regulamento goi%c3%a1s 2014

11
1

Upload: tribuna-do-planalto

Post on 22-Mar-2016

274 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

http://tribunadoplanalto.com.br/images/goias-ponta-lapis-2014/Regulamento_Goi%C3%A1s_2014.doc

TRANSCRIPT

Page 1: Regulamento goi%c3%a1s 2014

1

Page 2: Regulamento goi%c3%a1s 2014

2

APRESENTAÇÃO

O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais de Educação. O objetivo principal do concurso é a promoção da cidadania, tendo como alvo da proposta os alunos das redes pública (estadual e municipal de Educação) e particular de ensino em todo o Estado.

A promoção da cidadania é alcançada por vários caminhos. No campo propriamente pedagógico, o concurso é um agente provocador para que os alunos e professores, pais, dirigentes e trabalhadores escolares, e tantos outros envolvidos com o processo educacional, de alguma maneira, participem do processo de ler, pesquisar, debater e escrever.

Neste campo, o mais importante é provocar uma produção do aluno e, como consequência, o desenvolvimento da criatividade, da reflexão e o domínio da língua. De outro lado, o sentido de uma formação para a cidadania aparece na escolha dos temas, sempre relativos às questões coletivas e que podem, portanto, provocar reflexões sobre o contexto em que está inserida cada comunidade escolar.

A reflexão sobre o universo de cada um é sempre o primeiro passo para que ações para a mudança possam surgir. Os temas também podem explorar assuntos de caráter universal, capazes de colaborar sempre como metáfora para a compreensão da atualidade ou como caminho para a apreensão de algum saber.

Além de promover o concurso, o jornal Tribuna do Planalto se compromete a gerar espaço para a circulação das ideias produzidas em sala de aula, publicando as redações premiadas na fase final. Assim, nosso jornal cria a possibilidade para que mais e mais pessoas tenham acesso ao debate instalado e às novas ideias a partir dele elaboradas.

É com esses propósitos que este ano, mais uma vez, nos colocamos na estrada para realizar, em nosso Estado, mais uma edição do maior concurso de redação da região Centro-Oeste.

A meta do jornal é envolver este ano cerca de 400 mil alunos na rede estadual e outros 200 mil espalhados pelas redes municipal e particular de Goiânia e do interior do Estado.

Page 3: Regulamento goi%c3%a1s 2014

3

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO GERAL

O 11º Concurso de Redação Goiás na Ponta do Lápis será realizado no período de maio a dezembro de 2014. Para garantir maior funcionalidade ao concurso ficam definidas as Subsecretarias Regionais de Educação as responsáveis pela organização do mesmo. A coordenação geral ficará a cargo de uma comissão formada pelo jornal Tribuna do Planalto.

Todo o processo deverá se desenrolar conforme o seguinte calendário. Observamos que datas e prazos da Proposta de Organização Geral poderão ser alterados para adequação ao calendário escolar da Secretaria de Estado da Educação.

MAIO E JUNHO

19/05 - Início do período de divulgação do concurso nas escolas/colégios e Subsecretarias.

OBS: A Tribuna do Planalto se responsabiliza pela produção e pela distribuição do material de divulgação do concurso (cartazes, folders, regulamentos e DVDs promocionais) nas Subsecretarias Regionais de Educação e também pela divulgação nas rádios do interior do Estado. A Secretaria de Estado da Educação se responsabiliza pela entrega do material de divulgação às escolas/colégios e alunos, através das Subsecretarias Regionais de Educação.

Até o dia 08/08, as escolas/colégios deverão enviar TODAS as redações por categoria para a Subsecretaria de Educação da sua região. As etapas internas de preparação dos alunos, apresentação e discussão dos temas e produção das redações pelos alunos são de responsabilidade da direção da escola/colégio e dos professores.

PRIMEIRA FASE DA SELEÇÃO A correção e a escolha dos melhores textos por escola/colégio ficará a cargo de cada estabelecimento de ensino. Para permitir que mais estabelecimentos sejam premiados nas etapas regionais do concurso, cada escola/colégio deve classificar apenas duas (2) redações por categoria, que deverão ser enviadas a Subsecretaria Regional de Educação da região. No entanto, as escolas/colégios devem informar a Subsecretaria o número total (geral) de textos produzidos em cada unidade escolar.

AGOSTO

SEGUNDA FASE DA SELEÇÃO

De 11/08 até 27/08 as Subsecretarias Regionais de Educação deverão realizar as correções das redações que foram enviadas pelas escolas, indicando as dez (10) primeiras lugares por categoria e a ordem de classificação de cada concorrente selecionado.

Page 4: Regulamento goi%c3%a1s 2014

4

Dia 29/08 é o último prazo para as Subsecretarias enviarem ao jornal Tribuna do Planalto as redações selecionadas e o número total de textos produzidos em cada regional, com os textos originais manuscritos.

Todas as redações classificadas devem ser enviadas para a Coordenação Geral do concurso. O material deverá ser encaminhado para Enoel Júnior (Jornal Tribuna do Planalto, Rua Antônio de Morais Neto, nº 330, Setor Castelo Branco, Goiânia - Goiás, CEP 74.403-070). Telefone (62) 3226-4600.

No envelope deve constar, em uma das faces externas, a identificação do

concurso (11º GOIÁS NA PONTA DO LÁPIS/2014).

ATENÇÃO

O prazo para a entrega dos resultados e das redações precisa ser cumprido para que possam ser obedecidas as datas das premiações regionais. Os resultados das regionais e as redações devem ser enviados exclusivamente para o jornal de forma a evitar extravios ocorridos em edições anteriores.

TERCEIRA FASE DA SELEÇÃO

Dia 12/09 - Início do período de análise das redações em Goiânia pela Comissão de Correção formada pelo jornal Tribuna do Planalto e por professores da Faculdade Sul-Americana (FASAM). Serão indicados nessa etapa os vencedores gerais por categoria (os três melhores de cada categoria em nível estadual).

CALENDÁRIO DAS PREMIAÇÕES

SETEMBROREGIÃO;VALE DO SÃO PATRICIO E NORTE.Dia 15 – 14 horas – GoianésiaDia 16 – 09 horas – São Miguel do Araguaia 14 horas – PorangatuDia 17 – 08 horas – Minaçu 15 horas – UruaçuDia 18 – 09 horas – Itapaci 14 horas – RubiatabaDia 19 – 08 horas – Ceres

REGIÃO;ENTORNO DO DF E NORDESTE.Dia 22 – 08 horas – Silvânia 15 horas – LuziâniaDia 23 – 08 horas – Novo Gama 14 horas – Águas Lindas de GoiásDia 24 – 09 horas – Planaltina de Goiás 14 horas – FormosaDia 25 – 08 horas – PosseDia 26 – 08 horas – Campos Belos

REGIÃO;ESTRADA DE FERRO, SUDESTE E SUL.

Page 5: Regulamento goi%c3%a1s 2014

5

Dia 29 – 08 horas – Pires do Rio 14 horas – CatalãoDia 30 – 09 horas – Piracanjuba 14 horas – Morrinhos

OUTUBRO

Dia 01 – 09 horas – Goiatuba 14 horas – Itumbiara

REGIÃO;METROPOLITANADia 08 – 08 horas – Aparecida de Goiânia 15 horas – TrindadeDia 09 – 08 horas – Goiânia 15 horas – Anápolis

NOVEMBRO

REGIÃO;SUDOESTE.Dia 04 – 08 horas – Palmeiras de Goiás 15 horas – Rio VerdeDia 05 – 09 horas – Mineiros 15 horas – JataiDia 06 – 08 horas – Santa Helena de Goiás 14 horas – Quirinópolis

REGIÃO;OESTE E CENTRAL.Dia 10 – 08 horas – São Luiz de Montes Belos 14 horas – PiranhasDia 11 – 08 horas – Iporá 14 horas – JussaraDia 12 – 08 horas – Cidade de Goiás 15 horas – ItapurangaDia 13 – 08 horas – Itaberaí 14 horas – Inhumas

OBS: Na etapa das premiações regionais, o jornal Tribuna do Planalto se responsabiliza pela aquisição e pela entrega dos prêmios. A Secretaria de Estado da Educação, através das Subsecretarias Regionais de Ensino, fica responsável pela organização dos eventos de premiação (incluindo as apresentações culturais) e também pela indicação dos locais a serem realizados os eventos e pelo transporte dos alunos premiados, quando necessário.

Qualquer alteração de datas e horários das premiações regionais deve ser comunicada ANTECIPADAMENTE à Coordenação Geral do concurso.

NOVEMBRO

PREMIAÇÃO FINAL

Page 6: Regulamento goi%c3%a1s 2014

6

Dia 21/11 – 14 horas Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Alameda dos Buritis, nº 231, Setor Oeste, Goiânia-Goiás

OBS: Na festa de premiação dos campeões estaduais, o jornal Tribuna do Planalto fica responsável pela entrega dos prêmios e pela organização do cerimonial, incluindo som, telão e filmagens. A Secretaria de Estado da Educação, através das Subsecretarias Regionais de Educação, fica responsável pelo transporte dos alunos e representantes das escolas premiadas.

REGULAMENTO

Inscreva-se na 11ª edição do maior concurso de redação do Centro-Oeste. Os estudantes das redes de ensino estadual, municipal e particular estão convidados a mais uma vez participarem do Goiás na Ponta do Lápis, concurso que todos os anos promove o debate, estimula a cidadania e revela novos talentos na área literária.

Artigo 1 - Poderão participar os alunos regularmente matriculados na rede estadual de ensino e das redes municipal e particular do interior.

Artigo 2 - Para efeito de organização do concurso, para todas as premiações fica estabelecida a divisão regional adotada pela Secretaria de Estado da Educação.

Artigo 3 – Na primeira etapa do concurso (a de produção das redações), os professores serão os responsáveis por apresentar o tema do concurso e as datas a serem cumpridas pelos alunos. Os próprios professores farão as correções ortográficas e gramaticais das redações, classificando duas (2) redações por turma. Depois, a própria escola/colégio se encarregará de avaliar as redações e classificar as duas (2) melhores por categoria. Os trabalhos classificados pela escola/colégio deverão ser encaminhados para a Subsecretaria Regional de Educação, que será a responsável pela seleção dos dez (10) melhores trabalhos por categoria, em ordem de classificação, e os enviará ao jornal Tribuna do Planalto.

OBS: As escolas/colégios devem enviar às Subsecretarias Regionais de Educação APENAS as redações classificadas. No entanto, devem informar também o número total de textos produzidos em cada unidade escolar nas cinco categorias para efeito de estatística.

Parágrafo 1o - Para a escolha dos melhores textos, os critérios considerarão: Ortografia; Concordância verbal e gramatical; Capacidade de organização do pensamento; Originalidade e pertinência em relação ao tema.

OBS: Serão desclassificadas redações com menos de 20 linhas e com mais de 40 linhas.

Gênero Textual Livre.

Parágrafo 2o – No cabeçalho da redação deve constar o nome da escola, o telefone da escola, nome completo do aluno, a série a que pertence, o endereço do aluno e

Page 7: Regulamento goi%c3%a1s 2014

7

telefone; e o nome do professor com telefone de contato, além da disciplina ministrada pelo professor.

Parágrafo 3o - Os alunos NÃO devem adotar o tema do concurso como título de suas redações. O título deverá ser criado pelo próprio aluno.

Parágrafo 4o - Antes de enviar as redações à Subsecretaria, os professores devem fazer a correção das redações entregues pelos alunos. Redações com erros ortográficos e gramaticais devem ser devolvidas aos alunos para serem refeitas, após a correção do professor. Esse quesito atende um dos principais critérios do concurso, que é colaborar para a melhoria da competência da escrita.

Artigo 4 - O 11º Goiás na Ponta do Lápis está dividido em cinco (5) categorias: Categoria A Alunos do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental;Categoria B Alunos do 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental;Categoria C Alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental;Categoria D Estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos do

Segundo Segmento (EJA – Ensino Fundamental);Categoria E Estudantes do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e

Adultos (EJA) do Ensino Médio;

Artigo 5 - Fica estabelecido que as redações devem ser redigidas à mão, sem datilografia ou digitação. Os originais manuscritos é que serão enviados à Comissão de Correção do concurso. O tema para todas as categorias será:

“Queimadas: Crime contra a vida.”

Artigo 6 - A premiação do concurso será a seguinte:

ETAPAS REGIONAIS

(em cada uma das 40 Subsecretarias Regionais de Educação)1o Lugar Uma Bicicleta, Certificado de Participação e Medalha de Ouro;2o Lugar Certificado de Participação e Medalha de Prata;3o Lugar Certificado de Participação e Medalha de Bronze;Do 4º ao10º lugar Certificado de Participação e Medalha de Honra ao Mérito.

OBS: Todos os professores dos alunos premiados receberão Certificado de Participação.

ETAPA FINAL

1o lugar(por categoria)

Um Notebook, uma Bolsa de Estudos Integral da FASAM, Certificado de Participação e Medalha de Ouro;

2o lugar(por categoria)

Um Televisor, uma Bolsa de Estudos da FASAM com 80% de desconto, Certificado de Participação e Medalha de Prata;

3o lugar Uma Câmera Fotográfica, uma Bolsa de Estudos da FASAM

Page 8: Regulamento goi%c3%a1s 2014

8

(por categoria) com 50% de desconto, Certificado de Participação e Medalha de Bronze.

Observações: 1 - O professor do aluno vencedor em primeiro lugar de cada categoria também receberá um notebook.

2 - Havendo mais de um professor orientador, o prêmio será dividido.

3 – As bolsas de estudos da FASAM valem para qualquer um dos cursos oferecidos pela instituição, no período matutino, têm direito as bolsas os estudantes do ensino médio.

Artigo 7 - Todos os casos não previstos neste regulamento serão decididos pela Coordenação Geral do concurso.

Maiores informações:Enoel Júnior

Gerente de Projetos (62)3226-4600 / 9622-5131 ou 9183-8355

[email protected]

Jornal Tribuna do Planalto Rua Antônio de Moraes Neto, nº 330 – Setor Castelo Branco. Goiânia – Goiás CEP: 74.403-070 Telefone: (62) 3226-4600