regimento 2014

23
REGIMENTO ESCOLAR

Upload: socorro-vasconcelos

Post on 09-Jul-2015

35 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Documento que dita as normas da EEEP Júlio França.

TRANSCRIPT

Page 1: Regimento 2014

REGIMENTO ESCOLAR

Page 2: Regimento 2014

SUMÁRIO

TÍTULO I - DA IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E FINALIDADES

TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICA

Seção I – Núcleo gestor

Subseção I - Do diretor- geral

Subseção II – Da coordenação escolar

Seção II - Do corpo docente

Seção III- Do corpo discente

Seção IV – Da Equipe de apoio à prática educativa

Subseção I – Dos diretores de turma

Seção V- Apoio administrativo

Seção VI - Da secretaria escolar

Subseção I - Arquivos

Seção VII - Da biblioteca – sala de leitura

Seção VIII - Dos laboratórios

Subseção I - Do laboratório de informática

Subseção II - Do laboratório de Ciências

Subseção III - Dos laboratórios específicos

Seção IX - Dos serviços gerais

Seção X - Dos organismos colegiados

Subseção I - Da Congregação de Professores

Subseção II - Conselho de Classe

Subseção III - Grêmio Estudantil

Subseção IV - Conselho Escolar

Subseção V - Unidade Executora

TÍTULO III - DO REGIME ESCOLAR, DO REGIME DIDÁTICO E DAS NORMAS DECONVIVÊNCIA

CAPÍTULO I - REGIME ESCOLAR

Seção I - Organização do ensino

Seção II - Calendário escolar

Seção III - Da matrícula da Escola Estadual de Educação Profissional

Seção IV - Da transferência

Seção V - Da regularização de vida escolar

Subseção I – Progressão parcial

Subseção II - Aproveitamento de estudos

Page 3: Regimento 2014

CAPÍTULO II - DO REGIME DIDÁTICO

Seção I - Da organização curricular

Seção II - Processo de avaliação da aprendizagem do ensino médio integrado à educação

profissional

Subseção I - Verificação do Rendimento Escolar

Subseção II - Frequência

Subseção III - Recuperação

Subseção IV - Promoção

Seção III - Dos diplomas

CAPÍTULO III - DAS NORMAS DE CONVIVÊNCIA

Seção I - Dos docentes

Seção II - Dos discentes

Seção III - Dos especialistas e funcionários

TÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Page 4: Regimento 2014

REGIMENTO ESCOLAR

TÍTULO I

DA IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E FINALIDADES

Art.1º - O presente Regimento regulamenta a organização didático-pedagógica eadministrativa do ensino médio integrado à educação profissional nos termos da legislaçãoeducacional vigente.

Art.2º - A Escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Júlio França pertenceà rede estadual de ensino, com sede no estado do Ceará - CE e está situada na rua Joséxerez de Sousa CEP 62.570-000 Nº. 01, Fone: (88) 3663.1212 – FAX: (88) 3663.1212, email, [email protected], tendo como mantenedor a Secretaria de Educação doEstado do Ceará, com inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ sob o Nº01.692.720/0024-14, com registro no Censo Escolar sob o nº 23272317

Art. 3º - A Escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional tem por finalidadeministrar a educação básica no nível médio, proporcionando o pleno desenvolvimento doeducando, seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho.

Art. 4º – A Escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional tem como proposta:

I. garantia da qualidade do ensino e aprendizagem;II. ampliação das oportunidades oferecidas pela escola para apropriação do conhecimentohistoricamente produzido;III. gestão compartilhada como processo de construção do Projeto Pedagógico da Escola; IV. eficiência nos processos, métodos e nas técnicas de ensino e aprendizagem e eficaz nosresultados.

TÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICA

Art. 5º - A Escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional manterá em suaestrutura administrativa os seguintes departamentos e serviços:

a) Núcleo gestorb) Corpo docentec) Corpo discented) Equipe de Apoio à Prática Educativa e) Apoio administrativof) Secretaria escolarg) Bibliotecah) Laboratóriosi)Serviços geraisj)Organismos Colegiados

SEÇÃO I

NÚCLEO GESTOR

Art. 6º – A direção será exercida por um núcleo gestor responsável pela execução, coordenação esupervisão das atividades pedagógicas e administrativas.

Art. 7º O núcleo gestor será composto por um diretor-geral e dois coordenadores escolares.

Page 5: Regimento 2014

SUBSEÇÃO I

DO DIRETOR-GERAL

Art. 8º - Compete ao diretor-geral: I. organizar e supervisionar todos os serviços prestados e desenvolvidos na instituição; II. zelar pela manutenção da unidade do núcleo gestor da escola;III. assinar todos os documentos referentes à parte administrativa da instituição; IV. responder pelas demais funções do cargo;V. garantir o cumprimento da política educacional e dos dispositivos legais da EducaçãoProfissional Integrada ao Ensino Médio;VI. manter permanente articulação entre os segmentos, visando assegurar a adequadaexecução das ações educacionais; VII. acompanhar, controlar e avaliar o resultado das programações desenvolvidas pelaescola segundo indicadores de qualidades; IX. articular-se com a Secretaria de Educação – SEDUC, Coordenadoria Regional deDesenvolvimento da Educação – CREDE e Superintendência das Escolas de FortalezaSEFOR a fim de garantir os recursos necessários ao desenvolvimento das açõeseducativas;X. elaborar e apresentar para a comunidade escolar o Plano de Ação da Escola.XI. animar, acompanhar e avaliar todas as atividades bem como: pedagógicas,administrativas e disciplinares que se fizerem necessárias para a concretização dosobjetivos propostos;

SUBSEÇÃO II

DA COORDENAÇÃO ESCOLAR

Art. 9º - A coordenação escolar é uma instância integradora e articuladora das açõespedagógicas e didáticas na escola, constituindo-se como agentes de reflexão e intervençãono processo de ensino e aprendizagem, de acordo com as diretrizes da propostapedagógica da escola.

Art. 10 - Ao coordenador escolar compete:I. organizar os serviços pedagógicos da instituição, assegurando qualidade e eficiência doprocesso ensino-aprendizagem; II. assinar os documentos relativos à escrituração escolar, juntamente com o secretárioescolar; III. propor medidas e baixar diretrizes, normas e instruções a respeito do regime, didático edisciplinar;IV. coordenar a elaboração e execução do projeto pedagógico da Instituição;V. promover a integração escola, comunidade e família; VI. representar a Instituição onde se fizer necessário; VII. convocar e presidir as sessões da Congregação de Professores e Conselho de Classe;VIII. constituir comissões de professores e especialistas para decidir assuntos de ordempedagógica e disciplinar;IX. cumprir e fazer cumprir o Regimento Escolar e a legislação educacional vigente; X. dar conhecimento a toda comunidade escolar sobre o presente Regimento;XI. construir coletivamente o Projeto Político Pedagógico, cuidando do seuacompanhamento e atualização periódica;XII. participar e assessorar o processo de elaboração do Plano de Ação da Escola;XIII. avaliar os resultados do trabalho docente, estabelecendo estratégias deaprendizagem para a recuperação dos alunos com menor rendimento;

Page 6: Regimento 2014

SEÇÃO II

DO CORPO DOCENTE

Art.11 - O corpo docente será constituído por professores acadêmicos e professorestécnicos, com experiência comprovada na área ou no conteúdo específico a ser ministrado,licenciados ou técnicos.

SEÇÃO III

DO CORPO DISCENTE

Art.12 - O corpo discente da escola é constituído por todos os alunos regularmentematriculados nas séries do ensino médio integrado à educação profissional.

SEÇÃO IV

DA EQUIPE DE APOIO À PRÁTICA EDUCATIVA

Art.13 – A equipe de apoio à prática educativa compõem-se dos profissionais auxiliares deserviços gerais (porteiros, vigilantes, zeladores e cozinheira) e suas atividades seconstituem um suporte necessário ao processo educativo.

Parágrafo único - É de competência da Seduc a contratação dos profissionais para essesetor, que poderão ser terceirizados ou servidores efetivos. Quando efetivos, serão lotadospela própria Seduc e seu contrato regido pelo Estatuto do Servidor.

Art. 14 - Compete aos profissionais deste setor:

I. vigiar, inspecionar e vistoriar o prédio escolar e suas instalações, equipamentos emateriais;II. auxiliar no atendimento e na organização dos educandos nos horários de entrada e saída;III. orientar e prestar informações ao público;IV. cuidar da limpeza, higiene, conservação e manutenção do espaço escolar e de suasinstalações, equipamentos e materiais;V. preparar e distribuir refeições e merenda aos educandos eVI. auxiliar no atendimento e na organização dos educandos nos horários de refeições.

SUBSEÇÃO I

DOS DIRETORES DE TURMA

Art. 15 – A função de diretor de turma será exercida por um professor a quem competirá asseguintes competências:

I. conhecer a legislação em vigor, o Projeto Político Pedagógico da Instituição e o estatutodos alunos;

II. participar, articular e coordenar o trabalho desenvolvido pelos vários professores doConselho de Classe;

III. estabelecer relacionamento com alunos, pais e responsáveis;IV. promover e fomentar bom relacionamento entre alunos e elementos da comunidade

educativa;V. gerir situações de conflito;VI. promover um ambiente facilitador do desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Page 7: Regimento 2014

PARÁGRAFO ÚNICO – O diretor de turma terá três (04) horas semanais destinadas aoatendimento de pais e alunos, à organização de dossiê, e (01) hora em sala de aulatrabalhando a formação para a cidadania.

Art. 16 – O diretor de turma exercerá seu papel no incremento da convivência a partir dos seguintes procedimentos:

I - junto ao aluno:

a) conhecê-lo em toda a sua dimensão;b) orientá-lo de forma personalizada;c) adequar o plano de estudos;d) observar os comportamentos em situações coletivas;e) conhecer os interesses, atitudes, valores e hábitos do aluno;f) fomentar um clima de liberdade que facilite a adaptação social, física e intelectual do

aluno;g) ser o elo entre a escola e a família.

II - junto aos professores:

a) fornecer informação da turma;b) caracterizar a turma;c) discutir e definir estratégias de ensino e aprendizagem;d) promover o trabalho de equipe;e) favorecer a coordenação interdisciplinar;f) analisar problemas dos alunos; g) elaborar propostas de apoio pedagógico;h) propor e debater formas de atuação entre escola e família.

III - junto aos pais ou responsáveis:

a) mantê-los informados sobre a situação dos alunos (assiduidade, comportamento e aproveitamento escolar);

b) comunicar-lhes o dia e a hora de atendimento semanal;c) convocá-los para as reuniões.

IV - junto ao coordenador escolar:

a) informar sobre o acompanhamento dos educandos;b) realizar as atividades educativas com pais, alunos e professores de turma;c) propor formas de atuação para uma relação mais estreita entre família e escola;d) articular estratégias de intervenção dos problemas de aprendizagem e comportamentais

apresentados pelos alunos.

SEÇÃO V

DO APOIO ADMINISTRATIVO

Art.17 - Os serviços de apoio administrativo serão instituídos de forma a atender àsfinalidades estabelecidas pela Instituição, expressas na proposta pedagógica e serãodesempenhados pelos seguintes funcionários, subordinados à direção:

a) auxiliar de secretaria

b) agente administrativo

Art.18 – Os responsáveis pelos serviços de apoio administrativo têm as seguintesatribuições, de conformidade com seus cargos e deveres:

Page 8: Regimento 2014

I. atualizar as fichas funcionais e executar ações congêneres e necessárias para seu plenofuncionamento; II. auxiliar em todas as atividades desenvolvidas pela escola;III. atender às solicitações da direção; VI. atender aos alunos, especialistas, corpo docente, funcionários e o público em geral, prestando as informações solicitadas.

SEÇÃO VI

DA SECRETARIA ESCOLAR

Art.19 - A secretaria da Instituição é o setor de atuação burocrática, com ligação entre oadministrativo e o pedagógico.

Art. 20 – A secretaria tem como principal função a realização de atividades de apoio aoprocesso técnico-administrativo, onde se concentram as maiores responsabilidades relativasà vida escolar do aluno. PARÁGRAFO ÚNICO- A secretaria ficará sob a responsabilidade de um profissionalqualificado a quem compete a execução das atividades de escrituração escolar, arquivo eexpediente.

Art. 21 - São atribuições do(a) secretário(a):

I. assistir à direção em serviços técnico-administrativos;II. receber, classificar e alocar toda a documentação escolar;III. organizar e conservar em ordem os arquivos, de modo a assegurar a preservação dosdocumentos escolares e atender prontamente a qualquer pedido de informação edocumentação;IV. apurar a frequência e o rendimento escolar de cada aluno através dos diários de classe;V. manter atualizados os livros de registros;VI. manter o regimento escolar, o projeto pedagógico e o calendário escolar em local de fácilacesso a toda comunidade escolar;VII. preparar os documentos escolares;VIII. encaminhar à direção sugestões para melhor andamento dos trabalhos da Instituição ecomunicar análises de situações que estejam prejudicando os alunos;IX. manter em dia as coleções de leis, resoluções e pareceres do Conselho de Educação edos demais órgãos relacionados ao ensino; X. assinar, juntamente com o diretor, os documentos relativos à vida escolar do aluno;XI. organizar e entregar, em tempo hábil, os relatórios de atividades anuais, no setorcompetente;XII. lavrar atas de resultados finais, de exames especiais e de outros processos deavaliação; XII. exercer atividades de apoio ao diretor, ao corpo docente e ao discente;XIV. gerenciar o processo de matrícula, transferência e comunicação externa; XV. Atender, com prestimosidade, os alunos, os professores, os pais e os funcionários.

SUBSEÇÃO I

DO ARQUIVO

Art. 22 - A instituição manterá um arquivo, de modo a assegurar a guarda e a preservaçãode toda a documentação significativa que comprova o registro dos fatos relativos à vidaescolar dos alunos e da Instituição.

Art. 23 - O arquivo será organizado em:a) Arquivo Dinâmico - contém todos os documentos referentes aos alunos matriculados noano em curso, bem como os que dizem respeito à Instituição. b) Arquivo Estático – contém os documentos dos alunos que concluíram os estudos ou setransferiram, bem como daqueles que ainda permanecem na Instituição.

Page 9: Regimento 2014

§ 1° - O arquivo é de inteira responsabilidade do secretário escolar, devendo organizá-lo deforma que possa ser consultado com facilidade e em tempo hábil.

§ 2° - Quando a escola encerrar suas atividades, todos os documentos relativos à vidaescolar do aluno e da Instituição deverão ser recolhidos ao órgão competente.

SEÇÃO VII

DA BIBLIOTECA / CENTRO DE MULTIMEIOS

Art. 24 - A escola terá uma biblioteca para atender à comunidade escolar, sob acoordenação de um profissional qualificado, indicado pelo diretor-geral.

Art. 25 - O uso da biblioteca terá como objetivo:

I. desenvolver o hábito da leitura, estimulando-se o prazer dos alunos nessa atividade;II. estimular a pesquisa;III. promover a formação social do aluno mediante trabalhos em equipe;IV. desenvolver o senso de responsabilidade na utilização do acervo bibliográfico;V. cumprir as diretrizes técnicas da SEDUC.

Art. 26 - Compete ao responsável pela biblioteca:

I. selecionar e indicar livros, revistas e outros materiais bibliográficos que devem seradquiridos pela instituição;II. classificar e catalogar todo o acervo bibliográfico existente na biblioteca;III. fazer a inscrição do leitor em ficha própria;IV. providenciar a organização da biblioteca e conservação do acervo bibliográfico;V. facilitar e orientar a pesquisa;VI. fazer empréstimos, controlar a retirada e devolução dos livros;VII. executar outras atividades no âmbito de sua competência, em comum acordo com adireção;VIII. criar condições que favoreçam a prática da leitura, da pesquisa e da informação;IX. realizar outras tarefas próprias de sua natureza, que lhe sejam atribuídas pela gestãoadministrativa;X. disponibilizar e orientar o uso do material bibliográfico e audiovisual com vista à formaçãodo leitor e ao apoio às atividades escolares, e segundo as diretrizes pedagógicas.

SEÇÃO VIII

DOS LABORATÓRIOS

Art. 27 - A instituição manterá em sua estrutura laboratório de Ciências, de Informática e osespecíficos para os cursos de ensino médio integrado à educação profissional com oobjetivo de despertar nos alunos o espírito crítico, investigativo e científico, como meio deaprimoramento do conhecimento teórico, aliando-o ao conhecimento prático.

PARÁGRAFO ÚNICO - Os laboratórios estarão à disposição dos alunos e professores e suaorganização e funcionamento é de responsabilidade dos professores das áreas curricularescorrespondentes, sob a supervisão do coordenador escolar.

Art. 28 - Os responsáveis pelos laboratórios têm as seguintes atribuições:

I. adequar a utilização dos laboratórios ao desenvolvimento do currículo;II. organizar a utilização dos laboratórios, dos equipamentos e instrumentos;

III. propor a aquisição e reposição de recursos e materiais didáticos, necessários para o desenvolvimento das atividades.

Page 10: Regimento 2014

SUBSEÇÃO I

DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Art. 29 - O laboratório de informática ficará sob a responsabilidade de um professorcoordenador. Apresentará infraestrutura adequada à promoção de atividades educativas,voltadas para os conteúdos curriculares, nas diversas áreas do conhecimento, possibilitandoao aluno familiarizar-se com o computador e suas tecnologias

PARÁGRAFO ÚNICO – No laboratório de informática, o aluno terá acesso à Internet,visando a uma melhor interação com o mundo virtual e sendo incentivado à pesquisapermanente

SUBSEÇÃO II

DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Art.30 - No laboratório de Ciências, ministrar-se-ão aulas práticas nas áreas especificas,integrando o binômio teoria e prática.

Art.31- O laboratório de Ciências apresentará infraestrutura adequada para promoveratividades educativas voltadas para os conteúdos curriculares afins, criando novasmetodologias, integrando teoria e prática.

Art. 32 – O laboratório de Ciências tem os seguintes objetivos:

I. contribuir para que os alunos desenvolvam os conceitos científicos; II. favorecer que os estudantes aprendam a abordar objetivamente os fenômenos naturais ecientíficos; III. levar os alunos a desenvolver soluções para problemas complexos.

SUBSEÇÃO III

DOS LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS

Art. 33 - Os laboratórios específicos da educação profissional de nível técnico devemapresentar estrutura e equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividadespráticas dos cursos oferecidos pela Instituição.

PARÁGRAFO ÚNICO – As atividades nos laboratórios devem se constituir num processo deassimilação dos conteúdos de forma prática, possibilitando aos alunos adquirir maioreshabilidades antes de executarem as técnicas profissionais em campo, minimizando asdificuldades iniciais da profissão.

SEÇÃO IX

DOS SERVIÇOS GERAIS

Art. 34- Os serviços gerais serão realizados por funcionários diversos, contratados pelodiretor, para fazerem os trabalhos rotineiros de portaria, vigilância, limpeza e outros que sefizerem necessários.

Art. 35 - São competências dos responsáveis pelos serviços auxiliares: I. realizar a limpeza e manter conservado o prédio; II. controlar a entrada e a saída no prédio;

Page 11: Regimento 2014

III .tratar com cortesia toda a comunidade escolar

Art. 36 - A Instituição manterá em suas dependências uma cozinha na qual serão servidasas refeições dos alunos.

PARÁGRAFO ÚNICO – A cozinha deve ser equipada e estruturada conforme padrões dehigiene e salubridade.

SEÇÃO X

DOS ORGANISMOS COLEGIADOS

Art. 37 - Constituem os organismos colegiados da Instituição:

a) Congregação dos Professoresb) Conselho de Classec) Grêmio Estudantild) Conselho Escolare) Unidade Executora

SUBSEÇÃO I

DA CONGREGAÇÃO DOS PROFESSORES

Art. 38 - A Congregação de Professores é o órgão de deliberação didático-pedagógica daInstituição e a ela cabe, juntamente com os demais segmentos da comunidade escolar, aaprovação deste Regimento e das decisões relativas ao processo de ensino eaprendizagem. Art.39 - A Congregação de Professores é constituída sob a presidência do coordenadorescolar e tem como membros os especialistas e professores em exercício na Instituição.

PARÁGRAFO ÚNICO - O presidente da Congregação de Professores, em seusimpedimentos eventuais, indicará um membro para substituí-lo.

Art. 40- A Congregação de Professores reunir-se-á no início e no fim de cada período letivoe, extraordinariamente, quando necessário, a fim de traçar diretrizes, analisar, avaliar eapresentar sugestões sobre o processo didático, pedagógico e disciplinar da instituição.

§ 1° - As reuniões da Congregação de Professores deverão ser realizadas em hora que nãoprejudique os trabalhos escolares.

§ 2° - Para que as reuniões da Congregação de Professores sejam válidas, será exigida apresença de 2/3 de seus membros.

Art. 41 - É competência da Congregação de Professores:

I. atuar como órgão consultivo e deliberativo sobre os assuntos pedagógicos, didáticos edisciplinares;II. discutir o Regimento Escolar, bem como propor alterações a serem introduzidas; III. aprovar o Regimento Escolar;IV. avaliar o processo de ensino e aprendizagem;V. assessorar a direção pedagógica na elaboração do projeto pedagógico;VI. propor medidas que visem à eficiência do processo de ensino e aprendizagem.

PARÁGRAFO ÚNICO - Todos os membros da Congregação de Professores terão direito à voz e voto.

Page 12: Regimento 2014

SUBSEÇÃO II

DOS CONSELHOS DE CLASSE

Art.42 – A instituição manterá em sua estrutura, Conselhos de Classe, será organizado porsérie. Será o órgão de assessoramento e melhoramento do ensino e da aprendizagem,responsável pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação da aprendizagem eque decidirá, em última instância, sobre os critérios de promoção dos alunos.

§ 1° - Os Conselhos de Classe reunir-se-ão com a finalidade de analisar e decidir sobre asprovidências a serem tomadas com relação ao processo de ensino e aprendizagem.

§ 2° - As decisões dos Conselhos de Classe serão sempre tomadas de forma democrática,pela maioria dos presentes.

§ 3° - Os Conselhos de Classe, sob a presidência do coordenador escolar, se reunirão acada fim de bimestre, de acordo com data estipulada no calendário escolar ou,excepcionalmente, quando se fizer necessário.

Art. 43 - São competências dos Conselhos de Classe:

I. orientar o professor no processo permanente de avaliação de cada aluno;II. aperfeiçoar o processo de avaliação da instituição;III. homologar os resultados finais do processo de avaliação;IV. opinar sobre aplicação de medidas disciplinares;V. respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno, indicando, caso seja necessário, o

processo de recuperação;VI. opinar sobre ajustamento do projeto pedagógico.

Art. 44 - Os Conselhos de Classe serão constituídos pelos seguintes membros:

a) diretorb) coordenador escolarc) professoresd)representantes dos alunos

Art. 45- Os Conselhos de Classe são de natureza consultiva e deliberativa, relacionados aoacompanhamento do processo de ensino e aprendizagem.

SUBSEÇÃO III

DO GRÊMIO ESTUDANTIL

Art. 46 - Funcionará na instituição um Grêmio Estudantil, como entidade autônoma, pararepresentar os alunos, organizado conforme estatuto próprio.

§ 1° O Grêmio Estudantil tem por finalidade promover atividades escolares, visando aodesenvolvimento artístico, social e cultural do educando.

§ 2° O coordenador escolar designará um professor para supervisionar e acompanhar ofuncionamento da organização do Grêmio Estudantil.

Page 13: Regimento 2014

SUBSEÇÃO IV

DO CONSELHO ESCOLAR

Art. 47 - O Conselho Escolar é um organismo colegiado autônomo e é composto pelo:

a) diretor;b) representante dos professores;c) representante dos funcionários; d) representante dos pais ou responsáveis;e) representante dos alunos e da comunidade local;f) representante do mundo do trabalho.

§ 1° O Conselho Escolar e o Núcleo Gestor da Escola formam, em regime de cogestão, a Gestão Administrativa da Escola ou Gestão Escolar.

§ 2° Os objetivos, as ações, as atribuições e a constituição legal estão regidos em estatutopróprio, o qual é votado e alterado em assembleias específicas para esse fim.

SUBSEÇÃO V UNIDADE EXECUTORA

Art. 48 - A Unidade Executora é uma sociedade civil, com personalidade jurídica de direitoprivado, sem fins lucrativos, que pode ser instituída por iniciativa da escola, da comunidade.

PARÁGRAFO ÚNICO- Ao constituir sua Unidade Executora, a escola deve congregar pais,alunos, funcionários, professores e membros da comunidade, de modo que essessegmentos sejam representados em sua composição.

Art. 49. São atribuições da Unidade Executora:

I. administrar recursos transferidos por órgãos federais, estaduais, distritais e municipais;II. gerir recursos advindos de doações da comunidade e de entidades privadas;III. controlar recursos provenientes da promoção de campanhas escolares e de outrasfontes;IV. fomentar as atividades pedagógicas, a manutenção e conservação física deequipamentos e a aquisição de materiais necessários ao funcionamento da escola; VI. prestar contas dos recursos repassados, arrecadados e doados.

TÍTULO IIIDO REGIME ESCOLAR, DO REGIME DIDÁTICO E DAS NORMAS DE CONVIVÊNCIA

CAPÍTULO I

DO REGIME ESCOLAR

SEÇÃO IDA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Art. 50 - O ensino médio integrado à educação profissional deverá estar em consonânciacom a legislação vigente e deverá obedecer ao estabelecido na Resolução nºs. 04/1999 e03/2008 do Conselho Nacional de Educação.

PARÁGRAFO ÚNICO - As ações desenvolvidas no ensino médio integrado à educaçãoprofissional destinam-se a proporcionar aos alunos uma formação integral, especialmenteuma habilitação profissional

Page 14: Regimento 2014

Art. 51 - O ensino médio integrado à educação profissional objetiva garantir ao cidadão odireito ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva social, baseadanos seguintes princípios norteadores:

I. independência e articulação com o ensino médio; II. respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;III. desenvolvimento de competências para a laborabilidade;IV. flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização;

Art. 52 – A educação profissional em nível técnico será organizada em eixos tecnológicos,observadas as caracterizações, competências profissionais e cargas horárias mínimas decada habilitação.

PARÁGRAFO ÚNICO - A educação profissional em nível técnico terá o ensino organizadoem regime seriado semestral..

SEÇÃO II

DO CALENDÁRIO ESCOLAR

Art. 53 - O calendário escolar será organizado de acordo com os itens abaixo:

a) Períodos escolares, indicando início e término do ano letivo;b) Período de matricula; c) Período reservado aos estudos de recuperação;d) Datas para as reuniões de planejamento;e) Datas reservadas para comemorações;f) Datas para reuniões de pais e instituição;g) Datas das reuniões da Congregação e dos Conselhos Escolares;h) Período reservado para planejamento e estudos;i) Período de férias.j) Períodos reservados para semanas culturais e pedagógicas.

PARÁGRAFO ÚNICO- O ano escolar será interrompido, em julho, para o período de fériasde alunos, professores, especialistas e funcionários, bem como, em janeiro, para férias dealunos e recesso de professores.

SEÇÃO III

DA MATRÍCULA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Art. 54 - A SEDUC fixará, no final de cada ano letivo, o número de alunos a ser matriculadopor série e turma nos cursos oferecidos, respeitando a capacidade da Instituição.

Art. 55 - Das vagas destinadas à composição das turmas de 1ª série do ensino médio, 80%(oitenta por cento) serão destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e 20%(vinte por cento) serão destinadas a estudantes oriundos da rede particular de ensino,conforme a portaria nº 859 /2010 – GAB.

Art. 56 - A matrícula do aluno está condicionada aos seguintes fatores:

a) ter, comprovadamente, concluído o 9º ano do ensino fundamental;b) ter total disponibilidade, de segunda a sexta-feira, para a jornada escolar integral das 7h

e 20min. às 17h;

Page 15: Regimento 2014

c) ter idade mínima de 14 anos completos no ato da matrícula, visando atender o queestabelece a resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004, em seu § 5º;

d) estar ciente e de acordo com as normas de funcionamento e oferta do curso profissionalde sua opção.

Art. 57 – São documentos necessários para a efetivação da matrícula:

a) requerimento de matrícula preenchido;b) documento de transferência ou declaração de escolaridade da escola de origem;c) histórico escolar;d) 3 fotografias 3x 4 recentes;e) cópia da certidão de nascimento;f) ficha de saúde devidamente preenchida;g) perfil socioeconômico familiar devidamente preenchido;h) CPF

§ 1° - Será nula, sem qualquer responsabilidade para a instituição, a matrícula que se fizercom documentos falsos ou adulterados.

§ 2° - O prazo para a entrega do documento de transferência será de trinta dias, apósefetuada a matricula, sendo de inteira responsabilidade do aluno, quando maior, e dos paisou responsáveis, quando menor.

SEÇÃO IV

DA TRANSFERÊNCIA Art. 58 - A transferência deverá ser solicitada à direção da escola, por escrito, e assinadapelo aluno, se maior, pelo pai ou responsável, quando menor.

§ 1° – O pedido de transferência será atendido pela instituição em qualquer época do ano,obedecendo ao prazo máximo de dez dias para a entrega do referido documento. § 2° - Em caso de transferência do aluno de outra Escola de Ensino Médio Integrado àEducação Profissional, verificar-se-á a existência de vaga no mesmo curso iniciado peloaluno.

SEÇÃO V

DA REGULARIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR

Art. 59- A regularização da vida escolar é o procedimento legal adotado pela instituição,visando suprir lacunas, irregularidades ou omissões detectadas na vida escolar do aluno eserá efetivada mediante:

a) progressão parcial;b) aproveitamento de estudos.

SUBSEÇÃO I

PROGRESSÃO PARCIAL

Art.60 - A escola oferecerá aos alunos que não obtiverem êxito na recuperação, o regime deprogressão parcial.

§ 1º - Entende-se por progressão parcial o processo que permite o aluno avançar de umasérie para outra, com componente curricular não concluído na última série cursada.

Page 16: Regimento 2014

§ 2º - Na progressão parcial será preservada a sequência do currículo, conforme o quedetermina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

§ 3° - Fica estabelecido o número de até três componentes curriculares para a efetivação doprocesso de progressão parcial.

§ 4° - O resultado da progressão parcial deve ser registrado em ata especial, na fichaindividual do aluno e nas observações do histórico escolar.

SUBSEÇÃO II

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Art. 61 - A matricula com aproveitamento de estudos far-se-á pela substituição de umadisciplina ou área do conhecimento, quando a estas puderem ser atribuídos valoresidênticos ou equivalentes. § 1° - O aproveitamento de estudos concluídos com êxito deverá ser requerido à direção daescola, por escrito, assinado pelo aluno, se maior, pelo pai ou responsável, quando menor.

§ 2° - O resultado do aproveitamento de estudos deve ser registrado em ata especial, naficha individual do aluno e nas observações do histórico escolar.

Art. 62- A Escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional poderá aproveitarconhecimento e experiências anteriores, desde que diretamente relacionados com o perfilprofissional de conclusão da respectiva qualificação ou habilitação profissional adquiridospelas seguintes vias:

I. No Ensino MédioII. Em curso de qualificação de profissional técnica, em etapas ou módulos dos cursos

de educação profissional técnica de nível médio, mediante avaliação do aluno, seesses conhecimentos tiverem sido adquiridos a mais de 5 (cinco) anos;

III. Em cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, mediante avaliação doaluno;

IV. No trabalho ou por outros meios informais, mediante avaliação do aluno;V. e reconhecidos em processos formais de certificação profissional, legalmente

regulamentados

CAPÍTULO II

DO REGIME DIDÁTICO SEÇÃO I

DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Art. 63 - A organização curricular do ensino médio integrado à educação profissionalobservará os objetivos contidos nas diretrizes curriculares nacionais definidas peloConselho Nacional de Educação, as normas complementares dos respectivos sistemas deensino e as exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.

§ 1º - Os currículos devem abranger obrigatoriamente o estudo da língua portuguesa e damatemática, o conhecimento do mundo físico e natural, da realidade social e política,especialmente do Brasil.

§ 2º - O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis daeducação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

Page 17: Regimento 2014

§ 3º - O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturase etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africanae europeia.

PARÁGRAFO ÚNICO– A organização curricular dos cursos do ensino médio integrado àeducação profissional será consubstanciada no plano de curso.

Art. 64 - O estágio supervisionado é uma atividade curricular dos cursos de ensino médiointegrado à educação profissional, de caráter obrigatório e constitui requisito de habilitaçãotécnica. Terá como objetivo proporcionar ao educando a prática profissional em ambientereal de trabalho, devendo ser observada a legislação especifica.

Art. 65 - O estágio supervisionado poderá ser realizado na unidade escolar ou em outrasinstituições públicas ou privadas, com duração conforme carga horária prevista na estruturacurricular e será compatível com a complexidade das tarefas.

PARÁGRAFO ÚNICO- A organização curricular deverá indicar o número de horas a sercumprido durante o estágio.

Art. 66 - O estágio supervisionado será acompanhado e avaliado pelo(a) professor(a)supervisor(a) da área, mediante instrumentos próprios.

Art. 67 – O estágio supervisionado não cria vínculo empregatício. O aluno estagiárioreceberá uma bolsa diretamente do Governo do Estado como forma de contraprestação,ressalvando a legislação previdenciária e devendo o estagiário estar segurado contraacidentes de trabalho.

PARÁGRAFO ÚNICO - O seguro contra acidentes de trabalho será pago pelo Governo doEstado do Ceará a todos os alunos estagiários.

SEÇÃO II

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO ÀEDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Art. 68 - O processo de avaliação na instituição compreende:

I. a verificação do rendimento escolar;II. a recuperação;III. a promoção.

SUBSEÇÃO I

DA VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

Art. 69 - A avaliação é um processo abrangente que implica uma reflexão crítica e prática nosentido de captar avanços, resistências, dificuldades e possibilitar uma tomada de decisãosobre o que fazer para superar obstáculos, tendo como princípio o aprimoramento e aqualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Art. 70 - A avaliação deve ser:

I. subsidiada por procedimentos de observações e registros contínuos;

II. reflexiva, crítica e emancipadora, num processo de análise da construção da práticaescolar e da aprendizagem do aluno;

III. contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Page 18: Regimento 2014

PARÁGRAFO ÚNICO – A média para aprovação adotada no ensino médio integrado àeducação profissional será igual ou superior a seis, sendo a avaliação do aproveitamentonos cursos expressa através de notas, numa escala de zero a dez.

Art. 71 - Será concedida segunda chamada para as avaliações, aos alunos que faltarem àsverificações pré-determinadas pela instituição, desde que a falta seja por motivo justo,devidamente comprovado por atestado médico, ou justificativa assinada pelo aluno, semaior de idade, pelo pai ou responsável, se menor de idade.

SUBSEÇÃO II

DA FREQUÊNCIA

Art. 72 - É obrigatória a frequência às aulas e demais atividades curriculares previstas nocalendário escolar anual, com necessidade minima de assiduidade correspondente a 75%(setenta e cinco por cento) do total de aulas dadas nos componentes curriculares.

SUBSEÇÃO III

DA RECUPERAÇÃO

Art. 73 - Os estudos de recuperação constituem-se um dever da escola, com a participaçãoda família, cujos procedimentos serão disciplinados neste regimento. Entende-se porestudos de recuperação o tratamento especial dispensado aos alunos em situação deaprendizagem considerada insuficiente pelo professor.

PARÁGRAFO ÚNICO- Concomitante ao processo de ensino e aprendizagem e durante operíodo letivo, deve-se propiciar, quando necessário, revisão e recuperação continuadasdas avaliações programadas.

Art. 74 - A escola adotará duas modalidades de recuperação para os alunos queapresentarem insuficiência na aprendizagem:

I. Recuperação paralela - realizada no decorrer do ano letivo; II. Recuperação final – Realizada, após o período letivo, para alunos que não tenhamdesenvolvido as competências previstas nos componentes curriculares.

PARÁGRAFO ÚNICO - Não será limitado o número de componente curricular para efeito derecuperação.

Art. 75 - A recuperação final não se aplica ao aluno com frequência igual ou inferior asetenta e cinco por cento do total de horas letivas anuais e ao que obtiver nota final igual ousuperior a seis.

Art. 76 - A avaliação dos estudos de recuperação poderá ser escrita ou oral, a critério doprofessor, considerando sempre, nessa escolha, a natureza, o grau e a abrangência doconhecimento, objeto da avaliação, e as possibilidades de aprendizagem do aluno.

PARÁGRAFO ÚNICO – Para realizar estudos de recuperação em outro estabelecimento deensino, o aluno deverá apresentar transferência expedida pela escola de origem.

Art. 77 - Caso o aluno submeta-se à recuperação final, somente será consideradoreprovado, se não obtiver êxito após efetivo trabalho pedagógico, com a duração mínima de10 (dez) dias úteis, sendo destinada uma hora em cada dia para o conteúdo ou parte doconteúdo da disciplina em que demonstrou dificuldade, conforme Resolução CEC nº384/2004.

Page 19: Regimento 2014

PARÁGRAFO ÚNICO – O resultado dos estudos de recuperação, se satisfatório, deverá serlançado na ficha individual do aluno, prevalecendo sobre aquele obtido durante o bimestreou período letivo.

Art. 78 - Estará aprovado o aluno que obtiver, após os estudos de recuperação, média igualou superior a seis.

SUBSEÇÃO IV

DA PROMOÇÃO

Art. 79– Considerar-se-ão aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior aseis, em cada componente curricular, com frequência igual ou superior a setenta e cinco porcento do total de horas letivas anuais.

SEÇÃO III

DOS DIPLOMAS

Art. 80 - Aos alunos concludentes do curso de ensino médio integrado à educaçãoprofissional será expedido diploma de conclusão de curso, registrado pela instituição, emlivro próprio e pelo órgão competente, no caso na Secretaria da Ciência, Tecnologia eEducação Superior – SECITECE, válido em todo o território nacional.

CAPÍTULO III

DAS NORMAS DE CONVIVÊNCIA

Art. 81- As normas de convivência social estabelecem os princípios, as normas e diretrizesde todos os que fazem a instituição escolar.

SEÇÃO I

DOS DOCENTES

Art. 82- São direitos dos docentes:

I. receber assessoramento técnico- pedagógico dos especialistas, da coordenação e dadireção;II. participar de seminários, simpósios, encontros pedagógicos e cursos de aperfeiçoamento;III. participar dos colegiados para os quais for indicado; IV. sugerir à direção medidas educativas, visando o aprimoramento do processoensino-aprendizagem;VI. ser tratado com respeito no desempenho de sua função;VII. gozar de liberdade no exercício de suas atividades, desde que não contrarie as normaslegais educacionais, bem como as estabelecidas pela instituição; VIII. receber remuneração condigna pelo trabalho desempenhado; IX. propor à direção medidas que visem à melhoria do processo ensino-aprendizagem;XI. exercer sua função em adequado ambiente de trabalho;XII. valer-se de técnicas e métodos pedagógicos que considere eficiente para atingir osobjetivos instrucionais e educacionais;XIII. receber tratamento condigno, compatível com a elevada missão de educador;XIV. abono de faltas, quando indicado pela instituição para participar de atividades oucursos de aperfeiçoamento.

Art. 83 - São deveres do corpo docente:

Page 20: Regimento 2014

I. cumprir e fazer cumprir as disposições deste Regimento, bem como as diretrizes enormas estabelecidas pela direção da Instituição;II. participar da elaboração da proposta pedagógica da Instituição;III. zelar pela aprendizagem dos alunos; IV. estabelecer estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento escolar; V. colaborar com as atividades de articulação família, instituição e comunidade;VI. cumprir os dias letivos e horas-aula estabelecidas, além de participar integralmente dosperíodos dedicados ao planejamento;VII. acatar decisões da direção, da coordenação, deste que não firam sua autonomia deeducador;VIII. comparecer às reuniões para as quais for convocado;IX. registrar em diário de classe a frequência, os resultados de avaliações dos alunos e osconteúdos ministrados; X. zelar pelo nome da escola, fora e dentro dela;XI. comparecer às atividades realizadas pela Instituição;

XII. realizar as avaliações dos alunos e fornecer os resultados, nas condições e prazosestabelecidos pela Instituição.

Art. 84- É vedado ao professor:

a) descuidar do ensino de sua disciplina;b) faltar frequentemente às aulas ou chegar habitualmente atrasado; c) tornar-se, por seu procedimento, indigno da elevada função que exerce;d) faltar com respeito com seus superiores hierárquicos, professores,funcionários, paisou responsáveis;e) discriminar ou tratar indelicadamente o aluno;f) faltar às aulas sem comunicação prévia;g) ocupar-se em sala de aula, de assuntos estranhos à sua matéria ou finalidadeeducacional.

Art. 85 - Aos docentes, respeitada a legislação trabalhista e dependendo da gravidade dafalta, poderão ser aplicadas as seguintes penalidades:

a) advertência;b) suspensão;c) dispensa.

Art. 86 - Aos docentes será assegurado o pleno direito de defesa antes de aplicadas aspenalidades previstas, que deverão estar de acordo com a legislação trabalhista vigente.

SEÇÃO II

DOS DISCENTES

Art. 87- São direitos do aluno:

I. conhecer o Regimento Escolar e poder consultá-lo a qualquer hora;II. receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realização dasatividades escolares e usufruir de todos os direitos inerentes à condição de aluno;III. participar das agremiações estudantis que funcionam ou venham a funcionar nainstituição;IV. requerer reavaliação de estudos quando se achar mal avaliado, desde que o faça emtempo próprio;V. ter assegurado o direito aos estudos de recuperação;VI. ser dispensado de frequência, quando convidado a participar de congressos oumaratonas;VII. ser dispensado da prática de educação física, quando encontrar-se nas condiçõesprevistas na legislação vigente;

Page 21: Regimento 2014

VIII. merecer tratamento especial, através de regime de exercícios domiciliares, comocompensação de ausência às aulas, quando em estado de gestação (após o oitavo mês edurante quatro meses), quando portador de afecções congênitas ou adquiridas, quandosofrer traumatismos ou estiver em condições mórbidas, tudo de acordo com a legislaçãovigente;IX. assistir às aulas e participar de todas as atividades programadas pela instituição;X. ser tratado com respeito por todos que fazem a instituição escolar;XI. utilizar-se do acervo da biblioteca, do material didático, bem como das instalações edependências da instituição;XII. ter assegurado o respeito à sua opção religiosa.

PARÁGRAFO ÚNICO - O início e o fim do período em que é permitido o afastamento dealuna por gestação, previsto no inciso VIII, será determinado por atestado médico a serapresentado à direção da instituição.

Art. 88 - São deveres do aluno:

I. cumprir os dispositivos deste Regimento, bem como as normas expedidas pela direção dainstituição;II. ser assíduo e pontual nas aulas e em outras atividades programadas pela instituição ejustificar sua ausência, quando se fizer necessário;III. tratar com respeito os professores, especialistas, diretores, funcionários e colegas;IV. colaborar na conservação do material e das instalações físicas da instituição;V. assumir a responsabilidade por danos que venha a causar ao patrimônio da instituição;VI. contribuir para o engrandecimento da instituição, zelando pela elevação de seu nome;VII. acatar as orientações dos diretores, professores e funcionários;VIII. comparecer às atividades programadas pela instituição;IX. indenizar os colegas por prejuízos causados em objetos de sua propriedade;X. apresentar justificativa de faltas e atrasos, assinada pelos pais ou responsáveis;XI. apresentar-se, diariamente, com o uniforme e o material necessário às aulas.

Art. 89 - São consideradas faltas graves:

I. agressões físicas dentro e nas proximidades da escola;II. tomar bebidas alcoólicas ou fumar nas dependências da escola;III. causar danos ao patrimônio da escola;IV. ausentar-se da escola durante o período de aula;V. brincadeiras agressivas para com os colegas;VI. desrespeitar a integridade física e moral dos componentes da comunidade escolar;

Art. 90 - Em caso de indisciplina grave, poderá ser aplicada ao aluno as seguintespenalidades:

a) advertência verbal;b) advertência por escrito;c) suspensão por três dias; d) transferência.

Art. 91 - Todas as penalidades previstas neste regimento deverão ser registradas em ataprópria, comunicadas aos pais ou responsáveis, por escrito.

§ 1º - A penalidade prevista nas alíneas “c” e “d” não poderá ser aplicada nos diasreservados aos períodos de avaliação;

§ 2º - A transferência será o último recurso adotado pela escola, depois de esgotados todosos esforços para a permanência do aluno na instituição. Deve ser aprovada pelaCongregação dos Professores e homologada pelo diretor.

Page 22: Regimento 2014

§ 3º - Antes da homologação da transferência, a direção da instituição deverá encaminharao Conselho Estadual de Educação o relato do fato, para análise e parecer final.

SEÇÃO III

DOS ESPECIALISTAS E FUNCIONÁRIOS

Art. 92 – Aos especialistas e funcionários poderão ser aplicadas pelo diretor-geral ecoordenador escolar, dependendo da gravidade da falta, as seguintes penalidades:

a) advertência;b) suspensão;c) dispensa

Art. 93 – Sofrerão as penalidades previstas no artigo anterior os especialistas e osfuncionários que incorrerem nas seguintes faltas:

a) faltar com o devido respeito para com seus superiores hierárquicos;b) demonstrar descaso ou incompetência no trabalho;c) torna-se, por seu procedimento, incompatível com a função que exerce;d) discriminar ou tratar com indelicadeza os alunos;e) não cumprir com as obrigações estabelecidas no contrato de trabalho.

PARÁGRAFO ÚNICO - A todos será assegurado pleno direito de defesa, antes de aplicadasas penalidades previstas neste Regimento,que deverão estar de conformidade com as leistrabalhistas vigentes.

TÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 94- A instituição reger-se-á pelo presente Regimento e pela legislação vigente.

Art. 95 - Este Regimento será divulgado na comunidade escolar e será reformulado sempreque se fizer necessário, para atendimento aos objetivos da instituição ou da legislação queregula o assunto.

Art. 96 - A instituição fornecerá 2ª via de documentos escolares no prazo máximo de quinzedias, após a solicitação feita ao núcleo gestor, por escrito.

Art. 97 - Todos os que fazem a instituição terão direito de expressar opiniões próprias arespeito de questões de ordem administrativa, pedagógica e disciplinar.

Art. 98 – A instituição comemorará todas as datas cívicas do Brasil e com especial relevo odia da Independência do Brasil.

Art. 99 - O Hino Nacional será executado em todas as atividades comemorativaspromovidas pela instituição.

Art. 100 - A Bandeira Nacional será hasteada em todas as datas festivas da Instituição.

Art. 101 - A instituição incentivará as manifestações de cultura popular, criando, para tanto,ambientes propícios.

Art. 102 – A instituição promoverá a divulgação de noções relativas aos direitos humanos,defesa civil, regras de trânsito, efeitos das drogas, do álcool, do tabaco, direito doconsumidor, sexologia, ecologia, higiene, profilaxia sanitária e cultura cearense.

Art. 103 - Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos pela direção da instituiçãonos termos da legislação vigente.

Page 23: Regimento 2014

Art. 104 - Qualquer alteração introduzida neste Regimento será submetida à apreciação doConselho Estadual de Educação, salvo quando houver modificação na legislaçãoeducacional vigente, de imediata aplicação.

Art. 105 - Este Regimento entrará em vigor na data de sua homologação pelo ConselhoEstadual de Educação.