reflexão sobre o gênero musical funk

Upload: marcos-paulo-junior

Post on 08-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 Reflexão Sobre o Gênero Musical Funk

    1/2

    Reflexão sobre o gênero musical funk.

    Muito é descriminado o gênero musical funk, que surgiu no Brasil na década de 80 e 90. Seus bailes sempre foram descriminados por serem "imorais" e "vulgares", mas nunca foram compreendidos até os dias de hoje. A cultura dos morros conquistou uns, não agradou outros, mas ainda sim continua firme e em 2009, finalmente, tornou-se simbólicamente patrimônio cultural imaterial pela Assembleia Legislativa do Rio deJaneiro (LEI Nº 5543, DE 22 DE SETEMBRO DE 2009). Interessante analizar que nos artigos numero 4 e 5 deixam bem claro que tal movimento deve ser respeitado:

    "Art. 4º Fica proibido qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de natureza social, racial, cultural ou administrativa contra o movimento funk ou seus integrantes.

    Art.5º Os artistas do funk são agentes da cultura popular, e como tal, devem ter seus direitos respeitados."

    No entanto temos de levar em conta que muitas das músicas tocadas em festas e bailes funk nos ultimos tempos fazem apologia ao crime, que é definido no parágrafo únicoda lei como que não se enquadrando à regra. Quanto às letras de cunho sexual, o que podemos concluir é que são inevitáveis, uma vez que todo tipo de cultura é reflexão da sodade em que se vive. Não apenas no funk que vamos ver esse tipo de comportamento.A banda de rock Velhas Virgens, por exemplo, tratam da sexualidade na maioria de suas músicas, assim outras bandas como Raimundos e até mesmo Ultraje a Rigor em cer

    tas músicas.Mas, como o funk atinge as massas? É compreensível que de todas as artes, a música é a ue influi mais diretamente sobre o espírito. As outras artes dirigem-nos para esta ou aquela idéia: só a música alcança a fonte íntima da existência, e muda radicalmentea disposição interior (apud Enrigo Fubini. Estética musical do século XVIII aos nossos ias. Barcelona, Barral, 1971, p110)"

    Todos nós, pelo menos grande parte dos alunos já ouviu ou conhece alguma música do gêneo. Um grande exemplo desse movimento é Wagner Domingues da Costa, mais conhecido por Mr Catra. O mesmo na década de 80 criou uma banda de rock, e não tendo muito sucesso partiu para o "som das massas", e em 2014 retornou aos palcos com sua bandade rock "Mr Catra e os Templários". É notável que Wagner decidiu partir para o som das

     massas, pois lá teria mais retorno financeiro, e assim poderia retornar ao seu antigo projeto.

    É notavel assimilar o funk como mesmo ritmo a música inteira, embora hajam variações na mesmas. Essa afirmação é deveras verossímel. Podemos analisar a linha de ritmos de fun com a afirmação do professor Robert Jourdain, que compreender o ouvido é começar a comreender como a sensação do som é construída por uma mente, a marteladas (Jourdain, Robet; Música, Cérebro e Êxtase. Publicado em 1998). Afinal, quando estamos entendendo umtipo de música, buscamos também aperfeiçoar nosso ouvido.

    Temos de procurar entender esse novo movimento, não somente como um gênero musical,o funk em sí lida com uma visão de mundo diferente, das nossas. Como afirma HermanoVianna "O funk tem capacidade para se tornar instrumento construtor de paz e des

    envolvimento social/cultural no Rio de Janeiro. Esta chance não pode ser desperdiçada. Não é todo dia que uma cidade inventa uma música tão poderosa, capaz de fazer todo mndo (e todo o mundo) dançar e andar feliz na favela ou no asfalto onde nasceu"(VIANNA, Hermano; O Funk Proibidão (online). Publicado em 2009. http://www.overmundo.com.br/overblog/o-funk-proibidao#-overblog-10584, Janeiro 2011).

    Como ainda nos dias de hoje podemos ter repulso a tal movimento? Temos de lembrar sempre que, a princípio, muitos movimentos não são agradáveis a certos públicos, mas o são catalogados e futuramente serão lembrados, assim como eram marginalizados o sa

  • 8/19/2019 Reflexão Sobre o Gênero Musical Funk

    2/2

    mba e o choro.

    Bibliografia:

    http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/f25571cac4a61011032564fe0052c89c/78ae3b67ef30f23a8325763a00621702?OpenDocumenthttp://www.buala.org/pt/a-ler/o-mundo-do-funk-carioca-de-hermano-vianna(VIANNA, Hermano; O Funk Proibidão (online). Publicado em 2009. http://www.overmundo.com.br/overblog/o-funk-proibidao#-overblog-10584, Janeiro 2011).