registro da Área do cdhu traz avanÇo na …§ão-427.pdf · iperó diagramaÇÃo: polo...

8
J O R N A L D E Campanha do Agasalho tem 72 pontos de arrecadação SOLIDARIEDADE EDIÇÃO 427 • 04/06/2015 • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PÁGINA 2 INFÂNCIA Prorrogadas as inscrições para eleição de Conselheiros Tutelares PÁGINA 3 PROAC PÁGINA 2 Escola Elisa recebe show circense REGISTRO DA ÁREA DO CDHU TRAZ AVANÇO NA REGULARIZAÇÃO DO LOCAL PÁGINA 3 REGULARIZAÇÃO SAÚDE Iperó elege delegados para Conferência Estadual PÁGINA 3

Upload: vuonglien

Post on 12-Oct-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

J O R N A L D ECampanha doAgasalho tem 72pontos de arrecadação

SOLIDARIEDADE

EDIÇÃO 427 • 04/06/2015 • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PÁGINA 2

INFÂNCIA

Prorrogadas asinscrições paraeleição deConselheirosTutelaresPÁGINA 3

PROAC

PÁGINA 2

EscolaElisarecebeshowcircense

REGISTRO DAÁREA DOCDHU TRAZAVANÇO NAREGULARIZAÇÃODO LOCALPÁGINA 3

REGULARIZAÇÃO

SAÚDE

Iperó elegedelegadosparaConferênciaEstadual

PÁGINA 3

JORNAL DE IPERÓ › 04.06.15 ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ2 ›

PUBLICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPERÓ/SP ■ ■ JORNALISTA RESPONSÁVEL: FERNANDA LUVIZOTTODIAGRAMAÇÃO: POLO COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÕES LTDA.Iperó

ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ

J O R N A L D ETIRAGEM: 2500 EXEMPLARESEXPEDIENTE -

■ FOTOS: DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO

SOLIDARIEDADE

Campanha doAgasalho tem 72pontos de arrecadaçãoA CAMPANHA do agasalhodesenvolvida pelo Fundo Social deSolidariedade prossegue até o dia29 de junho e Iperó já contacom  72 pontos em que osmoradores podem deixar blusas,agasalhos, calçados, cobertores eoutros itens novos ou usados paracontribuir com doações em proldas famílias de menor renda. Entreos pontos estão igrejas, escolas,bancos,  empresas, comércios,instituições e órgãos  públicos(Confira a relação na página 7).

''A ação envolve a cidade toda,com o apoio de diversos segmen-tos da sociedade. Nosso objetivo éajudar as pessoas que tem dificul-dades de adquirir agasalhos e

produtos para enfrentar o invernocom mais conforto. Estamos felizescom a adesão de novos pontos dearrecadação e contamos com asolidariedade da população paraque a campanha seja um sucesso”,declarou Valdenis Ribera Mira,Presidente do Fundo  Social deSolidariedade.

A moradora Luciani Martins,proprietária de um dos pontos dearrecadação (Petshop “Amicão”),para incentivar as doações de seusclientes inovou e criou umapromoção: Os clientes que  levamseus animais para dar banho e quecontribuem com a doação de umagasalho ganham uma hidrata-ção,  uma tosa higiênica ou um

banho medicinal para seuanimalzinho. ''Meus clientes gosta-ram, aderiram a ideia e entraramno embalo. Eles trazem os cachor-ros e já vem com os agasalhos namão. Ou quando vou buscar emsuas casas, já  deixam suas saco-linhas arrumadas para mim, é atélegal de ver! A equipe do  FundoSocial me entregou a caixa naquinta-feira e em menos de umasemana ela já está quase cheia.'',destacou Luciani.

Mais informações  podem serobtidas na sede do Fundo Socialde Solidariedade, situada naRua  Costa e Silva, 175 - VilaEsmeralda ou pelo telefone 3266-1198. ■

CULTURA

Cultura em Ação participa deEncontro de DançaO PROJETO Cultura em Ação,promovido pela Prefeitura deIperó, por meio do Departamentode Cultura, participou no últimoDomingo (31) do 13º Endance -Encontro de Dança de Cerquilho.O Projeto se apresentou pelaprimeira vez no evento com alunosdos cursos de Jazz e Zumba,dirigidos pelo instrutor RafaelMaffi. A Prefeitura ofereceu apoiologístico, disponibilizando trans-porte aos participantes e a equipedo Departamento de Culturaesteve presente prestigiando osiperoenses. O Endance não é umacompetição ou mostra, mas umencontro de bailarinos, grupos eacademias consolidadas, profes-sores, diretores e coreógrafoshabilitados, convidados a

apresentar seus trabalhos.O instrutor da equipe de Iperó,

Rafael Maffi elogiou a organizaçãodo evento. Ele destacou que oprojeto Cultura em Ação, desen-volvido pela Prefeitura de Iperó,''visa fomentar a arte em suas maisvariadas vertentes ao município.Como profissional da dança e deeducação física em formação,buscamos trazer uma forma devida mais saudável para os alunosatravés dos benefícios da dança.”

Segundo Maffi, as aulas sãopara os que sabem e os que nãosabem dançar. “Trabalhamostécnicas de estilos variados, desdeo jazz musical, passando por estilosmais românticos como o LirycalJazz e mais fortes como o StrongJazz, arriscando até um pouco de

VideoDance, que mistura bases deHip Hop e Street Jazz e o famosoStilleto. Sem contar a Zumba, queé a sensação do momento, onde ofoco é a diversão e todo mundodança a seu jeito”, destaca.

Inscrições abertasA partir do dia 1º de julho, o

Projeto Cultura em Ação estarácom inscrições abertas para seuscursos, que são totalmentegratuitos. Para se inscrever sãonecessários: cópia do RG, com-provante de endereço e 1 foto 3x4.O interessado deverá apresentá-losno Departamento de Cultura,situado na Rua Luiz Rossi, 107 -Jardim Irene (Polo Cultural). Outrasinformações podem ser obtidaspelo telefone 3266-2383. ■

VOLUNTÁRIOS

Inscrição para oDoutores Trupalhaçostermina dia 13TERMINAM NO próximo dia13 de junho as inscrições para osinteressados em fazer parte daONG Doutores Trupalhaços, dehumanização hospitalar.

A iniciativa, que conta com oapoio da Prefeitura de Iperó quecolabora na divulgação e disponi-bilização de espaços para reuniões,objetiva agregar novos voluntáriosao trabalho que já é desenvolvido. Para participar, o interessadodeve ter mais de 16 anos (osmenores de idade deverão terautorização dos pais ou respon-sáveis) e algum tempo disponívelpara ajudar em atividades comoapoio em eventos, nas visitas em

hospital, na área administrativa, dedivulgação ou outra.

Os candidatos devemmanifestar seu desejo de participarpor meio do email [email protected]. O inte-ressado receberá de volta – tam-bém por e-mail – uma ficha deinscrição que deverá ser preen-chida e devolvida no mesmo e-mailaté o próximo dia 13.

No dia seguinte, domingo, dia14 de junho, às 10h, no PoloCultural, será realizada uma entre-vista pessoal com os inscritos,quando serão selecionados os no-vos voluntários e esclarecidas -dúvidas sobre o projeto. ■

CULTURA

Escola Elisa recebeapresentaçãocircense do PROACNESTA quarta (3), os alunos daescola "Dona Elisa Moreira dosSantos" assistiram ao espetáculointitulado “Momento Mágicos”,da dupla Rockan e Ranny. Mágicosinternacionais Rockan e Rannydesenvolvem o projeto com oapoio do Programa de AçãoCultural do Estado de São Paulo(PROAC).

A apresentação obtida poriniciativa da diretora da unidadeescolar, Josana de Fátima Moraes,foi destinada a todas as faixasetárias, de ambos os períodos.“Esses espetáculos da forma comosão apresentados representamuma manifestação artística ecultural contribuindo para oenriquecimento do repertóriodiscente. São parte da essência dainstituição escolar!”, diz a diretora.

Os alunos se divertiram com aapresentação da dupla queressaltou conceitos de respeito,companheirismo e amizade.

O PROAC é um programa doGoverno do Estado de São Pauloque tem como finalidade promovera ampliação e a diversificação daprodução artística, criar novosespaços, preservar o patrimôniohistórico e aumentar as formas decirculação de bens culturais emtodo o Estado.

ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ 04.06.15 › JORNAL DE IPERÓ › 3

CDHU

Registro da área doCDHU traz avanço naregularização do localNO ÚLTIMO dia 28 de maio, aPrefeitura recebeu o registro dodesdobro do imóvel desapropriadoem 1990 para a implementação donúcleo da Companhia deDesenvolvimento HabitacionalUrbano - CDHU. Da área total de55.650,94m², uma parte com41.125,71m² é ocupada pelasunidades habitacionais do CDHUe o restante de 14.525, 23 m² setrata do núcleo existente na ruaValdemar Jose da Silva.

O processo de regularizaçãodas casas do CDHU aguardava odesdobro da área para indivi-dualização dos imóveis. Agora opróximo passo será a atualizaçãoda lei de doação e a doação efetivaao CDHU para que seja dadoprosseguimento nas ações com aentrega do documento do imóvelde cada uma das unidades embenefício de 138 famílias queresidem no local.

O prefeito ao receber a notíciadestacou o esforço empreendido."Esse é um trabalho com o qualestou envolvido desde o início de2013 e que fixei com prioridade daadministração. A regularização éum processo um pouco lento, mastraz benefícios aos moradores, semcontar a realização das famílias emter o imóvel no próprio nome. OCDHU é um bairro antigo e osmoradores reivindicam há temposa documentação. Fico contente empoder participar deste momentotão importante para mais de 100famílias”, disse.

Para o morador José GeraldoFagundes "Há anos minha famíliae muitas outras aqui do bairroesperam pela documentação dosimóveis. É uma ótima notícia e sótemos a agradecer."

Sem prejuízo das ações doCDHU, o prefeito já determinou aabertura de procedimento que visaregularizar também as casasexistente na rua Valdemar Jose daSilva, tendo inserido a área noprograma de regularização doGoverno Estadual - Cidade Legal.

"Com a regularização asfamílias poderão receber o registro

do seu imóvel, com a garantia dapropriedade. Com isso poderãotambém transmitir seu imóvel aosseus herdeiros, obter financia-mentos e linhas de créditos parareformas, além de serem legalmen-te donos do que é seu de direito.",destacou a Dra. Alessandra Pascoli,responsável pelos processos deregularização.

"Agora vamos continuar asações e buscar resolver a situaçãodos moradores da Valdemar Joséda Silva. Já autorizei o início dostrabalhos e, em breve, será feito olevantamento de toda a área .Nessa área estimamos que serãobeneficiadas cerca de 60 famí-lias.", acrescentou o prefeito.

"Tenho muito a agradecer aosque se empenharam para tornarrealidade este sonho. Agradeço aoprefeito e a todos envolvidosporque agora posso dizer comorgulho que esta casa é minha",disse o morador Wellington Costaque mora no local há mais de 20anos. O morador Moisés F. Santostambém ficou muito feliz "Moroaqui há 19 anos e ouvia muitosobre a regularização, mas nadaera feito. Hoje já não possoreclamar, só posso é agradecer poresta conquista", disse.

Além dessas áreas o programa

trabalha com a regularização deoutros núcleos como Bela Vista,Casas da Ferrovia, Vila SantoAntonio, Capoavinha J, Carijó,Chuteira, Jardim Mariita, RecantoCampo Alegre, Jardim NovoHorizonte, Bananal, Cagerê,Campos Vileta, Jardim Alvorada,Chácaras Paiffer, Rua Popst, entreoutros. Já foram regularizados osnúcleos Capoavinha A, B e C eJardim Mariita (quadras A, C ,D, F,H e I).

Mais informações podem serobtidas no departamento jurídico,localizado no Paço Municipal oupelo telefone (15) 3459-999 -ramais 219 e 220 ou pelo [email protected]. ■

REGULARIZAÇÃOVAI BENEFICIAR138 FAMÍLIASQUE RESIDEMNO LOCAL

SAÚDE

Iperó elegedelegados paraConferência EstadualCom a presença do prefeito eautoridades, foi realizada em Iperó,no último dia 30, a 3ª ConferênciaMunicipal da Saúde, que discutiu osdiversos aspectos da saúde e elegeuos delegados que representarão omunicípio nas Conferências Regionale Estadual, em data ainda a serdefinida.

Na abertura o prefeito destacouos investimentos realizados na saúdenos últimos dois anos e meio que,praticamente, dobraram comrelação ao mesmo período antes doinício da atual administração.

"Estamos empenhados emgarantir um a saúde de qualidadepara nossa população. Vemos anecessidade de nossos pacientes etemos garantido o fornecimentos deexames e medicamentos que nãoestão entre as atribuições dosmunicípios. Além disso ampliamos oatendimento médico no PA queagora conta com dois plantonistas24h por dia, trouxemos o Centro deEspecialidades para a área centralpara facilitar o acesso da população,reduzimos significativamente aespera por consultas com especia-listas, ampliamos a farmácia eaumentamos o horário na UBS emGeorge Oetterer.", destacou oprefeito.

As palestras tiveram início apóso café da manhã. Foram palestranteso dr. Edison Bueno, dr. MarceloViciconte Ramalho e a secretária deGoverno, que explanaram, respecti-vamente, sobre o “Subfinan-

ciamento do SUS (Sistema Único deSaúde)”, a “Saúde Pública de Qua-lidade para Cuidar Bem das Pessoas”e sobre o “COAP (Contrato Orga-nizativo da Ação Pública da Saúde)”.

Após o almoço, foi feita a mesaredonda para apresentação edebates dos eixos, apresentaçõesdas propostas e por fim a escolhados delegados para a ConferênciaEstadual. Por votação, foram asecretária municipal de Saúde, LuisRodrigues Moreira, Jairo Rodriguesda Silva e Cleura Soares Gherardi.

Os delegados participarão daConferência Regional, em dataainda a ser informada pelosDepartamentos Regionais de Saúde(DRS), quando poderão expor suasopiniões sobre os temas abordadose discutidos na 3ª Conferência deSaúde de Iperó.

Após a Conferência Regionalhaverá a Conferência Estadual e, seos representantes de Iperó foremselecionados, o município poderárepresentar o Estado e seusobjetivos, durante a ConferênciaNacional de Saúde, que serárealizada em Brasília, em dezembro.

“Com os temas explanados, omunicípio pretende ter o benefícioda melhoria do SUS, ocomprometimento dos entesfederativos por meio do COAP e ummelhor repasse financeiro doGoverno Federal, para quepossamos melhorar a saúde emnosso município”, disse a secretáriada saúde. ■

TUTELAR

Prorrogadas as inscrições paraeleição de Conselheiros TutelaresO CONSELHO Municipal dosDireitos da Criança e do Adolescente(CMDCA) prorrogou até o dia 11 dejunho as inscrições para o processo deescolha dos novos conselheiros.

O processo de seleção acontecesob a fiscalização do Ministério Públicoe do Poder Judiciário e, após aprovadoem prova escrita e avaliação psico-lógico, o candidato poderá concorreras eleições no próximo dia 4 deoutubro. Serão eleitos 5 conselheirostutelares titulares e respectivossuplentes. O mandato é de 4 anos epermitida uma única reconduçãomediante processo de escolha.

A remuneração, carga horária e

demais direitos dos ConselheirosTutelares são regidos por legislaçãomunicipal própria e para se inscrever ointeressado deve ser maior de 21 anos,residir no município há, no mínimo, 2anos, manter conduta idônea, tertrabalhado profissional ou volunta-riamente na área por 2 anos, entreoutros requisitos constantes do editalque pode ser obtido na sede doCMDCA ou no site da Prefeitura deIperó (www.ipero.sp.gov.br).

A ficha de inscrição e mais in-formações  podem ser obtidos na sededo CMDCA,  situada na rua Costa eSilva, 84,  de segunda a sexta-feira das8h às 12h ou pelo telefone 3266-3955.

ATOS OFICIAIS

JORNAL DE IPERÓ › 04.06.15 ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ4›

ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ 04.06.15 › JORNAL DE IPERÓ › 5

JORNAL DE IPERÓ › 04.06.15 ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ6 ›

PORTARIA DO PODERLEGISLATIVO MUNICIPAL

- Portaria n.º 056/2015– Estabelece a suspensão doexpediente na CâmaraMunicipal de Iperó, no doa05 de junho de 2015.

- Portaria n.º 057/2015– Concede férias, no períodode 06/07/2015 a 20/07/2015a Eneide Regina Proença,Contador/Tesoureiro.

- Portaria n.º 058/2015– Conceder férias, no perío-do de 02/07/2015 a31/07/2015 a Gecilda Euge-nia de Oliveira Pinto,Recepcionista.

Publicado e registradonesta secretaria em 1º dejunho de 2015.

Sérgio Poli SimonPresidente da Câmara

Municipal de Iperó

ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ 04.06.15 › JORNAL DE IPERÓ › 7

JORNAL DE IPERÓ › 04.06.15 ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ8 ›

ESPORTES

Domínio empatae segue brigandopelas semifinaisO DOMÍNIO Futsal travou umintenso duelo contra o IpanemaClube, na manhã do ultimodomingo (31), na quadra doadversário, em jogo válido pelacategoria sub 18 da Taça Lisofus,o qual terminou empatado em 4 a4. A igualdade deixou o time deIperó dependendo apenas de sipara terminar a primeira fase dacompetição na liderança e conse-guir a vaga direta nas semifinais.

Com o resultado, o Domíniochegou aos 10 pontos e divide avice-liderança com o próprioIpanema - que já fez todos seusjogos na fase -, porém fica emterceiro por conta do saldo de gols.Com dois pontos a mais, o líder éo Sérgio Futsal, que serájustamente o adversário que o timeenfrentaria nesta quinta-feira (4),pela quinta e ultima rodada. Umasimples vitória seria o bastantepara os iperoenses avançaremdiretamente às semifinais comoprimeiro colocado. O empatetambém já asseguraria entre osquatro melhores, porém nasegunda posição.

Demais categoriasOutras duas categorias

estiveram na quadra do IpanemaClube no último domingo.Desfalcado de vários jogadores, otime sub 12 se despediu dacompetição com uma derrota parao CT Marinho por 6 a 0, enquantoque o sub 15 foi batido pelo RizzoFutsal por 5 a 0.

O sub 16 folgou no final de

Semana.Quarto colocado do grupo A,

com sete pontos em cinco partidas,tendo dois jogos por fazer, o timeainda briga por classificação àsquartas de finais. Seu próximocompromisso está marcado para odia 12 de junho, quando joga às21 horas, na quadra do CTMarinho, contra o CruzadaEsportes. ■

FEMININO

Feminino é terceiro na AIFAO TIME DE futsal feminino deIperó obteve, no último domingo(31), o terceiro lugar da Copa AIFALoucas por Esporte de Indaiatuba.O elenco, no entanto, não precisouentrar em quadra para ficar com amedalha de bronze, uma vez queseu adversário, o Vitória deItupeva, chegou ao ginásio da SolSol com uma hora de atraso, sendoentão punido com WO.

Após ficar entre os trêsmelhores em mais umacompetição, as iperoenses agoraseguem na disputa do

Campeonato Aberto de Araçoiabada Serra, onde nesta quarta-feira(3), enfrentariam o PRM Ditos Bol

valendo a liderança do grupo A,bem como a classificação para apróxima fase. ■

DIA DO DESAFIO

Com mais de 70%de participação,Iperó vence desafioCONTANDO COM uma ade-são de 72% de sua população,Iperó foi a grande vencedora doDia do Desafio, realizado no ultimodia (27). A cidade teve comoadversária a guatemalteca Santia-go, que conseguiu mobilizar 28%de seus moradores.

Para ajudar Iperó a se tornarmais uma vez vencedora doChallenge Day, o DepartamentoMunicipal de Esportes promoveudiversas atividades em todas asescolas e projetos do Município,onde as pessoas deixaram de lado

suas atividades rotineiras por 15minutos e se dedicaram a algumaatividade física em nome da saúdee da qualidade de vida.

“Ficamos muito satisfeitoscom esse resultado positivo. Edevemos salientar que, neste ano,desenvolvemos as ações comcriatividade e evitando custos.Toda a equipe se empenhou, eainda tivemos o apoio de escolas,creches, projetos e do pessoal doCeconti e Viva Melhor Idade”,afirmou José Ricardo Vieira, diretordo Departamento de Esportes. ■

MEIO AMBIENTE

Alunos de noveescolas participamde concurso

ALUNOS de nove escolas deIperó estão participando da cam-panha educativa “Ao Redor daIbero-América”. A campanha éuma iniciativa da empresa Proac-tiva em parceria com a PrefeituraMunicipal de Iperó e objetivaampliar o conhecimento das crian-ças sobre o meio ambiente e osproblemas enfrentados pelascidades. Visa também incentivar osbons hábitos entre os cidadãosquando ainda são crianças, trans-formando-as em propagadoras.

Este ano, o tema que vemsendo abordado com os estu-dantes é “O dia em que as criançasdo mundo aprenderam a cuidar damãe terra”. As atividades vêmsendo desenvolvidas desde o mêsde março e prosseguem durantetodo este mês de junho. O tema étrabalhado em sala de aula com arealização de atividades pedagó-gicas destacando a importância douso responsável dos recursosnaturais, redução do impacto dodesenvolvimento coletivo do pla-neta e como as ações humanasafetam estes processos naturais.

Em sala de aula, os estudantesdesenvolverão um desenho e uma

redação sobre o tema proposto. Ostrês primeiros classificados de cadacidade ganharão prêmios. O ven-cedor em nível nacional ganhauma viagem para o Peru, acom-panhado do seu professor, daequipe da Proactiva, do GrupoVeolia – a quem a Proactiva évinculada, e da Organização dosEstados Ibero-Americanos (OEI).

De Iperó, participam alunos dasescolas municipais "Profª CecyMonteiro Oetterer", "Dona Gláu-cia Ap. Andrade Nogueira"; "ElisaMoreira dos Santos"; "FranciscoAdolfo de Varnhagem";  "DonaIsaura Jamas Fogaça"; "DoutoraNeide Fogaça de Lima"; "Mari-nheiro Mariz de Barros"; "ProfªPedrina de C.Pedrozo Rosa e "Ro-que Ayres de Oliveira". No Brasil,além do estado de São Paulo,também participa o Estado deSanta Catarina, com estudantesrepresentantes das cidades deBiguaçú, Bombinhas, GovernadorCelso Ramos, Palhoça, São José eTijucas.

Além do Brasil, o projeto érealizado na Argentina, Chile,Colômbia, Equador, México, Perue Venezuela. ■