relatório anual 2015

112

Upload: nucleo-de-midia-e-conhecimento

Post on 03-Aug-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório anual 2015
Page 2: Relatório anual 2015
Page 3: Relatório anual 2015

Considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, com seus mais de 100 mil m², o Parque Histórico de Carambeí se desta-ca por ser um projeto de caráter sociocultural com o compromisso de preservar a memó-ria dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí e difundir a cultura por meio de seu Patrimônio Material e Imaterial.

Um complexo museal com alas integradas que remete as estruturas de ecomuseus dos

países escandinavos, tem por objetivo resga-tar memórias e provocar uma imersão cultu-ral e experiência sensorial em seus visitantes, por meio de espaços que reproduzem a di-nâmica do estilo de vida do colono no início do século XX, um Parque ecológico, inspira-do no estilo do holandês Zaanse Schans, am-plos jardins, Casa de Memória, anfiteatro e um Koffiehuis – confeitaria e restaurante, que oferece um cardápio com culinária típica e tradicional.

SOBRE O PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ

Page 4: Relatório anual 2015

O MAIOR MUSEU HISTÓRICO A CÉU ABERTO DO BRASIL

Page 5: Relatório anual 2015
Page 6: Relatório anual 2015

O TERCEIRO MUSEU MAIS VISITADO NO PARANÁ

Page 7: Relatório anual 2015
Page 8: Relatório anual 2015
Page 9: Relatório anual 2015

96.000VISITANTESEM 2015

Page 10: Relatório anual 2015

O PARQUE EM NÚMEROS

Parque Histórico de Carambeí está entre os três museus mais visitados do Estado

Em 2015 a instituição museal recebeu 96 mil visitantes.O maior museu histórico a céu aberto do Brasil, Parque Histórico de Carambeí, em 2015 obteve um desempenho superior aos anos anteriores. A visitação superou a de 2014, quando a instituição encerrou o ano com 48 mil visitas, já no ano passado o espaço cultural recebeu cerca de 96 mil visitantes.O museu a céu aberto se consolidou como uma das grandes alternativas culturais da região, até mesmo do Estado, atualmente é um dos três museus mais visitados do Paraná e figura

Page 11: Relatório anual 2015

em primeiro lugar no ranking com a tipologia de museus históricos. “O número de visitantes em museus é crescente, isso se deve principalmente ao fato de que museus se tornaram instituições mais democráticas, abertas ao diálogo e mais próximas do público. O museu como parte integrante do cotidiano do brasileiro é um processo muito recente, o público que visita descobriu na experiência cultural uma alternativa de lazer prazerosa, isso é extremamente positivo, tanto para o setor, quanto para a sociedade como um todo”, avaliou Felipe Pedroso, historiador do Parque Histórico.O conceito de que museu é lugar de ‘coisa velha’ é um rótulo que vem se modificando. No Parque Histórico este

estereótipo está se transformando em virtude ao trabalho realizado pelo corpo técnico multidisciplinar da instituição que tem preparado atividades constantes para fomentar a visitação e tornar o espaço dinâmico. As ações tornam o museu vivo e a resposta vem do público com o aumento do número de visitantes no museu.A turismóloga Ana Cristina Siqueira relatou os benefícios que um atrativo de turismo cultural em expansão traz para a região em que está inserido. “O Parque Histórico, além de preservar a memória dos pioneiros no município, gera conhecimento por meio do intercâmbio cultural que acontece na troca de experiências entre o turista e a comunidade. O aumento de visitantes

na instituição proporciona a Carambeí desenvolvimento econômico, geração de renda e empregos”, explicou.Cresceu o número de turistas no município com o intuito de conhecer o Parque Histórico, o que beneficiou o setor hoteleiro. “Hoje atendemos duas categorias de turistas, que são: turismo de negócios e o turismo cultural. Nosso estabelecimento por questões de infraestrutura era destinado ao turismo de negócios, mas temos conquistado uma nova categoria de turistas interessados em conhecer a história e a cultura dos imigrantes no município. A valorização da nossa cidade e região somou a decisão de ampliarmos o hotel”, afirmou Milenne Pontes Wolthuis, proprietária do Hotel de Klomp.

Page 12: Relatório anual 2015

NÚMERO DE VISITANTES EM 2015

Page 13: Relatório anual 2015
Page 14: Relatório anual 2015

NÚMERO DE VISITANTES NO SITE

Page 15: Relatório anual 2015
Page 16: Relatório anual 2015

ALCANCE MENSALFACEBOOK

Page 17: Relatório anual 2015
Page 18: Relatório anual 2015

QUEM SOMOS

ALAS MUSEAIS INTEGRADAS E AO AR LIVRE

Instalado em um terreno de 100 mil metros quadrados através de parceria entre a Associação do Parque Histórico de Carambeí e a Cooperativa Agroindustrial Frísia, deu-se um local com alas museais integradas e ao ar livre, que contemplam temáticas como: Bens Paisagísticos, História da Vida Privada, Sociabilidade e Cooperativismo e retratam a cultura e história da Imigração holandesa e também suas relações com diferentes etnias que aqui se estabeleceram.

Page 19: Relatório anual 2015

PROJETO DE CARÁTER SOCIOCULTURAL

Temos como intuito preservar a memória dos pioneiros holandeses na região dos Campos Gerais e assim difundir a cultura dos imigrantes por meio de seu Patrimônio Material e Imaterial – ambos presentes em espaços que reproduzem em réplicas arquitetônicas o estilo da vida do colono no início do século XX.

PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTÁVEL

Um projeto cultural onde a comunidade, empresas, parceiros culturais e apoiadores podem interagir, agregando valor e promovendo o desenvolvimento social e sustentável de nossa cidade.

Page 20: Relatório anual 2015
Page 21: Relatório anual 2015

NOSSO ESPAÇO

O parque é mantido pela Associação do Parque Histórico de Carambeí, apresen-ta diferentes alas museais integradas e ao ar livre, que contemplam temáticas como: Bens Paisagísticos, História da Vida Privada, Sociabilidade, Cooperativismo e Agroindústria e retratam a cultura e his-tória da imigração holandesa e também suas relações com diferentes etnias que se estabeleceram e juntas ocuparam o

território hoje constituído como o municí-pio de Carambeí.Está dividido em três alas principais: A Casa da Memória, a Vila Histórica e o Par-que das Águas. Juntos, esses setores têm como objetivo resgatar a história dos imi-grantes holandeses e ilustrar a cultura ne-erlandesa em seu espaço.

Page 22: Relatório anual 2015
Page 23: Relatório anual 2015
Page 24: Relatório anual 2015

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ RECEBE PRÊMIO

Diversos profissionais de turismo dos Campos Gerais participaram de mais uma edição do Prêmio Panorama do Turismo – Profissionais do Ano 2014,

Finalista em sete categorias, a região garantiu e trouxe pra casa o prêmio a Daniel Wagner, na categoria meio de hospedagem, Douglas Costa, presidente da ADETUR Campos Gerais, como ente turístico, Luiz Fernando de Souza, professor no Departamento de Turismo da UEPG, levou o prêmio na categoria instituição de formação e pesquisa em turismo, enquanto, Dick de Geus do Parque Histórico de Carambeí foi premiado na categoria turismo cultural e Nádia Terumi Joboji, gestora de turismo na Regional Centro do SEBRAE/PR, fechou com chave de ouro como Top Tur do Paraná.

Page 25: Relatório anual 2015
Page 26: Relatório anual 2015

VISÃO

Desenvolver um espaço de vivência cultural e troca de saberes na produção e difusão de conhecimento. Fomentar a importância do bem patrimonial exercendo seu papel da preservação da memória.

MISSÃO

Preservar a história, memória, cultura e identidade dos imigrantes holandeses, assim como a formação étnica e social da cidade de Carambeí.

VALORES

– Garantir um espaço dinâmico para práticas sócio educativas e culturais;– Apresentar o acervo de maneira atraente e interativa;– Proporcionar uma experiência de imersão cultural ao visitante;– Cumprir com sua função educativa;– Desenvolver e valorizar práticas sustentáveis e de acessibilidade– Criar meios efetivos de participação ativa das comunidades locais junto as atividades do museu;

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Page 27: Relatório anual 2015
Page 28: Relatório anual 2015

ACESSIBILIDADE

A instituição possui políticas inclusivas de acessibilidade, rampas de acesso, corrimãos, duas cadeiras de roda a disposição para visitantes e carrinho elétrico para pessoas com dificuldade locomotora. Está também em processo de implementação de suas informações em braile e possui mesas adaptadas para cadeira de rodas no Café e Restaurante anexo. A instituição também busca treinar sua equipe para atender aos mais diversos grupos de portadores de necessidades especiais.

Page 29: Relatório anual 2015
Page 30: Relatório anual 2015

A CULTURA PELO PALADAR

Page 31: Relatório anual 2015

PATRIMÔNIO IMATERIAL PROTEGIDO E DIFUNDIDO

Page 32: Relatório anual 2015
Page 33: Relatório anual 2015

KOFFIEHUIS

Famosos estabelecimentos holandeses, os Koffiehuis’ oferecem um ambiente aconchegante e amistoso.

Com acesso livre e sem taxa de visitação, o Koffiehuis – Confeitaria e Restaurante do Parque Histórico de Carambeí oferece gastronomia típica holandesa e indonésia em um espaço cultural que proporciona ao visitante conhecer a rica culinária local, que sofre uma grande influência dos sabores e aromas da Holanda e se unem à gastronomia e cultura da Indonésia, resultando numa mistura de diferentes sensações, texturas, paladares e sotaques.

Page 34: Relatório anual 2015

ALMOÇO TÍPICO HOLANDÊS E INDONÉSIO

Aos sábados, domingos e feriados, servimos o melhor da gastronomia holandesa e indonésia.

No buffet, estão dispostas saladas, molhos, acompanhamentos, proteínas e legumes. Experimente esta inusitada mistura do intenso sabor dos pratos típicos indonésios com a consistente e saudável culinária holandesa.

K O F F I E H U I S

Page 35: Relatório anual 2015
Page 36: Relatório anual 2015
Page 37: Relatório anual 2015

A TRADIÇÃO DAS TORTAS

Herança dos imigrantes europeus com suas receitas centenárias, as tortas tornaram Carambeí conhecida e reconhecida como a Cidade das Tortas.

Em seus mais diversos sabores, o doce, que mantém a tradição da confeitaria artesanal é o protagonista do menu no Koffiehuis. Experimente o sabor da história na doce Holanda do Paraná.

K O F F I E H U I S

Page 38: Relatório anual 2015
Page 39: Relatório anual 2015

PROJETOS

Os projetos fazem parte do Programa Educativo do Parque e estão em conformidade com o Estatuto dos Museus e com as diretrizes e metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), visto que a implantação das ações contribui para o papel educacional da instituição.

Page 40: Relatório anual 2015
Page 41: Relatório anual 2015

PROJETO TEATRAL MUSEU INTERATIVO

A comunidade de imigrantes holandeses presente em Carambeí sempre se dedicou a manifestações culturais, como a música, dança e o teatro. Deste último, se tem registros das atividades a partir da década de 1950. Desta forma, a criação do projeto Museu Interativo, na Vila Histórica do Parque, era só uma questão de tempo.

A reconstituição das casas, escola, igreja e demais ambientes de trabalho e convívio foram o incentivador ideal para a comunidade impulsionar sua paixão pelo teatro. Em datas especiais e festividades, a Vila Histórica ganha vida e os moradores de Carambeí voluntariamente prestam uma homenagem ao passado, relembrando as famílias dos primeiros imigrantes que exerceram importantes papéis na comunidade.

P R O J E T O S

Page 42: Relatório anual 2015

PROJETO TEATRAL MUSEU INTERATIVO

P R O J E T O S

Page 43: Relatório anual 2015
Page 44: Relatório anual 2015
Page 45: Relatório anual 2015

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA EDUCADORES

O projeto consiste na distribuição do material de apoio histórico-pedagógico, com intuito de preparar professores e educadores em visita à Instituição. O material funciona como uma espécie de guia didático, norteando professores na pré e pós-visitação, com assuntos e temáticas que podem ser abordados em sala de aula previstos no currículo escolar:

Grandes Navegações, Brasil República, Processos Migratórios, Cooperativismo, Multiculturalidade, Forças Agrárias, I e II Guerra Mundial, Sustentabilidade Ambiental, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural são alguns dos recortes temáticos possíveis.

P R O J E T O S

Page 46: Relatório anual 2015

AÇÕES EDUCATIVAS

Page 47: Relatório anual 2015

O PARQUE NAS ESCOLAS

Com o propósito de romper os ‘muros’ do museu e democratizar o seu acesso, o Parque nas Escolas se firma como uma alternativa de instigar o gosto pela visitação a museus e centro culturais, levando até as escolas e aos seus alunos algumas peças emblemáticas e curiosas do seu acervo, fontes históricas e fotografias. O projeto busca abordar o papel dos museus na sociedade, a importância da preservação da memória, a compreensão do ofício do historiador e possibilita ao aluno uma experiência de proximidade com o patrimônio histórico local.

TEATRO DE FANTOCHES – TURMA DO PARQUE

‘Turma do Parque’ é uma ação educativa que utiliza do teatro de fantoches como uma proposta lúdico-pedagógica para instruir a visitação de crianças de até 8 anos de idade por meio de linguagem e metodologia específica para a delimitação de faixa etária. Aborda a história da colonização holandesa no município de Carambeí, juntamente com temas como diversidade cultural, meio ambiente e memória.

Page 48: Relatório anual 2015
Page 49: Relatório anual 2015

QUARTA-FEIRA É DIA DE VISITA GRATUITA

Desde o mês de fevereiro de 2015 a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) estabeleceu que quarta-feira é dia de entrada gratuita para visitação nas alas museais do Parque Histórico. No início de 2014, com o intuito de aproximar a comunidade local do museu, a instituição implantou uma política de gratuidade para grupos de estudantes da rede pública municipal, estadual e federal.

P O L I T Í C A D E G R A T U I D A D E

Page 50: Relatório anual 2015

PARQUE HISTÓRICO INAUGURA NOVO ESPAÇO MUSEAL

Associação Parque Histórico de Carambeí dedica espaço para falar sobre a silvicultura.A Casa da Floresta Plantada é o novo espaço museal que Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) inaugurou no mês de abril. O ambiente é destinado a difundir a silvicultura, atividade ligada ao cultivo de florestas.A parceria entre a APHC e Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), firmada em 2011, resultou no espaço dedicado ao setor florestal nas dependências do Parque Histórico. O ambiente museal conta com painéis e material de apoio, que será disponibilizado aos visitantes, com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre a produção sustentável da madeira.

A T I V I D A D E S E A C O N T E C I M E N T O S

Page 51: Relatório anual 2015
Page 52: Relatório anual 2015
Page 53: Relatório anual 2015

PARQUE DAS ÁGUAS É INAUGURADO

No dia 27 maio a Associação Parque Histórico de Carambeí inaugurou o Parque das Águas, nova ala museal. O espaço construído foi inspirado no Zaanse Schans, parque ambiental holandês, e retratará a relação do holandês com os recursos hídricos.

A ala museal, que reproduz a engenharia das águas, tem a finalidade de ilustrar as soluções holandesas no controle dos fluxos de água para o desenvolvimento sustentável: diques, moinhos, eclusas, pontes, represas, quebra-mares, portos, guindastes e tecnologia limpa.

Na ocasião, foi inaugurada a Casa das

Águas. Ambiente que representa um típico estaleiro holandês, em seu interior demonstra a relação do holandês com os recursos hídricos, controle dos fluxo das águas e o período das grandes navegações.

A sustentabilidade é um dos principais temas abordados na ala museal e uma das construções foi dedicada a temática. A Casa da Sustentabilidade foi construída com tijolos ecológicos, coberta com telhas reaproveitadas e conta com um painel solar. A decoração interna conta com materiais reciclados. No ambiente tem uma horta orgânica e uma composteira. O espaço tem por finalidade conscientizar os visitantes sobre os conceitos sustentáveis.

A T I V I D A D E S E A C O N T E C I M E N T O S

Page 54: Relatório anual 2015

TREINAMENTO DE INCLUSÃO: OFICINA DE ACESSIBILIDADE – SENTIR-SE NO OUTRO

Pensando em democratizar o acesso do público ao museu e atender com qualidade os visitantes a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) realizou em 2015 um treinamento de inclusão para que seus funcionários possam auxiliar aos turistas que possuem limitações.Com o tema Sentir-se no outro a oficina de acessibilidade teve o intuito de fazer com que os funcionários da instituição vivenciassem os obstáculos que uma pessoa com necessidades especiais encontra ao visitar o museu. Com esta atividade os colaboradores da APHC encontraram algumas soluções para facilitar o acesso de pessoas com deficiência a instituição.A capacitação deu início ao projeto de inclusão que a associação está implantando.

A T I V I D A D E S E A C O N T E C I M E N T O S

Page 55: Relatório anual 2015
Page 56: Relatório anual 2015
Page 57: Relatório anual 2015

MUSEUS POR UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Parque Histórico se prepara e organiza atividades para receber visitantes durante a Semana Nacional de Museus.

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), pelo quinto ano consecutivo, integrou o calendário de atividades do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e participou da Semana Nacional de Museus, que em 2015 foi realizado de 18 a 24 de maio. O evento tem o intuito de comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e a cada edição tem uma nova temática sugerida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). O tema para a 13ª Semana de Museus é “Museus por uma sociedade mais sustentável”.

P A T R O C I N A D O R A T U A N T E

Page 58: Relatório anual 2015
Page 59: Relatório anual 2015

OFICINA DE HORTA ORGÂNICA

Oficina de horta sustentável integrou as atividades para a 13ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que teve como tema “Museus para uma sociedade sustentável”,

Organizada pela CCR Rodonorte com a finalidade de trabalhar conceitos de sustentabilidade e consumo consciente. Na oficina, os participantes receberam orientações de como fazer uma horta e conheceram os benefícios do cultivo de uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de espécies. As crianças também visitaram a Casa da Sustentabilidade, no Parque Histórico, onde foram conscientizados a realizar práticas sustentáveis em suas casas.

P A T R O C I N A D O R A T U A N T E

Page 60: Relatório anual 2015

SEMANA DE MUSEUS

A APHC encontrou facilidade em preparar atividades específicas para a Semana de Museus, pois o tema proposto é trabalhado no cotidiano da associação explica o historiador, Felipe Pedroso. “Existe uma visão distorcida de sustentabilidade que muitas vezes está ligada apenas a preservação e conservação ambiental. O conceito sustentabilidade abrange tanto ambiental quanto o econômico e social. Na instituição este tema é trabalhado em diferentes modos. Para a sustentabilidade social o Parque serve como plataforma propulsora para estimular as práticas produtivas da comunidade com recursos locais”, explica.

Para incitar a sustentabilidade social a APHC fez uma parceria com o SEBRAE que ministrou uma palestra voltada aos empreendedores do município. Como tema “Economia Criativa e Economia da Experiência” o curso, que foi realizado no dia 20 de maio, tem por

finalidade ensinar a comunidade utilizar dos recursos que possui para lograr êxito em seus estabelecimentos. A programação do evento museal, no Parque Histórico, contou com atividades direcionadas a grupos de crianças entre 8 e 12 anos. Para organizar estas atividades a associação contou com alguns de seus parceiros que prepararam oficinas utilizando o tema sustentabilidade.

A CCR Rodonorte realizou uma oficina de horta sustentável, no dia 20 de maio, e mostrou aos alunos como funciona a ‘Casa da Sustentabilidade’, no Parque Histórico, no local desde as telhas até os móveis são reaproveitados. A ação proposta pela Tetra Pak® consistiu em oferecer às crianças uma atividade prática que estimule a conscientização ambiental com realização de uma oficina na APHC.

A T I V I D A D E S E A C O N T E C I M E N T O S

Page 61: Relatório anual 2015
Page 62: Relatório anual 2015
Page 63: Relatório anual 2015

PARQUE HISTÓRICO PARTICIPOU DE SEMANA CULTURAL ORGANIZADA PELO IBRAM

Mais uma vez a Associação Parque Histórico de Carambeí integrou o calendário de atividades do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e integrou o grupo de 809 instituições culturais brasileira que participaram da 9ª Primavera dos Museus. Com a temática Museus e Memórias Indígenas o evento museal aconteceu entre 21 e 27 de setembro.O evento cultural coordenado pelo Ibram visa promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, intensificar a relação

com a sociedade e o aumento do público nas instituições.Durante a Primavera dos Museus, no Parque Histórico, foram realizadas vistas guiadas pela instituição museal. Para os grupos escolares foi oferecido a segunda edição da Oficina de Horta Sustentável. Os turistas que visitaram o museu durante a semana cultural, também, puderam prestigiar as mostras de fotográficas Paraná de Todos os Povos e Interidades e exposição A Arte dos Brinquedos Esculpidos em Madeira.

Page 64: Relatório anual 2015

EXPOSIÇÃO DE TELAS

A Associação Parque Histórico de Carambeí recebeu a exposição da conceituada artista plástica paranaense Lenita Stark. A mostra “Leitura Patrimonial – As Impressões Artísticas de Lenita Stark”, ficou na Casa da Memória, de 27 de março a 19 de abril.

A artista, para esta mostra, explorou a estética do estilo acadêmico por meio da linguagem do desenho e pintura. Lenita utilizou tinta óleo e carvão

para reproduzir e eternizar nas telas as construções do Parque Histórico. A senhora Stark comentou que realizar esta exposição sobre o Parque Histórico é participar da história e perpetuar momentos vividos neste ambiente. “Uma arte que simboliza a existência social de um povo, levando o conhecimento de um espaço cultural que remonta o ambiente rural dando destaque a usos e costumes, evidenciando um espaço de inovação, expressão e muita criatividade”.

Page 65: Relatório anual 2015
Page 66: Relatório anual 2015

Foto que integrou a exposição, Capturada por Janus Katsman

Page 67: Relatório anual 2015

MOSTRA FOTOGRÁFICA MÃOS DO CAMPO

A Casa da Memória do Parque Histórico de Carambeí recebeu, entre os dias 27 de abril e 31 de maio, a mostra fotográfica Mãos do Campo. A exposição de fotos foi fruto do concurso fotográfico Frísia 2015 e conta com imagens que buscam retratar o ambiente rural com paisagens naturais. A entrada para visitar a mostra fotográfica foi gratuita.

Page 68: Relatório anual 2015

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS E CACTOS

A Casa da Memória do Parque Histórico de Carambeí recebeu, entre os dias 29 e 31 de maio, a Exposição de Orquídeas e Cactos, organizada pelo Orquidário e Cactário Taman Batoe (Jardim das Pedras. A feira, contou com visitação gratuita, integrou a programação da 8ª Festa dos Imigrantes. Participaram da exposição oito Associações de Orquidófilos, representando os respectivos municípios: Carambeí, Ponta Grossa, Irati, Ivaí, Curitiba, Registro (SP), Curupá e Joinvile de Santa Caratirna.

Page 69: Relatório anual 2015
Page 70: Relatório anual 2015
Page 71: Relatório anual 2015

MEMÓRIA COMUNICATIVA

Exposição temporária utilizou cartas, postais, telegramas para mostrar diferentes modos de comunicação.“Memória Comunicativa – As Faces da Tecnologia” foi a primeira exposição temporária que a Casa da Memória, do Parque Histórico de Carambeí, recebeu em 2015. Composta por cartas, telegramas, postais e selos a mostra abriu para visitação do público de 13 de março a 31 de maio, com entrada franca.Com esta mostra o Núcleo de História e Patrimônio Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) mergulhou no universo da comunicação e mostrou ao público as diferentes formas, tecnologias e estratégias comunicativas de um passado próximo e assim conectou épocas.

Page 72: Relatório anual 2015

MOSTRA FOTOGRÁFICA INTERIDADES

O Parque Histórico de Carambeí recebeu a mostra fotográfica ‘Interidades’ que retrata a troca de experiências entre duas gerações distintas, crianças e idosos, que uniram-se por meio da música. A exposição de fotos ficou em cartaz na Vila Histórica, do Parque.Em 2014, o gestor cultural e arte-educador Eziquiel Ramos realizou dois projetos de musicalização em Carambeí, um com crianças da rede pública de ensino e outro com a terceira idade, paralelemente uniu os dois corais e desenvolveu o ‘Projeto Interidades’. Na atividade, Eziquiel buscou trabalhar a socialização entre os grupos, o afeto e o respeito, utilizando da música como intermediária na ação.

Page 73: Relatório anual 2015
Page 74: Relatório anual 2015
Page 75: Relatório anual 2015

EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS EM MADEIRA

A Casa da Memória, do Parque Histórico de Carambeí, recebeu a exposição ‘A incrível arte dos brinquedos esculpidos em madeira’. A mostra composta por brinquedos confeccionados artesanalmente ficou em exposição durante quatro meses.Carrinhos, tamancos, bilboquê e peão são exemplos de peças que integram a exposição e remetem a infância de décadas atrás, são brinquedos que fizeram parte de gerações diferentes. A estrela da exposição foi uma moto com aproximadamente 50cm, feita em madeira. Os brinquedos que compõe a mostra integram o acervo da instituição.

Page 76: Relatório anual 2015

PARANÁ DE TODOS OS POVOS

Exposição de fotos retratou a cultura das diferentes etnias que fizeram do Estado sua casa.Em agosto, para comemorar o mês do folclore a Casa da Memória do Parque Histórico de Carambeí recebeu a mostra fotográfica Paraná de Todos os Povos resultado da parceria entre a instituição museal e o Centro Europeu de Ponta Grossa, durante a 8ª edição da Festa dos Imigrantes realizada no mês de maio.

A convite da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) alunos do curso de fotografia do Centro

Europeu registraram os nove grupos folclóricos que se apresentaram na Festa dos Imigrantes. A parceria entre as instituições teve o intuito de reproduzir os diferentes elementos que compõe a cultura de cada etnia representada na festividade. No evento, utilizando da dança folclórica os grupos mostraram ao público suas tradições, suas crenças e divulgaram a rica cultura dos diferentes países que colonizaram o Estado. A mistura de todas as etnias que imigram para o Brasil e aqui se estabeleceram formam deste Estado o ‘Paraná de Todos os Povos’.

Foto que integrou a exposição, Capturada por Eduardo Abud Limas

Page 77: Relatório anual 2015

Foto que integrou a exposição, Capturada por Gabryele Sviech

Page 78: Relatório anual 2015

EVENTOS REALIZADOS EM 2015

Page 79: Relatório anual 2015
Page 80: Relatório anual 2015

EXPOSIÇÕES E MOSTRAS REALIZADAS EM 2015

Page 81: Relatório anual 2015
Page 82: Relatório anual 2015
Page 83: Relatório anual 2015

CARNAVAL NO PARQUE

Como uma alternativa de tranquilidade fora do circuito da folia do feriado de carnaval, a instituição oferece a seus visitantes oficinas temáticas para o público infantil e atividades variadas em todos os dias da festividade.

C A R N A V A L

Page 84: Relatório anual 2015

RESGATE DE UMA ANTIGA BRINCADEIRA DE PÁSCOA

Crianças que visitaram o Parque Histórico na Páscoa brincaram de caça aos ovos nos jardins da instituição.‘Zoek de eieren!’ (Procure os Ovos) é uma tradição milenar que a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) resgatou para entreter as crianças que visitaram o Parque na Páscoa. No dia 5 de abril, meninos e meninas que estiveram no Parque Histórico participaram da brincadeira ‘Caça aos Ovos’.O ovo é um dos símbolos do cristianismo e colorir ovos tornou-se uma tradição para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. A APHC retomou esta prática com intuito fazer as crianças reviverem a tradição de seus antepassados.

P Á S C O A

Page 85: Relatório anual 2015
Page 86: Relatório anual 2015
Page 87: Relatório anual 2015

PÚBLICO APROVA NOVO FORMATO DA FESTA DOS IMIGRANTES

Festa dos Imigrantes foi um sucesso, superou a expectativa da organização e teve público recorde.

A Festa dos Imigrantes realizada pela Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) com a finalidade de comemorar a imigração no município, em 2015, contou com a parceria da Frísia Cooperativa Agroindustrial. O evento, aconteceu entre os dias 29 e 31 de maio, teve recorde de público e mais de 15,5 mil pessoas prestigiaram a gastronomia étnica e apresentações folclóricas da festividade. A Festa dos Imigrantes é o maior evento cultural de Carambeí e a entrada é gratuita.

F E S T A D O S I M I G R A N T E S

Foto

: Ed

uar

do

Ab

ud

Lim

as

Page 88: Relatório anual 2015

EVENTO COMUNITÁRIO COLABORATIVO E BENEFICENTE

“Together Anything is Possible” (Juntos tudo é possível) foi o tema da 8ª edição do Yard Sale realizado no Parque Histórico de Carambeí, no dia 13 de junho. O evento de cunho beneficente organizado pela escola de idiomas The Idiom House, teve o apoio da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) e da Frísia Cooperativa Agroindustrial. Durante o dia de atividade a entrada no Parque Histórico foi gratuita e passaram pela instituição cerca de 2,7mil visitantes.O Yard Sale (venda de quintal ou pátio) é comum nos Estados Unidos e no Canadá pessoas disponibilizam um espaço, que pode ser o quintal de casa, para vender objetos usados. Neste espaço é vendido de tudo, como: roupas, sapatos, brinquedos, livros, móveis, etc.

Y A R D S A L E

Page 89: Relatório anual 2015
Page 90: Relatório anual 2015
Page 91: Relatório anual 2015

ARRAIÁ NO PARQUE HISTÓRICO

Em temporada de festa caipira o Parque Histórico não pode ficar de fora e realizou em 2015 a 4ª edição do Arraiá do Parque. Com o 4º Arraiá no Parque, realizado no dia 8 de agosto, o Parque Histórico de Carambeí foi palco da maior festa caipira dos Campos Gerais. O tradicional festerê, aconteceu no Pavilhão de exposições Frísia – anexo ao Parque, organizado pela Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) contou com a parceria da Prefeitura Municipal. Com entrada gratuita a festa caipira reuniu cerca de 4,5 mil pessoas.

A R R A I Á

Page 92: Relatório anual 2015

MUSEU REALIZOU O PRIMEIRO EVENTO LITERÁRIO DE CARAMBEÍ

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) com o intuito de incentivar a leitura e democratizar o acesso a informação gerado pelo hábito de ler realizou, de 1º a 4 de outubro, a primeira Feira da Leitura da instituição. O evento literário contou com uma extensa programação cultural e atividades gratuitas para públicos de diferentes idades. Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a feira. O historiador e coordenador cultural da instituição, Felipe Pedroso, relatou que a realização do evento literário foi positiva para o Parque Histórico. “A feira agregou valor ao espaço museal, pois este é um dos principais pilares e função da instituição museu ter um fundo social e educativo. É imprescindível abrir o museu para atividades como esta”.Um diferencial da Feira da Leitura foi a venda de livros em outros idiomas, entre eles haviam títulos em inglês, francês, espanhol e alemão. Também estava a venda a Coleção Imigrantes, que retrata a história da imigração holandesa no Brasil e região, os títulos trilíngue foram publicados

pela APHC em português, inglês e holandês durante as comemorações do Centenário da Imigração Holandesa no Brasil, em 2011. O evento literário contou com a parceria do Mercado Livros, de Curitiba, que possibilitou a vinda de escritores a feira. Entre os escritores que prestigiaram o evento e atenderam ao público estava Renata Regis Florisbelo, integrante da Academia de Letras dos Campos Gerais e Academia Pontagrossense de Letras e Artes e do Centro Cultural Professor Faris Michaele, que parabenizou a instituição pela realização do evento e por promover o contato entre leitores e escritores. “A iniciativa da feira foi muito boa, compatível com o excelente nível do Parque Histórico de Carambeí, que se consolida, cada vez mais, como um empreendedorismo de fomento cultural, histórico e de lazer. A Feira de Leitura estimula o hábito entre crianças e adultos e aproxima os leitores dos escritores, sendo esta uma grande oportunidade de troca de ideias e da estímulo aos futuros escritores”.

F E I R A D A L E I T U R A

Page 93: Relatório anual 2015
Page 94: Relatório anual 2015
Page 95: Relatório anual 2015

NATAL NO PARQUE

Um Milagre em Belém foi o tema da 5ª edição do Natal no Parque realizado pela Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) entre os dias 5 e 23 de dezembro. A instituição museal firmou parcerias com a Prefeitura Municipal de Carambeí, Rotary Club Ponta Grossa Alagados e o Rotary Club Carambeí com o intuito de expandir a programação da festividade. O Natal no Parque é consolidado nos Campos Gerais como natalino dos Campos Gerais e durantes os dias da festividade passaram pelo Parque Histórico cerca de 16 mil visitantes.

N A T A L

Page 96: Relatório anual 2015
Page 97: Relatório anual 2015

NATAL NO PARQUE

N A T A L

Page 98: Relatório anual 2015

CAMPANHA INSTITUCIONAL

Page 99: Relatório anual 2015
Page 100: Relatório anual 2015

CAMPANHA INSTITUCIONAL

Page 101: Relatório anual 2015
Page 102: Relatório anual 2015

R E P E R C U S S Ã O N A M Í D I AParque Histórico De Carambeí

Veículo: Jornal Da Manhã

Jornalista: Coluna:

Seção: Dinheiro Data: 08/04/2015

Tema: Pagina: A5

Assunto:

Tamanho: 20 LINK

Parque Histórico De CarambeíVeículo: Página Um

Jornalista: Coluna:

Seção: Geral Data: 11/06/2015

Tema: Pagina: 06

Assunto:

Tamanho: 74 LINK

Page 103: Relatório anual 2015

Parque Histórico De CarambeíVeículo: Diário Dos Campos Online

Jornalista: Coluna:

Seção: Variedades Data: 25/06/2015

Tema: Pagina:

Assunto:

Tamanho: 45 LINK

Parque Histórico De CarambeíVeículo: Página Um

Jornalista: Coluna:

Seção: Geral Data: 11/06/2015

Tema: Pagina: 06

Assunto:

Tamanho: 74 LINK

Parque Histórico De CarambeíVeículo: Página Um

Jornalista: Coluna:

Seção: Data: 16/05/2015

Tema: Pagina: 8

Assunto:

Tamanho: 51 LINK

Page 104: Relatório anual 2015

R E P E R C U S S Ã O N A M Í D I A

Page 105: Relatório anual 2015
Page 106: Relatório anual 2015
Page 107: Relatório anual 2015
Page 108: Relatório anual 2015

EMPRESAS QUE COLABORAM COM O PARQUE

PATROCÍNIO INSTITUCIONAL

Page 109: Relatório anual 2015

PATROCINADORES

Page 110: Relatório anual 2015
Page 111: Relatório anual 2015

ASSOCIE SUA MARCA A UM PROJETO SÓCIO-CULTURAL SÓLIDO E COM A GARANTIA DE RESULTADOS NO

INVESTIMENTO DE SEUS RECURSOS.

INVISTA NO PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ

Page 112: Relatório anual 2015