regulamento copa

9
REGULAMENTO I – DOS VALORES Artigo 1º - Valores e princípios que norteiam a 4ª COPA CERTUS 2009 . a) Estimular a prática do Esporte como estratégia privilegiada da Educação; b) Valorizar a Cultura Esportiva; c) Valorizar a função sócio – educativa do Esporte como importante fator de aprendizagem do convívio em sociedade; d) Conscientizar os participantes e as equipes para a importância da Ética do Compromisso e da Ética da Responsabilidade; II – DA ORGANIZAÇÃO GERAL Parágrafo Único: A Organização Geral do evento estará sob a responsabilidade do Departamento de Educação Física e Atividades Extra Curriculares do Colégio Certus. III – DA PARTICIPAÇÃO Artigo 2º - Poderão participar da 4ª Copa Certus, os alunos regularmente matriculados nos cursos do Ensino Fundamental e Médio, não sendo considerados os cursos complementares e extra curriculares oferecidos pelas escolas. Artigo 3º - O aluno inscrito poderá participar, representando uma única escola, em quantas modalidades quiser. IV – DAS MODALIDADES Artigo 4º - Os alunos serão inscritos nas seguintes modalidades: Futsal Handebol Basquetebol - Interno Voleibol – Interno Ginástica Artística - Interno Judô - Festival Pebolim Xadrez – Interno Interclasses - Interno Av. Presidente João Goulart, 951 – Jd. Colonial – (11) 2818-6499 [email protected] – www.certus.com.br

Upload: ivanilda-leite

Post on 08-Apr-2016

6 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

EDUCAÇÃO FISICA

TRANSCRIPT

Page 1: Regulamento Copa

REGULAMENTO

I – DOS VALORES

Artigo 1º - Valores e princípios que norteiam a 4ª COPA CERTUS 2009.

a) Estimular a prática do Esporte como estratégia privilegiada da Educação;b) Valorizar a Cultura Esportiva;c) Valorizar a função sócio – educativa do Esporte como importante fator de aprendizagem do

convívio em sociedade;d) Conscientizar os participantes e as equipes para a importância da Ética do Compromisso e da

Ética da Responsabilidade;

II – DA ORGANIZAÇÃO GERAL

Parágrafo Único: A Organização Geral do evento estará sob a responsabilidade do Departamento de Educação Física e Atividades Extra Curriculares do Colégio Certus.

III – DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 2º - Poderão participar da 4ª Copa Certus, os alunos regularmente matriculados nos cursos do Ensino Fundamental e Médio, não sendo considerados os cursos complementares e extra curriculares oferecidos pelas escolas.

Artigo 3º - O aluno inscrito poderá participar, representando uma única escola, em quantas modalidades quiser.

IV – DAS MODALIDADES

Artigo 4º - Os alunos serão inscritos nas seguintes modalidades:

Futsal Handebol Basquetebol - Interno Voleibol – Interno Ginástica Artística - Interno Judô - Festival Pebolim Xadrez – Interno Interclasses - Interno

V – DAS CATEGORIAS

As inscrições serão feitas nas seguintes faixas etárias:

Sub 8 2002 e 2001 Sub 10 2000 e 1999Sub 12 1998 e 1997 Sub 14 1996 e 1995Sub 16 1994 e 1993Feminino Colegial 1993/1994/1995.

Av. Presidente João Goulart, 951 – Jd. Colonial – (11) [email protected] – www.certus.com.br

Page 2: Regulamento Copa

Artigo 6º - O aluno da categoria inferior poderá participar da categoria imediatamente superior e nunca o inverso.

VI – DAS INSCRIÇÕES

Artigo 7º - A inscrição da escola se confirmará mediante a devolução da ficha preenchida e encaminhada ao Departamento de Educação Física e Atividades Extra Curriculares do Colégio Certus.

Artigo 8º - A inscrição dos alunos e professores se confirmará mediante o preenchimento da relação nominal de cada modalidade e categoria.

Parágrafo Único – Em caso da não devolução desta ficha, consideraremos que os alunos identificados na primeira súmula, serão os inscritos no evento.

Artigo 9º - O número de alunos inscritos por categoria será:

Futsal 10 alunos Handebol 14 alunos Pebolim 2 duplas por categoria Basquetebol – Interno X Voleibol – Interno X Ginástica Artística – Interno X Judô – Festival X Xadrez – Interno X Interclasses – Interno X Torneio de Futsal Adulto – Pais X

VII – DA IDENTIFICAÇÃO

Artigo 10º - Será obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

a) R.G. original ou autenticado colorido;b) Carteirinha da Copa AESA 2009;c) Declaração Escolar em papel timbrado, foto e assinatura do professor e do diretor;d) Passaporte.

Parágrafo Único – Nenhum outro documento poderá ser apresentado para a participação nos jogos. A concordância entre os professores, ficará única e exclusivamente, sob a responsabilidade das equipes envolvidas, não havendo qualquer possibilidade de recurso em caso de derrota. O aluno que não apresentar documento em um dos jogos, não poderá jogar novamente sem que esteja devidamente documentado.

VIII – DA PREMIAÇÃO

Artigo 11º - Serão outorgados os seguintes prêmios:

a) Troféu de Participação a todas as escolas envolvidas na 4ª COPA CERTUS 2009;b) Medalhas para os alunos campeões e vice de cada categoria / modalidade coletiva;c) Medalhas para os alunos campeões, vice e terceiro colocados, nas categorias / modalidades

individuais/duplas.

Av. Presidente João Goulart, 951 – Jd. Colonial – (11) [email protected] – www.certus.com.br

Page 3: Regulamento Copa

IX – DOS RECURSOS

Artigo 12º - Não caberá recurso sobre as decisões da Equipe de Arbitragem e Comissão Organizadora.

Artigo 13º - Será permitido o recurso no caso de violação de qualquer artigo contido neste Regulamento, relacionado à participação da escola.

Artigo 14º - Em caso de confirmação de qualquer adulteração ou informação incorreta junto às fichas de inscrição, todas as equipes do colégio em questão serão eliminadas do evento.

Artigo 15º - Todo recurso será válido para o jogo em questão e a decisão não terá efeito retroativo.

X – DAS PENALIDADES

Artigo 16º - O aluno será suspenso na categoria em questão, se:

Levar 3 cartões amarelos 1 partida; Levar 1 cartão vermelho 1 partida; Levar 2 cartões vermelhos eliminado da Copa;

Parágrafo Único – Todo aluno será analisado conforme a sua conduta. Portanto, mesmo que não receba qualquer punição da equipe de arbitragem, ele poderá ser notificado pela Comissão Organizadora. Haverá 3 tipos de notificação:

a) Notificação Verbal junto ao professor responsável;b) Notificação por escrito como forma de advertência;c) Suspensão de sua participação através de documento oficial enviado à direção do colégio.

XI – DOS JOGOS

Artigo 17º - As equipes deverão apresentar-se devidamente uniformizadas com pelo menos 10 minutos de antecedência ao início da partida. O aquecimento será feito em espaço independente da quadra de jogo. Haverá tolerância para os jogos, levando-se em consideração problemas que possam surgir nas equipes e, em conformidade aos valores estipulados pela 4ª COPA CERTUS 2009.

Artigo 18º - Em caso de coincidência nas cores do uniforme, serão utilizados coletes mesmo que não possuam numeração.

Parágrafo Único – Os jogos não realizados por casos fortuitos serão transferidos para datas a serem designadas pela coordenação. As equipes que tiverem os jogos paralisados deverão aguardar até uma definição de sua seqüência. Em caso de cancelamento seguiremos o seguinte critério:

a) Jogos empatados – Nova partida desde o seu início.b) Jogos com placares adversos – Complemento da partida.c) Jogos com uma grande diferença de placar e/ou passados 75% do tempo regulamentar, não serão

refeitos.

Observação: A coordenação se reserva no direito de solicitar aos colégios participantes, o seu espaço esportivo para a realização destes jogos com o intuito de não prejudicar o andamento da Copa.

Av. Presidente João Goulart, 951 – Jd. Colonial – (11) [email protected] – www.certus.com.br

Page 4: Regulamento Copa

Artigo 19º - Nas categorias Futsal sub 08 e 10, haverá a possibilidade da realização da partida, mesmo que a equipe tenha um jogador a menos. Por exemplo: A equipe poderá iniciar a partida com apenas 4 alunos.

Artigo 20º - A equipe que não comparecer no tempo determinado e após a espera especificada pela coordenação, será considerada perdedora por W.O. Pela adequação da regra, a equipe que proporcionar o W.O. estará eliminada da competição naquela categoria.

XII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 21º - Todos os participantes deverão estar cientes dos Valores e Objetivos da 4ª COPA CERTUS 2009.

Artigo 22º - As escolas serão responsáveis por quaisquer acidentes que venham acontecer antes, durante e após os jogos com alunos, dirigentes, pais e torcedores, sendo responsáveis por quaisquer despesas que se fizerem necessárias para o seu atendimento.

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS

FUTSAL

Artigo 1º - As categorias jogarão com as seguintes bolas:

a) Sub 08 Max 50b) Sub 10 Max 50c) Sub 12 Max 100d) Sub 14 Max 200e) Sub 16 Max 500f) Feminino Colegial Max 200

Artigo 2º - Duração dos jogos:

As categorias sub 8 e 10 jogarão 3 tempos de 7 minutos com intervalos de 2 minutos. As trocas são livres. A troca de quadra será realizada do 2º para o 3º período.

As demais categorias jogarão 2 períodos de 15 minutos com intervalo de 3 minutos.

Artigo 3º - A pontuação dos jogos será da seguinte forma:

a) Vitória 03 pontosb) Empate 01 pontoc) Derrota 00 pontod) W.O. Desclassificação

Parágrafo Único – Em caso de W.O. o placar final será de 3 x 0 para efeito de saldo de gols.

Av. Presidente João Goulart, 951 – Jd. Colonial – (11) [email protected] – www.certus.com.br

Page 5: Regulamento Copa

Artigo 4º - Em caso de empate na fase classificatória, o critério para desempate será:

a) Maior número de gols marcados;b) Saldo de gols;c) Menor número de gols sofridos;d) Equipe que tiver o jogador com maior número de gols;e) Menor número de cartões vermelhos;f) Menor número de cartões amarelos.

Artigo 5º - A utilização de caneleira se faz obrigatória.

Artigo 6º - Os cartões serão cumulativos entre as fases.

Artigo 7º - Nas fases Semi – Final e Final, os jogos que acabarem empatados terão uma prorrogação no sistema morte súbita. Haverá apenas um tempo de 10 minutos. Na persistência do empate, será cobrada uma série de 3 penalidades. Após isso, penalidades alternadas, até que tenhamos o vencedor.

Parágrafo Único – O professor deverá designar 5 ( cinco ) alunos que serão os responsáveis pelas penalidades. Somente eles, mesmo em caso de penalidades alternadas, poderão fazer a disputa.

HANDEBOL

Artigo 1º - Esta modalidade será disputada nas seguintes categorias:

Colegial Masculino 93/94/95 Colegial Feminino 93/94/95 Sub 12 Masculino 97/98.

Artigo 2º - Será utilizada a bola H1L para as categorias sub 12 masculino e colegial feminino e, H2L para a categoria colegial masculino.

Artigo 3º - A duração dos jogos será de 2 ( dois ) tempos de 15 minutos com intervalo de 3 minutos. Não haverá especificações no sistema de defesa ou ataque. Ficará a critério de cada equipe, o seu sistema tático.

Artigo 4º - Em caso de empate na semi – final e final, haverá uma prorrogação de 5 minutos corridos. Não será aplicado o sistema “Morte Súbita”. Encerrado o período e, na continuidade de empate, serão aplicados 3 tiros de 7 metros. Após o possível empate, serão efetuados tiros alternados, até que tenhamos o vencedor.

Parágrafo Único – O professor deverá designar 5 ( cinco ) alunos que serão os responsáveis pelas cobranças. Somente eles, mesmo em caso de tiros alternados, poderão fazer a disputa.

Artigo 5º - A pontuação dos jogos será da seguinte forma:

a) Vitória 03 pontos.b) Empate 01 ponto.c) Derrota 00 ponto.d) W.O. Desclassificação.

Av. Presidente João Goulart, 951 – Jd. Colonial – (11) [email protected] – www.certus.com.br

Page 6: Regulamento Copa

Artigo 6 º - Em caso de empate na pontuação dos jogos, o critério de desempate será:

a) Maior número de gols marcados;b) Saldo de gols;c) Menor número de gols sofridos;d) Equipe que tiver o jogador com o maior número de gols;e) Confronto direto.

PEBOLIM

Cada escola poderá inscrever no máximo 2 duplas ( mistas ou não ) por categoria.

Apenas como regra, os alunos não poderão girar os jogadores para realizar os chutes ou passes.

Serão advertidos caso ocorra tal ação e, na persistência poderá ocorrer tiro livre direto do meio da quadra como punição.

Cada jogo terá a duração de 10 minutos. Em caso de empate, haverá uma prorrogação em sistema de Morte Súbita de 1 minuto. Persistindo o empate cobrança de 3 chutes do meio da quadra.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Por se tratar de atividades internas do colégio, as demais atividades não serão especificadas neste regulamento.

Qualquer problema surgido durante a 4ª COPA CERTUS 2009, será levado à coordenação e, imediatamente resolvido. As soluções serão passadas diretamente ao coordenador de cada escola.

As questões médico – hospitalares, de conduta de torcida e de atletas, controle de materiais, controle de cartões, horários de jogos e outras informações serão de responsabilidade específica de cada escola e seus coordenadores.

Boa sorte a todos os participantes!!!

Silas Artur de SouzaCoordenador de Esportes

Av. Presidente João Goulart, 951 – Jd. Colonial – (11) [email protected] – www.certus.com.br