relacionamento -a busca da intimidade com deus (amostra)

5
8/19/2019 Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra) http://slidepdf.com/reader/full/relacionamento-a-busca-da-intimidade-com-deus-amostra 1/5 1 Capítulo 1 O ser humano relacionando-se com Deus Relacionamento é Convivência, frequência social, trato entre pessoas, é correspondência, então para que haja um real relacionamento, a premissa básica é que exista mais de um indivíduo, mais de uma pessoa se relacionando. quando pensamos no relacionamento com Deus a primeira pergunta é: Você reconhece a Deus como uma pessoa? Há muitas pessoas que entenderiam esta pergunta co- mo obvia e talvez desnecessária, mas a verdade é que muitas pessoas que desejam relacionar-se com Deus e até dizem já relacionar-se com ele, não o reconhecem como pessoa, ou seja, como um ser pensante dotado de sentimentos, expecta- tivas e etc. Muitos enxergam Deus como uma força, um Ídolo, um Ícone ou qualquer outra coisa na qual estas pessoas se prendem, e criam nele uma fonte de expectativas que giram em torno das suas próprias necessidades. Estas pessoas têm Deus como uma saída para suas frustrações, seus problemas e suas angustias. Elas não enxer- gam Deus como uma pessoa, mas como uma válvula de escape, sendo assim não há relacionamento, pois o relacio- namento implica numa via de mão dupla, e nesses casos a via é de mão única, ou seja, Deus apenas serve ás necessidades da pessoa, ele é apenas funcional. Para aqueles que se acham nessa situação, antes de es- tabelecer um relacionamento com Deus, precisam enxerga-lo como ele é, e não como esperam e querem que ele seja. Isso é o início do relacionamento, é muito comum conhecermos uma pessoa e numa primeira análise fazermos uma imagem

Upload: wellington-l-silva

Post on 08-Jul-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

8/19/2019 Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

http://slidepdf.com/reader/full/relacionamento-a-busca-da-intimidade-com-deus-amostra 1/5

1

Capítulo 1

O ser humano relacionando-se

com Deus

Relacionamento é Convivência, frequência social, trato

entre pessoas, é correspondência, então para que haja umreal relacionamento, a premissa básica é que exista mais deum indivíduo, mais de uma pessoa se relacionando. quandopensamos no relacionamento com Deus a primeira perguntaé: Você reconhece a Deus como uma pessoa?

Há muitas pessoas que entenderiam esta pergunta co-mo obvia e talvez desnecessária, mas a verdade é que muitaspessoas que desejam relacionar-se com Deus e até dizem járelacionar-se com ele, não o reconhecem como pessoa, ouseja, como um ser pensante dotado de sentimentos, expecta-tivas e etc.

Muitos enxergam Deus como uma força, um Ídolo,um Ícone ou qualquer outra coisa na qual estas pessoas seprendem, e criam nele uma fonte de expectativas que giramem torno das suas próprias necessidades.

Estas pessoas têm Deus como uma saída para suasfrustrações, seus problemas e suas angustias. Elas não enxer-gam Deus como uma pessoa, mas como uma válvula deescape, sendo assim não há relacionamento, pois o relacio-namento implica numa via de mão dupla, e nesses casos a viaé de mão única, ou seja, Deus apenas serve ás necessidadesda pessoa, ele é apenas funcional.

Para aqueles que se acham nessa situação, antes de es-tabelecer um relacionamento com Deus, precisam enxerga-locomo ele é, e não como esperam e querem que ele seja. Issoé o início do relacionamento, é muito comum conhecermosuma pessoa e numa primeira análise fazermos uma imagem

Page 2: Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

8/19/2019 Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

http://slidepdf.com/reader/full/relacionamento-a-busca-da-intimidade-com-deus-amostra 2/5

2

equivocada dela, e então é a partir dessa imagem que deter-minamos quem essa pessoa é, o que ela pensa, como ela age,e assim por diante. Isso acontece porque esta primeira análi-se é dirigida pelas conclusões que tiramos a respeito daquelapessoa, a partir das nossas impressões e é muito comum quedepois de algum tempo, tendo oportunidade de conhecer apessoa e conversar com ela, a imagem que fizemos previa-mente mude, isso porque trocamos nosso ponto de vistaunilateral por um ponto de vista bilateral onde damos opor-tunidade a outra pessoa para demonstrar quem ela realmenteé. Não seria assim também com Deus?

Há diversas pessoas que fizeram uma primeira análise er-rônea da pessoa de Deus, seja porque não tiveram a oportuni-dade de conhece-lo de fato ou porque tiveram experiênciasreligiosas negativas, o que geralmente provoca bloqueios emalgumas pessoas. O problema é que algumas pessoas mantemessa imagem, e muitos infelizmente irão viver a vida inteiramantendo uma visão unilateral de Deus, sem dar á ele a opor-

tunidade de se revelar como ele de fato é. Isto naturalmente vaiimpedir que haja um verdadeiro relacionamento com Deus.É preciso livra-se da imagem errada que tem de Deus,

para que o espirito possa ter abertura suficiente para revelar-se, isso pode ser doloroso para alguns, mas é altamente ne-cessário. Já conheci pessoas que tinham uma imagem deDeus onde enxergavam Deus como um carrasco egoísta quesó pensa em si mesmo e mata todos aqueles que não con-cordam come ele, outros enxergam a Deus como o “SenhorCara legal”  que concorda com tudo e com todos, que nãocontradiz ninguém para não magoar ou ser inconvenientecom as pessoas, que no final das contas ama todo mundo eperdoa todo mundo independente do que cada um fizer oudeixar de fazer.

Esses são alguns exemplos de como algumas pessoas

enxergam Deus a partir do seu próprio ponto de vista, o fatoé que, em nenhum destes casos a pessoa de Deus é levadaem consideração, uma vez que não lhe foi dada a oportuni-dade de apresentar-se.

Page 3: Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

8/19/2019 Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

http://slidepdf.com/reader/full/relacionamento-a-busca-da-intimidade-com-deus-amostra 3/5

3

Isso nos leva a uma segunda questão, relacionamentoimplica em dizer que existe um contato, um diálogo, umatroca de informações, sendo assim, como se dá a comunica-ção neste relacionamento?

 Apesar de reconhecermos nós mesmos e a Deus comopessoas capazes de estabelecer um relacionamento, não po-demos deixar de lado o fato de que, apesar de ser uma pes-soa dotada de pensamentos e sentimentos assim como nós,Deus é transcendente, ou seja, ele é infinitamente superior anós em sua essência e personalidade. Sendo assim como épossível que haja um relacionamento, como é possível um

ser limitado e falível como o homem desenvolver um rela-cionamento genuíno com um ser tão superior?

Certamente que esse relacionamento só pode ser pos-sível em duas hipóteses, a primeira é que o ser inferior, quenesse caso é o homem, evolua de tal forma que atinja omesmo nível de consciência que o ser transcendente, nocaso, Deus.

Sabe-se que esta hipótese não é viável, pois a partir domomento em que o homem alcança-se esta posição, Deusdeixaria de ser Deus, isso para não entrarmos em outrasquestões. Resta então uma segunda hipótese, que é a de queo ser superior se esvazie e se permita relacionar com o serinferior em um nível em que seja possível para este compre-ender a relação e participar dela de forma ativa. Não foi exa-tamente isso que Jesus fez?

Como Cristãos cremos que este seja o caso, Deus sedá a conhecer ao homem em um nível que seja possível aeste compreende-lo, tornando possível essa relação. Paraisso Deus precisa estabelecer um ou mais pontos de contato,aos quais chamamos comumente de Revelação.

1“Historicamente, as duas maneiras por meio das

quais, Deus tomou a iniciativa de revelar-se, foram chamadas

de“revelação geral

” e

“revelação especial

”. A revelação geralinclui tudo o que Deus revelou no mundo a nossa volta,

1 Teologia Básica - Charles C Ryrie, Pag.33

Page 4: Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

8/19/2019 Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

http://slidepdf.com/reader/full/relacionamento-a-busca-da-intimidade-com-deus-amostra 4/5

4

inclusive o homem, ao passo que a revelação especial incluias várias maneiras que ele usou para comunicar sua mensa-gem, compilada na Bíblia”.

E há a revelação máxima de Deus ao homem, que sedeu através de Jesus, quando Deus se fez carne e habitouentre os home. A revelação de Deus se dá de forma objetivae em uma linguagem que o homem é totalmente capaz decompreender na palavra escrita, ou seja, na bíblia.

Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de,estando arraigados e fundados em amor,

Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos,qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade econhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para quesejais cheios de toda a plenitude de Deus.

Efs 3.17-19

No livro Comentário Judaico do Novo Testamento,

David Stern comenta este verso da seguinte forma:2“Sinto-me renovado em minha confiança ao descobrirque o amor de Yeshua tem largura: pode se ver a largurado seu amor por todos os relatos dos evangelhos. Alémdisso, uma vez que seu amor tem comprimento, ele conti-nua para todo o sempre, e como tem altura, ele conduz oespirito das pessoas para o alto até a própria presença deDeus, e tendo profundidade, encontra todos, até mesmo

os que se encontram na mais terrível angustia e depres-são.” 

O Apostolo Paulo afirma que se o homem estiverfundamentado no amor, poderá perfeitamente compreendere conhecer o amor que excede o entendimento humano eassim conhecer a plenitude que Deus da á este homem co-nhecer.

Isto significa que, Deus preparou tudo, organizou tu-do, criou a linguagem e meios que seriam necessários para

2 Comentário Judaico do Novo Testamento, David Stern, Pag.636

Page 5: Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

8/19/2019 Relacionamento -A Busca Da Intimidade Com Deus (Amostra)

http://slidepdf.com/reader/full/relacionamento-a-busca-da-intimidade-com-deus-amostra 5/5

5

que o homem, mesmo sendo tão inferior, pudesse conhecera Deus, estabelecendo com ele um relacionamento baseadoem sua auto revelação.

Para que haja relacionamento é necessária uma comu-nicação entre os indivíduos e isso é possível porque Deusprovidenciou meios para comunicar-se com o homem. Alémda revelação Bíblica, há a oração, que trataremos mais afun-do no Capitulo 4, mas precisamos já estabelecer alguns pon-tos importantes sobre a oração.

 A oração é a nossa via de comunicação com Deus,onde nós podemos nos comunicar com ele diretamente,

elevando nosso espírito e comunicando a ele o que está emnosso coração. A oração é uma ação puramente Espiritual,através dela nosso Coração e Mente  se comunicam comDeus no mesmo nível, porque Deus é espirito.

Nosso espirito como semelhança de Deus, pensa, sen-te, questiona, se angustia, se inquieta e ama. Todos essessentimentos e reações são comunicados a Deus pela oração,

por isso a oração não é um ato do corpo, mas da alma e doEspirito.Uma pessoa com deficiência de fala ora tão eficazmen-

te quanto qualquer outra pessoa, Deus sendo Espirito secomunicará conosco pelo Espirito, ele é capaz de sondar-nose compreender os nossos mais profundos sentimentos, aindaque não digamos nenhuma palavra audível.

Deus oferece uma relação íntima e duradoura, essa re-lação está disponível a qualquer pessoa que se disponha aobedece-lo. Isto parece um pouco de soberba da parte deDeus, como se ele estivesse dizendo: “Eu só me relacionocom você se você fizer o que eu quero”.

Mas a questão é que o Homem é incapaz de relacio-nar-se com Deus se não for nos padrões de Deus, isso por-que as essências são totalmente diferentes, é como querer

mistura o óleo a agua, não dá, por mais que você misture,mais cedo ou mais tarde eles se separam. A relação eternacom Deus só cresce à medida que o homem submete sua vontade e sua essência pecaminosa a Santidade de Deus.