rede social é gente

1

Click here to load reader

Upload: glebe-duarte

Post on 22-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Uma verdadeira re-evolução que, por enquanto, é mais cheia de in-certezas do que verdades. Porém, uma coisa está cada vez mais clara... Esse é um movimento que foge ao controle das marcas e que por isso mesmo ainda causa um certo p@ nico!!! Como entrar num jogo onde não se tem o controle??? Como engajar as pessoas em torno de uma comunidade??? Como???

TRANSCRIPT

Page 1: Rede Social é GENTE

Uma verdadeira re-evolução que, por enquanto, é mais cheia de in-certezas do que verdades. Porém, uma coisa está cada vez mais clara... Esse é um movimento que foge ao controle das marcas e que por isso mesmo ainda causa um certo p@nico!!! Como entrar num jogo onde não se tem o controle??? Como engajar as pessoas em torno de uma comunidade??? Como???

Já deu pra perceber que o tema ainda gera mais perguntas do que respostas, mas uma coisa é certa: é um caminho sem volta; e se você e sua companhia não se movimentarem, receberão um unfollow das pessoas, ou seja, serão ignorados!!!

O certo agora é experimentar, experimentar e experimentar!!! Sempre na direção que vai possibilitar re-unir GENTE em torno da sua marca, dos seus projetos, ideias, causas... GENTE engajada atuando como auditores da sua competência em fazer o que você se propõe a fazer.

Twitter, Facebook, Orkut, LinkedIn, Blog, Youtube, Flickr,... A lista de ferramentas e aplicativos é enorme, e muitas outras ainda virão. O mais importante é perceber que, quando falamos em redes soci@is, estamos falando simplesmente de GENTE, a potência mais básica para fazer qualquer negócio dar certo. Pra se dar bem nessa nova era, não se pode esquecer disso. Afinal, todas essas ferramentas aproximam as pessoas em torno de algo que elas tenham interesse: seja para elogiar, criticar, contribuir ao dar sugestões, conhecer algo ou alguém.

GENTE é o verdadeiro motor das mídias sociais!!! E ter algo interessante, envolvente, consistente e bem feito é o combustível necessário para que as pessoas se engajem e façam acontecer o movimento. O problema ainda é a direção desse movimento, que nem sempre é para onde se espera. Isso causa um certo frio na espinha das marcas e, por isso mesmo, algumas resistem a dar os primeiros passos. Mesmo sem o controle, esse é o caminho.

Com um olhar de Cliente, as coisas estão bem melhores hoje. É possível, antes de comprar, pesquisar sobre uma marca e seu produto com os seguidores do twitter, os amigos do orkut ou ainda através de comentários feitos nos mais diversos blogs. Encontrar gente que tem o produto ou que conhece alguém que tem e conseguir informações preciosas que podem garantir 100% de satisfação na compra!!!

Com o olhar da empresa, as coisas também melhoraram. As redes sociais têm custos muito baixos, o que nivela a maioria

das marcas no quesito tecnologia e coloca o relacionamento e a criatividade para fazer a diferença. Pequenos, médios e até gigantes no mesmo campo, no mesmo jogo, na busca pelo engajamento das pessoas ao redor de suas marcas!

Não há uma receita do sucesso quando o assunto é comunidade, redes sociais, etc. Mas, a partir de algumas poucas coisas, é possível ver o que pode ser feito.

O que é possível fazer com as mídias sociais:

1. Ouvidoria: a. a opinião das pessoas que já compraram os produtos/serviços b. Ideias para melhorias em produtos e/ou serviços c. Sugestão de novos produtos/serviços

2. Promoções exclusivas isso, inclusive, é o que mais tem surtido efeito até o momento. Empresas que lançam promoções exclusivas no twitter, facebook, etc.

3. Monitoramento a. da Reputação: O que as empresas estão falando da marca e de seus produtos/serviços b. da Concorrência: O que estão fazendo, como, e o que as pessoas estão achando disso c. do comportamento dos consumidores: o que estão fazendo na internet, como fazem, o que preferem, etc.

Lembre-se: o que funciona para uns, pode não funcionar para você. Então, se aproxime dos seus Clientes para descobrir como captar e incentivar suas paixões.

Nas redes sociais também vale a máxima menos é MAIS! Não precisa estar em todas. Veja as mais frequentadas pelos seus consumidores, analise cada uma delas, escolha e, a partir daí, dedique tempo para construir e manter algo do qual valha a pena fazer parte.

E então? Gostou? Quer continuar este papo?

No twitter: @fredalecrim

No blog: www.uaugomais.com.br

No youtube: www.youtube.com/fredalecrim

Fred Alecrim01.02.2010

Rede Social é GENTE