrados os valores conhecidos até dez/11, que serão liquidados a partir de jan/12 à rede prestadora de serviços por atendimentos prestados aos beneficiários da CAMED SAÚDE e ressarcimento ao SUS, totalizando R$ 10.705 mil (R$ 10.451 mil, em 31/dez/10);

b.1) Em relação ao ressarcimento ao SUS, a operadora vem contestando judicialmente as cobranças de serviços prestados aos beneficiários da CAMED SAÚDE pelo Sistema Único de Saúde – SUS, em conformidade com a Resolução n° 6, de 26/mar/01, da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, com argumentação de inconstitucionalidade. A saúde é uma obrigação do Estado. Foi concedida liminar em favor da Camed, sustando o referido ressarcimento. Esta ação é considerada como de perda provável. Até junho de 2011 os valores decorrentes dessa ação vinham sendo contabilizados como Provisões para Contingências - Passivo Não Circulante e, por recomendação da ANS, foram transferidos para

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

Page 55: Relatório Anual - Camed 2011

55

www.camed.com.br

a Conta Provisões Técnicas de Operações de Assistência à Saúde, do Passivo Circulante. Ao final do exercício esta rubrica atingiu o montante de R$ 3.111 mil (R$ 1.333 mil, em 31/dez/10).

c) A Camed Saúde vem constituindo, desde janeiro de 2008, na forma estabelecida no Art. 16 da RN nº 209/09, combinado com Art. 16-B da RN nº 274/11, ambas da ANS, a Provisão para Eventos Ocorridos e Não Avisados – PEONA, observando a proporção cumulativa mínima de 1/72 (um setenta e dois avos), a cada mês, do valor calculado para referida provisão, em conformidade com a as RN’s mencionadas. Ao final do exercício essa rubrica totalizou o valor de R$ 5.768 mil (R$ 6.022 mil em 31/dez/10);

d) A provisão mencionada na alínea “c” é ajustada mensalmente para mais ou para menos, obedecidos os critérios estabelecidos pela ANS;

e) Os ativos garantidores às provisões técnicas acima, estabelecidos por meio da RN nº 159/07 e RN nº 227/10, ambas da ANS, foram oferecidos pela CAMED SAÚDE na forma das letras “b.1” e “b.2” da nota 5.

NOTA 10. DÉBITOS COM OPERAÇÕES DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES A RECOLHER E DÉBITOS DIVERSOS.

a) Na conta Outros Débitos de Operações com Planos de Assistência a Saúde estavam registrados valores a pagar a convênios de reciprocidade por utilização de serviços assistenciais de beneficiários da CAMED SAÚDE. O saldo dessa rubrica, que encerrou o exercício de 2010 com um total de R$ 3.085 mil, foi transferido para a Conta do mesmo grupo Débitos de Operações de Assistência à Saúde Não Relacionados com Planos de Saúde da Operadora para adequação ao Plano de Contas Padrão da ANS (IN 46/2011). Ao final do exercício essa conta apresentou o saldo de R$ 2.420 mil;

b) Estão registrados na conta Tributos e Encargos Sociais a Recolher as contribuições de responsabilidade da Operadora, em favor do INSS e para o PIS e FGTS incidentes sobre folha de pagamento, bem como impostos e contribuições retidos na fonte de prestadores de serviços e empregados. Ao final do exercício o saldo dessa rubrica totalizou R$ 1.204 mil (R$ 1.022 mil em 31/dez/10).

c) Na conta Débitos Diversos destacamos como mais relevantes os registros nas rubricas abaixo:

c.1) Obrigações com Pessoal no total de R$ 1.856 mil (R$ 1.664 mil em 31/dez/10);

c.2) Valores a pagar a Fornecedores de Bens e Serviços, no total de R$ 1.178 mil (R$ 1.268 mil em 31/dez/10);

c.3) Prêmios mensais de apólice coletiva de seguro de vida em grupo, da qual a Camed é estipulante, a serem repassados à seguradora responsável pela apólice em jan/12 no total de R$ 744 mil (R$ 775 mil, em 31/dez/10).

NOTA 11. NÃO CIRCULANTE EXIGÍVEL A LONGO PRAZO – TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES A RECOLHER E PROVISÕES PARA CONTINGÊNCIAS

a) As provisões para contingências foram constituídas com base na avaliação individual dos processos judiciais, realizada pelos assessores jurídicos, para os processos

Page 56: Relatório Anual - Camed 2011

56

julgados como de perda provável por parte da Operadora, em conformidade com o NPC 22 do Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes –IBRACON, aprovado pela Deliberação CVM 489/2005;

b) A conta Provisões Para Contingências, alusiva a demandas tributárias, cíveis e judiciais, alcançou ao final de 2011 o saldo de R$ 21.908 mil (R$ 20.949 mil, em 31/dez/10);

c) Dentre as provisões para perdas de contingentes destacam-se as abaixo relacionadas, dado o seu grau de relevância:

c.1) Impetrado mandado de segurança preventivo contra a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS/CE, em 22/jul/03, pleiteando suspender a exigibilidade da taxa de saúde suplementar cobrada trimestralmente para cada beneficiário inscrito na CAMED SAÚDE. A ANS não tem autonomia para a criação de impostos e taxas. A ação é considerada perda provável. Ao final do exercício o valor registrado atingiu a cifra de R$ 2.771 mil (R$ 1.625 mil, em 31/dez/10);

c2) Com relação ao mandado de segurança preventivo contra o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, em 15/mai/00, com argumentação de inconstitucionalidade da contribuição equivalente a 15% sobre as faturas de serviços prestados por cooperativas de trabalho (formato em que muitos médicos se organizam para credenciamento coletivo, junto aos planos de saúde). A contribuição não poderia ter sido criada ou alterada, por meio de Lei Ordinária, e sim por Lei Complementar. Em razão do andamento judicial, a assessoria jurídica da CAMED SAÚDE reclassificou o referido processo como de perda provável para perda possível em função da perspectiva de vitória nas ações ser bastante favorável à Entidade. No entanto, por se referir a uma obrigação legal classificada como tributo, a Entidade vem realizando o registro da Provisão. Essa rubrica ao final do exercício atingiu o saldo de R$ 15.544 mil (R$ 14.201 mil em 31/dez/10). Do total dessa provisão está depositado em juízo o valor de R$ 10.023 mil, equivalente a 64,48% do valor provisionado até 31/dez/11, conforme nota 6 item d.2;

c.3) Ação Cautelar movida por associados contra a CAMED SAÚDE para não pagar contribuições de dependentes naturais. O montante dessa rubrica ao final do exercício totalizaram em R$ 549 mil (R$ 433 mil em 31/dez/10). O referido valor vem sendo depositado judicialmente no seu valor integral, conforme nota 6, “d.1”;

c.4) Para os demais processos envolvendo questões civis e coberturas contratuais para procedimentos médicos, hospitalares e afins, a provisão vem sendo ajustada a partir da incorporação de novas ações judiciais e baixas de processos. Ao final do exercício esses valores atingiram o montante de R$ 2.195 mil (R$ 2.508 mil, em 31/dez/10);

c.5) Ainda neste exercício foram mantidas as provisões para processos administrativos junto à ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar, decorrentes de demandas interpostas por aquela Agência e por beneficiários da Camed. Mesmo não se tratando de processos judiciais, a Camed, por prudência, decidiu provisionar 20% sobre processos administrativos totalizando R$ 849 mil (R$ 849 mil, em 31/dez/10);

d) Na conta Débitos Diversos foi registrado em 2011 o montante de R$ 5.570 mil (R$

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

Page 57: Relatório Anual - Camed 2011

57

www.camed.com.br

12.961 mil em 31/dez/10), transferido da Conta Débitos Diversos do Passivo Circulante, referente a valores a serem ressarcidos à Camed Vida, alusivos a despesas assistenciais e administrativas, assim como valores decorrentes do processo de alienação parcial voluntária da Carteira para a Camed Operadora de Plano de Saúde Ltda.

NOTA 12. PATRIMÔNIO LÍQUIDOa.1) O patrimônio líquido teve um crescimento de R$ 10.071 mil (de R$ 68.308 mil, em 31/dez/10 para R$ 78.379 mil em 31/dez/11),em consequência da incorporação do superávit do exercício no valor de R$ 10.185 mil, ajustes de exercícios anteriores no valor de R$ 91 mil e da redução da reserva de reavaliação dos bens em R$ 23 mil. Como ajustes de exercícios anteriores, objeto da nota 4, foram registrados como mais relevantes valores de ressarcimento ao SUS, alusivo ao ano de 2010, no montante de R$ 90 mil.

a.2) O superávit apresentado em 2010 foi superior ao de 2011 em função do BNB como entidade mantenedora da Camed junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, ter transferido para a Camed, em 2010, contribuições no montante de R$ 96 milhões. As referidas contribuições possibilitaram ainda a constituição de ativos garantidores a serem observados pela operadora perante aquele órgão regulador.

NOTA 13. RECEITAS COM OPERAÇÕES DE ASSISTÊNCIA À SAÚDEa) Na rubrica Contraprestações Líquidas estão registradas as seguintes receitas:

a.1) Contribuições das patrocinadoras em favor da CAMED SAÚDE. Ao final do exercício chegou ao montante de R$ 44.167 mil (R$ 39.980 mil em 31/dez/10);

a.2) Contribuições dos associados e de seus dependentes para o Plano Natural. Findo o exercício alcançou a cifra de R$ 31.038 mil (R$ 24.824 mil, em 31/dez/10);

a.3) Contribuições dos associados referentes aos seus dependentes do Plano Família. Encerrado o exercício, atingiu o total de R$ 24.650 mil (R$ 24.163 mil, em 31/dez/10).

NOTA 14. EVENTOS INDENIZÁVEIS a) Nessa conta são registrados os valores despendidos com serviços médicos, hospitalares, odontológicos e afins dos planos assistenciais oferecidos pela CAMED SAÚDE. Em 2011 essas despesas totalizaram R$ 110.135 mil (R$ 101.875 mil, em 31/dez/10); b) Como conta retificadora da conta Eventos Indenizáveis, destaca-se a coobrigação dos beneficiários dos Planos Natural e Família ligados às patrocinadoras da CAMED SAÚDE (BNB, CAPEF, CAMED VIDA e CAMED CORRETORA) quando da utilização dos serviços assistenciais e de recuperação de eventos em decorrência de glosas. No final do exercício essa rubrica alcançou a cifra total de R$ 22.899 mil (R$ 13.517 mil em 31/dez/10);

Em relação aos eventos indenizáveis líquidos no total de R$ 86.983 mil (R$ 91.090 mil em 31/dez/10), houve uma redução quando comparado com o ano de 2010, em função de alteração no modelo de cálculo da PEONA com base na IN 274/11, que beneficia operadoras de pequeno e médio porte, com menos de 100 mil vidas. A Camed Saúde foi beneficiada por se enquadrar como operadora de médio porte.

Page 58: Relatório Anual - Camed 2011

58

NOTA 15. OUTRAS RECEITAS COM OPERAÇÕES DE ASSISTÊNCIA À SAÚDENas contas Outras Receitas/Despesas de Operações e Assistência à Saúde Não Relacionadas com Planos de Saúde da Operadora estão registrados os valores objeto de convênios de reciprocidade para atendimento aos beneficiários em localidades com carência na rede prestadora de serviços.

NOTA 16. DESPESAS ADMINISTRATIVASAs despesas administrativas atingiram a cifra de R$ 25.518 mil (R$ 27.562 mil, em 31/dez/10). As referidas despesas foram registradas como mais representativas nas rubricas abaixo:

a) Nas Despesas com Pessoal Próprio, incluindo despesas com empregados, plano de saúde, formação profissional, transporte de empregados e encargos sociais, sofreu uma redução de 13,97% em decorrência de adequação de contrato de compartilhamento de custos mantido com a empresa Camed Operadora de Plano de Saúde Ltda. e da revisão dos processos operacionais. Em 2011 essas despesas totalizaram R$ 12.311 mil (R$ 14.309 mil, em 31/dez/10);

b) Em Despesas com Serviços de Terceiros são registradas as despesas com sublocação de mão-de-obra, bem como prestação de serviços de auditoria médica terceirizada e auditoria contábil, serviços de advocacia, de consultoria atuarial, manutenção dos sistemas informatizados e gastos com sistemas de conectividade com a rede prestadora de serviços, dentre outros. Essas despesas em 2011 totalizaram R$ 4.550 mil (R$ 2.543 mil, em 31/dez/10);

c) Em Despesas com Localização e Funcionamento foram lançados valores no montante de R$ 5.599 mil (R$ 5.743 mil, em 31/dez/10) estão registradas, dentre outras, as seguintes despesas:

c.1) Despesas com alugueis e condomínios de imóveis para funcionamento da Camed, além de contas água, luz, esgoto e limpeza. Em 2011, essas despesas totalizaram R$ 1.212 mil (R$ 1.134 mil em 31/dez/10);

c.3) Despesas com Comunicação, alusivas a gastos com malotes e correspondências, sistema de telefonia fixa, móvel e 0800, internet e linha de dados. O montante dessas despesas em 2011 foi de R$ 1.903 mil (R$ 1.613 mil em 31/dez/10);

c.5) Despesas com Depreciações e Amortizações no valor total de R$ 1.377 mil (R$ 671 mil em 31/dez/10);

d) Nas Despesas com Tributos são registrados os impostos e contribuições nas esferas federal e municipal, tendo sido registrado ao final do exercício o montante de R$ 1.201 mil (R$ 151 mil em 31/dez/10). Nesta rubrica destaca-se a Taxa de Saúde Suplementar cobrada pela ANS para cada beneficiário inscrito e que vem sendo discutida judicialmente pela operadora. O total registrado para essa taxa em 2011 foi de R$ 1.111 mil (R$ 29 mil em 31/dez/10);

e) Na conta Despesas Administrativas Diversas estão registrados como mais significativos os valores de despesas decorrentes de custas processuais, despesas judiciais, contribuições para CIEFAS/UNIDAS (entidade representativa das operadoras de planos de saúde na modalidade de Autogestão). Em 2011 essas despesas

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

Page 59: Relatório Anual - Camed 2011

59

www.camed.com.br

totalizaram R$ 1.840 mil (R$ 4.141 mil, em 31/dez/10).

NOTA 17. DEMAIS RECEITAS E DESPESASa) Na rubrica Outras Receitas Operacionais estão registradas as Receitas com Operações de Assistência à Saúde no valor de R$ 14.353 mil (R$ 105.998 em 31/dez/10), destacando-se como mais relevantes em 2011 os seguintes valores:

a.1) Ressarcimento de custos operacionais por outros planos de saúde à Camed em função de convênios de Reciprocidade firmados para prestação de serviços aos beneficiários destes, totalizando em 31/dez/11 R$ 4.163 mil (R$ 2.483 mil, em 31/dez./10);

a.2) Taxa de proteção financeira criada para formação de um fundo que custeia os valores que excedem ao limite de coparticipação financeira estabelecido para os Planos Natural e Família, bem como as despesas de eventos franqueados de beneficiários falecidos alusivas ao ano do óbito. No final do exercício encontram-se registrados os seguintes valores:

- Para o Plano Natural, o valor de R$ 3.672 mil (R$ 3.282 mil, em 31/dez/10);- Para o Plano Família, o valor de R$�3.586 mil (R$ 2.825 mil, em 31/dez/10).

a.3) O desempenho do fundo, desde a sua criação em janeiro de 2001, a dezembro de 2011 obteve o seguinte resultado já considerando o aporte das patrocinadoras:

Receitas.......................R$ 58.500 mil;Despesas......................R$ 57.669 mil;Saldo.............................R$ 831 mil.

b) Na conta Receitas Financeiras no montante de R$ 3.985 mil (R$ 1.751 mil, em 31/dez/10) destaca-se os rendimentos de Aplicações Financeiras decorrentes dos recursos aplicados em conformidade com a nota 5, letras “b1” e “b3”. Em 2011 essas rendas totalizaram R$ 3.379 mil (R$ 1.246 mil, em 31/dez/10);

c) Na rubrica Despesas Financeiras no total de R$ 956 mil (R$ 2 mil em 31/dez/10), estão registrados como mais relevante os valores de encargos financeiros, incidentes sobre os valores de Ressarcimento ao SUS que estão sendo discutidos judicialmente pela Operadora. Ao final de 2011 esses encargos totalizaram o valor de R$ 881 mil;

d) Nas contas de Receitas e Despesas Patrimoniais que possibilitaram um resultado em 31/dez/11 de R$ 9.546 mil (R$ -7.543 mil em 31/dez/10) foram registrados como mais relevantes as variações da equivalência patrimonial da participação da Camed Saúde, com 83,49% do Capital da Camed Administradora e Corretora de Seguros Ltda. – Camed Corretora, apresentando um resultado de R$ 2.752 mil e da participação da Camed Saúde, com 99,99% do Capital da Camed Operadora de Plano de Saúde Ltda., com um resultado de R$ 3.098 mil.

NOTA 18. CONTINGÊNCIAS FISCAISa) A CAMED SAÚDE permanece com recurso junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS decorrente de fiscalização/autuação efetuada por aquele órgão relativo ao pagamento do prêmio de seguro de vida em grupo (quota patronal), pagamento da quota patronal para formação do Fundo Social da CAPEF, pagamento de indenizações de folgas dos funcionários e ao programa de incentivo ao auto desenvolvimento;

b) A CAMED SAÚDE, por ser uma entidade de assistência social sem fins lucrativos,

Page 60: Relatório Anual - Camed 2011

60

detentora de Imunidade Tributária, promoveu no exercício de 1998 ação contra a Receita Federal com a finalidade de recuperar e suspender valores retidos a título de imposto de renda retido na fonte, incidente sobre rendimentos de aplicações financeiras a partir de 1992, sendo este ainda pendente de julgamento;

c) Foi impetrado pela CAMED SAÚDE um mandado de segurança preventivo, com pedido de liminar, contra a Delegacia da Receita Federal em Fortaleza pleiteando isenção da contribuição para a COFINS, estabelecida na Medida Provisória nº 1.858-6, de 29/jun/99, tendo sido concedida a medida liminar, suspendendo qualquer ato de cobrança referente ao caso, em setembro de 1999. Em 2004, o TRF da 5ª Região, julgou apelação em favor da CAMED SAÚDE, reconhecendo a imunidade da instituição em relação a COFINS. Processo ainda pendente de julgamento;

d) A CAMED SAÚDE foi autuada, em 2002 e em 2004, pelo Fisco Municipal (Prefeitura Municipal de Fortaleza) alegando o não recolhimento de ISS sobre suas receitas. Por meio da assessoria jurídica, a CAMED SAÚDE apresentou defesa, demonstrando ser entidade de assistência social sem fins lucrativos, detentora de Imunidade Tributária em relação a suas receitas, estando desobrigada do recolhimento do tributo, estando os débitos com sua exigibilidade suspensa por decisão judicial;

e) As referidas contigências não vêm sendo provisionadas por recomendação da Assessoria Jurídica da CAMED SAÚDE por entender que a entidade é imune e/ou isenta de referidos encargos, além dos mesmos estarem com suas exigibilidades suspensas por decisões judiciais e a perspectiva de vitória nas ações ser bastante favorável à entidade.

NOTA 19. COBERTURA DE SEGUROSA Entidade mantém cobertura de seguros do seu acervo patrimonial visando cobrir eventuais perdas.

NOTA 20. PARTES RELACIONADASAs transações realizadas com a controlada CAMED VIDA, CAMED CORRETORA e indiretamente da CLINICAMED são de natureza operacionais e financeiras, cujos saldos das operações estão descritos nas notas 8-”a”, 8-“b”, 11-“d”.

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

Page 61: Relatório Anual - Camed 2011

61

www.camed.com.br

PareceresAUDITORES INDEPENDENTESCONSELHO FISCALCONSELHO DELIBERATIVOMANTENEDOR

Page 62: Relatório Anual - Camed 2011
Page 63: Relatório Anual - Camed 2011

63

www.camed.com.br

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

Fortaleza, 29 de março de 2012.

Ilmos. Srs.Diretores, Conselheiros e Associados da CAMED – CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO NORDESTE DO BRASILFortaleza - CE

Examinamos as demonstrações contábeis da CAMED – CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2011 e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas.

Responsabilidade da administração sobre as demonstrações contábeisA administração da entidade é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos auditores independentesNossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante. Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da entidade para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da entidade. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião com ressalva.

Page 64: Relatório Anual - Camed 2011

64

Base para opinião com ressalva sobre as demonstrações contábeisEm atendimento a Resolução Normativa – RN nº 209, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a operadora passou a constituir provisão de eventos ocorridos e não avisados (PEONA), de forma gradual em função do total estimado. No exercício encerrado em 31 de dezembro de 2011 foi apropriado no resultado do exercício o valor de R$ 5.768 mil, que corresponde à proporção anual de doze, setenta e dois avos sobre o valor total estimado de R$ 8.652 mil para a referida provisão. Até 31/dez./11, a operadora já havia constituído quarenta e oito avos de provisão da PEONA. Nos termos do Comunicado Técnico n° 03/08 do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, o entendimento é que a mencionada provisão já deveria ter sido constituída integralmente por ocasião do encerramento das demonstrações contábeis de 31 de dezembro de 2011.

Opinião com ressalvaEm nossa opinião, exceto quanto a efeitos que possam advir do assunto descrito no parágrafo Base para opinião com ressalva sobre as demonstrações contábeis, as demonstrações contábeis, acima referidas, apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da entidade CAMED – CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, em 31 de dezembro de 2011, o resultado de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às entidades supervisionadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. ÊnfaseConforme a nota explicativa 17, a operadora mantém discussões nas esferas administrativas e judiciais para o não pagamento de contribuições e impostos administrados pelo INSS, Receita Federal e Prefeitura Municipal de Fortaleza, os quais não estão provisionados contabilmente baseados em parecer de seus consultores jurídicos.

NÉLSON CÂMARA DA SILVACONTADOR CRC/RS-023584/O-8 S-CE

HLB AUDILINK & CIA. AUDITORESCRC-RS-003688/O-2 F-CE

Parecer dos Auditores Independentes

Page 65: Relatório Anual - Camed 2011

65

www.camed.com.br

PARECER DO CONSELHO FISCAL

Os membros do Conselho Fiscal da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – Camed, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, em reunião realizada nesta data, na Sede da Camed, localizada na Av. Santos Dumont, nº 782, Fortaleza – CE, examinaram o Relatório Anual, o Balanço Patrimonial, as Demonstrações de Resultado, as Mutações do Patrimônio Líquido e a Demonstração dos Fluxos de Caixa relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2011, e com base no Parecer da HLB Audilink Auditores & Consultores, de 29 de março de 2012, somos de opinião de que referidas demonstrações guardam conformidade com a situação patrimonial e financeira da Camed – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, exceto quanto aos efeitos que possam advir das limitações mencionadas, no parágrafo base, para opinião com ressalva sobre as demonstrações contábeis constantes do “Relatório da Auditoria Independente”.

Fortaleza, 29 de março de 2012

Paulo Afonso Lopes RibeiroPresidente

José Leorne Jucá de MoraisConselheiro Titular

Rosanna Márcia Sá BustamanteConselheira Titular

Page 66: Relatório Anual - Camed 2011
Page 67: Relatório Anual - Camed 2011

67

www.camed.com.br

PARECER DO CONSELHO DELIBERATIVO

O Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – Camed, no exercício de suas atribuições legais constantes do Artigo 54 do Estatuto Social da Entidade, em reunião realizada no Centro Administrativo Getulio Vargas, sede do Banco do Nordeste do Brasil S.A., localizada na Av. Pedro Ramalho, nº 5.700, Fortaleza – CE, em 30 de março de 2012, examinou as Demonstrações Econômico-Financeiras e o Relatório da Diretoria, inerentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2011.

À luz dos esclarecimentos emanados por parte da Diretoria Executiva, do parecer dos Auditores Independentes HLB Audilink & Auditores e Consultores, do parecer do Conselho Fiscal, do Relatório Anual e das Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis, este Colegiado concluiu que as atividades desenvolvidas obedeceram aos dispositivos estatutários e legais e que as demonstrações contábeis refletem de forma adequada a situação financeira e patrimonial, no exercício ora sob exame. Com fundamento nessas análises aprova o Relatório Anual e as Demonstrações Contábeis da Camed de 2011, acompanhando os pareceres da Auditoria Independente e do Conselho Fiscal.

Fortaleza, 30 de março de 2012

Eliane Libânio Brasil de Matos Presidente

Edgar Arilo Saldanha FonteneleVice-Presidente

Roberto Figuerêdo Vale Conselheiro

Francisco das Chagas Soares Conselheiro

Robério Gress do Vale Conselheiro

Page 68: Relatório Anual - Camed 2011
Page 69: Relatório Anual - Camed 2011

69

www.camed.com.br

PARECER DO MANTENEDOR

Ofício GAPRE-2012/0389

Fortaleza, 30 de março de 2012.

À SenhoraANDREA CAVALCANTI CORREIA LIMADiretora-PresidentaCaixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste - CamedFortaleza-CE

Assunto: Relatório Anual 2011

Senhora Diretora Presidenta,

Atendendo ao disposto no expediente Carta Camed 2012/00220, de 29 de março de 2012, e em conformidade com o artigo 54 do Estatuto Social dessa Caixa de Assistência, e considerando os pareceres dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, manifestamo-nos favoráveis à aprovação do Relatório Anual 2011, devendo o mesmo ser submetido ao Corpo Social.

Atenciosamente,

Jurandir Vieira SantiagoPresidente

Page 70: Relatório Anual - Camed 2011
Page 71: Relatório Anual - Camed 2011
Page 72: Relatório Anual - Camed 2011