relações públicas

21
Relações Públicas

Upload: guest5cb0a8

Post on 07-Jul-2015

1.697 views

Category:

Technology


5 download

TRANSCRIPT

Relações Públicas

As relações públicas englobam todos os esforços de comunicação (pagos ou não) para promover a imagem corporativa. Através da utilização das mais variadas ferramentas, o objetivo dessa atividade é obter uma atitude favorável por parte das pessoas e implementar o conceito de marketing nas relações da empresa com seus diversos públicos.

Imaginemos um exemplo: uma grande mineradora resolveu explorar uma jazida de minério de ferro próxima a uma determinada cidade, criando grande expectativa junto à comunidade local. Esperavam-se benefícios, tais como arrecadação de impostos, abertura de postos de trabalho e atração de outras empresas ligadas a esse setor produtivo. Passados alguns anos, começaram a aparecer problemas decorrentes de poluição ambiental causada pela atividade de mineração. A insatisfação dos moradores daquela cidade, em relação à mineradora, é inevitável, pois os pontos negativos passaram a suplantar os pontos positivos.

O grande erro é que muitas organizações só implementam as ações de relações públicas quando as crises já se instalaram. Nesses casos, pode-se até obter resultados favoráveis, mas, sem dúvida, esse tipo de promoção seria muito mais eficiente se planejado antecipadamente, visando ao longo prazo, do que praticado de maneira reativa.

O escopo da atividade de relações públicas varia muito. Vai desde a comunicação em massa, dirigida a todos os públicos sem diferenciação, até a comunicação interpessoal. Na maioria das vezes, as empresa utilizam um mix de ferramentas que cobrem vários níveis de escopo, de um extremo a outro.

Comunicação Integrada

Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupões uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto de comunicação organizacional.

Comunicação Interna

Em outros tempos, todas as justificativas da importância das relações públicas para o público interno não passavam de uma retórica sem eco no âmbito organizacional. Os investimentos da área eram prioritariamente voltados para a comunicação externa. Os empregados eram os últimos a saber dos negócios e dos acontecimentos da empresa, e mesmo assim por meio de outras fontes. Não havia uma política e um compromisso de comunicação da cúpula com os funcionários. Era uma comunicação fria, alienada e verticalizada, representada, sobretudo pelos antigos house-organs.

O que mudou:1. Comportamento dos trabalhadores: passaram a ser mais combativos. 2. Avanço das tecnologias em comunicação, permitindo maior acesso à informação e o uso de seus benefícios.

A comunicação interna deve ser participativa, por meio de todo o instrumental disponível:- Murais- Caixas de sugestões- Boletins- Terminais de Computador- Intranet- Rádio- Teatro

O objetivo é envolver o empregado nos assuntos da organização e nos fatos que estão ocorrendo no país e no mundo. Assim, ele será considerado um funcionário que exerce suas funções em parceria com a organização e em sintonia com a realidade social vigente.

O profissional de comunicação encarregado de produzir os veículos de comunicação interna deve não só estar voltado para o que ocorre internamente, mas sobretudo estar atento aos acontecimentos políticos, econômicos e sociais que acontecem lá fora. Trazê-los para dentro das organizações significa contribuir para o debate dos grandes temas nacionais e para o exercício da cidadania.