recortes nº142 de 2011

17
Recortes nº 142 Índice – 27 de Julho de 2011 APSS dá ao Estado quase 3 milhões de dividendos APSS entrega 3 milhões ao Estado Porto de Sesimbra – Concluída construção da Ponte Cais nº 3 Porto de Sesimbra conclui construção da Ponte Cais nº 3 Tarros Line reforça serviço em Setúbal Porto de Lisboa reduz custos operacionais Porto de Lisboa reduz custos operacionais Porto de Sines e CP Carga assinaram protocolo de colaboração logística Incubadora de empresas «do mar» avança em Lisboa Incubadora de empresas ‘do mar’ avança em Lisboa Aveiro receberá amanhã um novo debate do projecto de intermodalidade E-80 Fórum do Mar lança Fundo de 100 milhões de euros Polícia Marítima assalta navio para travar rebelião Tripulantes revoltosos de navio maltês vão ser repatriados Motivo em navio ameaça costa 1

Upload: porto-de-setubal

Post on 15-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

APSS dá ao Estado quase 3 milhões de dividendos - APSS entrega 3 milhões ao Estado - Porto de Sesimbra – Concluída construção da Ponte Cais nº 3 - Porto de Sesimbra conclui construção da Ponte Cais nº 3 - Tarros Line reforça serviço em Setúbal - Porto de Lisboa reduz custos operacionais - Porto de Lisboa reduz custos operacionais - Porto de Sines e CP Carga assinaram protocolo de colaboração logística - Incubadora de empresas «do mar» avança em Lisboa - Incubadora de empresas ‘do mar’ avança em Lisboa - Aveiro receberá amanhã um novo debate do projecto de intermodalidade E-80 - Fórum do Mar lança Fundo de 100 milhões de euros - Polícia Marítima assalta navio para travar rebelião - Tripulantes revoltosos de navio maltês vão ser repatriados - Motivo em navio ameaça costa

TRANSCRIPT

Page 1: Recortes Nº142 de 2011

Recortes nº 142Índice – 27 de Julho de 2011APSS dá ao Estado quase 3 milhões de dividendosAPSS entrega 3 milhões ao EstadoPorto de Sesimbra – Concluída construção da Ponte Cais nº 3Porto de Sesimbra conclui construção da Ponte Cais nº 3Tarros Line reforça serviço em SetúbalPorto de Lisboa reduz custos operacionaisPorto de Lisboa reduz custos operacionaisPorto de Sines e CP Carga assinaram protocolo de colaboração logísticaIncubadora de empresas «do mar» avança em LisboaIncubadora de empresas ‘do mar’ avança em LisboaAveiro receberá amanhã um novo debate do projecto de intermodalidade E-80Fórum do Mar lança Fundo de 100 milhões de eurosPolícia Marítima assalta navio para travar rebeliãoTripulantes revoltosos de navio maltês vão ser repatriadosMotivo em navio ameaça costa

1

Page 2: Recortes Nº142 de 2011

O Sesimbrense – 25 de Julho de 2011 – Pág. 2

2

Page 3: Recortes Nº142 de 2011

Sem Mais – 23 de Julho de 2011 – Pág. 22

3

Page 4: Recortes Nº142 de 2011

Newsletter APP – 27 de Julho de 2011

PORTO DE SESIMBRA

Concluída construção da Ponte Cais nº 3Foi concluída a construção da Ponte Cais nº 3 no Porto de Pesca de Sesimbra, numa empreitada executada pela empresa Irmãos Cavaco, SA que terminou, no dia 24 de Junho, com a finalização da colocação dos acessórios indispensáveis ao correcto funcionamento do cais.

Esta nova infra-estrutura do Porto de Sesimbra, teve um custo de cerca de 1,3 milhões de euros, verba co-financiada em 47% pelo PROMAR - Fundo Europeu de Pescas, e integrou-se no âmbito das intervenções previstas no Plano de Ordenamento do Porto de Sesimbra que a APSS tem vindo a implementar.

A Ponte Cais nº 3 tem um comprimento total de 180 metros, dos quais, 160 metros constituem uma frente de cais acostável. Está apetrechada com equipamentos de apoio, tais como defensas, cabeços de amarração e escadas e, também, de fornecimento de água potável e de energia eléctrica.

Estão assim criadas significativas melhorias das condições de operação, funcionalidade e ordenamento das infra-estruturas destinadas às actividades piscatórias no Porto de Sesimbra que o tornam, simultaneamente, um ainda mais apresentável cartão-de-visita para os utentes das demais actividades que nele são desenvolvidas, como sejam, a náutica de recreio e as actividades marítimo-turísticas.

4

Page 5: Recortes Nº142 de 2011

Cargo News – 26 de Julho de 2011

Porto de Sesimbra conclui construção da Ponte Cais nº3

No passado domingo, dia 24 de julho, foi concluída a construção da Ponte Cais nº 3 no porto de pesca de Sesimbra, numa empreitada executada pela empresa Irmãos Cavaco, com a finalização da colocação dos acessórios indispensáveis ao correcto funcionamento do cais. 

A nova infra-estrutura teve um custo de cerca de 1,3 milhões de euros, verba co-financiada em 47% pelo PROMAR - Fundo Europeu de Pescas, e

integrou-se no âmbito das intervenções previstas no Plano de Ordenamento do Porto de Sesimbra que a APSS tem vindo a implementar.

A Ponte Cais nº 3 tem um comprimento total de 180 metros, dos quais, 160 metros constituem uma frente de cais acostável. Está apetrechada com equipamentos de apoio, tais como defensas, cabeços de amarração e escadas e, também, de fornecimento de água potável e de energia eléctrica.

Estão assim criadas significativas melhorias das condições de operação, funcionalidade e ordenamento das infra-estruturas destinadas às atividades piscatórias no Porto de Sesimbra que o tornam, simultaneamente, um ainda mais apresentável cartão-de-visita para os utentes das demais actividades que nele são desenvolvidas, como sejam, a náutica de recreio e as actividades marítimo-turísticas.

5

Page 6: Recortes Nº142 de 2011

Newsletter APP – 27 de Julho de 2011

Tarros Line reforça serviço em SetúbalO Vento di Tramontana é o terceiro navio da Tarros Line que vem reforçar o serviço que liga Setúbal ao Mediterrâneo, doravante com uma periodicidade semanal.

O Vento di Tramontana junta-se ao Vento di Zefiro e ao Vento di Nortada (assim baptizado em homenagem a Portugal), mas é maior que aqueles dois porta-contentores. Com 155 metros de comprimento, 25 metros de largura, 9 metros de calado e 14 380 toneladas de tonelagem bruta, pode transportar até 1 200 TEU.

Com o terceiro navio a operar, as escalas em Setúbal, até aqui a cada dez dias, deverão passar a semanais, o que representa uma importante melhoria, quer em termos de oferta de capacidade, quer em termos de tempos de trânsito das mercadorias.

No princípio do mês corrente a Tarros Line já havia anunciado o reforço do serviço a partir de Setúbal com a inclusão de uma escala em Mersin. A rotação actual é a seguinte: Setúbal, La Spezia, Salerno, Piraeus, Istambul, Mersin, Alexandria, Nápoles, La Spezia, Casablanca e regresso a Setúbal.

A Tarros Line iniciou a sua actividade em Setúbal em Dezembro de 2009. A introdução, agora, do terceiro navio foi anunciada em comunicado pela Horizon View, que controla a Atlantic-Lusofrete, que agencia o armador italiano no nosso país.

6

Page 7: Recortes Nº142 de 2011

Jornal de Negócios – 27 de Julho de 2011 – Pág. 15

7

Page 8: Recortes Nº142 de 2011

Diário Económico – 27 de Julho de 2011 – Pág. 19

8

Page 9: Recortes Nº142 de 2011

Sem Mais – 23 de Julho de 2011 – Pág. 22

9

Page 10: Recortes Nº142 de 2011

Newsletter APP – 27 de Julho de 2011

Incubadora de empresas «do mar» avança em LeixõesDentro de dois anos, o porto de Leixões albergará uma incubadora de empresas criadas com base na investigação realizada no Pólo do Mar da Universidade do Porto. O concurso para a adaptação do edifício foi agora lançado.O investimento previsto é de 3,1 milhões de euros e será suportado pela Universidade do Porto, através da UPTEC – Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela. A APDL cede o edifício, localizado nas imediações da sede da administração portuária e do centro de formação.O projecto da “Incubadora do Pólo do Mar da UPTEC” é uma das componentes da parceria estabelecida entre a APDL e a Universidade do Porto sobre a criação do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar.Outra valência localizar-se-á em pleno edifício do novo terminal de cruzeiros de Leixões (também com conclusão prevista para 2013), que albergará a sede do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto, além de espaços de investigação e divulgação científica relacionada com o mar.A incubadora de empresas disporá de 1 700 metros quadrados para albergar start-up e spin-off resultantes de projectos de investigação desenvolvidos no seio da Universidade do Porto. Poderão ali acolher-se também centros de I&D de empresas já instaladas no mercado e que queiram dessa forma desenvolver sinergias com o meio científico.Para o futuro, o projecto do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar contempla ainda a instalação de um parque industrial nas imediações do porto de Leixões (onde possam ser realizados os processos industriais dos produtos desenvolvidos na incubadora). Para tal a parceria entre a APDL e a Universidade do Porto contará também com o apoio da Câmara de Matosinhos.

10

Page 11: Recortes Nº142 de 2011

Transportes & Negócios – 26 de Julho de 2011

Incubadora de empresas ‘do mar’ avança em LeixõesDentro de dois anos, o porto de Leixões albergará uma incubadora de empresas criadas com base na investigação realizada no Pólo do Mar da Universidade do Porto. O concurso para a adaptação do edifício foi agora lançado.

11

Page 12: Recortes Nº142 de 2011

Cargo News – 26 de Julho de 2011

Aveiro receberá amanhã um novo debate do projeto de intermodalidade E-80

O porto de Aveiro leva a efeito na próxima quinta-feira, dia 28 de julho, dois workshops do projeto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns.

Os grupos de trabalho envolvidos no projeto - e nos quais participam os principais stakeholders da cadeia logística de transporte -, preconizam, em termos globais, a promoção da integração do

transporte marítimo de curta distância (SSS – Short Sea Shipping) em serviços porta a porta, como uma alternativa que pode ser competitiva relativamente à utilização unimodal do transporte rodoviário no corredor E-80.

“A integração do SSS na cadeia de transporte. Viabilidade da prestação de serviços porta a porta” é o tema em análise no primeiro workshop, com a reunião de trabalho com início marcado para as 10:30h, no Hotel Meliá Ria-Aveiro.

A jornada de reflexão prossegue durante a tarde, com mais um workshop - “1.º Workshop do Grupo de Trabalho 2”.

Recorde-se que o Projeto Intermodalidade E-80 é uma iniciativa conjunta da Zaldesa (Zona de Atividades Logísticas de Salamanca), do porto de Aveiro e do porto de Leixões, que visa identificar os entraves à intermodalidade e promover o desenvolvimento de soluções logísticas de base ferroviária e/ou de TMCD. O projeto é apoiado pelo Marco Polo II, enquanto ação de aprendizagem comum.

12

Page 13: Recortes Nº142 de 2011

Náutica Press – 27 de Julho de 2011

Fórum do Mar lança Fundo de 100 milhões de eurosO Fórum Empresarial da Economia do Mar, liderado por Bruno Bobone, lançou um fundo de investimento que, numa primeira fase, terá um valor de 100 milhões de euros. O objectivo é angariar fundos que permitam financiar os projectos empresariais adequados a desenvolver a economia do mar sustentados pelo estudo coordenado por Ernâni Lopes.

O Fórum Empresarial do Mar vai iniciar imediatamente os passos burocráticos necessários para a constituição deste fundo de investimento junto da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).Segundo Bruno Bobone, entre as dezenas de projectos empresariais de investimento defendidos no estudo de Ernâni Lopes sobre o designado hypercluster do mar em Portugal, o fundo de investimento dará prioridade a três: um no sector da produção de peixe, outro na área do turismo náutico associado a diversas entidades autárquicas, e um terceiro relacionado com o armamento. Ainda de acordo com Bruno Bobone o valor inicial de 100 milhões de euros poderá ser aumentado, tudo dependendo da adesão inicial ao mesmo.A constituição deste fundo é um sinal claro de resposta do Fórum Empresarial do Mar aos novos desafios que se levantam à economia portuguesa e não pode deixar de ser assinalado que a criação da secretaria de Estado para os Assuntos do Mar é uma resposta positiva aos desafios lançados há cerca de um ano por este Fórum.Por outro lado, o próprio Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebeu com grande entusiasmo a constituição deste Fundo Empresarial do Mar quando , o ano passado , presidiu à cerimónia do congresso “Portos e Transportes Marítimos”.

Fórum com 78 AssociadosEm apenas um ano o Fórum já conta com 78 associados entre os quais empresas privadas e públicas de grande relevância nacional: APSS, Arco Ribeirinho do Sul, Arsenal do Alfeita, Celbi, Portucel, Conservas Ramirez, CP Carga, EDP Inovação, Edisoft, Efacec, Galp, Visabeira, Efacec, BES, CGD, Mota Engil, Central de Cervejas, Transtejo, Soflusa, Grupo José de Mello, Grupo Pinto Basto, Iberol, Lisnave, entre outros.

Sobre o Fórum do MarO Fórum Empresarial da Economia do Mar, é uma associação de empresas, prevista no estudo "Hypercluster da Economia do Mar", elaborado pelo Professor Ernâni Lopes, com os seguintes objectivos:a) Contribuir para o assumir da economia do mar como um desígnio nacional, por forma a afirmar Portugal como actor marítimo relevante, ao nível global;b) Contribuir para o desenvolvimento sustentável do mar e valorizar a sua importância como um dos principais recursos económicos, projectando-o como o grande motor do desenvolvimento económico do país;c) Promover uma estratégia comum e integrada das actividades relacionadas com a economia do mar, bem como criar as condições e fomentar as boas práticas empresariais de excelência e cooperação entre os actores estratégicos nacionais, com vista ao desenvolvimento da economia portuguesa e à produção de riqueza colectiva em todos os sectores de actividade relacionados com a economia do mar.

13

Page 14: Recortes Nº142 de 2011

Jornal de Notícias – 27 de Julho de 2011 – Pág. 12

14

Page 15: Recortes Nº142 de 2011

Público – 27 de Julho de 2011 – Pág. 27

15

Page 16: Recortes Nº142 de 2011

Correio da Manhã – 27 de Julho de 2011 – Pág. 10

16