reitor da escola de guerra naval - marinha do brasil...3 reitor da escola de guerra naval edgar luiz...

129

Upload: others

Post on 24-Sep-2020

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio
Page 2: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio
Page 3: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

3

Reitor da Escola de Guerra NavalEdgar Luiz Siqueira Barbosa

Contra-Almirante

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-GraduaçãoMarcio Magno de Farias Franco e Silva

Contra-Almirante (RM1)

Coordenador do PPGEMFrancisco Eduardo Alves de Almeida

Capitão de Mar e Guerra (RM1)

Vice-Coordenadora do PPGEMSabrina Evangelista Medeiros

Profa. Dra.

Secretaria Acadêmica (SECAD)1º Ten (RM2-T) Marisol Pensado Pazos

SO-RM1-MC Valdir Jorge Luiz

Avenida Pasteur, nº 480 - UrcaRio de Janeiro - RJ - CEP 22290-255

+55 (21) 2546-9325 / 9326http://www.ppgem.egn.mar.mil.br

[email protected]

Page 4: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

4

APRESENTAÇÃO .......................................................................................... 5

O PPGEM ........................................................................................................ 6

Propósito ............................................................................................ 6

Estudos Marítimos ............................................................................ 6

LINHAS DE PESQUISA ............................................................................... 7

Área de Concentração ...................................................................... 7

Linhas de Pesquisa ............................................................................ 7

ÍNDICE DE TÍTULOS....................................................................................9

RESUMO DOS TRABALHOS ......................................................................16

Page 5: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

5

APRESENTAÇÃO

A Escola de Guerra Naval oferece, por meio do seu Programa de Pós--Graduação em Estudos Marítimos, o curso de mestrado profissional, re-alizado em dois anos letivos, segundo as normas do sistema CAPES. O ingresso nesse curso se realiza por meio de processo seletivo divulgado anualmente em edital público.

Dentre os requisitos acadêmicos a serem atendidos pelos(as) mestran-do(as), para fazerem jus ao grau de Mestre(a), está a elaboração e a exe-cução de um projeto de pesquisa, sob orientação individual de professor qualificado, que se concretiza no trabalho de conclusão de curso de mes-trado profissional (TCM).

Uma vez concluído, o TCM deve ser defendido perante uma banca exa-minadora composta de professores, devendo um deles ser externo ao Pro-grama. Trata-se de um esforço intelectual que se prolonga ao longo de todo o curso e que, obtendo-se êxito na defesa, reflete a elevação do discente ao nível acadêmico da pós-graduação stricto sensu, no grau almejado.

Este caderno apresenta os resumos dos TCM dos(as) mestrandos(as) do PPGEM, que compõem o repositório institucional dos trabalhos apro-vados no Mestrado em Estudos Marítimos. Pode-se visualizar, de forma rápida e dinâmica, títulos e resumos, facilitando a identificação de temas de interesse nos diversos trabalhos depositados na Biblioteca da Escola de Guerra Naval, conforme autorização dos respectivos autores.

Individualmente e em conjunto, esses trabalhos representam impor-tantes produções intelectuais nas linhas de pesquisa do Programa. Os co-nhecimentos autóctones produzidos no campo dos Estudos Marítimos, Defesa, Governança e Segurança Marítimas, legam a alunos, estudiosos, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, dentro e fora da Mari-nha do Brasil, no presente e para o futuro, formidável fonte de consulta e reflexão crítica sobre variados temas relacionados ao mar.

Contribui, assim, o PPGEM com o propósito da Escola de Guerra Na-val de realizar pesquisa científica de interesse da Marinha nas áreas de De-fesa Nacional, Poder Marítimo, Guerra Naval e Administração, em coope-ração com centros de conhecimento e/ou órgãos de fomento à pesquisa.

CMG (RM1) Francisco Eduardo Alves de AlmeidaCoordenador do PPGEM

Page 6: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

6

O PPGEM

Propósito

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) objetiva formar especialistas, em nível de mestrado profissional stricto sensu, capazes de atuar tecnicamente em setores públicos e privados, que lidam com assuntos relacionados à defesa e ao campo marítimo.

Nesse sentido, o Programa se volta ao estudo das relações do ho-mem com o mar, em seus aspectos políticos, sociais, estratégicos, eco-nômicos, culturais e ambientais, a partir das conexões entre as ativida-des humanas e os ambientes marítimos.

O PPGEM tem, assim, a proposta de preparar pessoal, civil e mi-litar para atuação profissional no campo marítimo e para pesquisas e ampliação do conhecimento acadêmico em áreas de interesse do po-der marítimo e da defesa nacional. O Programa foi reconhecido com a homologação, pelo Ministro de Estado da Educação, do Parecer CNE/CES nº 424/2015, da lavra da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação – CNE, conforme a Portaria Nº 327-MEC, de 09/03/2017, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de 10/03/2017.

O curso de mestrado em Estudos Marítimos tem carga horária mí-nima de 360 horas presenciais (30 créditos) e duração prevista de dois anos letivos. Ressalta-se que, tendo em vista o enfoque profissional, é prevista a flexibilidade no oferecimento de horários de disciplinas pre-senciais em horários diurnos e/ou noturnos para os alunos.

Os Estudos Marítimos

Os Estudos Marítimos são um campo acadêmico interdisciplinar de conhecimento, que inclui, direta ou indiretamente, disciplinas que se conectam e se relacionam com os mares e águas interiores, tendo como finalidade o estudo das relações políticas, sociais, estratégicas, econô-micas, culturais e ambientais do homem com o mar.

Page 7: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

7

Área de Concentração

A área de concentração “Defesa, Governança e Segurança Marítimas” ex-pressa a vocação do Programa e se articula com o campo dos Estudos Marí-timos em três vieses. O viés da Segurança, que abrange a proteção das águas jurisdicionais brasileiras, a salvaguarda da vida humana no mar, além das atividades econômicas na área marítima denominada “Amazônia Azul”. O viés da Defesa, que se insere na política e na estratégia nacional de defesa como um componente essencial da soberania brasileira nos espaços marí-timos, abrange as operações de paz, de defesa e de projeção de poder; e o viés da Estratégia Marítima, apontando para os caminhos necessários para se atingir os propósitos estabelecidos pelo nível político nacional relacionados ao mar.

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa (LP) do curso de mestrado congregam e orientam os esforços de ensino e pesquisa, contribuindo para dar organização e coe-rência teórica e conceitual ao Programa. São três as LP:

1. Política e Estratégia MarítimasPesquisa a conexão entre os Estudos Marítimos e a área de concentração com ênfase nos estudos sistemáticos de ciência política, no que couber ao processo de tomada de decisão política no campo marítimo, na formula-ção de políticas e estratégias marítimas nacionais ou estrangeiras, na in-vestigação histórica sobre as políticas e as estratégias navais governamen-tais no passado e no presente, na análise geopolítica estatal e regional em prol do desenvolvimento marítimo e da pesquisa voltada para a relação do homem, a sociedade e seu meio ambiente, o mar. Essa linha também contempla estudos de teoria política, geografia física e política, estudos estratégicos, antropologia e suas interconexões com os mares.

LINHAS DE PESQUISA

Page 8: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

8

2. Regulação do Uso do Mar, Processo Decisório e Métodos ProspectivosPesquisa a complexa e dinâmica relação interestatal e seus possíveis des-dobramentos até longo prazo, com ênfase nos reflexos advindos do direito internacional, do direito do mar e marítimo sob o prisma de segurança, am-biental, do tráfego marítimo e exploratório dos recursos vivos e não-vivos (petróleo, gás e recursos minerais). Tal relação, sob a ótica da cooperação internacional, requer abordagem multidisciplinar, contextualizada com a tessitura institucional e abrangência geopolítica. Daí decorre o interesse em ferramentas de simulação para segurança, defesa, integração latino-america-na, resolução de conflitos e aprimoramento do processo decisório. Congrega estudos e métodos prospectivos para pesquisar futuros alternativos, identi-ficar e acompanhar sinais e causas, visando antecipar e decidir rapidamen-te. Busca-se, também, a redução de riscos em conjunturas particulares, de interesse público privado e coerente com os objetivos estratégicos nacionais voltados ao mar.

3. Política e Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ambiente Marí-timoPesquisa o estudo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no ambiente marítimo, sua evolução ao longo da história e sua importância estratégica na configuração do cenário do poder nacional e internacional e, em especial, no que concerne ao poder marítimo. Estuda-se e pesquisa-se a dinâmica da evolução científica e tecnológica, a experiência brasileira em pesquisa e de-senvolvimento científico e tecnológico, o sistema nacional de CT&I, impac-tos sociais políticos oriundos de tecnologias inovadoras, perspectivas tecno-lógicas futuras, processos de transferência de tecnologia e estudos de gestão e logística. Aborda-se, ainda, as inter-relações entre a estratégia, tecnologia e planejamento de forças, e, no âmbito das políticas públicas entre Políticas e Estratégias Nacionais de CT&I e de Defesa, face ao cenário regional e mun-dial com foco no poder marítimo.

Page 9: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

9

NOME TÍTULO TITLE PgANA LUCIA MESIANO PORTHUN

SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE O TRÁFEGO MARÍTIMO-SISTRAM: UMA CONTRIBUIÇÃO DOS SISTEMAS ANALÍTICOS VISUAIS PARA A ANÁLISE DE COMPORTAMENTOS ANÔMALOS

INFORMATION SYSTEM ON MARI-TIME TRAFFIC - SISTRAM:A CONTRIBUTION OF VISUAL ANALYTICAL SYSTEMS FOR THE ANALYSIS OF ANOMALOUS BEHAVIOUR

18

ANDRADE DO ESPÍRITO SANTO VAZ MENDES

A PROPOSTA DE EXTENSÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL DE ANGOLA ÀS NAÇÕES UNIDAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

ANGOLA’S PROPOSAL TO THE UNITED NATIONS TO EXTEND ITS CONTINENTAL SHELF: A CRITICAL ANALYSIS

20

CF (FN) CHARLES PACHECO PIÑON

A LIBERDADE DE NAVEGAÇÃO E AS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO E CON-TROLE DO TRÁFEGO MARÍTIMO NA PROTEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS

FREEDOM OF NAVIGATION AND THE RESTRICTION AND CON-TROL MEASURES OF MARITIME TRAFFIC IN THE PROTECTION OF CRITICAL INFRASTRUCTURE

22

CINEME DANTAS ESCASSEZ NO MEIO DA ABUNDÂNCIA: OS IMPACTOS DOS CENÁRIOS DE ESCASSEZ DE ÁGUA PARA O BRASIL

SCARCITY WITHIN ABUNDANCE: THE IMPACTS OF WATER SCARCI-TY SCENARIOS ON BRAZIL

24

EDUARDO ITALO PESCE NAVIOS-AERÓDROMO E AVIAÇÃO EMBARCADA NA ESTRATÉGIA NAVAL BRASILEIRA

AIRCRAFT CARRIERS AND THE EMBARKED AVIATION IN THE BRAZILIAN NAVAL STRATEGY

26

FELIPE ABREU SALLES FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE MILITARES AFRICANOS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MODELOS FRÂNCES E DA MARINHA DO BRASIL

EDUCATION AND TRAINING OF THE AFRICAN MILITARY: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE FRENCH AND THE BRAZILIAN NAVY MODELS

28

FELIPE AUGUSTO RODOLFO MEDEIROS

AS PRÁTICAS INTERNACIONAIS DE ACORDOS DE OFFSET: CONTRIBUIÇÕES ÀS BASES TEÓRICA, NORMATIVA E DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL

INTERNATIONAL PRACTICES OF OFFSET AGREEMENTS: CON-TRIBUTIONS TO THEORETICAL , NORMATIVE AND PUBLIC POLICY BASES OF BRAZIL

30

ÍNDICE DE TÍTULOSTURMA 2014

Page 10: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

10

NOME TÍTULO TITLE Pg1° TEN (RM2-T) HELEN CHRISTI-NA PACHECO FERREIRA

OS DISCURSOS DE LULA E DILMA (2007 A 2014) E O ATLÂNTICO SUL: UM NOVO OLHAR A PARTIR DA ANÁLISE DE DISCURSO

THE SPEECHES OF LULA AND DILMA (2007 TO 2014) AND THE SOUTH ATLAN-TIC: A NEW PERSPECTIVE FROM THE SPEECH ANALYSIS

32

JÉSSICA GERMANO DE LIMA SILVA

A INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA NO ENTORNO ESTRATÉGICO DO ATLÂNTICO SUL: SUA LEGITIMAÇÃO ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO

THE BRAZILIAN INTERNATIONAL INSER-TION INTO THE STRATEGIC SORROUN-DINGS OF THE SOUTH ATLANTIC: LEGI-TIMACY THROUGH COOPERATION

34

LEONARDO GUEDES DUARTE SILVA

SISTEMA SETORIAL DE INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO NAVAL MILITAR BRASILEIRA EM PERSPECTIVA SISTÊMICA

THE SECTORAL SYSTEM OF INNOVA-TION: AN ANALYSIS OF THE BRAZILIAN NAVAL MILITARY CONSTRUCTION FROM A SYSTEMIC PERSPECTIVE

36

CMG LUCIANO PONCE CARVA-LHO JUDICE

A DEFESA PROATIVA DA AMAZÔNIA AZUL E A ÁREA ESTRATÉGICA DO PRÉ-SAL

THE PROACTIVE DEFENSE OF THE BLUE AMAZON AND THE STRATEGIC AREA OF PRÉ-SAL

38

CMG (REF°) MILTON FERREIRA TITO

UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA COM ÊNFASE NA NAVEGAÇÃO DE LONGO CURSO: SEU DESENVOLVIMENTO E REFLEXOS NO COMÉRCIO EXTERIOR

A STUDY OF THE BRAZILIAN MERCHANT NAVY’S EVOLUTION WITH A FOCUS ON LONG-COURSE NAVIGATION: DEVELOPMENT AND REFLECTS ON FOREIGN TRADE

40

MONAH MARINS PEREIRA CARNEIRO

O PAPEL DA OEA E DA UNASUL NAS DISPUTAS MARÍTIMAS PROTAGONIZADAS PELA COLÔMBIA E VENEZUELA

THE ROLE OF OAS AND UNASUR IN THE MARITIME DISPUTES BETWEEN COLUMBIA AND VENEZUELA

42

OSCAR BITTENCOURT NETO O DIREITO DO MAR E A BIOTECNOLOGIA AZUL: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA MARINHA E BIOPROSPECÇÃO

THE LAW OF THE SEA AND THE BLUE BIOTECHNOLOGY: SEA SCIENTIFIC RESEARCH AND BIOPROSPECTION

44

Page 11: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

11

NOME TÍTULO TITLE PgPLÍNIO CARDOSO DOS SANTOS

POLICIAMENTO NAVAL: A ATRIBUIÇÃO DA MARINHA DO BRASIL CONTRA CRIMES NO MAR

NAVAL POLICY: THE ASSIGNMENT OF THE BRAZILIAN NAVY AGAINST CRIMES AT SEA

46

RODNEY ALFREDO PINTO LISBOA

AS FARPAS LETAIS DO TRIDENTE: PROCEDIMENTOS DE LANÇAMENTO/RECOLHIMENTO DE MERGULHADORES DE COMBATE CONSIDERANDO O EMPREGO DOS FUTUROS SUBMARINOS CONVENCIONAIS (S-BR) E NUCLEARES (SN-BR) DA MARINHA DO BRASIL

THE TRIDENT’S LETHAL BARBS: LAUNCHING PROCEDURES/ COLLECTION OF COMBAT DIVERS CONSIDERING THE EMPLOYMENT OF THE FUTURE CONVENTIONAL (S-BR) AND NUCLEAR SUBMARINES (SN-BR) OF THE BRAZILIAN NAVY

48

SALOMÃO MELQUIADES LUNA

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA COMO FATOR DE INCREMENTO DO PODER NAVAL BRASILEIRO

TECHNOLOGICAL PROSPECTION AS A FACTOR OF THE ENHANCEMENT OF THE BRAZILIAN NAVAL POWER

50

SORAYA FONTENELES DE MENEZES

A TERRITORIALIZAÇÃO DO MAR NO SÉCULO XXI: A ESTRATÉGIA MARÍTIMA DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA NA ÁSIA-PACÍFICO À LUZ DO DIREITO INTERNACIONAL DO MAR

THE TERRITORIALIZATION OF THE SEA IN THE 21ST CENTURY: THE MARITIME STRATEGY OF THE PEOPLE’S REPUBLIC OF CHINA IN ASIA-PACIFIC IN THE LIGHT OF INTERNATIONAL SEA LAW

52

THIAGO JANEIRO SARRO O USO DO SUBMARINO NUCLEAR PELA MARINHA DO BRASIL: MISSÕES E TARE-

FAS

THE USE OF THE NUCLEAR SUB-MARINE BY THE BRAZILIAN NAVY: MISSIONS AND TASKS

54

CMG (RM1-FN) WAGNER DA SILVA REIS

A EXPLORAÇÃO DOS FUNDOS OCEÂNI-COS ALÉM DA JURISDIÇÃO NACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

THE EXPLORATION OF THE OCEAN FUNDS BEYOND THE NATIONAL JU-RISDICTION: A CASE STUDY

56

Page 12: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

12

NOME TÍTULO TITLE PgANA FERNANDA MOREIRA BAP-TISTA

O IMPACTO DAS CONDIÇÕES E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO: UM OLHAR SOBRE OS SUBMARINOS BRASILEIROS

THE IMPACT OF CONDITIONS AND LA-BOUR ORGANISATION IN CONFINED SPACES: A PERPECTIVE FROM BRAZI-LIAN SUBMARINES

60

CESAR CHRISÓSTOMO MENDON-ÇA JUNIOR

POLUIÇÃO PROVENIENTE DO DERRAMAMENTO DE ÓLEO POR EMBARCAÇÕES NO MEIO AMBIENTE MARINHO: ANÁLISE À LUZ DA LEGISLAÇÃO E DAS DECISÕES PROFERIDAS PELOS TRIBUNAIS BRASILEIROS

POLLUTION FROM OIL LEAKAGE FROM SHIPS IN THE SEA ENVIRONMENT: AN ANALYSIS IN THE LIGHT OG THE LEGIS-LATION AND DECISIONS MADE BY BRA-ZILIAN TRIBUNALS

62

CMG (RM1) EDINA LAURA NO-GUEIRA DA GAMA

A HISTORIOGRAFIA NAVAL BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: O PIONEIRISMO DE THEOTONIO MEIRELLES DA SILVA (1876-1884)

THE BRAZILIAN NAVAL HISTORIOGRA-PHY IN THE 21ST CENTURY: THE PIONE-ERING OF THEOTONIO MEIRELLES DA SILVA (1876-1884)

64

EDUARDO ANDRÉ ARAÚJO DE SOUZA

A QUESTÃO DA SEGURANÇA E DEFESA CIBERNÉTICA: O ESFORÇO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO DA MARINHA DO BRASIL

THE QUESTION OF SECURITY AND CYBER DEFENSE: THE POLITICAL-ADMINISTRATIVE EFFORT

66

FABIANA ABREU DO VALLE VEN-TURA PIASSI

AS PRERROGATIVAS DA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL (IMO) COMO SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL

THE PRERROGATIVIES OF THE INTERNACIONAL MARITIME ORGANIZATION AS A SUBJECT OF INTERNATIONAL LAW

68

FRANCISCO SYLAS MACHADO COSTA

EFEITOS E NATUREZA JURÍDICA DE UMA SUBMISSÃO À COMISSÃO DE LIMITES DA PLATAFORMA CONTINENTAL NA APLICAÇÃO DO REGIMEJURÍDICO ALÉM DAS 200 MILHAS MARÍTIMAS

EFFECTS AND THE JURIDICAL NATURE OF A SUBMISSION TO THE COMMISSION ON THE CONTINENTAL SHELF IN THE APPLICATION OF JURIDICAL REGIME BEYOND THE 200 NAUTICAL MILES

70

GABRIELA DE LIMA BRAGANÇA DESENVOLVIMENTO DE SIMULADORES NACIONAIS DE NAVEGAÇÃO MARÍTIMA: UMA QUESTÃO DE AUTONOMIA TECNOLÓGICA E DE DEFESA NACIONAL

DEVELOPMENT OF NATIONAL MARITI-ME NAVIGATION SIMULATORS: A QUES-TION OF TECHNOLOGICAL AUTONOMY AND NATIONAL DEFENCE

72

GILDO JOSÉ DOS REIS OS MEIOS PACÍFICOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS ENTRE A REPÚBLICA DE ANGOLA E A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO RELATIVOS À DEMILITAÇÃO DE FRONTEIRAS MARÍTIMAS

THE PEACEFUL MEANS TO CONFLICT RESOLUTION BETWEEN THE REPUBLIC OF ANGOLA AND THE DEMOCRATIC RE-PUBLIC OF CONGO AS FOR THE MARITI-ME BOUNDARIES DELIMITATION

74

ÍNDICE DE TÍTULOSTURMA 2015

Page 13: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

13

NOME TÍTULO TITLE PgJÉSSICA DE FREITAS E GON-ZAGA DA SILVA

“NA PAZ, CUMPRE-SE PREPARAR A GUERRA”: A ARMADA IMPERIAL E A DEFESA DA FRONTEIRA DA PROVÍNCIA DE MATO GROSSO CONTRA A REPÚBLICA DO PARAGUAI (1852-1865)

“IN TIME OF PEACE PREPARE FOR WAR” THE IMPERIAL ARMADA AND THE DEFENSE OF MATO GROSSO’S FRONTIER AGAINST THE REPUBLIC OF PARAGUAY (1852-1865)

76

LUCIANE NORONHA MOREIRA DE OLIVEIRA

A ESTRATÉGIA MARÍTIMA INDIANA PÓS-GUERRA FRIA: DO STATUS QUO AO IMPERIALISMO

THE INDIAN MARITIME STRATEGY AF-TER THE COLD WAR: FROM STATUS QUO TO IMPERIALISM

78

MARCO AURÉLIO RODRIGUES SILVA

ESTRATÉGIA NAVAL, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROVÁVEIS IMPACTOS GERADOS PELO CENÁRIO TECNOLÓGICO ATUAL

NAVAL STRATEGY, SCIENCE AND TECHNOLOGY: AN ANALYSIS OF THE LIKELY IMPACTS CAUSED BY THE CURRENT TECHNOLOGICAL SCENARIO

80

MATHEUS FRAGA LOPES REGULAÇÃO INTERNACIONAL E CONCESSÃO DE BANDEIRAS ÀS EMBARCAÇÕES: UMA ANÁLISE Á LUZ DA SEGURANÇA MARÍTIMA

INTERNATIONAL REGULATION AND THE CONCESSION OF FLAGS TO SHIPS: AN ANALYSIS IN THE LIGHT OF MARITIME SECURITY

82

CMG (RM1) NELSON RICARDO CALMON BAHIA

AMÉRICA DO SUL: UMA COMUNIDADE DE SEGURANÇA A MÉDIO PRAZO?

SOUTH AMERICA: A MEDIUM-TERM SECURITY COMMUNITY?

84

RAMON MARTINS ANDRADE A EXPLOTAÇÃO DE ALGAS CALCARIAS: UMA FRONTEIRA NA MINERAÇÃO BRASILEIRA

THE EXPLOITATION OF CALCIUM AL-GAE: A FRONTIER IN THE BRAZILIAN MINING

86

ROGÉRIO DO NASCIMENTO CARVALHO

A INFLUÊNCIA BRITÂNICA NO ATLÂNTICO SUL: O CASO DAS ILHAS MALVINAS

THE BRITISH INFLUENCE IN THE SOUTH ATLANTIC: THE CADE OF THE FALKLAND ISLANDS

88

TAÍSSI PEPE DE MEDEIROS REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA MARÍTIMA INTEGRADA EUROPEIA: O LIVRO VERDE E OS CLUSTERS MARÍTIMOS

REFLECTIONS ON THE EUROPEAN INTEGRATED MARITIME POLICY: THE GREEN BOOK AND MARITIME CLUS-TERS

90

TATYANNA BARREIRA MA-NHÃES

A ATIVIDADE DE LICENCIAMENTO DO SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR

THE LICENSING ACTIVITY OF THE NU-CLEAR-POWERED SUBMARINE

92

Page 14: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

14

ÍNDICE DE TÍTU-LOS

TURMA 2015

ÍNDICE DE TÍTULOS TURMA 2016

NOME TÍTULO TITLE Pg

ANNA CAROLINE POTT TECNOLOGIA E GUERRA: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DECORRENTES DO USO DA FORÇA POR MEIO DE SISTEMAS CRESCENTEMENTE AUTÔNOMOS

TECHNOLOGY AND WAR: IMPLICATIONS AND CHALLENGES FROM THE USE OF FORCE THROUGH INCREASINGLY AUTO-NOMOUS SYSTEMS

96

BEATRIZ VICTÓRIA ALBUQUER-QUE DA SILVA RAMOS

OS DIFERENTES PROJETOS POLÍTICOS DE PORTUGAL EM RELAÇÃO AO ATLÂNTICO SUL

THE DIFFERENT POLITICAL PROJECTS OF PORTUGAL FOR THE SOUTH ATLANTIC

98

CAMILO SALES D’ORNELLAS O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA INTEROPERABILIDADE NA COOPERAÇÃO INTERAGÊNCIAS

THE DECISION-MAKING PROCESS IN FACE OF INTEROPERABILITY CHALLENGES IN INTERAGENCY COOPERATION

100

TC (EB) CARLOS EDUARDO LUZ GABRIEL

A EVOLUÇÃO DO TERRORISMO ISLÂMICO NO SÉCULO XXI: DA AL-QAEDA AO DAESH

THE EVOLUTION OF ISLAMIC TERRORISM IN THE 21ST CENTURY: FROM AL-QAEDA TO DAESH

102

CAROLINE MALVEIRA PINTO AL-VES

PLANO DE MOBILIZAÇÃO DE EMBARCAÇÕES DO APOIO MARÍTIMO DA BACIA DE CAMPOS: UMA PROPOSTA INICIAL

NATIONAL MOBILIZATION PLAN FOR MARITIME-SUPPORTING SHIPS OF CAMPOS BASIN: AN INITIAL PROPOSAL

104

CHARLES MARTINS HORA POLÍTICAS PÚBLICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DO ARCABOUÇO LEGAL PARA A BASE INDUSTRIAL DE DEFESA

SCIENCE, TECHNOLOGY AND INNOVATION PUBLIC POLICIES: AN ANALYSIS OF THE LEGAL FRAME FOR THE DEFENCE INDUSTRIAL BASE

106

CHRISTIANY FRASSON DA SILVA SOUZA

O PRINCÍPIO DA JURISDIÇÃO UNIVERSAL EM DESAFIO À LIBERDADE DE NAVEGAÇÃO NO COMBATE AOS ATOS ILÍCITOS INTERNACIONAIS NO ALTO-MAR

THE PRINCIPLE OF UNIVERSAL JURISDIC-TION AS A CHALLENGE TO FREEDOM OF NAVIGATION IN THE COMBAT AGAINST ILLICIT ACTS ON THE HIGH SEAS

108

SO RM1 MR EDUARDO ANTONIO PEREIRA DE FREITAS

A PIRATARIA MARÍTIMA NO GOLFO DA GUINÉ: UMA ANÁLISE SITUACIONAL DA NIGÉRIA

MARITIME PIRACY IN THE GULF OF GUI-NEA: A SITUATIONAL ANALYSIS OF NIGE-RIA

110

Page 15: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

15

ÍNDICE DE TÍTU-LOS

TURMA 2015

NOME TÍTULO TITLE PgCF (RM1-T) FERNANDO ANTONIO GONÇALVES

CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DE MILITARES DO CORPO DE PRAÇAS DA ARMADA PARA A MARINHA DO SÉCULO XXI: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

TECHNOLOGICAL TRAINING OF THE BRA-ZILIAN NAVY´S LOW-RANK CORPS FOR THE 21ST CENTURY NAVY: A PROPOSAL FOR PROFESSIONAL EDUCATION

112

GABRIELLA LEAL NICHOLS A MUDANÇA NOS CONTRATOS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL E SEUS IMPACTOS PARA A DEFESA

THE CHANGE IN PRÉ-SAL EXPLOITATION AND PRODUCTION CONTRACTS AND ITS IMPACTS ON DEFENSE

114

HENDRICK MAGALHÃES KARG A PIRATARIA MARÍTIMA E O ROUBO ARMADO NO MAR: UMA DISCUSSÃO DA NORMATIZAÇÃO BRASILEIRA

MARITIME PIRACY AND ARMED ROBBERY AT SEA: A DEBATE ON BRAZILIAN NORMA-TIZATION

116

ISABELLA SEQUETTO TERROR A COOPERAÇÃO NO ATLÂNTICO SUL E UMA ANÁLISE DA PROJEÇÃO DA ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO DO ATLÂNTICO SUL: ESTUDO DE CASO DAS MARINHAS DO BRASIL E DE CAMARÕES

COOPERATION IN THE SOUTH ATLANTIC AND AN ANALYSIS OF THE PROJECTION OF THE ZONE OF PEACE AND COOPERATION OF THE SOUTH ATLANTIC: A CASE STUDY OF BRAZIL´S AND CAMEROON´S NAVIES

118

JIME BRAGA DESMOBILIZAÇÃO DO CAMPO DE PETRÓLEO NO BRASIL: LIÇÕES APRENDIDAS DO MAR DO NORTE

THE DECOMMISSIONING OF OILFIELDS IN BRAZIL: LESSONS LEARNT FROM THE NORTH SEA

120

PATRÍCIA SANTOS DA CUNHA ADUANA BRASILEIRA E MARINHA DO BRASIL: UMA PROPOSTA DE COOPERAÇÃO

BRAZILIAN CUSTOMS AND THE BRAZILIAN NAVY: A COOPERATION PROPOSAL

122

SUYENE INOUE BARBOZA COELHO TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: MOTIVAÇÕES, DESAFIOS, MECANISMOS E SISTEMAS

TRANSFER OF TECHNOLOGY: MOTIVA-TIONS, CHALLENGES, MECHANISMS AND SYSTEMS

124

VINÍCIUS DE ALMEIDA COSTA “O DRAGÃO, O SAMURAI E O MAR DO SUL DA CHINA”

“THE DRAGON, THE RONIN AND THE SOU-TH CHINA SEA”

126

Page 16: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

16

Page 17: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

17

EGRESSOS

Ana Lucia Mesiano Porthun - LP3 ...................................................... 18

Andrade do Espírito Santo Vaz Mendes - LP2 .................................... 20

CF (FN) Charles Pacheco Piñon - LP2 ................................................ 22

Cineme Dantas - LP1 ........................................................................... 24

Eduardo Italo Pesce - LP1 ................................................................... 26

Felipe Abreu Salles - LP1 .................................................................... 28

Felipe Augusto Rodolfo Medeiros - LP3 ............................................. 30

1º Ten (RM2-T) Helen Christina Pacheco Ferreira - LP2 ................... 32

Jéssica Germano de Lima Silva - LP1 ................................................. 34

Leonardo Guedes Duarte Silva - LP3 .................................................. 36

CMG Luciano Ponce Carvalho Judice - LP3 ..................................... 38

CMG (Refº) Milton Ferreira Tito - LP1 ............................................... 40

Monah Marins Pereira Carneiro - LP2 ................................................ 42

Oscar Bittencourt Neto - LP2 .............................................................. 44

Plínio Cardoso dos Santos - LP2 ......................................................... 46

Rodney Alfredo Pinto Lisboa - LP1 .................................................... 48

Salomão Melquiades Luna - LP3 ........................................................ 50

Soraya Fonteneles de Menezes - LP1 .................................................. 52

Thiago Janeiro Sarro - LP1 .................................................................. 54

CMG (RM1-FN) Wagner da Silva Reis - LP2 ...................................56

TOTAL20 egressos

Page 18: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

18

ANA LUCIA MESIANO PORTHUN - LP3

SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE O TRÁFEGO MARÍTIMO – SISTRAM: UMA CONTRIBUIÇÃO DOS SISTEMAS ANALÍTICOS VISUAIS PARA A ANÁLISE DE COMPORTAMENTOS ANÔMALOS

Banca: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (EGN), CMG (Refº-EN) Prof. Dr. Eduardo Siqueira Brick (UFF)

Resumo: Nesta dissertação, é apresentada uma abordagem sobre o tratamento de anomalias marítimas, com foco na perspectiva de coibir intenções adversas como o tráfico irregular – de qualquer natureza – e ameaças ocultas ou camufladas como as ações de pirataria. Especificamente, sugere-se a adoção de princípios analíticos visuais para apoiar a detecção de embarcações com comportamento anômalo no tráfego marítimo do Atlântico Sul. Para essa finalidade, é verificado o uso do Sis-tema de Controle do Tráfego Marítimo – SISTRAM como ferramenta de apoio à tomada de consciência situacional, à luz da Estratégia Nacional de Defesa e da Política Nacional de Defesa, alinhado ao conceito de cooperação internacional. Para tal, foi observada e avaliada a dinâmica no acompanhamento e no tratamen-to de uma embarcação considerada de médio risco. Neste estudo, a embarcação de transporte de carga, de bandeira libanesa, se tivesse sido detectada e marcada como anômala desde sua primeira observação, os riscos e os impactos poderiam ter sido evitados.

Palavras-chave: Anomalia Marítima. Análise Visual. Controle do Tráfego Maríti-mo. Consciência Situacional Marítima. Cooperação Marítima.

Defesa: 25/04/2016

Page 19: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

19

ANA LUCIA MESIANO PORTHUN - LP3

INFORMATION SYSTEM ON MARITIME TRAFFIC - SISTRAM: A CONTRIBUTION OF VISUAL ANALYTICAL SYSTEMS FOR THE ANALYSIS OF ANOMALOUS BEHAVIOUR

Board of Evaluation: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN-CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (EGN), CMG (Refº-EN) Prof. Dr. Eduardo Siqueira Brick (UFF)

Evaluation Day: 25/04/2016

Abstract: This thesis presents an approach to the treatment of maritime anomalies, focusing on the prospect of curbing adverse intentions, such as irregular trafficking - of any kind - and hidden or camouflaged threats such as piracy actions. Specifically, it suggests the adoption of visual analytical principles to support the detection of vessels anomalous behavior in mari-time traffic in the South Atlantic. For this purpose, the use of the Maritime Traffic Control System – SISTRAM is checked as a support tool for situatio-nal awareness in the light of the National Defense Strategy, National Defense Policy, in line with the concept of international cooperation. To this end, was observed and evaluated . The dynamic in the monitoring and the treatment of a vessel considered of medium risk. In this study if the transport vessel, of Lebanese flag, had been detected and marked as anomalous since its first observation, risks and impacts could have been avoided.

Keywords: Maritime Anomaly. Visual Analytics. Maritime Traffic Monito-ring. Maritime Domain Awareness. Maritime Cooperation.

Page 20: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

20

ANDRADE DO ESPÍRITO SANTO VAZ MENDES - LP2

A PROPOSTA DE EXTENSÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL DE ANGOLA ÀS NAÇÕES UNIDAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. João Eduardo Alves Pereira (UERJ)

Resumo: A República de Angola é signatária da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar (CNUDM), desde 10 de dezembro de 1982, tendo concluído o processo de ratificação no dia 5 de dezembro de 1990. No dia 6 de dezembro de 2013, depositou nas Nações Unidas a sua proposta sobre a extensão da plataforma continental, ao abrigo do Artigo 76.º e do Anexo II, da CNUDM, que estabelece um processo de definição da plataforma continental, quando a mesma se estende além das 200 Milhas náuticas e o Estado-costeiro decida submeter-se ao procedimento através da Comissão de Limites da Plataforma Continental, que emitirá recomendações que tornarão os limites esta-belecidos com base nelas, definitivos e obrigatórios. Para apoiar a definição dos limites exteriores da sua plataforma continental e assim determinar com precisão a área sobre a qual poderá reivindicar o exercício de direitos de soberania sobre os recursos naturais nela existentes, Angola desenvolveu um programa de levantamento científico ao largo da sua costa marítima com utilização de meios geofísicos multipropósitos para aquisição de dados de sísmica multicanal e monocanal, sísmica de alta resolução de perfilador de sub-fundo de 3,5 kHz, sísmica de refração por sonobóias, batimetria multifeixe, magne-tometria e gravimetria. Os dados adquiridos permitiram o conhecimento sobre a pre-sença de amplos complexos turbidíticos ao longo de todo o talude continental de Ango-la, alimentados por canais submarinos ligados a sistemas de drenagens continentais que estão na base da configurações dos leques submarinos do Congo, Kwanza/Longa/Cuvo e Benguela. Esses dados também revelaram a ocorrência de grandes depósitos de desliza-mentos submarinos e de transporte de massa (MTD’s), no Extremo Sul da sua margem continental. Esta dissertação aborda os pressupostos críticos à submissão de Angola, a fim de subsidiar o Estado quanto à forma como poderá ser examinada pela Comissão de Limites da Plataforma Continental, tendo em conta que as orientações técnicas e científi-cas não contemplam expressamente uma metodologia aplicável às margens continentais, formadas por leques submarinos de mar profundo.

Defesa: 25/01/2017

Palavras-chave: Comissão de Limites da Plataforma Continental. Diretrizes Técnicas e Cien-tíficas. Leques Submarinos. Canais Submarinos. Depósitos de Transporte de Massas.

Page 21: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

21

ANDRADE DO ESPÍRITO SANTO VAZ MENDES - LP2

ANGOLA’S PROPOSAL TO THE UNITED NATIONS TO EXTEND ITS CONTI-NENTAL SHELF: A CRITICAL ANALYSIS

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. João Eduardo Alves Pereira (UERJ)

Abstract: The Republic of Angola has been a United Nations Convention signee on the Law of the Sea (UNCLOS) since December 10, 1982, and has concluded the rati-fication process on December 5, 1990. On December 6, 2013, Angola presented to the United Nations its Proposal of the extension of the continental shelf, under Article 76 and Annex II of UNCLOS. The submission starts the analysis process by the Commis-sion of Limits of the Continental Shelf for the definition of its continental shelf, when it extends beyond 200 nautical miles. This Commission will issue recommendations that will establish its limits thereon, definitive and obligatory. To support the definition of the outer limits of its continental shelf and thus to determine with precision the area in which it may claim the exercise of sovereign rights over its natural resources, Angola has developed a scientific survey program off its coastline using multipurpose geophysical means for the acquisition of multichannel and single channel seismic data, high resolution seismic of 3.5 kHz sub-bottom profiler, sonobotic refraction seismic, multi-beam bathymetry, magnetometry and gravimetry. The acquired data allowed the knowledge about the presence of large turbidite complexes along the entire continental slope of Angola, fed by submarine channels connected to continental drainage systems that are at the base of the configuration of Congo, Kwanza / Longa / Cuvo And Ben-guela. These data also allowed the knowledge about the occurrence of large deposits of submarine landslides and mass transport (MTD’s) in the extreme South of its continen-tal margin. This dissertation addresses the critical assumptions of Angola’s submission to support and prevent the State about how the Continental Shelf Limits Commission may examine it, bearing in mind that the Scientific and Technical Guidelines “does not expressly include a methodology applicable to the continental shores formed by submarine fans of deep sea.

Keywords: Continental Shelf Limits Commission. Scientific and Technical Guidelines. Submarine Fans. Submarine Channels. Mass Transportation Depots.

Evaluation Day: 25/01/2017

Page 22: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

22

CF (FN) CHARLES PACHECO PIÑON - LP2

A LIBERDADE DE NAVEGAÇÃO E AS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO E CONTRO-LE DO TRÁFEGO MARÍTIMO NA PROTEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS CRÍ-TICAS

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), Profa. Dra. Sabri-na Evangelista Medeiros (EGN), Prof. Dr. Vinicius Mariano de Carvalho (King’s College London)

Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar as possibilidades e limitações do uso de medi-das de restrição e controle da navegação para proteger a infraestrutura crítica offshore localizada nas bacias do Espírito Santo, Campos e Santos. Por meio do método hipotético-dedutivo, pre-tende-se identificar um conjunto de normas e práticas que corrobore ou contrarie a perspectiva do Estado brasileiro na garantia da integridade das instalações e estruturas petrolíferas offshore. Partindo da hipótese decorrente da necessidade de proteção da infraestrutura de exploração e explotação de hidrocarbonetos no mar e em consonância com os princípios que regem a Ordem Pública dos Oceanos, vislumbra-se, nas medidas de restrição e controle do tráfego marítimo, um conjunto de normas e práticas internacionalmente aceitas que se constituem em um legítimo instrumento a serviço do Estado costeiro para contrapor-se, a possíveis ameaças, especialmen-te no espaço marítimo que a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982 institui como sendo a Zona Econômica Exclusiva. Apesar da adequação aos ditames do direito convencional, a implantação de medidas de restrição e no controle do tráfego marítimo na Zona Econômica Exclusiva brasileira tem sofrido forte resistência por parte das potências marítimas, uma vez que estas buscam assegurar a liberdade de navegação por meio dos fóruns de discussão estabelecidos no âmbito da Organização Marítima Internacional. Para atingir seu objetivo, esta dissertação apresentará a Ordem Pública dos Oceanos como um conjunto de normas e práti-cas que regula as interações, os conflitos e as demandas relacionadas aos atores que utilizam os oceanos como um meio de promover o desenvolvimento econômico e social. Após isso, serão analisadas as ameaças intencionais e não intencionais, bem como os riscos impostos pela na-vegação internacional e pelos grupos adversos às infraestruturas críticas no mar. A seguir, será apresentada a prática dos Estados costeiros na restrição e controle do tráfego marítimo, de forma unilateral ou com a anuência dos organismos internacionais. Por fim, o trabalho conclui que o uso de medidas de restrição e controle da navegação é adequado para a proteção de infraestrutu-ras críticas, porém, devido à atuação das potências marítimas nas organizações internacionais, o livre trânsito de pessoas, mercadorias e forças navais acaba prevalecendo sobre as necessidades de segurança dos Estados costeiros.

Defesa: 09/03/2016

Palavras-chave: Produção de Petróleo no Mar. Liberdade de Navegação. Segurança Marí-tima. Ordem Pública dos Oceanos. Direito do Mar.

Page 23: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

23

CF (FN) CHARLES PACHECO PIÑON - LP2

FREEDOM OF NAVIGATION AND THE RESTRICTION AND CONTROL MEASURES OF MARITIME TRAFFIC IN THE PROTECTION OF CRITICAL INFRASTRUCTURE

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN), Prof. Dr. Vinicius Mariano de Carvalho (King’s College London)

Evaluation Day: 09/03/2016

Abstract: This thesis aims to present possibilities and limitations for using maritime tra-ffic restriction and control measures to protect offshore critical infrastructure assets lo-cated at Espírito Santo, Campos and Santos Basin. Through the hypothetical-deductive method it intendes to identify a set of standards and practices that corroborate or contra-dict’s the Brazilian State perspective in ensuring installations and offshore oil structures’ security. Starting from the hypothesis that there is the need to protect the infrastructure and hydrocarbon exploitation operations at sea and it must be done in a manner aligned with the principles governing the Public Order of the Oceans, the maritime traffic restric-tion and control measures can be seen as a set of standards and practices internationally accepted that constitute a legitimate tool of the coastal States to counter possible threats, especially in the maritime area that the 1982 United Nations Convention on the Law of the Sea establishes as the Exclusive Economic Zone. Despite the conventional law guaran-tees, the implementation of maritime traffic restriction and control measures in Brazilian Exclusive Economic Zone has faced strong resistance by the maritime powers. That is mainly due to the need of those countries ensuring freedom of navigation during the dis-cussions established under the International Maritime Organization mandate. To achieve its goal, this thesis presents the Public Order of the Oceans as a set of rules and practices governing the interactions, conflicts and needs related to actors who use the oceans for promoting economic and social development. After that, intentional and unintentional threats and risks posed to critical offshore assets by international shipping and adverse groups will be considered. Hereafter coastal States practices and rules in maritime traffic restriction and control will be displayed, both unilaterally and with the consent of inter-national organizations. Finally, the research concludes that the use of restrictive measures and control of navigation is suitable for the protection of critical infrastructure; howe-ver, due to maritime powers’ performance in international organizations, the freedom of movement of people, goods and naval forces ends up prevailing over the coastal States’ security needs.

Keywords: Offshore Oil Exploitation. Freedom of Navigation. Maritime Security. Public Order of the Oceans. Law of the Sea.

Page 24: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

24

CINEME DANTAS - LP1

ESCASSEZ NO MEIO DA ABUNDÂNCIA: OS IMPACTOS DOS CENÁRIOS DE ESCASSEZ DE ÁGUA PARA O BRASIL

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Msc. Claudio Rogerio de Andrade Flôr (EGN), Profa. Dra. Moema Versiani Acselrad (INEA), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Resumo: O Brasil é detentor da maior disponibilidade hídrica no globo, possuindo o recurso compartilhado com diversos países na América do Sul. O objetivo geral da pesquisa é analisar se os cenários de escassez de água visualizados no Brasil, até 2030, podem demandar ações de securitização pelo Estado brasileiro. Considerou-se como hipótese que os cenários estudados preveem situações que demandarão ações de securitização pelo Brasil. A metodologia empre-ga foi a indutiva, com o procedimento para análise sendo o monográfico. Assim, serão exami-nados os cenários de escassez de água para a América do Sul e os possíveis fatores causais que podem desencadeá-los. O referencial teórico foi a teoria de securitização. Tal como exposto pelos autores da Escola de Copenhague, a securitização das questões relativas à água pode ocorrer devido à politização das questões ambientais, em que a água é objeto e sua escassez pode constituir ameaça a uma determinada população. Os resultados encontrados nesta pes-quisa indicam a necessidade da revisão de acordos, tratados e a ratificação dos mesmos pelo Brasil, no que tange ao correto uso da água compartilhada com os demais países da América do Sul. O tema poderá alcançar o nível de securitização, uma vez que os cenários de escassez de água apontam que a região da América do Sul, até então tida como pacífica, poderá vir a ter um aumento de tensões e até mesmo conflitos pelo uso, posse e domínio da água. Este trabalho pretende contribuir para as discussões no campo teórico dos estudos estratégicos de segurança, defesa e estratégia em torno do recurso natural água, bem como contribuir para o pensamento estratégico brasileiro. Esta dissertação é composta por sete capítulos, incluindo a introdução e conclusão. O segundo capítulo versa sobre a teoria da securitização, expondo sua relação com o tema desta pesquisa. O terceiro capítulo discorre sobre aspecto legal, acordos e tratados que o Brasil possui com países com águas limítrofes. O quarto capítulo analisa os cenários e relatórios sobre escassez de água, tendo como delimitação a América do Sul. No quinto capítulo, foram realizadas entrevistas com especialistas de políticas hídricas, segurança ambiental e analista de segurança e defesa na América do Sul. No sexto capítulo, serão apre-sentadas as análises e discussões dos resultados. Na conclusão, são apresentados os resultados a fim de responder a problemática da pesquisa.

Defesa: 31/03/2016

Palavras-chave: Cenários de Escassez de Água. América do Sul. Brasil. Securitização. Conflitos.

Page 25: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

25

CINEME DANTAS - LP1

SCARCITY WITHIN ABUNDANCE: THE IMPACTS OF WATER SCARCITY SCENARIOS ON BRAZIL

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Msc. Claudio Rogerio de Andrade Flôr (EGN), Profa. Dra. Moema Versiani Acselrad (INEA), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Evaluation Day: 31/03/2016

Abstract: Brazil is the holder of the largest water availability in the world, having the resource shared with several countries in South America. The overall objective of the research is to analyze whether the water shortage scenarios displayed in Brazil, until 2030, can demand securitization actions by the Brazilian State. It considered as hypo-thesis that the scenarios studied predict situations that will demand securitization ac-tions by Brazil. The methodology employed is inductive; the procedure for analysis is monograph. Thus, the water shortage scenarios were examined to South America and the possible causal factors that can unleash them. The theoretical framework is the securitization theory. As exposed by the authors of the Copenhagen School, the secu-ritization of water issues can occur due to the politicization of environmental issues, in which water is the object and its scarcity can pose a threat to any population. The results found in this study indicate the need for the review of agreements, treaties and their ratification by Brazil, regarding the correct use of shared water with other countries in South America. The theme will be able to achieve the level of securitization, since the water shortage scenarios indicate that the region of South America, until then regarded as peaceful, could have an increase of tensions and even conflicts over the use, posses-sion and control of water. This work aims to contribute to the discussions in the theo-retical field of strategic security studies; defense and strategy around the natural water resource, and contribute to the Brazilian strategic thinking. This dissertation consists of seven chapters, including the introduction and conclusion. The second chapter deals with the theory of securitization, exposing its relation with the theme of this research. The third chapter discusses legal aspect, agreements and treaties that Brazil has with countries neighboring waters. The fourth chapter analyzes the water scarcity scenarios and reports, with the delimitation of South America. In the fifth chapter, interviews were conducted with water policy experts, environmental security, and analyst of se-curity and defense in South America. The sixth chapter will present the analysis and discussion of the results. In the conclusion, the results are presented in order to answer the problem of this research.

Keywords: Water Scarcity Scenarios. South America. Brazil. Securitization.Conflict.

Page 26: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

26

EDUARDO ITALO PESCE - LP1

NAVIOS-AERÓDROMO E AVIAÇÃO EMBARCADA NA ESTRATÉGIA NAVAL BRASILEIRA

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Resumo: O objetivo desta dissertação é averiguar se a existência do navio-aeródromo (NAe) e da aviação embarcada é compatível com a Estratégia Naval Brasileira atual. O foco do texto está nos NAe capazes de operar com aeronaves de asa fixa, mas este também men-ciona os navios de propósitos múltiplos (NPM) e outros navios dotados de convés de voo corrido. A teoria do Poder Aeronaval desenvolvida por Robert C. Rubel ressalta o hiato de capacidade entre os grandes NAe da Marinha dos EUA e os operados por outras Marinhas. No Brasil, a visão estratégica de Armando Vidigal é favorável a uma Marinha balanceada, capaz de operar nas extensões oceânicas do Atlântico Sul, sendo a visão de Mário César Flores mais defensiva, com foco na parte ocidental deste oceano. O entorno estratégico do Brasil, definido pela Política Nacional de Defesa (PND), inclui a América do Sul, o Atlân-tico Sul, a África Ocidental e a Antártica. Segundo José Augusto Abreu de Moura, a “nova Estratégia Naval brasileira”, baseada na Estratégia Nacional de Defesa (END) e no Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil (PAEMB), tem dupla orientação, visando à defesa do litoral e da “Amazônia Azul” contra um adversário mais poderoso, assim como à defesa das rotas marítimas estratégicas e à participação em operações da ONU no exterior. A primeira orientação prioriza o emprego de submarinos e a negação do uso do mar. A segunda é compatível com uma força naval balanceada, capaz de controlar áreas marítimas e de projetar poder sobre terra. Em relação à Marinha, a END prioriza inicialmente os submarinos e a negação do uso do mar, mas inclui em seus objetivos as demais tarefas, men-cionando explicitamente os NAe e os NPM, assim como a aviação embarcada de asa fixa e a capacidade expedicionária anfíbia dos fuzileiros navais. A aviação embarcada em NAe é essencial nas operações de ataque e no apoio às operações anfíbias, sendo indispensável na defesa aérea de forças navais. O PAEMB inclui a obtenção de dois NAe e quatro NPM, assim como a renovação dos meios aeronavais, mas tal plano pode ser inviabilizado pelas atuais dificuldades financeiras. Numa conjuntura de restrições orçamentárias, a moderni-zação do atual NAe permitirá prolongar sua vida útil, a fim de manter a capacitação da MB para operar com aeronaves embarcadas de asa fixa na defesa aérea e no apoio a operações anfíbias. Quando os recursos são escassos, é preciso fazer escolhas. Se a Marinha do Brasil tiver de desistir de seu NAe, além de reduzir o número de unidades da Esquadra, o alcance geográfico de suas operações sofrerá redução.

Defesa: 05/04/2016

Palavras-chave: Marinha do Brasil. Poder Marítimo. Navio-Aeródromo. Aviação Naval. Estratégia Naval. Defesa Nacional. Orçamento de Defesa.

Page 27: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

27

EDUARDO ITALO PESCE - LP1

AIRCRAFT CARRIERS AND THE EMBARKED AVIATION IN THE BRAZILIAN NAVAL STRATEGY

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Evaluation Day: 05/04/2016

Abstract: The objective of this thesis is to investigate whether an aircraft carrier and car-rier-based aircraft are compatible with the current Brazilian naval strategy. The focus is on carriers capable of fixed-wing aircraft operation, but big-deck amphibious assault ships are also included. The theory of Naval Air Power developed by Robert C. Rubel emphasizes the roles and capabilities of U.S. aircraft carriers, in contrast with other aviation-capable ships. In Brazil, the strategic views of Armando Vidigal favor a balanced navy able to operate in the South Atlantic up to the African coast, while the views of Mário César Flores are defen-sive, and focus on the Western half of the South Atlantic. Brazil’s strategic surroundings, as defined by the National Defense Policy, include South America, the South Atlantic, Wes-tern Africa, and Antarctica. According to José Augusto Abreu de Moura, the new Brazilian naval strategy, which resulted from the National Defense Strategy and the Brazilian Naval Modernization Plan, has two aims. The first priority, emphasizing the use of submarines, is defense of the littoral and the EEZ against a powerful enemy. The second, requiring a balanced fleet, is defense of the sea lines of communication, as well as participation in UN--sponsored operations abroad. Concerning the navy, the National Defense Strategy gives priority to submarines and sea denial as a starting point for modernization, but includes sea control and projection of power ashore among its objectives, specifically mentioning aircraft carriers, bigdeck amphibians, carrier-based aircraft, and a marine expeditionary capability. Carrier-based aircraft are very important for strike operations and to provide air support for amphibious operations and are essential for air defense at sea. The Brazi-lian Naval Modernization Plan includes the construction of two aircraft carriers and four big-deck amphibious assault ships, as well as the acquisition of naval aircraft, but such plan may be unaffordable under the current financial difficulties. In a tight-budget scenario, the operational life of Brazil’s only carrier may be extended by modernization, to preserve the capability to operate carrier-based fixed-wing aircraft for fleet air defense and support of amphibious operations. When money is short, choices must be made. If the Brazilian Navy is forced to give up its carrier capability, and to reduce the number of fleet units, the reach of its operations will suffer a reduction.

Keywords: Brazilian Navy. Sea Power. Aircraft Carrier. Naval Aviation. Naval Strategy. Na-tional Defense. Defense Budget.

Page 28: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

28

FELIPE ABREU SALLES - LP1

FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE MILITARES AFRICANOS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MODELOS FRÂNCES E DA MARINHA DO BRASIL

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Resumo: Desde 1994, a Marinha do Brasil já formou milhares de militares da Ma-rinha da Namíbia dentro do programa para a criação desta força a partir do zero, o que tornou esta cooperação uma das mais exitosas já realizadas entre o Brasil e a África. É necessário, por isso, determinar se os modelos atualmente utilizados têm a propensão para seguir sendo adequados no futuro, especialmente se forem firma-dos novos acordos de cooperação militar semelhantes, naquele continente. No caso da Namíbia, a Marinha do Brasil emprega dois modelos de formação/treinamento: um é realizado no Brasil, onde os namibianos frequentam as escolas do Sistema de Ensino Naval, às expensas de seu governo; o outro, para a formação de soldados do recém criado Corpo de Fuzileiros Navais namibiano, é realizado na Namíbia, por fuzileiros brasileiros para lá deslocados e pagos pela Marinha do Brasil. Esta pesquisa comparou os custos e a quantidade de pessoal formado entre os dois mo-delos e com o modelo francês das Escolas Nacionais de Vocação Regional, utilizado desde 1997 para a formação de militares e policiais africanos, composto por 16 es-tabelecimentos distribuídos em vários países da África. Concluiu-se que o sistema brasileiro que emprega o sistema de ensino naval é o de melhor custo/benefício, mas o sistema francês poderá ser emulado em alguns aspectos, se a escala desse tipo de cooperação for ampliada.

Palavras-chave: Brasil. ENVR. África. Treinamento Militar.

Defesa: 30/03/2016

Page 29: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

29

FELIPE ABREU SALLES - LP1

EDUCATION AND TRAINING OF THE AFRICAN MILITARY: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE FRENCH AND THE BRAZILIAN NAVY MODELS

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Evaluation Day: 30/03/2016

Abstract: Since 1994 the Brazilian Navy has trained thousands of Namibian Navy personnel under a joint program to develop all aspects of this very young Navy, making this one the most successful cooperation efforts ever held between Brazil and an African country. For this reason it becomes important to determine if the training models used so far have what is needed to remain adequate and efficient in the future, especially in the case other similar-scale international training agre-ements are signed by Brazil in that continent. Currently two distinct models for education/training are being used by Brazil for the education of Namibian sailors and officers. One is fully funded by the Namibian Navy and uses the Brazilian Na-vy’s Naval Education System (SEN) schools and training centers located in Brazil, while in the other, alternatively, Brazilian Military instructors paid by the Brazilian Navy give basic training to the Namibian Navy Marine Corps soldiers in Nami-bia itself. By comparing the average costs per student per year measured for each particular model this research work attempts to discern in the end which one of them proves to be the most efficient. This research compared the costs and num-ber of graduates in both Brazilian models comparing them to the French-created Regionally-Oriented National Schools (ENVR in the original acronym). In use since 1997 in Western and Central Africa, the 16 ENVRs are the nodes in a ne-twork of military schools that besides training local military and police students also receives trainees from neighboring countries creating an innovative regional cooperative system. The research concluded that the training held in Brazil is the most cost effective option but the ENVR model might eventually be emulated if the scale of future Brazilian-African military cooperation grows.

Keywords: Brazil. ENVR. Africa. Military Training.

Page 30: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

30

FELIPE AUGUSTO RODOLFO MEDEIROS - LP3

AS PRÁTICAS INTERNACIONAIS DE ACORDOS DE OFFSET: CONTRIBUIÇÕES ÀS BASES TEÓRICA, NORMATIVA E DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (Orientador/EGN), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN), Prof. Dr. Alex Jobim Farias (UFF)

Resumo: Este trabalho aborda a temática dos acordos de compensação comercial, tecnológica e industrial usualmente conhecidos como offsets. Eles se tornaram, no decurso das últimas décadas, obrigatórios na aquisição de sistemas de armas no mundo todo. Condicionar a importação desses equipamentos a investimentos, por parte do exportador, em transferência de tecnologia e nacionalização da produção parece ser um arranjo vantajoso para os países compradores, comumente não de-senvolvedores de tecnologia de ponta. Esta proposição é desafiada por intelectuais europeus e norte-americanos, cujos Estados impõem gradativas restrições à práti-ca desses acordos. Esses autores costumam argumentar que offsets são ineficazes e ineficientes na atribuição de alavancar o nível de desenvolvimento tecnológico do comprador. Nesta dissertação, buscar-se-á investigar essas e outras questões corre-latas. No primeiro capítulo deste trabalho, offsets serão debatidos em seus aspectos teóricos e conceituais. Em seguida, no segundo e terceiro capítulos, serão identifi-cadas as tendências que os grandes exportadores e importadores estabelecem por meio de suas políticas de compensação. No capítulo quatro serão listadas, do con-junto da experiência internacional, contribuições às bases teórica, normativa e de políticas públicas do Brasil. Este trabalho conclui que as políticas brasileiras para gestão de acordos de compensação se coadunam de maneira parcial às melhores práticas internacionais e enumera 23 questões, na visão deste autor, relevantes para elaboração de uma política nacional de offsets.

Palavras-chave: Offsets. Acordo de Compensação. Políticas Públicas.

Defesa: 23/03/2016

Page 31: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

31

INTERNATIONAL PRACTICES OF OFFSET AGREEMENTS: CONTRI-BUTIONS TO THEORETICAL , NORMATIVE AND PUBLIC POLICY BA-SES OF BRAZIL

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (Orien-tador/EGN), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN), Prof. Dr. Alex Jobim Farias (UFF)

Evaluation Day: 23/03/2016

FELIPE AUGUSTO RODOLFO MEDEIROS - LP3

Abstract: This thesis addresses the issue of commercial, technological and in-dustrial compensation agreements commonly known as offsets‖. They became, in the course of recent decades, mandatory requirements in the acquisition of weapons systems worldwide. Conditioning the import of such equipment to investments by the exporter, in technology transfer and nationalization of pro-duction appears to be an advantageous arrangement for the purchasing coun-tries, usually not the developers of cutting edge technology. This proposition is challenged by European and American intellectuals, whose States gradually im-pose restrictions on the practice of such agreements. These authors often argue that offsets are ineffective and inefficient in leveraging the technological develo-pment level of the buyer. In this thesis, it will be sought to investigate these and other related issues. In the first chapter of this thesis, offsets will be discussed in their theoretical and conceptual aspects. The second and third chapters will be dedicated to the global trends in offset policy established by major exporters and importers. In chapter four, contributions to Brazil’s theoretical, legal and public policy bases will be identified based on the international experience with offset agreements. This thesis concludes that Brazil’s policies for the manage-ment of compensation agreements are partially consistent with the internatio-nal best practices and lists 23 issues, in the view of this author, relevant to the development of a national offset policy.

Keywords: Offsets. Compensation Agreements. Public Policy.

Page 32: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

32

1º Ten (RM2-T) HELLEN CHRISTINA PACHECO FERREIRA - LP2

OS DISCURSOS DE LULA E DILMA (2007 A 2014) E O ATLÂNTICO SUL: UM NOVO OLHAR A PARTIR DA ANÁLISE DE DISCURSO

Banca: CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (EGN), Prof. Dr. Guilherme Nery Atem (UFF)

Resumo: Este estudo tem como propósito identificar se o tema Atlântico Sul foi abordado implícita ou explicitamente nos discursos proferidos por Lula da Silva (2007-2011) e Dilma Rousseff (2011-2014), no período de 2007 a 2014, no foro denominado de Assembleia Geral das Nações Unidas, e se houve continui-dade nas abordagens. Para esta finalidade, utilizou-se a Metodologia de Análi-se Crítica do Discurso (ACD) na perspectiva sócio-cognitiva de Teun A. Van Dijk (2000) e suas estruturas textuais “Temas”, “Implícitos” e “Representação do contexto internacional”, além da pesquisa qualitativo-interpretativa. Por meio do levantamento dos elementos-chaves de Relações Internacionais presentes no referencial teórico, buscou-se aplicar as estruturas textuais de Van Dijk (2000), a fim de apontar em quais construções discursivas foram realizadas referências explícitas ou implícitas ao Atlântico Sul. A partir das análises dos discursos dos presidentes, observou-se continuidade no tratamento dado aos temas que men-cionavam apenas indiretamente ou implicitamente a temática sul-atlântica. E constatou-se que as construções discursivas levaram em consideração a esfera sócio-cognitiva do grupo diretamente envolvido com os assuntos discutidos pelo Brasil, como é o caso dos Estados africanos. E que a intencionalidade con-sistiu justamente em reforçar a relevância do continente africano e do Atlântico Sul dentro das ações desencadeadas pela Política Externa Brasileira (PEB), além do esforço na busca de uma região sul-atlântica cada vez mais cooperativa e articulada para a defesa das riquezas dessa porção oceânica.

Palavras-chave: Atlântico Sul. Lula da Silva. Dilma Rousseff. Política Externa Brasileira. Análise Crítica do Discurso.

Defesa: 30/06/2016

Page 33: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

33

1º Ten (RM2-T) HELLEN CHRISTINA PACHECO FERREIRA - LP2

THE SPEECHES OF LULA AND DILMA (2007 TO 2014) AND THE SOU-TH ATLANTIC: A NEW PERSPECTIVE FROM THE SPEECH ANALYSIS

Board of Evaluation: CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (EGN), Prof. Dr. Guilherme Nery Atem (UFF)

Evaluation Day: 30/06/2016

Abstract: This study aims to identify whether the South Atlantic topic was ad-dressed implicitly or explicitly in the speeches by Lula da Silva (2007-2010)2 and Dilma Rousseff (2011-2014), from 2007 to 2014, the so-called forum of the General Assembly UN, and if there was continuity in the approaches. For this purpose, the Analysis Methodology Critical Discourse (ACD) in socio--cognitive perspective of Teun A. Van Dijk (2000) and its textual structures “Themes”, “Implicit” and “Representation of the international context” was employed in addition to the qualitative interpretative research. Through the collection of International Relations key elements in the theoretical fra-mework, it sought to apply the textual structures of Van Dijk (2000), in or-der to point at which discursive constructions were made explicit or implicit references to the South Atlantic. From the analysis of the speeches of presi-dents, there was continuity in the treatment of subjects that mentioned only indirectly or implicitly the south Atlantic theme. And it was found that the discursive constructions took into consideration the socio-cognitive sphere of the group directly involved with the issues discussed by Brazil, such as the African states. And that intentionality consisted precisely in enhancing the relevance of the African continent and the South Atlantic within the actions triggered by the Brazilian Foreign Policy (PEB), and the effort in the search for a South Atlantic region increasingly cooperative and coordinated for the defense of Richeness of this Region.

Keywords: South Atlantic Lula da Silva. Dilma Rousseff. Brazilian Foreign Policy. Critical Discourse Analysis.

1º Ten (RM2-T) HELLEN CHRISTINA PACHECO FERREIRA - LP2

Page 34: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

34

JÉSSICA GERMANO DE LIMA SILVA - LP1

A INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA NO ENTORNO ESTRATÉGICO DO ATLÂNTICO SUL: SUA LEGITIMAÇÃO ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (EGN), Prof. Dr. Marcial Alécio Garcia Suarez (UFF)

Resumo: Este trabalho investiga o movimento brasileiro de inserção em seu entorno estratégico do Atlântico Sul. O foco é voltado para legitimação dessa inserção através dos projetos de cooperação realizados com os países africa-nos, membros da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, Angola e Na-míbia. Duas teorias são utilizadas como base para o estudo, a da Interdepen-dência Complexa, e a do soft power, ambas desenvolvidas por Joseph Nye, a primeira juntamente com Robert Keohane. Em seguida, é descrita a política externa brasileira, investigando a prioridade conferida às cooperações Sul-Sul. Por fim, é abordado o tema das cooperações técnicas e militares dadas no continente africano, apontando os benefícios auferidos pelo Brasil com essa postura.

Palavras-chave: Brasil. Política Externa. Atlântico Sul. Cooperação Interna-cional. Soft Power.

Defesa: 27/01/2016

Page 35: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

35

JÉSSICA GERMANO DE LIMA SILVA - LP1

THE BRAZILIAN INTERNATIONAL PROJECTION INTO THE STRA-TEGIC SORROUNDINGS OF THE SOUTH ATLANTIC: LEGITIMACY THROUGH COOPERATION

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (EGN), Prof. Dr. Marcial Alécio Garcia Suarez (UFF)

Evaluation Day: 27/01/2016

Abstract: This paper investigates the Brazilian movement of insertion in its strategic environment of the South Atlantic. The focus is on legitimacy of this insertion through cooperation projects conducted with African countries, members of the Zone of Peace and Cooperation of the South Atlantic, Angola and Namibia. Two theories are used as the basis for the study, the Complex In-terdependence, and the Soft power, both developed by Joseph Nye, the former together with Robert Keohane. Next, it describes the Brazilian foreign policy, investigating the priority given to South-South cooperation. Finally, it addres-ses the issue of technical and military cooperation given to the African conti-nent, pointing out the benefits earned by Brazil with this stance.

Keywords: Brazil. Foreign Policy. South Atlantic. International Cooperation. Soft Power.

Page 36: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

36

LEONARDO GUEDES DUARTE SILVA - LP3

SISTEMA SETORIAL DE INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO NAVAL MILITAR BRASILEIRA EM PERSPECTIVA SISTÊMICA

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Resumo: O presente trabalho explora a temática de ciência, tecnologia e inova-ção para o setor de construção naval militar brasileira sob o prisma da perspec-tiva sistêmica, proporcionada pela abordagem de “sistema setorial de inovação”, de Franco Malerba. A partir da base conceitual pertinente aos sistemas de inova-ção, é discutida a evolução dos estudos sobre inovação até a sua concepção como fenômeno sistêmico e sua abordagem setorial. Além disso, também é discutida a aplicação da tipologia de “sistemas imaturos de inovação” para auxiliar a ade-quação de teorias estrangeiras à realidade brasileira. Com base na apresentação do histórico da construção naval brasileira, foi possível compreender a evolução do setor até o início do século XXI e identificar os atores, as instituições, os relacionamentos e o papel central desempenhado pelo Estado brasileiro para o desenvolvido do setor. A partir da abordagem de “sistema setorial de inovação”, foram identificados os blocos construtores e seus agentes para a construção na-val militar, fundamentando a criação de um diagrama representativo desses blo-cos e agentes, assim como suas interações e da influência estatal no setor. Con-siderações finais indicam a existência de elementos constitutivos de um sistema setorial de inovação, apesar dos entraves e das dificuldades para a conformação de um sistema de inovação no Brasil.

Palavras-chave: Sistema Setorial. Ciência, Tecnologia e Inovação. Construção Naval Militar.

Defesa: 29/06/2016

Page 37: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

37

LEONARDO GUEDES DUARTE SILVA - LP3

THE SECTORAL SYSTEM OF INNOVATION: AN ANALYSIS OF THE BRAZILIAN NAVAL MILITARY CONSTRUCTION FROM A SYSTEMIC PERSPECTIVE

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Evaluation Day: 29/06/2016

Abstract: The current work explores science, technology and innovation for the Brazilian military naval shipbuilding under a systemic perspective, pro-vided by the approach of “sectoral systems of innovation”, by Franco Malerba. From the conceptual bases related to innovation systems, it is discussed the studies evolution about innovation until its conception as a systemic pheno-menon and its sectoral approach. Furthermore, it is also discussed the typology applicability of “immature innovation systems” in order to assist the adequacy of foreign theories to Brazilian reality. Based on the presented Brazilian naval shipbuilding history, it was possible to understand the sector evolution until the beginning of 21st century and identify the actors, the institutions, the re-lationships and the central role played by Brazilian state for the sector develo-pment. It was identified the building blocks and its agents for military naval shipbuilding based on the “sectoral systems of innovations” approach, which served as the basis for creating a diagram to represent those blocks and agents as well as its interactions and state influence in the sector. The final conside-rations indicate the existence of constructive elements of a sectoral system of innovation, despite the obstacles and difficulties for establishing an innovation system in Brazil.

Keywords: Sectoral Systems. Science, Technology and Innovation. Military Naval Shipbuilding.

Page 38: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

38

CMG LUCIANO PONCE CARVALHO JUDICE - LP3

A DEFESA PROATIVA DA AMAZÔNIA AZUL E A ÁREA ESTRATÉGICA DO PRÉ-SAL

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (EGN), Prof. Dr. Vagner Camilo Alves (UFF)

Resumo: A defesa proativa de plataformas petrolíferas marítimas é um dos quatro objetivos estratégicos a cargo da Marinha do Brasil, previsto na Estratégia Na-cional de Defesa. Nesse contexto, o Polígono do Pré-sal, área estratégica definida em Lei, de alta produtividade e baixo custo exploratório, se destaca na Amazônia Azul, ideia-força que corresponde à porção marítima onde o Brasil possui direitos exploratórios. As reservas do Pré-sal, comparáveis às existentes no Oriente Médio, evidenciam o fenômeno da “territorialização” do mar, ocorrido a partir da segun-da metade do século XX. Nesse sentido, Kearsley aponta que a Guerra Naval atu-almente se dá não só no mar, em função de objetivos terrestres, mas também pelo mar. Assim sendo, o modelo teórico da defesa proativa da Amazônia Azul precede e dá foco às tarefas básicas doutrinárias navais de controle de áreas marítimas e negação do uso do mar, pois deve ser realizada de forma permanente. Ademais, transcende tais tarefas ao descortinar a possibilidade de gradação espaçotemporal de intensidade de atendimento do trinômio “Monitoramento/Controle”, “Mobi-lidade” e “Presença”. Tal triplo imperativo, preceituado na Estratégia Nacional de Defesa, orienta a reorganização das Forças Armadas, e serve como ponto de par-tida para a definição operacional de defesa proativa. Assim sendo, duas premissas levam à validação da hipótese deste estudo: a determinação estratégica da defesa proativa de plataformas petrolíferas e o fato de que tal defesa depende do aten-dimento do referido trinômio, que por sua vez, pela interveniência da agilidade decisória, também depende da concepção da estrutura de comando dedicada a tal objetivo defensivo. Enfim, partindo-se da indagação sobre a adequação da atual estrutura de defesa para fazer frente a tal desafio, chega-se à conclusão de que há necessidade estratégica de evolução organizacional da Estrutura Militar de Defesa para conferir maior proatividade ao sistema defensivo do Polígono do Pré-sal.

Palavras-chave: Defesa Proativa. Amazônia Azul. Pré-sal.

Defesa: 09/12/2015

Page 39: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

39

CMG LUCIANO PONCE CARVALHO JUDICE - LP3

THE PROACTIVE DEFENSE OF THE BLUE AMAZON AND THE STRATEGIC AREA OF PRÉ-SAL

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (EGN), Prof. Dr. Vagner Camilo Alves (UFF)

Evaluation Day: 09/12/2015

Abstract: The Proactive defense of offshore oil platforms is one of the four stra-tegic objectives. In charge of the Brazilian Navy established in the National De-fense Strategy. In this context, Polygon pre-salt, strategic area defined by law, high productivity and low cost exploration, stands out in the Blue Amazon,the force-idea that corresponds to the full offshore portion where Brazil has explora-tion rights. The reserves of the pre-salt, comparable to those in the Middle East, show the modern phenomenon of the “territorialization” of the sea from the second half of the twentieth century, appointed by Kearsley, who adds that the Naval War currently takes place not only at sea, due to terrestrial objectives, but also by sea. Therefore, the theoretical model of proactive defense of Blue Ama-zon preceedes and focus on the doctrinal basic navy mission of sea control and sea denial as it should be done permanently. Moreover, it transcends such tasks to uncover the possibility of timespace gradation triad of care intensity “Moni-toring / Control”, “Mobility” and “Presence”. Such a triad stems from strategic guidelines expressed by the reorganization of the armed forces and serves as a starting point for methodological operational definition of proactive defense. Therefore, two premises lead to validation hypothesis of this study: the strategic determination of the proactive defense of oil platforms, and the fact that such defense depends on the of the triad referred before, which in turn, by the inter-vention of fast decision, also depends on the design of the command structure devoted to such defensive goal. Finally, starting from the inquiry into the ade-quacy of the current defense structure to cope with such challenge, one comes to the conclusion that there is a strategic need to implement an organizational in-novation to bring greater proactivity to the defensive system of polygon Pre-Salt.

Keywords: Proactive Defense. Blue Amazon. Pre-Salt.

Page 40: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

40

CMG (Refº) MILTON FERREIRA TITO - LP1

UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA COM ÊNFASE NA NAVEGAÇÃO DE LONGO CURSO: SEU DESENVOLVIMENTO E REFLEXOS NO COMÉRCIO EXTERIOR

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. João Eduardo de Alves Pereira (UERJ)

Defesa: 27/07/2016

Resumo: Esta dissertação tem como tema principal a questão do transporte ma-rítimo internacional, com o foco voltado para a Marinha Mercante brasileira. A metodologia aplicada consiste prioritariamente no método dedutivo. Empre-ga-se ainda o método histórico assim como o analítico para consolidação do estudo. São pontuadas historicamente as políticas públicas voltadas para o setor marítimo ao longo dos anos, que são complementadas com discussões acerca de temas como a globalização, geopolítica e progressão tecnológica do setor, entre outras. Para a análise, são utilizadas obras bibliográficas de autores como Alfred Thayer Mahan, João Carlos Gonçalves Caminha, Mário César Flores, entre outros. Objetivamente o trabalho busca levantar os motivos pelos quais o Brasil não possui, consolidada, uma Marinha Mercante no tráfego de longo curso, capaz de atender às necessidades de seu comércio exterior. Finalmente, aponta-se que os principais óbices existentes no setor marítimo brasileiro, e nas atividades que o orbitam, foram causados pelo caráter volúvel e truncado das políticas públicas voltadas para o setor.

Palavras-chave: Marinha Mercante. Transporte Marítimo. Navegação de Longo Curso.

Page 41: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

41

CMG (Refº) MILTON FERREIRA TITO - LP1

A STUDY OF THE BRAZILIAN MERCHANT NAVY’S EVOLUTION WITH A FOCUS ON LONG-COURSE NAVIGATION: DEVELOPMENT AND REFLECTS ON FOREIGN TRADE

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. João Eduardo de Alves Pereira (UERJ)

Evaluation Day: 27/07/2016

Abstract: The main subject of this dissertation is the international sea shipping with a focus on the Brazilian Merchant Navy. The applied methodology consists primarily in deductive method. The work was consolidated with the help of historical and analytical methods. The public policies adopted over the years were highlighted and complemented by reflections about globalization, geopo-litical and technological progress. The bibliography analysis includes authors like Alfred Thayer Mahan, João Carlos Gonçalves and Mário César Flores, among others. Objectively, this work investigates the reasons why Brazil does not structure a Merchant Navy able to fill the needs of its foreign trade in long range. Finally, this work shows that the main obstacles faced by the Brazilian maritime sector and activities related to it were caused by the voluble and trun-cated aspects of Brazilian public policies.

Keywords: Merchant Marine. Sea Shipping. Long Range Navigation.

Page 42: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

42

MONAH MARINS PEREIRA CARNEIRO - LP2

O PAPEL DA OEA E DA UNASUL NAS DISPUTAS MARÍTIMAS PROTAGONIZADAS PELA COLÔMBIA E VENEZUELA

Banca: Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Msc. Luiz Carlos de Carvalho Roth (Coorientador/EGN), CMG (RM1) William de Sousa Moreira (EGN), Profa. Dra. Daniele Dionísio (UFRJ)

Defesa: 09/08/2016

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a dinâmica entre a segu-rança marítima e a cooperação regional e hemisférica, considerando a atuação dos organismos regionais como a OEA e a UNASUL para a resolução de dispu-tas e conflitos. Indetificou-se que as disputas marítimas de dois Estados vizinhos do Brasil, Colômbia e Venezuela, eram pouco debatidos, bem como a atuação dos organismos regionais sobre esta temática. Dessa forma, a dissertação tem como objetivo evidenciar as disputas marítimas protagonizadas pela Colômbia e Venezuela, e analisar se e como a OEA e a UNASUL contribuem para que estas disputas sejam resolvidas ou mantidas em estado latente. O estudo foi desen-volvido com base no método de análise documental a fim de dispor de dados qualitativos e quantitativos relacionados às disputas marítimas protagonizadas pela Colômbia e Venezuela, bem como a atuação da OEA e da UNASUL. As-sim, com a análise dos documentos produzidos pelas duas organizações sobre as disputas marítimas, considerou-se que, embora não tenham disposto nenhu-ma resolução quanto à solução das disputas, o arcabouço institucional no qual os Estados estão envolvidos, possibilita que estas disputas não evoluam para o conflito, mantendo-se latentes.

Palavras-chave: Disputas Marítimas. Segurança Regional. Estudos Marítimos.

Page 43: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

43

MONAH MARINS PEREIRA CARNEIRO - LP2

THE ROLE OF OAS AND UNASUR IN THE MARATIME DISPUTES BETWEEN COLUMBIA AND VENEZUELA

Board of Evaluation: Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Msc. Luiz Carlos de Carvalho Roth (Coorientador/EGN), CMG (RM1) William de Sousa Moreira (EGN), Profa. Dra. Daniele Dionísio (UFRJ)

Evaluation Day: 09/08/2016

Abstract: This dissertation presents the dynamics between the maritime securi-ty and regional and hemispheric cooperation considering regional bodies such as the OAS and UNASUR for the resolution of disputes and conflicts. It was identified that maritime disputes between two states neighboring Brazil, Co-lombia and Venezuela, were little discussed, as well as the activities of regional organizations on this issue. Thus, the thesis aims to show the current maritime disputes enthralled by Colombia and Venezuela, and analyze whether and how the OAS and UNASUR contribute for these disputes to be resolved or held in abeyance. The study was developed based on document analysis method in or-der to provide qualitative and quantitative data relating to maritime disputes enthralled by Colombia and Venezuela, as well as the work of the OAS and UNASUR in these disputes. Thus,with the analysis of the documents produ-ced by the two organizations about maritime disputes, it was considered that, although they have provided no resolution as for the disputes, the institutional framework in which States are involved. Prevent these disoutes from evolying into conflict, remaining dormant.

Keywords: Maritime Disputes. Regional Security. Maritime Studies.

Page 44: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

44

OSCAR BITTENCOURT NETO - LP2

O DIREITO DO MAR E A BIOTECNOLOGIA AZUL: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA MARINHA E BIOPROSPECÇÃO

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), CMG (RM1-IM) Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Profa. Dra. Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ)

Defesa: 29/08/2016

Resumo: Imprescindível ao desenvolvimento nacional é a regulação, compre-endida como o controle de atividades econômicas, políticas e sociais por meio da elaboração, edição, monitoramento e aplicação de regras de conduta. Nos Estudos Marítimos, por conseguinte, avulta a importância da regulação do uso do mar, maxime o debate quanto à biodiversidade marinha, em especial, o acesso ao seu material genético por bioprospecção e respectivo aproveita-mento econômico. A biotecnologia azul é um dos novos usos do mar, não an-tevisto quando da Convenção das Noções Unidas do Direito do Mar de 1982, importando assim estudar sua relação com outros tratados internacionais. A partir da Hermenêutica filosófica, o presente estudo defende que a biopros-pecção é distinta da investigação científica marinha, bem assim que os Esta-dos Costeiros terão direitos soberanos sobre o material genético encontrável no mar territorial, na zona econômica exclusiva e no leito do mar da platafor-ma continental, podendo regular a respectiva bioprospecção, atividade essa que versa outra utilização legítima do mar.

Palavras-chave: Direito do Mar. Investigação Científica Marinha. Biopros-pecção.

Page 45: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

45

OSCAR BITTENCOURT NETO - LP2

THE LAW OF THE SEA AND THE BLUE BIOTECHNOLOGY: SEA SCIENTIFIC RESEARCH AND BIOPROSPECTION

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), CMG (RM1-IM) Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Profa. Dra. Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ)

Abstract: Regulation is fundamental to the national development, defined as the organization and control of economic, political, and social activities by means of making, implementing, monitoring, and enforcing rules. In Ma-ritimes Studies, the regulation of the uses of the sea is paramount, notably the debate over marine biodiversity, the access to genetic material through bioprospection and blue biotechnology. Blue biotechnology is one of the new uses of the sea, not foreseen in the treaty-making of the 1982 United Nations Convention on the Law of the Sea - UNCLOS, in a manner that the study of the interplay of UNCLOS and other international treaties is relevant. From the perspective of the philosophical hermeneutics. This dissertation holds that bioprospection is different from marine scientific research and that Cos-tal States enjoy sovereign rights over genetic material found in their territorial sea, their economic exclusive zone and on their continental shelf seabed, so they can regulate bioprospection, which is another legitimate use of the sea.

Keywords: Law of the Sea. Marine Scientific Research. Bioprospection.

Evaluation Day: 29/08/2016

Page 46: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

46

PLÍNIO CARDOSO DOS SANTOS - LP2

POLICIAMENTO NAVAL: A ATRIBUIÇÃO DA MARINHA DO BRASIL CONTRA CRIMES NO MAR

Banca: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/EGN), Prof. Dr. CMG Refº) Claudio Rogerio de Andrade Flôr (EGN), Prof. Dr. Cláudio José Langroiva Pereiram(PUC-SP), Exmo. Sr. Juiz Federal Msc. Etiene Coelho Martins

Resumo: Com a Lei Complementar 136/2010, surgiu para a Marinha do Brasil a atribuição de prevenção e repressão de crimes no mar. Até então, a Marinha somente tinha o dever de combater a criminalidade quando havia a solicitação de algum órgão federal ou quando, no desempenho da atividade de patrulha naval, era flagranteado algum delito. Como é contro-verso o emprego das Forças Armadas na segurança interna, objetivamos analisar se poderia a Lei Complementar 97/1999, com suas alterações, como norma geral de emprego, criar para as Forças Armadas alguma atribuição tipicamente policial, de modo permanente, ainda que durante tempo de normalidade institucional, para que contribuam com a segurança interna do País. Nesse sentido, procuramos identificar as prerrogativas e as restrições jurídicas, rela-tivas a esta atribuição, decorrentes das normas domésticas e internacionais, principalmente da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar. Com essa finalidade, analisamos os interesses existentes no provimento da segurança marítima, a autoridade do Estado para exercer policiamento no mar, as vulnerabilidades da segurança costeira, a legitimidade do propósito militar na segurança doméstica e a evolução da atividade de patrulha naval. Como metodologia de pesquisa, consultamos a legislação pertinente e pesquisamos a posição ins-titucional constante em documentos e sítios oficiais, bem como realizamos consultas a espe-cialistas e enviamos questionários aos Distritos Navais com jurisdição marítima. O principal resultado encontrado foi constatar ser legítimo o emprego das Forças Armadas na segurança interna do Brasil, mesmo em situações de normalidade institucional, nas regiões fronteiriças, pois nelas existe um interesse comum para a defesa e para a segurança nacional. Por este motivo, entendemos ser constitucional o emprego das Forças Armadas em locais onde a indisponibilidade, a inexistência e a insuficiência dos instrumentos de segurança pública são inerentes, notadamente em razão das dificuldades operacionais de permanência e logística. Concluímos que há a necessidade de se adequar o item 4.4 da Doutrina Básica da Marinha ao artigo 16-A da Lei Complementar 97/1999, uma vez que cabe a uma norma infralegal apenas conferir eficácia e eficiência ao exercício do dever legal, excluindo-se assim requisitos e impedimentos não previstos em lei. Com isto, esta atribuição deve ser realizada de modo rotineiro, tanto de ofício como em razão da solicitação direta de qualquer órgão do Poder Executivo. Esperamos assim contribuir com o aperfeiçoamento das capacidades do País para o combate de crimes no mar.

Defesa: 14/04/2016

Palavras-chave: Segurança Marítima no Brasil. Policiamento Naval. Aplicação da Lei no Mar.

Page 47: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

47

PLÍNIO CARDOSO DOS SANTOS - LP2

NAVAL POLICY: THE ASSIGNMENT OF THE BRAZILIAN NAVY AGAINST CRIMES AT SEA

Board of Evaluation: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/EGN), Prof. Dr. CMG (Refº) Claudio Rogerio de Andrade Flôr (EGN), Prof. Dr. Cláudio José Langroiva Pereira (PUC-SP), Exmo. Sr. Juiz Federal Msc. Etiene Coelho Martins

Evaluation Day: 14/04/2016

Abstract: The Complementary Law 136 enacted in 2010 authorized the Brazilian Navy to prevent and suppress crimes at sea. Until then, the Navy only had the duty to combat crimes when there was a request by a federal agency or in flagrante delicto crimes while conducting naval patrol. As the employment of the Armed Forces in internal security is considered controversial, we analyzed if the Complementary Law 97/1999 could, as emended, vest the Armed Forces with any attribution typically done by police, even in a permanent time during a period of institutional normality, to contribute to the inter-nal security of the country. So, we try to identify the prerogatives and legal restrictions relating to this attribution, resulting from domestic and international standards, parti-cularly the United Nations Convention on the Law of the Sea. We analyzed the interests in the provision of maritime security, the State authority to exercise policing at sea, the vulnerability of coastal security, the legitimacy of the military purpose in domestic se-curity and the development of the naval patrol activity. As for the researched methodo-logy, we have consulted the relevant legislation and research the institutional position in official documents and websites, as well as carried out consultations with specialists and we have sent questionnaires to the Naval Districts with maritime jurisdiction. The main result found is the legitimacy of the employment of the armed Forces in internal security of Brazil, even during institutional normality. Border regions have a common interest in the defence and national security purposes. For this reason, we believe that it is constitutional to employ the armed forces in places where the unavailability, the absence and insufficiency of public security instruments are inherent, mainly because of the operational difficulties of permanence and logistics. We concluded there is a necessi-ty to adjust the item 4.4 of the Basic Navy Doctrine to the Complementary Law 97/1999 (article 16-A), excluding the requirements and impediments not provided by law, be-cause a infralegal norm should only turn effective and efficient the exercise of the legal duty. By this, this attribution should be performed even without a request or as result of a direct request of any agency of the Executive Power. We hope to contribute with the improvement of the country’s capacity to combat crimes at sea.

Keywords: Maritime Security in Brazil. Naval Policing. Law Enforcement at Sea.

Page 48: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

48

RODNEY ALFREDO PINTO LISBOA - LP1

AS FARPAS LETAIS DO TRIDENTE: PROCEDIMENTOS DE LANÇAMENTO/RECOLHIMENTO DE MERGULHADORES DE COMBATE CONSIDERANDO O EMPREGO DOS FUTUROS SUBMARINOS CONVENCIONAIS (S-BR) E NUCLEARES (SN-BR) DA MARINHA DO BRASIL

Banca: Prof. Dr. CMG (RM1) Francisco Eduardo Alves de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. CMG (Refº) José Augusto Abreu de Moura (EGN), Prof. Dr. Fernando da Silva Rodrigues (ESG)

Defesa: 06/04/2016

Resumo: Introduzido como arma de guerra no século XVIII, nos períodos sub-sequentes o submarino vivenciou profundas mudanças relacionadas a forma de emprega-lo estrategicamente, passando de uma plataforma destinada à destruição de outras embarcações para figurar como símbolo máximo da estratégia de dissu-asão. No alvorecer do século XXI, por ocasião da natureza indistinta das ameaças contemporâneas, as plataformas submarinas se responsabilizaram por desempe-nhar tarefas múltiplas, entre as quais, devido à recente projeção experimentada pelas FOpEsp (Forças de Operações Especiais), inclui o suporte às unidades desse tipo. Assim, considerando as capacidades do submarino para conduzir o lança-mento/recolhimento de MECs (Mergulhadores de Combate), este estudo busca identificar as competências dos novos submarinos convencionais (S-BR) e nuclear (SN-BR) da Marinha do Brasil para operar em apoio às Operações Especiais. Para tanto, devido ao fato de que muitas informações relevantes originam-se do conhe-cimento empírico (não disponíveis em fontes bibliográficas ou documentais), op-tamos por adotar a técnica metodológica de “observação direta intensiva” de modo a subsidiar o conhecimento obtido a partir de outros instrumentos (entrevistas e referências bibliográficas). Essa investigação acadêmica conclui, portanto, que por julgar as FOpEsp como uma alternativa tática, ao mobilizar esforços para projetar seus novos submarinos, a Marinha do Brasil, diferente do que ocorre com países que detêm essa expertise, considerou os requisitos específicos dos MECs para essa plataforma apenas de forma lacônica, subestimando a capacidade das unidades de elite de serem empregadas em um contexto estratégico.

Palavras-chave: Programa de Desenvolvimento de Submarinos. Marinha do Brasil. Infiltração/Exfiltração de Mergulhadores de Combate.

Page 49: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

49

Evaluation Day: 06/04/2016

RODNEY ALFREDO PINTO LISBOA - LP1

THE TRIDENT’S LETHAL BARBS: LAUNCHING PROCEDURES/ COLLECTION OF COMBAT DIVERS CONSIDERING THE EMPLOYMENT OF THE FUTURE CONVENTIONAL (S-BR) AND NUCLEAR SUBMARINE (SN-BR) FUTURES OF THE BRAZILIAN NAVY

Board of Evaluation: Prof. Dr. CMG (RM1) Francisco Eduardo Alves de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. CMG (Refº) José Augusto Abreu de Moura (EGN), Prof. Dr. Fernando da Silva Rodrigues (ESG)

Abstract: Introduced as a weapon of war in the18th century, in the following periods the submarine experienced profound changes related to how to employ it strategically, from a platform to the destruction of other vessels to rank as the ultimate symbol of deterrence strategy. At the beginning of the twenty-first century, at the indistinct na-ture of contemporary threats, submarine platforms were responsible for performing multiple tasks, due to the recent projection experienced by SOF (Special Operations Forces), including support to such units. Thus, considering the submarine’s capabili-ties to lead the launch/retract MECs (Mergulhadores de Combate [Combat Divers]), this study seeks to identify the skills of new conventional submarines (S-BR) and nuclear submarines (SN-BR) of the Brazilian Navy to operate in support to Special Operations. To do so, due to the fact that relevant information originates from empi-rical knowledge (not available in bibliographic or documentary sources), we adopted the methodological technique of “intensive direct observation” in order to support knowledge obtained from other instruments (interviews and references). This acade-mic research therefore concludes that by judging the SOF as a tactical alternative, to mobilize efforts to design their new submarines, the Brazilian Navy, unlike countries that have this expertise, considered the specific requirements of the MECs for this only platform tersely, underestimating the ability of the elite units to be employed in a strategic context.

Keywords: Submarines Development Program. Brazilian Navy. Combat Divers. Infil-tration/Exfiltration of Combat Divers.

Page 50: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

50

SALOMÃO MELQUIADES LUNA - LP3

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA COMO FATOR DE INCREMENTO DO PODER NAVAL BRASILEIRO

Banca: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Resumo: Estratégias de segurança e defesa estão cada vez mais relacionadas com os avanços da tecnologia e com a capacitação dos recursos humanos. Nesse sentido, é necessária a manutenção da atualização tecnológica, o que representa um grande de-safio. Por isso as técnicas de Prospecção Tecnológica são normalmente empregadas pelas grandes organizações, em especial as instituições governamentais. Na Marinha do Brasil (MB), a aquisição e a manutenção das tecnologias empregadas em seus meios navais representam desafios de alta complexidade para o cumprimento de sua principal missão - a proteção das áreas jurisdicionais marítimas. Para apoiar às ações da MB as técnicas de Prospecção Tecnológica podem ser empregadas. Com o propó-sito de se obter conhecimentos para uma permanente atualização tecnológica, este trabalho teve como principal objetivo estudar a temática da Prospecção Tecnológica e sua aplicação na MB. Para isso foi feita uma revisão da literatura sobre o tema Pros-pecção Tecnológica e um estudo de como as técnicas de prospecção são aplicadas. Neste contexto, observou-se a necessidade da definição de uma plataforma tecnológi-ca para apoiar o Sistema de Prospecção Tecnológica da MB (SPTMB). Para atender tal demanda, este trabalho apresenta informações que apoiam uma definição ou propo-sição de uma plataforma mais adequada por meio do levantamento das características e avaliações de requisitos de cinco ambientes e plataformas. A Plataforma Thomson Innovation mostrou-se a mais abrangente e a que melhor se adapta aos requisitos e propósitos do SPTMB, bem como alcançou as melhores avaliações em comparação com as demais. Para exemplificar o uso prático desta ferramenta e a sua importância foi realizado um exercício de Prospecção Tecnológica utilizando-se a técnica de caso de aplicação. A partir dos resultados algumas sugestões foram elaboradas visando à melhoria e ao aperfeiçoamento do processo de Prospecção Tecnológica na MB. Além disso, as análises dos resultados evidenciam que plataformas e ferramentas de Pros-pecção Tecnológica podem ser aplicadas como fator de incremento do Poder Naval Brasileiro, apoiando a definição de tecnologias a serem empregadas em seus meios navais.

Defesa: 14/03/2016

Palavras-chave: Apoio à Decisão. Prospecção Tecnológica. Transferência de Tecnolo-gia. Desenvolvimento Tecnológico. Inovação Tecnológica.

Page 51: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

51

SALOMÃO MELQUIADES LUNA - LP3

TECHNOLOGICAL PROSPECTION AS A FACTOR OF INCREASE OF THE BRAZILIAN NAVAL POWER

Board of Evaluation: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Evaluation Day: 14/03/2016

Abstract: Security and Defense strategies are increasingly related to advances in te-chnology and the training of human resources. In this sense, the maintenance of te-chnological upgrading is required, representing a major challenge. The Prospecting Technology techniques are usually employed by large organizations, especially in government institutions. In Brazilian Navy (MB), the acquisition and the mainte-nance of technologies, used in their naval assets, face high complex challenges to fulfill its primary mission - the protection of maritime jurisdictional areas. To su-pport the actions of MB, the Prospecting Technology techniques can be employed. In order to obtain knowledge for a permanent technological upgrading, this work aimed to study the theme of Prospecting Technology and its application in MB. To meet that, a literature review was made on the topic Prospective Technological Studies, complemented by a study on how the prospecting techniques are applied. In this context, there is a demand to define a technology platform to support the System Prospective Technology of MB (SPTMB). This work presents information supporting the development of a more suitable platform. The attributes and per-formance requirements of five different environments and platforms were studied. The Platform Thomson Innovation proved to be the most comprehensive and the one that best suit the requirements and purposes of SPTMB and achieved the best ratings in comparison to the others. To illustrate the practical use of this tool and its importance, a Prospecting Technology exercise was performed using the appli-cation case technique. From the results, some suggestions were developed aiming to improve and enhance the Prospecting Technology process in MB. Furthermore, analyzes of the results show that platforms and Prospecting Technology tools can be applied as a naval power increment factor supporting the definition of the technolo-gies to be used in naval assets.

Keywords: Decision Support. Prospecting Technology. Technology Transfer. Tech-nological Development. Technological Innovation.

Page 52: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

52

SORAYA FONTENELES DE MENEZES - LP1

A TERRITORIALIZAÇÃO DO MAR NO SÉCULO XXI: A ESTRATÉGIA MARÍTIMA DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA NA ÁSIA-PACÍFICO À LUZ DO DIREITO INTERNACIONAL DO MAR

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (EGN), Prof. Dr. Severino Bezerra Cabral Filho (ESG)

Defesa: 14/12/2016

Resumo: A República Popular da China (RPC) protagoniza diversos litígios marí-timos na região Ásia-Pacífico, disputas cujo cerne está diretamente relacionado aos conceitos de soberania e de liberdade de navegação normatizados pelo Direito do Mar, em especial pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNU-DM) de 1982. Na condição de Poder Marítimo em ascensão no século XXI, a RPC adota uma estratégia marítima assertiva na defesa de seus interesses estratégicos no âmbito marítimo. Observou-se uma relativa dicotomia entre a estratégia marítima adotada pela RPC e as interpretações conferidas por essa, acerca da soberania e a liberdade de navegação. Assim, o presente trabalho analisou se a atual interpretação conferida pela RPC ao Direito do Mar é coerente com a atual expansão de seu Poder Marítimo e com a atuação de seu Poder Naval na região Ásia-Pacífico. Concluiu-se, por meio do estudo das declarações interpretativas, da estratégia marítima no século XXI e de diversos posicionamentos oficiais internos e externos, que a RPC defende uma postura restritiva à liberdade de navegação, contrapondo-se assim a um dos princípios basilares da CNUDM.

Palavras-chave: República Popular da China. Disputas Marítimas. Estratégia Marí-tima Chinesa.

Page 53: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

53

SORAYA FONTENELES DE MENEZES - LP1

THE TERRITORIALIZATION OF THE SEA IN THE 21ST CENTURY: THE MARITIME STRATEGY OF THE PEOPLE’S REPUBLIC OF CHINA IN ASIA-PACIFIC IN THE LIGHT OF INTERNATIONAL SEA LAW

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (EGN), Prof. Dr. Severino Bezerra Cabral Filho (ESG)

Evaluation Day: 14/12/2016

Abstract: The People’s Republic of China (PRC) is involved in a number of mari-time disputes in the Asia-Pacific region, disputes whose core is directly related to the concepts of sovereignty and freedom of navigation regulated by the Law of the Sea, in particular the United Nations Convention on the Law of the Sea (UNCLOS), 1982. As a rising Maritime Power in the 21st century, the PRC adopts an assertive maritime strategy to defend its strategic maritime interests. A relative dichotomy between the PRC’s maritime strategy and the interpretation of sovereignty and fre-edom of navigation given by it was observed. Thus, the present work analyzed if the current interpretation of the Law of the Sea made by PRC is consistent with the current expansion of its Maritime Power and the performance of its Naval Power in the Asia Pacific region. Through the study of the interpretative declarations, of its maritime strategy throughout the 21st century and various official and external official positions, it was possible to conclude that the PRC advocates a restrictive position concerning the freedom of navigation, thus contravening one of the basic principles of UNCLOS.

Keywords: People’s Republic of China. Maritime Disputes. Chinese Maritime Stra-tegy.

Page 54: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

54

THIAGO JANEIRO SARRO - LP1

O USO DO SUBMARINO NUCLEAR PELA MARINHA DO BRASIL: MISSÕES E TAREFAS

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (Orientador/EGN), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN), Prof. Dr. Vagner Camilo Alves (UFF)

Resumo: A pesquisa versa sobre questões circunscritas às hipóteses de emprego do submarino movido à propulsão nuclear pela Marinha do Brasil, especialmente frente às novas demandas impostas pelos aspectos conjunturais do século XXI e a luz da Política Nacional de Defesa e da Estratégia Nacional de Defesa. Segundo a Marinha, a disponibilidade desse meio significa acrescentar uma nova dimensão ao nosso Poder Naval, garantindo-lhe invejável capacidade de dissuasão. Diante deste novo cenário que se vislumbra com a entrada em operação do submarino nuclear brasileiro, impõe-se a necessidade de se preparar para a nova realidade. No que se refere à preparação nos níveis táticos e operacionais, a Marinha do Brasil já deu seus primeiros passos, de modo que ainda estão pendentes estudos teóricos substancia-dos nos níveis políticos e estratégico. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo fornecer subsídio teórico à luz das concepções estratégicas nacionais para tomada de decisão quanto ao emprego do submarino nuclear, com ênfase nos níveis políticos e estratégicos. Para isso inventariou as possibilidades de emprego utilizadas pelas marinhas que hoje operam submarinos nucleares e as analisou conforme o interesse nacional, diante daquilo expresso pelos documentos condicionantes de defesa, quais sejam: Política Nacional de Defesa e a Estratégia Nacional de Defesa.

Palavras-chave: Submarino Nuclear. Estratégia Naval. Brasil.

Defesa: 08/04/2016

Page 55: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

55

THIAGO JANEIRO SARRO - LP1

THE USE OF THE NUCLEAR SUBMARINE BY THE BRAZILIAN NAVY: MISSIONS AND TASKS

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almei-da (Orientador/EGN), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN), Prof. Dr. Vagner Camilo Alves (UFF)

Evaluation Day: 08/04/2016

Abstract: The research addresses issues circumscribed the chances of employ-ment powered submarine nuclear propulsion for the Navy of Brazil, especially against the new demands imposed by the cyclical aspects of the XXI century and the light of the National Defence Policy and National Defense Strategy. Accor-ding to the Navy, the availability of this medium means adding a new dimension to our naval power, guaranteeing enviable deterrent capability. Given this new scenario that envisions the entry into operation of the Brazilian nuclear subma-rine, imposes the need to prepare for the new reality. As regards the preparation of the tactical and operational levels, the Navy of Brazil has already taken its first steps, so that are still outstanding theoretical studies substantiated the political and strategic levels. Thus, the research aimed to provide theoretical subsidies light of national strategic concepts for decision making regarding the use of the nuclear submarine, with emphasis on political and strategic levels. For this in-ventoried employment opportunities used by marine who now operate nuclear submarines and analyzed according to the national interest before that expres-sed by the defense documents conditions, namely: National Policy of Defense and the National Defense Strategy.

Keywords: Nuclear Submarine. Naval Strategy. Brazil.

Page 56: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

56

CMG (RM1-FN) WAGNER DA SILVA REIS - LP2

A EXPLORAÇÃO DOS FUNDOS OCEÂNICOS ALÉM DA JURISDIÇÃO NACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Banca: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/EGN), CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. Guilherme Sandoval Goés (ESG)

Defesa: 14/04/2016

Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar, sob a perspectiva do direito internacional, o plano de trabalho brasileiro para exploração da Elevação do Rio Grande, verificando se fornece segurança jurídica à empresa contratante. O método utilizado foi o estudo de caso, com a realização de pesquisa descritiva em legislação, fontes primárias e bibliográficas. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: o plano de trabalho brasileiro é um instrumento jurídico completo, com cláusulas que estabelecem expressamente direitos e obrigações, de acordo com os princípios e valores constitucionais brasileiros, e que fornece segurança jurídica à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), empresa contratante; o regime jurídico para exploração dos fundos oceânicos além da jurisdição nacional é um regime autocontido e que estabelece trata-mento para o tema de “lex specialis”; o regime geral de responsabilidade in-ternacional do Estado pode ser aplicado subsidiariamente; e, a recomendação oficial sobre a proteção do meio ambiente marinho nas atividades de exploração do assoalho oceânico é prevista no documento ISBA/19/LTC/8 e é meramente exemplificativa. Finalmente, as principais conclusões foram que a obrigação pri-mária “due diligence” inclui a responsabilidade de assegurar o cumprimento do contrato nos termos estabelecidos pelo regime da Convenção da Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM); o Brasil deverá tomar medidas administra-tivas e legais no sentido de garantir o cumprimento das atividades nos termos da CNUDM; a legislação interna sobre proteção do meio ambiente deverá in-cluir as considerações específicas para atividades no assoalho oceânico além da jurisdição nacional; o Brasil possui responsabilidade solidária com a CPRM no que diz respeito aos compromissos internacionais decorrentes das atividades de mineração dos fundos oceânicos; a fase de explotação exigirá um marco regula-tório para arranjos empresariais capazes de permitir a viabilidade financeira do projeto e atender aos interesses nacionais; e, em função dos valores envolvidos nas hipóteses de dano ambiental, considera-se a possibilidade de securitização do risco de desastre.

Palavras-chave: Direito do Mar. Mineração dos Fundos Oceânicos. Regimes In-ternacionais. Regimes Autocontidos. Responsabilidade Internacional.

Page 57: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

57

CMG (RM1-FN) WAGNER DA SILVA REIS - LP2

THE EXPLORATION OF THE OCEAN FUNDS BEYOND THE NATIO-NAL JURISDICTION: A CASE STUDY

Board of Evaluation: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/EGN), CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. Guilherme Sandoval Goés (ESG)

Evaluation Day: 14/04/2016

Abstract: The present goal of this assignment s to analyze, in light of interna-tional right, the brazilian work plan to explore the Rio Grande Rise, verifying if it provides legal certainty to contracting company. Was used the case study me-thod, conducting descriptive research in legislation, primary and bibliographi-cal sources. The main results obtained were tha following: The Brazilian work plan is a comprehensive legal instrument, with clauses that expressly state the rishts and obligations, and provides legal certainty to the Mineral Resources Research Company (CPRM), contracting company; the framework for exploi-tation of ocean floor beyond national jurisdiction is a self-contained regime and establishing treatmente to the theme of “lex specialis”; the official recom-mendation on the protection of the marine environment in the operating acti-vities of the oceanic funds as provided in ISBA/19/LTC/8 document is merely exemplary. And finally, the main conclusions were thet the primary obligation “due diligence” includes the responsibility to ensure complicance whith the ac-tivities under UNCLOS; the domestic legislation on environmental protection should include specific considerations to activities in the ocean floor beyond national jurisdiction; Brazil has joint responsibility whith the CPRM whith regard to international commitments arising from the mininf of the ocean floor activities; the exploitation phase will require a regulatory framework for bu-siness arragements that would permit the financial viability of the enterprise and meet the national interests, and, depending on the amounts involved in cases of environmental damage, it is considered the possibility of disaster risk securitization.

Keywords: Law Of The Sea. Seabed Mining. International Regimes. Self-Con-tained Regimes. International Responsibility.

Page 58: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

58

Page 59: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

59

EGRESSOS

Ana Fernanda Moreira Baptista - LP3.....................................................60

Cesar Chrisóstomo Mendonça Junior - LP2 .........................................62

CMG (RM1) Edina Laura Nogueira da Gama - LP1 ............................64

Eduardo André Araújo de Souza - LP3 ................................................66

Fabiana Abreu do Valle Ventura Piassi - LP2.......................................68

Francisco Sylas Machado Costa - LP2 ................................................70

Gabriela de Lima Bragança - LP3 .......................................................72

Gildo José dos Rei - LP2 ......................................................................74

Jéssica de Freitas e Gonzaga da Silva - LP1 .........................................76

Luciane Noronha Moreira de Oliveira - LP1 ........................................78

Marco Aurélio Rodrigues Silva - LP1 .................................................80

Matheus Fraga Lopes - LP1 ..................................................................82

Nelson Ricardo Calmon Bahia - LP1 ..................................................84

Ramon Martins Andrade - LP2 .............................................................86

Rogério do Nascimento Carvalho - LP1...............................................88

Taíssi Pepe de Medeiros - LP2 ..............................................................90

Tatyanna Barreira Manhães - LP3 ........................................................92

TOTAL17 egressos

Page 60: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

60

ANA FERNANDA MOREIRA BAPTISTA - LP3

O IMPACTO DAS CONDIÇÕES E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO: UM OLHAR SOBRE OS SUBMARINOS BRASILEIROS

Banca: Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Paulo Pereira Santos (UNIFA), Profa. Dra. Maria Teresa Correia Coutinho (COPPEAD/UFRJ)

Defesa: 13/03/2017

Resumo: Os submarinos são considerados uma das armas mais poderosas do mundocontemporâneo devido a sua capacidade de operar invisível e silenciosamente. Destaforma, o país que possui uma frota de submarinos imponente demonstra a existênciade um Poder Naval forte e estruturado. Todavia, por trás de toda a tecnologia que ocompõe estão as pessoas, pois são elas que operam e asseguram todo o funcionamentodos sistemas. As atividades ali desenvolvidas são de extrema complexidade e, assim,cada membro da tripulação tem um papel relevante a ser desempenhado. Destamaneira, formula-se como problema o seguinte questionamento: em que medida osestressores devido às condições e à organização do trabalho em submarinos provocamsofrimento psíquico nos tripulantes, apesar da compensação exercida pelo “ethosmilitar”? Entendendo o ethos militar como um conceito que engloba disciplina,dedicação, espírito de equipe e do qual depreende-se a existência de uma maiorcapacidade de resiliência. Em face do exposto, o presente trabalho buscou identificare analisar as condições e a organização de trabalho em ambiente confinado, visandofazer uma leitura do impacto destes sobre o comportamento dos sujeitos. Para atingirtal objetivo, utilizou-se a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), queé composta pelos fatores organização do trabalho, condições de trabalho e relaçõessocioprofissionais e a Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho(EADRT) que fazem parte do ITRA – Inventário sobre Trabalho e Riscos deAdoecimento, além de terem sido realizadas entrevistas semiestruturadas. Obteve-secomo resultado a percepção de que devido às características presentes no ethosmilitar, o profissional submarinista tende a apresentar um acurado espírito decooperação, grande capacidade de abnegação, que o habilita a sobrepujar desafiosatravés da contínua preparação e capacitação. Além de o sofrimento manifestar-se emdores físicas difusas. Porém, houve uma baixa percepção da existência de agentesestressores no momento da pesquisa, de onde se pode concluir a presença de estratégias adequadas de enfrentamento (coping), que alinhadas ao ethos militar, permitem um melhor modo de lidar com os estressores. A análise dos resultados também parece demonstrar que o processo seletivo que é realizado atualmente está adequado às necessidades da profissão.

Palavras-chave: Confinamento. Agentes Estressores. Condições e Organização deTrabalho.

Page 61: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

61

ANA FERNANDA MOREIRA BAPTISTA - LP3

THE IMPACT OF CONDITIONS AND LABOUR ORGANISATION IN CONFINED SPACES: A PERSPECTIVE FROM BRAZILIAN SUBMARINES

Board of Evaluation: Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Paulo Pereira Santos (UNI-FA), Profa. Dra. Maria Teresa Correia Coutinho (COPPEAD/UFRJ)

Evaluation Day: 13/03/2017

Abstract: Submarines are considered to be one of the most powerful weapons in the contemporary world because of their ability to operate invisibly and quietly. The country that has an impressive submarine fleet demonstrates the existence of a strong and structured Naval Power. However, behind all the technology that compose it are the people, they are the ones that operate and ensure the whole operation of the systems. The activities developed there are extremely complex and therefore each crew member has a relevant role to play. In this way, the following question is formulated as a problem: To what extent do stressors due to the conditions and organization of work on submarines cause psychic suffering on the crew, despite the compensation exerted by the “military ethos”? Unders-tanding the military ethos as a concept that encompasses discipline, dedication, team spirit and from which it appears that there is a greater capacity for resilien-ce. In the face of the above, the present work sought to identify and analyze the conditions and the organization of work in a confined environment, aiming to make a reading of the impact of these on the behavior of the subjects. To achieve this objective, the Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) was used, which is composed of the factors of work organization, working conditions and socio-occupational relations and the Escala de Avaliação dos Danos Rela-cionados ao Trabalho (EADRT) of ITRA – Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento, in addition to semi-structured interviews. The result was the perception that due to the characteristics present in the military ethos, the pro-fessional submariner tends to present an accurate spirit of cooperation, a great capacity for self-denial that enables them to overcome challenges through conti-nuous preparation and training. Besides that suffering manifests itself in diffuse physical pains. However, there was a low perception of the existence of stressors at the time of the research. From where one can conclude the presence of coping strategies that align with the military ethos allows a better way to deal with stres-sors. The analysis of the results also seems to show that the selection process that is carried out at the moment is adequate to the needs of the profession.

Keywords: Confinement. Stressors. Work Conditions and Organization.

Page 62: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

62

CÉSAR CHRISÓSTOMO MENDONÇA JUNIOR - LP2

POLUIÇÃO PROVENIENTE DO DERRAMAMENTO DE ÓLEO POR EMBARCAÇÕES NO MEIO AMBIENTE MARINHO: ANÁLISE À LUZ DA LEGISLAÇÃO E DAS DECISÕES PROFERIDAS PELOS TRIBUNAIS BRASILEIROS

Banca: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/EGN), Prof. Ms. Claudio Rogerio de Andrade Flôr (EGN), Prof. Dr. Tiago Joffily (UCAM)

Defesa: 26/06/2017

Resumo: A poluição proveniente de embarcações é uma das formas mais antigas de poluição do meio ambiente marinho. Tradicionalmente, a poluição era causa-da pelo transporte e pelas atividades rotineiras, resultante de operações que, por muito tempo, foram consideradas habituais e normais, como a descarga de lixo dos navios, mercadorias deterioradas, águas de lavagem de cisterna, etc. Com a evolução dos motores a combustão no decorrer do século XX, o derramamento de óleo por embarcações, principalmente em virtude dos acidentes marítimos, passou a se destacar no cenário internacional não tardando a chegar ao Brasil. Os fatores que contribuíram para o despertar da temática ambiental são diversos, sendo cer-to que os grandes acidentes da navegação serviram como mola propulsora para a proteção jurídica no tocante à poluição proveniente de derramamento de óleo por embarcações. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a problemática sobre a poluição proveniente do derramamento de óleo por embarca-ções no meio ambiente marinho, especialmente à luz das recentes decisões pelos tribunais brasileiros e da legislação pátria e internacional.

Palavras-chave: Poluição. Derramamento de Óleo. Embarcações. Meio Ambiente Marinho.

Page 63: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

63

CÉSAR CHRISÓSTOMO MENDONÇA JUNIOR - LP2

POLLUTION FROM OIL LEAKAGE FROM SHIPS IN THE SEA ENVIRONMENT: AN ANALYSIS IN THE LIGHT OG THE LEGISLATION AND DECISIONS MADE BY BRAZILIAN TRIBUNALS

Board of Evaluation: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/EGN), Prof. Ms. Claudio Rogerio de Andrade Flôr (EGN), Prof. Dr. Tiago Joffily (UCAM)

Evaluation Day: 26/06/2017

Abstract: Pollution from vessels is one of the oldest forms of pollution in the marine environment. Traditionally, it was caused by transport and routine ac-tivities resulting from operations that for a long time were considered habitual and normal, such as the discharge of garbage from vessels, deteriorated goods, water from the tanks, etc. With the evolution of combustion engines over the course of the 20th century, oil spills by vessels, mainly due to maritime acci-dents, started to stand out in the international scenario and, not long after, to Brazil. The factors that contributed to the awakening of this environmental theme are diverse, being that the great accidents of the navigation served as the driving force for the legal protection with respect to the pollution coming from oil spillage by vessels. In this way, the present work has the objective of presenting the problem of pollution from oil spills by vessels in the marine en-vironment, especially in the light of the recent decisions by the Brazilian courts and under the national and international legislation.

Keywords: Pollution. Oil Spill. Vessels. Marine Environment.

Page 64: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

64

EDINA LAURA NOGUEIRA DA GAMA - LP1

A HISTORIOGRAFIA NAVAL BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: O PIO-NEIRISMO DE THEOTONIO MEIRELLES DA SILVA (1876-1884)

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (EGN), Prof. Dr. José Miguel Arias Neto (UFF)

Defesa: 19/05/2017

Resumo: A história naval tem como objeto a guerra no mar numa perspectiva interdisciplinar. No entanto, por muito tempo, esteve abrigada numa história militar, passando desapercebida da própria historiografia. Em muitos países, foram pouco referenciadas as funções sociais, políticas e culturais da história naval nos contextos históricos que se afirmavam e se transformavam no desenvolvimento dos Estados Nacionais. No Brasil não foi diferente. Diante dessa perspectiva historiográfica contemporânea, a proposta dessa dissertação foi a de analisar a produção historiográfica de Theotonio Meirelles da Silva, pioneiro na escrita de uma história naval brasileira, contextualizando sua obra no tempo em que vivia. Aos olhos do autor, buscou-se relacionar a narrativa histórico-metodológica que empreendeu a sua obra com a criação de uma história nacional conduzida pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e ainda identificar a construção da trajetória da Marinha Imperial como reflexo de uma realidade político-social da instituição.

Palavras-chave: Historiografia. Marinha do Brasil. Pioneirismo. Oitocentos.

Page 65: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

65

EDINA LAURA NOGUEIRA DA GAMA - LP1

THE BRAZILIAN NAVAL HISTORIOGRAPHY IN THE 21ST CEN-TURY: THE PIONEERING OF THEOTONIO MEIRELLES DA SILVA (1876-1884)

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (EGN), Prof. Dr. José Miguel Arias Neto (UFF)

Evaluation Day: 19/05/2017

Abstract: Naval history has its focus on the war at sea in an interdisciplinary perspective. However, for a long time it has been overshadowed in military history and remained overlooked by historiography itself. In many countries, the social, political and cultural roles of naval history were poorly acknowledged. It was not different in Brazil. In the face of the contemporary historiographic perspective, the purpose of the dissertation was to analyze the historiographic output of Theotonio Meirelles da Silva, pioneer at writing a Brazilian naval history, by putting his works into his context. Through the lens of the author, it sought to correlate the methodological-historical narrative concerning his works with the formation of a national history conducted by the Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, and also to identify the construction of the Brazilian Imperial Navy’s journey as a reflection of its social and political reality.

Keywords: Historiography. Brazilian Navy. Pioneerims. The 1800s.

Page 66: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

66

EDUARDO ANDRÉ ARAUJO DE SOUZA - LP3

A QUESTÃO DA SEGURANÇA E DEFESA CIBERNÉTICA: O ESFORÇO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO DA MARINHA DO BRASIL

Banca: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (EGN), Prof. Dr. Márcio Rocha (UFF)

Defesa: 28/03/2017

Resumo: A segurança e a defesa cibernética tornaram-se cada vez mais presentes não só nas elevadas esferas de estudos estratégicos por parte dos Estados, como também no cotidiano do cidadão comum em sua lida com artefatos tecnológicos num mundo cada vez mais conectado. A percepção de uma gama de ameaças oriundas desse novo domínio justifica a necessi-dade de investimentos de ordem técnica e normativa como garantidores da disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade da informa-ção. O espaço cibernético propriamente dito proporcionou à humanidade uma nova ordem global, contudo caótica e anárquica, tanto quanto a própria arena internacional. Este estudo buscou inicialmente uma fundamentação teórica para o estudo do conceito de segurança amparado pelas Relações Internacionais, identificando sua origem, evolução histórica e a proposta de ampliação da agenda dos estudos de segurança pelos estudiosos da Escola de Copenhagen ao apresentar a Teoria da Securitização. Com base nessa visão construtivista, em que se entende que os atores dessa arena são cada vez mais assimétricos e que o espaço cibernético é um objeto sujeito a uma variedade de ameaças, dirigiu-se o estudo para a forma na qual a Adminis-tração Pública Federal e, em particular, a Marinha do Brasil organizaram-se na condução da segurança e da defesa do seu espaço cibernético, corrobo-rando uma tratativa securitizadora.

Palavras-chave: Segurança. Defesa. Cibernética. Securitização.

Page 67: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

67

EDUARDO ANDRÉ ARAUJO DE SOUZA - LP3

THE QUESTION OF SECURITY AND CYBER DEFENSE: THE POLITICAL-ADMINISTRATIVE EFFORT

Board of Evaluation: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (EGN), Prof. Dr. Márcio Rocha (UFF)

Evaluation Day: 28/03/2017

Abstract: Security and cyber defense became more and more present not only in the high spheres of strategic studies on the part of the States, but also in the daily lives of the ordinary citizen in his dealing with technological artifacts in an increasingly connected world. The perception of a range of threats arising from this new area justifies the need for technical and regu-latory investments as guarantors of the availability, integrity, confidentiality and authenticity of the information. Cyberspace itself has given mankind a new global order, yet chaotic and anarchic as much as the international arena itself. This study initially sought a theoretical basis for the study of the concept of security supported by International Relations, identifying its origin, historical evolution and the proposal to expand the security studies agenda by Copenhagen School´s academics in presenting the Theory of Se-curitization. Based on this constructivist view, where it is understood that the actors in this arena are increasingly asymmetrical and that cyberspace is an object under a variety of threats, the study was directed towards the way in which the Federal Public Administration and in particularly the Brazilian Navy organized themselves in the conduct of security and defense of their cyberspace, corroborating a securitizing issue.

Keywords: Security. Defense. Cybernetic. Securitization.

Page 68: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

68

FABIANA ABREU DO VALLE VENTURA PIASSI - LP2

AS PRERROGATIVAS DA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL (IMO) COMO SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN), Prof. Dr. Marcelo David Gonçalves (UMSA)

Defesa: 11/04/2017

Resumo: Apresenta como proposta central a compreensão da atuação da Organização Marítima Internacional (IMO) como um sujeito de direitos e de deveres na ordem jurí-dica internacional para os mares e o oceano. Foi apreciada a estrutura institucional da IMO, no intuito de se visualizar que a entidade sofreu modificações desde a sua cria-ção, quando ainda denominava-se OMCI, até a sua atual composição, já como IMO. Todo esse remodelamento teve por objetivo demonstrar a progressiva legitimação da Organização e de seus órgãos nas questões afetas à sua área de atuação. Após a rea-lização de ajustes internos, a Organização buscou gradativamente a inserção de seus Estados membros no processo decisório e regulatório da instituição, visando tornar-se uma “organização internacional competente”, nos moldes entendidos pela CNUDM, nas diversas temáticas afetas ao seu âmbito de sua atuação, fortalecida, posteriormente, pela publicação da Divisão de Assuntos Oceânicos e de Direito do Mar (DOALOS) das Nações Unidas. Após o reconhecimento da legitimidade ativa da Organização para a regulação das temáticas apontadas pela DOALOS, também foi ressaltada a crescente apropriação por parte da IMO das demandas relacionadas à “maritime security”. Ob-servou-se que a IMO tomou para si a legitimidade para a regulação dessas matérias, demonstrando um alargamento institucional, ao empreender ações em temáticas não originárias ao seu âmbito de atuação e, ao mesmo tempo, promovendo a ampliação de sua legitimidade internacional. Para a elaboração desse trabalho, foram analisados os principais instrumentos multilaterais afetos à IMO, com a conjugação de uma teoria geral das organizações internacionais e de prerrogativas da própria Organização. Con-clui-se que, face às prerrogativas da IMO como sujeito de Direito Internacional, não basta à Organização a ampliação de sua legitimação internacional para atuação ativa, mas também é necessário que a Organização assuma a sua legitimação passiva, para suportar o cumprimento das obrigações específicas a ela conferidas pela CNUDM ou por qualquer outra violação à Convenção, no âmbito de suas competências, bem como nas demais matérias por ela incorporadas. A relevância do estudo consiste em conso-lidar o entendimento de que se a Organização assumir novas competências, ela deve igualmente assumir o seu dever de “due diligence” sobre elas.

Palavras-chave: IMO. Organizações Internacionais. Sujeito Internacional. CNUDM. DOALOS.

Page 69: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

69

FABIANA ABREU DO VALLE VENTURA PIASSI - LP2

THE PREROGATIVES OF THE INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION AS A SUBJECT OF INTERNATIONAL LAW

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN), Prof. Dr. Marcelo David Gonçalves (UMSA)

Evaluation Day: 11/04/2017

Abstract: It presents as a central proposal the understanding of the work of the International Maritime Organization (IMO) as a subject of rights and duties in the international legal order for the seas and the ocean. It was appreciated the institutio-nal structure of the Organization, in order to visualize that the entity underwent mo-difications from its creation, when it was still denominated OMCI, until its current composition, already as IMO. All this remodeling was aimed at demonstrating the progressive legitimacy of the Organization and its organs in the issues related to its area of activity. After internal adjustments, the Organization gradually sought to in-clude its member states in the institution’s decision-making and regulatory process, in order to become a “competent international organization”, in the manner intended by the UNCLOS, in the various themes related to its scope, later strengthened by the publication of the United Nations Division for Ocean Affairs and the Law of the Sea (DOALOS). After recognizing the Organization’s active legitimacy to regulate the themes pointed out by DOALOS, it was also highlighted the increasing owner-ship by IMO of the demands related to maritime security. It was observed that the IMO took on the legitimacy for the regulation of these matters, demonstrating an institutional extension, by taking actions in non-originating subjects to its scope of action, while at the same time is promoting the expansion of its international legiti-macy. For the developing of this research, the main multilateral instruments related to IMO were analyzed, together with a general theory of international organizations and the Organization’s own prerogatives. The research has concluded that in view of the prerogatives of IMO as a subject of international law, it is not enough for the Organization to expand its international standing to active action, but it is also necessary for the Organization to assume its passive legitimacy, to support the ful-fillment of the specific obligations conferred by UNCLOS or any other violation of the Convention, within the scope of its competencies, as well as in the other matters incorporated by it. The relevance of the study is to consolidate the understanding that if the Organization takes on new responsibilities, it must also assume its duty of due diligence over them.

Keywords: IMO. International Organizations. International Subject. UNCLOS. DOALOS

Page 70: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

70

FRANCISCO SYLAS MACHADO COSTA - LP2

EFEITOS E NATUREZA JURÍDICA DE UMA SUBMISSÃO À COMISSÃO DE LIMITES DA PLATAFORMA CONTINENTAL NA APLICAÇÃO DO REGIME JURÍDICO ALÉM DAS 200 MILHAS MARÍTIMAS

Banca: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes Ricardo de Almeida (EGN), Prof. Dr. Caio Fernando Fontana (UNIFESP)

Defesa: 23/10/2017

Resumo: O objetivo deste estudo na forma de parecer é responder 03 (três) quesitos que servirão para a análise dos regimes jurídicos aplicados ao apro-veitamento dos recursos minerais nos espaços marítimos, em especial na pla-taforma continental estendida e na AREA e, consequentemente, delimitar o regime jurídico a ser aplicado na hipótese do aproveitamento de recursos mi-nerais além das 200 milhas marítimas ocorrer na pendência de uma submissão pendente de recomendações definitivas, emitidas pela Comissão de Limites da Plataforma Continental. O pensamento do trabalho delimitou o campo de estudo para averiguar os efeitos e a natureza jurídica das submissões, de modo a possibilitar a construção de uma fundamentação à delimitação de regime jurídico para viabilizar as atividades de exploração dos recursos existentes nas faixas marítimas, além das 200 milhas marítimas, enquanto não haja reco-mendações definitivas para legitimar a ampliação da plataforma continental do Estado costeiro proponente. Por meio de pesquisa bibliográfica, permitiu-se averiguar a aplicação de compartilhamento de regimes para mitigar conflitos e disputas sobre o aproveitamento de recursos minerais em faixas marítimas com sistemas de partilha dos recursos ainda não definidos. A construção do trabalho levou em consideração esses aspectos e, em especial, a característica da plataforma continental de ser um prolongamento natural do território do Estado Costeiro, para analisar os efeitos e a natureza jurídica das submissões produzidos com a sua apresentação à Comissão de Limites da Plataforma Con-tinental, de modo a se concluir pela aplicação do regime jurídico contido no artigo 82 da CNUDM, diante da presunção do prolongamento da plataforma continental.

Palavras-chave: Plataforma Continental Estendida. AREA. Regime Jurídico.

Page 71: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

71

FRANCISCO SYLAS MACHADO COSTA - LP2

EFFECTS AND THE JURIDICAL NATURE OF A SUBMISSION TO THE COMMISSION ON THE LIMITS OF THE CONTINENTAL SHELF IN THE APPLICATION OF JURIDICAL REGIME BEYOND THE 200 NAUTICAL MILES

Board of Evaluation: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes Ricardo de Almeida (EGN), Prof. Dr. Caio Fernando Fontana (UNIFESP)

Evaluation Day: 23/10/2017

Abstract: The objective of this study, under the format of a opinion, is to answer 03 (three) questions that will serve to analyze the legal regimes applied in the ex-ploitation of the mineral resources in the marine areas, especially in the extended continental shelf and in the AREA and, consequently, to delimit the legal regime to be applied in the the use of mineral resources beyond 200 nautical miles is pen-ding a pending submission of definitive recommendations issued by the Commis-sion on the Limits of the Continental Shelf. The thinking of the work delimited the field of study to investigate the effects and legal nature of the submissions, so as to enable the construction of a rationale for the delimitation of legal regime to make feasible the exploration activities of the resources existing in the maritime strips, besides the 200 nautical miles, as long as there are no definitive recommendations to legitimize the expansion of the continental shelf of the coastal State proposing. Through bibliographical research, it was possible to investigate the application of regime-sharing to mitigate conflicts and disputes over the use of mineral resources in maritime strips with systems of resource sharing not yet defined. The construc-tion of the work took into account these aspects and, in particular, the characte-ristic of the continental shelf of being a natural extension of the territory of the Coastal State, to analyze the effects and legal nature of the submissions produced with its presentation the Commission of Limits of the Continental Shelf, in order to conclude by applying the legal regime contained in Article 82 of CNUDM, given the presumption of the extension of the continental shelf.

Keywords: Extended Continental Shelf. AREA. Legal Regime.

Page 72: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

72

GABRIELA DE LIMA BRAGANÇA - LP3

DESENVOLVIMENTO DE SIMULADORES NACIONAIS DE NAVEGAÇÃO MARÍTIMA: UMA QUESTÃO DE AUTONOMIA TECNOLÓGICA E DE DEFESA NACIONAL

Banca: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Edson Mesquita dos Santos (CIAGA)

Defesa: 28/04/2017

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar alternativas para o desenvolvi-mento de tecnologia nacional de simuladores para navegação marítima, a fim de alcançar a autonomia tecnológica neste setor, por ser uma questão relevante no tocante à independência tecnológica, tanto para o segmento civil quanto para o segmento militar. Desse modo, foi necessário apresentar ao longo deste trabalho conceitos relacionados à simulação, estudo do uso destes simuladores na forma-ção de Oficiais, tanto da Marinha do Brasil quanto da Marinha Mercante, uma análise das políticas públicas existentes para a promoção do desenvolvimento de tecnologia nacional e a apresentação de instituições nacionais, que estão desen-volvendo este tipo de tecnologia. Essas instituições evidenciaram que o Brasil reúne as condições necessárias e suficientes para ter autonomia neste setor. Foi considerada ainda a importância do incentivo ao desenvolvimento de tecnologia nacional por meio de parcerias entre as Forças Armadas, as universidades e as empresas, a fim de garantir a autonomia nesta área e atender às demandas de Defesa do país.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Tecnologia. Simuladores. Autonomia. Independência.

Page 73: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

73

GABRIELA DE LIMA BRAGANÇA - LP3

DEVELOPMENT OF NATIONAL MARITIME NAVIGATION SIMU-LATORS: A QUESTION OF TECHNOLOGICAL AUTONOMY AND NATIONAL DEFENCE

Board of Evaluation: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Edson Mesquita dos Santos (CIAGA)

Evaluation Day: 28/04/2017

Abstract: This work aims to analyse alternatives for the development of na-tional technology of the simulators for maritime navigation, in order to achie-ve technological autonomy in this sector, as it is a relevant issue regarding technological independence, both for the civil segment and for the segment military. Thus, it was necessary to present along this work: concepts related to the simulation, study of the use of these simulators in the training of Offi-cers, both the Brazilian Navy and the Merchant Navy, an analysis of existing public policies to promote the development of national technology and the presentation of national institutions that are developing this type of technolo-gy. These institutions showed that Brazil has the necessary and sufficient con-ditions to have autonomy in this sector. It was also considered the importance of encouraging the development of national technology through partnerships between the Armed Forces, Universities and Companies, in order to guaran-tee autonomy in this area and meet the country’s defense demands.

Keywords: Simulators. Technology. Development. Independence. Auto-nomy.

Page 74: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

74

GILDO JOSÉ DOS REIS - LP2

OS MEIOS PACÍFICOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS ENTRE A REPÚBLICA DE ANGOLA E A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CON-GO RELATIVOS À DEMILITAÇÃO DE FRONTEIRAS MARÍTIMAS

Banca: Prof. Dr. CMG André Panno Beirão (Orientador EGN/PPGEM), Prof. Dr. Gui-lherme Sandoval Goés (UERJ), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN)

Defesa: 30/05/2017

Resumo: A delimitação de fronteiras marítimas entre Angola e a República Democrá-tica do Congo (RDC) é um assunto não tão recente, na medida em que se iniciou em maio de 2009, quando a RDC deu entrada de informações preliminares, onde apresen-ta a intenção de apresentar um pedido de extensão de sua Plataforma Continental para além de 200 milhas náuticas(mn) à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC), e Angola enviou, em junho de do mesmo ano, uma Nota Verbal contestan-do esse pedido. Angola por sua vez, apresentou em dezembro de 2013 o seu pedido oficial de extensão da Plataforma Continental para além das 200 mn à CLPC, tendo este também sido prontamente contestado pela RDC em abril de 2014. Assim sendo, este parecer tem o objetivo de apresentar uma solução mais equitativa, observando os interesses das partes. Para se alcançar o objetivo preconizado, optou-se por usar o método comparativo dedutivo, na medida em que depois de apresentar a doutrina, normas, de direito internacional positivo e consuetudinário, princípios internacionais e jurisprudência, fez-se uma comparação entre os meios para deduzir, dentre eles, o que melhor defende os direitos de Angola. O parecer analisou os muitos meios pacíficos de resolução de conflito, um sem eficácia obrigatória (Inquérito, negociação, bons ofícios, mediação, e conciliação) e outros com eficácia obrigatória (o tribunal Arbitral, a Corte Internacional de Justiça e o Tribunal Internacional do Direito do Mar), bem como vários princípios aplicáveis de direito internacional positivo e consuetudinário. No entanto, a aplicação concomitante de alguns desses princípios não pode ocorrer nas diferentes zonas marítimas, sob pena de não terem resultados equitativos, na medida em que as diferentes zonas marítimas podem ter diferentes características e sobre eles existam diferentes circunstâncias especiais. Ao final, conclui-se que o melhor meio para a solução destra controvérsia entre Angola e a RDC é a negociação direta entre as partes e, caso os Estados envolvidos não cheguem a um acordo, o Tribunal Interna-cional do Direito do Mar seria a melhor opção de jurisdição, com caráter vinculativo a ser eleito por Angola.

Palavras-chave: Solução Pacífica de Controvérsias. Delimitação de Fronteiras Marí-timas. Princípios do Direito Internacional.

Page 75: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

75

GILDO JOSÉ DOS REIS - LP2

THE PEACEFUL MEANS TO CONFLICT RESOLUTION BETWEEN THE REPUBLIC OF ANGOLA AND THE DEMOCRATIC REPUBLIC OF CONGO AS FOR THE MARITIME BOUNDARIES DELIMITATION

Board of Evaluation: Prof. Dr. CMG André Panno Beirão (Orientador EGN/PP-GEM), Prof. Dr. Guilherme Sandoval Goés (UERJ), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN)

Evaluation Day: 30/05/2017

Resumo:The delimitation of maritime borders between Angola and the Democratic Republic of Congo (DRC) is not so recent as it began in May 2009 when the DRC provided preliminary information where it intends to Extension of its Continental Shelf beyond 200 nautical miles (mn) to the Continental Shelf Limits Commission (CLPC) and Angola sent in June of the same year a Verbal Note contesting this request. Angola in turn presented in December 2013 its official request for exten-sion of the Continental Shelf beyond 200 mn to CLPC and this was also promptly challenged by the DRC in April 2014. Therefore, this opinion aims to present to the Angola, among the peaceful means of resolving conflicts on the delimitation of frontiers, which would best safeguard good bilateral relations and which could present a more equitable solution, observing the interests of the parties.In order to achieve the stated goal, we chose to use the deductive comparative method in that, after presenting the doctrine, norms of positive and customary international law, international principles, jurisprudence, a comparison was made between the means to deduce , Among them, which best defends the interests of Angola. The Opinion examined the many peaceful means of resolving conflicts, one without compulsory effectiveness (Inquiry, Negotiation, Good Offices, Mediation and Conciliation) and others with binding effectiveness (the Arbitral Tribunal, the International Court of Justice and the International Court of Mar) as well as several applicable principles of positive and customary international law. However, the concomitant application of some of these principles can not occur in different sea areas, otherwise they may not have equitable results, as different sea areas may have different characteristics and different special circumstances exist on them. In the end, it is concluded that the best way to resolve this controversy between Angola and the DRC is to negotiate directly between the parties and, if the States involved do not reach an agreement, the International Tribunal for the Law of the Sea would be the best Jurisdiction, with a binding character, to be elected by Angola.

Keywords: Peaceful Settlement of Disputes. Maritime Boundary Delimitation. Principles of International Law.

Page 76: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

76

JÉSSICA DE FREITAS E GONZAGA DA SILVA - LP1

“NA PAZ, CUMPRE-SE PREPARAR A GUERRA”: A ARMADA IM-PERIAL E A DEFESA DA FRONTEIRA DA PROVÍNCIA DE MATO GROSSO CONTRA A REPÚBLICA DO PARAGUAI (1852-1865)

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. CMG (RM1) Francisco Eduardo Alves de Almeida, Prof. Dr. Marcial Alécio Garcia Suarez (UFF)

Defesa: 19/04/2017

Resumo: Durante o processo de consolidação dos Estados Nacionais na bacia do Prata, na segunda metade do século XIX, a fronteira entre o Império do Brasil e a República do Paraguai, compreendida pela área entre o rio Branco e o rio Apa, tornou-se território litigioso devido ao seu caráter estratégico. A manutenção da soberania brasileira sobre a fronteira e a garantia da livre na-vegação do rio Paraná e do rio Paraguai eram prerrogativas para unidade do território e fortalecimento do Estado. A disputa territorial pela livre navegação e por poder na região resultou em conflitos políticos entre o Império do Brasil e o Paraguai, resultando na Guerra do Paraguai (1864-1870). Entre 1852 e 1858, o Estado brasileiro considerou recorrer à guerra para alcançar seus interesses políticos. Diante desse contexto, o Estado mobilizou o Ministério da Marinha com o objetivo de preparar a Armada Imperial para um possível conflito ar-mado, promovendo a defesa, a ocupação e a integração da província do Mato Grosso. Analisaremos as seguintes medidas realizadas no período entre 1852 e 1865: o Trem Naval do Mato Grosso, Estação Naval do Mato Grosso, moder-nização tecnológica da Esquadra e o Estabelecimento Naval do Itapura e Co-lônia Militar, identificando, inclusive, os problemas enfrentados para execução dos projetos estratégicos que corroboraram para invasão do território do Mato Grosso pelas forças paraguaias entre 1864 e 1865. Palavras-chave: Armada Imperial. Fronteira. Guerra do Paraguai.

Page 77: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

77

JÉSSICA DE FREITAS E GONZAGA DA SILVA - LP1

“IN TIM OF PEACE PREPARE FOR WAR” THE IMPERIAL ARMA-DA AND THE DEFENSE OF MATO GROSSO’S FRONTIER AGAINST THE REPUBLIC OF PARAGUAY (1852-1865)

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (Orienta-dor/EGN), Prof. Dr. CMG (RM1) Francisco Eduardo Alves de Almeida, Prof. Dr. Marcial Alécio Garcia Suarez (UFF)

Evaluation Day: 19/04/2017

Abstract: During the process of consolidation of nation States in the Río de La Plata Basin, in the second half of 19th century, the border between the Brazilian Empire and Republic of Paraguay, comprised by the area between the Branco River and Apa River, became a litigious territory due to its strategic specifici-ties. The maintenance of brazilian sovereignty on the border and the guarantee of free sailing at Paraná River and Paraguay River were prerrogatives for the unity of territory and the strenghtening of the State. The disputes for Power, ter-ritory and free sailing rights resulted in political conflicts between the Brazilian Empire and Paraguay, leading to the Paraguay War (1864-1870). Between 1852 and 1858, the brazilian State considered war to achieve its political purposes. Ahead of this context, the State mobilized the Ministry of the Navy to get the Imperial Fleet ready for a possible armed conflict, promoting the defense, oc-cupation and integration of the Mato Grosso Province. We seek to analyse the following measures between 1852 and 1856: the Naval Train of Mato Grosso, the Naval Station of Mato Grosso, the technological modernization of the fleet and the Naval Establishment and Military Colony of Itapura. We will also iden-tify the problems faced for the execution of the strategic projects which contri-buted to the paraguayan invasion of Mato Grosso between 1864-1865.

Keywords: Imperial Fleet. Borders. Paraguay War.

Page 78: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

78

LUCIANE NORONHA MOREIRA DE OLIVEIRA - LP1

A ESTRATÉGIA MARÍTIMA INDIANA PÓS-GUERRA FRIA: DO STATUS QUO AO IMPERIALISMO

Banca: Contra-Almirante (Refº) Reginaldo Gomes Garcia dos Reis (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. Claudio Marin Rodrigues (EGN), Prof. Dr. Eurico de Lima Figueiredo (UFF)

Defesa: 10/04/2017

Resumo: A Índia é um país com tradição marítima de mais de quatro mil anos. Segundo os Vedas hindus antigos sobre a criação do universo, o mundo come-çou pelo mar. Apesar da importância das atividades relacionadas ao mar para a formação da sociedade indiana, o pensamento estratégico naval da Índia só viria a aflorar, de fato, após a Guerra Fria. As ameaças do terrorismo e da pre-sença chinesa crescente no Oceano Índico foram dois aspectos que impulsio-naram o anseio pela possessão da Marinha de “Águas Azuis”. A segurança das linhas de comunicação marítimas passou a ser um imperativo para o Estado, que tem aumentado, desde 1990, o orçamento da Marinha da Índia. Simul-taneamente, vem incrementando o setor de construção naval para atender ao objetivo de fortalecimento do Poder Naval. Hoje, a Índia é um emergente eco-nômico e militar. Para sustentar tais anseios, o país reformulou suas Doutrina e Estratégia, de forma a deixar explícita sua vontade de ser um global player de peso no campo militar. A dissertação tem como finalidade a análise das etapas desse pensamento estratégico naval indiano no período pós-Guerra Fria. Com base em documentos oficiais, análise de política externa e referências biblio-gráficas acadêmicas, pretende-se demonstrar como as ditas “novas ameaças”, combinadas com a situação econômica favorável e a condução das relações exteriores impactaram a visão indiana sobre a segurança marítima, de forma ampla e significativa.

Palavras-chave: Índia. Oceano Índico. Segurança Marítima.

Page 79: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

79

LUCIANE NORONHA MOREIRA DE OLIVEIRA - LP1

THE INDIAN MARITIME STRATEGY AFTER THE COLD WAR: FROM STATUS QUO TO IMPERIALISM

Board of Evaluation: Contra-Almirante (Refº) Reginaldo Gomes Garcia dos Reis (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. Claudio Marin Rodrigues (EGN), Prof. Dr. Eurico de Lima Figueiredo (UFF)

Evaluation Day: 10/04/2017

Abstract: India is a country with over four thousand years of maritime tradi-tion. According to ancient hindu Vedas concerning the creation of the universe, the world as we know began through the sea. Despite the importance of sea-re-lated activities to the formation of indian society, the naval strategic thinking of India had only been aroused after the Cold War. The threats of terrorism and the increasing chinese presence in the Indian Ocean were aspects that boosted the longing for a “Blue Water” Navy. The security of sea lines of communica-tion has become an imperative for the State, which has been increasing, since 1990, the Indian Navy’s budget, as well as investing in the naval construction sector, to strenghten its Naval Power. Today, India is an economic and military emergent. To sustain these aspirations, the country reformulated its Doctrine and Strategy, so that its will on becoming a military global player would be explicit. This dissertation has the purpose to analyse the evolution of the refered indian naval strategic thinking in the post-Cold War period. Based on official documents, foreign policy analysis and academic bibliographyc references, the intent is to show how the so-called “new threats”, combined with favorable eco-nomic situation and the conduct of international affairs, in this context, impac-ted the indian vision on maritime security in a broad and distinguished manner.

Keywords: India. Indian Ocean. Maritime Security.

Page 80: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

80

MARCO AURÉLIO RODRIGUES SILVA - LP1

ESTRATÉGIA NAVAL, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE SO-BRE OS PROVÁVEIS IMPACTOS GERADOS PELO CENÁRIO TECNO-LÓGICO ATUAL

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. Claudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Luis Manuel Rebelo Fernandes (IU-PERJ)

Defesa: 07/06/2017

Resumo: Este trabalho investiga a interação entre Ciência, Tecnologia e Estratégia. O objetivo é avaliar a continuidade da validade de alguns dos mais importantes postulados estratégicos marítimos do final do século XIX e início do século XX, em especial os desenvolvidos por Mahan. Para tanto, analisamos o processo que levou a Ciência e a Tecnologia a tornarem-se fonte de poder nas relações internacionais; a relação entre Ciência, Tecnologia e Estratégia; o conceito de Revolução em Assun-tos Militares; a formação das concepções estratégicas de Mahan e Corbett; o atual cenário tecnológico com ênfase na análise dos instrumentos de combate naval; e o surgimento de novos arranjos estratégicos adequados ao atual cenário tecnológico. Concluímos que o princípio estratégico da concentração de forças está atualmente sob diversas formas de pressão, em especial a tecnológica.

Palavras-chave: Estratégia. Estratégia Marítima. Estratégia Naval. Tecnologia Militar. Ciência. Mahan. Corbett. Poder. Letalidade Distribuída. A2/AD. Revolu-ção em Assuntos Militares (RAM).

Page 81: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

81

MARCO AURÉLIO RODRIGUES SILVA - LP1

NAVAL STRATEGY, SCIENCE AND TECHNOLOGY: AN ANALYSIS OF THE LIKELY IMPACTS CAUSED BY THE CURRENT TECHNOLOGI-CAL SCENARIO

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. Claudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Luis Manuel Rebelo Fernandes (IUPERJ)

Evaluation Day: 07/06/2017

Abstract: This work investigates the interaction between Science, Technology and Strategy. The goal is to evaluate the validity of some the most important ma-ritime strategic postulates from the late nineteenth and early twentieth centuries, especially those developed by Alfred T. Mahan. Therefore, we analyze: the pro-cess that led Science and Technology to become a source of power in international relations; the relationship between Science, Technology and Strategy; the concept of Revolution in Military Matters; the formation of Mahan and Corbett’s strate-gic conceptions; the current technological scenario with emphasis on the analysis of naval combat instruments; and the emergence of new strategic arrangements appropriate to the current technological scenario. We conclude that the strategic principle of the concentration of forces is presently under various forms of pressu-re, especially the technological one.

Keywords: Strategy. Maritime Strategy. Naval Strategy. Military Technology. Science. Mahan. Corbett. Power. Distributed Lethality. A2/AD. Revolution in Mi-litary Affairs (RMA).

Page 82: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

82

MATHEUS FRAGA LOPES - LP2

REGULAÇÃO INTERNACIONAL E CONCESSÃO DE BANDEIRAS ÀS EMBARCAÇÕES: UMA ANÁLISE À LUZ DA SEGURANÇA MARÍTIMA

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (EGN), Prof. Dr. Guilherme Sandoval Goes (UERJ)

Defesa: 23/05/2017

Resumo: A regulação tem importância fundamental na garantia da segu-rança marítima internacional, especialmente quando se trata de segurança em sua acepção ambiental, ponto este fulcral em discussões internacionais do presente século. As embarcações que devem, necessariamente, ser re-gistradas em algum Estado conforme Convenção das Nações Unidas so-bre Direito do Mar, que estabelece normas gerais de concessão, quando registradas em Estados que não têm regulação rígida, fiscalização e me-canismos de controle para verificação das condições dessas embarcações, são verdadeiros vetores de insegurança marítima internacional. A inexis-tência de regulação rígida internacional e de mecanismos de controle das embarcações e a forma regulatória atual que em respeito à soberania, deixa à cargo de cada Estado estabelecer seus critérios, possibilita terreno fértil para a navegação de embarcações, sem qualquer requisito de segurança e, portanto, capazes de causar acidentes com danos ambientais. Os mecanis-mos de controle existentes não são satisfatórios a este mister. Entretanto, apenas regulação, ainda que hipoteticamente rígida e eficaz não é suficiente para garantia da segurança, de forma que novas formas de implemento de segurança da navegação devem ser postas, tais como a responsabilização do Estado de bandeira, a criação de grupos de exclusão e a corrida regulatória para um padrão médio.

Palavras-chave: Regulação. Concessão de Bandeiras às Embarcações. Segurança Marítima.

Page 83: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

83

MATHEUS FRAGA LOPES - LP2

INTERNATIONAL REGULATION AND THE CONCESSION OF FLAGS TO SHIPS: AN ANALYSIS IN THE LIGHT OF MARITIME SECURITY

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (EGN), Prof. Dr. Guilherme Sandoval Goes (UERJ)

Evaluation Day: 23/05/2017

Abstract: Regulation has fundamental importance in ensuring international maritime safety, especially when it comes to safety in its environmental sense, a key issue in international discussions of this century. The vessels that must necessarily be registered in a State according to the United Nations Conven-tion on the Law of the Sea, which establishes general rules of concession, when registered in States that do not have rigid regulation, inspection and control mechanisms to verify the conditions of those vessels, are real vectors of international maritime unsafety. The lack of rigid international regulation and control mechanisms of vessels and the current regulatory form that res-pects sovereignty, leaves it up to each State to establish its criteria, provides fertile ground for the navigation of vessels without any safety requirement and therefore capable causing accidents with environmental damage. Existing control mechanisms are not satisfactory at this point. However, only regula-tion, although hypothetically rigid and effective, is not sufficient to guarantee safety, so that new forms of navigation safety implementation must be put in place, such as flag State responsibility, the creation of exclusion groups and the regulatory run to an average standard.

Keywords: Regulation. Concession of Flags to Vessels. Maritime Safety.

Page 84: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

84

CMG (RM1) NELSON RICARDO CALMON BAHIA - LP1

AMÉRICA DO SUL: UMA COMUNIDADE DE SEGURANÇA A MÉDIO PRAZO?

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. Claudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcial Alécio Garcia Su-arez (UFF)

Defesa: 10/08/2017

Resumo: A presente dissertação repousa na hipótese de que, a despeito da exis-tência de dois subcomplexos de segurança sul-americanos e de suas diferenças, as ações da política externa brasileira, juntamente com as dos organismos regio-nais, podem mitigar ou impedir a ocorrência de conflitos armados na região e, até mesmo, consolidar tais subcomplexos, transformando o subcontinente em uma comunidade de segurança. O enfoque metodológico da pesquisa proposta decorre do seu referencial teórico, baseado no conceito de segurança proposto por Barry Buzan, Ole Wæver e Jaap de Wilde e, sob uma abordagem analí-tica, subsidiada por pesquisas bibliográfica de documentos oficiais do Brasil, de outros Estados sul-americanos e de Organizações Regionais. Este trabalho se justifica por duas razões principais. Primeiramente, porque envolve as rela-ções entre Estados em uma região na qual o Brasil está geográfica, econômica e politicamente inserido. Ademais, porque os conflitos, armados ou não, afetarão diretamente a política de defesa e os demais interesses do Brasil, uma vez que ocorrerão dentro de seu entorno estratégico.

Palavras-chave: Brasil. América do Sul. Segurança. Defesa. Comunidade de Segurança.

Page 85: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

85

CMG (RM1) NELSON RICARDO CALMON BAHIA - LP1

SOUTH AMERICA: A MEDIUM-TERM SECURITY COMMUNITY?

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. Claudio Marin Rodrigues (Orien-tador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcial Alé-cio Garcia Suarez (UFF)

Evaluation Day: 10/08/2017

Abstract: The present dissertation rests on the assumption that, despite the existence of two South American security subcomplexes and their differences, the actions of Brazilian foreign policy together with those of regional organi-zations may mitigate or prevent the occurrence of armed conflicts in the region and, even consolidate such subcomplexes, transforming the subcontinent into a security community. The methodological approach of the proposed research stems its theoretical reference from the security concept formulated by Barry Buzan, Ole Wæver and Jaap de Wilde and, by an analytical approach, subsidi-zed by bibliographic research of Brazilian official documents, and others from South American States and Regional Organizations. This paper is justified by two main reasons. First, it involves the relations among states in a region in which Brazil is geographically, economically and politically inserted. Further-more, because conflicts, armed or not, will directly affect the defence policy and the other interests of Brazil, since they will occur within its strategic en-vironment.

Keywords: Brazil. South America. Security. Defence. Security Community.

Page 86: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

86

RAMON MARTINS ANDRADE - LP2

A EXPLOTAÇÃO DE ALGAS CALCARIAS: UMA FRONTEIRA NA MINERAÇÃO BRASILEIRA

Banca: Prof. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (Orientadora/EGN), CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Marcos de Souza Lima Figueiredo (UFRJ)

Defesa: 29/03/2017

Resumo: Esse estudo teve o objetivo geral de analisar as normas brasileiras no que tange à exploração/explotação das algas calcárias. Pretende-se demonstrar, então, as vulnerabilidades da legislação nacional, além de sugerir modificações. Em relação à metodologia, optou-se pela realização de uma pesquisa explora-tória, bibliográfica, onde os dados foram interpretados de forma qualitativa. Concluiu-se que o ambiente marinho brasileiro necessita de uma atualização à nível de regulação. Estudos sobre os impactos ambientais sobre a explotação de algas calcárias são quase inexistentes na literatura. Comercialmente, as al-gas calcárias vem sendo de grande atração pelas suas propriedades, e a falta de uma normatização específica faz com que a explotação ocorra de forma desor-denada. Os impactos ambientais não estão sendo avaliados e o prejuízo para o ambiente marinho pode ser irreversível. As normas para regular a explotação precisam ser claras e direcionadas, para que todo o processo seja realizado de forma licenciável, observável, regulável e principalmente fiscalizável.

Palavras-chave: Algas Calcárias. Recursos Minerais. Explotação. Impacto Ambiental. Legislação.

Page 87: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

87

RAMON MARTINS ANDRADE - LP2

THE EXPLOITATION OF CALCIUM ALGAE: A FRONTIER IN THE BRAZILIAN MINING

Board of Evaluation: Prof. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (Orienta-dora/EGN), CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Marcos de Souza Lima Figueiredo (UFRJ)

Evaluation Day: 29/03/2017

Abstract: This study had the general objective of analyzing the Brazilian norms regarding the exploitation/exploitation of calcareous algae. It is in-tended to demonstrate, then, the vulnerabilities of the national legislation, besides suggesting modifications. Regarding the methodology, we opted for an exploratory, bibliographic research, where the data were interpreted in a qualitative way. The conclusion reached supports that the Brazilian marine environment needs to be updated in the regulatory level. Studies on the environmental impacts on the exploitation of calcareous algae are almost non-existent in the literature. Commercially, calcareous algae have been a major attraction for their properties, and the lack of a specific standar-dization makes the exploitation occur in a disorderly way. Environmental impacts are not being evaluated and the damage to the marine environment can be irreversible. The norms to regulate the exploitation need to be clear and directed, so that the whole process is carried out in a licensable, obser-vable, adjustable and mainly auditable way.

Keywords: Calcareous Algae. Mineral Resources. Exploitation. Environ-mental Impact. Legislation.

Page 88: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

88

ROGÉRIO DO NASCIMENTO CARVALHO - LP1

A INFLUÊNCIA BRITÂNICA NO ATLÂNTICO SUL: O CASO DAS ILHAS MALVINAS

Banca: CMG (Ref) Prof. MsC Cláudio Rogério Andrade Flôr (Orientador/ EGN), Prof. Dr. Ricardo Cabral (EGN), Prof. Dr. Sylvio dos Santos Val (UFF)

Defesa: 28/04/2017

Resumo: O objetivo desta dissertação é o de realizar um estudo sobre a Geopo-lítica Britânica no Atlântico Sul com foco no arquipélago das Ilhas Malvinas. Através de pesquisa bibliográfica e documental, confronta os motivos que le-vam o Reino Unido a permanecer com o território, ignorando constantes pro-testos diplomáticos da Argentina, que conclamam pela negociação e solução pacífica do litígio. Busca-se no estudo das teorias exaradas em obras de Mor-genthau (2003) e Mahan (1987) o substrato que auxilia a compreensão da polí-tica britânica no Atlântico Sul. A pertinência do trabalho é presente, pois busca fazer a correlação de documentos históricos e suas interpretações, perpassando pelo conflito das Malvinas de 1982 até a assunção da descoberta de riquezas de cunho econômico na área marítima que circunda as ilhas e que renova as intenções na contenda territorial. A estratégia ímpar que possui o Atlântico Sul, responsável por parte do comércio marítimo do globo, ganha ênfase por ligar os Oceanos Atlântico e Pacífico, bem como por projetar poder sobre o território antártico, onde há a sobreposição de reivindicações territoriais dos países, cujo domínio do arquipélago auxiliará futuramente na projeção de negociações ao findar o Tratado Antártico. A evolução da disputa entre Argentina e Reino Uni-do traz ao Brasil a oportunidade de reflexão de seu papel no espaço sul-atlânti-co, bem como a necessidade de investimentos perenes em defesa e segurança.

Palavras-chave: Geopolítica. Reino Unido. Atlântico Sul. Ilhas Malvinas.

Page 89: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

89

ROGÉRIO DO NASCIMENTO CARVALHO - LP1

THE BRITISH INFLUENCE IN THE SOUTH ATLANTIC: THE CASE OF THE FALKLAND ISLANDS

Board of Evaluation: CMG (Ref) Prof. MsC Cláudio Rogério Andrade Flôr (Orientador/ EGN), Prof. Dr. Ricardo Cabral (EGN), Prof. Dr. Sylvio dos San-tos Val (UFF)

Evaluation Day: 28/04/2017

Abstract: The objective of this dissertation is to carry out a study on British Geopolitics in the South Atlantic focusing on the archipelago of the Falkland Islands. Through bibliographical and documentary research, the confronts of re-asons that lead the United Kingdom to remain with the territory, ignoring cons-tant diplomatic protests of Argentina, that call for the negotiation and pacific solution of the litigation. The relevance of the work is present because it seeks to correlate historical documents and their interpretations. The work is pertinent in the study of theories in works by Morgenthau (2003) and Mahan (1987) , Passing through the conflict of the Falklands of 1982 until the assumption of the discovery of riches of economic character in the maritime area that surrounds the islands renews the intentions in the territorial contest. The unique strategy of the South Atlantic, which is responsible for part of the world’s maritime trade, gains emphasis by linking the Atlantic and Pacific Oceans, as well as projecting power over the Antarctic territory, where there are overlapping territorial claims of countries whose archipelago will assist in the future of the negotiations at the end of the Antarctic Treaty. The evolution of the dispute between Argentina and the United Kingdom gives Brazil the opportunity to reflect on its role in the South Atlantic space, as well as the need for perennial investments in defense and security.

Keywords: Geopolitics. United Kingdom. South Atlantic. Falkland Islands

Page 90: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

90

TAÍSSI PEPE DE MEDEIROS - LP2

REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA MARÍTIMA INTEGRADA EUROPEIA: O LIVRO VERDE E OS CLUSTERS MARÍTIMOS

Banca: Profa Dra Sabrina Evangelista Medeiros (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Fernando Roberto de Freitas Almeida (UFF)

Defesa: 29/03/2017

Resumo: A partir de uma análise documental e exploratória, o presente estudo busca analisar o papel da política marítima europeia e as motivações estratégicas que contribuíram para o seu lançamento. Para tal proposta, foi preciso verificar as iniciativas e o processo que alavancaram a Política Marítima Integrada Eu-ropeia (PMIE), bem como os aspectos de formação da União Europeia (UE) com base na corrente teórica neofuncionalista. As reflexões realizadas sobre a PMIE abrangem dois elementos fundamentais para sua constituição, o Livro Verde “Para uma futura política marítima da União: Uma visão europeia para os oceanos e mares”, que se trata do documento mestre que propõe sugestões e diretrizes para a política em análise, e os clusters marítimos, que se constituem como instrumento de política marítima na promoção da coesão social e na busca pela competitividade econômica. A visão europeia de novos parâmetros para os oceanos emerge de um cenário estratégico internacional marcado pela pós governança dos oceanos, cujo foco se fundamenta na tecnologia, na política e na segurança marítima. Em busca da competitividade econômica, segurança no provisionamento energético e sustentabilidade ambiental, a PMIE lança uma so-fisticada proposta de integração de seus stakeholders e de reafirmação do poder político e econômico europeu.

Palavras-chave: Política Marítima Integrada Europeia (PMIE). Governança dos Oceanos. Integração. Cooperação. Livro Verde. Clusters Marítimos.

Page 91: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

91

TAÍSSI PEPE DE MEDEIROS - LP2

REFLECTIONS ON THE EUROPEAN INTEGRATED MARITIME POLICY: THE GREEN BOOK AND MARITIME CLUSTERS

Board of Evaluation: Profa Dra Sabrina Evangelista Medeiros (Orientador/EGN), CMG (Refº) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Fernando Roberto de Freitas Almeida (UFF)

Evaluation Day: 29/03/2017

Abstract: From a documentary and exploratory analysis, the present study seeks to analyze the role of the european maritime policy and the strategic motivations that contributed to its launch. For this purpose, it was necessary to verify the initiatives and the process that have leapfrogged the Integrated Maritime Policy (IMP), as well as the formation aspects of the European Union (EU) based on the neo-functionalist theoretical current. The reflec-tions on the IMP cover two key elements of its constitution: the Green Paper “Towards a future Maritime Policy for the Union: A European vision for the oceans and seas”, which is the master document proposing policy suggestions and guidelines, and, maritime clusters, which constitute an instrument of ma-ritime policy, in the promotion of social cohesion and the search for economic competitiveness. The european vision of new parameters for the oceans emer-ges from an international strategic scenario marked by the post-governance of the oceans, whose focus is based on technology, politics and maritime safety. In pursuit of economic competitiveness, security of energy provision and en-vironmental sustainability, IMP launches a sophisticated proposal to integrate its stakeholders and reaffirm european political and economic power.

Keywords: Integrated Maritime Policy (IMP). Oceans Governance. Integra-tion. Cooperation. Green Paper. Maritime Clusters.

Page 92: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

92

TATYANNA BARREIRA MANHÃES - LP3

A ATIVIDADE DE LICENCIAMENTO NO SUBMARINO COM PRO-PULSÃO NUCLEAR

Banca: CMG (RM1) William de Sousa Moreira (Orientador/EGN), Prof. Dr. Jefferson Neves Pereira (IME), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Leandro Moreira Araújo (UFRJ) Data da Defesa: 31/08/2017

Resumo: O Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (PROSUB) propiciará uma nova tecnologia ao Brasil, o primeiro submarino com propulsão nuclear. Iniciado em 2008, esse projeto remon-ta a um antigo anseio da Marinha do Brasil. Embora tenha se preparado para essa inovação desde a década de 70, a normatização da segurança da instalação do reator é um assunto ainda discutido. Com isso, esse relató-rio foca na análise das Políticas Públicas tanto no que tange ao ordena-mento jurídico, quanto à legislação segurança nuclear, visando atender às necessidades legislativas do submarino com propulsão nuclear.

Palavras-chave: PROSUB. Segurança Nuclear. Submarino com Propul-são Nuclear e Legislação Nuclear.

Page 93: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

93

THE LICENSING ACTIVITY OF THE NUCLEAR-POWERED SUBMA-RINE

Board of Evaluation: CMG (RM1) William de Sousa Moreira (Orien-tador/EGN), Prof. Dr. Jefferson Neves Pereira (IME), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Leandro Moreira Araújo (UFRJ) Evaluation Day: 31/08/2017

Abstract: The Nuclear-Powered Submarine Development Programme will provide Brazil with new technology, the very first nuclear-powered submarine. Begun in 2008, this project refers back to a long-desired objective of the Brazilian Navy. Although Brazil has been prepared for such innovation since the 1970s, the regulation of the facility security of the reactor is still being discussed. Thus, this report focus on the analy-sis of Public Policies not only for legal matters, but also for the nuclear security legislation, with a view to meeting the legislative needs of the nuclear-powered submarine.

Keywords: PROSUB. Nuclear Security. Nuclear-Powered Submarine. Nuclear Legislation.

TATYANNA BARREIRA MANHÃES - LP3

Page 94: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

94

Page 95: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

95

EGRESSOS

Anna Caroline Pott - LP3...............................................................................96

Beatriz Victória Albuquerque Da Silva Ramos - LP1...............................98

Camilo Sales D’ornellas - LP2.....................................................................100

TC (EB) Carlos Eduardo Luz Gabriel - LP3.......................................102

Caroline Malveira Pinto Alves - LP1.........................................................104

Charles Martins Hora - LP3.......................................................................106

Christiany Frasson da Silva Souza - LP2.................................................108

SO RM1 MR Eduardo Antonio Pereira De Freitas - LP1......................110

CF (RM1-T) Fernando Antonio Golçalves - LP3....................................112

Gabriella Leal Nichols - LP2.......................................................................114

Hendrick Magalhães Karg - LP2..............................................................116

Isabella Sequetto Terror - LP2....................................................................118

Jime Braga - LP2............................................................................................120

Patricia Santos da Cunha - LP2................................................................122

Suyene Inque Barboza Coelho - LP3.........................................................124

Vinicius de Almeida Costa -LP1..............................................................126

TOTAL

16 EGRESSOS

Page 96: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

96

ANNA CAROLINE POTT – LP3

TECNOLOGIA E GUERRA: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DECOR-RENTES DO USO DA FORÇA POR MEIO DE SISTEMAS CRESCEN-TEMENTE AUTÔNOMOS

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Márcio Rocha (UFF)

Defesa: 29/04/2019

Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar e refletir acerca das implicações e dos desafios decorrentes do uso da força por meio de sis-temas crescentemente autônomos. Para tanto, utiliza-se o método de pro-cedimento exploratório, englobando a pesquisa documental e bibliográfica. O marco temporal escolhido é o advento da Guerra ao Terror até 2015. Es-colhe-se esse período por entender que, a partir de 2001, os drones passa-ram a ser empregados de forma mais significativa em operações militares desempenhadas pelos Estados Unidos da América (EUA), alterando a forma como estas são vistas, principalmente, do ponto de vista de sua tripulação. Entretanto, em um mundo de constantes transformações tecnológicas, é necessário refletir acerca da aplicação da inteligência artificial às tecnolo-gias militares. Os drones correspondem à primeira etapa da transformação tecnológica contemporânea, em que os sistemas controlados à distância e sistemas automáticos passam a ser cada vez mais utilizados em operações que envolvam o uso da força. A etapa “final” desse processo pode resultar na criação e no manuseio de sistemas completamente autônomos, que atuam sem a necessidade de interferência humana, tornando o homem mero es-pectador do conflito. Assim como os drones, as “lethal autonomous wea-pons” representam um desafio para a sociedade devido as suas inúmeras implicações de ordem tecnológica, cultural, social, política, estratégica, legal, ética e moral. Como considerações finais, o trabalho indica que os aspectos legais e normativos que envolvem essas tecnologias se encontram dentre os mais debatidos por movimentos e organizações internacionais. Entende-se que tecnologias crescentemente autônomas representam um perigo à prote-ção da vida humana, sendo necessária a criação de diversos mecanismos de transparência e accountability.

Palavras-chave: Drones. Sistemas Crescentemente Autônomos. Lethal Au-tonomous Weapons. Inteligência Artificial. Direto Internacional dos Confli-tos Armados.

Page 97: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

97

ANNA CAROLINE POTT – LP3

TECHNOLOGY AND WAR: IMPLICATIONS AND CHALLENGES FROM THE USE OF FORCE THROUGH INCREASINGLY AUTONO-MOUS SYSTEMS

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Márcio Rocha (UFF)

Defesa: 29/04/2019

Abstract: The present study aims to present and reflect on the implications and challenges arising from the use of force through increasingly autono-mous systems. For this purpose, the exploratory method is used, encom-passing documental and bibliographic research. The time frame chosen is the advent of the War on Terror until 2015. This period is chosen because is understood that since 2001, drones became more widely used in military operations carried out by the United States of America, altering the way the-se are seen mainly from the point of view of crews. However, in the world of constant technological changes, it is necessary to reflect on the application of artificial intelligence to military technologies. Drones correspond to the first stage of contemporary technological transformation, where remote control-led systems and automatic systems become increasingly used in operations involving the use of force. The “final” stage of this process can result in the creation and manipulation of fully autonomous systems, which operate wi-thout the need of human interference, making the man a mere spectator of the conflict. Like drones, lethal autonomous weapons pose a challenge to so-ciety due to their innumerable technological, cultural, social, political, stra-tegic, legal, ethical and moral implications. As final considerations, the work indicates that the legal and normative aspects that involve these technologies are among the most debated by international movements and organizations. It is understood that increasingly autonomous technologies represent a dan-ger to the protection of human life, and it is necessary to create various me-chanisms of transparency and accountability.

Keywords: Drones. Increasingly Autonomous Systems. Lethal Autonomous Weapons. Artificial Intelligence. International Law of Armed Conflicts.

Page 98: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

98

BEATRIZ VICTÓRIA ALBUQUERQUE DA SILVA RAMOS – LP1

OS DIFERENTES PROJETOS POLÍTICOS DE PORTUGAL EM RE-LAÇÃO AO ATLÂNTICO SUL

Banca: Prof. Dr. Williams Gonçalves da Silva (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (EGN), Prof. Dr. Adriano de Freixo (UFF)

Defesa: 16/03/2018

Resumo: Portugal é um país que foi outrora um império colonial. Ade-mais, tem forte ligação geográfica e histórica com o mar, principalmente com o Oceano Atlântico. Participa de organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a União Europeia (UE) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Hoje é considerado uma pequena potência. Levando em consideração a tentativa portuguesa de projetar po-der no Atlântico Sul, objetiva-se analisar os diferentes projetos políticos de Portugal que vinculam Portugal à OTAN e ao projeto de defesa do Atlân-tico Sul, e analisar se tais projetos se complementam de alguma forma e/ou se um prevalece sobre o outro. Para tanto, procede-se à metodologia hipotético-dedutiva, com técnica de documentação indireta, que abarca a pesquisa documental e bibliográfica. Desse modo, observa-se que a parti-cipação de Portugal na OTAN trouxe e continua trazendo vantagens para o país, que passou a ser visto como um coprodutor de segurança inter-nacional. Afirma-se que a OTAN pode atuar também no Atlântico Sul. Observa-se também que apesar do fim formal do império colonial por-tuguês, ainda se mantêm relações de dependência entre Portugal e suas ex-colônias, por mais que Portugal defenda a cooperação no âmbito da CPLP. Conclui-se que, devido à sua condição de pequena potência, Portu-gal não pode tomar decisão definitiva em favor de um projeto político que signifique a exclusão de uma rede de alianças. Assim, mantém as duas, em virtude do seu interesse em conquistar mais poder.

Palavras-chave: Portugal. Atlântico Sul. Poder. OTAN. Colonialismo.

Page 99: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

99

BEATRIZ VICTÓRIA ALBUQUERQUE DA SILVA RAMOS – LP1

THE DIFFERENT POLITICAL PROJECTS OF PORTUGAL FOR THE SOUTH ATLANTIC

Board of Evaluation: Prof. Dr. Williams Gonçalves da Silva (Orienta-dor/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (EGN), Prof. Dr. Adriano de Freixo (UFF)

Evaluation Day: 16/03/2018

Abstract: Portugal once was a colonial empire. It has a strong geogra-phical and historical connection with the sea, mainly with the Atlantic Ocean. It is a member of international organizations such as the United Nations (UN), the North Atlantic Treaty Organization (NATO), the Euro-pean Union (EU) and the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP). Nowadays it is considered a small power. Taking into account Portugal’s attempt to project power in the South Atlantic, this disserta-tion’s objective is to analyze the different Portuguese political projects that link Portugal to NATO and the South Atlantic defense project, and to analyze whether such political projects complement one another and/or if one prevails over the other. To do so, we proceed to the hypothetical-de-ductive methodology, using an indirect documentation technique, which encompasses documentary and bibliographic research. In this way, it can be observed that Portugal’s participation in NATO has brought and con-tinues to bring advantages to the country, which has come to be seen as a co-producer of international security. It is said that NATO can also act in the South Atlantic. It is also observed that despite the formal end of the Portuguese colonial empire, relations of dependence between Portugal and its former colonies are still maintained, even though Portugal advoca-tes cooperation under CPLP’s scope. It is concluded that, due to its small power status, Portugal cannot make a final decision in favor of a political project that means the exclusion of a network of alliances.

Keywords: Portugal. South Atlantic. Power. NATO. Colonialism.

Page 100: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

100

CAMILO SALES D’ORNELLAS – LP2

O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA INTEROPERABILIDADE NA COOPERAÇÃO INTERAGÊNCIAS

Banca: CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (Orientador/EGN), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN), Profa. Dra. Daniele Dionísio da Silva (UFRJ)

Defesa: 06/06/2018

Resumo: A pesquisa se insere no cenário de Segurança e Defesa, por abordar a cooperação interagências em ações de interoperabilidade, em face das crises em ambientes de alta complexidade e que envolvam múltiplas agências, atores públicos e privados. Ela foi desenvolvida com base nos últimos grandes eventos esportivos acontecidos no Brasil, em especial na cidade do Rio de Janeiro. Des-tacam-se neste trabalho as ações concretas sobre capacitação e treinamento em conjunto dos recursos humanos empregados na segurança dos grandes eventos. Este tema despertou o interesse deste pesquisador porque participou também ativamente como agente colaborador e cooperador na segurança pública desses eventos desde 1994, observando como essas ações de interoperabilidade pode-riam ser mais ajustadas tanto no campo da cooperação como no prático. Além de uma revisão de literatura sobre o tema, que envolveu o processo decisório e o exame de manuais operacionais, foram realizados relatos de observações em campo e entrevistas com agentes que participaram da segurança e do CO-GEST. Como resultado do levantamento teórico e prático, este estudo permitiu a elaboração da estrutura básica de um manual técnico em operações de alta complexidade como guia, a partir da compreensão da teoria da cooperação, do processo decisório e da interoperabilidade, sendo destinado ao profissional que atuará numa atmosfera de múltiplos atores, múltiplos cenários no nível operacional, com a finalidade de sistematizar e de melhorar a performance dos decisores em face de desafios futuros.

Palavras-chave: Cooperação Interagências. Interoperabilidade. Grandes Even-tos.

Page 101: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

101

CAMILO SALES D’ORNELLAS – LP2

THE DECISION-MAKING PROCESS IN FACE OF INTEROPERABILITY CHALLENGES IN INTERAGENCY COOPERATION

Board of Evaluation: CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (Orientador/EGN), Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (EGN), Profa. Dra. Daniele Dionísio da Silva (UFRJ)

Evaluation Day: 06/06/2018

Abstract: The research is part of the Security and Defense, scenario as it addres-ses interagency cooperation in interoperability actions, in face of crises in high complexity environments involving multiple agencies, public and private actors. It was developed based on the last major sporting events held in Brazil, especially in the city of Rio de Janeiro. We highlight in this work the concrete actions on training and joint training of the human resources employed in the security of great events. This theme aroused the interest of this researcher because he has also actively participated as a collaborator and cooperator in the public safety of these events since 1994, observing how these actions of interoperability could be more adjusted in the field of cooperation as well as in the practical one. In addition to a review of the literature on the subject, which involved the decision-making pro-cess and the examination of operational manuals, there were reports of field ob-servations and interviews with agents who participated in safety and COGEST. As a result of the theoretical and practical survey, this study allowed the elaboration of the basic structure of a technical manual in operations of high complexity as a guide based on an understanding of cooperation theory, to decision-making and interoperability aimed at the professional who will act in a multi-actor atmosphe-re, multiple scenarios at the operational level, in order to systematize and improve the performance of decision makers in face of future challenges.

Keywords: Interagency Cooperation. Interoperability. Major Events.

Page 102: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

102

TC (EB) CARLOS EDUARDO LUZ GABRIEL – LP3

A EVOLUÇÃO DO TERRORISMO ISLÂMICO NO SÉCULO XXI: DA AL--QAEDA AO DAESH

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Defesa: 30/07/2018

Resumo: As organizações terroristas Al-Qaeda e a autointitulada Estado Islâmi-co conquistaram espaço territorial em países do Oriente Médio, principalmente no Iraque e na Síria, devido ao seu apelo ideológico e a questões conjunturais nesses territórios que vêm sendo criadas há algumas décadas. Essa pesquisa analisa o processo de formação dessas duas organizações, desde a composição inicial da Al-Qaeda até a formação do “Califado” pelo Estado Islâmico, que se originou do braço iraquiano da Al-Qaeda. A importância desse trabalho se re-laciona ao fato de que tais movimentos extremistas apresentavam-se cada dia mais desafiadores à paz e à segurança internacionais e seus ensinamentos tor-naram-se mais dogmáticos, conquistando adeptos em várias partes do mundo. Quais fatores teriam contribuído para o protagonismo da Al-Qaeda e do Estado Islâmico como organizações terroristas islâmicas no Século XXI? Para respon-der a essa questão central, foram utilizados o método de abordagem dedutivo e comparado e a técnica de observação indireta, por meio da pesquisa bibliográ-fica. Como base teórica, foram utilizadas as Teorias das Relações Internacionais que tratam dos fenômenos relativos à ação humana que transcende o espaço geopolítico dos Estados. Ao analisar o desenvolvimento e a mobilização de tais agrupamentos, o estudo conclui que os fatores que possibilitaram o fortaleci-mento dessas organizações terroristas e a transição da Al Qaeda para o Daesh foi a evolução da conjuntura política no Oriente Médio, desfavorável ao Estado do Iraque, após 1990.

Palavras-chave: Al-Qaeda. Estado Islâmico. Daesh. Terrorismo. Segurança In-ternational.

Page 103: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

103

TC (EB) CARLOS EDUARDO LUZ GABRIEL – LP3

THE EVOLUTION OF ISLAMIC TERRORISM IN THE 21ST CENTURY: FROM AL-QAEDA TO DAESH

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orien-tador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcio Rocha (UFF)

Evaluation Day: 30/07/2018

Abstract: Terrorist organizations Al-Qaeda and the self-proclaimed Islamic state have conquered territorial space in Middle Eastern countries, mainly in Iraq and Syria, due to their ideological appeal and conjunctural issues in those territories that have been created decades ago. This research analyzes the process of formation of these two organizations, from the initial composition of Al-Qaeda to the forma-tion of the “Caliphate” by the Islamic State, which originated from Al-Qaeda’s Iraqi arm. The importance of this work is related to the fact that such extremist move-ments are increasingly challenging international peace and security and their tea-chings have become more dogmatic and conquered followers in various parts of the world. What factors would have contributed to the role of Al Qaeda and the Islamic State as Islamic terrorist organizations in the 21st century? In order to answer this central question, the methods of deductive and comparative approach and the te-chnique of indirect observation were used, through bibliographical research. Inter-national Relations Theories dealing with the phenomena related to human action that transcend the geopolitical space of the States were used as a theoretical basis. In analyzing the development and mobilization of such clusters, the study concludes that the factors that allowed the strengthening of these terrorist organizations and the transition from Al Qaeda to Daesh was the evolution of the political situation in the Middle East unfavorable to the State of Iraq after 1990.

Keywords: Al-Qaeda. Islamic State. Daesh. Terrorism. International Security.

Page 104: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

104

CAROLINE MALVEIRA PINTO ALVES – LP1

PLANO DE MOBILIZAÇÃO DE EMBARCAÇÕES DO APOIO MARÍTIMO DA BACIA DE CAMPOS: UMA PROPOSTA INICIAL

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (Orientador/EGN), Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (EGN), Prof. Dr. Marcello José Gomes Loureiro (Escola Naval)

Defesa: 24/05/2018

Resumo: O Brasil mantém, como estratégia de Defesa, a dissuasão, o que signifi-ca que precisa ter força suficiente para proteger suas fronteiras terrestres, espaço aéreo e os limites das águas jurisdicionais, provocando no agressor dúvida quanto ao combate. No entanto, para garantir a capacidade necessária, considerando o in-vestimento disponível para defesa, o Brasil precisa ter disponível todo o potencial necessário para manter sua estratégia. Uma das ações disponíveis é a Mobilização Nacional, prevista na Constituição Federal de 1988, quando todas as expressões do poder nacional são acionadas, para juntas trabalharem para aumentar a eficácia necessária para a defesa da soberania nacional, mesmo que seja preciso o aciona-mento de empresas privadas. Neste contexto, propõe-se neste trabalho um plano para mobilização de embarcações destinadas à navegação do apoio marítimo, com o objetivo de identificar aquelas que possam ser usadas pela Marinha para auxiliar na defesa do limite das Águas Jurisdicionais Brasileiras, especialmente auxiliando na função logística, prevista no Sistema de Mobilização Nacional. Tais embarca-ções são utilizadas hoje para apoio logístico das plataformas petrolíferas, locali-zadas nas bacias ao longo da costa brasileira e possuem diversas características que podem ser utilizadas pela Marinha, como capacidade de transferência de óleo combustível e água, transporte de pessoal, combate a incêndio, reboque, remoção de destroços, entre outras possibilidades. Desta forma, o presente trabalho é uma proposta de plano de mobilização de embarcações destinadas ao apoio marítimo, com o intuito de contribuir com a confecção dos demais planos previstos no Siste-ma de Mobilização Militar, possibilitando o aumento do efetivo das embarcações da Marinha Mercante disponíveis para a Mobilização Nacional.

Palavras-chave: Mobilização Nacional. Marinha Mercante. Apoio Marítimo.

Page 105: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

105

CAROLINE MALVEIRA PINTO ALVES – LP1

NATIONAL MOBILIZATION PLAN FOR MARITIME-SUPPORTING SHIPS OF CAMPOS BASIN: AN INITIAL PROPOSAL

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Al-meida (Orientador/EGN), Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (EGN), Prof. Dr. Marcello José Gomes Loureiro (Escola Naval)

Evaluation Day: 24/05/2018

Abstract: Brazil maintains deterrence as a defense strategy, which means that it must have sufficient strength to protect its land borders, airspace and the limits of the Brazilian jurisdictional waters, causing the aggressor to be dou-btful about the combat. However, in order to guarantee the necessary capa-city, considering the investment available for defense, Brazil must have the full potential needed to maintain its strategy. One of the actions available is the National Mobilization, established in the Federal Constitution of 1988, when all expressions of the national power are activated to work together to increase the strength needed to defend national sovereignty, even if it is necessary to include private companies. In this context, we propose in this work a plan for the mobilization of ships for the navigation of maritime support, in order to identify the vessels that may be used by the Navy to assist in the defense of Brazilian jurisdictional waters in the National Mobilization System. These vessels are used today for logistical support of oil rigs located in the oil basins along the Brazilian coast and have several characteristics that can be used by the Navy, such as the capacity to transfer fuel oil and water, transportation of personnel, fire combat, towing, wreck removal among other possibilities. In this way, the present work is a proposal of a plan of mobilization of vessels destined the maritime support, with a view to contributing to the preparation of other plans established in the System of Military Mobilization, allowing an increase in the number of Merchant Navy vessels available for the National Mobilization.

Keywords: National Mobilization. Merchant Navy. Maritime Support.

Page 106: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

106

CHARLES MARTINS HORA – LP3

POLÍTICAS PÚBLICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DO ARCABOUÇO LEGAL PARA A BASE INDUSTRIAL DE DE-FESA

Banca: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (EGN), Profa. Dra. Andrea Silva Hemerly (Fun-dação Ezute)

Defesa: 27/08/2018

Resumo: O presente trabalho explora a temática das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação para a área de defesa no Brasil. A partir da base conceitual pertinente à Analise de Política e Sistemas de Inovação, é discutida a evolução do arcabouço normativo afeto à Base Industrial de Defesa a partir de 2008. São apontadas as diferenças de abordagem entre Triple Helix, Sistema Setorial de Inovação e Sistema de Inovação. Além disso, também é apresentada a estrutura institucional que possibilitou o desenvolvimento de pesquisas a partir de meados dos anos de 1950. Neste sentido, também foi observada a estruturação das ins-tituições, políticas e dos mecanismos de manutenção das atividades executadas pelos atores de políticas públicas. Com base na interlocução entre as informações obtidas por meio de documentos e entrevistas, foi possível compreender a forma como está disposta a legislação, seus óbices e desafios. Considerações finais in-dicam que a estrutura vigente ainda é insuficiente para atender às necessidades apresentadas pelas empresas que compõem a Base Industrial de Defesa.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Base Industrial de Defesa. Ciência, Tecnolo-gia e Inovação.

Page 107: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

107

CHARLES MARTINS HORA – LP3

SCIENCE, TECHNOLOGY AND INNOVATION PUBLIC POLICIES: AN ANALYSIS OF THE LEGAL FRAME FOR THE DEFENCE INDUSTRIAL BASE

Board of Evaluation: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira (EGN), Profa. Dra. Andrea Silva He-merly (Fundação Ezute)

Evaluation Day: 27/08/2018

Abstract: The present work explores the public policies of science, technology and innovation for defense in Brazil. From the conceptual basis pertinent to the Analy-sis of Policy and Innovation Systems, the evolution of the normative framework affecting the Defense Industrial Base from 2008 onwards is discussed. The differen-ces of approach between Triple Helix, Sectorial System of Innovation and System of Innovation are pointed out. In addition, the institutional structure that enabled the development of research from the mid-1950 is presented. In this sense, the struc-turing of the institutions, policies and maintenance mechanisms of the activities performed by these actors was also observed. Based on the interplay between the obtained information, documents and interviews, it was possible to understand that the way in which the legislation is prepared, its obstacles and challenges. Final considerations indicate that the current structure is still insufficient to meet the needs presented by the companies that compose the Defense Industrial Base.

Keywords: Public Policies. Defense Industrial Base. Science, Technology and In-novation.

Page 108: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

108

CHRISTIANY FRASSON DA SILVA SOUZA – LP2

O PRINCÍPIO DA JURISDIÇÃO UNIVERSAL EM DESAFIO À LIBER-DADE DE NAVEGAÇÃO NO COMBATE AOS ATOS ILÍCITOS INTER-NACIONAIS NO ALTO-MAR

Banca: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/PPGEM), CMG (RM1-IM) Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Fernando Azevedo Carvalho Junior (UCV)

Defesa: 06/06/2018

Resumo: No momento em que o mundo experimenta diversas ameaças contra a segu-rança é que se deve buscar meios pacíficos na solução de conflitos. Os princípios gerais de direito internacional constituem uma fonte importante de solução de conflitos, daí a necessidade de aprofundar o estudo da liberdade dos mares, que com o tempo pas-sou à liberdade de navegação, até porque a ideia de res nullius para o mar deixou de predominar a partir da idade contemporânea para res comunnis, pois é inegável que ao longo dos anos os estados costeiros cada vez mais têm ampliado sua atuação nos mares do seu entorno. A partir da Convenção de Bruxelas, adotada pelo Instituto de Direito Internacional, o alto-mar é classificado como espaço ultraterrestre e, portanto, merece a tutela de qualquer Estado na sua defesa ou preservação. É no alto-mar que as dispu-tas têm se acirrado e provocado discussões, pois embora exista um arcabouço jurídico de regulação marítima, de natureza específica, ainda há diversos questionamentos sem solução, assim, recorremos aos princípios, pois iluminam o caminho da legalidade e da legitimidade. É nesse campo fértil que buscamos entender a aplicabilidade do princípio da jurisdição universal, cuja origem é atribuída ao combate das ações de pirataria, algo que ainda acontece com bastante frequência em mares cuja navegação mercante é pre-dominante. Assim, buscou-se embasamento teórico na vasta bibliografia existente e nos instrumentos normativos para legitimação dos estados em prol da segurança nacional e internacional frente às ameaças no alto-mar, pois não se trata de terra de ninguém, ou que lá nenhuma diligência pode ser feita. De toda a pesquisa realizada para produção da temática ora proposta é que pouco ou nada se tem enfrentado no plano teórico, pois, atualmente, a deferência à liberdade de navegação somente é mitigada nos casos regu-lados nos instrumentos normativos, previstos em situações humanitárias, de segurança, ou de preservação do meio ambiente, daí percebemos que o interesse universal legitima-ria a atuação de estado diverso da bandeira na ZEE, ou mesmo no alto-mar.

Palavras-chave: Liberdade de Navegação. Jurisdição Universal. Direito Internacional. Direito do Mar.

Page 109: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

109

CHRISTIANY FRASSON DA SILVA SOUZA – LP2

THE PRINCIPLE OF UNIVERSAL JURISDICTION AS A CHALLENGE TO FREEDOM OF NAVIGATION IN THE COMBAT AGAINST ILLICIT ACTS ON THE HIGH SEAS

Board of Evaluation: Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (Orientador/EGN), CMG (RM1-IM) Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Fernando Azevedo Carvalho Junior (UCV)

Evaluation Day: 06/06/2018

Abstract: At a time when the world is experiencing various threats to security, peaceful means must be sought in resolving conflicts. The general principles of international law are an important source of conflict resolution, hence the need to deepen the study of the freedom of the seas, which over time has given way to freedom of navigation, not least because the idea of res nullius to the sea, prevailing from the contemporary age to res comunnis, because it is undeniable that over the years the coastal states have increasingly expanded their performance in the seas of their surroundings. From the Brussels Convention, adopted by the Institute of International Law, the high seas are defined as outer space, and therefore deserve the protection of any State in its defense or preservation. It is on the high seas that the disputes have been heated and provoked discussions, for although there is a legal framework of maritime regulation, of a specific nature, there are still many problems without solution, so we resort to principles, as they illuminate the path of legality and legitimacy. It is in this fertile field that we seek to understand the applicability of the principle of universal jurisdiction whose origin is attributed to the combat of piracy actions, something that still happens quite frequently in seas where merchant shipping is predominant. Thus, we sought theoretical basis in the vast existing bibliography and in the normative instruments to legitimize the states for the sake of national and international security in the face of the threats on the high seas, since it is not nobody’s land or that no diligence can be done there. Of all the research carried out to produce the theme proposed here, little or nothing has been approached at the theoretical level, since today the deference to freedom of navigation is only mitigated in cases regulated by the normative instruments established in huma-nitarian situations, or in the preservation of the environment, then we realize that the universal interest would legitimize the performance of different state of the flag in the EEZ or even in the high seas.

Keywords: Navigation Rights and Freedom. Universal Jusrisdiction. International Law. Law of the Sea.

Page 110: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

110

SO RM1 MR EDUARDO ANTONIO PEREIRA DE FREITAS – LP1

A PIRATARIA MARÍTIMA NO GOLFO DA GUINÉ: UMA ANÁLISE SITUACIONAL DA NIGÉRIA

Banca: Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Al-meida (EGN), Prof. Dr. Paulo André Leira Parente (UFRJ)

Defesa: 09/04/2018

Resumo: O Golfo da Guiné, região importante da costa oeste da África, tem relevância estratégica para o Brasil. Nessa região, vêm sendo observados índices significativos de atividades ilícitas como a pirataria, o roubo armado e outros crimes de natureza trans-nacional, que comprometem a segurança marítima. Os países lindeiros e a comunidade internacional vêm demonstrando crescente preocupação com os prejuízos à navegação e ao comércio internacional, que se encontram na rota marítima de ameaças transnacionais como a pirataria, o tráfico de armas e de drogas. No Golfo da Guiné, destaca-se a Nigéria como país detentor da maior economia da África, possuidor de importantes reservas de hidrocarbonetos e relevante parceiro comercial da União Europeia e dos EUA. A Nigéria é a principal fornecedora de petróleo e, atualmente, é a principal parceira comercial do Bra-sil na África. Com uma população marginalizada e insurgente, a Nigéria está no epicentro da insegurança marítima que vem assolando o Golfo da Guiné. Na busca da proteção de interesses nacionais na região, os Estados Unidos da América, a China e alguns países da União Europeia - Estados exógenos ao Atlântico Sul - intensificaram suas presenças na África, por meio da cooperação com os países africanos. Nesse contexto, busca-se es-tabelecer um quadro geopolítico e estratégico em que se dimensione apropriadamente a complexidade dos problemas relacionados à segurança marítima no Golfo da Guiné e a relevância da Nigéria. O autor analisa as ameaças à segurança marítima e os esforços de organizações regionais integradas por países da costa oeste da África, sob a perspectiva da revisão da Estratégia Marítima da União Africana de Nações e dos acordos firmados na cúpula de Yaoundé. São consideradas as atividades de cooperação regional, multina-cional e o relacionamento da Marinha do Brasil com países da costa oeste da África, visando o combate às ameaças à segurança marítima no Golfo da Guiné. Por fim, espe-ra-se que esse trabalho contribua para o fortalecimento das discussões acerca do combate à pirataria marítima no Golfo da Guiné e de outros ilícitos transnacionais com origem na Nigéria, haja vista que a pirataria é um fenômeno relevante, cujas raízes e combate são problemas também internacionais e não somente regionais, pois afeta toda a comunidade internacional.

Palavras-chave: Golfo da Guiné. Nigéria. Segurança Marítima. Pirataria.

Page 111: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

111

SO RM1 MR EDUARDO ANTONIO PEREIRA DE FREITAS – LP1

MARITIME PIRACY IN THE GULF OF GUINEA: AN SITUATIONAL ANALYSIS OF NIGERIA

Board of Evaluation: Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral (Orientador/EGN), Prof. Dr. Ni-val Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr. Paulo André Leira Parente (UFRJ)

Evaluation Day: 09/04/2018

Abstract: The Gulf of Guinea, an important region of the west coast of Africa, has strategic importance to Brazil. In this region, significant rates of illegal activities such as piracy, armed robbery and other crimes of a transnational nature that compromi-se maritime safety have been observed. The bordering countries and the international community have shown growing concern over the damage to shipping and interna-tional trade, which is in the maritime routes of transnational threats, such as piracy, arms and drugs trafficking. In the Gulf of Guinea, Nigeria stands out as the country that holds Africa’s biggest economy, has large reserves of hydrocarbons and is a relevant trading partner of the European Union and of the United States of America. Nigeria is a major supplier of oil and currently is the main trading partner of Brazil in Africa. With a population marginalized and insurgent, Nigeria is at the epicenter of maritime insecurity that devastate the Gulf of Guinea. Seeking to protect national interests in the region, the United States, China and some European Union countries states outside to the South Atlantic Ocean, have stepped up their presence in Africa through cooperation with African countries. In this context, this work seeks to establish a geopolitical and strategic framework that appropriately analyses the complexity of security issues sea in the Gulf of Guinea and the relevance of Nigeria. The author analyzes the threats to maritime safety and the efforts of regional organizations that are integrated by countries of the west coast of Africa, from the perspective of the revision of the African Union of United Maritime Strategy and agreements signed at Yaoundé Summit. The activities of regional and multinational cooperation and the relationship of the Brazilian Navy with countries of the west coast of Africa are considered, aiming to combat threats to maritime safety in the Gulf of Guinea. Finally, it is hoped that this work will contribute to the strengthening of the discussions on the fight against maritime piracy in the Gulf of Guinea, and other transnational illicit acts originating in Nigeria, since piracy is a relevant phenomenon whose roots and combat are international problems, not just re-gional ones, as it affects the entire international community.

Keywords: Gulf of Guinea. Nigeria. Maritime Security. Piracy.

Page 112: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

112

CF (RM1-T) FERNANDO ANTONIO GONÇALVES – LP3

CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DE MILITARES DO CORPO DE PRAÇAS DA ARMADA PARA A MARINHA DO SÉCULO XXI: UMA PROPOSTA DE EDU-CAÇÃO PROFISSIONAL

Banca: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), CMG (RM1-IM) Clau-dio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Luiz Paulo Mendonça Brandão (IME)

Defesa: 14/06/2018

Resumo: Nesta dissertação, foi estudada a capacitação profissional das praças do Cor-po de Praças da Armada, abordando a relação de interdependência entre tecnologia militar, estratégia naval e o preparo dos marinheiros, partindo-se de referências histó-ricas, militares e educacionais pertinentes ao tema. A análise teve por base uma inves-tigação acerca da educação profissional no âmbito da Marinha do Brasil, abordando seus aspectos históricos, organizacionais e normativos, a fim de verificar se a educação técnico-profissional atualmente adotada na capacitação de militares do Corpo de Pra-ças da Armada é suficiente para atender as demandas provocadas pelo emprego de novas tecnologias militares, em função da modernização dos meios navais, incluindo aquelas promovidas pelo Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil. Constatou-se que a educação técnico-profissional atualmente adotada na capacitação de militares do Corpo de Praças da Armada, restrita ao nível médio de ensino, não é suficiente para atender às demandas provocadas pelo emprego de novas tecnologias militares, visto que estas exigem uma base de conhecimentos científico-tecnológico disponível apenas no ensino superior, por meio da graduação em cursos superiores de tecnologia. Para melhor preparar o marinheiro do século XXI, sugere-se que a Marinha do Brasil insira a educação profissional tecnológica de graduação no Sistema de Ensino Naval.

Palavras-chave: Educação Naval. Capacitação de Praças. Formação de Marinheiros. Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior.

Page 113: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

113

CF (RM1-T) FERNANDO ANTONIO GONÇALVES – LP3

TECHNOLOGICAL TRAINING OF THE BRAZILIAN NAVY´S LOW-RANK CORPS FOR THE 21ST CENTURY NAVY: A PROPOSAL FOR PROFESSIONAL EDUCATION

Board of Evaluation: Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (Orientador/EGN), CMG (RM1-IM) Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Luiz Paulo Mendonça Bran-dão (IME)

Evaluation Day: 14/06/2018

Abstract: In this thesis the professional training of the Brazilian Navy’s Low-Rank Corps was studied, addressing the interdependence relationship between military technology, naval strategy and the preparation of seamen, based on historical, mi-litary and educational references pertinent to the theme. The analysis was based on an investigation about professional education in the Brazilian Navy, addressing its historical, organizational and normative aspects, in order to verify if the technical and professional education currently adopted in the training of soldiers of the Brazilian Navy’s Low-Rank Corps suffices to meet the demands arising from the use of the new military technologies due to the modernization of naval assets, including those promoted by the Plan of Articulation and Equipment of the Brazilian Navy. It was verified that the technical-professional education currently adopted in the training of military of the Corpo de Praças da Armada, restricted to the low level of education, is not enough to meet the demands provoked by the use of new military technologies, since these require a base of scientific and technological knowledge available only in higher education, through graduation in higher technology courses. In order to better prepare the sailors of the 21st century, it is suggested that Brazilian Navy insert professional undergraduate technological education in the Naval Education System.

Keywords: Naval Education. Training of Low-Rank Military Personnel. Training of Seamen. Professional Undergraduate Technological Education.

Page 114: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

114

GABRIELLA LEAL NICHOLS – LP2

A MUDANÇA NOS CONTRATOS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL E SEUS IMPACTOS PARA A DEFESA

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Antonio Celso Alves Pereira (UFRJ)

Defesa: 28/08/2018

Resumo: A descoberta dos campos do pré-sal foi acompanhada pela mudança no marco normativo do setor de petróleo e gás. Dos tradicionais contratos de concessão, utilizados para blocos de alto risco exploratório, as atividades de exploração e produção passaram a ser reguladas pelos contratos de cessão onerosa e partilha da produção para os campos pré-salínicos. Apesar de serem comuns no setor internacional de petróleo e gás, a adoção dos modelos de cessão onerosa e partilha é recente no Brasil. Como toda novidade e mudança nas relações comerciais, há uma preocupação com a inse-gurança jurídica, o que levou a se realizar este estudo com foco no assunto, especialmente porque o mercado de hidrocarbonetos tem características específicas, que se tornaram acentuadas com a crise norte-americana do subprime em 2008, e que são: aumento de joint ventures e integrações empre-sariais, crescimento de conglomerados e da verticalização, acordos de transferência de tecnologia e intercâmbio técnico acompanhando o crescimento acelerado das inovações tecnológicas, aparelhos e dispositivos inteligentes conectados à internet, e a virtualização cada vez maior das relações sócio-co-merciais. A prática comum de contratos por longos períodos, com vultuosos investimentos e grande risco, tem sido cada vez mais substituída por contratos de médio/curto prazo. O pré-sal possibilitou essa substituição, tornando-se importante nesse ambiente pelo baixo risco apresentado em suas reser-vas provadas, diminuindo, assim, a insegurança jurídica e sendo estímulo para novos investimentos. Análises técnicas de empresas de consultoria e agências reguladoras do setor foram utilizadas para esta pesquisa juntamente com a nova legislação nacional e com pareceres das empresas que divulgam dados científicos e artigos. Esse material foi utilizado nesse estudo como base para a análise compara-tiva dos modelos contratuais, com o fim de discernir qual ou quais modelo(s) estaria(m) mais alinha-dos à ótica da Defesa. Para isso, objetivou-se a diferenciação dos tipos contratuais e a consideração do histórico da lei do petróleo. Além da análise documental e jurídica, essa pesquisa aponta quatro indi-cadores, com o fim de comparar os três principais tipos contratuais em vigor no Brasil, porque, a con-trário sensu, o regime de concessão não permite interferência do Estado, e a partilha permite maior controle por parte da União por meio da atuação de cinco agentes diferentes onde antes havia três. O marco do pré-sal reforçou o papel regulador da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis e aumentou a atuação estatal através de outras empresas, como a PPSA – que representa a União como gestora dos contratos de partilha –, o Conselho Nacional de Política Energética, a Empresa de Pesquisa Energética e uma maior atuação do Ministério de Minas e Energia. Conforme demonstrado na análise dos indicadores, pela ótica da Defesa, conclui-se que as novas modalidades de exploração petrolífera offshore, diante dessas alterações ocorridas em relação à presença estatal nas atividades do setor de petróleo e gás, garante que a União esteja mais presente, gerindo, regulando e acompanhando o mercado por meio de agentes públicos e privados.

Palavras-chave: Pré-Sal. Segurança. Legislação. Contratos. Defesa.

Page 115: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

115

GABRIELLA LEAL NICHOLS – LP2

THE CHANGE IN PRÉ-SAL EXPLOTATION AND PRODUCTION CONTRACTS AND ITS IM-PACTS ON DEFENSE

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão (Orientador/EGN), CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Prof. Dr. Antonio Celso Alves Pereira (UFRJ)

Evaluation Day: 28/08/2018

Abstract: The discovery of the pre-salt fields was accompanied by a change in the regulatory frame-work of the oil and gas sector. From the traditional concession contracts used for high-risk exploration blocks, exploration and production activities are regulated by contracts for onerous assignment and production sharing for pre-salt fields. Although they are common in the international oil and gas sector, the adoption of onerous assignment and sharing models is recent in Brazil. Like all novelty and change in commercial relations, there is a concern with legal uncertainty, which spurred this study with a focus on the subject, particularly because the hydrocarbon market has specific characteristics, which have become accentuated by the subprime US crisis in 2008, which are: increased joint ventures and business integration, conglomerate growth and verticalization, technology transfer and technolo-gical innovation, exchange agreements smart devices and devices connected to the Internet, and the increasing virtualization of socio-commercial relations. The common practice of contracts for long periods, with large investments and great risk, has been increasingly replaced by medium / short term contracts. The pre-salt allowed this substitution, becoming important in this environment due to the low risk presented in its proven reserves, reducing legal uncertainty and stimulating new investments. Technical analyzes of consulting firms and regulatory agencies of the sector were used for this resear-ch along with the new national legislation and opinions of companies that publish scientific data and articles. This material was used in this study as a basis for the comparative analysis of the contractual models in order to discern which model (s) would be most aligned with the view of the Defense. No emphasis has been placed on the economic and political aspect of changes in the regulatory frame-work because they are not the object of the research. For this purpose, the objective was to differen-tiate contractual types and consider the history of the oil law. In addition to documentary and legal analysis, this research points to four indicators, in order to compare the three main contractual types in force in Brazil. This is because the concession regime does not allow state interference, and sharing allows greater control on the part of the State through the performance of five different agents where there were previously three. The pre-salt framework reinforced the regulatory role of the National Agency for Oil, Gas and Biofuels and increased the state’s performance through other companies such as the PPSA , which represents the State as the manager of the distribution contracts, the National Council on Energy Policy, the Energy Research Company and a greater performance of the Ministry of Mines and Energy. As demonstrated by the analysis of the indicators, from a defense perspective, it can be concluded that the new modalities of offshore oil exploration, given these changes in relation to the state presence in the activities of the oil and gas sector, ensures that the State is more present managing, regulating and accompanying the market through public and private agents.

Keywords: Pre-Salt. Security. Legislation. Contracts. Defense.

Page 116: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

116

HENDRICK MAGALHÃES KARG – LP2

A PIRATARIA MARÍTIMA E O ROUBO ARMADO NO MAR: UMA DISCUS-SÃO DA NORMATIZAÇÃO BRASILEIRA

Banca: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão, Prof. Dr. Marcelo Mello Valença (EGN), Prof. Dr. Antônio Celso Alves Pereira (UERJ)

Defesa: 28/08/2018

Resumo: Considerando o importante papel do Brasil na defesa da paz do Atlântico Sul, a responsabilidade de todos os Estados em cooperar para a repreensão da pirata-ria imposta pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e as principais ameaças e oportunidades do Brasil quanto à pirataria marítima, este trabalho tem o objetivo de analisar a situação atual da pirataria marítima e os entraves legais enfren-tados pelo Estado, em especial pela Marinha do Brasil, quanto à tarefa de repreender esses delitos no mar, especialmente a pirataria marítima e o roubo armado no mar. Inicialmente é realizada perspectiva histórica sobre o problema da pirataria marítima, em seguida busca-se um conceito para pirataria marítima de forma a diferenciá-la do roubo armado contra navios, estudando assim quais as formas de abordagem em cada caso. Estuda-se quais são os principais impactos da pirataria marítima no enfoque global e nacional. Na sequência observam-se os problemas legais enfrentados pela Marinha do Brasil no combate à pirataria marítima, verificando as principais norma-tizações estrangeiras que a consideram como crime. Por fim, à luz das diretivas dos instrumentos internacionais e das agências internacionais que repreendem a pirataria marítima, possibilita reflexão indutiva de sugestão de alteração na lei brasileira, a fim de ser considerado como crime na legislação nacional.

Palavras-chave: Pirataria. Roubo Armado contra Navios. Crime. Marinha do Brasil.

Page 117: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

117

HENDRICK MAGALHÃES KARG – LP2

MARITIME PIRACY AND ARMED ROBBERY AT SEA: A DEBATE ON BRA-ZILIAN NORMATIZATION

Board of Evaluation: CMG (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão, Prof. Dr. Marcelo Mello Valença (EGN), Prof. Dr. Antônio Celso Alves Pereira (UERJ)

Evaluation Day: 28/08/2018

Abstract: Considering the important role of Brazil in defending South Atlantic Peace, the responsibility of all States to cooperate in reprimanding piracy imposed by the United Nations Convention on the Law of the Sea and the main threats and opportunities of Brazil regarding maritime piracy, this study has the objective of analyzing the current situation of maritime piracy and the legal obstacles faced by the State, especially by the Brazilian Navy in its task of reprimanding such offenses at sea, especially maritime piracy and armed robbery at sea. Initially, a historical perspective on the problem of maritime piracy is followed, and a concept is then sought for maritime piracy in order to differentiate it from armed robbery against ships, thus studying the forms of approach in each case. The main impacts of ma-ritime piracy in global and national contexts are studied. The legal problems faced by the Brazilian Navy in the fight against maritime piracy are observed, verifying the main foreign regulations that consider it a crime. Finally, in the light of the directives of international instruments and international agencies that reprimand maritime piracy, it allows for inductive reflection on the suggestion of alteration in Brazilian law in order to be considered a crime in national legislation.

Keywords: Piracy. Armed Robbery against Ships. Crime. Brazilian Navy..

Page 118: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

118

ISABELLA SEQUETTO TERROR – LP2

A COOPERAÇÃO NO ATLÂNTICO SUL E UMA ANÁLISE DA PROJEÇÃO DA ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO DO ATLÂNTICO SUL: ESTUDO DE CASO DAS MARINHAS DO BRASIL E DE CAMARÕES

Banca: Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (Orientadora/EGN), Profa. Dra. Ana Luiza Bravo e Paiva (Coorientadora/ECEME), CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Clau-dio Rodrigues Corrêa (EGN), Profa. Dra. Cintiene Sandes Monfredo Mendes (ESG)

Defesa: 15/03/2018

Resumo: O presente trabalho, tem por objetivo realizar um estudo de caso entre as Marinhas do Brasil e de Camarões. A relevância do estudo se baseia na necessida-de de melhor compreender o propósito do Brasil de exercer elevada influência no Atlântico Sul, por meio da cooperação com os países Africanos, para se projetar no cenário internacional. Assim, objetiva-se apresentar as bases teóricas que fundamen-tam a cooperação praticada pelo Brasil, bem como a utilização da Teoria da Inter-dependência para interligar os Estados. Além disso, propõe-se a detectar o papel do Brasil na ZOPACAS, identificar sua importância no que se refere à cooperação com Camarões e estabelecer quais foram as ações executadas pelo Brasil no âmbito da cooperação com o país africano, levando em conta a Política Nacional de Defesa e a Estratégia Nacional de Defesa. Para tanto, o método utilizado é o exploratório, com revisão documental e bibliográfica referente ao tema. Desse modo, observa-se que, mesmo durante o período em que o Brasil não devotou atenção à presença nos as-suntos relacionados ao Atlântico Sul, o país conservou o interesse em manter relação de proximidade com a África, buscando ter maior projeção no cenário internacio-nal. Neste sentido, atua pela e mobiliza a revitalização da ZOPACAS, viabilizando confiança entre os Estados membros quando da implantação da cooperação que irá beneficiar ambos os lados da relação. Assim, devido à tentativa de o Brasil ter um papel importante e de destaque na arena internacional, este procura aumentar sua influência junto aos países do Atlântico Sul. Conclui-se que, com esse estudo e os documentos em anexo, as Marinhas do Brasil e de Camarões estão se aproximando e firmando parcerias, possibilitando maior integração entre esses países e o Atlântico Sul, assim projetando o Brasil no cenário internacional.

Palavras-chave: Cooperação. ZOPACAS. Teoria da Interdependência. Brasil. Cama-rões.

Page 119: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

119

ISABELLA SEQUETTO TERROR – LP2

COOPERATION IN THE SOUTH ATLANTIC AND AN ANALYSIS OF THE PROJECTION OF THE ZONE OF PEACE AND COOPERATION OF THE SOUTH ATLANTIC: A CASE STUDY OF BRAZIL´S AND CAMEROON´S NA-VIES

Board of Evaluation: Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros (Orientadora/EGN), Profa. Dra. Ana Luiza Bravo e Paiva (Coorientadora/ECEME), CMG (RM1-IM) Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa (EGN), Profa. Dra. Cintiene Sandes Monfredo Men-des (ESG)

Evaluation Day: 15/03/2018

Abstract: The present work, seeks to produce a case study between the Navies of Bra-zil and Cameroon. The relevance of the study rests on the need to better understand Brazil’s attempt to exert strong influence in the South Atlantic, through cooperation with the African countries, to project itself in the international scene. Thus, the ob-jective is to present the theoretical bases that support the cooperation practiced by Brazil as well as the use of the Interdependence Theory to interconnect the States. In addition, it proposes to detect Brazil’s role in ZOPACAS, to identify the importance given by Brazil with regard to cooperation with Cameroon and to identify the actions carried out by Brazil in the scope of cooperation with the African country, taking into account the National Defense Policy and the National Defense Strategy. For that, the exploratory method will be used, with documentary and bibliographical revision referring to the theme. Thus, it is observed that even during the period that Brazil did not devote its attention to the presence in matters related to the South Atlantic, the country retained interest in maintaining close relation with Africa, seeking to have greater projection in the international scenario. In order to do so, it acts and mobi-lizes the revitalization of ZOPACAS, enabling trust among member states when im-plementing cooperation that will benefit both sides of the relationship. Thus, due to Brazil’s attempt to play an important and prominent international role in this matter, this country seeks to increase its influence with the countries of the South Atlantic. It is concluded that, with this study and the documents attached, the navies of Bra-zil and Cameroon are approaching and establishing partnerships, allowing greater integration between these countries and the South Atlantic, projecting Brazil in the international scenario.

Keywords: Cooperation. ZOPACAS. Theory of Interdependence. Brazil. Cameroon.

Page 120: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

120

JIME BRAGA – LP2

JIME BRAGA –

DESMOBILIZAÇÃO DO CAMPO DE PETRÓLEO NO BRASIL: LIÇÕES APREN-DIDAS DO MAR DO NORTE

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. Claudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (PPGEM), Profa. Dra. Daniele Dionisio da Silva (UFRJ)

Defesa: 29/03/2018

Resumo: A considerável dependência de fontes de energia para sustento do modo de vida da sociedade contemporânea denota a preponderância do estudo sobre vários aspectos que envolvem a obtenção e o uso de fontes de energia, com destaque aos hi-drocarbonetos (petróleo e gás natural) como os principais. Os hidrocarbonetos deram origem a uma das maiores indústrias da atualidade, que teve início em diversos países na segunda metade do século XIX. Quanto aos meios de obtenção de hidrocarbone-tos, no entanto, é evidente a evolução de algumas etapas do ciclo de vida de campos de petróleo submarinos, notadamente aquelas necessárias à obtenção de ganhos fi-nanceiros oriundos da comercialização desse recurso energético, justamente por ser o lucro o principal fator de atração de investimentos para execução de campanhas de extração de petróleo por empresas e governos. Com o esgotamento de campos de pe-tróleo, porém, urge a necessidade de regulamentação e execução do abandono desses campos que, em síntese, consiste nas providências a serem tomadas com relação às instalações e ao meio ambiente da região na qual a campanha de extração do recurso energético aconteceu. O abandono de campo de petróleo submarino, no Brasil, ainda é algo incomum. Em consequência da proximidade do fim das campanhas de extração de campos antigos, no entanto, é possível admitir a importância cada vez maior desse tema na indústria local respectiva. No outro extremo, como elemento de comparação e referência, observa-se o estágio de maturidade e desenvolvimento na indústria e no governo do Reino Unido quanto ao conhecimento e às práticas acerca do abandono de campo de petróleo submarino. O presente trabalho, pois, objetiva analisar o abandono de campo de petróleo submarino da Bacia de Campos, localizado no litoral brasilei-ro, tanto em termos operacionais quanto normativos, ao comparar os seus principais aspectos com os da Bacia do Sul do Mar do Norte, localizados no litoral do Reino Unido. Esse estudo analítico e comparativo contempla, portanto, as especificidades da estrutura institucional do Brasil e do Reino Unido, verificando eventuais lacunas na legislação do modelo brasileiro, com a finalidade de propor melhorias ao processo de abandono de campo de petróleo submarino da Bacia de Campos. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo comparativo, complementado pela abordagem indutiva.

Palavras-chave: Abandono de Campo. De-Comissionamento. Bacia de Campos. Pe-tróleo e Gás. Mar do Norte. Sistema Submarino de Produção.

Page 121: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

121

JIME BRAGA –

JIME BRAGA – LP2

THE DECOMMISSIONING OF OILFIELDS IN BRAZIL: LESSONS LEARNT FROM THE NORTH SEA

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. Claudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), Prof. Dr. Rodrigo Fernandes More (PPGEM), Profa. Dra. Daniele Dionisio da Silva (UFRJ)

Evaluation Day: 29/03/2018

Abstract: The high dependence on energy sources to maintain the contemporary so-ciety´s way of life denotes the preponderance of the study on various aspects, involving the obtainment and use of all kinds of energy sources, specially hydrocarbon sources such as oil and natural gas. Hydrocarbons gave rise to one of the biggest current in-dustries, which began in several countries in the second half of the 19th century. As to the means of production of hydrocarbons, is evident the enhancement of the phases of the offshore oilfields life cycle, notably those responsible for bringing financial returns after the commercialization of energy resources, as the profitability drives the decisions to invest and therefore, execute the oilfield development projects by companies and governments. However, with the oilfields depletion, a need urges for regulation and the execution of fields abandonment, which basically consists of the steps to be taken with respect to facilities and the environment of the region, in which the exploitation of the energy resources took place.The oilfield abandonment, in Brazil, is unusual and, as the days go by, more fields deplete or became non commercial, presenting a clear signal to the authorities about the importance of the theme in the local industry. At the discretion of comparison and for reference, on the other hand, the United Kingdom is well known worldwide as per its knowledge and maturity achieved regarding the offshore oilfield abandonment good practices. This study, therefore, aims to analyze the abandonment of offshore oil fields in Campos Basin, located on the Brazilian coast, both in normative and operational terms by comparing it with the main aspects of the Southern Basin of the North Sea, located offshore the United Kingdom. This work includes comparative and analytical study and therefore, the specificities of the institu-tional structure of the United Kingdom and Brazil, evaluating any gaps in the Brazilian legislation in order to propose improvements to the process of abandonment of offsho-re oil fields in Campos Basin. The research methodology used was the comparative study, complemented by the inductive approach.

Keywords: Oil Filed Abandonment. Decommissioning. Campos Basin. Oil and Gas. North Sea. Submarine Production System.

Page 122: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

122

PATRÍCIA SANTOS DA CUNHA – LP2

ADUANA BRASILEIRA E MARINHA DO BRASIL: UMA PROPOSTA DE COOPERAÇÃO

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Rogério de Andrade Flôr (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (EGN), Prof. Dra. Da-niele Dionísio da Silva (UFRJ)

Defesa: 29/03/2018

Resumo: No momento em que o Brasil busca se transformar em um personagem mais atuante no teatro das ações internacionais, utilizando-se de discursos que valo-rizam o fortalecimento de sua política externa e do seu poderio militar, depara com certa ausência de organizações que lidam com as operações relacionadas ao comér-cio exterior, entre elas, a Aduana Brasileira, que faz parte da Secretaria da Receita Federal do Brasil. A importância da Aduana, além de representar uma primeira bar-reira no controle de mercadorias que adentram o território nacional, assume outras funções, tais como aquelas relacionadas à garantia da segurança pública (atuando no combate às fraudes aduaneiras, à lavagem de dinheiro, ao terrorismo e ao contraban-do de armas, de munições e de drogas); e aquelas relacionadas à proteção da socie-dade (controle de mercadorias, defesa do patrimônio histórico e cultural, proteção da fauna e da flora). Nesse contexto, o presente trabalho versa sobre a importância da Administração Aduaneira, que além da fiscalização relacionada às operações de importação, de exportação e de trânsito internacional de mercadorias, assume ou-tras modalidades que incluem a vigilância e a repressão, as quais têm reflexo direto nas ações relacionadas de combate ao contrabando, ao descaminho, à contrafação, à pirataria e ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, observadas as competên-cias específicas de outros órgãos. Assim sendo, procura-se apresentar um diagnósti-co da situação da Aduana (estrutura orgânica, processos de trabalho, competências gerenciais, instrumentos normativos, entre outros) que dão embasamento teórico para suas operações. Simultaneamente, são estudados os documentos pertinentes à atuação da Marinha do Brasil, a fim de identificar as possibilidades de coopera-ção entre ambas as organizações. Em seguida, por meio do uso de ferramentas de planejamento estratégico, é proposto um Plano de Cooperação para gerenciamento e compartilhamento de informações que permita a Aduana ser inserida em uma dinâmica de cooperação interagências, vital para o fortalecimento da segurança das fronteiras marítimas brasileiras.

Palavras-chave: Crimes Transfronteiriços. Fronteiras Marítimas. Segurança Nacio-nal. Aduanas. Cooperação.

Page 123: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

123

PATRÍCIA SANTOS DA CUNHA – LP2

BRAZILIAN CUSTOMS AND THE BRASILIAN NAVY: A COOPERATION PROPOSAL

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Rogério de Andrade Flôr (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (EGN), Prof. Dra. Daniele Dionísio da Silva (UFRJ)

Evaluation Day: 29/03/2018

Abstract: At a time when Brazil seeks to become a more active actor in the theater of international actions, using speeches that value the strengthening of its foreign policy and its military power, it faces a certain lack of institutions that deal with operations related to foreign trade, among them, the Brazilian Customs, which is part of the Federal Revenue Secretariat of Brazil. The importance of Customs, besides representing a first barrier in the control of goods entering the national territory assumes other functions, such as those related to guaranteeing public sa-fety (acting in the fight against customs fraud, money laundering, terrorism and smuggling of arms, ammunition and drugs); and those related to the protection of society (control of goods, protection of historical and cultural heritage, protection of fauna and flora). In this context, the present work deals with the importance of the Customs Administration, which, in addition to the inspection related to the import, export and international transit of goods, assumes other modalities that include surveillance and repression, which have a direct impact on related actions against smuggling, counterfeiting, piracy, and illicit trafficking in narcotics and related drugs, observing the specific competencies of other institutions. Therefore, it seeks to present a diagnosis of the Customs situation (organic structure, work processes, managerial skills, normative instruments, among others) that provide theoretical basis for its operations. At the same time, the documents pertinent to the performance of the Brazilian Navy are studied in order to identify the possibili-ties of cooperation between both organizations. Then, through the use of strategic planning tools, a Cooperation Plan for information management and sharing is proposed as to allow the Customs to be inserted in a dynamics of interagency cooperation, vital for the strengthening of the security of the Brazilian maritime borders.

Keywords: Transfrontier Crimes. Maritime Borders. National Security. Customs. Cooperation.

Page 124: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

124

SUYENE INOUE BARBOZA COELHO – LP3

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: MOTIVAÇÕES, DESAFIOS, MECANISMOS E SISTEMAS

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr Márcio Rocha (UFF)

Defesa: 30/04/2018

Resumo: Ainda que represente uma prática comercial em várias áreas da indústria, a complexidade da di-nâmica da Transferência de Tecnologia é cercada por dilemas quanto à sua efetividade, pois a competição global nos tempos atuais não mais divide o mundo entre as fronteiras ideológicas do Pós-Guerra, mas, sim, entre os países tecnologicamente incluídos e excluídos. Nesse sentido, o debate sobre até que ponto uma tecnologia é transferível representou o problema-chave que motivou este relatório. Isto porque, em algu-mas indústrias como a de defesa, as aquisições envolvem altíssimos custos e projetos de longo prazo, sendo que uma quantidade relevante de sistemas e tecnologias do setor de defesa somente tem como ser produ-zida internamente por meio da Transferência de Tecnologia. Diante de tal necessidade, a relevância deste trabalho se dá pelo desenvolvimento de uma perspectiva pragmática do processo, onde o foco esteve na análise da dinâmica das atividades, e não no imbróglio do debate ideológico entre os cientistas políticos, apesar da importância da sua profundidade. O objetivo deste relatório, portanto, foi desenvolver sugestões práticas para diferentes gestores, para se obter uma visão mais clara dos propósitos e sobre como o traba-lho da Transferência de Tecnologia pode ser feito em seu dia a dia, com base na literatura internacional e na experiência do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB). A metodologia utilizada foi a de pesquisa comparada e de estudo de caso. Primeiramente, buscou-se explorar a literatura acadêmica para comparar as visões conceituais e os mecanismos, bem como compreender o contexto histórico em que se deu a Transferência de Tecnologia. O modelo de sistema de Transferência de Conhecimento de Everett Rogers, que aponta para uma combinação entre sistemas centralizados e descen-tralizados de difusão de conhecimento, é abordado logo em seguida. Em terceiro lugar, foi feita uma análi-se de três estudos de caso distintos a partir da comparação entre os elementos identificados na primeira e na segunda parte. Em quarto, o tema das experiências internacionais de grandes projetos de Transferência de Tecnologia é aprofundado, utilizando como base a indústria de defesa no segmento de submarinos, e o PROSUB como caso, onde a França é o transferidor da tecnologia para o Brasil. Em quinto, foi realizado o procedimento técnico da entrevista estruturada de estudo de caso, aplicando uma amostra do sistema de Transferência de Tecnologia ocorrida no PROSUB, com o objetivo de analisar a experiência brasileira à luz das verificações na primeira, segunda e terceira partes. Os resultados indicaram que o PROSUB aplica o sistema alinhado com o modelo conceitual de Everett Rogers. Conclui-se que a absorção da tecnologia deve ser o objetivo final do receptor com a transferência, facilitado por meio da combinação de difusões centralizadas e descentralizadas de conhecimento, sendo que a elaboração do contrato associada à fase do ciclo de vida a ser contratado, sugestivamente reduz os riscos de teor mais técnico acerca da transferibili-dade da tecnologia.

Palavras-chave: Transferência de Tecnologia. Comércio Internacional de Tecnologia. Indústria de Defesa. Submarinos.

Page 125: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

125

SUYENE INOUE BARBOZA COELHO – LP3

TRANSFER OF TECHNOLOGY: MOTIVATIONS, CHALLENGES, MECHANISMS AND SYSTEMS

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. José Augusto Abreu de Moura (Orientador/EGN), Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), Prof. Dr Márcio Rocha (UFF)

Evaluation Day: 30/04/2018

Abstract: Although the Transfer of Technology (TOT) consists in a commercial practice in seve-ral areas in the industrial world, its dynamics complexity is surrounded by dilemmas regarding its effectiveness. Global competition no longer divides the world between the ideological fron-tiers of the Postwar decades, but between the technologically included and excluded nations. In that sense, the debate over to what extent one technology can be transferable was the pivot that motivated this report. In some industries, such as the defense industry, procurement involves very high costs and long-term projects, and a relevant amount of defense sector systems and technologies can only be produced domestically through TOT. Given this need, the relevance of this work consists in building a pragmatic perspective from the process, where the focus was on the analysis of activities dynamics, and not in the ideological debate imbroglio among political scientists, despite the crucial importance of its depth. The purpose of this report, therefore, is to develop practical suggestions for different managers for a clearer goal perspective, and how the TOT work can be done on a daily basis, based on the international literature and the Submarine Development Program of the Brazilian Navy (PROSUB) experience. The methodology used was the comparative research and case study. Firstly, it sought to explore the academic literature to compare the conceptual views and mechanisms, as well as to understand the historical context in which TOT took place. Secondly, Everett Rogers’s Knowledge Transfer system model, which ad-dresses a combination of centralized and decentralized knowledge diffusion systems, is addressed. Thirdly, an analysis of three different case studies was made from a comparative perspective with the elements identified in the first and second parts. Fourthly, international experiences of major TOT projects are explored, using the defense industry in the submarine segment as a basis; with PROSUB as case, with France as the TOT in the Brazilian project. Fifthly, structured case study interviews were carried out as technical procedure, through applying a sample of the Technology Transfer system that took place in PROSUB, with the purpose to shed a light in the Brazilian experience over the first, second and third parts verifications. The results indicated that PROSUB applies the system aligned with Everett Rogers ‘conceptual model. It concludes that technology absorption should be the ultimate goal of the receiver with the transfer; facilitated by combined centralized and decentralized diffusions; with contract elaboration associated with the life cycle stage to be hired, suggestively reduces the risks of more technical nature regarding the transfera-bility of technology.

Keywords: Technology Transfer. International Trade in Technology. Defense Industry. Subma-rines.

Page 126: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

126

VINÍCIUS DE ALMEIDA COSTA – LP1

O DRAGÃO, O SAMURAI E O MAR DO SUL DA CHINA

Banca: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcial Alécio Garcia Suarez (UFF)

Defesa: 29/06/2018

Resumo: O Mar do Sul da China (MSC) constitui um espaço marítimo de impor-tância quase atemporal. Desde tempos anteriores à Era das Navegações (por volta do século XV), conhecido como a porta de entrada da Ásia, suas águas forjaram o nascimento de importantes civilizações e foram o fio condutor do processo de formação social e política da Ásia. Assistiu ao e conduziu o apogeu tecnológico e político da China, governada pela Dinastia Ming entre 1368 e 1644. Foi a porta de entrada das principais potências ocidentais que acabaram por subjugar quase toda a Ásia durante o século XIX, ao passo que neste mesmo século assistiu ao desabrochar do Japão como uma grande potência a partir da Restauração Meiji (1868–1912). Muito mais do que recursos naturais, o MSC é a via por onde “tudo e todos passam”. Por uma questão de “sobrevivência”, seu controle e acesso eram e são elementos centrais na formulação de políticas externas e de segurança de unidades políticas do passado e do presente. Hoje, no século XXI, mais uma vez este espaço marítimo é palco de tensões e litígios entre Estados que buscam so-brevivência em um mundo cada vez mais dependente do comércio internacional, onde um terço deste comércio passa pelo MSC. Neste sentido, a República Popular da China e o Japão, a segunda e terceira maior economia, respectivamente, vêm escalando uma série de tensões pela necessidade de assegurar o acesso aos recur-sos presentes neste mar e a segurança das rotas comerciais que alimentam suas economias. Para isso, desenvolveram estratégias navais específicas para atender esses objetivos políticos.

Palavras-chave: República Popular da China. Japão. Estratégia Naval.

Page 127: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

127

VINÍCIUS DE ALMEIDA COSTA – LP1

THE DRAGON, THE RONIN AND THE SOUTH CHINA SEA

Board of Evaluation: CMG (Refº) Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues (Orientador/EGN), CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida (EGN), Prof. Dr. Marcial Alécio Garcia Suarez (UFF)

Evaluation Day: 29/06/2018

Abstract: The South China Sea is a maritime area of almost timeless importance. From the earliest times prior to the Age of Navigations (about the 15th century), known as the gateway to Asia, its waters forged the birth of important civilizations and were the guiding thread of the process of social and political formation in Asia. It witnessed and led China’s technological and political heydays, governed by the Ming Dynasty between 1368 and 1644. It was the gateway of the major Wes-tern powers that eventually subjugated almost all of Asia during the nineteenth century, while in this same century it saw the blossoming of Japan as a great power from the Meiji Restoration (1868-1912). Much more than natural resources, the South China Sea is the way by which “everything and everyone goes”. As a matter of “survival”, its control and access were and are central elements in the formula-tion of external policies and security of political units of the past and the present. Today, in the 21st century, once again this maritime space is the stage of tensions and disputes between states that seek survival in a world increasingly dependent on international trade, where a third of this trade passes through the South China Sea. In this regard, the People’s Republic of China and Japan, the second and third largest economies respectively, have been escalating a series of tensions over the need to ensure access to the resources in this sea and the safety of trade routes that fuel their economies. To this end, they have developed specific naval strategies to meet these policy objectives.

Keywords: People’s Republic of China. Japan. Naval Strategy.

Page 128: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

128

Page 129: Reitor da Escola de Guerra Naval - Marinha do Brasil...3 Reitor da Escola de Guerra Naval Edgar Luiz Siqueira Barbosa Contra-Almirante Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcio

129

PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE

ESCOLA DE GUERRA NAVALAv. Pasteur, 480 - Praia Vermelha - Urca

CEP 22290-055 - Rio de Janeiro/RJTel: +55 21 2546-9110