região episcopal sé encontro regional de liturgia e seus... · região episcopal sé encontro...

2

Click here to load reader

Upload: buinhan

Post on 10-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Região Episcopal Sé Encontro Regional de Liturgia e seus... · Região Episcopal Sé Encontro Regional de Liturgia 14 de fevereiro de 2009 A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS A festa da

Região Episcopal Sé Encontro Regional de Liturgia

14 de fevereiro de 2009

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

A festa da Páscoa é o memorial do dia em que o Pai tirou Jesus do túmulo, da morte, e o exaltou Senhor dos vivos e dos mortos. A liturgia CELEBRA esta ação do Senhor em cada dia do ano e em cada celebração, mas nós o celebramos com mais intensidade no tempo pascal. As cores alegres e festivas, com a predominância do branco, indicam o caráter festivo deste tempo.

Os cinqüenta dias do tempo pascal são como “um só dia”, “um grande domingo” (Santo Anastácio), onde prolongamos o aleluia, dando graças ao Senhor (aleluia é palavra hebraica que significa dar graças porque ressuscitou Jesus, e porque nos insere neste mistério da vida.

CÍRIO PASCAL

É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego "alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

FOGO NOVO

O clarão do fogo novo, para os que crêem acende a luz de Deus em nós. Acende em nós o desejo de participar da luz eterna.

ÁGUA

É o elemento mais importante para a subsistência do ser vivo, pois dependem da sua disponibilidade para satisfazer suas necessidades.

Ao longo da história da salvação Deus se serviu da água para fazer conhecer as suas maravilhas:

O espírito pairava sobre as águas. As águas do dilúvio. As águas do mar vermelho. O batismo de Jesus nas águas do rio Jordão. E água e sangue que brotaram de seu coração

Pelo batismo somos lavados da antiga culpa e renascemos pela água e pelo espírito para uma vida nova.

PÃO E VINHO O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue. 1º.Cor 11,23-25.

Page 2: Região Episcopal Sé Encontro Regional de Liturgia e seus... · Região Episcopal Sé Encontro Regional de Liturgia 14 de fevereiro de 2009 A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS A festa da

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de

Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

OVOS DE PÁSCOA

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos.

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

SINO

O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos

anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.

Material elaborado pelo Pe. Anízio Ferreira dos Santos, SSS