relatório anual 2011 - senac são paulo

16
RELATÓRIO ANUAL versão sintética 2011 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Upload: senac-sao-paulo

Post on 18-Nov-2014

1.467 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Relatório anual de atividades do Senac São Paulo - ano de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

RELATÓRIOANUAL

versão sintética2011

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIALADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Page 2: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

2

Palavra do Presidente

A crise que atingiu a Europa, como um segundo ato do drama iniciado em 2008 do outro lado do Atlântico, passou ao largo da costa brasileira em 2011. Para isso, foi fundamental o desempenho do mercado de tra-balho: foram gerados 2,5 milhões de novos empregos formais, mantendo-se o desemprego com taxas ex-cepcionalmente baixas, entre 5,5% e 6,5%, se compararmos com as de países até agora considerados mais desenvolvidos. A massa de salários pagos cresceu 5% e o crédito, grande motivador do consumo, continuou disponível como ferramenta para ampliar o nível da atividade econômica.

Se em 2011 a economia começou em ritmo mais acelerado, que depois se reduziu, neste ano a tendência é oposta. Estima-se que o PIB volte a crescer até 3,5%, mas em ritmo menor no primeiro semestre do que no segundo, quando a redução recente da taxa Selic estará fazendo efeito. No que diz respeito à inflação, parece que esse controle ficou em segundo plano para o governo, sendo razoável aceitar que mesmo em 2012 o índice não deva atingir o centro da meta, que é de 4,5%.

Nesse cenário, o consumo das famílias será mantido acima do crescimento do PIB, principalmente por conta de um aumento projetado de 15% no volume de crédito. O faturamento do comércio brasileiro, que em 2011 ultrapassou a casa de 1 trilhão de reais, deve chegar a R$ 1,2 trilhão de vendas em 2012.

A melhoria clara e mais acentuada na distribuição da renda continuará fortalecendo o mercado interno, nosso grande escudo contra a crise internacional. As classes C e D atingiram padrões de classe média e agora, além do consumo de bens, suas atitudes caminham em direção a uma demanda por serviços que ajudem a proporcionar mais qualidade de vida às famílias desse segmento, hoje majoritário da população.

Assim, caberá ao Senac São Paulo ampliar a quantidade e manter a qualidade da mão de obra que forma, fator cada vez mais determinante para consolidar o setor de comércio e serviços como polo dinâmico da economia brasileira.

Abram SzajmanPresidente

Palavra do Diretor Regional

Neste Relatório Anual, o Senac São Paulo apresenta, de forma sucinta, as grandes realizações de 2011.

Em sintonia com a Proposta Estratégica 2011-2015, bem como com a Proposta de Trabalho da Administração Regional para o ano, grande parte do esforço institucional nesse período foi o de atender à Política Senac de Bolsas de Estudo.

Até 2014, parcelas crescentes de arrecadação financeira impulsionam as obras de ampliação e modernização da rede de unidades. Está previsto para os próximos anos um aumento significativo da área construída exis-tente em um movimento sem precedentes na história da organização. Tal iniciativa torna nossa organização uma das principais do país na oferta de educação de excelência, que, ao mesmo tempo em que qualifica profissionais e cidadãos, promove a inclusão social.

Com essas ações, a instituição comemorou, simbolicamente, seus 65 anos de existência, buscando sempre a melhor expressão do compromisso dos empresários de comércio, serviços e turismo com a educação inclusiva e de qualidade.

Luiz Francisco de A. SalgadoDiretor Regional

Conheça a versão completa deste relatório no Portal Senac São Paulo www.sp.senac.br/relatorio

Page 3: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

3

VALO

RES

DA

MA

RCA

SEN

AC

VISÃO, MISSÃO E VALORES

Missão A missão do Senac São Paulo é proporcionar o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacio-nais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora, de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade. Visão Até 2015, o Senac São Paulo fortalecerá o seu reconhecimento como instituição de excelência na prestação de serviços educacionais inovadores, voltados à inclusão social e à formação diversificada de profissionais cidadãos.

Atitude empreendedoraEstimular e valorizar o potencial empreendedor de alunos, professores e funcionários da organização, de forma que inovem em suas carreiras e sejam ca-pazes de transformar oportunidades em ações pes-soais e coletivas, convertendo-se em protagonistas da sociedade.

Busca da excelênciaA instituição desenvolve o seu sistema de gestão organizacional voltado para a busca do alto de-sempenho e para a satisfação completa de seus clientes.

Compromisso socialA instituição está cotidianamente compromissada com a construção de cenários sociais mais justos e solidários, que se traduz na ênfase à educação vol-tada para a inclusão social e para o exercício de uma ação contributiva com as comunidades em que atua.

Desenvolvimento sustentávelO Senac São Paulo reconhece o seu papel como instituição integrante do conjunto de organizações que devem apoiar ativamente o desenvolvimento sustentável das comunidades. Desenvolvimento sustentável é aqui entendido como a integração da evolução de fatores, como o econômico, o so-cial e as questões relacionadas à qualidade de vida e ao meio ambiente, em igual dimensão.

Educação para autonomiaPossibilitar ao indivíduo o desenvolvimento de competências fundamentadas em conhecimentos científicos e tecnológicos, para que aprenda a en-tender, viver, conviver, agir e transformar sua vida e sua prática social por meio da participação em sua comunidade.

Espírito democrático e cidadãoO Senac São Paulo prepara para o mercado profissio-nais cidadãos conscientes de que sua atuação deve tra-zer benefícios para si e para o conjunto da sociedade.

Fundamentação conceitualO Senac São Paulo imprime em seus serviços educa-cionais conteúdos que contemplam o adequado em-basamento científico das áreas a que se relacionam.

Reconhecimento da complexidadeA formação profissional deve contemplar a com-plexidade do mundo atual com serviços educacio-nais desenvolvidos para considerar as inúmeras variáveis que o mundo globalizado apresenta.

Relações pautadas em confiançaO Senac São Paulo mantém relação transparente com todos os seus públicos de interesse, internos e externos, e seus valores e princípios institucio-nais buscam estar incorporados nas atitudes e nos processos de trabalho de seus colaboradores.

Sintonia com a época Desenvolver pessoas, empresas, instituições e co-munidades para que estejam permanentemente sintonizadas com a contemporaneidade, na busca da excelência e da inovação. Para tal é necessário que o Senac São Paulo se mostre conectado com sua época, fator fundamental para cumprimento de seu compromisso educacional.

Valorização da diversidadeO Senac São Paulo busca tornar seus serviços e produtos acessíveis a todos os segmentos da so-ciedade e, por meio de suas equipes e ações insti-tucionais, promover a superação das formas de ex-clusão. Seu portfólio navega por diferentes áreas do conhecimento e procura integrar seus serviços com um olhar interdisciplinar, a fim de refletir o cotidiano da vida em sociedade.

Page 4: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

4

NÚMEROS & DADOS RELEVANTES

Atendimento a pessoas: 520.708(inclui cursos, seminários, atividades socioprofissionais, prestação de serviços pessoais e outras modalidades)

Frequência de público: 110.516(inclui atendimentos nas bibliotecas, atividades comunitárias e mostra de arte)

Empresas atendidas em turmas exclusivas: 910(totalizando 53.465 pessoas)

Turmas exclusivas para empresas*Terceiro setor 3%Agropecuária 1%Comércio 14%Governo 10%Indústria 15%Serviços 58%*porcentagens arredondadas

Editora Senac São PauloTítulos lançados 74Títulos reimpressos 89Títulos reeditados 89Exemplares vendidos 749.098

Hospedagem nos hotéis-escolaGrande Hotel São Pedro:33.456 hóspedesOcupação média: 32%Grande Hotel Campos do Jordão:30.654 hóspedesOcupação média: 42%

Atividades gratuitas:328.724 atendimentos(inclui ações de educação profissional, atividades exten-sivas à educação e comunitárias, prestação de serviços em laboratórios e frequência de público nas bibliotecas)

Alunos beneficiados pela Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo Matriculados em 2011: 43.359Em andamento em 2011, matriculados em anos anteriores: 16.436Total geral de alunos bolsistas em 2011: 59.795

ALTERAÇÕES NO PORTFÓLIO

Cursos livres lançados 48Cursos livres atualizados 62Cursos técnicos lançados 3Cursos técnicos atualizados 8Cursos de graduação lançados 9Cursos de graduação atualizados 3Cursos de pós-graduação lançados 27Cursos de pós-graduação atualizados 15Cursos de extensão universitária lançados 13Cursos de extensão universitária atualizados 2

PERFIL DOS CLIENTES PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS

Clientes pessoas físicas que fizeram inscrições em 2011*Estudantes 15%Empregados 48%Autônomo s 6%Empregadores 2% Desempregados 18% Outros 11%

*porcentagens arredondadas

Clientes pessoas jurídicas que fizeram inscrições em 2011*Terceiro setor 1%Agropecuária 1%Comércio 44%Indústria 19%

Serviços 34%Governo 2%*porcentagens arredondadasb

ALUNOS ATENDIDOS POR MODALIDADES EDUCACIONAIS

- GraduaçãoTotal de alunos novos: 3.054Total de alunos em processo: 4.496- Pós-graduação Total de alunos novos: 3.655 Total de alunos em processo: 2.068

Page 5: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

55

- ExtensãoTotal de alunos novos: 2.034 Total de alunos em processo: 38- Cursos técnicosTotal de alunos novos: 29.223Total de alunos em processo: 37.328- Cursos livresTotal de alunos novos: 186.290Total de alunos em processo: 18.953

PORTAL SENACwww.sp.senac.br

As páginas do Senac São Paulo no ambiente web são a principal forma de acesso às informações ins-titucionais, de serviços e produtos da organização.Visualizações de página: 175,56 milhões Visitantes únicos: 22,39 milhões Origem das visitas: 119 países

PORTAL SETOR3www.setor3.com.br

O conteúdo deste portal é dirigido à cobertura de iniciativas de grandes acontecimentos da área de desenvolvimento social, como conferências, con-gressos, palestras e fóruns.1,62 milhão de visitantes únicos de 82 países

Gastronomia e Nutrição

Sala, Bar e RestauranteCozinhaAlimentação Coletiva

Desenvolvimento Social

Trabalho e RendaGestão Social

Saúde e Bem-estar

Gestão de Serviços de SaúdeFarmáciaÓpticaPodologiaOdontologiaMassoterapiaEstéticaPráticas Integrativas e ComplementaresEnfermagemRadiodiagnósticoHemoterapiaAtividades Físicas

Educação

Educação

Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho

Meio AmbienteSegurança e Saúde no Trabalho

ÁREAS DE CONHECIMENTO

Segmentos cobertos pela programação do Senac São Paulo

Design e Arquitetura

Arquitetura e UrbanismoDesign

Moda

ModaBeleza

Comunicação e Artes

Comunicação SocialImagem e Fotografi aCinema, Vídeo, Rádio, TV e TeatroEspanholInglêsFrancêsLibras

Administração e Negócios

Administração Geral e Gestão de PessoasLogística e Comércio ExteriorFinanças e ContabilidadeMarketing e Vendas

Tecnologia da Informação

AplicativosComputação Gráfi ca e InternetGestão em Tecnologia da Informação eDesenvolvimento de SistemasRedes e Infraestrutura

Hotelaria e Eventos

EventosHotelaria

Page 6: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

6

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

• Conquista do segundo lugar do Prêmio Desafio Brasil, concedido pela Fundação Getúlio Vargas a ex-alunos que montaram um site de comparação de ofertas.• Conquista do primeiro lugar na etapa nacional do Global Management Challenge (GMC), competi-ção internacional de estratégia e gestão que reúne talentos em 30 países e testa habilidades e conhe-cimentos em diferentes cenários por meio da simu-lação do mundo empresarial. • Escolha do Centro Universitário Senac como uma das cinco melhores escolas de moda do mundo no Concurso Feel the Yarn (Sentir o fio). Patrocinado por indústrias têxteis italianas, mostra a criação de coleções por alunos e sua apresentação em exposi-ções nas cidades de Firenze e Tóquio.• Concessão da Estrela Quatro Rodas, do Guia Brasil 2012, da Editora Abril, aos restaurantes Arte da Pizza e Araucária, do Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-escola Senac.

PARTICIPAÇÃO EM GRANDES EVENTOS

Campus Party 2011Terceira participação do Senac no maior evento de inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Estande com par-ceiros tecnológicos e realização de palestra sobre redes sociais e inovação.

6ª Feira Guia do EstudanteO estande do Senac ofereceu uma variada progra-mação de workshops e conferências em diversas áreas do conhecimento. Os debates contaram com grandes especialistas do mercado, além de docen-tes do próprio Senac, e tiveram mediação do ator e apresentador Mario Frias e dos irmãos Dudu e Emilinho Surita.

FuturecomCom mais de 14 mil visitantes, o Senac participou da edição 2011 do maior evento de telecom e ino-vação tecnológica do país, com a apresentação de seu portfólio para a área e a realização de palestras.

Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh) O estande do Senac apresentou a possibilidade de cursos customizados para as empresas e organizou workshops e um concurso cultural. A Editora Senac São Paulo também esteve presente para divulgar publicações relacionadas ao segmento.

HospitalarO Senac participou desta que é a feira mais comple-ta para a área de saúde do país com a realização de palestras relacionadas a esse campo e à divulgação do portfólio de cursos de saúde e bem-estar.

IntermodalEste evento, em sua 17ª edição, consolida-se como ponto de partida da agenda de negócios de execu-tivos do setor de comércio exterior, logística inter-nacional e transportes. O Senac ofereceu ao público presente diversas palestras sobre o papel estraté-gico da logística e temas de gastronomia.

ExpovinisNo 15º Salão Internacional do Vinho, evento já con-siderado o maior da América Latina e referência no mercado mundial, o Senac participou com parceria do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e organizou workshops na sala de degustações, ministrados por docentes, consultores especialistas e ex-alunos.

DESTAQUES DA AGENDA

Educação superior e ensino técnico

Acadêmico II O Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro inaugurou o prédio Acadêmico II, que prati-camente dobrou o tamanho das instalações pedagó-gicas. Conta com área de 22 mil metros quadrados, 54 laboratórios, 41 salas de aula e capacidade de atendimento de 18 mil estudantes.

São Paulo Fashion Week O diretor artístico do Bacharelado em Moda, esti-lista Alexandre Herchcovitch, realizou um concurso entre os alunos da instituição a fim de escolher uma peça para desfilar em sua coleção masculina Verão 2012. A dupla de autores vencedora acompanhou a equipe do estilista na semana de moda americana em Nova York.

Rota para a Europa A palestra com esse título, proferida pelo professor Nicola Minervini, autor do livro O Exportador, abor-dou vários temas de interesse dos alunos dos cursos de especialização em Gestão de Negócios, Gestão de Negócios Internacionais, Gestão Estratégica de Pessoas e Marketing do Varejo.

Revistas acadêmicasFoi lançada a revista Iniciação, publicação de ini-ciação científica, tecnológica e artística, que di-vulga trabalhos de pesquisa dos alunos do Centro Universitário Senac. Também houve a publicação de edição especial de IARA – Revista de Moda, Cultura e Arte, apresentando o dossiê temático Arte e Esfera Pública Contemporânea. A revista InterfacEHS teve uma edição, em parceria com a Cetesb, sobre o tema mudanças climáticas e saú-de, que contou com o apoio do Instituto de Saúde e Sustentabilidade de São Paulo.

InternacionalizaçãoPierre Toussaint, aluno da École Nationale Supérieure de la Photographie, da França, e Victoria Baena, participante do projeto da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, acompanharam e desenvolveram projetos de fotografia no Centro Universitário Senac, sob a orientação do professor João Kulcsar.

Ney MatogrossoO cantor assinou com o Senac São Paulo o contrato de doação de seu acervo de figurinos de show, com mais de 200 itens, incluindo peças idealizadas pelo próprio artista, que agora compõem o acervo da modateca do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro.

Page 7: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

Empreendedorismo

ConexõesLançamento da 7ª edição da competição de empre-endedorismo e inovação destinada aos alunos da graduação. Entre os 415 inscritos, estavam estu-dantes, docentes e convidados. A equipe vencedora foi a DLIM, composta por alunos do Bacharelado em Administração, Jogos Digitais e Interface Digital.

Empreenda!Realizada a 4ª edição da competição de empreende-dorismo e inovação dirigida aos alunos dos cursos téc-nicos, aprendizagem e pós-graduação. Foram 1.518 inscritos que se envolveram em um processo de ava-liação e desenvolvimento de um plano de negócios.

Eventos

Educar BovespaPelo quinto ano consecutivo, o Senac São Paulo par-ticipou com o Programa Educar – Módulo Master, da BM&F Bovespa. Lançado pela Bolsa de Valores de São Paulo, o programa difunde conceitos de educação financeira por meio de cursos e palestras gratuitas. O curso foi desenvolvido em 21 unidades da rede Senac, atingindo 1.977 pessoas que par-ticiparam de palestras explicativas sobre como ad-ministrar e planejar finanças pessoais, desenvolver hábitos de poupança, além de informações sobre tipos de investimento.

Road Show TI 2011Realizado em dezenas de unidades da rede, contou com a participação de mais de 1.500 pessoas, for-talecendo as principais parcerias da instituição na área de tecnologia da informação e levando infor-mação atualizada sobre certificações e novidades do mercado da área.

Copa 2014, Olimpíadas 2016Evento gratuito percorreu sete unidades da rede, com o tema Copa e Olimpíada: oportunidades nos serviços de hospitalidade. Foram abordadas estra-tégias para alavancar oportunidades de negócios, planejamento, infraestrutura e qualificação nos ser-viços para os eventos mundiais.

7

Fórum dos Operadores HoteleirosO 12º Encontro Comercial Fohb no Brasil reuniu 250 profissionais e discutiu a evolução da comer-cialização hoteleira, abordando temas como o cená-rio da hotelaria, o relacionamento com clientes, as mídias sociais e o revenue management.

3ª Semana Senac de Saúde e Bem-estarRealizada em agosto com o tema Fases da Vida, contou com mais de 200 atrações e 5 mil par-ticipantes. A programação teve mesas-redondas, oficinas, palestras, exibições de filmes e mostra de trabalhos de estudantes, além de exercícios e ativi-dades físicas.

Semana do Meio Ambiente 2011Envolveu 6 mil participantes em 21 unidades e em dois campi, com palestras, mostras, oficinas, apresentação de cases e exposições, tendo como objetivo discutir questões ambientais e buscar al-ternativas que beneficiem o planeta.

Exposições

Um Cartaz para São Paulo 2011Foram produzidas 22 obras gráficas com o uso de técnicas diversas, como pintura e desenho, por ar-tistas, arquitetos e designers de destaque na cidade. O objetivo foi a comemoração dos 457 anos da me-trópole, promovendo uma reflexão sobre a relação entre o desenvolvimento urbano e a conservação do patrimônio coletivo.

Pierre CardinA exposição Criando Moda, Revolucionando Costumes apresentou a trajetória do estilista e sua produção, agregando também atividades extracurriculares rela-cionadas ao seu trabalho.

Acordos e parcerias

• Panduit, líder em soluções de infraestrutura física unificada, para implantação do primeiro centro de treinamento autorizado no Brasil. É especializada na capacitação de profissionais para atuar com tecnologias de data centers.

• Diamed, para cessão de insumos empregados nos programas de hemoterapia.

• Catupiry, para cessão de produtos a serem utilizados nos cursos de gastronomia.

• Instituto Claro, para uso de tecnologias de infor-mação e comunicação com o intuito de transformar a aprendizagem e reconhecer educadores que ino-vam processos.

• Bamberg, para promover visitas técnicas de alunos e docentes à cervejaria.

• Symantec, para tornar o Senac o primeiro Centro de Treinamento Symantec do Brasil.

• Conselho Estadual de Educação (CEE), para acordo que credencia o Senac a emitir pareceres técnicos de especialistas para os planos de cursos técnicos, presenciais ou a distância, de todas as or-ganizações de educação profissional do Estado.

• Centro Cultural São Paulo, para a realização conjunta de atividades como palestras, oficinas, workshops e outras.

• Global Campus Institute, para a realização de ações de cooperação voltadas à formação e ao desenvolvimento das pessoas e instituições no setor de turismo e eventos.

• University of East London (UEL), para o desenvolvimento conjunto de novos programas de pós-graduação, extensão e CPD (Programa de Desenvolvimento Profissional Contínuo), no campo de ciências de esportes e fisioterapia.

Page 8: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

8

Além disso, o programa Bolsa Estímulo Educacional, que visa aumentar o índice de escolaridade dos co-laboradores da instituição, concedeu 1.805 bol-sas, assim divididas:

Ensino fundamental 5Ensino médio 5Técnico 84Graduação 794Licenciatura 9Pós-graduação lato sensu 841Mestrado 60Doutorado 7

Programa Senac de Qualidade de VidaUm total de 12.978 pessoas, entre funcionários e alunos, participou das atividades físicas promovidas no Dia do Desafio, em parceria com o Sesc São Paulo. A Campanha de Vacinação contabilizou a aplicação de 2,7 mil doses, protegendo funcionários de duas variações do vírus da gripe comum e da H1N1. A 6ª Corporate Run contou com a participação de 60 fun-cionários, correndo 5 ou 10 quilômetros.

Programa de Inclusão de Pessoas com DeficiênciaNo período foram contratadas 162 pessoas com deficiência e realizadas diversas ações de sen-sibilização e orientação para os colaboradores, entre elas 10 turmas do Workshop de Inclusão, cinco turmas do curso Língua Brasileira de Sinais (Libras) e duas turmas do Recrutamento, Seleção e Ambientação de Pessoas com Deficiência.

ATIVIDADES GRATUITAS E BENEFÍCIOS

Bolsas de estudoA Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo beneficiou 59.795 pessoas em 2011. Isso in-clui cursos de longa duração, em atendimento ao Programa Senac de Gratuidade (PSG), e cursos com carga horária inferior a 160 horas, benefício educa-cional que o Senac São Paulo já oferecia às comuni-dades e mantém como política de responsabilidade social. Foram 43.359 novas bolsas concedidas no ano, e mais 16.436 bolsistas que deram continui-

dade aos cursos iniciados com bolsa em 2010.

*Bolsas Parciais variam entre 50 e 90%.**Bolsas Integrais correspondem a 100% do valor dos cursos, conforme Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo.

PÚBLICO INTERNO

A competência e a dedicação das equipes são um dos principais impulsionadores da marca Senac São Paulo. Em 2011, foram 7.273 pessoas, identifica-das com a Missão Institucional, a Visão de Futuro e os Valores da Marca, atuando em todo o Estado de São Paulo para tornar possível a oferta inovadora de serviços educacionais.

Quantidade de funcionários por gêneroMulheres 4.002Homens 3.271

Cargos de chefia por gênero Mulheres 43Homens 40

Quantidade de funcionários por grau de escolaridadePós-graduação completa 2.283Pós-graduação incompleta 566Graduação completa 2.512Graduação incompleta 706Ensino médio completo 934Ensino médio incompleto 90Ensino fundamental completo 72Ensino fundamental incompleto 108Analfabetos 2

Desenvolvimento da equipeO contínuo aperfeiçoamento de competências pro-fissionais e pessoais da equipe é uma preocupação do Senac. Em 2012, o incentivo ao desenvolvimento ficou assim dividido:

Educação corporativa 9.275 atendimentosBolsas em cursos livres 1.363 atendimentos

Participação em eventos nacionais 449Participação em eventos internacionais 100

Tipos debolsa

Modalidades de ensino

Bolsistasintegrantes

Total geral

Bolsistas emandamento

Programa de Bolsas do Senac São Paulo

Aperfeiçoamento 1.979 16 1.995Formação Inicial 47 47Programas Socioprofissionais 60 60Habilitação Técnica de Nível Médio 5 5Seminários, Workshops, Encontros 3 3

Parcias*

Subtotal Bolsas Parciais 2.089 21 2.110

Aperfeiçoamento 4.387 277 4.664Capacitação 3 1 4Especialização Técnica

de Nível Médio 25 25Formação Inicial 156 22 178Habilitação Técnica de

Nível Médio 15 41 56Programa Educação

para o Trabalho 1 1Programa para Menores 8 8Programas Socioprofissionais 255 1 256Seminários, Workshops, Encontros 3 3

Subtotal Bolsas Integrais 4.828 367 5.195

Aprendizagem Comercial 12.983 10.292 23.275Especialização Técnica de

Nível Médio 71 71Habilitação Técnica de

Nível Médio 4.223 4.665 8.888Qualificação Técnica

de Nível Médio 536 55 591Capacitação 8.920 367 9.287Programa Educação

para o Trabalho 9.709 669 10.378

Bolsas

Programa

Senac de

Gratuidade**

Integrais**

Subtotal Bolsas Integrais 36.442 16.048 52.490

TOTAL GERAL 43.359 16.436 59.795

Page 9: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

9

Os dez cursos com maior quantidade de novos bolsistas atendidos em 2011 foram: Aprendizagem em Gestão e Negócios 12.156 Programa Educação para o Trabalho: novas conexões – auxiliar de serviços administrativos 10.227Aprendizagem em Serviços Administrativos 7.831Aprendizagem em Serviços de Supermercados 1.908Técnico em Segurança do Trabalho 1.231Aprendizagem em Serviços de Alimentação: atendimento em lanchonetes e similares 1.206Recepção e Atendimento Telefônico 1.106Técnico em Administração 1.041Técnico em Informática 823Técnico em Logística 776

Alessandro PereiraEx-aluno do curso Capacitação para Cozinheiro

A jornada de Alessandro no Senac começou em 2008, quando realizou gratuitamente o curso Excelência no Atendimento ao Cliente, por meio de uma par-ceria com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. Foi o primeiro passo para o ex-aluno ini-ciar o sonho de ser um grande chefe de cozinha. Ele inscreveu-se duas vezes para o processo de con-cessão de bolsas para o curso de Capacitação para Cozinheiro, oferecido pelo Centro Universário Senac - Campus Águas de São Pedro. Foi contemplado e saiu de Ribeirão Preto em busca do seu sonho, onde hoje conduz o próprio restaurante.

Bolsas no ensino superiorNessa modalidade, o Senac São Paulo realiza, se-mestralmente, processos seletivos para a conces-são de bolsas vinculadas ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Financiamento Estudantil, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2011, essas modalidades foram responsáveis pela concessão de 1.412 bolsas.

Benefícios para comerciários Os funcionários das empresas contribuintes de co-mércio e serviços têm direito a 20% de desconto

Lenice de Freitas Oliveira SantosEx-aluna dos cursos Agente de Desenvolvimento Local e Agente Socioambiental

De dona de casa a conselheira municipal de ação social. Essa é a trajetória de Lenice Santos na cida-de de Araçatuba. Foi lá que, por meio de bolsas de estudo no Senac, despertou para sua real vocação: contribuir para o desenvolvimento humano e social da população local. Hoje, aluna de graduação em Serviço Social, Lenice multiplica os conhecimentos adquiridos na instituição.

nas mensalidades dos cursos do Senac. Foram benefi-ciadas 15.597 pessoas nas seguintes modalidades:

Cursos superiores 7Cursos técnicos 7.044Cursos livres 8.405Ações extensivas 141

APOIO A ORGANIZAÇÕES

Em sua atuação social, o Senac São Paulo apoia organizações de caráter comunitário que atendem públicos com carências específicas. O trabalho volta--se para a qualificação de lideranças ou equipes por meio de treinamentos especiais ou pela concessão de bolsas de estudo para sua programação regular. Em 2011 foram concedidas 505 bolsas de estudo a pessoas indicadas por instituições como:

Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta)Ambas as instituições são integradas por pacientes e familiares que buscam o diagnóstico precoce das doenças onco-hematológicas e talassemia e traba-lham pela oferta dos melhores tratamentos.

Associação de Assistência a Crianças Deficientes (AACD)Organização de assistência médica, hospitalar, peda-gógica, terapêutica e social, voltada a pessoas com deficiência que não dispõem de recursos financeiros para tratamentos. Seus funcionários são beneficia-dos com bolsas integrais em cursos livres, técnicos e de extensão universitária do Senac São Paulo.

Programa de Bolsas do Senac São Paulo

Subtotal Bolsas Parciais 2.089 21 2.110

Subtotal Bolsas Integrais 4.828 367 5.195

Subtotal Bolsas Integrais 36.442 16.048 52.490

TOTAL GERAL 43.359 16.436 59.795

Alunos bolsistas se destacam no mercado de trabalho

Page 10: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

10

Casa HopeA esta instituição de assistência social a pessoas carentes portadoras de câncer, o Senac São Paulo concede bolsas de estudo integrais para funcioná-rios e dependentes e realiza oficinas de qualifica-ção pré-profissionalizantes para os acompanhan-tes dos pacientes.

Obra Social Dom BoscoEsta associação religiosa de caráter filantrópico atua nos bairros de Itaquera e Guaianazes, em São Paulo, com a oferta de educação socioprofissionali-zante a pessoas de baixa renda. O Senac São Paulo concede bolsas integrais a funcionários e realiza cursos para docentes e multiplicadores.

Coordenadoria Especial dos Assuntos da População Negra (Cone)O Senac São Paulo concede bolsas de estudo aos beneficiários deste órgão, ligado à Prefeitura de São Paulo, que coordena ações de combate à dis-criminação racial e promove a integração cultural, econômica e política desse segmento da população.

Instituto Criar de TV, Cinema e Novas MídiasBusca contribuir para a inserção de jovens de baixa renda no mundo do trabalho por meio de programa de formação técnica sociocultural. O Senac São Paulo concede bolsas de estudo a funcionários e jovens de baixa renda atendidos pela entidade.

Fundação Casa – Centro de Atendimento Socioeducativo ao AdolescenteInstituição ligada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, a fundação presta assis-tência aos adolescentes inseridos em medidas so-cioeducativas de privação da liberdade, semiliberda-de e meio aberto em todo o Estado de São Paulo. O Senac São Paulo concede bolsas de estudo parciais e integrais a funcionários e seus dependentes em cursos livres, técnicos e de extensão universitária.

Cáritas ArquidiocesanaOrganização que integra a rede de proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Atua na proteção dos direitos legais do refugiado, assistindo suas necessidades de saúde, alimentação e moradia, entre outras. Também trabalha pela revalidação dos estudos e pela inserção do refugiado em cursos profissionali-zantes em busca de sua autossuficiência. O Senac São Paulo contribui com bolsas de estudo integrais para os refugiados.

PRESENÇA NA COMUNIDADE

Em 2011, o Senac São Paulo realizou 898 ações sociais com o envolvimento das unidades, alunos, funcionários e comunidade, beneficiando um total de 169.668 pessoas. Seguem alguns destaques.

Programa Rede SocialPresente em 40 unidades da rede Senac, contribuiu para a implantação de mais de 150 projetos de ge-ração de renda e de desenvolvimento comunitário.

Projeto Senac de Regionalização do TurismoCapacitou 40 pessoas no curso Agentes de Turismo Receptivo, que contribuíram com os diagnósticos do turismo local dos municípios de Águas de São Pedro, Brotas, São Pedro e Torrinhas, e ainda com o cadastro no Intur – Inventário do Ministério do Turismo. Também foi realizado o 1º Fórum do Desenvolvimento Regional do Turismo da Serra do Itaqueri, evento no qual foi assinado o termo de ade-são ao projeto por parte de sete municípios dessa região turística.

Pacto TerritorialEm ação inédita no país, o Senac São Paulo im-plantou uma metodologia de desenvolvimento lo-cal que permitiu a elaboração de um planejamento estratégico para os próximos dez anos da cidade de Itirapina, município próximo ao Senac São Carlos. Todas as estratégias e ações estão em documento que foi pactuado e assinado pelo prefeito, secre-tários municipais, vereadores, empresários e asso-ciações de bairro dessa cidade.

Campanha pelo Desarmamento em GuarulhosComo parte da Campanha Nacional pelo Desarma-mento, o projeto Corrente do Bem foi desenvolvido pelo Senac Guarulhos em conjunto com a rede social lo-cal, tendo como objetivo disseminar a cultura de paz entre alunos, docentes, funcionários, comunidade do

Page 11: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

11

entorno e representantes do poder público. Foram realizadas oficinas e palestras, que contaram com a participação de cerca de 90 pessoas, tendo como base a cartilha Cultura de Paz – redes de convivência, produzida pelo Senac São Paulo.

4º Concurso Nacional de Fotografia – Retratos da VidaÉ a quarta vez consecutiva que o Senac São Paulo atua como correalizador do concurso, colaborando na produção do regulamento, na divulgação, na seleção, na premiação e na curadoria das exposi-ções em conjunto com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – Abrale. Nessa edição, foi destaque a nova categoria júri popular, cujas fotos foram escolhidas por internautas, e a palestra no Senac Tiradentes com dicas de fotografia, ministra-da por Eduardo Masami, docente do Bacharelado em Fotografia, do Centro Universitário Senac, que contou com a participação de mais de 120 pessoas. O concurso teve 2.845 fotos inscritas, de 21 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Os prêmios

2ª Semana de Desenvolvimento Social de JundiaíRealizada de 10 a 16 de dezembro, a 2ª Semana de Desenvolvimento Social contou com mais de 200 participantes na conclusão dos trabalhos e conquis-tas na área pela unidade em 2011. Os encontros consolidaram os temas envolvidos e amplamente dialogados pelas redes sociais em que a unidade atua, nos cursos realizados e nas comunidades atendidas. Durante a semana, seis palestras foram ministradas por profissionais renomados na área de desenvolvimento social, como Victor Alcântara, da Fundação Abrinq; Bruno Ayres, do Centro Ruth Cardoso e do Portal do Voluntário; Érica Rodrigues e Damaris Ribeiro, do Instituto Querô; e Mafoane Odara, da Ashoka.

Rede Social Penha debate cultura de paz e economia criativaO Fórum de Desenvolvimento Sustentável apresen-tou, no mês de novembro, no Senac Penha, debates sobre cultura de paz e economia criativa. O evento

de paz de multiplicadores, em parceria com a rede de saúde e escolas da região, foi elaborado por in-tegrantes da rede social e está previsto para 2012.

Itapira cria cadastro de pessoas com deficiênciaLocalizar, conhecer e cadastrar pessoas com algum tipo de deficiência. Esse é o objetivo do Projeto Inclusão e Integração de Deficientes elabora-do pela Rede Social Itapira em parceria com as Secretarias Municipais de Promoção Social, Saúde e Educação. A ação pretende colaborar com a ge-ração de melhorias, do bem-estar e de garantia dos direitos desses cidadãos.

Ex-bolsista ganha prêmio por biblioteca instalada em albergueLourival Lopes Cancela, bolsista egresso do curso Técnico em Biblioteconomia do Senac Consolação, conquistou o prêmio Vivaleitura (iniciativa dos Ministérios da Educação e da Cultura), na catego-ria sociedade, por realizar o projeto Biblioteca do

foram bolsas de estudo e livros da Editora Senac São Paulo. As imagens premiadas farão parte de agendas, cadernos e calendários da Abrale, e se-rão expostas em estações do metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, além do Conjunto Nacional, na Av. Paulista.

reuniu cerca de 100 pessoas entre representantes da comunidade e do poder público, estudantes e do-centes. Com a participação de técnicos do Grupo de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo e do doutor em ciências econômicas, Ladislau Dowbor, os temas foram importantes para incrementar o processo de desenvolvimento local do bairro. Como resultado, um projeto para capacitação em cultura

Arsenal Esperança, no albergue homônimo, região central da capital, que abriga e alimenta cerca de 1,2 mil pessoas. Lourival morou um período na entidade depois de abandonar as ruas de São Paulo. Após o curso, ampliou a pequena sala de leitura do local, dando origem ao projeto da biblioteca. Hoje, o espaço possui 6 mil obras catalogadas e, mensal-mente, recebe 2,8 mil visitas e empresta 800 obras. Com o prêmio de R$ 30 mil, ele pretende in-cluir tecnologia digital e criar um acervo de DVDs.

Page 12: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

12

Plantio de 400 árvores beneficia ecossistema em Ribeirão PretoProjeto Censo Arbóreo do Programa Vamos Arborizar Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveu plantio de árvores no Parque Industrial Tanquinho, em parceria com Senac Ribeirão Preto e Rede Social do bairro. Os re-sultados são calçadas revitalizadas, diminuição no impacto de poluição e população conscientizada. Esta ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Local elaborado pela comunidade e poder público.

Rede Social Limeira, Centro de Zoonoses e alunos combatem a dengueEm grande ação contra a dengue, cerca de 300 alunos dos cursos Programa Educação para o Trabalho – novas conexões e Aprendizagem do Senac Limeira, moradores e técnicos do Centro de Zoonoses realizaram visitas domiciliares e cons-cientização de moradores de sete bairros da cidade onde o Senac atua com o Programa Rede Social, alertando sobre os cuidados e prevenção da doença por meio de materiais impressos e pales-tras, atingindo cerca de 5 mil pessoas.

MEIO AMBIENTE

Educação Ambiental: multiplicando hábitos e posturas ambientalmente responsáveisO projeto contou com a participação de 90 pes-soas. Palestras e atividades promoveram a compre-ensão e a interação dos participantes com o tema meio ambiente, estimulando jovens, crianças e ido-sos a repensar seus hábitos, aumentando a consci-ência ambiental e a eficiência do Sistema de Gestão Ambiental.

Coopermyre: uma solução para o desenvolvimento local Diagnóstico ambiental por meio da captação de da-dos estatísticos da Cooperativa Miguel Yunes, com o objetivo de desenvolver um plano de ações para melhorar o funcionamento do empreendimento nos âmbitos social, econômico e ambiental, contribuin-do para o desenvolvimento da comunidade local. Contou com 70 pessoas atendidas.

Implantação da Coleta Seletiva no 1° Batalhão da PMO projeto visou a melhoria do desempenho do ba-talhão em favor do meio ambiente, a educação am-biental de todos os policiais militares envolvidos e o apoio ao desenvolvimento local, mediando a rela-ção entre o batalhão e a Coopermyre, cooperativa de lixo reciclável que vai recolher todo o lixo reutili-zável do batalhão da PM.

Renovação do Sistema de Gestão AmbientalO Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro garantiu a certificação nível 3 após a au-ditoria que ocorreu em junho. A avaliação é reali-zada em função do estágio de desenvolvimento e implantação de seus sistemas de gestão ambiental e do apoio efetivo ao estabelecimento da Política Ambiental do Senac São Paulo.

Comemoração do Dia Mundial da ÁguaProdução de uma série especial de peças de comu-nicação sobre o tema Água é vida: insubstituível, essencial, contou com entrevista do urbanista Nabil Bonduki sobre a gestão da água nas cidades, com vídeos animados, dando dicas de economia e curio-sidades sobre a data.

Semana do Meio AmbienteContou com uma série especial com o tema Terra, nossa casa. Terra, nosso chão. Os funcionários tive-ram acesso a informações sobre o assunto e a uma entrevista com a professora nutricionista Gislaine Andrade, sobre alimentação saudável e sustentável.

Page 13: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

13

CapitalAclimação24 de Maio9 de JulhoConsolaçãoFrancisco Matarazzo ***ItaqueraJabaquaraLapa FaustoloLapa ScipiãoLapa TitoPenhaSanta CecíliaSantanaSanto AmaroTatuapéTiradentesVila Prudente

Grande São PauloGuarulhos **OsascoSanto André

Centro Universitário SenacCampus Águas de São Pedro ***Campus Campos do JordãoCampus Santo Amaro ***

E maisEditora Senac São PauloGrande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac ***Grande Hotel São Pedro – Hotel-escola Senac ***

Interior e litoralAmericanaAraçatubaAraraquara ***BarretosBauru ***Bebedouro ***BertiogaBotucatuCampinasCatanduva ***Franca ***GuaratinguetáItapetiningaItapiraItu ***JaboticabalJaúJundiaíLimeiraMaríliaMogi Guaçu *Piracicaba *Presidente Prudente ***Ribeirão PretoRio ClaroSantosSão Carlos ***São João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSorocaba ***TaubatéVotuporanga

Unidades em projeto/construçãoÁguas de São Pedro Guarulhos **InterlagosMogi GuaçuPiracicabaRegistroSão Bernardo do CampoSão Miguel PaulistaTaboão da Serra

Unidades em estudo Bebedouro CruzeiroItapeva Mogi das Cruzes Ourinhos Parque Dom Pedro Pindamonhangaba

* Nova unidade em construção.** Segunda unidade em construção na cidade.*** Unidade em ampliação e/ou modernização.

REDE DE UNIDADES – SENAC SÃO PAULO

Page 14: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

14

CONSELHO REGIONAL

Em 30 de dezembro de 2011, o Conselho Regional do Senac São Paulo estava assim constituído:

Presidente Abram Szajman

Delegados das Atividades de Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Membros TitularesAkira KidoAlberto WebermanArgemiro de Barros Araújo Arlette Cângero de Paula CamposGener SilvaHaroldo Silveira PiccinaJosé Carlos Buchala MoreiraJosé Carlos Larocca Ludgero MigliavaccaMarcio Olívio Fernandes da Costa Ruy Pedro de Moraes NazarianSanae Murayama Saito

Membros SuplentesAtílio Carlos DanezeDario Miguel PedroFrednes Correa LeiteGeorge Assad Chahade José Antonio ScomparinLuiz Armando Lippel BragaMaria do Rosário Fátima BaldiniMichel Jorge SaadPedro Zidoi SdoiaRubens Eduardo Birochi MorgabelVitalino Crellis

Representantes das Federações Nacionais

Membro TitularJosé Camargo Hernandes

Membro SuplenteCláudio de Barros Nogueira

Representantes do Ministério da Educação

Membro TitularArnaldo Augusto Ciquielo Borges

Membro SuplenteGarabed Kenchian

Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego

Membro TitularJosé Roberto de Melo

Membro SuplenteAtílio Machado Peppe

Representantes do INSS indicados pelo Ministério da Previdência Social

Membro TitularDulcina de Fátima Golgato Aguiar

Membro SuplenteMariza Medeiros Scaranci

Representantes Indicados pelas Centrais Sindicais

Membros TitularesLuciana Chagas Geremias (CUT)* Jair Francisco Mafra (FS)** Marcos Afonso de Oliveira (UGT) ***

Membros SuplentesMarcelo Renato Fiorio (CUT)Joaquim José da Silva Filho (FS)Elpídio Ribeiro dos Santos Filho (NCST)****

* CUT – Central Única dos Trabalhadores** FS – Força Sindical*** UGT – União Geral dos Trabalhadores**** NCST – Nova Central Sindical dos Trabalhadores

REPRESENTANTES NO CONSELHO NACIONAL

Membros TitularesAbram Szajman Airton NogueiraCarlos Alberto D’Ambrosio

Membros SuplentesAntonio Guilherme FracassoEdson Gaglianone Roberto Arutim

Diretor do Departamento RegionalLuiz Francisco de A. Salgado

Superintendente AdministrativoDarcio Sayad Maia

Superintendente de OperaçõesLucila Mara Sbrana Sciotti

Superintendente Universitário e de DesenvolvimentoLuiz Carlos Dourado

FICHA TÉCNICA

RealizaçãoGerência de Comunicação e Relações Institucionais

Gerente Otavio Fernando Genta Cordioli

Design gráficoMarcelo AflaloCristiane M. NovoUnivers Design

Fotolito e impressãoMS Editora e Gráfica Ltda

3.750 exemplaresSão Paulo, março de 2012

Este material foi impresso em papel certificado pelo FSC.

Page 15: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

15Conheça a versão completa deste relatório no Portal Senac São Paulo www.sp.senac.br/relatorio

Page 16: Relatório Anual 2011 - Senac São Paulo

www.sp.senac.br0800 883 2000