redaçao slides (2012)

Upload: jpsjardel

Post on 17-Jul-2015

531 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

REDAO

Tipos de redao Descrio - o tipo de redao na qual seapontam as caractersticas que compem um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Exemplo: A sua estatura era alta e seu corpo, esbelto. A pele morena refletia o sol dos trpicos. Os olhos negros e amendoados espalhavam a luz interior de sua alegria de viver e jovialidade.

Narrao - a modalidade de redao na qualcontamos um ou mais fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certas personagens. Exemplo: Numa noite chuvosa do ms de Agosto, Paulo e o irmo caminhavam pela rua mal-iluminada que conduzia sua residncia. Subitamente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o que o homem queria, receosos de que se tratasse de um assalto. Era, entretanto, somente um bbado que tentava encontrar, com dificuldade, o caminho de sua casa.

TEXTO DISSERTATIVOARGUMENTATIVOO texto argumentativo consiste em: apresentar seu ponto de vista sobre determinado assunto; justificar esse ponto de vista atravs de argumentos; defender seus argumentos com fundamentos que comprovem suas idias; convencer o leitor de que voc tem razo, que seu ponto de vista verdadeiro.

ESQUEMA BSICO DO TEXTO ARGUMENTATIVOINTRODU O

Ponto de vista + argumento 1 + arg. 2 + argumento 3

1. pargrafo

DESENVOLVI Desenvolv. do arg. 1 MENTO Desenvolv. do arg. 2

Desenvolv. do arg. 3 CONCLUSO Expresso que indica concluso + reafirmao do ponto de vista + comentrio final

2. pargrafo 3 pargrafo 4 pargrafo5. pargrafo

INTRODUO apresentado seu ponto de vista mais dois ou trs argumentos que justifiquem esse ponto de vista. Voc pode chegar ao ponto de vista se perguntando sobre ele. Ex.: A importncia da leitura. Voc se pergunta: Ser que a leitura importante? Responda de forma clara em uma frase completa. A leitura muito importante na vida das pessoas. Pronto, seu ponto de vista. Por que a leitura importante? Pense em dois ou trs benefcios que a leitura traz pra vida das pessoas. Formule uma pequena frase com cada um. Sero seus argumentos.

DESENVOLVIMENTO Os argumentos que foram mencionados na introduo sero defendidos aqui seguindo a ordem em que foram apresentados. Se foram apresentados dois argumentos, o desenvolvimento ter dois pargrafos; trs argumentos, trs pargrafos.

A defesa de seus argumentos deve ser baseada em provas demonstrveis atravs de fatos-exemplo, dados estatsticos, pesquisas, experincias comprovadas, informaes dos meios de comunicao e conhecimentos adquiridos em sua vida estudantil (em Histria, Geografia, Cincias, Portugus, Matemtica e outros).

CONCLUSO o fechamento da redao, que se inicia comuma expresso que indica concluso, seguida da reafirmao do ponto de vista inicial e, finalmente, faz-se um comentrio final. Obs. Reafirmar o ponto de vista, repetir o que j foi dito na introduo, s que com outras palavras. Algumas podem ser substitudas por um sinnimo.

No comentrio final, voc poder propor

solues suas ou jogar a soluo para quem de direito: GOVERNANTES, INSTITUIES, CONGRESSO, ESCOLAS, FAMLIA, PAIS, COMUNIDADE ou qualquer entidade responsvel, dependendo do TEMA proposto.

FRASES-MODELO PARA O INCIO DOS PARGRAFOSNA INTRODUO indiscutvel que ..., deconhecimento geral que... ou Muitos acreditam que... NO DESENVOLVIMENTO Acredita-se que..., sabido que..., Alm disso..., Por outro lado..., Outro fator existente..., Ainda convm lembrar.... NA CONCLUSO - Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que ... Sendo assim, entendemos que... Dessa forma, pode-se afirmar que...

A QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE E NO CAMPO de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regies rurais , em alguns aspectos, superior da zona urbana, porque no campo inexiste a agitao das grandes metrpoles, h maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, alm do mais, as pessoas dispem de maior tempo para estabelecer relaes humanas mais profundas e duradouras.

Ningum desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrpole intenso. O esprito de concorrncia, a busca de se obter uma melhor qualificao profissional, enfim, a conquista de novos espaos lana o habitante urbano em meio a um turbilho de constantes solicitaes. Esse ritmo excessivamente intenso torna a vida bastante agitada, ao contrrio do que se poderia dizer sobre os moradores da zona rural.

Por outro lado, nas reas campestres h maior qualidade de alimentos saudveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber gneros alimentcios colhidos antes do tempo de maturao, para garantir maior durabilidade durante o perodo de transporte e comercializao.

Ainda convm lembrar a maneira como as pessoas se relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivncia habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos. Os moradores das grandes cidades, pelos fatos j expostos, de pouco tempo dispem para alimentar relaes humanas mais profundas.

Por tudo isso, entendemos que a zona rural proporciona a seus habitantes maiores possibilidades de viver com tranqilidade. S nos resta esperar que as dificuldades que afligem os habitantes metropolitanos no venham a se agravar com o passar do tempo.

EVITE ABREVIAES: as palavras devem ser escritas por extenso, com exceo de etc., que pode, tambm, ser substitudo por entre outros. EVITAR REPETIES DE PALAVRAS: um dos erros que mais prejudica a expresso adequada de suas idias a insistente repetio de uma mesma palavra; use sinnimos, isso mostra que voc tem um bom vocabulrio. NO USAR GRIAS NEM PALAVRES. NAS CITAES, USE ASPAS, coloque a vrgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo. Exemplo: Tudo vale a pena, se a alma no pequena, como disse Fernando Pessoa.

LEMBRETES PARA ELABORAR UMA BOA REDAO

NUNCA SE INCLUA EM SUA DISSERTAO EM 1 PESSOA DO SINGULAR (principalmente para contar fatos de sua vida particular). Dissertar analisar um assunto proposto, emitindo opinies gerais. Deve ser feito de modo impessoal e com total objetividade, portanto, em terceira pessoa ou em primeira pessoa do plural. Veja, por exemplo: Todos ns, apreensivos, observamos que o mundo moderno caminha para o caos. Vemos que a confuso, o desentendimento entre habitantes metropolitanos, os conflitos entre as naes e a ameaa de uma guerra atmica podem perfeitamente levar o homem sua prpria destruio. Eu vejo por mim mesma. Mal tenho tempo de dormir. Levanto de madrugada para pegar aqueles nibus superlotados. Trabalho o dia inteiro e quase no tenho tempo de estudar as matrias para as provas do meu colgio noturno. Alm de tudo isso, meu patro no me autoriza a ir ao mdico, quando necessito.

NO UTILIZE SUA DISSERTAO PARA PROPAGAR DOUTRINAS RELIGIOSAS. A religio, qualquer que seja ela, uma questo de f; a dissertao, por sua vez, uma questo de argumentao, a qual se baseia na lgica. So, portanto, duas reas situadas em diferentes planos. No h como argumentar de modo convincente com base em dogmas religiosos; os preceitos da f independem de provas ou evidncias constatveis. Torna-se, assim, completamente descabido fundamentar qualquer tema dissertativo em idias que se situem em um plano que transcende a razo, por exemplo:

Nas ltimas dcadas, o mundo tem assistido, com muita apreenso, a conflitos localizados em diferentes pontos geogrficos. Muitos temem que estas guerras, embora restritas a determinadas regies, acabem por envolver as duas grandes potncias, desencadeando uma guerra de carter mundial. Para combater esta contnua ameaa, s h uma soluo: Jesus Cristo. O homem precisa lembrar que Deus mandou seu nico filho a fim de morrer na cruz para nos salvar. Ele derramou Seu sangue por ns, para livrar a humanidade de seus pecados. S com Jesus poderemos sobreviver, pois Ele nosso mestre e Senhor.

JAMAIS ANALISE O TEMA MOVIDO POR EMOES EXAGERADAS. Por mais revoltante que se mostre o assunto, ele deve ser abordado, em uma dissertao, de modo parcial e moderado. Em outras palavras, no devemos deixar nossas emoes interferirem demasiadamente na anlise equilibrada e objetiva que precisa transparecer em nossas dissertaes. S assim, com a predominncia da argumentao lgica, ela se mostrar convincente.

Hoje, associam-se inmeros fatores que intranqilizam a populao das grandes cidades. A superlotao dos presdios, a ineficincia das entidades ligadas ao menor delinqente e os recursos limitados das foras policiais criam as condies favorveis para a proliferao da criminalidade. Os noticirios apresentam-nos todos os dias crimes brbaros cometidos por verdadeiros animais, que deveriam ser exterminados, um a um, pela sua perversidade sem fim. Estas criaturas monstruosas atacam, nas ruas escuras da periferia, pobres mulheres indefesas e as matam, impiedosamente. Amaldioados criminosos, andam por a disseminando a podrido de suas almas, que ho de arder para sempre no fogo do inferno. Pessoas como essas, que assassinam inocentes criancinhas, deveriam ser postas em cadeiras eltricas, o mais rpido possvel. Morte aos monstros do crime!

Boa sorte a todos! E aproveitem todas as orientaes desta oficina. E, finalmente, agradecemos ao Centro de Tecnologias da Floresta (CEFLORA), por ter nos proporcionados este Curso de Tcnicas em Redao. Obrigado tambm equipe da Escola Absolon Moreira, por ter nos recebido de braos abertos para concluirmos nosso curso.