redes atm

14
Redes ATM Grupo: Daiane Saíze, Jônata Marcelino, Richardson Paiva, Ronaldo Vagner 17/08/20 09 1 Redes ATM Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Departamento de Ciência da Computação – DCC Disciplina: Transmissão de Dados Docente: Missilene Farias

Upload: jonata-marcelino

Post on 21-Jun-2015

666 views

Category:

Technology


3 download

DESCRIPTION

Apresentação sobre Redes ATM para a disciplina de Transmissão de Dados.

TRANSCRIPT

Page 1: Redes Atm

Redes ATM

Grupo: Daiane Saíze, Jônata Marcelino, Richardson Paiva, Ronaldo Vagner

17/08/2009

1 Redes ATM

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Departamento de Ciência da Computação – DCC

Disciplina: Transmissão de DadosDocente: Missilene Farias

Page 2: Redes Atm

Índice

IntroduçãoHistóricoConceitos GeraisComponentes de uma Rede ATMFuncionamento da Rede ATMVantagensRestriçõesConclusãoReferências

17/08/2009

2 Redes ATM

Page 3: Redes Atm

Introdução

O Modo de Transmissão Assíncrono (Asynchronous Transfer Mode - ATM) é uma forma de tecnologia baseada na transmissão de pequenos pacotes de tamanho fixo e estrutura definida denominados células. Esta tecnologia se adapta facilmente às exigências de uma grande gama de tráfegos, suportando com isto diferente tipos de serviços. Com isto, a tecnologia ATM foi escolhida de forma a dar suporte à implantação da Rede Digital de Serviços Integrados - Faixa Larga RDSI-FL (Broadband Integrated Services Network - B-ISDN).

17/08/2009

3 Redes ATM

Page 4: Redes Atm

Histórico

No fim da década de 80 e início da década de 90, vários fatores combinados demandaram a transmissão de dados com velocidades mais altas:A evolução das redes transmissão para a tecnologia digital em meios elétricos, ópticos e rádio;A descentralização das redes e o uso de aplicações cliente/servidor;A migração das interfaces de texto para interfaces gráficas;O aumento do tráfego do tipo rajada (bursty) nas aplicações de dados e o conseqüente aumento do uso de banda;

17/08/2009

Redes ATM4

Page 5: Redes Atm

Histórico

O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usuário (PCs, estações de trabalho, terminais Unix, entre outros);A demanda por protocolos mais confiáveis e com serviços mais abrangentes.Nessa época consolidava-se o desenvolvimento das tecnologias ISDN e Frame Relay. Entretanto, a crescente necessidade de uso banda e de classes de serviços diferenciadas, de acordo com o tipo de aplicação, levou ao desenvolvimento das tecnologias ATM e B-ISDN (Broadband-ISDN), com padrões e recomendações elaborados por órgão internacionais de Telecomunicações e suportados pela indústria mundial.

17/08/2009

5 Redes ATM

Page 6: Redes Atm

Considerações Gerais

Célula – Unidade de Informação (UI) de tamanho fixo. Seu uso é atraente pois os equipamentos usados para juntar ou compartilhar fluxos de informação, chamados multiplexadores, possuem uma eletrônica capaz de manipular células com facilidade e rapidez. Cada célula deve conter duas partes: um cabeçalho, que caracterize a origem, o destino e demais parâmetros relevantes e uma segunda parte contendo os dados propriamente ditos.Endereçamento – É formado por um conjunto de 20 bytes, que é dividido em duas seções: Prefixo de rede (13 bytes) e Parte Final do Sistema – ESI, com 7 bytes. O endereço ATM só é usado durante uma requisição Switched Virtual Channel Call Setup que basicamente é o processo que estabelece uma conexão (Virtual Channel Connection – VCC)

17/08/2009

6 Redes ATM

Page 7: Redes Atm

Considerações Gerais

Circuitos Virtuais (CV) - No contexto de redes significa caminhos contínuos onde circulam os diversos fluxos de dados. Apresentam as seguintes vantagens:– As características do CV são definidas antes do seu

estabelecimento;– Pode ser atribuído ao CV uma largura de banda fixa ou pelo

menos um mínimo;– A utilização de CVs para fluxo de dados otimizam a utilização

de buffers.– CVs simplificam o processo de construção de switches rápidos.

CVs são criados para conexão entre switches e assim as células do fluxo entre eles são identificadas por números. O processo de chaveamento realizado pelo equipamento fica assim facilitado se baseado nestes números que caracterizam cada VC.

17/08/2009

7 Redes ATM

Page 8: Redes Atm

Componentes de uma Rede ATM

Uma rede ATM é composta por:

- Equipamentos de usuários (PCs, estações de trabalho, servidores, computadores de grande porte, PABX, etc.) e suas respectivas aplicações; - Equipamentos de acesso com interface ATM (roteadores de acesso, hubs, switches, bridges, etc.); - Equipamentos de rede (switches, roteadores de rede, equipamentos de transmissão com canais E1 / T1 ou de maior banda, etc.).

17/08/2009

8 Redes ATM

Page 9: Redes Atm

Funcionamento de uma Rede ATM

A conversão dos dados para o protocolo ATM é feita pelos equipamentos de acesso. Os frames (quadros) gerados são enviados aos equipamentos de rede, cuja função é basicamente transportar esse frames até o seu destino, usando os procedimentos roteamento próprios do protocolo.

A rede ATM é sempre representada por uma nuvem, já que ela não é uma simples conexão física entre 2 pontos distintos. A conexão entre esses pontos é feita através de rotas ou canais virtuais (virtual path / channel) configurados com uma determinada banda. A alocação de banda física na rede é feita célula a célula, quando da transmissão dos dados.

17/08/2009

9 Redes ATM

Page 10: Redes Atm

Funcionamento de uma Rede ATM

A figura a seguir apresenta uma rede ATM.

17/08/2009

10 Redes ATM

Page 11: Redes Atm

Vantagens

A tecnologia ATM oferece vários benefícios, quando comparada com outras tecnologias:Emprega a multiplexação estatística, que otimiza o uso de banda;Faz o gerenciamento dinâmico de banda;O custo de processamento das suas células de tamanho fixo é baixo;Integra vários tipos diferentes de tráfego (dados, Voz e vídeo);Garante a alocação de banda e recursos para cada serviço;Possui alta disponibilidade para os serviços;Suporta múltiplas classes de Qualidade de Serviço (QoS);

17/08/2009

11 Redes ATM

Page 12: Redes Atm

Restrições

Outras tecnologias, tais como Fast Ethernet, Gibabit Ethernet e TCP/IP, têm sido adotadas com grande freqüência em redes de dados;O uso de interfaces ATM diretamente aplicadas em PC’s, estações de trabalho e servidores de alto desempenho não tem sido tão grande como se esperava a princípio.

17/08/2009

12 Redes ATM

Page 13: Redes Atm

Conclusão

ATM é uma tecnologia capaz de lidar com todas as exigências impostas pelo trafego de dados, vídeo e áudio numa rede de serviços integrados. A integração do ATM com as demais tecnologias de rede é possível e tem se mostrado bastante eficaz. Os preços de equipamentos ATM são mais competitivos e a tecnologia se expande no segmento de conexão entre redes.

A aplicação da ATM em redes corporativas privadas e em redes públicas de serviços tem sido uma constante em todo o mundo. Para tanto foram desenvolvidos alguns procedimentos para garantir que tanto as corporações como os prestadores de serviços possam obter o melhor desempenho da plataforma ATM.

17/08/2009

13 Redes ATM

Page 14: Redes Atm

Referências

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialatm/pagina_1.asphttp://penta2.ufrgs.br/rc952/trab2/atm.htmlSoares, Luiz; Lemos, Guido; Colcher, Sérgio. Redes de Computadores – Das LANs, MANs e WANs às Redes ATM 2a edição – Editora Campushttp://www.rederio.br/downloads/pdf/atm.pdfTorres, Gabriel. Redes de Computadores. Editora Axcel Books - 2001

17/08/2009

14 Redes ATM