regulamento - campeonato de futsal 2018 - serie b · regulamento - campeonato de futsal 2018 -...

3

Click here to load reader

Upload: dangtram

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REGULAMENTO - CAMPEONATO DE FUTSAL 2018 - SERIE B · REGULAMENTO - CAMPEONATO DE FUTSAL 2018 - SERIE B Regulamento Geral CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º – O

REGULAMENTO - CAMPEONATO DE FUTSAL 2018 - SERIE B

Regulamento Geral

CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO E OBJETIVOSArt. 1º – O Campeonato de Futsal Série B será promovido pela Secretaria da Cultura eDesporto e coordenada pelo Departamento de Desporto.Art. 2º – Os objetivos do campeonato são:

a) proporcionar uma atividade esportiva que fortaleça o convívio social entre os participantes;

b) oportunizar lazer de forma organizada;c) promover a integração, o espírito esportivo e a confraternização.

CAPÍTULO II - DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÕESArt. 3º – Somente poderão participar do Campeonato de Futsal Série B os atletas residentes emSapiranga.Art. 4º – O Campeonato de Futsal Série B será destinada para equipes da cidade de Sapiranga,sendo que as mesmas deverão ser compostas por atletas residentes em nossa cidade ou queaqui trabalhem, devidamente comprovado com alguns destes itens:

a) Carteira de trabalho assinada a mais de 180 dias em nossa cidade, em caso dedesemprego recente guia de seguro desemprego em nome do atleta;

b) Comprovante eleitoral (Título de eleitor) a mais de 180 dias em Sapiranga;c) Comprovante de residência (Contas de água, luz ou telefone) a mais de 180 dias em

Saṕiranga;c) Para atletas menores de idade, não possuindo nenhum destes comprovantes, deverá

quando necessário apresentar comprovantes dos pais ou responsáveis;Art. 5º – O Atleta que assinar por duas um mais equipes estará impedido de participar dacompetição.Parágrafo Único: o jogador somente poderá ser inscrito em umas das séries A ou BArt. 6º – Cada equipe poderá inscrever no mínimo 08 (oito) e no máximo 12 (doze) atletas até ofinal da primeira fase da competição.Art. 7º – Os Clubes que obtiverem as 5ª e 6ª colocações em suas chaves serão rebaixadospara a disputa da Divisão de Acesso em 2019.Parágrafo ùnico: os jogadores destas equipes somete poderão participar da divisão de Acessoem 2019 nessas equipes.Art. 8º – A taxa de inscrição será de R$100,00 (cem reais) e a taxa de caução será de R$100,00(cem reais).Art. 10º – Somente poderão ser membros de comissão técnica as pessoas com idade mínimasuperior à 18 (dezoito) anos completados na data da inscrição.Art.º – A faixa etária mínima para a participação no Campeonato de Futsal Série B será de 16anos, completados no ano de realização da competição.Art. 11 º – A inscrição dos atletas e dos membros da comissão técnica será feito através daficha de inscrição fornecida pela Comissão Organizadora e deverá constar o seguinte:

a) nome completo e legível; b) 1 (uma) foto 3X4; c) número da carteira de identidade;

d) data de nascimento;e) assinatura.

CAPÍTULO III – DA PONTUAÇÃO E DESEMPATEArt. 12º – No Campeonato de Futsal Série B, será utilizada a seguinte contagem de pontos:

a) Vitória.....................3 pontos ganhos;b) Empate...................1 ponto ganho;c) Derrota....................0 ponto ganho.

Page 2: REGULAMENTO - CAMPEONATO DE FUTSAL 2018 - SERIE B · REGULAMENTO - CAMPEONATO DE FUTSAL 2018 - SERIE B Regulamento Geral CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º – O

Art. 13º – Os critérios de desempate a serem aplicados, pela ordem, sucessivamente serão osseguintes:

a) maior número de vitórias, na fase;b) confronto direto (entre duas equipes);c) menor número de gols sofridos na fase;d) maior número de gols marcados na fase;e) disciplina (menor pontuação)f) sorteio.Parágrafo 1º: Para o item da disciplina ficam estabelecidas as seguintes pontuações:a) cartão amarelo – 10 pontos;b) cartão vermelho – 50 pontos.Parágrafo 2º: Nas fases semi-finais, quartade de final e final, ocorrendo um empate no

tempo regulamentar de um jogo, proceder-se-á da seguinte forma:a) será cobrada uma série de 3 (três) penaltis, executados pôr atletas diferentes.b) persistindo o empate, será cobrada uma sequência de penaltis, cada equipe

executando um chute, por atletas diferentes, alternando-se as equipes, até que se esgote todos os cobradores, até que se obtenha um vencedor.Art. 14º – Os jogos serão regidos pelas Regras Oficiais de Futsal e por este Regulamento.

CAPÍTULO IV – DOS JOGOSArt. 15º - Somente poderão fazer parte do banco de reservas os seguintes elementos: 7 (sete)atletas reservas; 1(um) treinador; 1 (um) massagista, todos devidamente fardados eidentificados na súmula.Parágrafo Único: os atletas deverão apresentar, antes de cada jogo, a carteira de identidade,carteira de motorista ou passaporte.Art. 16º - Ao atleta de quadra que, eventualmente, substituir o goleiro, será exigido o uso decamiseta de jogo de cor e tonalidade diferente dos atletas participantes, podendo ser igual aodo goleiro adversário, sendo permitido o uso de colete nestas condições.Art. 17º – Não pode haver semelhança na cor da camisa de uma equipe com a outra.Parágrafo Único: Ocorrendo camisas de mesma cor, a equipe que estiver a esquerda na tabelade jogos deverá efetuar a respectiva troca no prazo máximo de 15 (quinze) minutos, nãoocorrendo a troca, esta equipe será declarada perdedora do jogo, marcando à equipeadversária uma vitória por 1X0.Art. 18º – O tempo de duração dos jogos serão 40 (quarenta) minutos, com dois períodos de 20(vinte) e intervalo de 10 (dez).Parágrafo Único: O último minuto de cada período será cronometrado.

CAPÍTULO V – DAS PENALIDADESArt. 19º – Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão automática e conseqüenteimpossibilidade de participar do jogo subsequente o atleta ou membro da comissão técnica quereceber:

a) 01 (um) cartão vermelho;b) 03 (três) cartões amarelos.

Art. 20º – A contagem de cartões, para fins de aplicação da suspensão automática, é feitaseparadamente e por tipologia de cartões, não havendo possibilidade de o cartão vermelhoapagar o amarelo já recebido, na mesma ou em outra partida do campeonato.Art. 21º – A quantificação de cartões recebidos independe da comunicação da ComissãoOrganizadora, sendo de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes da competição oseu controle e cumprimento.Art. 22º – A equipe que não comparecer para a disputa de um jogo perderá os pontos do jogo,marcando-se uma vitória pelo escore de (1X0) para seu adversário.Parágrafo 1º: A tolerância para o primeiro jogo será de 15 (quinze) minutos no máximo, a contardo horário fixado na tabela dos jogos.Parágrafo 2º: Para o início dos jogos seguintes, a tolerância será de 5 (cinco) minutos, contadosdo encerramento do jogo anterior, caso ultrapasse o horário previsto na tabela de jogos.

Page 3: REGULAMENTO - CAMPEONATO DE FUTSAL 2018 - SERIE B · REGULAMENTO - CAMPEONATO DE FUTSAL 2018 - SERIE B Regulamento Geral CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º – O

Art. 23º – Os atletas e membros da comissão técnica deverão ser relacionados na súmula antesdo início do jogo, sendo vedada a inclusão de outros atletas após o seu início.Parágrafo 1º: somente poderá participar do jogo o atleta que, chegando após o início do jogo,estiver relacionado na súmula.Art. 24º – As infrações e ocorrências cometidas no transcorrer do campeonato, antes, duranteou após os jogos serão penalizadas de acordo com as Medidas Disciplinares Automáticas eencaminhados para serem analisados pela comissão organizadora e no congresso técnico comos dirigentes das equipes participantes do Campeonato.Parágrafo Único: As decisões serão definitivas (última instância).Art. 25º – As equipes participantes do Campeonato de Futsal Série B, reconhecem a JustiçaDesportiva como única e definitiva instância para resolver as questões que surjam entre elas e aComissão Organizada, desistindo ou renunciando expressamente de recorrer à Justiça Comumpara esses fins.Art. 26º – A falta de disciplina e ordem no ginásio durante os jogos, invasões de quadra, mesmoem caso de tumultos entre atletas e comissão técnica, não serão toleradas sob hipótesealguma, cabendo à Comissão Organizada a aplicação de sanções administrativas necessáriascontra os responsáveis.Parágrafo 1º: Os atletas e dirigentes poderão ser punidos pelos fatos ocorridos no ginásiomesmo que a sua equipe não esteja participando dos jogos da rodada.Parágrafo 2º: todos os casos de agressão ou briga serão julgados pelos Dirigentes das equipese a punição será aplicada em todos os campeonatos realizados pelo Departamento deDesporto.

CAPÍTULO VI – DA ARBITRAGEMArt. 27º – A designação e escalação dos Árbitros é de responsabilidade exclusiva da Liga dosÁrbitros e, em hipótese alguma poderão ser recusados pelas equipes participantes dacompetição.

CAPITULO VII – DA PREMIAÇÃOArt. 28 – A premiação do Campeonato de Futsal Série B, será a seguinte:

a)equipe campeã: 1 (um) troféu e 14 medalhas;b)equipe vice-campeã: 1 (um) troféu e 14 medalhas;c)equipe 3ª colocada: 14 medalhas;d)equipe 4ª colocada: 14 medalhas.e)goleador: um troféu;f)goleiro menos vazado: um troféu;g)jogador destaque: um troféu.

CAPÍTULO VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAISArt. 29º – É proibida a presença e o uso de qualquer tipo de instrumento musical (percussão,sopro, buzinas de qualquer espécie e outros artefatos que perturbem o andamento do jogo) noginásio antes, durante e após os jogos.Art. 30º – A Comissão Organizada poderá, no interesse maior da competição, transferir, mudarde local ou horário os jogos já marcados, sempre que julgar isto extremamente necessário eindispensável.Art. 31º – A equipe perderá direito a devolução da taxa de caução quando perder por WXO oufor punida por indisciplina pela JJD.Art. 32º – Todo e qualquer protesto com relação a acontecimentos de um jogo, somente poderáser feito até o término do expediente do Departamento de Desporto do primeiro dia útilimediatamente posterior ao dia do jogo, devendo o mesmo ser feito em separado, assinado pelorepresentante da equipe com uma taxa de R$100,00.Art. 33º - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Sapiranga, janeiro de 2018.