regulamento geral campeonato municipal … · campeonato municipal amador de futebol de campo 2013,...

16
REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL AMADOR DE FUTEBOL DE CAMPO 2012 SÉRIES A e B TAÇA SUPER ZÉ. JOSÉ CARLOS LENZ.

Upload: hoangbao

Post on 08-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

REGULAMENTO GERALCAMPEONATO MUNICIPALAMADOR DE FUTEBOL DE

CAMPO 2012SÉRIES A e B

TAÇA SUPER ZÉ.JOSÉ CARLOS LENZ.

Page 2: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

CAMPEONATO MUNICIPAL AMADOR DE FUTEBOL DE CAMPO 2013TÍTULO I

REGULAMENTO GERALCAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES INICIAIS

Neste ano a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer tem o orgulho de homenagearuma personalidade com grande relevância esportiva em nossa cidade,por este motivo acompetiçâo levará o nome de Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo2013, Série “A' e Série “B”,TAÇA SUPER ZÉ, JOSÉ CARLOS LENZ.

Art. 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem o CampeonatoMunicipal Amador de Futebol de Campo 2013 nas Série “A” e Série “B” e obriga aosque com ele tenham relações a sua total obediência.Art. 2º - São considerados conhecedores do Regulamento Geral e Técnico doCampeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais daModalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol e do C.B.J.D (CódigoBrasileiro de Justiça Desportiva), os participantes que assim sendo, se submeterão semreservas a todas as determinações, disposições, e as conseqüências que pelo seu nãocumprimento, deles possam emanar.Art. 3º - A interpretação deste regulamento e seu fiel cumprimento ficarão sobresponsabilidade da SMCEL, Coordenação Geral e Comissão Disciplinar.§ Único - A Comissão Disciplinar se baseará neste regulamento e no C.B.J. D (CódigoBrasileiro de Justiça Desportiva), para dirimir duvidas existentes ou que venham asurgir na resolução dos processos.

CAPÍTULO IIDAS FINALIDADES E OBJETIVOS

Art. 4º - O Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013 é uma promoçãoda SMCEL, com o Apoio da Administração Municipal de Vacaria.Art. 5º - O Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013 tem comofinalidade desenvolver o intercâmbio esportivo e proporcionar boas relações entredirigentes, técnicos e atletas, estabelecer uma união segura entre desportistas,comunidade, associações e o Poder Público. E como objetivo exaltar a práticadesportiva como instrumento imprescindível para a formação da personalidade, criandouma integração social deste com o esporte de maneira que possa tornar-se participativoe fazendo surgir novos valores no panorama desportivo Municipal, Estadual e Nacional.

CAPÍTULO IIIDA COMPETIÇÃO

Art. 6º - O Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013 de Vacaria serárealizado em estrita obediência a regra oficial em vigência na Federação Gaucha deFutebol, Confederação Brasileira de Futebol, e de acordo com o que dispuser esteregulamento.

Page 3: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

Art. 7º - Constarão do programa do Campeonato Municipal Amador de Futebol deCampo 2013, as seguintes catégorias:

a) Série Ab) Série B

CAPÍTULO IVSISTEMA DE DISPUTA

Art. 8º - A classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se o seguintecritério:

a) Vitória......................................03(três)pontos;b) Empate....................................01(um) ponto;c) Derrota...................................00(zero) ponto.

Art. 9º - O sistema de disputa do Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo2013, será feito em 03 (três) fases, na primeira fase por pontos corridos, todos contratodos em turno único.

a) Na Série A, as 10 (dez) equipes estarão dispostas em uma chave única,classificando-se para a segunda fase as 04(quatro) primeiras equipes, para umquadrangular dirigido, ou seja, na segunda fase ou semi-final, será realizadocruzamento olímpico; primeiro colocado joga contra o quarto; e o segundocolocado joga contra o terceiro (dois jogos, ida e volta, com saldo de golssimples), melhor de 06 (seis) pontos. Na terceira fase serão as finais (dois jogos,ida e volta, com saldo de gols simples), em melhor de 06 (seis) pontos.

b) Na Série B, as 18 (dezoito) equipes serão divididas em 03 (três) chaves (“A”,“B” e “C”) com 06 (seis) equipes em cada chave, classificando-se para asegunda fase, as semi-finais, os dois primeiros colocados de cada chave . Nasegunda fase, as 06 (seis) equipes classificadas serão reagrupadas em 02 chavesde 03 (tres) equipes, jogando todos contra todos, em turno único dentro dogrupo, se classificando para a fase seguinte, ás finais, o primeiro melhorcolocado de cada grupo. com (dois jogos, ida e volta, com saldo de golssimples), melhor de 06 (seis) pontos, já o terceiro e quarto colocado serãodefinidos por indice técnico da segunda fase em disputa.

c) § 1º - Ao final do Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, as duas (02) ultimas equipes colocadas na tabela na Série “A” serão rebaixadas a Série “B” (Descenso), e as (04) quatro primeiras colocadas na Série “B” subirãopara a Série “A” (Ascenso) para compor 12 (doze) equipes na Série “A”, e na Série “B” 06 (seis) equipes serão rebaixadas para uma divisão de acesso para a próxima edição em 2014 , onde será classificada (02) duas equipes para compor a Série “B” já em 2014. Em caso de desistência de equipe que subir para a Série “A”, a equipe que ficar em quinto lugar subirá a primeira divisão, sempre com o intuito de a competição da Série “A” ter 12 equipes participando no ano seguinte. Se houver reincidência de desistência a vaga é da próxima equipe melhor colocada no Campeonato da Série “B”.

§ 2º – Em caso de empate em pontos na disputa das semifinais e finais, serão adotadosos seguintes critérios:

a) Saldo de gols na fase em disputa do confronto;

Page 4: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

b) Persistindo o empate será realizada uma prorrogação de 30 min., sendo 02(dois)tempos de 15 min., persistindo o empate serão efetuadas cobranças de tiroslivres direto (pênaltis), sendo que na primeira série, cada equipe apresentará05(cinco) jogadores para cobranças alternadas, e;

c) Permanecendo empate, haverá cobranças em série alternadas, com um cobradorde cada equipe, até que seja apontado um vencedor, não podendo repetir osbatedores.

Art. 10º - Ocorrendo empate na fase de classificação dentro do grupo, empregar-se-ãoos seguintes critérios:

a) Entre 02(duas) equipes:a.1) Confronto direto;a.2) Maior número de vitórias, nos jogos realizados dentro do grupo ou fase;a.3) Saldo de gols no grupo ou turno em que se verificou o empate.a.4) Maior número de gols marcados, nos jogos realizados dentro do grupo ou fase;a.5) Menor número de gols sofridos, nos jogos realizados dentro do grupo ou fase;a.6) Menor número de cartões amarelos, dentro do grupo ou fase.a.7) Menor número de cartões vermelhos, dentro do grupo ou fase.a.8) Sorteio.

b) Entre 03(três) ou mais equipes:b.1) Maior número de vitórias, nos jogos realizados dentro do grupo ou fase;b.2) Saldo de gols no grupo ou turno em que se verificou o empateb.3) Maior número de gols marcados, nos jogos realizados dentro do grupo ou fase;b.4) Menor número de gols sofridos, nos jogos realizados dentro do grupo ou fase;b.5) Menor número de cartões amarelos, dentro do grupo ou fase.a.6) Menor número de cartões vermelhos, dentro do grupo ou fase.a.7) Sorteio.

Art. 11º - Em caso de WO, além dos 03 (três) pontos ganhos, para efeito de contagemserá conferido o placar de 01X00, sem computar o gol para definir o artilheiro.

CAPÍTULO VDA CONFIRMAÇÃO E INSCRIÇÃO DAS EQUIPES

Art. 12º - Poderão participar da competição, nas Séries “A” e Série “B”, as equipes nãorebaixadas e não eliminadas no ano anterior, que confirmarem sua participação até adata determinada, através de formulário próprio e devidamente assinado pelo presidente,vice-presidente ou responsável pela equipe.Art. 13º - Após a confirmação da equipe no campeonato, se a mesma desistir departicipar antes do inicio dos jogos, esta equipe estará rebaixada automaticamente paraSérie “B” e da série “B” para a Fase de Acesso.§ 1º - Não será permitida a cedência de vagas em favor de qualquer outra equipe emhipótese alguma.§ 2º - Se a equipe desistir de participar do campeonato, durante a realização deste, opedido de afastamento da competição deve ser feito de maneira formal, enviandocomunicado oficial e assinado pelo presidente ou responsável pela equipe à SMCEL,

Page 5: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

antes da realização de qualquer jogo, evitando assim o WO e as suas respectivaspunições. A equipe desistente estará eliminada da competição no ano vigente eautomaticamente rebaixada a Série “B” e para a Fase de Acesso. Podendo apenas seinscrever novamente através da Série “B” ou para a Fase de Acesso, após ocumprimento da pena. A equipe será julgada pela Comissão Disciplinar e estará sujeitaas penas impostas pela Comissão Disciplinar, pelo CBJD e pelo que dispuser nesteregulamento. Os atletas da equipe desistente estarão eliminados do campeonato,juntamente com sua equipe no ano vigente.§ 3º - Os jogos por se realizar da equipe será conferido o placar de 01X00, em favor doseu adversário, sem computar o gol para definir o artilheiro.

CAPÍTULO VIDOS JOGOS

Art. 14º - Os jogos, preferencialmente, serão realizados aos domingos, no turno damanha e tarde, podendo ainda serem realizados aos sábados a tarde e em dias deferiados. A data, local e o horário destes serão determinados na tabela de jogos,podendo a SMCEL alterar e/ou transferirem a data, local e o horário dos mesmos,mediante, dentro do possível comunicar as equipes disputantes.§ Único - A equipe que se recusar a jogar, nas possibilidades a que se refere o caputdeste artigo, será considerada perdedora por WO, estando sujeita as punições previstasneste regulamento e CBJD.Art. 15º - Os jogos que não forem realizados na data marcada na tabela, por motivos demau tempo, decisão do árbitro, ou comunicação da SMCEL, ficarão transferidos parauma data posterior a ser definida pela Coordenação da Competição e SMCEL.Art. 16º - As equipes não poderão fazer acordo para transferir, antecipar ou cancelarjogos, bem como alterar horários e locais sem o consentimento por escrito da SMCEL, aqual emitirá um comunicado, que será assinado por representante de ambas as equipessolicitantes.§ Único - Somente será permitido o cancelamento de jogos, no caso de duas equipesestarem de acordo com o cancelamento de uma partida, desde que a mesma nãoinfluencie no resultado da competição e que a SMCEL seja previamente comunicadapor ambas às equipes por escrito. Art. 17º - Havendo possibilidade de comunicação com as equipes, a organização poderácancelar os jogos até as 08h da manha da data marcada para o mesmo, em caso de mautempo, ou por motivos que julgar procedente, para evitar deslocamento e despesas àsequipes.Art. 18º - Os jogos somente poderão ser suspensos ou deixar de ser realizados, quandoocorrer um dos seguintes motivos:

a) Falta de garantias de segurança verificadas pelo árbitro;b) Conflitos e distúrbios graves que afetem o início e ou a continuidade do jogo

(torcedores, atletas, dirigentes, etc.);c) Mau tempo ou mau estado do gramado que tornem o jogo impraticável ou

perigoso à integridade física dos atletas;d) Falta de luz natural.

Page 6: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

Art. 19º - Como autoridades competentes para suspender o jogo, o árbitro, e/ou aSMCEL antes de decidir a respeito nos casos previstos nas alíneas “a” e “b” do artigoanterior, deverão esgotar todos os meios que estiverem ao seu alcance para evitar que amedida seja tomada.§ Único - No caso do jogo ser suspenso pelo árbitro, este deverá enviar relatóriocircunstanciado, não cabendo, no entanto apontar equipe vencedora.Art. 20º - Nos casos de mau tempo ou impraticabilidade do gramado, durante umapartida, o árbitro é a única autoridade no campo que detém competência para suspenderou transferir uma partida na forma prevista no regulamento. A decisão deverá serconsignada em súmula com a assinatura do árbitro, auxiliares e o capitão de cadaequipe.Art. 21º - Se a suspensão da partida ocorrer por motivos alheios à participação dequalquer equipe, a SMCEL adotará as seguintes decisões:

a) Se a suspensão da partida ocorrer tendo dois terços da partida jogados (15minutos do segundo tempo), a mesma será considerada encerrada e mantido oresultado de campo obtido até o momento da suspensão do jogo.

b) Se a suspensão ocorrer com menos de dois terços da partida jogada (menos de15 minutos do segundo tempo), a mesma será considerada nula, marcando-senovo jogo. As equipes poderão na data do jogo correspondente modificar suasequipes com atletas regularmente inscritos, sendo que se houverem atletasexpulsos ou dirigentes excluídos, os mesmos serão encaminhados à ComissãoDisciplinar, não podendo atuar. Os cartões amarelos serão desconsiderados, e apartida não será considerada válida para cumprimento de suspensão de atletas edirigentes.

Art. 22º - A equipe que não comparecer em campo devidamente fardada, ou nãoapresentar documento hábil até quinze (15) minutos após a hora marcada para início dapartida (conforme tabela) será considerada perdedora por WO, assim como nos cita oArt. 11º.§ 1º - Os atletas inscritos na equipe que for punida por WO e não tiverem assinado asúmula, não poderão participar dos jogos do Campeonato Municipal de Futebol deCampo até o período de 365 dias a contar da data do respectivo WO os atletas queestiverem presentes ao local do jogo deverão assinar a súmula mediante apresentação deum dos documentos exigidos no ato da inscrição a fim de não serem punidos. Atletasque estiverem cumprindo suspensão no dia em que ocorrer o WO estarão isentos dapena.§ 2 º O aquecimento dos atletas não poderá de forma alguma contribuir para o atraso dojogo, as equipes deverão aquecer com antecedência.Art. 23º - A equipe que por qualquer razão desistir de um jogo, mesmo que advertidapelo árbitro e após 15 (quinze) minutos, recusar-se a continuar jogando será consideradaperdedora pelo escore de 01 X 00, ainda que permaneça em campo. A equipeadversária receberá os pontos, e se o resultado do jogo for superior a 01 X 00 a favor daequipe adversária, o mesmo será mantido.

Page 7: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

§ 1º - A equipe que se recusar, sob qualquer pretexto, a continuar uma determinadapartida, será eliminada da competição e todos os atletas serão passíveis de puniçõesimpostas pela comissão disciplinar.Art. 24º - Nenhuma partida poderá ser iniciada por uma equipe com menos de 07 (sete)atletas.§ 1º - Na hipótese prevista neste artigo, o árbitro aguardará 15 (quinze) minutos após ohorário marcado para o início do jogo conforme tabela, finalizando os quais epermanecendo o fato, a equipe infratora será declarada perdedora por WO.§ 2º - Se o fato previsto no parágrafo anterior ocorrer com ambas as equipes, as mesmasserão declaradas perdedoras por WO.Art. 25º - A partida será encerrada pelo árbitro se a equipe tiver no decorrer desta, onúmero de atletas reduzidos a menos de 07 (sete), ou que acarretara as seguintespunições:

a) Se apenas uma das equipes teve a equipe reduzida a menos de 07 (sete) atletas,perderá ela os pontos para a equipe adversária e com o escore de 01 X 00.

b) Se no momento da paralisação da partida o escore for superior a 01 X 00 emfavor da equipe adversária, o mesmo será mantido.

c) Se as duas equipes ficarem reduzidas a menos de 07 (sete) atletas ao mesmotempo, depois de iniciada a partida, o jogo será considerado como realizado eambas serão consideradas perdedoras, não se atribuindo escore a nenhuma delas.

Art. 26º - A equipe que possuir menos de 11 (onze) atletas no início da partida poderáincluir a qualquer momento da partida outros atletas desde que estejam regularmenteinscritos até completar o limite de 11 (onze) atletas, e até o final da primeira etapa ainclusão de atletas para compor o banco de reservas.Art. 27º - Os atletas e comissão técnica deverão assinar a súmula na mesa, na presençado anotador antes do inicio do jogo, sendo que as equipes deverão entregar ao mesário15 (quinze) minutos antes do horário fixado para o início da partida, a relação nominaldos atletas com a respectiva numeração.§ Único – se algum atleta ou membro da comissão técnica não apresentar documentohábil para atuar na partida, estarão impedidos de assinar a súmula e participar do jogo,bem como de ficar no banco de reservas, devendo apresentar junto a mesa documentode identidade original, com foto e recente, sendo obrigatorio a apresentação dodocumento de todos os atletas e dirigentes.Art. 28º - Ao se apresentarem para assinar a súmula, os atletas deverão fazê-lo damesma forma como consta na ficha, devendo estar uniformizados, portando calçadosadequados, calção, meias e camisetas com a respectiva numeração, não podendo estarde agasalho no momento da assinatura da súmula, .§ Único – não preenchendo os requisitos do caput deste artigo, não poderão assinar asúmula, sendo responsabilidade da equipe o atleta ou membro da comissão técnica quenão respeitar este artigo, estará automaticamente excluído da partida.Art. 29º - Antes do inicio do jogo poderão assinar a súmula até o máximo de 20 (vinte)atletas, sendo que serão permitidas 09 (nove) substituições por equipe.Art. 30º - No banco de reservas só será permitida a permanência dos atletas reservas,técnico, massagista, preparador físico com registro no CREF e UM(01) dirigente,

Page 8: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

devidamente credenciado, policiamento, imprensa credenciada e representantes daSCEL, cabendo à arbitragem a retirada de quaisquer outras pessoas, devendo, senecessário, serem citadas pelo árbitro, através de relatório de jogo que seráencaminhado à comissão disciplinar.

CAPÍTULO VIIDOS ATLETAS E COMISSÃO TÉCNICA

Art. 31º - Somente poderão participar do Campeonato Municipal Amador de Futebol deCampo 2013, as equipes que cuja documentação exigida pela SMCEL, derem entradana SMCEL até o dia 21 de Agosto de 2013, até as 18 horas.Art. 32º - O atleta inscrito no Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo2013 poderá participar sem limite de idade, sendo cada equipe responsável por seusatletas, pois a SMCEL, a Administração Municipal e a Coordenação da competição nãose responsabilizarão por quaisquer danos causados a saúde ou íntegra física dos atletasparticipantes da competição.§ 1º - Atletas e dirigentes que estiverem cumprindo suspensão do último campeonato defutebol de campo, ou de outras competições organizadas pela SMCEL, não poderão serinscritos nem como jogadores, nem como dirigentes, em nenhuma das séries: Série “A”,Série “B”.§ 2º -Somente serão aceitas inscrições de 01 (um) atleta por equipeque teve vínculocom equipes profissionais no ano de 2013 como atleta, e que foram federados porqualquer clube de futebol de campo profissional, de qualquer uma das UnidadesFederativas da União, no ano de 2013.Art. 33º - A participação de atletas, dirigentes e comissão técnica, é de inteiraresponsabilidade das equipes a que pertençam.Art. 34º - Considera-se atleta, dirigente e ou comissão técnica (técnico, massagista epreparador físico) irregular:

a) Assinar súmula estando suspenso por agressão à arbitragem;b) Assinar súmula constando na relação de suspensos da SMCEL;c) Assinar súmula estando suspenso na competição em andamento por expulsão ou

exclusão;d) Integrante da comissão técnica assinar súmula após o término do primeiro

tempo;e) Participar do jogo atletas ou comissão técnica no banco ou jogando sem ter

assinado a súmula;f) Jogar estando suspenso por três cartões amarelos;g) Assinar a súmula sem documento hábil exigido pela SCEL;h) Retornar à partida após ter sido expulso do jogo ou ter sido substituído;i) Assinar súmula na função em que não esteja inscrito no campeonato;j) Assinar súmula como preparador físico sem possuir registro no CREF ou

CONFEF, ou diploma de conclusão de curso e ou acadêmico que estejacursando o curso de Educação Física previamente comprovado através dematrícula concedida pela entidade educacional a qual pertença.

Art. 35º - A equipe que utilizar atleta ou dirigente irregular na fase de classificaçãoperderá 06 (seis) pontos. Nas semifinais perderá o direito à disputa do titulo. Na final

Page 9: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

perderá o direito ao titulo. Não incidindo sobre a agremiação infratora qualquer outrapenalidade.§ 1º - Na partida em que a equipe infratora utilizou jogador irregular, a equipe infratoraperderá os pontos em favor da adversária. Mesmo perdendo a partida em que utilizoujogador irregular, a equipe infratora perderá os 06(seis) pontos.Art. 36º - A equipe infratora que ainda não tiver ganhado pontos no campeonato, ficarácom 06 (seis) pontos negativos e na reincidência do Art. 34º estará eliminada dacompetição no ano vigente.Art. 37º - Os atletas inscritos em uma catégoria não poderão ser inscritos em outracatégoria, salvo a Catégoria Juniores, ou seja, atleta inscrito na Série “A” não poderá serinscrito na Série “B” e vice e versa, tão pouco o atleta ter assinado ou feito sua inscriçãopor duas ou mais equipes, se ocorrer o atleta estará eliminado da competição, nãopodendo participar do campeonato por nenhuma das equipes a qual está inscrito enenhuma outra. § 1 º - Depois de efetivada a inscrição, não será permitida a troca de atletas nas equipesou catégorias, independente de liberação das equipes.§ 2º - Após a entrega das fichas de inscrição das equipes, não serão mais aceitasinscrições de atletas.§ 3º - Após a entrega da ficha de inscrição da equipe, só será permitido apenas asubstituição da comissão técnica de cada equipe até a sexta-feira que antecede o jogo atéas 17h.§ 4º - Entende-se por comissão técnica:

a) Técnico;b) Massagista;c) Preparador Físico.

§ 5º - Técnico Preparador Físico, Massagista, ou qualquer outro membro ou cargo dasequipes relacionadas na ficha de inscrição da Série “A”, não poderão ser inscritos comoatleta ou membro de comissão técnica na Série “B” e vice e versa, salvo na catégoriajuniores onde o técnico, preparador físico ou massagista pode ser inscrito como atletaem outra catégoria participante, ou seja, pode ser inscrito na Série “A” ou Série “B”.§ 6º - Só poderá ser inscrito como Preparador Físico, o profissional de Educação Físicaregularmente inscrito no CREF ou CONFEF, ou diploma de conclusão de curso e ouacadêmico que esteja cursando o curso de Educação Física previamente comprovadoatravés de matrícula concedida pela entidade educacional a qual pertença.Art. 38º - O atleta que estiver inscrito por mais de uma equipe após a confirmação dainscrição e comprovada a autenticidade de sua assinatura na ficha de inscrição, nãoparticipará da competição por nenhuma equipe.§ 1º - Ocorrendo o previsto neste artigo, caso seja comprovada a autenticidade daassinatura em somente uma inscrição, o atleta estará apto a jogar pela equipe que estadevidamente e corretamente inscrita.Art. 39º - A documentação exigida para inscrição de atletas, técnico, massagista epreparador físico.

Page 10: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

a) Oficio em modelo próprio, fornecido pela SMCEL, com declaração de ciência e

obediência ao regulamento geral e técnico do Campeonato Municipal Amadorde Futebol de Campo 2013, e do CBJD.

b) Relação nominal em formulário fornecido pela SMCEL até o limite de 35

(trinta e cinco) atletas, devidamente preenchida com todos os requisitos exigidospela SMCEL e devidamente assinada.

Art. 40º - São condições fundamentais para que o atleta e os membros da comissãotécnica participem do Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013,sendo os documentos exigidos para a inscrição.

a) Estar devidamente inscrito na relação nominal conforme preconiza o Art. 42ºalínea “b”, dentro dos prazos estabelecidos neste regulamento;

b) Ser portador de documento de identidade expedido por órgão oficial civil oumilitar, ou Carteira profissional, ou Certificado de reservista com foto, ouCarteira de motorista com foto, ou Passaporte;

c) Não estar cumprindo punição;d) 02 fotos 3x4 recentes;e) CPF;f) Endereço completo.

CAPÍTULO VIIIDO REGIME FINANCEIRO E MULTA

Art. 41º - As equipes participantes dos jogos do Campeonato Municipal Amador deFutebol de Campo 2013, enquanto assim entender a Administração Municipal e aSCEL, estarão isentas de pagamento da taxa de inscrição e da taxa de arbitragem nascatégorias da Série “A” e Série “B”.Art. 42º - As equipes que danificarem patrimônio público ou espaços cedidos porterceiros para realização dos jogos serão penalizadas com a aplicação de multapecuniária no valor de R$ 2.000,00, além da obrigatoriedade de ressarcir todos osprejuízos causados ou patrimônio público ou privado.§ 1º - As equipes previamente assinaram um termo de responsabilidade e compromissode sujeição e conhecimento do presente regulamento, sendo que o referido documentoobriga a todos os seus firmatarios pelas penas aplicadas no caput deste Art.§ 2º - Para o caso de não cumprimento do disposto no caput deste artigo, o(s) seu(s)infrator (es), além das penalidades impostas no CAPÍTULO X deste regulamento e seusartigos, sujeitar-se-á aplicação da legislação civil e penal brasileira, além de estarautomaticamente eliminada da competição.§ 3º - O valor da multa será destinado ao FUMCEL (Fundo Municipal de Apoio aCultura, Esporte e Lazer) do município.Art. 43º - Para o caso de WO, agressão física a atletas, comissão técnica, árbitros,mesários, membros da SCEL, membros da comissão disciplinar, causados por mais de01 (um) atleta ou membros da comissão técnica das equipes, além das penalidades jáimpostas neste regulamento, será aplicada a equipe infratora a multa de R$ 500,00.§ 1º - Para o caso de agressão física a atletas, comissão técnica, árbitros, mesários,membros da SCEL, membros da comissão disciplinar, causado por 01 (um) único atletaou membro da comissão técnica das equipes, além das penalidades já impostas neste

Page 11: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

regulamento, lhe será aplicado ao atleta ou membro da comissão técnica infrator a multade R$ 500,00.§ 2º - Para o caso de não cumprimento do disposto no caput deste artigo o (s) seu (s)infrator (es), além das penalidades impostas no CAPÍTULO X deste regulamento e seusartigos, sujeitar-se-á aplicação da legislação civil e penal brasileira, além de estarautomaticamente eliminada da competição.§ 3º - O valor da multa será destinado ao FUMCEL (Fundo Municipal de Apoio aCultura, Esporte e Lazer) do município.

CAPÍTULO IXDO CONGRESSO TÉCNICO

Art. 44º - Por ocasião do Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013,as equipes por intermédio de seus representantes reunir-se-ão em Congresso Técnico.Art. 45º - O Congresso Técnico será presídio pelo Coordenador Geral ou seurepresentante legal por ele designado.Art. 46º - Terá direito a voto, no Congresso Técnico, 01 (um) representante de cadaequipe participante da competição.Art. 47º - As deliberações do Congresso Técnico serão tomadas nominalmente e pormaioria de votos, cabendo ao Coordenador Geral, no caso de empate, o voto deminerva.Art. 48º - Todas as decisões tomadas em Congresso Técnico, após o início dacompetição, serão constadas em ata e informadas para as equipes através de resoluçõesda Coordenação Geral.

CAPÍTULO XDAS INFRAÇÕES E SUAS PENALIDADES

Art. 49º - Toda e qualquer infração cometida, por pessoa envolvida com a competição,seja esta disciplinar, regulamentar ou de qualquer outra natureza, será encaminhada acomissão disciplinar para que sejam aplicadas as penalidades cabíveis.Art. 50º - Em caso de WO, as equipes faltosas além de receber a multa, seráautomaticamente eliminada da competição e será considerado o placar de 01X00 para aequipe que compareceu ao campo de jogo e estará automaticamente rebaixada paraSérie “B” ou Fase de Acesso. § 1º - Em caso de WO ou ausência, o atleta que comparecer no local e horário do jogo,deverá assinar a súmula do jogo o que comprovará o seu comparecimento, sendo que osdemais que não compareceram serão julgados.§ 2º - A fim de obter os pontos ganhos por WO a equipe vencedora deverá estarpresente no local de disputa e em condição de jogo.§ 3º - Ficará a cargo do árbitro da partida o controle do tempo e a responsabilidade deexecutar o WO, observando sempre o previsto no regulamento da competição.§ 4º - Será caracterizado o WO se ultrapassado o prazo de tolerância de 15 (quinze)minutos para o início de jogo, horário previsto na tabela de jogos e ou a equipe não seapresentar para a competição (ausência) em condições mínimas de acordo com as regrasoficiais da modalidade.§ 5º - Em caso de WO ou desistência, os jogos já realizados pela equipe infratora nãoserão alterados os placares, a não ser os que tiveram como vencedor a equipe infratora,

Page 12: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

o qual será revertido em 01X00 para a equipe adversária, e os jogos que seriamdisputados pela equipe infratora terá o placar de 01X00 para as equipes adversárias,sendo computado para efeito de tabela de classificação, 03(três) pontos.Art. 51º - Em caso de agressão física a atletas, ao(s) árbitro (s), mesário (s),autoridade(s), membros da coordenação da competição, membros da SMCEL, praticadapor qualquer atleta ou membro da comissão técnica devidamente identificados eapontados em relatório de jogo pela arbitragem, à equipe faltosa será aplicada multa,sendo que os atletas ou dirigentes envolvidos não poderão participar de nenhumaatividade e competição esportiva promovida pela SMCEL no período de 02 (dois) anos,serão julgados pela comissão disciplinar e passíveis de punição conforme rege esteregulamento e o CBJD.§ 1º - O agredido deverá registrar a ocorrência junto à autoridade policial, se precisorealizar exame de lesões corporais e descrever o fato em relatório de jogo do árbitro.§ 2º - Se houver lesões físicas intencionais e relatadas pela arbitragem, depredação aopatrimônio público e de terceiro, utilização de arma de fogo ou branca, a(s) equipe(s)envolvida estará eliminada no ano vigente§ 3º - As equipes além de sofrerem as sanções previstas neste artigo, estarão sujeitas aojulgamento pela comissão disciplinar com base neste regulamento e no que diz o CBJD.Art. 52º - A equipe que se recusar, sob qualquer pretexto, a continuar uma determinadapartida, será eliminada da competição e todos os atletas serão passiveis de puniçõesimpostas pela comissão disciplinar.Art. 53º - A equipe que através de seu presidente, dirigentes ou atletas, que falsificar oupermitir falsificação de qualquer documento, ou assinatura que dele deve constar,sofrerá as penalidades previstas no CBJD.Art. 54º - Atleta que receber 03 (três) cartões amarelos deverá cumprir suspensãoautomática de um jogo, sendo que os cartões valem para todas as fases da competição eo controle poderá ser feito através das cópias de súmulas, as quais deverão ser retiradasao término de cada jogo pelo capitão ou comissão técnica. É também responsabilidadede cada equipe fazer este controle.§ Único – Se o mesmo atleta ou dirigente na sua respectiva catégoria, em determinadomomento da competição, acumular simultaneamente 03 (três) cartões amarelos, e secoincidentemente nessa mesma partida vier a receber 01 (um) cartão vermelho, deverá,obrigatoriamente cumprir a suspensão de 02 (duas) partidas.Art. 55º - Independente das resoluções da comissão disciplinar, o atleta que recebercartão vermelho, ou membro da comissão técnica que for excluído, deverá cumprirsuspensão automática de dois (02) jogos nas rodadas subseqüente em que a equipe jogaralem de passar por julgamento da comissão disciplinar onde poderá ainda ser punidocom mais jogos de suspenção administrativa,conforme relatório de ocorrencia dearbitragem que for relatado pela equipe de arbitragem e CBJD, cabendo aosresponsáveis legais pelas equipes, passarem semanalmente na SMCEL para verificaçõese definições da comissão disciplinar.§ 1º - A equipe que infringir o caput deste artigo perderá 06 (seis) pontos na contagemgeral e ou fase em disputa.

Page 13: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

§ 2º - A equipe que utilizar atleta e ou membro da comissão técnica suspenso quandosua equipe não tiver mais chances matémáticas de classificação, estará eliminada no anosubseqüente.Art. 56º - A pena de expulsão e exclusão imposta pelo árbitro, é irreversível, nãopodendo o punido permanecer ou retornar ao gramado no mesmo jogo. Se tal situaçãoocorrer, a equipe infratora perderá 06 (seis) pontos na contagem geral e ou fase emdisputa.Art. 57º - Todo o atleta, membro da comissão técnica e ou dirigente é passível decitação em relatório de jogo do árbitro. Se tal citação ocorrer a equipe será comunicadaatravés de oficio e o atleta, membro da comissão técnica ou dirigente será julgado sendoque não poderá atuar a partir do recebimento da notificação da citação.Art. 58º - Todo atleta ou membro da comissão técnica ou dirigente deverá cumpririntegralmente a pena aplicada pela comissão disciplinar ou pela SMCEL, mesmo queseja no campeonato seguinte, devendo para tal, estarem inscritos por uma equipequando a punição for em jogos. A punição por dias contara automaticamente a partir dojulgamento.§ Único – Atleta, membro da comissão técnica ou dirigente com suspensão a cumprirficará no máximo 04 (quatro) anos na listagem de suspensos, desde que sua punição nãoseja superior a 1460 dias. Durante este período não poderá atuar como representantelegal da equipe, atleta ou dirigente em qualquer evento esportivo realizado pelaSMCEL.

CAPÍTULO XIDISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 59º - As informações e avisos referentes ao Campeonato Municipal Amador deFutebol de Campo 2013 estarão fixados nos quadros murais da SMCEL, em localvisível ao público, no horário fixado para aténdimento externo, sendo que não serãopassadas informações a atletas, pois somente serão fornecidas para dirigentesregularmente inscritos.Art. 60º - A Coordenação Geral e SMCEL reservam-se o direito de a qualquer épocaoferecer denúncia a respeito de irregularidades que contrariem dispositivos previstosneste regulamento, e, encaminhá-las a Comissão Disciplinar, a quem caberá ojulgamento com pleno direito de presença e defesa da equipe ou pessoa denunciada, nostermos do CBJD.Art. 61º - Após o encerramento do prazo de inscrição, a Coordenação Geral colocará adisposição das equipes participantes a relação de todos os atletas inscritos.Art. 62º - É de competência exclusiva do árbitro a observância da uniformização dasequipes de cuja decisão não cabe recurso.Art. 63º - Ficará aos árbitros a incumbência de proibir que atletas, membro da comissãotécnica e ou dirigentes façam uso de bebidas alcoólicas e cigarro dentro do campo dejogo.Art. 64º - No Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, os árbitrosserão designados pela empresa/entidade prestadora de serviço de arbitragem ganhadorada licitação, passando a responsabilidade a ser da contratada, cabendo à CoordenaçãoGeral o acompanhamento e orientações.

Page 14: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

§ 1º - A empresa ganhadora da licitação assinará uma minuta de contrato com aPrefeitura Municipal de Vacaria, sendo que a mesma reserva-se o direito de vetarqualquer árbitro ou auxiliar que não estiver cumprindo as cláusulas da mesma.§ 2º - A arbitragem estará durante todo o campeonato sujeita as punições estabelecidaspela Comissão Disciplinar.Art. 65º - As mudanças de endereços, números de telefone e direções das equipes, apósa inscrição da mesma e durante a realização do campeonato, deverão ser comunicadas aSMCEL, sendo responsabilidade da direção atual fazê-la, para fins de avisos oucancelamentos de jogos.Art. 66º - É facultativo as equipes obterem patrocínio, não cabendo à SMCEL,responsabilidade com as partes.Art. 67º - Todas as irregularidades deverão ser apresentadas por escrito, até o prazoprevisto no regulamento e devidamente comprovadas através de oficio encaminhado aoSecretario da SMCEL, assinado pelo presidente da equipe.Art. 68º - A equipe que desejar interpor um protesto ou recurso terá o prazo máximo de24 (vinte e quatro) horas a contar do primeiro dia útil após o jogo envolvendo a possívelirregularidade, e deverá ser entregue à SMCEL conforme artigo 67º.Art. 69º - Todas as solicitações das equipes referentes à documentação dos jogos oucasos referentes à competição deverão ser encaminhadas através de oficio assinado pelopresidente ou responsável pela equipe. Art. 70º - A equipe disposta à esquerda da tabela de jogos (primeira relacionada) deverálevar dois uniformes de jogo, em caso de uniforme semelhante.§ Único – A mesma terá 15 minutos para a troca de uniforme. Se não o fizer dentrodeste tempo, impedindo a realização do jogo, será considerada perdedora pelo escore deum a zero (1x0), recebendo a equipe adversária os pontos da partida.Art. 71° - Nos jogos que não terminarem por motivos técnicos ou disciplinares, ascópias das súmulas deverão ser retiradas na SMCEL.Art. 72° - Todos os deslocamentos das equipes, bem como as despesas decorrentes dequalquer das suas atividades na competição, serão de responsabilidade única dasmesmas, não cabendo a SMCEL e/ou Prefeitura Municipal, quaisquer responsabilidadesneste sentido.Art. 73° - As equipes são responsáveis pelas inscrições de seus atletas, comissão técnicae dirigente, inclusive os menores de idade, não cabendo a Prefeitura Municipal deVacaria e/ou a SMCEL, quaisquer responsabilidades sobre os mesmos.§ Único – É de responsabilidade dos atletas, técnicos, massagistas, preparador físico,bem como dirigentes das equipes, estar gozando de boa saúde física e mental, a fim depreservar sua integridade, não cabendo a Prefeitura Municipal esta responsabilidade.Art. 74° - A equipe bem como seus atletas e dirigentes que entrar na justiça comum etiver seu processo indeferido pela mesma, ficará fora da competição por quatro anos,podendo retornar à competição pela fase de Ascenso se houver, observando-se os prazospara a inscrição. Art. 75° - O consentimento da arbitragem durante a realização dos jogos, de situaçõesprevistas neste regulamento, não isentará a equipe das punições legais.

Page 15: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

Art. 76° - A equipe que se recusar a receber documentação emitida pela comissãodisciplinar, ou pela SMCEL, terá seu documento fixado no quadro de murais em localvisível, considerando-se ser de seu conhecimento e o seu recebimento será homologadoatravés da assinatura de duas testemunhas e representante da organização ou comissãodisciplinar, sendo executada a sua determinação.Art. 77° - Os participantes do Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo2013 ficam cientes de que suas imagens poderão ser utilizadas para fins de divulgação,sem que isso acarrete qualquer tipo de indenização.Art. 78° - A Prefeitura Municipal de Vacaria, bem como a SMCEL, não seresponsabilizarão por quaisquer danos pessoais ou lesões ocorridos antes, durante e apósa competição, com as equipes, atletas, dirigentes e comissão técnica por fatos que a eladigam respeito. § Único – A Administração Municipal, através da SMCEL e Coordenação Geral dacompetição, ficam isentos da responsabilidade sobre qualquer incidente que por venturavenham a ocorrer com qualquer membro das equipes, mesmo os menores de 18(dezoito) anos participantes da competição.

CAPÍTULO XIICOMISSÃO DISCIPLINAR

Art. 79° - A Comissão Disciplinar de Esportes 2013, do Campeonato MunicipalAmador de Futebol de Campo 2013 será formada por 09 representantes; sendo assimcomposta dois(02) representante da Guarda Municipal de Vacaria; por um (01)representante da Policia Civil, dois (02) representante da Policia Rodoviária Federal; um(01) representante da Brigada Militar e por dois (02) representante da SecretariaMunicipal de Cultura, Esporte e Lazer de Vacaria , e o Sr.Secretario de Cultura Esportee Lazer. Todos esses, nomeados através de PORTARIA Nº 244/2013, assinada em 10de Abril de 2013 pela EXSª; Vera Grujicic Marcelja , Prefeita em Exercicio nesta data.alista com os nomes dos membros da Comissão Disciplinar de Esportes 2013, estará ádisposição a quem interessar na Secretaria de Cultura Esporte e Lazer.Art. 80° - Os membros da Comissão Disciplinar não farão jus a qualquer remuneração,sendo, porém, considerados seus serviços como relevantes e de interesse público edesportivo.Art. 81° - A Comissão Disciplinar se baseará no Código Brasileiro de JustiçaDesportiva (CBJD) e no Regulamento da Competição, para tomar as decisões. Osjulgamentos serão feitos jogo a jogo, analisando os fatos anormais ocorridos em cadapartida, sendo que os representantes, das duas equipes envolvidas na partida julgada nãopossuem direito de voto. Art. 82° - A Comissão Disciplinar se reunirá, quando for convocada e assimnecessário, , na sala de reuniões da SMCEL em data e horário a ser combinado, paraSessão de Julgamento, em cronograma pré-estabelecido e repassado pela CoordenaçãoGeral ou SMCEL.Art. 83° - Compete a Comissão Disciplinar processar, julgar, instaurar processos, abririnquéritos, requisitar ou solicitar informações e providências conforme preconiza oC.B.J.D. (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e desempenhar outras funções que

Page 16: REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO MUNICIPAL … · Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013, Regras Oficiais da Modalidade adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol

lhe sejam conferidas por portaria ou resoluções emanadas da Coordenação Geral ouSMCEL.Art. 84° - As notificações de suspensões, desde que não sejam automáticas, serãoinformadas as equipes através de ofício da SMCEL.

CAPÍTULO XIIIDOS PRÊMIOS

Art. 85° - Serão premiadas as equipes participantes do Campeonato Municipal Amadorde Futebol de Campo 2013, por catégoria, conforme o que segue:

a) Ao Campeão, Vice-Campeão, terceiro e quarto colocados serão conferidostroféus e medalhas;

b) Para o goleador, e defesa menos vazada serão conferidos troféus e medalhas;CAPÍTULO XIV

DISPOSIÇÕES FINAISArt. 86° - A competição será realizada de acordo com o CBJD e Regulamento Gerale Técnico do Campeonato Municipal Amador de Futebol de Campo 2013-.Art. 87° - Os casos omissos e não previstos neste Regulamento serão resolvidos pelaSMCEL e Comissão Disciplinar.Art. 88° - Este documento entra em vigor nesta data.

Vacaria, 22 de Agosto de 2013.

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.