relações estatais, bens e intervenvções - alexandre

1
Relações Estatais, Bens e intervenções - Alexandre 04/08/2015 Marçal Justen Filho - Curso de Direito Administrativo Diferença entre direitos e garantias constitucionais. Garantias garantem um direito. LIMPE - art 37 da crfb Mecanismos de controle - o ato tem que se oportuno, eficiente e conveniente. 1- O orgão que exercita o controle, ou seja controlador - ele pode ser administrativo (feito pela administração) , legislativo (leva em consideração o auto controle das trés funções por exrmplo) ou judiciário (controla suas funções tipicas e atípicas). Esse aspecto leva em consideração o controle de cada aspecto (cada um fiscaliza o que é seu). 2- Com relação ao objeto -legalidade e mérito 3- Quanto a pertinência do órgão controlador à estrutura do controlado - controle interno ou auto controle e controle externou ou hetero controle Controle da administração pública - o fundamento do controle da administração seria o dever-poder sobre o controle dos atos e das atividades da própria administração (tem o dever de analisar a conveniência, oportunidade e eficiência). Instrumentos de controle: Direito de Petição (previsto no art 5°, inciso 34 CRFB) - a administração pública. Uma materialização do direito de ação. *Diferente de direito de ação - o direito de provocar o estado para que ele preste determinada tutela provisória ou definitiva.

Upload: aninha-martins

Post on 12-Dec-2015

225 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Relações estatais

TRANSCRIPT

Page 1: Relações Estatais, Bens e Intervenvções - Alexandre

Relações Estatais, Bens e intervenções - Alexandre

04/08/2015

Marçal Justen Filho - Curso de Direito Administrativo

Diferença entre direitos e garantias constitucionais. Garantias garantem um direito.

LIMPE - art 37 da crfb

Mecanismos de controle - o ato tem que se oportuno, eficiente e conveniente.

1- O orgão que exercita o controle, ou seja controlador - ele pode ser administrativo (feito pela administração) , legislativo (leva em consideração o auto controle das trés funções por exrmplo) ou judiciário (controla suas funções tipicas e atípicas). Esse aspecto leva em consideração o controle de cada aspecto (cada um fiscaliza o que é seu).

2- Com relação ao objeto -legalidade e mérito

3- Quanto a pertinência do órgão controlador à estrutura do controlado - controle interno ou auto controle e controle externou ou hetero controle

Controle da administração pública - o fundamento do controle da administração seria o dever-poder sobre o controle dos atos e das atividades da própria administração (tem o dever de analisar a conveniência, oportunidade e eficiência).

• Instrumentos de controle: Direito de Petição (previsto no art 5°, inciso 34 CRFB) - a administração pública. Uma materialização do direito de ação.

*Diferente de direito de ação - o direito de provocar o estado para que ele preste determinada tutela provisória ou definitiva.