registros no windows 7

30
REGISTROS NO WINDOWS 7 Prof. Daniel Brandão

Upload: daniel-brandao

Post on 13-Jun-2015

4.219 views

Category:

Technology


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Registros no windows 7

REGISTROS NO WINDOWS 7

Prof. Daniel Brandão

Page 2: Registros no windows 7

O que é e como funciona o registro do Windows? Presente em nossas vidas desde o

Microsoft Windows 3.1, o "Registro do Sistema" ainda é visto como uma funcionalidade bastante misteriosa (e até perigosa) para a maioria das pessoas. Poucos sabem o que ele é e muito menos qual a sua real função, e uma simples alteração mal planejada pode comprometer todo o sistema.

 

Page 3: Registros no windows 7

O registro é na verdade um banco de dados do sistema que armazena todas as configurações dos aplicativos que instalamos. Sempre que trocamos um papel de parede, instalamos um reprodutor de vídeo ou trocamos o nosso navegador padrão de internet, efetuamos modificações nesse banco de dados para que o Windows as salve e saiba como queremos que ele funcione.

Quando abrimos o Editor de Registro do Windows (digitando "regedit" no campo de busca do Menu Iniciar) estamos na verdade abrindo uma interface que reúne cinco arquivos localizados na pasta "C:Windowssystem32config", que juntos armazenam todas as configurações do sistema.  

Page 4: Registros no windows 7
Page 5: Registros no windows 7

Chaves de registro: Todas essas configurações são editadas através

de chaves, também conhecidas como Hives, que são a unidade padrão de informação do registro. Por padrão, o Windows utiliza de 5 a 7 chaves principais que se subdividem em várias outras de uma forma semelhante às pastas que estamos acostumados no Windows Explorer, cada uma referente à configuração de uma parte do sistema acompanhado de uma chave. Cada uma dessas sub-chaves possui um valor, e a mudança aqui é o que efetivamente realiza uma alteração. No Windows 7 temos cinco chaves principais:

Page 6: Registros no windows 7

HKEY_CLASSES_ROOT (HKCR): presente nas versões atuais do Windows apenas para manter a compatibilidade com programas mais antigos, da geração 16 bits (dos tempos do DOS), HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREClasses.

HKEY_CURRENT_USER (HKCU): é uma sub-chave de HKEY_USERS, contendo todas as configurações do usuário logado no sistema.

HKEY_LOCAL_MACHINE (HKLM): chave mais importante do registro, guarda todas as informações que o sistema operacional precisa para funcionar e de sua interface gráfica. Utiliza o arquivo SYSTEM para armazenar essas configurações.

Page 7: Registros no windows 7

HKEY_USERS (HKU): guarda as configurações de aparência do Windows e as configurações efetuadas pelos usuários, como papel de parede, protetor de tela, temas e outros, utilizando o arquivo USER para armazenar essas informações.

HKEY_CURRENT_CONFIG (HKCC): salva os perfis de hardware utilizados pelo usuário. Como normalmente só é utilizado um perfil, o valor da chave é HKEY_LOCAL_MACHINECONFIG00.

Page 8: Registros no windows 7

Por exemplo, observe na imagem abaixo onde fica armazenada a configuração de linguagem do Adobe Reader no Windows:

Page 9: Registros no windows 7

Confira abaixo algumas dicas de como manter o registro sempre limpo e rápido e algumas modificações manuais que afetam o comportamento global do sistema:

1. Backup manual do registro:

Clique em "Arquivo" e depois em "Exportar" para salvar uma cópia do estado  atual do registro. Caso o seu computador comece a apresentar problemas futuramente, basta restaurar esse arquivo clicando em "Arquivo" e "Importar".  

Page 11: Registros no windows 7

2. Desfragmentação e Limpeza:

O uso normal do computador causa fragmentação das informações no registro da mesma forma que acontece com os discos rígidos, sendo altamente recomendado desfragmentá-lo com uma certa frequência para manter o seu computador sempre com o máximo desempenho. O mesmo acontece com o seu tamanho, pois quando mudamos alguma configuração ou desinstalamos algum programa o Windows não remove as chaves inutilizadas (conhecidas como chaves órfãs) do jeito que deveria.

Para isso, existem alguns programas especialistas nessa função, como o Auslogics RegistryCleaner, CCleaner, Advanced SystemCare Free, Comodo System Cleaner,  Mr. RegClean, MV RegClean e outros.

Page 12: Registros no windows 7

3. Desabilitar a reinicialização automática após a instalação de novas atualizações:

Um comportamento que frustra bastante muitos usuários é a reinicialização automática do Windows, pois ela costuma acontecer antes de termos tempo de salvar o que estamos fazendo ou mesmo quando não estamos por perto.

Se você também se incomoda com essa característica, acesse a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINESoftwarePoliciesMicrosoftWindowsWindowsUpdateAU e altere o valor que aparece em NoAutoRebootWithLoggedOnUsers de 0 para 1.

Page 13: Registros no windows 7

Abrindo editor Regedit

Para abrir o Editor do Registro, frequentemente utilizado quando temos o Windows, aqui vão os passos a seguir No Windows XP, Vista e 7:Abrir o menu IniciarPosicionar o cursor na barra de pesquisaDigitar regeditValidar pressionando a tecla Enter

Page 14: Registros no windows 7

Como restaurar, criar, configurar e suprimir um ponto de restauração no Windows 7

A proteção do Sistema Windows 7 permite a criação e a gravação regular de pontos de restauração no seu computador. Estes pontos de restauração contêm informações sobre os parâmetros do Registro, bem como outras informações do Sistema utilizadas pelo Windows. 

Você pode, também, criar pontos de restauração manual. 

A Restauração do sistema lhe ajuda à restaurar os arquivos do sistema de seu computador em um ponto anterior no tempo, sem afetar seus arquivos pessoais. 

Page 15: Registros no windows 7

Restaurar o sistema

Para restaurar o sistema em uma data anterior , siga estas etapas :Clique em Iniciar / Todos os programas / Acessórios / Ferramentas do Sistema / Restauração do Sistema .

Faça um clique em Avançar :

Page 16: Registros no windows 7

Se a data indicada lhe convém, clique em Avançar. Ao contrário, marque Escolher outro ponto de

Restauração depois clique em Avançar. Escolha uma data na lista, depois clique em Avançar. Clique em Terminar. A Restauração do Sistema deverá começar. No final, seu PC vai reiniciar para continuar a

restauração. Você será alertado no final da restauração.

Se você receber uma mensagem de erro depois do reinicio, é preciso tentar a restauração do sistema em modo de segurança.

Note que se a restauração não lhe convier, o utilitário criou um novo ponto intitulado Anular a restauração do sistema .

Page 17: Registros no windows 7

Criar um ponto de restauração

Windows 7 cria pontos de restauração regularmente, bem como em cada instalação importante. No entanto, é importante criar um ponto de restauração manualmente, antes de uma instalação duvidosa, ou depois de uma desinfecção. 

Se você deseja criar um ponto de restauração manualmente, siga estas etapas :Clique em Iniciar / Todos os programas / Acessórios / Ferramentas do Sistema / Restauração do Sistema .

Page 18: Registros no windows 7

Uma janela se abre: Faça um clique em

«Criar» e OK. Escreva o nome do

ponto (exemplo : antes da instalação MSN ) e clique em Criar.

O ponto de restauração se criou.

Clique em Fechar.

Page 19: Registros no windows 7

Ativar a criação de pontos de restauração

A Restauração do Sistema nem sempre é operacional. 

Para que Windows 7 possa fazer um ponto de restauração automaticamente e para criar um ponto de restauração manualmente, é preciso que a restauração do sistema seja ativada ! 

Para ativar a restauração do sistema, siga estas etapas :

Page 20: Registros no windows 7

Clique em Menu Iniciar / Painel de Controle / Sistema .

Clique em Proteção do Sistema , à esquerda na janela.

Uma janela se abre :

Page 21: Registros no windows 7

Faça um clique sobre a partição (disco rígido) sobre a qual você quer ativar a restauração, e um clique em « Configurar » e OK.

Um painel de abre:

Page 22: Registros no windows 7

marque a casa do alto « Restaurar os parâmetros do sistema e as versões precedentes dos arquivos »

Clique em Aplicar e OK, a restauração do sistema, tanto automática quanto manual, será ativada.

Você pode, também, pelo mesmo procedimento regular o espaço disco máximo utilizado para a proteção do sistema ou suprimir todos os pontos de restauração

Page 23: Registros no windows 7

Funções úteis em Registros

Desligue o Aero Snap

Por padrão as janelas no Windows 7 são atraídas para os cantos da tela

automaticamente, como um pedaço de metal puxado por um imã. A Microsoft chama este recurso de “Aero Snap” e ele pode ser muito útil na hora de trabalhar com dois documentos lado-a-lado, por exemplo. Mas e se você simplesmente quer arrastar uma janela para o canto da tela sem que o sistema operacional controle seu tamanho e posição? Nesse caso basta desativar o Aero Snap usando o registro.

Navegue até a chave HKEY_CURRENT_ USER\Control Panel\Desktop. Lá, procure por um item chamado WindowArrangementActive, que por padrão tem o valor 1. Dê um duplo-clique no item, mude o valor para 0, e o Aero Snap já era.

Page 24: Registros no windows 7

Funções úteisMude o comportamento das miniaturas das janelas

Se você parar o cursor do mouse sobre um ícone na barra de tarefas por uma fração de segundo, verá uma “miniatura” com o onteúdo exato da janela do programa que o ícone representa. Legal, não? Mas se você é impaciente e quer uma miniatura na hora, sem espera nenhuma, está com sorte. Há uma chave do registro para isso.

Page 25: Registros no windows 7

Funções úteisMude seu nome no Windows

Esse é divertido: quando você instala o Windows o sistema pergunta seu nome, o nome de sua organização e o nome que você quer dar para a máquina. O problema? Você pode mudar o nome da máquina o quanto quiser no Painel de Controle, mas não pode mudar o nome da pessoa para quem o sistema está registrado.

Para corrigir isso vá até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows NT\

CurrentVersion. Você verá uma variedade de itens no lado direito da janela. Dê um duplo-clique no item RegisteredOwner e em Dados do valor coloque o nome que você quiser.

Page 26: Registros no windows 7

Funções úteisEsconda itens inúteis no Painel de Controle

Você acha que o Painel de Controle do Windows tem itens que você nunca irá usar? Quando foi a última vez que você precisou mexer nas configurações no Gerenciador de Credenciais? ou em Telefone e Modem? ou no Windows CardSpace? Infelizmente o Painel de Controle não é que nem uma janela do Windows Explorer, e não é possível mover ou excluir itens. A não ser que você peça uma ajudinha ao registro.

Navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\ Explorer. Se não houver uma chave Explorer debaixo de Policies, crie-a. Clique em Explorer, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio no painel direito da janela selecione Novo / Valor DWORD (32 Bits). Chame-o de DisallowCpl, dê dois cliques sobre ele e mude o conteúdo de Dados do valor de 0 para 1.

Page 27: Registros no windows 7

Funções úteisSelecione que programas aparecem na opção “Abrir Com” para cada extensão

Um menu de contexto limpinho é algo um tanto quanto difícil se você está usando o seu computador há algum tempo e já instalou vários programas nele. Quando você seleciona “Abrir com” para um arquivo qualquer, é comum este menu estar recheado de programas que você não deseja e, muitas vezes, justamente o que você quer não está lá. Aprenda a tirar os aplicativos desnecessários deste menu!

Page 28: Registros no windows 7

Funções úteisEsconda a opção de busca por programas na web

Dê um duplo-clique em um arquivo que o Windows não reconhece e você verá a velha janela perguntando se você quer usar a internet para encontrar um programa que possa abrí-lo. Poucas pessoas usam essa função. É bom saber que existe um ajuste simples no registro para eliminar para sempre esta janela.

Encontre a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer. Clique sobre ela, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio no painel direito da janela e selecione a opção Novo / Valor DWORD (32 Bits). Dê a ele o nome de NoInternetOpenWith, dê um duplo-clique sobre ele e mude os Dados do valor para 1.

Page 29: Registros no windows 7
Page 30: Registros no windows 7

Fonte Bibliográfica

http://pt.kioskea.net http://canaltech.com.br/