receitas de pato

16
Ingredientes: 1 pato inteiro limpo 500g batata pequena Suco de 3 laranjas Suco de 1 limão 100g açúcar ½ xícara de óleo 2 colheres (sopa) vinagre de vinho tinto 1 tablete de caldo de carne Pimenta-do-reino Sal 20g de salsinha picada Modo de preparo: Descasque as batatas e cozinhe até ficarem al dente. Retire toda a polpa das laranjas e corte as cascas em tiras finas. Deixe ferver as cascas em uma panela, por cinco minutos, e coe-as. Repita o processo por 3 vezes para tirar o amargo da casca. Mas guarde a água da fervura e reserve as cascas. Pato no tucupi: veja a receita tradicional do Pará Pincele todo o pato com óleo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma panela com um pouco de óleo, sele todos os lados do pato. Retire o pato e o óleo da panela, colocando a água da fervura da laranja com o açúcar na panela. Adicione o vinagre e mexa tudo até engrossar. Adicione o suco de 3 laranjas e o caldo de carne. Pato com laranja e maçã Volte o pato na panela, regue-o com o molho da panela e deixe cozinhar por duas horas, sempre regando ele a cada 10 minutos. Após cozido, esprema mais uma laranja e um limão na panela e coloque as batatas, as cascas de laranja e tempere com salsinha por cima.

Upload: marcelloaraujojr6431

Post on 22-Jun-2015

25 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Receitas de Pato

Ingredientes:1 pato inteiro limpo500g batata pequenaSuco de 3 laranjasSuco de 1 limão100g açúcar½ xícara de óleo2 colheres (sopa) vinagre de vinho tinto1 tablete de caldo de carnePimenta-do-reinoSal20g de salsinha picada

Modo de preparo:Descasque as batatas e cozinhe até ficarem al dente. Retire toda a polpa das laranjas e corte as cascas em tiras finas. Deixe ferver as cascas em uma panela, por cinco minutos, e coe-as. Repita o processo por 3 vezes para tirar o amargo da casca. Mas guarde a água da fervura e reserve as cascas. 

Pato no tucupi: veja a receita tradicional do Pará

Pincele todo o pato com óleo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma panela com um pouco de óleo, sele todos os lados do pato. Retire o pato e o óleo da panela, colocando a água da fervura da laranja com o açúcar na panela. Adicione o vinagre e mexa tudo até engrossar. Adicione o suco de 3 laranjas e o caldo de carne. 

Pato com laranja e maçã

Volte o pato na panela, regue-o com o molho da panela e deixe cozinhar por duas horas, sempre regando ele a cada 10 minutos. Após cozido, esprema mais uma laranja e um limão na panela e coloque as batatas, as cascas de laranja e tempere com salsinha por cima.

PATO ASSADO NO FORNO COM LARANJA E LIMÃO

Page 2: Receitas de Pato

PATO ASSADO NO FORNO COM LARANJA E LIMÃOO pato ficou deliciosamente macio, suculento e saboroso. Adoraram!

Habitualmente faço arroz de pato, mas apeteceu-me variar e fazer a minha versão inventada de pato com laranja.

Tenho lido e ouvido em vários sítios que assar carne em grandes peças, para que fiquem tenras e suculentas e não secas, o segredo está em deixar de um dia para o outro em marinada que leve citrinos (ajuda a amaciar a carne) e levá-la a assar em temperatura baixa durante muito tempo. Já tenho ouvido comentários de que a carne de pato assada no forno fica muito seca. Pois talvez sejam estes os segredos!

Fiz o mesmo processo de marinada com citrinos para o perú e capão do Natal e ficaram igualmente (tenho que me repetir!) suculentos, macios e saborosos!

Não há muito a saber!

Para um pato:

Espremi 2 laranjas e 1/2 limão, juntei 1 colher de sopa de sal, 1 malagueta cortada aos pedaços, 1 colher de chá de colorau, 1 colher de chá de massa de pimentão, 2 dentes de alho esmagados ou ralados, 1 folha de louro, 1 colher de sopa de azeite (não uso mais gordura porque o pato deita muita ao cozinhar) e um cubo de caldo de galinha esfarelado.

Limpa-se a pele do pato muito bem retirando os restos de penas e os canoucos ou cálamos e todo ele muito bem lavado mesmo no interior. Seca-se com um papel de cozinha e coloca-se num recipiente e cobre-se com o preparado de marinada tendo o cuidado de deitar o líquido também no interior do animal e guarda-se no frigorífico de um dia para o outro, tapado (pode tapar com papel celofane ou papel de alumínio ou um prato). Coloque-o com o peito para baixo pois é a parte que mais facilmente seca ao cozinhar e a que tem mais carne; a parte das costas ficará a tomar o gosto enquanto assa.

Coloquei o pato num recipiente de ir ao forno, juntamente com a marinada, em forno pré-aquecido a 150º/170º durante cerca de 1 hora coberto com folha de alumínio. Findo sensivelmente esse tempo retirei o alumínio e deixei cozinhar mais 45 minutos a 1 hora. Se for necessário que doure mais um pouco antes de retirá-lo aumente a temperatura do forno até que fique com a cor a gosto.

Page 3: Receitas de Pato

Não recomendo que pique o pato com um garfo, pois como foi assado muito lentamente os sucos estão todos retidos e ao picar os mesmos vão sair e vão continuando a sair, não sendo por isso a melhor forma de verificar se está devidamente cozinhado. Sugiro que findo esse tempo retire o pato e trinche um pouco do peito, caso ainda ache que necessita de mais tempo volte a colocar no forno e se correr o risco de queimar muito a pele tape novamente com a folha de alumínio. 

Page 4: Receitas de Pato

Receita em video de Pato Assado com Laranja

Ingredientes para 5 pessoas:

1 pato com cerca de 2 kg Os miúdos do pato

3 dentes de alho cortados grosseiramente

3 folhas de louro

3 raminhos de alecrim

125 ml de vinho branco

Sumo de 1 limão

Sumo de 3 laranjas

1200 ml de caldo de galinha (2 cubos de caldo de galinha + 1200 ml de água quente)

60g de manteiga

Meia cebola

2 cravinhos

40g de bacon cortado em cubinhos

60g de choriço cortado em rodelas

350g de arroz

Rodelas de laranja

Sal q.b.

Pimenta preta q.b.

Preparação:

1. Num almofariz coloque os alhos, sal e pimenta.Esmague até que fique uma pasta.Num tabuleiro de ir ao forno, tempere o pato por igual com os alhos esmagados.No tabuleiro, junte 2 folhas de louro, o alecrim, o sumo de limão, o sumo de laranja, o vinho branco e 200 ml de caldo de galinha.Por fim, coloque metade da manteiga.Leve ao forno pré-aquecido nos 180º e deixe assar aproximadamente 1 hora e 45 minutos.

2. Entretanto, num tacho, leve ao lume o restante caldo, a cebola com os 2 cravinhos espetados, a folha de louro, os cubinhos de bacon, a restante manteiga e os miúdos.Tempere com um pouco de sal e pimenta.Deixe cozer entre 30 a 40 minutos, até que os miúdos fiquem tenrinhos.

3. Passado 30 minutos do pato estar no forno, vire-o de forma a que fique com os peitos para cima.

Page 5: Receitas de Pato

4. Depois dos miúdos cozidos, retire-os com uma escumadeira para um prato.Retire também a cebola, a folha de louro e os cravinhos.Ao caldo que sobrou, adicione água suficiente para prefazer 850 ml de líquido.Deixe ferver.Depois de estar a ferver, junte o arroz.Mexa e deixe cozer aproximadamente 20 minutos.

5. Entretanto, corte os miúdos em pedacinhos e desfie o pescoço.Depois do arroz cozido, junte os miúdos e misture.Coloque o arroz num tabuleiro de ir ao forno e esapalhe.Por cima do arroz, coloque as rodelas de chouriço.

6. Depois do pato assado, retire-o.Aumente a temperatura do forno para o máximo e coloque o arroz a tostar durante 10 minutos.Passado os 10 minutos, retire o arroz.

Sirva o pato cortado em pedaços, acompanhado com o arroz e rodelas de laranja.E está pronto a servir.A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

Page 6: Receitas de Pato

Escrever um blogue quase todos os dias é um exercício de grande imaginação e criatividade. Exige rigor, disciplina e muita, muita motivação. Muitas são as vezes em que me questiono sobre o que me leva a fazê-lo, a pensar numa publicação praticamente diária, a fazer receitas o mais variadas possível, a misturar ingredientes, a cada vez procurar mais fontes de inspiração, a contar pedaços da minha vida, a inventar histórias, a criar personagens, a relatar viagens, a falar dos livros e dos filmes que escolho ler e ver.

Quando me questiono a resposta a que chego é quase sempre a mesma. Fazer o Cinco Quartos de Laranja dá-me imenso prazer, posso até dizer que me deixa feliz. É um factor extra que alegra os meus dias. Penso que isto poderá parecer estranho, mas a verdade é que este blogue já faz parte do meu dia-a-dia. Adoro ler os comentários e as sugestões que me enviam, mesmo que às vezes não consiga responder com a rapidez que gostaria. Por outro lado, o blogue permite-me realizar o sonho de aventura, de satisfazer a minha curiosidade por experimentar novos sabores, novas combinações, aprender técnicas e fazer coisas novas. Explorar e partilhar. O blogue tornou-se um dos caminhos para eu aprender muitas coisas mais. E eu gosto disso. Torna-se até viciante. 

Foi a motivação de fazer coisas diferentes, de misturar sabores que me levou a fazer este pato com laranja e vinho do Porto. Não segui nenhuma receita. A minha inspiração veio da infância. Lembro-me que quando era miúda passou um filme na televisão que se chamava Pato com Laranja. Ouvi falar do filme com grande entusiasmo, mas os meus pais não mo deixaram ver. Penso que tinha umas cenas "picantes"! Curiosamente acabei por nunca ver o filme, mas a ideia do pato com laranja ficou. Devem existir inúmeras receitas, mas esta que hoje vos apresento é a minha versão. 

Page 7: Receitas de Pato

Ingredientes:1 pato com 2,4Kg3 dentes de alho picados1 cebola pequena picada1/2 laranja cortada em pedaços com a casca1 ramo de tomilhosal e pimenta1 colher de sopa de manteigasumo e raspa de 2 laranjas1 estrela de anis1 pau de canela1dl de vinho do Porto2 colheres de sopa de mel150g de abóbora manteiga300g de uvas2 marmelos

1. Aquecer o forno a 180ºC.

2. Numa taça colocar sal, pimenta, o alho, a cebola, o tomilho e a 1/2 laranja cortada. Misturar e rechear o pato com esta mistura.

Page 8: Receitas de Pato

3. Colocar o pato num prato de forno e barrá-lo com uma colher de sopa de manteiga misturada com uma pitada de sal.

4. Levar ao forno durante 45 minutos.

5. Misturar o sumo de laranja com o mel, a estrela de anis, o pau de canela e o vinho do Porto. Levar ao lume e deixar ferver durante cinco minutos.

6. Regar o pato com metade da mistura anterior e deixar assar durante mais 20 minutos.

7. Colocar em volta do pato o marmelo descascado e cortado em fatias, a abóbora cortada e as uvas. Regar o pato com o restante molho. Levar ao forno durante mais 55 minutos para acabar de assar.

Este pato ficou muito saboroso. A carne combinou deliciosamente com o marmelo, a abóbora e as uvas. Quando assei o pato não o virei, o que levou que a parte de cima ficasse mais tostada do que a parte de baixo. Mas se preferirem que o pato fique dourado por inteiro, recomendo que o virem quando vai ao forno nos primeiros 45 minutos.

Page 9: Receitas de Pato

Pato assado com Laranja

O nome desta receita pode dar a entender que este Pato é "mais do mesmo". Acreditem que não. O Pato assei-o como sempre fiz, mas o que faz a verdadeira diferença é este molho fantástico, cuja receita me foi gentilmente passada  pela minha querida Z. Para ela um grande beijinho.O pato foi o prato principal no aniversário do M, no passado dia 10 de Fevereiro.Aproveito esta receita, para com ela participar no desafio do Blog Cinco Quartos de Laranja-Seis anos e uma receita com laranja.É esta a receita:

Ingredientes:

1 pato com cerca de 2kg2 dentes de alho1 cebola3 laranjasazeite q.b.vinho do porto a gostosal e pimenta q.b.vinho branco q.b.tomilho fresco1 couve roxa cortada em juliana6 c. sopa de açucar6 c. sopa de vinagre1 c. chá maizena

Preparação:

Page 10: Receitas de Pato

Tempere o pato com o sal, a pimenta moida na hora, o tomilho, os alhos picados, e a cebola em lâminas finas. Esfregue bem com esta mistura. Corte a laranja  em rodelas e junte ao pato. Regue com o vinho branco e deixe marinar pelo menos duas horas. Aqueça o forno a 180º. Transfira o pato para uma assadeira e coloque dentro as rodelas de laranja. Regue com um pouco da marinada, com o vinho do porto e um fio de azeite e leve ao forno. Quando o pato estiver douradinho, convém virá-lo, para que fique assado po igual. Deixe assar lentamente,  cerca de duas horas, tendo o cuidado de ir regando com o próprio molho.Entretanto corte a couve, lave bem e escalde-a cerca de 5 minutos. Escorra e reserve.Para o molho, leve ao lume num tachinho o vinagre com o açucar. Deixe ferver bem até ficar com uma espécie de calda grossa (tipo caramelo bem claro). Junte o sumo de duas laranjas e mexa até que o sumo esteja bem envolvido na calda. Desfaça a maizena num pouquinho de àgua e junte ao molho. Deixe fever mexendo sempre até o molho engrossar.Retire o pato para a travessa de servir. Decore com laranja às rodelas, a couve roxa e cubra com o molho. Acompanhe com arroz branco. A couve muda de côr em contacto com o molho, ficando com uma tonalidade côr de rosa. Fica com um aspecto fantástico, e o sabor... é demais.

E Bom Apetite!

Page 11: Receitas de Pato

Ingredientes para 4 pessoas:

2 peitos de pato Sal q.b.

70g de margarina

120g de açúcar

4 colheres de sopa de água

250 ml de sumo de laranja

1 cálice de Licor de Laranja

Rodelas de laranja q.b.

Preparação:

1. Tempere o peito de pato com sal.

2. Numa frigideira leve ao lume a margarina e quando estiver quente frite o pato durante 10 minutos, em lume brando para não queimar a gordura.Passado os 10 minutos, vire o pato e deixe fritar mais 10 minutos.

3. Num tacho leve ao lume a água e o açúcar.Deixe ferver até ficar com cor de caramelo.

Retire o pato e o óleo da panela, colocando a água da fervura da laranja com o açúcar na panela. Adicione o vinagre e mexa tudo até engrossar. Adicione o suco de 3 laranjas e o caldo de carne. 

Se secar muito acrescente um pouco mais de água.

Quando o caramelo ficar amarelo clarinho, junte aos poucos e mexendo sempre o sumo de laranja e o licor de laranja.Deixe ferver.

Após assado,  separe o sulco do cozimento do Pato e leve esse sulco ao fogo, deixe ferver com um pouco de vinho branco e engrosse-o com farinha dissolvida em água a frio ( 2 colheres de farinha em 100ml de água).

4. Junte o pato e a gordura coada.Deixe ferver durante 1 minuto e vire o pato a meio para ganhar gosto.

5. Retire o prato e sirva cortado em fatias com o molho por cima.

Acompanhe com as rodelas de laranja e arroz branco ou árabe.

Page 12: Receitas de Pato

Faça em casa o clássico francês pato com laranja e economize

INGREDIENTES

Pato

- 1 pato (2,5 kg)- Sal a gosto- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto- 1 punhado de folhas de laranja- Zesto (casca sem a parte branca) de ½ laranja- Rodelas e gomos de laranja (quanto baste)- 2 colheres de sopa de manteiga

Caldo

- 1,5 l de água- Pescoço, moela e outros miúdos do pato- 1 carcaça de frango- 2 cenouras- 2 cebolas médias- 2 dentes de alho- 1 salsão- 1 colher de chá de sal

Molho e guarnição

- 5 laranjas grandes (ou quanto baste)- ¼ de xícara de chá (60 ml) de açúcar

Page 13: Receitas de Pato

- 1 colher de sopa de água- 4 colheres de sopa de vinagre de Jerez (ou vinagre balsâmico)- 175 ml de caldo de pato- 3 ½ colheres de sopa de manteiga sem sal- Suco de ½ limão- 200 g de ervilha torta- 300 ml de água quente

PREPARO

Pato

- Preaqueça o forno a 230° C. Tempere o pato com sal e pimenta do reino moída na hora. Introduza pedaços de casca e algumas folhas de laranja na cavidade do pato. Também é possível forrar com algumas rodelas de laranja a forma onde o pato será assado

- Antes de levar o pato ao forno, doure a manteiga numa frigideira e, gentilmente, regue o pato. Em seguida, coloque-o no forno e asse por aproximadamente 2 ½ h. Durante esse período, procure regar o pato com o suco e a gordura que se acumula na assadeira, até que a pele ganhe uma aparência dourada e crocante. Para finalizar, retire o pato do forno, corte-o em pedaços, regue com molho e guarneça com gomos de laranja. Coloque o restante do molho em uma molheira

Caldo

- Em uma caçarola, leva a água ao fogo alto. Adicione os pedaços de carne, a carcaça, as cenouras, o salsão e os dentes de alho pelados. Enquanto isso, aqueça uma chapa, descasque as cebolas, corte-as pela metade deixe grelhar até que o lado baixo fique escuro. Acrescente as cebolas no caldo, abaixe o fogo e deixe cozinhando por, pelo menos, 2 ½ h. Retire a gordura que tenha se formado na superfície. Separe a carcaça e os miúdos e reserve para outro uso, se preferir. Peneire o caldo, acerte o sal e, se não for utilizá-lo no momento, coloque num recipiente e leve à geladeira (no máximo 24h). Caso queira conservá-lo por mais tempo, leve-o ao freezer

Molho e guarnição

- Remova o zesto de 1 laranja e corte-o à julienne. Esprema outras 2 laranjas e reserve o suco. Adicione o açúcar numa panela e, em fogo brando, faça um caramelo (se precisar, adicione a colher de sopa de água). Quando o caramelo estiver dourado e no ponto, acrescente o vinagre e o suco de laranja. Cozinhe devagar até que o líquido esteja mais reduzido. Depois acrescente as cascas de laranja reservadas e o caldo de pato. Cozinhe por alguns minutos para que o molho reduza e ganhe uma consistência xaroposa (aproximadamente 15 minutos). Desligue o fogo e reserve

- No momento de montar o prato, leve o molho ao fogo novamente, adicione 2 colheres de sopa de manteiga e mexa bem até que a mistura fique homogênea. Se preferir, adicione também o suco de limão. Enquanto isso, prepare os gomos das laranjas para guarnecer o prato. Em uma frigideira, em fogo brando, gentilmente aqueça os gomos de laranja com 1 ½ colher de manteiga. Para as ervilhas tortas, é necessário retirar as pontas e colocá-las em água quente por 2 minutos. Retire e monte o pato sobre elas