recursos hídricos e etar's

43
Trabalho realiza por: -Ana Beatriz Rodrigues - Matilde Boavida - Joana Morgado

Upload: ana-beatriz-rodrigues

Post on 29-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Trabalho de Ciências

TRANSCRIPT

Trabalho realiza por:

-Ana Beatriz Rodrigues

- Matilde Boavida

- Joana Morgado

Com este trabalho pretendemos aprofundar os tipos, a utilização e as consequências do uso excessivo dos recursos hídricos disponíveis em Portugal.

Mais à frente falaremos das ETARs e das ETAs, para seguirem o nosso trabalho abram o livro na página 138.

Esperemos que gostem.

A água teve origem após a formação do nosso Universo e desde então é um bem essencial para a vida de todos os seres vivos.

Esta pode-se encontrar em vários estados: líquido (por exemplo, água da torneira), sólido (por exemplo, gelo dos glaciares) e gasoso (por exemplo, géisers).

Água no estado Líquido: Oceano

Água no Estado Sólido: Neve e Gelo

Água no Estado Gasoso: Géiseres

A água teve origem após a formação do nosso Universo e desde então é um bem essencial para a vida de todos os seres vivos. É um recurso renovável e pode ser captada para uso humano.

Os Recursos Hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso, numa determinada região do Mundo.

Apenas podemos utilizar 0.008 %.

O stress hídrico ocorre quando a procura de água é 10 % superior à quantidade de água disponível para captação humana.

A água pode ser Mineral Natural.

A água pode ser Mineral Natural Efervescente.

A água pode ser de nascente.

Os recursos Hídricos podem ser Potenciais ou disponíveis.

Potenciais são aqueles que, teoricamente, conseguimos captar no ciclo da água. Mas no entanto isto não é possível. Ex: A água da Humidade do Solo

Disponíveis são aqueles que o ser humano pode de facto aproveitar, como por exemplo, as águas subterrâneas.

O consumo mundial de água cresceu mais de 6 vezes entre 1900 e 1995 – mais do dobro da taxa de crescimento da população.

Esta tem tendência em continuar a crescer rapidamente, em especial com o elevado consumo nos vários sectores.

Actualmente, a água existente numa determinada área édisputada entre países, gerando alguns conflitos.

Use a mangueira sóquando necessário

Feche a torneira ao fazer a barba

Conserte as roturas

Não lave o carro com uma

mangueira, utilize um balde

Evite banhos demorados

Regule o autoclismo

Durante o banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de, no máximo 5 a 15 minutos, economizam água e energia eléctrica. Abre o chuveiro e molha-te, fecha-o, ensaboa-te e depois abre para te enxaguares, ao contrário de passares o tempo todo com o chuveiro ligado.

Durante a escovação dos dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros. Escova primeiro, depois abre a torneira apenas o necessário para encher um copo com a quantidade necessária para poderes enxaguar.

Ao apertar a descarga (autoclismo): Aperta apenas o tempo necessário.

Ao usar as torneiras: Uma torneira aberta gasta 12 a 20 litros por minuto e a pingar gasta 46 litros por dia.

Lavar as calçadas: Muitas pessoas costumam utilizar a mangueira como vassoura e desperdiçam muita água durante a lavagem das calçadas. O certo éutilizar vassoura e quando necessário um balde ao contrário de deixar a mangueira aberta o tempo todo gastando até 300 litros de água.

Lavar o automóvel: Para o automóvel, o correcto é a utilização de balde ao contrário da mangueira. Uma mangueira ligada o tempo todo durante a limpeza do automóvel consome até 600 litros de água. Com um balde, no máximo, gastasse 60 litros.

Ao lavar a loiça: Lavar a loiça, panelas e talheres, com a torneira aberta o tempo todo, acabas por desperdiçar até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.

Piscinas: Actualmente existem técnicas de limpeza e tratamento de água que são realizadas nos prazos de manutenção e dispensam por completo a realização de trocas de água.

Hoje em dia, mais do que nunca, a água é essencial ao Homem. Usamos a água nas nossas casas, nas fábricas, em plantações, entre outros.

Porém, a cada dia, o homem polui mais e mais os ambientes aquáticos tão necessários à vida. Ou seja, enquanto a população mundial aumenta, a água potável diminui.

Por vezes, o ser humano ao construir diversos edifícios de interesse público acaba por destruir ecossistemas; o que provoca um grande desequilíbrio ambiental

Mas este desequilíbrio também pode ser feito através da água, quando por exemplo ocorrem derrames de petróleoou não é feito o tratamento de águas residuais, deste modo há perdas de habitats e a diminuição da biodiversidade.

Devido a estes problemas de preservação da água, foi feito, em 1968, a carta europeia da água (constituída por um conjunto de princípios)

O ser humano deve portanto proteger, preservar, conservar e gerir os recursos hídricos.

A carta Europeia da água surgiu em 1968, em Estrasburgo, com o objectivo das nações chegarem a um acordo para a preservação e conservação da água que, actualmente, preocupa bastante a Humanidade.

Baseia-se em 12 pontos que todos os países que assinaram a carta devem cumprir.

Numa análise rápida, a Carta realça que a água é um bem de todos e que a qualidade da água deve ser mantida a níveis adaptados à utilização a que está prevista e deve satisfazer as exigências da saúde pública.

O ser humano deve portanto proteger, preservar, conservar e gerir os recursos hídricos.

Esta função cabe-nos um pouco a todos nós mas também ao governo, que aplicando algumas medidas de poupança de água às populações pode economizar milhões de litros de água.

Tratamento de Águas Residuais

Melhorar águas Residuais

Para consumo doméstico

ETAsETARs

O objectivo das ETARs é melhorar a qualidade das águas residuais para que, quando chegam ao mar estejam livres de algumas partículas prejudiciais aos ecossistemas marinhos.

As ETARs apenas retiram levemente alguns resíduos sendo assim quando chegam ao mar ainda não estão próprias para consumo humano.

Processos

Físicos Químicos Biológicos

As águas residuais são transportadas até à ETAR através da rede de saneamento publica que trata de as encaminhar para uma ETAR.

A primeira fase de tratamento é a fase de gradagemonde a água passa por duas grades onde ocorre a peneiração separando assim a água de sedimentos sólidos de médias dimensões.

Sedimentação é o processo que se segue e que consiste na separação de partículas mais densas que a água e que em repouso elas sedimentam fazendo a água mais pura.

Na fase de arejamento transforma-se o azoto amoniacal (prejudicial aos ecossistemas) em azoto nítrico, fazendo assim com que o azoto não seja tóxico.

O 4º processo baseia-se em fazer, uma nova vez, oprocesso de sedimentação.

Cloração é o processo que se segue e que consiste em adicionar cloro à água como se faz por exemplo, nas piscinas para eliminar os micróbios.

O objectivo das ETAs é melhorar a qualidade das águas dos rios para consumo doméstico.

As ETAs retiram com eficácia os resíduos sendo assim quando chegam a nós estejam próprias para o uso humano.